Parabéns!!! Perfeito seu vídeo!!! Apenas agregaria para o pessoal , que as pontas expansivas nem todas as plataformas tem uma boa tolerância ao design do projétil para ciclar de forma segura na rampa da Câmara. Aqui no Paraguay usamos distintas plataformas semi automáticas a anos , e quase ninguém gasta 200, 300 tiros de munições expansivas pra realmente conhecer o índice de panes de alimentação em suas armas , acontece e MUITO , independente do calibre ou fabricante da arma ou da munição. Seu vídeo foi de extrema valia para toda a comunidade !!! Simples, de fácil compreensão e sem nenhuma "brecha" para dúvidas, indagações ou entendimentos equivocados!!! Realmente não podemos querer terceirizar nossa falta de treino/rendimento a uma ponta de projétil!!! Se nem existe um calibre que mata mais que outro , muito menos existiria uma ponta de projétil!!! Quem ganha a batalha não é o arco ( arma) nem a flecha ( munição) , é O ÍNDIO !!!! Meus PARABÉNS de pé as conclusões passadas no seu vídeo!!!! Saludos desde la República del Paraguay!!
Tá na hora de mais um episodio do liberdade armas com BMGA, sobre pontas ocas sempre falei isso, apesar de serem mais caras são mais suscetíveis a penes de alimentação.
@@trescincosete5629 isso. E sujeitas a cenário previsível, o que sabemos que é impossível. A proposta dela é da saída da boca do cano diretamente à humanidade do oponente . Isso o pessoal não leva em conta também. Cenário é SEMPRE imprevisível, melhor contar com um projétil previsível independente de cenários, o fmj.
@@SamuelCout Samuel então aquela discriminação contra o .380 por questão de energia e poder de parada. E uma discriminação equivocada? . O instrutor Takuya ele msm ressalta que vale mais colocar o tiro no local certo. Do que ter uma. 50 AE e erra o tiro ou joga em um lugar ermo ou um local que o tiro vai apenas penetra ou transfiçar. Então olhando pra esse sentido o .380 vale a pena ? Ate pelo recuo bem controlado e munição barata.
Ogival camisada original...tem boa massa e boa expansão. Claro que com boa quantidade de pólvora. Detalhe que poucos cometam é o quanto a arma deve ser estável...quanto mais estável mais precisa.
@@carlosr192 munição ogival tem praticamente zero de expansão. Quem caça javali sabe o que estou falando, vc abre o animal e a munição está íntegra mesmo destruindo ossos. Eu uso munições alternadas na minha 380 até chegar a 9 que eu comprei. E quando a 9 chegar continuarei usando assim, pq mescla tudo que uma arma pode fazer, questão de recuo e agrupamento, quem já teve em situações de stress extremo (sou policial e já passei, tenho 3 óbitos na conta) duvido que no primeiro disparo vc saiba exatamente onde está colocando o disparo, a partir do momento do acionamento do gatilho até a hora que o cheiro da pólvora é substituído pelo cheiro do sangue vc só quer sobreviver e tudo é instinto de sobrevivência. Sou CAC também, e vejo muito "especialista" de momento, gente, vi dias atrás um canal aí que parei de acompanhar, um RUclipsr falando sobre tiro instintivo atirando de olhos vendados, arma não é "karatê kid", parem de viagem, tiro instintivo é aquele que vc dispara olhando o alvo sem uma visada perfeita num momento de pânico, ou stress extremo, eu particularmente quando tiver a 9 em mãos irei utilizar munições alternadas, porém com mais energia possível, vc precisa neutralizar seu oponente, não existe segundo colocado numa situação real, existe quem vive e quem morre, vc tendo na arma uma munição +p ogival que vai furar, uma munição que tenha uma transferência de energia sendo ponta oca, carga boa para expandir irá ter melhor resultado que vc ter somente uma opção. Primeira coisa a fazer é treinar, treinar mesmo, treinem saque rápido e disparo a curtíssima distância, queima roupa mesmo, esqueçam excesso de legítima defesa, atirem até nocautear, melhor poder responder por um possível excesso do nem poder responder. Abraço e fiquem com Deus.
Falou tudo. Do calibre 380 até 45, todos esses calibres tem energia de sobra para transfixar um tórax, e o que vai fazer a diferença mesmo é o local do acerto e a quantidade.
Perfeito. Apenas agregaria que todo cenário é imprevisível. Se seu objetivo estiver Barricado , embarcado , TUDO muda . Calibre e pontas de projétil teriam uma diferença considerável .... abraços aos Amigos
Markozi sim, mas um 380 bem colocado o vagabundo cai sim, vai por mim, eu vi um caso pessoalmente ... e ainda um só tiro na caixa torácica e claro usando ogival sempre.
Um baita canal com esse conteúdo e com menos de 400 mil inscritos? Vamos divulgar esse tipo de cara, pra ver se o Brasil Sil Sil acorda antes que seja tarde demais.
TRÊS CINCO SETE E não tá errado kkkk. Até nas PT 92, PT100 e afins, que são baseadas no projeto da Beretta 92 a Taurus conseguiu cagar, imagina o resto.
Samuel, como já te disse em vídeos anteriores, eu sempre fui adepto de projéteis mais pesados como, por exemplo munição calibre 9 milímetros peso 147 grains, tendo em vista que o peso da massa do projétil surtirá maior impacto no oponente ao ser alvejado se comparado as munições 115 ou 124 grains.
Concentrar NULTIPLOS disparos em uma mesma área (Shot Placement) do agressor é o que importa. Este é o conceito da Resposta Não Convencional (RNC)... Muito importante sua abordagem nos dois primeiros minutos deste video. Abçs.
Obrigado pelo que vc falou nos primeiros minutos Samuel, aprendi muito com seus vídeos, assim que tiver condições financeiras vou tirar meu cr e praticar em algum clube,fazer curso e etc. Muito obrigado!!
Não conhecia seu canal(que pena) e quando comecei ver seu vídeo lembrei exatamente do Delegado João e do Júlio Lobo, pelas suas explicações técnicas e desmetificadora. E no final do vídeo para minha surpresa vc citou exatamente os dois. Top suas explicações.
Otimo vídeo! Eu já tinha ciência da diferença de recuo! Intercalo a munição há mais de 10 anos! O motivo e vc nunca saber onde irá atirar, se vai ser diretamente em um cidadão infrator, se vai ter uma porta de carro, ou uma porta de madeira! Se eu tivesse a certeza que meus tiros seriam sempre nos alvos sem obstáculos eu deixariande usar elas intercaladas! E quanto ao recuo, treino e o que resolve!
Munições de configurações diferentes, possuem pesos de projéteis diferentes como você falou e carga de projeção diferente! Isso resultaria numa desuniformização dos tiros , afetando e muito a precisão! Podendo causar inclusive pane no seu armamento!
Bom dia amigo. Seus vídeos são bons e serve muito de caráter informativo. Antigamente eu fazia isso. Depois simplesmente parei de intercalar munições. Não tem fundamento treinar com uma coisa e na hora H usar outra... Tmj parceiro... e tô no aguardo da arex Rex 1....
Como de costume ótimas informações... referente assunto acho legal ter carregadores com munições distintas ... Mais nunca alternando no mesmo carregador... válido para todos os armamentos ... obrigado novamente pelas dicas .
Samuel parabéns mais uma vez pelo vídeo. Vou testar mais e reavaliar minha prática no porte de intercalar munições 380 (Gold, ponta oca+p e ogival +p). Apesar de usar todas +p, entendi seu ponto quanto a diferença de peso de projéteis e recuo. Isso me fez pensar e testar mais vezes se o que estou fazendo vale a pena. Muito obrigado. Sucesso!
Muito bom o vídeo, Samuel! Parabéns! Eu imaginei que você iria comentar mais outra situação ou consequência de intercalar o tipo de munição no carregador: Como a Justiça poderia vir a “Interpretar as intenções” de quem venha a precisar utilizar a arma para sua defesa, em que o agressor venha a óbito. Assisti um vídeo do Paul Harrell que foi bem interessante nesse aspecto. Talvez o que ele tenha falado não sirva para a nossa realidade brasileira... mas de todo jeito, seria interessante você comentar. Fica a dica! Abraço! Sucesso!
Samuel parabéns pelos videos,pela sua simplicidade e humildade .Sou medico e resolvi adquirir uma arma e estou acompanhando seus videos para me balizar .Faço apenas uma sugestão ,aqui tem muitos leigos como eu e quando vc embala ,seu linguajar é muito técnico e nós leigos ficamos no vácuo .Tenha misericórdia com os iniciantes .Abraços e obrigado
Eu intercalo. Mas eu intercalo munições diferentes, com mesmo peso e mesma carga propelente. Tipo, eu uso ETOG 9mm 124gr +P, intercalado com BONDED 9mm 124gr +P. Ou seja, só muda o tipo do projétil. O peso e a carga de propelente são os mesmos. Eu vejo vantagem nisso. Num mesmo carregador eu consigo condições de impacto no alvo diferentes. Uma é mais perfurante, a outra é mais impactante.
Uso uma velha .45 auto 1911 A1 com projetil ogival simples standard...é tiro dado e um peão deitado! No meu rifle puma uso projétil truncado de 180 grains com uma carga de 4,5 grains da Rex 2836: é um tijolaço!
Pelo vídeo é adebito a munição ogival, eu fico com a silver point, ela tem o de melhor da ogival e Gold hex, eu jamais trocaria uma munição que espande por uma que mais penetra sem expansão !!! Minha umilde opinião, que tenho uma PT 938 e confio muito nela !!! Abraço ótimo vídeo!!!
Muito bom seu vídeo, estou no momento de renovar minhas munições, e vc está me ajudando muito a decidir qual munição escolher, tenho uma 380, que uso diariamente, por ser policial no RJ, mas sobre tudo vc me despertou, sobre a necessidade do treino, realmente preciso treinar. Sucesso!
O grande problema é no combate de dentro do carro porta vidro ! Ao invés de intercalar estou usando 4+4+4+4+3! Assim a variação não muda tanto! Estou treinando pra ter certeza que na hora do combate não terei surpresa! Obrigado pelo vídeo 👌
Dados Técnicos Teorias Depende de cada um Cada cabeça uma sentença Teoria é bom Praticar e fazer é muito complexo e devastador. Teoria no meu ponto de vista. O barato sai caro Faça o que digo não faça o que faço Assim é e sempre foi. Parabéns por tuas palavras
Excelente, assisti a um vídeo do Delegado Paulo, ele anda com a arma com carregador de Expo a pronto uso e + 2 carregadores extras de Ogival, ou +1 de Expo e outro de Ogival....Para casos onde se tenha objetos para se atravessar com mais facilidade etc! Abraços, força e honra 🇧🇷💀
Gosto muito do teu canal das tuas opiniões mais hoje vou descordar em um ponto é lógico concordo que o treinamento é muito importante mais o tipo de munição também e isso é comprovado em testes de balística a enorme diferença Da ogival que tem grande penetração e pouca expansão para defesa mais p ou mais p mais a preferência ė mais p mais existe várias outras munições encamisada e por aí vai neste ítem vc entende muito.
Nunca é tarde para acertar, usei por vários anos munição intercalada, ogival e expansiva. Segunda verdade, nos primeiros disparos sente-se a diferença no recuo e estampido, mas no auge da situação não há mais essa sensibilidade. Parabéns pelo vídeo.
Parabéns pela qualidade da informação , objetiva e simples. Destaco a sua humildade , concordo plenamente com suas exposições, mas se vc me permitir, acho que armas curtas, para defesa a curta distância, o clarão não fará diferença; projéteis mais pesados, tbm são mais compridos, logo terão maior contato com o raiamento e serão mais estáveis a distancias maiores, a curta distância a diferença é que os mais leves oferecem menos recuo. Um abç.
Bom dia. Obrigado pelas orientações. Eu uso a g2c 9mm e para mim a etog de 124 grains é mais em conta do que a bonded, então enquanto isso vou treinar e usar no dia dia com etog.
Boa tarde a todos. Sou policial militar, infelizmente ou felizmente (rs) nunca atirei em alguém com 380, a pistola na polícia é .40 e a minha particular é .45 Não criticando, admiro muitos e acompanho diversos canais de CAC's e ainda serei um, deixa só essa crise passar 🤦🏻♂️. Mas uma coisa é o combate real, onde o alvo se movimenta e atira em vc. Há situações em que vc não consegue atingir órgão vital, e o que conta muito em um "combate" é o fator psicológico. Se o oponente for atingido em parte não Vital por um calibre "fraco" e o msm tiver com um "psicológico de guerra", ou drogado por exemplo, ele vai continuar revidando. Agora fazendo uma analogia boba, pede uma criança para te dar um soco no braço, depois pede para um adulto te dar. O que quero dizer com isso é que ao meu ver e por experiência própria, se um vagabundo tomar um tiro de 45 mesmo que seja no braço ou perna, "o socão" que ele vai tomar vai desestabilizar o psicológico dele, e ele vai pensar em fugir ao invés te enfrentar. Tem CAC's que levantam a bandeira que não há o shopping Power, e outros renomados, o Tacuya por exemplo (perdão se o nome estiver errado) defendem um calibre forte, munição expansiva e +p ou +p+. Acho que esse segundo grupo talvez não estejam conseguindo se fazer entender, ou a "oposição" não quer entender. Mas acho que eles se referem à desestabilização psicológica que uma munição expansiva +p e de um calibre mais forte pode causar. Além de que qd a munição se expande, a área maior que ela "cobre" pode ser decisivo em pegar uma artéria/grande vaso ou não. Espero ter contribuído e ninguém é obrigado a concordar comigo. Que críticas ou mensagens contrárias sejam feitas de forma educada.
Muito bom seu vídeo, apenas coloco que em distâncias maiores, haverá diferenças no local de impacto devido as cargas de projeções serem diferentes. o arco será maior ou menor. E o que mata é o local em que se acerta e dano permanente.
Excelente vídeo, mas...pode ser minha “incompetência”...mas não consigo e não tenho conseguido verificar diferenças de recuo entre munições 9mm +P+ (115) e as 9mm tradicionais (no caso utilizo também as 9mm EXPO “normais” e as NTAs)...não consigo mesmo...de novo, pode (e deve) ser falta de sensibilidade minha mas não consigo...olha q minha 9mm é leve.
Acho que alguns calibres dispensam essas versões. Muito marketing. O 9 mm Luger é eficiente há quase um século. Para o atirador ou cidadão comum, que não faz um uso muito específico, como arma longa, fator, etc, a versão padrão já é excelente. Assim como pontas expansivas em pistolas....se não for uma ponta muito bem desenhada, de fabricante reconhecido ...prefiro as ogivais tradicionais. Trabalhei uns vinte anos com .45 na Polícia Civil se SP, sempre usei a tradicional ogival.
@@rodrigoalves3377 , não conheço bem 9mm. Aliás, atirei muito pouco com 40 também, mas sei que é paulada. Hj, estou interno por conta de uma deficiência física, um 357 para mim está de bom tamanho. Mas usei na rua 45 por mais de vinte anos. Sempre ogival, carga padrão. A +p é paulada, mas dificulta bastante a retomada da visada. Acho que em alguns casos, +p ou +p+ tem muito marketing envolvido.
Show! Assisti aos vídeos do Julio Lobo com o Del. João Neto, mas tem outro bem interessante também, com o Celso Cavallini, que ele faz os testes com as diferentes munições, dos calibres permitidos na época, no stand da CBC. Os disparos são feitos em plastilina, onde fica evidente a cavidade temporária e a penetração do projétil... vale a pena.
Pouca gente sabe que munição 380 +p não é recomendado. Na verdade, não existe padrão oficial para cargas +p e +p+ 380, pois a maioria das pistolas 380 funciona por blowback simples.
excelentes livros! estou lendo o do João Bosco e acabei de ler o do Dr. João da Cunha. Outro eseencial é o "Autodefesa contra o Crime e Violência" do Humberto Wendling. O conhecimento afirma que ou você atinge o tronco encefálico ou veias e artérias profundas. Nesse último caso a penetração do projétil é mais importante que a expansão.
O mais importante é a localização e perfuração do projétil. A chance de atingir uma veia calibrosa, e órgão vital, causa uma boa incapacitação após o choque hidrostático e hipovolêmico, com uma rápida perda de pressão arterial(CB PMESP ERICK).
Bom video. Eu nunca atirei a noite com mais p mais, porém já atirei com munição mesclada entre mais p mais e etog ogival na 9mm, não percebi diferença significante no recuo. Mas eu concordo que a pouca diferença entre energia não deve ser tão relevante mesmo, ou seja, uma ogival tem sim boa chance de parar a agressão. Meu medo é em situação urbana a ogival transfixar e causar um dano colateral.
Parabéns!!! Perfeito seu vídeo!!! Apenas agregaria para o pessoal , que as pontas expansivas nem todas as plataformas tem uma boa tolerância ao design do projétil para ciclar de forma segura na rampa da Câmara. Aqui no Paraguay usamos distintas plataformas semi automáticas a anos , e quase ninguém gasta 200, 300 tiros de munições expansivas pra realmente conhecer o índice de panes de alimentação em suas armas , acontece e MUITO , independente do calibre ou fabricante da arma ou da munição. Seu vídeo foi de extrema valia para toda a comunidade !!! Simples, de fácil compreensão e sem nenhuma "brecha" para dúvidas, indagações ou entendimentos equivocados!!! Realmente não podemos querer terceirizar nossa falta de treino/rendimento a uma ponta de projétil!!! Se nem existe um calibre que mata mais que outro , muito menos existiria uma ponta de projétil!!! Quem ganha a batalha não é o arco ( arma) nem a flecha ( munição) , é O ÍNDIO !!!! Meus PARABÉNS de pé as conclusões passadas no seu vídeo!!!! Saludos desde la República del Paraguay!!
Tá na hora de mais um episodio do liberdade armas com BMGA, sobre pontas ocas sempre falei isso, apesar de serem mais caras são mais suscetíveis a penes de alimentação.
@@trescincosete5629 isso. E sujeitas a cenário previsível, o que sabemos que é impossível. A proposta dela é da saída da boca do cano diretamente à humanidade do oponente . Isso o pessoal não leva em conta também. Cenário é SEMPRE imprevisível, melhor contar com um projétil previsível independente de cenários, o fmj.
Obrigado meu amigo!! Grande abraço!!!
bom, em niveis extremos podemos dizer q determinados calibres matam mais que outros, tu prefere tomar um tiro de 22 ou de .700 nitro express? kkkkkkk
@@SamuelCout Samuel então aquela discriminação contra o .380 por questão de energia e poder de parada. E uma discriminação equivocada? . O instrutor Takuya ele msm ressalta que vale mais colocar o tiro no local certo. Do que ter uma. 50 AE e erra o tiro ou joga em um lugar ermo ou um local que o tiro vai apenas penetra ou transfiçar. Então olhando pra esse sentido o .380 vale a pena ? Ate pelo recuo bem controlado e munição barata.
Humildade, conhecimento técnico, informações de grandes valores = Samuel Colt.
Esse canal ainda vai crescer muito.
Cout*
Excelente vídeo! Muito esclarecedor. Obrigado
*É o que eu digo,vc é ótimo melhor na teoria e o Takuya na prática, parabéns*
Munição +p+ seria interessante em carabinas como a AK em 9 milímetros do último vídeo, pois o cano maior consegue queimar toda o propelente.
Vi faz tempo que usam muito em.mp5
Concordo plenamente. O cano maior sempre terá um aproveitamento melhor.
Por isso gosto dos vídeos do Samuel, opinião objetiva, humilde e não dogmática.
Showw! Acredito mais em um bom agrupamento de munição ogival, do que ponta oca com pesimo agrupamento!
Ogival camisada original...tem boa massa e boa expansão. Claro que com boa quantidade de pólvora.
Detalhe que poucos cometam é o quanto a arma deve ser estável...quanto mais estável mais precisa.
@@carlosr192 munição ogival tem praticamente zero de expansão. Quem caça javali sabe o que estou falando, vc abre o animal e a munição está íntegra mesmo destruindo ossos. Eu uso munições alternadas na minha 380 até chegar a 9 que eu comprei. E quando a 9 chegar continuarei usando assim, pq mescla tudo que uma arma pode fazer, questão de recuo e agrupamento, quem já teve em situações de stress extremo (sou policial e já passei, tenho 3 óbitos na conta) duvido que no primeiro disparo vc saiba exatamente onde está colocando o disparo, a partir do momento do acionamento do gatilho até a hora que o cheiro da pólvora é substituído pelo cheiro do sangue vc só quer sobreviver e tudo é instinto de sobrevivência. Sou CAC também, e vejo muito "especialista" de momento, gente, vi dias atrás um canal aí que parei de acompanhar, um RUclipsr falando sobre tiro instintivo atirando de olhos vendados, arma não é "karatê kid", parem de viagem, tiro instintivo é aquele que vc dispara olhando o alvo sem uma visada perfeita num momento de pânico, ou stress extremo, eu particularmente quando tiver a 9 em mãos irei utilizar munições alternadas, porém com mais energia possível, vc precisa neutralizar seu oponente, não existe segundo colocado numa situação real, existe quem vive e quem morre, vc tendo na arma uma munição +p ogival que vai furar, uma munição que tenha uma transferência de energia sendo ponta oca, carga boa para expandir irá ter melhor resultado que vc ter somente uma opção. Primeira coisa a fazer é treinar, treinar mesmo, treinem saque rápido e disparo a curtíssima distância, queima roupa mesmo, esqueçam excesso de legítima defesa, atirem até nocautear, melhor poder responder por um possível excesso do nem poder responder. Abraço e fiquem com Deus.
Excelente vídeo e excelente conselho!!! CONHECIMENTO NÃO OCUPA ESPAÇO! Busque sempre mais!!!
Palavras sábias de quem intende do assunto. Falou tudo muito bem esclarecido👏👏👏. Sou novo no canal, mais já virei fã. 🤝
Falou tudo. Do calibre 380 até 45, todos esses calibres tem energia de sobra para transfixar um tórax, e o que vai fazer a diferença mesmo é o local do acerto e a quantidade.
E o peso do projétil. Hahahahaha
Perfeito. Apenas agregaria que todo cenário é imprevisível. Se seu objetivo estiver Barricado , embarcado , TUDO muda . Calibre e pontas de projétil teriam uma diferença considerável .... abraços aos Amigos
Ary, acho que ele não falou do 380, e sim do 9, 40 e 45. Em 2:07.
@@markozi2824 . 380acp é "9" como ele diz . Está correto. É 9x17 .
Markozi sim, mas um 380 bem colocado o vagabundo cai sim, vai por mim, eu vi um caso pessoalmente ... e ainda um só tiro na caixa torácica e claro usando ogival sempre.
O MELHOR É TREINAR MUITO!
VÍDEO BASTANTE ESCLARECEDOR.
PARABÉNS 👏👏
Ótimo vídeo!
Selo Wesley Gimenes de Qualidade não é pra qualquer um.
Estou viciado nesse Canal..
Só informação de qualidade com muita humildade e transparência. Show!
Excelente, obrigado por compartilhar conosco seu tempo e conhecimento 🤝🎯🇧🇷
João Bosco é um excelente profissional. Conheço pessoalmente... Ótimo livro... Parabéns pelo video.
Um baita canal com esse conteúdo e com menos de 400 mil inscritos?
Vamos divulgar esse tipo de cara, pra ver se o Brasil Sil Sil acorda antes que seja tarde demais.
Finalmente alguém que estuda !!. Parabéns. Aplica as leis da Física e prevê os resultados óbvios. Já era a hora de acabar o mito Clint Eastwood.
O Delegado João comentou exatamente sobre isso ontem na live com o Júlio Lobo do Sobrivencialismo.
Tem outra live dele com o Julio onde ele diz preferir usar sua Glock .380 a Taurus .40 do estado.
TRÊS CINCO SETE E não tá errado kkkk. Até nas PT 92, PT100 e afins, que são baseadas no projeto da Beretta 92 a Taurus conseguiu cagar, imagina o resto.
sim, estava conversando com ele a respeito antes de gravar. Abraço!!
@@trescincosete5629 fiz a mesma opção. Importei uma g19 tbm e estou pensando em vende-la mais pra frente e ficar só com a g25
TRÊS CINCO SETE o Esperandio me falou algo semelhante quando fui adquirir minha arma. Comprei uma G25 e não troco por Taurus nenhuma.
Bom vídeo. Acredito que, ao invés de "intercambiar", a palavra mais apropriada seria "intercalar".
Vdd! Estava tentando lembrar está palavra ontem, já editei o título. Muito obrigado!!!
@@SamuelCout Você usou intercalar no vídeo!
J. Bosco, grande brother e conhecedor nato daquilo que ensina.
MONTANHA!!
Boa noite obrigado pela indicação do livro balistica aplicada já comprei 1exemplar grande abraço
Ótima orientação Samuel!!!!
Já like sempre!!👍👍🍀🍀
Seus vídeos são ótimos e bastante informativo👏🏽👏🏽👏🏽 parabéns Samuel
Samuel, como já te disse em vídeos anteriores, eu sempre fui adepto de projéteis mais pesados como, por exemplo munição calibre 9 milímetros peso 147 grains, tendo em vista que o peso da massa do projétil surtirá maior impacto no oponente ao ser alvejado se comparado as munições 115 ou 124 grains.
Concentrar NULTIPLOS disparos em uma mesma área (Shot Placement) do agressor é o que importa. Este é o conceito da Resposta Não Convencional (RNC)... Muito importante sua abordagem nos dois primeiros minutos deste video. Abçs.
Parabéns pelas informações. Muito bom.
Obrigado pelo que vc falou nos primeiros minutos Samuel, aprendi muito com seus vídeos, assim que tiver condições financeiras vou tirar meu cr e praticar em algum clube,fazer curso e etc.
Muito obrigado!!
Excelente seu vídeo
Totalmente alinhado com os últimos estudos
Não conhecia seu canal(que pena) e quando comecei ver seu vídeo lembrei exatamente do Delegado João e do Júlio Lobo, pelas suas explicações técnicas e desmetificadora. E no final do vídeo para minha surpresa vc citou exatamente os dois. Top suas explicações.
Esse cara é top. Parabéns por todos os vídeos
Isso ai samuel, por isso q eu confio no q Takuya diz, assim como vc, abraço
Ótimo vídeo falou tudo, como fala o grade mestre takuia treine, treine e treine pois a arma não atira sozinha.
Excelente dicas, parabéns Samuel. 👏👏👏
Esclarecedor e concordo plenamente: importa acertar;, mais vezes melhor
lembram do comercial , potencia sem controle não adianta nada . muito bem colocado .
Ótimo explicação Samuel!!!!
Ficou bem claro !
Forte abraço.
o teu canal é o melhor canal de armas que eu sigo pqp, parabens
Samuel faz um vídeo falando sobre tipos abafadores e os mais usados em estandes de tiro. Um grande abraço não perco um vídeo seu 👍🏼👏🏼
Um abração Samuel parabéns pelas informações isso é muito importante Heleno de Guarulhos
Bom dia, valeu a dica. Tem que acertar primeiro.
Cara, sempre tive está dúvida...mas agora ficou super claro, sanou minha dúvida, abc amigo.
Show de vídeo, parabéns. Muito bem explicado sem as viagens dos "fodões especialistas" que temos aos montes por aqui.
Otimo vídeo! Eu já tinha ciência da diferença de recuo! Intercalo a munição há mais de 10 anos! O motivo e vc nunca saber onde irá atirar, se vai ser diretamente em um cidadão infrator, se vai ter uma porta de carro, ou uma porta de madeira! Se eu tivesse a certeza que meus tiros seriam sempre nos alvos sem obstáculos eu deixariande usar elas intercaladas! E quanto ao recuo, treino e o que resolve!
Parabéns guerreiro gostei muito do seu vídeo
Ótimo resumo!! Muito bom, parabéns pelo vídeo
Perfeito Samuel!!!
Esperava muito o livro do João da Cunha e o João Bosco é muito bom também e teve participação no livro do da Cunha. Grandes Joãos ! Kkkk
Samuel está mudando de patamar...ficando mais técnico.
É a experiência chegando
Munições de configurações diferentes, possuem pesos de projéteis diferentes como você falou e carga de projeção diferente! Isso resultaria numa desuniformização dos tiros , afetando e muito a precisão! Podendo causar inclusive pane no seu armamento!
Concordo plenamente, Samuel.
Vídeo esclarecedor.
Bom dia amigo. Seus vídeos são bons e serve muito de caráter informativo. Antigamente eu fazia isso. Depois simplesmente parei de intercalar munições. Não tem fundamento treinar com uma coisa e na hora H usar outra... Tmj parceiro... e tô no aguardo da arex Rex 1....
Como de costume ótimas informações... referente assunto acho legal ter carregadores com munições distintas ... Mais nunca alternando no mesmo carregador... válido para todos os armamentos ... obrigado novamente pelas dicas .
eu to viciado no seus vídeos
Samuel parabéns mais uma vez pelo vídeo. Vou testar mais e reavaliar minha prática no porte de intercalar munições 380 (Gold, ponta oca+p e ogival +p). Apesar de usar todas +p, entendi seu ponto quanto a diferença de peso de projéteis e recuo. Isso me fez pensar e testar mais vezes se o que estou fazendo vale a pena. Muito obrigado. Sucesso!
Excelente apresentação como sempre
Muito bom o vídeo, Samuel! Parabéns! Eu imaginei que você iria comentar mais outra situação ou consequência de intercalar o tipo de munição no carregador: Como a Justiça poderia vir a “Interpretar as intenções” de quem venha a precisar utilizar a arma para sua defesa, em que o agressor venha a óbito. Assisti um vídeo do Paul Harrell que foi bem interessante nesse aspecto. Talvez o que ele tenha falado não sirva para a nossa realidade brasileira... mas de todo jeito, seria interessante você comentar. Fica a dica! Abraço! Sucesso!
Ótimas ponderações, faz sentido tudo que disse.
Samuel parabéns pelos videos,pela sua simplicidade e humildade .Sou medico e resolvi adquirir uma arma e estou acompanhando seus videos para me balizar .Faço apenas uma sugestão ,aqui tem muitos leigos como eu e quando vc embala ,seu linguajar é muito técnico e nós leigos ficamos no vácuo .Tenha misericórdia com os iniciantes .Abraços e obrigado
Eu intercalo. Mas eu intercalo munições diferentes, com mesmo peso e mesma carga propelente. Tipo, eu uso ETOG 9mm 124gr +P, intercalado com BONDED 9mm 124gr +P. Ou seja, só muda o tipo do projétil. O peso e a carga de propelente são os mesmos. Eu vejo vantagem nisso. Num mesmo carregador eu consigo condições de impacto no alvo diferentes. Uma é mais perfurante, a outra é mais impactante.
Eu gostava e intercalar quando tinha as munições silver na .380. Agora é só ogival + p !
Pelo menos a primeira na câmara levar uma oca de boa qualidade acho legal
Uso uma velha .45 auto 1911 A1 com projetil ogival simples standard...é tiro dado e um peão deitado! No meu rifle puma uso projétil truncado de 180 grains com uma carga de 4,5 grains da Rex 2836: é um tijolaço!
Esta live com o delegado João promete. Espero que consigam fazer em breve. Abraços
Pelo vídeo é adebito a munição ogival, eu fico com a silver point, ela tem o de melhor da ogival e Gold hex, eu jamais trocaria uma munição que espande por uma que mais penetra sem expansão !!! Minha umilde opinião, que tenho uma PT 938 e confio muito nela !!! Abraço ótimo vídeo!!!
Muito bom seu vídeo, estou no momento de renovar minhas munições, e vc está me ajudando muito a decidir qual munição escolher, tenho uma 380, que uso diariamente, por ser policial no RJ, mas sobre tudo vc me despertou, sobre a necessidade do treino, realmente preciso treinar. Sucesso!
Excelente vídeo! Parabéns!!!
Excelente vídeo irmão 💪🏽
O grande problema é no combate de dentro do carro porta vidro ! Ao invés de intercalar estou usando 4+4+4+4+3! Assim a variação não muda tanto! Estou treinando pra ter certeza que na hora do combate não terei surpresa! Obrigado pelo vídeo 👌
Muito boa a aula....
Dados Técnicos Teorias
Depende de cada um
Cada cabeça uma sentença
Teoria é bom
Praticar e fazer é muito complexo e devastador.
Teoria no meu ponto de vista.
O barato sai caro
Faça o que digo não faça o que faço
Assim é e sempre foi.
Parabéns por tuas palavras
Excelente, assisti a um vídeo do Delegado Paulo, ele anda com a arma com carregador de Expo a pronto uso e + 2 carregadores extras de Ogival, ou +1 de Expo e outro de Ogival....Para casos onde se tenha objetos para se atravessar com mais facilidade etc! Abraços, força e honra 🇧🇷💀
Muito bom comentário, muito instrutivo, show!!
Show muito bom um forte abraço
Gosto muito do teu canal das tuas opiniões mais hoje vou descordar em um ponto é lógico concordo que o treinamento é muito importante mais o tipo de munição também e isso é comprovado em testes de balística a enorme diferença Da ogival que tem grande penetração e pouca expansão para defesa mais p ou mais p mais a preferência ė mais p mais existe várias outras munições encamisada e por aí vai neste ítem vc entende muito.
Samuel parabéns pelo vídeo sempre usei mesclada porém projéteis 95 Gr e ambas +p mais agora somente normais sem intercalar .valewwww
Nunca é tarde para acertar, usei por vários anos munição intercalada, ogival e expansiva. Segunda verdade, nos primeiros disparos sente-se a diferença no recuo e estampido, mas no auge da situação não há mais essa sensibilidade. Parabéns pelo vídeo.
Parabéns pela qualidade da informação , objetiva e simples. Destaco a sua humildade , concordo plenamente com suas exposições, mas se vc me permitir, acho que armas curtas, para defesa a curta distância, o clarão não fará diferença; projéteis mais pesados, tbm são mais compridos, logo terão maior contato com o raiamento e serão mais estáveis a distancias maiores, a curta distância a diferença é que os mais leves oferecem menos recuo. Um abç.
Bom dia. Obrigado pelas orientações. Eu uso a g2c 9mm e para mim a etog de 124 grains é mais em conta do que a bonded, então enquanto isso vou treinar e usar no dia dia com etog.
Muito bom esse vídeo era uma dúvida que eu tinha bem esclarecido valeu ...
Boa tarde a todos.
Sou policial militar, infelizmente ou felizmente (rs) nunca atirei em alguém com 380, a pistola na polícia é .40 e a minha particular é .45
Não criticando, admiro muitos e acompanho diversos canais de CAC's e ainda serei um, deixa só essa crise passar 🤦🏻♂️. Mas uma coisa é o combate real, onde o alvo se movimenta e atira em vc. Há situações em que vc não consegue atingir órgão vital, e o que conta muito em um "combate" é o fator psicológico. Se o oponente for atingido em parte não Vital por um calibre "fraco" e o msm tiver com um "psicológico de guerra", ou drogado por exemplo, ele vai continuar revidando.
Agora fazendo uma analogia boba, pede uma criança para te dar um soco no braço, depois pede para um adulto te dar. O que quero dizer com isso é que ao meu ver e por experiência própria, se um vagabundo tomar um tiro de 45 mesmo que seja no braço ou perna, "o socão" que ele vai tomar vai desestabilizar o psicológico dele, e ele vai pensar em fugir ao invés te enfrentar.
Tem CAC's que levantam a bandeira que não há o shopping Power, e outros renomados, o Tacuya por exemplo (perdão se o nome estiver errado) defendem um calibre forte, munição expansiva e +p ou +p+. Acho que esse segundo grupo talvez não estejam conseguindo se fazer entender, ou a "oposição" não quer entender. Mas acho que eles se referem à desestabilização psicológica que uma munição expansiva +p e de um calibre mais forte pode causar. Além de que qd a munição se expande, a área maior que ela "cobre" pode ser decisivo em pegar uma artéria/grande vaso ou não.
Espero ter contribuído e ninguém é obrigado a concordar comigo. Que críticas ou mensagens contrárias sejam feitas de forma educada.
Muito esclarecedor, parabéns.
Bom dia meu amigo gosto de armas atualmente não tenho nenhuma assisto sempre seus vídeos gosto demais continue assim abraço Fred
Muito bom seu vídeo, apenas coloco que em distâncias maiores, haverá diferenças no local de impacto devido as cargas de projeções serem diferentes. o arco será maior ou menor. E o que mata é o local em que se acerta e dano permanente.
Show.
Parabéns
To acompanhando seus videos desde quando voce era o" mr. M " do tiro.
Excelente vídeo...!!! Parabéns...!!!
Excelente vídeo, mas...pode ser minha “incompetência”...mas não consigo e não tenho conseguido verificar diferenças de recuo entre munições 9mm +P+ (115) e as 9mm tradicionais (no caso utilizo também as 9mm EXPO “normais” e as NTAs)...não consigo mesmo...de novo, pode (e deve) ser falta de sensibilidade minha mas não consigo...olha q minha 9mm é leve.
EXCELENTE VÍDEOS! PARABÉNS! ABRAÇO FRATERNAL!
Juntos por mais liberdade e menos burocracia.
Acho que alguns calibres dispensam essas versões. Muito marketing. O 9 mm Luger é eficiente há quase um século. Para o atirador ou cidadão comum, que não faz um uso muito específico, como arma longa, fator, etc, a versão padrão já é excelente. Assim como pontas expansivas em pistolas....se não for uma ponta muito bem desenhada, de fabricante reconhecido ...prefiro as ogivais tradicionais. Trabalhei uns vinte anos com .45 na Polícia Civil se SP, sempre usei a tradicional ogival.
Em .40 e 45 eu vou de ogival também, na 9mm prefiro uma expansiva, inclinado a usar a bonded de 124 gr.
@@rodrigoalves3377 , não conheço bem 9mm. Aliás, atirei muito pouco com 40 também, mas sei que é paulada. Hj, estou interno por conta de uma deficiência física, um 357 para mim está de bom tamanho. Mas usei na rua 45 por mais de vinte anos. Sempre ogival, carga padrão. A +p é paulada, mas dificulta bastante a retomada da visada. Acho que em alguns casos, +p ou +p+ tem muito marketing envolvido.
Show de vídeo parabéns 👍
Show! Assisti aos vídeos do Julio Lobo com o Del. João Neto, mas tem outro bem interessante também, com o Celso Cavallini, que ele faz os testes com as diferentes munições, dos calibres permitidos na época, no stand da CBC. Os disparos são feitos em plastilina, onde fica evidente a cavidade temporária e a penetração do projétil... vale a pena.
Otimo video ! 👏👏👏
“Gera maior energia, maior velocidade, mas não faz muita diferença quando acerta o corpo”?
me dá de presente o livro, sou teu maior fan!
Pouca gente sabe que munição 380 +p não é recomendado. Na verdade, não existe padrão oficial para cargas +p e +p+ 380, pois a maioria das pistolas 380 funciona por blowback simples.
Neste caso qual é a melhor munição 380 para a minha G25 que eu comprei antes de liberarem os calibres?
Ajudou muito!🙏
excelentes livros! estou lendo o do João Bosco e acabei de ler o do Dr. João da Cunha. Outro eseencial é o "Autodefesa contra o Crime e Violência" do Humberto Wendling. O conhecimento afirma que ou você atinge o tronco encefálico ou veias e artérias profundas. Nesse último caso a penetração do projétil é mais importante que a expansão.
O mais importante é a localização e perfuração do projétil.
A chance de atingir uma veia calibrosa, e órgão vital, causa uma boa incapacitação após o choque hidrostático e hipovolêmico, com uma rápida perda de pressão arterial(CB PMESP ERICK).
Bom video. Eu nunca atirei a noite com mais p mais, porém já atirei com munição mesclada entre mais p mais e etog ogival na 9mm, não percebi diferença significante no recuo. Mas eu concordo que a pouca diferença entre energia não deve ser tão relevante mesmo, ou seja, uma ogival tem sim boa chance de parar a agressão. Meu medo é em situação urbana a ogival transfixar e causar um dano colateral.
Excelentes dicas de leitura desmistificando vários folclores tirados da bunda por pseudo especialistas de gibi.