Melhoria Contínua (Kaizen) (exemplo aplicado a produção) | Logística com Ferreira

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 4 фев 2025
  • Melhoria Contínua (Kaizen) (exemplo aplicado a produção) | Anderson R. Ferreira
    Com um mercado cada vez mais competitivo.
    A busca pelo processo perfeito se tornou uma missão a cada organização.
    Estar sempre melhorando um processo garante competitividade, redução de custos e melhoria de eficiência.
    E o vídeo de hoje é sobre melhoria contínua também conhecida como kaizen.
    A melhoria contínua é uma filosofia que tem que se transformar em uma cultura dentro da organização, tendo como treinamento as equipes de profissionais nos 3 níveis (Estratégico, Operacional e Tático), ou seja, ninguém pode ficar de fora.
    A melhoria contínua tem que ser "enraizada" na empresa, não é uma técnica que esse mês eu uso, mês que vem não. Percebe como mais que técnica ela realmente é uma filosofia a ser seguida, como "hoje melhor que ontem e amanhã melhor que hoje”, se transformando assim em uma ferramenta que libera a criatividade para mudar a cultura da empresa, tendo como base principalmente a redução de custo e aumento de eficiência.
    Baseado em um fato real, uma empresa implantou como cultura a melhoria continua, então cada funcionario começou a praticar o conceito, um operador por sua vez chegou ao seu setor e logo procurou uma forma de melhorar o seu processo, foi ai então que ele identificou que a cada 4h ele tinha que parar a produção para trocar a bobina(embalagem) da maquina, esse processo levava em media 30 minutos, seu turno era de 8 horas.
    Dentro da método Kaizen, alguns princípios são fundamentais, como a busca por medidas para conter e corrigir as causas dos problemas (e não apenas suas consequências) e a análise de dados para fazer uma gestão baseada em fatos.
    #melhoriacontinua
    Como foi criado o Kaizen?
    Com origem no Japão, a filosofia Kaizen surgiu no período pós Segunda Guerra Mundial.
    Ao mesmo tempo era necessário criar alternativas para voltar a crescer e competir com as grandes empresas do mundo. Por meio da decisão de incentivar os estudos e o desenvolvimento de estratégias de administração, surgiu o Kaizen.
    Os resultados apresentados pela metodologia fez com que ela se espalhasse pelo mundo e sobrevivesse até os dias de hoje, como um dos grandes métodos de redução de custos e melhoria contínua.
    E para realizar a melhoria contínua podemos seguir os seguintes passos:
    1 - Qual a melhoria a ser feita?
    O que podemos melhorar nesse processo, para diminuir o custo e aumentar eficiência.
    2 - mapear esse processo.
    Como funciona o processo atualmente, isso vai nos ajudar a entender melhor cada parte do processo, sua importância e como aplicar a melhoria contínua.
    3 - Fazer análise técnica da melhoria a ser feita.
    Essa solução é viável tecnicamente, como citei o exemplo da bobina, tecnicamente poderíamos fazer a alteração sem causar problemas ao processo.
    4 - plano de ação.
    Como faremos essa melhoria, quais os passos a serem seguidos e como vamos organizar a implantação dessa melhoria.
    5 - Qual o custo?
    Temos uma frase pra isso que é “o molho ficou mais caro que o frango” e isso quer dizer que as vezes aquela melhoria se torna um custo mais alto, prejudicando assim o custo do produto.
    6 - Qual retorno financeiro?
    Sempre digo que pra apresentar qualquer projeto é importante saber o retorno financeiro dele, pois a empresa sobrevive pelo seu faturamento e isso atrai os olhos de quem está vendo o projeto “diretoria”, então qual o retorno financeiro que essa melhoria pode trazer?
    7 - aprovado sim ou não.
    Se o projeto não for aprovado, podemos guardar o material, pois em outras circunstâncias o projeto poderá ser implantado.
    Se sim, damos início a melhoria, padronizando o novo processo.
    Uma vez identificado que a melhoria aconteceu, passamos para a fase de criação de um padrão. Oficialize os procedimentos que devem ser seguidos e compartilhe com a empresa.
    Em um vídeo eu conheci a frase portuguesa " o diabo está nos detalhes" e é realmente as vezes perdas os custos e falta de eficiência está nos detalhes do processo.
    Hoje existem inúmeras técnicas que podem te ajudar a definir o que deve ser feito, dentre elas, Lean Manufacturing, Lean Seis Sigma, Ferramentas da Qualidade e PDCA.

Комментарии • 5

  •  4 года назад +6

    O bacana dessa filosofia é que ela acaba virando um hábito, e replicamos em todas as áreas de nossa vida. Parabéns irmão, mais um vídeo top.👏👏👏

    •  4 года назад

      Sim, acaba fazendo parte do nosso dia a dia, isso é muito positivo 👏 #melhoriacontinua obrigado

  • @logisticosemfoco8145
    @logisticosemfoco8145 4 года назад +4

    melhoria contínua é algo que tem que estar na veia.

    •  4 года назад +1

      Isso mesmo, tem que estar na raiz 👏👏👏👏👏

  • @caiosantos712
    @caiosantos712 Год назад

    Me dê uma dica para melhoria em empresa de segurança do trabalho, obg