A Antofágica teria que alterar pra um novo formato de tamanho e padrões. Mas pode ser o início de vários camalhaços pela editora. Por outro lado, assumo que me motiva muito as escolhas por pequenos livros pela Antofágica. Me motivam a ler mais. Isso é pessoal.
Bom...sou um leitor compulsivo. Leio o dia inteiro, seja por questão profissional, seja por prazer. Vou expor minha perspetiva. 1. Sempre um caderninho de anotações junto na hora da leitura. 2. Jamais ler cansado. As vezes chego a dormir das 19:00 às 21:00 para avançar a leitura um pouco mais na noite. Normalmente leio de dia. 3. Se a leitura der sono. Durmo. Ponto. Tenha uma boa cadeira, uma boa mesa e um lugar iluminado. Eu prefiro de frente pra janela. 4. Leio varios livros juntos. Mas com materias e climas diferentes. 5. Enumero tudo antes. Quantas folhas, quantos capítulos. E com uma pequena anotação na pagina, subdivido cada capítulo. Assim controlo todo o tempo da leitura. 6. Calculo todo o tempo da leitura. 7. A cada passagem a ser ressalvada, faço anotações de nomes e personagens. Também anoto a implicância da matéria com outros assuntos, tipo história, direito, medicina ou filosofia. 8. A primeira leitura é boa. Mas as releituras levam a interpretação para um outro patamar de compreensão. 9. Boa leitura a todos. A apresentadora é tudo de bom! Bjs.
Depois que eu encarei Os Irmãos Karamazov, nada mais me assusta. Eu leio algumas páginas todos os dias mas aos domingos eu marotono umas duzentas páginas. Aí vc nunca desiste do livro. Anna Karenina eu li durante o isolamento na pandemia e adorei!!! Li em oito dias até pq não estava trabalhado. Aliás, só de olhar um livro grande (e bom) eu já me empolgo e penso assim: Diversão garantida por bastante tempo. rs
O problema é quando o livro se torna maçante do nada. Um livro pequeno ou normal, fica maçante e beleza, 50 páginas e você já pulou a parte maçante. Mas o calhamaço não, fica lá por 200, 300 páginas te enchendo o saco. Tô quase abandonando um livro por causa disso (um sobre uma dinastia japonesa), o cara simplesmente faz descrições longuíssimas de fatos irrelevantes (exemplo: "Toshida levantou, olhou o céu carmesim, tomou chá de frutas vermelhas" etc etc), isso vai se tornando muito chato ao longo do tempo e não acontece nada. Parei na página 800, sendo que só falta umas 200, teoricamente seria facinho terminar a parte final, mas só de imaginar eu voltar a ler aquilo, já me dá mal humor. Aí tô quase um mês sem ler, e sei lá se vou terminar (provavelmente sim, por curiosidade). Complicado.
Para mim, ler calhamaço é quase uma "obrigação" ... Tenho dislexia e é uma forma de "aprender" a me concentrar (levo um tempão para ler, mas chegar ao final me dá um baita orgulho de mim mesma (me desculpe pela arrogância)) . Faço isso há muitos anos e acabei criando o hábito com calhamaços; assim, eles não me assustam em absoluto. Agora estou lendo Os pilares da Terra. Adoro seu canal!
Tenho ANOS de leitura, mas antes de pegar qualquer calhamaço leio os textos curtos do autor para me adaptar a escrita dele, acredito que seja uma boa dica para os leitores iniciantes.
Até porque esses livros gigantes costumam ser resultados das "experiências" dos livros menores, faz todo sentido essa tática, eu também a adoto. Outra coisa é que certos livros, como Guerra e Paz por exemplo, exigem um conhecimento histórico anterior a leitura do romance.
O negócio é encarar na raça e coragem, desarmado e de peito aberto. E aconteça o que acontecer... livros não mordem (no máximo, dão sono, se forem chatos). E vamo que vamo
Ótimo suas dicas lembro- me quando li um livro em 2018 capitães da areia, confesso que batia um desânimo por ser uma leitura tão grande. A recompensa veio depois apresentei um trabalho e foi o melhor da turma, em questão de ler livro digital não é minha escolha o celular já roubaria minha atenção . Gostei, realmente você tem razão a concentração é mais fácil perde- lá do que adquiri-lá, na leitura devemos reservar aquele momento só para o livro esquecer do mundo lá fora.🙂
Não é um livro gigantesco, mas é robusto e, por não ter divisão de capítulos e por ser num linguajar peculiar, Grande Sertão: Veredas, do Guimarães Rosa, é meu grande desafio. Estou adorando esse canal! Parabéns!
Calhamaço?? O maravilhoso Cem Anos de Solidão!! Amei e não senti o tempo passar. Sou louca pra ler As Benevolentes. Mas está lá, no fundo da estante, esperando...
Saudade dos saraus de leitura começavam sempre com música clássica, popular, boa, e logo após, a leitura da noite, pessoas de todas idades, saudade Pelotas, RS. Excelentes dicas estou precisando, meu modo leitora de verdade está meio disperso, grata, super abraço, boas leituras!
Tô lendo os Miseráveis e gente... A história é excelente mas de vez em quando bate o desânimo kkkkk tô quase chegando na metade, isto é, na página 750 😂'. Nao vou desistir, já comecei a lê -lo em outro momento da vida e parei. Agora a meta é ir até o fim!
Também estou lendo agora! Fiz um cronograma pessoal de leitura, tá dando super certo.
4 года назад+13
É isso! Você vai conseguir, Lorena! 💖 Tenta ir separando em "metas" menores e alcançáveis. Cada vez que uma "metinha" dessas for concluída, vai dar um gás para continuar a leitura 💪
@@landijunior exato. Já passei por essa parte, não sei se tem outra guerra mais pra frente... Mas a guerra que Napoleão perde, acho que foram umas 150 páginas só disso, foi puxado 😂😂. Porém muito interessante ao mesmo tempo.
@@Litelaratura pois é, acho que um cronograma é o ideal para não desanimar. Essa semana eu tô desanimada por exemplo 😂. Mas tento ler 2 capítulos por dia, já que são curtos.
esse lance de ler pela manhã, funciona perfeitamente comigo. lembro quando li o idiota tive que me focar muito. acordar cedo para ler diariamente, ajudou bastante. 🙃 adorei, antofágica além de ter edições maravilhosas, dá dicas incríveis, amo. 🖤🖤🖤
Geralmente assim que termino a leitura de um livro grande eu opto por ler um quadrinho ou um mangá. Pq se eu pegar outro livro após o grandão, a ressaca literária vem com força.
Adorei o vídeo!!! Meu sonho seria a Antofágica publicar uma coleção de obras do Dostoiévski, é difícil achar obras do autor em edições duradouras e colecionáveis como as que a Companhia das Letras tem do Tolstói, por exemplo. 😢
Em 2019 adotei a seguinte estratégia para ler dois livros: pela manhã um inédito, à tarde uma releitura. Até o momento está funcionando, agora mesmo estou lendo O Tempo e o Vento, releitura, e 1984 inédito.
estou lendo "Os Irmaos karamazov" .....................junto com ele já li uns 5 outros pequenos..................assisti a algumas aulas online sobre a obra. Muito bom! Também ouço em audiolivro....quando tô com ânimo renovado, uso o celular como dicionário!
Melhor canal do YT! Carisma, conteúdo, objetividade e excelente edição de vídeo. Sobre livros grandões faz tempo que não pego (livros c/ mais de 500 páginas). Estou numa fase de muito estudo e dedicação a outras questões obrigatórias da vida, então meu tempo p/ leitura recreativa é muito curto. Prefiro, nessa fase, pegar livros menores. (OBS: Exceção são as HQs, atualmente estou lendo uma ENORME: "recado a adolf" do Tezuka. Mas a leitura de gibis costuma ser mais dinâmica). Quando minha rotina estiver mais estabilizada e eu estiver com tempo, tenho vontade de ler os gigantescos: "crime e castigo" e "graça infinita".
Estou lendo Defeito de cor. É espetacular. Li bastante e dei uma parada pra fazer umas leituras teóricas obrigatórias. Mas estou louca pra mergulhar nele outra vez. É um livro envolvente. Maravilhoso.
Adorei as dicas! Como sempre o canal está arrasando! O que eu costumo fazer para ler livros enormes sem perder o interesse é bem simples: Eu leio páginas numeradas por dia. Exemplo: Frank Herbert - Duna - 20 páginas por dia. Vale dizer que eu amei esse livro e estou em busca de ler os demais da vertente. 💜
Olá Livia! Descobri o seu canal e tenho assistido os vídeos novos e antigos pouco a pouco. Parabéns pelo ótimo trabalho! Em todas as dicas que destes, vi as estratégias que naturalmente acabei adotando: A leitura pela manhã, adotei ideia da estratégia do “milagre da manhã” (não li o livro, ainda, mas escutei o resumo em podcast), com um ritual (passo o café, preparo a mesa e leio ao menos 20 páginas ou um capítulo dependendo do tipo de leitura e divisão do livro); Dormir e acordar com rotina: essa aprendi com o pessoal do podcast “Naruhodo”. O Altair é pesquisador e sua área principal é o estudo do sono. Em muitos episódios desse podcast de divulgação científica, ele traz o tema da higiene do sono e ensina a importância de termos hora para dormir, antes do que ter hora para acordar, e como nossa qualidade de vida, níveis de atenção e concentração e saúde em geral são beneficiados; Os formatos diferentes são uma benção moderna. Hoje para ler um livro físico, ou eu o ganho como presente ou empresto de amigos. No mais, leio sempre no tablet e celular (se estou em uma espera no médico ou no uber, por exemplo). O áudio livro foi complicado mas achei a forma de utilizar, ouvindo histórias de aventura como os livros de Arthur Conan Doyle. Hoje já consigo me concentrar o suficiente para encarar livros de filosofia, história e negócios. Meu calhamaço de estimação atual é o livro “Contos”, de Edgar Allan Poe que, dependendo do aparelho que estou lendo e tamanho de fonte traz entre 1.100 a 2.000 páginas. Como são contos, acabo lendo um por vez sem pressa e sem medo de me perder. Termino ele e parto para outro, enquanto vou lendo e escutando livros menores. Mais uma vez parabéns pelo ótimo trabalho!!
Coloquei com metas de 2021 ler alguns calhamaços clássicos ("O Conde de Monte Cristo", "Os Miseráveis", "E O Vento Levou" e mais alguns que citei no vídeo do canal... a pilha ficou grande e audaciosa, mas sem pressão). Eu sigo quase todas essas dicas e amei conhecer outras. Vídeo maravilhoso! Gosto de usar cadernos de leituras e o Notion para fazer essas anotações. Também calculo a quantidade de páginas por dia. Lendo em média umas 25 páginas por dia dá para terminar alguns calhamaços em uns dois meses. Quando a gente coloca no papel, isso fica mais realista e a gente foca mais, né? MARAVILHOSA!!!
Li ...E o vento levou em uma semana, não conseguia mais parar. Foi como " maratonar" uma série. Já conhecia a história pelo filme, mas a obra escrita é muito melhor, sempre.
Vídeo maravilhoso. Fiquei matutando sobre os áudio-livros e pensei se a facilidade de uns em relação a eles não seria uma decorrência de algumas pessoas serem mais auditivas do que as outras que, como eu, são visuais.
Dicas boas. Este ano decidi a leitura de guerra e paz, já era tempo, pois adiava pegar os volumes a cada ano. Venci, que obra notável tenho o prazer de ler!
Falta 1/3 de A montanha mágica e quero ler Os miseráveis. As dicas q vc deu são MUITO reais!!! Colocar metas possíveis, ter rotina e não se delongar muito na leitura funciona muito.
Meu método é: 50 páginas por dia (25 de manhã, 25 à noite, fica levinho de ler). Duas vezes por semana, maratonada de 100 a 200 páginas. Nesse método, um livro de mil páginas é completado em menos de duas semanas. Só ajustar o método pra também não ficar muito "mecânico" (ou então vira obrigação e não prazer). Não fazer tão estrito, mas tentar ir mantendo. As 25 páginas, por exemplo, dá pra ler tranquilo em uns 40 minutos, fica de boa. Se quiser, pode fazer um ritmo um pouco menor, aí você vai completar em aproximadamente um mês, o que também é uma boa (menos que aquela sua série preferida). Valeu pelo vídeo, ótimas dicas!
Muito boas as dicas para ler calhamaços. Tenho um certo fetiche por livros grandes mas que não é acompanhado pela devida disposição para lê-los. A orientações do vídeo foram muito úteis e estimulantes. Muito obrigado.
Depois que comecei a ler pela manhã, enquanto tomo meu café, as leituras passaram a render muito mais. Estou com O Vermelho e o Negro na minha estante desde 2016 e quero ver se encaro esse ano.
Ótimas dicas, especialmente a última. Para encarar um livro de mais fôlego (dependendo claro do tempo que a pessoa for levar), é sempre bom se preparar lendo contos e gibis, antes de passar uns bons dias imerso num único livro
Eu amo livros grandes, porque os encaro como uma jornada.. E leio aos poucos, também leio as vezes dois, até três livros, só que pra fazer isso eu tenho que estar na metade de um, ou já terminando outro. ❤️
Quero ler um livro chamado DSM, de Psicologia, científico. Ele tem quase mil páginas. Mas livros científicos são muito mais demorados, pois precisa-se estudar eles. Mas tenho esperança que vou conseguir, hahaha. E, por fim, adoro os seus vídeos!! Parabéns pelo conteúdo que você nos traz! 😍😍❤
meu primeiro calhamaço foi numa leitra coletiva (David Copperfield), e eu super recomendo. Tanto a leitura coletiva, pq conversar e debater com outras pessoas ajuda muito, e o livro, que é muuuuito bom
Esse canal é muito top. Amo o formato dos videos e a dinamica. Gostei das dicas, eu sigo algumas delas mas gostaria de ter amigos pra fazer leitura coletiva e clube do livro pessoalmente
As vezes dá um pouco de agonia ver aquele calhamaço te esperando... Mas se o livro for bom/ ótimo então, vale super a pena!!!!!. Adoro a Antofagica ♥️♥️
Parabéns pelo vídeo, Lívia! Queria sugerir um vídeo sobre séries literárias como heptalogias, como Harry Potter, Em Busca do Tempo Perdido, O Tempo e o Vento e A Torre Negra.
Procurando dicas de leituras para iniciantes que quer correr atrás do tempo perdido nesse ambiente me deparei com vários canais com dicas e mais dicas que prometeram revolucionar até encontrar seu canal que estou gostando muito pois você dá dicas para leitura alcançáveis. Muito obrigado por disponibilizar um pouco de seu tempo para ajudar outros a sair da escuridão.
3 года назад
Ficamos felizes em saber que o nosso canal está te ajudando, Antonio! Abraços!
Eu tenho costume de ler dois ou três livros ao mesmo tempo e pra mim é tranquilo. Faço isso de variar os gêneros, tamanhos e formato (físico e digital). De calhamaço esse ano quero encarar “A montanha mágica”. Bora vê... grata pelas dicas ✨🌻
Legal as dicas, porém acho mais tranquilo ler a tarde e a noite antes de dormir, a casa tá silenciosa... Eu li "Deuses Americanos" quase Janeiro todo, agora no finalzinho, resolvi dar um tempo aos calhamaços, peguei as HQ e tô amando essa pausa pra recuperar o fôlego antes de começar outro livro grande... Eu ainda estou escolhendo está leitura...mas por enquanto vou apreciar os quadrinhos... ♥️♥️♥️
Eu estou me debatendo com a Ilíada desde do ano passado...rs excelente a ideia de fazer a leitura em conjunto, atualmente tenho um clube do livro com amigos e me ajuda muito a manter o ritmo de leitura...
Amo esse canal e suas parcerias. Sempre aprendo algo. Por isso é uma das poucas inscrições que venho correndo assistir quando upa algo. Eu funciono muito melhor encarando os calhamaços durante as férias. Mas se for cheio de capítulos dá pra ler melhor durante as aulas - tenho toc com pausar a leitura antes de acabar o capítulo. E eu sempre tô lendo um paralelo, no mesmo esquema sugerido, alternando gêneros. Na faculdade eu leio muito, então acaba que pra descansar eu preciso de um romance (estou mastigando O Ateneu; como ainda não tenho money pra edição lindíssima da Antofágica, estou apanhando um pouco com uma Edições de Ouro que meu pai comprou num sebo quando tinha minha idade. Acaba que o calhamaço é o Houaiss). Mas algo que sempre funciona pra mim é ler uma coletânea de crônicas e/ou contos. Tentar poesia também é uma boa - outra leitura de férias pra mim, que exige uma boa pitada de reflexão e internalização mais ruminante. O próximo calhamaço eu ainda não sei, mas tenho alguns na fila antes, para dar aquela aquecida. Achei um Zodíaco (Graysmith) por cincão e já tá na minha cabeceira hihi De qualquer forma, a principal lição de vida (valeu, Livia :3 ) é a leitura diária, por menor que seja, mas constante.
Ótimo vídeo!! Constância é tudo! O último grandalhão que eu li foi o “Brasil: uma biografia” da Lilia Schwartz e Heloisa Starling, recomendo bastante 😉
Em geral não tenho medo do tamanho dos livros. O último que eu encarei foi um volume da Coleção História da América Latina, volume 1780 - 1850 coordenado pelo Leslie Bethel. Li enquanto assistia 2 séries lindas colombianas disponíveis na Netflix: Bolívar e Catalina de las Índias. Li a primeira parte do livro, umas 500 páginas. Foi mágico! Devo confessar que uma inspiração extra (as séries) ajudaram no fôlego!
Leitura coletiva, “ tô dentro”, já faço leitura com a Isa do canal Ler Antes de Morrer, adoro essas leituras que me “ impõe “ disciplina . Ansiosa pra começar!
Leio um calhamaço, planejando meta diária com no máximo 20 páginas, intercalando outras obras menores e de gêneros diferentes. Esse mês li Duna, Macbeth, Sidarta e O velho e o Mar com muita tranquilidade.
Faço o mesmo. Li 4 livros esse mês, O retrato de dorian Gray, O velho e o mar, me chame pelo seu nome e Sociedade do cansaço dessa maneira, agora coloquei o calhamaço GRANDE SERTÕES VEREDAS, planejei lê-lo em 2 meses lendo 10 páginas por dia.
Minha regra de leitura é ler 50 páginas por dia ou ler durante 2 horas. Diariamente eu controlo os dois. Coloco o cronômetro do celular pra contar o tempo e começo a ler, se eu tiver lido 50 páginas antes de duas horas, eu acabo por aí mesmo e continuo no dia seguinte. É claro que eu pauso o cronômetro na hora de ir ao banheiro ou tomar café, realmente só conto o tempo do qual estou lendo.
Tive a ideia de ler às 50 páginas em 2019 quando tava lendo Anna Karenina. Me inspirei na leitura das Crônicas de Gelo e Fogo do qual eu lia 4 capítulos por dia e percebia que era basicamente 50 páginas e resolvi fazer o mesmo com Anna Karenina
Consegui ler Anna Kariênina bem rápido, lendo no físico e o e-book para descansar os braços... Agora estou terminando Duna, na LC do canal Ler Antes de Morrer.
Adorei as dicas!!! Aqui preferência pelo físico, mas tenho mais facilidade para ler a noite (pelos mesmo motivos que vc lê de manhã) então o digital é perfeito, pela iluminação e peso reduzido. Não tenho experiência de áudio book, fiquei curiosa. Meta de livros flexível me ajuda a não querer começar muitos livros juntos e um pouquinho a cada dia é a “regra de ouro” pra mim, assim não perde o ritmo. Calhamaço do momento Crônicas de Nárnia.
em 2018, inventei de ler americanah (chimamanda) logo depois de ler hibisco roxo. como eu não tinha o hábito da leitura, me lasquei. nossa! muito denso. voltei duas casinhas e li livros mais "fáceis". em 2019, consegui ler americanah com mais facilidade. fluiu que foi uma beleza! é aquela coisa: n dá pra forçar.
Meu primeiro calhamaço foi It do Stephen King. Nossa, quando eu o concluí eu me senti uma pessoa melhor! Amei e valeu a pena passar mais tempo lendo um livro, pois ele me agradou bastante!
Minha relação com os gigantes, bem amoooo. Terminei recentemente Os Miseráveis. Agora estou lendo um pequena de outro gênero mas logo mais voltarei aos calhamaços heheehhee
Confesso que só consegui ler o "Grande sertão: veredas" depois do incentivo da Isa. Não li coletivamente, mas consegui me programar e terminar essa leitura tão ESSENCIAL. ♥️
Também tô encarando o Grande Sertão e tô numa relação de amor e ódio. Às vezes adoro a linguagem complicada dele, às vezes tenho vontade de xingar a mãe dele. Pra que complicar tanto, Meu Deus? Mas tô gostando, mesmo assim (leitura obrigatória, né, tem que ler e pronto... classico absoluto).
Sempre faço cronogramas para ler calhamaços. Por exemplo, para ler Moby Dick fiz um cronograma de ler 10 páginas por dia. Em 60 dias concluí. Foi a melhor coisa que fiz, pois mantive o ritmo de leitura sem deixar de ler outros livros.
Nossa, muito bomm, já li calhamaços, mais boas dicas nunca são demais né kkk, espero aplica-las em breve no livro Drácula ( publicado por vcs aí da Antofágica) .
4 года назад+1
Ah, vai rolar! 🤞 E depois queremos saber todos os detalhes da experiência
Eu estou num desata e reata com Dom Quixote desde agosto do ano passado, leio três capítulos por dia uns três dias seguidos e depois fico dias ou semanas sem ler. Minha última tática foi a de ler com o reforço do audiolivro e até que estava funcionando, acho que eu estava mesmo é precisando desse puxão de orelha: constância é mais importante que quantidade. Agora vou tentar ler 1 capítulo todo dia.
Um amigo meu sugeriu a leitura da "Bíblia Sagrada", mas eu achei que iria demorar. Com estas dicas agora ficou mais tranquilo. Muitos escritores dizem que as escrituras sagradas são fontes de ótimas narrativas, uma aula para quem gosta de escrever, além de filosofia pura. João Ubaldo Ribeiro, Moacyr Scliar e Lucio Cardoso eram grandes estudiosos da "Bíblia".
Ótimas dicas! Também gosto de ler de manhã. Adorei a ideia da leitura coletiva, estou no Ler Antes de Morrer da Isa, adoro vocês duas. Já li alguns "livros grandes" como David Copperfield, Irmãos Karamazov e Anna Karienina. Li Anna Karienina super rápido, pois estava tão envolvida com a história, idem para David, meu queridinho. Já Irmão Karamazov, foi uma leitura lenta e difícil, mas cheguei ao fim depois de um longo tempo😂. Estou me preparando pra ler O CONDE DE MONTE CRISTO E GUERRA E PAZ. Minha experiência com áudio livro foi frustrante, simplesmente não me concentro, e com e-books idem. Adoro cheiro de livro físico, passar as páginas ,marcar trechos.Sou das antigas. 😘😘
Boa tarde a todos do canal Antofagica e para Lívia Piccolo. Minha relação com os livros imensos tem um ritual, assim como você bem aconselhou. Sempre leio em um horário em que nada me interrompe, sempre com uma caneca de café, determino um capítulo ou dois por dia, dependendo do calhamaço, já que existem calhamaços de diversos tamanhos e também tenho por costume, colocar o marcador de páginas, até o fim do capítulo e leio até o encontro dele. Também me permito, uma pausa de 10 minutos para descanso e reflexão a respeito do livro. Também consigo ler mais de um livro ao mesmo tempo, mas nunca mais de um calhamaço. Isso pode provocar desânimo e termina por passar o tempo e eu não li nada. " A Pedra do Reino " de Ariano Suassuna, será o próximos grandalhão que pretendo encarar. Beijos e abraços hoje e sempre para todos do canal Antofagica e para Lívia Piccolo e para Lívia Piccolo. 😘😘😘😘😘
Vim militar pra ter "Os Miseráveis" pela Antofágica. E obrigado pelas dicas 😁
Texto integral, por favor. Né?
Idem
A Antofágica teria que alterar pra um novo formato de tamanho e padrões. Mas pode ser o início de vários camalhaços pela editora.
Por outro lado, assumo que me motiva muito as escolhas por pequenos livros pela Antofágica. Me motivam a ler mais. Isso é pessoal.
Eu não tenho medo dos camalhaços. Tenho medo é do William Faulkner. Heheheh
E quero vencer o medo esse ano.
Super apoio! Kkkk
Bom...sou um leitor compulsivo. Leio o dia inteiro, seja por questão profissional, seja por prazer. Vou expor minha perspetiva.
1. Sempre um caderninho de anotações junto na hora da leitura.
2. Jamais ler cansado. As vezes chego a dormir das 19:00 às 21:00 para avançar a leitura um pouco mais na noite. Normalmente leio de dia.
3. Se a leitura der sono. Durmo. Ponto. Tenha uma boa cadeira, uma boa mesa e um lugar iluminado. Eu prefiro de frente pra janela.
4. Leio varios livros juntos. Mas com materias e climas diferentes.
5. Enumero tudo antes. Quantas folhas, quantos capítulos. E com uma pequena anotação na pagina, subdivido cada capítulo. Assim controlo todo o tempo da leitura.
6. Calculo todo o tempo da leitura.
7. A cada passagem a ser ressalvada, faço anotações de nomes e personagens. Também anoto a implicância da matéria com outros assuntos, tipo história, direito, medicina ou filosofia.
8. A primeira leitura é boa. Mas as releituras levam a interpretação para um outro patamar de compreensão.
9. Boa leitura a todos. A apresentadora é tudo de bom! Bjs.
Depois que eu encarei Os Irmãos Karamazov, nada mais me assusta. Eu leio algumas páginas todos os dias mas aos domingos eu marotono umas duzentas páginas. Aí vc nunca desiste do livro. Anna Karenina eu li durante o isolamento na pandemia e adorei!!! Li em oito dias até pq não estava trabalhado. Aliás, só de olhar um livro grande (e bom) eu já me empolgo e penso assim: Diversão garantida por bastante tempo. rs
Gostei da atividade.
o livro é o máximo, não é? ele realmente é um autor filósofo!!!!!
"Anna Karenina" não conheço. Será um dos próximos.
O problema é quando o livro se torna maçante do nada. Um livro pequeno ou normal, fica maçante e beleza, 50 páginas e você já pulou a parte maçante. Mas o calhamaço não, fica lá por 200, 300 páginas te enchendo o saco. Tô quase abandonando um livro por causa disso (um sobre uma dinastia japonesa), o cara simplesmente faz descrições longuíssimas de fatos irrelevantes (exemplo: "Toshida levantou, olhou o céu carmesim, tomou chá de frutas vermelhas" etc etc), isso vai se tornando muito chato ao longo do tempo e não acontece nada. Parei na página 800, sendo que só falta umas 200, teoricamente seria facinho terminar a parte final, mas só de imaginar eu voltar a ler aquilo, já me dá mal humor. Aí tô quase um mês sem ler, e sei lá se vou terminar (provavelmente sim, por curiosidade). Complicado.
Para mim, ler calhamaço é quase uma "obrigação" ... Tenho dislexia e é uma forma de "aprender" a me concentrar (levo um tempão para ler, mas chegar ao final me dá um baita orgulho de mim mesma (me desculpe pela arrogância)) . Faço isso há muitos anos e acabei criando o hábito com calhamaços; assim, eles não me assustam em absoluto. Agora estou lendo Os pilares da Terra. Adoro seu canal!
São preciosas as suas dicas!!!👈👍😄😄😄😄💥
Muitos! Tenho o Guerra e Paz, o David Copperfield, a saga do Poderoso Chefão, vários calhamaços que tenho medo de iniciar 😅
Tenho ANOS de leitura, mas antes de pegar qualquer calhamaço leio os textos curtos do autor para me adaptar a escrita dele, acredito que seja uma boa dica para os leitores iniciantes.
Até porque esses livros gigantes costumam ser resultados das "experiências" dos livros menores, faz todo sentido essa tática, eu também a adoto.
Outra coisa é que certos livros, como Guerra e Paz por exemplo, exigem um conhecimento histórico anterior a leitura do romance.
O negócio é encarar na raça e coragem, desarmado e de peito aberto. E aconteça o que acontecer... livros não mordem (no máximo, dão sono, se forem chatos). E vamo que vamo
Boa dica, eu também faço o mesmo; a dica é boa.
Ótimo suas dicas lembro- me quando li um livro em 2018 capitães da areia, confesso que batia um desânimo por ser uma leitura tão grande.
A recompensa veio depois apresentei um trabalho e foi o melhor da turma, em questão de ler livro digital não é minha escolha o celular já roubaria minha atenção .
Gostei, realmente você tem razão a concentração é mais fácil perde- lá do que adquiri-lá, na leitura devemos reservar aquele momento só para o livro esquecer do mundo lá fora.🙂
Não é um livro gigantesco, mas é robusto e, por não ter divisão de capítulos e por ser num linguajar peculiar, Grande Sertão: Veredas, do Guimarães Rosa, é meu grande desafio.
Estou adorando esse canal! Parabéns!
Que mulher apaixonante! 💓
Calhamaço?? O maravilhoso Cem Anos de Solidão!! Amei e não senti o tempo passar. Sou louca pra ler As Benevolentes. Mas está lá, no fundo da estante, esperando...
Guerra e Paz😍😍😍
Estou lendo "O tempo e o vento"! Amando! 😍
Saudade dos saraus de leitura começavam sempre com música clássica, popular, boa, e logo após, a leitura da noite, pessoas de todas idades, saudade Pelotas, RS. Excelentes dicas estou precisando, meu modo leitora de verdade está meio disperso, grata, super abraço, boas leituras!
Tô lendo os Miseráveis e gente... A história é excelente mas de vez em quando bate o desânimo kkkkk tô quase chegando na metade, isto é, na página 750 😂'.
Nao vou desistir, já comecei a lê -lo em outro momento da vida e parei. Agora a meta é ir até o fim!
Também estou lendo agora! Fiz um cronograma pessoal de leitura, tá dando super certo.
É isso! Você vai conseguir, Lorena! 💖 Tenta ir separando em "metas" menores e alcançáveis. Cada vez que uma "metinha" dessas for concluída, vai dar um gás para continuar a leitura 💪
Duro no Os Miseráveis é passar pelas descrições de campos de batalhas. 😿
@@landijunior exato. Já passei por essa parte, não sei se tem outra guerra mais pra frente... Mas a guerra que Napoleão perde, acho que foram umas 150 páginas só disso, foi puxado 😂😂. Porém muito interessante ao mesmo tempo.
@@Litelaratura pois é, acho que um cronograma é o ideal para não desanimar. Essa semana eu tô desanimada por exemplo 😂. Mas tento ler 2 capítulos por dia, já que são curtos.
esse lance de ler pela manhã, funciona perfeitamente comigo. lembro quando li o idiota tive que me focar muito. acordar cedo para ler diariamente, ajudou bastante. 🙃
adorei, antofágica além de ter edições maravilhosas, dá dicas incríveis, amo. 🖤🖤🖤
🖤🖤🖤
Geralmente assim que termino a leitura de um livro grande eu opto por ler um quadrinho ou um mangá. Pq se eu pegar outro livro após o grandão, a ressaca literária vem com força.
Adorei o vídeo!!! Meu sonho seria a Antofágica publicar uma coleção de obras do Dostoiévski, é difícil achar obras do autor em edições duradouras e colecionáveis como as que a Companhia das Letras tem do Tolstói, por exemplo. 😢
Meninaaa adorei seu canal Antofágica!! Quero assistir todos!!
Obaaa!
Em 2019 adotei a seguinte estratégia para ler dois livros: pela manhã um inédito, à tarde uma releitura. Até o momento está funcionando, agora mesmo estou lendo O Tempo e o Vento, releitura, e 1984 inédito.
estou lendo "Os Irmaos karamazov" .....................junto com ele já li uns 5 outros pequenos..................assisti a algumas aulas online sobre a obra. Muito bom! Também ouço em audiolivro....quando tô com ânimo renovado, uso o celular como dicionário!
Obrigado e parabéns pelo excelente trabalho e vídeo. Seria interessante um vídeo sobre estilo de leitura rápida e lenta.
No momento estou terminando Os Miserável, faltam menos de 200 páginas ! 😍📚😍
Melhor canal do YT! Carisma, conteúdo, objetividade e excelente edição de vídeo.
Sobre livros grandões faz tempo que não pego (livros c/ mais de 500 páginas). Estou numa fase de muito estudo e dedicação a outras questões obrigatórias da vida, então meu tempo p/ leitura recreativa é muito curto. Prefiro, nessa fase, pegar livros menores.
(OBS: Exceção são as HQs, atualmente estou lendo uma
ENORME: "recado a adolf" do Tezuka. Mas a leitura de gibis costuma ser mais dinâmica). Quando minha rotina estiver mais estabilizada e eu estiver com tempo, tenho vontade de ler os gigantescos: "crime e castigo" e "graça infinita".
Estou lendo Defeito de cor. É espetacular. Li bastante e dei uma parada pra fazer umas leituras teóricas obrigatórias. Mas estou louca pra mergulhar nele outra vez. É um livro envolvente. Maravilhoso.
Quando era adolescente, li o Conde de Monte Cristo... durou quase 1 ano mas foi a melhor leitura da minha vida ❤
Adorei as dicas! Como sempre o canal está arrasando!
O que eu costumo fazer para ler livros enormes sem perder o interesse é bem simples:
Eu leio páginas numeradas por dia. Exemplo: Frank Herbert - Duna - 20 páginas por dia.
Vale dizer que eu amei esse livro e estou em busca de ler os demais da vertente. 💜
Olá Livia! Descobri o seu canal e tenho assistido os vídeos novos e antigos pouco a pouco. Parabéns pelo ótimo trabalho!
Em todas as dicas que destes, vi as estratégias que naturalmente acabei adotando: A leitura pela manhã, adotei ideia da estratégia do “milagre da manhã” (não li o livro, ainda, mas escutei o resumo em podcast), com um ritual (passo o café, preparo a mesa e leio ao menos 20 páginas ou um capítulo dependendo do tipo de leitura e divisão do livro); Dormir e acordar com rotina: essa aprendi com o pessoal do podcast “Naruhodo”. O Altair é pesquisador e sua área principal é o estudo do sono. Em muitos episódios desse podcast de divulgação científica, ele traz o tema da higiene do sono e ensina a importância de termos hora para dormir, antes do que ter hora para acordar, e como nossa qualidade de vida, níveis de atenção e concentração e saúde em geral são beneficiados; Os formatos diferentes são uma benção moderna. Hoje para ler um livro físico, ou eu o ganho como presente ou empresto de amigos. No mais, leio sempre no tablet e celular (se estou em uma espera no médico ou no uber, por exemplo). O áudio livro foi complicado mas achei a forma de utilizar, ouvindo histórias de aventura como os livros de Arthur Conan Doyle. Hoje já consigo me concentrar o suficiente para encarar livros de filosofia, história e negócios.
Meu calhamaço de estimação atual é o livro “Contos”, de Edgar Allan Poe que, dependendo do aparelho que estou lendo e tamanho de fonte traz entre 1.100 a 2.000 páginas. Como são contos, acabo lendo um por vez sem pressa e sem medo de me perder. Termino ele e parto para outro, enquanto vou lendo e escutando livros menores.
Mais uma vez parabéns pelo ótimo trabalho!!
Coloquei com metas de 2021 ler alguns calhamaços clássicos ("O Conde de Monte Cristo", "Os Miseráveis", "E O Vento Levou" e mais alguns que citei no vídeo do canal... a pilha ficou grande e audaciosa, mas sem pressão). Eu sigo quase todas essas dicas e amei conhecer outras. Vídeo maravilhoso! Gosto de usar cadernos de leituras e o Notion para fazer essas anotações. Também calculo a quantidade de páginas por dia. Lendo em média umas 25 páginas por dia dá para terminar alguns calhamaços em uns dois meses. Quando a gente coloca no papel, isso fica mais realista e a gente foca mais, né? MARAVILHOSA!!!
Li ...E o vento levou em uma semana, não conseguia mais parar. Foi como
" maratonar" uma série. Já conhecia a história pelo filme, mas a obra escrita é muito melhor, sempre.
Vídeo maravilhoso. Fiquei matutando sobre os áudio-livros e pensei se a facilidade de uns em relação a eles não seria uma decorrência de algumas pessoas serem mais auditivas do que as outras que, como eu, são visuais.
Ler um livro também é uma imersão, uma viagem muito particular no universo da obra... para ser intensa, melhor uma de cada vez.
Oba leitura coletiva na Antofagica.
Dicas boas. Este ano decidi a leitura de guerra e paz, já era tempo, pois adiava pegar os volumes a cada ano. Venci, que obra notável tenho o prazer de ler!
Falta 1/3 de A montanha mágica e quero ler Os miseráveis. As dicas q vc deu são MUITO reais!!! Colocar metas possíveis, ter rotina e não se delongar muito na leitura funciona muito.
Meu método é: 50 páginas por dia (25 de manhã, 25 à noite, fica levinho de ler). Duas vezes por semana, maratonada de 100 a 200 páginas. Nesse método, um livro de mil páginas é completado em menos de duas semanas. Só ajustar o método pra também não ficar muito "mecânico" (ou então vira obrigação e não prazer). Não fazer tão estrito, mas tentar ir mantendo. As 25 páginas, por exemplo, dá pra ler tranquilo em uns 40 minutos, fica de boa. Se quiser, pode fazer um ritmo um pouco menor, aí você vai completar em aproximadamente um mês, o que também é uma boa (menos que aquela sua série preferida). Valeu pelo vídeo, ótimas dicas!
Mais alguém aqui fica "bobinho" vendo essa mulher falar? Antofagica, eu te amo!
Parabéns Lívia!!!
Dicas inteligentes e totalmente realizáveis.
ansioso já pros calhamaços da Antofágica ❤
Esse mundo paralelo me salva do mundo "real". Por mais calhamaços em nossas vidas! 📚📚🙏
Ano passado li Os Miseráveis, foram as melhores 1500 páginas da vida!!!!
Muito boas as dicas para ler calhamaços. Tenho um certo fetiche por livros grandes mas que não é acompanhado pela devida disposição para lê-los. A orientações do vídeo foram muito úteis e estimulantes. Muito obrigado.
Depois que comecei a ler pela manhã, enquanto tomo meu café, as leituras passaram a render muito mais. Estou com O Vermelho e o Negro na minha estante desde 2016 e quero ver se encaro esse ano.
Ótimas dicas, especialmente a última. Para encarar um livro de mais fôlego (dependendo claro do tempo que a pessoa for levar), é sempre bom se preparar lendo contos e gibis, antes de passar uns bons dias imerso num único livro
Eu amo livros grandes, porque os encaro como uma jornada.. E leio aos poucos, também leio as vezes dois, até três livros, só que pra fazer isso eu tenho que estar na metade de um, ou já terminando outro. ❤️
Quero ler um livro chamado DSM, de Psicologia, científico. Ele tem quase mil páginas. Mas livros científicos são muito mais demorados, pois precisa-se estudar eles. Mas tenho esperança que vou conseguir, hahaha. E, por fim, adoro os seus vídeos!! Parabéns pelo conteúdo que você nos traz! 😍😍❤
meu primeiro calhamaço foi numa leitra coletiva (David Copperfield), e eu super recomendo. Tanto a leitura coletiva, pq conversar e debater com outras pessoas ajuda muito, e o livro, que é muuuuito bom
Ansioso para iniciar a leitura de O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas; apesar de ser gigante, é muito elogiado por diversos leitores!
Amo calhamaços!!! 😍 Pra mim quanto maior um (bom) livro, melhor!!! Amei "Os Miseráveis" e quero ler de novo! 🥰
Ótimas dicas! O meu problema é a concentração. Tenho que ficar alerta para umas "puladas de cerca" da minha atenção.
Esse canal é muito top. Amo o formato dos videos e a dinamica. Gostei das dicas, eu sigo algumas delas mas gostaria de ter amigos pra fazer leitura coletiva e clube do livro pessoalmente
Li os miseráveis ano passado e foi MARAVILHOSO, esse ano quero me aventurar em Guerra e Paz do Tolstói mas ainda estou criando coragem...
Estou lendo a biografia da Clarice... Um livro grande e riquíssimo. ♥️
As vezes dá um pouco de agonia ver aquele calhamaço te esperando... Mas se o livro for bom/ ótimo então, vale super a pena!!!!!. Adoro a Antofagica ♥️♥️
Parabéns pelo vídeo, Lívia! Queria sugerir um vídeo sobre séries literárias como heptalogias, como Harry Potter, Em Busca do Tempo Perdido, O Tempo e o Vento e A Torre Negra.
Amo os calhamaços do Dickens, é realmente um passaporte para outra realidade.
Procurando dicas de leituras para iniciantes que quer correr atrás do tempo perdido nesse ambiente me deparei com vários canais com dicas e mais dicas que prometeram revolucionar até encontrar seu canal que estou gostando muito pois você dá dicas para leitura alcançáveis. Muito obrigado por disponibilizar um pouco de seu tempo para ajudar outros a sair da escuridão.
Ficamos felizes em saber que o nosso canal está te ajudando, Antonio! Abraços!
Eu tenho costume de ler dois ou três livros ao mesmo tempo e pra mim é tranquilo. Faço isso de variar os gêneros, tamanhos e formato (físico e digital). De calhamaço esse ano quero encarar “A montanha mágica”. Bora vê... grata pelas dicas ✨🌻
Olá! Adorei a ideia de ler coletivamente. Tomara que vocês façam.
Legal as dicas, porém acho mais tranquilo ler a tarde e a noite antes de dormir, a casa tá silenciosa... Eu li "Deuses Americanos" quase Janeiro todo, agora no finalzinho, resolvi dar um tempo aos calhamaços, peguei as HQ e tô amando essa pausa pra recuperar o fôlego antes de começar outro livro grande... Eu ainda estou escolhendo está leitura...mas por enquanto vou apreciar os quadrinhos... ♥️♥️♥️
Eu estou me debatendo com a Ilíada desde do ano passado...rs
excelente a ideia de fazer a leitura em conjunto, atualmente tenho um clube do livro com amigos e me ajuda muito a manter o ritmo de leitura...
Sim, li " Os Pilares da Terra"... parecia interminável, " Under the Dome", " Killing fobrydelsen" também. Gostei, Constância total.
Eu sempre faço esse cronograma de leitura para livros muito grandes, é uma grande ajuda! Também acho legal participar de leituras coletivas.
Amo esse canal e suas parcerias. Sempre aprendo algo. Por isso é uma das poucas inscrições que venho correndo assistir quando upa algo.
Eu funciono muito melhor encarando os calhamaços durante as férias. Mas se for cheio de capítulos dá pra ler melhor durante as aulas - tenho toc com pausar a leitura antes de acabar o capítulo. E eu sempre tô lendo um paralelo, no mesmo esquema sugerido, alternando gêneros. Na faculdade eu leio muito, então acaba que pra descansar eu preciso de um romance (estou mastigando O Ateneu; como ainda não tenho money pra edição lindíssima da Antofágica, estou apanhando um pouco com uma Edições de Ouro que meu pai comprou num sebo quando tinha minha idade. Acaba que o calhamaço é o Houaiss). Mas algo que sempre funciona pra mim é ler uma coletânea de crônicas e/ou contos. Tentar poesia também é uma boa - outra leitura de férias pra mim, que exige uma boa pitada de reflexão e internalização mais ruminante.
O próximo calhamaço eu ainda não sei, mas tenho alguns na fila antes, para dar aquela aquecida. Achei um Zodíaco (Graysmith) por cincão e já tá na minha cabeceira hihi
De qualquer forma, a principal lição de vida (valeu, Livia :3 ) é a leitura diária, por menor que seja, mas constante.
Ótimo vídeo!! Constância é tudo! O último grandalhão que eu li foi o “Brasil: uma biografia” da Lilia Schwartz e Heloisa Starling, recomendo bastante 😉
Em geral não tenho medo do tamanho dos livros. O último que eu encarei foi um volume da Coleção História da América Latina, volume 1780 - 1850 coordenado pelo Leslie Bethel. Li enquanto assistia 2 séries lindas colombianas disponíveis na Netflix: Bolívar e Catalina de las Índias. Li a primeira parte do livro, umas 500 páginas. Foi mágico! Devo confessar que uma inspiração extra (as séries) ajudaram no fôlego!
Leitura coletiva, “ tô dentro”, já faço leitura com a Isa do canal Ler Antes de Morrer, adoro essas leituras que me “ impõe “ disciplina . Ansiosa pra começar!
Eu amooo ler calhamaços!! Obrigada pelas dicas!!
A MELHOR DICA EU DOU ( SENTE E LEIA).
Sou apaixonada pela editora e pelo canal 🥰🥰
Leio um calhamaço, planejando meta diária com no máximo 20 páginas, intercalando outras obras menores e de gêneros diferentes. Esse mês li Duna, Macbeth, Sidarta e O velho e o Mar com muita tranquilidade.
Que ideia interessante,colega!
Faço o mesmo. Li 4 livros esse mês, O retrato de dorian Gray, O velho e o mar, me chame pelo seu nome e Sociedade do cansaço dessa maneira, agora coloquei o calhamaço GRANDE SERTÕES VEREDAS, planejei lê-lo em 2 meses lendo 10 páginas por dia.
Queremos o "Dom Quixote" pela Antofágica! E já poderia abrir as leituras coletivas...
Minha regra de leitura é ler 50 páginas por dia ou ler durante 2 horas. Diariamente eu controlo os dois. Coloco o cronômetro do celular pra contar o tempo e começo a ler, se eu tiver lido 50 páginas antes de duas horas, eu acabo por aí mesmo e continuo no dia seguinte. É claro que eu pauso o cronômetro na hora de ir ao banheiro ou tomar café, realmente só conto o tempo do qual estou lendo.
Tive a ideia de ler às 50 páginas em 2019 quando tava lendo Anna Karenina. Me inspirei na leitura das Crônicas de Gelo e Fogo do qual eu lia 4 capítulos por dia e percebia que era basicamente 50 páginas e resolvi fazer o mesmo com Anna Karenina
Consegui ler Anna Kariênina bem rápido, lendo no físico e o e-book para descansar os braços...
Agora estou terminando Duna, na LC do canal Ler Antes de Morrer.
Adorei as dicas!!! Aqui preferência pelo físico, mas tenho mais facilidade para ler a noite (pelos mesmo motivos que vc lê de manhã) então o digital é perfeito, pela iluminação e peso reduzido. Não tenho experiência de áudio book, fiquei curiosa. Meta de livros flexível me ajuda a não querer começar muitos livros juntos e um pouquinho a cada dia é a “regra de ouro” pra mim, assim não perde o ritmo. Calhamaço do momento Crônicas de Nárnia.
em 2018, inventei de ler americanah (chimamanda) logo depois de ler hibisco roxo. como eu não tinha o hábito da leitura, me lasquei. nossa! muito denso. voltei duas casinhas e li livros mais "fáceis". em 2019, consegui ler americanah com mais facilidade. fluiu que foi uma beleza! é aquela coisa: n dá pra forçar.
Meu primeiro calhamaço foi It do Stephen King. Nossa, quando eu o concluí eu me senti uma pessoa melhor! Amei e valeu a pena passar mais tempo lendo um livro, pois ele me agradou bastante!
Adorei a ideia da leitura conjunta.
Esse canal tem dicas maravilhosas para nós, apaixonados por um bom livro. Obrigado pelo conteúdo!
Nós que agradecemos!
Minha relação com os gigantes, bem amoooo. Terminei recentemente Os Miseráveis. Agora estou lendo um pequena de outro gênero mas logo mais voltarei aos calhamaços heheehhee
Agora estou encarando It: A Coisa. Está sendo muito bom.
Adorei as suas dicas.
Belas dicas!!
Muito úteis!!
Menos volume
Regularidade sempre.
Obrigado!
Super apoio a ideia de leitura coletiva❤️
Li Os Miseráveis entre dezembro do ano passado e janeiro desse ano, nas férias. Foi um desafio e tanto, mas valeu super a pena!
Eu to aqui com o IT do Stephen King, e nunca me bate a coragem de encarar ele. 1000 páginas é coisa demais! Mas um dia eu vou conseguir! =D
Confesso que só consegui ler o "Grande sertão: veredas" depois do incentivo da Isa. Não li coletivamente, mas consegui me programar e terminar essa leitura tão ESSENCIAL. ♥️
Também tô encarando o Grande Sertão e tô numa relação de amor e ódio. Às vezes adoro a linguagem complicada dele, às vezes tenho vontade de xingar a mãe dele. Pra que complicar tanto, Meu Deus? Mas tô gostando, mesmo assim (leitura obrigatória, né, tem que ler e pronto... classico absoluto).
Eu amoooo Calhamaços!
Entaaao, a montanha mágica vai ser uma jornada e tanto eu sei
Tô cheia de expectativas mas com um medinho 😅
Que legal o vídeo!
Você indicou dois canais que acompanho!!
Amo Mel Ferraz e Isabela Lubrano!
Preciso de mais livros da Antofágica em e-book, please!!!!!!!!!
Adorei as dicas!
Me identifiquei muito com criar um ritual para leitura!
Gosto de ler pela manhã pegando sol em casa.
Estou lendo Moby Dick!
Sempre faço cronogramas para ler calhamaços. Por exemplo, para ler Moby Dick fiz um cronograma de ler 10 páginas por dia. Em 60 dias concluí. Foi a melhor coisa que fiz, pois mantive o ritmo de leitura sem deixar de ler outros livros.
Nossa, muito bomm, já li calhamaços, mais boas dicas nunca são demais né kkk, espero aplica-las em breve no livro Drácula ( publicado por vcs aí da Antofágica) .
Ah, vai rolar! 🤞 E depois queremos saber todos os detalhes da experiência
@ pode deixar kkk😍😍
Os 50 graus de sensação térmica do RJ não tem me deixado ler. Impossível me concentrar.
Eu estou num desata e reata com Dom Quixote desde agosto do ano passado, leio três capítulos por dia uns três dias seguidos e depois fico dias ou semanas sem ler. Minha última tática foi a de ler com o reforço do audiolivro e até que estava funcionando, acho que eu estava mesmo é precisando desse puxão de orelha: constância é mais importante que quantidade. Agora vou tentar ler 1 capítulo todo dia.
Os vídeos desse canal são uma delícia!
💖💖💖
Bem que que a gente podia fazer leitura coletiva de 1984, nessa edição que vai sair agora! 🥺
Siiim, ia ser incrível
É uma boa ideia!
Boa ideia em
1984 eu li quando eu era garoto, e pqp, meu queixo foi pro chão, fiquei chocado com tudo aquilo. Orwell é foda.
@@gabrielmoreno9455 imagina uma releitura, com uma LC! Ia sair incrível!
Um amigo meu sugeriu a leitura da "Bíblia Sagrada", mas eu achei que iria demorar. Com estas dicas agora ficou mais tranquilo. Muitos escritores dizem que as escrituras sagradas são fontes de ótimas narrativas, uma aula para quem gosta de escrever, além de filosofia pura. João Ubaldo Ribeiro, Moacyr Scliar e Lucio Cardoso eram grandes estudiosos da "Bíblia".
Lendo 4 capítulos por dia vc termina em 1 ano.
Ótimas dicas! Também gosto de ler de manhã. Adorei a ideia da leitura coletiva, estou no Ler Antes de Morrer da Isa, adoro vocês duas. Já li alguns "livros grandes" como David Copperfield, Irmãos Karamazov e Anna Karienina. Li Anna Karienina super rápido, pois estava tão envolvida com a história, idem para David, meu queridinho. Já Irmão Karamazov, foi uma leitura lenta e difícil, mas cheguei ao fim depois de um longo tempo😂. Estou me preparando pra ler O CONDE DE MONTE CRISTO E GUERRA E PAZ. Minha experiência com áudio livro foi frustrante, simplesmente não me concentro, e com e-books idem. Adoro cheiro de livro físico, passar as páginas ,marcar trechos.Sou das antigas. 😘😘
Boa tarde a todos do canal Antofagica e para Lívia Piccolo. Minha relação com os livros imensos tem um ritual, assim como você bem aconselhou. Sempre leio em um horário em que nada me interrompe, sempre com uma caneca de café, determino um capítulo ou dois por dia, dependendo do calhamaço, já que existem calhamaços de diversos tamanhos e também tenho por costume, colocar o marcador de páginas, até o fim do capítulo e leio até o encontro dele. Também me permito, uma pausa de 10 minutos para descanso e reflexão a respeito do livro. Também consigo ler mais de um livro ao mesmo tempo, mas nunca mais de um calhamaço. Isso pode provocar desânimo e termina por passar o tempo e eu não li nada. " A Pedra do Reino " de Ariano Suassuna, será o próximos grandalhão que pretendo encarar. Beijos e abraços hoje e sempre para todos do canal Antofagica e para Lívia Piccolo e para Lívia Piccolo. 😘😘😘😘😘