Talvez Ziraldo merece mais do que Maurício . Adorava ler os gibis da Turma da Mônica mas lembro da primeira vez que eu li 'Flicts' do Ziraldo... Depois eu quis ler todos os livros dele que tinha na biblioteca da minha escola. E 'Flicts' e 'O Menino Maluquinho' são livros que me emocionam ainda hoje quando leio para os meus filhos.
Como estudante de letras e fã de quadrinhos, a única pergunta que fica é: Como o Maurício ainda não está na Academia? Se tem alguém que mereça esse espaço é ele. Quadrinhos também são e DEVEM ser consideradas como literatura, afinal, por muitas vezes, eles são a porta de entrada de um indivíduo para o universo literário
Já que você é estudante de letras, recomendo dar uma olhada no material acadêmico acerca de quadrinhos. A ideia de que quadrinhos seriam literatura já foi superada há décadas. Quadrinhos NÃO são literatura, são um mídia completamente diferente, assim como cinema e teatro. Há inclusive entendimento que tratar quadrinhos como literatura é uma visão, além de ultrapassada, reducionista dos quadrinhos. Por linguagem própria e extremamente autônoma, HQs trilham um caminho separado. Isso não impede a entrada de Maurício na ABL, que há muito deixou de ser espaço seleto apenas de literatos. Caso se interesse pela pesquisa acadêmica de quadrinhos, sugiro a leitura de "O Sistema dos Quadrinhos", de Thierry Groenstein.
Sou formado em letras e concordo. Quadrinhos também é literatura, e apesar de dividir opiniões entre acadêmicos e teóricos, também penso que quadrinhos DEVE ser considerado literatura. Viva a diversidade literária!
Mas no consenso acadêmico já foi constatado que quadrinhos não são literatura, o motivo do Maurício ter entrado na academia é porque ela é uma academia de LETRAS, não uma academia literária Explicar o porquê quadrinhos não são literatura é como explicar o porquê um teatro não é um filme
Nada mais justo que Maurício ser aceito!! Fez parte da minha infância e adolescência e do meu início na leitura. Tenho memórias vivas de eu indo na biblioteca, na minha quarta série, indo escolher um gibi pra levar pra casa. Maurício fez e ainda faz muito pela literatura brasileira.
Eu aprendi a ler muito novinha, não fui alfabetizada na escola. Já entrei sabendo ler e aprendi com gibis na década de 80. Hoje sou leitora voraz, apaixonada por todos os gêneros literários e amo os clássicos. Mas isso só foi possível por causa dos gibis. Se hoje eu sei apreciar o que chamam de "alta literatura" é graças ao trabalho do Maurício de Souza. Amo até hoje toda a turminha do bairro do Limoeiro.
Minha filha aprendeu a ler com os gibis. A minha sogra me contou como ensinou meu ex-marido a ler com os gibis, então fiz a mesma coisa com a minha filha e deu certo. Muitos deles eram sobre os planos infalíveis do Cebolinha, que a minha filha adorava.
Espero que o Mauricio ganhe! Eu comecei a lendo Turma da Mônica e Harry Potter e hoje estou lendo Dostô, tudo é um começo. 08:24 eu fiz isso também, meu Deus a internet não tem limites mesmo!
Maurício de Souza motivou, alegrou, influenciou e continua influenciando gerações através de seus quadrinhos. Temos a nossa maneira de fazer arte e passar ela. Não temos um Neil Gaiman, Art Spiegelman ou Cromb, mas ele merece no seu estilo. E pra aparecer outro igual, terá que passar muito tempo. Merece sim esse reconhecimento
Merece pra crl e nem acho que hoje em dia é possível alguém chegar no patamar da Turma da Mônica, a quantidade que essa porra vende no mundo todo supera até Marvel e DC, o bagulho é louco. Elitismo é foda.
@@OBruxoPunk, quantidade é sinônimo de qualidade? Você tem certeza disso? Mauricio de Sousa é o quadrinista e escritor do Brasil que mais comete violação de direitos autorais, conteúdo politicamente incorreto e tema clichê demais! Se você nunca soube disso antes, saiba agora!
Maurício de Sousa já deveria estar era lá, fez e faz a diferença na vida de tantos, suas obras ensinaram gerações a ler, eu mesma, minha irmã e meu filhote, gratidão pela existência criativa das inúmeras obras do Maurício ❤️📚
A primeira vez que tive a certeza que já sabia ler foi qdo minha mãe me disse em frente à uma banca de jornal se vc ler o que está escrito naquela revista eu compro. Era um gibi. Não era da turma da Mônica. Mas me senti tão feliz claro ela confirmou com o jornaleiro pois ela não sabia ler. Claro que ganhei o gibi e em casa li para minha mãe toda a revistinha. Ainda lembro e conto está história para quem me diz que os HQ não é literatura. Salve Mauricio de Sousa
Eu nem sabia que isso era uma questão 😂 Sempre vi quadrinhos como um tipo de literatura. Ler é como nadar. Cada livro te convida a mergulhar, seja numa lagoa, num rio rápido, no mar calmo ou turbulento, numa piscina... Os quadrinhos também fazem isso conosco, nos coloca num universo que tem um ritmo próprio. Então não vejo sentido dizer que não é literatura. Quando criança, aprendi a amar a ler com os gibis da turma da Mônica. Foram importantíssimos na minha formação e minha porta de entrada para drogas mais pesadas 😅 quero dizer, para mergulhos mais profundos ou mais vigorosos nesse fabuloso universo da literatura (todas elas, pois sou curiosa e me permiti ler de tudo um pouco).
Que reflexão maravilhosa, Isabella! Assim como você, meu gosto por literatura foi pautado em revistinhas, sobretudo as da Turma da Mônica! Mas assim são os que se dizem intelectuais nesse país. Donos da verdade, pedantes, que não admitem que as coisas verdadeiras aconteçam fora do seu quintal. Se hoje eu amo Machado de Assis, Drummond, Clarisse, Guimarães Rosa, isso não se deve às aulas enfadonhas de literatura que tive no ensino fundamental, mas à essa literatura acessível, colorida, desenhada e maravilhosa que são os quadrinhos!
Isa, adorei a forma como você abordou o assunto! Sou professor de língua portuguesa e trabalho GIBIS com alunos do ensino fundamental. Eles ficam encantados com esse gênero literário.
Já tem alguns anos que adoro o seu trabalho, Isa. Há vídeos maravilhosos, mas esse supera todos. Concordo plenamente com sua definição de literatura. Mais do que letras, acredito que é um conceito ligado às histórias. E quanto a isso, o Maurício de Souza fez um trabalho excepcional ao longo de décadas. Foi muito inspirador ver o brilho nos seus olhos enquanto falava sobre o assunto. Mais uma vez, parabéns pelo trabalho incrível. Ah, e também acho que esse escritor elitista tá fazendo uma grande piada. Não é possível que queira ser levado a sério.
Maurício e suas histórias em quadrinhos tornaram-me o bom leitor que sou hoje. Agradeço imensamente aos meus pais por me introduzirem à leitura por meio dele. Lembro que comecei com as HQs, daí procurava livros com ilustrações e foi aí que conheci Frankenstein na versão do Ruy Castro. Eu como criança amei aquela coisa bizarra e diferente de tudo que eu via e com isso comecei a ler livros sem "figurinha" e de adulto - Nostalgia batendo! Acho merecido que Maurício ocupe a cadeira, pois ele é responsável por mudar significativamente a vida de vários leitores.
Isa, às vezes eu honestamente nem tenho nada para dizer, mas sempre comento nos vídeos (além de deixar meu like) só para prestigiar teu trabalho... P.S. Maurício de Sousa foi a figura mais importante nos meus anos iniciais enquanto leitora, tenho uma gratidão imensa pelo mestre. Merece muito reconhecimento!
Meu filho leu todas as dezenas de gibis dos anos 80 e 90 que eram meus e de meus irmãos. Hoje estes gibis estão com meus afilhados. Guardo lindas lembranças de minha coleção.
Eu já cheguei alfabetizado na escola pq comecei a ler os gibis da minha irmã. Tenho até hoje uma coleção enorme da Turma da Mônica (e releio de vez em quando). Sem dúvida os gibis moldaram quem eu sou hoje e influenciaram bastante a ser um leitor universal. Gibi é a combinação de arte e literatura.
Vídeo p.e.r.f.e.i.t.o. Ainda bem que vc não tem formação em Letras e sim em Jornalismo, pois consegue elaborar uma fala de maneira simples, objetiva, correta, mas sem deixar de ser competente, de qualidade. Sem grandes teorizações, com definições simples e exemplos reais e conhecidos vc dá o recado muito bem dado! Sou fã!
Não fui alfabetizado pelos Gibis, mas com certeza tiveram grande impacto na fluência da minha leitura. Comecei a ler bem muito cedo por ter os conteúdos adequados e que atraem a atenção de uma criança, tanto jogos de bloquinhos com letras, quanto gibis, livros infantis e palavras cruzadas, o que me garantiu hábitos saudáveis que carrego até hoje. As palavras cruzadas evoluíram para o nível 'desafio', os livros se tornaram maiores e mais complexos, leio HQ's adultas e se tiver turma da mônica.... ainda leio e dou risada tb. Enquanto ele reduz a importância dos gibis da turma da mônica, reclama que as crianças não saem do tablet, da tv ou dos games, querendo apresentar Machado de Assis.
Eu vou falar duas coisas: 1) pessoas com grande merecimento como Fernanda Montenegro, Gilberto Gil etc. estão na academia e não são reconhecidos como escritores de literatura, mesmo assim não se põe em discussão se música é literatura, cinema é literatura etc. 2) quadrinhos não são literatura mesmo, e não ha problema nenhum nisto. Mauricio vai ser eleito (obviamente) e isto pode ser ótimo para todos (embora eu pessoalmente tenda a achar a Academia irrelevante). E quadrinhos vão continuar sendo uma arte própria (e que se relaciona com as outras) assim como música, literatura, cinema, pintura, games etc.
Minha filha (9) absolutamente ama gibis da Mônica, é quase viciada. E foi à partir dos gibis que ela descobriu seu amor pela leitura e começou a ler livros. Não tenho nem como mensurar como isso foi importante para ela e para mim como mãe que também ama ler. Sempre me preocupei em como conseguir incentivá-la a ler e devo tudo aos gibis. Graças aos gibis consigo ainda tirá-la um pouco do celular, sempre que digo para ela sair do celular, ela prontamente obedece e pega um gibi! Se é literatura ou não, não tenho capacidade de dizer, mas que é importante como porta de entrada para a literatura para as crianças, sobretudo num país em que os adultos têm lido muito pouco, isso é inegável. Então, a contribuição de Maurício de Sousa para o Brasil, na minha humilde opinião, é imensa!
Comecei a ler pelos gibis da turma da Mônica que tinham na minha escola quando criança, hoje leio de tudo um pouco, amo me perder e aprender cada dia mais com a literatura e ensino minha irmã a gostar também, inclusive ela ama os gibis!! Leitores são formados muitas vezes assim e eu sou muito grata as histórias em quadrinhos.
Oi, Isa! Mesmo nas disciplinas do doutorado em Letras/Literatura, ainda se discute o conceito de literatura. Compreendo que sim, que os gibis, que já foram considerados subliteratura há um tempo (o meu queridíssimo Mario Quintana que o diga, porque criticava o gênero), em geral atendem a alguns elementos que distiguem um texto literário de um texto não literário. Fiz um vídeo esses tempos no canal falando sobre Tex, a antológica hq do personagem do Velho Oeste, inclusive lá afirmo que muitos pretensos críticos torcem o nariz para essas produção literárias que se sustentam e muito nas ilustrações, mas não deixam de, de forma hibrída, contar uma história ficcional e por vezes com linguagem esteticamente trabalhada pra seduzir e encantar os leitores. Minha contribuição ao debate. E parabéns pelo vídeo! Torcendo por Mauricio de Sousa na ABL!
A real O filólogo Ricardo Cavaliere, de 69 anos, foi eleito na tarde desta quinta-feira para a cadeira número oito da Academia Brasileira de Letras. Ele vai ocupar a cadeira número 8, que era a da escritora Cleonice Berardinnelli, morta em janeiro. Também concorria o cartunista e empresário Mauricio de Souza.
Aprendi a ler e escrever através das revistinhas do Maurício. Minha mãe lia para mim e eu, com o tempo, ia ligando as letras e formando as palavras e depois ligava as palavras e formava as frases. Obrigado Maurício!!!
LI muito gibi. Amava!! Meu pai comprava pra mim, escondido da minha mãe. Um gibi novo era sinónimo de momentos felizes em um ambiente que nem sempre estava bom.
Maurício merece muito esse reconhecimento! Os gibis dele me introduziram no mundo da leitura e, graças a ele, hoje consigo ler muita coisa que é considerada literatura.
Pinturas rupestres super tô abraçando a causa defendendo as histórias temos um tema incrível hj Dia dos povos indígenas suupper amei ♥🌟👑📚✌️ Isa 👏👏 obrigada!
Por ser parte das ciências humanas a teoria literária dá lugar a posturas diferentes porém igualmente válidas, e pelo visto justamente não há um consenso sobre hqs serem ou não literatura. Pessoalmente, acho que é um tipo de arte sim, com fins estéticos, mas pelo fato da narrativa se apoiar mais em imagens, muitas vezes sem nada de texto, poderíamos dizer que se trataria de outro dispositivo,em todo caso um gênero liminar. Inclusive alguns clássicos literários como 1984 tiveram sua transposição a comic/hq, explorando muito a questão visual.
Achei tão bonitinho quando você disse que foi na casa de sua mãe e pegou os gibis da sua infância 😊 mas é isso aí, aprendi ler lendo quadrinhos, quando eu era pequeno e não sabia ler, eu só via os desenhos das HQs e não entendia, mas depois fui aprendendo a ler e entendendo as histórias. Hoje estou com 38 e ainda leio.😃😁
Mesmo as Histórias em quadrinhos não sendo literatura isso não quer dizer que são inferiores as outras formas artísticas. Não há uma classificação sobre arte. Todas as formas artísticas tem valores equivalentes. Ou seja, nenhuma é inferior a outra.😊
O valor é dado pela comparação entre coisas de maior e de menor valor. Ora essa! Se tudo tem o mesmo valor, logo não há valor agum, ou seja, nada é melhor que nada. Todos os gibis da Mônica jamais, por exemplo, valerão um conto ou uma crônica de um Monteiro Lobato, muito menos um parágrafo de Machado de Assis.
Faz parte do imaginário dos dois lados do Oceano. Meu avô lia os tio patinhas pra adormecer e fornecia em barda (não lia mais nada). Ele Preferia tio patinbas mas dava turma da Mónica também.
Você explicou maravilhosamente bem essa temática sobre a definição de LITERATURA, eu pessoalmente entendi perfeitamente, e acredito que os Gibis tem tudo a ver com literatura, porque são semelhantes aos contos e são histórias, ficções e fantasias, tudo unido nas formas retangulares com gravuras e balões de diálogos. Amei as suas falas claras e precisas Isabella!💙🙏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Minha filha com quatro anos aprendeu a reconhecer as letras e, logo após, seu som. Agora, com cinco anos, está desenvolvendo sua leitura e escrita principalmente com os gibis da Turma da Mônica, que fornecem recursos incríveis pra ela nos momentos de lazer. Fico surpreso com o vocabulário e a criatividade dela!
Muito boa a sua explicação sobre isso Isabella. Ao meu ver os gibis também ajudam principalmente a construir ótimas narrativas, e Maurício de Souza é mestre em suas narrativas em quadrinhos. Grato minha amiga Isabella!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
ABL, se não me engano, é responsável pela norma culta do idioma nacional. História em quadrinhos foi elemento fundamental no meu hábito de ler. Mauricio de Sousa seria um acréscimo fundamental para indústria de quadrinhos no Brasil.
Dostoiévski falou em Gente Pobre. "A literatura Varenka, é uma coisa muito boa, muito boa:foi isso que eu soube, anteontem, no meio deles,Uma coisa profunda! Que fortalece o coração humano, que ensina a gente e...ainda há muita coisa escrita naquele livrinho deles.E muito bem escrita! A literatura é um quadro,ou seja, de certo modo, é um quadro e um espelho, a expressão de uma paixão e uma crítica tão sutil, uma lição edificante e um documento."
Boa tarde! Tema curioso . Discussão muito interessante, pois você nos apresentou um panorama e argumentos ótimos defendendo seu ponto de vista sobre o que é e literatura. Nove porque preferimos ficção, por exemplo, que não reconhecemos outros tipos de criação como literatura. Junto-me ao seu ponto de vista. Gostei muito. Sempre aprendendo prazerozamente com seu canal! Obrigada. Abraços, de Fortaleza.❤
Além de ter me ajudado na alfabetização a Turma da Mônica me ajudou a passar por uma fase bem difícil da minha vida, a perda do meu pai aos 6 anos. Não devemos subestimar o poder da literatura infantil, pra muitas crianças é um mundo mágico onde se sentem bem, pra mim foi assim. E até hoje levo toda a obra do Mauricio com muito carinho! Porque de fato me apresentou ao mundo da leitura, que é onde encontro meu conforto ❤
Parece piada realmente. Lembro de antes mesmo de saber ler, a turma da Mônica fazia parte da minha vida, e quando comecei a ler foram as primeiras histórias que li sozinha. Maurício merece muito este reconhecimento.
Chaboute entra onde? kkkk Sem palavras e uma literatura maravilhosa de ser lida! Excelente discussão! Você foi certeira em todas as colocações. Obrigada por compartilhar
Aprendi a ler e escrever com a minha mãe, que é professora. Ela sempre usava as revistinhas em quadrinhos para eu aprender. Inicialmente, minha mãe lia para mim, depois, eu mesma tentava compreender as palavras ali escrita. Sim, o trabalho de Maurício de Souza fez parte da minha formação como leitora e já é imortal.
Lembro- me claramente de uma professora que nos idos anos de 1985, me disse que eu tinha muita facilidade em construir textos justamente por muito ler, inclusive gibis. . ....
Só em você mostrar os gibis já bate uma nostalgia da infância nos anos 80 e 90, e das leituras das histórias dos gibis, Cascão, Cebolinha, Mônica, sem falar nas histórias do Horácio, do Louco, Franjinha e do Miau.
Isa, a ABL só serve pra massagear o ego dos seus membros. Kkkk Você citou Evanildo Bechara como um dos membros da ABL. Grande Evanildo! Um dos melhores gramáticos da Língua Portuguesa, na minha opinião.
Excelente vídeo! Essa discussão precisa ser feita e bem feita. Getúlio Vargas tornou-se imortal só pelos seus discursos! E o James aí, que desponta para o anonimato, não escreveu literatura, seu livrinho não é obra literária; no máximo técnica. Suas peças só valerão se impressas em livro - de acordo com os critérios do próprio chato supracitado. E a referência ao Alexandre Linck é muito boa; o vídeo dele sobre esse mesmo tema é lindo. Parabéns procê!
O engraçado é que ele disse que gibis é do campo do entretenimento e não dá educação. Mas ele deve viver numa caverna, né, pq muitas provas, inclusive no ENEM, usam tirinhas nas questões.
O "comic sans" me matou 😂😂😂 mas falando sério, gostaria muito que a nona arte fosse mais apreciada. Assim quem sabe, se torna mais acessível pois hoje HQ é muito mais caro que um livro.
Quase morri de rir com suas reflexões engraçadíssimas e ao mesmo tempo tão profundas sobre um debate que eu também concordo que é totalmente absurdo. Quem se importa se gibi encaixa ou não em uma suposta definição de literatura que ao final de contas ninguém sabe bem qual é. Vivam os quadrinhos! Voto em Maurício para a ABL! E se não for escolhido membro o mundo seguirá rolando, as crianças continuarão sendo felizes olhando e rabiscando os quadrinhos e Maurício evitará aparecer nessas fotos dos 40 com o rosto chato e com ar de erudito...
Ah Isa, eu concordo muito com você. Pra mim, literatura são histórias que contamos, sejam escritas, pintadas, faladas. Os judeus possuem a Torah e a Torah oral. Os gregos pintavam suas histórias em vasos e outras civilizações em paredes. Não deixam de ser histórias. Os quadrinhos são a porta de entrada da maioria das pessoas no mundo da leitura, o Maurício merecia a cadeira só por isso, por ter aberto a porta, os olhinhos brilhantes das crianças para o mundo dos livros e das histórias escritas.
O filólogo Ricardo Cavaliere, de 69 anos, foi eleito na tarde desta quinta-feira para a cadeira número oito da Academia Brasileira de Letras. Ele vai ocupar a cadeira número 8, que era a da escritora Cleonice Berardinnelli, morta em janeiro. Também concorria o cartunista e empresário Mauricio de Souza.
moça vc rindo nesse vídeo foi contagiante kkkkk, como pode alguém julgar quadrinhos como n sendo literatura com tantos selos como vertigo e afins publicando historias tão profundas e marcantes.
Creio que o problema não é profundidade ou falta dela, isso os quadrinhos tem de monte. O caso é se colocar os quadrinhos como literatura, então eles ficam como uma subcategoria de livros, e as hq,s tem linguagem própria distinta em muitas partes dos livros.
Eu amo Maurício de Sousa e suas personagens, e gibis são literatura sim, muitos aprendemos a ler com essa turminha, todo nosso mundo lúdico é povoado por personagens infantis tanto dos livros quanto dos gibis. Quanto a ABL , tem uns imortais lá que não fazem muito sentido, tipo aquele que só escreveu um livro, atores e cantores. Enfim, amo a Grandiosa Fernanda Montenegro, melhor pessoa a declamar poemas que já ouvi na vida e o Gil, um grande compositor, mas é isso, então lá e ninguém fez confusão. Eu torço pelo Maurício de Sousa e quero ver todas suas personagens na cerimônia de posse. Imagina Cebolinha, Cascão, e seus planos mirabolantes, Magali comendo tudo e tomando o chá da ABL e Mônica causando com toda sua sabedoria. Amei e estou na torcida!
Excelente comentário! Não tenho dúvida alguma de que gibi é literatura... Estava só esperando alguém acostumado a fazer análise de livros se pronunciar! Não esperava outra resposta! Imagine a contribuição que Maurício de Souza promoveu através das historinhas da Turma da Mônica em um Brasil que tinha menos, mas muito menos acesso, aos livros do que hoje. Os gibis dele abordavam fatos históricos, culturais, musicais, além de temas sensíveis debatidos até hoje, como bullying, racismo, maus-tratos aos animais, fome, corrupção, autoritarismo, religião, Ciência, saúde, etc. Isso tudo já era debatido nos gibis daquela época! Eu mesmo fui moldado em muitos temas e aprendi muitas palavras através dos gibis. Além disso, os gibis funcionaram para mim como uma ponte para os livros. Talvez, se eu não tivesse tido contato com os gibis, poderia não ser leitor assíduo de livros, como sou hoje. O camarada deu uma opinião completamente equivocada!
Gibi foi uma das minhas primeiras leituras quando criança, eu nem sabia de onde eles vinham, mas guardava com tanto carinho em uma caixa, amava mais que meus brinquedos... Ai quando era adolescente encontrei o conto A missa do Galo de Machado de Assis, e percebi que gosto de clássicos e romances e outros... Isso não muda meu amor de infância que eram os gibis, ainda gosto de alguns quadrinhos❤
@@wendell.2487 Educar e praticar a leitura são duas coisas bem diferente, país também educam e nem por isso conseguem alfabetizar seus filhos, não confunda as coisas
Puts cara , tenho 40 anos e sabado pela manhã tava lendo " Chico Bento - Histórias da Vó Dita " rsrsrs Gibi fez parte da minha vida e contribuiu e MUITO para o meu hábito de ler e posteriormente meu amor pela literatura!!!!!
Na hora que a Isa falou sobre excluir todos os livros sobre biologia, na hora eu pensei em “A origem das espécies” e logo em seguida ela falou sobre, parece que conversou cmg 😂😂
Agora que vi. Obrigado pela menção. Pessoal anda cobrando encontro. Ainda temos de combinar um bate-papo.
Maurício de Souza fez pela leitura no Brasil o que quase nenhuma outra pessoa fez...pouquíssimos autores tiveram tanto impacto quanto ele
Talvez Ziraldo merece mais do que Maurício . Adorava ler os gibis da Turma da Mônica mas lembro da primeira vez que eu li 'Flicts' do Ziraldo... Depois eu quis ler todos os livros dele que tinha na biblioteca da minha escola. E 'Flicts' e 'O Menino Maluquinho' são livros que me emocionam ainda hoje quando leio para os meus filhos.
@@zpca2 outro INCRÍVEL escritor q seria eleito em 2006 se não tivesse retirado sua candidatura
Não só ele mas todos que também trabalhavam escrevendo e desenhando as história da Turma da Mônica.
Ok mas desde quando ser literatura virou um título?
Quadrinhos não são literatura, isso não tira a importância deles para a mesma
@@sthepcorms6747 acho q vc não entendeu o video
Como estudante de letras e fã de quadrinhos, a única pergunta que fica é: Como o Maurício ainda não está na Academia? Se tem alguém que mereça esse espaço é ele. Quadrinhos também são e DEVEM ser consideradas como literatura, afinal, por muitas vezes, eles são a porta de entrada de um indivíduo para o universo literário
Já que você é estudante de letras, recomendo dar uma olhada no material acadêmico acerca de quadrinhos. A ideia de que quadrinhos seriam literatura já foi superada há décadas. Quadrinhos NÃO são literatura, são um mídia completamente diferente, assim como cinema e teatro. Há inclusive entendimento que tratar quadrinhos como literatura é uma visão, além de ultrapassada, reducionista dos quadrinhos.
Por linguagem própria e extremamente autônoma, HQs trilham um caminho separado.
Isso não impede a entrada de Maurício na ABL, que há muito deixou de ser espaço seleto apenas de literatos.
Caso se interesse pela pesquisa acadêmica de quadrinhos, sugiro a leitura de "O Sistema dos Quadrinhos", de Thierry Groenstein.
@@thiago-2316 tem bastante teoria e crítica literária atual que colocam quadrinhos como possível literatura sim. Não é que seja, mas pode ser
Sou formado em letras e concordo. Quadrinhos também é literatura, e apesar de dividir opiniões entre acadêmicos e teóricos, também penso que quadrinhos DEVE ser considerado literatura. Viva a diversidade literária!
Mas no consenso acadêmico já foi constatado que quadrinhos não são literatura, o motivo do Maurício ter entrado na academia é porque ela é uma academia de LETRAS, não uma academia literária
Explicar o porquê quadrinhos não são literatura é como explicar o porquê um teatro não é um filme
Não existe consenso no meio acadêmico.
Nada mais justo que Maurício ser aceito!! Fez parte da minha infância e adolescência e do meu início na leitura. Tenho memórias vivas de eu indo na biblioteca, na minha quarta série, indo escolher um gibi pra levar pra casa. Maurício fez e ainda faz muito pela literatura brasileira.
Eu aprendi a ler muito novinha, não fui alfabetizada na escola. Já entrei sabendo ler e aprendi com gibis na década de 80. Hoje sou leitora voraz, apaixonada por todos os gêneros literários e amo os clássicos. Mas isso só foi possível por causa dos gibis. Se hoje eu sei apreciar o que chamam de "alta literatura" é graças ao trabalho do Maurício de Souza. Amo até hoje toda a turminha do bairro do Limoeiro.
Minha filha aprendeu a ler com os gibis. A minha sogra me contou como ensinou meu ex-marido a ler com os gibis, então fiz a mesma coisa com a minha filha e deu certo. Muitos deles eram sobre os planos infalíveis do Cebolinha, que a minha filha adorava.
Espero que o Mauricio ganhe! Eu comecei a lendo Turma da Mônica e Harry Potter e hoje estou lendo Dostô, tudo é um começo. 08:24 eu fiz isso também, meu Deus a internet não tem limites mesmo!
Oi Isabela.
Tenho 59 anos.
Quando eu estava no primeiro colegial, em 1979, Jorge Amado não era considerado literatura.
Um abraço.
Porque era comunista. Sou da mesma época, Capitães da Areia era uns dos mais demonizados pela ditadura militar.
Ah sim, muito desconsiderado... E eu que nasci em 1982 fui proibida de ler por ser 'pornográfico'. Ah o que é proibido que é bom.
Maurício de Souza motivou, alegrou, influenciou e continua influenciando gerações através de seus quadrinhos. Temos a nossa maneira de fazer arte e passar ela. Não temos um Neil Gaiman, Art Spiegelman ou Cromb, mas ele merece no seu estilo. E pra aparecer outro igual, terá que passar muito tempo. Merece sim esse reconhecimento
Merece pra crl e nem acho que hoje em dia é possível alguém chegar no patamar da Turma da Mônica, a quantidade que essa porra vende no mundo todo supera até Marvel e DC, o bagulho é louco. Elitismo é foda.
@@OBruxoPunk, quantidade é sinônimo de qualidade? Você tem certeza disso? Mauricio de Sousa é o quadrinista e escritor do Brasil que mais comete violação de direitos autorais, conteúdo politicamente incorreto e tema clichê demais! Se você nunca soube disso antes, saiba agora!
Que tosco mesmo. Mirou na ABL e vai acabar no elenco da fazenda 😅
Viva os gibis!
Maurício de Sousa já deveria estar era lá, fez e faz a diferença na vida de tantos, suas obras ensinaram gerações a ler, eu mesma, minha irmã e meu filhote, gratidão pela existência criativa das inúmeras obras do Maurício ❤️📚
A primeira vez que tive a certeza que já sabia ler foi qdo minha mãe me disse em frente à uma banca de jornal se vc ler o que está escrito naquela revista eu compro. Era um gibi. Não era da turma da Mônica. Mas me senti tão feliz claro ela confirmou com o jornaleiro pois ela não sabia ler. Claro que ganhei o gibi e em casa li para minha mãe toda a revistinha. Ainda lembro e conto está história para quem me diz que os HQ não é literatura. Salve Mauricio de Sousa
Que bonito
Que história bonita ❤
Está corretíssima Isa
Concordo plenamente ...
Eu nem sabia que isso era uma questão 😂 Sempre vi quadrinhos como um tipo de literatura. Ler é como nadar. Cada livro te convida a mergulhar, seja numa lagoa, num rio rápido, no mar calmo ou turbulento, numa piscina... Os quadrinhos também fazem isso conosco, nos coloca num universo que tem um ritmo próprio. Então não vejo sentido dizer que não é literatura. Quando criança, aprendi a amar a ler com os gibis da turma da Mônica. Foram importantíssimos na minha formação e minha porta de entrada para drogas mais pesadas 😅 quero dizer, para mergulhos mais profundos ou mais vigorosos nesse fabuloso universo da literatura (todas elas, pois sou curiosa e me permiti ler de tudo um pouco).
Lindo comentário! Penso como vc e digo que livros são meu cigarro.
Que reflexão maravilhosa, Isabella! Assim como você, meu gosto por literatura foi pautado em revistinhas, sobretudo as da Turma da Mônica! Mas assim são os que se dizem intelectuais nesse país. Donos da verdade, pedantes, que não admitem que as coisas verdadeiras aconteçam fora do seu quintal. Se hoje eu amo Machado de Assis, Drummond, Clarisse, Guimarães Rosa, isso não se deve às aulas enfadonhas de literatura que tive no ensino fundamental, mas à essa literatura acessível, colorida, desenhada e maravilhosa que são os quadrinhos!
Parabéns pela nova parceria, Isa!! Aí siiim, parabéns à Estante Virtual também!!! ❤❤❤❤
Isa, adorei a forma como você abordou o assunto!
Sou professor de língua portuguesa e trabalho GIBIS com alunos do ensino fundamental. Eles ficam encantados com esse gênero literário.
Já tem alguns anos que adoro o seu trabalho, Isa. Há vídeos maravilhosos, mas esse supera todos. Concordo plenamente com sua definição de literatura. Mais do que letras, acredito que é um conceito ligado às histórias. E quanto a isso, o Maurício de Souza fez um trabalho excepcional ao longo de décadas.
Foi muito inspirador ver o brilho nos seus olhos enquanto falava sobre o assunto. Mais uma vez, parabéns pelo trabalho incrível.
Ah, e também acho que esse escritor elitista tá fazendo uma grande piada. Não é possível que queira ser levado a sério.
Pode até não ser mas é inegável os gibis da Turma da Mônica me introduziram sim a literatura😄
E está dito!❤👏👏👏👏👏
Argumentação perfeita! ❤ Adooooro seus vídeos! Disse tudo! Concordo tudo!
Meu filho adora ler. Começou com os gibis de Maurício de Sousa. Maurício de Sousa para a Academia já!!!
Maurício e suas histórias em quadrinhos tornaram-me o bom leitor que sou hoje. Agradeço imensamente aos meus pais por me introduzirem à leitura por meio dele. Lembro que comecei com as HQs, daí procurava livros com ilustrações e foi aí que conheci Frankenstein na versão do Ruy Castro. Eu como criança amei aquela coisa bizarra e diferente de tudo que eu via e com isso comecei a ler livros sem "figurinha" e de adulto - Nostalgia batendo!
Acho merecido que Maurício ocupe a cadeira, pois ele é responsável por mudar significativamente a vida de vários leitores.
Isa, às vezes eu honestamente nem tenho nada para dizer, mas sempre comento nos vídeos (além de deixar meu like) só para prestigiar teu trabalho... P.S. Maurício de Sousa foi a figura mais importante nos meus anos iniciais enquanto leitora, tenho uma gratidão imensa pelo mestre. Merece muito reconhecimento!
O Bob Dylan tem um Nobel de Literatura “apenas” por suas letras de música. 🥰
Meu filho leu todas as dezenas de gibis dos anos 80 e 90 que eram meus e de meus irmãos. Hoje estes gibis estão com meus afilhados. Guardo lindas lembranças de minha coleção.
Eu já cheguei alfabetizado na escola pq comecei a ler os gibis da minha irmã. Tenho até hoje uma coleção enorme da Turma da Mônica (e releio de vez em quando). Sem dúvida os gibis moldaram quem eu sou hoje e influenciaram bastante a ser um leitor universal. Gibi é a combinação de arte e literatura.
Vídeo p.e.r.f.e.i.t.o. Ainda bem que vc não tem formação em Letras e sim em Jornalismo, pois consegue elaborar uma fala de maneira simples, objetiva, correta, mas sem deixar de ser competente, de qualidade. Sem grandes teorizações, com definições simples e exemplos reais e conhecidos vc dá o recado muito bem dado! Sou fã!
Não fui alfabetizado pelos Gibis, mas com certeza tiveram grande impacto na fluência da minha leitura. Comecei a ler bem muito cedo por ter os conteúdos adequados e que atraem a atenção de uma criança, tanto jogos de bloquinhos com letras, quanto gibis, livros infantis e palavras cruzadas, o que me garantiu hábitos saudáveis que carrego até hoje. As palavras cruzadas evoluíram para o nível 'desafio', os livros se tornaram maiores e mais complexos, leio HQ's adultas e se tiver turma da mônica.... ainda leio e dou risada tb. Enquanto ele reduz a importância dos gibis da turma da mônica, reclama que as crianças não saem do tablet, da tv ou dos games, querendo apresentar Machado de Assis.
Eu vou falar duas coisas: 1) pessoas com grande merecimento como Fernanda Montenegro, Gilberto Gil etc. estão na academia e não são reconhecidos como escritores de literatura, mesmo assim não se põe em discussão se música é literatura, cinema é literatura etc. 2) quadrinhos não são literatura mesmo, e não ha problema nenhum nisto. Mauricio vai ser eleito (obviamente) e isto pode ser ótimo para todos (embora eu pessoalmente tenda a achar a Academia irrelevante). E quadrinhos vão continuar sendo uma arte própria (e que se relaciona com as outras) assim como música, literatura, cinema, pintura, games etc.
Eu me interessei por física não só com os seriados de TV dos anos 60, mas também com a Mônica e com o Astronauta. Hoje sou Físico.
PER-FEI-TO!!! Isa, você falou tudo que eu penso e muuuuito mais 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Minha filha (9) absolutamente ama gibis da Mônica, é quase viciada. E foi à partir dos gibis que ela descobriu seu amor pela leitura e começou a ler livros. Não tenho nem como mensurar como isso foi importante para ela e para mim como mãe que também ama ler. Sempre me preocupei em como conseguir incentivá-la a ler e devo tudo aos gibis. Graças aos gibis consigo ainda tirá-la um pouco do celular, sempre que digo para ela sair do celular, ela prontamente obedece e pega um gibi! Se é literatura ou não, não tenho capacidade de dizer, mas que é importante como porta de entrada para a literatura para as crianças, sobretudo num país em que os adultos têm lido muito pouco, isso é inegável. Então, a contribuição de Maurício de Sousa para o Brasil, na minha humilde opinião, é imensa!
Comecei a ler pelos gibis da turma da Mônica que tinham na minha escola quando criança, hoje leio de tudo um pouco, amo me perder e aprender cada dia mais com a literatura e ensino minha irmã a gostar também, inclusive ela ama os gibis!! Leitores são formados muitas vezes assim e eu sou muito grata as histórias em quadrinhos.
Oi, Isa! Mesmo nas disciplinas do doutorado em Letras/Literatura, ainda se discute o conceito de literatura. Compreendo que sim, que os gibis, que já foram considerados subliteratura há um tempo (o meu queridíssimo Mario Quintana que o diga, porque criticava o gênero), em geral atendem a alguns elementos que distiguem um texto literário de um texto não literário. Fiz um vídeo esses tempos no canal falando sobre Tex, a antológica hq do personagem do Velho Oeste, inclusive lá afirmo que muitos pretensos críticos torcem o nariz para essas produção literárias que se sustentam e muito nas ilustrações, mas não deixam de, de forma hibrída, contar uma história ficcional e por vezes com linguagem esteticamente trabalhada pra seduzir e encantar os leitores. Minha contribuição ao debate. E parabéns pelo vídeo! Torcendo por Mauricio de Sousa na ABL!
A real O filólogo Ricardo Cavaliere, de 69 anos, foi eleito na tarde desta quinta-feira para a cadeira número oito da Academia Brasileira de Letras. Ele vai ocupar a cadeira número 8, que era a da escritora Cleonice Berardinnelli, morta em janeiro. Também concorria o cartunista e empresário Mauricio de Souza.
Nossa, eu me lembro de ter gibis por toda parte em casa, inclusive no banheiro! kkkk e pra mim, foi fundamental pra adquirir o habito da leitura sim!!
Gente, é mesmo, no wc sempre tinha! kkkkk
Isabella, você é encantadoramente incrível, íntegra e inteligente. Eu amo assistir o seu canal, você é brilhante!🌟✨💙👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Aprendi a ler e escrever através das revistinhas do Maurício. Minha mãe lia para mim e eu, com o tempo, ia ligando as letras e formando as palavras e depois ligava as palavras e formava as frases. Obrigado Maurício!!!
Amoooooooooo a Estante Virtual !!!!!! Sou cliente fiel.....e agora só vou entrar por aqui😍😍😍😍😍😍😍😍
LI muito gibi. Amava!! Meu pai comprava pra mim, escondido da minha mãe. Um gibi novo era sinónimo de momentos felizes em um ambiente que nem sempre estava bom.
Maurício foi minha primeira porta para a literatura. Sou apaixonada e grata a sua obra. ❤
Maurício merece muito esse reconhecimento! Os gibis dele me introduziram no mundo da leitura e, graças a ele, hoje consigo ler muita coisa que é considerada literatura.
ISAAA, quase cai pra trás com você recomendando o QnS! Façam uma live juntos, nunca pedimos nada ❤😢
Pinturas rupestres super tô abraçando a causa defendendo as histórias temos um tema incrível hj Dia dos povos indígenas suupper amei ♥🌟👑📚✌️ Isa 👏👏 obrigada!
Por ser parte das ciências humanas a teoria literária dá lugar a posturas diferentes porém igualmente válidas, e pelo visto justamente não há um consenso sobre hqs serem ou não literatura. Pessoalmente, acho que é um tipo de arte sim, com fins estéticos, mas pelo fato da narrativa se apoiar mais em imagens, muitas vezes sem nada de texto, poderíamos dizer que se trataria de outro dispositivo,em todo caso um gênero liminar. Inclusive alguns clássicos literários como 1984 tiveram sua transposição a comic/hq, explorando muito a questão visual.
Hq é uma outra forma artística (a nona arte)😊
Que posicionamento! Concordo total com você!!
Que legal que o canal fez essa parceria com a estante Virtual! Muitos livreiros agradecem! Nosso mercado e nosso meio ambiente mais saudável!
Ótimo vídeo. Ótima explicação. 👏👏👏👏👏
Achei tão bonitinho quando você disse que foi na casa de sua mãe e pegou os gibis da sua infância 😊 mas é isso aí, aprendi ler lendo quadrinhos, quando eu era pequeno e não sabia ler, eu só via os desenhos das HQs e não entendia, mas depois fui aprendendo a ler e entendendo as histórias. Hoje estou com 38 e ainda leio.😃😁
Lendo os comentários vejo muita emoção! Vamos rever nossos dogmas metais e colocar um pouco de razão nisso!
Mesmo as Histórias em quadrinhos não sendo literatura isso não quer dizer que são inferiores as outras formas artísticas. Não há uma classificação sobre arte. Todas as formas artísticas tem valores equivalentes. Ou seja, nenhuma é inferior a outra.😊
O valor é dado pela comparação entre coisas de maior e de menor valor.
Ora essa! Se tudo tem o mesmo valor, logo não há valor agum, ou seja, nada é melhor que nada.
Todos os gibis da Mônica jamais, por exemplo, valerão um conto ou uma crônica de um Monteiro Lobato, muito menos um parágrafo de Machado de Assis.
Faz parte do imaginário dos dois lados do Oceano. Meu avô lia os tio patinhas pra adormecer e fornecia em barda (não lia mais nada). Ele Preferia tio patinbas mas dava turma da Mónica também.
Você explicou maravilhosamente bem essa temática sobre a definição de LITERATURA, eu pessoalmente entendi perfeitamente, e acredito que os Gibis tem tudo a ver com literatura, porque são semelhantes aos contos e são histórias, ficções e fantasias, tudo unido nas formas retangulares com gravuras e balões de diálogos. Amei as suas falas claras e precisas Isabella!💙🙏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Minha filha com quatro anos aprendeu a reconhecer as letras e, logo após, seu som. Agora, com cinco anos, está desenvolvendo sua leitura e escrita principalmente com os gibis da Turma da Mônica, que fornecem recursos incríveis pra ela nos momentos de lazer. Fico surpreso com o vocabulário e a criatividade dela!
Muito boa a sua explicação sobre isso Isabella. Ao meu ver os gibis também ajudam principalmente a construir ótimas narrativas, e Maurício de Souza é mestre em suas narrativas em quadrinhos. Grato minha amiga Isabella!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Isa é muito inteligente, admiro muiiiito o trabalho dela. Relevante demais!
08:47 o cara quer dar carteirada com esse livro? KKKKKKKKK
Isabella, não vou falar mais nada. Só que eu … te admiro muitíssimo, por sua inteligência, cultura e coragem!! 👏👏👏💐💐💐💐👏👏👏
Os gibis me ajudaram muito na minha alfabetização e no desenvolvimento do gosto pela leitura.
ABL, se não me engano, é responsável pela norma culta do idioma nacional.
História em quadrinhos foi elemento fundamental no meu hábito de ler.
Mauricio de Sousa seria um acréscimo fundamental para indústria de quadrinhos no Brasil.
Que bom que você lembrou. É responsável pelo VOLP - Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
A Isa se acabando de rir 😂😂😂😂😂
Dostoiévski falou em Gente Pobre. "A literatura Varenka, é uma coisa muito boa, muito boa:foi isso que eu soube, anteontem, no meio deles,Uma coisa profunda! Que fortalece o coração humano, que ensina a gente e...ainda há muita coisa escrita naquele livrinho deles.E muito bem escrita! A literatura é um quadro,ou seja, de certo modo, é um quadro e um espelho, a expressão de uma paixão e uma crítica tão sutil, uma lição edificante e um documento."
Boa tarde! Tema curioso . Discussão muito interessante, pois você nos apresentou um panorama e argumentos ótimos defendendo seu ponto de vista sobre o que é e literatura. Nove porque preferimos ficção, por exemplo, que não reconhecemos outros tipos de criação como literatura. Junto-me ao seu ponto de vista. Gostei muito. Sempre aprendendo prazerozamente com seu canal! Obrigada. Abraços, de Fortaleza.❤
Além de ter me ajudado na alfabetização a Turma da Mônica me ajudou a passar por uma fase bem difícil da minha vida, a perda do meu pai aos 6 anos. Não devemos subestimar o poder da literatura infantil, pra muitas crianças é um mundo mágico onde se sentem bem, pra mim foi assim. E até hoje levo toda a obra do Mauricio com muito carinho! Porque de fato me apresentou ao mundo da leitura, que é onde encontro meu conforto ❤
Parece piada realmente. Lembro de antes mesmo de saber ler, a turma da Mônica fazia parte da minha vida, e quando comecei a ler foram as primeiras histórias que li sozinha. Maurício merece muito este reconhecimento.
Ótimo vídeo!!!
E parabéns pela parceria c Estante Virtual, vou olhar esse link do frete gratis, pois acabo não comprando lá pela questão do frete.
Um dos melhores vídeos ❤❤❤
Chaboute entra onde? kkkk Sem palavras e uma literatura maravilhosa de ser lida! Excelente discussão! Você foi certeira em todas as colocações. Obrigada por compartilhar
Aprendi a ler e escrever com a minha mãe, que é professora. Ela sempre usava as revistinhas em quadrinhos para eu aprender. Inicialmente, minha mãe lia para mim, depois, eu mesma tentava compreender as palavras ali escrita. Sim, o trabalho de Maurício de Souza fez parte da minha formação como leitora e já é imortal.
Excelente argumentação Isabella. Eu resenho livros, inclusive hqs.
Hahaha!! Eu tinha comentado sobre a Literatura de Cordel antes de terminar seu vídeo!!
Lembro- me claramente de uma professora que nos idos anos de 1985, me disse que eu tinha muita facilidade em construir textos justamente por muito ler, inclusive gibis. . ....
Só em você mostrar os gibis já bate uma nostalgia da infância nos anos 80 e 90, e das leituras das histórias dos gibis, Cascão, Cebolinha, Mônica, sem falar nas histórias do Horácio, do Louco, Franjinha e do Miau.
Como sempre amo seus vídeos!!! Sensacional sua construção sobre o que é literatura!!!❤❤❤
Amei a sua opinião e concordo com vc! Perfeito! ❤
Isa, a ABL só serve pra massagear o ego dos seus membros. Kkkk
Você citou Evanildo Bechara como um dos membros da ABL. Grande Evanildo! Um dos melhores gramáticos da Língua Portuguesa, na minha opinião.
Excelente vídeo! Essa discussão precisa ser feita e bem feita. Getúlio Vargas tornou-se imortal só pelos seus discursos! E o James aí, que desponta para o anonimato, não escreveu literatura, seu livrinho não é obra literária; no máximo técnica. Suas peças só valerão se impressas em livro - de acordo com os critérios do próprio chato supracitado. E a referência ao Alexandre Linck é muito boa; o vídeo dele sobre esse mesmo tema é lindo. Parabéns procê!
Um dos melhores vídeos do canal. Parabéns, Isa!!!
O engraçado é que ele disse que gibis é do campo do entretenimento e não dá educação. Mas ele deve viver numa caverna, né, pq muitas provas, inclusive no ENEM, usam tirinhas nas questões.
Q legal!! Sou a favor!🎉
O "comic sans" me matou 😂😂😂 mas falando sério, gostaria muito que a nona arte fosse mais apreciada. Assim quem sabe, se torna mais acessível pois hoje HQ é muito mais caro que um livro.
Arrasou "Estante Virtual".
Melhor
Vídeo sobre o assunto que eu vi até agora.
Amei o vídeo Isa !!
Isa como sempre muito sensata ❤
Parabéns pelo tema, Isa❤
Bela reflexão.
Quase morri de rir com suas reflexões engraçadíssimas e ao mesmo tempo tão profundas sobre um debate que eu também concordo que é totalmente absurdo. Quem se importa se gibi encaixa ou não em uma suposta definição de literatura que ao final de contas ninguém sabe bem qual é. Vivam os quadrinhos! Voto em Maurício para a ABL! E se não for escolhido membro o mundo seguirá rolando, as crianças continuarão sendo felizes olhando e rabiscando os quadrinhos e Maurício evitará aparecer nessas fotos dos 40 com o rosto chato e com ar de erudito...
Ah Isa, eu concordo muito com você. Pra mim, literatura são histórias que contamos, sejam escritas, pintadas, faladas. Os judeus possuem a Torah e a Torah oral. Os gregos pintavam suas histórias em vasos e outras civilizações em paredes. Não deixam de ser histórias. Os quadrinhos são a porta de entrada da maioria das pessoas no mundo da leitura, o Maurício merecia a cadeira só por isso, por ter aberto a porta, os olhinhos brilhantes das crianças para o mundo dos livros e das histórias escritas.
O filólogo Ricardo Cavaliere, de 69 anos, foi eleito na tarde desta quinta-feira para a cadeira número oito da Academia Brasileira de Letras. Ele vai ocupar a cadeira número 8, que era a da escritora Cleonice Berardinnelli, morta em janeiro. Também concorria o cartunista e empresário Mauricio de Souza.
Gostei muito da análise.
moça vc rindo nesse vídeo foi contagiante kkkkk, como pode alguém julgar quadrinhos como n sendo literatura com tantos selos como vertigo e afins publicando historias tão profundas e marcantes.
A editora Nemo publica ótimas quadrinhos tbm
Creio que o problema não é profundidade ou falta dela, isso os quadrinhos tem de monte. O caso é se colocar os quadrinhos como literatura, então eles ficam como uma subcategoria de livros, e as hq,s tem linguagem própria distinta em muitas partes dos livros.
Maurício de Sousa faz parte da minha infância. Tenho 51 anos, me recordo a minha felicidade a cada lançamento das revistinhas.
Eu amo Maurício de Sousa e suas personagens, e gibis são literatura sim, muitos aprendemos a ler com essa turminha, todo nosso mundo lúdico é povoado por personagens infantis tanto dos livros quanto dos gibis. Quanto a ABL , tem uns imortais lá que não fazem muito sentido, tipo aquele que só escreveu um livro, atores e cantores. Enfim, amo a Grandiosa Fernanda Montenegro, melhor pessoa a declamar poemas que já ouvi na vida e o Gil, um grande compositor, mas é isso, então lá e ninguém fez confusão.
Eu torço pelo Maurício de Sousa e quero ver todas suas personagens na cerimônia de posse. Imagina Cebolinha, Cascão, e seus planos mirabolantes, Magali comendo tudo e tomando o chá da ABL e Mônica causando com toda sua sabedoria.
Amei e estou na torcida!
A turma da mônica foi fundamental na minha época de alfabetização e até na minha adolescência. Viva Maurício❤
8:33 e o livro ainda custa 9 contos kkk.
Excelente comentário! Não tenho dúvida alguma de que gibi é literatura... Estava só esperando alguém acostumado a fazer análise de livros se pronunciar! Não esperava outra resposta! Imagine a contribuição que Maurício de Souza promoveu através das historinhas da Turma da Mônica em um Brasil que tinha menos, mas muito menos acesso, aos livros do que hoje. Os gibis dele abordavam fatos históricos, culturais, musicais, além de temas sensíveis debatidos até hoje, como bullying, racismo, maus-tratos aos animais, fome, corrupção, autoritarismo, religião, Ciência, saúde, etc. Isso tudo já era debatido nos gibis daquela época! Eu mesmo fui moldado em muitos temas e aprendi muitas palavras através dos gibis. Além disso, os gibis funcionaram para mim como uma ponte para os livros. Talvez, se eu não tivesse tido contato com os gibis, poderia não ser leitor assíduo de livros, como sou hoje. O camarada deu uma opinião completamente equivocada!
Gibi foi uma das minhas primeiras leituras quando criança, eu nem sabia de onde eles vinham, mas guardava com tanto carinho em uma caixa, amava mais que meus brinquedos...
Ai quando era adolescente encontrei o conto A missa do Galo de Machado de Assis, e percebi que gosto de clássicos e romances e outros...
Isso não muda meu amor de infância que eram os gibis, ainda gosto de alguns quadrinhos❤
Maurício de Sousa é o responsável pelas crianças do Brasil aprenderem e praticarem a leitura.
Só por isso ele já é merecedor.
Você tem dados que confirmam isso? Maurício de Sousa é empresário e não professor.
@@wendell.2487 Não precisam de dados, não se faça de tonto.
É sobre.
@@MatheusTech_ para provar um argumento é preciso mostrar algo que confirme, quem educa é professor e não empresário.
@@wendell.2487 Educar e praticar a leitura são duas coisas bem diferente, país também educam e nem por isso conseguem alfabetizar seus filhos, não confunda as coisas
Puts cara , tenho 40 anos e sabado pela manhã tava lendo " Chico Bento - Histórias da Vó Dita " rsrsrs
Gibi fez parte da minha vida e contribuiu e MUITO para o meu hábito de ler e posteriormente meu amor pela literatura!!!!!
Na hora que a Isa falou sobre excluir todos os livros sobre biologia, na hora eu pensei em “A origem das espécies” e logo em seguida ela falou sobre, parece que conversou cmg 😂😂
Concordo e assino embaixo.😊