Vim aqui 4 anos depois de lançarem o vídeo porque acabei de ler o livro e fiquei sem entender direito o final (na verdade eu vi que entendi, mas é tão maluco que não acreditei, hahahaha) e esse vídeo me fez amar o livro 110% mais. Saber de toda essa história do livro, do autor, me fez ter uma visão mais completa da história contada no livro. Sensacional!!!
Cara, eu amo tudo que já foi lançado do Philip K. Dick. E o mais impressionante é, como ele conseguiu produzir tantas obras seminais tendo uma vida tão conturbada e maluca. Só pra listar alguns acontecimentos que não foram citados no vídeo: Ele nasceu prematuro em um parto complicado onde sua irmã gêmea morreu por conta da doença renal da mãe. Ele relatou diversas vezes que sentia à presença da irmã em diversos momentos da vida, e que se sentia incompleto. Houve um período da vida em que Dick viveu em extrema miséria, chegando a comer carne de cavalo para sobreviver. Dick também fez uso desenfreado de substâncias como: ritalina, anfetaminas, mescalina e LSD (que o rendeu uma visão divina), substâncias que, posteriormente, seriam um ponto agravante de sua morte prematura por AVC. Ele se casou 5 vezes durante a vida. E, por fim, em uma de suas viagens teve a "visão do raio rosa" que daria início a produção dos textos que vocês comentaram no vídeo, EXEGESE. Visão essa, que o antecipou uma doença não detectada pelos médicos do filho mais novo. Existe um quadrinho sobre esta história desenhado pelo Crumb. Ótimo video, pessoal.
@@carloscastro8095 Não entendi direito seu questionamento. Como não existe ciência nas obras dele? Talvez sua compreensão sobre ficção científica seja mais restrita, conservadora. Eu precisaria que você me explicasse melhor, se possível com um exemplo, o que você considera ficção científica?
@@jacksonmelo6658 Boa Noite! Simples me cite uma boa descrição científica na obra dele? Telecinécia? Pecogs? E outras asneiras pseudos científicas abundam.
@@jacksonmelo6658 Ele poderia ser bem classificado em fantasia. Contudo nem aí acho que o mesmo teria significância. O Tolkien a Rowling dão de lavada.
@UCoY2RXEydg8xXme4AUogvLA Novamente boa noite. Novamente não vejo nenhuma ciência em Precogs, Telecinéticos, fala com os mortos entre tantas baboseiras pseudo científicas a abundam seus livros. Isto não é ciência social, nem antropológica nem humana. Está mais para a cultura new age e suas percepções extra sensoriais que o Dick se mesclou. Adubado com muito LSD e outras drogas. Seus livros são confusos. As idéias filosóficas deles são pífias e risíveis. Creio que o culto se devem muito aos Filmes. Que não tem nada, repito nada, tem haver com seus livros. Digo isto pois já li muita obra dele, inclusive muitas não publicada aqui. A última (que ganhei de presente) é intragável, totalmente confusa e caótica (Labirinto da morte). Um autor como este ser valorizado no espaço como ficção científica e de deixar contrariado qualquer um. Quer uma autora que aborda as questões humanos e sociais maravilhosamente: Úrsula le Guin. Um autor que aborda as questões humano máquina: O Brilhante e prolífico Isaac Asimov. Verdadeiros autores de ficção científica como Poul Anderson, Brian Aldiss, Stephen Baxter, Ben Bova que trabalham brilhantemente a ciência dentro de suas obras são desconhecido. Enquanto que esta nulidade na ciência brilha. E equiparar ele a monstros como um Verde, um Wells e um Clarke é não conhecer nada do que é Ficção Científica.
Acabei de ler o livro e esse vídeo complementou muito! Ajudou a entender o final que o autor escreveu, e outras coisas na história também! Livro incrível, vale muito a pena!
Essa história da cordinha da lâmpada do banheiro o PKD utilizou em O Tempo Desconjuntado e é justamente quando o personagem começa a duvidar da própria realidade. Livro excelente, se não tiver vídeo dele, vcs poderiam fazer.
Isso é como pedir a alguém que acabou de lançar um vídeo sobre Kubrick um vídeo relacionado ao Hitchcock. Você não se sente uma fraude pedindo algo tão óbvio? E eu ñ faço essa pergunta como uma retórica de alguém que quer te insultar ou qlq coisa do gênero. Eu faço isso pq o que você fez é o q é intuitivo pra mim e pra você e pra várias pessoas que curtem esses autores; mas a gente têm que escapar das respostas fáceis ( dos autores óbvios nesse caso). Ao invés de esperar um vídeo sobre um autor que tu já conhece, sabendo o que esperar na meia hora que seguirá; busque um novo autor, algo contra intuitivo. Porque esse canal como a maioria, tende a(nem sempre) expor a resposta fácil. Naturalmente, ñ te conheço; mas tenho certeza que você entende a redoma cognitiva a qual me refiro. É assim q funciona no youtube.A gente smp tende a ouvir sobre os mesmos autores, e a receber sempre as já conhecidas respostas.
Eu li recentemente O Tempo Desconjuntado dele, e tem muito a ver com essa ideia que ele teve de não estar vivendo em uma realidade real, inclusive esse fato que vocês citaram que ele teve no banheiro tentando puxar uma cordinha que não estava lá, acontece com um personagem da história, e é o pontapé para ele desconfiar de tudo a sua volta. Fantástico! Quero muito ler O Homem do Castelo Alto! Video maravilhoso!
Mano a serie da AMAZON é massa! Apesar das diferenças do livro! As adaptação metalinguisticas do "grasshopper lies heavy" brilhantes...vale muito a pena a partir da segunda temporada.
Obrigado pelo excelente video! Não conhecia esse livro, mais fiquei muito interessado e vou tentar ir atras dele. Videos como esse, na minha opinião, estimulam muito a pratica da leitura. Esses estimulos ajudam a combater aquela ideia preconcebida que ler é algo chato.
Ainda não li o livro mas a série "O Homem do Castelo Alto" é MUITO boa. Até me interessei de ler o livro por causa da série. E sim, o Daniel tem razão, a primeira temporada é bem arrastada. A partir da segunda melhora consideravelmente.
@@erickleal8733 final decepcionante e o desenvolvimento para o ep final eh estranho, principalmente 2 coisas, o destino do melhor personagem da série john smith é mal feito e a uktima cena da série eh totalmente confusa
@@Medversitario Putz, não assisti a última temporada. E do jeito que todo mundo tá falando nem vou arriscar. Pô sacanagem, a terceira temporada termina com um bom cliff hanger.
Assisti a série primeiro e fiquei decepcionado ao ler o livro. Bem diferente. Mas me abriu as portas para ler Dick. E agora me abriu as portas para conhecer este canal. Amo ler e amo Fícção Científica.
Com esse relato/resenha de vocês fiquei apaixonado e louco pra poder adquirir este livro pra ler! Sério, não tinha noção de quão profundo era esse livro. Já tinha começado a ver a série e tinha curtido.
Vídeo ótimo!! Fiquei muito curioso em ler o livro depois de assistir a série "The Man In the High Castle" lá na Amazon Prime. Essa nova edição está linda!
Tô amando essa frequência de vídeos sobre literatura “tradicional”. Quero ler praticamente todos que vocês indicam; alguns eu já tinha lido, como A Metamorfose. Continuem que tá bonito! Hahaha abraço
7:00 Então, sobre esses questionamento... Eu me surpreendo que ele ainda seja feito hoje em dia. Pois o Japão Imperial chega a ser pior que o Nazismo em diversos pontos. No período pós revolução Meiji o Japão se focou em se colocar dentre as maiores nações do mundo, usando de táticas como a republica dos canhoneiros para dominar outros países asiáticos, como podemos ver no caso da Coreia, que por meio de ameaça de bombardeio por meio de navios canhoneiros foi reduzida a protetorado japones e sumariamente dominada. O japão queria se colocar como único o país, dentre os grandes imperialistas, que tem o direito de domínio sobre a Ásia e chegou a entrar em guerra contra a russia em 1905 pelo domínio de território chinês (esta guerra foi a primeira a usar metralhadoras na história humana). Como fruto deste expansionismo e movimento de industrialização dentro do japão surgiu um discurso ultranacionalista ainda no século XIX e esse discurso evoluiu ainda mais durante o início do século XX dando origem ao que ficou denominado como Nacionalismo Showa, ou como alguns chama: Fascismo japonês. Nesta etapa a expansão não ficou apenas no domínio, mas criou também uma discurso novo que procurava legitimar o domínio japonês sobre outros países asiáticos por meio de racismo e preconceito, colocando os outros povos asiáticos como inferiores que deveriam ser forçados a um estado de servidão. Quando se tem início as guerras de expansão japonesa e, principalmente, a Segunda Guerra Sino-Japonesa em 1937 esse discurso de ódio e racismo evolui para alguns dos episódios mais grotescos e degradantes da história humana. Com episódios como o do estupro de Nanquim, onde uma cidade inteira sofreu com assassinatos e estupros em massa com no MÍNIMO 50 mil mortos (todos civis ou combatentes DESARMADOS), mas segundo estimativas esse número pode chegar até a 300 mil vítimas. Ainda temos a trágica história das Wianbu, mulheres que o exército japonês escravizou, muitas vezes sequestrando-as ou enganando-as com propostas de emprego, e forçou-as a servirem de escravas sexuais a suas tropas durante as diversas guerras pelo continente asiático. Há muito debate sobre o número de mulheres escravizadas, mas podemos dizer que seu número chegou pelo menos a 100 mil, com muitas sendo estupradas 30 ou 50 vezes POR DIA. Isso para não falar que o Japão ainda testou armas químicas em prisioneiros de guerra, soldados japoneses torturam prisioneiros e até faziam competições sobre quem conseguia matar mais prisioneiros de guerra. Isso somente para falar de alguns dados que encontrei em minhas pesquisas em livros e teses acadêmicas sobre o assunto. Japão imperial foi um governo que, no mínimo, deve ser igualado ao Nazismo.
@@Fernanda-wn4rm Sim, eles vieram a publico na década de 90 quando um autor japones utilizou o tema das Wianbu em um "romance biografico", os relatos na história dele não eram verídicos, porém trouxe a atenção aos casos que eclodiram. Até hoje muitos japoneses negam a história das Wianbu, dizendo que são todas baseadas nesse livro desse autor. Porém eles não veem que embora, esse autor em especifico, não tenha relatado fatos, muitos documentos e relatos foram descobertos de lá para cá. Desde Relatos pessoais de mulheres que foram escravizadas, até mesmo pronunciamentos oficiais do governo japonês que citam casos de sequestro e coerção no emprego dessas mulheres em memorandos para o exercito na época.
@@kelvinribas7476 muito interessante o seu relato. Pode se dizer que esses fatos históricos embora não tão recentes tenham moldados de forma negativa ou pesada em sua cultura no pós guerra? O seu comentário com relatos que eu leio e ouço da realidade do país e suas dificuldades de relacionamento interpessoais me levaram a confrontar esses pontos.
@@fabianosoares2281 Há algumas teorias sobre como a sociedade Japonesa atual tenta se distanciar da realidade do Japão imperial e de suas responsabilidades depois de terem sofrido os ataques de Hiroshima e Nagasaki. Alguns estudiosos, como Ben Hamamoto, apontam que essa vitimização resultou em um silêncio passivo da comunidade japonesa. Impossibilitando até mesmo a introspecção destas responsabilidades históricas e alimentando uma certa busca imediatista dentro da sociedade. Como se eles quisessem fazer o passado deixar de existe em uma alienação cega, se entregando para o consumismo e os bens materiais no lugar das relações interpessoais e sociais. Acho sim que essa questão possa ter colaborado para o caráter atual da sociedade japonesa. Mas ela per si não explica tudo. Principalmente no quesito histórico, pois agora que décadas de alienação tomaram a sociedade japonesa surge um movimento que tenta negar as realidades dos crimes de guerra do japão imperial. Voltando para o seu tópico, talvez seja necessário se voltar mais para a sociedade japonesa em si para entender como chegou a isso. Diria até mesmo que até ali por volta da década de 70-80 as relações interpessoais talvez fossem mais diversas e abertas do que nos dias de hoje, no período final da reconstrução do japão no pós guerra, quando o movimento sindicalista japones ainda tinha força. Não sei exatamente porque, mas depois dessa época este tipo de movimento de massas perdeu alcance dentro do japão e uma sociedade mais individualista tomou conta.
Vcs leram meu pensamento... estava assistindo a serie da amazon, mas como tempo ta dificil e ela nao estava me prendendo, estou pensando em abandonar e ler o livro. O like ja ta ai, o programa eu vou assistir na hora do meu almoco. Uma dica pra geral.. "Androides sonham com ovelhas eletricas?" Estava por R$10,00 a versao eletronica pelo google play. Talvez ainda esteja
Acho esse livro muito bacana. Apesar de particularmente não ter sido muito fã do final, a contextualização do autor de um mundo pós WW2 em que o eixo saiu vencedor, é simplesmente impecável. Recomendo pra quem gosta de livros sobre o tema.
@@gustavinho.delima *a balela, isto é próprio dela, percorre o mundo em um segundo enquanto a verdade, sempre caluniada e banida demanda quase uma vida para talvez ser percebida* *"Acesse comentários em "*Dinâmica global, manifesto do grande despertamento contra a grande redefinição, parte 2* e confira se é coerente com a narrativa deste livro de Philip K. Dick*
@@catioroforasterodeloeste4790 *a balela, isto é próprio dela, percorre o mundo em um segundo enquanto a verdade, sempre caluniada e banida demanda quase uma vida para talvez ser percebida* *"Acesse de 1938, o pdf "germany and england Nesta Webster sweet liberty" e confira se é coerente com a narrativa deste livro de Philip K. Dick*
Eu acabei de terminar esse livro e nossa, sinto que estou com muitas dúvidas e perguntas relativas ao final. Mas, definitivamente é uma leitura bem diferente das que já li
Acabei de terminar! Muito obrigado pela recomendação , é um livro 4.6/5 . Os personagens são ótimos e bem trabalhados durante todo o livro , e dificilmente fica cansativo acompanhá-los , porém eu achei o final simples , poderia ter continuado por mais alguns capítulos tranquilamente .
K. Dick já é um dos meus autores favoritos! Sobre ganhar uma guerra onde não si sabe quem ganhou muita gente afirma que os EUA perderam a guerra fria tenho que concordar sobre isso! As nossas democracias estão cada vez pior ela si provou ser o deus que falhou!
Vim aqui depois de ver a ultima temporada da série produzida pela amazon e nossa é muito diferente do livro, mas muito boa também, deixa a desejar muita coisa, mas eu gostei mto!
Gosto muito dos vídeos onde vocês comentam livros importantes para o "mundo nerd". Legal que sempre saem vários comentários bacanas dito por vocês, sobretudo do Alexandre e Daniel. Esse livro tenho faz um tempo, é da capa anterior a esse e está pendente de leitura; vamos ver se consigo passá-lo na frente de outro, hahaha! Sucesso, pessoal!
Terminei também. Achei confuso o final também. Uma das melhores séries que assisti. Alguém sabe explicar? Entendi que são pessoas de outra dimensão que estão fugindo de um mundo pior. E o homem do Castelo Alto talvez não seja daquele mundo.
Seria massa o Danielzinho fazendo vídeos sobre música também. Quem acompanha o Instagram dele sabe do bom gosto musical dele. Bacana ele compartilhar as ideias dele sobre isso, com essa qualidade que vocês abordam os demais assuntos do PN. Fica a dica aí
Parabéns pelo canal, pela editora, na atualiade a melhor do Brasil. Sugestão: Um programa sobre o quadrinho francês, revolucionário, PAULETTE do Wolinski. Abraços 🤘
Só apontando uma falha no começo do vídeo, que o Japão é Chintoista e Budista e não Taoista, que é a religião Chinesa e que seria uma das Bases do I Ching! - Fonte, minha mãe que ama esse livro!! rs ( OBS: meus pais usam bastante o I Ching quando tem uma grande decisão ou dificuldades na vida deles)
Excelente análise, vocês 3 são feras, e Philip K. Dick foi o maior nome de um estilo literário pouco falado, não Sci-Fi, mas Paranoid Fiction, uma versão do romance psicológico levado ao absurdo, e onde as paranoias e delírios das mentes dos personagens têm enorme peso narrativo. Dostoiévski e Kafka também se encaixam nesse estilo, mas Philip K. Dick foi o mais destacado nessa estética paranoica dentro do gênero da Ficção Científica. Ah, e as drogas que ele usava eram, basicamente, metanfetaminas, com o intuito de produzir e escrever mais intensamente. A psicodelia esteve muito mais presente em sua obra literária do que em sua vida pessoal, embora ele tenha usado psicodélicos algumas vezes e tenha convivido muito com a população jovem da grande San Francisco entre o fim dos anos 1960 e início dos 1970. Seu vício mais influente foi em relacionamentos, teve 5 casamentos e outros tantos casos; Emanuel Carrere, seu biógrafo, disse que PKD era um apaixonado serial, pois se apaixonava facilmente e se meteu em inúmeras roubadas por isso, teve a vida pessoal muito conturbada, mas também muito intensa e afetuosa, sendo ele próprio uma pessoa apaixonante, magnética, além de extremamente erudito e inteligente. Infelizmente, mesmo após vencer o Prêmio Hugo, K. Dick não teve as finanças em ordem até o fim de sua vida, e somente nos últimos anos conseguiu ter um retorno financeiro relativamente bom para a época, basicamente após a compra dos direitos para a filmagem de Blade Runner, em meados dos anos 1970. Infelizmente, Dick nos deixou muito prematuramente, sem ver sua carreira e seu nome tornarem-se o grande sucesso mundial que é hoje, sem ver Blade Runner, Total Recall ou Minority Report, e privando o mundo de ler, possivelmente, inúmeras outras de suas obras. Philip K. Dick nasceu em 1928 e faleceu em 1982, mesmo ano em que nasci, mas sua influência em minha vida foi enorme. Mas ele deve estar em alguma realidade parelela por aí, vivendo num mundo em que ele está vivo e nós estamos mortos. Abraços, Pipoca e Nanquim, sucesso!
A série eh ótima! Faz a gente refletir muito sobre o que seria com a vitória dos nazistas na segunda guerra. O único ponto eh que na "vida real" a maioria dos personagens teria morrido já na primeira temporada na mão dos nazistas e japoneses, visto as inúmeras oportunidades que tiveram de mata-los. Mas eh uma série falando sobre realidades paralelas, não tem como querer nada super verossímil nesse sentido.
Vídeo top! Aleph outra editora do meu coração!! Só uma pergunta que não é relacionado ao tema do vídeo, na verdade duas: Quando vão falar sobre reimpressões de um pedaço de madeira e aço? E vai sair caixinha para o cannon?
Eles jah comentaram sobre isso de forma vaga. Tanto um pedaço de madeira e aço qt anel do nibelungo serao reimpressos, provavelmente esse ano ainda. Cannon eles comentaram q tao estudando sobre mas, soh no ano vem.
Boa resenha da obra de Dick rapeize, acabo de terminar a série. Uma informação: a frase "o gafanhoto se tornará pesado" está no livro Eclesiastes da Bíblia, capítulo 12, no versículo 5. Valeu!
Já vi um vídeo de uma palestra a universitários, em que o Phillip K. Dick descreve a Matrix. Deve ser década de 1970... e é engraçado perceber que alguns riem na plateia. O conceito certamente era muito mais alienígena para a época
Por favor gostaria de saber se alguém poderia me informar o roteirista autor dessa frase sobre a Fortaleza da Solidão: ""Este é o único lugar onde eu possa relaxar e trabalhar sem ser incomodado! Ninguém suspeita de sua existência, e ninguém pode penetrar na rocha sólida, da qual ela é cortada!". Também gostaria de saber em qual história em quadrinhos essa frase aparece se possível. Eu ficaria bastante grato.
Não sei porque mas eu chorei bastante quando eu soube oque aconteceu com os lideres da união sovietica, Reino Unido, Estados unidos que são Joseph Stalin (URSS), Winston Churchill (UK) e o Franklin Delano Roosevelt (USA).
Fala galera! Papo showw. O assunto do PKD, sobre Roma Antiga, é que ele teve muitos insites quando extraiu um dos sisos e ficou sob efeitos de remédios, segundo ele, onde começou a ter muitas visões. Aí, dentro dessas visões ele Thomas, um cristão perseguido pelos romanos, pós crucificação; e quando ele saia das visões, voltava a ser o PKD.
A série é ótima. Mas apenas se na baseia vagamente no livro. Quem estiver atrás de uma adaptação para a TV vai se decepcionar. A vantagem é que se pode ver a série e ler o livro sem prejuízos.
Vim aqui 4 anos depois de lançarem o vídeo porque acabei de ler o livro e fiquei sem entender direito o final (na verdade eu vi que entendi, mas é tão maluco que não acreditei, hahahaha) e esse vídeo me fez amar o livro 110% mais. Saber de toda essa história do livro, do autor, me fez ter uma visão mais completa da história contada no livro. Sensacional!!!
Cara, eu amo tudo que já foi lançado do Philip K. Dick.
E o mais impressionante é, como ele conseguiu produzir tantas obras seminais tendo uma vida tão conturbada e maluca.
Só pra listar alguns acontecimentos que não foram citados no vídeo:
Ele nasceu prematuro em um parto complicado onde sua irmã gêmea morreu por conta da doença renal da mãe.
Ele relatou diversas vezes que sentia à presença da irmã em diversos momentos da vida, e que se sentia incompleto.
Houve um período da vida em que Dick viveu em extrema miséria, chegando a comer carne de cavalo para sobreviver.
Dick também fez uso desenfreado de substâncias como: ritalina, anfetaminas, mescalina e LSD (que o rendeu uma visão divina), substâncias que, posteriormente, seriam um ponto agravante de sua morte prematura por AVC.
Ele se casou 5 vezes durante a vida.
E, por fim, em uma de suas viagens teve a "visão do raio rosa" que daria início a produção dos textos que vocês comentaram no vídeo, EXEGESE.
Visão essa, que o antecipou uma doença não detectada pelos médicos do filho mais novo.
Existe um quadrinho sobre esta história desenhado pelo Crumb.
Ótimo video, pessoal.
Faltou um detalhe!! Não existe ciência nos livros deles. Ou seja que raios ele faz na alcunha de ficção científica???
@@carloscastro8095 Não entendi direito seu questionamento. Como não existe ciência nas obras dele?
Talvez sua compreensão sobre ficção científica seja mais restrita, conservadora.
Eu precisaria que você me explicasse melhor, se possível com um exemplo, o que você considera ficção científica?
@@jacksonmelo6658 Boa Noite! Simples me cite uma boa descrição científica na obra dele? Telecinécia? Pecogs? E outras asneiras pseudos científicas abundam.
@@jacksonmelo6658 Ele poderia ser bem classificado em fantasia. Contudo nem aí acho que o mesmo teria significância. O Tolkien a Rowling dão de lavada.
@UCoY2RXEydg8xXme4AUogvLA Novamente boa noite. Novamente não vejo nenhuma ciência em Precogs, Telecinéticos, fala com os mortos entre tantas baboseiras pseudo científicas a abundam seus livros. Isto não é ciência social, nem antropológica nem humana. Está mais para a cultura new age e suas percepções extra sensoriais que o Dick se mesclou. Adubado com muito LSD e outras drogas.
Seus livros são confusos. As idéias filosóficas deles são pífias e risíveis. Creio que o culto se devem muito aos Filmes. Que não tem nada, repito nada, tem haver com seus livros.
Digo isto pois já li muita obra dele, inclusive muitas não publicada aqui. A última (que ganhei de presente) é intragável, totalmente confusa e caótica (Labirinto da morte).
Um autor como este ser valorizado no espaço como ficção científica e de deixar contrariado qualquer um. Quer uma autora que aborda as questões humanos e sociais maravilhosamente: Úrsula le Guin. Um autor que aborda as questões humano máquina: O Brilhante e prolífico Isaac Asimov. Verdadeiros autores de ficção científica como Poul Anderson, Brian Aldiss, Stephen Baxter, Ben Bova que trabalham brilhantemente a ciência dentro de suas obras são desconhecido. Enquanto que esta nulidade na ciência brilha. E equiparar ele a monstros como um Verde, um Wells e um Clarke é não conhecer nada do que é Ficção Científica.
Sempre que vejo obras que tratam a realidade e o que de fato é real, penso logo em Westworld ❤️.
"Você já questionou a natureza da sua realidade?"
Eu adoro esses programas especiais sobre as novas publicações da Aleph
"""novas"""
Tomie, li esses tempo e gostei muito.
Confesso que não havia compreendido tudo isso ao ler o livro. Mas parando para refletir, realmente, incrível
Pipoca e Nanquim, ficaria muito feliz se vcs lançassem a trilogia Berlin do Jason Lutes.
Quem mais gostaria que eles lançassem da UP por favor!
Acabei de ler o livro e esse vídeo complementou muito! Ajudou a entender o final que o autor escreveu, e outras coisas na história também! Livro incrível, vale muito a pena!
Essa história da cordinha da lâmpada do banheiro o PKD utilizou em O Tempo Desconjuntado e é justamente quando o personagem começa a duvidar da própria realidade. Livro excelente, se não tiver vídeo dele, vcs poderiam fazer.
Seria mt legal se vc fizessem um video sobre o autor William Gibson e a triologia Sprawl(Neuromancer,Count Zero, Monalisa Overdrive)
Concordo! E tem uma imensa quantidade de autores. Clarke, Poul Anderson, Brian Aldiss entre muitos outros também.
Quando alguém pagar, eles fazem
Isso é como pedir a alguém que acabou de lançar um vídeo sobre Kubrick um vídeo relacionado ao Hitchcock. Você não se sente uma fraude pedindo algo tão óbvio? E eu ñ faço essa pergunta como uma retórica de alguém que quer te insultar ou qlq coisa do gênero. Eu faço isso pq o que você fez é o q é intuitivo pra mim e pra você e pra várias pessoas que curtem esses autores; mas a gente têm que escapar das respostas fáceis ( dos autores óbvios nesse caso). Ao invés de esperar um vídeo sobre um autor que tu já conhece, sabendo o que esperar na meia hora que seguirá; busque um novo autor, algo contra intuitivo. Porque esse canal como a maioria, tende a(nem sempre) expor a resposta fácil.
Naturalmente, ñ te conheço; mas tenho certeza que você entende a redoma cognitiva a qual me refiro.
É assim q funciona no youtube.A gente smp tende a ouvir sobre os mesmos autores, e a receber sempre as já conhecidas respostas.
adoro quando vocês três se reúnem para indicar um livro
um salve de Santa Barbara do Oeste #unidospeloPN
Eu sou suspeito pra falar do Philip K. Dick pois, é um dos autores que eu mais gosto.
Concordo com voces sobre a série, é só mais uma série
Caraca me venderam o livro, ótimo video
Eu li recentemente O Tempo Desconjuntado dele, e tem muito a ver com essa ideia que ele teve de não estar vivendo em uma realidade real, inclusive esse fato que vocês citaram que ele teve no banheiro tentando puxar uma cordinha que não estava lá, acontece com um personagem da história, e é o pontapé para ele desconfiar de tudo a sua volta. Fantástico! Quero muito ler O Homem do Castelo Alto! Video maravilhoso!
Mano a serie da AMAZON é massa! Apesar das diferenças do livro! As adaptação metalinguisticas do "grasshopper lies heavy" brilhantes...vale muito a pena a partir da segunda temporada.
Obrigado pelo excelente video! Não conhecia esse livro, mais fiquei muito interessado e vou tentar ir atras dele. Videos como esse, na minha opinião, estimulam muito a pratica da leitura. Esses estimulos ajudam a combater aquela ideia preconcebida que ler é algo chato.
Vocês são muito bons nos comentários e análises que a obra de Phillip K. nos oferece. Maravilha de vídeo!
De todas as histórias que vocês já apresentaram aqui, essa foi a que mais me deixou com vontade de ler
Ainda não li o livro mas a série "O Homem do Castelo Alto" é MUITO boa. Até me interessei de ler o livro por causa da série. E sim, o Daniel tem razão, a primeira temporada é bem arrastada. A partir da segunda melhora consideravelmente.
Sim a primeira e meio morna,mas pra mim a 4 temporada foi a pior e me arrependi de ver a 4 temporada
@@snownimous Putz, não assisti a quarta. É tão ruim assim?
O final foi sem sal
@@erickleal8733 final decepcionante e o desenvolvimento para o ep final eh estranho, principalmente 2 coisas, o destino do melhor personagem da série john smith é mal feito e a uktima cena da série eh totalmente confusa
@@Medversitario Putz, não assisti a última temporada. E do jeito que todo mundo tá falando nem vou arriscar. Pô sacanagem, a terceira temporada termina com um bom cliff hanger.
Assisti a série primeiro e fiquei decepcionado ao ler o livro. Bem diferente. Mas me abriu as portas para ler Dick. E agora me abriu as portas para conhecer este canal. Amo ler e amo Fícção Científica.
Philip K. Dick é meu autor favorito e meu livro favorito é Valis, recomendo fortemente. A Aleph deve relançar em breve.
Com esse relato/resenha de vocês fiquei apaixonado e louco pra poder adquirir este livro pra ler! Sério, não tinha noção de quão profundo era esse livro. Já tinha começado a ver a série e tinha curtido.
É muito bom ver vocês falando sobre livros. Essa paixão, passada na fala, dá vontade de comprar todos os livros que vocês resenham.
Vídeo ótimo!! Fiquei muito curioso em ler o livro depois de assistir a série "The Man In the High Castle" lá na Amazon Prime. Essa nova edição está linda!
Mas compensa ver a série ou não?
@@MedievalFantasyTV também quero saber
Não li o livro. Eu gosto da série e ela vai melhorando a cada temporada.
Gosto mais da série do que do livro.
Eu achei ruim o livro
Que legal o vídeo... assisti a série, mas depois desse vídeo fiquei com vontade de ler.
Serie top.
Excelente producao, casting e direcao de arte!
Melhores series recentes
Assisti a série há pouco tempo e realmente achei o assunto muito interessante. Quero ler o livro!!! Excelentes críticas! bem fundamentadas. Valeu!!!
Meu, a cultura que vocês tem me faz os olhos brilharem, tenho vontade de sair correndo e ler tudo!
Gosto da editora Aleph, eles lançam muita coisa incrível. PKD é um autor q quero muito ler.
Tô amando essa frequência de vídeos sobre literatura “tradicional”. Quero ler praticamente todos que vocês indicam; alguns eu já tinha lido, como A Metamorfose. Continuem que tá bonito! Hahaha abraço
Acabei de assistir as 4 temporadas da série no Prime Video e vim aqui conferir. Muito legal esse complemento através dessa resenha de vocês!
Meu sonho é debater com vcs todo livro que eu ler😊😊😄 vcs são demais!!!!
22:00 fiquei fascinado com a historicidade!
Sou estudante de Geografia, achei fenomenal a ideia do livro! Parabéns Pipoca e Nanquim 👏 bom gosto do cacete!
Amei a série, agora vou ler o livro 🥰 Muito bom o vídeo, bem informativo e com bastante diálogo 👏
Te dizer que Philip K. Dick é um dos melhores livros de universo paralelo e com um final fora de série, excelente vídeo
Essa cena do interruptor é o ponta pé do livro o tempo desconjuntado muitooo bom
7:00 Então, sobre esses questionamento... Eu me surpreendo que ele ainda seja feito hoje em dia. Pois o Japão Imperial chega a ser pior que o Nazismo em diversos pontos. No período pós revolução Meiji o Japão se focou em se colocar dentre as maiores nações do mundo, usando de táticas como a republica dos canhoneiros para dominar outros países asiáticos, como podemos ver no caso da Coreia, que por meio de ameaça de bombardeio por meio de navios canhoneiros foi reduzida a protetorado japones e sumariamente dominada. O japão queria se colocar como único o país, dentre os grandes imperialistas, que tem o direito de domínio sobre a Ásia e chegou a entrar em guerra contra a russia em 1905 pelo domínio de território chinês (esta guerra foi a primeira a usar metralhadoras na história humana).
Como fruto deste expansionismo e movimento de industrialização dentro do japão surgiu um discurso ultranacionalista ainda no século XIX e esse discurso evoluiu ainda mais durante o início do século XX dando origem ao que ficou denominado como Nacionalismo Showa, ou como alguns chama: Fascismo japonês. Nesta etapa a expansão não ficou apenas no domínio, mas criou também uma discurso novo que procurava legitimar o domínio japonês sobre outros países asiáticos por meio de racismo e preconceito, colocando os outros povos asiáticos como inferiores que deveriam ser forçados a um estado de servidão.
Quando se tem início as guerras de expansão japonesa e, principalmente, a Segunda Guerra Sino-Japonesa em 1937 esse discurso de ódio e racismo evolui para alguns dos episódios mais grotescos e degradantes da história humana. Com episódios como o do estupro de Nanquim, onde uma cidade inteira sofreu com assassinatos e estupros em massa com no MÍNIMO 50 mil mortos (todos civis ou combatentes DESARMADOS), mas segundo estimativas esse número pode chegar até a 300 mil vítimas. Ainda temos a trágica história das Wianbu, mulheres que o exército japonês escravizou, muitas vezes sequestrando-as ou enganando-as com propostas de emprego, e forçou-as a servirem de escravas sexuais a suas tropas durante as diversas guerras pelo continente asiático. Há muito debate sobre o número de mulheres escravizadas, mas podemos dizer que seu número chegou pelo menos a 100 mil, com muitas sendo estupradas 30 ou 50 vezes POR DIA. Isso para não falar que o Japão ainda testou armas químicas em prisioneiros de guerra, soldados japoneses torturam prisioneiros e até faziam competições sobre quem conseguia matar mais prisioneiros de guerra.
Isso somente para falar de alguns dados que encontrei em minhas pesquisas em livros e teses acadêmicas sobre o assunto. Japão imperial foi um governo que, no mínimo, deve ser igualado ao Nazismo.
poético
Interessante sua pesquisa sobre o Japão! Tanto que agora se fala sobre esses estrupos!
@@Fernanda-wn4rm Sim, eles vieram a publico na década de 90 quando um autor japones utilizou o tema das Wianbu em um "romance biografico", os relatos na história dele não eram verídicos, porém trouxe a atenção aos casos que eclodiram. Até hoje muitos japoneses negam a história das Wianbu, dizendo que são todas baseadas nesse livro desse autor. Porém eles não veem que embora, esse autor em especifico, não tenha relatado fatos, muitos documentos e relatos foram descobertos de lá para cá. Desde Relatos pessoais de mulheres que foram escravizadas, até mesmo pronunciamentos oficiais do governo japonês que citam casos de sequestro e coerção no emprego dessas mulheres em memorandos para o exercito na época.
@@kelvinribas7476 muito interessante o seu relato.
Pode se dizer que esses fatos históricos embora não tão recentes tenham moldados de forma negativa ou pesada em sua cultura no pós guerra?
O seu comentário com relatos que eu leio e ouço da realidade do país e suas dificuldades de relacionamento interpessoais me levaram a confrontar esses pontos.
@@fabianosoares2281 Há algumas teorias sobre como a sociedade Japonesa atual tenta se distanciar da realidade do Japão imperial e de suas responsabilidades depois de terem sofrido os ataques de Hiroshima e Nagasaki.
Alguns estudiosos, como Ben Hamamoto, apontam que essa vitimização resultou em um silêncio passivo da comunidade japonesa. Impossibilitando até mesmo a introspecção destas responsabilidades históricas e alimentando uma certa busca imediatista dentro da sociedade. Como se eles quisessem fazer o passado deixar de existe em uma alienação cega, se entregando para o consumismo e os bens materiais no lugar das relações interpessoais e sociais.
Acho sim que essa questão possa ter colaborado para o caráter atual da sociedade japonesa. Mas ela per si não explica tudo. Principalmente no quesito histórico, pois agora que décadas de alienação tomaram a sociedade japonesa surge um movimento que tenta negar as realidades dos crimes de guerra do japão imperial.
Voltando para o seu tópico, talvez seja necessário se voltar mais para a sociedade japonesa em si para entender como chegou a isso. Diria até mesmo que até ali por volta da década de 70-80 as relações interpessoais talvez fossem mais diversas e abertas do que nos dias de hoje, no período final da reconstrução do japão no pós guerra, quando o movimento sindicalista japones ainda tinha força. Não sei exatamente porque, mas depois dessa época este tipo de movimento de massas perdeu alcance dentro do japão e uma sociedade mais individualista tomou conta.
Gostei de ver o Zago com a blusinha da Capitã Marvel hahaha Phillip K. Dick é gênio. Quero muito assistir a série inspirada em Man In The High Castle.
Eu não li o livro, mas a série estou assistindo, terminei a segunda temporada e gostei bastante.
Vcs leram meu pensamento... estava assistindo a serie da amazon, mas como tempo ta dificil e ela nao estava me prendendo, estou pensando em abandonar e ler o livro.
O like ja ta ai, o programa eu vou assistir na hora do meu almoco.
Uma dica pra geral.. "Androides sonham com ovelhas eletricas?" Estava por R$10,00 a versao eletronica pelo google play. Talvez ainda esteja
Acho esse livro muito bacana. Apesar de particularmente não ter sido muito fã do final, a contextualização do autor de um mundo pós WW2 em que o eixo saiu vencedor, é simplesmente impecável. Recomendo pra quem gosta de livros sobre o tema.
O que acontece no final ?
@@gustavinho.delima *a balela, isto é próprio dela, percorre o mundo em um segundo enquanto a verdade, sempre caluniada e banida demanda quase uma vida para talvez ser percebida* *"Acesse comentários em "*Dinâmica global, manifesto do grande despertamento contra a grande redefinição, parte 2* e confira se é coerente com a narrativa deste livro de Philip K. Dick*
Queria elogiar as indicações de livros de vocês, Asimov, Dick, Lovecraft, só petardo!!!
Terminando de ler, que livraço!
A série de tv, baseada no livro, na Amazon Prime, tá sensacional! Da segunda temporada em diante. Vale a pena. Pena que não assistiram...
Conheci o canal de vocês ontem e estou adorando os vídeos. Parabéns, vou atrás desse livro incrível por vocês 👏👏
Tô no finalzinho do livro, mto bom esse papo de vcs!
Ótimo vídeo PN. Esse vídeo analisando uma obra são muito bons. Faz um vídeo sobre 1984, por favor Bruninho kkkk
seu comentário foi um dos únicos com coração.
Já sabe então, já tá gravado.
@@catioroforasterodeloeste4790 *a balela, isto é próprio dela, percorre o mundo em um segundo enquanto a verdade, sempre caluniada e banida demanda quase uma vida para talvez ser percebida* *"Acesse de 1938, o pdf "germany and england Nesta Webster sweet liberty" e confira se é coerente com a narrativa deste livro de Philip K. Dick*
Eu acabei de terminar esse livro e nossa, sinto que estou com muitas dúvidas e perguntas relativas ao final. Mas, definitivamente é uma leitura bem diferente das que já li
Acabei de terminar!
Muito obrigado pela recomendação , é um livro 4.6/5 .
Os personagens são ótimos e bem trabalhados durante todo o livro , e dificilmente fica cansativo acompanhá-los , porém eu achei o final simples , poderia ter continuado por mais alguns capítulos tranquilamente .
K. Dick já é um dos meus autores favoritos!
Sobre ganhar uma guerra onde não si sabe quem ganhou muita gente afirma que os EUA perderam a guerra fria tenho que concordar sobre isso! As nossas democracias estão cada vez pior ela si provou ser o deus que falhou!
Vim aqui depois de ver a ultima temporada da série produzida pela amazon e nossa é muito diferente do livro, mas muito boa também, deixa a desejar muita coisa, mas eu gostei mto!
Gosto muito dos vídeos onde vocês comentam livros importantes para o "mundo nerd". Legal que sempre saem vários comentários bacanas dito por vocês, sobretudo do Alexandre e Daniel. Esse livro tenho faz um tempo, é da capa anterior a esse e está pendente de leitura; vamos ver se consigo passá-lo na frente de outro, hahaha! Sucesso, pessoal!
Acompanhando essa galera do Pipoca & Nanquim desde sempre, sucesso pessoal.
Eu gosto da série da Amazon e acho que a 2ª temporada é melhor que a 1ª. Foram 3 temporadas até agora e a série vai terminar com a 4ª temporada
Acabei de ver a quarta,, final bem confuso.
se alguem souber explicar o que houve naquele final... quem eram aquelas pessoas chegando??
Terminei também. Achei confuso o final também. Uma das melhores séries que assisti. Alguém sabe explicar? Entendi que são pessoas de outra dimensão que estão fugindo de um mundo pior. E o homem do Castelo Alto talvez não seja daquele mundo.
nem termina a quarta temporada, totalmente sem noção, me decepcionei completamente
É bem legal a série, mas se inspira apenas levemente no livro.
Acho que K. Dik aborda mais sobre o fascismo que habita em nós do que sobre o exercício de diferentes narrativas sobre o pós guerra.
Grande trabalho e ótimo livro! Um abraço pra galera do pipoca, que traz esses vídeos maravilhosos e material editorial melhor ainda!
Sonho com um dia sair uma HQ desse livro s2
Pow, eu não li o livro ainda, mas achei o seriado maravilhoso!
Excelente vídeo! Já tenho esse livro a um tempo mas nunca tinha pego pra ler, agora é a hora.
Meninos, vcs me convenceram, vou comprar, muito top!
Eu tô esperando a próxima temporada da série, nunca li o livro mas gostei mt
Que coincidência... Acabei de ler o livro. \o/
QUE VONTADE DE LER ESTÁ MARAVILHA
Seria massa o Danielzinho fazendo vídeos sobre música também. Quem acompanha o Instagram dele sabe do bom gosto musical dele. Bacana ele compartilhar as ideias dele sobre isso, com essa qualidade que vocês abordam os demais assuntos do PN. Fica a dica aí
Parabéns pelo canal, pela editora, na atualiade a melhor do Brasil. Sugestão: Um programa sobre o quadrinho francês, revolucionário, PAULETTE do Wolinski. Abraços 🤘
Concordo bastante com o carequinha. Achei muito bom como ele falou do livro.
Eu gostei mas dá sério do que do livro porém recomendo muito os dois.
Só apontando uma falha no começo do vídeo, que o Japão é Chintoista e Budista e não Taoista, que é a religião Chinesa e que seria uma das Bases do I Ching! - Fonte, minha mãe que ama esse livro!! rs ( OBS: meus pais usam bastante o I Ching quando tem uma grande decisão ou dificuldades na vida deles)
Xintoísta
Excelente análise, vocês 3 são feras, e Philip K. Dick foi o maior nome de um estilo literário pouco falado, não Sci-Fi, mas Paranoid Fiction, uma versão do romance psicológico levado ao absurdo, e onde as paranoias e delírios das mentes dos personagens têm enorme peso narrativo. Dostoiévski e Kafka também se encaixam nesse estilo, mas Philip K. Dick foi o mais destacado nessa estética paranoica dentro do gênero da Ficção Científica. Ah, e as drogas que ele usava eram, basicamente, metanfetaminas, com o intuito de produzir e escrever mais intensamente. A psicodelia esteve muito mais presente em sua obra literária do que em sua vida pessoal, embora ele tenha usado psicodélicos algumas vezes e tenha convivido muito com a população jovem da grande San Francisco entre o fim dos anos 1960 e início dos 1970. Seu vício mais influente foi em relacionamentos, teve 5 casamentos e outros tantos casos; Emanuel Carrere, seu biógrafo, disse que PKD era um apaixonado serial, pois se apaixonava facilmente e se meteu em inúmeras roubadas por isso, teve a vida pessoal muito conturbada, mas também muito intensa e afetuosa, sendo ele próprio uma pessoa apaixonante, magnética, além de extremamente erudito e inteligente. Infelizmente, mesmo após vencer o Prêmio Hugo, K. Dick não teve as finanças em ordem até o fim de sua vida, e somente nos últimos anos conseguiu ter um retorno financeiro relativamente bom para a época, basicamente após a compra dos direitos para a filmagem de Blade Runner, em meados dos anos 1970. Infelizmente, Dick nos deixou muito prematuramente, sem ver sua carreira e seu nome tornarem-se o grande sucesso mundial que é hoje, sem ver Blade Runner, Total Recall ou Minority Report, e privando o mundo de ler, possivelmente, inúmeras outras de suas obras. Philip K. Dick nasceu em 1928 e faleceu em 1982, mesmo ano em que nasci, mas sua influência em minha vida foi enorme. Mas ele deve estar em alguma realidade parelela por aí, vivendo num mundo em que ele está vivo e nós estamos mortos. Abraços, Pipoca e Nanquim, sucesso!
Muito legal vcs fazerem mais vídeos de livros
um de meus autores favoritos.
esse livro é incrível
Parabéns pelo video! Adoro vocês. Se possível façam um sobre o Valis do P.K.D. Ele fala sobre o caso da luz rosa e tudo mais. Adoro o canal!
Vou pedir esse livro de aniversário,amo esse tópico e aparentemente o livro e bom
Esse dias assisti um filme "Avengement", em que o ator principal era a cara do Alexandre Callari, filme de porradaria bem legalzinho.
Esse lance do banheiro foi retratado no livro "tempo Desconjuntado" dele
Vai ter vídeo sobre Chernobyl?
Olha o Tapa do Urso
ruclips.net/video/OTEzKYLAhxo/видео.html
Up
Provavelmente, todos os 3 já viram e se não me engano o Zago falou que tem que ter episódio sobre.
@ArtRobot SubGen não entendi essa do tapa do urso mais eu sei que o urso foi o símbolo da União soviética
@ArtRobot SubGen eu sei eu não entendi foi a frase da patada do urso!
Adoro os vídeos desse canal. Vcs são demais!!! #adoroo
A série eh ótima! Faz a gente refletir muito sobre o que seria com a vitória dos nazistas na segunda guerra. O único ponto eh que na "vida real" a maioria dos personagens teria morrido já na primeira temporada na mão dos nazistas e japoneses, visto as inúmeras oportunidades que tiveram de mata-los. Mas eh uma série falando sobre realidades paralelas, não tem como querer nada super verossímil nesse sentido.
Ótimo livro esse, ainda não assisti a série
As de documentários tb, sempre assisto
Vídeo top! Aleph outra editora do meu coração!!
Só uma pergunta que não é relacionado ao tema do vídeo, na verdade duas:
Quando vão falar sobre reimpressões de um pedaço de madeira e aço?
E vai sair caixinha para o cannon?
Eles jah comentaram sobre isso de forma vaga. Tanto um pedaço de madeira e aço qt anel do nibelungo serao reimpressos, provavelmente esse ano ainda. Cannon eles comentaram q tao estudando sobre mas, soh no ano vem.
Republica Canon por favor?
Boa resenha da obra de Dick rapeize, acabo de terminar a série. Uma informação: a frase "o gafanhoto se tornará pesado" está no livro Eclesiastes da Bíblia, capítulo 12, no versículo 5. Valeu!
22 min, muito boa discussao sobre valor subjetivo
Gratidão!
Vocês têm que falar sobre 1894!!!
Do que se trata ?
Já vi um vídeo de uma palestra a universitários, em que o Phillip K. Dick descreve a Matrix. Deve ser década de 1970... e é engraçado perceber que alguns riem na plateia. O conceito certamente era muito mais alienígena para a época
Vai ter vídeo de vocês comentando a série Dark?
Seria legal né.... Dark é bom demais
Danielzinho, continua sim! A segunda temporada é consideravelmente melhor, na minha opinião. Tenta dar uma outra chance! Abraço!
Amo esse canal..
Faz um programa sobre a série da amazon! Tb é mt boa!
Porra, demais o vídeo!!!! Esse e o do Isaac Asimov são ótimos!!!!!! Esses assuntos ñ podem ter fim.... a ñ ser q o bar feche!!!
Já fizeram vídeo sobre o Robert Heinlein, que escreveu "Tropas Estelares" e "Um Estranho Numa Terra Estranha"?
Por favor gostaria de saber se alguém poderia me informar o roteirista autor dessa frase sobre a Fortaleza da Solidão: ""Este é o único lugar onde eu possa relaxar e trabalhar sem ser incomodado! Ninguém suspeita de sua existência, e ninguém pode penetrar na rocha sólida, da qual ela é cortada!". Também gostaria de saber em qual história em quadrinhos essa frase aparece se possível. Eu ficaria bastante grato.
Não sei porque mas eu chorei bastante quando eu soube oque aconteceu com os lideres da união sovietica, Reino Unido, Estados unidos que são Joseph Stalin (URSS), Winston Churchill (UK) e o Franklin Delano Roosevelt (USA).
Falem sobre Blade Runner 2049 e do Tapa do Urso
ruclips.net/video/OTEzKYLAhxo/видео.html
Fala galera! Papo showw. O assunto do PKD, sobre Roma Antiga, é que ele teve muitos insites quando extraiu um dos sisos e ficou sob efeitos de remédios, segundo ele, onde começou a ter muitas visões. Aí, dentro dessas visões ele Thomas, um cristão perseguido pelos romanos, pós crucificação; e quando ele saia das visões, voltava a ser o PKD.
Poxa, tai um vídeo que queria muito ver, mas como ainda quero ler o livro...
o começo da série não é bom mesmo, mas melhora no final da primeira temporada, a partir da segunda melhora muito! vale a pena insistir.
nossa imagina viver nesse mundo tão caótico seria horrivel demais
A série é ótima. Mas apenas se na baseia vagamente no livro. Quem estiver atrás de uma adaptação para a TV vai se decepcionar. A vantagem é que se pode ver a série e ler o livro sem prejuízos.