Estou há 8 meses sem Instagram (a rede que tomava mais tempo) e é incrível como passei a dormir melhor, a necessidade de tirar fotos de quaquer coisa foi embora e principalmente a necessidade de verificar o celular a cada 3min desapareceu! Isso é libertador! A sociedade está refém dos algoritmos e poucas pessoas tratam o assunto com a seriedade necessária!
Amigo meus parabéns, vc deu o primeiro passo, agora comece a viver intensamente, pare um pouco, respire, observe a natureza ao seu redor, tente sentir paz e libertesse de tudo q lhe oprime, evolua
Sou bombeiro a 30 anos e uma coisa que tenho observado é o aumento de acidentes automobilisticos envolvendo motoristas que dirigem usando aplicativos de mensagem. Pessoas param no semáforo e começam a digitar - mesmo motociclistas -. Você vê pessoas com crianças soltas nos bancos da frente dos carros, digitando no celular. Pessoas que nos lugares mais improváveis capotam seus veículos. E, ao contrário do alcoolatra, o uso da rede social dirigindo não sai nos exames. O pior é que essas pessoas colocam em risco a vida de outras pessoas.
Eu digo mais isso fode com a atenção da pessoa não somente durante o uso mais fica sequelas depois que você larga o celular a sua atenção não é mais a mesma.
Sou alcoolista , mas no ano 2017 , comprei um casal de patos ( hoje tenho dezenas , todos filhotes dos primeiros) e comecei com exatamente13 mudas de hortaliças que eu trouxe de uma fazenda ( hoje tenho centenas) ; pra evitar ''o primeiro gole'' eu estava a beber cada vez mais facebook e isso é trocar um VÍCIO por outro ! Hoje , os patinhos e plantas dependem de mim SÓBRIO !Todos os dias . PS.: MORO SÓ E CRIO TUDO NUM QUINTAL EM PLENO CENTRO DA CIDADE.NÃO TENHO TEMPO PRA BARES , BRIGAS E CONVERSAS FÚTEIS ! POUCO A POUCO , ESTOU A ESCUTAR ÁUDIOS LIVROS DA LITERATURA CLÁSSICA...muito prazeroso .
Poxa, que depoimento incrível e principalmente necessário. Me sinto extremamente grata. E mais incrível ainda é ao mesmo tempo, a simplicidade e a grande eficiência da fórmula pra conseguir sair do(s) vício(s). Eu consigo visualizar e até mesmo sentir que eu estaria conseguindo melhorar a minha vida tendo exatamente a mesma rotina. PS: tbm adoro literatura e acho que é uma das melhores coisas pra sair de rotinas doentias. Ler ao ar livre em lugares agradáveis e com vegetações ao redor é muito importante pra mim, me faz um bem enorme, além de caminhadas.
"Nós temos acesso à informação, mas a informação não se torna conhecimento", disse o médico Cristiano Nabuco sobre as consequências da "rolagem infinita". Vejo isso diuturnamente. As pessoas têm uma enciclopédia nas mãos, e isso não significa nada, absolutamente nada. Continuamos presos no beco da ignorância, manipulados.
Meu pai tem 54 anos, é tão viciado que não faz nada da vida, literalmente. Da hora que acorda a hora que vai dormir (passa da hora até) é com o celular na mão. É horrível conviver com isso. O detalhe é que ele não admite que é viciado (como qualquer viciado) e não gosta que ninguém fale. Eu vejo isso como uma doença.
O primeiro passo não é admitir que é viciado. Isso é um grande erro que se propagou. Ele pode começar se respondendo o motivo de ser tão importante ficar o tempo todo no celular. Outra coisa a se perguntar -e até listar num papel- que coisas ele ganha e perde com o celular. Sobre os benefícios que tem com o celular, pode substituir com o que? Exemplo: "eu me divirto no Tik Tok". Passar mais tempo com o neto, não seria uma diversão melhor, saudável e REAL?
Me sinto feliz por ter notado isso ainda jovem. Ganhei meu primeiro celular com 15, tive crises sérias durante a pandemia e percebi que deveria me livrar desse vício aos 17-18. Não tenho redes sociais ativas. É preciso um login por motivos óbvios (é indispensável hoje em dia!) mas 'visito' o Instagram a cada primavera kkk. Se me perguntarem algum contato dou apenas número, e pronto. Vivam e curtam as relações cara a cara antes que seja tarde demais!
O Fato é: raras são as conversas. As vezes observo na minha família uma certa agonia para que terminemos logo o jantar, perdeu-se o diálogo e as perguntas que faziam-se alongar um assunto. Logo se descobre que cada um deles tinha um compromisso com a tela, com as redes sociais, com seus joguinhos e se eu tinha feito uma receita diferente ou exagerado um pouco mais no sal, eles nem percebem. Dizem que não podemos viver de passado, mas tínhamos bem melhor relação humana quando me lembro dele.
Antes disso as relações familiares já estavam destruídas com a criação de famílias disfuncionais. Então não vem com essa. Ter família funcional daqui a uns tempos vai virar privilégio... A não ser que uma eugenia mais justa e do BEM seja posta em prática
Veja pelo lado bom.... você tem essa consciência ... não temos como mudar o outro... continue fazendo o seu melhor , pois o exemplo pode ajudar muito.✨
Resumindo: Antes de reclamar das merdinhas da internet que tiram o seu filho da vida real, não se esqueça de que foi você que colocou o esse produto nas mãos dele...
Verdade, minha filha de 11 anos não tem, não é fácil mas ela entende que aos 15 terá. Ela uso um que tenho apenas dentro de casa quando eu mesmo preciso usar o computador. A pressão social é muito grande. Sempre estou conversando com ela sobre esse assunto. Espero que quando ela tiver o dela use com sabedoria.
Às vezes, citar casos extremos, como o adolescente q passa 55h jogando, com o intuito de alertar acaba sendo um tiro pela culatra. As pessoas não se identificam e dizem "não sou assim, então não sou viciado", e segue negando q tem um problema.
Esse problema, na verdade, já é o modo de vida atual dos seres humanos, não há o que fazer...Uma minoria que está fora já pode ser considerada um bug do sistema...
A pessoa pode não se identificar, mas basta olhar a ferramenta que informa as horas wue utilizou o cleular durante tal data e verás: 11h de consumo de cel, 12h ou chegando ser quase 20h de uso.
Então... tive problemas neurais pelo excesso de uso a poucos meses, ainda estou tratando. Fui recomendado por especialista para deixar minhas redes sociais e aparelhos digitais por ao menos no mínimo 30 dias e me deu um medicamento para regular meus receptores neurais. Hoje só uso o youtube e regrado por no máximo 2 horas por dia. A vida voltou a fazer sentido pra mim em desenvolver novas habilidades.
Aproveita pra fazer o que as redes sociais roubavam de ti ; por exemplo : banho de Sol , atividades físicas , leitura física ( ou áudio livros em vez de vídeos inúteis) ... sou alcoolista e depois que comprei um casal de patos e comecei a cultivar hortaliças , frutíferas (iniciei em 2017) além de conseguir evitar o ''primeiro gole'' , estou presente ! O meu passado não me perturba tanto e o futuro não me provoca ansiedade , pois os patinhos e plantas dependem dos meus cuidados que são diários e contínuos.
Eu sou idosa e viciada. Tenho uma amiga mais velha que é completamente viciada, principalmente em joguinhos. Muito se fala nos jovens e só nos jovens mas os ADULTOS e muitos idosos também são viciados em internet !!!
Eu sinto isso diariamente com 23 anos, imagino os mais novos... Sinceramente da até medo de viver em um mundo comandado por gente da minha geração, vai ser como se faltasse qualquer figura paternal madura no meio desse despreparo mental pra colocar mais sensatez e racionalidade nas coisas, talvez esperem que a própria tecnologia realmente decida tudo por nós
espere pra ver os profissionais totalmente ansiosos e despreparados que vão surgir daqui alguns anos. Eu fico em estado agônico quando eu vejo as pessoas mexendo no celular num lugar aberto quando não há necessidade. Em casa eu modero o uso do celular usando um aplicativo. Fora de casa eu só pego o celular em caso de necessidade.
Atualmente o que mais vejo são crianças bem pequenas assistindo coisas no celular em shopping, parques, restaurantes... para que se distraiam e não "incomodem" os pais.
Olha, se vc acredita mesmo nisso que postou, é pq está em uma das famosas bolhas. O tema é mais velho que eu, começando com os videogames que a mídia adora demonizar pq monetiza com a audiência dos pais/avós/velhos. O que o psicólogo fala na matéria é só expansão e atualização do tema.
@@wigney420 Resposta a todos: Na prática, mesmo que o assunto seja velho, mas muitas pessoas ainda não tem consciência sobre esse assunto e vejo a área de psicologia não resolvendo Nada!!!
As vezes fico na frente da minha casa vendo os carros passarem. Fiz as contas e não muda. 98% dos motoristas estão olhando o celular e o carro indo sem ninguém. Uma verdadeira epidemia de insanidade.
Mas a questão é que estamos sendo empurrados para trabalhos home office, e cursos a distância, e diversão em casa pelo streaming na tv. A culpa será que é apenas das pessoas em si, ou do modo de vida atual.
@@AnaPaula-ro6yo Suécia o país dos solteiros RICOS e sem fé DEUS mgtow e FEMINISTAS aposentadoria no aos 70 anos com doenças crônicas como cegueira e surdez e problemas mentais 🤔 parace que os judeus ortodoxos venceram não é mesmo 😆🤣😁
Pois é, é complicado. Criança não deveria ter celular, e quando você ver que é uma criança autista com celular, principalmente essas que deveriam ser estimuladas pra desenvolverem suas habilidades.
Kkkkk a informação descentralizada e distribuída, incomoda a imprensa trapaceira, que perdeu espaço para a internet e rede sociais. Esses dois idiotas da reportagem, estão apenas fazendo propaganda, para a PL da fake News no congresso, se aprovada, você não vai ter mais internet para obter informações. O maior trabalho das redes sociais e internet, através de jornalistas independentes, é desmentir a enorme quantidade de mentiras diariamente da Globo, Bandeirantes, Record, SBT, cultura, rede tv, Estadão, folha de São Paulo, UOL, veja, época, CNN, BBC, globo news, G1, etc.
Não são só os jovens adolescentes que estão sendo afetados e despreparados pro futuro, os millennials no geral, a galera entre 30 e 40 anos que viveu intensamente essa transição também já está engolida e perdida com essa realidade somado a gravidade das crises econômicas que vivemos no país. ..
Em qualquer período histórico sempre existiu algum instrumento para fazer o que a tecnologia faz hoje com o comportamento humano, é inútil lutar contra isso.
DESATIVEI facebook, instagram, Tiktok, e voltei a praticar esportes, meu rendimento com afazeres cotidianos TRIPLICOU, e voltei a Ler livros, agora percebo QUANTAS HORAS POR DIA eu jogava fóra, postando, curtindo, e vendo o que estava acontecendo na vida de OUTRAS PESSOAS.
O problema talvez não seja a internet em si, nós humanos sempre fomos problemáticos, a humanidade não nasceu há trinta anos atrás com a consolidação das novas tecnologias, portanto, é uma fato inquestionável de que as redes sociais causam dependência psíquica e emocional, e atenua os conflitos com a autoestima principalmente. Mas, o que me levou a sair das redes foi ter percebido o quão improdutiva a vida pode se tornar, não vejo nenhum benefício em longo prazo, o que há de tão importante e urgente na tela do celular? essa é a pergunta que me coloco quando estou em lugares públicos, por exemplo, e todas as pessoas estão de olho na tela do celular (deixando claro que não acredito que pessoas que não usam as redes são mais evoluídas ou superiores, mas que deixam de ser engolidas por esse lugar, não há dúvida). O sociólogo Bauman em uma entrevista afirma que as redes podem até ter algum benefício na troca entre as pessoas, mas que os excessos podem se transformar em uma armadilha. As redes sociais definitivamente são um lugar obscuro.
o problema da internet é que, como qualquer outro entorpecente vc não tem controle sobre ele, a internet é uma droga, e é difícil ter controle sobre uma droga, tem que ser controlada mesmo
A evolução do ser humano passa por períodos diversos, há 40 mil anos se vive com a razão, e há 12 mil anos apenas como seres aptos para viver em Sociedade, a caminhada é lenta, se pode parar, mas sempre se avança. A tecnologia ajuda o progresso, mas o abuso atrapalha quando se busca apenas o ganho material.
Eu sou a única adolescente da minha escola que não tem TikTok e que nunca sequer baixou essa coisa na vida. O máximo de rede social que tive (infelizmente) foi o Instagram, o Pinterest e o Twitter; foi quando eu notei que a cada postagem que eu olhava no Instagram, as fotos recomendadas no Pinterest e as opiniões do Twitter, a vida alheia dos outros, me fez ter problemas de baixa autoestima, inveja e ansiedade. Logo, resolvi desinstalar as três de uma vez. As únicas, no entanto, que estou usando são o próprio RUclips e o Whatsapp (que só uso para enviar mensagens e ligar em situações importantes) e mais nada além disso, ao contrário dos meus colegas e até alguns professores meus, que têm baixados e a maioria das coisas recomendadas é porcaria.
é natural tomar conhecimento das coisas, é só pensar em sua sua utilidade , ainda se soma para nos ajudar com o fator Sócio Afetivo , e se é apenas curiosidade e passatempo , e bom verificar.
Parar de ler comentários e posts sobre filmes me fez os aproveitar melhor. Lentamente estou abandonando as minhas redes sociais, nunca irei as abandonar completamente por que elas me atualizam sobre muita coisa. Mas diminuí muita coisa que acompanhava antes.
Otimo assunto. De fato, a maior parte do conteúdo nas redes sociais é fútil, apelativo, mentiroso, sedento por audiência, e ñ agrega em nada, e ainda causa sentimento de inveja em mts pessoas, raiva, admiração exagerada e por aí vai.
Saudade dos anos 80, onde as pessoas interagiam entre si, tinha amizades verdadeiras e muita paquera olho no olho, hoje todo mundo só preocupado em causar nas redes sociais
Eu acho muito triste como robotizaram o ser humano , todos dependentes, frios, idiotizados , alienados, consumindo muito do q pouco agrega, as pesslas viraram emojis. Já não se fala não se encontra . Não se faz nada sem fotografar, e não é problema fotografar mas a necessidade de mostrar a pesslas o q vc fotografou em busca de aceitação.
9:50 Eu ja vejo essa conscientização no ciclo social, principalmente nas pessoas entre 24~30 anos. Muitos dos meus amigos já não andam mais 24hrs por dia com celular, ja não respondem msg na hora, e muitos ja desinstalaram algumas redes.
Acredito que no início da juventude ou início do uso isso chama a atenção vc se ilude mais com influenciadores, quer ser mais igual, mas isso vem a custo de muita saude mental, então muitos começam a se organizar pra sair disso, como se tivesse saindo das drogas.
eu to indo por esse caminho também. talvez foi mais facil perceber o quanto estou viciada por ter nascido nos anos 90 e ter vivido uma parte da vida sem essas novas tecnologias. tenho pena das gerações mais novas, que não conheceram outro meio
Me mudar de uma cidade grande para uma pequena me fez bem, diminuí o uso nas redes sociais e hoje prefiro ir numa praça tomar um sorvete ou comer um espetinho com alguém.
Com relação às rede sociais tenho tentado colocar algo na minha mente sempre que me vejo rolando tela demais: "Não quero ficar assistindo e batendo palmas para a realização dos sonhos dos outros, quero ir atrás dos meus sonhos." Precisamos frear essa necessidade de saber do outro e focar mais na nossa vida.
O que é ridículo nessa sociedade atual é que para se sentir uma pessoa "normal" ou "dentro dos padrões" sociais vc tem que ter redes sociais . Você tem que ter um Instagram, tem que ser RUclipsr nem que seja pra ensinar receita de bolo , ou seja, você só tem valor se for igual a maioria e não importa se é um hábito desmedido. Se a maioria faz vc também tem que fazer, se a maioria é vc também tem que ser. É uma época estúpida onde não se pode respeitar quem somos de verdade .
Eu comecei a cuidar das plantas da minha mãe (pois, ela mora no interior e sempre vem na capital pra me visitar e deixou as plantas aqui em casa) e com isso fui diminuindo o tempo de tela. Fui percebendo isso bem aos poucos (com o Instagram). Mesmo tendo 25 anos, eu já tinha desativado o Twitter já tinha uns 7 anos, Facebook há 8 anos. E o Instagram já tem um pouco mais de 1 mês. A minha qualidade de sono melhorou muito, passei a cuidar mais das coisas da rotina e de mim mesmo, já que faço parte dela (acredito que muita gente vive embriagada de uma realidade se só cabe na tela. E acabam esquecendo que existe uma vida regulada por você mesmo, para sua própria manutenção enquanto ser social e do trabalho. E o lazer não fica de fora... Por isso, concordo muito com o que o psicólogo disse). Ganhei mais autoestima, intensifiquei as atividades físicas (desde 2020), mudei minha alimentação, pois o tempo de tela comia meu tempo real de vida (e isso é só com rede social, não é nem como jogo...) Enquanto professor, acredito que a tecnologia possa ser melhor pensada pelos pais, ou MELHOR AINDA "REPENSADA". Porquê se usa? Como se usa? Onde e quando se usa? Poderiam ser perguntas iniciais... pois pela rolar infinito da tela, é viável somente para o consumo, e o consumo em nosso sistema não precisa ser pensado e SIM ESTIMULADO. Parabéns por esse vídeo! Que possamos acreditar em um mundo com o consumo consciente de tecnologia :)
Eu preciso dar um tempo das redes sociais, não só minimizar o uso, até pq não consigo. Eu me sinto engolido por tanta informação, com uma necessidade de ta conectado e por dentro de tudo, como se eu tivesse ficando para trás, mas na verdade o tempo está passando para mim e coisa que realmente importam ficam para trás.
Pois é, esse negócio de "uso moderado" para mim não existe, pois se trata de uma droga, e como tal, vamos adquirindo resistência e precisamos de doses cada vez mais altas. Ou você não as redes sociais, ou elas te usam.
Excelente trabalho; Eu desinstalei o Facebook e Instagram, desativei as notificações do RUclips. Eu que já critiquei a DW, por várias reportagens ideológicas e por parcialidade em questões sócias e de cunho político devo parabenizar por trazer algo de interesse e necessidade do bem comum. Excelente reportagem.
Tem mais de 05 anos que sai de todas redes sociais, e tb exclui TV da minha vida, nem o aparelho tenho mais. Tb exclui quase todos contatos do WhatsApp. Foi uma libertação ficar livre da ilusão da mídia e redes sociais. Minha vida melhorou muito, meu humor e meu sono e perspectivas de vida melhoraram muito.
..então como você achou este programa? Não tem mais jeito, as escolas e universidades Vão ter que se adaptar...As redes sociais nos permitem verem amigos e familiares que estão distantes e nos ajudam a pesquisar sobre qq assunto na palma da noss as mãos...mas como qq instrumento tem suas partes negativas..são problemas que acontece...ele podia ficar horas numa máquina de escrever antigamente ou jogando cartas ou jogando cartas..que já levaram muita gente ao suicídio..
@@izabelgomesdutra8258 só o RUclips já é suficiente no meu caso as comparações com vida dos outros é menor no RUclips principalmente porque nem sou inscrita em canal nenhum lá alguma hora que vejo vlog de alguém.
O equilíbrio é a chave pra tudo, ou quase tudo. Buscar uma vida regrada é o caminho. De toda forma, é um tema que merece toda atenção e seriedade possível.
Esse vício em tecnologias deve ser pauta de saúde pública e o ideal seria investir bastante dinheiro para pesquisas e descobrir de vez as principais consequências desse uso demasiado. Uma experiência é simples: desinstale suas principaís redes sociais e controle um tempo máximo de 1:30~2h por dia. Como sou viciado tive bastante abstinência, porém o ciclo do sono e a concentração começaram a voltar ao normal no decorrer de uma semana. Outra dica foi usar dois aparelhos, um para o trabalho e o pessoal. O aparelho social deve ser somente acessado após o almoço e um pequeno período depois da jornada de trabalho.
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. 1 Coríntios 6:12
Hoje só tenho conta no RUclips e no Whatsapp. Mesmo assim não participo de grupos. A verdade é que as redes sociais foram feitas para viciar seus usuários. Sem falar que virou uma espécie de Matrix. Certa vez me lembro de estar em um evento e as pessoas ficarem tirando fotos e fazendo vídeos para postarem,e ficavam vendo as reações do engajamento de suas respectivas redes, e não aproveitavam o lugar em que estavam. Isso sem falar que elas atrapalham suas vidas pessoas,acadêmica e até de seus familiares. Situação extremamente complicada.
Whatsapp é excelente como ferramenta de comunicação e até trabalho. Já os grupos, realmente é melhor manter distância. Especialmente esses grupos de "debate" com 200 pessoas.
Kkkkkk eu não sei o que é mais idiota, a reportagem ou os comentários. Hoje em dia principalmente para os jovens, para arrumar emprego, ele precisa ter conhecimento e habilidades nas redes sociais. O problema na real, é que através das redes sociais e internet, esses supostos "especialistas" da imprensa trapaceira, perderam o monopólio da informação que eles manipulavam. Esse tipo de reportagem, é apenas propaganda para a PL das fake news, onde um bando de bandidos no congresso, em parceria com o STF, querem aprovar na marra, para nos censurar de dizer a verdade.
Exato. Igual em shows. Se for pra gravar é só ver o vídeo do teu artista preferido no RUclips hahah se eu vou pro show quero ver com meus olhos o palco e viver o momento intensamente e não ficar gravando
Vixi, tem caso bem pior que o meu, eu fico umas 5 a 6 horas por dia e já me sinto um dependente, quero reduzir para 4 horas no máximo nas redes sociais e livrar o sábado e o domingo. As outras horas também fico na tela porque é parte do meu trabalho. Quem hoje trabalha sem uma tela na frente? Tenho 65 anos e observo que as redes sociais são altamente gratificantes e por isso mesmo viciantes, é muito estímulo é muita informação, mas devido a minha idade eu conheço muito bem o prazer de ler um livro, fazer uma caminhada, viajar, praticar um esporte, fazer algum trabalho de jardinagem e me reunir com amigos. Realmente é preocupante pensar nessa meninada que está começando a vida sem conhecer nada disso.
Excelente entrevista!! Decidi excluir as redes sociais da minha vida...todas, de Instagram a Linkedin, pois todas viciam e ocupam um precioso tempo de nossas vidas com absolutamente nada. A sensação, hoje, é que os dias são mais produtivos
Muitos sequer percebem a artificialidade da própria vida, vêm valor num ato tão efêmero, no de se auto afirmar nas redes por meio de um comportamento de faixada, na maioria esmagadora das vezes. Cúmulo da futilidade.
É horrível. As pessoas não conseguem prestar atenção 5min no que você fala sem pegar o celular na mão. Eu não tenho redes sociais e percebo que quem é viciado acha entediante uma conversa normal, com espaços de silêncio. Não si onde isso vai parar, mas eu não caio nessa não.
É um problema o quanto as pessoas precisam de respostas imediatas. Tento ficar longe do celular mas, quando deixo de responder uma mensagem na hora, me ligam. E o pior que geralmente não é algo urgente. Isso me irrita profundamente.
Estou há 2 anos sem Facebook e Instagram, nunca tive tiktok, Twitter, e nenhuma dessas redes. Libertador! Não tenho necessidade de likes, não perco meu tempo com coisas fúteis, só vejo o que pesquiso e o que me interessa e ponto final. Até o Shorts do RUclips eu desativei, passava muita coisas boba e fútil. Louvo a Deus por isso!
A galera que nasceu até os anos 90 foi a última geração que cresceu um pouco longe da tecnologia. Eu sou de 92 e lembro como era a vida sem rede social e internet no celular. Eu fui ter celular com 16 anos. Hoje tem bebê de colo que já tá mexendo em celular pra se distrair no colo da mãe.
Mas o RUclips é diferente, eu por exemplo estou utilizando apenas para coisas funcionais, você aprende no RUclips, se desenvolve, é só achar as ferramentas certas. Instagram e Facebook te impõem coisas inúteis o tempo todo, fotos de amigos, viagens, felicidades superficiais.
Excelente diálogo, importante levantar tão importante tema. Isso tem sido um agravante silencioso ao sofrimento das pessoas, difícil de mensurar, difícil de reagir, e sobretudo, de se desvencilhar. Obrigado e parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼
A rolagem infinita não foi inventada para proporcionar uma melhor experiência ao usuário, é de conhecimento geral que esse tipo de mecanismo, assim como a atualização com o mecanismo de puxar a tela para baixo, foi desenvolvido por profissionais com conhecimento na área da psicologia e tem como objetivo fazer com que o usuário fique na aplicação o maior tempo possível.
Em 2014 abandonei o alcoolismo e a nicotina, dois vícios extremamente difíceis de serem deixados, mas ainda havia o Facebook e o Instagram, vícios que tomavam muito meu tempo e quando comprei uma bike, decidi abandonar tudo e viver de uma forma mais leve. Hoje, com vários pedais feitos em meio à natureza, algumas cicloviagens feitas Brasil afora, muitos me perguntam o porquê de eu não ter um Instagram para compartilhar minhas viagens e fotos feitos através da bike e a resposta é simples: VIVER É MELHOR DO QUE POSTAR!!!
Assunto da maior urgência, seria ótimo mais vídeos como esse, inclusive mais completos, mais longos. Tenho pensado muito nisso ao observar que os mais jovens precisam dessa conscientização.
Apoio. O problema é que atende social é ainda o único lugar onde podemos ter essa voz inclusive para questionar as próprias. Como separar o lado ruim das redes?
Antigamente era usar o computador por 2h por dia e tava ótimo, hoje a pessoa não consegue ficar 5 minutos sem celular, só não toma banho com o celular pq se molhar estraga
Uma dica terapêutica preciosa: tente criar hábitos em que seja necessário se desconectar. Exemplo: ao invés de ouvir músicas utilizando streaming, dê preferência à mídia física; sempre que chegar em casa, desligue o aparelho ou deixe no silencioso e longe de você. Vá cozinhar, ler um livro, converse com as pessoas que moram com você, brinque com seus filhos ou seus animais de estimação. Se for casado (a) e tiver filhos, crie uma programação familiar que seja uma tradição: reúna a família para assistir a um filme, jogar jogos físicos ou fazer uma refeição à mesa e sem celular. Sei que falar é fácil e sei que há pessoas que possuem uma dependência semelhante as drogas, porém, houve um tempo em que vivíamos sem estar conectados à internet 24 horas por dia e levávamos uma vida normal e erámos felizes ou infelizes da mesma forma. O desincentivo às relações interpessoais só serve pra construir um mundo superficial, frio e egoísta. A consequência disso tudo: vamos enriquecer a indústria farmacêutica que fabrica antidepressivos e o suicídio pode acabar tornando-se uma questão cotidiana.
8:17 Me identifiquei com isso Quero ir a shows, museus, fazer coisas diferentes e sair de casa Só que tudo isso fica longe, é pago, se você voltar tarde corre o risco de não ter transporte ou de até mesmo não chegar em casa Já online é tudo muito fácil Posso viajar o mundo apenas assistindo alguns vídeos...
Minha última rede social foi o Orkut. Lá as pessoas realmente socializavam, trocavam informações, se divertiam. Arranjei até namorada, na época. Atualmente só uso o Whatsapp meio que por obrigação, e o único grupo que participo é o do meu trabalho. Os serviços que existem hoje estão muito longe de realmente socializarem as pessoas.
Estou há mais de um ano sem Facebook e Instagram. Sinto-me muito melhor. Não tenho que ficar "curtindo" centenas de fotos de gente exibida, piadinhas, nem ficar vendo gente "lavando roupa suja" . Continuo usando internet, porém de forma mais consciente, exemplo: o RUclips é ao meu ver um canal de comunicação muito mais instrutivo. Não deixo de cuidar de mim, por causa de internet.
Exatamente . Aqui no RUclips conseguimos filtrar e escolher o que vemos . Não ficamos vendo onde fulano ou ciclano foi ou o que está fazendo , ou sentindo . Ainda é a plataforma menos nociva .
Eu preciso mudar. O RUclips tá um vício na minha vida. Preciso me libertar porque se deixar, passo o dia vendo porcaria na rede. Não tenho Facebook há anos.
Já começa errado pelo nome, " redes sociais". Socialização não é algo muito comum nessas ditas " redes sociais ." Raramente alguém sai para conversar ou conhece alguém e mantém uma amizade ao ponto de criar qualquer relacionamento fora da tela.
Eu só uso o facebook para divulgar meu trabalho. Quando abro aquilo, eu fico enjoado e me dá até revolta de tanta besteira de vaidade e ganancia de fama!!! É depressivo ver como as plataformas foram projetadas para viciar e destruir pessoas.
Graças a Deus que não uso mais está redes sociais quando alguém me pedem eu falo que não tenho as pessoas me que eu não sou desse mundo dos tempos das cavernas. Glória a Deus que eu estou aqui só de passagem mesmo. Vamos buscar a Deus em primeiro lugar.
Ótima reportagem! Essa dependência das redes me causa extrema angústia, principalmente em relação ao trabalho... Eu simplesmente detesto o Whatsapp, mas sou "obrigada" (talvez seja mais interessante dizer condicionada, esta palavra é melhor) a usar para ficar sabendo das demandas, além dos grupos da faculdade. Há também o Instagram: existem trabalhos que exigem a utilização dele, inclusive no que concerne à realização de networking (dá para citar o LinkedIn nesse viés também). Enfim... É frustrante! Quanta agonia! É uma verdadeira PRISÃO!
Que Deus ti abençoe por estar falando dessa importante tema eu tenho ficado preocupada como mãe vejo meu filho que não sai dó quarto tenho rezando muito pedindo a Deus por ver meu filho Gabriel Antonio sair dessa vida mais não sei como verdade precisa mesmo que chega até uma pessoa que leve a mostrar como nos estamos perdendo nossos jovens misericórdia Deus abençoe você fala com mais fervor desse tema obrigado 😢😢
As pessoas de faixa etária maior q 60 anos estão se viciando cada vez mais! Talvez pelo fato d terem uma rotina mais ociosa! Vejo minha mãe, qdo vou visitá-la; tenho q pedir p ela deixar o celular de canto, pq é nítido o quanto ela ficou "escrava" dessas plataformas virtuais!
Não sei de vcs, mas eu já estou vendo a hora em que darei um piti com esse povo que não larga o celular nem que a gente peça 😡... aí, adivinhem QUEM vai passar de maluca surtada? 😏
Talvez por terem seus filhos já criados, perdem a vontade de fazer coisas diferentes, fora que eles não têm aonde ir, a não ser nas igrejas caça níqueis. Antes fossem ao bingo! Faltam comunidades de bairro,lugares de encontro, redescobrir suas paixões. Eu fiquei viúva aos 43. Agora com 51, filhos criados, faço aulas de canto. Pago com minha pensão. Comecei num coral O que vou ganhar com isso? Não sei! Só sei que saio de casa, faço algo pra mim Mas uso youtube sim! Até salvo alguns vídeos de aquecimento vocal kk
e o pior é que esse público alvo é o que está em grupos de ""zap zap"" da extrema direita recebendo fake news direto, é o público que majoritariamente ficou lá nos quartéis
Eu não tenho nada que reclamar, pois quando eu quero uma informação de verdade, eu procuro nas redes sociais, esses dois idiotas na reportagem, estão apenas fazendo propaganda para a PL da fakes news no congresso, pois a velha imprensa em parceria com governos corruptos, perderam o monopólio da informação, então eles inventam um monte de bobagens, para censura as redes sociais e internet, onde eles são desmascarados! Acordem!
06:58.... Tem um filme muito bom...do gênero nerd...chamado "Jogador número 1" que fala exatamente isso! Recomendo .👍🏾 Esse caso do garoto jogar 55h seguidas e nem ir no banheiro foi triste.😢
Eu não uso Instagram, Facebook há muito tempo, eu e meu esposo não temos, apenas RUclips e ainda assim tento controlar o tempo que fico assistindo vídeos, WhatsApp eu tenho devido a facilidade de comunicação, não precisa ser profissional da saúde mental para perceber que o número de pessoas com depressão e ansiedade tem aumentado cada vez mais, as pessoas comparam as suas vidas e vivem em prol de curtidas. Não faço parte deste grupo de pessoas e me orgulho disso.
Parei de fumar , de beber, decidi acabar com grupos de whatsapp, encerrei o Facebook. O Instagram todas pessoas são silenciadas , sigo o que me interessa e mesmo assim é um saco o algoritmo indicando mais páginas que não tenho interesse. Um app que não há opção de encerrar pelo celular quer você preso mesmo. Vou tentar sair desse vício também.
Adorei o ponto de vista do doutor. Parei de usar as redes sociais por um tempo e me sinto muito melhor. Porém, sempre fica aquela sensação de não fazer parte de algo maior.
Estou há 8 meses sem Instagram (a rede que tomava mais tempo) e é incrível como passei a dormir melhor, a necessidade de tirar fotos de quaquer coisa foi embora e principalmente a necessidade de verificar o celular a cada 3min desapareceu! Isso é libertador! A sociedade está refém dos algoritmos e poucas pessoas tratam o assunto com a seriedade necessária!
É capaz que agora vão dizer que você é louco..
Top demais 😃
Amigo meus parabéns, vc deu o primeiro passo, agora comece a viver intensamente, pare um pouco, respire, observe a natureza ao seu redor, tente sentir paz e libertesse de tudo q lhe oprime, evolua
Ainda bem que eu eu não viciei em Instagram, já o Facebook, eu consegui me livrar do vício, graças a Deus.
Realmente!
Sou bombeiro a 30 anos e uma coisa que tenho observado é o aumento de acidentes automobilisticos envolvendo motoristas que dirigem usando aplicativos de mensagem. Pessoas param no semáforo e começam a digitar - mesmo motociclistas -. Você vê pessoas com crianças soltas nos bancos da frente dos carros, digitando no celular. Pessoas que nos lugares mais improváveis capotam seus veículos. E, ao contrário do alcoolatra, o uso da rede social dirigindo não sai nos exames. O pior é que essas pessoas colocam em risco a vida de outras pessoas.
Em vez de criarem medidas pra reduzir o uso de celular no trânsito, criaram os carros autônomos kkkk
Sim, é verdade, fora as pessoas irritadas a dirigir com celulares nas mãos. A xingar tudo e a todos por qualquer coisa.
Eu digo mais isso fode com a atenção da pessoa não somente durante o uso mais fica sequelas depois que você larga o celular a sua atenção não é mais a mesma.
Parei de pilotar moto por isso muito pessoa burra por ai com uma arma chamada carro...
Muito bom compartilhar essa informação!
A conta é simples: quanto maior o tempo de tela maior o lucro dessas empresas com anúncios! O preço é a saúde mental da população!
Paga esse preço quem quer. Não tenho facebook, não tenho instagram, não tenho grupos no whatsapp, não tenho tiktok. E vivo otimamente.
Rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrŕŕrrrrrrrrŕŕŕŕŕŕŕrrrrrrrrrrrŕrrrrrrrrŕrŕrrrŕrrŕŕrrrŕrŕrŕŕŕrŕŕŕrrrŕŕrŕrŕrrŕŕŕrŕŕŕŕrŕŕrŕŕŕŕŕŕŕŕŕ
Touché
@@eninoticias4939 @
@@eninoticias4939 o RUclips que está consumindo todo seu tempo 😆
Sou alcoolista , mas no ano 2017 , comprei um casal de patos ( hoje tenho dezenas , todos filhotes dos primeiros) e comecei com exatamente13 mudas de hortaliças que eu trouxe de uma fazenda ( hoje tenho centenas) ; pra evitar ''o primeiro gole'' eu estava a beber cada vez mais facebook e isso é trocar um VÍCIO por outro ! Hoje , os patinhos e plantas dependem de mim SÓBRIO !Todos os dias . PS.: MORO SÓ E CRIO TUDO NUM QUINTAL EM PLENO CENTRO DA CIDADE.NÃO TENHO TEMPO PRA BARES , BRIGAS E CONVERSAS FÚTEIS ! POUCO A POUCO , ESTOU A ESCUTAR ÁUDIOS LIVROS DA LITERATURA CLÁSSICA...muito prazeroso .
parabéns! você é de Portugal, por acaso?
Poxa, que depoimento incrível e principalmente necessário. Me sinto extremamente grata.
E mais incrível ainda é ao mesmo tempo, a simplicidade e a grande eficiência da fórmula pra conseguir sair do(s) vício(s). Eu consigo visualizar e até mesmo sentir que eu estaria conseguindo melhorar a minha vida tendo exatamente a mesma rotina.
PS: tbm adoro literatura e acho que é uma das melhores coisas pra sair de rotinas doentias.
Ler ao ar livre em lugares agradáveis e com vegetações ao redor é muito importante pra mim, me faz um bem enorme, além de caminhadas.
Muito bom esse contato com os animais e as plantas, me cura de muita coisa também. ❤
Parabéns
Parabéns! Obrigada por compartilhar
"Nós temos acesso à informação, mas a informação não se torna conhecimento", disse o médico Cristiano Nabuco sobre as consequências da "rolagem infinita".
Vejo isso diuturnamente. As pessoas têm uma enciclopédia nas mãos, e isso não significa nada, absolutamente nada. Continuamos presos no beco da ignorância, manipulados.
Absolutamente
Obrigada, irei usar nas próximas redações com temas relacionados a tecnologia.
Verdade, com tanta informação e as pessoas estão mais burras
total. Isso porque quem já não era interessado em conhecimento antes do advento da internet, continua não sendo com ela.
Tenho a mesma opinião
Meu pai tem 54 anos, é tão viciado que não faz nada da vida, literalmente. Da hora que acorda a hora que vai dormir (passa da hora até) é com o celular na mão. É horrível conviver com isso. O detalhe é que ele não admite que é viciado (como qualquer viciado) e não gosta que ninguém fale. Eu vejo isso como uma doença.
Ele é aposentado?
@@heliorodrigues3805 Ai que tá o problema, não é, nem procura o que fazer porque o vício não deixa.
@@alessandracarvalho6363 É vicio como qualquer outro. Se não tiver ajuda é só ladeira a baixo. Ajude seu pai
Eu estava abrindo o Twitter muitas vezes no dia. Agora só vez em quando.
Tô me sentindo melhor. Aquilo é tóxico.
O primeiro passo não é admitir que é viciado. Isso é um grande erro que se propagou.
Ele pode começar se respondendo o motivo de ser tão importante ficar o tempo todo no celular.
Outra coisa a se perguntar -e até listar num papel- que coisas ele ganha e perde com o celular. Sobre os benefícios que tem com o celular, pode substituir com o que?
Exemplo: "eu me divirto no Tik Tok".
Passar mais tempo com o neto, não seria uma diversão melhor, saudável e REAL?
Me sinto feliz por ter notado isso ainda jovem. Ganhei meu primeiro celular com 15, tive crises sérias durante a pandemia e percebi que deveria me livrar desse vício aos 17-18.
Não tenho redes sociais ativas. É preciso um login por motivos óbvios (é indispensável hoje em dia!) mas 'visito' o Instagram a cada primavera kkk.
Se me perguntarem algum contato dou apenas número, e pronto. Vivam e curtam as relações cara a cara antes que seja tarde demais!
O Fato é: raras são as conversas. As vezes observo na minha família uma certa agonia para que terminemos logo o jantar, perdeu-se o diálogo e as perguntas que faziam-se alongar um assunto. Logo se descobre que cada um deles tinha um compromisso com a tela, com as redes sociais, com seus joguinhos e se eu tinha feito uma receita diferente ou exagerado um pouco mais no sal, eles nem percebem. Dizem que não podemos viver de passado, mas tínhamos bem melhor relação humana quando me lembro dele.
Verdade. Isso não somente nas relações familiares, mas observo nas amizades também. Perturbador.
Antes disso as relações familiares já estavam destruídas com a criação de famílias disfuncionais. Então não vem com essa. Ter família funcional daqui a uns tempos vai virar privilégio... A não ser que uma eugenia mais justa e do BEM seja posta em prática
Veja pelo lado bom.... você tem essa consciência ... não temos como mudar o outro... continue fazendo o seu melhor , pois o exemplo pode ajudar muito.✨
@@EsseSerQueSouEu as famílias estão caóticas e desorganizadas
😪 mas o futuro das relações doi.
Resumindo: Antes de reclamar das merdinhas da internet que tiram o seu filho da vida real, não se esqueça de que foi você que colocou o esse produto nas mãos dele...
E ainda não dão atenção aos mesmos.
Melhor comentário 😂😂😂
Verdade, minha filha de 11 anos não tem, não é fácil mas ela entende que aos 15 terá. Ela uso um que tenho apenas dentro de casa quando eu mesmo preciso usar o computador. A pressão social é muito grande. Sempre estou conversando com ela sobre esse assunto. Espero que quando ela tiver o dela use com sabedoria.
Às vezes, citar casos extremos, como o adolescente q passa 55h jogando, com o intuito de alertar acaba sendo um tiro pela culatra. As pessoas não se identificam e dizem "não sou assim, então não sou viciado", e segue negando q tem um problema.
Esse problema, na verdade, já é o modo de vida atual dos seres humanos, não há o que fazer...Uma minoria que está fora já pode ser considerada um bug do sistema...
A pessoa pode não se identificar, mas basta olhar a ferramenta que informa as horas wue utilizou o cleular durante tal data e verás: 11h de consumo de cel, 12h ou chegando ser quase 20h de uso.
Eu passei 55h jogando na minha adolescência e hoje estou aqui comentando a DW.
Não é a exposição ao conteúdo, é a QUALIDADE desse conteúdo.
Então... tive problemas neurais pelo excesso de uso a poucos meses, ainda estou tratando. Fui recomendado por especialista para deixar minhas redes sociais e aparelhos digitais por ao menos no mínimo 30 dias e me deu um medicamento para regular meus receptores neurais. Hoje só uso o youtube e regrado por no máximo 2 horas por dia. A vida voltou a fazer sentido pra mim em desenvolver novas habilidades.
parabéns irmão, também estou nesta luta!!
Aproveita pra fazer o que as redes sociais roubavam de ti ; por exemplo : banho de Sol , atividades físicas , leitura física ( ou áudio livros em vez de vídeos inúteis) ... sou alcoolista e depois que comprei um casal de patos e comecei a cultivar hortaliças , frutíferas (iniciei em 2017) além de conseguir evitar o ''primeiro gole'' , estou presente ! O meu passado não me perturba tanto e o futuro não me provoca ansiedade , pois os patinhos e plantas dependem dos meus cuidados que são diários e contínuos.
Que tipo de habilidades vc perdeu com o uso das telas?
@@leirianeoliveira4548 Foram algumas mas principalmente comunicação.
Caramba . depressão ?
Eu sou idosa e viciada. Tenho uma amiga mais velha que é completamente viciada, principalmente em joguinhos.
Muito se fala nos jovens e só nos jovens mas os ADULTOS e muitos idosos também são viciados em internet !!!
Foi feito pra todos serem viciados, n importa a idade
Os idosos talvez por não terem com quem conversar muitas vezes... o celular e as redes sociais acaba sendo a única companhia pra muitos idosos.😢
@@caetanogoncalves4343 jovens também só ficam no celular pq n tem com qm conversar.
@@Juriscledson1 infelizmente!😓
O vício de jogos possibilita encher espaço e tempo, matar a solidão. Se vive e se vegeta, o mundo não tem sentido.
"Essa juventude tá perdida " "no meu tempo não tinha isso" DIZ O ADULTO QUE NÃO AGUENTA FICAR 2 DIAS SEM CELULAR
"jênio" DETECTED
🗿🍷
Diz o adulto que não aguenta ficar 2 dias sem celular, respondendo comentários no celular
Daqui algumas décadas, nós vamos olhar para as redes sociais, igual olhamos para o cigarro hj em dia. Asco!
verdade falou tudo.
Acho o mesmo.
Se assim fizesse a humanidade vai mais tempo durar nessa terra.
Eu sinto isso diariamente com 23 anos, imagino os mais novos... Sinceramente da até medo de viver em um mundo comandado por gente da minha geração, vai ser como se faltasse qualquer figura paternal madura no meio desse despreparo mental pra colocar mais sensatez e racionalidade nas coisas, talvez esperem que a própria tecnologia realmente decida tudo por nós
espere pra ver os profissionais totalmente ansiosos e despreparados que vão surgir daqui alguns anos. Eu fico em estado agônico quando eu vejo as pessoas mexendo no celular num lugar aberto quando não há necessidade. Em casa eu modero o uso do celular usando um aplicativo. Fora de casa eu só pego o celular em caso de necessidade.
Infelizmente você está certa.
Mas qual seria a solução para isso?
Pode ficar tranquila que todos profissionais terão auxílio de uma I.A. bem treinada.
A "figura paternal" tá lá no ZAP falando de política ou trocando vídeo pornô 🤭
Se a inteligência ficou cega de tanta informação...(Dinho Ouro Preto)
Atualmente o que mais vejo são crianças bem pequenas assistindo coisas no celular em shopping, parques, restaurantes... para que se distraiam e não "incomodem" os pais.
Parabéns!!! Até que enfim surgiu um Ser com coragem e sanidade mental para tocar nesse assunto grave q o Mundo ignora!!!
Mas já faz tempo que isso é apontado, por diversos pesquisadores. Temos que cobrar agora para os governos para por limites para essas empresas.
@pablo Entendo e não concordo.
Olha, se vc acredita mesmo nisso que postou, é pq está em uma das famosas bolhas. O tema é mais velho que eu, começando com os videogames que a mídia adora demonizar pq monetiza com a audiência dos pais/avós/velhos. O que o psicólogo fala na matéria é só expansão e atualização do tema.
@@wigney420 Resposta a todos: Na prática, mesmo que o assunto seja velho, mas muitas pessoas ainda não tem consciência sobre esse assunto e vejo a área de psicologia não resolvendo Nada!!!
@pablo é o seu rabo,por acaso sou eu ou vc que comanda as redes esgotos? Não, são os bilionários donos dela ,eu não uso essas bostas faz tempo
As vezes fico na frente da minha casa vendo os carros passarem. Fiz as contas e não muda. 98% dos motoristas estão olhando o celular e o carro indo sem ninguém. Uma verdadeira epidemia de insanidade.
Negócio é se isolar numa roça com ligação só com a natureza. Se desligar do mundo.
Meu sonho. Mas infelizmente moro na cidade grande
@@FelipeFerreira-ou6dg você não está só nesse desejo.
Mas não é fácil viver "desligado" da sociedade.
"A tecnologia entra na vida de uma pessoa quando as relações humanas não ocupam o seu devido lugar!" ;)
Será? Muita gente deixa as relações humanas de lado propositalmente e até as anula para terem seu espaço integralmente ocupado pelas "tecnologias".
Verdade
Mas a questão é que estamos sendo empurrados para trabalhos home office, e cursos a distância, e diversão em casa pelo streaming na tv. A culpa será que é apenas das pessoas em si, ou do modo de vida atual.
Eu concordo, relacionamentos pressupõe uma via de mão dupla e muitas pessoas estão preferindo o virtual.
@@AnaPaula-ro6yo Suécia o país dos solteiros RICOS e sem fé DEUS mgtow e FEMINISTAS aposentadoria no aos 70 anos com doenças crônicas como cegueira e surdez e problemas mentais 🤔 parace que os judeus ortodoxos venceram não é mesmo 😆🤣😁
Uma coisa q fico em choque é criança de 6 anos q não sabe escrever mas tem um celular próprio ligado a internet
Pois é, é complicado.
Criança não deveria ter celular, e quando você ver que é uma criança autista com celular, principalmente essas que deveriam ser estimuladas pra desenvolverem suas habilidades.
Parabéns a vocês da DW Brasil pela coragem em fazer essa reportagem, é difícil admitir que estamos dependentes das telas
E o pior é saber que NINGUÉM é responsabilizado, os donos de redes sociais ganham pela dependência psicológica das pessoas
"Nós temos acesso a informação mas ela não se torna conhecimento"
Grande frase
yes
Kkkkk a informação descentralizada e distribuída, incomoda a imprensa trapaceira, que perdeu espaço para a internet e rede sociais. Esses dois idiotas da reportagem, estão apenas fazendo propaganda, para a PL da fake News no congresso, se aprovada, você não vai ter mais internet para obter informações. O maior trabalho das redes sociais e internet, através de jornalistas independentes, é desmentir a enorme quantidade de mentiras diariamente da Globo, Bandeirantes, Record, SBT, cultura, rede tv, Estadão, folha de São Paulo, UOL, veja, época, CNN, BBC, globo news, G1, etc.
Depende o que voce faz com tal info....
Pra se tornou. Só depende de vc.
Não são só os jovens adolescentes que estão sendo afetados e despreparados pro futuro, os millennials no geral, a galera entre 30 e 40 anos que viveu intensamente essa transição também já está engolida e perdida com essa realidade somado a gravidade das crises econômicas que vivemos no país. ..
Vdd to c 36
Em qualquer período histórico sempre existiu algum instrumento para fazer o que a tecnologia faz hoje com o comportamento humano, é inútil lutar contra isso.
DESATIVEI facebook, instagram, Tiktok, e voltei a praticar esportes, meu rendimento com afazeres cotidianos TRIPLICOU, e voltei a Ler livros, agora percebo QUANTAS HORAS POR DIA eu jogava fóra, postando, curtindo, e vendo o que estava acontecendo na vida de OUTRAS PESSOAS.
nem sei o que sao estas redes...NUNCA me envolvi...tenho somente aqui e ja é mais do que suficiente...
"Nós temos acesso a informação mas essa informação não se torna conhecimento." Perfeito!
"Estamos colocando toda a humanidade no maior experimento psicológico já feito sem nenhum controle!"
Até me arrepiei...
RUclips é melhor ferramenta para conhecimento, mas a maioria não sabe esse valor do youtube
Para introdução ao conhecimento, é sim
Concordo plenamente!...
Fiquei até de madrugada vendo piadinhas 😢
Verdade, está tudo aqui para conhecermos e evoluímos
@@fenty2845 é só uma porta. O onhecimento exato só em artigos e livros
O problema talvez não seja a internet em si, nós humanos sempre fomos problemáticos, a humanidade não nasceu há trinta anos atrás com a consolidação das novas tecnologias, portanto, é uma fato inquestionável de que as redes sociais causam dependência psíquica e emocional, e atenua os conflitos com a autoestima principalmente. Mas, o que me levou a sair das redes foi ter percebido o quão improdutiva a vida pode se tornar, não vejo nenhum benefício em longo prazo, o que há de tão importante e urgente na tela do celular? essa é a pergunta que me coloco quando estou em lugares públicos, por exemplo, e todas as pessoas estão de olho na tela do celular (deixando claro que não acredito que pessoas que não usam as redes são mais evoluídas ou superiores, mas que deixam de ser engolidas por esse lugar, não há dúvida). O sociólogo Bauman em uma entrevista afirma que as redes podem até ter algum benefício na troca entre as pessoas, mas que os excessos podem se transformar em uma armadilha. As redes sociais definitivamente são um lugar obscuro.
o problema da internet é que, como qualquer outro entorpecente vc não tem controle sobre ele, a internet é uma droga, e é difícil ter controle sobre uma droga, tem que ser controlada mesmo
A evolução do ser humano passa por períodos diversos, há 40 mil anos se vive com a razão, e há 12 mil anos apenas como seres aptos para viver em Sociedade, a caminhada é lenta, se pode parar, mas sempre se avança. A tecnologia ajuda o progresso, mas o abuso atrapalha quando se busca apenas o ganho material.
Eu sou a única adolescente da minha escola que não tem TikTok e que nunca sequer baixou essa coisa na vida. O máximo de rede social que tive (infelizmente) foi o Instagram, o Pinterest e o Twitter; foi quando eu notei que a cada postagem que eu olhava no Instagram, as fotos recomendadas no Pinterest e as opiniões do Twitter, a vida alheia dos outros, me fez ter problemas de baixa autoestima, inveja e ansiedade. Logo, resolvi desinstalar as três de uma vez. As únicas, no entanto, que estou usando são o próprio RUclips e o Whatsapp (que só uso para enviar mensagens e ligar em situações importantes) e mais nada além disso, ao contrário dos meus colegas e até alguns professores meus, que têm baixados e a maioria das coisas recomendadas é porcaria.
Parabéns pela sua atitude e lucidez!😇🙏🏻
Parabéns e não assista TV muita porcaria no feminismo pra deixar as mul neuróticas
é natural tomar conhecimento das coisas, é só pensar em sua sua utilidade , ainda se soma para nos ajudar com o fator Sócio Afetivo , e se é apenas curiosidade e passatempo , e bom verificar.
Parar de ler comentários e posts sobre filmes me fez os aproveitar melhor. Lentamente estou abandonando as minhas redes sociais, nunca irei as abandonar completamente por que elas me atualizam sobre muita coisa. Mas diminuí muita coisa que acompanhava antes.
Otimo assunto. De fato, a maior parte do conteúdo nas redes sociais é fútil, apelativo, mentiroso, sedento por audiência, e ñ agrega em nada, e ainda causa sentimento de inveja em mts pessoas, raiva, admiração exagerada e por aí vai.
Saudade dos anos 80, onde as pessoas interagiam entre si, tinha amizades verdadeiras e muita paquera olho no olho, hoje todo mundo só preocupado em causar nas redes sociais
Bem verdade. O mundo era bem melhor antes.
A pessoa que não tem controle, vive em um mundo diferente, mundo virtual, uma verdadeira prisão.
Eu acho muito triste como robotizaram o ser humano , todos dependentes, frios, idiotizados , alienados, consumindo muito do q pouco agrega, as pesslas viraram emojis. Já não se fala não se encontra .
Não se faz nada sem fotografar, e não é problema fotografar mas a necessidade de mostrar a pesslas o q vc fotografou em busca de aceitação.
9:50 Eu ja vejo essa conscientização no ciclo social, principalmente nas pessoas entre 24~30 anos. Muitos dos meus amigos já não andam mais 24hrs por dia com celular, ja não respondem msg na hora, e muitos ja desinstalaram algumas redes.
Acredito que no início da juventude ou início do uso isso chama a atenção vc se ilude mais com influenciadores, quer ser mais igual, mas isso vem a custo de muita saude mental, então muitos começam a se organizar pra sair disso, como se tivesse saindo das drogas.
eu to indo por esse caminho também. talvez foi mais facil perceber o quanto estou viciada por ter nascido nos anos 90 e ter vivido uma parte da vida sem essas novas tecnologias. tenho pena das gerações mais novas, que não conheceram outro meio
tb vejo isso, mas entre os mais jovens. Eles cansaram. Os acima de 30 que eu tenho visto são os mais viciados.
Me mudar de uma cidade grande para uma pequena me fez bem, diminuí o uso nas redes sociais e hoje prefiro ir numa praça tomar um sorvete ou comer um espetinho com alguém.
Com relação às rede sociais tenho tentado colocar algo na minha mente sempre que me vejo rolando tela demais: "Não quero ficar assistindo e batendo palmas para a realização dos sonhos dos outros, quero ir atrás dos meus sonhos."
Precisamos frear essa necessidade de saber do outro e focar mais na nossa vida.
O que é ridículo nessa sociedade atual é que para se sentir uma pessoa "normal" ou "dentro dos padrões" sociais vc tem que ter redes sociais . Você tem que ter um Instagram, tem que ser RUclipsr nem que seja pra ensinar receita de bolo , ou seja, você só tem valor se for igual a maioria e não importa se é um hábito desmedido. Se a maioria faz vc também tem que fazer, se a maioria é vc também tem que ser. É uma época estúpida onde não se pode respeitar quem somos de verdade .
Ótimo comentário, penso exatamente o mesmo!!
Pode saber das redes sociais e seus conteúdos, é normal, mas ninguém está obrigado a compartilhar coisas bizarras e maliciosas.
Eu comecei a cuidar das plantas da minha mãe (pois, ela mora no interior e sempre vem na capital pra me visitar e deixou as plantas aqui em casa) e com isso fui diminuindo o tempo de tela. Fui percebendo isso bem aos poucos (com o Instagram). Mesmo tendo 25 anos, eu já tinha desativado o Twitter já tinha uns 7 anos, Facebook há 8 anos. E o Instagram já tem um pouco mais de 1 mês. A minha qualidade de sono melhorou muito, passei a cuidar mais das coisas da rotina e de mim mesmo, já que faço parte dela (acredito que muita gente vive embriagada de uma realidade se só cabe na tela. E acabam esquecendo que existe uma vida regulada por você mesmo, para sua própria manutenção enquanto ser social e do trabalho. E o lazer não fica de fora... Por isso, concordo muito com o que o psicólogo disse). Ganhei mais autoestima, intensifiquei as atividades físicas (desde 2020), mudei minha alimentação, pois o tempo de tela comia meu tempo real de vida (e isso é só com rede social, não é nem como jogo...)
Enquanto professor, acredito que a tecnologia possa ser melhor pensada pelos pais, ou MELHOR AINDA "REPENSADA". Porquê se usa? Como se usa? Onde e quando se usa? Poderiam ser perguntas iniciais... pois pela rolar infinito da tela, é viável somente para o consumo, e o consumo em nosso sistema não precisa ser pensado e SIM ESTIMULADO.
Parabéns por esse vídeo!
Que possamos acreditar em um mundo com o consumo consciente de tecnologia :)
Eu preciso dar um tempo das redes sociais, não só minimizar o uso, até pq não consigo. Eu me sinto engolido por tanta informação, com uma necessidade de ta conectado e por dentro de tudo, como se eu tivesse ficando para trás, mas na verdade o tempo está passando para mim e coisa que realmente importam ficam para trás.
Pois é, esse negócio de "uso moderado" para mim não existe, pois se trata de uma droga, e como tal, vamos adquirindo resistência e precisamos de doses cada vez mais altas. Ou você não as redes sociais, ou elas te usam.
Tenta deixar seu celular em algum lugar aue você nao tem acesso. Por 1 dia no final de semana. E otimo pra começar
Excelente trabalho; Eu desinstalei o Facebook e Instagram, desativei as notificações do RUclips.
Eu que já critiquei a DW, por várias reportagens ideológicas e por parcialidade em questões sócias e de cunho político devo parabenizar por trazer algo de interesse e necessidade do bem comum.
Excelente reportagem.
Tem mais de 05 anos que sai de todas redes sociais, e tb exclui TV da minha vida, nem o aparelho tenho mais. Tb exclui quase todos contatos do WhatsApp. Foi uma libertação ficar livre da ilusão da mídia e redes sociais. Minha vida melhorou muito, meu humor e meu sono e perspectivas de vida melhoraram muito.
Saiu de todos menos do RUclips
@@izabelgomesdutra8258 sim jkkk
..então como você achou este programa? Não tem mais jeito, as escolas e universidades Vão ter que se adaptar...As redes sociais nos permitem verem amigos e familiares que estão distantes e nos ajudam a pesquisar sobre qq assunto na palma da noss as mãos...mas como qq instrumento tem suas partes negativas..são problemas que acontece...ele podia ficar horas numa máquina de escrever antigamente ou jogando cartas ou jogando cartas..que já levaram muita gente ao suicídio..
@@izabelgomesdutra8258 só o RUclips já é suficiente no meu caso as comparações com vida dos outros é menor no RUclips principalmente porque nem sou inscrita em canal nenhum lá alguma hora que vejo vlog de alguém.
O que vc faz pra passar o tempo?
O equilíbrio é a chave pra tudo, ou quase tudo. Buscar uma vida regrada é o caminho. De toda forma, é um tema que merece toda atenção e seriedade possível.
Esse vício em tecnologias deve ser pauta de saúde pública e o ideal seria investir bastante dinheiro para pesquisas e descobrir de vez as principais consequências desse uso demasiado.
Uma experiência é simples: desinstale suas principaís redes sociais e controle um tempo máximo de 1:30~2h por dia. Como sou viciado tive bastante abstinência, porém o ciclo do sono e a concentração começaram a voltar ao normal no decorrer de uma semana. Outra dica foi usar dois aparelhos, um para o trabalho e o pessoal. O aparelho social deve ser somente acessado após o almoço e um pequeno período depois da jornada de trabalho.
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
1 Coríntios 6:12
Hoje só tenho conta no RUclips e no Whatsapp. Mesmo assim não participo de grupos. A verdade é que as redes sociais foram feitas para viciar seus usuários. Sem falar que virou uma espécie de Matrix. Certa vez me lembro de estar em um evento e as pessoas ficarem tirando fotos e fazendo vídeos para postarem,e ficavam vendo as reações do engajamento de suas respectivas redes, e não aproveitavam o lugar em que estavam. Isso sem falar que elas atrapalham suas vidas pessoas,acadêmica e até de seus familiares. Situação extremamente complicada.
Sim…isso me irrita demais. É doentio.
Whatsapp é excelente como ferramenta de comunicação e até trabalho. Já os grupos, realmente é melhor manter distância. Especialmente esses grupos de "debate" com 200 pessoas.
@@Amendoim2349 Exatamente 😅 isso não faz nenhum sentido né kkk
Kkkkkk eu não sei o que é mais idiota, a reportagem ou os comentários. Hoje em dia principalmente para os jovens, para arrumar emprego, ele precisa ter conhecimento e habilidades nas redes sociais. O problema na real, é que através das redes sociais e internet, esses supostos "especialistas" da imprensa trapaceira, perderam o monopólio da informação que eles manipulavam. Esse tipo de reportagem, é apenas propaganda para a PL das fake news, onde um bando de bandidos no congresso, em parceria com o STF, querem aprovar na marra, para nos censurar de dizer a verdade.
Exato. Igual em shows. Se for pra gravar é só ver o vídeo do teu artista preferido no RUclips hahah se eu vou pro show quero ver com meus olhos o palco e viver o momento intensamente e não ficar gravando
Não há dúvidas de que odos seriamos mais felizes se as redes sociais jamais tivessem existido.
É um sonho imaginar o mundo sem as redes sociais, seríamos muito mais felizes.
Vixi, tem caso bem pior que o meu, eu fico umas 5 a 6 horas por dia e já me sinto um dependente, quero reduzir para 4 horas no máximo nas redes sociais e livrar o sábado e o domingo. As outras horas também fico na tela porque é parte do meu trabalho. Quem hoje trabalha sem uma tela na frente? Tenho 65 anos e observo que as redes sociais são altamente gratificantes e por isso mesmo viciantes, é muito estímulo é muita informação, mas devido a minha idade eu conheço muito bem o prazer de ler um livro, fazer uma caminhada, viajar, praticar um esporte, fazer algum trabalho de jardinagem e me reunir com amigos. Realmente é preocupante pensar nessa meninada que está começando a vida sem conhecer nada disso.
Eu uso o celular em média 1h por dia e já acho muito.
Verdade...essa juventude de hoje não conhece tudo isso e nem vão conhecer se continuar assim!
opa , atualmente eu passo 7 a 8 horas na internet,mas isso pq tô desempregado,quando trabalhava passava umas 2 horas por dia kkkk
Excelente entrevista!! Decidi excluir as redes sociais da minha vida...todas, de Instagram a Linkedin, pois todas viciam e ocupam um precioso tempo de nossas vidas com absolutamente nada.
A sensação, hoje, é que os dias são mais produtivos
Eu acredito , que isso está se refletindo também na qualidade das músicas e dos filmes que estão produzindo atualmente , tudo está piorando .
É de arrepiar e mais assustador e ameaçador é o metaverso. Precisamos proteger nossas crianças e jovens desse mal.
Os adultos e idosos tbm
Muitos sequer percebem a artificialidade da própria vida, vêm valor num ato tão efêmero, no de se auto afirmar nas redes por meio de um comportamento de faixada, na maioria esmagadora das vezes. Cúmulo da futilidade.
Dei um like no seu comentário, mas daria mil likes se pudesse. 👏🏼👏🏼👏🏼 Vc foi coeso, assertivo e sábio em cada palavra. Concordo com vc.
É horrível. As pessoas não conseguem prestar atenção 5min no que você fala sem pegar o celular na mão. Eu não tenho redes sociais e percebo que quem é viciado acha entediante uma conversa normal, com espaços de silêncio. Não si onde isso vai parar, mas eu não caio nessa não.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes."
Fato!!!
Ou seja, você é um fraco.
Frase de queima-rosca.
Meu Deus que reportagem excelente! Deveria ser mostrada na escola
É um problema o quanto as pessoas precisam de respostas imediatas. Tento ficar longe do celular mas, quando deixo de responder uma mensagem na hora, me ligam. E o pior que geralmente não é algo urgente. Isso me irrita profundamente.
Eu não tenho mais Instagram vai fazer uns 7 meses, não tenho tik tok, e nenhuma outra rede. E isso está me fazendo mt bem, comecei a pedalar também ❤
Essa última frase é genial e verdadeira. A tecnologia preenche o vazio das pessoas.
Estou há 2 anos sem Facebook e Instagram, nunca tive tiktok, Twitter, e nenhuma dessas redes.
Libertador!
Não tenho necessidade de likes, não perco meu tempo com coisas fúteis, só vejo o que pesquiso e o que me interessa e ponto final.
Até o Shorts do RUclips eu desativei, passava muita coisas boba e fútil.
Louvo a Deus por isso!
A galera que nasceu até os anos 90 foi a última geração que cresceu um pouco longe da tecnologia. Eu sou de 92 e lembro como era a vida sem rede social e internet no celular. Eu fui ter celular com 16 anos. Hoje tem bebê de colo que já tá mexendo em celular pra se distrair no colo da mãe.
Exatamente... Lembro da qualidade de interações, de conversas, de pensamentos... O analógico está fazendo muita falta.
Assunto importantíssimo e vídeo muito esclarecedor!
O irônico é estarmos observando tal tema tão necessário justamente em uma tela e numa rede social.
Mas o RUclips é diferente, eu por exemplo estou utilizando apenas para coisas funcionais, você aprende no RUclips, se desenvolve, é só achar as ferramentas certas. Instagram e Facebook te impõem coisas inúteis o tempo todo, fotos de amigos, viagens, felicidades superficiais.
Eu acho aqui menos tóxica junto com o WhatsApp
Excelente diálogo, importante levantar tão importante tema. Isso tem sido um agravante silencioso ao sofrimento das pessoas, difícil de mensurar, difícil de reagir, e sobretudo, de se desvencilhar. Obrigado e parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼
A rolagem infinita não foi inventada para proporcionar uma melhor experiência ao usuário, é de conhecimento geral que esse tipo de mecanismo, assim como a atualização com o mecanismo de puxar a tela para baixo, foi desenvolvido por profissionais com conhecimento na área da psicologia e tem como objetivo fazer com que o usuário fique na aplicação o maior tempo possível.
Se você tá nas redes você se sente sozinho se você sai delas você também se sente sozinho 🤡
Excelente conteúdo e serve para todos termos uma auto reflexão e ação.
Em 2014 abandonei o alcoolismo e a nicotina, dois vícios extremamente difíceis de serem deixados, mas ainda havia o Facebook e o Instagram, vícios que tomavam muito meu tempo e quando comprei uma bike, decidi abandonar tudo e viver de uma forma mais leve. Hoje, com vários pedais feitos em meio à natureza, algumas cicloviagens feitas Brasil afora, muitos me perguntam o porquê de eu não ter um Instagram para compartilhar minhas viagens e fotos feitos através da bike e a resposta é simples: VIVER É MELHOR DO QUE POSTAR!!!
Assunto da maior urgência, seria ótimo mais vídeos como esse, inclusive mais completos, mais longos.
Tenho pensado muito nisso ao observar que os mais jovens precisam dessa conscientização.
Apoio. O problema é que atende social é ainda o único lugar onde podemos ter essa voz inclusive para questionar as próprias. Como separar o lado ruim das redes?
Lélis concordo plenamente com você
Antigamente era usar o computador por 2h por dia e tava ótimo, hoje a pessoa não consegue ficar 5 minutos sem celular, só não toma banho com o celular pq se molhar estraga
Jaqueline, já estraguei um por levá-lo junto ao banho 😞
@@carlaalcantara8152 eu em vai vendo
Excelente entrevista 👍🏻😃
Uma dica terapêutica preciosa: tente criar hábitos em que seja necessário se desconectar. Exemplo: ao invés de ouvir músicas utilizando streaming, dê preferência à mídia física; sempre que chegar em casa, desligue o aparelho ou deixe no silencioso e longe de você. Vá cozinhar, ler um livro, converse com as pessoas que moram com você, brinque com seus filhos ou seus animais de estimação. Se for casado (a) e tiver filhos, crie uma programação familiar que seja uma tradição: reúna a família para assistir a um filme, jogar jogos físicos ou fazer uma refeição à mesa e sem celular.
Sei que falar é fácil e sei que há pessoas que possuem uma dependência semelhante as drogas, porém, houve um tempo em que vivíamos sem estar conectados à internet 24 horas por dia e levávamos uma vida normal e erámos felizes ou infelizes da mesma forma. O desincentivo às relações interpessoais só serve pra construir um mundo superficial, frio e egoísta. A consequência disso tudo: vamos enriquecer a indústria farmacêutica que fabrica antidepressivos e o suicídio pode acabar tornando-se uma questão cotidiana.
Excelente matéria! Mais pessoas deveriam assistir
8:17
Me identifiquei com isso
Quero ir a shows, museus, fazer coisas diferentes e sair de casa
Só que tudo isso fica longe, é pago, se você voltar tarde corre o risco de não ter transporte ou de até mesmo não chegar em casa
Já online é tudo muito fácil
Posso viajar o mundo apenas assistindo alguns vídeos...
Boa tarde eu gostei de assistir o seu vídeo abraço
Minha última rede social foi o Orkut. Lá as pessoas realmente socializavam, trocavam informações, se divertiam. Arranjei até namorada, na época. Atualmente só uso o Whatsapp meio que por obrigação, e o único grupo que participo é o do meu trabalho. Os serviços que existem hoje estão muito longe de realmente socializarem as pessoas.
Estou há mais de um ano sem Facebook e Instagram. Sinto-me muito melhor. Não tenho que ficar "curtindo" centenas de fotos de gente exibida, piadinhas, nem ficar vendo gente "lavando roupa suja" . Continuo usando internet, porém de forma mais consciente, exemplo: o RUclips é ao meu ver um canal de comunicação muito mais instrutivo. Não deixo de cuidar de mim, por causa de internet.
Exatamente . Aqui no RUclips conseguimos filtrar e escolher o que vemos . Não ficamos vendo onde fulano ou ciclano foi ou o que está fazendo , ou sentindo . Ainda é a plataforma menos nociva .
Eu preciso mudar. O RUclips tá um vício na minha vida. Preciso me libertar porque se deixar, passo o dia vendo porcaria na rede. Não tenho Facebook há anos.
Excelente psicólogo!
Excelente alerta. O problema existe e é gravíssimo. Porém as pessoas precisam de conscientização.
"Ainda somos físicos e temos certos muros entre a gente..."
(Humberto Gessinger)
Já começa errado pelo nome, " redes sociais". Socialização não é algo muito comum nessas ditas " redes sociais ." Raramente alguém sai para conversar ou conhece alguém e mantém uma amizade ao ponto de criar qualquer relacionamento fora da tela.
Exatamente, conversando com um amigo eu disse. O verdeiro nome é shopping virtual..
Isso que comentei na minha resposta. Esse nome além de impróprio, chega a ser irônico nos dias de hoje.
@Julen Koldobika em redes sociais de comunidade era assim também como Amino. Rede social é uma eterna tentativa de provar seu valor
Verdade. O que menos temos é o social. É só uma vitrine para fotos.kkkk
Já tem o ambiente do lar e do trabalho para se ajustar, ainda assim está difícil, imagina abraçar mais gente.
Eu só uso o RUclips.
As demais redes sociais eu acho extremamente entendiante.
RUclips não é rede social, é um site de vídeos diversificados, aliás, um site muito proveitoso.
a melhor entrevista da dw, faz o documentário mostrando a dependência
Chocante! Muito bom vídeo.
Eu só uso o facebook para divulgar meu trabalho. Quando abro aquilo, eu fico enjoado e me dá até revolta de tanta besteira de vaidade e ganancia de fama!!! É depressivo ver como as plataformas foram projetadas para viciar e destruir pessoas.
Antigamente era bom se reunir e conversar, mas hoje...
Parabéns pelo vídeo. Alguns exemplos podem ajudar a diminuir as abstrações, ficou um pouco denso em algumas partes.
Graças a Deus que não uso mais está redes sociais quando alguém me pedem eu falo que não tenho as pessoas me que eu não sou desse mundo dos tempos das cavernas. Glória a Deus que eu estou aqui só de passagem mesmo. Vamos buscar a Deus em primeiro lugar.
E o RUclips ?
Parabéns pela reportagem!
Ótima reportagem! Essa dependência das redes me causa extrema angústia, principalmente em relação ao trabalho... Eu simplesmente detesto o Whatsapp, mas sou "obrigada" (talvez seja mais interessante dizer condicionada, esta palavra é melhor) a usar para ficar sabendo das demandas, além dos grupos da faculdade. Há também o Instagram: existem trabalhos que exigem a utilização dele, inclusive no que concerne à realização de networking (dá para citar o LinkedIn nesse viés também). Enfim... É frustrante! Quanta agonia! É uma verdadeira PRISÃO!
Whatsapp deveria ser igual MSN, opção de ficar offline, deslogar. Acho absurdo nao ter essa opção.
Ótima matéria. Parabéns!!!
Se pelo menos o uso das redes fossem para buscar conhecimento verdadeiro, o problema seria muito menor...mas não, é vendo idiotices mesmo.
Que Deus ti abençoe por estar falando dessa importante tema eu tenho ficado preocupada como mãe vejo meu filho que não sai dó quarto tenho rezando muito pedindo a Deus por ver meu filho Gabriel Antonio sair dessa vida mais não sei como verdade precisa mesmo que chega até uma pessoa que leve a mostrar como nos estamos perdendo nossos jovens misericórdia Deus abençoe você fala com mais fervor desse tema obrigado 😢😢
As pessoas de faixa etária maior q 60 anos estão se viciando cada vez mais! Talvez pelo fato d terem uma rotina mais ociosa! Vejo minha mãe, qdo vou visitá-la; tenho q pedir p ela deixar o celular de canto, pq é nítido o quanto ela ficou "escrava" dessas plataformas virtuais!
Minha mãe de 75 anos também. Completamente viciada.
Não sei de vcs, mas eu já estou vendo a hora em que darei um piti com esse povo que não larga o celular nem que a gente peça 😡... aí, adivinhem QUEM vai passar de maluca surtada? 😏
Talvez por terem seus filhos já criados, perdem a vontade de fazer coisas diferentes, fora que eles não têm aonde ir, a não ser nas igrejas caça níqueis.
Antes fossem ao bingo!
Faltam comunidades de bairro,lugares de encontro, redescobrir suas paixões.
Eu fiquei viúva aos 43. Agora com 51, filhos criados, faço aulas de canto. Pago com minha pensão.
Comecei num coral
O que vou ganhar com isso? Não sei! Só sei que saio de casa, faço algo pra mim
Mas uso youtube sim!
Até salvo alguns vídeos de aquecimento vocal kk
e o pior é que esse público alvo é o que está em grupos de ""zap zap"" da extrema direita recebendo fake news direto, é o público que majoritariamente ficou lá nos quartéis
Eu não tenho nada que reclamar, pois quando eu quero uma informação de verdade, eu procuro nas redes sociais, esses dois idiotas na reportagem, estão apenas fazendo propaganda para a PL da fakes news no congresso, pois a velha imprensa em parceria com governos corruptos, perderam o monopólio da informação, então eles inventam um monte de bobagens, para censura as redes sociais e internet, onde eles são desmascarados! Acordem!
Excelente entrevista!!
no meu ponto de vista a maior doença mundial é o vídio da tecnologia, redes sociais todo mecanismo que envolve a internet.
06:58.... Tem um filme muito bom...do gênero nerd...chamado "Jogador número 1" que fala exatamente isso! Recomendo .👍🏾
Esse caso do garoto jogar 55h seguidas e nem ir no banheiro foi triste.😢
Já assumi que daqui, só ladeira abaixo. Não tem mais jeito, iremos ser testemunhas do retrocesso humano.
É triste, mas é a provável verdade
@@Amendoim2349 sim, sim, concordo contigo. Uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto.
Eu não uso Instagram, Facebook há muito tempo, eu e meu esposo não temos, apenas RUclips e ainda assim tento controlar o tempo que fico assistindo vídeos, WhatsApp eu tenho devido a facilidade de comunicação, não precisa ser profissional da saúde mental para perceber que o número de pessoas com depressão e ansiedade tem aumentado cada vez mais, as pessoas comparam as suas vidas e vivem em prol de curtidas. Não faço parte deste grupo de pessoas e me orgulho disso.
Parei de fumar , de beber, decidi acabar com grupos de whatsapp, encerrei o Facebook. O Instagram todas pessoas são silenciadas , sigo o que me interessa e mesmo assim é um saco o algoritmo indicando mais páginas que não tenho interesse. Um app que não há opção de encerrar pelo celular quer você preso mesmo. Vou tentar sair desse vício também.
Odeio feed
Adorei o ponto de vista do doutor. Parei de usar as redes sociais por um tempo e me sinto muito melhor. Porém, sempre fica aquela sensação de não fazer parte de algo maior.