O meu avô foi coitero dos cabras de lampião em Pernambuco ,o nome dele era Severino + todos lá o conheciam por Renovato. Cresci escutando essas histórias q até hj me encantam . Muito boa a reportagem,parabéns ,não podemos deixar q esse tipo de história se perca no tempo,o meu pai me contava e eu conto p minha filha .
@@rdjoe1332 já vi desenas de horas de depoimentos, e meu conceito mudou da visão que eu tinha de lampião, peço desculpas por ter ofendido seu avô, mas não podemos negar o quanto eles fizeram mal por onde passava, porém tudo isso é história e tem que ser guardada e contada, passar bem, releve a palavra grosseira
Que depoimento incrível desse coiteiro. É algo histórico e extremamente importante para o desvendar desse triste episódio.Como filho de Moreno e Durvinha, parabenizo esses profissionais que fizeram esse precioso trabalho,que ficará para o conhecimento de outras gerações.
Parabéns pela entrevista! Sou mineiro e vocês não fazem ideia das estórias que chegavam por lá na minha infância. Ouvir de quem viveu aquela época é simplesmente fascinante. Parabéns!
Wallace lima, Minas teve seu cangaceiro entre 1910 até 1920 pelas do norte mineiro pesquise Antonio Dé roubava pequenos sitiantes do Vale São Francisco com seu bando exterminou um destacamento policial, depois todo um pelotão q saiu no seu encalço, construiu uma vila num ponto estratégico onde enfrentava todos ataques porém foi morto por seus próprios jagunços .
O cara expõe um material histórico tão rico e as pessoas adicionam comentários subjetivos tão pobres, isso é história, não conversa de botequim. Parabéns pelo trabalho Geziel.
Verdade meu amigo , é uma pena os brasileiros não quererem saber de nossa história e nossa cultura. Se o povo soubesse quantas histórias tem o povo do Nordeste e quantas histórias tem nossos negros . Preconceito e racismo não iria existir . Pois tanto os Nordetisnos ,negros e índios tem seus ancestrais histórias de dor e sofrimento. Lampião só virou cangaceiro por que a polícia entrou em sua casa e matou seus pais . Está na hora do povo brasileiro estudar nossa história e cultura .
nao vi nada de mais em coloca essa conversa ate pq faz parte da histria pois o senhor esta contando agora se vc q historia e so fotos procure conhecer mais as hitorias de quem realmente sabe
Muita gente recomendando o canal o cangaço na literatura que e muito bom por sinal . Mais eu gostaria de recomendar outro canal também muito bom sobre o cangaço que se chama . Cangacologia .
@@kawhileonard9082 Almofadinhas dos Macacos do Diabo Volante~ COVARDES e TERRORISTAS com CAUDA longas mole e ligeirinhas de Satanas~ na maior deste so chamados de " historiadores com seus Canal de programas sobre o Lampiao "
Um senhor desse é uma relíquia, é um livro de história viva,esse tem a essência da verdadeira cultura que perdermos,que foi instinta nos tempos atuais,há poucos homens desse,estamos perdendo nossas raízes,a educação era diferente naquela época sabiam educar os filhos,tinha disciplina,hoje em dia tudo é diferente filho ñ respeita pai,pai ñ respeita filho,se o pai for exemplar a justiça prende e quando o filho se torna vagabundo a justiça ñ faz nada,as vezes o filho mata o proprio pai se levar uma bronca,percebemos que as mudanças degradam a cada dia a verdadeira essência do povo nordestino,menino nunca atravessava na conversa dos mais velhos,os idosos eram respeitados com reverência tidos como sábios,era senhor,sim senhor... hoje ñ se vê mais isso,tudo mudou,tudo,tudo!
Sou fã da história do cangaço e vejo muitas pessoas comentarem dizendo isso e aquilo e assim agora um monte de corajosos kkkk mas se voltasse o tempo e estivesse de frente com eles se mijavam todos de medo !!!!! Eu digo viva lampião viva corisco minha visão hj entendo o porquê da luta deles e hj as pessoas estão como bodes sendo levado ao abate pelo sistema e foi contra isso q eles lutaram e muitos até hj não enxerga!! Um país o qual é escravo pelo sistema e pelos outros países onde roubam carrega nossa riqueza e oprime o pobre !!! Queria eu ter nascido naquela época pois seria cangaceiro !!!
Lutaram matando pobres e inocentes, roubando dinheiro dos pobres, e fazendo acordo com vários homens influentes na política, dentro do sistema, é um imbecil mesmo.
SÓ PODE SER ELEITOR DO LULA, PRA FICAR DEFENDENDO UM BANDIDO TÃO SANGUINÁRIO COMO LAMPIÃO. SE ELE FOSSE UM CARA JUSTO, NÃO TERIA MATADO TANTOS INOCENTES!
Eu aos 11 anos de idade em 1968 vi a cabeça de lampião no instituto médico legal Nina Rodrigues no Pelourinho aqui em Salvador, apesar do tempo ainda guardo a lembrança até hoje, estava bastante deformada.fica em uma frasco de vidro e aberta a visitação. Parabéns pelo trabalho.
Decidi hoje que o maior dilema da história do cangaço é definir se Lampião foi herói ou bandido e é isso que torna esse fenômeno do cangaço único e enigmático.
nasci em ,1959 no ceara fui criado aqui aos 10 anos voltei morar no nordeste e presenciei coisas que vocês nascido nas regiões do sul e sudeste nem imagina os pobres ainda eram escravos dos coronéis isso nos anos 70 imaginem anos vinte gente o nordeste era um inferno p os pobres em festas de ricos primeiro comia os que tinha dinheiro e pele branca depois os pequenos sitiantes fazendeiro de pouca posse por ultimo os pobres e os pode cor era dois salão de dança um para os brancos e outro p os morenos e os pretos ficava de longe olhando tristeza eu sou moreno e os os meninos brancos não tinha amizade comigo porque eu sou moreno não sou de cor escura não só sou moreno era ruim demais
Realmente o barulho do rádio incomoda um pouco, mas a importância e a riqueza dos detalhes são impressionantes. Parabéns ao amigo pelo trabalho e pelo registro!!👏👏
@@ueltonalves844 corisco era um bosta, assim como qualquer vagabundo atual é ( traficante, usuário, estupradores, assassinos, ladrões etc etc) ......paga pau de pilantra! Além do que todo mundo já sabe que Corisco só tinha barulho.....a cuié dele atirava e tinha mais colhões do que ele umas 10x, mesmo antes dele ficar "inválido", vá se interar da história primeiro, pra não falar besteira!
Sou de Pão de Açúcar-Al e Dr Djalma Gonçalves dos Anjos citado por esse coitero, foi um médico muito bem conceituado na minha cidade e inclusive o hospital que já foi federal e municipalizado por FHC e leva seu nome. UNIDADE MISTA DR DJALMA GONÇALVES DOS ANJOS, inclusive o povoado Novo Gosto pertence a Pão de Açúcar-Al.
Tonho pequeno Pai do meu avô, muita coincidência eu olhar esse vídeo, Emendas terra da gente hj de herança do meu avô Sr. Tonho bié!!! bela história...
Geziel Moura Não o conheci e nem tenho imagens, mas lembrei pq meu avô sempre contava as histórias do cangaço e falava sobre Tonho pequeno!!! inclusive um irmão do meu avô foi sequestrado pelo grupo de cangaceiros, não sei se por corisco que andava mais por nossa região ou se o próprio lampião!!!!
Segundo Silvio Bulhões, filho de Corisco, uma cabra da fazenda de seu avô foi roubada para dar o leite a ele, então recém nascido, em 35 se não me engano. rsrsrs!
A história da humanidade, deve manter esse testemunho, e a história do Brasil, realmente a vida na época era muito difícil, e as pessoas se tornavam perversas...
Impressionante este relato,quanta tristeza e injustiça! E dizem que corisco foi morto injustamente, falam de Dadá como mulher guerreira mas nunca pagou pelos crimes que cometeu ou foi cúmplice.
Anistia é passar a régua. Foi beneficiada por força de lei. 5 anos que ficou internada acredito ter sido um sofrimento. O que fazemos em vida tem ligação direta com a eternidade à propósito a eternidade é logo ali. Basta morrer!
Mas na minha opinião deveria ter desligado tudo isso para que se escutasse esse importante depoimento desse momento trágico da História do Nordeste. Pena que não o fizeram!
Eu adoro essas histórias mas, acho que os canais, todos, deveriam ter o cuidado de levar o entrevistado para um lugar silencioso e colocar a data da entrevista tb. Percebo que todos os canais agem da mesma forma, nunca vi a data da entrevista e algumas vezes o barulho é tão grande que não se ouve nada. Do resto, vc está de parabéns. Eu sei como é difícil conseguir uma entrevista , ou mesmo mostrar esses lugares tão rico de histórias prá nós.
corisco era o demonio na terra, deveria ter tido o mesmo requinte ele e todos os cabras dele, ze rufino foi muito generoso deveria ter passado todos no punhal
O mais triste é saber que ainda tem gente que achou errado o que o Tenente Zé Rufino fez com corisco. Viva Zé Rufino. Esse corisco deve tá ardendo no inferno com tanta covardia e atrocidade que fez com essa família inocente.
Dizem que foi Dadá que incentivou essa carnificina. Corisco nunca pode ser elevado a envergadura de lampião! Era covarde de matar tanta gente inocente assim. Dó valor a lampião, mais Corisco, não.
Bom dia Sr. Geziel Moura, sou inscrito no seu canal, pra mim é uma alegria ouvir relatos históricos como esses, porque sou apaixonado pelas histórias do cangaço, mais vou fazer uma crítica construtiva; faltou o Sr. Relatar em que ano essa intrevista foi feita para que nós podemos ficar bem informados. Essa intrevista desse coiteiro do Cangaceiro Corisco pra nós que amamos as histórias do cangaço é mais que uma relíquia, sou daqui de Itaquara na Bahia, sou um apaixonado pela história do cangaço, mande me dizer que ano foi feita essa intrevista por favor, Abraço e mande muitas histórias que eu amo, fica com Deus amigo.
Imagine o desespero das crianças sozinhas vendo os corpos da família inteira sem as cabeças. Devem ter carregado a cena de terror na mente pelo resto de suas vidas. Cangaceiros eram verdadeiros demônios!
Infelizmente o povo nordestino tem muita história triste pra contar da época do cangaço!! Corisco tinha que ter ido atrás da polícia pra vigar a morte de lampião já q ele era macho, mais o covarde matou inocente. Quero deixar meus parabéns ao tenente Zé Rufino q passou o aço nesse bandido e em outros vários igual ao bandido corisco.
As imagens são da casa da fazenda patos onde ocorreu o massacre,tem imagens da casa de frente ,dos fundos da casa todo desabando e o curral com o muro de pedras local onde foram cortadas as cabeças
Ze Rufino matou um homem ja fora de combate e pelas costas. Tanto é que no fim de sua vida pediu perdão para Dadá que foi testemunha do fato. Porém tudo faz parte de uma grande história e cultura de nosso país. Naquela época a lei do mais fortr imperava e muitos dos cangaceiros eram pessoas honestas porém pobres e vitimas dos coronéis e politicos da época e via no cangaço uma forma para equilibrar um pouco a balança da desigualdade.
Naquele época o que mandava era a lei do mais forte? Até hoje brasileiro tem desgosto de pertencer a esse lugar, tem um primo que passou dez anos preso, crimes roubo de pão, carro do picolé , uma dúzia de banana, e ameaço um dono de um posto de gasolina que não pagou ele a lavagem de um carro, enquanto isso aqueles caras em Brasília roubou um estado inteiro milhões, e ganhão prisão domiciliar, agora descobriram que o cara tinha um problema mental raro que se agrava com o passar dos anos, Brazil mostra sua cara de vergonha
Parabéns pela coleta. um dos depoimentos mais isentos e verossímeis que ouvi sobre o cangaço. precisão e riqueza de detalhes. muito bom.
Ll
Esses relatos são histórias super interessantes, vcs estão de parabéns.
Que entrevista sensacional. Eu passaria um dia inteiro escutando essas histórias.
O meu avô foi coitero dos cabras de lampião em Pernambuco ,o nome dele era Severino + todos lá o conheciam por Renovato.
Cresci escutando essas histórias q até hj me encantam .
Muito boa a reportagem,parabéns ,não podemos deixar q esse tipo de história se perca no tempo,o meu pai me contava e eu conto p minha filha .
Guiomar Lopes seu avo foi bandido tbm
@@rdjoe1332 já vi desenas de horas de depoimentos, e meu conceito mudou da visão que eu tinha de lampião, peço desculpas por ter ofendido seu avô, mas não podemos negar o quanto eles fizeram mal por onde passava, porém tudo isso é história e tem que ser guardada e contada, passar bem, releve a palavra grosseira
@guiomar, passe para um livro escreva o que sabe, isso é história verídica, escreve irmão.
entra nesse zap (79) 999695819 e conta pra Roberio do canal O cangaco na litetatura ele é um grande escritor e vai gostar de dialogar contigo
Vc tem registro desse seu familiar?
Que depoimento incrível desse coiteiro. É algo histórico e extremamente importante para o desvendar desse triste episódio.Como filho de Moreno e Durvinha, parabenizo esses profissionais que fizeram esse precioso trabalho,que ficará para o conhecimento de outras gerações.
Que conto macabro,graças a Deus isso acabou!😢
Isso é a história e um depoimento que não deve ser perdido.
Parabéns pela entrevista! Sou mineiro e vocês não fazem ideia das estórias que chegavam por lá na minha infância. Ouvir de quem viveu aquela época é simplesmente fascinante. Parabéns!
Wallace Lima p
Wallace lima, Minas teve seu cangaceiro entre 1910 até 1920 pelas do norte mineiro pesquise Antonio Dé roubava pequenos sitiantes do Vale São Francisco com seu bando exterminou um destacamento policial, depois todo um pelotão q saiu no seu encalço, construiu uma vila num ponto estratégico onde enfrentava todos ataques porém foi morto por seus próprios jagunços .
Wallace Lima
Wallace Lima Exatamente. Eu cresci ouvindo essas estorias.
O cara expõe um material histórico tão rico e as pessoas adicionam comentários subjetivos tão pobres, isso é história, não conversa de botequim.
Parabéns pelo trabalho Geziel.
Verdade meu amigo , é uma pena os brasileiros não quererem saber de nossa história e nossa cultura. Se o povo soubesse quantas histórias tem o povo do Nordeste e quantas histórias tem nossos negros . Preconceito e racismo não iria existir . Pois tanto os Nordetisnos ,negros e índios tem seus ancestrais histórias de dor e sofrimento.
Lampião só virou cangaceiro por que a polícia entrou em sua casa e matou seus pais . Está na hora do povo brasileiro estudar nossa história e cultura .
nao vi nada de mais em coloca essa conversa ate pq faz parte da histria pois o senhor esta contando agora se vc q historia e so fotos procure conhecer mais as hitorias de quem realmente sabe
Verdade concordo plenamente com você viu
Pobres?se vcs idolatram bandidos,ok...mas não somos obgs.
@@alinecrocco9160 uma história vergonhosa por sinal.
Muita gente recomendando o canal o cangaço na literatura que e muito bom por sinal .
Mais eu gostaria de recomendar outro canal também muito bom sobre o cangaço que se chama .
Cangacologia .
Cangaçolandia é sensacional. Quando eu me inscrevi no canal deles, ainda tinham 2.000 inscritos.
@@kawhileonard9082 Almofadinhas dos Macacos do Diabo Volante~ COVARDES e TERRORISTAS com CAUDA longas mole e ligeirinhas de Satanas~ na maior deste so chamados de " historiadores com seus Canal de programas sobre o Lampiao "
E também o canal de Aderval Nogueira.
Esse aí é muito bom!! Eu curto demais o Cangaçologia.
Concordo!!
Parabéns por essa entrevista que faz parte de nossa história triste, mais é uma história do Brasil!!!
Parabéns, um verdadeiro show de conhecimento.
Uma das melhores entrevistas que já houvi do cangaço parabéns
eita vida miseravel era esse tempo do cangaço. uma historia de bravura e de muito sofrimento
Um senhor desse é uma relíquia, é um livro de história viva,esse tem a essência da verdadeira cultura que perdermos,que foi instinta nos tempos atuais,há poucos homens desse,estamos perdendo nossas raízes,a educação era diferente naquela época sabiam educar os filhos,tinha disciplina,hoje em dia tudo é diferente filho ñ respeita pai,pai ñ respeita filho,se o pai for exemplar a justiça prende e quando o filho se torna vagabundo a justiça ñ faz nada,as vezes o filho mata o proprio pai se levar uma bronca,percebemos que as mudanças degradam a cada dia a verdadeira essência do povo nordestino,menino nunca atravessava na conversa dos mais velhos,os idosos eram respeitados com reverência tidos como sábios,era senhor,sim senhor... hoje ñ se vê mais isso,tudo mudou,tudo,tudo!
Conheço seu Cadim que Deus o tenha história incrível
Facinante nosso tesouro belo trabalho irmão sou fã dessa história!! Top.
Sou fã da história do cangaço e vejo muitas pessoas comentarem dizendo isso e aquilo e assim agora um monte de corajosos kkkk mas se voltasse o tempo e estivesse de frente com eles se mijavam todos de medo !!!!! Eu digo viva lampião viva corisco minha visão hj entendo o porquê da luta deles e hj as pessoas estão como bodes sendo levado ao abate pelo sistema e foi contra isso q eles lutaram e muitos até hj não enxerga!! Um país o qual é escravo pelo sistema e pelos outros países onde roubam carrega nossa riqueza e oprime o pobre !!! Queria eu ter nascido naquela época pois seria cangaceiro !!!
Lutaram matando pobres e inocentes, roubando dinheiro dos pobres, e fazendo acordo com vários homens influentes na política, dentro do sistema, é um imbecil mesmo.
Se inscreve no cangaço na literatura.
SÓ PODE SER ELEITOR DO LULA, PRA FICAR DEFENDENDO UM BANDIDO TÃO SANGUINÁRIO COMO LAMPIÃO. SE ELE FOSSE UM CARA JUSTO, NÃO TERIA MATADO TANTOS INOCENTES!
@@joseoliveira2042 vc defende quem???.
Eu só votei no Lula na primeira vez.
@@henriquecampelo9970 Verdade. Esses fãs de bandido pensam que eles foram contra os coronéis, pelo contário, eles eram o braço forte do coronelismo.
Eu aos 11 anos de idade em 1968 vi a cabeça de lampião no instituto médico legal Nina Rodrigues no Pelourinho aqui em Salvador, apesar do tempo ainda guardo a lembrança até hoje, estava bastante deformada.fica em uma frasco de vidro e aberta a visitação. Parabéns pelo trabalho.
ESSA HISTÓRIA É FANTASTICA APESAR DE TRISTE,COMO TODA HISTÓRIA DO CANGAÇO.
Dei o like por saber da história, mas fico muito triste só em pensar na agônia que essa gente passou.
histórico fantástico pena q esse som não baixaram
Decidi hoje que o maior dilema da história do cangaço é definir se Lampião foi herói ou bandido e é isso que torna esse fenômeno do cangaço único e enigmático.
nasci em ,1959 no ceara fui criado aqui aos 10 anos voltei morar no nordeste e presenciei coisas que vocês nascido nas regiões do sul e sudeste nem imagina os pobres ainda eram escravos dos coronéis isso nos anos 70 imaginem anos vinte gente o nordeste era um inferno p os pobres em festas de ricos primeiro comia os que tinha dinheiro e pele branca depois os pequenos sitiantes fazendeiro de pouca posse por ultimo os pobres e os pode cor era dois salão de dança um para os brancos e outro p os morenos e os pretos ficava de longe olhando tristeza eu sou moreno e os os meninos brancos não tinha amizade comigo porque eu sou moreno não sou de cor escura não só sou moreno era ruim demais
CORONEIS NOS ANOS 70? VERDADE ISSO SABE O NOME DE ALGUM?
Nos anos 70 acredito que ainda podia sim compra o título de coronel! Posso estar errado!!
Lembrando que quem era coronel em 30 e 40 poderia estar vivos ainda na década de 70.
@@luizsemu é verdade amigo! Provavelmente sim
Puta que pariu que inguinorancia dessa gente, julgar as pessoas pela cor, condições financeiras, isso é ser humano?
Excelente documentário o passado faz parte do presente.
Esse velhinho é bom na história!!!
Depoimento RARO e verdadeiro, história bem contada parabéns
Realmente o barulho do rádio incomoda um pouco, mas a importância e a riqueza dos detalhes são impressionantes.
Parabéns ao amigo pelo trabalho e pelo registro!!👏👏
Muitos detalhes nesse relato ...com tantas histórias que já ouvi daria pra fazer uma série sobre o cangaço
Curisco assinou sua sentença de morte com esse ato. A história é fantástica e triste ao mesmo tempo...
Corisco era um demônio, um sádico. Mas Zé Rufino deu a ele o fim que merecia.
@@franciscoalvesdasilva23 Zé Rufino jamais teria coragem de enfrentar corisco saudável e de frente. Matou curisco quando esse já estava aleijado.
@@ueltonalves844 corisco era um bosta, assim como qualquer vagabundo atual é ( traficante, usuário, estupradores, assassinos, ladrões etc etc) ......paga pau de pilantra!
Além do que todo mundo já sabe que Corisco só tinha barulho.....a cuié dele atirava e tinha mais colhões do que ele umas 10x, mesmo antes dele ficar "inválido", vá se interar da história primeiro, pra não falar besteira!
Sou fã das histórias do Cangaço
Esse senhor teve uma grande importância com essas entrevista sobre o cangaço
Tem orgulho de ser nordestino 👍
O melhor relato de cangaço que já ouvi.
Sou de Pão de Açúcar-Al e Dr Djalma Gonçalves dos Anjos citado por esse coitero, foi um médico muito bem conceituado na minha cidade e inclusive o hospital que já foi federal e municipalizado por FHC e leva seu nome. UNIDADE MISTA DR DJALMA GONÇALVES DOS ANJOS, inclusive o povoado Novo Gosto pertence a Pão de Açúcar-Al.
Poderiam ter baixado pelo menos o volume desse rádio ..mas parabéns ..
Eita historia muito rica, isso sim é um relato verdadeiro
Reportagem e a entrevista ótima
uma entrevista bastante reveladora, muito boa,
Gente procurem o canal gangaço na literatura !
Muito bom esse canal !
Excelente canal
Verdade sou escrito la ótimo
Procurar pra quê? Os caras estudam a mais tempo que o dono do cangaço na literatura. Ele que deveria procurar o Gaziel.
O cangaco na literatura é um canal muito rico no assunto e bem completo com muito conteúdo,locais históricos e feito com muita seriedade.
@@joaodionisio5788 canal hipócrita, sensacionalista e o dono ainda é soberbo e mal educado
Tonho pequeno Pai do meu avô, muita coincidência eu olhar esse vídeo, Emendas terra da gente hj de herança do meu avô Sr. Tonho bié!!! bela história...
Sim Antônio Pequeno...famoso fazendeiro da região de Pão de Açúcar (AL)..o amigo tem imagens dele?
Geziel Moura Não o conheci e nem tenho imagens, mas lembrei pq meu avô sempre contava as histórias do cangaço e falava sobre Tonho pequeno!!! inclusive um irmão do meu avô foi sequestrado pelo grupo de cangaceiros, não sei se por corisco que andava mais por nossa região ou se o próprio lampião!!!!
Sim vc está certo...Emendadas, Beleza e Cuidado era grupo de Fazendas - Coitos em Pão de Açúcar área de Corisco.
Phellip Dias eu morava em emendadas ali perto da fazenda de seu finado tio Gevalso Bié.
Segundo Silvio Bulhões, filho de Corisco, uma cabra da fazenda de seu avô foi roubada para dar o leite a ele, então recém nascido, em 35 se não me engano. rsrsrs!
Que grande história de terror
E essa história intriga muito os pesquisadores,juntando Essa história com as outras é de intrigar agente viu😵
ótimo trabalho , sou fã da história .
A história da humanidade, deve manter esse testemunho, e a história do Brasil, realmente a vida na época era muito difícil, e as pessoas se tornavam perversas...
Sensacional.historia viva.
Emendadas, Lagoa seca e Cuidado também são povoados de Pão de Açúcar, já Entremontes pertence a cidade de Piranhas-Al.
isso e de uma riqueza única
_Os Americanos tiveram o velho Oste, E o Brasil teve o Cangaço_
Imagina um filme feito por Americanos retratando Lampião, certeza seria recorde de bilheteria.
@@MANSUR736 vdd
Não se compara, no velho oeste não houve nem perto da quantidade de mortes e terror que houve no nordeste nos tempos do cangaço.
Imaginem o Quentin Tarantino fazendo um filme desse..
nao tem nada a ver essas atitudes covardes com velho oeste que o duelo era mano a mano sem covardias
Impressionante este relato,quanta tristeza e injustiça! E dizem que corisco foi morto injustamente, falam de Dadá como mulher guerreira mas nunca pagou pelos crimes que cometeu ou foi cúmplice.
Anistia é passar a régua. Foi beneficiada por força de lei. 5 anos que ficou internada acredito ter sido um sofrimento. O que fazemos em vida tem ligação direta com a eternidade à propósito a eternidade é logo ali. Basta morrer!
Dadá foi sequestrada aos 12 anos.
Vou dar like pelo valor histórico do depoimento, mas a captação de aúdio, e o aúdio péssimo.
A música de bob dylan no final e o rádio falando da crise política no Brasil parece que fazem parte do filme. Isso é melhor que Glaube Rocha!
Mas na minha opinião deveria ter desligado tudo isso para que se escutasse esse importante depoimento desse momento trágico da História do Nordeste. Pena que não o fizeram!
Verdade! Passa um trechinho de uma música do grande mestre Bob Dylan!!
+Rodrigo Digueiro verdade uma história e tanto.
Devia ter desligado o som ao fundo (TV ou rádio)! Ficou chato!
Pode crer!
Que nada, faz sua parte
Fica só reclamando.
A pessoa está certa Junior Moura, um depoimento tão rico em detalhe, e uma droga de um som paralelo, é difícil de engolir
Vdd viu
Percebi tambem
Eu adoro essas histórias mas, acho que os canais, todos, deveriam ter o cuidado de levar o entrevistado para um lugar silencioso e colocar a data da entrevista tb. Percebo que todos os canais agem da mesma forma, nunca vi a data da entrevista e algumas vezes o barulho é tão grande que não se ouve nada. Do resto, vc está de parabéns. Eu sei como é difícil conseguir uma entrevista , ou mesmo mostrar esses lugares tão rico de histórias prá nós.
entrevista otima.parabens aos autores.
Essas casas deveria ser restaurada, e deveria por para ponto turístico 🥰
corisco era o demonio na terra, deveria ter tido o mesmo requinte ele e todos os cabras dele, ze rufino foi muito generoso deveria ter passado todos no punhal
Zé Rufino tinha que ter deixado Dadá morrer sangrando. Era coisa ruim. Foi desenterrar os ossos do marido com uma escovinha pra fazer traslado.
Corisco foi um heroi merecia ele e lampião uma estatua de ouro isto sim o cabra valente igual eu
@@LeoSilva-zw1vu VOCÊ É UM BANDIDO COMO ELES, PRIMO DO LULADRÃO!
podia ter desligado a tv poxa
Dadá contou essa história que confirma o "salvamento dos meninos"
Mas foi a própria Dadá que incentivou Corisco a fazer vingança pela morte de Lampião...então ela também tem culpa pelo acontecido
Uma maravilhosa emtrevista, porém, o som desse televisor ao fundo prejudicou bastante.
Porque que no desligaram esse rádio.?
Infelizmente somos sádicos e gostamos dessas histórias!
O mais triste é saber que ainda tem gente que achou errado o que o Tenente Zé Rufino fez com corisco. Viva Zé Rufino. Esse corisco deve tá ardendo no inferno com tanta covardia e atrocidade que fez com essa família inocente.
Dizem que foi Dadá que incentivou essa carnificina. Corisco nunca pode ser elevado a envergadura de lampião! Era covarde de matar tanta gente inocente assim. Dó valor a lampião, mais Corisco, não.
hoje o nordeste e um paraíso acabou a safadeza do preconceito e maldade agora sim tem igualdade
amo o nordeste
Uma memória fabulosa.
Essa história tem que ser muito preservada
Parabens pelo trabalho !!! Ja estive la em Piranhas nas ruinas da Fazenda Patos , infelizmente esta abandonada.
Onde mora o Cadim Machado ?
Rosalvo Sampaio ele morava no povoado de caboclo em sao José da tapera alagoas,mas so que morreu no ano de 2016.
@@MarcosGomes-uv1uf
Vídeos eróticos
Bom dia Sr. Geziel Moura, sou inscrito no seu canal, pra mim é uma alegria ouvir relatos históricos como esses, porque sou apaixonado pelas histórias do cangaço, mais vou fazer uma crítica construtiva; faltou o Sr. Relatar em que ano essa intrevista foi feita para que nós podemos ficar bem informados.
Essa intrevista desse coiteiro do Cangaceiro Corisco pra nós que amamos as histórias do cangaço é mais que uma relíquia, sou daqui de Itaquara na Bahia, sou um apaixonado pela história do cangaço, mande me dizer que ano foi feita essa intrevista por favor, Abraço e mande muitas histórias que eu amo, fica com Deus amigo.
Jhou de Itabaiana também valoriza as histórias de lampião e outros cangaceiros
Imagine o desespero das crianças sozinhas vendo os corpos da família inteira sem as cabeças. Devem ter carregado a cena de terror na mente pelo resto de suas vidas. Cangaceiros eram verdadeiros demônios!
Logo depois ,zé Rufino, encheu o Rabo dele de chumbo .
Essas crianças devem ter ficado traumatizadas😢
Infelizmente o povo nordestino tem muita história triste pra contar da época do cangaço!! Corisco tinha que ter ido atrás da polícia pra vigar a morte de lampião já q ele era macho, mais o covarde matou inocente. Quero deixar meus parabéns ao tenente Zé Rufino q passou o aço nesse bandido e em outros vários igual ao bandido corisco.
Aquela Dada era outra psicopata, raça de vaganundos
@@Alancard88 falo certo erw
Pedro de Cândido
Ele matou por engano
Amei essas entrevistas
Uma relíquia dessa e esse barulho de tv,que coisa sem noção,uma pena
Q sena triste para os que ficam vivo 😞😞😞😞😞
Incrível
Reportagem incrível
Antes da gravação seria interessante desligar o rádio ou a tv.
Incrível como os entrevistadores atrapalham a narrativa tão boa e detalhada.
História triste, injusta a morte de Domingos Ventura e alguns membros. Não tem mais nenhum filho dele vivo não?
bem que poeriam por uma legenda nessas imagens indentificando cada uma delas
As imagens são da casa da fazenda patos onde ocorreu o massacre,tem imagens da casa de frente ,dos fundos da casa todo desabando e o curral com o muro de pedras local onde foram cortadas as cabeças
Ô volume do rádio tá muito baixo.
Como é que se faz uma entrevista com esse barulho ao fundo?
Indaiatuba SP
Meu Deus uma entrevista desse nível com uma TV ligar atrapalhando uma Pena.
So de olhar a foto da Casa Patos, percebe se um peso tremendo, de dor desespero, e sofrimento..
Muito bom, porém o áudio que está com qualidade ruim.
Fone de ouvido, irmão!!!
História do cangaço ficar marcado pra sempre tá bom.
Esses que foram poupados , as crianças que destino tiveram?para onde foram?nenhum pesquisador falou sobre isso!
Show
Joca Bernardo foi culpado pela morte de lampião e da família ventura
Dizem que ele entregou até frei caneca esse é da música do bezerra da Silva
Um documentário imperdível verdadeira saga do cangaço
as pessoas falar mal de quem já morreu é fácil
Parabéns
O que estragou a entrevista foi esse barulho de fundo
Todos nós temos história ate hoje. Nao importa o que seja
Gosto muito de o cangaço na literatura.
Gosto de ouvir historias do cangaco ..mas so de pessoas q viveram na epoca
Poderia ter ficado melho se tivesse baixado o volume da TV.
Herói é aquele que vive (sobrevive) sem ser subserviente.. Quem usufrui da liberdade e paga o preço por ela.
entrvista massa
Alguém sabe me informar o que é casuá que ele fala colocar os ossos dentro?
Espécie de sacolão que servia para carregar qualquer objeto na época.
O som ao fundo estragou seu vídeo
Ze Rufino matou um homem ja fora de combate e pelas costas. Tanto é que no fim de sua vida pediu perdão para Dadá que foi testemunha do fato. Porém tudo faz parte de uma grande história e cultura de nosso país. Naquela época a lei do mais fortr imperava e muitos dos cangaceiros eram pessoas honestas porém pobres e vitimas dos coronéis e politicos da época e via no cangaço uma forma para equilibrar um pouco a balança da desigualdade.
Falou tudo!
Covardia foi matar seis pessoas à facão, uma a uma, não acha? Como disse Jesus: Quem com ferro fere, com ferro será ferido.
Naquele época o que mandava era a lei do mais forte? Até hoje brasileiro tem desgosto de pertencer a esse lugar, tem um primo que passou dez anos preso, crimes roubo de pão, carro do picolé , uma dúzia de banana, e ameaço um dono de um posto de gasolina que não pagou ele a lavagem de um carro, enquanto isso aqueles caras em Brasília roubou um estado inteiro milhões, e ganhão prisão domiciliar, agora descobriram que o cara tinha um problema mental raro que se agrava com o passar dos anos, Brazil mostra sua cara de vergonha
Corisco além de bandido da pior espécie, era perverso e covarde. Filho do satanás ! O cara que Mata e degola uma família desarmada, merece o que ?
nossa essa e historia bruta