Sou nordestina desde menina escutava dos meios avós todo esse temor pelos cangaceiros e suas histórias adorava ler as literatura de cordel sobre lampião e sua valentia
Esse sargento Elias Marques era um homem valente. Enfrentar cangaceiro não era pra qualquer um não. Além disso, eram proibidos por seus comandantes de atirar abaixado ou deitado, já pensou? Lampião só recrutava os melhores para o seu bando. Tinha que ser disciplinado sob a ordem dele, tinha que ser bom de tiro e bom de briga. Se acabasse a munição, se defendiam com o punhal. O próprio Zé Sereno, em depoimento que se encontra na web, relatou que pra entrar no bando teve que provar que era corajoso e hábil, lutando no braço com Volta Seca. Então, enfrentar aquelas jararacas vivas da caatinga tinha que ser muito macho. Dá pra ver que este homem realmente esteve na guerra. Tem voz altiva e olhar firme quando dá entrevista, realmente não é de brincadeira não!. Agora, o que me chamou a atenção foi ver a ex-cangaceira Sila (mulher de Zé Sereno), ao lado de um ex- volante. Não deve ter sido muito agradável ouvir o depoimento ao lado do Seu Elias, pois, dá pra ver que ela dá mais atenção ao cabritinho que ao macaco (apelido dado por Lampião aos soldados volantes da época), desprezando o seu antigo algoz. Mas o que passou passou, senão eles não estariam lado a lado. Muito obrigado amigo Aderbal por mais esta preciosidade.
RONDON o encontro foi tenso, os bastidores são um caso a parte. O respeito de Elias por Sila foi grande, mas não o impediu de dizer o que pensava. Para você ter uma ideia 50 anos apos a morte de Lampião Elias se encontrou com Candeeiro em um evento promovido por pesquisadores e pelo Fantástico... ele foi armado para o encontro, disse que não confiava em cangaceiro. São muitas as historias rrsss
Obrigado Aderbal por compartilhar um pouco sobre o que aconteceu nos bastidores destes encontros. Agora, aproveitando estas letras, gostaria que você satisfizesse mais uma curiosidade minha. Muita gente diz que, uma ou duas daquelas 11 cabeças que estavam no altar macabro da prefeitura de Piranhas, em 1938, não correspondiam com os nomes grafados em um quadro no lado esquerdo da exposição. Sabe me dizer se Candeeiro, participante ativo daquela saga e tragédia, alguma vez comentou se aquelas 11 cabeças, todas de fato correspondiam com os nomes grafados naquela parede, lado esquerdo da foto. Afinal eram seus companheiros e conviveu com eles. Ou algum nome não bate com algum dos degolados? Obrigado!
RONDON ainda hoje pairam duvidas. O fluxo de novatos nos bandos era grande e nem mesmo Candeeiro ou Sila e outros que conheci sabiam exatamente os nomes corretos. Entre os pesquisadores a duvida permanece, e não existe unanimidade em relação a isso.
Que comunidade não foi homem teve que ficar chantagistas pegava o lampião cara cara sabia que o cego era esperto estratégias muito mais do que a bosta da volante eles sim mal tratava as pessoas lampião não o que ele podia ajudar ele ajudava agora ele matava quem não gostava e pra falar na verdade foi culpa. Do tenente lucena que mato o papai de lampião até eu matava o sonho do lampião era ser vaqueiro 🤠❤️ viva lampião o eterno governador do sertão ajudava os pobre saquear lojas de coronéis
O que me impressiona nas entrevistas com esses remanescentes, tanto dos cangaceiros, quanto das forças policiais (volantes) é a frieza, tranquilidade e, muitas vezes até um certo desdém quando falam de torturas, sangramentos, cabeças cortadas e mortes... Eram, de fato homes valentes, destemidos. Foi realmente uma época onde matar ou morrer fazia parte de um mesmo pacote, infelizmente tinha que ser assim, mas não faziam isso pelo prazer da violência, e sim porque a realidade e situação exigia, tanto que com o final do cangaço todos os ex-cangaceiros foram verdadeiramente reintegrados à sociedade como homes pacíficos e de bem como o candeeiro que ele fala, morava na minha região, Buíque e lá nunca que eu saiba teve uma mau querência com ninguém. São, ou foram apenas testemunhas dos fatos, que bons ou ruins. Feios ou bonitos, são partes da nossa história e devemos conhecer.
@@CangacoAderbalNogueira pois é, se imagine vivendo numa época onde os coronéis dominavam com punho de ferro, a desigualdade ainda era maior que hoje, e quando alguém se revoltava, ou virava um rebelde sem ajuda de ninguém, e pra isso precisava lançar mão do roubo e furto, e acabava entrando pro cangaço... agora se imagine ser um fazendeiro, e recebendo o bando de Lampião na sua porta, onde ele vai pedir água e comida, e se vc negasse, vc estaria marcado... e a polícia, que se chegasse la´sabendo q vc deu coito pro bando, vc não poderia entregar ninguém, caso contrário vc e sua família inteira morreria, e tudo isso embaixo de tortura, se as autoridades sentissem o cheiro de cangaceiro ali... ou vc se lascava de um lado, ou se estrupiava de outro... os tempos não eram fáceis pra ninguém
A verdade e que lanpiao e un homen q tinha disposicao pegaran ele na corvadia traizao di coiteiro safado.us bolante eran corvades temia lapiao i seu bando.
Lamento mais uma vez alguns comentários grosseos e desrespeitosos. Alguns não entendem que a Guerra do cangaço acabou faz tempo e hoje tudo é somente história... Um pouco de educação séria bom.
Caro amigo,continue fazendo esse lindo trabalho, pois é linda e rica a história do cangaço... Muitos comentários são de pessoas que ñ conhece a história, fala que o Wikipédia escreve.. como diz lampião "BANDO DE MACACOS"
@@DaviRodrigues-ny3og Sr obrigado por me responder , mas quando vejo os documentarios do cangaço e inclusive de pessoas da época diziam que eles tinham medo das volantes , porque eram muito grossos e praticavam atos iguais dos cangaceiros , mas agradeço e desculpe a minha falta de mais conhecimento !!
Somente história, mas tem que ser feito os fatos! Muitos, a maioria, retratam os cangaceiros como heróis, dignos de respeito, e as volantes como bandidos! A história tem que ser contada como de fato era, senão vira istoria!
Recentemente eu vi em um dos outros excelente canais como o seu, do Kiko, do Geraldo ou do Robério, não recordo, do encontro de um irmão de Dadá, onde o senhor falou que ficou perto de um ano no bando, mas abandonou por não se adaptar aquela vida.
@@Maximus200888 Eu desconheço esse fato. Os maiores Conhecedores da história de Corisco e Dadá são Sérgio Dantas e João de Souza, vou consultar os dois para me informar melhor sobre isso.
@@johakimsilva4610 Mas veja: ela entrou nos últimos meses ou semanas antes de 28 de julho de 1938 com 15 anos, porque se tivesse sido uns 05, 06 anos antes (em 1933/34), já teria uns 100, 101 anos, provavelmente já teria falecido. Foi tão pouco tempo que sequer viu a cara de Lampião. Ficou só num subgrupo. Taí Aderbal para me confirmar. Acertei, mestre?
@@andrenazo. Dulce disse que viu lampião na vida umas 2 ou 3 vezes só, sendo a terceira, quando se reuniram no angico, posteriormente lampião e outros sendo mortos. A mesma só fez parte do bando por 6 meses, mal viu brigadas, ou coisa do tipo, porém n deixou de ver, Candeeiro e sila disseram que o bando de Zé sereno vivia mais pro outro lado do rio, e como Dulce acompanhava criança que era do bando de Zé sereno...
Aderbal então meu amigo eu sempre comento no seus documentários que são maravilhosos e da apoca com essas pessoas, eu só de Arcoverde mora em São Paulo agora trabalho na polícia militar de São Paulo, meu padrinho era filho do coronel Ângelo da gia ele me falo que o coronel era muito amigo de lampião jogava baralhu juntos.
A questão é que algumas entrevistas o Aderbal Nogueira não lembra a data. Ele fazia essas entrevistas por gosto pessoal. Nem ele imaginava onde essa " paixão " ia chegar. Vou lhe contar uma história pessoal : Uma vez estava em Garanhuns - PE, e ao passar por uma banca de revista, vi uma aglomeração de pessoas. Ao chegar a banca, vi uma senhora muito bem vestida, muito falante e cheia de jóias. Era Durvinha ( mulher de Moreno ) , me sentei ao lado dela e conversei uns 10 / 15 minutos com aquele doce de pessoa. Havia fotógrafos na banca e não me passou pela cabeça em tirar fotos com ela. Nos dias de hoje, quando estou passando por problemas, paro um pouco e fico me relembrando das palavras ditas por ela. Pra mim, parece que ela está falando ao meu ouvido. Como em um passe de mágica, passo a encarar os problemas por outro ângulo e as coisas clareiam para a minha pessoa. Obrigado Durvinha pelas palavras sensatas que me disse há mais de 10 anos atrás e que até hoje me ajudam !
@@andrenazo. A pessoa pode se basear da seguinte forma : caso eu não esteja equivocado, a Sila faleceu em 2005. O Sargento Elias não sei a data, mas se a pessoa procurar na Net, a pessoa faz uma base.
Lampião era um mito já no seu tempo. Cansou de ser ferido por tiros. Pra um mito como ele só esse destino mesmo que lhe reservou. Alguns acreditavam que ele era quase um imortal das vezes que ele tinha escapado. 20 anos de cangaço acho que foi longe para vista da vida que tinham
Parabéns ao Sargento Elias, pois em seus depoimentos, poderia ter "arrotado" valentia como outros fizeram, mas ele todo o tempo foi humilde e o unico a admitir que as Forças Volantes tiveram que fazer uso da cachaça Cana Caiana para ter coragem de enfrentar o bando de Lampião na Grota de Angicos, confirmando assim o que disse o coiteiro Durval quando disse que o Aspirante Chico Ferreira chegou bebado na sua casa.
Amigo a cachaça era presença constante nas volantes e nos bandos. Jararaca em Mossoró só foi pego porque ele e outros estavam bêbados. Existem muitos depoimentos falando sobre a cachaça naquela época, Corisco e tantos outros viviam bebendo. Vinte Cinco dizia que era mais fácil faltar água no cantil duque cachaça rrsss
Incrível... um ex volante e uma ex cangaceira juntos anos depois da guerra de Angico!! Realmente... o tempo se encarrega de por tudo em seu devido lugar!!
A história, do cangaço é uma história, fascinante quem, não entendi são aquelas, pessoas que não tem conhecimento, de causa, opinam sem saber, da verdade... Os volantes? Integrantes das forças, volantes tinham seu, valor haviam homens íntegros, como o sargento Elias, entre outros, haviam também caçadores de recompensas, pois sabiam que, os cangaceiros, carregavam verdadeiras fortunas, consigo em outras, palavras havia um certo, jogo de interesse, não eram somente os cangaceiros, que cometiam excessos, as forças volantes, muitas vezes, eram mais mal vistas que os cangaceiros. Para se ter uma melhor noção é preciso, estudar o cangaço de uma, maneira mais ampla.
Meu avô nasceu e viveu boa parte da infância no sertão Cearense (mais precisamente no Cariri). Ele sempre me conta histórias de quando cangaceiros passavam por sua região. Mas ele também me conta que muitos grupos de cangaceiros agiam tirando dos ricos para dar aos pobres.
@@CangacoAderbalNogueira meu avô é da região do Iguatu, Centro Sul do Ceará. Me enganei um pouco em relação a Região do Estado. Meu avô me contou que o pai da minha avó foi do bando do Lampião. Ele relata até um episódio vivido pelo seu sogro, envolvendo uma cobra.
@@CangacoAderbalNogueira meu avô contou que certa feita o bando estava deitado, a noite, para dormirem e uma cobra entrou por debaixo de suas cobertas. Quando o mesmo percebeu e viu que a cobra era peçonhenta gritou e rebolou pra cima o cobertor junto com a cobra. Não deu tempo o cobertor cair no chão sem ter levado vários tiros. O meu bisavô falou que foi o mais próximo da morte que ele chegou. Ia sendo morto pela cobra e depois pelos tiros do próprio bando.
Não voim aqui falar que lampião era bandido nem bonzinho mais as volantes também não era essas coisas mais mais a história é realmente fascinante eu tenho orgulho de ser nordestino obrigado por nos contar como realmente foi.
Kkkkkkk imagino o Manoel Loiola ( Candieiro) falando em tom de brincadeira_ esse tiro quem deu foi você kkkkkkk, muito bom sou fã do seu canal Aderbal é muito gostoso ver essas pessoas maravilhosas que vivenciaram o período do cangaço, eu até repito os vídeos muita nostalgia. Obrigado por nós proporciona a sorte de poder ver essas raridades.
Ele falou de maravilha minha cidade que moro até hoje e do sítio patos que hoje pertence a poço das trincheiras próximo a Santana do Ipanema que ele tem citou .. hoje esse lugares que ele citou são cidades com mais de 15, 20 até mais de 50 mil habitantes nessa época eram apenas fazendas com duas três casas o resto era mato. Como mudou ...
FitLover como pesquisador e documentarista não posso emitir opiniões nos videos, mas tenho meu pontos de vista que exponho em palestras e debates. Obrigado por gostar dos videos.
Eles eram umas feras não é por menos que foram debelar a revolução de trinta e dois e saíram vitoriosos meu respeito a todos os que fizeram parte desse episódio histórico dos dois lados 🙏🙏
Mistério? Não amigo, é preciso interpretar. Elias está supondo, nada mais que isso. Não podemos levar tudo ao pé da letra, a maneira de dizer muitas vezes confunde as pessoas. Por exemplo, é comum uma pessoa quando vai saindo de um lugar dizer para alguém "Amigo, vou chegando"
@@CangacoAderbalNogueira obrigado pela resposta. É sempre bom perguntar a pessoas como o senhor,que realmente entendem do tema.perguntas que talvez ficassem sem respostas ,não fosse o canal.obrigado.
Como é que um comandante de operações como João Bezerra, manda um soldado conhecido do Pedro de Cândido. Deveria ter mando um soldado desconhecido para não haver essas coisas. Será que não foi proposital ? Será que lampião foi avisado ???
Gente ruim existe desde que o mundo é mundo, hoje estamos vivenciando a mesma história, onde as pessoas de bem são suprimidas pelos novos cangaceiros, precisamos de uma nova volante pelo Brasil pra por ordem e trazer paz as pessoas que não gostam de confronto. Resta se no futuro terá idiotas que venham ter esses ladrões como heróis. Cangaceiros nunca foram herói, sou nordestino , estudei , e nunca engoli essa mentira que foi me ensinado na escola. Herói é quem trabalha honesto, é quem não saqueia , é quem luta todos os dias pra obter seu sustento sem precisar matar ou roubar. Uma grande hipocrisia usar as dificuldade , a desigualdade social como desculpa , e usar como revolta fazendo isso de "bode expiatório" para cometer crimes. Historiadores fascista e comunista, ouviram muitas mentiras e hoje mentem pra nós, contribuindo para manipulação do nosso povo.
E muito fácil opinar sem ter vivido na época,mas não tinha muitas opções para o sertanejo pobre ou você era volante ou coiteiro ou cangaceiro,meu avô optou por ser da volante por saber que os castigos que a volante dava era pior que as dos cangaceiros,igual ele mesmo dizia os cangaceiros viviam em fugas constantes e a volante em perseguição constantes sofrendo fortes cobranças do governo então quem persegue e mais cruel de quem é perseguido,temos que respeitar esses personagens do passado de ambos os lados!
Aderbal, incrível ouvir esses depoimentos. Recria o contexto do período. Realmente o círculo se fechou e era questão de pouco tempo pra encontrarem Lampião. Se tivessem pego vivo imagina como seria a história contada por ele.
Imprensaram o Pedro com uma faca, depois arrancaram uma unha da mão esquerda dele e logo após ele abriu o bico...pois sabia que se não abrisse o bico e contasse a verdade, ia ser morto ali mesmo...
@@DaviRodrigues-ny3og, saiba que já é ponto passivo entre os historiadores que houve uma pequena tortura, como extração de uma unha com um canivete, e pressionar um canivete nas costelas do Pedro de Cândido...inclusive tem foto onde aparece o Pedro de Cândido com um curativo na ponta de um dedo da mão, logo após o massacra de Angicos...
Da uma tristeza saber que essas pessoas que fizeram parte da história do cangaço. Todas já se foram. Cila. Zé sereno. Sargento Elias. Candeeiro. Vinte e cinco e segue -se os demais. 😢
Verdade mais infelizmente essa raça usou a vida para fazer o mal não se preocuparam nem mesmo com seus familiares que com certeza os amavam e sofriam bastante pela conduta deles
Porque a filha ia neta não aceitaram desenterrar um velho que morreu nos anos noventa que falavam que era muito estranho ninguém sabia dionde era morava afastado da cidade não tinha parentes iOS mais velhos da época diziam que era lampião com outra identidade i sempre falavam que quando tinha uma confusão com ele. Ele ameaçava que na casa dele tinha um espeto que atravessava duas pessoas tinha também três indentidades falsas uma delas com o nome Virgílio Ferreira da Silva
Eu tinha dúvidas sobre apenas a cabeca de lampião, mas essa mesma dúvida foi no passado , inclusive recente vi uma revista com lampião com o Punhal na mão e maria bonita do lado essa foi foto que também foi filmada a mesma por benjamin Abraão em 1936 , eu ja tinha tirado a dúvidas sobre a morte de Lampião mas depois dessa foto muito nitida em preto e branco de lampião vivo , realmente parece muito mas muito mesmo com a cabeça mesmo estragada das escadarias de piranhas, é 100% com certeza que lampião morreu em angicos e ele tinha que morrer mesmo para pagar as diversas mortes que tinha nas costas de muito inocentes que não tinha nada haver com sua revolta por causa da morte de seu pai que também foi injusta , e covarde por parte do bandido pior que era o coronel lucena esse foi o principal motivo de lampião fazer a vida criminosa que teve .
Aderbal , homi me ajude eu preciso de algum registro de entreveros entre ex cangaceiros e ex volantes após o fim do cangaço, se você poder poste que depois agente come um bode capado bem gordo 👍👍👍
Rapaz após o fim do cangaço teve algumas mortes durante as entregas como as de Amoroso e Juriti. Combates mesmo eu desconheço, talvez algum outro colega possa informar melhor.
Se vê que ele fala com muita propriedade, serenidade, sem soberba, sujeito homem Sgt Elias 👏👏👏👏
Sou nordestina desde menina escutava dos meios avós todo esse temor pelos cangaceiros e suas histórias adorava ler as literatura de cordel sobre lampião e sua valentia
O cordel como arte e nota 10, mas infelizmente deturpou muito a história do cangaço.
Esse sargento Elias Marques era um homem valente. Enfrentar cangaceiro não era pra qualquer um não. Além disso, eram proibidos por seus comandantes de atirar abaixado ou deitado, já pensou? Lampião só recrutava os melhores para o seu bando. Tinha que ser disciplinado sob a ordem dele, tinha que ser bom de tiro e bom de briga. Se acabasse a munição, se defendiam com o punhal. O próprio Zé Sereno, em depoimento que se encontra na web, relatou que pra entrar no bando teve que provar que era corajoso e hábil, lutando no braço com Volta Seca. Então, enfrentar aquelas jararacas vivas da caatinga tinha que ser muito macho. Dá pra ver que este homem realmente esteve na guerra. Tem voz altiva e olhar firme quando dá entrevista, realmente não é de brincadeira não!. Agora, o que me chamou a atenção foi ver a ex-cangaceira Sila (mulher de Zé Sereno), ao lado de um ex- volante. Não deve ter sido muito agradável ouvir o depoimento ao lado do Seu Elias, pois, dá pra ver que ela dá mais atenção ao cabritinho que ao macaco (apelido dado por Lampião aos soldados volantes da época), desprezando o seu antigo algoz. Mas o que passou passou, senão eles não estariam lado a lado. Muito obrigado amigo Aderbal por mais esta preciosidade.
RONDON o encontro foi tenso, os bastidores são um caso a parte. O respeito de Elias por Sila foi grande, mas não o impediu de dizer o que pensava. Para você ter uma ideia 50 anos apos a morte de Lampião Elias se encontrou com Candeeiro em um evento promovido por pesquisadores e pelo Fantástico... ele foi armado para o encontro, disse que não confiava em cangaceiro. São muitas as historias rrsss
Obrigado Aderbal por compartilhar um pouco sobre o que aconteceu nos bastidores destes encontros. Agora, aproveitando estas letras, gostaria que você satisfizesse mais uma curiosidade minha. Muita gente diz que, uma ou duas daquelas 11 cabeças que estavam no altar macabro da prefeitura de Piranhas, em 1938, não correspondiam com os nomes grafados em um quadro no lado esquerdo da exposição. Sabe me dizer se Candeeiro, participante ativo daquela saga e tragédia, alguma vez comentou se aquelas 11 cabeças, todas de fato correspondiam com os nomes grafados naquela parede, lado esquerdo da foto. Afinal eram seus companheiros e conviveu com eles. Ou algum nome não bate com algum dos degolados? Obrigado!
RONDON ainda hoje pairam duvidas. O fluxo de novatos nos bandos era grande e nem mesmo Candeeiro ou Sila e outros que conheci sabiam exatamente os nomes corretos. Entre os pesquisadores a duvida permanece, e não existe unanimidade em relação a isso.
Muito obrigado Aderbal.
Aderbal Nogueira caramba. Tem mais Algum vídeo sobre o encontro dos dois?
Parabéns Aderbal pelo seu trabalho
Cultura pura, História e eu amoooo
sargento Elias parabéns pelo favor que o senhor juntamente com os outros companheiros fizeram para a humanidade
Oxente~ o Macaco do Diabo Volante Sargento Pincel nao passa de um bebado VAGABUNDO.
baba ovo de policia dectetado
Sargento Elias este sim é o Verdadeiro Herói do Nordeste. Ofereceu a própria vida para salva a Comunidade.
Que comunidade não foi homem teve que ficar chantagistas pegava o lampião cara cara sabia que o cego era esperto estratégias muito mais do que a bosta da volante eles sim mal tratava as pessoas lampião não o que ele podia ajudar ele ajudava agora ele matava quem não gostava e pra falar na verdade foi culpa. Do tenente lucena que mato o papai de lampião até eu matava o sonho do lampião era ser vaqueiro 🤠❤️ viva lampião o eterno governador do sertão ajudava os pobre saquear lojas de coronéis
Achar que o lampião foi herói kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@brunao899 vai assistir tuas novelas mexicanas ou va beijar seu namorado.
@@SoDa_Stereo vai falar que lampião foi herói? Tenha dó rapaz, vai caçar um serviço.
O que me impressiona nas entrevistas com esses remanescentes, tanto dos cangaceiros, quanto das forças policiais (volantes) é a frieza, tranquilidade e, muitas vezes até um certo desdém quando falam de torturas, sangramentos, cabeças cortadas e mortes... Eram, de fato homes valentes, destemidos. Foi realmente uma época onde matar ou morrer fazia parte de um mesmo pacote, infelizmente tinha que ser assim, mas não faziam isso pelo prazer da violência, e sim porque a realidade e situação exigia, tanto que com o final do cangaço todos os ex-cangaceiros foram verdadeiramente reintegrados à sociedade como homes pacíficos e de bem como o candeeiro que ele fala, morava na minha região, Buíque e lá nunca que eu saiba teve uma mau querência com ninguém. São, ou foram apenas testemunhas dos fatos, que bons ou ruins. Feios ou bonitos, são partes da nossa história e devemos conhecer.
Don Rodrigues Isso, disse tudo com sabedoria Rodrigues. Eles foram frutos de uma época.
Abaixo com o terrorismo e banditismo dos covardes demonios Macacos do Diabo Volante~ com CAUDAS de Satanas~ tal como este Macaco Sargento Pincel.
@@CangacoAderbalNogueira pois é, se imagine vivendo numa época onde os coronéis dominavam com punho de ferro, a desigualdade ainda era maior que hoje, e quando alguém se revoltava, ou virava um rebelde sem ajuda de ninguém, e pra isso precisava lançar mão do roubo e furto, e acabava entrando pro cangaço... agora se imagine ser um fazendeiro, e recebendo o bando de Lampião na sua porta, onde ele vai pedir água e comida, e se vc negasse, vc estaria marcado... e a polícia, que se chegasse la´sabendo q vc deu coito pro bando, vc não poderia entregar ninguém, caso contrário vc e sua família inteira morreria, e tudo isso embaixo de tortura, se as autoridades sentissem o cheiro de cangaceiro ali... ou vc se lascava de um lado, ou se estrupiava de outro... os tempos não eram fáceis pra ninguém
Mas isso sem duvida era mais presente nos que fizeram parte das volantes
Obrigado por disponibilizar esse tipo de material.
A verdade e que lanpiao e un homen q tinha disposicao pegaran ele na corvadia traizao di coiteiro safado.us bolante eran corvades temia lapiao i seu bando.
@@flaviosilvasousa5925 Lampião nada mais foi que um bandido traiçoeiro, e ele morreu da mesma forma que matou várias famílias.
Verdade
Que depoimento maravilhoso, uma preciosidade
parabéns pelo seu trabalho, assim conhecemos um pouco dá história do cangaço
Obrigado Sirleia, são 31 anos desde o primeiro registro em vídeo sobre a historia do cangaço.
Obrigado Sirleia a historia pertence a todos.
Lamento mais uma vez alguns comentários grosseos e desrespeitosos. Alguns não entendem que a Guerra do cangaço acabou faz tempo e hoje tudo é somente história... Um pouco de educação séria bom.
Caro amigo,continue fazendo esse lindo trabalho, pois é linda e rica a história do cangaço... Muitos comentários são de pessoas que ñ conhece a história, fala que o Wikipédia escreve.. como diz lampião "BANDO DE MACACOS"
são um bando de Zé ruela, bloqueia aqueles que não sabem o que istoria é cultura
@@DaviRodrigues-ny3og Sr obrigado por me responder , mas quando vejo os documentarios do cangaço e inclusive de pessoas da época diziam que eles tinham medo das volantes , porque eram muito grossos e praticavam atos iguais dos cangaceiros , mas agradeço e desculpe a minha falta de mais conhecimento !!
Aderbal.Que Ano Foi Essa Entrevista Com O Sargento ELias
Somente história, mas tem que ser feito os fatos! Muitos, a maioria, retratam os cangaceiros como heróis, dignos de respeito, e as volantes como bandidos! A história tem que ser contada como de fato era, senão vira istoria!
Excelente história meu amigo , parabéns pelo seu canal , duas partes da história impressionante , Like certo.
Parabéns, mestre Aderbal... Esse canal é viciante!!!!
Aderbal Nogueira: As entrevistas com Sargento Elias, possuem um nível de confiabilidade, muito grande. Esse brigou, contra Lampião!
De remanecentes do bando apenas Dulce é viva, todos já morreram. Pelo menos é o que se sabe.
Dulce é forte viu.
Ainda vive!
Recentemente eu vi em um dos outros excelente canais como o seu, do Kiko, do Geraldo ou do Robério, não recordo, do encontro de um irmão de Dadá, onde o senhor falou que ficou perto de um ano no bando, mas abandonou por não se adaptar aquela vida.
@@Maximus200888 Eu desconheço esse fato. Os maiores Conhecedores da história de Corisco e Dadá são Sérgio Dantas e João de Souza, vou consultar os dois para me informar melhor sobre isso.
@@johakimsilva4610 Mas veja: ela entrou nos últimos meses ou semanas antes de 28 de julho de 1938 com 15 anos, porque se tivesse sido uns 05, 06 anos antes (em 1933/34), já teria uns 100, 101 anos, provavelmente já teria falecido. Foi tão pouco tempo que sequer viu a cara de Lampião. Ficou só num subgrupo. Taí Aderbal para me confirmar. Acertei, mestre?
@@andrenazo. Dulce disse que viu lampião na vida umas 2 ou 3 vezes só, sendo a terceira, quando se reuniram no angico, posteriormente lampião e outros sendo mortos. A mesma só fez parte do bando por 6 meses, mal viu brigadas, ou coisa do tipo, porém n deixou de ver, Candeeiro e sila disseram que o bando de Zé sereno vivia mais pro outro lado do rio, e como Dulce acompanhava criança que era do bando de Zé sereno...
Valeu!
Tamo junto meu bom amigo.
Sila era um amor de pessoa
Muito rico seu acervo, obrigado por compartilhar
Sargento Elias o senhor sim foi um grande herói!
O Macaco da Volante Sargento Pincel era nao heroi~ mais sim um COVARDE e bebado da Gota dos URUBUS :(
Aderbal então meu amigo eu sempre comento no seus documentários que são maravilhosos e da apoca com essas pessoas, eu só de Arcoverde mora em São Paulo agora trabalho na polícia militar de São Paulo, meu padrinho era filho do coronel Ângelo da gia ele me falo que o coronel era muito amigo de lampião jogava baralhu juntos.
Arcoverde, terra de Pompeu Aristides de Moura, um dos volantes que atiraram em Virgínio, cunhado de Lampião. Obrigado por assistir os vídeos.
Sargento Elias gosto muito dele, fala a verdade!
Isso aí é história cara , isso é maravilhoso! Parabéns meu amigo por tanto conteúdo Rico
Ótimo documentário Aderbal , parabéns
Muito legal ouvir os relatos dos inimigos de meu capitão,pois,agente sente que até eles respeitavam os nossos irmão cangaceiros.
Kkkkk meu lampião e meu pau
salve Vergulino Lampião, o maior governador do sertao
Seria bom que colocasse no título a data da entrevista
A questão é que algumas entrevistas o Aderbal Nogueira não lembra a data. Ele fazia essas entrevistas por gosto pessoal. Nem ele imaginava onde essa " paixão " ia chegar.
Vou lhe contar uma história pessoal : Uma vez estava em Garanhuns - PE, e ao passar por uma banca de revista, vi uma aglomeração de pessoas.
Ao chegar a banca, vi uma senhora muito bem vestida, muito falante e cheia de jóias.
Era Durvinha ( mulher de Moreno ) , me sentei ao lado dela e conversei uns 10 / 15 minutos com aquele doce de pessoa.
Havia fotógrafos na banca e não me passou pela cabeça em tirar fotos com ela.
Nos dias de hoje, quando estou passando por problemas, paro um pouco e fico me relembrando das palavras ditas por ela. Pra mim, parece que ela está falando ao meu ouvido.
Como em um passe de mágica, passo a encarar os problemas por outro ângulo e as coisas clareiam para a minha pessoa.
Obrigado Durvinha pelas palavras sensatas que me disse há mais de 10 anos atrás e que até hoje me ajudam !
@@andrecristiano802 Ok, não lembrar, mas pelo menos uma data aproximada. Eu calculo essa entrevista como sendo entre 1998 a 2000.
@@andrenazo. A pessoa pode se basear da seguinte forma : caso eu não esteja equivocado, a Sila faleceu em 2005. O Sargento Elias não sei a data, mas se a pessoa procurar na Net, a pessoa faz uma base.
Parabéns pelo canal! Caso seja possível faça um video sobre Odilon Flor.
Lampião era um mito já no seu tempo. Cansou de ser ferido por tiros. Pra um mito como ele só esse destino mesmo que lhe reservou. Alguns acreditavam que ele era quase um imortal das vezes que ele tinha escapado. 20 anos de cangaço acho que foi longe para vista da vida que tinham
Parabéns ao Sargento Elias, pois em seus depoimentos, poderia ter "arrotado" valentia como outros fizeram, mas ele todo o tempo foi humilde e o unico a admitir que as Forças Volantes tiveram que fazer uso da cachaça Cana Caiana para ter coragem de enfrentar o bando de Lampião na Grota de Angicos, confirmando assim o que disse o coiteiro Durval quando disse que o Aspirante Chico Ferreira chegou bebado na sua casa.
Amigo a cachaça era presença constante nas volantes e nos bandos. Jararaca em Mossoró só foi pego porque ele e outros estavam bêbados. Existem muitos depoimentos falando sobre a cachaça naquela época, Corisco e tantos outros viviam bebendo. Vinte Cinco dizia que era mais fácil faltar água no cantil duque cachaça rrsss
@@CangacoAderbalNogueira obrigado por me responder!
Incrível... um ex volante e uma ex cangaceira juntos anos depois da guerra de Angico!! Realmente... o tempo se encarrega de por tudo em seu devido lugar!!
Não ouve guerra pegaram u bando de lampião desarmado i dormindo não houve troca de tiro so u cangaceiro elétrico qui tevi uma leve reação etc.
A história, do cangaço é uma história, fascinante quem, não entendi são aquelas, pessoas que não tem conhecimento, de causa, opinam sem saber, da verdade... Os volantes? Integrantes das forças, volantes tinham seu, valor haviam homens íntegros, como o sargento Elias, entre outros, haviam também caçadores de recompensas, pois sabiam que, os cangaceiros, carregavam verdadeiras fortunas, consigo em outras, palavras havia um certo, jogo de interesse, não eram somente os cangaceiros, que cometiam excessos, as forças volantes, muitas vezes, eram mais mal vistas que os cangaceiros. Para se ter uma melhor noção é preciso, estudar o cangaço de uma, maneira mais ampla.
Isso mesmo.
Basta não ser burro!
E não tomar partido como a maioria das pessoas desse país fazem!
Admiro muito toda a história do cangaço essa valentia de lampião
Meu avô nasceu e viveu boa parte da infância no sertão Cearense (mais precisamente no Cariri). Ele sempre me conta histórias de quando cangaceiros passavam por sua região. Mas ele também me conta que muitos grupos de cangaceiros agiam tirando dos ricos para dar aos pobres.
Amigo não é bem assim. Qual região era seu avô e em que ano ele morou lá?
@@CangacoAderbalNogueira meu avô é da região do Iguatu, Centro Sul do Ceará. Me enganei um pouco em relação a Região do Estado. Meu avô me contou que o pai da minha avó foi do bando do Lampião. Ele relata até um episódio vivido pelo seu sogro, envolvendo uma cobra.
@@CangacoAderbalNogueira meu avô contou que certa feita o bando estava deitado, a noite, para dormirem e uma cobra entrou por debaixo de suas cobertas. Quando o mesmo percebeu e viu que a cobra era peçonhenta gritou e rebolou pra cima o cobertor junto com a cobra. Não deu tempo o cobertor cair no chão sem ter levado vários tiros. O meu bisavô falou que foi o mais próximo da morte que ele chegou. Ia sendo morto pela cobra e depois pelos tiros do próprio bando.
@@thiagomontenegro6484 Anote esses relatos, são importantes
@@CangacoAderbalNogueira vou colher mais histórias com ele.
Não voim aqui falar que lampião era bandido nem bonzinho mais as volantes também não era essas coisas mais mais a história é realmente fascinante eu tenho orgulho de ser nordestino obrigado por nos contar como realmente foi.
Mardson Souza No fim das contas Souza, todos eles sofreram a vida dura que tiveram. É como sempre a falta do estado foi o grande responsável por tudo.
Tempo difícil, pra ambos os lados!!! Sgt Elias bom combatente
Ótimo vídeo
Que história fantástica
muito bom, até para podermos entender.
O povo nordestino sofre desde há muito tempo, com a escassez de tudo.
A história do cangaço mostra como a violência foi muito presente no nosso país. Infelizmente, ainda não aprendemos a romper esse ciclo.
Verdade e hoje é muito pior que naquela época, infelizmente.
Queria ouvir mais detalhadamente o seu comentário. Em outras palavras, por que hoje é pior do que naquele tempo?
o tempo do Cangaço foi um tempo de muito sofrimento
Sangue suor e lágrimas
Muito bom trabalho
Incrivel!
E Panta de Godoy, adoro ouvir as histórias deles!
Eita história massa de se ouvir
Sr aderbal acho top seu trabalho / sou fan dus volante i dus cangaceiros/
muito bom
Como eu queria ter conhecido essas lendas do cangaço!
Muito bom!
Kkkkkkk imagino o Manoel Loiola ( Candieiro) falando em tom de brincadeira_ esse tiro quem deu foi você kkkkkkk, muito bom sou fã do seu canal Aderbal é muito gostoso ver essas pessoas maravilhosas que vivenciaram o período do cangaço, eu até repito os vídeos muita nostalgia. Obrigado por nós proporciona a sorte de poder ver essas raridades.
Muito bom gosto das histórias do nordeste
Parabéns Aderbal, personagens e histórias emocionantes!!!!
Homem integro sargento elias
ajente sente vdd no depoimento desse homem.
otimo video parabens
Ele falou de maravilha minha cidade que moro até hoje e do sítio patos que hoje pertence a poço das trincheiras próximo a Santana do Ipanema que ele tem citou .. hoje esse lugares que ele citou são cidades com mais de 15, 20 até mais de 50 mil habitantes nessa época eram apenas fazendas com duas três casas o resto era mato. Como mudou ...
Quantas horas era do Rio SF rancisco atė à casa do Durval? esperaram muito?
Queria muito ver essa entrevista completa... Namoral
Eita história bonita
Depoimento de uma pessoa que participou diretamente contra o banditismo no Nordeste do Brasil. Parabéns.
Banditismo tem é hoje na política
O sargento Elias ainda é vivo
Ronaldo Barbozadefreitas Barboza de Freitas Não, já faleceu
gosto desse Canal por ele é IMPARCIAL
FitLover como pesquisador e documentarista não posso emitir opiniões nos videos, mas tenho meu pontos de vista que exponho em palestras e debates. Obrigado por gostar dos videos.
Bem proveitosos seus vídeos. Parabéns, vou assistir tds. Obrigada!!!
@@mgstsh269 quero me casar com vc
@@maktubecarpediem9942 *cuidado em pode ser um homem kkkkkkkkk*
Eles eram umas feras não é por menos que foram debelar a revolução de trinta e dois e saíram vitoriosos meu respeito a todos os que fizeram parte desse episódio histórico dos dois lados 🙏🙏
Parabéns Aderbal
Valeu
Tem um pergunta bem interessante sobre os desertores do cangaços pois teve muitos cangaceiro como moreno que saíram do cangaços
Eu não me canso de dizer que um SACO de balas enviadas pela costeiras era bala de festim eles atiram muito na volante e ninguém MORREU
Como lampião reconheceu a metralhadora?se levou um tiro e caiu morto?tiro do soldado sandes.mais um mistério?
Mistério? Não amigo, é preciso interpretar. Elias está supondo, nada mais que isso. Não podemos levar tudo ao pé da letra, a maneira de dizer muitas vezes confunde as pessoas. Por exemplo, é comum uma pessoa quando vai saindo de um lugar dizer para alguém "Amigo, vou chegando"
@@CangacoAderbalNogueira obrigado pela resposta. É sempre bom perguntar a pessoas como o senhor,que realmente entendem do tema.perguntas que talvez ficassem sem respostas ,não fosse o canal.obrigado.
@@universodocangaco4006 Muitas das coisas ouvidas não corresponde ao acontecido. Valeu tamo junto.
Tem essa reportagem completa?? Muito boa parabéns
Fabiano Rocha Fabiano vou postando sempre que possível, são dezenas de horas gravadas com Elias.
Aderbal Nogueira será muito bom!, Realmente muito boa reportagem com sargento Elias.... Esperemos sim, mais trechos dessa reportagem,. Parabéns!
Viajei nessa estória 👏👏👏👏
Apesar de não os conhecermos nos afeiçoamos a eles, Candeeiro, SGT Elias, Cila,25,CB Panta, Moreno e Durvinha, Chiquinho Rodrigues, 😍
Fazem parte de nossa história
Lampião e lampião cabra macho do certao. Ficou na história suas lembrança permanece ater hoje.
@Pr.Leonardo Ribeiro
Covarde, ladrão, assassino, apoiava o estupro , etc
@@renatochaves1650 o fato de Lampiao matar macacos o transformou em heroi do sertao. Salve Lampiao jamais será esquecido.
Show 👏👏
Alguém sabe qual foi o cangaceiro mais valente corajoso que existiu ? E o cangaceiro mais perverso ruim que existiu ?
Teve vários valentes viu ? Zé baiano, Luiz Pedro, gato, Corisco, Moreno etc.
falam q perverso era o gato, valente tinha muitos, meia noite era um deles
Como é que um comandante de operações como João Bezerra, manda um soldado conhecido do Pedro de Cândido. Deveria ter mando um soldado desconhecido para não haver essas coisas. Será que não foi proposital ? Será que lampião foi avisado ???
Queria saber
Queria saber se 1973 as cabeças vieram pra Fortaleza pra exposição
Tem essa entrevista completa??
Gente ruim existe desde que o mundo é mundo, hoje estamos vivenciando a mesma história, onde as pessoas de bem são suprimidas pelos novos cangaceiros, precisamos de uma nova volante pelo Brasil pra por ordem e trazer paz as pessoas que não gostam de confronto.
Resta se no futuro terá idiotas que venham ter esses ladrões como heróis.
Cangaceiros nunca foram herói, sou nordestino , estudei , e nunca engoli essa mentira que foi me ensinado na escola.
Herói é quem trabalha honesto, é quem não saqueia , é quem luta todos os dias pra obter seu sustento sem precisar matar ou roubar.
Uma grande hipocrisia usar as dificuldade , a desigualdade social como desculpa , e usar como revolta fazendo isso de "bode expiatório" para cometer crimes.
Historiadores fascista e comunista, ouviram muitas mentiras e hoje mentem pra nós, contribuindo para manipulação do nosso povo.
nossa que idiota kkkkk
Se precisa acabar com a fome
Não negue q os cangaceiros acabou com um monte de coronel macaco q aterrorizavam a população, de certa forma eles fizeram uma limpa.
Vi alguns comentarios sobre a volante onde era comandados pelos coroneis .o dinheiro ate hoje fala mais alto
E muito fácil opinar sem ter vivido na época,mas não tinha muitas opções para o sertanejo pobre ou você era volante ou coiteiro ou cangaceiro,meu avô optou por ser da volante por saber que os castigos que a volante dava era pior que as dos cangaceiros,igual ele mesmo dizia os cangaceiros viviam em fugas constantes e a volante em perseguição constantes sofrendo fortes cobranças do governo então quem persegue e mais cruel de quem é perseguido,temos que respeitar esses personagens do passado de ambos os lados!
Tuff Hedemam Era uma história de sangue, suor e lágrimas.
Esses homens tinham era coragem!!
Tenha nao~ o Macaco Sargento Pincel era so covardia.
Muito seu Aderbal ele é vivo ainda?
Geremias Silva não, faleceu
Ele falou aí no Gadeeiro, pra mim um dos cangaceiros mais simpático
Bandido igual os outros
Aderbal, incrível ouvir esses depoimentos. Recria o contexto do período. Realmente o círculo se fechou e era questão de pouco tempo pra encontrarem Lampião. Se tivessem pego vivo imagina como seria a história contada por ele.
Já assistiu Raio X Angico?
más à bala de fuzil que foi encontrada na grota do angico é de 1939
Muito provavelmente aquela bala de 39 foi de algum documentário que representou como foi o dia do combate
@@gustavobrito7185 a munição era produzida por lotes após junho já era lote de 39 .
engraçao ele não fala o que fizeram com PEDRO,para ele falar aonde estava lampião
Imprensaram o Pedro com uma faca, depois arrancaram uma unha da mão esquerda dele e logo após ele abriu o bico...pois sabia que se não abrisse o bico e contasse a verdade, ia ser morto ali mesmo...
@@mobilidade não teve tortura, ele só falou pq foi ameaçado de morte! O irmão de Pedro, Durval; falou!
@@DaviRodrigues-ny3og, saiba que já é ponto passivo entre os historiadores que houve uma pequena tortura, como extração de uma unha com um canivete, e pressionar um canivete nas costelas do Pedro de Cândido...inclusive tem foto onde aparece o Pedro de Cândido com um curativo na ponta de um dedo da mão, logo após o massacra de Angicos...
Ele foi tratado com carinho como lampião sempre fazia, a mas lampião era cangaceiro tinha permissão pra matar...
Tenho minhas dúvidas e acho eli muito novo pra ser dessa época
Adenilson Andrade, nós não podemos sermos burros, essa reportagem já tem quase 20 anos, hoje o sargento Elias já teria mais de cem anos.
Boa noite, tem umas coisas distorcidas, mas depende de quem sabe.
eu nao to entendendo nada que ele ta dizendo,agora que e um cabra valente nao tenho duvidas.
O linguajar do homem do sertão de antigamente aliado ao modo que ele fala, são realmente bem complicado para quem não tá habitualizado.
Cangaceiros lutavam contra a injustiça e cometiam tal coisa
E cometida piores crimes porque não tinha um copo d'água.
Contra injustiças mais estrupava e aterrorizava por onde passava
Distancia do Rio SF.até casa do P.Cåndido, eles foram e vieram à pé..deve ser um atalho.
Oxi CORISCO não ESTAVA em Angico não ele escutou os tiros bem distante e mais UMA que eu não SABIA !
Da uma tristeza saber que essas pessoas que fizeram parte da história do cangaço. Todas já se foram. Cila. Zé sereno. Sargento Elias. Candeeiro. Vinte e cinco e segue -se os demais. 😢
Já foram tarde
@@rosasantos6801 não deseje mal aos outros. Vc já ouviu falar na lei do retorno? Eles eram amados por seus pais e filhos. Vc tem pais e filhos?
Verdade mais infelizmente essa raça usou a vida para fazer o mal não se preocuparam nem mesmo com seus familiares que com certeza os amavam e sofriam bastante pela conduta deles
@@rosasantos6801 mas não cabe a vc julgar...empatia...lembra disso.
Aderbal, algum depoimento confirma de fato a homosexulalidade de lampiao ?
De forma alguma, isso foi criação totalmente absurda feita para vender livros e atrair holofotes.
Cangaceiros levava tiro e tenha um poder de cura imprecionante ,se não fosse na cabeça escapava ....caramba ...
Porque a filha ia neta não aceitaram desenterrar um velho que morreu nos anos noventa que falavam que era muito estranho ninguém sabia dionde era morava afastado da cidade não tinha parentes iOS mais velhos da época diziam que era lampião com outra identidade i sempre falavam que quando tinha uma confusão com ele. Ele ameaçava que na casa dele tinha um espeto que atravessava duas pessoas tinha também três indentidades falsas uma delas com o nome Virgílio Ferreira da Silva
Isso faz quase 20 anos ou mais que foi gravado pra você ver que sila morreu em 2005 e candeeoro com 101 anos......
Aderbal onde tava mané neto no dia do massacre de angico?
Eu tinha dúvidas sobre apenas a cabeca de lampião, mas essa mesma dúvida foi no passado , inclusive recente vi uma revista com lampião com o Punhal na mão e maria bonita do lado essa foi foto que também foi filmada a mesma por benjamin Abraão em 1936 , eu ja tinha tirado a dúvidas sobre a morte de Lampião mas depois dessa foto muito nitida em preto e branco de lampião vivo , realmente parece muito mas muito mesmo com a cabeça mesmo estragada das escadarias de piranhas, é 100% com certeza que lampião morreu em angicos e ele tinha que morrer mesmo para pagar as diversas mortes que tinha nas costas de muito inocentes que não tinha nada haver com sua revolta por causa da morte de seu pai que também foi injusta , e covarde por parte do bandido pior que era o coronel lucena esse foi o principal motivo de lampião fazer a vida criminosa que teve .
Corisco não tava em angico tanto é ele ficou sabendo da morte de lampião e chacinou a família ventura
Mais nessa entrevista ele não diz que corisco estava em Angico!
Essa história com corisco foi outra coisa
Pelos depoimentos fica claro que o povo das volantes não eram tão heróis e valentes como querem parecer.
Foi o seu Elias que foi buscar o Pedro de cândido , isso eu não sabia .
Aderbal , homi me ajude eu preciso de algum registro de entreveros entre ex cangaceiros e ex volantes após o fim do cangaço, se você poder poste que depois agente come um bode capado bem gordo 👍👍👍
Rapaz após o fim do cangaço teve algumas mortes durante as entregas como as de Amoroso e Juriti. Combates mesmo eu desconheço, talvez algum outro colega possa informar melhor.
ruclips.net/video/B5ETb897J4k/видео.html
Sgt elias na época deveria ser um dos polícias mais brabos.....kkkkkkkk tipo do bope só iria para rancar cabeça. Rsrsrsrs
Quem? este Macaco do DIABO Volante~ o Sargento Pincel~ so covardia.
Kkkkkkk
Kkkkkkkkk
@@augustomundombe829 a guerra já acabou cara, na época do cangaço os únicos herói eram os pobre s sertanejos nordestino!!!
🐒