O que é um Nêutron?
HTML-код
- Опубликовано: 5 ноя 2024
- No ano de 1932, um físico chamado James Chadwick, fez um experimento, em que ele bombardeava Berílio com as chamadas partículas alfa, mais especificamente, átomos de Hélio. Nesse processo ocorria uma transmutação, no caso, formava-se um novo material, um átomo de Carbono, todavia, era presente a liberação de uma radiação de partículas estranhas. Essas partículas correspondiam a uma unidade da massa do núcleo de Berílio + partícula alfa. Logo, havia a liberação de algo que existia no núcleo fundido e que possuía massa, entretanto, essas partículas não possuíam carga alguma. Chadwick chamou essas partículas de Nêutrons.
Os nêutrons são partículas encontradas no núcleo dos átomos, eles não existem fora dos átomos, sendo que se desintegram em menos de 15 minutos. Eles são semelhantes aos prótons em tamanho, massa (1,67 x 10^-27 kg), possuem 3 quarks (2 dows e 1 up) unidos por glúons, ou seja, também são bárions. A principal característica dos nêutrons em comparação com os prótons é que essas partículas subatômicas são neutras, ou seja, possuem carga igual a 0. Não possuir carga é algo extremamente importante, sendo que se não fosse assim, provavelmente haveria muito poucos elementos químicos no universo.
Imagine o núcleo dos átomos como uma pequena área do espaço onde se concentra uma grande quantidade de cargas positivas (prótons). Conforme os átomos vão ficando maiores, mais cargas positivas são necessárias. Para contrabalanceá-las, existe na eletrosfera, a mesma quantidade de cargas negativas, distribuídas em camadas, ou sejam, os elétrons se organizam em orbitais que possuem uma energia específica ao redor desse ponto no espaço que é densamente positivo.
Entretanto, cargas iguais se repelem, ou seja, quanto mais próximas cargas positivas, maior o poder de repulsão. Logo, existe a necessidade de haver uma barreira natural, a qual não permita que os prótons se aproximem muito, a ponto de promoverem uma interação repulsiva tão grande que pode partir o átomo. Esse espaço tem que ser otimizado, não pode fazer com que os prótons se aproximem muito, mas também não pode permitir que os mesmos se afastem tanto que se sobreponham aos orbitais atômicos. Ou seja, os nêutrons tem essa função no núcleo atômico.
Para que os nêutrons ajudem a manter a coesão do núcleo é necessário uma força fundamental da natureza, no caso, a Força Nuclear Forte, que chega a ser 2000 vezes mais poderosa do que o magnetismo, entre os glúons e quarks. Com isso a quebra do núcleo atômico precisa de muita energia. Esse processo acontece em reatores nucleares, estrelas e na reação termonuclear de fissionamento atômico. Como isso, a liberação da energia potencial do átomo (Força Nuclear Forte) é convertida em energia cinética e massa em energia, como é ocorre na teoria da relatividade (E=mc2).
Basicamente o processo se dá com um nêutron sendo arremessado em grande velocidade na direção de um núcleo atômico, fissionando o mesmo. São gerados mais 3 nêutrons, que se chocam com mais átomos, gerando a reação em cadeia.
Hoje, busca-se fazer esse processo ao contrário, ou seja, fundir dois núcleos de átomos, para gerar um átomo mais pesado, havendo a liberação de um nêutron nesse processo, o qual em prazo de 15 minutos deixa de existir. Esse é o processo de fusão nuclear, o qual não, praticamente gera lixo nuclear, pois funde dois núcleos em um só, liberando uma partícula que se desintegra rapidamente. Obviamente, produz-se mais energia do que a usada na ativação.
_____________________________________________________________________
Links de Livros de Ciências
1. A Origem das Espécies (Darwin) - amzn.to/3VCDe1x
2. Pálido Ponto Azul (Sagan) - amzn.to/3FfsOzP
3. Cosmos (Sagan) - amzn.to/3FaoJww
4. O Mundo Assombrado pelos Demônios (Sagan) - amzn.to/3VDOmLz
5. Contato (Sagan) - amzn.to/3ONngzd
6. Uma Breve História do Tempo (Hawking) - amzn.to/3AT8LUL
7. O Universo numa Casca de Noz (Hawking) - amzn.to/3EHEfhX
8. Astrofísica para Apressados (Tyson) - amzn.to/3OHNTFM
9. Homo Deus. Uma breve história do amanhã (Harari) - amzn.to/3F7M55U
10. Sapiens. Uma breve história da humanidade (Harari) - amzn.to/3EOtY3g
11. Os Botões de Napoleão: As 17 Moléculas que Mudaram a História (Penny le Couteur) - amzn.to/3FjzBbz
12. O Sondo de Mendeleiev: A Verdadeira História da Química (Paul Strathern) - amzn.to/3XDiCIe
13. A Dança do Universo (Gleiser) - amzn.to/3UgfYFa
14. O Fim da Terra e do Céu (Gleiser) - amzn.to/3in0Uso
15. A Harmonia do Mundo (Gleiser) - amzn.to/3XESEEd
_____________________________________________________________________
Abaixo estão as redes sociais do canal:
Facebook: / cienciaquimica1
Blog: licenciandoemq...
Site sobre o meu doutorado: exposicaomusea...
Agenda do Canal:
Toda terça-feira: Vídeos sobre curiosidades científicas.
Nossa!Como eh interessante saber que existe todo um sistema complexo e muito bem sintonizado,orquestrado, sincronizado,num átomo.muito bom saber e ir compreendendo estes fenômenos .Muito legal.
obrigado pela aula..
Acho que no nêutron está o segredo da vida
Boa ideia mesmo ❤
Eu tenho quase certeza!!!O amor é neutro. Mas a humanidade confundi com paixão. Apego adoração. Se o átomo. Tem proton e eletron. E o nêutron está no núcleo para o equilíbrio. Deus é amor. Amor é equilíbrio. Amor é neutron.
Muito didático! Parabéns 👏🏻👍🏻👏🏻
Cara, você é fera demais, continue com esse trabalho por favor, aprendo muito com seus videos 😊
Obrigado, vou continuar 😉🧪⚗️⚛️
Muito obrigado pela aula!
Conteúdo para ver e rever várias vezes.
Parabéns, estou fazendo uma maratona em seu canal
Bom ...grato
Boa tarde, tudo bem ?!
Por que o nêutron mesmo sendo "neutro" é tão instável quando isolado ??
Por que NÃO é possível uma tecnologia base em polímeros de nêutron ?
Lindo demais tudo isso
Já se aventou a possibilidade de um nêutron ser constituído por novecentos e vinte elétrons e novecentos e vinte pósitrons aproximadamente, perfazendo uma massa correspondente à 1840 vezes a massa do elétron ou do pósitron; o próton seria constituído de forma semelhante, tendo um elétron a menos, ficando portanto com predominância de uma carga positiva. Isso pode fazer sentido, levando-se em consideração que no decaimento beta há o desprendimento de um elétron do núcleo.
Eu creio que isso poderia ter sido considerado antes da década de 1950, mas com a descoberta dos quarks e suas cargas sendo convertidas em massa pela compreensão da teoria da relatividade restrita, prótons e nêutrons são classificados como hádrons bariônicos formados por quaks com interação de força forte (cromodinâmica quântica) com glúons, que são bósons de calibre.
Muito bom!!
Parabéns!!!! 👏👏👏
Parabéns, vídeo de alta qualidade.
Muito show sua aula! Ótima didática até para quem não é desse mundo compreende super bem! Parabéns e sucesso pro canal!
Muito obrigado por suas palavras 😃
Parabéns professor, um belíssimo trabalho. muito obrigado por compartilhar tanto conhecimento.
Assim alcançaremos maiores níveis de consciência
Física de mecânica quântica é algo místico?
Nunca havia entendido Química. Até hoje. Obrigado professor, sua didática é sem igual, parabéns eu estou a cada vídeo mais interessado
Fico extremamente feliz com isso! 😉
Faz um video sobre o uso do neutron para fazer esse bombardeamento. Como vc separa o neutron para fazer isso. Valeu❤
Parabens pelo video. Uma curiosidade sobre a massa dos elementos terem casas decimais na tabela periódica: é devido a existencia de isotopos. A massa indicada na tabela é a média ponderada da massa dos isótopos do elemento
Eu tô amando seus vídeos 😍
Muito obrigado 😊
primeiro vídeo que vejo e estou muito feliz de ter conhecido o canal. excelente didática e foge do raso que aprendemos no ensino médio. explicando como as coisas são o mais próximo do real
Obrigado 😃
@ não encontrei, mas caso não haja, faça vídeos explicando a diferença entre ligação iônica e covalente. Nunca fez sentido o átomo 'emprestar' um elétron e ambos ficarem unidos por isso. quando eles 'compartilham' ainda tem alguma coerência uma vez que estão 'usando juntos' o elétron .
MUITO BOM !!!!!!!!!!!
Muito Obrigado Professor
Parabéns meu amigo! Muito bom..
Acho muito massa o canal. muito top o conteúdo que você traz sempre....
Muito obrigado por seu incentivo e suas palavras ☺️
❤❤❤ grande aula.parabens
😉😉😉
Você poderia me dizer se os macronutrientes, carboidratos, proteínas, e gorduras que ingerimos nos fornecem essas energias?
Os nutrientes nos fornecem fontes de calorias para queimarmos. A energia proveniente das calorias vem da quebra de ligações químicas. Ou seja, não se relacionam com o núcleo atômico, mas com a interação entre Átomos.
Excelente informação! Inscrito e like!
Boa noite professor! Trabalho com Telecom, mas estudei física e me considero ter um pensamento bastante "Cartesiano". Na Teoria Padrão, acabamos por chamar tudo de " PARTICULA" . Sabemos que o Gluon não possui massa, sendo parte da interacao Forte, Não reage as demais forcas.....sendo até onde entendo o campo da Força Forte.. pergunto: chamar está energia de "partícula" não confunde o entendimento?? Bão seria correto qualificar como "campo ou energia de interacao forte? Partícula sempre remete (senso comum a matéria. O que definitivamente um Gluon não e! Estou errado ????
Desculpe a demora para responder, não sei o motivo, mas o RUclips tinha retido seu comentário. Ele tem feito isso ultimamente.
Indo a sua pergunta, na física e em Ciências em geral usam-se termos que usualmente em português ou mesmo em inglês não são tão triviais. Um exemplo é o termo "sabor", que se refere a "tipo" para os quarks. No caso de partículas como os Fótons e os Glúons, que não possuem massa, eles possuem energia. Segundo a relatividade, a energia pode ser convertida em massa inercial (E=mc^2). Obviamente que esses dois observáveis não tem massa, o fóton por se locomover na velocidade da luz e os glúons por estar no núcleo de bárions, porém, são chamados de partículas por serem mediadores das forças fundamentais. Em outras palavras, são bósons de calibre.
Muito bom. Obrigado
Uma pergunta: se na fusão nuclear dois átomos de hidrogênio (com um próton apenas) se fundem e como resultado temos um próton e um nêutron resultando no deutério. De onde surgiu esse nêutron no deutério?
O que acontece é o seguinte, quando ocorre o surgimento do hidrogênio nas estrelas, surgem 3 espécies de hidrogênio: Prótio, Deutério e Trítio. O prótio corresponde a mais de 99% de todo o hidrogênio gerado, sendo formado por 1 elétron e 1 próton. O resto de 1% se divide entre Deutério e Trítio, que, respectivamente, possuem 1 nêutron e 2 nêutrons. Essas espécies, quando estão no processo de gêneses estelar, em alguma quantidade (havendo alta pressão e grande temperatura), conseguem (pelo intermédio da força nuclear forte e dos resquícios de força forte via mediação de mésons) manter no núcleo atômico 1 ou 2 nêutrons. Essa fenomenologia se mostra algo bastante energética e, como consequência, bastante rara, quando comparada com a formação do prótio. Em resumo, a presença do nêutron no núcleo de espécies de hidrogênio não é um grande problema estrutura, mas sim, um problema de ordem energética.
Fico pensando como esses caras tem a certeza desses elementos se são tao pequenas como conseguiram testar e perceber
1o - usando a linguagem matemática, se a conta "bater", basta procurar na natureza, que cedo ou tarde vai encontrar o que está descrito/previsto na linguagem matemática.
Por exemplo:
Um dia o Maxuell fez algumas contas e os resultados dos cálculos estavam corretos, daí ele pensou "bom, de acordo com as minhas contas, se eu for ali no meu laboratório e fizer um experimento, o resultado do experimento deverá ser "tal". Aí ele foi lá, fez o experimento e o resultado foi exatamente o que ele havia previsto em suas contas.
Ou seja, essa é uma das formas de saber algo de forma teórica, antes mesmo de se ter uma comprovação empírica.
Novamente: se existe na matemática, é só procurar com calma e atenção, msm que demore, que cedo ou tarde vai encontrar tbm na natureza.
interessante isso. mas e haveria alguma diferença entre o nêutron e o anti nêutron( a versão de anti matéria) q compõe o núcleo de um anti-átomo ?
Sim. Bastante diferença, pois são compostos por 3 antiquarks.
hmm então no caso 3 tipos( sabores) e não três unidades onde haveria repetição( caso dos nêutrons e prótons), né?
Pq existe a diferença de massa de um próton e o neutron ? Os quaks up e dow não são iguais?
Esse é um assunto um pouco mais teórico, pois envolve relatividade. No caso, os quarks up e down se diferem um do outro por sua carga. A carga no up é de +2/3 e no down -1/3. Por esse motivo o próton é carregado positivamente, já que é formado por 2 up e 1 down ((2 x 2/3) + (-1/3)) e o nêutron não tem carga pra é formado por 2 down e 1 up ((2 x (-1/2)) + 2/3). Essas cargas são o que diferem entre eles. Entretanto, na relatividade a equação E=mc^2, propícia converter energia em massa. Sendo assim, usa-se MeV/c^2 como unidade de massa. Dessa forma, a massa do down é de 4,8 MeV/c^2, enquanto a do up é de 2,5 MeV/c^2. Por esse motivo os nêutrons são ligeiramente mais pesados que os prótons.
Gratidão ! Adorei !
😉🧪☢️⚗️⚛️
ótimo vídeo, cheguei por causa de um vídeo antigo, mais um inscrito.
Fico muito feliz 😊
Belíssimo video, valeu apena esperar! hehehe
Ganhou um inscrito
Que bom que gostou. Estou muito feliz com isso 😃
Me tira uma dúvida pfv. Já que o nêutron é responsável pela estabilidade do núcleo, pq núcleos com mais neutros do que prótons tendem a decair ?
Tem relação com a estabilidade. Os núcleos que possuem números mágicos de nêutrons são mais estáveis, contudo, se forem em quantidades iguais ao de prótons, é muito mais difícil disso ocorrer. No caso, esses elementos são o He, O e Ca. Tanto que são usados na fusão nuclear para a geração de elementos transurânicos.
@ Então, minha dúvida é que já que eles seguram os prótons juntos, então qto mais nêutrons mais firme é um núcleo.
@@dandan_mushi não, isso não ocorre, pois existe um efeito chamado força efetiva, em que, os prótons interagem com os elétrons. Caso o número de prótons seja ultrapassado demais pelo número de nêutrons, acontece que o balanceamento de cargas tende a ser enfraquecido e o núcleo não atraia a quantidade correta de elétrons nos orbitais. Entenda que o átomo é um sistema extremamente ajustado, qualquer pequena alteração interfere no seu balanço. Então, apesar dos nêutrons serem uma "estratégia" da natureza para manter o núcleo coeso, um excesso muito grande deles pode causar uma diminuição relevante da força nuclear efetiva (Zef).
Eles são muito bons 🎉🎉🎉🎉
Maravilha !! Didático e muito claro. Estamos together.
não entendi onde V escreve que cometeu um erro. explique melhor por favor
Deutério e trítio não são moléculas. Mas sim espécies atômicas de hidrogênio que possuem neutrons. Ou seja, quando digo que são moléculas eu errei.
O senhor é professor ??
qual faculdade ?
Sim. Ataulmente sou professor substituto de Química no IFSP.
Gosto quando química se preocupa com ontologia
Eu trabalhei com epistemologia no doutorado. Tenho uma série aqui (primeiro sábado do mês), sobre filosofia da ciência.
Que massa!!! Sou psicólogo e adoro esse tema
Muito bom o vídeo! Não pensando em termos de tamanho, eu considero que "o nêutron é a Partícula de Deus", pois representa a totalidade, isto é, dele saem todas as demais partículas conhecidas! Um Abraço!!!
Prótons, neutros e elétrons são partículas. Mas do que elas são constituídas e porque? Como elas se formaram?
Prótons e nêutrons são constituídos de quarks e glúons, que são partículas fundamentais. Os elétrons são Férmions, como os quarks, mas não são afetados pela força forte nuclear, então são caracterizados como léptons carregados. Essas partículas são os tijolinhos da matéria, são elas que caracterizam a matéria em si. No modelo padrão da física temos 17 partículas fundamentais, sendo que são divididas em dois grupos, os férmions e os bósons. Os férmions são os tijolos da matéria e os bósons, os mediadores de forças fundamentais, sendo que alguns desses bósons nem massa possuem.
Dê uma olhadinha aqui no canal, eu fiz praticamente um curso inteiro de introdução à subatômica.
Excelente vídeo!!!
Ok.
Mas como de atinge o quadrado da velocidade da luz?
Essa é a modelagem matemática. Pois a equação E=mc2 é oriunda da equação de energia cinética, a qual tem a velocidade elevada ao quadrado E=(mv2)/2. Ou seja o Einstein só adaptou essa equação, retirando a divisão por 2, pois velocidade da luz ao quadrado ou metade da velocidade da luz ao quadrado é algo muito grande, então, ele só adaptou a fórmula. Basicamente, modelar uma equação com velocidade ao quadrado quer dizer que a velocidade cresce ou decresce em modulo (valor sempre positivo), ou seja, estamos falando de aceleração.
Boa noite professor, me inscrevi neste canal para poder aprender um pouco mais ...
Fico muito feliz. Espero poder ajudar com o aprendizado. O que eu não souber vou correr atrás para aprender e poder ensinar!
Por favor, para cada proton tem um netron ?
@@nobertomarcio não realidade não, conforme o número de prótons aumenta no núcleo, também tem o aumento pontual da carga positiva. Então, para enviar uma brusca repulsão, em alguns átomos, existe um número maior de nêutrons.
Excelente
O que e uma bomba de neutrons?
Muito bom
Qm e professor do lado desse homem
Kkkkkk
digo aos 12.25 do vídeo
Parabéns pelo conteúdo do canal.
Se fosse um canal de funk ,com dancinhas e resenhas rebolando ia ter muitos mais visualização.
Muito top seu canal e obrigado por compartilhar seu conhecimento.
@@jeffersonluna3609 kkkk acho que teria que contratar umas dançarinas.
Os atomos são individuais indestrutível
Não, os átomos são sistemas, compostos por outras partículas, no caso elétrons, que são léptons carregados negativamente e se encontram na eletrosfera; por prótons, que são compostos por glúons e 2 quarks up e 1 down; e nêutrons, que são compostos por glúons, 2 quarks down e 1 quark up. Ou seja, um Átomo é fissionavel, fundível e pode passar pelo processo de decaimento, ele pode ser destruído sim, pois é um sistema composto de 4 partículas diferente.
Neutron é um Proton que se casou com um elétron...kkk...
O neutron não é tão neutro assim, pois tem massa...
Kkkkkk, chama neutron pq não tem carga. Massa é massa, carga é carga ...
@@alencarpereiraguimaraes8679 Além da ausência de carga tem massa, logo não é tão neutro, ok?
@@naviitub2879 neutro só sabão de coco
.. o q vc quer dizer com neutro cara? Pq se for energia sem carga e sem massa só o foton.
@@alencarpereiraguimaraes8679 O foton tem massa.
@@naviitub2879 ah pronto... Daqui pra frente, se eu continuar te respondendo, tem que colocar camisa de força em mim
Os prótons não existem, eu nunca vi um.. isso é td teoria da conspiração pra manipular o homem.
Cara é bem complicado acreditar mesmo sendo que é bizarramente pequenos, como eles conseguem saber, talves sejam varioas experimentos
Boa noite
Oss arigato VALEU PROFESSOR OSS VIDA LONGA E PRÓSPERA À TODOS moçada Oss GDA CEAJ GAYA TXAI MICRO E MACRO COSMO CONHECIMENTO PARA TRANSFORMAR gozaimassus oss 🖖🖖🖖
👍👍👍👍
princeso
❤🎉😮😮😮😮😮😮😮😮
O brasil e rico uranio que tem na bahia e no para 😅 brasil rico mas os politoco saqueiam p eles e brasil 🇧🇷
Esse UP e Down são os SPINS ? s,p,d,f ?????
Vc diz em relação aos quarks? Se for isso, não? UP e down são os sabores dessas partículas.
@ sabores???
@@mfneves00 sim, isso mesmo, sabores 😄😄😄. Os tipos dos quarks são divididos em 6 sabores: UP, DOWN, TOP, BOTTOM, STRANGE e CHARM.
Ah isso que é um neutron? Agora que já sei posso fazer o que mesmo? Qual a utilidade disso?
Conhecer a realidade evita que você caia em fake news científicas, ou seja, ajuda a desenvolver um filtro mais rebuscado sobre assuntos científicos. Assim você não cai em conversa de gurus quânticos ou do pessoal que acredita que a Terra é Plana, ou que acham que as vacinas são testadas em fetos humanos.
Quando alguém chegar em você querendo vender algum remédio para alinhar os prótons e nêutrons dos núcleos de seus átomos, agora vc sabe que a coisa não é tão fantasiosa. Ou então ajudar a manter seus átomos jovens com o uso de um cristal... Essas bobeiras. Conhecendo como são formadas as partículas, vc não fica exposto a essas falácias para enganar trouxa.
Muito bom