Frase chave dita no vídeo: "O que importa na leitura é a jornada e não o resultado". Perfeitamente assim que é. Parabéns pelo apoio aos novos leitores Antofágica! 👏🏻👏🏻
@@guito3233 Sabe, Guido, tem muito do próprio autor nesse livro. O desencanto com os primeiros anos da Republica. Policarpo não se encaixa nesse cenário hostil e novo que o pais vivia. Ele começa o livro como um sonhador ou idealizador e termina encarando a triste realidade nua e crua. É um processo de desencanto.
Aqui enfrentando "os sertões" do Euclides. Nunca imaginei que fosse tão forte e impactante. Volta e meia abro o google Earth para navegar em Canudos. Sem mais palavras, já que ele usou todas.
Eu leio livros em inglês e confesso que no início eu ficava bem triste vendo a quantidade de palavras e expressões que eu não sabia o significado, mas quando comecei a observar a quantidade de palavras e expressões que eu não conhecia em português percebi que isso sempre irá ocorrer. O caminho é ir melhorando aos poucos, com paciência e dedicação. Atualmente leio bem melhor nos dois idiomas graças aos bons anos de leitura constante. 1% better every day.
Li ontem O Velho e o Mar e realmente me surpreendi pela simplicidade da narrativa e ao mesmo tempo tão profunda. E comecei já em seguida o primeiro lançamento da Antofágica, A Metamorfose e estou adorando, bem diferente do que eu havia imaginado
@@LiviaPiccolo simplesmente genial! Adorei (e sofri) acompanhar o pobre Gregor Samsa! Quero ler tudo do Kafka, Na Colônia Penal já está engatilhado aqui!
Eu recomendo se preparar psicologicamente para O Processo. É muito pesado e não sei dizer por que. Meu próximo do Kafka é O Castelo, mas a fila de leitura tem andado por outros caminhos ahaha.
Adoro ler clássicos, li toda obra de Machado de Assis, maior escritor brasileiro, graças a escola.Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles. E os estrangeiros : Dostoiévski, Tolstoi, Gabriel García Márquez, George Orwell, Charles Dickens, Virgínia Woolf , Jane Austen, Kafka, Emily Bronté, e Sheakspeare.
Policarpo Quaresma! Que livro interessante, que mexe com a nossa consciência! Já o li há muito tempo, mas tenho até hoje gravada na minha memória a carta que ele escreveu para sua irmã Adelaide, no final do livro. É indescritível a emoção que essa carta me despertou! ❣❣ Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto. Vale super à pena lê-lo!
Sempre tive medo dos clássicos, principalmente a literatura brasileira, mas agora mais madura, estou começando me aventurar. Li crime e castigo de Dostoiévsk, o velho e o mar, Dom Casmurro e agora vou iniciar 1984. Parabéns pelo canal. Estou amando.
Mas é longo demais... Noutro dia eu e estava com meus pais (anos atrás) e pedi a eles os livros do 'Game of Thrones', eles achavam que não seria tão longo até verem a coleção
@@lex.alexandre as crônicas de gelo e fogo tem 5 livros e o autor nem lançou os 2 finais, ainda. Eu como amante de as crônicas de gelo e fogo te digo que os livros até parecem que são curtos de tão bons.
Os livros que mais gosto de rasurar, são os de Carl Sagan. Quase todas as entradas, depois de +20 anos de seu falecimento, tem "atualizações" ou ideias que ele gostaria de saber
Não sei se é um clássico,mas adorei ''O MUNDO DE SOFIA''.Foi uma das minhas primeiras leituras.Fiquei encantado com a personagem e suas aventuras filosóficas.
9:27 Não sou de adivinhar o futuro mas acho q tive uma impressão do próximo livro da editora kkkk Obg pelas sugestões, me deu vontade de encarar os três autores q tinha bastante medo Machado de Assis Clarisse Lispector e José de Alencar.
Comecei a ler as indicações de vocês, "A morte de Ivan Ilitch, e A Metamorfose de Kafka". Continuem produzindo ótimos livros e continuarão tendo muitos seguidores. Obrigado
Caramba que apresentadora simpática!!! Pensei que ela seria meio plástica ou forçada, mas nada disso. Ela consegue perfeitamente balancear suas emoções
Parabéns pelo vídeo! Suas palavras são claras e objetivas, exatamente como deve ser o ato de comunicar-se. Além disso, amei suas dicas e vou segui-las. Muito obrigado!
Tive experiência ruim quando estudante, e estou tentando pegar o hábito. Desde então li Memórias Póstumas, Dom Casmurro, O Cortiço, Agosto, O velho e o mar.
Pura sincronicidade. Os clássicos sempre me encantaram, mas há muito não lia, era um projeto pro futuro... pra quando tivesse tempo, na velhice talvez... Veio a pandemia e, junto com ela, o tempo. 😊 Agarrei-me a Grande Sertão: Veredas, foi a salvação! Agora falta método pra seguir, encontrei o Antofágica. 💖 Adoro os russos.
Nossa! muito, muito, muito obrigado! Há poucos meses me interessei pela leitura dos clássicos, mas morria de medo! depois que tomei coragem, faltou saber por onde começar e como seguir! Este vídeo hoje caiu perfeitamente à minha necessidade no momento, assim como os livros da Antofágica que estou conhecendo os clássicos por ela. Muito obrigado e parabéns!
Eu não tinha tanto problema para ler clássicos não. O meu critério era ou eu gostava ou não gostava. Por exemplo, eu não gostei de Iracema, de José de Alencar, mas gostei de A hora da estrela, da Clarice. Essas dicas são ótimas! O conde Drácula tem algo a ver com a dor no seu pescoço, Lívia?🧛
Eu adoro os clássicos e nunca tive receio de lê-los. Mesmo na adolescência eu lia Machado de Assis, José de Alencar, Graciliano Ramos, etc. Desconfio que um ou outro clássico que eu tive dificuldade, como O Vermelho e o Preto de Stendhal, tenha sido por causa da tradução. Adoro os vídeos da Antofágica!! Muito grata!!
O primeiro livro que peguei para ler por conta própria foi Dom Casmurro, do Machado de Assis. A edição, em questão de praticidade, era horrível: não tinha notas nenhuma, sem introdução à obra, o máximo que tinha era poucos dados biográficos do autor e mais nada. Ainda sim, o li e criei um afeto tremendo, tanto pelo autor como pelo livro. As folhas amareladas e o visível desgaste deste, não tiraram o amor que tenho por ele, do contrário, o caracterizou: velho, guardo com mais zelo e o trato como único. A escrita do Machado a princípio me assustou, mas ele valoriza tanto a estética gramatical e as suas sutilezas ao descrever o comportamento humano é tamanha, que não demorou muito para que me apaixonasse por ele. Terminei o livro e me pus ao ler mais duas vezes, acumuladas três leituras, ainda hoje não sei se Capitu traiu Bentinho -- e na verdade eu pouco ligo se o adultério ocorreu ou não, o fato é: Machado me apresentou o belo através da literatura. Há pessoas que vivenciaram coisas comuns a nós e para nossa sorte, puseram isso em letras. E isso não tem preço. Amo esse homem
Estava achando a internet sem graça... até por não saber como procurar coisas interessantes e no meio das abobrinhas e dos fakes e das fofocas me veio seu vídeo como um oásis... meu esposo e minha irmã amam literatura... tem muitos livros por aqui e eu particularmente amo plantas e estou adorando ver seu jardim e ouvir vc falando com a gente... OBRIGADO!!
Intrigante... Sabe, eu sempre pensei diferente, se vou ler, que seja um clássico. A vida, o tempo cotidiano, são curtos demais. Reluto é em ler livros mais novos. É como se eu estivesse perdendo tempo. Até leio livros mais contemporâneos, mas raramente. Hoje, o videogame que gosto tanto, os filmes, os seriados, confesso, roubaram meu tempo para leitura. Excelente vídeo. Dicas preciosas. Obrigado! Abraço!!! * meus clássicos preferidos: Crime e Castigo e Noite na Taverna.
Eu li muito na minha adolescência, Literatura Brasileira, tidos clássicos. Depois na faculdade só lemos os clássicos que embasam as leituras básicas do curso. Trabalhando, você lê livros ou textos que se baseaiam em clássicos. Eu tenho dificuldade de ler os não clássicos, livros que ocupam as listas dos top! Tentei ler não consigo. Quando tinha 18 anos li Não verás pais nenhum, do Loyola. Os outros autores brasileiros como Rubem Fonseca são ótimos. Tem um livro que faz parte de um projeto sobre os 7 pecados capitais. Eu só tive acesso ao da Inveja, o autor acho que é o Zuenir Ventura. Maravilhoso. Eu realmente estou devendo pra mim mesma, leitura por deleite. Leio muito sobre aquilo que preciso, leitura obrigatoria mesmo. Outro livro maravilhoso que recomendo é Morro dos Ventos Uivantes. Eu estava na antiga 7 série, em 1988. Depois, na faculdade que pude ver a 2 versão cinematografica pelo canal da TV Cultura. Independente do gosto, como fala a moça desse canal, leitura tem que começar. Outro fato para aumentar mais ainda minha preferencia por bons livros foi o fato de trabalhar como estagiaria por dois anos em uma biblioteca em Bauru. Eu lia 3 de uma vez. Tem pessoas que assistem ou acompanham novelas ou séries, eu lia livros, alem dos textos da faculdade. Eu li o Chango de .... Escrito pelo Jo Soares em 3 noites, porque eu anos antes, havia lido toda a biblioteca da minha professora de LP. Tinha muito suspense, literatura inglesa, com os famosos detetives. Ler o livro do Jo foi como reviver os livros de Agatha Christie e de outros autores, como o proprio Allan Poe. Parabéns ao canal. Espero que mais pessoas leiam. Memórias de Sargento de Milícias, também é muito bom. Novamente parabéns pela escolha.
Comecei a ler Tolstoi por A morte de Ivan Ilitch na edição da Antofágica, e foi sensacional! Uma história curta , mas muito rica e acessível. E a edição está maravilhosa ;)
Sempre gostei de ler os clássicos, não achava ruim quando os professores mandavam ler, o único que não gostei foi O Cortiço. Hoje estou relendo Quincas Borba e estou percebendo que amo os clássicos voltado para o realismo, ainda mais que eu amo estudar a história do Brasil e os livros do Machado trás informações muito relevantes sobre esse tema.
Eu amo clássicos!O livro que me introduziu nesse mundo foi "Anne de Green Gables ", ou melhor, "Anne de Windy Poplars " , porque li o quarto livro da saga primeiro (é uma longa história 😂😂).Depois li os livros da Jane Austen e da Frances Hodgson Burnett; de clássicos brasileiros, gosto mais de José de Alencar e Machado de Assis. Do José de Alencar comecei por Senhora ( antes de Anne de Green Gables). Lembro que gostei, mas a linguagem difícil atrapalhou demais (eu tinha só 11 anos!)!Mas hoje já li alguns clássicos brasileiros (inclusive O Guarani, meu livro preferido do autor) e a linguagem já não me incomoda ( se não entendo alguma palavra, tento entender o contexto; de todo modo, dá pra entender a história). Já peguei muitos emprestados na biblioteca da escola. Estou tomando coragem para ler Eça de Queirós e Aluísio Azevedo ( só no ano que vem, decerto). Mas esse ano comecei a ler as irmãs Brontë ( só a Charlotte e a Anne, por enquanto ; O morro dos ventos uivantes eu ainda quero adquirir mais maturidade antes de ler). Do Charles Dickens, já li Um conto de Natal ( também peguei na biblioteca) e vou ler agora David Copperfield ( estou muito empolgada pra essa leitura - só estou esperando as férias começarem, porque aí terei menos obrigações). Tem muitos ainda que quero ler, como Os miseráveis ( já li a versão adaptada, mas quero ler o original), os outros livros das irmãs Brontë, mais livros do Charles Dickens, todos os livros do Machado de Assis ( meu escritor brasileiro preferido). Espero que consiga ler todos eles! Mas irei conseguir sim, se Deus quiser!
Nossa, adorei o canal, muito muito bom mesmo. Tem uma menina muite estudiosa na minha escola, ela lê muito. Um tempo atrás ela disse para mim ler Dom Casmurro para discutirmos sobre, mas estou achando cansativo por conta de muitas palavras que não conheço. Creio que esse video vai me ajudar bastante conseguir ler melhor esse classico. Outra cuisa que me atrapalha um pouco é que acho bem disconfortavel ler no celular, mas como não tenho o livro fisico vou me esforçar para conversar mais com ela.
Nem tive aula na escola sobre os clássicos mundiais. O que eu aprendi foi por conta e muito esforço. Acredito que os professores poderiam ser mais preparados neste aspecto e trazer o tema para a atualidade (ex: Discutir sobre o papel da mulher na sociedade atual e depois pedir para ler Jane Austen por exemplo). Aprendi mais com booktubers do que na escola.
Li três clássicos na versão da Antofágica: o alienista, coração das trevas e mrs. dalloway. As notas explicativas, as traduções e os textos de apoio foram cruciais para tornar a leitura destas obras prazerosa e acessível. As ilustrações e capas são um plus que enriquece a experiência. De longe é minha editora preferida nos dias de hoje. Sou fã. Recomendo fortemente, porque de fato esses detalhes fazem diferença na hora de encarar um livro mais denso (como os que eu citei).
Esse ano comecei a ler novamente, estou lendo o livro 1984 e Razão e sensibilidade. Estou achando maravilhoso criar o hábito de leitura, e estou lendo para o meu filho tbm, todos os dias antes de dormir. Estamos lendo agora o Jardim secreto.
Estou começando a seguir Antofágica e fiquei bastante surpreendida pelo trabalho de vocês!! Livia, gosto muito de te ouvir, a forma como você se comunica é muito leve e alegre e suas dicas são muito úteis para quem deseja se diversificar na literatura! 🌸
Estarei completando a leitura de Os mais belos Contos Russos-Ed-Vecchi LTDA (anos 40 ou 50)conta da biblioteca de minha mãe-(contista ,cronista,poeta e romancista)apaixonada pela literatura “clássica”.-então ,agora estou bem interessada nos acréscimos de comentários por você @Livia Picolo-sobrenome de imigrantes italianos .Por aqui o meu PAIOCHINI CIOCCI.- Acrescento que gostei de ler Portinari .Conheci sua cidade casa e me encantei com as pinturas bem “clássicas” que ele fez para a Capela ...
Nossa! Com a dica já me veio na cabeça a capa desse livro. Como marca uma capa! Vai ser uma bela releitura (pq não me lembro de muita cousa hahaha). ❤️
Eu adorei o vídeo, prático, melhoras do torcicolor Livia, complicado...enfim...meu clássico preferido é "O Apanhador no Campo de Centeio", é maravilhoso, aliás até outras obras do J. D. Salinger são bons, 9 Histórias é muito bom contos pra pensar e refletir...♥️♥️♥️, ainda na leitura de Sol da Meia-Noite, em breve acho que vai ser um clássico, Drácula de Bram Stoker...🦇🦇🦇
Convenhamos que os exemplos de clássicos pra começar, no meu entender, e deixo claro, que é também na minha opinião, não lá tão "clássicos". A maioria ali nem entrou em domínio público. As linguagens ali não se alteraram muito. Considero que as escolhas de tradução da Antofágica são muito fluidas, mesmo considerando livros clássicos. Eu cheguei a trocar minha edição de Metamorfose e Ms. Dalloway, soh porque me agradei mais com a fluidez. Me parece um cuidado fino da editora. Acho que uma das dicas que melhor resume as dadas por essa querida apresentadora é "o que importa é a jornada". Eu sou muito lento na leitura e isso nunca foi o que me atrapalha. Pq eu busco informação, videos, notas, eu me divirto com cada livro. A única dica que não consigo seguir é "risque os livros". E eu tenho consciência q isso é uma terapia ótima pra se entregar a leitura, mas ainda não consigo hehehe mas eu vou tentar começar a escrever em post-it, porque eu escrevo nas notas do celular.
Tb não gosto de notas no final, prefiro na página. O fato de ir conferir no final do livro me distrai. Sou ansiosa e minha atenção costuma ser quebrada muito fácil.
Adoro o astral dessa mulher, sua inteligência e o jeito que eles gravam os videos. Sempre num lugar lindo, simples e aconchegante. Eu nao sei se é sempre assim, mas todos os vídeos que eu vejo está sempre sol, e eu adoro ver essa luz. Me traz uma sensação tão boa. Mais uma inscrita ❤
O importante na leitura não é a pressa é sim refletir sobre o que leu
Maravilhoso comentário! ❤
@@treinadordeluca obrigada
🌻sou muito vagarosa, vou e volto, não consigo ler com pressa, não participo de leitura coletiva, não conseguiria acompanhar.
E nisso que tenho um pouquinho dificuldade
Tinha muito medo de ler Kafka, foi com a edição de vocês de "A Metamorfose" que criei coragem e sinceramente, amei!
Frase chave dita no vídeo:
"O que importa na leitura é a jornada e não o resultado". Perfeitamente assim que é. Parabéns pelo apoio aos novos leitores Antofágica! 👏🏻👏🏻
Obrigada pelo carinho Renan!
O Triste fim de Policarpo Quaresma chegando ae!
Não curti tanto o final, achei que ele acabou de repente; meio do nada. Me deu essa impressão
já ia perguntar se era esse livro, tmbm kk qndo falou de tupi guarani kk
@@guito3233 Sabe, Guido, tem muito do próprio autor nesse livro. O desencanto com os primeiros anos da Republica. Policarpo não se encaixa nesse cenário hostil e novo que o pais vivia. Ele começa o livro como um sonhador ou idealizador e termina encarando a triste realidade nua e crua. É um processo de desencanto.
Valeu mesmo! Já li alguns clássicos e outros me aguardam ali na estante.
amo demais, é meu clássico preferido até agora.
Aqui enfrentando "os sertões" do Euclides. Nunca imaginei que fosse tão forte e impactante. Volta e meia abro o google Earth para navegar em Canudos. Sem mais palavras, já que ele usou todas.
Tudo que eu quero é O Morro dos Ventos uivantes pela Antofágica!
Edit: Aaaaaah a Antofágica me deu um coraçãozinho! "Tão deixando a gente sonhar" 😭
Eu leio livros em inglês e confesso que no início eu ficava bem triste vendo a quantidade de palavras e expressões que eu não sabia o significado, mas quando comecei a observar a quantidade de palavras e expressões que eu não conhecia em português percebi que isso sempre irá ocorrer. O caminho é ir melhorando aos poucos, com paciência e dedicação. Atualmente leio bem melhor nos dois idiomas graças aos bons anos de leitura constante. 1% better every day.
Por enquanto, o clássico de mais complexa escrita que li foi "O ateneu" kkkkkkkk cada frase era um parto pra entender
Até hoje não consegui ler esse livro completo 😂 (e olha que ele é bem curto)
Li ontem O Velho e o Mar e realmente me surpreendi pela simplicidade da narrativa e ao mesmo tempo tão profunda. E comecei já em seguida o primeiro lançamento da Antofágica, A Metamorfose e estou adorando, bem diferente do que eu havia imaginado
Ah, que legal Gustavo! Conta depois o que achou da Metamorfose
@@LiviaPiccolo simplesmente genial! Adorei (e sofri) acompanhar o pobre Gregor Samsa! Quero ler tudo do Kafka, Na Colônia Penal já está engatilhado aqui!
Eu recomendo se preparar psicologicamente para O Processo. É muito pesado e não sei dizer por que. Meu próximo do Kafka é O Castelo, mas a fila de leitura tem andado por outros caminhos ahaha.
Já li A metamorfose duas vezes, e cada leitura foi uma nova experiência e descoberta.
Taí uma excelente dica... mamãe não lê mais (problemas de visão) então busco os filmes pra ela.
Adoro ler clássicos, li toda obra de Machado de Assis, maior escritor brasileiro, graças a escola.Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles. E os estrangeiros : Dostoiévski, Tolstoi, Gabriel García Márquez, George Orwell, Charles Dickens, Virgínia Woolf , Jane Austen, Kafka, Emily Bronté, e Sheakspeare.
que maravilha!
Primorosos(as)! ^^
Policarpo Quaresma!
Que livro interessante, que mexe com a nossa consciência!
Já o li há muito tempo, mas tenho até hoje gravada na minha memória a carta que ele escreveu para sua irmã Adelaide, no final do livro.
É indescritível a emoção que essa carta me despertou! ❣❣
Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto. Vale super à pena lê-lo!
Sempre tive medo dos clássicos, principalmente a literatura brasileira, mas agora mais madura, estou começando me aventurar. Li crime e castigo de Dostoiévsk, o velho e o mar, Dom Casmurro e agora vou iniciar 1984.
Parabéns pelo canal. Estou amando.
Ótimas escolhas! Desses, só não li O velho e o mar, mas, está na minha lista. hehe
Gente “O hobbit” é um ótimo livro, mas o senhor dos anéis trilogia do mesmo mundo é maravilhoso (melhor livro que já lê)
Mas é longo demais...
Noutro dia eu e estava com meus pais (anos atrás) e pedi a eles os livros do 'Game of Thrones', eles achavam que não seria tão longo até verem a coleção
@@lex.alexandre as crônicas de gelo e fogo tem 5 livros e o autor nem lançou os 2 finais, ainda. Eu como amante de as crônicas de gelo e fogo te digo que os livros até parecem que são curtos de tão bons.
@@lex.alexandre mas é ótimo!!!
Trilogia do meu coração
O Silmarillion também é lindo! Recomendo se vc gosta desses
Jane Austen é ótimo pra começar nos clássicos de romance 💓
1min e 30seg eu já tinha dado like pela didática maravilhosa da apresentadora. Que dicas maravilhosaas! Obrigado.
realmente riscar o livro ajuda muito! a sensação é de um maior diálogo com o autor e não de uma receptividade passiva :) ajuda muito a estudar tbm
Lima Barreto chegando na Antofágica. Amo!
Meus clássicos favoritos: Memórias póstumas de Brás Cubas e Capitães da areia
Feliz em ver Graciliano Ramos e Jorge Amado nessa lista 😍
Queria tanto uma versão da Antofágica de O Cortiço
Uma boa ideia mesmo!
Eu tô lendo ele pela editora "principis" e tá sendo bem enjoando...
Comprei a versão da pandabooks e achei sensacional. É cheio de notas e desenhos. Recomendo!
up
tô lendo há 2 meses e ainda não consegui terminar, é muito monótono
Os livros que mais gosto de rasurar, são os de Carl Sagan. Quase todas as entradas, depois de +20 anos de seu falecimento, tem "atualizações" ou ideias que ele gostaria de saber
Será que Policarpo Quaresma está chegando em Antofágica??
Será? 🤔
Será que vem aí?
Não sei se é um clássico,mas adorei ''O MUNDO DE SOFIA''.Foi uma das minhas primeiras leituras.Fiquei encantado com a personagem e suas aventuras filosóficas.
Como faz pra deixar de amar a Antofagica? Não tem como, gente! ❤📚
Ah, é pra sempre! ❤📚
Me rendi aos clássicos por causa da Antofágica, vocês são incríveis! Arrasam nas edições e no conteúdo do canal, tudo pra mim!
❤️❤️❤️
espero que esteja melhor, livia ❤️
Obrigada pelo comentário querida! Estou melhor sim ❤️
Uma boa dica também é ler pelo kindle pq se vc tem dúvidas quanto a um termo, é possível encontrar a definição só pressionando!
Mais um vídeo maravilhoso. Se me permitem, prefiro esta versão "menos dinâmica", acho que ajuda à concentração do espectador.
9:27 Não sou de adivinhar o futuro mas acho q tive uma impressão do próximo livro da editora kkkk
Obg pelas sugestões, me deu vontade de encarar os três autores q tinha bastante medo Machado de Assis Clarisse Lispector e José de Alencar.
Machado de Assis é maravilhoso, divino, real...
Desses três que você citou ainda não li nada da Clarice.
Medo de ler?
Comecei a ler as indicações de vocês, "A morte de Ivan Ilitch, e A Metamorfose de Kafka". Continuem produzindo ótimos livros e continuarão tendo muitos seguidores. Obrigado
Caramba que apresentadora simpática!!!
Pensei que ela seria meio plástica ou forçada, mas nada disso. Ela consegue perfeitamente balancear suas emoções
Adorei, como sempre, o vídeo. E feliz, pois aí vem Major Quaresma!!! Viva!!!
Um clássico é uma viagem ao tempo, com direito à alhos e bugalhos, sombrinhas e ruas diferentes. Um belo clássico como Vidas Secas marcou minha alma.
Um dos clássicos que mais gostei de ler esse ano foi "Mrs. Dalloway" da Virginia Woolf. 😊
eu também. essa edição da antofagica ficou uma beleza! livro incrível dms!
Eu tinha tentado ler antes, em outra edição, mas empaquei. Agora vou ler na edição da Antofágica.
Ahhh será que vem aí Triste Fim de Policarpo Quaresma pela Antofágica??? Ai meu coração! 💓
Bem legal Lima Barreto estar chegando!😃👏👏
Meu sonho é vocês publicarem “Um conto de duas cidades” do Dickens
Espero q já esteja 100%, Lívia. Torcicolos podem doer horrivelmente 😧
Ah, e amei as dicas!
Já estou melhor Marianne, obrigada! Que bom que vc gostou das dicas, fico feliz
Suspeito que esse patriota vai ter um triste fim
Parabéns pelo vídeo! Suas palavras são claras e objetivas, exatamente como deve ser o ato de comunicar-se. Além disso, amei suas dicas e vou segui-las. Muito obrigado!
Amo o canal da Antofagica, os vídeos ajudam muito na leitura
Tive experiência ruim quando estudante, e estou tentando pegar o hábito. Desde então li Memórias Póstumas, Dom Casmurro, O Cortiço, Agosto, O velho e o mar.
Memórias póstumas de Braz Cubas, fiquei apaixonada na primeira leitura, eu amooo
Ahhhh Policarpo! Excelente pedida
Mal posso esperar
Lívia Piccolo com mais um roteiro incrível. Admiro mto essa mulher
Obrigada Flávia! ❤️
Pura sincronicidade. Os clássicos sempre me encantaram, mas há muito não lia, era um projeto pro futuro... pra quando tivesse tempo, na velhice talvez... Veio a pandemia e, junto com ela, o tempo. 😊 Agarrei-me a Grande Sertão: Veredas, foi a salvação! Agora falta método pra seguir, encontrei o Antofágica. 💖 Adoro os russos.
Lima Barreto!!! Vou comprar com certeza
Nossa! muito, muito, muito obrigado! Há poucos meses me interessei pela leitura dos clássicos, mas morria de medo! depois que tomei coragem, faltou saber por onde começar e como seguir! Este vídeo hoje caiu perfeitamente à minha necessidade no momento, assim como os livros da Antofágica que estou conhecendo os clássicos por ela.
Muito obrigado e parabéns!
Que demais! Fico feliz em saber que ajudou!
Eu não tinha tanto problema para ler clássicos não. O meu critério era ou eu gostava ou não gostava. Por exemplo, eu não gostei de Iracema, de José de Alencar, mas gostei de A hora da estrela, da Clarice. Essas dicas são ótimas! O conde Drácula tem algo a ver com a dor no seu pescoço, Lívia?🧛
HAHAHAHAHA!!! Denise, estou dando muita risada aqui!
Onde eu estava que eu fui descobrir esse canal só agora?! Parabéns pelos vídeos!
Eu adoro os clássicos e nunca tive receio de lê-los. Mesmo na adolescência eu lia Machado de Assis, José de Alencar, Graciliano Ramos, etc. Desconfio que um ou outro clássico que eu tive dificuldade, como O Vermelho e o Preto de Stendhal, tenha sido por causa da tradução. Adoro os vídeos da Antofágica!! Muito grata!!
Tô surtada com uma edição de vocês pra Triste fim de Policarpo Quaresma! Nem consigo imaginar o quão linda vai ser!! Já quero a pré-venda! haha..
Fazia tempo que não assistia a vídeos aqui desse canal maravilhoso. Muito bom vídeo, adorei.
O primeiro livro que peguei para ler por conta própria foi Dom Casmurro, do Machado de Assis. A edição, em questão de praticidade, era horrível: não tinha notas nenhuma, sem introdução à obra, o máximo que tinha era poucos dados biográficos do autor e mais nada. Ainda sim, o li e criei um afeto tremendo, tanto pelo autor como pelo livro. As folhas amareladas e o visível desgaste deste, não tiraram o amor que tenho por ele, do contrário, o caracterizou: velho, guardo com mais zelo e o trato como único. A escrita do Machado a princípio me assustou, mas ele valoriza tanto a estética gramatical e as suas sutilezas ao descrever o comportamento humano é tamanha, que não demorou muito para que me apaixonasse por ele. Terminei o livro e me pus ao ler mais duas vezes, acumuladas três leituras, ainda hoje não sei se Capitu traiu Bentinho -- e na verdade eu pouco ligo se o adultério ocorreu ou não, o fato é: Machado me apresentou o belo através da literatura. Há pessoas que vivenciaram coisas comuns a nós e para nossa sorte, puseram isso em letras. E isso não tem preço. Amo esse homem
Estava achando a internet sem graça... até por não saber como procurar coisas interessantes e no meio das abobrinhas e dos fakes e das fofocas me veio seu vídeo como um oásis... meu esposo e minha irmã amam literatura... tem muitos livros por aqui e eu particularmente amo plantas e estou adorando ver seu jardim e ouvir vc falando com a gente... OBRIGADO!!
Olha, como eu amo esse canal 🥰
Intrigante... Sabe, eu sempre pensei diferente, se vou ler, que seja um clássico. A vida, o tempo cotidiano, são curtos demais. Reluto é em ler livros mais novos. É como se eu estivesse perdendo tempo. Até leio livros mais contemporâneos, mas raramente. Hoje, o videogame que gosto tanto, os filmes, os seriados, confesso, roubaram meu tempo para leitura. Excelente vídeo. Dicas preciosas. Obrigado! Abraço!!!
* meus clássicos preferidos: Crime e Castigo e Noite na Taverna.
Eu li muito na minha adolescência, Literatura Brasileira, tidos clássicos. Depois na faculdade só lemos os clássicos que embasam as leituras básicas do curso. Trabalhando, você lê livros ou textos que se baseaiam em clássicos.
Eu tenho dificuldade de ler os não clássicos, livros que ocupam as listas dos top!
Tentei ler não consigo.
Quando tinha 18 anos li Não verás pais nenhum, do Loyola.
Os outros autores brasileiros como Rubem Fonseca são ótimos.
Tem um livro que faz parte de um projeto sobre os 7 pecados capitais. Eu só tive acesso ao da Inveja, o autor acho que é o Zuenir Ventura. Maravilhoso.
Eu realmente estou devendo pra mim mesma, leitura por deleite. Leio muito sobre aquilo que preciso, leitura obrigatoria mesmo.
Outro livro maravilhoso que recomendo é Morro dos Ventos Uivantes. Eu estava na antiga 7 série, em 1988. Depois, na faculdade que pude ver a 2 versão cinematografica pelo canal da TV Cultura.
Independente do gosto, como fala a moça desse canal, leitura tem que começar. Outro fato para aumentar mais ainda minha preferencia por bons livros foi o fato de trabalhar como estagiaria por dois anos em uma biblioteca em Bauru.
Eu lia 3 de uma vez. Tem pessoas que assistem ou acompanham novelas ou séries, eu lia livros, alem dos textos da faculdade.
Eu li o Chango de .... Escrito pelo Jo Soares em 3 noites, porque eu anos antes, havia lido toda a biblioteca da minha professora de LP. Tinha muito suspense, literatura inglesa, com os famosos detetives. Ler o livro do Jo foi como reviver os livros de Agatha Christie e de outros autores, como o proprio Allan Poe.
Parabéns ao canal.
Espero que mais pessoas leiam. Memórias de Sargento de Milícias, também é muito bom.
Novamente parabéns pela escolha.
Comecei a ler Tolstoi por A morte de Ivan Ilitch na edição da Antofágica, e foi sensacional! Uma história curta , mas muito rica e acessível. E a edição está maravilhosa ;)
Que legal saber disso Isabela!
Sempre gostei de ler os clássicos, não achava ruim quando os professores mandavam ler, o único que não gostei foi O Cortiço. Hoje estou relendo Quincas Borba e estou percebendo que amo os clássicos voltado para o realismo, ainda mais que eu amo estudar a história do Brasil e os livros do Machado trás informações muito relevantes sobre esse tema.
Detesto notas no fim do livro. Que bom que vocês colocam na página.
Eu amo clássicos!O livro que me introduziu nesse mundo foi "Anne de Green Gables ", ou melhor, "Anne de Windy Poplars " , porque li o quarto livro da saga primeiro (é uma longa história 😂😂).Depois li os livros da Jane Austen e da Frances Hodgson Burnett; de clássicos brasileiros, gosto mais de José de Alencar e Machado de Assis. Do José de Alencar comecei por Senhora ( antes de Anne de Green Gables). Lembro que gostei, mas a linguagem difícil atrapalhou demais (eu tinha só 11 anos!)!Mas hoje já li alguns clássicos brasileiros (inclusive O Guarani, meu livro preferido do autor) e a linguagem já não me incomoda ( se não entendo alguma palavra, tento entender o contexto; de todo modo, dá pra entender a história). Já peguei muitos emprestados na biblioteca da escola. Estou tomando coragem para ler Eça de Queirós e Aluísio Azevedo ( só no ano que vem, decerto). Mas esse ano comecei a ler as irmãs Brontë ( só a Charlotte e a Anne, por enquanto ; O morro dos ventos uivantes eu ainda quero adquirir mais maturidade antes de ler). Do Charles Dickens, já li Um conto de Natal ( também peguei na biblioteca) e vou ler agora David Copperfield ( estou muito empolgada pra essa leitura - só estou esperando as férias começarem, porque aí terei menos obrigações). Tem muitos ainda que quero ler, como Os miseráveis ( já li a versão adaptada, mas quero ler o original), os outros livros das irmãs Brontë, mais livros do Charles Dickens, todos os livros do Machado de Assis ( meu escritor brasileiro preferido). Espero que consiga ler todos eles! Mas irei conseguir sim, se Deus quiser!
Nossa, adorei o canal, muito muito bom mesmo.
Tem uma menina muite estudiosa na minha escola, ela lê muito.
Um tempo atrás ela disse para mim ler Dom Casmurro para discutirmos sobre, mas estou achando cansativo por conta de muitas palavras que não conheço.
Creio que esse video vai me ajudar bastante conseguir ler melhor esse classico.
Outra cuisa que me atrapalha um pouco é que acho bem disconfortavel ler no celular, mas como não tenho o livro fisico vou me esforçar para conversar mais com ela.
Nem tive aula na escola sobre os clássicos mundiais. O que eu aprendi foi por conta e muito esforço. Acredito que os professores poderiam ser mais preparados neste aspecto e trazer o tema para a atualidade (ex: Discutir sobre o papel da mulher na sociedade atual e depois pedir para ler Jane Austen por exemplo). Aprendi mais com booktubers do que na escola.
Parabens pelo canal e pela vontade de divulgar a literatura em um Brasil que e pouco afeito aos livros. Sucesso.
Li três clássicos na versão da Antofágica: o alienista, coração das trevas e mrs. dalloway. As notas explicativas, as traduções e os textos de apoio foram cruciais para tornar a leitura destas obras prazerosa e acessível. As ilustrações e capas são um plus que enriquece a experiência. De longe é minha editora preferida nos dias de hoje. Sou fã. Recomendo fortemente, porque de fato esses detalhes fazem diferença na hora de encarar um livro mais denso (como os que eu citei).
❤️❤️❤️
A edição, da Antofagica, de "Memórias Póstumas de Brás Cubas" é muito boa de ler.
Para amantes de clássicos, a Antofágica é uma perdição 💖 amo demaisss
Vídeo excelente, novidade nenhuma. Vou comentar futilidades hoje rss.
Lívia, que vestido lindo😍
Você ficou linda com ele👏🏻
Hahahaha! Obrigada Cleuzita!
@@LiviaPiccolo 😘♥️
Parabéns pelo conteúdo. Obrigado por postar.
Espero o dia q antofagica vai lançar mais um Charles Dickens!
Essa dica dos gêneros foi muito boa! Gratidão 🙏🏻
Lívia, tu pode fazer os vídeos até deitada, tipo Ivan Ilitch que vamos amar do mesmo jeito kkk
Dei muita risada com o comentário Talles!!!
Estou amando os vídeos. "Me" tornei leitor assíduo das edições primorosas da Antofágica. Estão de parabéns! ✨
Vocês são demais quero comprar todos os clássicos que vocês publicarem
Esse ano comecei a ler novamente, estou lendo o livro 1984 e Razão e sensibilidade. Estou achando maravilhoso criar o hábito de leitura, e estou lendo para o meu filho tbm, todos os dias antes de dormir. Estamos lendo agora o Jardim secreto.
Maravilha de vídeo!!!
Amo essas estorinhas que ela conta no fim! 😍 Fico doido pra saber de quem ela tá falando! 😂
Descobri esse canal recentemente e estou amando 👏👏
Que ótimo!
Estou começando a seguir Antofágica e fiquei bastante surpreendida pelo trabalho de vocês!! Livia, gosto muito de te ouvir, a forma como você se comunica é muito leve e alegre e suas dicas são muito úteis para quem deseja se diversificar na literatura! 🌸
Esses vídeos são maravilhosos! ❤
Estarei completando a leitura de Os mais belos Contos Russos-Ed-Vecchi LTDA (anos 40 ou 50)conta da biblioteca de minha mãe-(contista ,cronista,poeta e romancista)apaixonada pela literatura “clássica”.-então ,agora estou bem interessada nos acréscimos de comentários por você @Livia Picolo-sobrenome de imigrantes italianos .Por aqui o meu PAIOCHINI CIOCCI.- Acrescento que gostei de ler Portinari .Conheci sua cidade casa e me encantei com as pinturas bem “clássicas” que ele fez para a Capela ...
ahhh eu tô doida pra ler Machado, mas dá um medo! vou começar por memórias póstumas!
amei as dicas! ❤❤
Policarpo Quaresma chegando aí! É o primeiro livro que eu li do Lima Barreto, antofágica não erra nunca 😍😍😍
Nossa! Com a dica já me veio na cabeça a capa desse livro. Como marca uma capa! Vai ser uma bela releitura (pq não me lembro de muita cousa hahaha). ❤️
Eu adorei o vídeo, prático, melhoras do torcicolor Livia, complicado...enfim...meu clássico preferido é "O Apanhador no Campo de Centeio", é maravilhoso, aliás até outras obras do J. D. Salinger são bons, 9 Histórias é muito bom contos pra pensar e refletir...♥️♥️♥️, ainda na leitura de Sol da Meia-Noite, em breve acho que vai ser um clássico, Drácula de Bram Stoker...🦇🦇🦇
"Você, Quaresma, é um visionário"
Meu clássico favorito!
Amando o canal da Antofágica e iindicando para todo mundo! 🤩
EBAAA! ❤️
É like com 3 segs de vídeo. Show.
Convenhamos que os exemplos de clássicos pra começar, no meu entender, e deixo claro, que é também na minha opinião, não lá tão "clássicos". A maioria ali nem entrou em domínio público. As linguagens ali não se alteraram muito.
Considero que as escolhas de tradução da Antofágica são muito fluidas, mesmo considerando livros clássicos. Eu cheguei a trocar minha edição de Metamorfose e Ms. Dalloway, soh porque me agradei mais com a fluidez. Me parece um cuidado fino da editora.
Acho que uma das dicas que melhor resume as dadas por essa querida apresentadora é "o que importa é a jornada". Eu sou muito lento na leitura e isso nunca foi o que me atrapalha. Pq eu busco informação, videos, notas, eu me divirto com cada livro.
A única dica que não consigo seguir é "risque os livros". E eu tenho consciência q isso é uma terapia ótima pra se entregar a leitura, mas ainda não consigo hehehe mas eu vou tentar começar a escrever em post-it, porque eu escrevo nas notas do celular.
Você é MUITO simpática! Eu adoro os clássicos e os livros que a Antofagica estão lançando são simplesmente esplêndidos. Parabéns
Obrigada Mah!
Parabéns pelo Canal.
Tb não gosto de notas no final, prefiro na página. O fato de ir conferir no final do livro me distrai. Sou ansiosa e minha atenção costuma ser quebrada muito fácil.
Nossa, eu adorei a forma como você fala. Super didática e agradável. Ganhou um inscrito e um seguidor. 💛
Obrigada Alisson! Bem vindo
Adoro o astral dessa mulher, sua inteligência e o jeito que eles gravam os videos. Sempre num lugar lindo, simples e aconchegante. Eu nao sei se é sempre assim, mas todos os vídeos que eu vejo está sempre sol, e eu adoro ver essa luz. Me traz uma sensação tão boa. Mais uma inscrita ❤
Fico muito feliz que vc se sinta assim! ❤️
Muuuito legal! 😁, Eu acrescentaria o Arthur Conan Doyle entre os autores clássicos fluídos e mais tranquilos de ler.
Redescobri Machado de Assis e foi uma experiência maravilhosa 💕 recomendo, ele é genial!
Que bom saber que a sua redescoberta de Machado esteja sendo positiva 💕 Ele é mesmo genial!
meu sonho vcs publicarem Capitães da Areia na versão capa dura toda lindaa
Enfim, lerei Lima Barreto. Obrigado, Antofágica!!!!
Ai como eu amo os vídeos de vocês. Tenho vários livros da Antofagica na minha lista de desejos da Amazon hahaha 😍
❤📚