MAURICIO FOI HUMILHADO…
HTML-код
- Опубликовано: 28 окт 2024
- ✦ Torne-se Padrinho do Ler Antes de Morrer: www.padrim.com...
-
CONHEÇA O NOSSO PODCAST!
Escolha seu tocador favorito: linktr.ee/lera...
-
Siga o Projeto Ler Antes de Morrer nas redes sociais:
Twitter: / lerantesde
Instagram: / lerantesdemorrer
Facebook: / lerantesdemorrer
CONTATO PARA PARCERIAS: lerantesdemorrer1@gmail.com
Meus filhos me vêem lendo um livro, pegam um gibi e vão ler do meu lado ❤
Que coisa linda!!
é assim que as crianças realmente aprendem bons (e maus) hábitos. pelo exemplo dos pais.
Owww❤❤
Eu fazia exatamente isso com minha mãe.
❤
Sou aposentada como professora alfabetizadora e Maurício me ajudou muito com sua obra. Obrigada, querido. ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
A ABL está muito degradada em política além do elitismo. É muito triste, mas a relevância da academia está se perdendo com o tempo. A importância do Maurício na vida de tantos jovens e crianças não pode ser medida.
Exato! Ninguém liga pra esse povo!😏😒. Relevância 0 pra nossa sociedade!🤡
Disseste tudo!
Dizem as "más línguas" que o Merval Pereira queria um filólogo para lançar um dicionário de língua portuguesa da ABL para concorrer com o Aurélio e o Houaiss. O Merval (o cara que tentou pegar o Lula e se fu***) está pensando em fazer dinheiro!
Sempre foi isso
Leiam a reportagem "Como Conceição Evaristo perdeu sua cadeira na ABL" do Intercept se ainda restam dúvidas, eles são completamente irrelevantes para a sociedade e não passam de um grupinho de amigos.
provavelmente não serei o unico aqui, mas devo dizer que o Mauricio teve grande impacto aqui em portugal também. muita gente da minha geração cresceu a ler turma da monica. tenho boas memórias de todas as semanas ir a mesma bancada comprar um livro novo e de chegar a casa com a ânsia de o ler. sem duvida que o meu interesse por leitura começou ai mesmo.
Depois do que fizeram com a Conceição Evaristo, eu não me surpreendi com essa lavada. Agora eu entendo o ranço que Lima Barreto tinha da ABL.
E o que fizeram com o poeta Mário Quintana?!! No fim ele desistiu, no que fez bem.
E ainda tem o Martinho da vila que já escreveu vários livros mas também lhe foi negado ABL por ser sambista bem elitista essa instituição
Exatamente, não dava pra esperar nada de bom.
Mas o Lima era entendível, Machado só conseguiu algo porque se "embranquecia"
@@stchnard Lima Barreto tinha problemas com o álcool...
Esse anacronismo não cola, é superficial e distorcido
A vida é bem mais complexa
Tem problema não, Maurício continua sendo um ESCRITOR/CARTUNISTA muito importante para a EDUCAÇÃO de nossa nação!👏👏👏👏👏👏👏👏
Você não presenciou, é muito jovem... Quando o Mário Quintana tentou entrar ABL e foi preterido fizemos uma campanha aqui no RS: "Quintana, a academia não te merece, mas nós te adoramos". Também surgiu o boato de que o Mário teria escrito, sobre o evento:
Poeminho do Contra
Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão...
Eu passarinho!
Continue o bom trabalho.... eles passarão.
Balzac não entrou para a Academia Francesa de Letras, e hoje ele é mais lembrado que os escritores que entraram.
Damião Balzaquiano
Assim como o Maurício de Souza aqui no Brasil.
Que forçada 😅
A afl é o modelo da abl outra instituição imprestável e perseguidora.
@@LaMissProvence , não é forçada a comparação não
Balzac trouxe uma crítica à sociedade no seu tempo. Não foi aceito por uma suposta falta de estilo, que na vdd era falta de elitismo. Balzac ao seu tempo fez as pessoas voltarem a ler, a ter vontade e curiosidade na leitura.
O Maurício de Souza TB. Traz esse apelo.
O Monteiro Lobato foi pra academia e suas melhores obras e mais densas eram as infantis, apesar de ele não gostar disso
Meu irmão não gostava de ler ou estudar aí minha mãe começou a comprar quadrinhos da turma da mônica. Ele foi pegando o gosto e ganhou a medalha da biblioteca infantil, como criança que mais alugou livros (só alguns meses depois). Hoje tá fazendo seu doutorado no Canadá, em engenharia civil, e deve ler bastante, viu?
Minha tia Suzy foi alfabetizadora por 25 anos e “criou” uma cartilha própria usando os personagens da turma! Toda a escola adotou! Muitas crianças por muitos anos!!!!
Eu estudei nela qdo criança
Que lindo! Parabéns à sua tia Suzy. Mas e o que isso tem a ver com a ABL?
@@anacletwilliams8315 é mais um exemplo da relevância do Maurício de Souza para as letras no Brasil.
Veja o vídeo a partir dos 7:00
@@MauOdv1 Não, seu Maurício Fonseca. Isso significa que ele o seu xará tem relevância para a educação, para a alfabetização. Não para as Letras no Brasil. É completamente diferente. É preciso entender essa distinção. A ABL reúne escritores, literatos, poetas. Se fôssemos seguir o conceito amplíssimo que o pessoal em torno desse vídeo deseja, a ABL deveria ser integrada também por desenhistas, cartunistas, autores de livros didáticos, autores de livros que ensinam engenharia, medicina, mecânica, autores de outdoors, publicidade e sebe-se lá mais o que. O fato de o Maurício de Souza ser um empresário de sucesso (como repete "à outrance" a autora do vídeo), não faz dele merecedor de uma cadeira na ABL. Por que não fundam uma ABG, Academia Brasileira dos Gibis?
Poxa que triste 😢 Mas que o Mauricio de Souza saiba que ele tem milhares de leitores que o apoiam independente da Academia de Letras
Verdade!
Sim!
Milhões!
Nunca vou esquecer do senhorzinho bibliotecário lá da minha escola, que me disse, no meu último ano, que presenciou a minha evolução na leitura, quando, lá nos meus primeiros anos, eu passava o recreio na biblioteca lendo gibi da turma da mônica e, posteriormente, quando terminei de ler todos os gibis disponíveis, passei a frequentar a biblioteca no intervalo das aulas para ler e pegar emprestados os livros.. Achei bem triste o resultado da votação.
Esse foi o meu caminho: gibis, livrinhos, livros, dissertações de mestrado, teses de doutorado. Enfim, a leitura sempre foi um prazer.
Assim como eu, minha filha começou também, aos 3 anos e meio, hoje temos uma gibiteca e sempre procuro gibis pra ela.
Maurício sem duvida, é parte da nossa história, sempre será.
Mauricio de Sousa é um ícone da cultura brasileira e sua obra é uma parte importante da infância de muitos de nós. Ver que o Mauricio perdeu dessa maneira foi realmente muito triste!
E para aqueles que não consideram gibis/quadrinhos "literatura" leiam Maus de Vladek Spiegelman, Do Inferno de Alan Moore, Sandman de Neil Gaiman.
Eu mesmo comecei ler na infância graças A Turma da Monica e Asterix de Albert Uderzo.
Obrigada pelo video incrível. Sou portuguesa e quero frisar que aqui a Turma da Mônica é extremamente popular. Beijinhos
Independente de opiniões, quem aprendeu a ler e a sonhar com os maravilhosos gibis da Turma da Mônica sabe que o Mauricio de Sousa é um grande nome nacional. Faz parte do nosso DNA de brasileiro.
Pra mim, o Maurício é um vencedor, ele é sensacional, incrível, eu li seus gibis, livros, e criei meus dois filhos lendo e assistindo os cine gibis, temos todos.
Maurício nós te amamos e você será eterno nos nossos corações!
Sou professora há mais de 20 anos e não me sinto nem um pouco menosprezada ao ouvir que os quadrinhos da turma da Mônica ajudam a alfabetizar. Sempre usei, e não conheço professora que nunca tenha usado, tirinhas da turma da Mônica em sala de aula. Maurício de Sousa é um grande aliado do nosso trabalho.
Parabéns, professora! ✨👏👏👏👏
Essa educadora tem a compreensão e humildade de que todos os dispositivos contribuem. A Turma da Mônica me auxiliou junto com o empenho de professoras dedicadas para que eu pudesse ter atingido, sem incentivo familiar, formação na vida e ter adquirido o prazer da leitura, uma constante no meu dia a dia, onde pude atingir dois milhares de exemplares lidos e/ou estudados. E isso começou com contribuições como a Maurício de Souza. Eu amava os gibis!
Sou muito grato, porque a leitura salvou a minha vida! Grata dívida impagável! Honra aos já idos, e aos muitos anônimos, e vivos que nos fizeram! ❤❤❤ A comunidade humana nos lega conjuntamente! Gratidão a todos!
Os gibis são recursos poderosos em sala de aula. O pontapé inicial para a criança se tornar leitora. Parabéns, professora
Acho que influenciar milhões de pessoas com o seu trabalho já é um prêmio/legado mais importante do que uma cadeira na ABL! 😍😍😍😍
As crianças continuarão a amar a turma da Mônica, o Maurício continuará a expor seu talento e a faturar (merecidamente), o Ler antes de Morrer continuará a divulgar a literatura (quem sabe até uma leitura coletiva de quadrinhos?) e a ABL continuará uma instituição na qual quase ninguém presta atenção. Creio que a maioria dos brasileiros nem sabe o que é e onde fica a ABL
Perfeito! 👏👏👏👏
Verdade, a ABL só perde em relevância e popularidade, negando-se a aceitar a diversidade de formatos da arte literária moderna. Pena o Maurício de Sousa ter perdido a vaga, mas não resta dúvida que a polêmica levantada pela sua candidatura em torno das HQ abriu os olhos de muita gente para a grande importância dessa literatura na formação de novos leitores. Meus filhos foram criados lendo A Turma da Mônica, amada por crianças e adultos.
A primeira vez que li uma revista ou gibi do Maurício de Souza foi no começo dos anos 70 eu era criança e minha mãe estava indo pra missa e deixou eu e meus irmãos na casa de meu avô chorando porque ,não íamos então meu Tio Tião que Sebastião chegando do Estado do Espirito Santo ,nos deu uma revista do Maurício ,ficamos encantados lendo e de lá pra cá não parei e gosto bastantes das histórias dos personagens ,meu filho mais novo está com 34 anos ele começou lendo as histórias dos personagens assim também como eu . Eu senti muito quando aconteceu com a Conceição Evaristo e agora com o Maurício de Souza é lamentável a ABL esse comportamento .MG
Maurício de Souza é........UM GÊNIO!!!!
Este nome diz tudo e faz parte de nossa Infancia e juventude. Não se desanime ou se abata com isso. Você está acima, muito acima, de todos os outros.
Um grande abraço e continue sempre. Te admiro muito.
Ele foi ao Japão em 2020 e em um evento fez o desenho do Horácio ao vivo. Foi feito um sorteio e eu fui contemplada 🥹❤
No Japão,sei que tem um desenho sendo exibido na TV nesse momento . Que privilégio tu tivesse Shirley ,demais .
Pois é. De pensar que temos como imortais Dessa academia José Sarney e Roberto Marinho. Na área das letras, nenhum deles se compara a Maurício. Lamentável não ter sido escolhido.
E os imortais atuais, Fernanda Montenegro e Gilberto Gil, o que eles têm de "Letras"?? São bons cada uma na sua área, mas ambos zero de "Letras", o Maurício é muito mais "Letras" que eles! Viva o gibi! Vivam os quadrinhos!
@@frdemetr Foram esses dois que votaram no Maurício.
Quanto à Fernanda Montenegro, nem sei dizer que livro ela escreveu. A filha, por outro lado, tem vários títulos já publicados.
Em relação a Gilberto Gil, pôde-se dizer que as letras dele são poemas. Ou seja, literatura, assim como a obra de Bob Dylan, que lhe rendeu o Nobel de Literatura.
A coleção Literatura Comentada, publicada pela Editora Abril, teve volumes dedicados a Caetano Veloso e Chico Buarque (antes dele se tornar romancista). Não me lembro se houve um dedicado a Gilberto Gil, mas provavelmente sim.
O Maurício merecia essa cadeira. Ele é um fenômeno cultural.
Merece não! ABL não é academia brasileira de fenômenos. Essa é a ABF.
Pq não Maurício de Souza ele não tem o requisito mais importante pra adentrar a ABL compartilhar dos ideais da Esquerda seja por ocasiao ou por vivência como Sarney e outros personagens grotescos lá.
@@anacletwilliams8315 só pelo impacto cultural que ele atinigiu que atingiu todas gerações ele já merece uma cadeira
@@vini7728 De novo, dona Vini, a ABL não é a Academia Brasileira dos Impactos. Esse é a ABImps.
@@anacletwilliams8315 e as obras que Mauricio produz são oque, números ?
Sua fala foi sobre a alfabetização foi corretíssima. Aprendi a ler com minha mãe, e já lia gibis da turma da Mônica antes de entrar na escola. Minhas primeiras professoras moldaram todo o meu aprendizado e graças a elas tive uma vida mais plena (professoras Marisa e Ligia, onde estiverem, muito obrigado❤). Mas o que me contaminou com o germe da leitura foi o contato com a obra de Maurício de Souza, que me levou depois a quadrinhos da Marvel/DC, e depois a leitura de livros de literatura séria. Uma tristeza que num país que lê tão pouco, um cidadão que contribui tanto para o interesse na leitura desde a infância tenha sido tão desrespeitado pela academia.
José Sarney é imortal da ABL...precisa dizer mais alguma coisa? Fernanda Montenegro, em que pese ser uma atriz extraordinária, também foi eleita para a academia...quais livros dela são conhecidos? Quantos são? E Gilberto Gil? Um músico, cantor e compositor maravilhoso, um letrista de primeira, mas será que sua eleição para a ABL, instituição criada por Machado de Assis, é mais merecida que Maurício de Souza?
Digo o mesmoooo
Plenamente de acordo.
Perfeito! São três nome que não deveriam estar lá, simplesmente pela irrelevância que tem para a literatura brasileira.
Aprendi a ler e escrever antes de entrar numa escola... Imensa gratidão ao Maurício de Sousa!!
O que esperar de uma casa que abriu mão de ter Mário Quintana. Eles passarão, e o Maurício passarinho.
Excelente! 👏👏👏
❤
Pergunte a qualquer professor de ensino básico, quais são as ferramentas que eles usam para alfabetizar crianças. A grande maioria vai incluir os gibis da turma da Mônica na lista. Por ser uma ferramenta tão importante, Dizer que os Gibis da turma da Mônica ajudam na alfabetização de crianças não desmerece em nenhum momento os professores. Ao contrário, contribui para o trabalho deles.
E o que isso tem a ver com a ABL? Nada! A ABL não é Academia Brasileira de Alfabetização. Essa deve ser outra coisa. Cada macaco no seu galho.
Fiquei toda arrepiada com a fala do nosso querido Maurício de Sousa! Eu fui leitora dele e passei o hábito da leitura para minha filha que inclusive tinha a assinatura dos gibis da Turma da Mônica quando criança! ❤❤❤
7:00 pois então, tenho toda admiração pelos professores bons que tive, e por aqueles que amam o que fazem. Mas no caso da minha alfabetização, aprendi a ler e escrever com 4 anos e quem me ensinou foi MINHA MÃE, mulher que tem apenas o ensino fundamental. E sabem porque eu quis porque quis ler? Por conta que minha mãe lia com tanto prazer, que eu simplesmente quis aquilo pra mim também. E sim, aprendi a ler por causa dos gibis da turma da Mônica, porque eu mesma queria ler, e não que lessem pra mim. Obrigada mãe, obrigada Maurício de Sousa. Vcs foram, e são extremamente importantes na minha formação literária. Só gratidão. ❤❤
O Maurício artista eu não sei, agora o Maurício empresário com certeza adorou tudo isso😂
Um momento retrogrado na Academia. Mauricio é gigante!
Não esperava a vitória do Maurício mas também não achei que fosse ser essa lavada, ficou chato mas o riso da Isabella ao falar dos muros das escolas foi a coisa mais gostosa de se ouvir, seu riso me arrancou um sorriso.
Eu comecei a ler, lendo gibis com meu pai! Muito importante na minha vida. ❤
Eu concordo que ele é um fenômeno em inúmeras áreas. Fico feliz que você saiu em defesa dele.
Sou admiradora do Maurício, na verdade o amo muito, leio gibi até hoje com 40 anos.
Um escritor q retrata como é a infância no Brasil na nossa época. Um depósito atemporal da nossa cultura. Ficará para a posteridade. Enquanto isso ilustres desconhecidos, cuja contribuição a nossa cultura no mínimo não se compara, votam contra esse colosso cultural q é o Maurício. 😢
Eu sou professor e digo com toda a certeza que Mauricio de Souza nos dá uma excelente ferramenta pra ajudar na alfabetização. Não é a unica ferramenta, mais sem duvida é muito eficaz!
Acabei de ler uma reportagem sobre essa votação e fiquei bem triste com o resultado 😥
Nem sempre por quem torcemos vence. Aceitemos e livro pra frente.
Sábias palavras!
Acredito que a importância do Maurício de Souza está muito além de grupos, elitistas ou não. Sua história foi construída fortemente com a ajuda da infância de muitas gerações de leitores e amantes de sua icônica turma de personagens, tão queridos e já incorporados no inconsciente coletivo do nosso povo. Para ele foi triste não ter entrado, mas ele será sempre lembrado, ao contrário de muitos dos imortais, da Academia Brasileira de Letras. ✨🌟
Te amo, Isa! Vc sempre me representa!
E o genial. Quino com a excepcional Mafalda, inigualável filosofo por conta própria.
Livro do Quino,amor e potentes,prepotentes, e impotents:um tratado de filosofia tanto quanto Mafalda.
Mauricio foi um gentleman na sua resposta... Maravilhoso
Eu lembro de muitos livros didaticos virem com tirinhas para ilustrar exemplos. Adorava ler estas tirinhas mais que os livros. Isso me incentivava a ler e estudar a disciplina.
Realmente um absurdo esse resultado.
Concordo com tudo que foi dito por você, aliás, muito bem colocado as suas palavras.
Tenho 69 anos e sempre (até os dias de hoje) li inúmeros produtos da Turma da Mônica.
Sempre assinei e incentivei aos meus 04 filhos a lerem.
Hoje esse incentivo eu faço com meus netos.
Todos adoram e realmente a ajuda da na alfabetização deles foi enorme.
Que pena que temos pessoas com a mente tão fechada como esses que votaram contra.
Eu comecei a ler os gibis do Maurício....Depois passei para livros infantis, depois para livros, mas os Gibis são incríveis...Um cara com 1 bilhão de vendas não pode ser tratado dessa maneira não.
Provavelmente, daqui 100 anos, quem sabe 200 anos as crianças ainda vão estar lendo os personagens de Mauricio de Souza, ou seja, sabemos quem é o verdadeiro imortal.
O cara sozinho contribuiu mais pra literatura brasileira que toda a academia brasileira de letras
Verdade, ele é grande demais pra caber nessa academia minúscula
Concordo!!!!!
Falou bobagem.
Calma lá meu patrão
Vamos com calma KKKKKKKKKKKKKKK
Maurício de Sousa construiu uma obra monumental, que há décadas diverte, educa e encanta a nós, fãs de quadrinhos. Ultrapassa as HQs e se faz presente no teatro, cinema, televisão e propaganda, com produções interessantes e que acompanham a evolução da sociedade. Para mim, Maurício só tem paralelo com artistas da grandeza de Walt Disney; é um orgulho para o país ter um gênio desse quilate!
Não que a ABL seja relevante de forma alguma. Maurício merece um reconhecimento maior 🤧
Muito injusto. Até aqui em Portugal o Maurício é respeitado. Muitos portugueses conhecem a Turma da Mônica, Chico Bento, etc.
Não só Portugal 🇵🇹,mas em outros países a Turma da Mônica é conhecida,recentemente tem um desenho sendo exibido lá no Japão 🇯🇵 .
Penso que o Maurício é importante, mas a entrada do filólogo é essencial para a academia.
Maurício entrará na próxima, merecidamente, pois ele acima de tudo é um fofo.
Muito interessante toda essa discussão contra e a favor da entrada do Maurício na ABL, mas eu prefiro sempre pensar da seguinte forma: Carlos Drummond de Andrade era um dos que mais mereciam estar lá e ele mesmo fez questão de rejeitar. Por outro lado, Antônio Torres é da ABL, ocupa a cadeira que foi de Machado de Assis e Jorge Amado, é um dos maiores escritores brasileiros vivos, com 21 livros publicados, e pergunte aí quem conhece, já ouviu falar em Antônio Torres ou até mesmo que já tenha lido um livro seu?
Toda moeda tem dois lados.
Jorge Amado morreu em 2001.
Que loucura, eu achava que já estava ganho
Infelizmente, não foi surpresa o resultado, se levarmos em consideração uma parte dos que atuam na ABL, mas estamos de Brasil, então...eu li e continuo lendo o grande Maurício de Sousa, e a grande criação Horácio é atemporal...e li agora nessa linda coleção da Editora Pipoca&Nanquim, impecável e percebi que muito do que já conhecia, não foi compreendido no.tempo de criança...continuo a admirar o trabalho do criador da Turma da Mônica...valeu pelo vídeo...
Fernanda Montenegro só escreveu um livro e foi eleita kkkkkk
no meio "intelectuau" brasileiro vale mais vocês estar do lado "certo" do que produzir algo que realmente tenha qualidade.
Exatamente isso,n é escritora
@@blackcitadel37 foi sempre assim
@@biaferreira4927é porque a escolha não é mais restrita a escritores somente, tem que ter escrito pelo menos um livro, mas o mais importante é a contribuição para a cultura brasileira. Até para evitar preconceitos, por ex. Augusto dos Anjos só escreveu um livro em vida ou Lima Barreto que por fazer outras atividades menos "cultas" demorou muito para ser aceito.
E o Gilberto Gil que nunca escreveu nadakkkkkk
É preciso entender que a votação e, consequentemente, a eleição, é comparativa. Não adianta, exclusivamente, a "ficha corrida" de quem se candidata. É importante saber com quem se está concorrendo. Outros candidatos já declinaram da candidatura ao tomar conhecimento de seus adversários. Jô Soares, por exemplo. E a eleição compreende um "meio de campo" entre os acadêmicos, participar de eventos, conversas...pra saber as possibilidades.
Quem se candidata tem interesse no universo da Academia, do contrário não o faria. Logo, é preciso saber e seguir a "liturgia" do ambiente ao qual se pretende ingressar... A Academia não está mais ou menos politicamente correta ou com mais ou menos diversidade. As pessoas não são pinçadas ao léu, são eleitos aqueles que se candidatam. Em qualquer eleição, se se quer mais preto, branco, amarelo, gordo, magro, barrigudo, mulher, trans, etc, isso ou aquilo, é preciso haver candidatos elegíveis com tais características.
Ser empresário ou ter esse ou aquele poder não vem ao caso. O próprio resultado mostra isso.
Como bem explicou Nélida Piñon no Roda Viva quando questionada sobre a não eleição de Conceição Evaristo (sim, jornalistas são capazes de idiotices como essas...), a mesma respondeu literalmente que faltou comunicação com quem interessava. O "meio de campo". Não adianta mimimi ou "pressão" lacradora midiática. É um clube fechado, não estatal, independente e que, gostemos ou não, não tem satisfação a dar ou "dívida" social a ser reparada com ninguém. Como o clube de xadrez da esquina....
Particularmente, independente do legado de Maurício de Souza e do seu "meio de campo" executado (ou não), me parece que na disputa com um filólogo para fazer parte de uma Academia de *Letras*, o resultado já seria previsível....
E, se realmente há uma tradição da área de atuação do ocupante da cadeira 8, Maurício passou recibo e mostrou não conhecer o ambiente que pretende fazer parte....
Olha, as historinhas acabam até virando questões de provas e vestibulares... Elas não só alfabetizam, como estão presentes de forma intensa em matérias como português...
Aqueles velhos carcumidos, com caras de besta, Maurício é referência pra várias gerações, fez parte da minha formação.
A ABL deixou de ter uma grane adição em sua cadeiras. Mauricio de Sousa poderia ajudar muitos autores da Academia Brasileira De Letras a serem levedos a nova geração de leitores. Transformar muitas obras dos mesmos em animações e afins. Infelizmente a recusa de alguns a entrarem para o século XXI o impede de fazer. Mas ele tem os fãs, é importante continuarmos a dar apoio, apreciar suas obras e apresenta-las a nova geração que está iniciando seus caminhos na leitura. Vida longa a Mauricio de Sousa.
A situação não é tão ruim, Isa: ele ainda é membro da Academia Paulista de Letras (o que já é alguma coisa kkk).
E olha que eles pareciam estar abrindo um pouco a cabeça..
Se serve de consolo ao Maurício de Souza, Monteiro Lobato, o patrono da literatura infantil no Brasil, também se candidatou por duas vezes para a ABL e não ganhou.
Chega a ser engraçado 😂.
Enfim...
Vejam a história da academia no livro, Academia do fardão e da confusão, do Fernando Jorge, dá pra entender o pq dessa votação vergonhosa.
Vou ler ❤
Iza, se você está gostando da série, dá uma lida em Turma da Mônica: Laços, dos irmão Vitor e Lu Cafaggi. É lindo.
Não, não é! Turma da Mônica é o dos gibis, não dessas aventuras caça-níqueis da Graphic MSP.
A ABL não é parâmetro para medir literatos de qualidade, e a boa literatura em língua portuguesa continuará existindo (apesar) da Academia Brasileira de Letras.
Não irá diminuir sua importância na cultura brasileira e na vida de muitos.
Maurício de Souza foi responsável por despertar em mim o gôsto de ler, eu aprendi a ler e a ter o hábito de leitura a partir de seus gibis. É uma pena que não levem em consideração a influência dele na Literatura brasileira.
É um reconhecimento pro EGO, o Maurício ultrapassa esses velhotes da ABL ele tem os leitores com ele e as novas gerações.
O melhor argumento deveria ser os muros das escolinhas! 😝
Compartilho sua indignação , houve tempos em que havia muito mais políticos do que escritores na academia, aquilo virou casa da vaidade, não foi o Machado que Fundou a Academia, foi Lúcio De Mendonça em 20 de julho de 1897.
A vez dele chegará, com certeza, é inadmissível não ter o Maurício na ABL
Quantos grandes escritores brasileiros não foram para ABL?
O Paulo Coelho sofreu preconceito da ABL, sendo o escritor Brasileiro mais lido no mundo...
O importante é ter se candidatado e não desistir...
O problema é ser muito conhecido e bem sucedido
Exatamente. Aqui as pessoas tem mania de criticá-lo, mas lá fora ele é respeitadissimo.
@@aplc.00 Lá fora onde, dona Chica?
@@anacletwilliams8315 . No mundo afora, especialmente na Europa.
@@anacletwilliams8315 Paulo Coelho é mais reconhecido que Machado de Assis, isso é um fato. Seus livros já geraram filmes em Hollywood e eu só tive noção do nível de fama dele quando eu vi um membro do BTS, um grupo de kpop pedindo pra ele autografar um livro. Jamais pensei que ele fosse conhecido na Ásia tbm.
Meu personagem favorito sempre foi o Horácio, depois Chico Bento seguido de Magali e Tina 🦖
Em momento algum eu estava torcendo contra o Maurício de Souza, mas confesso que o lado empresário dele me fazia torcer o nariz.
Depois que descobrir um pouco mais a respeito da trajetória do Stan Lee, e todos os processos de direitos autorais, fico um pouco com o pé atrás com o Maurício de Sousa também.
Também não consigo ter dó alguma desse milionário, o Maurício 🗣️ Por motivos que não valeria a pena explicitar aqui. Antes fosse o Ziraldo sendo considerado para essa vaga.
@@eddyesdrasO tal do Menino Maluquinho é um porre!
@@marta_2022 E mônica é o suprassumo da criatividade? Kkkkkkk Ao menos o Ziraldo incentiva por meio do Menino Maluquinho que as crianças sejam mais críticas em relação ao mundo. Não há isso na Turma da Mônica. O trabalho do Maurício é completamente substituível.
Sem dizer que o seu Maurício ñ escreve mais a muiiito tempo...
@@eddyesdras O próprio Maurício de Souza durante varias ocasiões já admitiu que tem receio em tomar um tom mais crítico nas obras "dele".
Ele sempre optou por aquilo que é mais, digamos, "pouco controverso" como direção para suas propriedades.
Gosto do seu canal. Muito!!! Mas acho que nesse teve excessiva benevolência com Maurício e um apagamento dos outros nomes. Seria legal uma ponderação sua sobre isso. Um beijo, bom dia
Talvez deva ter sido pelo mesmo fato de vc ter repetido nesse e no outro vídeo a respeito, dele ser um Grande Empresário que ele não foi eleito à cadeira, não?! 😊 ... Mas nada como o tempo! E o dele há de chegar! (...) Se não chegar pra ele, não será pq Ele não mereceu estar lá e sim pq a Academia Brasileira de Letras Definitivamente Não O Merecia! Ele tem Sua Estrela Própria! Ele brilhou, brilha e continuará a brilhar, para nós amantes do seu trabalho independente de... Instituições! É um Fato! ❤
Se alguém quiser ver o lado mas artístico do Maurício de Souza eu indico Os azuis, da Mônica ,O mito da caverna, do Piteco, Emoções bárbaras, de toda a turma e Uma estrelinha chamada Mariana.
Histórias que mostram que ele merece um lugar na ABL. Além dessas também tem as tirinhas do Horácio como citado no vídeo.
Mais uma prova do quanto as infâncias são menosprezadas em nosso país. Desde o desprezo dos leigos e dos canalhas ao ECA a toda a construção do ser humano,.
Eu não acredito que a lavada que o Mauricio tomou tenha sido pela forma de arte na qual ele está envolvido, mas sim pelo fato de ser um empresário ao invés de autor(ou 100% autor). Mauricio é uma figura poderosa, porém misteriosa, que assinava como autor em várias obras sem realmente ter escrito aquilo (o que não é novidade, né?). Por causa disso, pela falta de autoria (ou autoria misteriosa sem conceder créditos aos devidos autores), ele perdeu a vaga para a cadeira. Eu acho justíssimo e ele merecer uma vaga na ABL ou não é um debate saudável para a cultura do nosso país.
Up!
UP!
Up!
E ser empresário é demérito?
@@wc1242 Óbvio, empresário não tem relevância nenhuma nas artes, empresário quer dinheiro. Se gostamos do Maurício é pela arte, não pela empresa, fera!
Perdeu de lavada, mas o eleito tem inúmeros méritos.
Pois é.
Mauricio de Sousa perdeu com justiça
Existe um fator para a derrota do Maurício de Souza: ele usa e abusa de "ghost writting". O MS leva crédito por muitas histórias da Turma da Mônica que ele não escreveu.
Pensei nisso. Lógico q não eh ele q escreve tudo... Mas poxa
Up!
Up!
Up!
Você é das poucas pessoas que vejo comentando sobre este fato, que é muito sério.
As pessoas se deixam levar pela emoção, pois fez parte da infância delas (assim como da minha também) e não refletem que o Mauricio de Sousa é acima de tudo um empresário. E que não sabemos quais foram as personagens e histórias que ele realmente criou e quais foram as que só levaram o nome dele e da Maurício de Sousa Produções (e que na realidade foram criadas por um artista que trabalhava para a empresa dele).
Os únicos que votaram no Maurício foram Gilberto Gil e Fernanda Montenegro
cavaliere foi meu orientador, se tem um nome aqui nessa cidade que merecia a vaga da cleonice, esse nome era o dele
Dou meu testemunho da importância dos gibis para alfabetização de crianças. Tenho 60 anos e fui alfabetizado pelo meu pai (que não era professor) através dos gibis.
Sempre tive um enorme respeito por Maurício de Souza. É uma honra tê-lo como brasileiro.
Maurício de Sousa é espetacular! Aprendi a gostar de ler com seus gibis e já apresento seus personagens para meu bebê de 1 aninho! Ele é TOP e merece ser muito mais valorizado!
Grande Maurício de Souza. Indiscutível a importância desse homem. Adorei seu vídeo, adorei sua opinião e concordo com vc.
Minha sobrinha com 4 anos de idade era viciada nas revistinhas da Turma sa Mônica. Ela nem sabia ler...mas ao ver ilustrações com historinhas instigavam a vontade de saber ler.
É uma pessoa que criou obras que transcenderam gerações, meu avô já leu, meu pai já leu, eu leio até hoje. Lembro que fui alfabetizado com as obras do Mauricio de Sousa, Ziraldo e com o Quino. O que o Mauricio de Sousa fez para a cultura brasileira e para literatura é incalculável. Chegou a expandir para outros países. Essa cadeira é pouco para o que ele merece.
Eu amo o Mauricio! Espero que ele saiba quão transformador ele foi e é para muitos brasileiros! Só o Chico Bento para trazer a vida do interior para uma criança da cidade grande! Amo
Ah, Maurício, não tem problema, não. Você está na memória e no coração de toda uma gerações de leitores, ma qual eu me incluo. Eu via suas tiras ainda no jornal de domingo nos anos 60...
O Brasil ainda terá um viés elitista por muito tempo. Damos pouco valor aos nossos desbravadores da cultura. Muita gente sendo "cancelada" ou "apagada" injustamente, o que no seu caso, Maurício, jamais acontecerá!
Tempos modernos mascem muitos aspectos mais careta que nos tempos da minha adolescência.
Viva a Mônica e toda a sua turma, Maurício! Obrigado por ter me feito sonhar na minha infância. Com duas histórias, ela foi mais feliz!
Maurício é um ícone! Um querido, grande artista e sim! ajuda a alfabetizar, com arte e encanto. Escritores infantis e juvenis colaboram mais do que talvez seja reconhecido pela sociedade. Quintana se candidatou algumas vezes e nunca conquistou a vaga, pois, segundo se diz, foi incapaz de bajular quem à época precisava ser bajulado. O poeta passarinhou e é referência, outros, até eleitos, já passaram ao esquecimento popular. Seja qual tenha sido o critério, Maurício é imortal para sua gente e referência de arte brasileira mundo afora, independentemente do que pense a ABL.
Compartilho da história de ter na Turma da Mônica a primeira leitura espontânea da vida que eu me lembro. Maurício é imenso! Obrigado por mais esse vídeo
Moro fora do Brasil e o gibi da Mônica ajudou a alfabetizar meu filho e tb a passar o Humor brasileiro... tb fico sem palavras.
Como o Maurício de Sousa é fofo gente! Eu amo ele!
Vou continuar prestigiando os trabalhos de Maurício de Souza . Quando eu era criança tinha varios Gibis da Turma da Mônica eu amo o trabalho dele .vou continuar comprando.
Maurício além de um talentoso artista é um empreendedor brilhante e amante dessa pátria.. quem aprende a amar a leitura a ponto de ler muitos do livros intragáveis dos "imortais" da Academia foi graças ao amor que os gibis de Maurício de Souza e sua turma fizeram por várias gerações!!