2024 eu finalmente vou poder participar da pesquisa de vocês 🙌 esse ano depois de muito estudo,e muito Código fonte Tv e Compilado, eu consegui minha vaga como desenvolvedor!
Mais um vídeo fantástico. Eu que vim da programação de microcontrolador, trabalhei com Assembly e C, nunca dei valor a JS. Achava que linguagem de script era para quem não sabia programar. Finalmente eu me rendi e estou pagando as contas de casa com a dupla JS e TS no Angular. Um dinossauro de 54 anos trocando de casca e ficando novinho novamente.
@@Mentrieled Na força bruta. Estudando nos sites das ferramentas, assistindo muito tutorial no RUclips e lendo livros. Muitos livros. Programando de segunda a segunda. Já me considero um pleno indo para Sr. Uma jornada com muitas noites perdidas e muitos fins de semana também. Tudo muito recompensador. Angular está pagando meu ap novinho, com elevador e piscina. Não posso reclamar do resultado.
Comecei na era do JS cru. Era horrível, e olha que eu programava em C. Mas a linguagem cresceu muito, depois do es5 melhorou demais. Hoje, com TS, ela ficou uma delicinha de usar.
Disse tudo. Desde jovem eu sempre fui daqueles programadores bem baixo nível mesmo, mexia até com assembly e microcontroladores. Mas aí passei num concurso e tive que virar "full stack" do dia pra noite dando suporte a uma aplicação que rodava em IE 6 (rsrs). No começo deu ranço, mas conforme estudava fui percebendo que a flexibilidade também trazia vantagens. No fim ficou evidente que a maioria dos problemas eram relacionados à falta de padronização entre navegadores, mas com a expansão dos serviços web começaram a levar isso a sério. Ver essa evolução acontecendo e fazer parte dela valeu todo estresse, e hoje termos a possibilidade de rodar aplicações tão complexas como as de desktop, no navegador de um celular, é muito maneiro.
iniciei minhA roading da mesma forma! fiquei em c/++ , em 17 migrei para js e ainda hj sou Jr. por conta das evoluções massivas que a linguagem recebeu recebe e receberá !!! 2007 ficou irreconhecível com 2017! TS é um salto na categoria que quebrou o preconceito !
Mexo com JS a quase 3 anos, e sofri bastante com projetos legados(principalmente mvc's), ja projetos mais recentes é so alegria, principalmente usando typescript, seja no Front ou no back, nao vejo esse sofrimento e coisas ruins que falam da lingugem e seu ecossistema, quem mexeu com javascript a algum tempo, sugiro dar uma chance e conhecer o novo javascript
Cirúrgico, eu acompanho o JS faz mais tempo e sempre assisti alguns colegas falarem mal dele, eu sempre gostei apesar de entender muitas das críticas, com certeza quem não conhece o novo Javascript, tem que dar mais uma chance mesmo.
@celioalmeida3619 Faz a propaganda aí! Diz quais são! Tô mudando de área. Tô começando na programação e por enquanto to no py. E penso em ir pro JS depois. Me mostra o que dá pra fazer com essa!
@@maadrianoaraujo um deles é o BiscoitodaSorte, escreve assim pra vc ver ao descer no scroll...nome de desenvolvedor: acamDeveloper, só clicar no nome e aparecem todos os apps q publiquei.
13:00 pois é, a pesquisa no google pode significar que a pessoa tá com dúvidas ou problemas. isso explica o java despencando nos rankings do google. O que precisaria é um índice por mês/ano de código gerado por linguagem.
Ultimamente na empresa que trabalho desenvolvemos nossas aplicações com Nexjs e atende super bem. Quando precisamos de uma API mais robusta nós utilizamos o Nestjs. Top!!!
comecei a estudar javascript ano passado e digo é uma linguagem muito interessante tem varias aplicaçoes, eu aprendi a base logica primeiro no python e foi bem simples quando fui pro js senti uma leve desconforto com alguns conceitos meio abstratos mas com o tempo e odio tudo se resolveu, mas tive que pesquisar muito pra entender alguns conceitos
Nossa, eu voltei a estudar JS a um ano atrás, lá no passado eu não sabia que ia crescer tanto esse negócio de programação, eu tinha apenas 15 anos, e eu sempre inventei algumas coisinhas até com visual basic 6.0, delphi, vi um pouco de
Hoje, eu tenho o Golang e Ruby como linguagens principais. Mas, aprendi JavaScript para começar no mundo da programação. Trabalhei como freelancer, e ela foi a que me inseriu no mercado de trabalho. Ela é uma excelente linguagem.
Eu trabalho com desenvolvimento mobile e lá eu utilizo React Native e TypeScript, temos alguns com Kotlin e Swift porém o React Native com TypeScript é muito forte.
mas kotlin eh melhor pq eh nativo.. e React pagam merreca no mercado.. gostaria de saber se alguem aqui consegue ganhar mais de 10k com isso ai.. pois eu não conheço..
Python ficou muito popular por ser uma linguagem de alto nível com sintaxe fácil que serve pra fazer coisas que em C são muito difíceis de fazer. Foi uma mão na roda pra quem trabalha com data science e cybersecurity, o que na era da big data e da digitalização até do RG das pessoas, cresceu exponencialmente.
Pelo longo tempo que trabalho com programação, linguagem de programação ideal, é aquela que resolve o problema do meu cliente, ou seja, a que paga meus boletos! Pro cliente final a linguagem utilizada na solução não importa! Não tenho paixões por linguagem, uso a eu julgo necessário em uma solução dependendo do contexto do problema!!
Caracas Gabriel, entregou a Vanessa, pow sou dessa época do netscape, ainda bem que tem o Firefox, que ótimo vídeo sobre o JS, estou saindo da infra para ir para o DEV. Parabéns!!!
Gosto muito do TS. Sofri um pouco no inicio principalmente com testes unitários, pois muitas coisas para mim não faziam sentido ser da forma como eram. Hoje ja aceitei que é assim e pronto rsrs, mas troquei o Jest pelo Vitest, acho muito mais coeso e sua configuração mais simples e direta ao ponto. Parabens pelo video.
Vcs tem uma vibe muito boa, são bonitos , são super didáticos.... quase 2 personagens Disney, dá até para dormir usando a voz calma e amigável de vcs como ASMR (O problema é se depois do video de vcs entrar uma playlist do Fabio Akita, o cara acorda radioativo "É tudo uma competição onde os fortes esmagam os preguiçosos! O futuro é apenas a contenda em uma arena onde a humanidade floresce do solo fertilizado com as carcaças dos que sucumbiram".). Só isso explica esse vídeo não ser cheio de haters esculhambando nos comentários (ou vcs tem uma equipe pesada apagando os comentários). uhasuhashuashuashuaashuhu
@@Öyster_Boy eu não diria assim, pois a expressão “boa pinta” é usada por homens com masculinidade frágil, e que acham que todo elogio estético só pode ser cunhado em sentimento sexual… gratiluz para vc, abrace mais árvores ^^. Kkkkkkkkkkkkkkkkk
Bem quero fazer meu comentário antes de ver o vídeo pra não me influenciar. Faz 2 meses que comecei a estudar JavaScript como minha primeira linguagem para entrar nessa área de TI pois pretende migrar de área , agora vamos ver o vídeo e ver se realmente não vou me decepcionar na escolha 😂😂😂😂
@hiderusglass9701 penso igual. Milharestentrando sem fucul e idade baixa. Tudo poluindo as vendas de templates, jogos e apps repetidos deixando o mundo indi muito concorrido. Agora com a IA creio que poucos vão se sobressair. Então qual seria uma alternativa? Dart?
@@hiderusglass9701Amigo, concordo que tenha muita gente estudando a mesma linguagem mas vejo que metade não vão até o fim e a outra metade se não diferencia fica pelo caminho , falo por experiência própria, quando terminei minha primeira formação foi assim de 80 alunos somente 20 se formaram na mesma turma que eu. Então é dessa forma que vejo essa e todas as áreas que queira seguir é assim. Prefiro não pensar, nossa tem muita gente estudando a mesma linguagem que eu, optei em aprender essa linguagem pela gama de leque que ela oferece, acredito que todos tem oportunidade basta não fica no caminho e desistir por esse ou aquele comentário que possa ver na Internet. Peço que não me leve a mal pois tentei expor a minha visão✌️
Pelo que ando vendo no comentários do pessoal é vídeos sobre oportunidades na área o front end com Java script está tendo uma concorrência muito grande.
Esse vídeo me fez repensar os estudos. Todo mundo tem iniciado os estudos com HTML, PHP e JS, e ouvir que o JS tem essas limitações que dão estranheza para quem está vindo do C# e outras linguagens, me faz repensar esse roadmap, que estava QUAAAASE se tornando a trilha que eu ia fazer. Eu pretendo estudar C#, pois já tenho até um projeto em vista para entrar, e me deram 9 meses para estudar e me inscrever novamente, então vou voltar ao plano antigo, de focar no C# e Python para estudar e conhecer 2 linguagens que são úteis "para qualquer coisa"
Se teu projeto ai para C# ja ta certo, so falta o conhecimento, vai fundo. Entretanto, se realmente não é algo certo, aconselho a não focar nestas linguagens. As vagas para Python, em sua grande maioria exigem nivel pleno/senior, para trabalhar com segurança ou dados. Já C# tem um mercado ainda mais complicado. Não sou fã de javascript, mas é inegavel que a porta de entrada é mais facil com ele.
As vagas que eu tenho visto por aqui e até freelas tem aparecido muita coisa pra C#. Python vejo mais ligado a projetos de ciência de dados que desenvolvimento de programas mesmo. Eu moro em Lisboa, e tenho visto poucas pessoas usando Python. Um brasileiro que chegou a pouco aqui disse que Python é mais usado em projetos pra América (continente; incluindo Brasil), enquanto na Europa tinha mais C# Mês que vem começo um curso de desenvolvimento web com JS só pq terá coparticipação do governo, e depois vou buscar algo presencial que envolva C# com alguma bolsa..
EU tenho percebido que a maioria da galera que reclama do JavaScript (assim como do PHP e React) são pessoas que trabalharam com a linguagem há muitos anos, tipo coisa de 10 anos atrás ou mais, e carrega aquela experiência. O JavaScript evoluiu muito! Está delicinha de trabalhar hoje em dia. É ruim? É ruim. Mas hoje em dia tá muito boa.
JavaScript pode ser popular por sua facilidade e acessibilidade, o que faz com que muitos desenvolvedores iniciem e permaneçam nela, geralmente em áreas como frontend e, no máximo, backend de menor complexidade. No entanto, discordo quando é considerada uma linguagem técnica robusta. Ela possui várias limitações e inconsistências, sendo interpretada e dependente de muitas correções frequentes - algo que, a meu ver, não é um mérito. Correções são necessárias quando algo não está bem estruturado. Com 18 anos de experiência como desenvolvedor sênior em C++, trabalhando para empresas de finanças e bancos, posso dizer que JavaScript dificilmente teria espaço nesse setor por questões de segurança. A falta de segurança absoluta impede seu uso em ambientes que requerem rigor técnico e confiança
Felizmente conheci o JS/TS depois de 2015. Não consigo me imaginar utilizar o JS antes disso pois os recursos introduzidos no ES6 são fundamentais d+ Eu comecei a linguagem C, fui pra C++, depois C#, Java, Dart e agora Javascript/Typescript. Este último já ganhei tanta "intimidade" que se tornou minha linguagem principal de tanto que gosto dela...
Bom dia. Excelente análise. Sou fã do javascript e considero ele o macgiver de todas as linguagens de Programação ; tem solução pra tudo em termos de desenvolvimento web. Parabéns pelo vídeo.
Iniciei com Delphi em 1997 e só em 2015 resolvi entrar pro mundo web aprendendo Javascript levando uma surra grande. Adoro o poder do JSON no Javascript, já carreguei arquivos imensos e ele rodou sem problemas, já o JSON no Delphi para arquivos grandes é uma descepção. Eu só não uso apenas Javascript pois existem aplicações desktop que não dá pra fazer nessa linguagem diretamente, por isso ainda uso Delphi quando a coisa complica demais.
Em um vídeo antigo do Dicionário do Programador, há aquela máxima que muitos dev puritas acham que Js não é uma linguagem de programação, cai por terra, quando você olha que de Node, a VS e Discord foram escritos em JS. Inclusive os frameworks do próprio JS foram escritos em JS. Ele hoje tem um papel muito similar ao C++ nos anos 70-90. Que por sua cadência precária de atualização ficou pra trás hoje, só lembramos do C++ por conta do gerenciamento de memória. Fora isso é uma linguagem 'atrasada'. Eu lembro de programar em Js quando ele era ainda esse 'script' que só servia para avaliar formulário. E era de fato só isso. Hoje, não tem nada de simplicidade. Estamos falando é de um ecossistema absurdo.
Na minha visão as faculdades migraram para estas linguagens para suprir às demandas do mercado, pelo menos aqui no Rio Grande do Sul. As faculdades pagas são todas voltadas a javascript/react native e frameworks
por muitos anos fui um desenvolvedor JQuery e muita coisa que sei em JS aprendi através dele. Sinto muito carinho pelo JQ e é uma pena que ele não tenha companhado a evolução para se tornar uma lib reativa, como Vue ou React.
@@diegolopes332 estimativas atuais dão conta de +- 45%, de fato. Entretanto, os frameworks reativos superam em muito os limites da lib Jquery. Então fora do escopo de projetos reativos, vejo o JQ muito imponente ainda, mas dentro do mundo da reatividade, pouco relevante :/
to no caminho para o aprendizado, faz 2 meses que to estudando, e ja to com resultados medianos to sempre vendo teorias so que focando mais na pratica.
@@gabrielpalmeiras sim mano, oque me ajudou bem foi ver documentação já Isso na verdade ajuda em qualquer linguagem, e também um curso da udemy muito bom!
@@frangus4085 Quem bom cara 🙏🏻. Também estou na luta, estudei consecutivamente por uns 2 meses e aprendi muita coisa de JS. Semana passada voltei a estudar, já sei algumas coisas como funções, DOM, arrays, temporizadores e etc, estou estudando pelo curso do Daniel Tapias da udemy.
@@frangus4085 O YT, por algum motivo, apagou minha resposta. Mas eu também fiquei uns 2 meses estudando pelo curso do Daniel Tapias da udemy e voltei recentemente. Já tenho um conhecimento razoável, mas ainda falta muito.
@@frangus4085 O YT, por algum motivo, apagou minha resposta. Mas eu também fiquei uns 2 meses estudando por um curso da udemy (acredito que não pode falar por aqui) e voltei recentemente. Já tenho um conhecimento razoável, mas ainda falta muito.
não entendo quem é "hater de linguagem" cara... é uma ferramenta, cada um tem o seu uso. Sinceramente gente que tem essa atitude não é muito brilhante não...
Tenho um curso de Js e estou fazendo, sou iniciante e tudo que escuto dos programadores é nao faz pq pra iniciantes nao é a melhor linguagem, o que eu faço? Continuo ou não? E terminando o curso o que faço depois pra complementar o JS?
Primeiramente, parabéns pelo conteúdo. Estou começando na área de desenvolvimento em JavaScript, e gostaria de saber qual a visão que vocês têm do mercado atualmente e para alguns anos em diante.
Enquanto não inventarem nada que substitua o que ela faz, não é uma simples questão de escolha. Além disso é um linguagem, uma ferramenta não profissão de fé. Meu primeiro código em JS é de 97 e eu estava na faculdade (caraca, eu tô velho). Meu primeiro livro baixado sobre ela é de 99 (DHTML e Javascript). Estudava física (usava muito fortran e C por causa das contas e perl por paixão), fiquei sabendo que uma professora de ICC (Intrrodução à Ciência da Computação) iria usar JS como primeira linguagem e achei um absurdo pois não havia ambiente mais ou menos conciso para desenvolvimento, a linguagem era realmente outra coisa umas décadas atrás, evoluiu como todo o resto da computação. Sim, lembro da época que Microsoft tentou empurrar VBS na galera, que coisa horrorosa! Tipagem dinâmica e fraca nunca foi problema para mim, apesar de ter iniciado com C e Fortran, o uso de Perl (e sua flexibilidade sintática) na década de 90 me prepararam pra não inventar muita moda na hora de escrever, não é porque pode ser usado que você deve usar.
Na minha opinião, JS nunca deveria ter ido para o backend, poderia pegar o TypeScript como linguagem final logo de vez ao invés de ser apenas uma camada de Lint sobre o JS. O JS está muito bom para o frontend e do jeito que está. Eu espero muito que o uso do HTMX cresça bastante pra diminuir a escrita de JS no frontend, pois, existe um uso muito grande e desnecessário de elementos reativos no frontend.
Oi pessoal tenho uma duvida, quero ser desenvolvedor full stack e gostaria de saber se preciso me aprofundar ao maximo no html e no css? E qual linguagem voces me recomendaria para eu se aprofunda ?
cara eu só tenho medo aprender uma linguagem e dps ser inútil pq uma IA fazia o msm em 3s sim, sim, eu sei "não vai trocar os humanos por completo bla bla" mas vc n pode simplesmente descartar esse fato, em 3 anos ela evoluiu o bastante pra o CHATGPT ser oq ele já é hoje, imagina mais 10 anos
HTML+JavaScript+CSS ainda é minha receita pra qualquer porcaria sem saber programar. ChatGPT me ensinou (com muita dificuldade) criar um gerenciador de garagens com banco de dados ao vivo do Google. Fora outros projetos que fiz pra brincar e detalhe....eu nao sei programar
as vezes eu fico me perguntando como tal pessoa conseguiu tal emprego e as vezes eu nunca chego a um conclusão. eu pretendo trabalhar com front end em alguma empresa ou fazer meu proprio negocio ou talvez dar aula mas dai eu pergunto como faço para virar professor FRONT-END?
Há de se ressaltar, que muitos sites que consideram a busca pela palavra literal javascript acabam demonstrando valores menores do que realmente o mercado pesquisa, haja vista que muita gente não pesquisa diretamente pela palavra "javascript", mas sim react, angular ..node... todos no fim js.
nem vi o vídeo ainda, mas fica o conselho: qualquer lang vale, desde que você sente e estude pra aprendê-la de verdade. depois que aprende a primeira, fica mais fácil de aprender qualquer outra.
Soluções como Silverlight, Flex (AS3) estavam (e ainda estão) anos luz à frente da trinca HTML/CSS/JS, que só 'vingou' por causa de briga de mercado da Apple que não queria tecnologia proprietária rodando em seus celulares. Por causa de política ficamos pelo menos 10 anos atrasados na questão de interface web.
Estou a 1 mês aprendendo Js e parece que eu sou um animal, eu consigo entender os códigos mais não sei usar eles kkkkkkkkkkkkkkk tipo quando exporta qualquer coisa lá em Js eu consigo entender, mais pra usar ou saber quando usar eu não seikkkkkkkk
Acho que a linguagem mais popular do mundo ainda é o Visual Basic, kkkk praticamente ela nunca fica de fora de um comentário na maioria dos vídeos sobre programação ou linguagens 😂😂😂
Hoje vc definitivamente não precisa TypeScript, só quem desenvolve muitos sistemas de ponta a ponta percebe isso, é bom aprender, mas vc não precisa implementar, e React é horrível, vão aprender Vue, implementem Vue nas empresas e o nível de produtividade e qualidade de código aumentará no mínimo 100%. É bem melhor aprender PHP do que React!!
Eu estou estudando HTML, CSS e JS, não pretendo seguir, mas, como quero fazer faculdade, sei que é bem legal eu ter um conhecimento nisso antes de começar. Mas, no futuro, não sei se fico no JS, gosto muito de Python e tenho vontade de ver C# (por causa dos games), Ruby e não descarto a possibilidade de Kotlin, parece legal estudar mobile. Alguma dica?
De todas as linguagens que já estudei JS é a pior, pelos fatos mencionados no vídeo, coisas depreciadas não podem e nunca serão removidas, então tem uma área gigante onde as pessoas só recomendam não usar. E também não pode haver mudanças fundamentais como as coisas funcionam, e se uma coisa funciona de maneira burra vai continuar funcionando de maneira burra pra sempre.
Trabalhei muito com JavaScript na década passada quando carecia de muitos recursos. Era horrível. Mas sei que o novo padrão melhorou bastante. Mas gente, sugiro uma pesquisa em frameworks wasm como yew, e mais modernos como lptos e dioxus para o front end.
quero começar no JS, mas queria aprender o javascript raiz pra depois pensar em um framework biblioteca. meu foco é puramente interatividade para websites e principalmente 3D, o que vcs me recomendam?
Eu sou um pouco rígido com relação à tipagem, mas estou me afeiçoando ao JS. Afinal de contas existem suportes como o typescript, por exemplo, que contornam bem situações como a que descrevi acima.😊
Na minha opinião, o desenvolvimento web é como engenharia civil. Tem mercado, não pode acabar, mas não tem mais pra onde crescer. A cada 100 iniciantes, 95 começam com javascript, e por isso o mercado tá saturado. Não tem vaga suficiente pra quantidade de novos desenvolvedores. Os iniciantes precisam se diversificar mais, a programação vai além de javascript, css e html
Eu amo odiar o javascript. Passei por várias linguagens e creio que o javascript se destaca por ser tão versátil. Mas é aquela piada né: me especializei em javascript agora não consigo trabaio nem pra ser limpador de bost@ de elefante
A real é que a Internet não virou uma plataforma extremamente corporativa, nas mãos de uma Oracle, Thotus, etc - justamente por causa da "zona" que era o Javascript, PHP, e primos. Vou sempre preferir algo mais "maleável" e acessível - que então evolui, como por ex. TS - a linguagens/plataformas restritas, engessadas desde o início que requerem certificados e whatnot. Imaginem o que seria a Internet hoje, em VÁRIOS aspectos, sem essas linguagens "rogue-like" 😉
2024 eu finalmente vou poder participar da pesquisa de vocês 🙌 esse ano depois de muito estudo,e muito Código fonte Tv e Compilado, eu consegui minha vaga como desenvolvedor!
parabéns cara! está utilizando qual linguagem?
Valeu, Rafael! Parabens!
Boaaa, man, digo o mesmo, foi suado, mas os dias de glória chegaram kkkkkkk
Que massa mano, eu tambem estudo desde dezembro do ano passado, não vejo a hora tambem :D
Também rd
Mais um vídeo fantástico. Eu que vim da programação de microcontrolador, trabalhei com Assembly e C, nunca dei valor a JS. Achava que linguagem de script era para quem não sabia programar. Finalmente eu me rendi e estou pagando as contas de casa com a dupla JS e TS no Angular. Um dinossauro de 54 anos trocando de casca e ficando novinho novamente.
Você é desenvolvedor? Como foi a sua transição e aprendizagem com JS e os frameworks?
@@Mentrieled Na força bruta. Estudando nos sites das ferramentas, assistindo muito tutorial no RUclips e lendo livros. Muitos livros. Programando de segunda a segunda. Já me considero um pleno indo para Sr. Uma jornada com muitas noites perdidas e muitos fins de semana também. Tudo muito recompensador. Angular está pagando meu ap novinho, com elevador e piscina. Não posso reclamar do resultado.
Sensacional conhecer um pouco da sua trajetória! Desejamos tudo de melhor pra ti.
Tem quantos anos amigo?
@@PedroHenrique-eg9kz 54 anos. Nasci em 1970.
Comecei na era do JS cru. Era horrível, e olha que eu programava em C. Mas a linguagem cresceu muito, depois do es5 melhorou demais. Hoje, com TS, ela ficou uma delicinha de usar.
Que daora esse feedback de alguém com experiência, top!
Disse tudo. Desde jovem eu sempre fui daqueles programadores bem baixo nível mesmo, mexia até com assembly e microcontroladores. Mas aí passei num concurso e tive que virar "full stack" do dia pra noite dando suporte a uma aplicação que rodava em IE 6 (rsrs). No começo deu ranço, mas conforme estudava fui percebendo que a flexibilidade também trazia vantagens.
No fim ficou evidente que a maioria dos problemas eram relacionados à falta de padronização entre navegadores, mas com a expansão dos serviços web começaram a levar isso a sério. Ver essa evolução acontecendo e fazer parte dela valeu todo estresse, e hoje termos a possibilidade de rodar aplicações tão complexas como as de desktop, no navegador de um celular, é muito maneiro.
iniciei minhA roading da mesma forma! fiquei em c/++ , em 17 migrei para js e ainda hj sou Jr. por conta das evoluções massivas que a linguagem recebeu recebe e receberá !!! 2007 ficou irreconhecível com 2017! TS é um salto na categoria que quebrou o preconceito !
@@hadeblandoss519 oxi.. desde 2007 jr ainda?? vc parece o Maito Dai do Naturo, aonde é um eterno genin.. kkkkkkk
desde 2003 quando comecei a trabalhar com JS falei pro meu amigo que era o futuro!!! com node e a nova versão de 2015 tive certeza!!!
2003 eu tava nascendo kkkkkkkk
Começei a estudar js em 2022
@@patrickdaniel31nesse pique sksksksks
O que acha de jquery?
@@brunomaxuel2629 era a forma nós os Maias usávamos javascript kkkk
@@brunomaxuel2629 o que eu acho. Muito útil antigamente. Hoje dá pra fazer tudo sem fácil.
Cara, que vídeo bom e firme! Sem groselha e direto ao ponto. Por isso que eu gosto tanto desse canal. 👏🏾
Muito obrigado 😁
Mexo com JS a quase 3 anos, e sofri bastante com projetos legados(principalmente mvc's), ja projetos mais recentes é so alegria, principalmente usando typescript, seja no Front ou no back, nao vejo esse sofrimento e coisas ruins que falam da lingugem e seu ecossistema, quem mexeu com javascript a algum tempo, sugiro dar uma chance e conhecer o novo javascript
Cirúrgico, eu acompanho o JS faz mais tempo e sempre assisti alguns colegas falarem mal dele, eu sempre gostei apesar de entender muitas das críticas, com certeza quem não conhece o novo Javascript, tem que dar mais uma chance mesmo.
Conteúdo de qualidade! E essa pesquisa que vocês fazem todo ano é algo fantásticoooo!
Comecei esse ano no Js e já estou publicado meus primeiros apps na PlayStore. Js e Py são meus xodós😊
👏👏👏👏👏 parabéns!
São duas stacks ótimas pelo fator da curva de aprendizado e sua usabilidade nas aplicações.
@celioalmeida3619 Faz a propaganda aí!
Diz quais são!
Tô mudando de área.
Tô começando na programação e por enquanto to no py.
E penso em ir pro JS depois.
Me mostra o que dá pra fazer com essa!
@@maadrianoaraujo um deles é o BiscoitodaSorte, escreve assim pra vc ver ao descer no scroll...nome de desenvolvedor: acamDeveloper, só clicar no nome e aparecem todos os apps q publiquei.
13:00 pois é, a pesquisa no google pode significar que a pessoa tá com dúvidas ou problemas. isso explica o java despencando nos rankings do google. O que precisaria é um índice por mês/ano de código gerado por linguagem.
Ultimamente na empresa que trabalho desenvolvemos nossas aplicações com Nexjs e atende super bem. Quando precisamos de uma API mais robusta nós utilizamos o Nestjs. Top!!!
comecei a estudar javascript ano passado e digo é uma linguagem muito interessante tem varias aplicaçoes, eu aprendi a base logica primeiro no python e foi bem simples quando fui pro js senti uma leve desconforto com alguns conceitos meio abstratos mas com o tempo e odio tudo se resolveu, mas tive que pesquisar muito pra entender alguns conceitos
Nossa, eu voltei a estudar JS a um ano atrás, lá no passado eu não sabia que ia crescer tanto esse negócio de programação, eu tinha apenas 15 anos, e eu sempre inventei algumas coisinhas até com visual basic 6.0, delphi, vi um pouco de
Aprendi javascript na marra kkkk não teve como não aprender, um pouquinho aqui e um pouquinho ali foi-se criando o grande conhecimento na linguagem
isso levou quantos anos amigo?
@@deathrashgameskakakakaka
eu brinco que o que me começar a aprender js foi odio, eu era movido por odio, eu me alimentei daquilo e deu certo
Hoje, eu tenho o Golang e Ruby como linguagens principais. Mas, aprendi JavaScript para começar no mundo da programação. Trabalhei como freelancer, e ela foi a que me inseriu no mercado de trabalho. Ela é uma excelente linguagem.
Eu trabalho com desenvolvimento mobile e lá eu utilizo React Native e TypeScript, temos alguns com Kotlin e Swift porém o React Native com TypeScript é muito forte.
mas kotlin eh melhor pq eh nativo.. e React pagam merreca no mercado.. gostaria de saber se alguem aqui consegue ganhar mais de 10k com isso ai.. pois eu não conheço..
Javascript é muito massa!
Eu realmente não entendo como ficou menos popular que python... é só abrir o navegador e começar a brincar pra aprender!
Python ficou muito popular por ser uma linguagem de alto nível com sintaxe fácil que serve pra fazer coisas que em C são muito difíceis de fazer.
Foi uma mão na roda pra quem trabalha com data science e cybersecurity, o que na era da big data e da digitalização até do RG das pessoas, cresceu exponencialmente.
Pelo longo tempo que trabalho com programação, linguagem de programação ideal, é aquela que resolve o problema do meu cliente, ou seja, a que paga meus boletos! Pro cliente final a linguagem utilizada na solução não importa! Não tenho paixões por linguagem, uso a eu julgo necessário em uma solução dependendo do contexto do problema!!
Penso a mesma coisa. Enquanto os filósofos e especialistas de linguagens elaboram suas reflexões, eu vou ganhando meu dinheiro e me dando bem.
@@peristiloperis7789poderia dar uma dica pra um iniciante de com qual linguagem começar no mercado?
@@peristiloperis7789 e @giraogames3308 Garotos Ixpertos. É isso aí. Deixe nego divagando sobre o sexo dos anjos e façam os boletos dançarem!!!!
Qual as linguagens que pagam mais atualmente?
Caracas Gabriel, entregou a Vanessa, pow sou dessa época do netscape, ainda bem que tem o Firefox, que ótimo vídeo sobre o JS, estou saindo da infra para ir para o DEV. Parabéns!!!
Não precisa nem perguntar, web sem JS é como um corpo sem alma.
Leia a Bíblia e irá ver que o homem é uma alma.
Gosto muito do TS. Sofri um pouco no inicio principalmente com testes unitários, pois muitas coisas para mim não faziam sentido ser da forma como eram. Hoje ja aceitei que é assim e pronto rsrs, mas troquei o Jest pelo Vitest, acho muito mais coeso e sua configuração mais simples e direta ao ponto.
Parabens pelo video.
Trabalho muito com Javascript, JQuery, JSON e aprendi a gostar, parabéns pelo conteúdo do vídeo.
Estou iniciando esse ano na profissão de programador e quero ser Back End, e vi que a maioria dos cursos que tem na internet tem como linguagem o JS
Vcs tem uma vibe muito boa, são bonitos , são super didáticos.... quase 2 personagens Disney, dá até para dormir usando a voz calma e amigável de vcs como ASMR (O problema é se depois do video de vcs entrar uma playlist do Fabio Akita, o cara acorda radioativo "É tudo uma competição onde os fortes esmagam os preguiçosos! O futuro é apenas a contenda em uma arena onde a humanidade floresce do solo fertilizado com as carcaças dos que sucumbiram".). Só isso explica esse vídeo não ser cheio de haters esculhambando nos comentários (ou vcs tem uma equipe pesada apagando os comentários). uhasuhashuashuashuaashuhu
Adorei o seu comentário. Muita paz e luz no seu caminho.
Gabriel boa pinta.
@@Öyster_Boy eu não diria assim, pois a expressão “boa pinta” é usada por homens com masculinidade frágil, e que acham que todo elogio estético só pode ser cunhado em sentimento sexual… gratiluz para vc, abrace mais árvores ^^. Kkkkkkkkkkkkkkkkk
Cara para quem vem de outras linguagens, o java script é um codigo muito amigável de escrever, leve e ainda assíncrono cara, n tem como n gostar
Bem quero fazer meu comentário antes de ver o vídeo pra não me influenciar. Faz 2 meses que comecei a estudar JavaScript como minha primeira linguagem para entrar nessa área de TI pois pretende migrar de área , agora vamos ver o vídeo e ver se realmente não vou me decepcionar na escolha 😂😂😂😂
O mesmo aqui
@hiderusglass9701 penso igual. Milharestentrando sem fucul e idade baixa. Tudo poluindo as vendas de templates, jogos e apps repetidos deixando o mundo indi muito concorrido. Agora com a IA creio que poucos vão se sobressair. Então qual seria uma alternativa? Dart?
@@hiderusglass9701Amigo, concordo que tenha muita gente estudando a mesma linguagem mas vejo que metade não vão até o fim e a outra metade se não diferencia fica pelo caminho , falo por experiência própria, quando terminei minha primeira formação foi assim de 80 alunos somente 20 se formaram na mesma turma que eu. Então é dessa forma que vejo essa e todas as áreas que queira seguir é assim. Prefiro não pensar, nossa tem muita gente estudando a mesma linguagem que eu, optei em aprender essa linguagem pela gama de leque que ela oferece, acredito que todos tem oportunidade basta não fica no caminho e desistir por esse ou aquele comentário que possa ver na Internet. Peço que não me leve a mal pois tentei expor a minha visão✌️
Pelo que ando vendo no comentários do pessoal é vídeos sobre oportunidades na área o front end com Java script está tendo uma concorrência muito grande.
Esse vídeo me fez repensar os estudos. Todo mundo tem iniciado os estudos com HTML, PHP e JS, e ouvir que o JS tem essas limitações que dão estranheza para quem está vindo do C# e outras linguagens, me faz repensar esse roadmap, que estava QUAAAASE se tornando a trilha que eu ia fazer.
Eu pretendo estudar C#, pois já tenho até um projeto em vista para entrar, e me deram 9 meses para estudar e me inscrever novamente, então vou voltar ao plano antigo, de focar no C# e Python para estudar e conhecer 2 linguagens que são úteis "para qualquer coisa"
Se teu projeto ai para C# ja ta certo, so falta o conhecimento, vai fundo. Entretanto, se realmente não é algo certo, aconselho a não focar nestas linguagens. As vagas para Python, em sua grande maioria exigem nivel pleno/senior, para trabalhar com segurança ou dados. Já C# tem um mercado ainda mais complicado. Não sou fã de javascript, mas é inegavel que a porta de entrada é mais facil com ele.
As vagas que eu tenho visto por aqui e até freelas tem aparecido muita coisa pra C#. Python vejo mais ligado a projetos de ciência de dados que desenvolvimento de programas mesmo.
Eu moro em Lisboa, e tenho visto poucas pessoas usando Python. Um brasileiro que chegou a pouco aqui disse que Python é mais usado em projetos pra América (continente; incluindo Brasil), enquanto na Europa tinha mais C#
Mês que vem começo um curso de desenvolvimento web com JS só pq terá coparticipação do governo, e depois vou buscar algo presencial que envolva C# com alguma bolsa..
EU tenho percebido que a maioria da galera que reclama do JavaScript (assim como do PHP e React) são pessoas que trabalharam com a linguagem há muitos anos, tipo coisa de 10 anos atrás ou mais, e carrega aquela experiência. O JavaScript evoluiu muito! Está delicinha de trabalhar hoje em dia.
É ruim? É ruim. Mas hoje em dia tá muito boa.
Gosto da forma como vocês abordam o assunto, conseguem ver os dois lados de quem ama e odeia JavaScript. Eu particularmente gosto bastante.
JavaScript pode ser popular por sua facilidade e acessibilidade, o que faz com que muitos desenvolvedores iniciem e permaneçam nela, geralmente em áreas como frontend e, no máximo, backend de menor complexidade. No entanto, discordo quando é considerada uma linguagem técnica robusta. Ela possui várias limitações e inconsistências, sendo interpretada e dependente de muitas correções frequentes - algo que, a meu ver, não é um mérito. Correções são necessárias quando algo não está bem estruturado. Com 18 anos de experiência como desenvolvedor sênior em C++, trabalhando para empresas de finanças e bancos, posso dizer que JavaScript dificilmente teria espaço nesse setor por questões de segurança. A falta de segurança absoluta impede seu uso em ambientes que requerem rigor técnico e confiança
Em 2024, estou empolgado por finalmente poder participar da pesquisa de vocês! Após dedicado estudo, consegui minha vaga como desenvolvedor
Eu também. Janeiro começo como Dev BackEnd Jr 🎉🎉🎉
Felizmente conheci o JS/TS depois de 2015. Não consigo me imaginar utilizar o JS antes disso pois os recursos introduzidos no ES6 são fundamentais d+
Eu comecei a linguagem C, fui pra C++, depois C#, Java, Dart e agora Javascript/Typescript. Este último já ganhei tanta "intimidade" que se tornou minha linguagem principal de tanto que gosto dela...
Comecei com JS no meu primeiro site em 1999. Bons tempos!
tu e das antigas em
Bom dia. Excelente análise. Sou fã do javascript e considero ele o macgiver de todas as linguagens de Programação ; tem solução pra tudo em termos de desenvolvimento web. Parabéns pelo vídeo.
Trabalho pra gringa com JS diariamente ganhando em USD. Não posso reclamar rs
Obrigado CódigoFonte Pelo belíssimo vídeo. Estou estudando Javascript e esse vídeo nos trouxe muitos esclarecimentos sobre a linguagem!!
Iniciei com Delphi em 1997 e só em 2015 resolvi entrar pro mundo web aprendendo Javascript levando uma surra grande. Adoro o poder do JSON no Javascript, já carreguei arquivos imensos e ele rodou sem problemas, já o JSON no Delphi para arquivos grandes é uma descepção.
Eu só não uso apenas Javascript pois existem aplicações desktop que não dá pra fazer nessa linguagem diretamente, por isso ainda uso Delphi quando a coisa complica demais.
Acho sensacional o JS. Tenho grandes aplicações e dispenso totalmente frameworks. JS, JSON, CSS, PHP, SQL... pacote mínimo...
Vou começar a estudar, e olha só vídeo fresquinho para ajudar a entender
Em um vídeo antigo do Dicionário do Programador, há aquela máxima que muitos dev puritas acham que Js não é uma linguagem de programação, cai por terra, quando você olha que de Node, a VS e Discord foram escritos em JS. Inclusive os frameworks do próprio JS foram escritos em JS.
Ele hoje tem um papel muito similar ao C++ nos anos 70-90. Que por sua cadência precária de atualização ficou pra trás hoje, só lembramos do C++ por conta do gerenciamento de memória. Fora isso é uma linguagem 'atrasada'. Eu lembro de programar em Js quando ele era ainda esse 'script' que só servia para avaliar formulário. E era de fato só isso. Hoje, não tem nada de simplicidade. Estamos falando é de um ecossistema absurdo.
Na minha visão as faculdades migraram para estas linguagens para suprir às demandas do mercado, pelo menos aqui no Rio Grande do Sul. As faculdades pagas são todas voltadas a javascript/react native e frameworks
por muitos anos fui um desenvolvedor JQuery e muita coisa que sei em JS aprendi através dele. Sinto muito carinho pelo JQ e é uma pena que ele não tenha companhado a evolução para se tornar uma lib reativa, como Vue ou React.
de fato, mas veja, jquery ainda é padrão no wordpress, ou seja, tá em mais de 50% ou 60% de todos os sites do mundo.
@@diegolopes332 estimativas atuais dão conta de +- 45%, de fato. Entretanto, os frameworks reativos superam em muito os limites da lib Jquery. Então fora do escopo de projetos reativos, vejo o JQ muito imponente ainda, mas dentro do mundo da reatividade, pouco relevante :/
to no caminho para o aprendizado, faz 2 meses que to estudando, e ja to com resultados medianos
to sempre vendo teorias so que focando mais na pratica.
E aí? Conseguiu algo?
@@gabrielpalmeiras sim mano, oque me ajudou bem foi ver documentação já
Isso na verdade ajuda em qualquer linguagem, e também um curso da udemy muito bom!
@@frangus4085 Quem bom cara 🙏🏻. Também estou na luta, estudei consecutivamente por uns 2 meses e aprendi muita coisa de JS. Semana passada voltei a estudar, já sei algumas coisas como funções, DOM, arrays, temporizadores e etc, estou estudando pelo curso do Daniel Tapias da udemy.
@@frangus4085 O YT, por algum motivo, apagou minha resposta. Mas eu também fiquei uns 2 meses estudando pelo curso do Daniel Tapias da udemy e voltei recentemente. Já tenho um conhecimento razoável, mas ainda falta muito.
@@frangus4085 O YT, por algum motivo, apagou minha resposta. Mas eu também fiquei uns 2 meses estudando por um curso da udemy (acredito que não pode falar por aqui) e voltei recentemente. Já tenho um conhecimento razoável, mas ainda falta muito.
Muito fã desse canal❤
Netscape Navigator e seu motor gecko... Ahhh a nostalgia para o JS
Todo programador precisa saber programar em javascript hoje
não entendo quem é "hater de linguagem" cara... é uma ferramenta, cada um tem o seu uso. Sinceramente gente que tem essa atitude não é muito brilhante não...
Por mais videos assim em forma de bate papo
Eu aprende mais que devia com esse vídeo, Eu sabia que o js, passou por muita coisa mais tudo isso!
Excelente conteúdo!
Eu comecei a programar em javascript em 2013, assisti toda essa evolução.
Parabéns, estou tentando me especializar em JS. Lendo muito hehehe
Tenho um curso de Js e estou fazendo, sou iniciante e tudo que escuto dos programadores é nao faz pq pra iniciantes nao é a melhor linguagem, o que eu faço? Continuo ou não? E terminando o curso o que faço depois pra complementar o JS?
Primeiramente, parabéns pelo conteúdo.
Estou começando na área de desenvolvimento em JavaScript, e gostaria de saber qual a visão que vocês têm do mercado atualmente e para alguns anos em diante.
Enquanto não inventarem nada que substitua o que ela faz, não é uma simples questão de escolha. Além disso é um linguagem, uma ferramenta não profissão de fé. Meu primeiro código em JS é de 97 e eu estava na faculdade (caraca, eu tô velho). Meu primeiro livro baixado sobre ela é de 99 (DHTML e Javascript). Estudava física (usava muito fortran e C por causa das contas e perl por paixão), fiquei sabendo que uma professora de ICC (Intrrodução à Ciência da Computação) iria usar JS como primeira linguagem e achei um absurdo pois não havia ambiente mais ou menos conciso para desenvolvimento, a linguagem era realmente outra coisa umas décadas atrás, evoluiu como todo o resto da computação. Sim, lembro da época que Microsoft tentou empurrar VBS na galera, que coisa horrorosa! Tipagem dinâmica e fraca nunca foi problema para mim, apesar de ter iniciado com C e Fortran, o uso de Perl (e sua flexibilidade sintática) na década de 90 me prepararam pra não inventar muita moda na hora de escrever, não é porque pode ser usado que você deve usar.
Up! o sr. tbm sofreu com xhtml x xml dentro de JS , meados dos anos 2000! kkkkkkkkkkkkkk
Na minha opinião, JS nunca deveria ter ido para o backend, poderia pegar o TypeScript como linguagem final logo de vez ao invés de ser apenas uma camada de Lint sobre o JS. O JS está muito bom para o frontend e do jeito que está. Eu espero muito que o uso do HTMX cresça bastante pra diminuir a escrita de JS no frontend, pois, existe um uso muito grande e desnecessário de elementos reativos no frontend.
Oi pessoal tenho uma duvida, quero ser desenvolvedor full stack e gostaria de saber se preciso me aprofundar ao maximo no html e no css? E qual linguagem voces me recomendaria para eu se aprofunda ?
A lista se chama Deal Bill? O site com rankings das linguagens
Consigo ser só Backend usando javascript e Nodejs?
cara eu só tenho medo aprender uma linguagem e dps ser inútil pq uma IA fazia o msm em 3s
sim, sim, eu sei "não vai trocar os humanos por completo bla bla"
mas vc n pode simplesmente descartar esse fato, em 3 anos ela evoluiu o bastante pra o CHATGPT ser oq ele já é hoje, imagina mais 10 anos
HTML+JavaScript+CSS ainda é minha receita pra qualquer porcaria sem saber programar. ChatGPT me ensinou (com muita dificuldade) criar um gerenciador de garagens com banco de dados ao vivo do Google. Fora outros projetos que fiz pra brincar e detalhe....eu nao sei programar
ChatGPT vai ser o futuro framework de desenvolvimento 😂👍
as vezes eu fico me perguntando como tal pessoa conseguiu tal emprego e as vezes eu nunca chego a um conclusão. eu pretendo trabalhar com front end em alguma empresa ou fazer meu proprio negocio ou talvez dar aula mas dai eu pergunto como faço para virar professor FRONT-END?
eu acho que muita gente escolhe o web, pq quem se considera fullstack não vai escolher back, e junta com a galera do front nesse campo web
Há de se ressaltar, que muitos sites que consideram a busca pela palavra literal javascript acabam demonstrando valores menores do que realmente o mercado pesquisa, haja vista que muita gente não pesquisa diretamente pela palavra "javascript", mas sim react, angular ..node... todos no fim js.
nem vi o vídeo ainda, mas fica o conselho: qualquer lang vale, desde que você sente e estude pra aprendê-la de verdade. depois que aprende a primeira, fica mais fácil de aprender qualquer outra.
Eu gostei bastante da criação do 'Jim Carey', até hoje tô enganchado tentando aprender, mas é muito bacana... Kkkk
Soluções como Silverlight, Flex (AS3) estavam (e ainda estão) anos luz à frente da trinca HTML/CSS/JS, que só 'vingou' por causa de briga de mercado da Apple que não queria tecnologia proprietária rodando em seus celulares. Por causa de política ficamos pelo menos 10 anos atrasados na questão de interface web.
Estou a 1 mês aprendendo Js e parece que eu sou um animal, eu consigo entender os códigos mais não sei usar eles kkkkkkkkkkkkkkk tipo quando exporta qualquer coisa lá em Js eu consigo entender, mais pra usar ou saber quando usar eu não seikkkkkkkk
Acho que a linguagem mais popular do mundo ainda é o Visual Basic, kkkk praticamente ela nunca fica de fora de um comentário na maioria dos vídeos sobre programação ou linguagens 😂😂😂
Hoje vc definitivamente não precisa TypeScript, só quem desenvolve muitos sistemas de ponta a ponta percebe isso, é bom aprender, mas vc não precisa implementar, e React é horrível, vão aprender Vue, implementem Vue nas empresas e o nível de produtividade e qualidade de código aumentará no mínimo 100%. É bem melhor aprender PHP do que React!!
Eu estou estudando HTML, CSS e JS, não pretendo seguir, mas, como quero fazer faculdade, sei que é bem legal eu ter um conhecimento nisso antes de começar. Mas, no futuro, não sei se fico no JS, gosto muito de Python e tenho vontade de ver C# (por causa dos games), Ruby e não descarto a possibilidade de Kotlin, parece legal estudar mobile. Alguma dica?
A dica é: vá com calma.
eu acho que vcs não estão entendendo o propóstio do JS, ele é uma linguagem para frontend
De todas as linguagens que já estudei JS é a pior, pelos fatos mencionados no vídeo, coisas depreciadas não podem e nunca serão removidas, então tem uma área gigante onde as pessoas só recomendam não usar. E também não pode haver mudanças fundamentais como as coisas funcionam, e se uma coisa funciona de maneira burra vai continuar funcionando de maneira burra pra sempre.
Javascript não tem fim... quando vc aprender um framework nasceu mais 3... boa sorte...
Trabalhei muito com JavaScript na década passada quando carecia de muitos recursos. Era horrível. Mas sei que o novo padrão melhorou bastante. Mas gente, sugiro uma pesquisa em frameworks wasm como yew, e mais modernos como lptos e dioxus para o front end.
Javascript é a mãe da WEB moderno S2
vcs vendem essa camisa onde posso compra ?
quero começar no JS, mas queria aprender o javascript raiz pra depois pensar em um framework biblioteca. meu foco é puramente interatividade para websites e principalmente 3D, o que vcs me recomendam?
Three.js
Mas é uma linguagem presente em TODO documento HTML, JavaScript é a pedra fundamental do FrontEnd, não tem como deixar de usar ou aprender JavaScript
você que está nos comentários, tenho uma dúvida: Vale a pena aprender JS, TypeScript e React??
Muito !! Estude um pouco de react e se impressione com o poder dele kkk
E Next.js.
@@Öyster_Boy também, mas naturalmente vc vai pro Next!
Obrigado pelo vídeo.
Eu sou um pouco rígido com relação à tipagem, mas estou me afeiçoando ao JS.
Afinal de contas existem suportes como o typescript, por exemplo, que contornam bem situações como a que descrevi acima.😊
O que é uma tipagem ?
Eu to indo oda JS pelas vagas msm pq python ta osso
Concordo, quando aparece a vaga de Python ela é apenas um complemento para uma outras ferramentas, tipo Power bi e excel.
Só Python não é o suficiente, campeão.
Com a vinda do webassembly outras linguagens pode ir para o front
podia ter no grafico de salario a regiao do brasil ou outros que foi baseado o salario
Essa média salarial é CLT ou PJ?
Front-End é vida, viva o javascript!
Obs: Gosto de back com node também, pra não ter briga kkk
estou iniciando os estudos agora em javascript e node pra back kkkk
faz sobre c/c++ por favor
Up
Eu há 1 ano com JS e não sabia de muitas dessas coisas 🤡
Na minha opinião, o desenvolvimento web é como engenharia civil. Tem mercado, não pode acabar, mas não tem mais pra onde crescer. A cada 100 iniciantes, 95 começam com javascript, e por isso o mercado tá saturado. Não tem vaga suficiente pra quantidade de novos desenvolvedores. Os iniciantes precisam se diversificar mais, a programação vai além de javascript, css e html
Eu amo odiar o javascript. Passei por várias linguagens e creio que o javascript se destaca por ser tão versátil. Mas é aquela piada né: me especializei em javascript agora não consigo trabaio nem pra ser limpador de bost@ de elefante
sou da epoca onde faziamos reloginhos em js rss
2:01 Sei não, vocês gostam de Java né? kkkk
JS tem um lugarzinho guardado no meu ❤
em 2024 vou migrar para um fullstack, esses milhares de desenvolvedores estão abaixando o salario do programador web infelismente...
Fale sobre meu amigo JS, fale bem dele ok? 😊 Um abraço ao casal tech
Depois de quase um ano na trybe se vc fala que não eu até arrumo briga haha
JS para automação é recomendado?
Dá pra usar, mas não é comum utilizarem para isso.
Ele consegue ir até certo ponto, ai depois você acaba tendo que usar outras linguagens com outros ecossistemas...
Eu amo tanto Javascript que tenho medo de testar outras linguagens e abandonar meu xodó
Depois de aprender JavaScript e react devo ir para o nextjs ou vuejs ?
Vuejs é uma alternativa ao reactjs, next é um framework que usa o reactjs, o reactjs é uma biblioteca
@@vitorbmx4927
Qual você indica?
A real é que a Internet não virou uma plataforma extremamente corporativa, nas mãos de uma Oracle, Thotus, etc - justamente por causa da "zona" que era o Javascript, PHP, e primos.
Vou sempre preferir algo mais "maleável" e acessível - que então evolui, como por ex. TS - a linguagens/plataformas restritas, engessadas desde o início que requerem certificados e whatnot.
Imaginem o que seria a Internet hoje, em VÁRIOS aspectos, sem essas linguagens "rogue-like" 😉
Qual é esse site onde vcs conseguem as pesquisas?
Baidu…
É a nossa pesquisa salarial que fazemos anualmente. Disponível em pesquisa.codigofonte.com.br