RELEITURA de Obras de ARTE: NÃO USE este termo na ESCOLA!

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 25 ноя 2024

Комментарии • 6

  • @superacaoquiz
    @superacaoquiz Год назад +1

    Parabéns, seus vídeos tem agregado valor a minha visão da arte.

  • @izaneideabreu5967
    @izaneideabreu5967 Год назад +1

    Obrigada. Boa reflexão sobre a temática. Parabéns.👏👍🙏🙌🤩

  • @EdiSilva_unique
    @EdiSilva_unique Год назад +1

    Qual a sua formação acadêmica na Ciência da Arte? Espero que saiba que Arte é uma ciência reconhecida. Com certeza não é no campo da teoria das Artes Viusais, a linguistica não resolve a discussão da arte e é disso que se está falando nesse vídeo, para isso usa-se a Semiologia e não a Semiótica, que fica claro que o distinto falante não tem ideia do que seja! Sugiro que o Senhor estude um pouco de Semiótica Pierciana e Gremaisiana antes de sugerir análises de imagens, no mínimo uma cultura Gestáltica seria necessária! Saber desenhar não faz de ninguém um grande analista da arte! ;-)

    • @MarcoBaptistaArte
      @MarcoBaptistaArte  Год назад +3

      Oi Edi, tudo bem? Primeiramente, obrigado por seu comentário!
      Te respondendo: além de artista na prática, sou professor de Arte com formação em Pintura pela Escola de Belas Artes da URFJ, Mestre em Teoria e História da Arte pela UDESC e no momento estou cursando o Doutorado em teoria e História da Arte, na UDESC. Tenho aí uma boa caminhada na Arte.
      Pelo seu comentário tenho a impressão de que você não assistiu ao vídeo completo ou não o compreendeu. Nele eu falo sobre a MINHA visão acerca do tratamento da Releitura dentro da ARTE ESCOLAR e a forma que acredito ser mais interessante de trabalhá-la no contexto ESCOLAR. Dentro deste contexto Pedagógico, na interdisciplinaridade, o link com a linguística é extremamente proveitoso para os alunos do Ensino Fundamental.
      Você citou boas fontes filosóficas, contudo a Arte vai muito além disso, e isso a gente aprende com o tempo e bastante estudo.
      Tanto a Semiótica quanto a Semiologia e mesmo a Gestalt são boas bases, mas elas não dão conta de algo que surgiu antes mesmo delas. Antes mesmo de se conceber conceitos da Gestalt, por exemplo, ela já era aplicada por diversos artistas, sem mesmo existir um nome para isso. É a prática mais uma vez à frente da teoria.
      Sugiro, portanto, que não se atenha a conceitos limitantes, muito menos para a leitura de obras de Arte, pois para essa leitura precisamos de muito mais que isso, inclusive de coisas que não são sequer teorizáveis e as quais se aprendem somente com a educação visual.
      Com relação à sua frase "saber desenhar não torna ninguém um grande analista da Arte", te respondo com a frase de Paul Klee, que definitivamente é melhor que nós dois juntos: "A mão treinada sabe muito mais que a cabeça."
      Sobre Arte ser Ciência: a Arte não se atém a regras, nem fórmulas, por isso não vejo como se encaixa necessariamente como uma Ciência. A meu ver, no dia em que a Arte virar Ciência, ela morre.
      Discordamos, e tudo bem! Arte é isso mesmo.
      Abraço!