Conhecer o mundo de café com vocês é incrível, e caro kkk... So tenho o Melitta, uma Tipo Clever, a Francesa, e ja usei algumas moka (não gostei, rs)... E acho que meu top 1 seria a Clever... Ela te permite de maneira simples aprender a controlar e manipular as variáveis do café: moagem, temperatura, proporção e tempo de infusão... Inclusive foi com ela que tive a maior facilidade de usar a técnica dos tres momentos para descobrir as notas cítricas, doces e amargas do café, fiz 150 ml em 1/15, e tirei tres xicaras de 50ml, com 1, 2 e 3 min... Dica: os filtros de cafeteira elétrica da Melitta se encaixam bem nela....
Muito legal a compilação, Gabriel. Alguns métodos eu tenho, outros conheço de cafeterias, outros ainda não aterrissaram aqui no meu planeta e outros (que tenho) vc nem citou, mas... OK, vc venceu! Eu PRECISO de uma Clever e de uma Aeropress.
Meu favorito é a Aeropress, seguido do V60, Melita, Moka e prensa. Provei uma vez o clever e gostei muito tbm, talvez colocasse ele antes do melita haha.
Meu preferido hoje é a Aeropress, seguida da V60 e da Melitta. Na Prensa Francesa, uso a receita do Hoffman. A moka ainda não me empolgou e estou me aventurando no expresso com a Philco de 15 bar. Possuo um moedor Timemore C3.
O Tropical é de longe o meu preferido do Moka Clube. Lembro ate hoje da sensação que tive quando consegui sentir pela primeira vez o sensorial desse café. Na epoca tinha feito na V60 usando a técnica 4:60. Bao demais.
Não vou fazer uma lista porque não tenho métodos suficientes pra fechar um top 10 😄, mas pra mim, o método mais versátil que existe é a Clever. Gosto muito dela!
Gabriel, parabéns pelo trabalho. Independente de ranking, aqui você tem um belo resumo de 10 métodos que um principiante no hobby (como eu) pode ser informado (pela primeira vez para alguns metodos). A ausência do expresso nem fez falta, pq realmente é hors concours e mesmo alguém que não é entusiasta conhece. Por aqui tenho apenas o melitão da massa e a prensa (máquina de capsula não conta, né?) e admito que ainda estou apurando meu paladar e curtindo um café com mais corpo.
hahaha valeu demais irmão! Acho que vc já tem ótimos métodos e que entregam perfis totalmente diferentes, já é muito bom pra treinar o paladar. Vai curtindo a jornada que a melhora sensorial é consequência.
Rapaz, peguei uma capsula reaproveitavel do dolce gusto. Moi um bom grão especial pra expresso (clique 60 do meu jaffe j1 pro) e não é que curti o sensorial? Melhor que qualquer capsula expresso da dolce gusto que tentei.
Olha, primeiramente, parabenizar pelo excelente e descontraído vídeo!!!! Cada vídeo, melhor! Vou dividir com vocês minha historia.. Comecei a paixão por cafes por causa do expresso. E era tarado por expresso...Igual à muitos relatos dos colegas acima. E era fissurado na busca por um expresso perfeito ( corpo, crema, poder identificar cada nota)...e por alguns anos...ele foi o meu top 1. E sabemos....o expresso é o pao francês da panificação. Chato demais em conseguir sair perfeito porque são inúmeras variáveis que influenciam ( o que é super legal de brincar). Com a maturidade...estudos....dicas como a do @piradosporcafe....foi conhecendo e me apaixonando por métodos mais simples o que apresenta características diferentes do mesmo cafe...e hj sou muito fã de um coado...da prensa....do aero press...É a magia do cafe....Boa noite à todos!!!
Gabriel, parabens pelo trabalho como sempre. Gostaria de tirar uma dúvida com voce. O moedor da oster xpert já estava me irritando com a inconsistencia pra achar uma receita padrão pro dia a dia e acabei comprando um moedor manual. Eu fiz uma pesquisa e vi que o K4 é mais voltado pra um espresso com corpo e doçura, que eu prefiro, e o K6 mais voltado pra uma acidez maior. Mas eu não achava de jeito nenhum o K4, em todos os anuncios do Ali estavam esgotados. Não sei até se pararam de fabricar. Ai acabei pegando o K6. Queria saber, com seu aprendizado e experiencia, se mesmo o K6 não sendo voltado pra corpo e doçura, sabendo regular o espresso com ele, o K6, em relacao a granulometria, proporção, tempo de extração e outros, se também consigo com ele chegar no mesmo corpo e doçura que é mais famoso no moedor K4. Desde já, muito obrigado
Vai ser extremamente feliz com o K6, meu amigo. Consegue sim tirar ótimos espressos com ele. Talvez tenha que utilizar uma ou outra variável pra buscar esse perfil mais clássico de café. Mas se o grão tiver essa proposta e souber utilizar as variáveis dá super certo. Ah e o K4 foi descontinuado mesmo.
Meu método preferido é o espresso, embora não tenha uma máquina e só tomo de vez em quando estou em algum local que tenha uma cafeteria de qualidade. No entanto, o que vem em segundo lugar e o que mais utilizo é a moka pela praticidade e pelo volume, todos os dias tomo uma "pequena" dose de seis xícaras matinais. Recentemente adquiri uma Yoropress e tenho utilizado para preparar minha dose de depois do almoço, aquela mais parecida com um espresso. Coados eu nunca curti e não acho a menor graça, tanto que passei mais da metade da minha vida sem tomar café e só tomei gosto aos 34 anos, em 1994, quando num momento de estresse com uma questão de trabalho, aceitei um convite de uma colega para tomar um café e ela me apresentou o espresso foi ai, então que tomei contato com a mágica do café. Desde então passei a ler e estudar tudo sobre.
O melhor método é o Aeropress. Definitivamente. Simples, extremamente fácil de limpar após o uso e versátil, pois pode usar até filtros de metal mais finos ou mais grossos. E vc consegue controlar absolutamente todas as variáveis.
Duvida sincera, acredito que podemos dizer que a prensa é o método mais próximo do utilizado nos cupping, sei que talvez seria por utilizar um padrão de forma mais fácil, mas podemos falar que o filtrado é mais fácil de sentir notas do que o método utilizado nos cupping?
Rapaz, fiquei impressionado que espresso não entrou na lista! Se bem que se for uma lista de recomendação pras pessoas, de fato espresso parece mais complicado... Pelo que vejo, requer muito equipamento, experiência e paciência.
Atualmente tenho V60, Aeropress e Prensa Frances. Acho que vou demorar pra pegar algum metodo novo, acho que vou juntar dinheiro pra um moedor e maquina de espresso.
Cara, seu raciocínio está certinho, na minha opinião. Tem um de percolação, outro de infusão e um híbrido. O melhor dos mundos. Parte pro moedor que é sucesso!
@@piradosporcafe moedor ja tenho!! Quis dizer que iria comprar um moedor que seja bom para espresso (o meu atualmente é o Timemore C3), mas isso vai demorar perto de 1 ano. Não escrevi muito bem no texto acima. E meu método favorito também é a Aeropress!!
Eu também, às vezes pego do lado contrário da alça da xícara. Mas como tenho um pouco de toc também, paradoxalmente contra mim mesmo, então eu faço no copo americano, que não tem alça...kkkkkkkk! Coisas de louco (por café), cada um com seu ritual, fala aí!
@@jonaocastor cara, tomei uma vez na casa de um amigo e me apaixonei, porque eu curto espresso e ele é um coado com mais corpo. Ficava namorando a Aeropress porque é cara, graças ao vídeo do Gabriel, comprei a Yuropress, paguei super barato numa promoção, acho que coisa de 100 reais. Levei ela na casa do meu amigo pra comparar, a diferença do produto em si é mínima, no sabor, fazendo a mesma receita, as cegas, não conseguimos descobrir qual era qual. Estou apaixonado pela "Aeropress", só me arrependi de não ter comprado antes, faz uns 8 meses que não passo um coado kkkkkkkk
Conforme vc foi avançando eu comecei a acreditar que iria colocar o coador de pano entre os primeiros... eu nao gosto. Meu metodo preferido é o espresso, moka e prensa francesa... mas esses feitos no filtro de papel, V60, melita, etc eu nem considero como café..
@@danielmatosguimaraes Putz, eu tinha uma Moka, daquela baratinhas, tinha que limpar borracha, as vezes entrava na válvula e aquele filtro difícil de abrir KKKKKKKKKKKKKKKK
Só uso 4 métodos 1 v60 2moka,3melita,4 prença francesa.😊😊😊,tem o koar ,de minha terrinha,Recife ,que estou de olho.😊😊😊😊
Conhecer o mundo de café com vocês é incrível, e caro kkk... So tenho o Melitta, uma Tipo Clever, a Francesa, e ja usei algumas moka (não gostei, rs)...
E acho que meu top 1 seria a Clever... Ela te permite de maneira simples aprender a controlar e manipular as variáveis do café: moagem, temperatura, proporção e tempo de infusão... Inclusive foi com ela que tive a maior facilidade de usar a técnica dos tres momentos para descobrir as notas cítricas, doces e amargas do café, fiz 150 ml em 1/15, e tirei tres xicaras de 50ml, com 1, 2 e 3 min...
Dica: os filtros de cafeteira elétrica da Melitta se encaixam bem nela....
A Clever não tá no meu top 1, mas pelo visto nos meus testes às cegas sempre está hahaha Preciso rever meus conceitos!
Muito legal a compilação, Gabriel. Alguns métodos eu tenho, outros conheço de cafeterias, outros ainda não aterrissaram aqui no meu planeta e outros (que tenho) vc nem citou, mas... OK, vc venceu! Eu PRECISO de uma Clever e de uma Aeropress.
hahahaha acho que vai curtir! Acho que vale aguardar a Black Friday que tá logo ali
Meu favorito é a Aeropress, seguido do V60, Melita, Moka e prensa. Provei uma vez o clever e gostei muito tbm, talvez colocasse ele antes do melita haha.
haha boa irmão!
Meu preferido hoje é a Aeropress, seguida da V60 e da Melitta. Na Prensa Francesa, uso a receita do Hoffman. A moka ainda não me empolgou e estou me aventurando no expresso com a Philco de 15 bar. Possuo um moedor Timemore C3.
Tbm colocaria o aeropress em primeiro. Quero muito adquirir a clever, vou juntar umas pratas pra compra-la
Aguarda que a Black Friday veeeeem ! hahaha
Ótima sua lista !!!
Que bom que gostou
Olá Gabriel, excelente vídeo 🤜🤛! Para mim, a clever fica em 1º, 2º aeropress, 3º mellita, 4º kalita, 5º prensa, 6º V60, 7º Koar, 8º moka, 9º chemex... Nunca tomei fluire. Abraço
Boaaaaa!
O Tropical é de longe o meu preferido do Moka Clube. Lembro ate hoje da sensação que tive quando consegui sentir pela primeira vez o sensorial desse café. Na epoca tinha feito na V60 usando a técnica 4:60. Bao demais.
To curtindo muito o café, irmão. Boa!
Bom vídeo! O meu seria:
10. Aerorpess
9. Prensa
8. melitta,
7. Moka
6. b75
5. kalita
4. clever/switch
3. espresso,
2. v60
1. Origami
Boa
Não vou fazer uma lista porque não tenho métodos suficientes pra fechar um top 10 😄, mas pra mim, o método mais versátil que existe é a Clever. Gosto muito dela!
😢
Comentei antes de ver os 3 primeiros! 😄
Olá, o que vc. pode me falar sobre o moedor elétrico Wancle, grato
Infelizmente ainda não testei, meu amigo. Mas se não me engano, pelo que li, não serve para espresso. Apenas para filtrados e tem uma moagem ok.
Gabriel, parabéns pelo trabalho. Independente de ranking, aqui você tem um belo resumo de 10 métodos que um principiante no hobby (como eu) pode ser informado (pela primeira vez para alguns metodos).
A ausência do expresso nem fez falta, pq realmente é hors concours e mesmo alguém que não é entusiasta conhece.
Por aqui tenho apenas o melitão da massa e a prensa (máquina de capsula não conta, né?) e admito que ainda estou apurando meu paladar e curtindo um café com mais corpo.
hahaha valeu demais irmão!
Acho que vc já tem ótimos métodos e que entregam perfis totalmente diferentes, já é muito bom pra treinar o paladar. Vai curtindo a jornada que a melhora sensorial é consequência.
Rapaz, peguei uma capsula reaproveitavel do dolce gusto. Moi um bom grão especial pra expresso (clique 60 do meu jaffe j1 pro) e não é que curti o sensorial? Melhor que qualquer capsula expresso da dolce gusto que tentei.
Olha, primeiramente, parabenizar pelo excelente e descontraído vídeo!!!! Cada vídeo, melhor! Vou dividir com vocês minha historia.. Comecei a paixão por cafes por causa do expresso. E era tarado por expresso...Igual à muitos relatos dos colegas acima. E era fissurado na busca por um expresso perfeito ( corpo, crema, poder identificar cada nota)...e por alguns anos...ele foi o meu top 1. E sabemos....o expresso é o pao francês da panificação. Chato demais em conseguir sair perfeito porque são inúmeras variáveis que influenciam ( o que é super legal de brincar). Com a maturidade...estudos....dicas como a do @piradosporcafe....foi conhecendo e me apaixonando por métodos mais simples o que apresenta características diferentes do mesmo cafe...e hj sou muito fã de um coado...da prensa....do aero press...É a magia do cafe....Boa noite à todos!!!
Massa demais seu relato, irmão! Valeu por compartilhar conosco e pelo carinho!
Gabriel, parabens pelo trabalho como sempre.
Gostaria de tirar uma dúvida com voce.
O moedor da oster xpert já estava me irritando com a inconsistencia pra achar uma receita padrão pro dia a dia e acabei comprando um moedor manual.
Eu fiz uma pesquisa e vi que o K4 é mais voltado pra um espresso com corpo e doçura, que eu prefiro, e o K6 mais voltado pra uma acidez maior.
Mas eu não achava de jeito nenhum o K4, em todos os anuncios do Ali estavam esgotados. Não sei até se pararam de fabricar.
Ai acabei pegando o K6.
Queria saber, com seu aprendizado e experiencia, se mesmo o K6 não sendo voltado pra corpo e doçura, sabendo regular o espresso com ele, o K6, em relacao a granulometria, proporção, tempo de extração e outros, se também consigo com ele chegar no mesmo corpo e doçura que é mais famoso no moedor K4.
Desde já, muito obrigado
Vai ser extremamente feliz com o K6, meu amigo.
Consegue sim tirar ótimos espressos com ele. Talvez tenha que utilizar uma ou outra variável pra buscar esse perfil mais clássico de café. Mas se o grão tiver essa proposta e souber utilizar as variáveis dá super certo.
Ah e o K4 foi descontinuado mesmo.
Meu método preferido é o espresso, embora não tenha uma máquina e só tomo de vez em quando estou em algum local que tenha uma cafeteria de qualidade. No entanto, o que vem em segundo lugar e o que mais utilizo é a moka pela praticidade e pelo volume, todos os dias tomo uma "pequena" dose de seis xícaras matinais. Recentemente adquiri uma Yoropress e tenho utilizado para preparar minha dose de depois do almoço, aquela mais parecida com um espresso. Coados eu nunca curti e não acho a menor graça, tanto que passei mais da metade da minha vida sem tomar café e só tomei gosto aos 34 anos, em 1994, quando num momento de estresse com uma questão de trabalho, aceitei um convite de uma colega para tomar um café e ela me apresentou o espresso foi ai, então que tomei contato com a mágica do café. Desde então passei a ler e estudar tudo sobre.
Uma dúvida, após escaldar o filtro de papel, aquela água eu jogo fora ou eu a deixo no garrafa e passo o café em cima?
Joga fora
Descarta, irmão!
O melhor método é o Aeropress. Definitivamente. Simples, extremamente fácil de limpar após o uso e versátil, pois pode usar até filtros de metal mais finos ou mais grossos. E vc consegue controlar absolutamente todas as variáveis.
Duvida sincera, acredito que podemos dizer que a prensa é o método mais próximo do utilizado nos cupping, sei que talvez seria por utilizar um padrão de forma mais fácil, mas podemos falar que o filtrado é mais fácil de sentir notas do que o método utilizado nos cupping?
Creio que sim. Por conta da limpeza da oleosidade do café pelo filtro de papel. De certa forma dá mais clareza nas notas sim.
Olá!
Qual a sua opinião quando colocar um pouco, bem pouco, de canela em pó no coado de moagem média? Já experimentou?
Já sim. Fazia isso quando estava na transição da retirada do açúcar no café. Acho muito bom.
Eu gostaria que vc falasse sobre o Kalimantan Wave 85
Preciso pegar esse método mesmo.
Rapaz, fiquei impressionado que espresso não entrou na lista!
Se bem que se for uma lista de recomendação pras pessoas, de fato espresso parece mais complicado... Pelo que vejo, requer muito equipamento, experiência e paciência.
Pensei por aí mesmo. E espresso é “o concour” né hahaha tem nem como disputar.
Atualmente tenho V60, Aeropress e Prensa Frances. Acho que vou demorar pra pegar algum metodo novo, acho que vou juntar dinheiro pra um moedor e maquina de espresso.
Cara, seu raciocínio está certinho, na minha opinião. Tem um de percolação, outro de infusão e um híbrido. O melhor dos mundos. Parte pro moedor que é sucesso!
@@piradosporcafe moedor ja tenho!!
Quis dizer que iria comprar um moedor que seja bom para espresso (o meu atualmente é o Timemore C3), mas isso vai demorar perto de 1 ano.
Não escrevi muito bem no texto acima.
E meu método favorito também é a Aeropress!!
A clever é similar ao Hario Switch?
Bem parecida!
Eu também, às vezes pego do lado contrário da alça da xícara. Mas como tenho um pouco de toc também, paradoxalmente contra mim mesmo, então eu faço no copo americano, que não tem alça...kkkkkkkk! Coisas de louco (por café), cada um com seu ritual, fala aí!
hahahaha exatamente irmão!
Curioso pra tomar um cafe na aeropress
@@jonaocastor cara, tomei uma vez na casa de um amigo e me apaixonei, porque eu curto espresso e ele é um coado com mais corpo. Ficava namorando a Aeropress porque é cara, graças ao vídeo do Gabriel, comprei a Yuropress, paguei super barato numa promoção, acho que coisa de 100 reais. Levei ela na casa do meu amigo pra comparar, a diferença do produto em si é mínima, no sabor, fazendo a mesma receita, as cegas, não conseguimos descobrir qual era qual. Estou apaixonado pela "Aeropress", só me arrependi de não ter comprado antes, faz uns 8 meses que não passo um coado kkkkkkkk
Vai se apaixonar irmão haha
@@Mateus.Sanches Opa bom saber dessa opção mais barata, aí já da pra comprar pra experimentar sim. Valeu as dicas!
Cade o espresso??? 😮
Espresso é disparado na frente, nem conta hahaha
Meu top 7😂
Prensa francesa
Moka
V60
Melitta
Pano
Cápsula
Aro
Aaaah mandou bem ein!
Primeiro ganha uma saca de café
Aaaaaah se eu tivesse… hahaha obrigado irmão!
Conforme vc foi avançando eu comecei a acreditar que iria colocar o coador de pano entre os primeiros... eu nao gosto. Meu metodo preferido é o espresso, moka e prensa francesa... mas esses feitos no filtro de papel, V60, melita, etc eu nem considero como café..
1 espresso
2 espresso
3 espresso
4 espresso
5 espresso
6 espresso
7 espresso
8 espresso
9 Aeropress
10 V60
HAHAHAHHAAHHAA maravilhoso
@@piradosporcafe eu ia colocar a prensa francesa na lista, mas o trabalho que dá pra limpar, pra uma pessoa meio perfeccionista é triste kkkkkkkkkkkkk
@@Mateus.Sanches kkkkkkkkkkkkkkkkk...verdade
Eu digo o mesmo em relação à MOKA
@@danielmatosguimaraes Putz, eu tinha uma Moka, daquela baratinhas, tinha que limpar borracha, as vezes entrava na válvula e aquele filtro difícil de abrir KKKKKKKKKKKKKKKK
@@Mateus.Sanches Cara... Limpo a minha todo dia com direito a desmonte e tudo rapidinho.