Cara você é incrível! Estou formulando uma teoria, seu canal vai me ajudar muito a pegar dados ciêntifios e ir atrás para ligar os fatos e montar o quebra cabeça.
critica ao idealismo = bela e moral. panpsiquismo é uma ideia interessante, pois faz sentido a interação com a energia em tudo e em nós, tudo está por aí de modo descentralizado, mas não necessariamente acessível como se nós pudéssemos ser superior a tudo, ou simplesmente curvar a realidade a nossa vontade como alguns besteiróis tipo lei da atração( idealismo moderninho?) afirmam.
9:39 Isso me lembra uma passagem de Wittgenstein. Uma vez um amigo dele disse que se sentia como um cachorro atropelado. Eis que ele responde: "Você não sabe como um cachorro atropelado se sente".
2:40 - Acredito que seja possível nos aproximarmos desse experimento de Mary na vida real, de uma forma diferente. A gente pode pensar no caso do tetracromatismo, em que as pessoas tetracromatas conseguem enxergar o que chamam de "um diferente verde (ou o verdadeiro amarelo)". Podemos estudar o máximo possível sobre esse diferente verde/verdadeiro amarelo, mas é quase certo que jamais saberemos como é a experiência de enxergar essa cor a menos que possamos adquirir capacidade para tal.
A ideia desse vídeo surgiu da Segunda Aula Online de Filosofia. Lá foi falado sobre Númeno. Lá há explicações bem mais abrangentes e racionais. O curso se propõe a ter um Conhecimento que se segue do outro. Desde de História da Filosofia, Logica, Epistemologia, Metafisica. Aprender o que torna uma proposição valida. Aprender que uma Proposição só pode ser Verdadeira ou Falsa.
Alguém já leu o livro "My Big T.O.E" de Thomas Campbell? É uma trilogia e estou no primeiro e já está explodindo minha mente! Ele explora o experimento quântico das duas fendas, mas feito de uma maneira que teoricamente explicam questões sobre a nossa realidade que a física quântica, nem com sua teoria das cordas conseguiu explicar. Vale a pena conferir! Para quem não manja inglês tem a tradução do livro feita por um físico brasileiro. ruclips.net/video/dWCYP8adOFc/видео.html
Eu comprei a trilogia e estou no meio do primeiro livro, não por interesse em ciência propriamente, mas por meu interesse em espiritualidade (que não deixa de ser um interesse em entender a realidade). A propósito, clica em mim se quiser conhecer meu canal. Abraço!
Recomendo que volte ao básico e entenda a distinção lockeana entre qualidades “primárias” e “secundárias”, para não dizer absurdos como “observável em terceira pessoa”.
Essa história da Mary tem em um livro da matéria filosofia da mente no meu curso, a única coisa que não entendi e a seguinte, como que a Mary sabia que o vermelho era vermelho sem nunca ter tido a experiência com a cor ou com as cores no mundo? Seria a qualia que daria essas condição de saber que o vermelho é vermelho?
Faltou falar da posição eliminativista, que diz q a ideia de mente só é possível em uma linguagem mentalista, que em comparação a uma linguagem fisicalista ou behaviorista, é extremamente mais imprecisa e poética.
Eu cheguei sozinho a essa conclusão. Quando comecei a pesquisar, me apavorei comigo mesmo. O bom que tenho provas para mostrar para a minha namorada de que eu estava certo, ou pelo menos, tem pessoas que pensam como eu. Pampsiquismo para mim é tão certo que chega a ser óbvio que tudo é uma experiência em primeira pessoa.
Mas então qual a diferença entre a Qualia e o Catarse? o Catarse é um sentimento, mas como você citou no exemplo da música... a música também te leva ao Catarse, e nesse caso (por exemplo) qual exatamente é diferença entre ambos?
errata: na fisica vc não pode observar certas partículas subatômicas, pq são tão diminutas q não são observáveis nem mesmo no microscópio e muito menos a olho nú, inclusive ainda há várias que ainda são apenas hipotéticas/em fase de pesquisa. já pensou que o cérebro de alguém poderia ser induzido a ter a percepção da visão de cores sem o sujeito ter a capacidade de enxergar por meios tecnológicos, sem passar pelas células do olho, no caso isso seria qualia também, não só um deficiente visual total, mas alguém que jogasse um game em plena conexão direta com a mente?
Acho que a diferença entre um pensamento cru (de uma I.A.) e do ser humano é a emoção que sentimos quando experienciamos e atribuimos ao mundo. Gosto, impressão, sentimentos.
Se eu descrevesse uma paisagem através de palavras, eu a transmitiria de forma menos precisa do que se eu mostrasse um vídeo em 3D dessa paisagem. Se em vez de um vídeo, eu pudesse transmitir diretamente a minha experiência de estar naquela paisagem, se essa fosse a maneira normal de comunicação em vez de palavras e conceitos, talvez não existisse qualia. Eu poderia transmitir para a cega o que é o vermelho, assim como o morcego poderia transmitir para mim como é ser morcego.
e se for idealismo junto com pan...psiquismo? desculpe, já esqueci o nome... aí a escassez é explicada pelo fato das pessoas com suas qualia acreditarem nela...
Pra mim nada disso faz sentido pois, se a menina viveu em um ambiente onde não era possível ver a cor vermelha já que não existia nenhum material com essa propriedade lá, ela não tem o conhecimento empírico da cor vermelha por mais que ela tenha entendido tudo que ocorre no cérebro ao experenciar isso. Portanto, quando ela realmente ver algo vermelho, ela vai sim adquirir um novo conhecimento empírico, que era impossível ter antes. Não faz sentido dizer que isso implica na existencia de algo diferente de matéria.
Tudo veio da qualia, e as partículas nada mais são do que a qualia se manifestando num plano onde elas se limitam pelo espaço e pelo tempo. Comente sobre isso?
você não assistiu nada do vídeo. Kkkkkk Independente de ser reações químicas, esse argumento é extremamente pobre diante das experiências em primeira pessoa. Se tudo é matéria, logo deveria ser completamente possível explicar em termos científicos as experiências individuais para que outros pudessem compreender. Mas é impossível! Porque a mente não é só matéria existe algo a mais, como dizia Platão esse algo a mais é quando a mente desdobra sobre si mesmo.
Como ela pode ter estudado sobre o vermelho se ela nunca viu o vermelho? Parece inconsistente. O que ela estudou foi sobre o que ela pôde enxergar, vermelho é apenas uma palavra. Ela estudou sobre frequências em suas inúmeras formas e 'uma' delas é representada por uma palavra: vermelho. Mas 'vermelho' para ela não é o mesmo vermelho para nós, porque nós sabemos identificar o vermelho com os olhos e ela apenas com os dados observados. Então vc me pergunta, ela não poderia observar com os olhos? não, porque com os olhos ela observaria algum tom de cinza e o chamaria de 'vermelho'. Se o que ela veria seria 'vermelho', o que seria 'tom de cinza' para ela? A mesma coisa observada com os olhos, com propriedades físicas diferentes? Onde fica a correlação entre o que é observado e a propriedade física correspondente? O que é observado não pode ter mais de uma propriedade física mensurada, eis a inconsistencia. Então o que ela observa é algo além do 'vermelho' que conhecemos, para algo dentro de um universo 'monocromático' onde 'vermelho' não possui significado algum com o vermelho que conhecemos, que podemos ver, mensurar os dados e identificá-lo como uma única relação com a matéria.
O Daniel Dennett é um comediante com essa ideia de "não existem sensações conscientes". Queria saber, ele toparia colocar um dedo numa vela por um minutinho para defender sua tese? Afinal,, a quale mais simples que existe é a dor.
Você fez uma crítica ao idealismo dizendo que ele não consegue explicar a escassez. No entanto, eu imagino que a escassez só existe porque o ser humano ainda não conseguiu encontrar uma forma ou meio de acabar com determinada escassez. Não seria isso? Por exemplo: sabemos que a comida é algo escasso, mas é muito menos escasso do que já foi há 1.000 anos e a cada dia que passa o alimento se torna menos escasso porque, através da tecnologia, estamos descobrindo formas mais inteligentes de se produzir um determinado alimento. Pode ser que daqui a 1.000 anos o ser humano descubra uma combinação que permita criar carne ou água em laboratório, por exemplo. Partindo desta lógica, não existe a escassez, o que não existe é o conhecimento necessário para resolver esta escassez. Acho que viajei um pouco, mas seria mais ou menos isso, não?
#Alexandre Porto, você está dando um curso pago de filosofia porém seus vídeos de filosofia aqui no youtube que são gratuitos já expõe muito do seu conhecimento de filosofia, não acha um problema alguém achar que o conhecimento dos seus vídeos filosóficos do youtube são conhecimentos suficientes para elas e não querer adquirir mais conhecimento em seus cursos pagos ? Fico pensando nisso porque você expõe muito conhecimento em vídeos gratuitos.
Mas considerando o primeiro experimento, se as cores são apenas a forma como o nosso cérebro processa e entende a luz uma mera simplificação de todos os eventos que compreendem o elemento luz e radiação electromagnética, nao seria possível que essa tal interpretação das coisas seja uma mera simulação dos nossos cérebros? E se for esse o caso não poderia Mery juntar todo o seu conhecimento e com uma quantidade infinita de tentativas eventualmente acabar chegando na simulação perfeita de enxergar qualquer cor?
Aprendi muitas coisas com você mas vc poderia ter explicado melhor O QUE É Qualia... Vc falou muito das implicações, do ser ou não ser... Mas o que é Qualia, ficou a desejar
Aos 22:04 vc diz sobre a opinião que alguns tem. Opinião de que a experiência em primeira pessoa eh uma ilusão e portanto não existe. Mas eu me lembro de um vídeo em que vc diz: "O mínimo que uma ilusão precisa ter para ser ilusão eh o iludido." Eu particularmente acredito que ser um iludido eh uma experiência em primeira pessoa. Portanto não consigo acreditar nesse materialismo de Daniel Dennett
Saudades desse seu conteúdo filosófico.
Esse é o Porto Raiz.
Bom ter vc de volta produzindo conteúdo.
Ala o mito!
E você, volta quando ?
Cara, o que aconteceu pra vários vídeos sumiram do seu canal ?
Quando cê vai voltar ,baiano ?
O cara não pode nem ver Alexandre Porto em paz ksksksksk
Esse assunto me fez refletir da forma mais assustadora possível, estou perplexo perante a complexidade de tudo isso. Obrigado Porto
É assustador e lindo
crises existenciais pairando sobre minha mente
Uma das melhores coisas do RUclips é o Porto falando de filosofia, vídeo muito foda!
Concordo plenamento, ele simplismente é foda !!
Cara você é incrível! Estou formulando uma teoria, seu canal vai me ajudar muito a pegar dados ciêntifios e ir atrás para ligar os fatos e montar o quebra cabeça.
Cara, que admirável essa inteligência verbal, ou sei lá como chama! Incrível tudo! Nunca tinha ouvido falar nada além do dualismo. Valeu!!
Adoro seus vídeos de filosofia da mente, parabéns continue com o bom trabalho ^^
critica ao idealismo = bela e moral.
panpsiquismo é uma ideia interessante, pois faz sentido a interação com a energia em tudo e em nós, tudo está por aí de modo descentralizado, mas não necessariamente acessível como se nós pudéssemos ser superior a tudo, ou simplesmente curvar a realidade a nossa vontade como alguns besteiróis tipo lei da atração( idealismo moderninho?) afirmam.
Muito bom. Sugiro ser colocado as referências da pesquisa. Vlw.
9:39
Isso me lembra uma passagem de Wittgenstein. Uma vez um amigo dele disse que se sentia como um cachorro atropelado. Eis que ele responde: "Você não sabe como um cachorro atropelado se sente".
Qua do vc diz "segundo kant" soa igualzinho ao Clóvis de Barros dando aula sobre a moral kantiana kkkkkkkk
Pô cara vc é muito pessimista 😝
Pensei a mesma coisa nsksksksksk
clóvis de barros produziu uma excelente reflexão sobre deus, a propósito. heheee
Essa filosofia eu iria amar estudar na escola....
Se ‘qualia’ já está no plural, então o título está errado. Seria: O que são qualia?
Vídeo excelente, gratidão pelo tempo dedicado!
Vim do Flow Podcast! xD
2:40 - Acredito que seja possível nos aproximarmos desse experimento de Mary na vida real, de uma forma diferente. A gente pode pensar no caso do tetracromatismo, em que as pessoas tetracromatas conseguem enxergar o que chamam de "um diferente verde (ou o verdadeiro amarelo)". Podemos estudar o máximo possível sobre esse diferente verde/verdadeiro amarelo, mas é quase certo que jamais saberemos como é a experiência de enxergar essa cor a menos que possamos adquirir capacidade para tal.
Á comunicação transcendental com o Divino que tenho em termos filosóficos é uma quali. Grato pelo video! Muito bom!
usar lsd é obter qualia em altas quantias! abraços
A ideia desse vídeo surgiu da Segunda Aula Online de Filosofia. Lá foi falado sobre Númeno. Lá há explicações bem mais abrangentes e racionais. O curso se propõe a ter um Conhecimento que se segue do outro. Desde de História da Filosofia, Logica, Epistemologia, Metafisica. Aprender o que torna uma proposição valida. Aprender que uma Proposição só pode ser Verdadeira ou Falsa.
Like para incentivar a fazerem o curso. Quero mais pessoas inteligentes no mundo.
Muito foda!
Saudades desse tipo de vídeo, Porto. Meus parabéns pelo conteúdo.
Fazz mais videos assim pra noos porrtoo, ctia uma play list só comtesse assuntos, seu publico te amaaaa!!!!
Alguém já leu o livro "My Big T.O.E" de Thomas Campbell? É uma trilogia e estou no primeiro e já está explodindo minha mente!
Ele explora o experimento quântico das duas fendas, mas feito de uma maneira que teoricamente explicam questões sobre a nossa realidade que a física quântica, nem com sua teoria das cordas conseguiu explicar.
Vale a pena conferir!
Para quem não manja inglês tem a tradução do livro feita por um físico brasileiro.
ruclips.net/video/dWCYP8adOFc/видео.html
Eu comprei a trilogia e estou no meio do primeiro livro, não por interesse em ciência propriamente, mas por meu interesse em espiritualidade (que não deixa de ser um interesse em entender a realidade). A propósito, clica em mim se quiser conhecer meu canal. Abraço!
To lendo e nao to entendo porra nenhuma kkk sou mt burro
Cacete, esses vídeos de filosofia BRUTA que o Porto posta são MUITO bons!
Queijo qualio
Kkk Pensei que só eu lembrasse de laticínios ao ouvir essa palavra.
Baita video
Graças ao coronavírus estamos tendo vídeos do Porto todo os dias, só me resta agradecer, obrigado coronavírus
Recomendo que volte ao básico e entenda a distinção lockeana entre qualidades “primárias” e “secundárias”, para não dizer absurdos como “observável em terceira pessoa”.
Adorei o video, pena que eu não entendi metade dele...
Essa história da Mary tem em um livro da matéria filosofia da mente no meu curso, a única coisa que não entendi e a seguinte, como que a Mary sabia que o vermelho era vermelho sem nunca ter tido a experiência com a cor ou com as cores no mundo? Seria a qualia que daria essas condição de saber que o vermelho é vermelho?
Faltou falar da posição eliminativista, que diz q a ideia de mente só é possível em uma linguagem mentalista, que em comparação a uma linguagem fisicalista ou behaviorista, é extremamente mais imprecisa e poética.
Eu cheguei sozinho a essa conclusão. Quando comecei a pesquisar, me apavorei comigo mesmo. O bom que tenho provas para mostrar para a minha namorada de que eu estava certo, ou pelo menos, tem pessoas que pensam como eu. Pampsiquismo para mim é tão certo que chega a ser óbvio que tudo é uma experiência em primeira pessoa.
Eu e muita gente não entendeu esse pampsiq ai
Grande Porto!
Mas então qual a diferença entre a Qualia e o Catarse?
o Catarse é um sentimento, mas como você citou no exemplo da música... a música também te leva ao Catarse, e nesse caso (por exemplo) qual exatamente é diferença entre ambos?
Qual a diferença da Qualia e da Awareness ?
errata: na fisica vc não pode observar certas partículas subatômicas, pq são tão diminutas q não são observáveis nem mesmo no microscópio e muito menos a olho nú, inclusive ainda há várias que ainda são apenas hipotéticas/em fase de pesquisa.
já pensou que o cérebro de alguém poderia ser induzido a ter a percepção da visão de cores sem o sujeito ter a capacidade de enxergar por meios tecnológicos, sem passar pelas células do olho, no caso isso seria qualia também, não só um deficiente visual total, mas alguém que jogasse um game em plena conexão direta com a mente?
qualia é a experiencia?
Acho que a diferença entre um pensamento cru (de uma I.A.) e do ser humano é a emoção que sentimos quando experienciamos e atribuimos ao mundo. Gosto, impressão, sentimentos.
Qualia então é o dado cru?
Tenho certeza que o Monark iria adorar esse vídeo
Quaila existe na lacuna da nossa linguagem.
Se eu descrevesse uma paisagem através de palavras, eu a transmitiria de forma menos precisa do que se eu mostrasse um vídeo em 3D dessa paisagem. Se em vez de um vídeo, eu pudesse transmitir diretamente a minha experiência de estar naquela paisagem, se essa fosse a maneira normal de comunicação em vez de palavras e conceitos, talvez não existisse qualia. Eu poderia transmitir para a cega o que é o vermelho, assim como o morcego poderia transmitir para mim como é ser morcego.
Só não consegui entender uma coisa. No caso do panpsiquismo as qualias são entes físicos que compõe a matéria? Se sim. Como isso se daria?
Mn não posta muitos videos,o You Tube corta o alcance.Faz um canal secundário e fooda ele de videos
Teorema da incompletude versão analítica
Qualia é a substância que compõe a mente ou a experiência mental (experiência em primeira pessoa)? Ou os dois são idênticos?
há as partes simples e a experiencia complexa, essas palavras podem se referir a ambos
e se for idealismo junto com pan...psiquismo? desculpe, já esqueci o nome... aí a escassez é explicada pelo fato das pessoas com suas qualia acreditarem nela...
Alexandre Porto, fala sobre o “O SEGREDO” que basicamente diz que se tu pensar em algo tu atrai KKKKKKKKKKKK
Tal da lei da atração
Muito retardado, recomendo que você veja, tu dará um comentário muito analítico é esclareçodor e refutador sobre essa anomalia que muitos defendem
Termina o video o youtube me oferece curso de economia do Paul Krugman kk.
E esse controle de Pssd5?
Pra mim nada disso faz sentido pois, se a menina viveu em um ambiente onde não era possível ver a cor vermelha já que não existia nenhum material com essa propriedade lá, ela não tem o conhecimento empírico da cor vermelha por mais que ela tenha entendido tudo que ocorre no cérebro ao experenciar isso. Portanto, quando ela realmente ver algo vermelho, ela vai sim adquirir um novo conhecimento empírico, que era impossível ter antes. Não faz sentido dizer que isso implica na existencia de algo diferente de matéria.
Quais jogos você joga?
*Porto fazendo um vídeo sério*
11:24 *eu prestando atenção ao fato de ele ser sonysta*
Tudo veio da qualia, e as partículas nada mais são do que a qualia se manifestando num plano onde elas se limitam pelo espaço e pelo tempo.
Comente sobre isso?
Cadê a gameplay?
up
Mas máquinas são capazes de identificar imagem e cor, som e existe uma que identifica xheiro também.
Será que elas tem qualia?
Essa thumb do porto com um controle de PS4 kkkkkkkkkkkkkk
Qualia é tipo lugar de fala.
kkkk
Porto eu queria te perguntar algo que fiquei em dúvida, criptomoedas seriam propriedade intelectual?
Não,pois elas não são infinitas,tem escassez
como assim? Lógico que não, você pode criar sua própria criptomoeda ué
A mente é puramente física, natural. Nada mais é do que reações químicas de percepção. A mesma coisa acontece em qualquer outro organismo.
você não assistiu nada do vídeo. Kkkkkk
Independente de ser reações químicas, esse argumento é extremamente pobre diante das experiências em primeira pessoa. Se tudo é matéria, logo deveria ser completamente possível explicar em termos científicos as experiências individuais para que outros pudessem compreender. Mas é impossível! Porque a mente não é só matéria existe algo a mais, como dizia Platão esse algo a mais é quando a mente desdobra sobre si mesmo.
Como ela pode ter estudado sobre o vermelho se ela nunca viu o vermelho? Parece inconsistente. O que ela estudou foi sobre o que ela pôde enxergar, vermelho é apenas uma palavra. Ela estudou sobre frequências em suas inúmeras formas e 'uma' delas é representada por uma palavra: vermelho. Mas 'vermelho' para ela não é o mesmo vermelho para nós, porque nós sabemos identificar o vermelho com os olhos e ela apenas com os dados observados. Então vc me pergunta, ela não poderia observar com os olhos? não, porque com os olhos ela observaria algum tom de cinza e o chamaria de 'vermelho'. Se o que ela veria seria 'vermelho', o que seria 'tom de cinza' para ela? A mesma coisa observada com os olhos, com propriedades físicas diferentes? Onde fica a correlação entre o que é observado e a propriedade física correspondente? O que é observado não pode ter mais de uma propriedade física mensurada, eis a inconsistencia. Então o que ela observa é algo além do 'vermelho' que conhecemos, para algo dentro de um universo 'monocromático' onde 'vermelho' não possui significado algum com o vermelho que conhecemos, que podemos ver, mensurar os dados e identificá-lo como uma única relação com a matéria.
O que seria ilusão, no conceito desse último maluco citado, Se nao já uma experiência subjetiva?
É triste ver um cara tão inteligente tratar a ida do homem a lua como se fosse um fato científico kkk mas fora isso o vídeo é muito bom.
e não é?
Eu não afirmei que é nem que não é, só usei como exemplo
Caraca Gorgo você aqui, virou ancap?
Gorgonoid no vídeo do porto foda-se kkkkkkkk
@@AlexandrePorto Caramba, Porto, não te dá preguiça de responder a este tipo de comentário? Kkk
Porto, o que acha da declaração do Wittgenstein sobre que " não existem problemas filosóficos"?
O Daniel Dennett é um comediante com essa ideia de "não existem sensações conscientes". Queria saber, ele toparia colocar um dedo numa vela por um minutinho para defender sua tese? Afinal,, a quale mais simples que existe é a dor.
Você fez uma crítica ao idealismo dizendo que ele não consegue explicar a escassez. No entanto, eu imagino que a escassez só existe porque o ser humano ainda não conseguiu encontrar uma forma ou meio de acabar com determinada escassez. Não seria isso?
Por exemplo: sabemos que a comida é algo escasso, mas é muito menos escasso do que já foi há 1.000 anos e a cada dia que passa o alimento se torna menos escasso porque, através da tecnologia, estamos descobrindo formas mais inteligentes de se produzir um determinado alimento. Pode ser que daqui a 1.000 anos o ser humano descubra uma combinação que permita criar carne ou água em laboratório, por exemplo.
Partindo desta lógica, não existe a escassez, o que não existe é o conhecimento necessário para resolver esta escassez.
Acho que viajei um pouco, mas seria mais ou menos isso, não?
Porto não BOSTEJA sobre Kant.
Meste independente da matéria (cérebro)?
Caras...isso parece magia ou algo do tipo.
#Alexandre Porto, você está dando um curso pago de filosofia porém seus vídeos de filosofia aqui no youtube que são gratuitos já expõe muito do seu conhecimento de filosofia, não acha um problema alguém achar que o conhecimento dos seus vídeos filosóficos do youtube são conhecimentos suficientes para elas e não querer adquirir mais conhecimento em seus cursos pagos ? Fico pensando nisso porque você expõe muito conhecimento em vídeos gratuitos.
Meu amigo, os de curso são bem mais completos, mais fundamentados. Nao que oos outros n sejam, mas conhecer fundamentos... coisas do curso
Marry(não sei pq, mas acho que o nome dela é assim) vive num papel xerocado.
Bons vídeos, pena q a explicação é muito demorada, eu só preciso de uma explicação pra entender alguma coisa.
eis que você chega a Metafísica
Faquiu
Qualia é tudo :v
Mano, fala sobre a ideia do witzel de suspender cobranças de luz, água, telefone e Internet por 60 dias.
Mas considerando o primeiro experimento, se as cores são apenas a forma como o nosso cérebro processa e entende a luz uma mera simplificação de todos os eventos que compreendem o elemento luz e radiação electromagnética, nao seria possível que essa tal interpretação das coisas seja uma mera simulação dos nossos cérebros? E se for esse o caso não poderia Mery juntar todo o seu conhecimento e com uma quantidade infinita de tentativas eventualmente acabar chegando na simulação perfeita de enxergar qualquer cor?
Vai ser possível cobrar o roubo dos políticos quando o estado acabar? Eu sou um que estou disposto a montar exércitos armados para cobrar!
Finally
Minha mãe disse que não entendeu nada do que vc falou kkkk
Aprendi muitas coisas com você mas vc poderia ter explicado melhor O QUE É Qualia... Vc falou muito das implicações, do ser ou não ser... Mas o que é Qualia, ficou a desejar
Aos 22:04 vc diz sobre a opinião que alguns tem. Opinião de que a experiência em primeira pessoa eh uma ilusão e portanto não existe.
Mas eu me lembro de um vídeo em que vc diz: "O mínimo que uma ilusão precisa ter para ser ilusão eh o iludido." Eu particularmente acredito que ser um iludido eh uma experiência em primeira pessoa.
Portanto não consigo acreditar nesse materialismo de Daniel Dennett
Benzema
First!
Porto é sonysta kkkk
Meurre não tem língua
1°