Volume Sistólico

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 19 окт 2024
  • O Consumo Máximo de Oxigênio (VO2máx) é dependente de duas variáveis fisiológicas: Débito Cardíaco Máximo (quantidade de sangue que o coração ejeta por minuto) e Diferença Arteriovenosa Máxima de Oxigênio (extração de oxigênio). Sendo assim, para se aumentar o VO2máx é preciso que o treinamento físico promova adaptações sobre essas duas variáveis fisiológicas.
    O Débito Cardíaco máximo é determinado pela Frequência Cardíaca máxima e Volume Sistólico máximo, sendo assim, para se aumentar o Débito Cardíaco Máximo é preciso aumentar essas duas variáveis fisiológicas.
    A Frequência Cardíaca máxima não aumenta com o treinamento físico, ao contrário, a partir dos 30-35 anos devido ao processo de senescência (envelhecimento) ela vai diminuindo devido à redução dos receptores beta-1-adrenérgicos no coração.
    Portanto, o aumento do Débito Cardíaco máximo será dependente do aumento do Volume Sistólico máximo (quantidade de sangue que o coração ejeta por sístole).
    O aumento do Volume Sistólico máximo é dependente da Hipertrofia Excêntrica cardíaca (aumento da cavidade do ventrículo esquerdo).
    Para se promover essa importante adaptação é necessário que o treino promova stress fisiológico de enchimento cardíaco, que determinará cronicamente o aumento da cavidade do ventrículo esquerdo e aumento do volume sistólico.
    É essencial destacar que a hipertrofia fisiológica cardíaca advinda do treinamento físico é diferente da hipertrofia patológica.
    A hipertrofia patológica cardíaca, que ocorre por exemplo na hipertensão arterial, a síntese de actina e miosina em paralelo é acompanhado de aumento dos componentes do estroma (tecido conectivo de sustentação de um órgão), aumentando o conteúdo de colágeno, podendo levar à deficiência no processo de relaxamento cardíaco e consequentemente diminuição da eficiência cardíaca.
    Na hipertrofia fisiológica o aumento da síntese de actina e miosina em paralelo advindo do treinamento de musculação não proporciona grandes alterações nas características do estroma, portanto, sem prejuízo ao coração.

Комментарии • 23

  • @antoniodavilas
    @antoniodavilas 4 месяца назад

    Excelente informações obrigado

  • @davim.1539
    @davim.1539 6 месяцев назад

    Ótima aula. Grato.

  • @erikhernane5494
    @erikhernane5494 2 года назад +1

    C***lho, que aula, sou atleta buscando melhora de desempenho e ess foi o melhor vídeo que encontrei até agora !

  • @calixtroamerico1762
    @calixtroamerico1762 2 года назад +1

    Obrigado professor Rafael, pelos ensinamentos, sobretudo para quem não mora nos grandes centros e não tem oportunidade de estudar com um professor com seu nível. Muito grato!

  • @igorcarvalho8298
    @igorcarvalho8298 2 года назад +1

    Assistindo tudo, de um por um! Sensacional! Muito obrigado pelas aulas! É uma coisa maravilhosa q um conteúdo como este esteja acessível a qualquer pessoa

  • @leatoriando
    @leatoriando 6 лет назад +2

    Mayara Rover ele disse no video q o stress é a pratica de exercicio fisico q fara com q seu coração se acostume a bombear mais sangue cada vez q vc repete os exercicios como correr por exemplo.
    muito bom prof obrigado por repassar seus conhecimentos.

  • @fabriciomaravalhasantos9291
    @fabriciomaravalhasantos9291 10 месяцев назад

    Voce é um profissional top!!!

  • @hesromsouza
    @hesromsouza 4 года назад +1

    Parabéns professor Raphael. Mais um ótimo vídeo!

  • @mayararover9896
    @mayararover9896 7 лет назад +2

    Para um aumento no débito cardíaco que tipo de stress seria esse que você mencionou? Mais estímulos para aumento da frequencia C.? Como , por exemplo, aeróbicos?

    • @prof.raphaelcarvalho
      @prof.raphaelcarvalho  7 лет назад +6

      Mayara, para promover aumento do débito cardíaco é necessário que o treinamento físico promova adaptações sobre o volume de ejeção, também chamado de volume sistólico, pois a outra variável que influencia o débito cardíaco é a frequência cardíaca, contudo a frequência cardíaca máxima não aumenta com o treinamento físico, ao contrário, a partir dos 30-35 anos devido ao processo de senescência (envelhecimento) ela vai diminuindo devido à redução dos receptores beta-1-adrenérgicos no coração.
      Portanto, o aumento do débito cardíaco máximo será dependente do aumento do volume sistólico máximo (quantidade de sangue que o coração ejeta por sístole).
      O aumento do Volume Sistólico máximo é dependente da Hipertrofia Excêntrica cardíaca (aumento da cavidade do ventrículo esquerdo).
      Para se promover essa importante adaptação é necessário que o treino promova stress fisiológico de enchimento cardíaco, que determinará cronicamente o aumento da cavidade do ventrículo esquerdo e aumento do volume sistólico. O stress de enchimento cardíaco pode ser promovido tanto pelo treinamento aeróbio como o resisitodo, o que determinará essa adaptação ocorrer é como o treinamento será estruturado e planejado.
      Espero ter ajudado!!! Grande abraço!!!

    • @mayararover9896
      @mayararover9896 7 лет назад +1

      Obrigada!!!

    • @prof.raphaelcarvalho
      @prof.raphaelcarvalho  7 лет назад

      Encaminho link para o nosso Curso Online sobre Avaliação Diagnóstica Clínica e Funcional da Aptidão Cardiorrespiratória (VO2máx).
      www.institutohumane.com.br
      O investimento de lançamento para os 100 primeiros inscritos é de 295 reais que podem ser divididos em até 12 vezes pelo PagSeguro.
      O curso poderá ser assistido por você quantas vezes quiser e nos horários que preferir durante 4 meses. O curso tem cerca de 8 horas de aula, além de diversos artigos para contribuir nos estudos.

  • @elietecamargo7003
    @elietecamargo7003 Год назад

    O meu sistólico deu resultado de 11ml é normal?

  • @amandasantos9042
    @amandasantos9042 6 лет назад +1

    Com prof desse vou pra aula todo dia 😂😂😂😂😂😂

    • @leatoriando
      @leatoriando 6 лет назад

      pra aula particular de anatomia ne rum rsrs

  • @messiasgames8767
    @messiasgames8767 4 года назад

    Meu eco
    Deu em 2019 volume diastolico final 216ml
    Hoje eu fiz outro eco deuuu 195 ml
    Melhorou ou piorou?

  • @robertabelizario2744
    @robertabelizario2744 3 года назад +1

    Oi, prof. Nos exames da minha filha apareceu: volume sistólico final: 20ml/m2... isso é ruim?

  • @mariasilva-wh4mj
    @mariasilva-wh4mj Год назад

    Me ajuda? Meu Volume Sist Final do VE deu 22 ml e o normal tá de 25 a 77, tô com alguma coisa?

    • @elietecamargo7003
      @elietecamargo7003 Год назад

      Vc levou o resultado p médico? O meu de 11 ml tbm deu baixo eu acho né

  • @eduardomachadothives1684
    @eduardomachadothives1684 6 лет назад

    Aumentando o volume sistólico, nao corre o risco de alterar a pressao arterial de forma que cause algum problema ?

    • @prof.raphaelcarvalho
      @prof.raphaelcarvalho  6 лет назад +1

      Olá Eduardo. Não ocorrerá isso. O aumento do volume sistólico é uma adaptação fisiológica cardíaca que leve ao aumento da função do coração.
      Abordo de maneira ainda mais aprofundada sobre esse tema e avaliação para prescrição do treinamento em nosso Curso Online.
      Esse Curso Online estará ainda diponível por pouco tempo.
      Encaminho o link para acesso ao site: www.institutohumane.com.br/

  • @marcoantoniosaccomanilazar3064
    @marcoantoniosaccomanilazar3064 2 года назад

    gatão