Sim. Ao mesmo tempo que pode ser um momento triste, tenso ou emocionante. É gratificante chorar por um personagem que passou por alguma coisa na história.
@@micaelheringer7850 TRANSLATE (IF YOU WANT): ir estendendo é a melhor coisa. 1 RUclips 2 OLHAR DIGITAL 3 ROBÔ QUE UTILIZA ANTENAS DE GAFANHOTO 4 KADU OLIVEIRA
Eu lembro de pensar isso quando eu tinha 13 anos e era viciada em livros. eu n tinha acesso a biblioteca, mas minha mãe me comprou um cel, então eu baixei mts livros,era diferente de tv e eu tava mt empolgada cm o novo hobby. Época boa 🙂
os livros deveriam estar na cesta básica do povo brasileiro. a cultura tmbm nos alimenta a mente, a alma e o corpo, estamos todos subnutridos atualmente pq tem certos governos q nos roubam esse direito.
@@ceciliafreitas9572 só este?! e todos os outros q a gente qs fechar os olhos pra não ver desde q o Brasil é Brasil?! o primeiro a sofrer foi a educação, tiraram as matérias, depois a qualidade e agora humilham os professores e os alunos cerceando o direito de aprender, com essas aprovações automáticas, e o gosto por ler os livros, pra não haver o alfabetismo funcional ; o segundo a penar foi a saúde, pq alienando a população fica facinho fazer a festa da corrupção dentro da política e de muitos hospitais (sem preparo de material e estrutura pra receber pacientes, não sei como o SUS ainda não caiu) ; já o terceiro, foi a segurança, e olhe como estamos hj. "vida de gado, povo marcado, povo feliz" e vamos de pão e circo, terceirizando nossa natureza de pensar e agir, pq ninguém hj é patriota e raciocinar cansa e dói como se fosse arrancar um membro a sangue frio.
Livros como 1984 e Fahrenheit mostram como seria um futuro sem os livros. Maior medo mano. 1984 fala até sobre uma simplificação gigante do idioma do nosso vernáculo.
Fahrenheit mexeu muito comigo na primeira vez que li. Eu gosto muito desse tipo de livro que mostra o quão alienados somos em uma sociedade como a nossa onde vivemos super estimulados e acabamos deixando a leitura de lado.
Uma forma legal de se comprometer com a leitura é viver de forma que, sempre que perguntarem que livro você está lendo, você sempre tenha como responder. Ou seja, não deve haver intervalos. Sempre esteja lendo algo. Acabou um livro, comece outro. Se te perguntarem todo dia o que você está lendo, sempre tenha a resposta. ❤️📚
Anos atrás eu li um livro do Jules Verne, "Da Terra à Lua". Lá pelo meio do livro tem a cena onde o protagonista, Michel Ardan, junto com outros homens, estão no módulo que os levarão ao nosso satélite natural. O pessoal em volta começa a contagem regressiva. E à medida que eles iam contando, eu senti meu coração batendo mais rápido, como se eu estivesse lá. Foi incrível.
@@analuizacampos3904 Também senti meu coração acelerar em Um Banquete para Hitler. Fantástico. Estou lendo Portões de Fogo de Steven Pressfield, me sinto no campo de batalha.
@LUCAS GABRIEL DE OLIVEIRA SOUZA é um livro uma historia e principalmente é uma coisa que eu não posso controlar aliás são sentimentos que o livro leva
Curioso: a minha mãe... Ela declarou pra mim, recentemente, não só não ter nunca lido um único livro em toda a sua vida, como também ser incapaz de fazer isso. Meu pai nunca disse, mas sei que essa é a sua mesma situação. Os dois também detestam filmes. Eu comecei a ler relativamente cedo, com seis anos, com a minha primeira revistinha da Mônica (meu primeiro "quero ser quando crescer..." foi: desenhista e argumentista dos Estúdios Maurício de Sousa. Eu até inventava historinhas da Mônica e seus amigos, com começo, meio e fim, e as desenhava, como se fossem gibis. Lembro-me que meus pais ficavam maravilhados, e faziam questão de mencionar isso e, quando possível, mostrar as revistinhas que eu fazia aos amigos). Depois, sucederam-se: Turma da Mônica, Recruta Zero, Luluzinha e Bolinha, Turma do Alegria, A Pantera Cor de Rosa... (sempre fui avesso a Walt Disney e supereróis: não, nunca ninguém me disse nada contra eles, foi mesmo o que se diz de namoros: nunca "rolou química") Aos treze, "descobri" a coleção de histórias populares e clássicas europeias que vivia na minha estante, e também da África Negra, árabes e chinesas, que meu pai havia comprado pra mim na infância, que eu sempre olhava só pelas ilustrações belíssimas: e fiquei estasiado. Mas aí parei; pra me tornar realmente leitor aos quinze, com a descoberta (aí sim: descoberta mesmo, sem indicação, por acaso, flanando na biblioteca pública por puro ócio; eu praticamente tropecei nele) do "Brás Cubas". Toda necessidade de fantasia de minha mãe é satisfeita por novelas televisivas, e, de meu pai, por adivinhar que "bicho" vai dar no dia seguinte. Não sei se lamento por eles ou não; como me parecem felizes e em paz, acho que a resposta é não.
Achei muito legal o seu relato. E foi precioso observar que, mesmo não praticando a leitura, sua mãe e seu pai a valorizaram, comprando livros para você. Isso é fundamental.
O livro "Grande Sertão: Veredas" sempre me transporta para minha Minas Gerais, a cada leitura eu sou enveredado pela beleza e poesia da minha infância e estórias contadas pelo meu pai à noite observando as estrelas. Já li este livro várias vezes e duas delas em voz alta para ouvir os cantos e aboios do sertão e sempre termino em lágrimas.
Tenho 53 anos e sempre tive o hábito de ler pq odiava a escola e matava aula para ir na bviblioteca Monteiro Lobato de SBC ler desde gibis até livros que só fui entender muito mais tarde. O que gostaria de pontuar aqui é que li A Odisseia 6 vezes de editoras diferentes (tradizido do francês, do grego, do inglês etc) e a cada leitura redescubro uma nova história que completa a anterior. A leitura é a única habilidade humana que nos transporta pelo tempo e espaço e nos faz entender quem somos. Adorei conhecer seu canal!!!
@@LiviaPiccolo isso significa que assisti bons vídeos também estimula o cérebro? Assistir documentários creio que estimula mais do ler um livro? Porque eu assisto muito mais documentários e assisto muitas entrevista palestra de pessoas e de cientistas também e acho que estimulo meu cérebro mais do que lendo gosto de assistir lendo em espanhol vídeos e documentários você pode me dizer o quanto assistir vídeos e documentários jornalistas fontes de credibilidades quanto estimula o nosso cérebro não necessáriamente lendo livros o quanto isso me ajuda a compreender melhor as coisas?
Quando eu li Clarice Lispector pela primeira vez todos os meus sentidos se transformaram,eu era uma menina boba de quatorze anos cheia de sentimentos confusos e a Clarice descrevia a vida e as emoções de uma forma tão identificável e profunda que eu me arrepiei toda nas primeiras frases. Foi uma das primeiras vezes que me senti assim.
Redescobri Clarice agora e me sinto como vc! Durante a adolescência não me permitia ter sentimentos, sufocava qualquer sentir, até que afoguei e precisei de socorro: terapia. Daí, entrei em contato com ela de novo. Sentir, como ela mesmo reconhece na crônica "Brincar de Pensar", é muito mais difícil do que o pensar puro. E nós somos razão e indissociável emoção, por isso também gosto tanto das letras da Melanie Martinez, principalmente Brain and Heart (que fala sobre pensar e sentir). Enfim, desculpe-me pelo comentário enorme! Me empolgo! ☺️
O Morro dos vendos uivantes foi um livro muito marcante pra mim, não consigo esquecer a força dos sentimentos que aquele livro me passou. Experiencia única!
Sou programador, atualmente estou lendo 1hora por dia, é um habito incrível, imaginar uma história, bom é incrível, li durante muito tempo, só que eu lia muito errado não conseguia me concentrar, me engajar, hoje em dia eu realmente entro dentro da história, e atualmente estou lendo "Fundação"
Um dos motivos que me deu coragem de escolher ser filósofo profissional, foi saber que meu ofício seria justamente fazer musculação mental (ler muito). Além de tudo relacionado ao conteúdo, a leitura fornece uma série de habilidades indispensáveis. Mas é como malhação, tem que praticar. E é por isso que as pessoas que leem muito parecem mais inteligentes, porque de fato o são. :)
Ter conhecimento é diferente de ser inteligente. Conheço muito intelectual não inteligente, e muita gente sem diploma, mas inteligentíssimo, cheio de empatia, autoconhecimento e perspicácia. Com senso crítico, etc. Eu amo ler, leio uma média de 1 livro por semana. Mas não concordo que ler desenvolva a empatia. As pessoas mais gentis que já conheci eram analfabetas. E as mais arrogantes, as que tinham cargos de poder intelectual.
Através da internet , fiz descoberta de.livros fantásticos e fui atrás deles. Na maioria , importados e em inglês. Daí criei o hábito de ler naturalmente no outro idioma , e já fazem 10 anos que pratico isso. E detalhe : só leio livros físicos. Posso dizer que graças a internet leio muito mais.
As histórias em quadrinhos, lidas pelo meu pai, em minha infância me transportavam para universos fantásticos, despertando minha imaginação e me tornando um ávido consumidor de HQs. Nessa jornada literária, descobri os livros de filosofia, que abriram novos horizontes e me convidaram a questionar o mundo ao meu redor de forma mais racional.
Sou um cara que adora ler e estudar. Com pós na USP, e faculdades de química, eng. Civil, arquitetura e agora elétrica! Graças a vocês professores entendi desde muito criança que as portas grandes se abrem facilmente com uma única chave e que vem do conhecimento! Um grande abraço! Ruben
Kkkkk, quando eu li " As memórias do livro, romance sobre o manuscrito de sarajevo" eu vomitei kkkkkkkk, mds kakaka, porque a protagonista estava andando na rua e disse que o ar estava frio e a rua com cheiro de cerveja e vômito. Eu senti o cheiro ai já viu, kakakakakkaka. E, quando li o livro " a menina que roubava livros" em 2016 ao terminar o livro desabafei em chorooo. ❤
Que legal ? Você conhece o curso gratuito de escrita criativa de Patrícia Gonçalves Tenório? É uma amiga querida, escritora e professora, apaixonada pela escrita. Super recomendo. Sucesso pra você!!
Comecei a ler assiduamente há uns 3 anos e a empatia começou a ser mais presente e natural no meu cotidiano. Não imaginava que a leitura tivesse tanto poder. Obrigado por esse rico conteúdo!
A experiência mais impactante que tive com um livro foi ao ler 100 anos de solidão, em determinados momentos da obra chagava a ir às lágrimas e noutros era tomando por um profundo sentimento de pesar pelo personagem principal e as desventuras da sua família.
Tenho 13 anos e meu gênero favorito é fantasia e recentemente terminei uma saga na qual me identifiquei demais com os personagens e me conectei profundamente com eles ao ponto de chorar feito um bebe nas mortes de alguns ou em acontecimentos trágicos, a leitura pra mim é uma forma de viajar para outros universos e viver novas vidas, nesses tempos difíceis esta sendo uma fuga da realidade. Os benefícios da leitura são incontáveis esse é definitivamente um hábito que quero levar pra vida toda.
Meus pais sempre tiveram o hábito de ler, e acabou que passaram esse hábito pra mim, eu lia muito na infância e isso cresceu comigo, hoje já tenho uma mini estante com quase cem livros e cada um deles me transformou e me fez ser quem sou hoje, com eles já chorei e já sorri, vivi sentimentos com meus personagens favoritos que nunca poderia ter vivido sem eles, ter a literatura comigo desde sempre me fez ver o quanto ela é essencial e não imagino um mundo sem ela, inclusive atualmente pretendo cursar Biblioteconomia e tentar incentivar mais pessoas a ler. E esse vídeo incrível me fez lembrar de um frase do escritor Neil Gaiman: "A televisão e os cinemas eram legais, mas eram histórias que aconteciam com outras pessoas. As histórias que eu encontrava nos livros aconteciam dentro da minha cabeça. De certa forma, eu estava lá. É a magia da ficção: você pega as palavras e as usa para construir mundos."
uau! fico feliz demais de ouvir esses relatos. me motiva muito continuar lendo pra criar o hábito de ler. eu não cresci no meio de pessoas que gostam de ler, então eu tô atualmente com 28 anos e tô indo devagarinho. já tô no 5º livro mas bem devagar. 😅 o importante é começar né rs
caramba, muito profundo isso que você citou no final. sobre a magia da literatura em nossa mente. é surreal como os livros tem essa mágica de fazer a gente criar cenas e emoções reais dentro de folhas.
O Cortiço é um dos melhores livros para despertar o hábito da leitura. Quando eu vou no centro do Rio fico imaginando os cortiços que tinham ali e foram demolidos.
Não sou acostumada com a leitura mas hoje em dia tô lendo "O homem mais feliz da história" e "O diário de Anne Frank". Minha vida toda achei q não gostava de ler, mas hoje lendo esses livros percebi que apenas não tinha lido livros que me identificava e realmente prendessem minha atenção. LEIAAM, os livros não são chatos, vc só precisa achar um que gostee. E claro, tenha disciplina pra tirar um tempo pra ler!
Nunca vou esquecer da experiência que tive lendo o livro "O Senhor dos Aneis: A sociedade do anel.". Em um trecho em que toda a sociedade está saindo do condado e adentrando a floresta montado cada Hobbit em um pônei, e a floresta começa a exercer uma pressão psicológica nos protagonistas. Eu sem notar estava montado no meu pônei no último lugar da fila angustiado e tenso :)
O meu livro que me marcou . Tinha 17 anos e eu ja li livros românticos e revistas gibis , certo dia uma professora de português aoresentou a turma um autor maravilhoso brasileiro chamado Jorge Amado... O livro foi capitoes da areia .. eu tuve um choque de realidade e teve a virada de chave 🔑 na minha vida.. eu mudei, as atitudes, as leituras passaram a ser outras .. gente foi descobertas em cima de descobertas... Mt bommmm
aaaah, eu tenho 17 anos e li esse livro recentemente também!! Acredito que amadureci muito em questão de leitura por causa dele, me fez ter muita vontade e mais curiosidade de ler brasileiros, tenho muito amor por esse livro também
Um dos poucos canais que vc sente que a pessoa leu o livro, sabe contextualiza-lo e vai destrinchando as ideias como se estivesse fazendo a anatomia de um corpo humano, observando suas minúcias sem perder de vista a totalidade: cabeça, tronco, membros, sangue e músculos. Só consigo resumir assim! Maravilhada!!!
"Os eruditos são aqueles que leram nos livros; mas os pensadores, os gênios, os iluminadores do mundo e os promotores do gênero humano são aqueles que leram diretamente no livro do mundo." (Arthur Schopenhauer, in 'Ensaios')
O livro que me deixou preso e comovente com o seu desfecho foi " O CÓDIGO DA VINCI" de Dan Brown, o enredo e todos os detalhes são de aprisionar o leitor.
Que conteúdo bacana. Nosso país precisa muito disso: gente falando de leitura para incentivar cada vez mais o hábito da leitura! Seu trabalho vale ouro!
eu lembro que com 11 anos eu estava sentado na biblioteca lendo um livro, era um dia que não tinha aula, e quando não tinha eu ia para ler.. naquele dia, uma professora de uma classe que estavam fazendo uma confraternização de final de ano, me chamou para participar, eu me juntei a eles e tomamos sorvete.. essa é uma das melhores lembranças da minha vida.
Um dos livros que mais me tocou, e ainda trouxe sentimentos profundos, me fazendo chorar por uma noite inteira, foi "O peso do pássaro morto" de Aline Bei. Eu já sabia que ele era um livro muito triste e arrebatador, por isso, certo dia eu estava bem para baixo, mas não conseguia chorar. Decidi que iria ler o livro para ver se conseguia derramar as lágrimas, e foi dito e feito. Chorei a noite inteira, o livro me tirou um peso enorme, e por ironia me pôs outro, rs. Mas a experiência foi extremamente satisfatória, e ainda me ajudou naquele momento.
Ano passado, no dia do meu aniversário, terminei de ler um livro assim q acordei. Chorei muito pois acontecia uma despedida entre as personagens. Associei a emoção toda com meu nascimento, já que estava ali mudando de idade e me sentindo mais leitora em meio à pandemia.
Foi atráves da leitura de alguns livro que comecei a gostar e estudar mais sobre a língua Portuguesa , antes eu não suportava ter uma aula de LP mas hoje em dia eu consigo assistir toda aula e tirá proveito dela para minha vida . Comecei lendo um livro que meus professor de LP emprestou , só ressaltando eu já tinha lido outros livros no entanto esse livro foi o primeiro que eu li por vontade própria ,ou melhor dizendo, curiosidade voluntária e já me apaixonei pela leitura e literatura . Não sou dá area de linguagem ou Humanas , mas amo elas por causa da escrita .
A melhor leitura é aquele que o próprio Autor está presente, como à Bíblia, experiência é única, aonde te faz chorar, sentimos uma sensação incrível, e aonde escutamos o próprio Espírito de Deus falar contigo❤
Na pandemia mesmo eu nem sabia que eu gostava tanto de ler - ou pelo menos, não sabia que podia ser possível isso. Eu inclusive descobri uma paixão sem explicação ppr Clarice Lispector, além de outros livros apaixonantes como Capitães da Areia e até Anna Kariênina. A leitura pode ser uma terapia especial das nossas angústias, dores e até pode abrir portas para possibilidades que nem imaginamos💙 -- e sim! Quero saber sobre biblioterapia 🙂
Caí de paraquedas aqui hahaha Leitura curta/fragmentada + decréscimo de empatia ficou claro pra mim com esse vídeo... Entendi o porque é tão rápido e fácil destilar ódio na internet!
14:17 A experiência mais surpreendente que tive com leitura foi com um livro que ensinava como passar em provas e concursos. Estava lendo uma história real contada pelo autor que em certa prova viu uma jovem reclamar que faltava a prova de informática no caderno de questões, e muitos riram, pois não havia esse conteúdo para estudar para a prova. O autor ficou surpreso de como alguém faria uma prova sem saber do que teria pela frente e discursou sobre o "despreparo". Ora, fiquei ultra surpreso porque ele falara da minha esposa, e na hora saí correndo para mostrar a ela( eu sabia que era ela porque ela havia me contado em detalhes semelhantes aos narrados).. Rimos muito, pois ela passou naquela prova( na verdade ela se preparava tanto para as provas que já não sabia qual concurso cobraria isso ou aquilo)., e até hoje ele não sabe disso. Foi muito incrível ler um livro que tem alguém tão próximo de você que surge do nada na história!
@@luthien.tinuviel93 no seu caso talvez tenha pensado no livro como passar em provas e concursos, não foi esse, mas esse livro de 600 páginas é realmente excelente!
Ler é maravilhoso! As vezes me da uma leve ressaca literária, mas sempre tento não cair nessa situação porque eu sei o quanto a leitura me ajuda! Estou trabalhando em uma livraria há mais ou menos 3 meses e foi como se esse emprego tivesse caído do céu para mim kkkkk eu posso pegar livros emprestados sem nenhum custo e eu me acabo, né? É incrível como a mente funciona enquanto estamos lendo, não há como comprar esses momentos, eu amo. Adorei o vídeo, espero que chegue cada vez mais em mais pessoas s2
Eu amooo ler, desde sempre, já devo ter lido mais de 30 livros antes do meio do ano, leio de tudo o tempo todo é uma terapia para mim, fico maia feliz e calma.
Seria normal eu dizer que me Emocione! sorri de orelha a orelha...ao imaginar a imersão da leitura 📖 ? É algo inexplicável. É pode conhecer o mundo sem sair de casa,É aprender Em silêncio e ao mesmo tempo gritar para nós mesmos, as coisas mais belas que a vida tem a dizer. Para mim A literatura é isso, uma mistura de coisas mágicas, concedidas para o nosso despertar🧡
Abacaxi com canela é tudo de bom! Mas melhor que isso é ler , leio muito e nesse período de pandemia, aumentei a frequência e o tempo pra essa atividade tão rica e essencial para evoluirmos!! Amei o vídeo 🤣😂🤣😂🤣
Ontem eu li O chamado da Coragem - Ryan Holyday. Estava me recuperando de uma cirurgia. Fiquei lendo o livro o dia todo, mesmo com dor de cabeça, dores no corpo, e muito sono, li quase o livro inteiro. No dia seguinte só faltavam 30 páginas. Foi uma leitura muito agradável, e bem puxada pra filosofia.
Quanto à experiência sinestésica intensa, lembro-me do livro "Vavá, entre o medo e a coragem", que li em minha infância. Eu tinha muito medo de assombração e o protagonista, igualmente. Até hoje lembro da voz de um personagem dizendo a ele: " Vavá, assombração é a sombra do medo". Isso me ajudou a lidar melhor com meu medo.
Viva o povo brasileiro e a caverna do Saramago foram livros que me causaram muitas emoções. A caverna, no final, eu lia um parágrafo por dia pra não terminar o livro e pra nunca precisar me despedir daqueles personagens ❤❤❤
🤔Sempre, por toda minha vida, fui fascinado pelo que ocorre, assim que morremos! Foi então, que através de Machado de Assis, em "Memórias Póstumas de Brás Cubas" , me senti realizado em algumas ideias!!! ☝️😌😏
Para aqueles que querem ler mais, recomendo começar por livros mais modernos que prendem a gente,como sherlock holmes, o codigo da vinci, etc e aos poucos começar a ler livros mais antigos. Isso faz com que a gente aprenda a apreciar melhor um machado de assis por exemplo, pq muitas vezes a gente pega esses livros clássicos e achamos chatos de início, mas depois que pegamos o gosto da literatura, eles ficam mais instigantes para nós.
O último livro que me causou todos estes fenômenos foi um livro de contos russos que comprei numa banca de jornal. O ponto de vista do livro era a partir de um protagonista infantil, então sua visão de criança deixava passar detalhes importantes do que estava acontecendo na história. Eu fiquei confusa com ele e ESTARRECIDA com ele, quando já adulto, entendeu todo o contexto da situação que se via inserido. kkkkkkkkk fiquei quase um mês deprimida, era como se a descoberta desagradável tivesse sido minha.
Qual foi o livro? Tive uma experiência tb desconfortável ao ler A metamorfose de Frans Kafka. Os livros tem esse poder de mexer com nossos sentimentos e sentidos.
Quando eu tinha uns 18 anos, me bateu nas mãos "o apanhado num campo de centeio"; foi uma identificação imediata com o personagem Holden Caulfield. Na ocasião, todas as minhas dúvidas, questionamentos, críticas sobre tudo que me cercava foram instantaneamente esclarecidas. Foi como se uma sai da se abrisse à minha frente. Este livro me ajudou muito a superar a passagem da adolescência para a juventude, me deu segurança para ir em frente
"O velho e o mar" e o livro "a trégua" me fizeram chorar a ponto de ter que afastá-los para não fazer manchas nas páginas. Minha filha perguntava: o que foi mamãe? Momento importante para a formação de uma jovem e potencial leitora.
Se você ainda não leu o texto "Direito à Literatura" do Antonio Candido, cuide em ler agora! ❤ (Torna-se obrigatório se for estudante do curso de Letras!)
Nossa! Muito legal isso q vc falou sobre a empatia. Nunca li o livro q vc citou, mas sempre senti isso, q o livro nos faz desenvolver uma sensibilidade muito grande. Hoje leio livros e choro como se estivesse na pele do personagem. O último foi Os Irmãos Karamazov, n consegui n chorar com a "cena" do garotinho Iliucha q morre de angústia. Ahhh livro é tudo!!
um excelente vídeo estou maravilhado por tanto conhecimento, ler é simplesmente um dom que Deus deu a todos nós a capacidade da leitura é incrível devemos aproveitar e ler muito, a evolução humana também só foi possível através da leitura é exatamente importante ler, porque nos dar o conhecimentos aumenta o nosso raciocínio e ajuda na capacidade da atenção.
Um vídeo sobre biblioterapia seria demais!!! 😍 acho que as duas vezes que tive experiências sinestesicas com a leitura foram com "1984", quando o protagonista está sendo "interrogado" nos porões do ministério do amor - eu literalmente fiquei sem ar e com o coração batendo muito forte de tanto pavor que senti, e "120 dias de Sodoma", obviamente, me deu uma náusea brabíssima ainda nas primeiras 20 páginas. Ainda não consegui terminar.
Dps de 1984, sempre olhei movimentos coletivistas que gostam de entregar sua liberdade para o estado com outros olhos 👀. Eu tava indo pro buraco, mó medo
Quando terminei de ler Mundo sem fim de Ken Follett, veio um pensamento: Que bom que estou viva 🙌 para poder ler esse livro. A sensação de felicidade foi muito grande.
Que vídeo bacana, eu nunca fui muito estimulado à leitura quando era criança, sempre achei uma tarefa difícil e chata de se fazer. Hoje, com os meus vinte e sete anos, eu compreendo melhor a importância da leitura, por tudo que ela representa e mais ainda, pelo que foi falado no vídeo. Obrigado por compartilhar este conhecimento, sigamos juntos tentando cultivar esse importante hábito na nossa sociedade. Estou me comprometendo a tentar ler mais, espero conseguir!
Chorar lendo um livro é das melhores imersões e empatia com as emoções e situações dos personagens. É uma experiência única!
muito verdade!!! 🥺
É sintoma de transtornos mentais graves.
Muito verdade
Sim. Ao mesmo tempo que pode ser um momento triste, tenso ou emocionante. É gratificante chorar por um personagem que passou por alguma coisa na história.
Oi, tudo isso e muito mais!
_"Ler é pensar com a cabeça dos outros."_ - Schopenhauer
Esse outro pode ser alguém genial...
Ler é pensar com a cabeça de baixo
@@JoaoVitor-us8or Q? KKKKKKKKKKKK
se a cabeça do outro for melhor q a de certas pessoas, q assim seja
E, a partir da cabeça do outro, questionar, avaliar, imprimir ideias. Tanta coisa a ser feita.
o jeito dela de explicar me lembra muito as pessoas da tv cultura, com uma didática dinâmica e bem clara, é magico.
Siimmm 🤩🙌🏼
@@julianadalio4479 simmm 2
pensei exatamente isso, caramba, uma vibe castelo ra-tim-bum
Caramba, senti uma sensação boa, e foi isso mesmo!
Sim! É muito nostálgico, adorei
Não deixe o livro morrer, não deixe o livro acabar, a inteligência foi feita do livro, de livro pra gente ler
pra gente sonhar*
A vida é feita livros, de história e memórias pra nos inspirar.
@@micaelheringer7850 TRANSLATE (IF YOU WANT):
ir estendendo é a melhor coisa.
1 RUclips
2 OLHAR DIGITAL
3 ROBÔ QUE UTILIZA ANTENAS DE GAFANHOTO
4 KADU OLIVEIRA
kkkk vamo parar de mexer na música dos outros galera? tá ficando bom não
Li cantando 😊❤
Dêem livros para as crianças!
pode deixar.
Sem contar a imaginação... Nossa, é incrível o poder que o nosso cérebro tem de imaginar no decorrer da leitura.
É maravilhoso! Sem imaginação fica tudo mais triste...
É verdade.
Eu lembro de pensar isso quando eu tinha 13 anos e era viciada em livros. eu n tinha acesso a biblioteca, mas minha mãe me comprou um cel, então eu baixei mts livros,era diferente de tv e eu tava mt empolgada cm o novo hobby. Época boa 🙂
Que moço bonito você é!🥴❤️
É verdade.
os livros deveriam estar na cesta básica do povo brasileiro. a cultura tmbm nos alimenta a mente, a alma e o corpo, estamos todos subnutridos atualmente pq tem certos governos q nos roubam esse direito.
Com certeza! A arte nos nutre muito...
Mas esse governo que aí está quer mesmo é que essa cesta básica jamais exista, pois até a de comida ele está negando!
@@ceciliafreitas9572 só este?! e todos os outros q a gente qs fechar os olhos pra não ver desde q o Brasil é Brasil?! o primeiro a sofrer foi a educação, tiraram as matérias, depois a qualidade e agora humilham os professores e os alunos cerceando o direito de aprender, com essas aprovações automáticas, e o gosto por ler os livros, pra não haver o alfabetismo funcional ; o segundo a penar foi a saúde, pq alienando a população fica facinho fazer a festa da corrupção dentro da política e de muitos hospitais (sem preparo de material e estrutura pra receber pacientes, não sei como o SUS ainda não caiu) ; já o terceiro, foi a segurança, e olhe como estamos hj. "vida de gado, povo marcado, povo feliz" e vamos de pão e circo, terceirizando nossa natureza de pensar e agir, pq ninguém hj é patriota e raciocinar cansa e dói como se fosse arrancar um membro a sangue frio.
@@cecybraganca9729 não estou fazendo retrospectiva histórica, refiro-me, sim, ao atual governo!
@@ceciliafreitas9572 q está fazendo a mesma coisa
Livros como 1984 e Fahrenheit mostram como seria um futuro sem os livros.
Maior medo mano.
1984 fala até sobre uma simplificação gigante do idioma do nosso vernáculo.
MAIOR MEDO mesmo, rs
exatamente. ♡
Nossa!!!! Eu acabei de ler esse livro a poucos dias agora estou lendo "A morte de Ivan Ilitch" de Liev Tolstói.
Fahrenheit mexeu muito comigo na primeira vez que li. Eu gosto muito desse tipo de livro que mostra o quão alienados somos em uma sociedade como a nossa onde vivemos super estimulados e acabamos deixando a leitura de lado.
Estou lendo 1984 e sim, bate um tremendo medo de chegar a esse ponto!
Quem leu "Os Miseráveis", de Victor Hugo, faz essa viagem complexa de emoções ...
Comecei a ler, chorei no final...
Que vídeo maravilhoso :)
Vim porque vi no seus storys😍
Tbm
Também
Muito obrigada, Afonso! Ficamos muito felizes 💙
❤️
Uma forma legal de se comprometer com a leitura é viver de forma que, sempre que perguntarem que livro você está lendo, você sempre tenha como responder. Ou seja, não deve haver intervalos. Sempre esteja lendo algo. Acabou um livro, comece outro. Se te perguntarem todo dia o que você está lendo, sempre tenha a resposta. ❤️📚
Ameiiiiii
Gostei!!!
Chic
adorei! ❤
Ninguém mais pergunta que livro você tá lendo, só querem saber qual série você tá vendo
Quero saber mais sobre biblioterapia.😊
Também
Up
Up
Também quero!
Sim!!!
Anos atrás eu li um livro do Jules Verne, "Da Terra à Lua". Lá pelo meio do livro tem a cena onde o protagonista, Michel Ardan, junto com outros homens, estão no módulo que os levarão ao nosso satélite natural. O pessoal em volta começa a contagem regressiva. E à medida que eles iam contando, eu senti meu coração batendo mais rápido, como se eu estivesse lá. Foi incrível.
Ahhhh... esses momentos em que o coração acelera na leitura são incríveis!
aconteceu comigo tbm em um banquete para hitler é muito impressionante fiquei com a respiração pesada tbm
@@analuizacampos3904 Também senti meu coração acelerar em Um Banquete para Hitler. Fantástico. Estou lendo Portões de Fogo de Steven Pressfield, me sinto no campo de batalha.
@LUCAS GABRIEL DE OLIVEIRA SOUZA é um livro uma historia e principalmente é uma coisa que eu não posso controlar aliás são sentimentos que o livro leva
@LUCAS GABRIEL DE OLIVEIRA SOUZA Obrigado por sua opinião. Ela é muuuuuuito importante pra mim. Muito mesmo.
A leitura decidiu minha profissão; sou professor de Letras, mais de 30 anos no ofício, jamais conheci um único dia sem emprego. Deus seja louvado!
Estou no caminho❤
Quanto vc ganha, amigo?
Faz uns 2 anos que estou lendo bastante!...hoje vejo o quanto estou melhor todos os dias.
Curioso: a minha mãe... Ela declarou pra mim, recentemente, não só não ter nunca lido um único livro em toda a sua vida, como também ser incapaz de fazer isso. Meu pai nunca disse, mas sei que essa é a sua mesma situação. Os dois também detestam filmes. Eu comecei a ler relativamente cedo, com seis anos, com a minha primeira revistinha da Mônica (meu primeiro "quero ser quando crescer..." foi: desenhista e argumentista dos Estúdios Maurício de Sousa. Eu até inventava historinhas da Mônica e seus amigos, com começo, meio e fim, e as desenhava, como se fossem gibis. Lembro-me que meus pais ficavam maravilhados, e faziam questão de mencionar isso e, quando possível, mostrar as revistinhas que eu fazia aos amigos). Depois, sucederam-se: Turma da Mônica, Recruta Zero, Luluzinha e Bolinha, Turma do Alegria, A Pantera Cor de Rosa... (sempre fui avesso a Walt Disney e supereróis: não, nunca ninguém me disse nada contra eles, foi mesmo o que se diz de namoros: nunca "rolou química") Aos treze, "descobri" a coleção de histórias populares e clássicas europeias que vivia na minha estante, e também da África Negra, árabes e chinesas, que meu pai havia comprado pra mim na infância, que eu sempre olhava só pelas ilustrações belíssimas: e fiquei estasiado. Mas aí parei; pra me tornar realmente leitor aos quinze, com a descoberta (aí sim: descoberta mesmo, sem indicação, por acaso, flanando na biblioteca pública por puro ócio; eu praticamente tropecei nele) do "Brás Cubas". Toda necessidade de fantasia de minha mãe é satisfeita por novelas televisivas, e, de meu pai, por adivinhar que "bicho" vai dar no dia seguinte. Não sei se lamento por eles ou não; como me parecem felizes e em paz, acho que a resposta é não.
As revistinhas da Mônica me ajudaram muito a me tornar leitora... Eu as adorava!!! E leio para meu filho, que também gosta bastante delas, rs
muito grande pra ler, vou esperar virar filme
Achei muito legal o seu relato. E foi precioso observar que, mesmo não praticando a leitura, sua mãe e seu pai a valorizaram, comprando livros para você. Isso é fundamental.
@@herosflute kkk .
@@herosflute kkkkkk
“Os livros nos fazem perder o medo do outro! Daquele que é diferente”! Arrasou, Liv Piccolo!!!! ❤️
O livro "Grande Sertão: Veredas" sempre me transporta para minha Minas Gerais, a cada leitura eu sou enveredado pela beleza e poesia da minha infância e estórias contadas pelo meu pai à noite observando as estrelas. Já li este livro várias vezes e duas delas em voz alta para ouvir os cantos e aboios do sertão e sempre termino em lágrimas.
Que mensagem linda... Ainda não li este grande clássico, estou guardando para um momento especial, rs
Recomendo também "vidas secas" e "infancia" de Graciliano Ramos
Que bacana! qualquer dia eu pego pra ler!
Melhor livro brasileiro. Apenas, minha opinião. Clássico.
A leitura liberta a alma e abre espaço para a criatividade e imaginação !!
Tenho 53 anos e sempre tive o hábito de ler pq odiava a escola e matava aula para ir na bviblioteca Monteiro Lobato de SBC ler desde gibis até livros que só fui entender muito mais tarde. O que gostaria de pontuar aqui é que li A Odisseia 6 vezes de editoras diferentes (tradizido do francês, do grego, do inglês etc) e a cada leitura redescubro uma nova história que completa a anterior. A leitura é a única habilidade humana que nos transporta pelo tempo e espaço e nos faz entender quem somos. Adorei conhecer seu canal!!!
_"O livro, sendo o mesmo para todos, uns percebem dele muito, outros pouco, outros nada.“_ (Padre Antônio Vieira)
Lívia, vc lê um texto ou vc simplesmente é a pessoa com a oratória mais fluída que eu já vi? Vc é inacreditável! Ouvir vc falar é como ler um livro ♥️
Que comentário mais maravilhoso!!! Obg Rafaela... eu escrevo o roteiro, estudo ele e depois gravo, rs
Totaaal!!! Hahahahahha queria essa dicção e fluidez
@@LiviaPiccolo isso significa que assisti bons vídeos também estimula o cérebro? Assistir documentários creio que estimula mais do ler um livro? Porque eu assisto muito mais documentários e assisto muitas entrevista palestra de pessoas e de cientistas também e acho que estimulo meu cérebro mais do que lendo gosto de assistir lendo em espanhol vídeos e documentários você pode me dizer o quanto assistir vídeos e documentários jornalistas fontes de credibilidades quanto estimula o nosso cérebro não necessáriamente lendo livros o quanto isso me ajuda a compreender melhor as coisas?
Quando eu li Clarice Lispector pela primeira vez todos os meus sentidos se transformaram,eu era uma menina boba de quatorze anos cheia de sentimentos confusos e a Clarice descrevia a vida e as emoções de uma forma tão identificável e profunda que eu me arrepiei toda nas primeiras frases. Foi uma das primeiras vezes que me senti assim.
Redescobri Clarice agora e me sinto como vc! Durante a adolescência não me permitia ter sentimentos, sufocava qualquer sentir, até que afoguei e precisei de socorro: terapia. Daí, entrei em contato com ela de novo. Sentir, como ela mesmo reconhece na crônica "Brincar de Pensar", é muito mais difícil do que o pensar puro. E nós somos razão e indissociável emoção, por isso também gosto tanto das letras da Melanie Martinez, principalmente Brain and Heart (que fala sobre pensar e sentir).
Enfim, desculpe-me pelo comentário enorme! Me empolgo! ☺️
@@mariaedut15 kkkk tudo bem,adorei seu comentário e eu também adoro Melanie Martinez
Quando eu li a hora da estrela eu sentia paixão por Macabéa juntamente com Clarisse, como se apenas eu e ela amasse a Macabéa em todo o mundo
Aconteceu isso cmg, mas quando eu li Virginia Woolf
@@emmy3052 Nem me fale dessa mulher,meu deus,foda demais 🖤🖤
O Morro dos vendos uivantes foi um livro muito marcante pra mim, não consigo esquecer a força dos sentimentos que aquele livro me passou. Experiencia única!
"Árvores são poemas que a terra escreve para o céu. Nós as derrubamos e as transformamos em papel para registrar todo o nosso vazio." (Khalil Gibran)
Sou programador, atualmente estou lendo 1hora por dia, é um habito incrível, imaginar uma história, bom é incrível, li durante muito tempo, só que eu lia muito errado não conseguia me concentrar, me engajar, hoje em dia eu realmente entro dentro da história, e atualmente estou lendo "Fundação"
Gostei demais da trilogia da "Fundação". Vais gostar bastante.
Meu Deus Asimov adoro kkkkk
Asimov é fantástico
Assim como o Arthur Clarke
Eu mergulhei na história, de uma maneira que nunca tinha acontecido
Um dos motivos que me deu coragem de escolher ser filósofo profissional, foi saber que meu ofício seria justamente fazer musculação mental (ler muito). Além de tudo relacionado ao conteúdo, a leitura fornece uma série de habilidades indispensáveis. Mas é como malhação, tem que praticar. E é por isso que as pessoas que leem muito parecem mais inteligentes, porque de fato o são. :)
Ter conhecimento é diferente de ser inteligente. Conheço muito intelectual não inteligente, e muita gente sem diploma, mas inteligentíssimo, cheio de empatia, autoconhecimento e perspicácia. Com senso crítico, etc. Eu amo ler, leio uma média de 1 livro por semana. Mas não concordo que ler desenvolva a empatia. As pessoas mais gentis que já conheci eram analfabetas. E as mais arrogantes, as que tinham cargos de poder intelectual.
@@isabelamendeleh1847 exato!!!!
Eu não sabia que precisava tanto desse vídeo!
Que bom que fez sentido Evilin...
É isso ai gata
Como dizia Carl Sagan:
“Um livro é a prova de que os homens são capazes de fazer magia.”Muito bom seu vídeo Lívia, adorei!
profunda essa frase.
Só pela citação do texto de Antônio Candido "O direito à literatura" você merece mil curtidas!
O maior benefício da leitura é humanizar as pessoas.
Através da internet , fiz descoberta de.livros fantásticos e fui atrás deles. Na maioria , importados e em inglês. Daí criei o hábito de ler naturalmente no outro idioma , e já fazem 10 anos que pratico isso. E detalhe : só leio livros físicos.
Posso dizer que graças a internet leio muito mais.
Lindo!
De quebra aprende um idioma. Quero treinar meu cérebro para chegar nesse nível.
Estou lendo 3 livros: um em inglês, um em alemão e outro em francês. Imagina como ta meu cérebro????
Caraca! Você fala esses três idiomas?
Com certeza teu cérebro tá criando milhares de conexões novas... parabéns!
O meu cérebro ainda está monofásico. Rsrsrsrs
@@amyoshiko o dele está um trifásico. Haha
Muito bem! De certo está a vibrar mais com o francês!! :)
As histórias em quadrinhos, lidas pelo meu pai, em minha infância me transportavam para universos fantásticos, despertando minha imaginação e me tornando um ávido consumidor de HQs. Nessa jornada literária, descobri os livros de filosofia, que abriram novos horizontes e me convidaram a questionar o mundo ao meu redor de forma mais racional.
Sou um cara que adora ler e estudar. Com pós na USP, e faculdades de química, eng. Civil, arquitetura e agora elétrica! Graças a vocês professores entendi desde muito criança que as portas grandes se abrem facilmente com uma única chave e que vem do conhecimento! Um grande abraço! Ruben
Quando li "O Cortiço" e "Cem anos de solidão", tive a sensação de que tinha comido alguma coisa. Literalmente. Foi bem estranho kkkkkk
Cem anos de solidão é incrível
@@gustavos.5800 é o livro mais incrível que já li, aliás, Gabo era um gênio.
Kkkkk, quando eu li " As memórias do livro, romance sobre o manuscrito de sarajevo" eu vomitei kkkkkkkk, mds kakaka, porque a protagonista estava andando na rua e disse que o ar estava frio e a rua com cheiro de cerveja e vômito. Eu senti o cheiro ai já viu, kakakakakkaka. E, quando li o livro " a menina que roubava livros" em 2016 ao terminar o livro desabafei em chorooo. ❤
O @ coitadojimin um livro que recomendo e Bíblia sagrada ela tem todo conhecimento
Gente, tudo é lindo nesse canal! A Livia, a blusa dela, o roteiro, os vídeos, etc... Tudo MARAVILHOSO! ❤️❤️
❤️❤️❤️❤️
Verdade.
Ana, muito obg pelo carinho!!!
@@LiviaPiccolo De nada ❤️
Hahaha Sim!
Em 2021 aos meus 17 anos estou escrevendo meu primeiro livro de romance (ainda não sou profissional nessa área mais quero chegar lá )❤️
Demais! 💙 Muito sucesso, Fernanda
Que legal ? Você conhece o curso gratuito de escrita criativa de Patrícia Gonçalves Tenório? É uma amiga querida, escritora e professora, apaixonada pela escrita. Super recomendo. Sucesso pra você!!
Comecei a ler assiduamente há uns 3 anos e a empatia começou a ser mais presente e natural no meu cotidiano. Não imaginava que a leitura tivesse tanto poder. Obrigado por esse rico conteúdo!
A capacidade de imersão que um livro pode proporcionar é fascinante.
A experiência mais impactante que tive com um livro foi ao ler 100 anos de solidão, em determinados momentos da obra chagava a ir às lágrimas e noutros era tomando por um profundo sentimento de pesar pelo personagem principal e as desventuras da sua família.
Lindo!
Eu também. Já li quatro vezes e, por incrível que pareça, a emoção é até maior.
@@Саша-ю1к9ш Concordo plenamente. Amor nos tempos do cólera também mexeu demais comigo.
Meu livro favorito
Tenho 13 anos e meu gênero favorito é fantasia e recentemente terminei uma saga na qual me identifiquei demais com os personagens e me conectei profundamente com eles ao ponto de chorar feito um bebe nas mortes de alguns ou em acontecimentos trágicos, a leitura pra mim é uma forma de viajar para outros universos e viver novas vidas, nesses tempos difíceis esta sendo uma fuga da realidade. Os benefícios da leitura são incontáveis esse é definitivamente um hábito que quero levar pra vida toda.
Qual o nomeeee?
A leitura mudou minha vida, adoro a saga de Napoleon Hill
Meus pais sempre tiveram o hábito de ler, e acabou que passaram esse hábito pra mim, eu lia muito na infância e isso cresceu comigo, hoje já tenho uma mini estante com quase cem livros e cada um deles me transformou e me fez ser quem sou hoje, com eles já chorei e já sorri, vivi sentimentos com meus personagens favoritos que nunca poderia ter vivido sem eles, ter a literatura comigo desde sempre me fez ver o quanto ela é essencial e não imagino um mundo sem ela, inclusive atualmente pretendo cursar Biblioteconomia e tentar incentivar mais pessoas a ler.
E esse vídeo incrível me fez lembrar de um frase do escritor Neil Gaiman: "A televisão e os cinemas eram legais, mas eram histórias que aconteciam com outras pessoas. As histórias que eu encontrava nos livros aconteciam dentro da minha cabeça. De certa forma, eu estava lá. É a magia da ficção: você pega as palavras e as usa para construir mundos."
uau! fico feliz demais de ouvir esses relatos. me motiva muito continuar lendo pra criar o hábito de ler. eu não cresci no meio de pessoas que gostam de ler, então eu tô atualmente com 28 anos e tô indo devagarinho. já tô no 5º livro mas bem devagar. 😅 o importante é começar né rs
caramba, muito profundo isso que você citou no final. sobre a magia da literatura em nossa mente. é surreal como os livros tem essa mágica de fazer a gente criar cenas e emoções reais dentro de folhas.
"Olhai os lírios do campo" de Erico Verissimo, que leitura maravilhosa e imersiva. "A luneta mágica" de Joaquim Manuel de Macedo é bom demais rsrs
O Quarto de Desejo e O Cortiço mexeram muito com meu cérebro. Foi com eles que eu entendi o que é uma literatura realística
Li O cortiço um dia desses, realmente é muito bom e bem forte
O Cortiço é um dos melhores livros para despertar o hábito da leitura. Quando eu vou no centro do Rio fico imaginando os cortiços que tinham ali e foram demolidos.
Cortiço Cabeça de Porco kkkkkk
Não sou acostumada com a leitura mas hoje em dia tô lendo "O homem mais feliz da história" e "O diário de Anne Frank". Minha vida toda achei q não gostava de ler, mas hoje lendo esses livros percebi que apenas não tinha lido livros que me identificava e realmente prendessem minha atenção. LEIAAM, os livros não são chatos, vc só precisa achar um que gostee. E claro, tenha disciplina pra tirar um tempo pra ler!
Eu tenho o diário de Anne Frank, e jogos vorazes o primeiro, estou lendo os jogos ... Eu só li uma parte do diário, mas vou tentar ler o resto
@@Shadowytree0 que legaal, eu tô lá pela página 107
@@Shadowytree0 jogos vorazes é incrível, estou no 3° livro e não parei de ler um único dia
eu quero comprar esse da anne. você sabia que o diário real dela está em um museu, acho que, na holanda?
depois pesquisa sobre.
Um sonho ser escritor . Os livros sempre foram bens muito preciosos para mim . Faço de tudo para mante-los bem preservados. Eu os amo ❤📚.
Boa noite excelente vídeo parabéns pelo seu trabalho
Nunca vou esquecer da experiência que tive lendo o livro "O Senhor dos Aneis: A sociedade do anel.". Em um trecho em que toda a sociedade está saindo do condado e adentrando a floresta montado cada Hobbit em um pônei, e a floresta começa a exercer uma pressão psicológica nos protagonistas. Eu sem notar estava montado no meu pônei no último lugar da fila angustiado e tenso :)
O meu livro que me marcou . Tinha 17 anos e eu ja li livros românticos e revistas gibis , certo dia uma professora de português aoresentou a turma um autor maravilhoso brasileiro chamado Jorge Amado... O livro foi capitoes da areia .. eu tuve um choque de realidade e teve a virada de chave 🔑 na minha vida.. eu mudei, as atitudes, as leituras passaram a ser outras .. gente foi descobertas em cima de descobertas... Mt bommmm
aaaah, eu tenho 17 anos e li esse livro recentemente também!! Acredito que amadureci muito em questão de leitura por causa dele, me fez ter muita vontade e mais curiosidade de ler brasileiros, tenho muito amor por esse livro também
@@ayasnaminé meu xodózinho, quero ler mais do Jorge Amado
Capitães de areia é muito bom, já li umas 3 vezes...
Leitura é tudo!
TU-DO
Tudo que não podemos perceber sem ela
Lindo!
Super importante esse vídeo! Muitas informações absolutamente necessárias. Grata pelo vídeo!
UAU que maravilha, quem lê um livro nunca será a mesma pessoa, gostei da dica 🙏❤️🙏🙏❤️
Uau que maravilha, quem lê um livro nunca será a mesma pessoa, gostei da dica❤🙏🙏🙏, falo apartir de Angola só angolano.🇦🇴🇦🇴🇦🇴❤
EXCELENTE !!!
EXCELENTE !!!
EXCELENTE !!!
Um dos poucos canais que vc sente que a pessoa leu o livro, sabe contextualiza-lo e vai destrinchando as ideias como se estivesse fazendo a anatomia de um corpo humano, observando suas minúcias sem perder de vista a totalidade: cabeça, tronco, membros, sangue e músculos. Só consigo resumir assim! Maravilhada!!!
Vou assistir esse vídeo zilhões de vezes! Obg!
"Os eruditos são aqueles que leram nos livros; mas os pensadores, os gênios, os iluminadores do mundo e os promotores do gênero humano são aqueles que leram diretamente no livro do mundo." (Arthur Schopenhauer, in 'Ensaios')
O livro que me deixou preso e comovente com o seu desfecho foi " O CÓDIGO DA VINCI" de Dan Brown, o enredo e todos os detalhes são de aprisionar o leitor.
Que conteúdo bacana. Nosso país precisa muito disso: gente falando de leitura para incentivar cada vez mais o hábito da leitura!
Seu trabalho vale ouro!
eu lembro que com 11 anos eu estava sentado na biblioteca lendo um livro, era um dia que não tinha aula, e quando não tinha eu ia para ler.. naquele dia, uma professora de uma classe que estavam fazendo uma confraternização de final de ano, me chamou para participar, eu me juntei a eles e tomamos sorvete..
essa é uma das melhores lembranças da minha vida.
Um dos livros que mais me tocou, e ainda trouxe sentimentos profundos, me fazendo chorar por uma noite inteira, foi "O peso do pássaro morto" de Aline Bei. Eu já sabia que ele era um livro muito triste e arrebatador, por isso, certo dia eu estava bem para baixo, mas não conseguia chorar. Decidi que iria ler o livro para ver se conseguia derramar as lágrimas, e foi dito e feito. Chorei a noite inteira, o livro me tirou um peso enorme, e por ironia me pôs outro, rs. Mas a experiência foi extremamente satisfatória, e ainda me ajudou naquele momento.
Ano passado, no dia do meu aniversário, terminei de ler um livro assim q acordei. Chorei muito pois acontecia uma despedida entre as personagens. Associei a emoção toda com meu nascimento, já que estava ali mudando de idade e me sentindo mais leitora em meio à pandemia.
Foi atráves da leitura de alguns livro que comecei a gostar e estudar mais sobre a língua Portuguesa , antes eu não suportava ter uma aula de LP mas hoje em dia eu consigo assistir toda aula e tirá proveito dela para minha vida . Comecei lendo um livro que meus professor de LP emprestou , só ressaltando eu já tinha lido outros livros no entanto esse livro foi o primeiro que eu li por vontade própria ,ou melhor dizendo, curiosidade voluntária e já me apaixonei pela leitura e literatura . Não sou dá area de linguagem ou Humanas , mas amo elas por causa da escrita .
O Morro dos Ventos Uivantes, inesquecível.❤😊
A melhor leitura é aquele que o próprio Autor está presente, como à Bíblia, experiência é única, aonde te faz chorar, sentimos uma sensação incrível, e aonde escutamos o próprio Espírito de Deus falar contigo❤
Na pandemia mesmo eu nem sabia que eu gostava tanto de ler - ou pelo menos, não sabia que podia ser possível isso. Eu inclusive descobri uma paixão sem explicação ppr Clarice Lispector, além de outros livros apaixonantes como Capitães da Areia e até Anna Kariênina. A leitura pode ser uma terapia especial das nossas angústias, dores e até pode abrir portas para possibilidades que nem imaginamos💙 -- e sim! Quero saber sobre biblioterapia 🙂
Que legal que vc descobriu essa paixão Pedro!
Caí de paraquedas aqui hahaha
Leitura curta/fragmentada + decréscimo de empatia ficou claro pra mim com esse vídeo... Entendi o porque é tão rápido e fácil destilar ódio na internet!
Idem. hehe
Ler é tão incrível! ❣️ nosso cérebro pode se teletransportar para ficção, ou se " aperfeiçoar ", com a realidade. 🥰
Isso mesmo! É incrível...
14:17 A experiência mais surpreendente que tive com leitura foi com um livro que ensinava como passar em provas e concursos. Estava lendo uma história real contada pelo autor que em certa prova viu uma jovem reclamar que faltava a prova de informática no caderno de questões, e muitos riram, pois não havia esse conteúdo para estudar para a prova. O autor ficou surpreso de como alguém faria uma prova sem saber do que teria pela frente e discursou sobre o "despreparo". Ora, fiquei ultra surpreso porque ele falara da minha esposa, e na hora saí correndo para mostrar a ela( eu sabia que era ela porque ela havia me contado em detalhes semelhantes aos narrados).. Rimos muito, pois ela passou naquela prova( na verdade ela se preparava tanto para as provas que já não sabia qual concurso cobraria isso ou aquilo)., e até hoje ele não sabe disso. Foi muito incrível ler um livro que tem alguém tão próximo de você que surge do nada na história!
Qual o nome do livro?
Meu Deus, que incrível! Kkk Também já li esse livro.
@@Matheus_Braz Manual de um concurseiro- Alex Viegas, capítulo Experiência pág 156
@@luthien.tinuviel93 no seu caso talvez tenha pensado no livro como passar em provas e concursos, não foi esse, mas esse livro de 600 páginas é realmente excelente!
Ler é maravilhoso! As vezes me da uma leve ressaca literária, mas sempre tento não cair nessa situação porque eu sei o quanto a leitura me ajuda! Estou trabalhando em uma livraria há mais ou menos 3 meses e foi como se esse emprego tivesse caído do céu para mim kkkkk eu posso pegar livros emprestados sem nenhum custo e eu me acabo, né? É incrível como a mente funciona enquanto estamos lendo, não há como comprar esses momentos, eu amo. Adorei o vídeo, espero que chegue cada vez mais em mais pessoas s2
Você roubou meu comentário 😅
ressaca literária é quando você perde a vontade de ler?
Eu amooo ler, desde sempre, já devo ter lido mais de 30 livros antes do meio do ano, leio de tudo o tempo todo é uma terapia para mim, fico maia feliz e calma.
Você se expressa de uma forma fantástica. Clara e objetiva, sem perder a poética e beleza.
Parabéns.
Seria normal eu dizer que me
Emocione! sorri de orelha a orelha...ao imaginar a imersão da leitura 📖 ? É algo inexplicável. É pode conhecer o mundo sem sair de casa,É aprender Em silêncio e ao mesmo tempo gritar para nós mesmos, as coisas mais belas que a vida tem a dizer.
Para mim A literatura é isso, uma mistura de coisas mágicas, concedidas para o nosso despertar🧡
Os livros do Haruki Murakami sempre me descolam da minha realidade. Qnd eu abro, eu me teletransporto e qnd eu fecho, eu volto pra minha vida.
Boa tarde Autofágica.
Bom trabalho.
Abacaxi com canela é tudo de bom! Mas melhor que isso é ler , leio muito e nesse período de pandemia, aumentei a frequência e o tempo pra essa atividade tão rica e essencial para evoluirmos!! Amei o vídeo 🤣😂🤣😂🤣
Vou experimentar abacaxi com canela, salivei aqui kkkk
@@LiviaPiccolo , é muito bom e bem maduro com canela e assado como sobremesa de churrasco, fica melhor ainda. Fica caramelizado sabe! 😋
Ontem eu li O chamado da Coragem - Ryan Holyday. Estava me recuperando de uma cirurgia. Fiquei lendo o livro o dia todo, mesmo com dor de cabeça, dores no corpo, e muito sono, li quase o livro inteiro. No dia seguinte só faltavam 30 páginas. Foi uma leitura muito agradável, e bem puxada pra filosofia.
QUANDO começo ler algum livro dps de muito tempo que não leio da uma dor de cabeça terrível, no dia seguinte meu cérebro já tá acustumado😂
"A leitura é a capacidade de transformar as palavras em sensações." Gratidão pelos esclarecimentos importantes e oportunos.
Ler e compreender,isto é gostoso.
Ler é o ato estar consigo mesmo. Pense bem quando achar que ler é chato.
Quanto à experiência sinestésica intensa, lembro-me do livro "Vavá, entre o medo e a coragem", que li em minha infância. Eu tinha muito medo de assombração e o protagonista, igualmente. Até hoje lembro da voz de um personagem dizendo a ele: " Vavá, assombração é a sombra do medo". Isso me ajudou a lidar melhor com meu medo.
Só vim comentar que a iluminação desse vídeo tá perfeita
Diogo capta como ninguém as luzes aqui do quintal, rs...
EITA, VOCÊ PARECE A MOÇA DO VÍDEO!!!
@@taipasboy hahahahaha tô me sentindo o duplo da Lívia agora
Viva o povo brasileiro e a caverna do Saramago foram livros que me causaram muitas emoções. A caverna, no final, eu lia um parágrafo por dia pra não terminar o livro e pra nunca precisar me despedir daqueles personagens ❤❤❤
🤔Sempre, por toda minha vida, fui fascinado pelo que ocorre, assim que morremos! Foi então, que através de Machado de Assis, em "Memórias Póstumas de Brás Cubas" , me senti realizado em algumas ideias!!! ☝️😌😏
Para aqueles que querem ler mais, recomendo começar por livros mais modernos que prendem a gente,como sherlock holmes, o codigo da vinci, etc e aos poucos começar a ler livros mais antigos. Isso faz com que a gente aprenda a apreciar melhor um machado de assis por exemplo, pq muitas vezes a gente pega esses livros clássicos e achamos chatos de início, mas depois que pegamos o gosto da literatura, eles ficam mais instigantes para nós.
Sherlock holmes é bom demais 😢
O último livro que me causou todos estes fenômenos foi um livro de contos russos que comprei numa banca de jornal. O ponto de vista do livro era a partir de um protagonista infantil, então sua visão de criança deixava passar detalhes importantes do que estava acontecendo na história. Eu fiquei confusa com ele e ESTARRECIDA com ele, quando já adulto, entendeu todo o contexto da situação que se via inserido. kkkkkkkkk fiquei quase um mês deprimida, era como se a descoberta desagradável tivesse sido minha.
Qual foi o livro? Tive uma experiência tb desconfortável ao ler A metamorfose de Frans Kafka. Os livros tem esse poder de mexer com nossos sentimentos e sentidos.
Pode nos informar o nome? Por favor!
Quando eu tinha uns 18 anos, me bateu nas mãos "o apanhado num campo de centeio"; foi uma identificação imediata com o personagem Holden Caulfield. Na ocasião, todas as minhas dúvidas, questionamentos, críticas sobre tudo que me cercava foram instantaneamente esclarecidas. Foi como se uma sai da se abrisse à minha frente. Este livro me ajudou muito a superar a passagem da adolescência para a juventude, me deu segurança para ir em frente
Lindo!
"O livro é uma extensão da memória e da imaginação." - Jorge Luís Borges.
Que vídeo incrível, meu Deus, assistindo em 2024, como não encontrei esse canal antes????!!
"O velho e o mar" e o livro "a trégua" me fizeram chorar a ponto de ter que afastá-los para não fazer manchas nas páginas. Minha filha perguntava: o que foi mamãe?
Momento importante para a formação de uma jovem e potencial leitora.
A trégua é do Primo Levi?
Se você ainda não leu o texto "Direito à Literatura" do Antonio Candido, cuide em ler agora! ❤ (Torna-se obrigatório se for estudante do curso de Letras!)
É maravilhoso demais esse texto!
Já vou correndo ler profundamente porque senti a necessidade disso e não quero ser alguém simplista e sem empatia. Muito obrigado por esse vídeo! 💜
Nossa! Muito legal isso q vc falou sobre a empatia. Nunca li o livro q vc citou, mas sempre senti isso, q o livro nos faz desenvolver uma sensibilidade muito grande. Hoje leio livros e choro como se estivesse na pele do personagem. O último foi Os Irmãos Karamazov, n consegui n chorar com a "cena" do garotinho Iliucha q morre de angústia. Ahhh livro é tudo!!
um excelente vídeo estou maravilhado por tanto conhecimento, ler é simplesmente um dom que Deus deu a todos nós a capacidade da leitura é incrível devemos aproveitar e ler muito, a evolução humana também só foi possível através da leitura é exatamente importante ler, porque nos dar o conhecimentos aumenta o nosso raciocínio e ajuda na capacidade da atenção.
Excelente explanação sobre o tema!!! Ganhaste um inscrito!!! Parabéns!!
Um vídeo sobre biblioterapia seria demais!!! 😍 acho que as duas vezes que tive experiências sinestesicas com a leitura foram com "1984", quando o protagonista está sendo "interrogado" nos porões do ministério do amor - eu literalmente fiquei sem ar e com o coração batendo muito forte de tanto pavor que senti, e "120 dias de Sodoma", obviamente, me deu uma náusea brabíssima ainda nas primeiras 20 páginas. Ainda não consegui terminar.
1984 é muito intenso mesmo!!!
Dps de 1984, sempre olhei movimentos coletivistas que gostam de entregar sua liberdade para o estado com outros olhos 👀. Eu tava indo pro buraco, mó medo
VOCÊ É PERFEITA MANO!!! Eu ultimamente tenho esquecido de ler e tenho deixado a leitura de lado, mas vou mudar isso o mais breve possiveeeel 💜💜
Quando terminei de ler Mundo sem fim de Ken Follett, veio um pensamento: Que bom que estou viva 🙌 para poder ler esse livro. A sensação de felicidade foi muito grande.
Um livro que amei e me fez viajar longe nos pensamentos foi "Barba ensopada de sangue" do escritor brasileiro Daniel Galera
Que vídeo bacana, eu nunca fui muito estimulado à leitura quando era criança, sempre achei uma tarefa difícil e chata de se fazer. Hoje, com os meus vinte e sete anos, eu compreendo melhor a importância da leitura, por tudo que ela representa e mais ainda, pelo que foi falado no vídeo. Obrigado por compartilhar este conhecimento, sigamos juntos tentando cultivar esse importante hábito na nossa sociedade. Estou me comprometendo a tentar ler mais, espero conseguir!