Em quê os NÊUTRONS podem ser úteis?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 23 авг 2024
  • Um nêutron é um hádron, do tipo bárion, formado por 2 quarks D e 1 quark U. A grande diferença entre prótons e nêutrons é que os prótons tem uma carga positiva, e os nêutrons não tem carga.
    Sendo assim, um nêutron muitas vezes é considerado como uma partícula que auxilia na formação da massa dos átomos, uma vez que, se forem somados os números dos prótons e o número de nêutrons presente em um núcleo atômico, torna-se possível determinar a massa do átomo, a qual é dada em unidades atômicas (u). Contudo, a massa atômica é uma consequência da real função dos nêutrons, o qual é agir como uma espécie de amortecedor.
    Os núcleos são compostos por prótons (além dos nêutrons), ou seja, partículas carregadas positivamente e, também, sabemos que as cargas iguais se repelem, contudo, existe uma distância ótima, a qual permite que essas cargas se mantenham próximas, mas sem a repulsão.
    Os nêutrons criam uma estrutura no núcleo dos átomos que, ajudam a encapsular os prótons e, também, a mantê-los afastados o suficiente para que não ocorra uma repulsão grande o bastante para a destruição do núcleo. Ou seja, eles são como amortecedores. Obviamente, essa característica neutra deles se dá devido aos tipos de quarks que o compõem. No caso, a carga do quark U é de 2/3 e, enquanto a carga do quark D é -1/3 e. Como são 2 quarks D, então na somatória fica 2/3 - 2/3, logo a carga dos nêutrons é igual a zero.
    Sendo assim, na maioria das vezes a quantidade de nêutrons no núcleo, acaba sendo maior que a quantidade de prótons, o que tem influência na massa do núcleo ser, em número, um pouco maior que o dobro do número atômico. Entretanto, existem núcleos que se estabilizam muito fortemente, pois os números mágicos também são aplicados aos nêutrons. Os elementos que possuem números mágicos de nêutrons são poucos, totalizando algo em torno de 13 elementos, em outras palavras seus isótopos. E dentre esses, é mais raro ainda os que se apresentam com números mágicos de nêutrons e prótons, o que os tornam muito estáveis, ou seja, é muito difícil de remover um próton do núcleo. São eles: He, O e Ca.
    Existem elementos que são formados por números de prótons e nêutrons que são diferentes, mas que se aproximam muito dos números mágicos. São eles: Pb, com 82 prótons e 125 nêutrons, e o Bi, com 83 prótons e 126 nêutrons.
    E, basicamente, desses elementos que possuem um núcleo altamente estável, que surgem as sementes para os elementos transurânicos. Por exemplo, o elemento sintético que tem o maior número atômico é o Oganessônio (Og), o qual foi gerado a partir de um átomo de Ca e de Bk.
    Dos elementos sintéticos, até o Cúrio (Cm), ocorre o bombardeamento no elemento anterior com nêutrons, para dessa forma ocorrer o processo de decaimento beta, do nêutron a um novo próton. Porém, desse elemento para frente, são utilizadas partículas alfa, que são núcleos de He, ou seja, um elemento com números mágicos tanto para prótons quanto para nêutrons. Isso é feito do Califórnio (Cf) ao Mendelevio (Md). A partir do Nobelio (No) são utilizados átomos de Carbono, que é estável, pois possui números iguais de prótons e nêutrons. Isso vai até o Rutherfordio (Rf), que surge da fusão de C + Cf. A partir daqui a massa dos elementos começa a ficar muito grande, ou seja, há a presença de muitos prótons e, como consequência, a quantidade de nêutrons, que são os amortecedores do núcleo, fica muito maior que a de prótons. Logo, os próximos elementos precisam ser fundidos por átomos de elementos sintéticos com átomos de elementos naturais com núcleos massivos e estáveis, como é o caso do Ca, Pb e Bi.
    _____________________
    Links de Livros de Ciências
    1. A Origem das Espécies (Darwin) - amzn.to/3VCDe1x
    2. Pálido Ponto Azul (Sagan) - amzn.to/3FfsOzP
    3. Cosmos (Sagan) - amzn.to/3FaoJww
    4. O Mundo Assombrado pelos Demônios (Sagan) - amzn.to/3VDOmLz
    5. Contato (Sagan) - amzn.to/3ONngzd
    6. Uma Breve História do Tempo (Hawking) - amzn.to/3AT8LUL
    7. O Universo numa Casca de Noz (Hawking) - amzn.to/3EHEfhX
    8. Astrofísica para Apressados (Tyson) - amzn.to/3OHNTFM
    9. Homo Deus. Uma breve história do amanhã (Harari) - amzn.to/3F7M55U
    10. Sapiens. Uma breve história da humanidade (Harari) - amzn.to/3EOtY3g
    11. Os Botões de Napoleão: As 17 Moléculas que Mudaram a História (Penny le Couteur) - amzn.to/3FjzBbz
    12. O Sonho de Mendeleiev: A Verdadeira História da Química (Paul Strathern) - amzn.to/3XDiCIe
    13. A Dança do Universo (Gleiser) - amzn.to/3UgfYFa
    14. O Fim da Terra e do Céu (Gleiser) - amzn.to/3in0Uso
    15. A Harmonia do Mundo (Gleiser) - amzn.to/3XESEEd
    _____________________________________________________________________
    Quer ajudar o canal?
    Chave Pix do canal: 469454b3-5de8-4eb6-a4ee-a8c0866311f4
    Redes sociais do canal:
    Blog: licenciandoemq...
    Agenda do Canal:
    * Toda terça-feira: Vídeos sobre curiosidades científicas.
  • НаукаНаука

Комментарии • 72

  • @fernandopaiser
    @fernandopaiser 4 месяца назад +3

    Israel, você tem uma didática muito boa. Fala de modo claro e pausado; e explica muito bem. Esse estilo é essencial para assuntos tão árduos quanto os que você trata em seu canal. parabéns!

    •  4 месяца назад

      Muito obrigado 😉⚛️⚗️🧪. É bom demais ouvir isso.

  • @renatoiezzi9410
    @renatoiezzi9410 6 месяцев назад +4

    Uma das coisas que mais me encantou na graduação foi aprofundar o estudo dos orbitais, parece besteira mas depois que você entende passa a ver a fisico-química de forma diferente. Pelo menos foi assim comigo.

    •  6 месяцев назад +3

      Comigo também, as aulas de Química dos Elementos, teórica e prática, foram as disciplinas que mais aprendi sobre Química no estado bruto... Já Química Orgânica não sei bem como obtive nota, contudo, acho que aprendi bastante coisa sem perceber, já que minhas aulas de Química Orgânica no Instituto Federal, foram muito completas, nem eu acreditei que sabia tanto.

  • @dilermandodemelo4213
    @dilermandodemelo4213 2 месяца назад +2

    Um excelente vídeo, com boa didática e bons exemplos.

    •  2 месяца назад

      Fico extremamente feliz e satisfeito quando vejo alguém falando da minha didática. Muito obrigado mesmo, isso me dá muita força para continuar 😉⚗️🧪⚛️

  • @irineu333
    @irineu333 6 месяцев назад +3

    Muito bom!

    •  6 месяцев назад +1

      😉🧪⚗️⚛️

  • @joelmarsousadasilva7489
    @joelmarsousadasilva7489 6 месяцев назад +2

    Sem comentários!! 👏👏👏

    •  6 месяцев назад

      😉⚛️⚗️🧪

  • @user-fp5hg1rw9z
    @user-fp5hg1rw9z 6 месяцев назад +1

    Nuuh!! Bom d+

  • @ismaelcastro5178
    @ismaelcastro5178 4 месяца назад

    Muito bom 👏👏👏👏

  • @alcinahelena_Nina
    @alcinahelena_Nina 2 месяца назад +1

    😃😃❤

  • @canutojrcanuto
    @canutojrcanuto 6 месяцев назад +2

    Partilhado... 😉😉😉

    •  6 месяцев назад

      😉⚛️⚗️🧪 muito obrigado mesmo!

  • @WillianSilva-sx8ms
    @WillianSilva-sx8ms 6 месяцев назад +2

    Bom conteúdo. Explicação sucinta e clara. Foi bem esclarecedor. Parabéns!

    •  6 месяцев назад

      Fico muito feliz por você ter gostado 😉

  • @evertonpereiradossantos7228
    @evertonpereiradossantos7228 6 месяцев назад +1

    Excelente vídeo

    •  6 месяцев назад

      Muito obrigado 😉🧪⚛️⚗️

  • @adelinosilvasilva8504
    @adelinosilvasilva8504 6 месяцев назад +1

    Finalmente, entendi.
    Agora , fez Sentido, porque o Hidrogênio é único átomo sem Nêutrons em Toda a Natureza.

    •  6 месяцев назад

      😉⚛️⚗️🧪

  • @antoniocarlossantosoliveir2619
    @antoniocarlossantosoliveir2619 6 месяцев назад +5

    1. Quando estudei Física, para prestar vestibular de Engenharia, em 1962, nós costumávamos nos referir ao EFEITO DOOPLER/FIZEAU. De repente, "escantearam" o pobre do Fizeau. Qual o motivo ????? - 2. Se carregarmos uma bateria descarregada, ela passa a pesar mais ? A lógica me diz que sim ! mas...

    •  6 месяцев назад +6

      Não conheço o Fizeau. E a bateria não pode pesar mais, pois o efeito do carregamento é fazer com que o material que foi oxidado seja reduzido novamente, então a material que saiu do metal e se encontra na solução, passa a se depositar novamente no material oxidado. Por outro lado, o material reduzido é oxidado e seu material depositado desloca-se para a solução. Ou seja, ele é oxidado. Então, é um ciclo, não pode haver mudança de massa total se for uma bateria selada, obviamente.

    • @enthonycichocki
      @enthonycichocki 6 месяцев назад +1

      Campo eletromagnético não tem massa

  • @mautresim
    @mautresim 6 месяцев назад +3

    Por que, no caso do deutério, tendo um único próton, íon de hidrogênio, é necessário nêutron, uma vez que não haveria repulsão a conter?

    •  6 месяцев назад

      Pois o núcleo tem espaço. Entenda que é uma consequência da natureza. Em poucos casos, o H é bombardeado por Nêutrons e a espécie se estabiliza com esse nêutron. Basicamente, se não existisse a possibilidade de um nêutron adentrar ao núcleo do H, não existiriam outros elementos. Vale ressaltar também que essas espécies não são íons, pois os íons tem carga, e no caso deutério e trítio são neutros, sendo assim, eles são isótopos.
      P.S.: O trítio é outra espécie e tem 2 nêutrons e um próton.

    • @mautresim
      @mautresim 6 месяцев назад

      @ Verdade, quis escrever isótopo e pus íon. No caso, íon é a natureza do núcleo do Hidrogênio com um próton dissociado de seu elétron antes da fusão (cadeia Próton-Próton no núcleo estelar). Uma vez que uma nova configuração aconteceu, ganhando um nêutron, deixou de ser íon. É isso?

  •  6 месяцев назад +2

    Vídeo muito bom. Também estou pensando em fazer vídeos desse tema

    •  6 месяцев назад

      Faça, o público merece! Vc é bom, tem que levar isso aos inscritos.

  • @Forca_Starship
    @Forca_Starship 6 месяцев назад +2

    bem legal o vídeo, eu gostaria de saber (talvez dê até um vídeo) porque os prótons são bem mais difíceis de serem retirados do núcleo do que o nêutron, até por se considerar que os outros prótons deveriam repulsar o próton pra fora, os gluons são mais fortes em prótons do que em nêutrons ou algo assim?

    •  6 месяцев назад

      Os glúons não são mais fortes nos nêutrons, a diferença entre eles são os quarks. Em relação aos prótons, eles possuem cargas, que são balanceadas pelos elétrons. Então, se retirar um próton e o sistema não for estável, haverá a formação de um íon de outro elemento químico, o que faz com que o núcleo diminua de tamanho e a eletrosfera aumente. Se esse mínimo balanço for comprometido e não houver a estabilização do núcleo, aí o átomo se desmancha.

  • @opensador1586
    @opensador1586 2 месяца назад +1

    Hj consigo ter uma visão da não existência do elétron como convencionado. Vejo a eletrosfera como uma reverberação quântica que em determinadas distâncias , possuem energização envolta em todo núcleo que cada camada reflete a quantidade respectiva de cada camada quantizada.

    •  2 месяца назад +1

      O grande problema de estudar as partículas é que as mesmas são apresentadas em modelos. Só que esses modelos são tomados como a verdade cristalina em torno do sistema. E na verdade não é assim que a interpretação deve ser desenvolvida, principalmente nos primeiros contatos com a teoria quântica.
      Eu mesmo uso os modelos pré Schrodinger para explicar a dinâmica e como os átomos são estruturados. Contudo, um elétron, um próton e um nêutron, não necessariamente são bolinhas. E as camadas dificilmente são como trilhos em que os elétrons deslizam ao redor de um núcleo. Contudo, esses modelos auxiliam na interpretação visual.
      Um tempo atrás eu dei aulas de química para deficientes visuais. E percebi que eles conseguem entender mais facilmente o que é um átomo, na sua real forma, do que alunos videntes que foram acostumados com os modelos de Rutherford e de Bohr. Isso se dá por conta do material tátil ser composto em camadas de densidades diferentes. Então fazíamos o núcleo com uma bolinha de vidro, a camada mais próxima com um isopor de alta densidade, depois espumas, até chegar na camada 7 ou Q, com uma pluma sendo o material representativo.
      Tendo esse modelo, e ativando outro sentido, para fazer a descrição, é possível falar de densidade de probabilidade. E dessa forma chegarmos na atual representação do átomo.
      Ou seja, o maior problema é querer ter uma visão clássica da realidade subatômica. Conseguindo transpor isso, chegamos na melhor compreensão possível do que é um átomo e das partículas que o compõem.

    • @opensador1586
      @opensador1586 2 месяца назад

      Você então apoia meu entendimento?

    •  2 месяца назад

      @@opensador1586 só não compreendo o que seria uma reverberação quântica.

    • @opensador1586
      @opensador1586 2 месяца назад

      Imagine uma emissão de energia que advenha do núcleo que por algum motivo, controla as camadas eletrônicas por valores quânticos , sendo a camada k com energia correspondente a energia de dois elétrons, a camada L com energia que envolva o núcleo com uma energização de 8 elétrons e assim por diante. Esta disposição energética em quantidades equivalentes a energia limitada ao pacote de energia do elétron é a reverberação energética do núcleo. Por isso não se pode encontrar o elétron, pois cada orbital contém energias equivalentes ao número de elétrons de cada camada envolta de todo núcleo como casaca de cebola, respeitando as devidas proporções,pois camadas com maior número de elétrons são mais "grossas "( fortes). Um deslocamento de um elétron constituíria na verdade um salto quântico da ordem da energia de um pacote no valor de um elétron. Isso é um exemplo apenas.

    •  2 месяца назад

      @@opensador1586 é que o termo reverberação não faz sentido. Pois para algo reverberar tem a necessidade de um continum. Para que isso ocorra há a necessidade de que o sistema precisa ser formado por partículas microscópicas ou macroscópicas. Por exemplo, no vácuo não existe reverberação.
      A forma mais correta é compreender como funções matemáticas. Tem que ser algo abstrato. O universo das partículas não possuem analogias diretas. Os modelos mais próximos da física clássica acabaram caindo e dando lugar ao modelo de Schrödinger.
      Um exemplo de como não podemos pensar em "imagens" clássicas para falar de Quântica, se baseia no Spin. O spin é 100% Quântico e não existe uma analogia para ele. O mais próximo possível para compreendermos o mesmo é a expressão matemática como um número.
      Então, é fácil imaginar o átomo e suas camadas como funções matemáticas, sem "equivalentes clássicos". Por isso, falamos de camadas de energia ou níveis energéticos.
      E aí a coisa fica bizarra, pois, pela relatividade, o elétron tem massa, devido ao fato de ter energia.
      Então é mais fácil considerar todo o sistema como algo abstrato, como se fosse interpretação matemática.

  • @onardico
    @onardico 6 месяцев назад +1

    Bombas de nêutrons 🤩

    •  6 месяцев назад

      ⚛️ 💣 💥

  • @informaticagb4840
    @informaticagb4840 6 месяцев назад +1

    Isso é uma loucura total! |Muito legal! Em geral esses elementos são usados para tratamentos médicos e em que mais aplicações?

    •  6 месяцев назад

      Na real, é meio difícil de usá-los, pois não duram muito tempo. Eles podem ter fins bélicos, como o plutônio, e ao mesmo tempo serem usados para a geração de energia em reatores nucleares.

  • @bitelobrasil9630
    @bitelobrasil9630 6 месяцев назад +1

    Na escola não sabia nada disso agora depois de velho que estou aprendendo

    •  6 месяцев назад

      Faz parte, eu tb só aprendi depois de sair da graduação em química 🤣🤣

  • @campollina
    @campollina 6 месяцев назад +3

    Pode falar mais desses números mágicos? O que tem de tao magico neles? Kkkk 13:30

    •  6 месяцев назад +1

      No vídeo anterior eu falei mais sobre eles. Dê uma olhada lá, pois creio que vai ajudar. Mas já adiantado, são números atômicos em que a retirada de um próton do núcleo é muito difícil.

    • @marcello_._
      @marcello_._ 2 месяца назад

      Pode colocar o link, pfv? Há muitos vídeos anteriores.

  • @heldermarcos2883
    @heldermarcos2883 6 месяцев назад +1

    Vc poderia usar animações e música pro tornar o vídeo menos cansativo, porque se vc busca aumentar os usuários vc tem que tornar o vídeo mais atrativo.

    •  6 месяцев назад +2

      Eu até poderia fazer isso, mas não tenho acesso a um editor. Um vídeo de 15 minutos leva em torno de 30 minutos para gravar, 5 horas de edição e pelo menos mais uma 2 horas para fazer a renderização, capa, upar no RUclips e fazer toda a distribuição e programação de data e horário. Tudo isso arrebenta com o computador, sem usar muita edição, na hora de renderizar, sempre dá pau, imagina com uso de mais animações, closes, sons. Eu teria que comprar um computador novo. Mas o RUclips me paga 500-600 reais a cada 2 meses (100 dólares). Então fica bem complicado. Para pagar um editor, teria que ser alguém com uma noção básica de Ciências, para não haver erros, pois são aulas, toda ilustração que uso, eu tento não gerar obstáculos epistemológicos, então não é algo tão fácil gerar aulas de ciências em vídeo.

  • @maurojose6786
    @maurojose6786 6 месяцев назад

    Grande trabalho.Uma dúvida: um núcleo massivo possui uma capacidade maior de impedir a passagem de radiação?

    •  6 месяцев назад

      Sim. Seu raciocínio está correto. Tanto que usam Pb para selar vazamentos de radiação.

  • @diegoalcantara2518
    @diegoalcantara2518 6 месяцев назад +3

    Uma pergunta de que é feito os quaks?

    •  6 месяцев назад +2

      Não entenda o quark como feito por algo. Ele ajuda a compor a matéria. Nesse caso, entramos na massa inercial da relatividade, em que energia é convertida em matéria.

  • @luizgxp
    @luizgxp 6 месяцев назад +1

    Eu pensei que o que mantinham os protons juntos fosse a força nuclear forte.

    •  6 месяцев назад

      A força nuclear forte é o que faz existir os prótons na realidade. Pois com ela os glúons conseguem manter os quarks unidos.

  • @CesarioDouglas
    @CesarioDouglas 6 месяцев назад

    Será que tem jeito de estudar misturado átomos com genéticas e crispr cas9 ?

  • @SharkStrikeAC
    @SharkStrikeAC 6 месяцев назад

    A é toa que o CEO da BYD teve sucesso com a química e agora com as baterias de sal.

  • @CesarioDouglas
    @CesarioDouglas 6 месяцев назад +1

    Se existe a eletrônica, será que existe a protonica ?

    •  6 месяцев назад

      Protônica é a engenharia nuclear.

  • @isabelshurmanfeitoza9897
    @isabelshurmanfeitoza9897 6 месяцев назад

    Manter o núcleo estável

  • @lucivaniodejesuscarvalho9191
    @lucivaniodejesuscarvalho9191 6 месяцев назад +1

    hoje ja se conseque fazer ouro...

    •  6 месяцев назад +1

      Sim, já é possível... Mas é ouro radioativo hahaha.

  • @TalesMilleto
    @TalesMilleto 6 месяцев назад +1

    Não é difícil entender a explicações dadas. Qualquer pessoa, com um pouco de esforço consegue ter uma noção da formação do núcleo de um átomo. Mas, infelizmente a nossa cultura mudou de rumo, sobretudo nos anos 90, com a crescente introdução das "ciências" humanas. Que covenhamos, de humanas não tem nada. Cerca de 30 anos depois chegamos a um lamentável estado com a quantidde reduzida de pessoas que se formam nas exatas. Ainda bem que existe a internet e as iniciativas como esta de trazer de volta o conhecimento científico ao público.

    •  6 месяцев назад

      Costumo dizer que: "Se é algo escrito, desenvolvido, observado ou criado por uma mente humana, então, todos estão preparados para reproduzir ou aprender".

  • @Raony.Borges
    @Raony.Borges 6 месяцев назад

    Uma estrela de nêutrons só têm nêutrons?

    •  6 месяцев назад

      Muito, mas muito em teoria sim! Contudo, provavelmente, existem prótons e nêutrons, mas em quantidades bem pequenas. A estrela de Nêutrons é uma estrela que implodiu, e lá tem uma pressão muito grande por conta do processo radioativo. Então, é muito difícil entrar algo no núcleo da mesma.

    •  6 месяцев назад +2

      *ou melhor: "existem prótons e elétrons, mas em quantidades bem pequenas".

    • @Raony.Borges
      @Raony.Borges 6 месяцев назад

      @ Gostaria de compreender melhor as estrelas de nêutrons, incluindo sua formação e comportamento, bem como entender como possuem um campo eletromagnético tão forte, apesar de serem compostas principalmente por matéria eletricamente neutra.

  • @fullgas1413
    @fullgas1413 6 месяцев назад +1

    Porque os elétrons não entram na massa do átomo? Hein Sr. Pirula da física!?

    •  6 месяцев назад +1

      Na real sou mais da Química 😉😉. A massa dos elétrons é 2000 vezes menor que a de prótons, ou seja, realmente não faz diferença.
      P.S.: Minha mãe me acha bem mais bonito que o Pirula.

    • @fullgas1413
      @fullgas1413 6 месяцев назад

      @ Hahaha, desculpe a comparação, mas a mãe do Pirula não concorda!
      E realmente o assunto é sobre química mas como vc entrou na parte sub atômica então tem um pé ali na física, pelo menos o assunto!
      Parabéns pelo conteúdo!

    •  6 месяцев назад +1

      @@fullgas1413 o assunto é de física mesmo.
      Pirula com aquela sombrancelha junta... Capaz da mãe dele não gostar muito hein. Hahaha. Brincadeira, o cara é o galã da paleontologia.

  • @Leandro_Amaral
    @Leandro_Amaral 6 месяцев назад

    Muito bom!