Obrigado pelo menção, amigos! ❤❤❤ Do lado de cá, já são 21 anos no javinha, sem expectativa (nem intenção) de parar! 🙂 Na minha visão, a geração que está começando agora vai se aposentar antes do Java!
Que vídeo sensacional! É muito legal ver a linguagem Java sendo apresentada e discutida dessa forma. Concordo que a tecnologia está mais viva do que nunca. Java não para de evoluir e é super divertido programar. Esse tipo de conteúdo é muito valioso para nós que trabalhamos com a formação de programadores Java.
Vim do javascript e agora estou estudando java, vejo que é uma linguagem muito mais estruturada. Grande parte disso é pela POO e pela mão firme da Sun/Oracle em deixar o java estável ao longo dos anos, se você for pegar um código de React de 2 anos atrás é praticamente totalmente diferente de um código feito hoje, dito isso, um código em Java de 8 anos atrás não tem tanta mudança com o que se faz hoje.
Só não concordo com a comparação de uma linguagem com uma biblioteca. E se for direto na linguagem (JavaScript), também não teve muitas mudanças impactantes. O que não tira o mérito da Oracle por deixar o Java tão firme.
@@emanoelinfinity A comparação foi injusta mesmo, erro meu. Mas quanto ao JavaScript, eu discordo, se você for comparar um código pré ES6 com um atual, vai ver por exemplo que o uso de let e const alterou completamente os escopos da linguagem, e ajudou muito, dali em diante ter que mexer num código cheio de var se tornou insustentável e pediu uma reformulação nas variáveis do que estava rodando na época, o ES6 inseriu muita coisa. A ES6 mudou MUITO a linguagem na época, isso sem falar do ES5 de 2009 que incluiu basicamente 80% dos callbacks que se usa hoje em dia.
Sou do Java... profissionalmente a 10 anos apenas. Atualmente trabalho programando o ambiente PIX de uma instituição. Lembrando que o ambiente PIX do Bacen, tbm é em Java.
Que bacana! Isso me motivou a continuar, estou totalmente perdida, pq na facul é tudo com Java mas me falaram pra não estudar o Java porque eu aprenderia na faculdade, e focar em outras linguagens. Só que eu sempre trabalhei no ramo financeiro, e saber disso me deixou bem animada!
@@kellyfernandes8875Praticamente tudo do ramo financeiro tem muitas oportunidades para Java. Vc pode dar uma consultada nas vagas no linkedin para verificar isso.
Trabalho com Java desde 2011 e não acho que vou parar tão cedo. O problema é que as gerações mais recentes acham que pra valorizar a linguagem que aprenderam precisam detonar as outras, por isso tantos haters. Nem o Cobol morreu. Cada linguagem tem sua importância, trabalhe com a que gostar mais e seja feliz, mas o ideal é saber várias.
Não tem como saber 100% da linguagem, mas para começar, o seu caminho mais curto e seguro é vc entrar numa faculdade (mesmo uma barata ou até quem sabe uma federal) para ter o direito de fazer estagio ou trainee. Não tente ser junior a menos que vc seja muito fora da curva da inteligência. Mt mt mt dificil efetivarem com 18 anos sem ensino superior e sem experiência prévia@@Onni_05
Já carrego duas décadas de experiência com Java no meu repertório. A entrada do Spring Boot trouxe um novo fôlego para o JAVA,. As oportunidades de emprego são vastas e os salarios também. Recomendo demais o Javao da massa
fala daniel,! me tira uma duvida, comecei a pouco programação, estou entendo sobre algoritmos e logica da programação, muitos falam de javascript, me recomenda começar com javascript e dps ir pra java, ou qual caminho você achou mais pratico, vendo hoje, abraço amigo
@@FabioHoffmannOlicara, sou desenvolvedor Java mas tbm tenho conhecimento em JavaScript e te digo, JavaScript é uma das principais linguagens pra vc aprender por conta do desenvolvimento web. Então não é um caso de uma ou outra, ter conhecimento de ambas seria o ideal, caso Java for sua escolha para linguagem no desenvolvimento no back-end.
@@FabioHoffmannOli cara eu aprendi meses de js e agr to em java, recomendo pegar uma base em js e ver oq vc gosta, se vc nao gostar de front vai pra java (back), mas no js vc iria entender mais facil sobre logica de programacao e etc.. acho q em java e um pouco mais complexo por causa do POO (eu aprendi java mt facil pq aprendi os conceitos em js de programacao, e teve mt coisa nova q tive q aprender em java, mas nada muito dificil de ficar dias parado em algo), e nao aprendi java mt bem ainda n, preciso estudar mt, mas oq aprendi ate agr nao foi nd missao impossivel tlg ?
Este CDF café JAVAleu meu like! Muito obrigado jovens por esta baita aula sobre Java, pois Java é vida, pois inspira todas as outras linguagens, seja direta ou indiretamente, Java nos inspira em tudo, até a tomar café :)
@@nettojms5083tem razão hehehe Estou finalizando o vídeo agora e posso dizer com segurança de que ainda mantenho meu comentário, pois é um baita vídeo, com excelente análise e aula sobre este mercado tão vasto que é o mercado java. Mas, confesso que se existisse a opção para assistir em 1000x, eu precisaria tomar muito café e energético pra conseguir acompanhar kkkkkk
Comecei com Javascript e parece que nunca tinha fim o aprendizado em questões de frameworks, fora a quantidade de devs Javascript, ai aprendi Java e Spring Boot e estou empregado desde fevereiro, desenvolvo um sistema robusto bancário, e toda a equipe dev recebe constantemente ofertas de emprego. JAVA É VIDA.
Comecei com java focado um desenvolvimento mobile, acabei desviando pra javascript e tive a mesma frustração, percebi que odeio linguagens que não te dão 500 mil maneiras de fazer algo e não seguem um padrão. Voltando para Java... até a forma de escrever o nome de um arquivo js muda dependendo da empresa ou pessoa
Javeira aqui, preciso comentar! Já trabalho há mais de 10 anos com Java e entendo pq muita gente se tornou hater, no começo era difícil mesmo, com servlets, jsp, applets, mas hoje minha gente, é uma maravilha, o pior já passou! Parabéns pelo vídeo super atual e informativo e fico ansiosa aguardando o do Spring Boot! 🤩
Mas no começo era difícil para todos, não? fazendo um paralelo com C#, lá atrás com asp clássico, com web forms, o pessoal diz que era bem tenso também. O mesmo vale para o PHP, que dizem que era uma bagunça nos anos 90/2000. Giuliana, vc acredita que o Java possa voltar ter grande hype entre os desenvolvedores, com a evolução que o Java vem tendo a cada 6 meses?? Acha que Java já conseguiu se nivelar na modernidade, ou ainda está um pouco atrás em sintaxe?? Grato.
@@devjosejunior falou tudo, realmente no começo é difícil pra todas as linguagens, o problema é que o Java demorou um pouco pra “pegar o ritmo”, em relação as concorrentes, mas hj ele tá com todo gás, trazendo features que outras linguagens com certeza vão copiar. Eu acho sim que o Java vai surpreender daqui pra frente, ele continuou relevante mesmo quando não era lá essas coisas, agora com certeza deve ficar ainda mais forte no mercado.
Java é a minha "lingua mãe". Era a linguagem adotada na minha faculdade e foi a primeira da minha vida, mesmo hoje utilizando mais Python e JS, Java sempre vai ser a minha referência.❤
Java é a linguagem que trabalho há anos. Confesso que teve um período que foi complicado, no qual tudo era J2EE. Mas, depois do java 8, Springboot etc, as coisas melhoraram bastante.
A Programação assim como qualquer outra área você vai aprendendo sem sentir. Cada dia me acho melhor e aprendo demais com várias fontes inclusive com o Código Fonte! Obrigado pelos conhecimentos passados!
Bom dia a todos! CDF, primeiramente, quero agradecer seus conteúdos! Somos quase vizinhos rs, moro em Fragoso/Magé, perto de Petrópolis. Vamos lá, sou do time javinha desde 2014~2015. E não tenho motivos pra deixar. Tenho alguns projetos pessoais e atualmente trabalho profissionalmente com java: Java web, spring rest, ejb...até projeto desktop como aplicações de tratamento de dados para importação de dados entre sistemas distintos. Também desenvolvo em Dart, usando o Flutter, mas o JAVA com toda certeza é minha primeira liguagem. Grande abraço!
Java é vida! É uma linguagem com uma comunidade super ativa e apaixonada. Está vivíssimo e super atual. Na minha concepção é a maior (ou está entre) linguagem para backend na minha visão. Obrigado pelo vídeo.
Acredito que já elogiei a dupla do canal pelo elevado nível técnico e excelente didática. Parabéns novamente. Mas talvez não tenha elogiado vocês por serem muito simpáticos, modestos -- gente fina mesmo. Parabéns por isso também.
Olá Vanessa e Gabriel, parabéns pelo video! Me enquadro muito na analise de vcs, tenho 32 anos sempre fui apaixonado por desenvolvimento e a mais de 10 anos iniciei na area de TI em suporte/infraestrutura com objetivo de pagar a faculdade, entretanto acabei indo muito bem nesse segmento e fiquei mais tempo doque desejava. Recentemente decidi virar a chave estudando Java + Spring e me apaixonei novamente, ela me proporcionou um emprego mais voltado para area de desenvolvimento e se provou uma linguagem resistente ao tempo e que andou se reinventando versão a versão. Parabéns pelo video e sucesso
entrei na faculdade em 2009 e me formei em 2015 e a linguagem abordada foi java... passei 5 anos sem estudar e resolvi tirar o diploma da gaveta pouco antes da pandemia... e para minha surpresa via muita gente falando mal do java, e ficava sem enteder... Quando resolvi me atualizar, descobri o springboot e achei ele muito moderno e com alto nivel de maturidade!! Sei que não devemos criar apego a tecnologia nenhuma, mas tenho um lugarzinho no coração para o java pelo resto da vida... me diverti muito estudando e aprendendo a linguagem e agora seu framework mais popular... feliz que o Javão ainda ta com esse gás todo!!😁😁
Que conteúdo sério! Parabéns! Java como linguagem sempre foi maravilhosa para quem gosta de escrever código bem estruturado e se falarmos de Java como ecossistema, ai não tem para ninguém. Só o Spring já é capaz de deixar Java com saúde de sobra pra sobreviver no topo por mais 28 anos! E tem espaço para todo mundo, inclusive para a turma .Net seguir copiando tudo o que acontece no mundo Java.
Foi minha escolha mais sábia de 6 anos atrás: Investir no conhecimento em Java. Apesar de trabalhar com outras tecnologias, o conhecimento na linguagem java e na POO auxilia muito no dia a dia para resolução de problemas, especialmente em projetos legados. Sem falar na oferta de empregos, que sempre esteve em alta com bons salários.
Olá, conheci vcs pessoalmente em um evento da Trybe em BH ano passado. Antes de me formar na Trybe eu comecei a trabalhar e pra minha surpresa, a linguagem usada na empresa é Java. Isso me permitiu aperfeiçoar a POO e melhorar e consolidar a logica de programação e a aplicação da regra de negócios dento código. Estou adorando. Trabalho numa aplicação web para registro de imóveis. Bjos pra vcs. Até mais!
Comecei no Delphi em 2002 e fui até 2009! Desde 2003 trabalho com Java e com Python desde 2009 e gosto muito de ambas as linguagens. Cada linguagem tem suas características, suas vantagens e desvantagens! A meu ver não existe melhor linguagem, existe aquela que atende melhor dentro de determindao cenário. Acho que o mais importante é saber programar, dominar os pilares da programação. Uma vez tendo isso, a linguagem é um detalhe. Se posso dar um dica, procure focar em uma ou duas linguagens de programação, para ser fera nelas, pois além de programação, temos que ter um bom conhecimento de outras tecnlogias, como banco de dados, docker etc. Se tentar programar em 200 linguagens você vai entrar no modo "pato", ou seja, faz várias coisas mas não faz nada com excelência. Abraço a essa galera massa do Código Fonte TV!
Brigado por esse comentário! Tava na esperança de achar um javeiro que tinha contato com Python tb. Só te dando um pequeno contexto: sou Node junior-pleno e tô procurando umas vagas pra fora (até aqui mesmo) e reparei que tem BASTANTES vagas em Python e Java (o que ta mais difícil pra Node na minha senioridade 😢). Tava pensando em pegar uma das duas pra estudar agora pra tentar 'ampliar meu leque' para o mercado e queria saber de ti: qual recomendaria? Entendo que talvez por um comentário seja complicado de explicar, mas um norte de quem já tem a experiência sobre será de grande valia pra mim nesse momento 🙏 Brigadão!
Год назад+1
Excelente vídeo, como sempre 😍 Java é lindo e sempre terá meu coração rs
Desde que conheci o Java na faculdade, decidi me aprofundar nele e foi uma das melhores decisões que já tomei. Graças a ele, consegui meu primeiro estágio como Dev e acabei sendo até efetivado. Recomendo demais o Javão kkkk
10 anos com java. Alocado nas lojas Renner, microservicos com java. É importante entender que não e só a linguagem, é o ecossistema. Vc tem closure, scala, groovy, kotlin e um infinidade de tecnologias em cima da jvm. E libs muitos maduras e seguras. Tudo isso afeta a escolha de empresas. Mesmo que a sintaxe java deixe de ser usada, outra vai rodar em cima dessa plataforma.
Eu estudei java no curso técnico numa universidade federal, lá estudamos POO, CRUD, MySQL do xampp, javaswing e JavaFX 2.0, o quão desatualizado/quanto e o que eu preciso estudar pra me tornar de fato um programador Java?
Opaaaa, conheci a linguagem na pandemia em 2020. Como uma forma para ocupar o tempo. Hoje já publiquei app na playstory. Apaixonei pela linguagem. Trabalho com o Android Studio. Abraço.😊
Trabalho com Java em uma usina de etanol a base de milho no interior do Mato Grosso, uso Java junto ao Kafka para leitura de dados da planta industrial disponibilizados pelo CLP
Venho atuando com o Java desde os estudos iniciais, já se vão uns 9 anos e não adianta, existem projetos com a ultima versão do jdk mas também vai ter aquele java 6 com JSF, JSP e bibliotecas bem antigas que muitas vezes se atua em manutenção ou adicionando novas features com tecnologia antiga. Cada projeto é um mundo completamente diferente e pelo tempo que se utilizou e ainda se utiliza o Java como linguagem base nos projetos, vai ter espaço para os Javeiros por muitos e muitos anos.
Que legal esse vídeo, trabalho com Java a 17 anos e sem previsão de parar, TODOS os javeiros da minha época que conheço estão muuuito bem financeiramente, Java é top
Mais um vídeo divertido e repleto de conteúdo. Parabéns! Há um pouco mais de 1 ano, através da internet fui apresentado ao mundo da programação. Com uma imensidade de conteúdo, após meu primeiro curso de lógica de programação, precisava escolher uma linguagem para aprender. Quando vi o "logo" do Java, senti uma nostalgia gigantesca, da época em que era criança e usava o celular do meu pai para jogar, e ao iniciar, aparecia aquela logo. Não teve jeito, iniciei meu primeiro curso e amei, mesmo com muitas pessoas falando mal, dizendo que é difícil, etc. Eu gostei muito. Inclusive, algum tempo depois, comecei um curso de JS e não sentia o mesmo gosto de aprender e escrever código. Não estou comparando linguagens (até porque mal conheço aquela que estudo rs), mas deixo meu relato de como o Java está sendo muito mágico para mim. Hoje trabalho com implantação de sistemas e estou na busca diária por uma oportunidade de estágio para iniciar minha carreira como DEV. Estudo e procuro diariamente. Tenho fé de que minha oportunidade irá chegar!
Parabéns pelo vídeo! ❤ Mês passado completei um 1 aninho de Flutter e ano que vem pretendo estudar Backend e o não nego que o Java eu paquero faz um tempo! Hahaha
Último ano da faculdade, nesse meio tempo ja tive contato com C, C++, C#, Ruby e Python, mas sempre teve algo em Java que me prendeu. Pretendo focar e tentar seguir carreira com ela. Espero estar no caminho certo 🙌
Não me importo em aprender e trabalhar com outras linguagens, mas o Java está no meu coração. Java mudou minha vida, vai ser sempre o meu queridinho. Até tatuei kkkk
Eu achava que nunca iria aprender a programar, comecei no C, mas me aprofundei bastante no Java e foi qdo eu consegui criar um programa simples e funcional pela primeira vez!
Aqui são 22 anos de Java desde applets até desenvolvimento com microserviços como muito utilizado hoje. Atualmente eu trabalho mais ligado a produtos IBM, onde já obtive 3 certificações relacionadas na área. Sobre o Cobol, quando há uma gestão de qualidade de código, tb é show! Conheci Cobol "de verdade", com alguns amigos que conheci na Bradesco Seguros à cerca de 8 anos atrás, quando ainda morava no Brasil, onde, se não me engano, o mais novo tinha 70 anos. Porém, aqui em Portugal, onde resido atualmente, vejo muitas pessoas novas, saindo da universidade, se entusiasmando por projetos com Cobol.
Olá, bom dia, sou da área de redes dês do final da década de 90, sempre trabalhei com linguagem de script, mas sempre fui apaixonado por programação. Agora aos 53 anos estou realizando um sonho, formando em análise e desenvolvimento de sistemas, Java e uma linguagem apaixonante e estou me dedicando muito
Eu acho engraçado que o pessoal trata o Java, que teve sua primeira versão lançada em 1995, como velhinho, mas parecem esquecer que o Python é mais velho (1991) e o JavaScript tem a mesma idade do Java (1995). Não só o JavaScript como também o PHP e Ruby também são de 1995. O C e C++ são ainda mais velhos (1972 e 1983 respectivamente). O C# apenas 6 anos mais novo (2001).
Na empresa que trabalho, Java é a linguagem usada para situações mais críticas que necessitam de mais desempenho. Foi aqui que aprendi Java, eu gosto bastante da linguagem. Só não gosto do Eclipse hahaha
Eclipse e Intellig, cobram performance da máquina. Se não tiver 16 GB de RAM, é só raiva. NetBeans, pelo visto foi esquecido, kkkk IDE muito utilizada antigamente, mas também, devoradora de processamento.
slc eclipse é terrível kkkjk, acho ele so funciona no mac pq no windows é terrivel. Gosto do InteliJ mas por conta da faculdade, to usando netbeans pq preciso fazer coisas com swing e tals
Top demais esse vídeo, parabéns pessoal. Tem uma galera que não gosta de Java e partiu para o php e nodejs pq caiu em empresa que usa uns legados com XML e EJB, transação distribuída, weblogic... pura sofrencia kkkk.... Pra quem esta chegando e conhecendo java com quarkus e springboot, lembrem de perguntar nas entrevistas, o que tem de legado e como é esse legado.... pode ser que tenha 95% de legado e apenas 5% de coisa nova onde só o grupo seleto vai por a mão e talvez vc nem chegue perto por um bom tempo. Essa métrica de adicionar cursos online junto com certificação fica meio distorcido, pq adiciona muita galera que so faz curso na mesma bandeja de quem faz certificação java. Eu não tenho certificação e se tivesse respondido, entraria junto na métrica..
Estou com meus 16 e estudo java a mais de 1 ano, é uma linguagem incrível que quase me garantiu um emprego acabei não sendo contratado por ser muito novo mas cheguei até o ponto de quase ir na entrevista então tá valendo kkkk Como passo o meu tempo inteiro só programando porque eu amo fazer isso, sei de algumas coisas Interresantes e até avancei mais rápido que muitas pessoas então consegui uma vantagem kkk agora tô começando a ver o C e C++
Estou no Java desde 2005, e hoje trabalho no mercado financeiro. Mais de 90% dos micro-serviços que escrevemos é em Java. Depois do Spring Boot - é outro mundo!
Oi Márcio! Também gostaria de ouvir seus conselhos. Dês de já. Muito obrigado por compartilhar sua experiência.
Год назад
@@henriquerios4202 Olá. Então, eu comecei em 2018 numa Fintech e nela estou até hoje. Este mercado atualmente é bem competitivo e difundido. Vejo dois caminhos neste mercado: 1) Atuando na tecnologia, seja como desenvolvedor, devops, QA, e qualquer outro. 2) Atuando no negócio, fazendo parte do entendimento de toda a cadeia do SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro). Se vc busca um posto como desenvolvedor, invista além da competência técnica, busque conhecer sobre como este mercado funciona. Acho que o caminho é por aí...
Год назад
@@pedroh.soares5781 Olá! Assim como na resposta ao Henrique, além de tudo dito ali, vejo que um bom caminho é estar bem ligado à questões de Segurança e Proteção de Dados. O Brasil é um país que tem muita regulação e quem quer entrar neste mercado precisa sempre estar com um pé além do "código", precisa conhecer bem as legislações, regulações e normas, sejam nacionais e/ou internacionais, como as ISO, e cito a ISO27002, para as questões de Segurança da Informação. Isso é um diferencial no mercado para um desenvolvedor!
Java é minha praia, embora hoje estou em um projeto usando outra linguagem, meu coração está em Java. Obrigado por trazer esse conteúdo show de bola!!! 👏👏👏
Como conseguem fazer um video melhor que o outro, isso é incrível!!! Na universidade Fumec onde estudo Ciência da Computação ensina Java como linguagem principal, antes de começar a estudar lá morria de medo da linguagem pois todos diziam que é extremamente difícil, mas depois que comecei me apaixonei
não é difícil, só é mais chata que um python por exemplo que tudo é mais simples de escrever sem essas burocracias de ; e tals. python vai acabar com todas as linguagens daqui uns anos.
Tenho estudado Java pra faculdade, em desenvolvimento mobile, e tenho visto muita semelhança com o JavaScript. O pouco que já estudei de JS tem ajudado com o aprendizado de Java.
Quando voce nao consegue fazer com outra linguagem, com ctza em Java vc vai conseguir. Integrações com equipamentos, balanças, biometrias, etc. Salva minha vida.
Fiz transição de carreira e comecei com Java em automação web em 2021, migrei para dev ano passado, continuo firme no Java e aqui continuarei por um tempo :)
Não sou Javeiro, mas pude observar recentemente quando voltei a ter contato com a linguagem, como seu ecossistema conseguiu evoluir bem, lembro do tempo que tínhamos que escrever muita configuração manualmente e como o SpringBoot trouxe uma solução que abstrai muita coisa para ti e consequentemente te traz um baita ganho de produtividade
Sim, trás muito mais conforto, porém para mim, para certo tipo de atividade, JPA e Hibernate, podem gerar algo não tão agradável. Talvez seja melhor a Query Builder.
Com Java desde 2007 e sem pretensões de parar. Atualmente trabalho com sistemas distribuídos com uma equipe grande e só orgulho do que faço. Tenho certeza que os usuários dos após estão bem satisfeitos com a rapidez do backend.
Caramba, tava querendo migrar pro Java há algum tempo, mas estava meio reticente... Vou estudar pra tirar a certificação! Valeu pelo vídeo, Gabriel e Vanessa!
Hi Casal 20😂! Sou javeiro Nutela ainda kkk, só trabalho com Java a três anos, atualmente trabalho numa fábrica de software desenvolvendo um sistema bancário, sendo maior parte API's e batchs para automação de processo. Como lidamos com grandes volumes de dados e os serviços precisam ser muito escalaveis, quando ouço alguém dizer que Java é lento eu só digo uma coisa: Se a aplicação no Java tá lento é porque o desenvolvedor não soube construir o sistema ou a infra não é boa. Vejo diariamente volumes gigantesco de dados serem processados em minutos; já fiz muitas melhorias em processos que levavam horas e que passaram a fazer o mesmo volume de processamento em minutos. Tudo isso depende da estratégia de programação usada.
Java é uma linguagem incrível, abre ótimas oportunidades profissionais. É muito utilizada em grandes empresas, principalmente por ser uma linguagem de alto nível.
consegui meu estágio em Java e estou sendo efetivado agora, pretendo me manter no Java por bons anos profissionalmente e aprender outras linguagens por projetos próprios
Estou aprendendo java, comecei no inicio do ano e pretendo fazer minha transção de carreira ainda esse ano. java tem muito mercado principalmente para quem está querendo iniciar na carreira de desenvolvedor
Java terá uma vida muito longa, já ouvi muita gente falando que JAVA morreu, mas vendo o mercado e onde o Java se encontra, é como eu disse, Java tem vida longa. E boa parte do sucesso dele eu acredito é por ter uma grande empresa de tecnologia por trás na época, a Sun Microsystens e agora a Oracle. Sobre projetos legados, no momento que foi para produção já vira legados.
To no Java profissionalmente desde 2004. Tirei o SCJP (Java Programmer da Sun), mas comecei a estudar Java no SENAC em 2001... a versão do Java era 1.3 ahaha Applets ainda era muito usado! A vida inteira trabalhei com o Java e tive a oportunidade de trabalhar em vários projetos para IBM, Banco Santander, Canada, Royal Bank of Canada, etc e até mesmo consegui ir morar na Alemanha com visto de trab em 2018. Java ficou parado um bom tempo e isso fez surgir novas linguagens que tentaram para pegar a parte de programação funcional e tal e apareceu o Kotlin, mas o Java é bem extensível e isso ajuda bastante. Atualmente estou com Java e Kotlin, mas tenho focado mais no Kotlin para backend... só que o Java é a minha linguagem principal.
kkkkk iniciei no JAVA, quando tinha 14/15 anos quando era ADM de um servidor de Lineage 2, onde o jogo era baseado em cliente/servidor. Na época uma dor de cabeça resolver bugs hoje em dia uma delicia de mecher.
Caraca Java está é muito vivo, na facul estão passando Java, no projeto que estava no abastece aí, o pessoal usava Java. Tenho amigo que trabalho na IBM e hoje Mercado Livre e ambas usam, na Volvo tb, por aí vai.
Diferentemente de muitas linguagens anteriores de sucesso, o Java sempre foi se adaptando e melhorando ao longo do tempo. Os mantenedores sempre ouviram a comunidade e incorporaram novidades e melhorias à linguagem. Digam o que disserem, mas Java é phoda!
Oi casal mais lindo do TI. Tudo bem? Recebi muito bons conselhos para continuar com o Java, dessa vez como Full Stack junto com o SQL. Tenho familiaridade com Java pq aprendi lógica com C. No curso técnico, gostava mais do Java do que do Delphi e do VB.
Graças ao Javinha consegui o meu primeiro estágio e a pouco fui efetivado ^^, Java ❤.
Parabens irmão, eu to nessa esperança!
Poxa que top! No meu caso foi C#, mesma fita que você! 🚀🚀
Mais um que se perdeu na vida errada
Que legal, arthur! Parabéns
Idem
Obrigado pelo menção, amigos! ❤❤❤
Do lado de cá, já são 21 anos no javinha, sem expectativa (nem intenção) de parar! 🙂
Na minha visão, a geração que está começando agora vai se aposentar antes do Java!
Imagine, seu conteúdo e a parceria que a Red Hat nos ajudou demais entender melhor sobre o ecossistema do Java.
Simplesmente o cara do Java! Grande Elder!
@@Gustavolgbs muito obrigado! 🙂
Já vou me inscrever no canal, quero iniciar os estudos em java
tamo junto!! java aqui desde 2002!
Que vídeo sensacional!
É muito legal ver a linguagem Java sendo apresentada e discutida dessa forma. Concordo que a tecnologia está mais viva do que nunca. Java não para de evoluir e é super divertido programar.
Esse tipo de conteúdo é muito valioso para nós que trabalhamos com a formação de programadores Java.
Concordo plenamente, desenvolvo com Java até hoje e com ela consegui oportunidades internacionais.
vcs são os melhores!! tmj
@@anthonymacedo689 valeu, mergulhador! 🤿😀
O ESR é uma virada de chave na vida do programador Java! Que time de peso Algaworks e Código Fonte TV!
os melhores em java no brasil
Vim do javascript e agora estou estudando java, vejo que é uma linguagem muito mais estruturada. Grande parte disso é pela POO e pela mão firme da Sun/Oracle em deixar o java estável ao longo dos anos, se você for pegar um código de React de 2 anos atrás é praticamente totalmente diferente de um código feito hoje, dito isso, um código em Java de 8 anos atrás não tem tanta mudança com o que se faz hoje.
Só não concordo com a comparação de uma linguagem com uma biblioteca. E se for direto na linguagem (JavaScript), também não teve muitas mudanças impactantes. O que não tira o mérito da Oracle por deixar o Java tão firme.
Antes da Oracle, quando o Java era da SUN microsystens, o Java já era assim.
Na verdade a Oracle fez mais mal do que bem para o java.
@@emanoelinfinity A comparação foi injusta mesmo, erro meu. Mas quanto ao JavaScript, eu discordo, se você for comparar um código pré ES6 com um atual, vai ver por exemplo que o uso de let e const alterou completamente os escopos da linguagem, e ajudou muito, dali em diante ter que mexer num código cheio de var se tornou insustentável e pediu uma reformulação nas variáveis do que estava rodando na época, o ES6 inseriu muita coisa. A ES6 mudou MUITO a linguagem na época, isso sem falar do ES5 de 2009 que incluiu basicamente 80% dos callbacks que se usa hoje em dia.
@@ThiagoMarxCtá explicado. Sei bem a zona que é essa empresa 🙄
Sou do Java... profissionalmente a 10 anos apenas. Atualmente trabalho programando o ambiente PIX de uma instituição. Lembrando que o ambiente PIX do Bacen, tbm é em Java.
Que massa! ❤
Que bacana! Isso me motivou a continuar, estou totalmente perdida, pq na facul é tudo com Java mas me falaram pra não estudar o Java porque eu aprenderia na faculdade, e focar em outras linguagens. Só que eu sempre trabalhei no ramo financeiro, e saber disso me deixou bem animada!
@@kellyfernandes8875Praticamente tudo do ramo financeiro tem muitas oportunidades para Java. Vc pode dar uma consultada nas vagas no linkedin para verificar isso.
Qual o seu linkedin mano? Quero criar uma rede de desenvolvedores
Trabalho com Java desde 2011 e não acho que vou parar tão cedo. O problema é que as gerações mais recentes acham que pra valorizar a linguagem que aprenderam precisam detonar as outras, por isso tantos haters. Nem o Cobol morreu. Cada linguagem tem sua importância, trabalhe com a que gostar mais e seja feliz, mas o ideal é saber várias.
@@Onni_05 linkedin
Não tem como saber 100% da linguagem, mas para começar, o seu caminho mais curto e seguro é vc entrar numa faculdade (mesmo uma barata ou até quem sabe uma federal) para ter o direito de fazer estagio ou trainee. Não tente ser junior a menos que vc seja muito fora da curva da inteligência. Mt mt mt dificil efetivarem com 18 anos sem ensino superior e sem experiência prévia@@Onni_05
@diggocatv5464 você fez algum curso por fora pra se especializar mais a fundo? Se sim, qual?
Eu comecei no Cobol em 2013 e to até hoje nele.
Isso não é coisa de geração atual. Já existe essa raiva desde de 1995. E antes para qualquer outra linguagem.
Já carrego duas décadas de experiência com Java no meu repertório. A entrada do Spring Boot trouxe um novo fôlego para o JAVA,. As oportunidades de emprego são vastas e os salarios também. Recomendo demais o Javao da massa
Comecei a pouco tempo, mas tô bem animado com a linguagem queria logo uma vaga na área para começar a ter uma experiência prática
Queria começa programação queria um dica por onde começa e queria foca mais em Java
Existem bons cursos de Java na Internet. O da Alura eh muito bom. @@leonardomartins9157
Comecei hj esse comentário me animou sou inteligente creio que não vou ter tantas dificuldades.
@@fabao8527 Tenho certeza que sua carreira como programador sera' incrivel.
Sou Dev Java a +7 anos e hoje trabalho na BRQ Digital Solutions alocado na Bolsa de Valores. Java é vida 💪👊
fala daniel,! me tira uma duvida, comecei a pouco programação, estou entendo sobre algoritmos e logica da programação, muitos falam de javascript, me recomenda começar com javascript e dps ir pra java, ou qual caminho você achou mais pratico, vendo hoje, abraço amigo
@@FabioHoffmannOli já respondi duas vezes mais meu comentário some... Não sei o que está acontecendo.
@@FabioHoffmannOlicara, sou desenvolvedor Java mas tbm tenho conhecimento em JavaScript e te digo, JavaScript é uma das principais linguagens pra vc aprender por conta do desenvolvimento web. Então não é um caso de uma ou outra, ter conhecimento de ambas seria o ideal, caso Java for sua escolha para linguagem no desenvolvimento no back-end.
@@FabioHoffmannOli provavelmente iniciar no JavaScript para seu aprendizado.
@@FabioHoffmannOli cara eu aprendi meses de js e agr to em java, recomendo pegar uma base em js e ver oq vc gosta, se vc nao gostar de front vai pra java (back), mas no js vc iria entender mais facil sobre logica de programacao e etc.. acho q em java e um pouco mais complexo por causa do POO (eu aprendi java mt facil pq aprendi os conceitos em js de programacao, e teve mt coisa nova q tive q aprender em java, mas nada muito dificil de ficar dias parado em algo), e nao aprendi java mt bem ainda n, preciso estudar mt, mas oq aprendi ate agr nao foi nd missao impossivel tlg ?
Este CDF café JAVAleu meu like! Muito obrigado jovens por esta baita aula sobre Java, pois Java é vida, pois inspira todas as outras linguagens, seja direta ou indiretamente, Java nos inspira em tudo, até a tomar café :)
Obrigado Victor!
Interessante que para você já ter assistido o vídeo inteiro e ter feito este comentário, deveria ter assistido na velocidade 1000x, rsrs
@@nettojms5083tem razão hehehe Estou finalizando o vídeo agora e posso dizer com segurança de que ainda mantenho meu comentário, pois é um baita vídeo, com excelente análise e aula sobre este mercado tão vasto que é o mercado java. Mas, confesso que se existisse a opção para assistir em 1000x, eu precisaria tomar muito café e energético pra conseguir acompanhar kkkkkk
Comecei com Javascript e parece que nunca tinha fim o aprendizado em questões de frameworks, fora a quantidade de devs Javascript, ai aprendi Java e Spring Boot e estou empregado desde fevereiro, desenvolvo um sistema robusto bancário, e toda a equipe dev recebe constantemente ofertas de emprego. JAVA É VIDA.
Estava pensando em ir para java justamente por ter muitas vagas disponíveis
Comecei com java focado um desenvolvimento mobile, acabei desviando pra javascript e tive a mesma frustração, percebi que odeio linguagens que não te dão 500 mil maneiras de fazer algo e não seguem um padrão. Voltando para Java... até a forma de escrever o nome de um arquivo js muda dependendo da empresa ou pessoa
Estou pensando em ir para java por conta disso. 🤔
Eu pensando em começar estudar Java eles lançam um vídeo maravilhoso desse. Obrigado, sou fã demais de vocês! ❤
Javeira aqui, preciso comentar! Já trabalho há mais de 10 anos com Java e entendo pq muita gente se tornou hater, no começo era difícil mesmo, com servlets, jsp, applets, mas hoje minha gente, é uma maravilha, o pior já passou! Parabéns pelo vídeo super atual e informativo e fico ansiosa aguardando o do Spring Boot! 🤩
Mas no começo era difícil para todos, não? fazendo um paralelo com C#, lá atrás com asp clássico, com web forms, o pessoal diz que era bem tenso também. O mesmo vale para o PHP, que dizem que era uma bagunça nos anos 90/2000. Giuliana, vc acredita que o Java possa voltar ter grande hype entre os desenvolvedores, com a evolução que o Java vem tendo a cada 6 meses?? Acha que Java já conseguiu se nivelar na modernidade, ou ainda está um pouco atrás em sintaxe?? Grato.
@@devjosejunior falou tudo, realmente no começo é difícil pra todas as linguagens, o problema é que o Java demorou um pouco pra “pegar o ritmo”, em relação as concorrentes, mas hj ele tá com todo gás, trazendo features que outras linguagens com certeza vão copiar. Eu acho sim que o Java vai surpreender daqui pra frente, ele continuou relevante mesmo quando não era lá essas coisas, agora com certeza deve ficar ainda mais forte no mercado.
Java é a minha "lingua mãe". Era a linguagem adotada na minha faculdade e foi a primeira da minha vida, mesmo hoje utilizando mais Python e JS, Java sempre vai ser a minha referência.❤
4 anos e pouquinho programando em Java, meu primeiro estágio foi com Java. E graças a Deus e ao Javinha, de lá pra cá nunca fiquei parado!!!
Ingressou no mercado após quantos meses/anos de estudo? Sei que não é bom ficar preocupado com isso, mas pra mim ainda é relevante
Java é a linguagem que trabalho há anos. Confesso que teve um período que foi complicado, no qual tudo era J2EE. Mas, depois do java 8, Springboot etc, as coisas melhoraram bastante.
A Programação assim como qualquer outra área você vai aprendendo sem sentir. Cada dia me acho melhor e aprendo demais com várias fontes inclusive com o Código Fonte! Obrigado pelos conhecimentos passados!
Bom dia a todos!
CDF, primeiramente, quero agradecer seus conteúdos! Somos quase vizinhos rs, moro em Fragoso/Magé, perto de Petrópolis.
Vamos lá, sou do time javinha desde 2014~2015. E não tenho motivos pra deixar. Tenho alguns projetos pessoais e atualmente trabalho profissionalmente com java: Java web, spring rest, ejb...até projeto desktop como aplicações de tratamento de dados para importação de dados entre sistemas distintos.
Também desenvolvo em Dart, usando o Flutter, mas o JAVA com toda certeza é minha primeira liguagem.
Grande abraço!
Java é vida! É uma linguagem com uma comunidade super ativa e apaixonada. Está vivíssimo e super atual. Na minha concepção é a maior (ou está entre) linguagem para backend na minha visão. Obrigado pelo vídeo.
Acredito que já elogiei a dupla do canal pelo elevado nível técnico e excelente didática. Parabéns novamente.
Mas talvez não tenha elogiado vocês por serem muito simpáticos, modestos -- gente fina mesmo.
Parabéns por isso também.
Desde 2018 meu salário multiplicou por 6. Java realmente mudou minha vida.
Olá Vanessa e Gabriel, parabéns pelo video! Me enquadro muito na analise de vcs, tenho 32 anos sempre fui apaixonado por desenvolvimento e a mais de 10 anos iniciei na area de TI em suporte/infraestrutura com objetivo de pagar a faculdade, entretanto acabei indo muito bem nesse segmento e fiquei mais tempo doque desejava. Recentemente decidi virar a chave estudando Java + Spring e me apaixonei novamente, ela me proporcionou um emprego mais voltado para area de desenvolvimento e se provou uma linguagem resistente ao tempo e que andou se reinventando versão a versão. Parabéns pelo video e sucesso
Muito obrigado pelo seu comentário. Isso reforça a mensagem do vídeo sobre a importância do Java no nosso nicho.
Grande abraço!
entrei na faculdade em 2009 e me formei em 2015 e a linguagem abordada foi java... passei 5 anos sem estudar e resolvi tirar o diploma da gaveta pouco antes da pandemia... e para minha surpresa via muita gente falando mal do java, e ficava sem enteder... Quando resolvi me atualizar, descobri o springboot e achei ele muito moderno e com alto nivel de maturidade!! Sei que não devemos criar apego a tecnologia nenhuma, mas tenho um lugarzinho no coração para o java pelo resto da vida... me diverti muito estudando e aprendendo a linguagem e agora seu framework mais popular... feliz que o Javão ainda ta com esse gás todo!!😁😁
Que conteúdo sério! Parabéns! Java como linguagem sempre foi maravilhosa para quem gosta de escrever código bem estruturado e se falarmos de Java como ecossistema, ai não tem para ninguém. Só o Spring já é capaz de deixar Java com saúde de sobra pra sobreviver no topo por mais 28 anos! E tem espaço para todo mundo, inclusive para a turma .Net seguir copiando tudo o que acontece no mundo Java.
32 anos como programador e os últimos 14 focado em java. Cada dia gostando mais.
Foi minha escolha mais sábia de 6 anos atrás: Investir no conhecimento em Java.
Apesar de trabalhar com outras tecnologias, o conhecimento na linguagem java e na POO auxilia muito no dia a dia para resolução de problemas, especialmente em projetos legados. Sem falar na oferta de empregos, que sempre esteve em alta com bons salários.
Olá, conheci vcs pessoalmente em um evento da Trybe em BH ano passado. Antes de me formar na Trybe eu comecei a trabalhar e pra minha surpresa, a linguagem usada na empresa é Java. Isso me permitiu aperfeiçoar a POO e melhorar e consolidar a logica de programação e a aplicação da regra de negócios dento código. Estou adorando. Trabalho numa aplicação web para registro de imóveis. Bjos pra vcs. Até mais!
Trabalho com Java desde 2008!!! E ainda vejo como ela tá vivíssima. Claro, ela é útil quando ela melhor se encaixa nos requisitos do projeto.
Fui efetivado faz dois meses na IBM, trabalhar com Java e Spring, gosto muito do Java, linguagem muito gostosa de programar ❤️
Só spring boot dá ou tem q saber o spring? Estou começando a estudar Java agr
Comecei no Delphi em 2002 e fui até 2009! Desde 2003 trabalho com Java e com Python desde 2009 e gosto muito de ambas as linguagens. Cada linguagem tem suas características, suas vantagens e desvantagens! A meu ver não existe melhor linguagem, existe aquela que atende melhor dentro de determindao cenário. Acho que o mais importante é saber programar, dominar os pilares da programação. Uma vez tendo isso, a linguagem é um detalhe. Se posso dar um dica, procure focar em uma ou duas linguagens de programação, para ser fera nelas, pois além de programação, temos que ter um bom conhecimento de outras tecnlogias, como banco de dados, docker etc. Se tentar programar em 200 linguagens você vai entrar no modo "pato", ou seja, faz várias coisas mas não faz nada com excelência. Abraço a essa galera massa do Código Fonte TV!
Brigado por esse comentário! Tava na esperança de achar um javeiro que tinha contato com Python tb.
Só te dando um pequeno contexto: sou Node junior-pleno e tô procurando umas vagas pra fora (até aqui mesmo) e reparei que tem BASTANTES vagas em Python e Java (o que ta mais difícil pra Node na minha senioridade 😢).
Tava pensando em pegar uma das duas pra estudar agora pra tentar 'ampliar meu leque' para o mercado e queria saber de ti: qual recomendaria?
Entendo que talvez por um comentário seja complicado de explicar, mas um norte de quem já tem a experiência sobre será de grande valia pra mim nesse momento 🙏
Brigadão!
Excelente vídeo, como sempre 😍
Java é lindo e sempre terá meu coração rs
Obrigado 😃
Desde que conheci o Java na faculdade, decidi me aprofundar nele e foi uma das melhores decisões que já tomei. Graças a ele, consegui meu primeiro estágio como Dev e acabei sendo até efetivado. Recomendo demais o Javão kkkk
Sua história é a minha!!
10 anos com java. Alocado nas lojas Renner, microservicos com java. É importante entender que não e só a linguagem, é o ecossistema. Vc tem closure, scala, groovy, kotlin e um infinidade de tecnologias em cima da jvm. E libs muitos maduras e seguras. Tudo isso afeta a escolha de empresas.
Mesmo que a sintaxe java deixe de ser usada, outra vai rodar em cima dessa plataforma.
Eu estudei java no curso técnico numa universidade federal, lá estudamos POO, CRUD, MySQL do xampp, javaswing e JavaFX 2.0, o quão desatualizado/quanto e o que eu preciso estudar pra me tornar de fato um programador Java?
@@erikjunn444 Hoje em dia Java é mais usada pra backend, com frameworks como hibernate/SpringBoot.
Opaaaa, conheci a linguagem na pandemia em 2020. Como uma forma para ocupar o tempo. Hoje já publiquei app na playstory. Apaixonei pela linguagem. Trabalho com o Android Studio. Abraço.😊
Trabalho com Java em uma usina de etanol a base de milho no interior do Mato Grosso, uso Java junto ao Kafka para leitura de dados da planta industrial disponibilizados pelo CLP
Fui aluno do Paulo e foi muito bom, a explicação e a empolgação dele me ajudaram muito a aprender java
Venho atuando com o Java desde os estudos iniciais, já se vão uns 9 anos e não adianta, existem projetos com a ultima versão do jdk mas também vai ter aquele java 6 com JSF, JSP e bibliotecas bem antigas que muitas vezes se atua em manutenção ou adicionando novas features com tecnologia antiga. Cada projeto é um mundo completamente diferente e pelo tempo que se utilizou e ainda se utiliza o Java como linguagem base nos projetos, vai ter espaço para os Javeiros por muitos e muitos anos.
Que legal esse vídeo, trabalho com Java a 17 anos e sem previsão de parar, TODOS os javeiros da minha época que conheço estão muuuito bem financeiramente, Java é top
Muito bacana o vídeo, e inspirador, para quem está começando, e que já tem uma estrada no Java.
Mais um vídeo divertido e repleto de conteúdo. Parabéns!
Há um pouco mais de 1 ano, através da internet fui apresentado ao mundo da programação. Com uma imensidade de conteúdo, após meu primeiro curso de lógica de programação, precisava escolher uma linguagem para aprender. Quando vi o "logo" do Java, senti uma nostalgia gigantesca, da época em que era criança e usava o celular do meu pai para jogar, e ao iniciar, aparecia aquela logo. Não teve jeito, iniciei meu primeiro curso e amei, mesmo com muitas pessoas falando mal, dizendo que é difícil, etc. Eu gostei muito. Inclusive, algum tempo depois, comecei um curso de JS e não sentia o mesmo gosto de aprender e escrever código. Não estou comparando linguagens (até porque mal conheço aquela que estudo rs), mas deixo meu relato de como o Java está sendo muito mágico para mim. Hoje trabalho com implantação de sistemas e estou na busca diária por uma oportunidade de estágio para iniciar minha carreira como DEV. Estudo e procuro diariamente. Tenho fé de que minha oportunidade irá chegar!
Parabéns pelo vídeo! ❤
Mês passado completei um 1 aninho de Flutter e ano que vem pretendo estudar Backend e o não nego que o Java eu paquero faz um tempo! Hahaha
Último ano da faculdade, nesse meio tempo ja tive contato com C, C++, C#, Ruby e Python, mas sempre teve algo em Java que me prendeu. Pretendo focar e tentar seguir carreira com ela. Espero estar no caminho certo 🙌
Estou a um ano e meio estudando Java, fácil não é, mas é muito segura pros sistemas. Se atualizou com o tempo e mantendo-se relevante.
Não me importo em aprender e trabalhar com outras linguagens, mas o Java está no meu coração. Java mudou minha vida, vai ser sempre o meu queridinho. Até tatuei kkkk
Eu achava que nunca iria aprender a programar, comecei no C, mas me aprofundei bastante no Java e foi qdo eu consegui criar um programa simples e funcional pela primeira vez!
Parabéns pelo excelente trabalho de sempre!!
Muito bom o vídeo! Sempre gostei de Java e agora sei que é o que quero focar ❤
Aqui são 22 anos de Java desde applets até desenvolvimento com microserviços como muito utilizado hoje. Atualmente eu trabalho mais ligado a produtos IBM, onde já obtive 3 certificações relacionadas na área.
Sobre o Cobol, quando há uma gestão de qualidade de código, tb é show! Conheci Cobol "de verdade", com alguns amigos que conheci na Bradesco Seguros à cerca de 8 anos atrás, quando ainda morava no Brasil, onde, se não me engano, o mais novo tinha 70 anos. Porém, aqui em Portugal, onde resido atualmente, vejo muitas pessoas novas, saindo da universidade, se entusiasmando por projetos com Cobol.
Olá, bom dia, sou da área de redes dês do final da década de 90, sempre trabalhei com linguagem de script, mas sempre fui apaixonado por programação. Agora aos 53 anos estou realizando um sonho, formando em análise e desenvolvimento de sistemas, Java e uma linguagem apaixonante e estou me dedicando muito
Eu acho engraçado que o pessoal trata o Java, que teve sua primeira versão lançada em 1995, como velhinho, mas parecem esquecer que o Python é mais velho (1991) e o JavaScript tem a mesma idade do Java (1995). Não só o JavaScript como também o PHP e Ruby também são de 1995. O C e C++ são ainda mais velhos (1972 e 1983 respectivamente). O C# apenas 6 anos mais novo (2001).
É desse jeito 😅
Na empresa que trabalho, Java é a linguagem usada para situações mais críticas que necessitam de mais desempenho. Foi aqui que aprendi Java, eu gosto bastante da linguagem. Só não gosto do Eclipse hahaha
e vamos de intelij hahahaha
Vs code ou intelij, mas se for intelij que seja o pago se não vs code.
Alguém: vim
Eclipse e Intellig, cobram performance da máquina.
Se não tiver 16 GB de RAM, é só raiva.
NetBeans, pelo visto foi esquecido, kkkk
IDE muito utilizada antigamente, mas também, devoradora de processamento.
slc eclipse é terrível kkkjk, acho ele so funciona no mac pq no windows é terrivel. Gosto do InteliJ mas por conta da faculdade, to usando netbeans pq preciso fazer coisas com swing e tals
Hoje temos o spring boot native para a cloud com concorrencia do quarkus cada dia esta evoluindo mais.
Posso dizer que mudei de vida quando aprendi Java ❤
Eu desenvolvo com java a 5 anos, e atualmente trabalho com o framwork spring mvc e também spring web flux com microserviços, eu amoooo 😍
O papel das faculdades na disseminação do Java é muito importante. Java é muito utilizado para ensinar Orientação a Objetos.
Top demais esse vídeo, parabéns pessoal.
Tem uma galera que não gosta de Java e partiu para o php e nodejs pq caiu em empresa que usa uns legados com XML e EJB, transação distribuída, weblogic... pura sofrencia kkkk....
Pra quem esta chegando e conhecendo java com quarkus e springboot, lembrem de perguntar nas entrevistas, o que tem de legado e como é esse legado.... pode ser que tenha 95% de legado e apenas 5% de coisa nova onde só o grupo seleto vai por a mão e talvez vc nem chegue perto por um bom tempo.
Essa métrica de adicionar cursos online junto com certificação fica meio distorcido, pq adiciona muita galera que so faz curso na mesma bandeja de quem faz certificação java.
Eu não tenho certificação e se tivesse respondido, entraria junto na métrica..
Java 21 com spring boot é uma combinação perfeita!
Eita, estou no Java 17 e me achando o fodao kkkkkk
tenho 17 anos, e faz 2 meses que estou estudando java ! Estou amando a linguagem.
Estou com meus 16 e estudo java a mais de 1 ano, é uma linguagem incrível que quase me garantiu um emprego acabei não sendo contratado por ser muito novo mas cheguei até o ponto de quase ir na entrevista então tá valendo kkkk
Como passo o meu tempo inteiro só programando porque eu amo fazer isso, sei de algumas coisas Interresantes e até avancei mais rápido que muitas pessoas então consegui uma vantagem kkk agora tô começando a ver o C e C++
Vou começar java esse ano, aprendi C ano passado, tomara que dê bom kkkk, pretendo entrar na área esse ano @@miguellopes9177
Muito obrigado, vídeo excelente!
eu estava estudando Java na Alura e sai esse vídeo, timing perfeito
Sintonia de milhõessss 🤩
Estou no Java desde 2005, e hoje trabalho no mercado financeiro. Mais de 90% dos micro-serviços que escrevemos é em Java. Depois do Spring Boot - é outro mundo!
Oi Márcio, tenho interesse em entrar no mercado financeiro como desenvolvedor, já estudo essa área há um tempo por conta própria, o que vc recomenda?
Oi Márcio! Também gostaria de ouvir seus conselhos.
Dês de já.
Muito obrigado por compartilhar sua experiência.
@@henriquerios4202 Olá. Então, eu comecei em 2018 numa Fintech e nela estou até hoje. Este mercado atualmente é bem competitivo e difundido. Vejo dois caminhos neste mercado: 1) Atuando na tecnologia, seja como desenvolvedor, devops, QA, e qualquer outro. 2) Atuando no negócio, fazendo parte do entendimento de toda a cadeia do SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro). Se vc busca um posto como desenvolvedor, invista além da competência técnica, busque conhecer sobre como este mercado funciona. Acho que o caminho é por aí...
@@pedroh.soares5781 Olá! Assim como na resposta ao Henrique, além de tudo dito ali, vejo que um bom caminho é estar bem ligado à questões de Segurança e Proteção de Dados. O Brasil é um país que tem muita regulação e quem quer entrar neste mercado precisa sempre estar com um pé além do "código", precisa conhecer bem as legislações, regulações e normas, sejam nacionais e/ou internacionais, como as ISO, e cito a ISO27002, para as questões de Segurança da Informação. Isso é um diferencial no mercado para um desenvolvedor!
Java é minha praia, embora hoje estou em um projeto usando outra linguagem, meu coração está em Java. Obrigado por trazer esse conteúdo show de bola!!! 👏👏👏
a um anos atras fiz a escolha de aprender Java, graças a esse video vejo que estou no caminho certo. Obg
Iniciei meu estudos na área de desenvolvimento com Java e isso me deu muita base para aprender com mais facilidade outras linguagens.
Como conseguem fazer um video melhor que o outro, isso é incrível!!!
Na universidade Fumec onde estudo Ciência da Computação ensina Java como linguagem principal, antes de começar a estudar lá morria de medo da linguagem pois todos diziam que é extremamente difícil, mas depois que comecei me apaixonei
não é difícil, só é mais chata que um python por exemplo que tudo é mais simples de escrever sem essas burocracias de ; e tals. python vai acabar com todas as linguagens daqui uns anos.
O vídeo que eu estava esperando.
Sou dev Spring Boot e gosto muito Java, é uma liguagem forte! Aguardando o video de voces sobre Spring Boot
Tenho estudado Java pra faculdade, em desenvolvimento mobile, e tenho visto muita semelhança com o JavaScript. O pouco que já estudei de JS tem ajudado com o aprendizado de Java.
Primeiros passos com Java. Ampliou mto meus conhecimentos de desenvolvimento. Obg pessoal! ❤
Quando voce nao consegue fazer com outra linguagem, com ctza em Java vc vai conseguir. Integrações com equipamentos, balanças, biometrias, etc. Salva minha vida.
Estou aprendendo java pela alura, antes tinha preconceito com a linguagem e agora estou amando!
Vc está gostando da Alura? Estou pensando em assinar
Muito bom saber que estamos te ajudando com Java, Claudio! 🤩
iniciando agora na programação em java. Pensei que fosse algo de outro mundo pelo o que muita gente dizia, mas está sendo bem tranquilo.
Fiz transição de carreira e comecei com Java em automação web em 2021, migrei para dev ano passado, continuo firme no Java e aqui continuarei por um tempo :)
Videozinho chegou na hora certa, é minha dúvida!
14 anos com Java, sou muito grato! Tudo o que eu conquistei veio do Java. Gratidão eterna ao rei do Corporativo.
Não sou Javeiro, mas pude observar recentemente quando voltei a ter contato com a linguagem, como seu ecossistema conseguiu evoluir bem, lembro do tempo que tínhamos que escrever muita configuração manualmente e como o SpringBoot trouxe uma solução que abstrai muita coisa para ti e consequentemente te traz um baita ganho de produtividade
Sim, trás muito mais conforto, porém para mim, para certo tipo de atividade, JPA e Hibernate, podem gerar algo não tão agradável.
Talvez seja melhor a Query Builder.
5 anos de Java, Trabalho num projeto de Faturação (Invoice) na Europa
Com Java desde 2007 e sem pretensões de parar.
Atualmente trabalho com sistemas distribuídos com uma equipe grande e só orgulho do que faço. Tenho certeza que os usuários dos após estão bem satisfeitos com a rapidez do backend.
Sou Desenvolvedor Java há 10 anos, não posso reclamar, me paga muito bem. O Spring remodelou o desenvolvimento JAVA de uma maneira incrivel.
Vídeo completo demais parabéns!
Obrigado 😃
Já deixando like!!! JAVA A MELHOR DO MUNDO❤
Caramba, tava querendo migrar pro Java há algum tempo, mas estava meio reticente... Vou estudar pra tirar a certificação!
Valeu pelo vídeo, Gabriel e Vanessa!
começando os estudos nessa lamg lendaria 🤩
Só estudando, mas gostei do que conheci, ainda quero aprender mais depois de finalizar o curso pra decidir pra onde caminhar
Depois desse vídeo, estando no 3º semestre de ADS, vou me dedicar ao Java.
Já queria estudar, mas agora, vou levar à sério!
Hi Casal 20😂!
Sou javeiro Nutela ainda kkk, só trabalho com Java a três anos, atualmente trabalho numa fábrica de software desenvolvendo um sistema bancário, sendo maior parte API's e batchs para automação de processo. Como lidamos com grandes volumes de dados e os serviços precisam ser muito escalaveis, quando ouço alguém dizer que Java é lento eu só digo uma coisa: Se a aplicação no Java tá lento é porque o desenvolvedor não soube construir o sistema ou a infra não é boa. Vejo diariamente volumes gigantesco de dados serem processados em minutos; já fiz muitas melhorias em processos que levavam horas e que passaram a fazer o mesmo volume de processamento em minutos. Tudo isso depende da estratégia de programação usada.
To começando faculdade agora me da um passo a passo do que estudar? Recomenda aprender so focar em java ou algo mais ? E fazer projetos so com java
Java é uma linguagem incrível, abre ótimas oportunidades profissionais. É muito utilizada em grandes empresas, principalmente por ser uma linguagem de alto nível.
consegui meu estágio em Java e estou sendo efetivado agora, pretendo me manter no Java por bons anos profissionalmente e aprender outras linguagens por projetos próprios
Java foi a linguagem que me colocou no mercado, 2 anos atrás. Hoje conheço bem de Java e outras linguagens, mas meu Javinha do coração ninguém tira ❤
Estou aprendendo java, comecei no inicio do ano e pretendo fazer minha transção de carreira ainda esse ano. java tem muito mercado principalmente para quem está querendo iniciar na carreira de desenvolvedor
Java terá uma vida muito longa, já ouvi muita gente falando que JAVA morreu, mas vendo o mercado e onde o Java se encontra, é como eu disse, Java tem vida longa. E boa parte do sucesso dele eu acredito é por ter uma grande empresa de tecnologia por trás na época, a Sun Microsystens e agora a Oracle.
Sobre projetos legados, no momento que foi para produção já vira legados.
estou aprendendo angular, java, docker e aws, os 4 cavaleiros do apocalipse kkkk
To a quase 2 anos progamando em Java e é de longe a linguagem mais completa do mundo hoje S2
Parabéns! Obrigadão pelo video!😊
To no Java profissionalmente desde 2004. Tirei o SCJP (Java Programmer da Sun), mas comecei a estudar Java no SENAC em 2001... a versão do Java era 1.3 ahaha Applets ainda era muito usado!
A vida inteira trabalhei com o Java e tive a oportunidade de trabalhar em vários projetos para IBM, Banco Santander, Canada, Royal Bank of Canada, etc e até mesmo consegui ir morar na Alemanha com visto de trab em 2018.
Java ficou parado um bom tempo e isso fez surgir novas linguagens que tentaram para pegar a parte de programação funcional e tal e apareceu o Kotlin, mas o Java é bem extensível e isso ajuda bastante.
Atualmente estou com Java e Kotlin, mas tenho focado mais no Kotlin para backend... só que o Java é a minha linguagem principal.
kkkkk iniciei no JAVA, quando tinha 14/15 anos quando era ADM de um servidor de Lineage 2, onde o jogo era baseado em cliente/servidor. Na época uma dor de cabeça resolver bugs hoje em dia uma delicia de mecher.
Trabalho com java desde 2004. Está sempre evoluindo. Não vai morrer tão cedo.
Trabalho com C e Java e o Javinha veio pra ficar no meu coração ❤
Caraca Java está é muito vivo, na facul estão passando Java, no projeto que estava no abastece aí, o pessoal usava Java. Tenho amigo que trabalho na IBM e hoje Mercado Livre e ambas usam, na Volvo tb, por aí vai.
Diferentemente de muitas linguagens anteriores de sucesso, o Java sempre foi se adaptando e melhorando ao longo do tempo. Os mantenedores sempre ouviram a comunidade e incorporaram novidades e melhorias à linguagem. Digam o que disserem, mas Java é phoda!
Oi casal mais lindo do TI. Tudo bem? Recebi muito bons conselhos para continuar com o Java, dessa vez como Full Stack junto com o SQL. Tenho familiaridade com Java pq aprendi lógica com C. No curso técnico, gostava mais do Java do que do Delphi e do VB.