Parabéns por trazer as escrituras de pontos de vista diferente! Top de mais! O grande problema dessa discussão esta no fato de nenhum dos lados estar realmente preocupados com o que Esta Escrito. Simplesmente nos preocupamos com o que esta escrito segundo a minha visão ou no que esta escrito que aprendi com alguém. Daqui em diante o que menos importa é o Realmente o Senhor tem a dizer. É uma questão de orgulho mostrar que eu estou certo. Todos falhamos nesse ponto! E não era de se esperar um resultado diferente. Somos homens, falhos, vivendo ainda com os efeitos da queda e querendo entender, a nossa maneira, aquilo que o único que é perfeito esta fazendo. Ninguém conhece os pensamentos de Deus, senão o Espírito de Deus. 1Coríntios 2:11B Será que não é possível sermos mais humanos e reconhecer que o que esta escrito, está e ponto final? Será que não é possível nos prostramos diante da grandeza de Deus e de sua sabedoria e reconhecermos que existem textos que dão ênfase para soberania de Deus e outros que falam da responsabilidade humana, uns que falam que Deus não faz acepção de pessoa e outros onde escolhe pessoas especificas para propósitos específicos. Não seria melhor reconhecer que, mesmo sem entender, cremos em um Deus que Salva, que nos ordena anunciar essa boa nova? Nós perguntamos: "Mas eu quero saber como ele salva?" Quem ao estar se afogando no mar e ao ver o salva-vidas o que questiona sobre como ele fará isso? Creio que Deus Elege? Sim, porque está escrito! Creio que é possível cair? Sim, porque está escrito! Creio que Ele não lança fora os que vem a Ele? Sim, porque esta escrito! Creio que a vontade de Deus é Salvar todos os homens? Sim, porque esta escrito! Creio que sua vontade é que todos cheguem ao arrependimento? Sim, porque esta escrito! Por fim, independente do que esta escrito, se esta escrito, creio. Que Deus abençoe e nos de graça para vermos além da nossa visão. Romanos 11:33 - Como são grandes as riquezas, a sabedoria e o conhecimento de Deus! É impossível entendermos suas decisões e seus caminhos!
Sou calvinista. E aqui vimos um teólogo verdadeiro, sincero e muito capaz. Explicou de forma belíssima a visão arminiana sobre o assunto. Diferente do convidado calvinista do outro vídeo. Ele se enrolou muito, e pareceu um malabarismo de palavras. Deveria convidar o Granconato. Ele sim, explica bem melhor.
"PERMANECES FIRME PELA FÉ, não te envaideças, mas teme. Porque, se Deus não poupou os próprios ramos naturais, de igual maneira não poupará A TI" (Rm 11:21,22) A Palavra de Deus é Determinante!
Respeito a posição e a linha de pensamento do pastor. Tive uma experiência "pessoal", e o Espírito Santo testificou em meu coração algo que eu jamais sonhei, ou imaginei. Deus, no decorrer de longos anos, foi me conduzindo ao verdadeiro arrependimento. Ouve em mim o processo duro de "cai e levanta", mas na verdade eu sempre era caído. Agora o ato de Deus em mim, de me regenerar foi instantâneo e irresistível; assim como foi o profeta Isaías, que viu o Senhor no alto e sublime trono. Neste exato momento, ele viu a sua situação horrível, somente no fato de Isaías (o Espírito Santo o mostrou a sua depravação) ser um homem de "lábios impuros"; e quando o Senhor o perdoou, fez a pergunta: A quem enviarei e quem há de ir por nós"? Isaías não resistiu tamanha graça revelada a ele. Volto a repetir que, respeito a posição do pastor; e o tenho como irmão em Cristo. Foi muito proveitoso o seu posicionamento! Para mim, graça de Cristo foi irresistível e impossível negar aquilo que estava buscando com súplicas e muitas lágrimas. Hoje eu amo a Deus, porque Ele me amou primeiro. Quero aproveitar e parabenizar pelo excelente trabalho do Rodrigo Bibo, em seu livro " O Deus que destrói sonhos", confrontando com exatidão as doutrinas falsas dos anticristos dentro de muitas igrejas. Deus abençoe esse trabalho do Bibo e a todos que participam e ouvem.
Se a graça fosse irresistível amado, como vc entende pela sua experiência particular, e o próprio Deus nos mantém firmes até o fim, a única explicação é q Deus nos faz pecar ao longo da caminhada cristã, pq é claro q pecamos msm dps de salvos, e se Deus n nos faz pecar, logo é pq nós resistimos ao espírito santo e msm dps de regenerados pecamos contra Deus; eu como Arminiano n duvido q Deus nos atraia e nos mostre sua glória de forma poderosa, como foi com Isaías, vc e eu, mas a questão é q após essas experiências, nós poderíamos ter abandonado a Cristo, da msm forma q após Isaías ver oq viu, e nós vermos oq vimos, ainda assim pecamos diariamente.
@@igueirux1917 respeito o seu posicionamento. Não concordo que "Deus nos faz pecar" como disse. Eu creio que Deus é poderoso para entregar, ou abandonar o homem ao seu próprio pecado; ou, tirar o homem do pecado. Nisto também consiste o temor a Deus, em saber que Ele é poderoso para abandonar e para resgatar. Romanos 1. Mas o verdadeiro cristão por mais que ele ainda peque (concordo plenamente com você), não suporta viver na lama. Um regenerado, jamais suporta viver no pecado. Por mais pecadores que ainda somos, Deus sempre conduzirá o eleito ao arrependimento. Como pode alguém perder algo que não foi conquistado por ele? Cristo Jesus conquistou e por isso cremos Nele. A perseverança é uma evidência que somos salvos e não uma condição. Essas questões não podem nos afastar, ou dividir uns dos outros. O importante é saber que temos Jesus como nosso substituto e que é poderoso para transformar o nosso coração endurecido pelo pecado. O amor de Deus em Cristo nos une para a sua própria glória. Que a graça e a paz de Cristo esteja sempre conosco; esse é o meu desejo. Obrigado pelo seu comentário, foi muito bom saber o seu posicionamento. 😃🤗
@@rafaelhenriquesax6973 Amém irmão, eu como Arminiano concordo com quase todo o seu ponto, mas creio na possibilidade real de apostasia, n um desvio ou uma frieza momentânea, creio q de fato uma pessoa verdadeiramente salva pode naufragar na fé e abandonar a fé em Jesus totalmente, então n há mais caminho de volta. Deus abençoe sua vida amado
15:21 quando o teólogo arminiano é mais arminiano do que o próprio Armínio rsrsrs Gosto da imagem da criança que sobe nos ombros de um adulto para ver melhor um abjeto ou pegá-lo. Algo impossível sem a ajuda do adulto. Lutero, Calvino, Armínio, Wesley e tantos outros nos ajudam a perceber verdades preciosas da Palavra de Deus. Entretanto, eles não são infalíveis e inerrantes.
A visão arminiana não é só de Armínio, mas envolve toda uma tradição. E ninguém acha que essa tradição é infalível --- mas ele hoje foi convidado pra representar essa tradição.
Oi Pastor Bibo boa noite, através do seu podcast e deste espaço concedido ao Pastor Carlos, eu me identifiquei com as teses do arminianismo. Comparando os cinco pontos entre calvinistas e arminianos, em todos os cinco, eu concordo com os arminianos. Saudações Pastor Bibo, um grande abraço.
Livro do pastor Rômulo Monteiro é um livro acadêmico e bem fundamentado nas escrituras. Falar sobre este assunto sem contar as recentes descobertas na linguística lingua grega.
É engraçado como as 2 linhas de pensamento fazem sentido pra mim! Considero que numa primeira leitura temos o entendimento "literal" do texto, como que dizendo: "Sim! É possível perder a salvação". Mas a argumentação do Rômulo foi MT boa TB! É possível concordarem com os 2? Haha a caminhada de enteder a bíblia é até o fim da vida mesmo
Existe o Anglicanismo que diz que o eleito incondicionalmente não pode perde a salvação, afinal é um eleito. Mas o cristão não-eleito recebe uma salvação *temporária* na Palavra e sacramentos (Batismo e Ceia), eles podem perder a salvação sim!
@@marcosoliveira654 não! No Arminianismo a eleição é por presciência, ou seja, Deus viu a fé. No Anglicanismo é por decreto, ou seja, Deus decretou salvar aquela pessoa, causando fé e perseverança igual no Calvinismo! E a salvação está ligada aos sacramentos, ou seja, o batismo e a Ceia são meios que Cristo salva, por isso não eleitos podem serem salvos, mas como não tem o dom da perseverança, dada somente aos eleitos, eles logo caem da fé. Igual na Soteriologia de Santo Agostinho de Hipona
Uma dúvida: se é impossível que eles (os que abandoaram a fé) voltem a fé novamente, uma vez que apostataram, então eles não são mais livres para receber novamente o Evangelho? Ou seja, eles já estão predestinados à condenação?
mas isso é como foi descrito na explicação que o bibo deu. é como se existisse uma linha que ninguém sabe onde que fica, somente Deus, para que uma pessoa realmente seja apóstata, e se receber novamente o evangelho, é como se estivesse crucificando novamente a Cristo.
Acredito que não se configura predestinação, pois o indivíduo teve a oportunidade e a jogou fora. Diferentemente de nunca tê-lo dado a oportunidade de se redimir. (Não partilho da visão arminiana)
Quem convence o homem da necessidade de Jesus Cristo é o Espírito Santo, Ele que convence o homem do pecado, da justiça e do Juízo, e quando a pessoa se apostata ela não tem mais o Espírito Santo para convencer ela.
@@cordeiroamaral3117 O grande problema dessa discussão esta no fato de nenhum dos lados estar realmente preocupados com o que Esta Escrito. Simplesmente nos preocupamos com o que esta escrito segundo a minha visão ou no que esta escrito que aprendi com alguém. Daqui em diante o que menos importa é o Realmente o Senhor tem a dizer. É uma questão de orgulho mostrar que eu estou certo. Todos falhamos nesse ponto! E não era de se esperar um resultado diferente. Somos homens, falhos, vivendo ainda com os efeitos da queda e querendo entender, a nossa maneira, aquilo que o único que é perfeito esta fazendo. Ninguém conhece os pensamentos de Deus, senão o Espírito de Deus. 1Coríntios 2:11B Será que não é possível sermos mais humanos e reconhecer que o que esta escrito, está e ponto final? Será que não é possível nos prostramos diante da grandeza de Deus e de sua sabedoria e reconhecermos que existem textos que dão ênfase para soberania de Deus e outros que falam da responsabilidade humana, uns que falam que Deus não faz acepção de pessoa e outros onde escolhe pessoas especificas para propósitos específicos. Não seria melhor reconhecer que, mesmo sem entender, cremos em um Deus que Salva, que nos ordena anunciar essa boa nova? Nós perguntamos: "Mas eu quero saber como ele salva?" Quem ao estar se afogando no mar e ao ver o salva-vidas o que questiona sobre como ele fará isso? Creio que Deus Elege? Sim, porque está escrito! Creio que é possível cair? Sim, porque está escrito! Creio que Ele não lança fora os que vem a Ele? Sim, porque esta escrito! Creio que a vontade de Deus é Salvar todos os homens? Sim, porque esta escrito! Creio que sua vontade é que todos cheguem ao arrependimento? Sim, porque esta escrito! Por fim, independente do que esta escrito, se esta escrito, creio. Que Deus abençoe e nos de graça para vermos além da nossa visão. Romanos 11:33 - Como são grandes as riquezas, a sabedoria e o conhecimento de Deus! É impossível entendermos suas decisões e seus caminhos!
Ambos acreditam que o eleito incondicionalmente não perde a salvação, afinal é um eleito, mas o cristão não-eleito recebe uma salvação *temporária* na Palavra e sacramentos (Batismo e Ceia), eles podem perder a salvação sim!
ENTÃO VOCÊ NÃO É ASSEMBLEIANO DE VERDADE (DE ACORDO COM A DECLARAÇÃO DE FÉ ASSEMBLEIANA). MELHOR SEGUIR JUNTO DOS IRMÃOS BATISTA OU PRESBITERIANOS. É NO MÍNIMO FALTA DE RESPEITO À INSTITUIÇÃO ASSEMBLEIANA, ESTAR DENTRO DELA SEM CONCORDAR COM AS DOUTRIAS ESSENCIAIS.
@@hozeiasventura6334 quando a CPAD lançou a declaração de fé eu comprei 15 exemplares e dividi com meus irmãos, sou professor de EBD e fiel a minha igreja local, gosta o Vaillati e do Calça Lemos que são muito bons no arminianismo, e posso afirmar com todo certeza UM ELEITO POR DEUS, SALVO POR ELE, DESDE DA FUNDAÇÃO DO MUNDO, JAMAIS PERDERÁ.
Claro que não, a salvação não é obra humana mas uma ação sobrenatural de Deus para com o ser humano. O Deus que salva também garante a segurança da mesma ao longo da caminhada até o céu, caso contrário a caminhada duraria um pouco de tempo. ( Jurandir/ Garanhuns Pe)
Podia ter link na submarino 😥 Eu uso muito, e em breve vou estar trocando de celular, queria pegar pela Amazon, mas lá não tem o mesmo modelo nem o mesmo preço.
Essa questão de crente e eleito complica a visão arminiana e o pastor não respondeu pq no final fica igual a visão Calvinista, só quem foi eleito na eternidade será salvo a diferença é eleito para estar em Cristo ou eleito por estar em Cristo , e a gramática, contexto e texto mostram que é para estar em Cristo.
É muito estranho uma interpretação bíblica que isola o texto de todo o contexto bíblico. Me parece que a teologia arminiana ela se firma em textos isolados , se eu isolo um texto sem considerar outros texto, isto é pretexto para heresia. Olha estes textos: Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Jo 6:36 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Jo 6:44 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Jo - 10:27-28 Por causa destes textos citados acima , é impossível perder a salvação, são textos ditos por Jesus e Jesus afirma que NINGUÉM AS ARREBATA DAS MINHAS MÃOS . Portanto, este texto de Hebreus não anula a promessa de Jesus e por isso não está ensinando a perda de salvação, eu reconheço que é um texto muito difícil de interpretar.
Boa noite irmão! Apesar de que no podcast foram mencionados outros poucos versículos bíblicos além dos de hebreus, existem muitos outros que trazem a mesma impressão e advertência quanto a perder a salvação. Vou compartilhar a minha lista de textos que não consigo explicar de outro modo que não na visão arminiana. Hebreus 10 Expectação ardente Comparação com a lei de Moisés João 15 videira Tiago 5 converter do erro de seu caminho um pecador. Romanos 11:17 de outra forma você também será cortado. Apostasia Timóteo 4:1 Livro da vida Já todos os textos que você mencionou, e usados pelos que defendem a visão de que é impossível perder a salvação, nenhum deles parece impedir a possibilidade de a pessoa, ela mesma, negar a fé e sair das mãos do pastor. Todos eles são fortes em relação a ninguém poder nos separar, mas nenhum vai ao ponto de dizer que nós mesmos não podemos. Por isso a ovelha pulando das mãos do pastor na arte do bibo. A grande questão é essa: ninguém as arrebatará da mão do pastor, mas elas tbm são incapazes de pular fora? As várias advertências bíblicas parecem sugerir a visão arminiana.
@@rafaelguzzo1049 Sim , existem vários outros textos, porém nenhum deles podem anular o que Jesus disse. Se esses textos afirmam a perda de salvação então Jesus é indigno de confiança e não só isso , toda a bíblia está em perigo, se o filho de Deus que é o salvador não salva totalmente ,como ele mesmo diz salvar, os outros ensinos dele também não são verdadeiros. Então , o que Jesus disse é o centro da verdade, um texto não anula outro texto, a bíblia não está contra a bíblia, a bíblia não têm várias verdades simultâneas , fazer isso é colocar o próprio filho de Deus como alguém que diz uma coisa e depois não dá garantia no que fala, muito perigosa a doutrina arminiana.. O que Jesus disse ? NINGUÉM AS ARREBATA das minhas mãos e JAMAIS PERECERAM ... Este ninguém inclui todos E NUNCA OU JAMAIS VÃO PERECER . Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida Jo 5:24. O que Jesus afirma desse verso? Não entra em juízo, não será condenado, tem a vida eterna. Eu respeito os irmãos arminianos , porém não dá pra aceitar uma doutrina que Jesus é visto como um salvador que não salva totalmente e que os homens são os seus próprios salvadores pois depende mais deles do quê do Deus que deveria ser o Deus Todo poderoso, que nessa visão teológica o homem resiste a esse Deus e se o homem vence a promessa de Cristo e de seu Pai logo estamos todos em perigo e eu não acredito nisso e nem a bíblia mostra isso. Paz de Cristo no seu coração.
34:45. Mas se a apostasia é irreversível, segundo Vallanti, isso não acaba atingido a doutrina do Livre Arbítrio diretamente? Pois se o Livre Arbítrio é livre escolha, alguém, teoricamente poderia "decidir" voltar-se para Deus e se arrepender e ser "salvo" novamente. Caso contrario, o estado de apostasia não se tornaria um "decreto" (uma escolha) de Deus de não "renovar para o arrependimento" (tendo em vista a explicação sobre a graça preveniente em 46:50 a 47:40)? Seria esse o pecado "imperdoável"? E os casos de desviados que cometeram pecados mais grosseiros que se pode imaginar e voltaram a fé e dão testemunho de mudança (Ezequiel 18:27)? então não serão salvos devido terem passado do limite, da "linha" divisória?? A analise é interessante, mas dá a sensação que falta alguma coisa...é por isso que esse debate é milenar. Pelo visto, o quebra cabeça só vai ser resolvido de forma definitiva na eternidade...
Apostasia é a escolha de não voltar para Cristo. No exemplo da blasfêmia, esta só é um pecado imperdoável porque a pessoa escolha não se arrepender mais, entende? Tem uma frase muito legal no filme "entrevista com Deus" que é assim: "o que você poderia fazer que está além do meu poder de perdoar?". Não existe nada que o perdão de Deus não alcance, a questão é que o perdão através da cruz só é dado a quem se arrepende, por isso os arminianos acreditam na 'eleição condicional', ou seja, condicionada a vontade do homem de se arrepender. Já os calvinistas acreditam na 'eleição incondicional', ou seja, só se arrepende quem Deus quer que se arrependa, o que não faz sentido algum já que é quase dizer "Deus me quer mas não quer você, sinto muito e ninguém pode fazer nada quanto a isso".
@@luanalopes4039 Boa contribuição na questão. Por isso que falei que o debate é milenar. tem pontos que ainda ficam obscuros apesar de boas contribuições ao debate como o seu comentário. Por isso afirmamos até onde entendemos, de resto esses pontos "cegos" (como alguns que mencionei acima) só na eternidade mesmo. Fique na paz!
Sou monergista e não gosto da ideia Calvinista em sua totalidade. As visões extrapolam o equilíbrio que existe em responsabilidade humana e a Soberania de Deus. O debate é quase dispensável. Muito recente perante o todo histórico da Bíblia.
no contexto de hebreus tem um senso de retorno ao judaismo mto forte, uma religiao que estava impregnada nos ouvintes da carta. o interessante é q pra serem aceitos de volta no judaismo eles tinham que declarar publicamente que jesus era maldito. é sobre essa negacao clara e publica que o autor de hebreus ta falando ai no capitulo 6
Pontos que não ficaram claros pra mim: Ao usar a apostasia para justificar o livre arbítrio, o próprio livre arbítrio não estaria sendo colocado em xeque? Pois, uma vez que é impossível para o homem se arrepender, como o homem pode ser verdadeiramente livre? Essa distinção entre eleitos e crentes não ficou clara. Se os eleitos são aqueles que Deus viu que não cairiam, e os crentes aqueles que fraquejariam na fé, qual a real importância da advertência? Pois, para os eleitos, o cair seria hipotético porque Deus sabe que eles não vão cair, e para os crentes, o cair seria inevitável pois Deus sabe que eles vão cair.
Eleito pela presciência, o eleito pode cair, mas ele n vai cair, não pq foi predestinado a n cair, mas pq ele pela graça de Deus perseverará e por Deus saber disso, o elegeu, ja o crente não eleito é aquele que recebeu a salvação, mas não perseverará e apostatará da fé trazendo sobre si a condenação e Deus por saber disso não o elegeu, no arminianismo a causa da eleição é a fé e perseverança prevista por Deus.
Passando Jesus por cidades e aldeias ensinando é caminhando para Jerusalém. E alguém lhe perguntou :Senhor, são poucos os que são salvos ??? Respondeu Jesus::: Leiam se quiser A bíblia e a única que fala no mundo, fora isso é achismo, é óbvio que tem contradições na bíblia, erros até gravíssimo, mais quem conhece Deus vai reconhecer quem ele é, se sóis meus me reconheceram por minha voz, não existe eleitos, essa parábola é clara não existe salvos , , apocalipse 20:12 o apóstolo fala mais sobre , essa salvação que vc tanto fala e do povo de Noé, onde Jesus Cristo pregou na morte tem na bíblia e só lê a bíblia , é os que lá aceitaram foram ressucitado com Jesus Cristo , tá na bíblia também , Abel foi ressucitado nessa ocasião , só pra quem chá que Abel ainda está morto né, uma contradição da Bíblia é que Lázaro ressucitou é mais um menino que a bíblia relata que foi ressucitado , não tem como isso ser verdade, Jesus Cristo não tinha pagado o preço pra morte ainda , os mortos ressucitaram quando Jesus ressuscitou , essa salvação da graça do somente crêr será salvo , foi dados a eles ao povo de Noé , enfim . Boa sorte
Foi um bom ensino, mas não concordo principalmente com os exemplos, sei que ele quis ser mais fácil de compreender, porém sobre o exemplo da placa, se eu olho uma placa que diz 60 e vou a 80 está errado lógico que sim, porém essa placa não foi escrita por Deus, as advertências da Bíblia não e um regra humana e sim do Deus vivo, e seu servo escolhido vai sim fazer o máximo para não andar "acima de 60" e caso passe desta velocidade, nada impede do eleito em Cristo, olhar para advertências e dizer, bora voltar a andar a "60" pq foi Deus que advertiu.
Essa fala do minuto 47:40 é mto estranha e eu até poderia chamá-la de herética,.. Tanto pelo lado da lógica natural quando da teologia bíblica, como um camarada justificado por seus lavado santificado pelo sangue de Cristo e nascido de novo pela obra regeneradora do ES pode dizer não " a Cristo? Isso beira a loucura pelo simples fato de transformar a obra de Cristo uma obra com falhas certo? , já que a eficácia da sua morte e sangue que foi aplicada a pessoa não ser suficiente a ponto de fazer a pessoa dizer não e abandonar, logo Cristo morreu em vão por ela e no fim ela teve o poder dr abandonar seu Senhor, logo tbem poderia dizer que ela poderia ter poder pra aceitá-lo pela sua própria capacidade? Me é estranho o fato de que nessa perspectiva do pastor o homem não pode crer por si só porque carece da graça, mas pra dizer não q Cristo e negar sua obra e pessoa ele pode fazer em si baseado em si msm e na sua escolha? Incoerente
Não é a obra de Cristo que tem falhas. O erro é feito pela pessoa. A obra de Cristo é perfeita. O problema é achar que é tudo mecânico. Não é. Envolve a pessoa. Se a pessoa resolver deixar a fé, a culpa é dela.
@@christianchannel8425 claro que envolve a pessoa, mas no sentido dela msm.. A graça de Deus atua de tal forma na alma do homem que a única resposta que ele tem a Deus é uma resposta positiva, dizer que o cara pode simplesmente dizer não fere a obra de Cristo, pois isso faria com que o homem que recebeu a eficácia dessa obra pudesse negá-la, logo ela não seria perfeita.. Não é a obra de Cristo + o homem, e sim somente a obra de Cristo que atua no homem e o transforma por inteiro, basta olhar a conversão de Paulo.. Dizer que o homem pode dizer não e ao msm tempo isso não ferir a eficácia da obra da salvação é anti bíblico, além de dar ao homem um poder e escolha que ele não tem, a menos que ele não seja salvo e seu arbítrio esteja preso ao pecado, logo ele só irá desejar a morte e o inferno como todos nós um dia
@@victorhenriquedelimaguzzo6610 Cara, é necessário sim a resposta positiva humana. Nós só obtemos os benefícios da obra de Cristo através do arrependimento e da fé. Mas as Escrituras nos mostram claramente que é possível resistir a ação do Espírito Santo. Não não estamos glorificados após a conversão. Ainda somos sujeitos ao pecado. É um processo. Na verdade, na conversão passamos a ter as duas naturezas. Ou cedemos os desejos carnais, ou seguimos a orientação do Espírito.
@@christianchannel8425 é possível resistir até certo ponto, no sentido de recusar a ouvir, desobedecer, continuar seguindo nosso caminho de pecado e incredulidade.. Paulo não foi assim? Antes da conversão? Eu e vc quando ouvíamos o evangelho, vimos a revelação se Deus pela criação, mas msm assim não demos ouvidos, até que Deus bateu o martelo e veio até nós de modo irresistível, podemos resistir até onde Deus permiti, mas no tempo determinado, é como Paulo diz: mas quando aprouve a Deus revelar seu filho em mim.. " quando é da aprovação de Deus, não há nada que possa ser feito por nós
Muito estranha a diferenciação entre eleitos e crentes na visão arminiana. No fim das contas somente os eleitos são realmente salvos, portanto é a visão calvinista. Sobre esta questão , nada melhor do que a parábola do semeador, onde fica claro que somente os eleitos (a boa terra) são os realmente salvos
Acredito que qua do ele diz eleito, é pelo fato da onisciência de Deus, sobre já saber de tudo. Mas é como ele disse "Deus previu a perseverança no corações de um grupo de pessoas", o que muda é a definição de perseverança, que no arminianismo é uma coisa que lutamos todos os dias. Perseverar até o fim é uma escolha nossa. É no que eu creio. :)
Na visão arminiana clássica, os eleitos são aqueles que Deus previu que não cairiam. Não é que ele irresistivelmente os tenha feito não cair. Por isso, esses que caíram de fato estariam salvos, se não tivessem caído. São crentes verdadeiros, o que os difere não é predestinação nem graça irresistível. Particularmente, eu como arminiano prefiro entender a eleição como Corporativa. Cristo é o eleito. Essa é uma proposta diferente da do professor.
O Pastor Carlos Vailatti é simplesmente o "Pelé" do Arminianismo Clássico!!!
O melhor podcast que já ouvi sobre o tema! Professor Carlos Vaillat foi honesto, didático e verdadeiramente cristão. Foi uma benção! Obrigado Bibo
Carlos Augusto Vaillat... um grande teólogo e um homem de Deus.
Eu sou arminiano, porém todos somos de Cristo!! Hoje eu compreendo a mente de um calvinista, e tenho plena certeza, de Deus no comando!
Parabéns por trazer as escrituras de pontos de vista diferente! Top de mais!
O grande problema dessa discussão esta no fato de nenhum dos lados estar realmente preocupados com o que Esta Escrito.
Simplesmente nos preocupamos com o que esta escrito segundo a minha visão ou no que esta escrito que aprendi com alguém.
Daqui em diante o que menos importa é o Realmente o Senhor tem a dizer. É uma questão de orgulho mostrar que eu estou certo.
Todos falhamos nesse ponto! E não era de se esperar um resultado diferente. Somos homens, falhos, vivendo ainda com os efeitos da queda e querendo entender, a nossa maneira, aquilo que o único que é perfeito esta fazendo.
Ninguém conhece os pensamentos de Deus, senão o Espírito de Deus. 1Coríntios 2:11B
Será que não é possível sermos mais humanos e reconhecer que o que esta escrito, está e ponto final?
Será que não é possível nos prostramos diante da grandeza de Deus e de sua sabedoria e reconhecermos que existem textos que dão ênfase para soberania de Deus e outros que falam da responsabilidade humana, uns que falam que Deus não faz acepção de pessoa e outros onde escolhe pessoas especificas para propósitos específicos.
Não seria melhor reconhecer que, mesmo sem entender, cremos em um Deus que Salva, que nos ordena anunciar essa boa nova?
Nós perguntamos: "Mas eu quero saber como ele salva?" Quem ao estar se afogando no mar e ao ver o salva-vidas o que questiona sobre como ele fará isso?
Creio que Deus Elege? Sim, porque está escrito!
Creio que é possível cair? Sim, porque está escrito!
Creio que Ele não lança fora os que vem a Ele? Sim, porque esta escrito!
Creio que a vontade de Deus é Salvar todos os homens? Sim, porque esta escrito!
Creio que sua vontade é que todos cheguem ao arrependimento? Sim, porque esta escrito!
Por fim, independente do que esta escrito, se esta escrito, creio.
Que Deus abençoe e nos de graça para vermos além da nossa visão.
Romanos 11:33 - Como são grandes as riquezas, a sabedoria e o conhecimento de Deus! É impossível entendermos suas decisões e seus caminhos!
Essas artes do BTCast sempre são muito legais!!!
Sou calvinista. E aqui vimos um teólogo verdadeiro, sincero e muito capaz. Explicou de forma belíssima a visão arminiana sobre o assunto. Diferente do convidado calvinista do outro vídeo. Ele se enrolou muito, e pareceu um malabarismo de palavras. Deveria convidar o Granconato. Ele sim, explica bem melhor.
"PERMANECES FIRME PELA FÉ, não te envaideças, mas teme.
Porque, se Deus não poupou os próprios ramos naturais, de igual maneira não poupará A TI" (Rm 11:21,22)
A Palavra de Deus é Determinante!
Ohhh glória glória glóriaaaaass .
Meu professor de seminário ❤️❤️❤️
O Vailatti é toppppp, benção do senhor nas nossas vidas 😍🙏🏽🙏🏽
Respeito a posição e a linha de pensamento do pastor. Tive uma experiência "pessoal", e o Espírito Santo testificou em meu coração algo que eu jamais sonhei, ou imaginei. Deus, no decorrer de longos anos, foi me conduzindo ao verdadeiro arrependimento. Ouve em mim o processo duro de "cai e levanta", mas na verdade eu sempre era caído. Agora o ato de Deus em mim, de me regenerar foi instantâneo e irresistível; assim como foi o profeta Isaías, que viu o Senhor no alto e sublime trono. Neste exato momento, ele viu a sua situação horrível, somente no fato de Isaías (o Espírito Santo o mostrou a sua depravação) ser um homem de "lábios impuros"; e quando o Senhor o perdoou, fez a pergunta: A quem enviarei e quem há de ir por nós"? Isaías não resistiu tamanha graça revelada a ele. Volto a repetir que, respeito a posição do pastor; e o tenho como irmão em Cristo. Foi muito proveitoso o seu posicionamento! Para mim, graça de Cristo foi irresistível e impossível negar aquilo que estava buscando com súplicas e muitas lágrimas. Hoje eu amo a Deus, porque Ele me amou primeiro. Quero aproveitar e parabenizar pelo excelente trabalho do Rodrigo Bibo, em seu livro " O Deus que destrói sonhos", confrontando com exatidão as doutrinas falsas dos anticristos dentro de muitas igrejas. Deus abençoe esse trabalho do Bibo e a todos que participam e ouvem.
Se a graça fosse irresistível amado, como vc entende pela sua experiência particular, e o próprio Deus nos mantém firmes até o fim, a única explicação é q Deus nos faz pecar ao longo da caminhada cristã, pq é claro q pecamos msm dps de salvos, e se Deus n nos faz pecar, logo é pq nós resistimos ao espírito santo e msm dps de regenerados pecamos contra Deus; eu como Arminiano n duvido q Deus nos atraia e nos mostre sua glória de forma poderosa, como foi com Isaías, vc e eu, mas a questão é q após essas experiências, nós poderíamos ter abandonado a Cristo, da msm forma q após Isaías ver oq viu, e nós vermos oq vimos, ainda assim pecamos diariamente.
@@igueirux1917 respeito o seu posicionamento. Não concordo que "Deus nos faz pecar" como disse.
Eu creio que Deus é poderoso para entregar, ou abandonar o homem ao seu próprio pecado; ou, tirar o homem do pecado. Nisto também consiste o temor a Deus, em saber que Ele é poderoso para abandonar e para resgatar. Romanos 1. Mas o verdadeiro cristão por mais que ele ainda peque (concordo plenamente com você), não suporta viver na lama. Um regenerado, jamais suporta viver no pecado. Por mais pecadores que ainda somos, Deus sempre conduzirá o eleito ao arrependimento. Como pode alguém perder algo que não foi conquistado por ele? Cristo Jesus conquistou e por isso cremos Nele. A perseverança é uma evidência que somos salvos e não uma condição. Essas questões não podem nos afastar, ou dividir uns dos outros. O importante é saber que temos Jesus como nosso substituto e que é poderoso para transformar o nosso coração endurecido pelo pecado. O amor de Deus em Cristo nos une para a sua própria glória. Que a graça e a paz de Cristo esteja sempre conosco; esse é o meu desejo. Obrigado pelo seu comentário, foi muito bom saber o seu posicionamento. 😃🤗
@@rafaelhenriquesax6973 Amém irmão, eu como Arminiano concordo com quase todo o seu ponto, mas creio na possibilidade real de apostasia, n um desvio ou uma frieza momentânea, creio q de fato uma pessoa verdadeiramente salva pode naufragar na fé e abandonar a fé em Jesus totalmente, então n há mais caminho de volta. Deus abençoe sua vida amado
0
0000
O Pr Augusto vaillati é um excelente defensor do Arminianismo.
O Pr.Vailatti é um gênio nas suas visões sobre as doutrinas bíblicas, e expôs a sua visão Arminiana com muita piedade.🙌🏼🙌🏼
Muito interessante e edificante! Ótimo trabalho, Bibo. Deus abençoe você, sua produção e o Pastor convidado. 🙏🏻💞
Gosto muito do Prof. Vailati. Já o conhecia por suas participações no Vejam Só. Sempre claro e didático.
15:21 quando o teólogo arminiano é mais arminiano do que o próprio Armínio rsrsrs
Gosto da imagem da criança que sobe nos ombros de um adulto para ver melhor um abjeto ou pegá-lo. Algo impossível sem a ajuda do adulto.
Lutero, Calvino, Armínio, Wesley e tantos outros nos ajudam a perceber verdades preciosas da Palavra de Deus. Entretanto, eles não são infalíveis e inerrantes.
A visão arminiana não é só de Armínio, mas envolve toda uma tradição. E ninguém acha que essa tradição é infalível --- mas ele hoje foi convidado pra representar essa tradição.
Texto masssa!
@@lucasfmss alguns parecem acreditar que essas tradições são infalíveis.
Graça e paz!
Amei a designer da capa do vídeo 😻
Finalmente o Vailatti foi!
Ele já havia ido, no episódio sobre Jonas
First, glória a Deus, porque estou em Cristo e perseverarei!
Oi Pastor Bibo boa noite, através do seu podcast e deste espaço concedido ao Pastor Carlos, eu me identifiquei com as teses do arminianismo. Comparando os cinco pontos entre calvinistas e arminianos, em todos os cinco, eu concordo com os arminianos. Saudações Pastor Bibo, um grande abraço.
Livro do pastor Rômulo Monteiro é um livro acadêmico e bem fundamentado nas escrituras. Falar sobre este assunto sem contar as recentes descobertas na linguística lingua grega.
Vailatti é exegeta é o cara certo para falar sobre isso!
Eu estou cada vez mais querendo encontrar mais conteudos como esse. com essa qualidade e intensidade de conhecimento.
Carlos Vailatti trouxe a veraracidade teológica sobre o tema. Quase uma raridade em tempos sombrios!
Vailatti argumenta muito bem. Só que a visão do Rômulo é mais consistente. Parabéns, Bibo! Ficou muito bom os dois!
Excelente Vailatti
Vaillati é mestre!
Bibo sobre o Molinismo recomendo a Prof. Xavier do canal Teodidatas
Parabéns Pr Vailatti e Bibo!!
É engraçado como as 2 linhas de pensamento fazem sentido pra mim! Considero que numa primeira leitura temos o entendimento "literal" do texto, como que dizendo: "Sim! É possível perder a salvação". Mas a argumentação do Rômulo foi MT boa TB! É possível concordarem com os 2? Haha a caminhada de enteder a bíblia é até o fim da vida mesmo
no céu saberemos com mais exatidão hsaushuashuahua
@@joaolucas.fo0 lkkkk tipo isso.
Existe o Anglicanismo que diz que o eleito incondicionalmente não pode perde a salvação, afinal é um eleito. Mas o cristão não-eleito recebe uma salvação *temporária* na Palavra e sacramentos (Batismo e Ceia), eles podem perder a salvação sim!
@@Fabiano-tp9bo Carlos falou exatamente isso! É uma saída que assume ambos os lados. Apóstata quem "pode" ser salvo e os salvos permanecem até o fim
@@marcosoliveira654 não! No Arminianismo a eleição é por presciência, ou seja, Deus viu a fé. No Anglicanismo é por decreto, ou seja, Deus decretou salvar aquela pessoa, causando fé e perseverança igual no Calvinismo! E a salvação está ligada aos sacramentos, ou seja, o batismo e a Ceia são meios que Cristo salva, por isso não eleitos podem serem salvos, mas como não tem o dom da perseverança, dada somente aos eleitos, eles logo caem da fé. Igual na Soteriologia de Santo Agostinho de Hipona
A capa do podcat ficou sensacional.
Tbm achei top as duas.
Vaillat é muito bom
Seria tão bom se tivesse vídeo😢
EXCELENTE!!!
Excelente!
Pastor Rômulo Monteiro mestre.
Foi muito mais coerente e consistente a luz da palavra de Deus neste assunto. Resumindo o cristão não perde salvação.
Excelente, parabéns pelo podcast, Deus continue abençoando o ministério 🙏
Professor vaillate se.pre esclarecedor
Amém, o cara explica legal hein...
Uma dúvida: se é impossível que eles (os que abandoaram a fé) voltem a fé novamente, uma vez que apostataram, então eles não são mais livres para receber novamente o Evangelho? Ou seja, eles já estão predestinados à condenação?
mas isso é como foi descrito na explicação que o bibo deu. é como se existisse uma linha que ninguém sabe onde que fica, somente Deus, para que uma pessoa realmente seja apóstata, e se receber novamente o evangelho, é como se estivesse crucificando novamente a Cristo.
pelo que entendo é assim!
Acredito que não se configura predestinação, pois o indivíduo teve a oportunidade e a jogou fora. Diferentemente de nunca tê-lo dado a oportunidade de se redimir. (Não partilho da visão arminiana)
Quem convence o homem da necessidade de Jesus Cristo é o Espírito Santo, Ele que convence o homem do pecado, da justiça e do Juízo, e quando a pessoa se apostata ela não tem mais o Espírito Santo para convencer ela.
@@guilhermefigueiredo2524 isso aí meu camarada.
up e like
Benção demais!
Bem equilibrado, parabéns
46:18 "Deus não fará isso por mim" ué, e o que fazer com João 6:44 ???
Deus atrai, mas não é Ele que dá as boas vindas.
@@PrBrunoJackson perfeitamente, quem da as boas vindas é o Deus Filho : " vinde benditos de meu Pai "Mateus 25:34
@@cordeiroamaral3117 Ele diz vinde, quem precisa ir?
@@PrBrunoJackson os benditos que o Pai escolheu Soberanamente .
Lá vamos nós no xadrez soberania e responsabilidade humana kkk
@@cordeiroamaral3117 O grande problema dessa discussão esta no fato de nenhum dos lados estar realmente preocupados com o que Esta Escrito.
Simplesmente nos preocupamos com o que esta escrito segundo a minha visão ou no que esta escrito que aprendi com alguém.
Daqui em diante o que menos importa é o Realmente o Senhor tem a dizer. É uma questão de orgulho mostrar que eu estou certo.
Todos falhamos nesse ponto! E não era de se esperar um resultado diferente. Somos homens, falhos, vivendo ainda com os efeitos da queda e querendo entender, a nossa maneira, aquilo que o único que é perfeito esta fazendo.
Ninguém conhece os pensamentos de Deus, senão o Espírito de Deus. 1Coríntios 2:11B
Será que não é possível sermos mais humanos e reconhecer que o que esta escrito, está e ponto final?
Será que não é possível nos prostramos diante da grandeza de Deus e de sua sabedoria e reconhecermos que existem textos que dão ênfase para soberania de Deus e outros que falam da responsabilidade humana, uns que falam que Deus não faz acepção de pessoa e outros onde escolhe pessoas especificas para propósitos específicos.
Não seria melhor reconhecer que, mesmo sem entender, cremos em um Deus que Salva, que nos ordena anunciar essa boa nova?
Nós perguntamos: "Mas eu quero saber como ele salva?" Quem ao estar se afogando no mar e ao ver o salva-vidas o que questiona sobre como ele fará isso?
Creio que Deus Elege? Sim, porque está escrito!
Creio que é possível cair? Sim, porque está escrito!
Creio que Ele não lança fora os que vem a Ele? Sim, porque esta escrito!
Creio que a vontade de Deus é Salvar todos os homens? Sim, porque esta escrito!
Creio que sua vontade é que todos cheguem ao arrependimento? Sim, porque esta escrito!
Por fim, independente do que esta escrito, se esta escrito, creio.
Que Deus abençoe e nos de graça para vermos além da nossa visão.
Romanos 11:33 - Como são grandes as riquezas, a sabedoria e o conhecimento de Deus! É impossível entendermos suas decisões e seus caminhos!
Gostaria de saber sobre Luteranismo e Anglicanismo também!!!!
Ambos acreditam que o eleito incondicionalmente não perde a salvação, afinal é um eleito, mas o cristão não-eleito recebe uma salvação *temporária* na Palavra e sacramentos (Batismo e Ceia), eles podem perder a salvação sim!
Ótimo vídeo
O PASTOR ERA PRA TER FALADO QUE EXISTE ARMINIANOS DE 4 PONTOS, ARMÍNIO NÃO ACREDITAVA NA PERDA DA SALVAÇÃO.
Todo respeito ao Pr Carlos, homen de Deus, sou assembleiano mas não creio que um cristão verdadeiro pode perder sua salvação!
ENTÃO VOCÊ NÃO É ASSEMBLEIANO DE VERDADE (DE ACORDO COM A DECLARAÇÃO DE FÉ ASSEMBLEIANA). MELHOR SEGUIR JUNTO DOS IRMÃOS BATISTA OU PRESBITERIANOS. É NO MÍNIMO FALTA DE RESPEITO À INSTITUIÇÃO ASSEMBLEIANA, ESTAR DENTRO DELA SEM CONCORDAR COM AS DOUTRIAS ESSENCIAIS.
@@hozeiasventura6334 quando a CPAD lançou a declaração de fé eu comprei 15 exemplares e dividi com meus irmãos, sou professor de EBD e fiel a minha igreja local, gosta o Vaillati e do Calça Lemos que são muito bons no arminianismo, e posso afirmar com todo certeza UM ELEITO POR DEUS, SALVO POR ELE, DESDE DA FUNDAÇÃO DO MUNDO, JAMAIS PERDERÁ.
@@hozeiasventura6334olha o minuto 41:21.
Nessa divisão entre crente e eleito, o crente que se apostatou, era salvo enquanto crente?
Cremos q ss, n se abandona aquilo q nunca teve.
Ficou muito claro, só é salvo se realmente tiver sido eleito.
Claro que não, a salvação não é obra humana mas uma ação sobrenatural de Deus para com o ser humano. O Deus que salva também garante a segurança da mesma ao longo da caminhada até o céu, caso contrário a caminhada duraria um pouco de tempo.
( Jurandir/ Garanhuns Pe)
Quando a vontade do homem for maior que o poder do sangue de Jesus, o homem vai poder aceitar ou perder a salvação.
A explixação do texto foi muito convincente, mas essa distinção entre crentes e eleitos parece estranha
Podia ter link na submarino 😥 Eu uso muito, e em breve vou estar trocando de celular, queria pegar pela Amazon, mas lá não tem o mesmo modelo nem o mesmo preço.
Essa questão de crente e eleito complica a visão arminiana e o pastor não respondeu pq no final fica igual a visão Calvinista, só quem foi eleito na eternidade será salvo a diferença é eleito para estar em Cristo ou eleito por estar em Cristo , e a gramática, contexto e texto mostram que é para estar em Cristo.
KD a imagem ?
Não sou nem calvinista e nem arminiana…. Pq creio um pouco de cada lado😮
Up
É muito estranho uma interpretação bíblica que isola o texto de todo o contexto bíblico. Me parece que a teologia arminiana ela se firma em textos isolados , se eu isolo um texto sem considerar outros texto, isto é pretexto para heresia. Olha estes textos:
Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Jo 6:36
Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Jo 6:44
As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;
E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.
Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.
Jo - 10:27-28
Por causa destes textos citados acima , é impossível perder a salvação, são textos ditos por Jesus e Jesus afirma que NINGUÉM AS ARREBATA DAS MINHAS MÃOS . Portanto, este texto de Hebreus não anula a promessa de Jesus e por isso não está ensinando a perda de salvação, eu reconheço que é um texto muito difícil de interpretar.
Boa noite irmão!
Apesar de que no podcast foram mencionados outros poucos versículos bíblicos além dos de hebreus, existem muitos outros que trazem a mesma impressão e advertência quanto a perder a salvação. Vou compartilhar a minha lista de textos que não consigo explicar de outro modo que não na visão arminiana.
Hebreus 10
Expectação ardente
Comparação com a lei de Moisés
João 15 videira
Tiago 5 converter do erro de seu caminho um pecador.
Romanos 11:17 de outra forma você também será cortado.
Apostasia Timóteo 4:1
Livro da vida
Já todos os textos que você mencionou, e usados pelos que defendem a visão de que é impossível perder a salvação, nenhum deles parece impedir a possibilidade de a pessoa, ela mesma, negar a fé e sair das mãos do pastor. Todos eles são fortes em relação a ninguém poder nos separar, mas nenhum vai ao ponto de dizer que nós mesmos não podemos.
Por isso a ovelha pulando das mãos do pastor na arte do bibo.
A grande questão é essa: ninguém as arrebatará da mão do pastor, mas elas tbm são incapazes de pular fora?
As várias advertências bíblicas parecem sugerir a visão arminiana.
@@rafaelguzzo1049 Sim , existem vários outros textos, porém nenhum deles podem anular o que Jesus disse. Se esses textos afirmam a perda de salvação então Jesus é indigno de confiança e não só isso , toda a bíblia está em perigo, se o filho de Deus que é o salvador não salva totalmente ,como ele mesmo diz salvar, os outros ensinos dele também não são verdadeiros. Então , o que Jesus disse é o centro da verdade, um texto não anula outro texto, a bíblia não está contra a bíblia, a bíblia não têm várias verdades simultâneas , fazer isso é colocar o próprio filho de Deus como alguém que diz uma coisa e depois não dá garantia no que fala, muito perigosa a doutrina arminiana.. O que Jesus disse ? NINGUÉM AS ARREBATA das minhas mãos e JAMAIS PERECERAM ... Este ninguém inclui todos E NUNCA OU JAMAIS VÃO PERECER .
Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida Jo 5:24. O que Jesus afirma desse verso? Não entra em juízo, não será condenado, tem a vida eterna. Eu respeito os irmãos arminianos , porém não dá pra aceitar uma doutrina que Jesus é visto como um salvador que não salva totalmente e que os homens são os seus próprios salvadores pois depende mais deles do quê do Deus que deveria ser o Deus Todo poderoso, que nessa visão teológica o homem resiste a esse Deus e se o homem vence a promessa de Cristo e de seu Pai logo estamos todos em perigo e eu não acredito nisso e nem a bíblia mostra isso.
Paz de Cristo no seu coração.
🙏🙏🙏
🤔
34:45. Mas se a apostasia é irreversível, segundo Vallanti, isso não acaba atingido a doutrina do Livre Arbítrio diretamente? Pois se o Livre Arbítrio é livre escolha, alguém, teoricamente poderia "decidir" voltar-se para Deus e se arrepender e ser "salvo" novamente. Caso contrario, o estado de apostasia não se tornaria um "decreto" (uma escolha) de Deus de não "renovar para o arrependimento" (tendo em vista a explicação sobre a graça preveniente em 46:50 a 47:40)? Seria esse o pecado "imperdoável"? E os casos de desviados que cometeram pecados mais grosseiros que se pode imaginar e voltaram a fé e dão testemunho de mudança (Ezequiel 18:27)? então não serão salvos devido terem passado do limite, da "linha" divisória?? A analise é interessante, mas dá a sensação que falta alguma coisa...é por isso que esse debate é milenar. Pelo visto, o quebra cabeça só vai ser resolvido de forma definitiva na eternidade...
Apostasia é a escolha de não voltar para Cristo. No exemplo da blasfêmia, esta só é um pecado imperdoável porque a pessoa escolha não se arrepender mais, entende? Tem uma frase muito legal no filme "entrevista com Deus" que é assim: "o que você poderia fazer que está além do meu poder de perdoar?". Não existe nada que o perdão de Deus não alcance, a questão é que o perdão através da cruz só é dado a quem se arrepende, por isso os arminianos acreditam na 'eleição condicional', ou seja, condicionada a vontade do homem de se arrepender. Já os calvinistas acreditam na 'eleição incondicional', ou seja, só se arrepende quem Deus quer que se arrependa, o que não faz sentido algum já que é quase dizer "Deus me quer mas não quer você, sinto muito e ninguém pode fazer nada quanto a isso".
@@luanalopes4039 Boa contribuição na questão. Por isso que falei que o debate é milenar. tem pontos que ainda ficam obscuros apesar de boas contribuições ao debate como o seu comentário. Por isso afirmamos até onde entendemos, de resto esses pontos "cegos" (como alguns que mencionei acima) só na eternidade mesmo. Fique na paz!
Infelizmente parece que esse canal está realmente fechado ao universo reformado.
Onde está um programa para mostrar a proposta Tomista e Molinista?
👏
Sou monergista e não gosto da ideia Calvinista em sua totalidade. As visões extrapolam o equilíbrio que existe em responsabilidade humana e a Soberania de Deus. O debate é quase dispensável. Muito recente perante o todo histórico da Bíblia.
no contexto de hebreus tem um senso de retorno ao judaismo mto forte, uma religiao que estava impregnada nos ouvintes da carta. o interessante é q pra serem aceitos de volta no judaismo eles tinham que declarar publicamente que jesus era maldito. é sobre essa negacao clara e publica que o autor de hebreus ta falando ai no capitulo 6
O bilbo disse q tá trazendo os 5 pontos de ambas visões. No caso esse é apenas 1 dos pontos né?
Exatamente, nesse podcasts ele tratou a respeito do ponto da salvação
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Na moral? O pastor calvinista do outro video colocou, por antecipação, este aqui no bolso.
Pontos que não ficaram claros pra mim:
Ao usar a apostasia para justificar o livre arbítrio, o próprio livre arbítrio não estaria sendo colocado em xeque? Pois, uma vez que é impossível para o homem se arrepender, como o homem pode ser verdadeiramente livre?
Essa distinção entre eleitos e crentes não ficou clara.
Se os eleitos são aqueles que Deus viu que não cairiam, e os crentes aqueles que fraquejariam na fé, qual a real importância da advertência?
Pois, para os eleitos, o cair seria hipotético porque Deus sabe que eles não vão cair, e para os crentes, o cair seria inevitável pois Deus sabe que eles vão cair.
Eleito pela presciência, o eleito pode cair, mas ele n vai cair, não pq foi predestinado a n cair, mas pq ele pela graça de Deus perseverará e por Deus saber disso, o elegeu, ja o crente não eleito é aquele que recebeu a salvação, mas não perseverará e apostatará da fé trazendo sobre si a condenação e Deus por saber disso não o elegeu, no arminianismo a causa da eleição é a fé e perseverança prevista por Deus.
Concordo, nessas horas fazem vista grossa para as citações que indica a Soberania de Deus faladas por Cristo
Bem colocado. Se Deus viu que os eleitos não cairiam então não existe perda de salvação.
@@eliasferreira3884 errado.
@@Danilo_Dalavega Se Deus sabe quem são os eleitos como ele pode ser surpreendido com perda de salvação?
Passando Jesus por cidades e aldeias ensinando é caminhando para Jerusalém. E alguém lhe perguntou :Senhor, são poucos os que são salvos ??? Respondeu Jesus::: Leiam se quiser
A bíblia e a única que fala no mundo, fora isso é achismo, é óbvio que tem contradições na bíblia, erros até gravíssimo, mais quem conhece Deus vai reconhecer quem ele é, se sóis meus me reconheceram por minha voz, não existe eleitos, essa parábola é clara não existe salvos , , apocalipse 20:12 o apóstolo fala mais sobre , essa salvação que vc tanto fala e do povo de Noé, onde Jesus Cristo pregou na morte tem na bíblia e só lê a bíblia , é os que lá aceitaram foram ressucitado com Jesus Cristo , tá na bíblia também , Abel foi ressucitado nessa ocasião , só pra quem chá que Abel ainda está morto né, uma contradição da Bíblia é que Lázaro ressucitou é mais um menino que a bíblia relata que foi ressucitado , não tem como isso ser verdade, Jesus Cristo não tinha pagado o preço pra morte ainda , os mortos ressucitaram quando Jesus ressuscitou , essa salvação da graça do somente crêr será salvo , foi dados a eles ao povo de Noé , enfim . Boa sorte
Vídeo
A visão arminiana coloca outro pecado imperdoável além do pecado contra o Espírito Santo .
Foi um bom ensino, mas não concordo principalmente com os exemplos, sei que ele quis ser mais fácil de compreender, porém sobre o exemplo da placa, se eu olho uma placa que diz 60 e vou a 80 está errado lógico que sim, porém essa placa não foi escrita por Deus, as advertências da Bíblia não e um regra humana e sim do Deus vivo, e seu servo escolhido vai sim fazer o máximo para não andar "acima de 60" e caso passe desta velocidade, nada impede do eleito em Cristo, olhar para advertências e dizer, bora voltar a andar a "60" pq foi Deus que advertiu.
Essa fala do minuto 47:40 é mto estranha e eu até poderia chamá-la de herética,.. Tanto pelo lado da lógica natural quando da teologia bíblica, como um camarada justificado por seus lavado santificado pelo sangue de Cristo e nascido de novo pela obra regeneradora do ES pode dizer não " a Cristo? Isso beira a loucura pelo simples fato de transformar a obra de Cristo uma obra com falhas certo? , já que a eficácia da sua morte e sangue que foi aplicada a pessoa não ser suficiente a ponto de fazer a pessoa dizer não e abandonar, logo Cristo morreu em vão por ela e no fim ela teve o poder dr abandonar seu Senhor, logo tbem poderia dizer que ela poderia ter poder pra aceitá-lo pela sua própria capacidade? Me é estranho o fato de que nessa perspectiva do pastor o homem não pode crer por si só porque carece da graça, mas pra dizer não q Cristo e negar sua obra e pessoa ele pode fazer em si baseado em si msm e na sua escolha? Incoerente
Não é a obra de Cristo que tem falhas. O erro é feito pela pessoa. A obra de Cristo é perfeita. O problema é achar que é tudo mecânico. Não é. Envolve a pessoa. Se a pessoa resolver deixar a fé, a culpa é dela.
@@christianchannel8425 claro que envolve a pessoa, mas no sentido dela msm.. A graça de Deus atua de tal forma na alma do homem que a única resposta que ele tem a Deus é uma resposta positiva, dizer que o cara pode simplesmente dizer não fere a obra de Cristo, pois isso faria com que o homem que recebeu a eficácia dessa obra pudesse negá-la, logo ela não seria perfeita.. Não é a obra de Cristo + o homem, e sim somente a obra de Cristo que atua no homem e o transforma por inteiro, basta olhar a conversão de Paulo.. Dizer que o homem pode dizer não e ao msm tempo isso não ferir a eficácia da obra da salvação é anti bíblico, além de dar ao homem um poder e escolha que ele não tem, a menos que ele não seja salvo e seu arbítrio esteja preso ao pecado, logo ele só irá desejar a morte e o inferno como todos nós um dia
@@victorhenriquedelimaguzzo6610 Cara, é necessário sim a resposta positiva humana. Nós só obtemos os benefícios da obra de Cristo através do arrependimento e da fé. Mas as Escrituras nos mostram claramente que é possível resistir a ação do Espírito Santo. Não não estamos glorificados após a conversão. Ainda somos sujeitos ao pecado. É um processo. Na verdade, na conversão passamos a ter as duas naturezas. Ou cedemos os desejos carnais, ou seguimos a orientação do Espírito.
@@christianchannel8425 é possível resistir até certo ponto, no sentido de recusar a ouvir, desobedecer, continuar seguindo nosso caminho de pecado e incredulidade.. Paulo não foi assim? Antes da conversão? Eu e vc quando ouvíamos o evangelho, vimos a revelação se Deus pela criação, mas msm assim não demos ouvidos, até que Deus bateu o martelo e veio até nós de modo irresistível, podemos resistir até onde Deus permiti, mas no tempo determinado, é como Paulo diz: mas quando aprouve a Deus revelar seu filho em mim.. " quando é da aprovação de Deus, não há nada que possa ser feito por nós
@@victorhenriquedelimaguzzo6610 o próprio Paulo cita que existia a possibilidade de reprovação do mesmo, na epístola aos Coríntios.
Muito estranha a diferenciação entre eleitos e crentes na visão arminiana. No fim das contas somente os eleitos são realmente salvos, portanto é a visão calvinista. Sobre esta questão , nada melhor do que a parábola do semeador, onde fica claro que somente os eleitos (a boa terra) são os realmente salvos
Acredito que qua do ele diz eleito, é pelo fato da onisciência de Deus, sobre já saber de tudo. Mas é como ele disse "Deus previu a perseverança no corações de um grupo de pessoas", o que muda é a definição de perseverança, que no arminianismo é uma coisa que lutamos todos os dias. Perseverar até o fim é uma escolha nossa.
É no que eu creio. :)
Quero morar numa ilha do oceano Pacífico. Deus segura na minha mão!
Agora complicou em, crentes verdadeiros más não eleitos xiiiiii
Muito mais coerente! Crer na linha calvinista pessoalmente é quase sobrenatural ou supra humano rsrs.
Descobri que Arminius era Calvinista/Agostiniano 😂😂😂
Um verdadeiro malabarismo para defender o arminianismo,teve até cambalhota!
Que doidera esse negócio de crente e eleito. Não faz nenhum sentido.
Na visão arminiana clássica, os eleitos são aqueles que Deus previu que não cairiam.
Não é que ele irresistivelmente os tenha feito não cair. Por isso, esses que caíram de fato estariam salvos, se não tivessem caído. São crentes verdadeiros, o que os difere não é predestinação nem graça irresistível.
Particularmente, eu como arminiano prefiro entender a eleição como Corporativa. Cristo é o eleito. Essa é uma proposta diferente da do professor.
Essa proposta do professor é muito estranha. A pessoa é um verdadeiro salvo, mas não é eleito. Um estranho no ninho rsrsrs.
@@rafaelguzzo1049 Confuso
Eu entendo a visão dele.
tem muita gente nas igrejas que nunca foram regenerados, são crente de nome, apenas freguentam (congregam) denominação.
Excelente!
Excelente!