Olá. Sim, o ramo em que estas fórmulas aparecerem se fecha. Porém, a rigor, você deve usar a introdução da identidade e a eliminação da identidade para ficar com fórmulas contraditórias. É óbvio que a=b e b=a denotam a mesma proposição, mas isso não é logicamente óbvio: seria necessário provar a simetria da identidade. Então, uma possível estratégia seria você aplicar a introdução da identidade e ficar com a=a. Então, você aplica a eliminação da identidade entre a=a e a=b. A ideia é substituir o primeiro 'a' de 'a=a' por 'b', já que 'a=b'. Assim, você fica com 'b=a', que é contraditório a '~b=a', permitindo que o ramo se feche.
Então, eu queria dizer que
Olá professor.
Se eu tiver
a=b
~b=a
No mesmo tablô ele fecha?
Olá. Sim, o ramo em que estas fórmulas aparecerem se fecha. Porém, a rigor, você deve usar a introdução da identidade e a eliminação da identidade para ficar com fórmulas contraditórias.
É óbvio que a=b e b=a denotam a mesma proposição, mas isso não é logicamente óbvio: seria necessário provar a simetria da identidade.
Então, uma possível estratégia seria você aplicar a introdução da identidade e ficar com a=a. Então, você aplica a eliminação da identidade entre a=a e a=b. A ideia é substituir o primeiro 'a' de 'a=a' por 'b', já que 'a=b'. Assim, você fica com 'b=a', que é contraditório a '~b=a', permitindo que o ramo se feche.
Brabo d+
Brabo