Carlito é o cara que mais demora lançar vídeo. Mais quando lança o vídeo. É impalavravel. Sem palavras velho. Parabéns. Obrigado pelo conhecimento compartilhado.
Grande professor e comandante Carlos. Sempre arrasando nos vídeos. Obrigado por nos brindar com seu conhecimento, experiência, boa vontade e competência. Sucesso sempre!!! 😎✌🏼✈️
Carlos, a evolução (que resulta "na maior potência" dos motores à reação), que das suas rudimentares 992 já chegaram às 134.300 libras, nos deixam "bypassados" de admiração... Na simplicidade, quanto maior o diâmetro do fan, mais confiança sinto nos big jet planes... (risos). Grato, sempre, mestre!!!
Assisto vários canais de Aviação, mas Aviões & Cia é o meu preferido. A seriedade, a qualidade técnica, a oratória perfeita, o arranjo técnico, o alto conhecimento técnico e o foco principalmente na máquina ao invés do ser humano, são as combinações preferidas por mim. Parabéns nobre Mestre Carlos MD.
Carlos parabéns, você explica com grandes detalhes e de maneira didática e simples para o entendimento, sem querer personificar o apresentador mídia tico e, mais importante, sem marketagem.
Cronologia e evolução dos motores a reação segundo Inspac e prof. Carlos MD 0:25- Nomeclaturas ou sinônimos 0:34- A patente orignal de Sir Frank Whittle em 1934 0:54- O motor a reação do alemão Hans Von Ohain 1:07- O primeiro avião a jato Heinkel HE 178 do mundo equipado com motor HES3 de 992 lbs. 1:18- O primeiro voo de um avião a jato em agosto de 1939 1:28- Unidades de medida de empuxo ou força: Padrão internacional e padrão imperial. 1:50- O motor power jet W2 de 1.700 lbs de Frank Whitlle 2:01- Gloster E 28/ 39 com o motor power jet W2 de Frank Whitlle Obs: Primeiro jato brasileiro. 2:15- Estrutura dos primeiros motores a jato iniciais 3:17- Motor Jummo 004 de 2.000 lbs com compressor axl - primeiro motor a jato de produção 3:37- Caça Messerschmitt Me 262 - Primeiro caça a jato de produção. Motor Jummo 004 de 2.000 lbs 3:54- Gloster Meteor - primeiro caça inglês, com compressor centrífugo 4:15- Compressor centrífugo e axial 4:40: motor GE J31 de 2.000 lbs - Primeiro motor a jato americano. 4:57- Bell P-59 Aircomet - primeiro avião a jato americano. Motor GE J31 de 2.000 lbs. 5:22- Motor GE J47 de 5.800 lbs ou 7.000 lbs com jet water injection (injeção de água em motores a jato) compressor axial de 14 estágios. 5:40- Jet water injection (injeção de água em motores a jato) 6:21- Motor Roll Royce RR Avon de 7.000 a 12.000 lbs com compressor axial de 15 estágios. 6:49- Afterburner (pós-queimador) 7:17- Motor Pratt & Whittney JT3C de 12.000 a 17.000 lbs (com afterburner em caças) Primeiro motor double spool (dois eixos independentes) Eixo de baixa pressão N1 (eixo primário ou carretel primário) e eixo de alta pressão N2 (eixo secundário ou carretel secundário)
Quando eu vi que o vídeo tinha quase meia hora, já desanimei, mas vc explica tão bem o assunto que o tempo passa e a gente nem percebe. Sem dúvidas esse é o melhor canal de aviação, sem aquele monte de propaganda de lojinha e etc, e o assunto muito bem explicado sem ficar cansativo. Parabéns!
Meu irmão, encontrei seu vídeo agora. Didática perfeita, explicou bem e numa linguagem fácil. Ganhou um inscrito e vou assistir seus outros vídeos. Parabéns pelo belo trabalho! Forte abraço!
O melhor canal sobre aviação trazendo vídeos com um coteúdo maravilhoso....dstrinchando para nós a complexidade dos aviões de uma maneira que nós leigos conseguimos entender o mundo fantástico da aviação! Obrigado Mestre]
Fazia tempo que eu não desligava um pouco do mundo e mergulhava nesse fascinante assunto dos motores à reação. E para isso nada como ser conduzido por quem entende e sabe ensinar, o Grande Mestre Carlos Dariva, Este assunto não cansa pois sempre há um novo detalhe ou uma nova forma de explicar o funcionamento dessas máquinas engenhosas. Antes de eu acompanhar o canal, minha visão era de que uma "turbina" de avião era feita de hélices dentro de um tubo e um monte de caninhos em volta, sem entender de onde vinha a potência e onde entrava o combustível. Agora sei o quão complexos são esses motores e que as turbinas são um dos seus componentes e que a aparente simplicidade de tomar ar frio de um lado e expulsá-lo quente do outro, perfeita e coordenadamente, só é possível graças ao olhar crítico e inovador de engenheiros e mecânicos de motores a jato, colocando a tecnologia a serviço do homem. Obrigado, Sr. Carlos!
3 года назад
Legal que você entendeu Albano, missão cumprida do canal !!!
Faz a parte 3 vai na GE CELMA do RJ, eu não lembro agora se a fábrica do CFM é na CELMA de Volta Redonda ou na planta de Três Rios, mas na Capital, com certeza tu vai ver alguns GenX gigantescos abertos e fazer umas imagens pro canal. São bem receptivos com a mídia.
Vei nmoral, vc explica e fala de coisas que eu nunca vi em outros canais. Parabens viu, Deus abençoe sua caminhada e continui postando videos, sei que é correria sua vida mas agnt gosta dmais do seu canal. Vc traz assuntos e curiosidades que so vemos aki. Nota 10!
Fala Carlos ... Ótimo o vídeo e este tema explorado e muito vem explicado e detalhado. Não só a diferença da concepção de numeros de estagios de compressão, e ou número de eixos, um ganho fenomenoal que se teve nestas evoluções foi no quesito de menor consumo, que hpje é fundamental para as companhias que os utilizam. Já no aguardo da 2 parte. Valeu ! ! !
O invetor alemão ,usou hidrogênio nos primeiros testes ,o que permitiu o controle de injeção de combustivel ,ele trabalhava em uma parceria com um mecanico que era fera e fazia alterações de forma mais rápido . Ja o Inglês não conseguia controlar a injeção de combustivel e fazendo os protótipos de motores a reação dispararem.e estourarem.
Parabéns Carlos por mais este excelente vídeo! Que pesquisa incrível e detalha vocês fizeram para pode produzir este conteúdo riquíssimo em informação e história.
Nao tem canal melhor que este nao
Concordo sem propaganda e com informações muito didáticas.😄
Esse canal de aviação, é o único que não decepciona!!!!!
Pra quem gosta de avião esse é o melhor canal que existe! O resto é pra quem tem medo de voar😂😂
Carlito é o cara que mais demora lançar vídeo.
Mais quando lança o vídeo.
É impalavravel.
Sem palavras velho.
Parabéns.
Obrigado pelo conhecimento compartilhado.
Melhor canal de aviação , tinha que ter muito mais escritos.
Parabéns ao amigo Carlos , grande Professor!!!!!
Concordo inteiramente, mas os inscritos lá vão aos poucos.
Obrigado a todos !
Que aula. Esse vídeo deve ser utilizado nas escolas de aviação para instrução de futuros pilotos e mecânicos de aeronave. Parabéns Carlos MD.
Oi
Essa foi uma verdadeira aula de motores e sua impressionante evolução.
Ótimo vídeo como sempre. Muita informação de ótima qualidade. Muito obrigado e parabéns!
Uma pesquisa detalhada. Obrigado CMD.
Muito bem professor carlos
Muito bom conteúdo parabéns pelo trabalho exercido ..
A melhor e mais completa aula sobre a evolução dos motores a jato , parabéns.
Sensacional 👏👏
Abraço
Meus Parabéns pelas Excelentes Explicações, sempre ensinando com muita simplicidade para que todos possam entender,e aprender,,Grande Abraço
Muito legal a história dos motores a jato .
show,uma aula nao so de motor de avioes mas da propria historia da aviaçao,informaçao direta e de primeira,fica o like
Excelente vídeo como sempre,o Primeiro vídeo que eu vejo mostrando o surgimento do motor a jato.
Parabéns pelo conteúdo do canal. Desejo um 2022 de muito sucesso.
Sim.
Simplesmente FANTÁSTICO....Parabéns
Vídeo nota 10 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Havia esquecido o quando bom é esse canal porque o RUclips deixou de notificar, então acionei o sininho!
Grande professor e comandante Carlos. Sempre arrasando nos vídeos. Obrigado por nos brindar com seu conhecimento, experiência, boa vontade e competência. Sucesso sempre!!! 😎✌🏼✈️
Carlos, a evolução (que resulta "na maior potência" dos motores à reação), que das suas rudimentares 992 já chegaram às 134.300 libras, nos deixam "bypassados" de admiração... Na simplicidade, quanto maior o diâmetro do fan, mais confiança sinto nos big jet planes... (risos). Grato, sempre, mestre!!!
Conteúdo técnico gratuito de altíssima qualidade! Mais um belo vídeo, perfeito, parabéns Carlos MD.
Grande Carlos. Como sempre vídeos excelentes👏
Muito didático. Parabéns!
Seu canal é o melhor, comandante. Sempre traz temas complexos de modo claro e simples.
Parabéns, adoro essas partes técnicas
Ótimo vídeo !
Bem abordado o tema , estamos aguardando o 2° vídeo !
Excelente Carlos! Documentário super completo. Se o cara chegar leigo aqui já sai bem informado, bem na frente! Parabéns
Valeu Julio. abraço
Assisto vários canais de Aviação, mas Aviões & Cia é o meu preferido. A seriedade, a qualidade técnica, a oratória perfeita, o arranjo técnico, o alto conhecimento técnico e o foco principalmente na máquina ao invés do ser humano, são as combinações preferidas por mim. Parabéns nobre Mestre Carlos MD.
Obrigado pelo elogio
Primeiro Like 👍🏽👍🏽👍🏽
Adoro este canal. Parabéns e muito sucesso.
Sempre explicando tudo com muita simplicidade e clareza 👏👏👏
Carlos parabéns, você explica com grandes detalhes e de maneira didática e simples para o entendimento, sem querer personificar o apresentador mídia tico e, mais importante, sem marketagem.
Estava sumido seu moço.
Cronologia e evolução dos motores a reação segundo Inspac e prof. Carlos MD
0:25- Nomeclaturas ou sinônimos
0:34- A patente orignal de Sir Frank Whittle em 1934
0:54- O motor a reação do alemão Hans Von Ohain
1:07- O primeiro avião a jato Heinkel HE 178 do mundo equipado com motor HES3 de 992 lbs.
1:18- O primeiro voo de um avião a jato em agosto de 1939
1:28- Unidades de medida de empuxo ou força: Padrão internacional e padrão imperial.
1:50- O motor power jet W2 de 1.700 lbs de Frank Whitlle
2:01- Gloster E 28/ 39 com o motor power jet W2 de Frank Whitlle
Obs: Primeiro jato brasileiro.
2:15- Estrutura dos primeiros motores a jato iniciais
3:17- Motor Jummo 004 de 2.000 lbs com compressor axl - primeiro motor a jato de produção
3:37- Caça Messerschmitt Me 262 - Primeiro caça a jato de produção. Motor Jummo 004 de 2.000 lbs
3:54- Gloster Meteor - primeiro caça inglês, com compressor centrífugo
4:15- Compressor centrífugo e axial
4:40: motor GE J31 de 2.000 lbs - Primeiro motor a jato americano.
4:57- Bell P-59 Aircomet - primeiro avião a jato americano. Motor GE J31 de 2.000 lbs.
5:22- Motor GE J47 de 5.800 lbs ou 7.000 lbs com jet water injection (injeção de água em motores a jato) compressor axial de 14 estágios.
5:40- Jet water injection (injeção de água em motores a jato)
6:21- Motor Roll Royce RR Avon de 7.000 a 12.000 lbs com compressor axial de 15 estágios.
6:49- Afterburner (pós-queimador)
7:17- Motor Pratt & Whittney JT3C de 12.000 a 17.000 lbs (com afterburner em caças)
Primeiro motor double spool (dois eixos independentes) Eixo de baixa pressão N1 (eixo primário ou carretel primário) e eixo de alta pressão N2 (eixo secundário ou carretel secundário)
Muito bem explicado, parabéns!
Que vídeo incrível, parabéns pelo seu trabalho. Acompanho o seu canal a anos, e incrível ver a evolução do mesmo, parabéns.
Excelente aula! Parabéns Professor! Deus o abençoe!
Excelente Carlos!
Muito bom ver isso apresentado por quem conhece bem sobre o que está falando.
Feliz 2022! Sucesso!
Quando eu vi que o vídeo tinha quase meia hora, já desanimei, mas vc explica tão bem o assunto que o tempo passa e a gente nem percebe. Sem dúvidas esse é o melhor canal de aviação, sem aquele monte de propaganda de lojinha e etc, e o assunto muito bem explicado sem ficar cansativo. Parabéns!
Mais uma aula.parabens canal muito top
Excelente, como sempre. O like é garantido, mesmo antes de começar a assistir.
Obrigado sempre
Carlos MD , você é muito didático!! Tinha dúvidas sobre esses detalhes como motor coaxial, dois e mais eixos, etc. Espetacular!!!!!!
Excelente matéria! Parabéns!
melhor canal de aviação civil em portugues do youtube! parabéns pelo excelente vídeo Cmdt Carlos!
Muita qualidade .
Por favor um vídeo por semana
Vídeo bom demais. Que canal fenomenal
Que ótimo vídeo, Carlos. Conteúdo em boas mãos. Parabéns. André. Canoas-RS. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Bom vídeo para começar o ano. Vamos torcer para o Carlos postar vídeos com maior frequência em 2022.
Estava aguardando ansioso pelos vídeos, obrigado!
Nunca me canso de assitir seus videos
Sensacional, parabéns pelo conteúdo!!! Um abraço!!
Parabéns pelo vídeo!!! Excelente conteúdo e ótimo conhecimento
Que aula!!! Cada vídeo um verdadeiro aprendizado!
Que video legal, muita informação legal!! Fantástico!!!👏👏👏
PARABÉNS, Carlos! Que ESPETÁCULO de vídeo! Obrigado por compartilhar!
Muito bom video.
Excelente vídeo, parabéns
Seu conteúdo é mito relevante, obrigado !
Fantástica apresentação: simples, completa e por quem sabe o que está falando!
Top essa aula sobre a evolução dos motores. Por mais vídeos assim. Obrigado!
Puxa!! Que história bem contada! Parabéns!!!
pra quem gosta de aviação, teu canal é um show à parte. Vídeo rico em detalhes do jeito que a gente gosta!
Eu sou o Marcelo só pra lembrar o Sr além de técnico e um belo de professor muito verbal
Sempre muito bem explicado e didático, gosto muito dos teus vídeos. Parabéns e faça muito mais vídeos.
Como sempre excelente 👏🏻👏🏻👏🏻
Começando 2022 com dois pés direitos! Obrigado Carlos!!!
Ótimo conteúdo! Gostaria de ver mas postagem de vídeos no seu canal.
Meu irmão, encontrei seu vídeo agora.
Didática perfeita, explicou bem e numa linguagem fácil.
Ganhou um inscrito e vou assistir seus outros vídeos.
Parabéns pelo belo trabalho!
Forte abraço!
Opa, seja bem vindo, abraço !
O melhor canal sobre aviação trazendo vídeos com um coteúdo maravilhoso....dstrinchando para nós a complexidade dos aviões de uma maneira que nós leigos conseguimos entender o mundo fantástico da aviação! Obrigado Mestre]
Obrigado, abraço amigo !
@ Gostaria de agradecer imensamente a oportunidade de aprendizado que é muito valioso
Fazia tempo que eu não desligava um pouco do mundo e mergulhava nesse fascinante assunto dos motores à reação. E para isso nada como ser conduzido por quem entende e sabe ensinar, o Grande Mestre Carlos Dariva, Este assunto não cansa pois sempre há um novo detalhe ou uma nova forma de explicar o funcionamento dessas máquinas engenhosas. Antes de eu acompanhar o canal, minha visão era de que uma "turbina" de avião era feita de hélices dentro de um tubo e um monte de caninhos em volta, sem entender de onde vinha a potência e onde entrava o combustível. Agora sei o quão complexos são esses motores e que as turbinas são um dos seus componentes e que a aparente simplicidade de tomar ar frio de um lado e expulsá-lo quente do outro, perfeita e coordenadamente, só é possível graças ao olhar crítico e inovador de engenheiros e mecânicos de motores a jato, colocando a tecnologia a serviço do homem. Obrigado, Sr. Carlos!
Legal que você entendeu Albano, missão cumprida do canal !!!
Excelente vídeo, parabéns!
Incrível aula! Parabéns!
O senhor é o mestre dos mestres!
Fenomenal 👏🏻👍
Parabéns pela aula e pela a explicação, muito obrigado.
Parabéns pelo vídeo, professor! Excelente pesquisa!
Caramba Carlos eu vejo e revejo seus vídeos pois são verdadeiras aulas completas, parabéns pelo profissionalismo também no canal!
Muito obrigado
Super, ultra, total, hiper, máximo, magnífico, excelente, estupendo, grandiosissimo, arrasador vídeo!!!!
Super obrigado !
Top ...
Parabéns pelo seu trabalho professor
11:26 No Vickers VC-10, o RR Conway tinha a potência de 21.000 lbs a 22.500 lbs
estou estudando manutencao de aeronaves e adoro esses videos !!!
Faz a parte 3 vai na GE CELMA do RJ, eu não lembro agora se a fábrica do CFM é na CELMA de Volta Redonda ou na planta de Três Rios, mas na Capital, com certeza tu vai ver alguns GenX gigantescos abertos e fazer umas imagens pro canal. São bem receptivos com a mídia.
Seria ótimo mesmo !!!
Excelente vídeo seu Carlos, estou sempre por aqui.
Pra mim o melhor canal de aviação parabéns professor Deus abençoe sua vida
Outro ótimo vídeo! Obrigado, professor!
Obrigado Carlos por compartilhar conhecimento. Excelentes explicações . Forte abraço
Vei nmoral, vc explica e fala de coisas que eu nunca vi em outros canais. Parabens viu, Deus abençoe sua caminhada e continui postando videos, sei que é correria sua vida mas agnt gosta dmais do seu canal. Vc traz assuntos e curiosidades que so vemos aki. Nota 10!
Sempre é um prazer Victor, valeu abraço !
Gostei. Vídeo Muito bom. Uma verdadeira aula sobre motores aeronáuticos.
18:20 essas versões do CF-6 com FADEC também equiparam os Airbus A300, A310 e as versões mais "novas" do Boeing 767
Excelente aula de Mecânica e História!
Melhor vídeo do RUclips !!!
Fala Carlos ...
Ótimo o vídeo e este tema explorado e muito vem explicado e detalhado.
Não só a diferença da concepção de numeros de estagios de compressão, e ou número de eixos, um ganho fenomenoal que se teve nestas evoluções foi no quesito de menor consumo, que hpje é fundamental para as companhias que os utilizam.
Já no aguardo da 2 parte.
Valeu ! ! !
O invetor alemão ,usou hidrogênio nos primeiros testes ,o que permitiu o controle de injeção de combustivel ,ele trabalhava em uma parceria com um mecanico que era fera e fazia alterações de forma mais rápido .
Ja o Inglês não conseguia controlar a injeção de combustivel e fazendo os protótipos de motores a reação dispararem.e estourarem.
Como sempre, ótimo vídeo! Feliz ano novo!
O comando é muito didático!
Parabéns Carlos por mais este excelente vídeo! Que pesquisa incrível e detalha vocês fizeram para pode produzir este conteúdo riquíssimo em informação e história.
Esse deu trabalho !!!
Formidável apresentação.
O Carlos sabe muito!!!!!!