Os exercícios aeróbios praticados numa intensidade moderada durante 3x na semana, se mostram eficazes no controle do colesterol. Obviamente, isso não ocorre da noite para o dia, mas com uma boa regularidade semanal, é possível ver os primeiros benefícios com 2 meses de treino. Vamos nessa!
@Pigben Linus Não, isso aí quase nem se classifica como exercício. É um aquecimento no máximo, com mínima efetividade pra qualquer efeito relacionado a exercícios.
Dr Dráuzio adorei o vídeo e as informações! Achei a Dra. muito clara! As pessoas reclamam das explicações dela porque querem que ela diga oque eles querem ouvir e não oque as pesquisas dizem!
eu passo mal com o pessoal citando avó que morreu com 200 anos comendo de tudo... esses estudos atuais mostram que a obesidade aumentou com o TEMPO então as pessoas comem mais e gastam de menos ao contrário do que era antigamente que ou se comia pouco ou se gastava na mesma proporção. nossos hábitos nutricionais estão SIM deploráveis nos dias atuais e vale a pena repensa-los. comecem a olhar pras prateleiras do supermercado e ache um único alimento 100% natural que não contenha veneno nenhum...
então essas pessoas querem dizer que comer mais alimentos de verdade gorduras proteínas e legumes e vegetais podem ser muito mais saudável do que ficar comendo pão integral leite essas coisas
Incrível como esses estudos sobre os ovos são contraditórios!! E mais incrível ainda é perceber que essas "pesquisas" não demonizam o açúcar, farinha branca, pães e margarinas!! Quem tem um mínimo de senso crítico do meio que o cerca, tem consciência que a indústria alimentícia é intrinsecamente ligada a indústria farmacêutica. E tudo não passa de um grotesco jogo de interesse da indústria alimentícia, isso é fato!!
Oxe! engano seu! Você tem google e portanto acesso a artigos e diretrizes, todas são bem categóricas quanto ao excesso de açúcar e industrializados não serem benéficos à saúde. Ela colocou o ovo em pauta por ser polêmico em relação a questão do colesterol.
Na verdade, péssima entrevista. Os estudos mencionados por ela são observacionais. Quem tem um mínimo de conhecimento de método científico sabe q estudos observacionais não provam nexo de causalidade. Portanto, não é possível afirmar que o consumo de ovos é causa disso q ela fala. Profissional ignorante ou de má fé que usa o cargo como suposta autoridade. Uma pena que Drauzio, um grande médico, não atente para a falácia desses estudos observacionais enviesados.
Dr Dráuzio, amo os seus vídeos! Faz um sobre a tremedeira do corpo e cansaço durante o sono. Muitas pessoas vêm sentindo isso, e a sensação é de que dará alguma convulsão.
As questões de poder ou não, devem permear às directrizes naturais do equilíbrio. Comer saudável é ter em mente que o nosso corpo necessita, do que faz bem, por isso, compreender-se como um todo, faz-nos saber qual o melhor caminho, que na minha opinião é buscar sempre o que é mais natural e necessário vida, e não esquecer... praticar atividade física regularmente.
Querida ,pode comer a vontade Veja os vídeos do Dr Lair Ribeiro. Minha vô só comia ovo frito na banha de porco com legumes da roça com muito Manteiga de garrafa, só comia uma vez ao dia pois não tinha tem tinha que trabalhar , todos os dias das sete as cinco e viveu 96 anos lúcida trabalhando só morreu por que foi picada por uma cobra
@@mateuscosta5979 eu acredito! Não como margarina de jeito algum. Tenho evitado muito produtos ultraprocessados e tentado me alimentar da forma mais tradicional possível
Eu ia assistir o vídeo procurando essa resposta. Ainda bem que achei seu comentário. Um dos grande males da sociedade moderna não é nem ao menos discutido. Alguns tipos de carboidratos são piores que água suja!
Ameiii! Dr, como fica a dieta de quem está com o Colesterol e o Ácido Úrico altos? Esse é o meu caso. Fui a uma Nutricionista, levei meus exames, ela me passou a Dieta, mas acho que ela não observou esses detalhes do colesterol e Ácido Úrico altos. Os alimentos que tem na Dieta me parecem para QQ pessoa sem problemas de saúde. Sinceramente não confiei na Dieta. Um Endócrino seria melhor para me Orientar? Um abraço!
Olá Dr. Dráuzio Varella, eu miro em Portugal e deixei de comer xarne, peixe e derivados se leite mas como ovo ..isso pode aumentar o meu comesterol? A minha alimentação e a base de verduras, legumes e leguminosas dando precerencia aos integrais. Agradeço o seu trabalho pois é muito esclarecedor ouvi-lo! Telma Páscoa (sou natural de São Paulo- vovo em Portugal a 34anos)
Vc tem que aprender a readaptar o seu paladar, pq aprendeu, como todos nós, que sabores artificiais, doce e salgado é sinônimo de gostoso. A mudança é interna.
Eu devo ser um ponto muito fora da curva... não como frituras (nunca), não como gorduras, não como açúcar, como pouquíssimos carboidratos, em sua maioria na forma integral, peso 54 kg, prático atividade física 5 vezes por semana, não tenho parentes com hipercolesterolemia e meu colesterol é altíssimo...procuro respostas...
Olá Doutor Dráuzio e todo pessoal da Uzumak. Por gentileza, poderiam abordar o tema ozônio no tratamento de doenças (ozonioterapia). Tenho lido sobre o assunto que aparentemente traz bons resultados na odontologia. Forte abraço a todos!!!
Drauzio, tenho 18 anos e possuo 67 quilos e 800 gramas. Por causa do computador sempre tive uma MÁ postura, hoje tenho sentido muita dor nas costas Quando deito ou deito em algo reto (no chão). Poderia fazer um vídeo explicando como melhorar isso.
Boa entrevista, mas seria bom frisar que o estudo do Jama que "condenou" o ovo é observacional, enquanto tem estudos clínicos e controlados que garantem o ovo ser um alimento seguro para consumir no dia a dia. Obviamente pessoas responsivas a colesterol dietético por questões genéticas deve ficar um pouco mais atento; porém no fim das contas o mais importante é manter um padrão de vida saudável com dieta variada, atividade física, sono adequado e estresse mínimo.
Manda as referências dos que vc já leu, mas não esqueça de mandar pra mim apenas aqueles com um tamanho amostral que comprove a hipótese. Vc é pesquisador?
@@camilapruper43 Olá Camila; eu sou pesquisador sim, trabalho com teoria, método e epistemologia da Ciência. Infelizmente não tenho salvo os artigos que li até porque não sou da área propriamente dita e me debrucei nas análises deles para tirar dúvidas que tinha na ocasião. Mas se você buscar nos sites de buscas de artigos como o próprio Google acadêmico ou nas revistas mais conceituadas como o The Journal of Clinical Nutritition há muitos artigos sobre "Egg consumption" ou "Relation between eggs and cholesterol". Novamente peço perdão por não poder disponibilizar e é até uma falha minha mencionar artigos e não trazê-los. Ficarei atento na próxima. Abraços.
Boa tarde Amei tirou muitas de minhas dúvidas Queria da uma Dica sei que não tem nada haver com esse assunto mas gostaria que dr.Drauzio falasse sobre adenomiose
A gente enlouquece com tanta contradição. Credo !! Td dia é um pode e não pode Minha mãe morreu com 98 anos comendo banha carne ovos.etc Não tinha nenhuma taxa alterada Morreu de tristeza com a morte do meu pai
Dina Ribeiro eu concordo. Lembre-se que provavelmente ela cozinhava em casa e não devia comer muito. A minha mãe morreu com 93 anos, cozinhava em casa, fazia pão, feijão, verduras e não usava massa de tomate. Usava, tomate, alho, cebola, cominho e cheiro verde como temperos.💞
Quando a professora fala, ela usa conclusoes e observacoes referentes a dados de pesquisas cientificas bem revisadas. É importante sempre pensar na populacao ao inves de casos individuais. Tenho certeza que sua mae viveu outra realidade que a de hoje.
Doutor me desculpe de antemao mas e que nao tenho outro meio de enviar essa mensagem ao senhor; Gostaria de lhe dizer que o senhor tem sido uma forte inspiracao na minha corrida, comecei ja fazem tres meses e em cada treino penso no senhor e nas informacoes que o senhor passa nos seus videos, desde o estacao Carandiru tenho sido um leitor voraz de seus videos (esse livro em particular eu li em poucas horas numa noite de 1999 ou 2000 e que eu naquela epoca nao tinha condicoes de comprar o livro mas um amigo havia emprestado de outro amigo e me deixou ler antes de devolver). Hoje nem moro mais no Brasil e a vida melhorou, recentemente li o Correr (chorei junto com senhor quando contou da maratona que correu com sua filha) no meu kindle sentindo o prazer enorme de correr todos os dias e tudo isso por causa do senhor em breve, nas proximas semanas farei minha primeira prova de 5k em um ParkRun aqui onde moro e doutor, penso nos meus dois filhos pequenos em primeiro lugar e no senhor , dedicarei minha estreia no mundo da corrida ao senhor. Obrigado Doutor.
independente do que descobrirem do ovo, garanto que sempre será melhor do que presunto, calabresa, mortadela, salame. Via de regra, alimentos não processados têm maior valor nutricional, está inclusive na cartilha de alimentação nacional.
Boa noite Dr! Gostaria que falasse sobre a doença Retocolite Ulcerativa, acabei de ser diagnosticada, porém ainda é uma doença muito pouco falada, sinto muito dificuldade na minha alimentação. Muito obrigada!
Caro Drauzio. Poderia fazer um vídeo comentando o anticoncepcional masculino? Me parece ser um grande avanço por podermos dividir essa responsabilidade sempre "jogada" para as mulheres, mas sempre gera dúvidas por se tratar de uma droga. Abraço
Num pais onde muitas vezes ovos sao a unica opcao de mistura como ja foi um dia pra mim...fica dificil levar em consideração se devemos ou nao comer ovos
Não é possível controlar o colesterol apenas pela alimentação nada!!! Meu colesterol é alto, não sou fumante, minha pressão arterial é baixa, faço exercícios regularmente, não sou obesa e não tenho placas nas carótidas. Além de não comer nada processado e prepar diàriamente minha alimentação. Cada pessoa tem uma histórico. A medicina não tem resposta para tudo.
Na verdade, péssima entrevista. Ovo pode. Os estudos mencionados por ela são observacionais. Quem tem um mínimo de conhecimento de método científico sabe q estudos observacionais não provam nexo de causalidade. Portanto, não é possível afirmar que o consumo de ovos é causa disso q ela fala. Profissional ignorante ou de má fé que usa o cargo como suposta autoridade. Uma pena que Drauzio, um grande médico, não atente para a falácia desses estudos observacionais enviesados.
Se consumido com moderação pode. Mas claro se você for sedentário, obeso, ter algum histórico familiar de colesterol alto o ovo em EXCESSO assim como outros alimentos será um agravante para o aumento do colesterol.
Fácil saber se estudou o não. PROCURA na internet o nome dela se possível compara com os teus estudos e mas 10 de teu círculo ou teu nível, ou colegas a onde vc estudou ou trabalha!!!
Não ficou tão claro para mim a questão da manteiga e da margarina. Pelo que entendi, a manteiga, então, é um pouco menos danosa que a margarina. É isso?
Ambas sao danosas, a questao da margarina é a hidrogenacao da gordura. O grande problema esta na quantidade que se consome, tanto uma quanto outra devem ser consumidas em pequenas quantidades.
@@ilantonio32 Obrigado pela resposta. Sim, isso eu entendi, mas, se eu decido consumir alguma em moderação, há alguma que seja menos danosa? Ou ambas são igualmente problemáticas?
@@GabrielSilva-hv6ml vou ser categorico. Margarina e manteiga vao entupir as suas arterias do mesmo jeito. A margarina é a gordura hidrogenada (saturada no processamento) e a manteiga é a gordura do leite onde em que sua composicao tem se a gordura saturada e insaturada. na manteiga voce pode ter um acido linoleifo conjugado (cla) que ha algumas comprovacoes interessante. Mas mesmo assim junto com esse cla, voce vai estar ingerindo gordura saturada do mesmo jeito. O consumo desses alimentos em baixa quantidade nao tem problema. Acredito que o grande problema esta na forma em que se prepara o alimento e nos alimentos que nao sao preparados dentro da sua casa.
@@camilapruper43 Então não se pode criticar a performance de alguém sem estar na mesma posição que ela? Beleza, nunca mais fala mal de político algum sem antes se candidatar e ser eleita. Argumento mais idiota, tá cheio de incompetência na USP, e o Diego tá mais que certo em expor a fraqueza da professora na entrevista e no discurso.
Porque ninguem estuda os mc Donalds da vida,os chocolates de sebo, as lasanha de gordura, os sorvetes de gordura hidrogenada????? só ovo, tudo é culpa do ovo,😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Perfeito Leonardo, essa semana o podcast da Tribo forte aprofundou com muita competência esse estudo, a professora da USP parece não ter dedicado tanto tempo assim.
Adoro o Drauzio, mas é de um analfabetismo científico absurdo esses "experts" que trazem para o canal. Usam o cargo como critério, como suposta autoridade no tema...
Concordo 100% que vivemos um analfabetismo científico nas redes sociais. O mais grave na minha visão, são os gurus fitness utilizarem a ciência como estratégia do seu marketing para dar base a ganância de ganhar dinheiro, sem pensar na saúde das pessoas. Por outro lado, vejo alguns excelentes pesquisadores transmitirem ótimas informações nas redes sociais, principalmente no Instagram.
Existe um peso da importância dos "especialistas" na opinião publica e no senso comum, manipulados por quem realmente está ganhando dinheiro, nesse caso a elite da industria farmacêutica e industria alimentícia (não são os professores e nutricionistas formados na USP, e Dr. Drauzio nesse caso), são apenas profissionais, "muito bem informados" por estudos financiados por essa elite!!
As polêmicas nessa área são grandes. Infelizmente, a professora não ajudou muito. Respostas incompletas, faltou positividade e o nosso querido Dr. Dráusio não ajudou. Complicado... Mesmo assim, o pouco que foi bem colocado, já ajuda muito.
Comprei uma esmagador de laranja para diminuir o consumo de refrigerante e estou tentando parar de come salgadinho so que esse problema não to conseguindo resolver
Pode continuar comendo em moderação, só começa a fazer exercícios. Não entendo por que as pessoas ficam se matando nas dietas e optam por uma vida sedentária.
Sinceramente, não sei o que dizer. A academia parece ser completamente dividida quando o assunto é colesterol. Temos incontáveis relatos de que o impacto da alimentação no colesterol é limitado, tendo o colesterol endógeno e a genética como principais alavancadores do LDL. Endossando isso temos muitos atletas com um consumo de colesterol dezenas de vezes acima do recomendado, e com o colesterol sanguíneo normal. Praticamente todas as dietas predominantemente de origem animal vão ter uma quantidade de colesterol muito acima do normal, gostaria de saber porque isso não impacta nos níveis de colesterol dessas pessoas. Outro fator importante para o aumento do LDL seria a frutose, que para ser metabolizada no fígado ela gera como metabólito ácido úrico e LDL. Ou seja, uma das maiores fontes de LDL não é a gordura em si, mas a frutose (que na maioria das vezes está junto da glicose em forma de sacarose). Então estamos demonizando alimentos extremamente saudáveis (como o ovo) e ignorando o maior vício atual da humanidade, que é o açúcar refinado (sacarose) Abraços, aguardo mais informações do gênero, principalmente citando estudos com ingestão controlada, exercícios físicos como um dos grupos, e medição sistêmica do colesterol.
Sobre os ovos ainda duvido sobre os malefícios, pois a credibilidade desses "estudos" deixa muita dúvida e há também todo um mercado interessado nessas "pesquisas". Com relação a manteiga, os franceses não vivem sem ela e praticamente toda sua gastronomia está baseada nela, porém fazem consumo constante de vinho. Todo alimento pode ser benéfico ou maléfico, vai depender da carga genética de cada pessoa bem como o seu modo de vida, se sedentário ou não, basta olhar para os esquimós, que têm uma dieta praticamente a base de proteína e gordura, porém não são sedentários.
Japão é o país com a maior expectativa de vida do mundo e a sua população é uma das que come mais ovo. Tudo pseudo-ciência isso, não tem essa de vilão da história quando o assunto é saúde.
@@brandjr4064 Eu como de tudo, só que tenho a decência de fazer atividades físicas, ao contrário desse pessoal que fica reclamando e procurando soluções em pseudos.
@@brandjr4064 Se quiser misturar humor em um debate, ok, eu faço isso também. Mas por favor, não fique cobrando humor dos outros, é desagradável, principalmente quando você abriu um espaço de debate sobre um assunto relevante.
Manteiga rainha, margarina nadinha. Faltou dizer que colesterol é útil e essencial para o corpo. Faltou dizer que com condições de sedentarismo ou carboidratos vazios também ajudam no aumento do colesterol. Faltou dizer que a maior parte do colesterol de quem possui alta não vem da alimentação e sim é produzida pelo corpo. Achei que ela tem um discurso vazio e pouco atualizado cientificamente, quase senso comum. Olha, da pra chamar um profissional melhor aí pra melhorar essa conversa.
esse Drauzio é vendido, vai na página dele e pesquisa, agonia do colesterol, ele falou que colesterol não faz mal, hoje já mudou de opinião, será porque? ainda com uma propaganda da farmácia de sp atrás
Mas isso que foi dito sobre o azeite é igual ao caso do ovo? Ja disseram que o ovo fazia bem. Hoje o azeite faz bem. E se a gente consumir e ele na verdade ser prejudicial?
Os exercícios aeróbios praticados numa intensidade moderada durante 3x na semana, se mostram eficazes no controle do colesterol. Obviamente, isso não ocorre da noite para o dia, mas com uma boa regularidade semanal, é possível ver os primeiros benefícios com 2 meses de treino. Vamos nessa!
@Pigben Linus Não, isso aí quase nem se classifica como exercício. É um aquecimento no máximo, com mínima efetividade pra qualquer efeito relacionado a exercícios.
@Pigben Linus Se você só faz isso você é classificado como um sedentário.
@Pigben Linus A saúde é sua, e a opção de se fazer de bobo também. Não vou mentir e dizer que me preocupo com o seu bem-estar.
@Pigben Linus faça 30 minutos. Já ajuda.
@Pigben Linus óbvio q ajuda, qualquer coisa é melhor que nada.
Dr Dráuzio adorei o vídeo e as informações! Achei a Dra. muito clara! As pessoas reclamam das explicações dela porque querem que ela diga oque eles querem ouvir e não oque as pesquisas dizem!
eu passo mal com o pessoal citando avó que morreu com 200 anos comendo de tudo... esses estudos atuais mostram que a obesidade aumentou com o TEMPO então as pessoas comem mais e gastam de menos ao contrário do que era antigamente que ou se comia pouco ou se gastava na mesma proporção. nossos hábitos nutricionais estão SIM deploráveis nos dias atuais e vale a pena repensa-los. comecem a olhar pras prateleiras do supermercado e ache um único alimento 100% natural que não contenha veneno nenhum...
então essas pessoas querem dizer que comer mais alimentos de verdade gorduras proteínas e legumes e vegetais podem ser muito mais saudável do que ficar comendo pão integral leite essas coisas
Elas comiam de tudo. Mas de tudo o que tinha. Muitos, muitos alimentos naturais.
Médica centrada e segura no que fala, parabéns !
Parabens por trazer essa convidada. Que profissional!!!
Bom dia doutores, graça e paz, obrigado pelas informações, muito gratificante para nossa saúde
Incrível como esses estudos sobre os ovos são contraditórios!! E mais incrível ainda é perceber que essas "pesquisas" não demonizam o açúcar, farinha branca, pães e margarinas!! Quem tem um mínimo de senso crítico do meio que o cerca, tem consciência que a indústria alimentícia é intrinsecamente ligada a indústria farmacêutica. E tudo não passa de um grotesco jogo de interesse da indústria alimentícia, isso é fato!!
Oxe! engano seu! Você tem google e portanto acesso a artigos e diretrizes, todas são bem categóricas quanto ao excesso de açúcar e industrializados não serem benéficos à saúde. Ela colocou o ovo em pauta por ser polêmico em relação a questão do colesterol.
Entrevista sensacional. Parabéns aos doutores.
Na verdade, péssima entrevista. Os estudos mencionados por ela são observacionais. Quem tem um mínimo de conhecimento de método científico sabe q estudos observacionais não provam nexo de causalidade. Portanto, não é possível afirmar que o consumo de ovos é causa disso q ela fala. Profissional ignorante ou de má fé que usa o cargo como suposta autoridade. Uma pena que Drauzio, um grande médico, não atente para a falácia desses estudos observacionais enviesados.
Acho o canal,muito interessante e intelectual,principalmente falando sobre saúde.
E bastante interessante mas a mulher foi meio burra é claro q excesso de ovos faz mal minha mãe sempre me disse que não pode usar nada em exagero
sempre devemos dar ouvido a estes especialistas doutores doutoras eles salvam vidas
Boa noite ótima.explicarão estou adorando essa orientação muito importante
Gente, que mulher maravilhosa! Adoro pessoas inteligentes kkk
Dr Dráuzio, amo os seus vídeos! Faz um sobre a tremedeira do corpo e cansaço durante o sono. Muitas pessoas vêm sentindo isso, e a sensação é de que dará alguma convulsão.
Informações de utilidade público.
Muito bom o vídeo !! Esclareceu muitas dúvidas que eu tinha sobre alimentação. Parabéns
Entrevista rica em sabedoria na área da saúde parabéns por esses especialistas
Muitíssimo sério isso, devemos nús policiarmos. #parabéns nossa querida professora de #nutrição #nágila damasceno😉😉👏👏
As questões de poder ou não, devem permear às directrizes naturais do equilíbrio. Comer saudável é ter em mente que o nosso corpo necessita, do que faz bem, por isso, compreender-se como um todo, faz-nos saber qual o melhor caminho, que na minha opinião é buscar sempre o que é mais natural e necessário vida, e não esquecer... praticar atividade física regularmente.
Sobre manteiga x margarina, resumindo:
Melhor comer manteiga com moderação
É melhor não comer kkkkk
PATÊ
Querida ,pode comer a vontade Veja os vídeos do Dr Lair Ribeiro.
Minha vô só comia ovo frito na banha de porco com legumes da roça com muito Manteiga de garrafa, só comia uma vez ao dia pois não tinha tem tinha que trabalhar , todos os dias das sete as cinco e viveu 96 anos lúcida trabalhando só morreu por que foi picada por uma cobra
@@mateuscosta5979 eu acredito! Não como margarina de jeito algum. Tenho evitado muito produtos ultraprocessados e tentado me alimentar da forma mais tradicional possível
Acredito que essa seja a verdadeira alimentação saudável comer alimentos de verdade
Faltou discorrer sobre CARBOIDRATOS x COLESTEROL.
Já li bastante que o carboidrato é a principal fonte de colesterol na bioquímica humana.
Eu ia assistir o vídeo procurando essa resposta. Ainda bem que achei seu comentário. Um dos grande males da sociedade moderna não é nem ao menos discutido. Alguns tipos de carboidratos são piores que água suja!
Exatamente, tenho colesterol levemente alterado (total e ldl) e meu médico foi bem enfático em culpar o carboidrato
Ameiii! Dr, como fica a dieta de quem está com o Colesterol e o Ácido Úrico altos? Esse é o meu caso. Fui a uma Nutricionista, levei meus exames, ela me passou a Dieta, mas acho que ela não observou esses detalhes do colesterol e Ácido Úrico altos. Os alimentos que tem na Dieta me parecem para QQ pessoa sem problemas de saúde. Sinceramente não confiei na Dieta. Um Endócrino seria melhor para me Orientar? Um abraço!
Faltou explicar o ponto de fumaça, é conceito de química alimentar. Mas tirando isso, o vídeo estava maravilhoso!!
Muito bem esclarecido
dr.drauzio deus abençoe muitíssimo por esses conselhos
Olá Dr. Dráuzio Varella, eu miro em Portugal e deixei de comer xarne, peixe e derivados se leite mas como ovo ..isso pode aumentar o meu comesterol?
A minha alimentação e a base de verduras, legumes e leguminosas dando precerencia aos integrais.
Agradeço o seu trabalho pois é muito esclarecedor ouvi-lo!
Telma Páscoa (sou natural de São Paulo- vovo em Portugal a 34anos)
Pode ou não pode???
Eita que doideira
Esclarecedor. Obrigado
Dr. Vraunelas, qual o equilíbrio perfeito pra uma alimentação saudável e gostosa? Uma dieta não sustentável nao vai fazer ngm segui-la
Vc tem que aprender a readaptar o seu paladar, pq aprendeu, como todos nós, que sabores artificiais, doce e salgado é sinônimo de gostoso. A mudança é interna.
Eu devo ser um ponto muito fora da curva... não como frituras (nunca), não como gorduras, não como açúcar, como pouquíssimos carboidratos, em sua maioria na forma integral, peso 54 kg, prático atividade física 5 vezes por semana, não tenho parentes com hipercolesterolemia e meu colesterol é altíssimo...procuro respostas...
Olá Doutor Dráuzio e todo pessoal da Uzumak.
Por gentileza, poderiam abordar o tema ozônio no tratamento de doenças (ozonioterapia).
Tenho lido sobre o assunto que aparentemente traz bons resultados na odontologia.
Forte abraço a todos!!!
Exelente quadro
Drauzio, tenho 18 anos e possuo 67 quilos e 800 gramas. Por causa do computador sempre tive uma MÁ postura, hoje tenho sentido muita dor nas costas Quando deito ou deito em algo reto (no chão). Poderia fazer um vídeo explicando como melhorar isso.
Não vou entrar em polêmicas, só sei que ovo é bão demais...
Podia ter falado sobre suplementos alimentares tbm ....
Tudo na vida é equilíbrio. Não há vilões ou mocinhos basta ter moderação
Boa tarde
Qual o número ideal para o colesterol
Boa entrevista, mas seria bom frisar que o estudo do Jama que "condenou" o ovo é observacional, enquanto tem estudos clínicos e controlados que garantem o ovo ser um alimento seguro para consumir no dia a dia. Obviamente pessoas responsivas a colesterol dietético por questões genéticas deve ficar um pouco mais atento; porém no fim das contas o mais importante é manter um padrão de vida saudável com dieta variada, atividade física, sono adequado e estresse mínimo.
Manda as referências dos que vc já leu, mas não esqueça de mandar pra mim apenas aqueles com um tamanho amostral que comprove a hipótese. Vc é pesquisador?
@@camilapruper43 Olá Camila; eu sou pesquisador sim, trabalho com teoria, método e epistemologia da Ciência. Infelizmente não tenho salvo os artigos que li até porque não sou da área propriamente dita e me debrucei nas análises deles para tirar dúvidas que tinha na ocasião. Mas se você buscar nos sites de buscas de artigos como o próprio Google acadêmico ou nas revistas mais conceituadas como o The Journal of Clinical Nutritition há muitos artigos sobre "Egg consumption" ou "Relation between eggs and cholesterol". Novamente peço perdão por não poder disponibilizar e é até uma falha minha mencionar artigos e não trazê-los. Ficarei atento na próxima. Abraços.
Obrigada pelas dicas!
Boa tarde
Amei tirou muitas de minhas dúvidas
Queria da uma Dica sei que não tem nada haver com esse assunto mas gostaria que dr.Drauzio falasse sobre adenomiose
Gostei muito do vídeo está com 2 anos que tomo remédio pra colesterol e todo tempo nunca normaliza foi bom essas dicas
Você deve ser sedentária.
Bom dia
Ótimo vídeo! Espero ver vídeos com a participação de um Profissional de educação física também. ;)
Entrevista os nutricionistas da integral medica para eles falarem sobre a dieta de atletas, Dráuzio!!
A gente enlouquece com tanta contradição. Credo !! Td dia é um pode e não pode
Minha mãe morreu com 98 anos comendo banha carne ovos.etc
Não tinha nenhuma taxa alterada
Morreu de tristeza com a morte do meu pai
Dina Ribeiro eu concordo. Lembre-se que provavelmente ela cozinhava em casa e não devia comer muito. A minha mãe morreu com 93 anos, cozinhava em casa, fazia pão, feijão, verduras e não usava massa de tomate. Usava, tomate, alho, cebola, cominho e cheiro verde como temperos.💞
É verdade, nossos antepassados comiam de tudo, viviam melhor, com mais disposição. Hoje em dia uma hora pode, noutra não. 💁
Quando a professora fala, ela usa conclusoes e observacoes referentes a dados de pesquisas cientificas bem revisadas. É importante sempre pensar na populacao ao inves de casos individuais. Tenho certeza que sua mae viveu outra realidade que a de hoje.
é bem o que a Professora aí falou, se você viu o vídeo: o retorno à alimentação feita a partir de ingredientes "in natura".
Antigamente se comia menos e as pessoas eram mais ativas
gratidão
otimo video
Vou continuar comendo 8 ovos por dia..
Nilza eu não cou corda e não como frituras meu colesterol é alta
Doutor me desculpe de antemao mas e que nao tenho outro meio de enviar essa mensagem ao senhor;
Gostaria de lhe dizer que o senhor tem sido uma forte inspiracao na minha corrida, comecei ja fazem tres meses e em cada treino penso no senhor e nas informacoes que o senhor passa nos seus videos, desde o estacao Carandiru tenho sido um leitor voraz de seus videos (esse livro em particular eu li em poucas horas numa noite de 1999 ou 2000 e que eu naquela epoca nao tinha condicoes de comprar o livro mas um amigo havia emprestado de outro amigo e me deixou ler antes de devolver). Hoje nem moro mais no Brasil e a vida melhorou, recentemente li o Correr (chorei junto com senhor quando contou da maratona que correu com sua filha) no meu kindle sentindo o prazer enorme de correr todos os dias e tudo isso por causa do senhor em breve, nas proximas semanas farei minha primeira prova de 5k em um ParkRun aqui onde moro e doutor, penso nos meus dois filhos pequenos em primeiro lugar e no senhor , dedicarei minha estreia no mundo da corrida ao senhor. Obrigado Doutor.
Se o ovo faz mal absurdo tem em muitos estudos que o ovo é o alimento mais saudável depois do leite materno
Mostra aí os estudos então.
independente do que descobrirem do ovo, garanto que sempre será melhor do que presunto, calabresa, mortadela, salame. Via de regra, alimentos não processados têm maior valor nutricional, está inclusive na cartilha de alimentação nacional.
Dr. Dráuzio , e no caso de alguns azeites de oliva com símbolo transgênico que surgiram no mercado, eles podem ser nocivos à longo prazo ?
Ainda eles não sabem.
Boa noite Dr!
Gostaria que falasse sobre a doença Retocolite Ulcerativa, acabei de ser diagnosticada, porém ainda é uma doença muito pouco falada, sinto muito dificuldade na minha alimentação. Muito obrigada!
Eu fazer uma pergunta que nao tem aver com o assunto.Voce poderia me dizer o que é uma pessoa canhota e uma pessoa destra?e qual a diferenca real?
Posso beber chá doce
Qual é a informação confiavel?
É verdade que nas margarina contem ômega 3 4 5 em fim isso é benefíco?.
Drauzio fala sobre narguilé por favor quero usar mas tenho muito medo de ter câncer no pulmão
Aumentar o HDL com soja?? Nao sei não em. Eu fugiria dessa...
Eu tb
Rapaz, ainda bem que ela deu essa resalva no finalzinho a respeito do azeite de oliva, porque eu já ia começar a arrancar meus cabelos aqui! 😂
Caro Drauzio. Poderia fazer um vídeo comentando o anticoncepcional masculino? Me parece ser um grande avanço por podermos dividir essa responsabilidade sempre "jogada" para as mulheres, mas sempre gera dúvidas por se tratar de uma droga. Abraço
Dr estou tomando um remédio para o colesterol, mas sempre que estou tomando direitinho passo a ter terríveis dores de cabeça. Me ajude.
Ovo com parcimônia..
Exercícios físico abuse..
Agora meu colesterol abaixo com o uso semanal do abacate 🥑
excelente, tirou todas as minhs duvidas
Se o óleo não faz mal porque ela não recomenda ser usado novamente?
Pq é o aquecimento que promove toxinas. Qd vc vai usar de novo, o óleo já não está mais apto ao consumo.
Seria relevante se a entrevista tivesse abordado os estudos que sugerem a relação entre o colesterol baixo e doenças neurológicas.
Num pais onde muitas vezes ovos sao a unica opcao de mistura como ja foi um dia pra mim...fica dificil levar em consideração se devemos ou nao comer ovos
Essa é uma consideração válida!
Gosto muito do dr Drauzio mas ainda prefiro seguir os conselhos do dr Lair Ribeiro.
Drauzio se vendeu, ele era contra baixar colesterol a 10 atrás, será porque mudou de opinião assim, olha aí o que ele escreveu
Não é possível controlar o colesterol apenas pela alimentação nada!!! Meu colesterol é alto, não sou fumante, minha pressão arterial é baixa, faço exercícios regularmente, não sou obesa e não tenho placas nas carótidas. Além de não comer nada processado e prepar diàriamente minha alimentação. Cada pessoa tem uma histórico. A medicina não tem resposta para tudo.
Acho que vc deve fazer exames pra audição também, pq ela explicou muito claramente que se for no início da alteração pode sim baixar com alimentação.
@@vagnerpereira8065 e você é ums mal-educada e metida onde não foi chamada.
✨TE AMO ESCOLA✨
Cuscuz de flocos de milho faz mal para quem tem colesterol alto?
Ovo pode
Semana que vem não pode
Na seguinte pode ...Eiiiita
Deixa nos leigos doidos ..
No mais, ótima entrevista
Vdd
Na verdade, péssima entrevista. Ovo pode. Os estudos mencionados por ela são observacionais. Quem tem um mínimo de conhecimento de método científico sabe q estudos observacionais não provam nexo de causalidade. Portanto, não é possível afirmar que o consumo de ovos é causa disso q ela fala. Profissional ignorante ou de má fé que usa o cargo como suposta autoridade. Uma pena que Drauzio, um grande médico, não atente para a falácia desses estudos observacionais enviesados.
kkkkkk
esse povo se vendeu pro sistema, o próprio Drauzio era contra baixar colesterol, olha a prova aí
Se consumido com moderação pode. Mas claro se você for sedentário, obeso, ter algum histórico familiar de colesterol alto o ovo em EXCESSO assim como outros alimentos será um agravante para o aumento do colesterol.
ESSA SENHORA PRECISA ESTUDAR MUITO, MAS , MUITO MAIS!
Fácil saber se estudou o não. PROCURA na internet o nome dela se possível compara com os teus estudos e mas 10 de teu círculo ou teu nível, ou colegas a onde vc estudou ou trabalha!!!
Tem algum remedio caseiro para trigeceridi
cadê o estudo citado?
Não ficou tão claro para mim a questão da manteiga e da margarina. Pelo que entendi, a manteiga, então, é um pouco menos danosa que a margarina. É isso?
Ambas sao danosas, a questao da margarina é a hidrogenacao da gordura. O grande problema esta na quantidade que se consome, tanto uma quanto outra devem ser consumidas em pequenas quantidades.
@@ilantonio32 Obrigado pela resposta. Sim, isso eu entendi, mas, se eu decido consumir alguma em moderação, há alguma que seja menos danosa? Ou ambas são igualmente problemáticas?
@@GabrielSilva-hv6ml vou ser categorico. Margarina e manteiga vao entupir as suas arterias do mesmo jeito. A margarina é a gordura hidrogenada (saturada no processamento) e a manteiga é a gordura do leite onde em que sua composicao tem se a gordura saturada e insaturada. na manteiga voce pode ter um acido linoleifo conjugado (cla) que ha algumas comprovacoes interessante. Mas mesmo assim junto com esse cla, voce vai estar ingerindo gordura saturada do mesmo jeito.
O consumo desses alimentos em baixa quantidade nao tem problema.
Acredito que o grande problema esta na forma em que se prepara o alimento e nos alimentos que nao sao preparados dentro da sua casa.
Não são danosas, isso aí é besteira. O excesso pode fazer mal, mas isso é com todo o alimento. A margarina é pior que a manteiga.
vídeo muito bom!!
Franquissima entrevista
Faz melhor! Mas antes estuda 20 anos e vira livre docente na USP 😘
@@camilapruper43 Então não se pode criticar a performance de alguém sem estar na mesma posição que ela? Beleza, nunca mais fala mal de político algum sem antes se candidatar e ser eleita.
Argumento mais idiota, tá cheio de incompetência na USP, e o Diego tá mais que certo em expor a fraqueza da professora na entrevista e no discurso.
Yes
Cada hora é uma coisa pelo amor de deus
Porque ninguem estuda os mc Donalds da vida,os chocolates de sebo, as lasanha de gordura, os sorvetes de gordura hidrogenada????? só ovo, tudo é culpa do ovo,😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Porque aí não tem polêmica: todo mundo já sabe que é um lixo.
Na verdade, estuda sim e.e basta pesquisar. Me poupe
@@leticiaderossi6728 😲😲😲😲😲😲
Como 3 a 5 ovos por dia. Meu colesterol é normal.uso só óleo de Coco
Drauzio Varella se vendeu pro sistema, eu provo
Podir comer ovo ou nao
Adoro arroz, adoro feijão, mas odeio arroz com feijão xD
Kkkk
Normalmente os homens mais saudáveis na sociedade, os atleta, comem muito ovo. Tipo uns 8 por dia
Drauzio. Estamos ficando cansados de profissionais incompetentes. ESTUDOS OBSERVACIONAIS NÃO ESTABELECEM CAUSA E EFEITO!
Perfeito Leonardo, essa semana o podcast da Tribo forte aprofundou com muita competência esse estudo, a professora da USP parece não ter dedicado tanto tempo assim.
Adoro o Drauzio, mas é de um analfabetismo científico absurdo esses "experts" que trazem para o canal. Usam o cargo como critério, como suposta autoridade no tema...
Concordo 100% que vivemos um analfabetismo científico nas redes sociais. O mais grave na minha visão, são os gurus fitness utilizarem a ciência como estratégia do seu marketing para dar base a ganância de ganhar dinheiro, sem pensar na saúde das pessoas. Por outro lado, vejo alguns excelentes pesquisadores transmitirem ótimas informações nas redes sociais, principalmente no Instagram.
Existe um peso da importância dos "especialistas" na opinião publica e no senso comum, manipulados por quem realmente está ganhando dinheiro, nesse caso a elite da industria farmacêutica e industria alimentícia (não são os professores e nutricionistas formados na USP, e Dr. Drauzio nesse caso), são apenas profissionais, "muito bem informados" por estudos financiados por essa elite!!
Tá, mas e aí? Come ovo ou não?
As polêmicas nessa área são grandes. Infelizmente, a professora não ajudou muito. Respostas incompletas, faltou positividade e o nosso querido Dr. Dráusio não ajudou. Complicado... Mesmo assim, o pouco que foi bem colocado, já ajuda muito.
Acho que vc não tem uma base teórica suficientemente boa para entender as respostas.
Vamos estudar ♥️📚
Confesso que não entendi muito bem as explicações da Dra. Nágila.
Também, não...
esse cara se vendeu, olha a prova aqui
Comprei uma esmagador de laranja para diminuir o consumo de refrigerante e estou tentando parar de come salgadinho so que esse problema não to conseguindo resolver
É só não comprar o salgadinho, o que a gente não tem em casa não comemos!
Pode continuar comendo em moderação, só começa a fazer exercícios. Não entendo por que as pessoas ficam se matando nas dietas e optam por uma vida sedentária.
Drauzião é foda!
Sinceramente, não sei o que dizer. A academia parece ser completamente dividida quando o assunto é colesterol. Temos incontáveis relatos de que o impacto da alimentação no colesterol é limitado, tendo o colesterol endógeno e a genética como principais alavancadores do LDL. Endossando isso temos muitos atletas com um consumo de colesterol dezenas de vezes acima do recomendado, e com o colesterol sanguíneo normal. Praticamente todas as dietas predominantemente de origem animal vão ter uma quantidade de colesterol muito acima do normal, gostaria de saber porque isso não impacta nos níveis de colesterol dessas pessoas.
Outro fator importante para o aumento do LDL seria a frutose, que para ser metabolizada no fígado ela gera como metabólito ácido úrico e LDL. Ou seja, uma das maiores fontes de LDL não é a gordura em si, mas a frutose (que na maioria das vezes está junto da glicose em forma de sacarose). Então estamos demonizando alimentos extremamente saudáveis (como o ovo) e ignorando o maior vício atual da humanidade, que é o açúcar refinado (sacarose)
Abraços, aguardo mais informações do gênero, principalmente citando estudos com ingestão controlada, exercícios físicos como um dos grupos, e medição sistêmica do colesterol.
Sobre os ovos ainda duvido sobre os malefícios, pois a credibilidade desses "estudos" deixa muita dúvida e há também todo um mercado interessado nessas "pesquisas".
Com relação a manteiga, os franceses não vivem sem ela e praticamente toda sua gastronomia está baseada nela, porém fazem consumo constante de vinho.
Todo alimento pode ser benéfico ou maléfico, vai depender da carga genética de cada pessoa bem como o seu modo de vida, se sedentário ou não, basta olhar para os esquimós, que têm uma dieta praticamente a base de proteína e gordura, porém não são sedentários.
Japão é o país com a maior expectativa de vida do mundo e a sua população é uma das que come mais ovo. Tudo pseudo-ciência isso, não tem essa de vilão da história quando o assunto é saúde.
@@MrLoowiz fique a vontade. Se quiser coma também a galinha....kkk
@@brandjr4064 Eu como de tudo, só que tenho a decência de fazer atividades físicas, ao contrário desse pessoal que fica reclamando e procurando soluções em pseudos.
@@MrLoowiz estou brincando amigo. Cadê seu bom humor?
@@brandjr4064 Se quiser misturar humor em um debate, ok, eu faço isso também. Mas por favor, não fique cobrando humor dos outros, é desagradável, principalmente quando você abriu um espaço de debate sobre um assunto relevante.
85% do colesterol é produzido pelo PRÓPRIO organismi. POR FAVOR !!!
E?
Ele é produzido a partir do que você ingere.
Foi falta de atenção minha ou o vegetarianismo/ veganismo não foi citado?
Não foi citado!
Up
Manteiga rainha, margarina nadinha. Faltou dizer que colesterol é útil e essencial para o corpo. Faltou dizer que com condições de sedentarismo ou carboidratos vazios também ajudam no aumento do colesterol. Faltou dizer que a maior parte do colesterol de quem possui alta não vem da alimentação e sim é produzida pelo corpo. Achei que ela tem um discurso vazio e pouco atualizado cientificamente, quase senso comum. Olha, da pra chamar um profissional melhor aí pra melhorar essa conversa.
esse Drauzio é vendido, vai na página dele e pesquisa, agonia do colesterol, ele falou que colesterol não faz mal, hoje já mudou de opinião, será porque? ainda com uma propaganda da farmácia de sp atrás
ajude Dr Dayan siebra falta mil
Mas nem sempre a gema?
Se até sem a gema não pode
Então tô lascado. Porque malho pesado e minha dieta é regrada de ovo. Me ajudem aíiiiii
Esquece, essa mulher só falou asneiras a respeito de ovos. O estudo a q ela se refere é observacional, não prova q ovo é causa de mal para a saúde.
Mas isso que foi dito sobre o azeite é igual ao caso do ovo? Ja disseram que o ovo fazia bem. Hoje o azeite faz bem. E se a gente consumir e ele na verdade ser prejudicial?
Pense na qualidade e na quantidade.