Acho eu que não existiria Jim Starlin sem essa obra também, afinal Jim Starlin desenvolve tramas cósmicas com protagonistas existencialistas em crise espiritual.
Tenho essas duas edições e realmente é algo incrível as análises filosóficas e questões existenciais do herói...recomendo muito, na Amazon o preço é bem convidativo.
Essa hq realmente foi escrita pelo Stan Lee. Surfista e Warlock eram meus personagens preferidos na infância. Acho que eu era uma criança isolada no mundo. Surfista Prateado também tem o lado poético e questionador de evitar a porradaria apesar de ser fodão. Bem típico da época paz e amor dos anos 70.
Não tem muito a ver com o vídeo em si, mas a revista do Surfista Prateado é responsável pela união de um casal dos quadrinhos! Wendy Pini (de ElfQuest) teve uma carta publicada em Silver Surfer #5, e ela diz que, por causa disso, recebeu dezenas de cartas de outros leitores, que nunca tinham visto uma mulher leitora de HQs... e um deles era Richard Pini. O contato via cartas se estenndeu para o pessoal, e os dois acabaram se casando, e estão juntos até hoje! Tudo graças ao Surfista!!
Excelente!! Você leu recentemente o volume 5 do Lendas Do Universo DC- Quarto Mundo Do Jack Kirby, publicado pela Panini?? Na história do Senhor Milagre, aparece um empresário picareta e falastrão, que se propõe a agenciar Scott Free, chamado Funky Flashman. Kirby se inspirou no Stan Lee para criar este personagem!
Legal! Só uma coisa, a revista do Surfista tinha as mesmas dimensões das outras revistas americanas da época (que eram um pouquinho maiores do que as atuais). O que tinha era mais páginas nas primeiras edições, 60+ páginas cada. A história do Surfista tinha o dobro do tamanho (40 páginas aproximadamente) e ainda havia uma segunda história em cada edição, geralmente um remake (não uma republicação!) de alguma história antiga da Marvel. Curiosamente, essa série é MUITO respeitada fora dos EUA, em particular na França e no Brasil, mas os próprios americanos têm pouca consideração por ela. Em geral a acham inferior ao material do Lee com o Kirby ou no Homem-Aranha. Reclamam do excesso de diálogos e dramaticidade exagerada. Eu acho que eles são loucos e esse título é um das melhores da história da Marvel - e uma prova de que o Stan Lee não precisava de Kirby ou Ditko para fazer boas histórias! Ironicamente, a última edição é desenhada pelo Kirby em vez do Buscema e é considerada, com razão, a pior da série... Ainda mais ironicamente, a segunda série do Surfista, que surgiu no final dos anos 1980, vendeu muito mais do que a original, embora sua única fase boa tenha sido a escrita pelo Jim Starlin.
Legal Pedro! Só fico na dúvida sobre o Giant Size. Alguns autores falam que eram edições maiores. Como nunca peguei nenhuma na mão, nem consegui uma informação precisa das dimensões, acabei confiando nesses autores. Mas esse Giant pode ser mesmo referente só ao número de páginas.
É mesmo o número de páginas. Eu já vi uma dessas edições originais à venda na França (a um preço totalmente além do meu alcance, claro!) e o formato dela era o típico da época.
Tenho essas duas compilações e é um dos meus quadrinhos preferidos da Marvel até hoje, e um dos meus personagens preferidos da vida. "Parábola", parceria do Stan Lee com o mestre Mœbius também é um clássico da editora. Tem também a Graphic Novel Os Escravagistas (ou Os Escravistas), também escrita pelo Stan Lee e outra onde o Surfista está morrendo e reflete sobre seu legado, a belíssima "Réquiem" de Jean Michael Straczynski. Fica aí essas dicas.
"O chorão das estrelas"... ahahahahah o cara sacrificou a própria humanidade, foi manipulado pelo seu criador, lutou contra o demônio (Mefisto) que queria a alma dele, ficou preso no nosso "maravilhoso" mundo, perdeu a mulher amada, incompreendido e rejeitado pelos humanos... ah... ele só tem motivos para ser alegre... claro! Ahahahahaahaha... O Surfista Prateado é fantástico!!!
Excelente reflexão! Lembro de ler Surfista quando moleque nas revistas da Abril, mesmo jovem dava perceber como era um quadrinho diferente. Tenho vontade de ler essas edições da Panini. Vc tem algum vídeo no canal sobre Parábola do Stan Leee e Moebius?
Li pouco surfista. Tenho Parábola pelos desenhos do Moebius. Em Parábola, Stan Lee está em sua fase Saint-Exupéry: é tanta frase de efeito que, como o pequeno príncipe, dava para aproveitar em frases motivacionais de papel de carta ("- não importa se lograremos êxito ou não, não há desonra em falhar, mas há sim uma única e definitiva desonra, a vergonha de não ter tentado"- ao ler essa frase do surfista pensei: "-tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas!!!" - uma pergunta: existe ainda papel de carta?)... Na real, Parábola é bem piegas...mas é isso, li pouco do personagem. Então meu comentário fica restrito a uma única obra. Obs: estou sendo injusto com Saint-Exupéry. Seu livro Terra dos homens, que conta a história dele e de seus colegas pioneiros do correio aéreo é um de meus livros preferidos de todos os tempos.
Amo o Surfista. Não sei se já leu, capaz que sim, mas Parábola, do Surfista, é muito bom nessa pegada cristã dele, rs. Ainda, é desenhado pelo Moebius (melhor parte é o desenho, a história em si é meio óbvia, mas interessante).
Uma dúvida em relação isso de atingir o público universitário: eu já li que em 1965 a revista Esquire fez uma pesquisa com universitários e que o Homem-Aranha e o Hulk pareciam junto com Bob Dylan e Che Guevara como ícones revolucionários. Não seriam então esses dois os primeiros a chegar no público universitário?
Já escutei isso. Qual é mesmo a referência? Olhando os arquivos da Esquire o que há em 1965 são matérias da juventude Hipster e universitária de Berkeley que extraem dos quadrinhos e da cultura pop figuras de contestação. Porém, naquele contexto, isso se dá muito mais pelo filtro da Pop Art e, portanto, por reminiscências infantis ou abordagens satíricas. Ao que parece, e nisso confio na pesquisa do Jean-Paul Gabilliet para dizer isso, o Surfista Prateado foi o primeiro a ser lido de maneira mais "séria". Muito obrigado pela pergunta. me fez ir nos arquivos da Esquire!
@@QuadrinhosNaSarjeta Eu que agradeço a resposta, faz sentido. Fui procurar de onde eu tirei essa informação e acredito que foi no verbete em inglês do Aranha na wikipedia, a fonte citada lá é o livro "Comic Book Nation" do Bradford W. Wright.
Pois então, teria que ir no livro, que não disponho. Passando os olhos no arquivo da revista e usando o buscador, achei referências à Mulher Maravilha, não ao Hulk. Mas penso que isso não muda a questão. Outros heróis Marvel foram recebidos pelo viés da Pop Art. Já o Surfista recebeu outro tratamento (penso que o Nick Fury do Steranko também, mas preciso confirmar).
@@QuadrinhosNaSarjeta Acompanhando o diálogo aqui, com com certeza Steranko está inserido nesse contexto, com seu traço que mesclava surrealismo, pop art e psicodelia. Por onde esse artista passou fez um "estrago" daqueles. Os dois encadernados do Nick Fury da Coleção da Salvat estão entre as melhores coisas já publicadas aqui.
Uma excelente análise sobre esse quadrinho -- Outro quadrinho menosprezado e excelente é o de Adan Warlock de Gil Kane, que tinha base religiosa e filosófica muito forte, além de bases no clássico musical JESUS CHRIST SUPERSTAR
Excelente apontamento. Apenas li o Parábola, mas que curti bastante. O que tu acha do Desaplanar? (vi atrás de você) Vale uma pauta? Acho que pode desencadear boas discussões.
Adorei essa sua analogia do surfista com cristo e do galactus com o deus do velho testamento, eu sempre percebia essas poses messiânicas do surfista, mas nunca tinha feito essa analogia kkkk.
O povo de Zenn-la é um bando de britânico fleugmático, ou talvez para usar um termo de outra língua blase. Norrin tinha o desejo de aventura, de explorar o universo, coisa que a imensa maioria do seu povo já havia perdido muito antes de ele nascer. Por isso quando Galactus aparece para devorar Zenn-la ele faz uma proposta para unir o útil (poupar o planeta) ao agradável (ele poderia viajar pelo universo com Galactus). O irônico é que após muito tempo servindo o devorador de mundos, ele acaba se tornando tão indiferente quanto o restante de seu povo, e só se dá conta disso após localizar a terra para ser alvo do seu mestre, ao interagir com o quarteto fantástico
O que foi explainado no vídeo, é verdade (as características do Silver Surfer ) porém, o que o apresentador vê como defeito, eu vejo como virtude (semântica, ok?) e quanto à narrativa bíblica....eu digo que o Superman, personagem bem mais antigo que o Surfista Prateado, tbm foi inspirado na Bíblia Sagrada e Kal El inaugurou uma Era e um gênero (de novo, o que o narrador vê como defeito , eu vejo como virtude) lembrando que NADA é criado sem REFERÊNCIAS, seja na música, no Cinema ou nos quadrinhos !!!!
Gosto muito do canal e do quadrinho, porem tenho ressalvas que ate entendo sua visão gnostica por total desconhecimento bíblico... O deus do antigo testamento (como voce fala, sendo que biblicamente isso nao existe assim como é impossivel, o messias toda hora tras o antigo testamento em sua jornada) a todo momento esta se questionando e analisando a natureza humana, vc ve isso claramente na primeira parte do gênesis onde ele apos mandar o dilivio e percebe que noé após sair da arca comente o mesmo pecado dos antigos o sacrifício (essa pratica so acaba apps a queda do segundo templo.), ele reflete sobre a destruição e reset da humanidade.. de onde vem o evento do arco iris.. Galactus em nenhum momento reflete o Senhor do exercitos, a não ser que considere uma cosmovisão gnóstica, o que já é completamente anti cristão..
O surfista é espetacular. Personagem que propõe uma reflexão filosófica. A recente hq chamada escuridão tbm é sensacional. Abraços.
Acho eu que não existiria Jim Starlin sem essa obra também, afinal Jim Starlin desenvolve tramas cósmicas com protagonistas existencialistas em crise espiritual.
A grande questão é: O surfista era prateado para refletir muito, ou refletia muito porque era prateado?
hahaha
kkkkkkkkkkkkkkk
Tenho essas duas edições e realmente é algo incrível as análises filosóficas e questões existenciais do herói...recomendo muito, na Amazon o preço é bem convidativo.
O Surfista Prateado é extremamente filosófico. Narrativas excepcionais. Tenho vários HQs do Surfista Prateado. Parabéns pela tua resenha.
Uma pena ele ainda não ter sido devidamente representado no cinema!
Essa hq realmente foi escrita pelo Stan Lee. Surfista e Warlock eram meus personagens preferidos na infância. Acho que eu era uma criança isolada no mundo. Surfista Prateado também tem o lado poético e questionador de evitar a porradaria apesar de ser fodão. Bem típico da época paz e amor dos anos 70.
Também gosto muito do Surfista desde a infância exatamente por ele destoar da turma do "quebra quebra" kkkkkk
Essas histórias foram o primeiro material da Marvel que me apaixonou quando eu era criança e até hoje é muito especial para mim. Ótimo vídeo.
Não tem muito a ver com o vídeo em si, mas a revista do Surfista Prateado é responsável pela união de um casal dos quadrinhos!
Wendy Pini (de ElfQuest) teve uma carta publicada em Silver Surfer #5, e ela diz que, por causa disso, recebeu dezenas de cartas de outros leitores, que nunca tinham visto uma mulher leitora de HQs... e um deles era Richard Pini. O contato via cartas se estenndeu para o pessoal, e os dois acabaram se casando, e estão juntos até hoje!
Tudo graças ao Surfista!!
Excelente!! Você leu recentemente o volume 5 do Lendas Do Universo DC- Quarto Mundo Do Jack Kirby, publicado pela Panini?? Na história do Senhor Milagre, aparece um empresário picareta e falastrão, que se propõe a agenciar Scott Free, chamado Funky Flashman. Kirby se inspirou no Stan Lee para criar este personagem!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK dá para entender o pq kkkkk deus Kirby era foda
Legal! Só uma coisa, a revista do Surfista tinha as mesmas dimensões das outras revistas americanas da época (que eram um pouquinho maiores do que as atuais). O que tinha era mais páginas nas primeiras edições, 60+ páginas cada. A história do Surfista tinha o dobro do tamanho (40 páginas aproximadamente) e ainda havia uma segunda história em cada edição, geralmente um remake (não uma republicação!) de alguma história antiga da Marvel.
Curiosamente, essa série é MUITO respeitada fora dos EUA, em particular na França e no Brasil, mas os próprios americanos têm pouca consideração por ela. Em geral a acham inferior ao material do Lee com o Kirby ou no Homem-Aranha. Reclamam do excesso de diálogos e dramaticidade exagerada. Eu acho que eles são loucos e esse título é um das melhores da história da Marvel - e uma prova de que o Stan Lee não precisava de Kirby ou Ditko para fazer boas histórias!
Ironicamente, a última edição é desenhada pelo Kirby em vez do Buscema e é considerada, com razão, a pior da série...
Ainda mais ironicamente, a segunda série do Surfista, que surgiu no final dos anos 1980, vendeu muito mais do que a original, embora sua única fase boa tenha sido a escrita pelo Jim Starlin.
Legal Pedro! Só fico na dúvida sobre o Giant Size. Alguns autores falam que eram edições maiores. Como nunca peguei nenhuma na mão, nem consegui uma informação precisa das dimensões, acabei confiando nesses autores. Mas esse Giant pode ser mesmo referente só ao número de páginas.
É mesmo o número de páginas. Eu já vi uma dessas edições originais à venda na França (a um preço totalmente além do meu alcance, claro!) e o formato dela era o típico da época.
Em entrevista à revista Bizz nos anos 1980 Stan Lee revelou que era o seu personagem favorito.
Caraca, seu canal foi um achado aqui no RUclips. Parabéns pelo trabalho!
Concordo plenamente! Grande canal!!!
Excelente resenha, professor Alexandre! Muito interessante. Obrigado. Abraço 👍🏻
Tenho muito carinho pelo surfista. Li ótimas histórias pelas mãos do Buscema e do Rom Lim..
Tenho essas duas compilações e é um dos meus quadrinhos preferidos da Marvel até hoje, e um dos meus personagens preferidos da vida. "Parábola", parceria do Stan Lee com o mestre Mœbius também é um clássico da editora. Tem também a Graphic Novel Os Escravagistas (ou Os Escravistas), também escrita pelo Stan Lee e outra onde o Surfista está morrendo e reflete sobre seu legado, a belíssima "Réquiem" de Jean Michael Straczynski. Fica aí essas dicas.
Ótimo video 😊
Amo te ouvir.
Bacana demais o vídeo! Curto demais o Surfista!!
A melhor resenha sobre o surfista prateado, um dos personagens que mais curto da Marvel.
O Surfista Prateado é uma obra prima
O Surfista Prateado é o herói mais deprimido que já vi.
O Surfista de John Buscema é sensacional...
"O chorão das estrelas"... ahahahahah o cara sacrificou a própria humanidade, foi manipulado pelo seu criador, lutou contra o demônio (Mefisto) que queria a alma dele, ficou preso no nosso "maravilhoso" mundo, perdeu a mulher amada, incompreendido e rejeitado pelos humanos... ah... ele só tem motivos para ser alegre... claro! Ahahahahaahaha... O Surfista Prateado é fantástico!!!
Quem puder, leia a minissérie em duas partes Réquiem.
Quando o Surfista fica preso na Terra é como o Verbo que se fez carne.
Sociedade sem desejo acabaria. A humanidade sempre vai ter desejos
Ótima análise.
Análise sensacional!
é impressionante como em 2 anos o Linck evoluiu tanto em termos de carisma.
parece até outro cara
Não sei carisma, mas ele ficou bem mais a vontade falando com a câmera
senti falta te comentares da Graphic Novel do Moebius
Excelente reflexão! Lembro de ler Surfista quando moleque nas revistas da Abril, mesmo jovem dava perceber como era um quadrinho diferente. Tenho vontade de ler essas edições da Panini. Vc tem algum vídeo no canal sobre Parábola do Stan Leee e Moebius?
o surfista tem os melhores wallpapers
Li pouco surfista. Tenho Parábola pelos desenhos do Moebius. Em Parábola, Stan Lee está em sua fase Saint-Exupéry: é tanta frase de efeito que, como o pequeno príncipe, dava para aproveitar em frases motivacionais de papel de carta ("- não importa se lograremos êxito ou não, não há desonra em falhar, mas há sim uma única e definitiva desonra, a vergonha de não ter tentado"- ao ler essa frase do surfista pensei: "-tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas!!!" - uma pergunta: existe ainda papel de carta?)...
Na real, Parábola é bem piegas...mas é isso, li pouco do personagem. Então meu comentário fica restrito a uma única obra.
Obs: estou sendo injusto com Saint-Exupéry. Seu livro Terra dos homens, que conta a história dele e de seus colegas pioneiros do correio aéreo é um de meus livros preferidos de todos os tempos.
Muito bom. Eu não sabia que a revista do Surfista originalmente era em tamanho grande. Sabia que não era mensal e que tinha mais páginas!
Video muito foda!!
Amo o Surfista. Não sei se já leu, capaz que sim, mas Parábola, do Surfista, é muito bom nessa pegada cristã dele, rs. Ainda, é desenhado pelo Moebius (melhor parte é o desenho, a história em si é meio óbvia, mas interessante).
Teve um filme estrelado por Richard Geere, onde o HQ do surfista aparecia muito. O personagem principal gostava de lê-lo.
O nome do filme é Gigolô Americano.
Na verdade o filme é Breathless (1983), no Brasil foi chamado de "A Força do Amor", passava muito na Globo.
Exelente vídeo.
Análise incrível.
Uma dúvida em relação isso de atingir o público universitário: eu já li que em 1965 a revista Esquire fez uma pesquisa com universitários e que o Homem-Aranha e o Hulk pareciam junto com Bob Dylan e Che Guevara como ícones revolucionários. Não seriam então esses dois os primeiros a chegar no público universitário?
Já escutei isso. Qual é mesmo a referência? Olhando os arquivos da Esquire o que há em 1965 são matérias da juventude Hipster e universitária de Berkeley que extraem dos quadrinhos e da cultura pop figuras de contestação. Porém, naquele contexto, isso se dá muito mais pelo filtro da Pop Art e, portanto, por reminiscências infantis ou abordagens satíricas. Ao que parece, e nisso confio na pesquisa do Jean-Paul Gabilliet para dizer isso, o Surfista Prateado foi o primeiro a ser lido de maneira mais "séria".
Muito obrigado pela pergunta. me fez ir nos arquivos da Esquire!
@@QuadrinhosNaSarjeta Eu que agradeço a resposta, faz sentido. Fui procurar de onde eu tirei essa informação e acredito que foi no verbete em inglês do Aranha na wikipedia, a fonte citada lá é o livro "Comic Book Nation" do Bradford W. Wright.
Pois então, teria que ir no livro, que não disponho. Passando os olhos no arquivo da revista e usando o buscador, achei referências à Mulher Maravilha, não ao Hulk. Mas penso que isso não muda a questão. Outros heróis Marvel foram recebidos pelo viés da Pop Art. Já o Surfista recebeu outro tratamento (penso que o Nick Fury do Steranko também, mas preciso confirmar).
@@QuadrinhosNaSarjeta Acompanhando o diálogo aqui, com com certeza Steranko está inserido nesse contexto, com seu traço que mesclava surrealismo, pop art e psicodelia. Por onde esse artista passou fez um "estrago" daqueles. Os dois encadernados do Nick Fury da Coleção da Salvat estão entre as melhores coisas já publicadas aqui.
Caramba!!! Eu nunca iria fazer essa relação do surfista prateado com Jesus.
Sou fã desde que li pela primeira vez
Faz sentido isso do surfista ter uma iconografia Cristica o proprio Adam Warlock nas primeiras historias tbm tinha muito disso!
Ótimo vídeo.
vim achando que nao ia ser nada de mais e adorei sua analise do personagem.. e olha que nao curto nada o surfistão. Parabens Linck
Acho ele fantástico
O Surfista é o Horácio da Marvel.
Saudações. Estou preparando um artigo sobre ética, moral, filosofia e Surfista Prateado. Você poderia indicar algum material para leitura? Obrigado.
Eu amo esse personagem
Uma excelente análise sobre esse quadrinho -- Outro quadrinho menosprezado e excelente é o de Adan Warlock de Gil Kane, que tinha base religiosa e filosófica muito forte, além de bases no clássico musical JESUS CHRIST SUPERSTAR
Legal
Excelente apontamento. Apenas li o Parábola, mas que curti bastante.
O que tu acha do Desaplanar? (vi atrás de você)
Vale uma pauta? Acho que pode desencadear boas discussões.
Verdade. Uma boa comentar Desaplanar. Faz tempo que o pessoal vem pedindo.
❤❤❤
Amo o Surfista ❤
Adorei essa sua analogia do surfista com cristo e do galactus com o deus do velho testamento, eu sempre percebia essas poses messiânicas do surfista, mas nunca tinha feito essa analogia kkkk.
Existe algum paralelismo (geral ou específico) entre o Surfista e o Watchmen?
Surfista prateado melhor heroi da marvel
O povo de Zenn-la é um bando de britânico fleugmático, ou talvez para usar um termo de outra língua blase. Norrin tinha o desejo de aventura, de explorar o universo, coisa que a imensa maioria do seu povo já havia perdido muito antes de ele nascer. Por isso quando Galactus aparece para devorar Zenn-la ele faz uma proposta para unir o útil (poupar o planeta) ao agradável (ele poderia viajar pelo universo com Galactus). O irônico é que após muito tempo servindo o devorador de mundos, ele acaba se tornando tão indiferente quanto o restante de seu povo, e só se dá conta disso após localizar a terra para ser alvo do seu mestre, ao interagir com o quarteto fantástico
Galactus
Doctor doom
Duende verde
The best
O que foi explainado no vídeo, é verdade (as características do Silver Surfer ) porém, o que o apresentador vê como defeito, eu vejo como virtude (semântica, ok?) e quanto à narrativa bíblica....eu digo que o Superman, personagem bem mais antigo que o Surfista Prateado, tbm foi inspirado na Bíblia Sagrada e Kal El inaugurou uma Era e um gênero (de novo, o que o narrador vê como defeito , eu vejo como virtude) lembrando que NADA é criado sem REFERÊNCIAS, seja na música, no Cinema ou nos quadrinhos !!!!
O Homem Aranha tinha grande alcance entre os universitários .
Caro apresentador o que você considera punho de ferro como Buda ?
O Super Man lembra o messias hebreu, o Surfista lembra o messias cristão, as analogias são muitas.
Meu personagem favorito da Marvel
Video bacana
O chorão das estrelas
Gosto mais dessa versão do Link do que a atual tipo humorista pastelão youtuber
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Surfista prateado me lembra o joe satriani
Mas e o fred mercury prateado?
engraçado ver esse personagem tão pomposo de antigamente!!!
Utopia burguesa de ausência de desejo foi um horror. Até cancelei a inscrição.
Relax nerdola
Ué
Gosto muito do canal e do quadrinho, porem tenho ressalvas que ate entendo sua visão gnostica por total desconhecimento bíblico... O deus do antigo testamento (como voce fala, sendo que biblicamente isso nao existe assim como é impossivel, o messias toda hora tras o antigo testamento em sua jornada) a todo momento esta se questionando e analisando a natureza humana, vc ve isso claramente na primeira parte do gênesis onde ele apos mandar o dilivio e percebe que noé após sair da arca comente o mesmo pecado dos antigos o sacrifício (essa pratica so acaba apps a queda do segundo templo.), ele reflete sobre a destruição e reset da humanidade.. de onde vem o evento do arco iris.. Galactus em nenhum momento reflete o Senhor do exercitos, a não ser que considere uma cosmovisão gnóstica, o que já é completamente anti cristão..