Eu tô vendo essa novela por causa do Ivan, apesar de pontos que incomodam, a narrativa desse personagem é incrível ainda mais por ele se mostrar um homem trans e gay.
uma coisa que achei curiosa foi a personificação de homem e mulher na novela, onde em uma fala do Ivan, perguntam pra ele se sentiu alguma diferença após o uso dos hormônios. logo ele diz que se sente mais focado e objetivo e que antes era sentimental, mais emocional. sinto que isso é muito questionável tbm, principalmente fznd essa relação do "corpo ideal" sendo o corpo cis
A coisa que mais me incomodou na novela foi que eles passaram uma imagem de que "Você só é trans se fizer a cirurgia" Isso me incomodou bastante pois muitas pessoas trans sequer tem dinheiro para isso, fora toda a questão de ver gênero como corpo, e não gostar do seu corpo, compreendo que muitos trans sofrem disforia de gênero, mas eles generalizaram demais!
Por muito tempo pensei que se tratasse de uma mulher trans ao invés de um homem trans, pq eu via mts publicações falando "uhu Ivana é trans uhu representatividade" o tratando no feminino
eu via isso tbm! Não sabia como tratar, falava Ivana pq todas as manchetes falavam Ivana (antes de ele se assumir). um dia eu tava com o meu avô, e eu falei pra ele "eu só vejo essa novela por causa da história da Ivana", aí ele me corrigiu e disse "Ivana não. Agora é Ivan"
Nossa, que análise espetacular !! A categoria com que abordada cada detalhe da cena é impressionante! Sensacional, Jonas! Aprendo muito com você! Um dos melhores canais do RUclips! ❤️
Sou cis e me lembro de assistir a novela em 2017 por conta do Ivan. Foi a primeira vez que eu entrei em contato com os sentimentos de pessoas trans. E a cena dele contando para família foi um tapa na minha cara. Ver esse embate com a família foi necessário. Sobre a cena dele cortanto o cabelo pensei que eles quisessem mostrar a euforia e felicidade dele se libertanto. E obrigada por dizer que a fala "nasci no corpo errado" é problemática, não fazia ideia, pois sempre que falam a respeito da transexualidade, colocam essa frase ou algo parecido. Isso que dá deixar que pessoas cis me expliquem aquilo que não são. Jonas é o Rei! Sempre ensinando de forma clara e correta. Mostrando que é sim possível fazer com que leigos aprendam o certo.
Jonas, no livro "Trans", no capítulo do João Nery, ele conta que ele prestou assessoria à Glória Perez para a construção do personagem, e a admira muito ela por querer levar o debate para o público em geral. Acredito, e é somente uma suposição, de que talvez esse discurso de nascer no corpo errado possa ter vindo daí, considerando que o João é de outra geração, em que haviam outros discursos a respeito da transsexualidade.
ótima análise! eu sou estudante de cinema e fico toda animada quando vejo alguém analisando as coisas da cena em si, pq eu quase nunca vejo esse tipo de análise fora da faculdade. ótimo video!
o cuidado, a organização e o conteúdo super didático do vídeo... como eu estava esperando essa análise! sempre uma aula, grata pelos seus vídeos e aprendizados, Jonas!
coisas que eu acho interessante sobre a trajetória - o fato dele ser gay e de ter engravidado - o fato dele dizer " eu pareço uma ivana?" sempre que quer validar seu gênero. entendo que na relação familiar vale tudo pra ser compreendido mas como o público vai ler isso?? - a mãe dele sempre separa mto bem as memórias como ivana versus memórias com o ivan e isso não monstra só que eles criaram seus filhos pautados em regras de gênero mas tbm que eles não entendem que é a mesma pessoa Enfim, adorei o vídeo e novamente, adoraria ver mais análises da novela!!!
Como trans e psiquiatra, apesar de também sentir o incômodo pessoal com essa posição da transgeneridade na cena, eu achei essa parte até importante no decorrer da novela. Pois no final, com a construção de uma empatia com o Ivan, paralelamente vai se quebrando essa ideia da doença. Afinal, Ivan não é "colocado numa camisa de força", mas é acarinhado pela família e tem um final feliz. Mais uma boa discussão, Jonas! Parabéns.
Jonas, parabéns pela análise. Acompanho a novela, e amo ver seus stories comentando as cenas. Tava muito ansioso por esse vídeo, por que achei muito importante a temática sendo tratada abertamente e de forma mais aprofundada em uma novela em horário nobre (como vc citou), e queria muito saber do ponto de vista de uma pessoa que realmente entende sobre isso. Novamente, parabéns! :)
Gostei demais da sua análise Jonas! 👏🏽❤️ Acredito que apresentar um homem trans no horário nobre e na emissora de maior alcance nacional foi um ato muito importante, mas que estaria sujeito a erros, como alguns dos que você apontou aqui. É muito interessante assistir um homem trans analisando as cenas e dando seu parecer sobre elas! Infelizmente não foi nessa novela que empregaram um homem trans pro papel, mas espero que não demore a acontecer na teledramaturgia brasileira!
A make Nátaly Neri ficou incrível! A novela em si é bem problemática, sou da região próxima das gravações dessa novela e está totalmente fora de um contexto de cultura, saberes e crenças, portanto achei fundamental sua análise já que era uma das temáticas abordadas na novela.
Que vídeo incrível e necessário. Eu tinha me incomodado muito com algumas cenas do Ivan e como a novela mostra a "realidade" das pessoas trans. O personagem trans não me representou por conta de eu não seguir a heteronormatividade e o ideal cis-masculino. Mas entendo que existem muitas transmasculinidades que poderiam ter passado pelos mesmo processos ou que estariam passando. Contudo, ainda faltou mais cuidado da parte da emissora.
Jonas eu adoro os seus vídeos, você é incrível. Tô ansioso para o episódio sobre Euphoria, a Jules é uma das minhas personalidades favoritas. Se fosse possível gostaria que vc comentasse sobre o personagem Harper da série We are who we are da HBO. Um adolescente trans que está no começo da transição
Lembrei de um vídeo que fiz até antes da transição chamada "sanidade homossexual" refletindo sobre como a loucura é passivel a vivências não hetero ou cisgeneras
@@JonasMaria sou artista plástica que trabalha com a elementos da cartografia e mapeamento para a leitura de corpxs. Produzo conteúdo sobre questões que atravessam minha pesquisa. @aandrogina
Perfeito! Vou mandar esse video pra várias pessoas que também precisam refletir sobre essa novela! Mal posso esperar para a análise da cena do espelho.
eu tenho um problema com essa trama que é que a maioria das pessoas ainda continuam chamando Ivan pelo feminino, o que me faz pensar que todo o esforço de conscientização não serviu de nada, não sei de que forma seria melhor feito mas esse não foi o caminho :(
Mas representa a realidade né! É difícil entender e aceitar. Vc conhece a pessoa num gênero a vida toda, quando ela se revela trans é difícil acostumar mesmo que vc aceite a condição dela, isso é normal. Por isso que agora todo mundo que o chama de Ivana ele corrige "é Ivan". É natural vc se confundir e chamar a pessoa por um nome diferente do que sempre chamou. Se de repente todos os personagens começassem a chamar Ivana de Ivan naturalmente, aí soaria falso, pq a vida real não é assim. Tinha uma moça trans na faculdade que eu conheci ainda como homem, foi difícil acertar logo o novo nome, não porque eu não aceitasse a condição dela, mas por hábito. Também é um processo de transformação pra quem convive com o trans.
Eu amo taaaanto ver o tanto que o jonas evoluiu e hoje se solta super perante a câmera, que orgulho! Eu posso parar e ficar ouvindo ele por horas, que mente incrível e analítica 💙
@JAMILLY LAURA mas o personagem começa menina, como vc vai "destransformar" um ator trans? Por isso que teve a participação do Tarso Brant, que foi o porta-voz do homem trans na novela, e a gente acompanhou o processo de Ivana para Ivan.
mídia liberal sendo mídia liberal pra esse povo, representatividade só existe pra aumentar o capital e o poder da elite que comanda essas mídias. Pq no fundo, elas não se importam com as minorias. isso de colocar um ator cisgênero fazendo o papel de um personagem transgênero é apenas uma das várias merdas que a mídia faz. Junto dos estereótipos de LGBTs, da visão ridícula criada em cima dos afeminados, da gourmetização dos costumes locais, e afins vai por mim, não confia em nada que é financiado pela elite
@@cecilianovais212 uma atriz cis foi caracterizada para parecer trans não vejo pq uma pessoa trans não podia ser caracterizada pra parecer cise tbm tem muitas pessoas trans q não tiraram os seios e fizeram hormonização
Eu li o "eu sou um trans" como se ele quisesse dizer "um homem trans" mas ainda não conseguisse projetar essa palavra pra família. Como se precisasse desse tempo de dúvida e descrença. Me parece que ser questionado em relação à transexualidade (O que é, etc) é mais simples do que ser questionado em relação ao que é ser homem (e porquê se define dessa forma)
Jonas, você já viu uma série chamada Druck, é uma série alemã, bem curtinha, a terceira temporada tem uma temática bem interessante, ia ser massa ver você analisando a série. Tem no RUclips disponível caso você queira ver.
Finalmente uma análise a respeito da novela, eu pessoalmente to gostando do desenvolvimento do Ivan, mas esses problemas de linguagem acho que fazem as pessoas entenderem errado sobre o que a novela quer abordar
Nossa, eu nunca tinha feito a analogia com a posição fetal, muito interessante! Pessoal, vejo muita gente vilanizando a Joyce, mas ela não faz por mal. Sabemos que ela é uma perua fútil que idealiza os filhos, quer que eles sejam como ela sonhou (basta lembrar o desespero dela quando Ruy se casou com a Ritinha, uma moça de classe social e origem diferentes), porém ela não é má, ela reflete apenas uma incompreensão da sociedade diante da existência de pessoas transgênero. O tema ainda é considerado "novo" pra sociedade de maneira geral (embora sabemos que não é), ainda há pouca compreensão. Lembro que o processo de aceitação da Joyce é bem longo, mais que o do Eugênio, que aceita melhor a situação, mas também sofre, o que é compreensível, vc criou um filho por 20 anos o entendendo como menina, não dá pra esperar que ele fale ok de primeira.
Eu vejo as pessoas reclamando do discurso do corpo errado, mas eu enxergo ele não como sendo um juízo de valor, mas sim como uma expressão do próprio sofrimento em relação à disforia de gênero.
Eu estava super curiosa para entender pq falam tanto dessa novela kkkkkk.não entendo a dificuldade de aceitar ele como homem,uma mulher trans como mulher,tipo deixa fazer o quiser... Quando eu corto meu cabelo me trás felicidade kkkkkkkk
Durante o isolamento social, em que consequentemente o uso de mídias de comunicação aumentaram, a Globo reprisa essa novela super problemática, com Bolsonaro presidente e feminismo radical dando mais voz à transfobia, e ainda tem o BBB 21 logo depois. Programação bem tóxica...
Jonassss, esse vídeo devia receber um patrocínio da Globo. Grande análise!
Eu tô vendo essa novela por causa do Ivan, apesar de pontos que incomodam, a narrativa desse personagem é incrível ainda mais por ele se mostrar um homem trans e gay.
uma coisa que achei curiosa foi a personificação de homem e mulher na novela, onde em uma fala do Ivan, perguntam pra ele se sentiu alguma diferença após o uso dos hormônios. logo ele diz que se sente mais focado e objetivo e que antes era sentimental, mais emocional. sinto que isso é muito questionável tbm, principalmente fznd essa relação do "corpo ideal" sendo o corpo cis
Minha filha isso é uma questão da pessoa, se ela quer ter esse corpo tudo bem
@@guxta4055 Ela??? Não existe ""ela"" moço(a).
@@ata4428 acho que a palavra "ela" estava se referindo a "pessoa" que ele digitou antes
@@ata4428 "ela" se refere à "pessoa", descansa.
A coisa que mais me incomodou na novela foi que eles passaram uma imagem de que
"Você só é trans se fizer a cirurgia"
Isso me incomodou bastante pois muitas pessoas trans sequer tem dinheiro para isso, fora toda a questão de ver gênero como corpo, e não gostar do seu corpo, compreendo que muitos trans sofrem disforia de gênero, mas eles generalizaram demais!
Por muito tempo pensei que se tratasse de uma mulher trans ao invés de um homem trans, pq eu via mts publicações falando "uhu Ivana é trans uhu representatividade" o tratando no feminino
eu via isso tbm! Não sabia como tratar, falava Ivana pq todas as manchetes falavam Ivana (antes de ele se assumir).
um dia eu tava com o meu avô, e eu falei pra ele "eu só vejo essa novela por causa da história da Ivana", aí ele me corrigiu e disse "Ivana não. Agora é Ivan"
@@samiranasser6713 tomou lacre do avô
Ps: Não tenho televisão, assisto a novela através de vc. Obrigada
Nossa, que análise espetacular !! A categoria com que abordada cada detalhe da cena é impressionante! Sensacional, Jonas! Aprendo muito com você! Um dos melhores canais do RUclips! ❤️
Sou cis e me lembro de assistir a novela em 2017 por conta do Ivan. Foi a primeira vez que eu entrei em contato com os sentimentos de pessoas trans. E a cena dele contando para família foi um tapa na minha cara. Ver esse embate com a família foi necessário. Sobre a cena dele cortanto o cabelo pensei que eles quisessem mostrar a euforia e felicidade dele se libertanto. E obrigada por dizer que a fala "nasci no corpo errado" é problemática, não fazia ideia, pois sempre que falam a respeito da transexualidade, colocam essa frase ou algo parecido. Isso que dá deixar que pessoas cis me expliquem aquilo que não são.
Jonas é o Rei! Sempre ensinando de forma clara e correta. Mostrando que é sim possível fazer com que leigos aprendam o certo.
Pqp Jonas, tuas análises são tão bem feitas, existe uma dedicação pra isso meu deus, só parabéns ❤️
1:58 | Não tinha parado pra pensar nisso
Jonas, no livro "Trans", no capítulo do João Nery, ele conta que ele prestou assessoria à Glória Perez para a construção do personagem, e a admira muito ela por querer levar o debate para o público em geral. Acredito, e é somente uma suposição, de que talvez esse discurso de nascer no corpo errado possa ter vindo daí, considerando que o João é de outra geração, em que haviam outros discursos a respeito da transsexualidade.
ótima análise! eu sou estudante de cinema e fico toda animada quando vejo alguém analisando as coisas da cena em si, pq eu quase nunca vejo esse tipo de análise fora da faculdade. ótimo video!
eu amo seus videos, sdds
o cuidado, a organização e o conteúdo super didático do vídeo... como eu estava esperando essa análise! sempre uma aula, grata pelos seus vídeos e aprendizados, Jonas!
Que análise primorosa!!
Amado, tu é lindo d+ e mt maravilhoso caraaa. Amei sua análise, ganhou uma inscrita
coisas que eu acho interessante sobre a trajetória
- o fato dele ser gay e de ter engravidado
- o fato dele dizer " eu pareço uma ivana?" sempre que quer validar seu gênero. entendo que na relação familiar vale tudo pra ser compreendido mas como o público vai ler isso??
- a mãe dele sempre separa mto bem as memórias como ivana versus memórias com o ivan e isso não monstra só que eles criaram seus filhos pautados em regras de gênero mas tbm que eles não entendem que é a mesma pessoa
Enfim, adorei o vídeo e novamente, adoraria ver mais análises da novela!!!
Que vídeo maravilhoso Jonas!!! Parabéns pelo seu trabalho e dedicação!!! Indicaremos o seu vídeo com certeza!!
Perfeito, preciso e cirúrgico
Eu não assisti a novela, mas sua descrição foi incrível, agradeço imensamente!
A cada dia percebo quanto a transsexualidade tem tanto ainda a ser apresentada
Q vídeo maravilhoso e didático! Parabéns!!!!
Eu acompanho a novela pelos seus stories sempreee!
excelente análise!
Ansiosa pelo vídeo das cenas do espelho!
Como trans e psiquiatra, apesar de também sentir o incômodo pessoal com essa posição da transgeneridade na cena, eu achei essa parte até importante no decorrer da novela. Pois no final, com a construção de uma empatia com o Ivan, paralelamente vai se quebrando essa ideia da doença. Afinal, Ivan não é "colocado numa camisa de força", mas é acarinhado pela família e tem um final feliz. Mais uma boa discussão, Jonas! Parabéns.
Jonas faz tudo! Análise e explicações excelentes, como sempre ✨
jonas vc arrasa demais nas suas análises! (e eu que li A FORÇA DO QUEER no título kkkkkkkk)
11:48 | Eu ainda preciso fazer esse tipo de coisa, não só dentro de casa, acontece até mesmo em lugares públicos que a segurança é incerta
Caramba, essa sua análise está ótima. Acompanho por você. Obrigado por trazer algo assim pra nós, admiradores do seu trabalho! 🧡🧡🧡🧡
um transfakezin nacional pra chamar de nosso
Mimimi
Seus vídeos são incríveis! Trabalho muito bem feito :)
Jonas, parabéns pela análise. Acompanho a novela, e amo ver seus stories comentando as cenas. Tava muito ansioso por esse vídeo, por que achei muito importante a temática sendo tratada abertamente e de forma mais aprofundada em uma novela em horário nobre (como vc citou), e queria muito saber do ponto de vista de uma pessoa que realmente entende sobre isso. Novamente, parabéns! :)
Eu amo os seus vídeos de análise, ficou muito bom!!!
Gostei demais da sua análise Jonas! 👏🏽❤️
Acredito que apresentar um homem trans no horário nobre e na emissora de maior alcance nacional foi um ato muito importante, mas que estaria sujeito a erros, como alguns dos que você apontou aqui.
É muito interessante assistir um homem trans analisando as cenas e dando seu parecer sobre elas!
Infelizmente não foi nessa novela que empregaram um homem trans pro papel, mas espero que não demore a acontecer na teledramaturgia brasileira!
Os seus olhos parecem ainda mais claros com essa maquiagem verde, Jonas. "misturou" bem. Um cheiro ❤❤❤
Jonas, acompanho a novela junto dos seus stories e é muito rico. Obrigada por esse vídeo!
ótimo vídeo e perfeita análise, Jonas!
Essa análise ficou perfeita! Muito obrigado por esse conteúdo, eu tive as mesmas impressões que você assistindo a novela
A make Nátaly Neri ficou incrível!
A novela em si é bem problemática, sou da região próxima das gravações dessa novela e está totalmente fora de um contexto de cultura, saberes e crenças, portanto achei fundamental sua análise já que era uma das temáticas abordadas na novela.
Que vídeo incrível e necessário. Eu tinha me incomodado muito com algumas cenas do Ivan e como a novela mostra a "realidade" das pessoas trans. O personagem trans não me representou por conta de eu não seguir a heteronormatividade e o ideal cis-masculino. Mas entendo que existem muitas transmasculinidades que poderiam ter passado pelos mesmo processos ou que estariam passando. Contudo, ainda faltou mais cuidado da parte da emissora.
Nao entendi nada
Parabéns pelo vídeo! Muito bacana a análise.
Adoro seus vídeos, me colocou pra pensar aqui em várias questões novamente. / Obs: essa make ficou incrível, match perfeito dela com seus olhos.
Pelo amor de deussssss que vídeo bom!!!!!!!!!!!
Jonas sempre arrasando nos vídeos ❤
que vídeo incrível, Jonas!!! vc falou de muito mais tópicos do que eu esperava! parabéns de verdade pelo seu trabalho! ❤
💜💜💜💜💜
Jonas eu adoro os seus vídeos, você é incrível. Tô ansioso para o episódio sobre Euphoria, a Jules é uma das minhas personalidades favoritas. Se fosse possível gostaria que vc comentasse sobre o personagem Harper da série We are who we are da HBO. Um adolescente trans que está no começo da transição
Sempre um prazer acompanhar seus vídeos amigo
Esperei tanto por esse vídeo.
sempre muito lucido jonaas
Tô assistindo pq em 2017 perdi,justamente pelo Ivan...tô amando ver🥰😘
Eu acho essa novela atemporal, sempre vamo aprender algo novo quando assunto a transgênero
Suas análises são maravilhosas, Jonas!!
Lembrei de um vídeo que fiz até antes da transição chamada "sanidade homossexual" refletindo sobre como a loucura é passivel a vivências não hetero ou cisgeneras
Parece ótimo! Se tiver ainda, compartilhe o link conosco!
@@JonasMaria ruclips.net/video/7S3XWCjSt3A/видео.html
@@JonasMaria sou artista plástica que trabalha com a elementos da cartografia e mapeamento para a leitura de corpxs. Produzo conteúdo sobre questões que atravessam minha pesquisa. @aandrogina
Nossa que vídeo perfeito 👏🏽👏🏽👏🏽
Jonas você é TUDO
Muito legal essa análise dos significados das cores, Jonas. Ótimo vídeo!
Você me ensina tanto! Obrigada
Que bom que cheguei cedo antes do RUclips tirar seus anúncios caso tirem, assim posso rodar eles sem problemas
@JAMILLY LAURA verdade,quando percebi fiquei chocada.
@JAMILLY LAURA realmente, mas nesse caso é por causa da globo
Muito louco rever essa novela agora, sabendo que sou trans, achei essa análise demais mesmo!
Perfeito! Vou mandar esse video pra várias pessoas que também precisam refletir sobre essa novela! Mal posso esperar para a análise da cena do espelho.
que análise semiótica.🥰
perfeito, pontual, coeso, tudo que eu falei mas de um jeito melhor. AMANDANO PRA FAMÍLIA
análise muito bem produzida!
eu tenho um problema com essa trama que é que a maioria das pessoas ainda continuam chamando Ivan pelo feminino, o que me faz pensar que todo o esforço de conscientização não serviu de nada, não sei de que forma seria melhor feito mas esse não foi o caminho :(
Mas representa a realidade né! É difícil entender e aceitar. Vc conhece a pessoa num gênero a vida toda, quando ela se revela trans é difícil acostumar mesmo que vc aceite a condição dela, isso é normal. Por isso que agora todo mundo que o chama de Ivana ele corrige "é Ivan". É natural vc se confundir e chamar a pessoa por um nome diferente do que sempre chamou. Se de repente todos os personagens começassem a chamar Ivana de Ivan naturalmente, aí soaria falso, pq a vida real não é assim.
Tinha uma moça trans na faculdade que eu conheci ainda como homem, foi difícil acertar logo o novo nome, não porque eu não aceitasse a condição dela, mas por hábito. Também é um processo de transformação pra quem convive com o trans.
Finalmente vídeo novo
Amei o vídeo, análise perspicaz ❤ hahaha
Eu amo taaaanto ver o tanto que o jonas evoluiu e hoje se solta super perante a câmera, que orgulho! Eu posso parar e ficar ouvindo ele por horas, que mente incrível e analítica 💙
obrigado por esse video...incrível
Eu li "chá" de revelação na thumb 😂😂😂😂
Ué,achei que era ksksks
Tu acho problemático o fato de uma atriz cis ter feito o papel?
@JAMILLY LAURA mas o personagem começa menina, como vc vai "destransformar" um ator trans? Por isso que teve a participação do Tarso Brant, que foi o porta-voz do homem trans na novela, e a gente acompanhou o processo de Ivana para Ivan.
@@cecilianovais212 mas nem toda pessoa trans ja passou pela transição ou realmente quer passar pela transição
mídia liberal sendo mídia liberal
pra esse povo, representatividade só existe pra aumentar o capital e o poder da elite que comanda essas mídias. Pq no fundo, elas não se importam com as minorias.
isso de colocar um ator cisgênero fazendo o papel de um personagem transgênero é apenas uma das várias merdas que a mídia faz. Junto dos estereótipos de LGBTs, da visão ridícula criada em cima dos afeminados, da gourmetização dos costumes locais, e afins
vai por mim, não confia em nada que é financiado pela elite
@Lenice Gadelha imbecil...
@@cecilianovais212 uma atriz cis foi caracterizada para parecer trans não vejo pq uma pessoa trans não podia ser caracterizada pra parecer cise tbm tem muitas pessoas trans q não tiraram os seios e fizeram hormonização
Obrigada pelo vídeo, eu tô vendo a novela através dos seus stories, globo patrocina esse canal 🗣️🗣️🗣️
Que análise sensacional! 🥰🥰🥰🥰
Comenta depois o que você acha da música tema do Ivan :) a do passarinho!
Passarinho? 👀
@@EdiSantos13 eu não sei o nome da música KKK só sei q fala de um passarinho
nome da música: renato luciano - de toda cor
Eu li o "eu sou um trans" como se ele quisesse dizer "um homem trans" mas ainda não conseguisse projetar essa palavra pra família. Como se precisasse desse tempo de dúvida e descrença. Me parece que ser questionado em relação à transexualidade (O que é, etc) é mais simples do que ser questionado em relação ao que é ser homem (e porquê se define dessa forma)
Faz mais vídeos pra esse canal pelo amor de deus Jonas!!! Quero um de euphoria pra ontem na minha mesa
Queria muito assistir uma aula dada por você sobre semiótica 😍
Jonas, você já viu uma série chamada Druck, é uma série alemã, bem curtinha, a terceira temporada tem uma temática bem interessante, ia ser massa ver você analisando a série. Tem no RUclips disponível caso você queira ver.
Jonas sempre dá uma aula
mttt interessante essas análises
Que vídeo sensacional!
Maravilhoso jonas!!!!!
Jonas, cadê o vídeo que você fala sobre mulheres trans em competições esportivas?
Perfeito!
ai, meu, eu sempre leio "a força do queer"
jonas, muito dahora o vídeo, só achei que faltou falar sobre p transfake
adoreiii a makeee 😍😍😍
Finalmente uma análise a respeito da novela, eu pessoalmente to gostando do desenvolvimento do Ivan, mas esses problemas de linguagem acho que fazem as pessoas entenderem errado sobre o que a novela quer abordar
Eu fico com nojo da família do Ivan , principalmente da mãe , mas entendo que eles queriam retratar a reação que muitos pais têm
queria muito um video seu com a dra drag, ela teve uma entrevista bem legal sobre teoria queer q eu acho q c ia gostar
Uma coisa sobre a "tornar mais fácil" o texto... Cara... Novela dltem 150 capítulos oi mais... Se eles quiserem imagino q haja tempo....
Essa novela.é uma reprise pois não houve gravação durante a pandemia. Ela foi exibida pela primeira vez há alguns anos...
Os livros todos virados para q ñ saibamos os títulos. ..aaahh
Eu acho o Jonas parecido com o irmão da Doarda
Edit: até a voz é parecida
aleluia saiu o video, meti o dedo no like
o jeito que ele escolhe o nome tbm me incomoda. A simone que sugere, de uma forma bem simplista e tal. Queria mais videos sobre a novela!!
Nossa, eu nunca tinha feito a analogia com a posição fetal, muito interessante!
Pessoal, vejo muita gente vilanizando a Joyce, mas ela não faz por mal. Sabemos que ela é uma perua fútil que idealiza os filhos, quer que eles sejam como ela sonhou (basta lembrar o desespero dela quando Ruy se casou com a Ritinha, uma moça de classe social e origem diferentes), porém ela não é má, ela reflete apenas uma incompreensão da sociedade diante da existência de pessoas transgênero. O tema ainda é considerado "novo" pra sociedade de maneira geral (embora sabemos que não é), ainda há pouca compreensão. Lembro que o processo de aceitação da Joyce é bem longo, mais que o do Eugênio, que aceita melhor a situação, mas também sofre, o que é compreensível, vc criou um filho por 20 anos o entendendo como menina, não dá pra esperar que ele fale ok de primeira.
Eu vejo as pessoas reclamando do discurso do corpo errado, mas eu enxergo ele não como sendo um juízo de valor, mas sim como uma expressão do próprio sofrimento em relação à disforia de gênero.
Eu estava super curiosa para entender pq falam tanto dessa novela kkkkkk.não entendo a dificuldade de aceitar ele como homem,uma mulher trans como mulher,tipo deixa fazer o quiser...
Quando eu corto meu cabelo me trás felicidade kkkkkkkk
As pessoas não suportam a liberdade das outras... Quem faz o que quer desperta inveja de quem tem medo de fazer o que sempre quis...
É agora que eu assisto essa novela
Que vídeo maravilhoso
Eu acho q eles aportarem uma familia burguesa n foi uma jogada então lgl...
Durante o isolamento social, em que consequentemente o uso de mídias de comunicação aumentaram, a Globo reprisa essa novela super problemática, com Bolsonaro presidente e feminismo radical dando mais voz à transfobia, e ainda tem o BBB 21 logo depois. Programação bem tóxica...