FACULDADE DE DIREITO AJUDA EM CONCURSO PÚBLICO? FALEI A VERDADE

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 27 янв 2025

Комментарии • 330

  • @itsbeon
    @itsbeon 2 года назад +195

    Do ponto de vista de quem se formou em Direito eu posso dizer que sim, a faculdade me ajudou. Querendo ou não, o serviço público é regido por leis, e o conhecimento jurídico te faz até ter uma maior noção do que você tá fazendo e do que você tá estudando. Isso ajuda na compreensão. Mas nao acho que é um diferencial na prova, afinal, passa quem acerta mais questões. Mas na compreensão dos assuntos, e até mesmo no exercício do trabalho é algo que ajuda sim. De toda forma, nao recomendo ninguém a fazer Direito a nao ser que você queira carreira jurídica ou já tenha familiar que trabalha na área. Os concursos estão muito concorridos, se você não quer área jurídica, então faça uma outra formação que te dê mais chances de conseguir um emprego e fique estudando pra concurso, afinal, a vida é imprevisível. Se você quer advogar e nao tem nenhum contato na área, é bom lembrar que a advocacia está super saturada e os salários estão cada vez mais baixos, além do que advogado não tem direito trabalhista nem nada. A época de Direito ser um curso que dava muito dinheiro já passou.

    • @kal-el6950
      @kal-el6950 Год назад +3

      Só esqueceu de falar que EXCETUANDO uns poucos concursos vide DELEGADO por EX, a maioria dos concursos, outras graduações também já permitem uma pessoa concorrer as vagas e pra quem não é da área d DIREITO basta iniciar os estudos, via livros ou cursos e/ou ambos.

    • @itsbeon
      @itsbeon Год назад +3

      @@kal-el6950 eu falei exatamente isso kkkk

    • @kal-el6950
      @kal-el6950 Год назад

      É que eu so li as 3 primeiras linhas de seu comentário rs@@itsbeon

  • @WandoBelffidaCosta
    @WandoBelffidaCosta 2 года назад +136

    Sou formado em contabilidade e fiz direito depois, quando conclui o direito, vi que isso é uma verdade, se no lugar de passar 5 anos estudando para direito eu estivesse me dedicado ao concurso, hoje estaria em condições de concorrer a concursos tops. Isso não significa que foi tempo perdido.

    • @umjogadorcomumprotanki
      @umjogadorcomumprotanki 2 года назад

      Mas vc já tinha graduação né?

    • @rosynicejesus4553
      @rosynicejesus4553 2 года назад

      Concordo plenamente com vc .

    • @WandoBelffidaCosta
      @WandoBelffidaCosta 2 года назад +2

      @@umjogadorcomumprotanki Sim, graduação e mestrado.

    • @almeida1213
      @almeida1213 2 года назад +1

      Se estudar para Auditor fiscal, pode passar. E eu acredito que seja muito mais fácil compreender todos os assuntos. Eu estou me formando em Direito e pensando em fazer contabilidade kkkkkkkk. Você acha que essas duas graduações valem a pena? Eu acho que podem ser conhecimentos que se complementam...

    • @WandoBelffidaCosta
      @WandoBelffidaCosta 2 года назад +5

      @@almeida1213 Eu como Mestre em contabilidade que me formei em Direito, tenho uma visão muito mais aprofundada em Contabilidade do que em Direito, por isso eu prefiro a Contabilidade, então eu tenho esse viés, mas, voltando a sua pergunta e compartilha a experiência de uma nova graduação, você terá professores que sabem menos que você e se aprofundará em assuntos que não vai agregar para concurso. Se você tiver paciência e disponibilidade, vai fundo. Se não, segue a regra de Pareto.

  • @phcarrano
    @phcarrano 2 года назад +93

    Faculdade de direito não te ajuda para OAB, não te ajuda para concursos... não ajuda nem a advogar! Vc sai da faculdade de direito e não sabe nem de que lado sentar em uma mesa de audiência! E convenhamos que, para concurso, o que reprova são as básicas que ninguém estudou direito no ensino médio! Enfim, se sua ideia é concurso de área jurídica, precisa fazer para prestar esses concursos... se sua ideia de concurso não precisa de bacharelado em direito, faz um tecnólogo e vai prestar concurso!

    • @douglasfarias4945
      @douglasfarias4945 2 года назад +6

      Tem que fazer estágio e assistir audiência nas Varas e Tribunais. Melhor forma de aprender Processo Civil, por exemplo, ou redigir peças processuais é redigindo peças processuais e trabalhar com processos.

    • @estudanteaprendiz7025
      @estudanteaprendiz7025 2 года назад +6

      Pior que é verdade. Se o sujeito levar a faculdade de direito em "banho maria" e sem um direcionamento, vai sair de lá sem nem saber em que lado da mesa se senta kkkkk.
      Faculdade de Direito não é integral justamente por isso: quando não se está na faculdade, tem que estar devorando doutrinas, leis e estar fazendo um planejamento sobre o que se quer da vida.

    • @phcarrano
      @phcarrano 2 года назад +4

      @@douglasfarias4945 assistir audiências é obrigatório! E eu aprendi muito pouco com isso. Tem que saber muito de processo e direitos para entender o que é feito lá, quando se está observando, e a grande maioria dos juízes estão mais preocupados em criar obstáculo para que os estudantes não possam assistir as audiências obrigatórias do que em ajudar! Posso contar nos dedos quantos juízes vi que deixam um estudante entrar na sala de audiências e assinam a ata no final sem criar nenhum caso! Aqui na minha cidade, os promotores, principalmente nos juizados especiais, são os que mais ajudavam nesse sentido, pois muitas vezes o juiz se recusava a assinar e o promotor assinava por ele!
      A melhor forma de aprender processo civil é quando começar a advogar hahaha. Ninguém esquece o "cagaço" do primeiro recurso!

    • @DJ-su3xl
      @DJ-su3xl 2 года назад

      Falou tudo mano.

    • @juceli_santos
      @juceli_santos 2 года назад

      Concordo!

  •  2 года назад +48

    Cada coisa tem sua finalidade. Estuda para concurso é estudar para fazer prova e a faculdade de direito é feita para atuar na aera. Fiz faculdade de matemática e nem por isso deixo de estudar matemática quando ela vem nos meus editais, pois na faculdade aprendi a lecionar e não a resolver provas.

    • @Anne55014
      @Anne55014 Год назад

      Ue então a faculdade de matemática não te ajuda a passar em concurso público, assim nem de nível médio?🤔

    • @F3LP3SP
      @F3LP3SP Год назад

      Só farei direito por causa dos concursos mais relevantes. Não pretendo atuar na área.

    •  Год назад

      não porque estudei muita matemática, porem nada de direito e outras materias que caem em nivel medio @@Anne55014

  • @JackHerer-e4n
    @JackHerer-e4n 2 года назад +35

    Teu conselho é o que eu digo para todos hoje em dia, se eu tivesse um conselho para dar, inclusive eu gostaria de ter recebido este conselho, já no ensino médio comece a estudar para concurso ou em vez de fazer cursinho para vestibular estude para concurso, depois você paga uma faculdade, faculdade pública é bom mas não é garantia de bons empregos.

    • @fineveri
      @fineveri Год назад +7

      Tudo mudou muito, tirando a parte de TI que há demanda por profissionais, nas outras áreas está faltando espaço para o tanto de advogados, engenheiros , todo esse pessoal formado, e o mercado de trabalho não consegue absorver, antigamente ensino superior era restrito, hoje está tudo muito massificado, concordo com você, hoje ficar perdendo tempo fazendo cursinho pré vestibular é uma tremenda fria , só se justifica, se a pessoa almeja medicina, pois ainda há demanda, hoje, ser graduado em direito, engenharia, numa faculdade pública ou particular, não faz mais tanta diferença, como fazia no passado.

  • @elissonlopes5033
    @elissonlopes5033 2 года назад +53

    Eu sou bacharel em direito e o curso me ajudou sim a adentrar nos estudos pra concurso, adquiri mais facilidade em ler e interpretar textos, e tive mais incentivo de colegas da área. Já na faculdade comecei a estudar bastante pra provas de estágio, obtendo êxito em uma delas, isso me motivou a estudar pra concursos. No final da faculdade consegui a aprovação na OAB e também finalmente em um concurso que , apesar de não ser na área do Direito, pra mim já foi uma grande vitória. Mas isso vai de cada um, depende bastante da sua persistência.

    • @elidasilva6280
      @elidasilva6280 2 года назад +4

      Você fez faculdade de Direito, foi aprovado na OAB.
      Aprovado em um concurso, mas o concurso que você prestou não é da área do Direito
      😭

    • @elidasilva6280
      @elidasilva6280 2 года назад

      @Hugo de Freitas

    • @itsbeon
      @itsbeon 2 года назад +7

      @@elidasilva6280 acho que ele quis dizer que nao é específico pra quem tem curso de Direito. Pode ser um cargo geral, tipo analista administrativo, ou algo assim. Mesmo que não exija a formação, tê-la faz toda a diferença. Serviço público é lei pura, você tem que lidar com lei o tempo todo. Mesmo que você não atue especificamente numa carreira jurídica, ainda assim ter a formação em Direito vai te dar um ótimo conhecimento pra exercer qualquer função pública.

    • @estudanteaprendiz7025
      @estudanteaprendiz7025 2 года назад +9

      Mesmo caso que o meu kkkk. Tô na Prefeitura ocupando cargo administrativo de nível médio e a galera ali não entende, eles devem achar que sou "acomodado" ou que "penso pequeno". A galera mais antiga não entende o que é concurso escada e acha que todo advogado é rico. Se eu mostrar as propostas que recebia pelo migalhas, acho que eles vão achar que é montagem ou vão me julgar como "advogado ruim"...

    • @aimtrainerfpslong3225
      @aimtrainerfpslong3225 2 года назад

      Elisson, tire-me uma dúvida, por gentileza, você acha que é melhor focar na faculdade e prestar oab e só depois estudar para concurso?

  • @anacarolinadaconceicaogonc7306
    @anacarolinadaconceicaogonc7306 2 года назад +75

    Conheço algumas pessoas que, ao longo da faculdade de Direito, estudaram já focando em concursos. Ou seja, 5 anos estudando direcionado. O resultado disso é que em menos de 3 anos todos já tinham passado nos concursos que queriam, e com menos de 30 anos. Me arrependo de não ter feito o mesmo. Apesar de estudar muito, não estudei nos moldes de concurso. E depois que a gente vem pra vida profissional, conciliar tudo é bem mais difícil. Então, esse seria meu conselho pra quem está na faculdade e almeja um concurso: comecem a estudar já, direcionado pra o concurso desejado. É bem mais fácil abrir mão de algumas coisas durante a graduação e unir o útil ao agradável.

    • @kal-el6950
      @kal-el6950 Год назад +1

      MAS qualquer pessoa que tenha graduação em qualquer área também pode estudar direito sozinhas com livros ou cursos e passar na esmagadora maioria dos cargos, SÓ excetuando-se os como por EX delegado, mas podem fazer pra auditor, E TRIBUNAIS em outros cargos e ganhando salários altos.

    • @ksk1460
      @ksk1460 Год назад

      Esse relato é genial ! 😉👍👍

    • @fineveri
      @fineveri 3 месяца назад +1

      Sem contar, que os professores não dão nenhum norte para o estudo de concursos públicos, só passam a teoria, e não fazem uma resolução de exercícios durante as aulas, você só faz resolução de exercícios na hora da prova, e esses exercícios são bem diferentes dos que as bancas cobram nos concursos públicos.

  • @Victor.Almada
    @Victor.Almada 2 года назад +208

    Acho que se a pessoa levar a faculdade a sério,com certeza pode ajudar, o problema é que muita gente só faz pelo diploma

    • @almeida1213
      @almeida1213 2 года назад +10

      Com certeza. COM ABSOLUTA CERTEZA.

    • @nilsonpj347
      @nilsonpj347 2 года назад +12

      A grade de Direito é quase infinita.
      Antigamente eram 5 matérias.
      Depois passou para 7. Depois 9. Logo depois para 11. Depois para 15. E no momento são 18 e logo será 21.
      Enfim, o que aprende no curso é o básico do básico.
      Seria necessário 10 anos de curso para absorver 40% do curso...

    • @cacheadasonhadora1303
      @cacheadasonhadora1303 2 года назад +1

      @@nilsonpj347 21 disciplinas em um semestre, passada 😱😱😱

    • @douglasfarias4945
      @douglasfarias4945 2 года назад +7

      @@nilsonpj347 Tu estuda o básico de tudo (Penal, Civil, Administrativo, Empresarial, Ambiental, etc.) e depois foca no que quer.

    • @nilsonpj347
      @nilsonpj347 2 года назад +1

      @@cacheadasonhadora1303 Curso inteiro..

  • @tanakaojj
    @tanakaojj 2 года назад +44

    Sou advogado e formado em direito, e digo que pode te ajudar sim, seja pelo peso das matérias aprendidas no curso e também pela mentalidade de 90% dos que entram pensando em concurso, diferente de outras graduações que nem sabem o que é isso, mas não é o diferencial. O diferencial é adquirir uma disciplina diária de estudos. Se a pessoa quer concurso e ainda n tem ensino superior eu recomendo. Mas se já tiver é total perda de tempo.

    • @estudantefocada1063
      @estudantefocada1063 Год назад +2

      Isso de ser uma área q já adentra sabendo as possibilidades do mundo dos concursos é vdd msm. O povo das outras áreas (incluindo eu) realmente nem imaginava a existência do mundo dos concursos.

    • @estudantefocada1063
      @estudantefocada1063 Год назад +2

      O certo era ensinar Constitucional nas escolas e mostrar a possibilidade dos concursos aos alunos. Assim já ficariam sabendo sobre esse universo desde logo.

    • @kal-el6950
      @kal-el6950 Год назад

      ACONTECE que qualquer outra gaduação te da a mesma possibilidade de passar em concursos vide AUDITOR, e Tribunais, OK, alguns cargos vide DELEGADO e as específicar pra o DIREITO outras graduações não vão permitir, CONTUDO O LEQUE de possibilidades é praticamente o mesmo pra quem é formado em qualquer coisa com diploma reconhecido pelo MEC. ESTUDAR DIREITO basta a pessoa começar a comprar os livros e fazer cursos que ele poderá dominar os assuntos e passar. @@estudantefocada1063

    • @fineveri
      @fineveri Месяц назад

      Qualquer rede social fala de concursos públicos, sem esse papo furado que ninguém sabe a carreira pública, o que mais se debate são as regalias dos funcionários públicos do Poder Judiciário.

  • @patriciamd2560
    @patriciamd2560 2 года назад +176

    O nível que as provas de concurso estão vindo, eu diria que estudar para concurso ajuda no curso de Direito...rsrsrsrsrs

  • @evealvees
    @evealvees 2 года назад +42

    Sou advogada e posso afirmar que o curso só ajuda a ampliar as carreiras jurídicas. Me formei na Estácio e ela não me preparou nem para concurso e muito menos para a advocacia. Se hoje sai da faculdade e atuo de forma autônoma é pq fiz muitos estágios, mas não vale a pena e o desgaste do curso de Direito se seu sonho não é ser Juiz, Defensor, Delegado e afins. Exemplo: estou estudando tudo do zero de novo, e obviamente eu ser formada já fica mais tranquilo, mas quando faço questões de banca eu tomo na cabeça da mesma maneira que uma pessoa de ensino médio. E sobre a questão de levar a faculdade a sério é o que eu falo, o curso vai te auxiliar mas não tem garante uma aprovação logo de cara.

    • @gabrielreis2727
      @gabrielreis2727 Год назад

      O que achou do ensino da Estácio?

    • @F3LP3SP
      @F3LP3SP Год назад +1

      ​@@gabrielreis2727 Estácio é pior do que agiota. Só querem sua grana. Não se importam com o seu aprendizado. Pagou? Formou. É só esperar o tempo passar.

    • @gabrielreis2727
      @gabrielreis2727 Год назад

      @@F3LP3SP tenso em
      O ensino de direito por lá é tão precário como a grade indica?

    • @F3LP3SP
      @F3LP3SP Год назад +1

      @@gabrielreis2727 É precário, sim. Não crie expectativas quanto à qualidade do ensino. Se você quiser verdadeiramente aprender, terá que aprofundar o conhecimento por conta própria, de forma autodidata. Antes de tudo, é importante avaliar o seu caso concreto, as suas circunstâncias atuais. Se está passando por dificuldades financeiras, aconselho que opte por um curso tecnológico, eles têm duração de 2 anos em média, e estude para um concurso mais fácil para te aliviar. Se a sua situação está boa e você quer atuar na ou prestar concurso para a área jurídica, terá obrigatoriamente que cursar. No meu caso, como eu já sou concursado e tenho certa estabilidade financeira, optei pelo direito somente para ampliar minhas possibilidades de concurso (juiz, promotor, delegado).

  • @fabiowolv
    @fabiowolv 2 года назад +15

    Antes de me formar em Contabilidade e passar para Analista no TRT, eu sempre achei que perdi tempo fazendo Ciências Sociais na Unicamp. Às vezes ainda acho isso. Mas no fim das contas as várias horas que eu gastei em aula de Pensamento Político Liberal e Economia heterodoxa por lá me deram um passo à frente no tema da redação que me deixou em segundo lugar no certame.. Tudo isso pra dizer q vcs devem procurar terminar o que estão fazendo na maioria das vezes, pois os resultados podem demorar mais do que parece, mas com determinação, acabam chegando.. (não custe o que custar, ok? cada caso é um caso) Força pra todos!

  • @nestor777
    @nestor777 2 года назад +20

    De nada vale a faculdade de direito se a pessoa não tiver o hábito de estudar todos os dias, ainda que poucas horas por dia.

  • @danielborges4263
    @danielborges4263 2 года назад +17

    Uns dos medos das pessoas é o desemprego ou ficar desempregado, principalmente de quem mora no Brasil, que ficar desempregado é normal. Sou formado em ciências sociais e sem perspectiva de emprego, mas amo ciências sociais. Atualmente estou trabalhando como operador de máquinas, porque os boletos vem e não querem saber se vc é formado ou não. Estou estudando para concurso.

  • @alemdobviochannel
    @alemdobviochannel 2 года назад +7

    Sou Bacharel em odontologia e não me identifiquei na carreira. Anteriormente já tinha feito vestibular para direito 2x, sem êxito, então fui para área da saúde mesmo não me identificando, só para " não ficar parada". Na época não pensava em concursos, mas hoje almejo a carreira de Delegada! Meu pai é Sargento da PMPE e sempre me incentivou quanto à isso, e então tive a oportunidade de entrar no curso de Direito como segunda graduação, já focada no que eu quero, que é ser DELTA. Não entrei no curso pensando que o curso me prepararia, porque sei que não vai, porém vai me habilitar para o que eu quero. Sigo nos estudos.

  • @nacristina5001
    @nacristina5001 2 года назад +6

    Verdades estão sendo ditas neste vídeo, eu sou formada em Direito há 6 anos, estou trabalhando na área? Não, passei em um concurso municipal na área da saúde que exige nível médio ( cargo de cuidadora), e nao pretendo cargos jurídicos, sou apaixonada pela carreira policial, investigar crimes no qual exige nível superior em qualquer área ( estado de SP).
    Mas eu nao me arrependo de ter feito Direito, me deu uma maturidade que com certeza outro curso não daria.

  • @vitoriaviotto2203
    @vitoriaviotto2203 2 года назад +22

    Sou bacharel em direito, fiz voltada pra concurso nível medio, no meio da faculdade vi que me dedicar à faculdade e ao estudo dos concursos PRA MIM não deu pra conciliar. A faculdade ajuda a ter uma certa compreensão das leis mas pra passar em concurso tem que sentar a bunda na cadeira e estudar focado no edital. Respeito quem acha que ajuda mas no meu caso atrapalhou e meio que desencantei do direito e até dos concursos, essa foi minha experiência.

    • @fineveri
      @fineveri 3 месяца назад +1

      Sem contar, que os professores não dão nenhum norte para o estudo de concursos públicos, só passam a teoria, e não fazem uma resolução de exercícios durante as aulas, você só faz resolução de exercícios na hora da prova, e esses exercícios são bem diferentes dos que as bancas cobram nos concursos públicos.

  • @arinataoliv
    @arinataoliv 2 года назад +11

    eu não sou desempregada, sou estudante, estou fazendo pós! kkkkkkk Sou formada em direito e concordo 100%, só faça faculdade se realmente pretender um concurso de área jurídica, porque se seu objetivo for conseguir um emprego, as matérias de direito que caem nos concursos dá sim para estudar e aprender sozinho sem nenhuma faculdade, através de vídeo aulas e livros. Compensa mais comprar um cursinho específico só para aquela matéria, por exemplo, se cai direito constitucional no concurso que você pretende, compre um cursinho só de Direito Constitucional. Falo por experiência própria. Pra mim valeu muito a pena fazer porque meu objetivo realmente sempre foi um concurso da área jurídica, e ser bacharelado em direito é uma exigência. Além disso, a faculdade abre portas também para outras opções de trabalho na área jurídica além de concurso.

  • @rafaellarodrigues9263
    @rafaellarodrigues9263 2 года назад +31

    Essa questão de fazer uma segunda graduação para não encarar o desemprego aconteceu comigo. Agora que terminei, pensei no mestrado (já que tem a chance remota de bolsa), mas coloquei a cabeça no lugar e vou manter o foco em concursos.

    • @marcuspaulo7267
      @marcuspaulo7267 4 месяца назад +1

      Mestrado hoje é perda de tempo. A não ser que queira muito ser professor

  • @rommelgoldmann7955
    @rommelgoldmann7955 2 года назад +67

    A única universidade que vale a pena no Brasil que já garante sua estabilidade financeira após a formatura e MEDICINA

    • @WilliamSosaJR
      @WilliamSosaJR 2 года назад +11

      Putz, mas ficar estudando 7 anos igual um psicopata é foda

    • @lilianferreirsilva6238
      @lilianferreirsilva6238 Год назад +1

      ​@@WilliamSosaJR vdd! Kkkkkk

    • @user-pz6jh
      @user-pz6jh Год назад +12

      ​@@WilliamSosaJR vc quis dizer 14 anos ne? Pq é 7 pra passar na universidade e outros 7 se formando kkkkk

    • @WilliamSosaJR
      @WilliamSosaJR Год назад +3

      @@user-pz6jh se loko, eu achava que era 7 pra depois atuar, medicina é só no amor mesmo

    • @fineveri
      @fineveri Год назад +5

      Você não viu nada, quem é formado em direito, faz o 5 anos de graduação, faz estágio, o ingresso para os órgãos públicos é via concurso público, a pessoa se forma , advoga , e ainda continua estudando para concursos públicos, fora as especializações, e ainda corre o risco de não ter sucesso financeiramente, sem contar, que precisa ser aprovada na OAB , a pessoa que faz medicina, só com o diploma, a pessoa já consegue emprego, faz especialização, por vontade própria, e não simplesmente por necessidade.

  • @forrodaroca
    @forrodaroca 2 года назад +5

    Vejo que somos muitos vendo os seus vídeos e seguindo o seu canal na esperança de passar em um concurso e realizar o tão sonhado cargo público, estamos na luta em busca do melhor

  • @daianyalves5382
    @daianyalves5382 2 года назад +10

    Concurso é treino, assim como qualquer outra prova.
    Já a faculdade de direito, assim como qualquer outra faculdade, te ajuda a desenvolver como ser humano, além de melhorar muito a sua compreensão na hora de estudar, isso sem dúvidas.
    E com relação a prova da OAB, não é uma prova fácil e não digo isso só com relação a estudos, é uma prova extremamente psicológica, você tem que estar bem consigo mesmo e ter uma confiança absurda em si mesmo!

    • @Carlos-d7c
      @Carlos-d7c 4 месяца назад

      @@daianyalves5382 50% dos universitários são analfabetos

  • @shiraco50
    @shiraco50 2 года назад +11

    Não concordo muito com sua opinião. Com certeza não é a melhor escolha vc entrar numa faculdade de direito pensando apenas em se aperfeiçoar nas disciplinas da área quando vc pode dedicar seu tempo para focar em um concurso específico. Agora, não dá pra ignorar que quem já cursou ou cursa a faculdade de direito está em clara vantagem. Enquanto o concurseiro sem graduação em direito está decorando a lei seca e fazendo milhares de questões pra ter chance em um concurso, alguém que é bacharel em Direito e fez a faculdade de forma digna entende os fundamentos da disciplina e, muitas vezes, não precisa nem ter lido a lei seca para acertar boa parte das questões.
    Não estou dizendo que basta fazer uma graduação em direito pra passar em concursos, mas que, no geral, há uma vantagem clara. É aquela velha história do enquanto alguns estão indo, outros estão voltando.

    • @magnolinharesreis6213
      @magnolinharesreis6213 2 года назад +4

      Ajuda porque vc perde o medo de alguma matéria de direito, já é uma vantagem e isso importa. Muitas matéria eu nem vejo teoria e já parto para as questões e tiro mais de 80% das questões. Então já saio na frente das pessoas que vão ter que ler o conteúdo todo. Qualquer ajuda já é muito em concurso. Mas não garante vaga, tem que se dedicar igual.

    • @shiraco50
      @shiraco50 2 года назад +1

      @@magnolinharesreis6213 com certeza. Faculdade não garante vaga a ninguém.

  • @orelator6726
    @orelator6726 2 года назад +36

    Só não ajuda se você for um tapado, pq os mesmos assuntos dos concursos estão na faculdade. Direito penal, parte geral e parte especifica, constitucional, adm etc. Claro, por si só não faz milagre, mas dizer que não ajuda é mentira. Fazer ou não fazer? depende, se o foco for só concursos, não faça. Se quiser seguir carreira jurídica, faça.

    • @matheus73210
      @matheus73210 2 года назад +8

      Sim, mas na faculdade se estuda doutrina e busca entender o direito. Em prova de concurso, a matéria é cobrada de forma diferente. Quem se interessava por penal na faculdade, concordo que aproveita muito. Mas pensa que o cara estuda umas 12 áreas de direito diferente. Direito Administrativo, por exemplo, se o cara não estuda pra concurso isso vai sair na urina em menos de um semestre. O que eu acho interessante em fazer direito e concurso é que a matéria é aproveitável, o estudo é aproveitável. Se o cara estuda valendo pra concurso, quando chegar na cadeira de Dir. Administrativo ele pode dormir em aula que ainda passa (tirando aqueles rolês doutrinários de história do Dir. Adm., outras espécies de responsabilidade extracontratual que o Brasil não adota, etc).

    • @fredozm
      @fredozm 2 года назад +7

      Cara, eu fiz direito, posso te falar? Isso que você disse é uma meia verdade.
      Sim, a parte geral e um pouco da parte específica caem para concursos, mas a parte da legislação extravagante é o que realmente é cobrado em concursos! Maria da Penha, violência doméstica, crimes contra a adm pública, crimes contra a fé pública, improbidade administrativa, direito administrativo sancionador, tráfico de drogas, execuções penais, isso tudo.....90% disso nem é abordado como deveria ser pelos professores das faculdades de direito, a galera se forma e corre por fora pra aprender.
      Conheço vários concurseiros com quem já conversei e têm também esse consenso, então, vai por mim, que aprender Direito, "direito"? Corre por fora, faculdade fica muito no básico...

    • @estudanteaprendiz7025
      @estudanteaprendiz7025 2 года назад +6

      Fiz direito, então sou suspeito pra falar e pode ser que minha visão seja parcial.
      Mas acho que a faculdade só serve mais pra você ter uma noção geral mesmo. Porque se o cara levar a facul em banho maria (como 90% faz e eu me incluo), vai sair da faculdade só com a oab na mão e sem saber o que fazer depois.
      A faculdade de direito consome muito do aluno: tem que ler muito e de tudo, tem matérias que só por Deus, vários trabalhos inúteis, aulas chatas e monótonas com slides. Aí o sujeito ainda fica em um estágio em um TRT da vida durante 2 anos por puro comodismo, onde uns 2 ou 3 meses já seriam suficientes pro cara extrair tudo dali. Ou então fica num escritório de advocacia e não tem tempo nem pra tomar água... E aí no último ano ainda tem que fazer o TCC e estudar pra OAB.
      Por isso que sempre digo pra galera que tá começando no direito: faça um planejamento desde o começo da faculdade e aproveite para ler as benditas doutrinas clássicas da vida. Claro que um calouro jamais vai ter a visão de alguém formado, porém, é importante tentar se planejar, se não vai ficar se matando igual burro e não vai chegar a lugar nenhum.
      A faculdade de direito, por si só, não ajuda em nada nos concursos. A maioria perde muito tempo com coisas desimportantes e saem da facul sem ter lido uma única doutrina clássica por inteiro (eu me incluo).

    • @fredozm
      @fredozm 2 года назад +8

      @@estudanteaprendiz7025 exatamente. Só a título de exemplo: José Afonso da Silva é importantíssimo no direito constitucional e cobrado em concursos de altíssimo nível, o seu filho (que agora esqueci o nome) tem todo um trabalho contestando o trabalho, a teoria do pai...
      Cara, isso eu só fui aprender quando saí do curso, e estudei em uma instituição renomada, mas é pq se o professor fosse realmente focar no Poder Constituinte Originário e no Derivado, em todas as teorias, em tudo tudo, o mais completo possível....o curso não tinha fim.
      Constitucional só peguei nos dois primeiros semestres da faculdade. Sabe o que é o professor chegar no 10⁰ semestre e perguntar assim "qual a natureza jurídica de X" e você boiar completamente? Pois é...90% da galera boia assim....é triste, mas é a realidade dos cursos daqui, pouco debate, pouca reflexão jurídica top e mais aulas que parecem uma continuação do ensino médio....
      O resultado não pode ser outro, muita gente se forma e precisa recomeçar a estudar muitas matérias do zero.
      O curso ainda assim, com todas essas ressalvas, é bom. Você tem contato com tudo o que cai nos melhores concursos, você da um baita de um pontapé inicial na sua carreira na área pública e, se souber se relacionar com adultos (recomendo fazer o curso à noite) você consegue acesso a escritórios bons, o que, caso não cresça lá dentro, te permite juntar uma grana e abrir o seu escritório.
      Concurso publico, com todo respeito, mas é uma repetição de casquinha de banana, várias questões você acerta por entender como a banca quer te sacanear mais do que por sakar alguma logica/ desenvolver um raciocínio reflexivo muito bom, tem questões assim? Tem, mas são raras.
      Logo, pra quem tá saindo do ensino médio. Crie seus materiais ou compre excelentes, faça questão até aprender a desviar de casca de banana e estude o máximo de conteúdo possível (o examinador quer ferrar com você, parta dessa premissa e estude aquilo que você sente que podem usar para ver você cair).
      Fim, eu falo muito, desculpem-me.

    • @estudanteaprendiz7025
      @estudanteaprendiz7025 2 года назад +6

      @@fredozm Concordo com vc.
      Cara, se a vida fosse um videogame e pudesse dar um reset, provavelmente eu já sairia da faculdade aprovado em um concurso de nível médio. E aí depois era só focar em um concurso fim.
      Mas é a vida. A gente jamais vai ter a cabeça de 30 anos com 18 anos de idade...

  • @jonathacarvalho9713
    @jonathacarvalho9713 2 года назад +30

    Não é em vão que vários estudantes de Direito abandonam o curso para estudar pra concurso de nível médio.

    • @magnolinharesreis6213
      @magnolinharesreis6213 2 года назад +6

      concursos da área jurídica são muito concorridos, então muitos optam por um cargo de nível médio para usar como escada e continuar estudando para cargos de carreira.

    • @marceloassis3735
      @marceloassis3735 Год назад

      ​@@magnolinharesreis6213concorrência não é empecilho pra quem acaba sonhando em ser juiz , promotor defensor delegado não amigo, odeio essas convicções de pessoas preocupadas com concorrência.

  • @BOb-wt5nt
    @BOb-wt5nt 2 года назад +26

    Minha sobrinha está cursando Direito na Universidade Federal do RS, e ao mesmo tempo estudando para concurso, pois ela tem medo de concluir, trabalhar e não ter uma remuneração digna. Foi aprovada em 3 concursos e ainda continua estudando pra passar em outros.

  •  2 года назад +9

    Minha opinião: com certeza ajuda. Por mais que você não tenha, na faculdade, uma "filosofia concurseira", você já se acostuma com a leitura de leis e matérias básicas que sempre figuram em concursos de tribunais. Fui aprovado no último TJ-SP e lembro que no começo não entendia expressões como "trânsito em julgado", não sabia o que era uma citação, uma intimação e diversas outras coisas beeem básicas 🤣
    Outra coisa é que a faculdade de direito TENDE a ter mais pessoas que buscam ou já buscaram os concursos: professores juízes, defensores públicos e, as vezes, até colegas que vão buscar magistratura e outros concursos.

  • @WanderCPMarques
    @WanderCPMarques 2 года назад +6

    Quando comecei a estudar pra concurso (isso com a faculdade de administração em andamento 😅) pensei em fazer direito justamente por causa das matérias dentro do direito. Mas daí percebi uma coisa: se você não vai fazer concurso para a área jurídica ou que peça o curso de direito, considero dispensável uma nova graduação nessa área porque, primeiramente, o estudo para uma faculdade é muito diferente do de concurso. Segundo, a quantidade de disciplinas estudadas ao decorrer da graduação são infinitamente maiores. Então não compensa fazer uma graduação de direito só pra depois estudar noções de constitucional e administrativo que está em todas as provas. O tempo, o dinheiro gasto e energia depositada são recursos valiosos que nós deveriamos saber gerenciar.

  • @rafaelgracioso5684
    @rafaelgracioso5684 2 года назад +36

    Pra quem estuda pra concurso, sabe que a parte jurídica é a mais "simples" das matérias. Comparado a matérias de português, RLM, estatística e afins.

    • @waltermansur
      @waltermansur 2 года назад +4

      exato, são estas matérias ( matemática rlm e português ) que reprova 99% dos aprovados de direto, pois elas não existem no curso de direito !

    • @rafaelgracioso5684
      @rafaelgracioso5684 2 года назад

      @@waltermansur EXATO ! sem contar que essas matérias TEM maior número de questões!

    • @gabrielaliud6397
      @gabrielaliud6397 2 года назад

      @@rafaelgracioso5684 Em areas de tribunais? tem mais questoes que de direito? tem certeza?

    • @waltermansur
      @waltermansur 2 года назад +5

      @@rafaelgracioso5684 concordo, vai ter agora a PCSP, e Serão apenas 10 questões de direto, e 20 de informática e mais 20 de Rlm, imagina um cara que saiu de 5 anos de direito e ter que encarar teclas de atalhos, conhecer sistema operacional, hardware, software, e ter que aprender toda a parte de rlm, tabela verdade conectivos, Pa, Pg... vixi maria.. não passa nem fudend@....

    • @waltermansur
      @waltermansur 2 года назад +5

      @@rafaelgracioso5684 eu mostrei uma vez para um amigo formado em direito, as materias de T.I e RLM e ele me perguntou se seria para trabalhar em um tribunal ou em uma nave espacial ? kkkk

  • @primorenoo
    @primorenoo 2 года назад +67

    Tenho essa mesma ideia que você, sou licenciada em Letras e Direito pela UFMA (Federal do MA). Cursei primeiro Letras e depois mais 5 anos de Direito com esse pensamento de que "se eu estudar Direito vou passar". Furada. Balela. Passei em concurso, sou concursada, mas não foi a Academia que me fez passar em concurso. Na faculdade aprendemos doutrina (muito mais que lei seca, súmulas, Ojs, jurisprudência). Concurso é saber fazer prova de forma objetiva, fria e prática. Ponto final.
    Agora, que a faculdade de Direito permite que o Bacharel tenha um leque/gama maior de concursos aos quais pode concorrer, isso é verdade.

    • @manisfestationandspiritual6953
      @manisfestationandspiritual6953 2 года назад

      Qual concurso você passou?

    • @danielborges4263
      @danielborges4263 2 года назад +3

      Pelo que eu vejo nos editais, geralmente a graduação em Direito, é uns dos cursos mais pedidos para nível superior, dentro e fora dos concursos na área jurídica.

    • @fineveri
      @fineveri 2 года назад +5

      Se for pensar assim, fazer letras é o curso mais importante, porquê em todos os concursos cai português, e o mesmo raciocínio se aplica a quem faz matemática, a maioria dos concursos têm as disciplinas de direito, mas isso não significa que quem fez direito vai saber tudo o que cobram , a maioria das questões de concurso não tem relação nenhuma com o curso de direito ensinado dentro da faculdade.

    • @estudantefocada1063
      @estudantefocada1063 Год назад

      Sou de Letras tbm. Mas eu vejo dizer q quem mais passa em cargos de nível médio, como os de técnico judiciário, é o pessoal do Direito 😢

    • @estudantefocada1063
      @estudantefocada1063 Год назад +4

      ​@@fineveri faculdade de Letras não ensina a gramática dos concursos.

  • @claudiomicael6444
    @claudiomicael6444 2 года назад +16

    Não! Você vai achar que sabe tudo e vai menosprezar o estudo do "feijão com arroz", na hora da prova vc toma seu baque

    • @lucca915
      @lucca915 2 года назад +1

      Se entrar com arrogância vai levar pau mesmo.

    • @magnolinharesreis6213
      @magnolinharesreis6213 2 года назад +2

      Ajuda porque vc perde o medo de alguma matéria de direito, já é uma vantagem e isso importa. Muitas matéria eu nem vejo teoria e já parto para as questões e tiro mais de 80% das questões. Então já saio na frente das pessoas que vão ter que ler o conteúdo todo. Qualquer ajuda já é muito em concurso. Mas não garante vaga, tem que se dedicar igual.

  • @valdemarjunior10
    @valdemarjunior10 2 года назад +11

    A pessoa fica 5 anos estudando Direito e 50% não conseguem acertar a METADE das questões da OAB que cai o que vc estudou em 5 anos!! Olha que loucura!! Essa é uma bela amostra da qualidade do ensino no Brasil! Lamentável

    • @felipe_correa
      @felipe_correa Год назад

      *Simples, o cérebro humano não foi programado para memorizar grandes conteúdos a longo prazo. Por que acha que esquecemos da maioria dos conteúdos do ensino fundamental e médio? Isso é natural. Pior mesmo é a segunda fase da prova da OAB.*

  • @daniela.s5781
    @daniela.s5781 8 месяцев назад +3

    Sou advogado, passei de primeira no exame da ordem e digo com toda a certeza: A FACULDA DE DIREITO NAO DA NENHUM SUPORTE PRA OAB, QUEM DIRA PRA CONCURSO. Passei por esforço e mérito exclusivo.

  • @leonardoribeirodeandrade3070
    @leonardoribeirodeandrade3070 2 года назад +8

    Excelente comentário Hugo!! Concordo!! Ainda tem o fato de que estar formado e com OAB não significa sucesso ou riqueza!! Como diz o mestre Gustavo Brigido: direito não dá dinheiro! Quem dá dinheiro é pai e mãe! O resto você tem que trabalhar pesado!! Kkkk! É isso!!

  • @tamiresmartins8429
    @tamiresmartins8429 2 года назад +16

    A prova da OAB é muuuito puxada, a pessoa tem q se dedicar "di com força" pra poder passar. Graças a Deus passei e me livrei dessa praga kkkkkk. Fiz o curso de Direito pq, de fato, era o que eu queria e no início eu não era muito familiarizada com essa questão dos concursos, isso veio com o tempo, durante a graduação. Foi um curso suado, mas que gostei muito e sonho em conseguir passar em um concurso na área jurídica. O curso de Direito me ajuda a concorrer para 2 tipos de cargo: um que exija qualquer curso superior e outro que exige a formação em Direito, isto é, posso tentar quase tudo. A questão é: só faça Direito se realmente essa área te interessar.

    • @EfftingES
      @EfftingES 2 года назад

      Cara, me desculpa, mas OAB é ridiculamente fácil. Precisa literalmente acertar só 50% da prova e os casos práticos da etapa segunda são sempre muito simplificados.

    • @tamiresmartins8429
      @tamiresmartins8429 2 года назад

      @@EfftingES Fácil só a 1ª fase. A 2ª fase é muito puxada e cansativa, exige muita dedicação pra conseguir passar. Me esforcei muito pra conseguir passar, não foi assim tão fácil não.

    • @EfftingES
      @EfftingES 2 года назад +1

      @@tamiresmartins8429 claro, não quero desmerecer, também me esforcei bastante pra passar, mas não se compara com qualquer concurso jurídico. Exige, sim, dedicação, mas mesmo assim, pelo menos na minha opinião, é muito fácil, tanto que vemos direto por aí advogados de péssima qualidade que sequer sabem escrever ou organizar uma linha coesa de argumentos numa petição. A OAB, infelizmente, não é um filtro tão eficiente.

    • @tamiresmartins8429
      @tamiresmartins8429 2 года назад

      @@EfftingES Entendi. O seu argumento de agora me fez lembrar de algumas pessoas que conheci na faculdade que só sabiam filar e conseguiram tirar a OAB. E eu fico pensando: Caramba, eu me esforcei tanto durante a faculdade, me quebrei todinha pra passar na OAB e esse pessoal conseguiu?

    • @luziarodrigues748
      @luziarodrigues748 Год назад +1

      foi isto que pensei, ele para conseguir!

  • @mariliafelix5177
    @mariliafelix5177 2 года назад +3

    Tô saindo agr da faculdade e pra concursos no geral ela não ajuda em absolutamente nada! Pelo contrário, ainda vai te tomar bastante tempo com as atividades como a prática jurídica, TCC e tarefas no geral. Agora, se vc busca uma carreira que tem como exigência mínima o curso de direito, então além de vc cumprir um requisito, a faculdade vai te ajudar e muito, principalmente na leitura de doutrinas, até pq em 5 anos vc vai ter bastante tempo pra ler as principais.

  • @nilsonpj347
    @nilsonpj347 2 года назад +10

    A grade de Direito é quase infinita.
    Antigamente eram 5 matérias.
    Depois passou para 7. Depois 9. Logo depois para 11. Depois para 15. E no momento são 18 e logo será 21.
    Enfim, o que aprende no curso é o básico do básico.
    Seria necessário 10 anos de curso para absorver 40% do curso..

    • @wellington_ferreira88
      @wellington_ferreira88 2 года назад

      Isso aí é em qualquer curso.
      Me formei há 4 anos e a grade do meu curso ganhou quase 5 novas matérias

  • @josieletavareslamarque1527
    @josieletavareslamarque1527 2 года назад +2

    Concordo com você Hugo! Passei na oab esse ano e realmente a faculdade não vai te ensinar a fazer a prova, é lógico que lhe dá uma noção! Mas, sem estratégia e disciplina você não vai alcançar o objetivo! Agora vou iniciar os estudos para concursos. Vou comprar seu cronograma de estudos, vamos juntos. Obrigada

  • @jacksondacostabarros5019
    @jacksondacostabarros5019 2 года назад +3

    Acho que é inegável que fazer um curso de direito pode sim ajudar, já que o estudante terá contato com várias leis durante o curso. A alguns ajudará mais, a outros, menos, e isso vai depender do esforço da pessoa. Agora, entre optar por cursar direito (com o objetivo único de que isso vá te ajudar nos concursos futuramente) ou já focar no estudo pra concursos, sem dúvida a segunda opção é melhor, pois, via de regra, você conseguirá seu objetivo (aprovação) em menos do tempo do que conseguiria o diploma de direito. E na situação que o Brasil tá, quanto antes o concurseiro passar e seguir sua vida, melhor né meu povo! Obs.: Todo meu respeito aos estudantes de direito e aos concurseiros que se arriscam estudando leis sozinhos.

  • @silviagardenha3988
    @silviagardenha3988 2 года назад +2

    Hugo,meu caro,entendi sua colocação. E,pra ser sincera, concordo plenamente!!

  • @Jvmacedoo
    @Jvmacedoo 2 года назад +3

    Eu creio que ajuda sim, desde que você tenha levado um pouco a sério sua formação. Quando vou estudar para concurso lembro bastante das aulas que tive

  • @juliomoura3131
    @juliomoura3131 2 года назад +2

    As faculdades de Contabilidade e Administração servem como pré-requisito para muitas oportunidades no mercado de trabalho. Já a faculdade de Direito serve como pré-requisito para os concursos de alto escalão. Sou formado em Direito, advogar seria minha última opção (até o momento não prestei o exame da ordem), mas devido algumas reprovações em concursos, em bora eu tenha sido aprovado na objetiva tanto da PCCE como da PMCE (aquela eu não tive a redação corrigida, e esta eu reprovei no teste físico). Me encontro com dificuldades para retornar ao mercado de trabalho, e a OAB passou a ser para mim, minha prioridade em um curto período de tempo.

  • @elnercastro6179
    @elnercastro6179 2 года назад +9

    Se ''você'' for aluno barzinho, ajuda não

  • @erickwendel4110
    @erickwendel4110 Год назад +3

    na verdade foi ao contrário, foi oque eu sabia pra concursos que me ajudou na faculdade kkkk

  • @andresantos7551
    @andresantos7551 9 месяцев назад +1

    Inclusive em áreas que nao exigem direito os primeiros colocados normalmente são de engenharias, tomara que os engenheiros não abram mais a mente pra concursos!

  • @nilsonpj347
    @nilsonpj347 2 года назад +4

    Em 2020 havia 1 milhão de bacharéis que não conseguiam passar na OAB.
    A tendência é aumentar..

    • @larasilva8838
      @larasilva8838 2 года назад +1

      Por conta da péssima qualidade dos cursos oferecidos nas particulares

    • @nilsonpj347
      @nilsonpj347 2 года назад

      @@larasilva8838
      Pode ser.
      Infelizmente para quem trabalha diariamente e ainda faz faculdade a noite, fica muito difícil absorver toda matéria aplicada.
      É um salve-se quem puder!!

  • @diogomatoseu
    @diogomatoseu Год назад +1

    Excelente abordagem Hugo, essa era uma dúvida minha pois sou da área de exatas e sempre me deparo com o desafio das disciplinas de direito para concursos diversos. Esclareceu bastante as ideias, vou permanecer na pegada dos estudos focados em concurso, vlw!

  • @bruno9138
    @bruno9138 2 года назад +2

    Depende da faculdade, mas a minha por exemplo. é focado em formar juristas não so pessoas que sabem a lei e se mudar já era.
    Aqui aprovação na oab é 80%, e da pra emendar mestrado e ser professor depois

  • @JjLopes219
    @JjLopes219 Год назад +1

    Eu discordo com sua opinião, pois quem é formado em direito já vai com um base boa, sou formado na área da saúde e estou sofrendo com a base para aprender as Leis, ou seja, dá para aprender, mas demora.

  • @NagashimaChannel
    @NagashimaChannel 2 года назад +1

    Em resumo, "ajudar" ajuda sim, mas "precisar" é outra coisa. Concordo parcialmente com o que você diz.

  • @cacheadasonhadora1303
    @cacheadasonhadora1303 2 года назад +3

    Olá Hugo, tentei ao máximo me escrever em Direito agora no segundo semestre mais não consegui, me escrevi em pedagogia por ser outra opção e mais acessível, mais não desisti, quando eu puser vou fazer a faculdade de Direito, pois me apaixonei nessa era de artigos, leis etc.

  • @Dobbyconcurseiro
    @Dobbyconcurseiro Год назад +1

    Eu me formei em Direito em uma faculdade pública conceituada e sou pós-graduado. Tenho experiência e, pasmem, estou desempregado! Alguns amigos que não cursaram faculdade e seguiram por outros caminhos estão financeiramente melhores. Nem sei o que seria de mim se não tivesse a ajuda dos meus pais. A advocacia está saturada, e sigo na difícil e complicada trajetória de concursos públicos.

    • @ksk1460
      @ksk1460 Год назад

      Passe em concurso meu jovem dobby, nem que seja nível médio, mas passe ! Hoje existem vários profissionais de várias áreas desempregados, infelizmente. Também estou desempregada, pedi as contas e larguei um curso de farmácia por não ter me identificado com a área. A parada é concurso mesmo...

  • @matheusvaribeiro
    @matheusvaribeiro Год назад +1

    Ajudar a passar na prova não vai realmente, mas se vc faz o bacharel em direito, você já abre muitas portas futuramente, até por que pense, você vai passar 5 anos no mínimo em uma graduação, é melhor valer a pena, pra não precisar fazer outra depois.

  • @douglasrodrigues3445
    @douglasrodrigues3445 Год назад +1

    e como explicar o alto índice de aprovados em concursos que são bacharel ??

  • @OoNagat
    @OoNagat 2 года назад +4

    Do ponto de vista de alguém que é formado em Direito, eu posso dizer que a faculdade não prepara para nenhum concurso público. O estudo dentro da faculdade de Direito é aprofundado, cheio de teorias, doutrinas, um aprofundamento que não é necessário para estudo em concurso público. Eu costumo dizer que nas provas policiais por exemplo, que exigem nível superior, é muito mais vantagem ser formado em alguma ciência exata. As matérias de Direito cobradas nesses concursos são básicas, e você com pouco tempo de estudo consegue sair do 0 até uns 70% de acerto. Já numa matéria de estatística por exemplo, o mesmo tempo não é capaz de te deixar com 50% de acerto. Claro que estou falando aqui da regra geral, e não um ou outro que é gênio em exatas ou tem muita dificuldade em ciências humanas.
    Enfim, não acho que a faculdade de Direito possa colocar o candidato à frente de sua concorrência nesses concursos, mas é um ótimo curso para ser formado visto o grande rol de possibilidades do que você pode fazer.

  • @JP_Brown
    @JP_Brown 2 года назад +2

    Assim como nos concursos, se não estudar pra OAB, não passa nem a pau! É uma prova muito difícil também, segunda fase tem que saber sim!

  • @valeriafontel
    @valeriafontel 2 года назад +7

    Eu fiz, ajuda não!

  • @SLIPKNT0
    @SLIPKNT0 9 месяцев назад +1

    Generalizou. Direito ajuda sim nos concursos que tem matéria de direito. e outra, a faculdade não te prepara pra advogar. sugiro estude antes de formular um video como esse.

  • @lucianasilva-vn6wv
    @lucianasilva-vn6wv 2 года назад +1

    Os cargos mais tops sempre cai direito. Isso não quer dizer que obrigatoriamente o concursando precise da graduação. Dá pra estudar o que realmente é assunto de prova com um bom cursinho.

  • @marcelofrotalos
    @marcelofrotalos Год назад

    Perfeito suas palavras nobre!

  • @OGuiadosConcurseiros
    @OGuiadosConcurseiros 2 года назад +2

    😀🚀verdade Faculdade de Direito só serve para quem quer segui a Carreira Jurídica! não desmerecendo que fez ou está fazendo Faculdade de Direito que não deixa ninguém rico.

  • @elidasilva6280
    @elidasilva6280 2 года назад +1

    Ixiii!!
    Só de falar esta palavra "Direito" já mexe com ego de muitos por aí.
    Obrigado por desvendar toneladas de ilusões!

  • @thalesandreCM
    @thalesandreCM 2 года назад +2

    Estudo acadêmico é infinitamente diferente do estudo pra concursos. Sou formado em Direito e assino em baixo do relatado no vídeo.

  • @fabiobettiol457
    @fabiobettiol457 2 года назад +2

    O que ajuda e fazer cursinho específico para o concurso almejado

  • @GabrielVitor-rh6cv
    @GabrielVitor-rh6cv 2 года назад +3

    Gestão púb pode ser um atalho para concursos

  • @jeanferreira1614
    @jeanferreira1614 2 года назад +4

    Poucas faculdade no Brasil te prepara pra vida, essas uni alguma coisa menos ainda.

  • @kellenfer6081
    @kellenfer6081 2 года назад +2

    Eu aqui na dúvida querendo trancar, estou no 5°semestre do meu curso de Ciências Contábeis pra se dedicar ao concurso, sim da pra levar os dois dá, mas você não foca 100 por cento e nenhum 😥 e eu odeio ser mediana em qualquer coisa! 🥲

    • @indecifravel
      @indecifravel Год назад

      trancou?
      caso sim, o que achou ou acha da experiência?

    • @kellenfer6081
      @kellenfer6081 Год назад

      @@indecifravel não tranquei, último período acabando 😅🙏🏻

    • @indecifravel
      @indecifravel Год назад

      @@kellenfer6081
      passou em concurso?
      mas a notícia de vc já estar no fim do curso já é ótima!

  • @fernandaramosadv
    @fernandaramosadv 2 года назад +13

    ola Hugo, boa tarde, eu fiz 5 anos de Direito e me ajudou muito. Depois fiquei mais uns 10 anos estudando pra concurso e advogando e nao passei. Agora parei tem 7 anos de estudar e devo voltar. Eu quase passei pra advogado da Petrobras. Vc sabe se vai ter concurso ano que vem pra Petrobras (advogado jr). Ou eu devo estudar pra outro concurso. Pensei em estudar pra analista da DPU. Gosto muito de Defensoria. obrigada

    • @waltermansur
      @waltermansur 2 года назад +7

      eu recomendo voce escolha 1 única coisa, e estudar ate passar . ficar pulando de galho em galho, vai fazer voce demorar mais que o dobro !

    • @fernandaramosadv
      @fernandaramosadv 2 года назад +1

      @@waltermansur isso mesmo, eu ja pulei muito galho... nao fui bem com isso... mas queria saber se tera concurso para advogado da Petrobras pois quase passei... agora fico sem saber qual concurso focar... me ajudem..

    • @suziysantos9969
      @suziysantos9969 2 года назад +1

      @@fernandaramosadv segue estratégia e outros e procure por concursos+ loa 2022 e veja quais são os da loa do seu estado e município. Leia o pci concursos 1x por semana e veja os cargos que tem similaridade.
      Veja coisas da sua área em sites de concursos diversos.

    • @waltermansur
      @waltermansur 2 года назад +2

      @@fernandaramosadv e dificil sair concurso da Petrobras e fora que não existem garantias que saia para Adv, recomendo voce verificar as materias que foram cobradas no ultimo edital da Petro e escolher outro similar que consiga usar tambem, esperar um concurso dos sonhos pode ser desanimador

    • @fernandaramosadv
      @fernandaramosadv 2 года назад

      @@waltermansur entao eu achei um parecido com o da Petrobras - eu gostei muito da DPU - analista e depois defensor, o que acha

  • @suelmacamara5057
    @suelmacamara5057 2 года назад +1

    Verdade. Tem muitos professores ruins , que não sabem ensinar, na faculdade de direito. Pelo fato de ser uma pessoa formada em direito, não quer dizer que vai fechar na prova de concurso.

    • @fineveri
      @fineveri Год назад

      Ser professor numa faculdade de direito é secundário para os professores , pois a maioria dos professores são :grandes advogados, juízes, promotores , eles não estão nem aí para as grandes bancas de concursos públicos, já nos cursos preparatórios , o foco do ensino são o que as grandes bancas cobram.

  • @izzyhaynes9440
    @izzyhaynes9440 2 года назад

    MUITA LUCIDEZ em suas colocações, Hugo!!!

  • @ksk1460
    @ksk1460 Год назад

    Bom, estou pretendendo dar inicio ao curso de direito, pois eu já estou estudando por conta própria para concurso e a maioria das matérias tem haver com o dito cujo kkkk Então nada melhor do que unir o útil ao agradável. Fora que se eu refletir sobre a minha pessoal, percebo que tenho mais afinidade com o curso de Direito mesmo 😗🤓

  • @eloisa_0000
    @eloisa_0000 2 года назад

    Sempre bom ouvir você.
    Você é muito necessário Hugo. 👏

  • @kassialuana2202
    @kassialuana2202 2 года назад +1

    Vídeo bastante necessário! Parabéns

  • @zeck56
    @zeck56 2 года назад +1

    Ajuda continuar desempregado assim como a maioria dos outros cursos kkk

  • @c_hames
    @c_hames 2 года назад +1

    Bem, vai depender muito dos objetivos do candidato, já sabemos que vai ter cada vez menos oportunidades pra AJAA nos concursos públicos (pelo menos nos TRTs que é a área que eu estudo), então para os não formados em direito teria apenas as opções de TJAA. No dia a dia de uma vara a pessoa vai trabalhar com temas jurídicos queira ou não, a não ser que seja lotada na Sede onde teria a possibilidade de realmente fazer trabalhos de outra natureza para o TRT.
    Além disso os melhores concursos (os jurídicos) como você mesmo disse são para pessoas obrigatoriamente formadas em direito, sendo assim só vejo vantagens. 😎

  • @LuisBertelli.
    @LuisBertelli. 9 месяцев назад

    Quero ser magistrado ou ainda um promotor, e estou no terceiro período da faculdade(na Puc-mg).Modéstia à parte, sou o mais esforçado pois me dedico para esse sonho. Alguém do Direito teria alguma dica para direcionar meu estudo cada vez mais para esses concursos durante esse período da faculdade? São muito mais aprofundados que o Direito passado na faculdade? Já leio algumas doutrinas como do Cezar Bitecounrt, Flávio Tartuce, Pedro Lenza/Gilmar Mendes,etc.. e até que tenho um bom desempenho no qconcursos com esse estudo, agradeço as dicas glr.

  • @wallacebarrosmarins1985
    @wallacebarrosmarins1985 2 года назад +1

    Hugo, qual seria o modelo ideal para as universidades brasileiras ? Sou um pouco leigo sobre esse assunto. As instituições norte-americanas seriam um parâmetro? (apenas um exemplo)

  • @gggnnn299
    @gggnnn299 2 года назад

    Caraca Hugo, sempre tive essa dúvida... valeu pelo vídeo!

  • @evertonwilliamew7news387
    @evertonwilliamew7news387 2 года назад

    Muitoooo relevante a sua reflexão 👏🏻

  • @sineidesoaressilva6707
    @sineidesoaressilva6707 2 года назад +4

    Estou cursando Direito pq preciso do diploma para ser delegada , caso contrário, estaria cursando filosofia 😁

  • @erickgabriel7091
    @erickgabriel7091 2 года назад

    Sempre boas opiniões...vlw Hugo

  • @nilsonpj347
    @nilsonpj347 2 года назад +1

    O curso de Direito não prepara o aluno para prova da OAB.
    O nível das questões da OAB é muito superior ao conhecimento que é possível absorver na faculdade.
    Enfim, o curso de Direito tbm não prepara para concurso. O que se aprende na faculdade é muito fraguimentado.

  • @wisleytec9
    @wisleytec9 2 года назад

    Eu acho que essa crítica depende de qual faculdade vc estuda, sinceramente. Contudo, uma coisa é certa, a faculdade em sim não prepara pra concursos.

  • @cristinafreitas8346
    @cristinafreitas8346 2 года назад

    Hugo, Você é de mais 👏🏻👏🏻

  • @ianeelissandra
    @ianeelissandra 2 года назад

    Ainda não consigo ver que essa questão de que ter ensino superior esteja "mudando aos poucos", infelizmente só vejo esse requisito aumentar. Tanto é que querem exigir isso até nós concursos que hoje são de nível médio. Na cidade em que moro por exemplo tem gente exigindo nível superior pra uma vaga que nem necessita isso 😑 e o pior, na maioria desses casos eles não querem pagar nem o mínimo que é o salário e assinar a carteira.

  • @luziarodrigues748
    @luziarodrigues748 Год назад +1

    estou só na gírias, ixe, oxe, nossa senhora e vai kkkk só no espanto 😂😂😂😂

  • @Pitusha
    @Pitusha 2 года назад

    Olá, Hugo! Eu tenho uma pergunta que seria o oposto... Se a pessoa passa num concurso público, depois de aprender um monte de leis e matérias de direito, será que essa matéria toda estudada pra concurso ajuda a fazer um curso de graduação em direito? Depois de ter passado no concurso, eu digo.

  • @alexandredemoraismattar3229
    @alexandredemoraismattar3229 2 года назад

    Concordo. Porém, a quantidade de concursos na área do Direito é em maior quantidade do que em outras áreas e em relação aos concursos que exige qualquer formação.

  • @Eduardorbr1
    @Eduardorbr1 2 года назад

    Fazer graduação em Direito ajuda a passar em concurso público? Sem dúvida alguma. O estudo da faculdade basta para ser nomeado? De jeito nenhum.

  • @andremaquina8069
    @andremaquina8069 11 месяцев назад

    Vou tomar posse para escrivao , concurso de 2022, nomeação prevista para 4/ 24, farei direito, levarei a faculdade no boi Maria, focando nas matérias base pro concurso de Delta : penal, penal processual, constitucional, adm, legislação penal especial.

  • @matheusterra5736
    @matheusterra5736 2 года назад

    pergunta aleatória: onde tu compra as tuas camisetas?

  • @humanidadeemfoco4905
    @humanidadeemfoco4905 2 года назад

    Hoje fui nomeado no TJSP de 2018, somente agora em 2022, direto para min foi moleza difícil foi as básicas, foquem nas básicas.

  • @BRUNOTAVARES-s2c
    @BRUNOTAVARES-s2c 9 месяцев назад

    obrigado Hugo "!

  • @lucasluz8388
    @lucasluz8388 11 месяцев назад

    Hugo, ja sou concursado a nivel municipal, recomendaria cursar direito para expandir meu leque de concursos?

  • @LuziaErickaRodrigues-dx4rc
    @LuziaErickaRodrigues-dx4rc Год назад

    Vou começar agora pra estudar pra concurso de juíza, zueira, no meu momento em 2 período eu me jogo...

  • @magnolinharesreis6213
    @magnolinharesreis6213 2 года назад +4

    Ajuda porque vc perde o medo de alguma matéria de direito, já é uma vantagem e isso importa. Muitas matéria eu nem vejo teoria e já parto para as questões e tiro mais de 80% das questões. Então já saio na frente das pessoas que vão ter que ler o conteúdo todo. Qualquer ajuda já é muito em concurso. Mas não garante vaga, tem que se dedicar igual.

  • @kiinholima2975
    @kiinholima2975 2 года назад +4

    Também acho que nn ajuda em nada kkk

  • @andy90917
    @andy90917 2 года назад

    Direito é muito bom pra conhecimento de muitas coisas que acontecem, que entra em discussão direto, mas sequer prepara pra OAB, estudar pra OAB ajuda em concurso, mas se empenhar na faculdade de Direito não te ajuda em concurso, muita matéria complexa de uma vez só sem tempo pra aprofundar e aprender de verdade

  • @andremarinho7256
    @andremarinho7256 2 года назад

    O raciocínio é simples, só reflita: num concurso pra técnico em informática, um engenheiro ou bacharel em computação estará em vantagem em relação a um autodidata que está começando do zero?
    Quem tem mais vantagem numa prova de português e na redação? Eu e você com um ensino médio meia boca e algumas dezenas de vídeo aula e pdf's? Ou um professor de português ou formado em letras que mastigou (ou ao menos teve a oportunidade) a gramática inteira na graduação?
    Pois é, por que com direito seria diferente?
    Você não precisa de direito pra passar em vários concursos, mas se você tem interesse na área e quer juntar o útil ao agradável, pode cursar Direito. Faça um curso bem feito e direcione seu foco no edital.
    Mas se não tem interesse na graduação propriamente dita, não faça. Só vai se estressar em vão e perder tempo, pois só uns 30% da malha curricular do curso é frequente nos concursos. O resto é voltado pra quem advoga ou quem quer ser juiz, promotor, procurador, defensor e etc. Não é a toa que o edital desses cargos são os mais extensos...

  • @LuziaErickaRodrigues-dx4rc
    @LuziaErickaRodrigues-dx4rc Год назад

    Eu é concurso público pra dar aquela finalizada o meu estudo direito valew. Porque é difícil...