Sensacinal essa aula ... Eu nunca tinha se quer ouvido falar sobre essas características do Hélio ... É realmente muito bizarro e um paradoxo quase que incompreensível ... É como se o Cosmos se auto reiventasse afim de crescer e produzir ... Tem que ter uma inteligencia por trás de todos esses mistérios ... Eu acho ... "O tudo" não pode ter vindo do nada.
O hélio é o átomo mais perfeito da tabela periódica. Ele tem um núcleo perfeitamente estável, bem como uma eletrosfera perfeitamente estável.
5 месяцев назад+12
Eu gosto de fazer uma comparação com o paradoxo de Fermi. O He era o filtro a ser vencido para o surgimento de toda a tabela periódica. Já que a tendência era a de que tivéssemos no universo somente H e He. Mas creio que o grande diferencial que o torna "estranho" é sua pouca reatividade e grande abundância. A natureza mostra para gente que, tudo o que tem em "excesso" entra em algum ciclo, mas o He não entra. E quando analisamos propriedades físicas, aí que ele foge do padrão mesmo. O He é muito interessante, é um marco do universo e dos elementos químicos. P.S.: Um elemento tão singular e a maioria das pessoas só o conhece por conta de balões de aniversário e por que muda o tom da voz 😂😂😂
Eu gostaria de uma explicação bem técnica de porque o elétron com carga elétrica negativa não *GRUDA* no próton com carga elétrica positiva? É claro que vão dizer que o modelo do átomo é apenas um modelo, e que não é a coisa real. Mas mesmo assim a pergunta prevalece. Por favor, expliquem-me por que isto não acontece. Considerem que existe o vácuo quântico entre eles. O que será que existe neste *VÁCUO QUÂNTICO* ?
5 месяцев назад+8
O elétron não "gruda" por conta dos níveis de energia. A energia existente e aplicada a cada elétron é diferente. Quanto mais longe do núcleo maior é essa energia. Olhe a tabela periódica, existem 7 linhas, que são baseadas em níveis de energia. Os períodos são basicamente níveis de energia. Os orbitais surgem e se alocam em regiões do espaço próximo ao núcleo que necessitam de mais ou menos energia. Temos que entender o átomo como um sistema balanceado. O cálculo da média, o balanço final, como se estivéssemos olhando de fora e, considerando o átomo como um corpúsculo, indica que ele é neutro, sem carga alguma. Porém a visão interna demonstra que existe a força efetiva (Zef) do núcleo em relação aos elétrons. Ou seja, é necessário, para balanceamento da carga e estabilização do átomo, que a força de atração do núcleo mantenha os elétrons próximos, entretanto, a energia de cada elétron é superior a própria atração. Além disso, existe o que chamamos de aproximação de Born-Oppenheimer para explicar algumas coisas. Considere que o núcleo atômico, quando comparado com o elétrons, tenha uma energia cinética desprezível, logo, os elétrons são, cinéticamente, mais energéticos do que o núcleo, que por sua vez tem mais energia potencial (a qual, inclusive, é convertida em massa). Sendo assim, quando analisamos os átomos, considerando eletrosfera e núcleo, devemos considerar as várias energias envolvidas, para assim calcular a energia geral do sistema. Como é apresentada na equação de Schrödinger. Especificamente, a energia deve ser calculada tomando por base a somatória de energia cinética + energia potencial, que é trabalhada no operador hamiltoniano (veja o vídeo sobre a equação quântica). Lá nesse operador temos os valores aplicados da energia cinética dos elétrons, a energia cinética do núcleo, a energia de troca e correlação, energia potencial do núcleo, energia potencial dos elétrons, a energia de interação eletrostática e o potencial coulombiano. Você deve analisar tudo isso para conseguir compreender a energia que os elétrons tem em relação ao núcleo e, o que faz com que eles, não sejam atraídos e "grudados" na superfície do núcleo. Procure por minha minha dissertação de mestrado, lá você terá toda a descrição, na metodologia, de como essas energias ajudam a "construir" o átomo (Título da dissertação: Propriedades estruturais e eletrônicas de clusters de (TiO2 )n e (CeO2)n, n = 1−15, usando a teoria do funcional da densidade).
Eu pensava coisa semelhante sobre pq os Proton tendo mesmo sinal não se repelem, mas estão "grudados" no núcleo. Mas uma vez vi uma explicação sobre a tal força nuclear forte que é o que mantém os Proton juntos no núcleo pois a força forte é superior a repulsão elétrica. Pensei automaticamente que a tal força fraca fosse o mesmo mas entre eletrons e o núcleo. Mas não depois fui descobrir que a força fraca é relativo ao decaimento de partículas. Na real, eu Tb não sei o mantém os eletrons em suas camadas.
Eu vejo isso da seguinte forma. O núcleo do Hidrogênio deve ter um formato esférico, por onde emanam as suas linhas do campo elétrico positivo, em todas as direções. Quando o elétron é capturado ele estava em movimento, e mantém agora em volta do próton, mas agora as linhas do campo eletrico negativo do elétron estão sendo seguras pelas linhas positivas do núcleo. Seria impossível para um elétron dar conta de circular e conectar todas as linhas ao mesmo tempo, e dois eletrons teriam -2 de carga contra +1 do núcleo. Maa se 2 eletrons estiverem revezando, como acontece na ligação covalente, a eletrosfera fica estável. Os gases nobres já têm naturalmente a eletrosfera e o núcleo estáveis, como o amigo falou no vídeo.
Pergunta? Há como dopar o átomo de Hidrogênio? Ou seja, impedir o átomo do Hidrogênio de se juntar a outras moléculas? Deixando de ser um elemento explosivo?
22 дня назад
Não sei se entendi sua pergunta. Mas dopagem em química, em geral, é relacionada com estrutura cristalina. Trocando um elemento por outro em uma estrutura.
Ótima aula. Só gostaria de saber quem estava lá como pessoa e testemunha pra narrar todos esses fatos aqui contados sobre a criação do Universo.
Месяц назад+1
Esses dados são testados em aceleradores de partículas. Depois utilizamos algumas ferramentas matemáticas para extrapolar o limite. É dessa forma que podemos montar os modelos teóricos. No acelerador de partículas, por exemplo, conseguimos gerar o plasma de quark-gluons.
Hummm...já li uma matéria sobre esses aceleradores de partículas. Ajudam muito os cientistas a estudarem e compreenderem a Evolução do Universo. Agora já na criação do universo, o homem jamais compreenderá no todo a sua formação, tempo e idade. Tudo provém de Deus para a sua glória e louvor. Se já parou pra pensar? O mundo micro e macro vieram a existir do nada. Do nada tudo se fez, as coisas visíveis e as invisíveis. E uma loucura. 😅😅😅
quando você mencionou o "resfriar" o Hélio, o que acontece com a velocidade dos eléctrons em torno do núcleo? desaceleram também, dá pra calcular a "perda" de velocidade se isso acontece é claro.
5 месяцев назад+2
Sim, desacelera tudo. Se alguma matéria chegar no zero absoluto, ela cessa o movimento e é aniquilada.
Bom dia. Por gentileza, qual o melhor curso técnico EAD de química? E quais as áreas de atuação? Tem que trabalhar em uma empresa necessariamente ou posso fazer serviços esparsos?
5 месяцев назад+1
Posso ser sincero? Se um curso de ciência aplicada, como química, que dependem exclusivamente de você saber como trabalhar em um laboratório, operar equipamentos, acondicionar substâncias químicas, preparar soluções etc... For EaD, olha, nem invista nisso. Faça um esforço e procure uma instituição em que você poderá estar em contato com laboratórios de ensino e de pesquisa. Você tem que saber como se portar, se mover e se organizar dentro desse ambiente. Para ser contratado para qualquer coisa, você terá que demonstrar que sabe calibrar equipamentos. Ou seja, é conhecimento puramente prático. Não caia no engodo de cursos EaD de ciências aplicada. Química é igual a aprender pilotar um avião, tem simulador e teoria, mas o brevê só sai após horas e horas de prática real.
Não tenho estudo 😞😞 mas aprendi que quando vc faz aquilo que gosta muito esforço e dedicação. Vivo bem gosto de meu trabalho dinheiro 💰💰💰 e só resultado do trabalho 😊😊😊
Podia explicar mais um pouco essa expansão inicial.. Que o universo de expande até compreendo.. Porém essa expansão inicial... Ao invés de explosão... Me pega.. Obgd
4 месяца назад+1
@@veimar1975 a ideia de explosão é o rapido deslocamento de um fluido. No caso um gás. Além disso, uma explosão, para que ocorra, precisa que já exista o espaço para ter a expansão do gás. Então, por isso, não consideramos uma explosão, já que não existia espaço ainda.
A materia e energia energia tem que esta em movimento a gravidade ta comprimindo em espaço ainda menor pelo contrario e a materia que esta sendo comprimindo em espaco menor
Qual tipo de recipiente se usa para conter o Hélio em estado de superfluido? (No caso, quais são esses recipientes sem poros?)
5 месяцев назад
Eles precisam usar ou um metal ou um vidro muito especial (pois a 2 K o vidro tende a trincar). Metais em geral, como ligas de Ti ou mesmo aço reforçado são os mais comuns, por 2 motivos: 1) É necessário que o sistema fique pressurizado, então um metal tem força para aguentar isso. 2) Os metais se contraem a baixa temperatura, o que evita o "alargamento" das ligações intermoleculares. Um tempo atrás eu visitei um laboratório na Unicamp que trabalha com o He em superfluidez. Eles usavam uns tonéis pressurizados bem grandes para conter o He.
Eu gostaria de saber mais sobre isso de maneira detalhada! Se puder indicar até mesmo artigos, aceito! O que é ser um vidro espacial, no caso? Qual a composição de um vidro especial assim? E as ligas metálicas? São de quais composições? Titânio puro é o bastante? Quão grandes são esses tonéis que mencionou? Eles pressurizam os tonéis por fora? O titânio não tem porosidade? Enfim... Muitas perguntas 😂😅
Gostei do vídeo, professor. Só faço uma ressalva ao conceito de ’camada’. Bohr não menciona esse ente na sua formulação do átomo de H.
5 месяцев назад
Não, esse é um conceito posterior. Usamos o termo camada para fazer uma alusão ao agrupamento de orbitais em um mesmo nível. Tanto que em níveis mais avançados de química a gente nem lembra que existe a ideia de camadas, só consideramos os níveis de energia dos orbitais. Eu falo de camadas, pois esse é o conceito inicial que todos tem contato na escola. Mas no nível superior essa ideia nem é usada.
A vida e o universo é um milagre de todos os lados porque existiu uma época que não existia um elétron no universo era só o nada um buraco negro sem luz e matéria, mais chegou um tempo que do nada começou surgir o primeiro elétron em circuitos se multiplicando e formando a primeira mente inteligente Deus, daí dando origem todas as outras energias e matérias do universo, que ciência mágica incrível foi as origens !!.. devemos essa revelação ao próprio Deus sobre o profeta Isaías
A entropia do ³He sólido é maior que a do líquido, de forma que transição sólido -> líquido é exotérmica. Se isso não é estranho, nada mais é!
5 месяцев назад+1
Pois é, eu costumo fazer uma alusão ao que o Sacani fala do paradoxo de Fermi referente aos grandes filtros para a vida. No caso dos elementos, o He é o grande filtro. Se as forças nucleares não conseguissem vencer a estabilidade do He, não teríamos tabela periódica. Por isso o He é tão singular e coisas estranhas ocorrem com ele. Ele é quase um ponto fora da tabela, assim como é o H.
O professor parece ser muito capaz. Mas, não explica os fenômenos e nem conceitos. O que são números mágicos? Como se dá e o que é processo de decaimento beta ? Isso só para começar....
5 месяцев назад+2
Como você disse, eu sou um professor, então, tudo isso está explicado nos vídeos anteriores, já que eu não crio os vídeos sem alguma conexão. Tem mais de 10 vídeos em que explico o decaimento beta. Tem os gráficos. Tanto que parei de mostrar pois estava ficando repetitivo para quem assiste a todos os vídeos. O mesmo para os números mágicos, os quais expliquei várias vezes. Os vídeos seguem uma sequência. São iguais a aulas.
Ele fala sim ... Não dá para vc aprender todos os mistérios da física ou da química ou da matemática, enfim, não é possível vc compeender todas essas coisas em 10 minutos ... Essas descobertas levaram centenas de anos para chegar até nós ... Assista este canal com frequencia que vc aprende
Que doideira!! E isso vai de acordo com muita coisa do criacionismo, não que eu seja religioso e talz.
5 месяцев назад+1
É louco mesmo. O mais doido é imaginar que talvez, o universo, nessas eras não fosse maior do que o Sol ou algo do tipo. Ele estava se expandindo, então, o tempo era relativo. Ou seja, 10 segundos, da perspectiva de um elétron, poderia ser milhões de anos.
Caraaaalho verdade! Essa massa toda em um espaço minúsculo … cara nao consigo nem imaginar o quão extremo são essas condições. Se uma estrela maior que o sol pode colapsar em um buraco negro, que até então é a condição mais absurda que existe, imagina nesse período que estamos falando de toda massa que existe… fritei um fusível aki
5 месяцев назад
@@dandan_mushi pois é era tudo muito extremo nesse período.
Não. Os átomos não tem consciência. Ontológicamente, somente seres providos de inteligência possuem consciência. Um objeto não pode ter consciência. Na epistemologia mais poética, poderíamos dizer que o átomo somente existe, ele não "é".
Veja os seres vivos (micro/macro) como máquinas. Como o Playstation que é maquina não teria vindo antes do que as máquinas vivas? Percebeu a impossibilidade da abiogenese? Deus quem criou os primeiros animais
Nao parece tao raro na terra porque o encontro no baloes de festas.
4 месяца назад
Isso não quer dizer que não seja raro. Em geral é extraído como resíduo de poços de petróleo e gás natural. Mas não se encontra na atmosfera. A vantagem do He é que bem pouco dele ocupa um bom volume, então, por isso parece que em botijões tem tanto. Mas na real é pouco, pois ele é bastante caro.
Nuca ouve big bag o universo nao ta si espandindo coisa nenhuma nao esista nenhu universo obicervavio va si lasca so pode ser obicevado a matéria a materia e uma coisa o universo e coisa diferente
Pois é! Kkkk. Eu gravo no meu quarto, aí tava usando essa camisa para gravar, como se fosse um "uniforme" (ganhei dos meus ex-alunos do IF). Daí pra ficar mais rápido eu estava mantendo a camisa pendurada na estante. Só que teve um dia que fui testar a iluminação e achei que ficou legal a camisa lá atrás. Então, já coloquei o jaleco lá também, pra ficar meio simétrico. São dois elementos científicos né (átomo e jaleco). Resolvi manter 😉⚗️🧪⚛️
Cientistas, não esqueçam de hypar o vídeo e deixar algum comentário em caso de dúvidas. Vou me esforçar para responder.
Sensacinal essa aula ... Eu nunca tinha se quer ouvido falar sobre essas características do Hélio ... É realmente muito bizarro e um paradoxo quase que incompreensível ... É como se o Cosmos se auto reiventasse afim de crescer e produzir ... Tem que ter uma inteligencia por trás de todos esses mistérios ... Eu acho ... "O tudo" não pode ter vindo do nada.
O tudo não pode ter vindo do nada. Amei
Sim, bem complexo. O Helio em sua simplicidade é um elemento pontual para o universo.
O hélio é o átomo mais perfeito da tabela periódica. Ele tem um núcleo perfeitamente estável, bem como uma eletrosfera perfeitamente estável.
Eu gosto de fazer uma comparação com o paradoxo de Fermi. O He era o filtro a ser vencido para o surgimento de toda a tabela periódica. Já que a tendência era a de que tivéssemos no universo somente H e He. Mas creio que o grande diferencial que o torna "estranho" é sua pouca reatividade e grande abundância. A natureza mostra para gente que, tudo o que tem em "excesso" entra em algum ciclo, mas o He não entra. E quando analisamos propriedades físicas, aí que ele foge do padrão mesmo. O He é muito interessante, é um marco do universo e dos elementos químicos.
P.S.: Um elemento tão singular e a maioria das pessoas só o conhece por conta de balões de aniversário e por que muda o tom da voz 😂😂😂
Defina átomo "mais perfeito"
@@ernesto3549defina definir o átomo mais "perfeito"
Eu gostaria de uma explicação bem técnica de porque o elétron com carga elétrica negativa não *GRUDA* no próton com carga elétrica positiva?
É claro que vão dizer que o modelo do átomo é apenas um modelo, e que não é a coisa real.
Mas mesmo assim a pergunta prevalece.
Por favor, expliquem-me por que isto não acontece.
Considerem que existe o vácuo quântico entre eles. O que será que existe neste *VÁCUO QUÂNTICO* ?
O elétron não "gruda" por conta dos níveis de energia. A energia existente e aplicada a cada elétron é diferente. Quanto mais longe do núcleo maior é essa energia. Olhe a tabela periódica, existem 7 linhas, que são baseadas em níveis de energia. Os períodos são basicamente níveis de energia. Os orbitais surgem e se alocam em regiões do espaço próximo ao núcleo que necessitam de mais ou menos energia.
Temos que entender o átomo como um sistema balanceado. O cálculo da média, o balanço final, como se estivéssemos olhando de fora e, considerando o átomo como um corpúsculo, indica que ele é neutro, sem carga alguma. Porém a visão interna demonstra que existe a força efetiva (Zef) do núcleo em relação aos elétrons. Ou seja, é necessário, para balanceamento da carga e estabilização do átomo, que a força de atração do núcleo mantenha os elétrons próximos, entretanto, a energia de cada elétron é superior a própria atração.
Além disso, existe o que chamamos de aproximação de Born-Oppenheimer para explicar algumas coisas. Considere que o núcleo atômico, quando comparado com o elétrons, tenha uma energia cinética desprezível, logo, os elétrons são, cinéticamente, mais energéticos do que o núcleo, que por sua vez tem mais energia potencial (a qual, inclusive, é convertida em massa).
Sendo assim, quando analisamos os átomos, considerando eletrosfera e núcleo, devemos considerar as várias energias envolvidas, para assim calcular a energia geral do sistema. Como é apresentada na equação de Schrödinger.
Especificamente, a energia deve ser calculada tomando por base a somatória de energia cinética + energia potencial, que é trabalhada no operador hamiltoniano (veja o vídeo sobre a equação quântica). Lá nesse operador temos os valores aplicados da energia cinética dos elétrons, a energia cinética do núcleo, a energia de troca e correlação, energia potencial do núcleo, energia potencial dos elétrons, a energia de interação eletrostática e o potencial coulombiano.
Você deve analisar tudo isso para conseguir compreender a energia que os elétrons tem em relação ao núcleo e, o que faz com que eles, não sejam atraídos e "grudados" na superfície do núcleo.
Procure por minha minha dissertação de mestrado, lá você terá toda a descrição, na metodologia, de como essas energias ajudam a "construir" o átomo (Título da dissertação: Propriedades estruturais e eletrônicas de clusters de
(TiO2
)n
e (CeO2)n, n = 1−15, usando a teoria do
funcional da densidade).
Eu pensava coisa semelhante sobre pq os Proton tendo mesmo sinal não se repelem, mas estão "grudados" no núcleo. Mas uma vez vi uma explicação sobre a tal força nuclear forte que é o que mantém os Proton juntos no núcleo pois a força forte é superior a repulsão elétrica.
Pensei automaticamente que a tal força fraca fosse o mesmo mas entre eletrons e o núcleo. Mas não depois fui descobrir que a força fraca é relativo ao decaimento de partículas.
Na real, eu Tb não sei o mantém os eletrons em suas camadas.
Cara, o RUclips me recomendou seu canal e estou maravilhado com sua didática e conteúdo. Ganhou um inscrito
Eu fico muito feliz quando alguém gosta do canal. Suas palavras fizeram eu ganhar meu dia. Muito obrigado mesmo 😉⚛️🧪⚗️
O Big Bang não existiu
O nada não existiu
*****GOOGLE muitoexplicitomeuespiritocompartilhaesteconhecimentomuitiiisssiiimmoimportsnte parabéns.
Eu vejo isso da seguinte forma. O núcleo do Hidrogênio deve ter um formato esférico, por onde emanam as suas linhas do campo elétrico positivo, em todas as direções. Quando o elétron é capturado ele estava em movimento, e mantém agora em volta do próton, mas agora as linhas do campo eletrico negativo do elétron estão sendo seguras pelas linhas positivas do núcleo. Seria impossível para um elétron dar conta de circular e conectar todas as linhas ao mesmo tempo, e dois eletrons teriam -2 de carga contra +1 do núcleo. Maa se 2 eletrons estiverem revezando, como acontece na ligação covalente, a eletrosfera fica estável. Os gases nobres já têm naturalmente a eletrosfera e o núcleo estáveis, como o amigo falou no vídeo.
Pergunta? Há como dopar o átomo de Hidrogênio? Ou seja, impedir o átomo do Hidrogênio de se juntar a outras moléculas? Deixando de ser um elemento explosivo?
Não sei se entendi sua pergunta. Mas dopagem em química, em geral, é relacionada com estrutura cristalina. Trocando um elemento por outro em uma estrutura.
Bastante versátil esse raro Hélio!
Ele é estranho, versátil e perfeito 😉☢️⚛️🧪⚗️
Ótima aula. Só gostaria de saber quem estava lá como pessoa e testemunha pra narrar todos esses fatos aqui contados sobre a criação do Universo.
Esses dados são testados em aceleradores de partículas. Depois utilizamos algumas ferramentas matemáticas para extrapolar o limite. É dessa forma que podemos montar os modelos teóricos. No acelerador de partículas, por exemplo, conseguimos gerar o plasma de quark-gluons.
Hummm...já li uma matéria sobre esses aceleradores de partículas. Ajudam muito os cientistas a estudarem e compreenderem a Evolução do Universo. Agora já na criação do universo, o homem jamais compreenderá no todo a sua formação, tempo e idade. Tudo provém de Deus para a sua glória e louvor. Se já parou pra pensar? O mundo micro e macro vieram a existir do nada. Do nada tudo se fez, as coisas visíveis e as invisíveis. E uma loucura. 😅😅😅
Muito obrigado. Boa noite
Muito obrigado professor. Sempre de olho nos vídeos. Tenho de assistir umas 3 vezes mas e muito claro
😅😅 se ficar com alguma dúvida é só perguntar aqui. Eu sempre tento responder a todos. As vezes não dá pois tem bastante comentários, mas sempre tempo.
quando você mencionou o "resfriar" o Hélio, o que acontece com a velocidade dos eléctrons em torno do núcleo? desaceleram também, dá pra calcular a "perda" de velocidade se isso acontece é claro.
Sim, desacelera tudo. Se alguma matéria chegar no zero absoluto, ela cessa o movimento e é aniquilada.
Pode tbm ser obtido por liquefação fracionada de misturas gasosas
Gostei muito, análise mesmo filosófica.
@@ademivaldodesouzamenezes4859 😉⚗️☢️⚛️🧪
Bom dia. Por gentileza, qual o melhor curso técnico EAD de química? E quais as áreas de atuação? Tem que trabalhar em uma empresa necessariamente ou posso fazer serviços esparsos?
Posso ser sincero? Se um curso de ciência aplicada, como química, que dependem exclusivamente de você saber como trabalhar em um laboratório, operar equipamentos, acondicionar substâncias químicas, preparar soluções etc... For EaD, olha, nem invista nisso. Faça um esforço e procure uma instituição em que você poderá estar em contato com laboratórios de ensino e de pesquisa. Você tem que saber como se portar, se mover e se organizar dentro desse ambiente. Para ser contratado para qualquer coisa, você terá que demonstrar que sabe calibrar equipamentos. Ou seja, é conhecimento puramente prático. Não caia no engodo de cursos EaD de ciências aplicada. Química é igual a aprender pilotar um avião, tem simulador e teoria, mas o brevê só sai após horas e horas de prática real.
Não tenho estudo 😞😞 mas aprendi que quando vc faz aquilo que gosta muito esforço e dedicação. Vivo bem gosto de meu trabalho dinheiro 💰💰💰 e só resultado do trabalho 😊😊😊
😂 essa história de big Bang sempre me soou estranho 😂 como uma explosão pode gerar equilíbrio 👍
Não foi uma explosão. Foi uma expansão.
Podia explicar mais um pouco essa expansão inicial.. Que o universo de expande até compreendo.. Porém essa expansão inicial... Ao invés de explosão... Me pega.. Obgd
@@veimar1975 a ideia de explosão é o rapido deslocamento de um fluido. No caso um gás. Além disso, uma explosão, para que ocorra, precisa que já exista o espaço para ter a expansão do gás. Então, por isso, não consideramos uma explosão, já que não existia espaço ainda.
A materia e energia energia tem que esta em movimento a gravidade ta comprimindo em espaço ainda menor pelo contrario e a materia que esta sendo comprimindo em espaco menor
Qual tipo de recipiente se usa para conter o Hélio em estado de superfluido? (No caso, quais são esses recipientes sem poros?)
Eles precisam usar ou um metal ou um vidro muito especial (pois a 2 K o vidro tende a trincar). Metais em geral, como ligas de Ti ou mesmo aço reforçado são os mais comuns, por 2 motivos: 1) É necessário que o sistema fique pressurizado, então um metal tem força para aguentar isso. 2) Os metais se contraem a baixa temperatura, o que evita o "alargamento" das ligações intermoleculares.
Um tempo atrás eu visitei um laboratório na Unicamp que trabalha com o He em superfluidez. Eles usavam uns tonéis pressurizados bem grandes para conter o He.
Eu gostaria de saber mais sobre isso de maneira detalhada! Se puder indicar até mesmo artigos, aceito!
O que é ser um vidro espacial, no caso? Qual a composição de um vidro especial assim?
E as ligas metálicas? São de quais composições? Titânio puro é o bastante? Quão grandes são esses tonéis que mencionou? Eles pressurizam os tonéis por fora? O titânio não tem porosidade? Enfim... Muitas perguntas 😂😅
O Hélio pode ser discreto e até muito simples, mas se chegarmos a fabricar coisas, em escala atômica, o Hélio seria o concreto desta obra!
Toda nossa tabela periódica existe, pois a natureza conseguiu ultrapassar o He. Do contrário tudo seria composto de Hidrogênio.
Pirulla de outra dimensão
O louco, nem tenho as sombrancelhas juntas 🤣
Excelente!
Gostei do vídeo, professor.
Só faço uma ressalva ao conceito de ’camada’. Bohr não menciona esse ente na sua formulação do átomo de H.
Não, esse é um conceito posterior. Usamos o termo camada para fazer uma alusão ao agrupamento de orbitais em um mesmo nível. Tanto que em níveis mais avançados de química a gente nem lembra que existe a ideia de camadas, só consideramos os níveis de energia dos orbitais. Eu falo de camadas, pois esse é o conceito inicial que todos tem contato na escola. Mas no nível superior essa ideia nem é usada.
Entendo. Essa ideia de camada serve como uma analogia - didática - para introduzir a noção de níveis de energia.
Sem dúvidas o elemento mais estranho é o estanho
Como se explica a fluidez em vários elementos ?
A vida e o universo é um milagre de todos os lados porque existiu uma época que não existia um elétron no universo era só o nada um buraco negro sem luz e matéria, mais chegou um tempo que do nada começou surgir o primeiro elétron em circuitos se multiplicando e formando a primeira mente inteligente Deus, daí dando origem todas as outras energias e matérias do universo, que ciência mágica incrível foi as origens !!.. devemos essa revelação ao próprio Deus sobre o profeta Isaías
Muito bom
👏👏👏👏
A entropia do ³He sólido é maior que a do líquido, de forma que transição sólido -> líquido é exotérmica.
Se isso não é estranho, nada mais é!
Pois é, eu costumo fazer uma alusão ao que o Sacani fala do paradoxo de Fermi referente aos grandes filtros para a vida. No caso dos elementos, o He é o grande filtro. Se as forças nucleares não conseguissem vencer a estabilidade do He, não teríamos tabela periódica. Por isso o He é tão singular e coisas estranhas ocorrem com ele. Ele é quase um ponto fora da tabela, assim como é o H.
O elemento mais estranho da tabela periodica está no numero 69, o tal do Tulio.
🤣🤣🤣
Ta afirmando uma teoria que ainda nao foi comfirmado essas materias muito diminutas e muito mais antigos antis dos atomos
Não chamaria o Hélio de bizarro e som de fascinante
🎤🎧🎶🎶😂😂
Sim. É muito fascinante!
❤❤
As maiores reservas de Hélio encontram-se nos Estados Unidos.
Existe helio solido ?
Só em temperaturas próximas de 0,95 K.
@@renatooliveira0266 eu concordo com vc, já disse, vc falou besteira.
O meu amigo Chuck!
O professor parece ser muito capaz. Mas, não explica os fenômenos e nem conceitos. O que são números mágicos? Como se dá e o que é processo de decaimento beta ? Isso só para começar....
Como você disse, eu sou um professor, então, tudo isso está explicado nos vídeos anteriores, já que eu não crio os vídeos sem alguma conexão. Tem mais de 10 vídeos em que explico o decaimento beta. Tem os gráficos. Tanto que parei de mostrar pois estava ficando repetitivo para quem assiste a todos os vídeos. O mesmo para os números mágicos, os quais expliquei várias vezes. Os vídeos seguem uma sequência. São iguais a aulas.
Ele fala sim ... Não dá para vc aprender todos os mistérios da física ou da química ou da matemática, enfim, não é possível vc compeender todas essas coisas em 10 minutos ... Essas descobertas levaram centenas de anos para chegar até nós ... Assista este canal com frequencia que vc aprende
A era Letônica durou 3 minutos? Oo
Não. A era leptônica durou de 1 a 10 segundos após a expansão. A núcleossintese ocorreu após os 3 minutos após a expansão.
Que doideira!! E isso vai de acordo com muita coisa do criacionismo, não que eu seja religioso e talz.
É louco mesmo. O mais doido é imaginar que talvez, o universo, nessas eras não fosse maior do que o Sol ou algo do tipo. Ele estava se expandindo, então, o tempo era relativo. Ou seja, 10 segundos, da perspectiva de um elétron, poderia ser milhões de anos.
Caraaaalho verdade! Essa massa toda em um espaço minúsculo … cara nao consigo nem imaginar o quão extremo são essas condições. Se uma estrela maior que o sol pode colapsar em um buraco negro, que até então é a condição mais absurda que existe, imagina nesse período que estamos falando de toda massa que existe… fritei um fusível aki
@@dandan_mushi pois é era tudo muito extremo nesse período.
Os átomos têm consciência própria?
Não. Os átomos não tem consciência. Ontológicamente, somente seres providos de inteligência possuem consciência. Um objeto não pode ter consciência. Na epistemologia mais poética, poderíamos dizer que o átomo somente existe, ele não "é".
Veja os seres vivos (micro/macro) como máquinas. Como o Playstation que é maquina não teria vindo antes do que as máquinas vivas? Percebeu a impossibilidade da abiogenese? Deus quem criou os primeiros animais
Acredito que somente a partir da célula se tem a "consciência" Própria ou mecânica
❤😊😊😊😊😊😊
😉⚗️🧪⚛️
O que é superfluidez?
Resumidamente, a Superfluidez é a capacidade de ter atrito zero.
É mt bizarro que apesar de não ter atrito ainda assim consiga escalar, vencendo a força G...
Nao parece tao raro na terra porque o encontro no baloes de festas.
Isso não quer dizer que não seja raro. Em geral é extraído como resíduo de poços de petróleo e gás natural. Mas não se encontra na atmosfera. A vantagem do He é que bem pouco dele ocupa um bom volume, então, por isso parece que em botijões tem tanto. Mas na real é pouco, pois ele é bastante caro.
Nuca ouve big bag o universo nao ta si espandindo coisa nenhuma nao esista nenhu universo obicervavio va si lasca so pode ser obicevado a matéria a materia e uma coisa o universo e coisa diferente
Continue comentando, pelo menos dá engajamento.
Elemento mais estranho do universo: MULHER.
Kkk o louco, coitadas. Só um adendo importante: Estranho não quer dizer ruim.
😊😊 mulher muito mais focada em tudo que faz, detalhistas também também acredito que conseguem ser mais organizada que nós homens
😂
Gravando dentro do closet 🤘🏻
Pois é! Kkkk. Eu gravo no meu quarto, aí tava usando essa camisa para gravar, como se fosse um "uniforme" (ganhei dos meus ex-alunos do IF). Daí pra ficar mais rápido eu estava mantendo a camisa pendurada na estante. Só que teve um dia que fui testar a iluminação e achei que ficou legal a camisa lá atrás. Então, já coloquei o jaleco lá também, pra ficar meio simétrico. São dois elementos científicos né (átomo e jaleco). Resolvi manter 😉⚗️🧪⚛️