Vitor, sou Cristão e Católico. Parabéns pelos seus comentários bíblicos. Tenho indicado você para os meus amigos católicos.....e estamos falando de católicos mesmo....mas que entendem que seguimos Jesus Cristo e isso nos aproxima em Jesus Cristo somos irmãos.
Suas palavras são respeitosas e sábias, hoje sou afastado do caminho de Cristo,mas gosto de ouvir a palavra pelo seu canal,pois você é sábio e tem a sabedoria e a decência de Cristo.
A NPP não é uma doutrina mas uma perspectiva, como uma entre várias que nos auxilia na compreensão do evangelho, o que ao meu ver, sempre tem sido demonstrado belamente pelo professor Vítor com muita lucidez, clareza e perspicácia, parabéns professor Vitor pelo seu belo canal que esclarece a fé de muitos (inclusive a minha), com isso acima de tudo glorificando a Deus.👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Saudações a todos. Que a Graça Salvadora do Único Deus, conduza a todos, em vida de RENÚNCIA, e a viver em Perfeita Obediência a Sua Lei, pela Fé e amor ao Seu Filho, Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador.
Tem uma palestra do Franklin Ferreira fazendo un panorama sobre a NPP na qual ele chega a uma conclusão mais ou menos assim (aproximando-a soteriologicamente ao catolicismo romano). Inclusive, uma coisa que eu sempre achei curiosa é que alguns autores da chamada NPP são publicadas aqui no Brasil por editoras católicas (especialmente Paulus). Ótimo vídeo, Victor!
@@temdetudo7923 Amigo, seu tom professoral nesse comentário esconde que você não deve saber nada de catolicismo. Primeiro que eu me informo com os documentos da igreja, e se você os tivesse lido saberia que a Igreja aceita os estudos bíblicos acadêmicos modernos, que os protestantes também compartilham. Existe espaço para um diálogo teológico ecumênico, e por isso é bom você sair um pouco da sua bolha.
@@temdetudo7923 Não tô falando para o Victor dar aula de teologia católica, mas que ele tem conhecimento para transmitir e seria legal ver ele fazer uma ponte e comparar.
Assunto importante e necessário, uma vez que convivemos com muitos católicos e precisamos entender no que eles creem também, certo? Vou ficar esperando os próximos “capítulos” dessa reflexão.
Aprecio muito as análises do Dr. Brant Pitre. Se não me engano, ele é amigo pessoal do Craig S. Keener. Aliás, estou há tempos namorando o livro dele "Paul, A New Covenent Jew". Ótimo vídeo, Victor! Parabéns!
Tanto a teologia tradicional papista ( via concílio de Trento ), como a Nova Perspectiva de Paulo argumentam que a justificação se inicia somente por graça mediante a fé ( justificação inicial)... Porém é necessário obras para a justificação no dia do juízo ( justificação final)...
eu comprei o catecismo da igreja católica. comecei a perceber muita controvérsia entre o que eu escutava e aprendia. como disse um diácono, num video aqui do RUclips: "existe muito catolico que nem sabe o que a igreja catolica cre". Bom, nada de muito diferente de muitos protestantes. Obvio que há muito pontos que nos distinguem dos romanistas, mas, prezar pela verdade é o minimo. ah! sou Batista Reformado.
Sim, a falta de conhecimento das doutrinas católicas por parte de protestantes acabam levando pessoas a migrarem de religião quando vêem que existe sim uma base formada, mesmo que não bíblica, da fé deles.
@@imperadorconstantino9973 Eu não diria que a tradição está em primeiro lugar. Todavia, são três pilares na Igreja Católica, a Sagrada Escritura, *a Sagrada Tradição* e o Sagrado Magistério. Por que nós católicos acreditamos na Sagrada Tradição? porque nem tudo foi escrito, e muita coisa desde os primórdios do cristianismo foi passado de forma ORAL. Senão vejamos a carta Paulina aos Tessalonicenses. 2 Ts 2:15 Então, irmãos, estai firmes e *retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra,* seja por epístola nossa.
@@imperadorconstantino9973Eu não diria que a tradição está em primeiro lugar. Todavia, são três pilares na Igreja Católica, a Sagrada Escritura, *a Sagrada Tradição* e o Sagrado Magistério. Por que nós católicos acreditamos na Sagrada Tradição? porque nem tudo foi escrito, e muita coisa desde os primórdios do cristianismo foi passado de forma ORAL. Senão vejamos a carta Paulina aos Tessalonicenses. 2 Ts 2:15 Então, irmãos, estai firmes e *retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra,* seja por epístola nossa.
@@imperadorconstantino9973 2 Ts 2:15 Então, irmãos, estai firmes e *retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra,* seja por epístola nossa.
A estrutura do documento final do Concílio de Trento possui algumas fragilidades. Se dermos uma lida na sessão VI, que trata da Santificação e em seu capítulo 8 afirma aquilo que Paulo dizia : "O Apóstolo diz que o homem é justificado pela fé e sem merecimento (Rom 3, 22. 24)." O problema é que há o capítulo 10 diz após ser dada a salvação ao cristão, a vivência pela fé em Deus somadas boas obras fazem com que o homem se salve mais. Isso não seria a confissão de que o Concilio de Trento confirmou que a salvação se dá por fé e obras? Há o capítulo 14, dessa mesma sessão, que diz: "Aqueles que pelo pecado perderam a graça da justificação, que haviam recebido, poderão novamente ser justificados [cân. 29] se, excitados por Deus, procurarem recuperar a graça perdida por meio do sacramento da Penitência, em virtude do merecimento de Cristo." O (cân 29) citado no texto faz parte dos Cânons da Salvação na parte final do documento do Concílio e mostra que o pecador pode redimir-se pela fé e pagando a penitência conforme os ensinos da ICAR. O que o evangélico pensa? Primeiro, que não perdemos a Salvação se firmados na Rocha que é Cristo Jesus estivermos. Segundo, perdão é concedido àquele que teve um encontro com Deus, pois o Espírito Santo o convenceu do pecado. Não se requere nada do homem. A única coisa que o homem faz, se for um crente em Deus, é arrepender-se do seu pecado. O capítulo 15 mostra que a graça e a própria fé pode ser perdida tanto pelo pecado da infidelidade quanto por pecados mortais" .Nesse capítulo que citei, da mesma sessão, é problemático por muitos aspectos, pois diz que há perda da Salvação se você peca e dá a entender que existe diferença entre pecadinho e pecadão. Quando descemos os olhos para os Cânons da Salvação, já no final do documento em seu Cânon IX, diz: "Se alguém disser, que o pecador se salva somente com a fé entendendo que não é requerida qualquer outra coisa que coopere para conseguir a graça da salvação, e que de nenhum modo é necessário que se prepare e previna com o impulso de sua vontade, seja excomungado." Ora o que seria essa cooperação com Deus que o homem deveria exercer para conseguir a graça da salvação? Obviamente seriam as obras que praticamos. O homem teria que escolher pelo justo caminho com o "impulso de sua vontade"? É complicado. O Concílio de Trento fala de Salvação por fé e obras sim.
Fácil explicar... A Igreja ensina que a justificação é pela graça, que vem através do batismo. Ser capaz de mérito, DEPOIS da graça que justifica é em si uma graça. Existem niveis de união a Deus na visão católica. Nem todo salvo recebe a mesma recompensa e isso é óbvio no evangelho de Mateus por exemplo . Entenda isso agr, SE DEUS QUISER nos recompensar por algo que ele mesmo nos capacita a realizar Ele pode!!! Ele é Deus!!! A ideia de ser recompensado NÃO IMPLICA em merecermos essa recompensa!!! É simples! Deus é bom !
O concílio está obviamente condenando um conceito errado de fé. A fé condenada na carta de Tiago. As obras tem sim influência na salvação, qual o problema? Se vc for um fornicador não perde a salvação? Ora, se sim, suas obras tem influência na sua salvação... A questão é q ser capaz dessas boas obras que nos geram mérito é em si uma graça de Deus, ou seja, não é pq Deus QUER nos salvar e nos dar a eterna felicidade que mereçamos isso, a questão é que ele quer nos capacitar e quer considerar as nossas obras feitas Nele... Leia a parábola da videira, ta tudo lá = " sem mim nada podeis fazer "
Parabéns pela abordagem e ponto de vista, a teologia de forma geral precisa de mais conteúdos desse nível. Só uma observação: na prática o dia a dia como católico não é pregado nada sobre salvação pela graça.
Isso mesmo , existe enorme diferença na prática diária. A nave da igreja crê , entende e pratica diferente. O católico simples vive uma realidade diferente dessa aqui dos comentários.
Precisamos, como protestantes, exercer a honestidade intelectual para com os dogmas católicos. Jamais pregaram salvação por obras, nem tampouco venderam indulgências como algo proposto pela instituição. Ler as fontes diretas ajuda-nos nesse exercício.
Oficialmente não... Mas na prática, sim. Claro, durante a parte final da idade média, mas dizer que atualmente é assim é desonestidade intelectual mesmo.
@@Conta_Completamente_Inativa foi o que eu disse, oficialmente, nos documentos não existiu tal ensino. Teoria e prática às vezes se divergem, acontece muito no protestantismo também.
Tema: Salvos pela *GRAÇA, mediante a Fé. Saudações. Me chamo Gênes. Sou da Fé adventista do sétimo dia, porém não creio como a grande maioria dos líderes atuais, crêem e interpretam, esse assunto da expressão Graça e Fé. Efesios 2:8 Pela *GRAÇA* sóis SALVOS, mediante a Fé, e essas coisas não vem de vós mesmos, é um dom de Deus. Comentário: Não podemos negar o que está escrito, porém precisamos buscar compreender uma declaração, com outras declarações. Porém, a grande maioria dos que gostam de ser iludido, gostam de entender a Palavra de Deus, de acordo com o próprio coração carnal. Eles lêem essa passagem, e acreditam que, a Graça que salva, mediante a Fé, é algo milagroso ou uma simples declaração de Jesus, sobre aqueles que aceita seu chamado, e saem gritando que tem fé, que Jesus é seu Salvador, e tali coisa, e coisa tali. A Palavra de Deus diz que somos SALVOS pela GRAÇA, e isso está certíssimo. Ninguém pode ser salvo, se não for pela Graça. A questão é: A Graça me salva do que? Como ela me salva? Ela me salvou, ou está me salvando todos os dias? Eu sei que essas perguntas a princípio, vão deixar muitos desajeitados, mas isso pode se ajeitar, quando tudo for explicado. Não poderei explicar tudo, nos pormenores, mas farei uma prévia, e quem quiser se aprofundar mais, se assim desejar, me busca no privado. Vamos para a Palavra de Deus. 🌧️ Porque a *GRAÇA SALVADORA* de Deus se há manifestado a todos os homens, ¹² Ensinando-nos que, *RENUNCIANDO* à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, Tito 2:11,12 👇🏻✅👆🏻 Comentário: Engraçado que os amorosos cristãos que usa Efesios 2:8, não faz conexão com Tito 2:11-12. Por que será ❓🤔 Já irei disparar uma pergunta: Se a GRAÇA SALVADORA de Deus, em Cristo Jesus, me conduzir e ENSINAR em sua Palavra, que eu estou pecando contra a Sua Lei, e o Seu Espírito me dê convicção disso, e eu tiver Fé no que a Palavra disse; e mesmo assim eu não Obedecer Sua Palavra, porventura a Graça me salva, mediante a Fé❓ Quem poderá responder essa pergunta com sinceridade de consciência❓ 👆🏻✅👇🏻 "pelo qual[Jesus] nós recebemos a GRAÇA e o apostolado, PARA a OBEDIÊNCIA da FÉ, entre todas as nações, pelo seu nome," Romanos 1:5 👇🏻✅👆🏻 É a Fé, e ela só, que, em vem de dispensar-mos da Obediência, nos torna participantes da Graça de Cristo, a qual nos *HABILITA* a prestar OBEDIÊNCIA. CD 337 👇🏻✅👆🏻 A missão de Cristo na Terra não era destruir a LEI, mas, por Sua *GRAÇA*, *conduzir* novamente o homem à *OBEDIÊNCIA*[da Fé] aos Seus Preceitos. O Maior Discurso de Cristo 48.1 👇🏻✅👆🏻 Graça a Deus! Ele nos assiste em todo passo do caminho até o fim, *SE*[condição] estamos dispostos a ser *SALVOS* da maneira designada por Cristo, mediante a *OBEDIÊNCIA*[da fé] a Seus PRECEITOS. "Porque pela GRAÇA sóis SALVOS, mediante a Fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Este Dia Com Deus 70. 👇🏻✅👆🏻 Comentário: Veja claramente, que a Obediência está dentro da condição, pela qual a GRAÇA SALVADORA de Cristo, nos ensina a Obediência Voluntária e Prazerosa, pela Fé nEle, como nosso único Senhor e Salvador. Amém 🙌 👇🏻✅👆🏻 ¹⁵ Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da GRAÇA? De modo nenhum. ¹⁶ Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe OBEDECER, sois servos daquele a quem OBEDECEIS, ou do pecado para a morte, ou da OBEDIÊNCIA para a justiça[Justificação pela Fé]? ¹⁷ Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, OBEDECESTES de CORAÇÃO à forma de doutrina a que fostes entregues. Romanos 6:15-17 👇🏻✅👆🏻 ⁹ E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que[pela fé] lhe *OBEDECEM*; Hebreus 5:9 👇🏻✅👆🏻 A[verdadeira] Fé em Cristo conduz a Obediência Voluntária e Prazerosa. CD 282 👇🏻✅👆🏻 Essa OBEDIÊNCIA atua na VONTADE DIVINA, INTRODUZINDO em nossa vida a Justiça e Perfeição manifestadas na VIDA de Cristo. FFD 66.4-5
A doutrina católica não é que diga que "não existe salvação por obras", isso um católico deveria saber, mas sim que as obras estão inclusas na fé, para um católico não tem como alguém ser fiel sem fazer o que manda o Evangelho. E a Graça também é diferente da Fé, Cristo pode salvar alguém que não conhecia a Fé, que não se interessou, ou mesmo que rejeitava, porque Ele Pode TUDO, por isso se diz "pela Graça", quem salva é Cristo, não nós mesmos, Cristo é Justo, Ele quem julga a fé das pessoas, e suas obras ou não, e, por sua Graça, salva as almas.
Dupla justificação, Douglas Moo crê assim também, assim como outras figuras como John Wesley e Martin Bucer. Eu especialmente também creio assim. Acho ser a melhor e mais correta maneira de harmonizar a teologia de Tiago com a de Paulo
Também entendo que a NPP não é uma doutrina, mas uma obra que desmonta muitas doutrinas e teologias católicas e protestantes calvinistas, luteranas... Concordo com Tom Wright. A Palavra do Pai foi transmitida claramente na Torah, nos profetas e no evangelho. "E então dará a cada um segundo as suas obras", não significa "somente pela fé em Cristo". A isso o Filho respondeu em Mt 7:21 e 19:17. Tambem: "se queres entrar na vida eterna, guarda os mandamentos" significa gerar obras. Paulo disse "Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados." (Rm 2:13) Aqui Paulo fala no futuro, sobre a justificação para salvação, já aos Galatas ele fala no passado, sobre a justificação para entrar no Caminho, que não requer obras da lei, pois do contrário o gentio seria reprovado por não cumprir, nem conhecer a Lei. Em Efesios 2:8, está escrito "vocês foram salvos pela graça", e não "vocês serão salvos pela graça". Passado e não futuro. Paulo sempre esteve de acordo com Cristo e com Tiago.
Há muito eu perdi o preconceito para do me os irmãos católicos. Na igreja católica há joio e trigo como em qualquer outro ramo do Cristianismo. E nos tempos presentes em que os valores cristãos são tão combatidos, deveríamos agir com mais carinho e respeito em relação aos católicos!
Só sei de uma coisa. Fiz bem em iniciar filosofia antes de me aventurar na teologia. Se não entendo, sei que não entendo. E a constatação do não entendimento evita que eu cesse minha busca. Se entendo, corro grande risco. Porque posso estar entendendo mal, incorretamente. O mau entendimento leva a um mau caminho, que pode levar ao precipício da escuridão. Portanto, não entender não é problema. Na verdade é a única certeza. Entender é que é dúvida. Se entendi, é porque não entendi.
A teologia que faz mais jus ao texto bíblico é a da Igreja da qual a Bíblia surge como expressão de sua tradição viva,aquela única "minha Igreja" que vem de Cristo,aquela sobre a qual desceu o Espírito Santo em Pentecostes, a Igreja de origem apostólica. Una Santa Católica e Apostólica, com sua sede em Roma.
Leia o catecismo, tudo que um cristão precisa ( em matéria de doutrina, claro) pra sua salvação e santificação está lá, claramente colocado, tranquilo, testado pelos séculos e experiências dos santos.
Permanecia na aliança por obras próprias ao invés de ser pela justiça de Cristo, não é legalismo? Dizer que no último dia o que irá justificar o crente não é Cristo o representando, mas sim suas obras próprias, não é salvação por obras?! Ora, se o que vai importar no último dia, na justificação final, são minhas obras ao invés do que Cristo fez por mim, então conhecemos isto como salvação por obras.
@@VinyciusGM tem o essência do NT da central gospel e a Mensagem do NT da cpad , não sei bem se e sobre discussão da teólogia do NT , mais esses materiais tem a tendência de ser versáteis ou mais abrangentes . Isso e bom pra quem quer gastar pouco com mais material de estudo .
Gostei da camisa. Me lembrou o exemplo da água. Se você colocar, vapor + gelo + água = água. Nossa cabeça compreende isso(Química) más se falar de 1+1+1=1 na religião o bicho pega. Parabéns pelo vídeo.
@@marcosaquino21 a analógica da agua mostra unidade mas não pluralidade no ser divino, note, a agua só esta mudando de estado, aplicar isso a Deus, seria o mesmo erro herético dos modalistas e unicistas dos primeiros séculos e atuais, onde Deus uma hora vem como pai, outra como filho, outra como espírito, de mesmo modo um copo da água é uno, se posto no congelador a mesma agua passa para estado solido, e se posto a elevadas temperaturas ela evapora, notou que não a pluralidade? Esse exemplo foca apenas na unidade e peca em pluralidade, o Deus trino de maneira nem uma é assim, ele é uno em essência divina, mas esse ser divino a 3 pessoas, 3 autoconsciências onde um não é o outro (embora estejam um contido no outro de maneira misteriosa) mas todos são plenamente Deus, a agua e o gelo é agua apenas em estado diferente, mas o pai é plenamente Deus, o filho é plenamente Deus e de mesmo modo o Espirito santo, não são partes, estados ou modos. No fim como todos exemplos de analogia na criação, em algun momento falha, seja ovo,agua ou sol (esse ultimo inclusive era usado por hereges para negar a pluralidade de Deus).
@@gundan224 pois é, Comparado a Deus qualquer analogia é péssima. Más a água talvez tenha a maior diversidade do universo. São rios que correm ao lado e não se juntam, água doce salgada, salobra. Água com mais isso ou mais aquilo, que um químico pode tentar explicar. Água dos meteoros é diferente da água da terra. É um elemento fantástico.
@@marcosaquino21 sinceramente, acho que todas anologias peçam em algum momento, por isso não devem ser usada para ensinar pessoas, talvez o melhorzinho seja o "escudo da trindade" esse é perfeito para explicar.
Victor, o senhor achou em algum lugar a citação que o Pitre faz de Agostinho, na parte sobre justificação inicial somente pela fé? Sei que ele usou a tradução do Gregory J. Lombardo, que ficou com o título "On Faith and Works" do "De Fide et Operibus", mas de todos as traduções do texto que achei, nenhuma se parece com o trecho citado. Por exemplo, não achei "Charitas" ou "Amore", "amour", etc. embora na citação do livro tenha "Amor". Olhei no latim, italiano, francês e espanhol. Não tenho acesso a tradução do Lombardo, pelo preço, mas imagino que tenha "Love" na edição dele. Sei que não muda muito no argumento do Pitre, mas fiquei um pouco perdido nessa citação. Desde já, parabéns pelo excelente trabalho! Deus abençoe.
Rm 6:5-8: "Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;" É, no mínimo, interessante a nota que Bíblia de Jerusalém (que é Católica!) traz aqui ao comentar o verso 7, do capitulo 6 de Romanos. Muito interessante a consideração que ela faz do axioma jurídico, o que traz muitíssima segurança para a salvação já que estamos mortos com Cristo. NOTAS (em espanhol, mas dá pra entender) 6:7 El cristiano, una vez abandonado el instrumento del pecado, su «cuerpo de pecado», v. Rom 6:6, no estando ya «en la carne», Rom 8:9, se encuentra definitivamente liberado del pecado, ver 1Pe 4:1. Según otros, queda libre del pecado, conforme al axioma jurídico: la muerte de un culpable anula la acción judicial. Ver Rom 7:1.
James Dunn é genial em explicar sua NPP. Paulo não combatia a lei! Não a lei que os protestantes tem caricaturada pela lente de Lutero, o alvo era o nomismo da aliança. Infelizmente Paulo foi muito mal interpretado, aliás, o judaísmo como um todo.
Gostaria de agregar um argumento a esse vídeo dizendo que o romanismo defende a salvação pela fé e obras, interpretando combinadamente Efésios 2 versos 8 e 9 e Tiago 2 verso 14. Bento XVI, em 2008, fez uma interpretação da encíclica Deus Caritas Est (Deus é amor) em que afirma que é no amor recíproco entre os homens, que encarna-se o amor de Deus e de Cristo através do Espírito Santo. Pela fé em Cristo somos chamados a viver o amor de Cristo pelo próximo. Na visão dele, o amor e a fé são molas propulsoras das nossas ações e se nossas ações não estiverem baseadas no amor a Cristo e a fé em Deus são obras de perdição. Portanto, a fé e as obras são as asas que nos garantem a salvação pela visão romanista. (Lembrando que a hermenêutica católica não se restringe ao Sola Scriptura)
O Concílio de Trento também reitera que ninguém é salvo somente pelas obras. Parece-me que para o Catolicismo, a salvação é um bilhete dupla face: fé de um lado; obras do outro. Se vc rasgar um dos lados o bilhete perde a validade. Estou certo?
@@josueinhan8436 Isto não é especificamente de Trento. Orígenes, embora sendo um herético em muitas de suas posições, também reitera o aspecto soteriológico como sinédoque em seu comentário aos Romanos. E até onde eu posso dizer S. João Crisóstomo também possuí o mesmo entendimento, porém ele é mais libertário em termos de livre-arbítrio do que Orígenes.
@@josueinhan8436 Eu me lembro da nossa conversa no canal do Dr.Cooper não há muito tempo atrás... Aliás os teus argumentos sobre Limbo somente me afetariam se eu fosse Católico-Romano; mas como eu não sou, isso passa pelo vaacum, ou devo dizer, Limbo.
@@pldrc tá sabendo bem!! 🤦♂️🤦♂️ Quando aparece um vídeo e teólogos honestos dentro do protestantismo brasileiro os alienados/ignorantes não suportam. 🤦♂️🤦♂️
A igreja católica no século XVI declarou ser anátema todo aquele que declarar que a salvação é pela fé somente. A igreja católica excomungou Lutero, se for se balizar pelo Concílio de Trento da ICAR, nós não somos irmãos.
@@catolicidadeluterana se é de Lutero que está falando, você está certo. Lutero falou muita besteira ao longo da sua vida. A única coisa que nós protestantes extraímos dos personagens históricos são seus bons exemplos de fé, de teologia e de misericórdia. Os pecados, as falhas morais e as besteiras faladas nós ignoramos, condenamos e pedimos misericórdia a Deus pela vida deles. Lutero não é canonizado pelo protestantismo, aliás, ninguém é! Solus Christus!
Esse é aquele tipo de vídeo que como católico é meio engraçado assistir pq é meio incrível como n se acha um protestante na Internet que fale de teologia que saiba o que é Catolicismo (O que se protesta contra), raríssimas vezes se recorre a algum documento oficial da Igreja ou teólogos católicos de fato, a Igreja nunca defendeu que a salvação é só por obras ou apenas pelo esforço humano e sim que é sempre pela *Graça de Deus* que sobre o homem o capacita para Fé e Obras (ou Fé desde que se compreenda o conceito de forma concreta) e Lutero, por conta das suas obsessões, errou nisso pq atribuiu uma doutrina a Igreja que nunca foi defendida por ela e ao criticar a venda de indulgências por Tetzel jogou fora o bebê com a água do banho. É comum também n se saber analisar o que pode ser a visão de um determinado teólogo/pensador qualquer (esse pode se afastar do que a Igreja defende) e o que é a visão da Igreja afirmada pelo Magistério. E quanto ao que vc diz sobre a declaração para doutrina da Fé se trata de um esforço mútuo para uma maior compreensão do que ambos pensam, mts incompreensões vem apenas da linguagem usada e é válido se valer de uma linguagem nova aquilo que não é compreendido pelo outro.
Eu fico espantado dos protestantes falando em heresia... heresia em relação a qual ortodoxia?Nem eles se entendem. Eles não podem ter estudado realmente as consequências da reforma (guerras,laicização da sociedade, ateísmo) e muito menos os pensamentos do próprio Lutero pra acharem que algo de bom saiu da reforma. Desculpa mas pra mim a maior parte dos protestantes é simplesmente movida pelo orgulho...começando pela pretensão do livre exame, como se a Bíblia e a Igreja fossem separáveis ... como se o cristianismo tivesse surgido de uma interpretação da Biblia
Documento Concícilio de Trento Sessão VI - A Salvação Cânones da Salvação -Cânon IX, diz: "Se alguém disser, que o pecador se salva somente com a fé entendendo que não é requerida qualquer outra coisa que coopere para conseguir a graça da salvação, e que de nenhum modo é necessário que se prepare e previna com o impulso de sua vontade, seja excomungado." A igreja de Roma defende a salvação por fé e obras!
Sou protestante, mas vejo que as igrejas protestantes são “luteranas” (no sentido de defender a salvação somente pela graça), na vitrine mas completamente pelagianas no dia a dia. Em qualquer denominação evangélica hoje em dia o que mais se tem é cobrança para trabalhar na igreja, se engajar, etc.
Irmão é porque a teologia luterana ensina e todas as demais grandes denominações confirmam que nós somos salvos mediante a fé em Jesus somente. Mas, essa Fé se for verdadeiramente salvífica poderá ser constata pelos frutos. Veja Paulo disse que Abraão creu em Deus isso foi imputado para ele como justiça antes dele fazer qualquer coisa. Mas como nós sabemos que essa Fé realmente era salvífica Tiago explica dizendo que a Fé dos verdadeiramente Salvos geram boas obras produzirá obras de agradecimento e obdiencia. Resumindo Lutero nós somos Salvos Mediante a Fé em Jesus Cristo para boas obras. No Romanismo tem uma abordagem diferente nos coloca como cooperadores para Justificação/ Salvação diante através de Fé+ Obras e aí que está o grande problema. Nós somos Salvos pela Fé em Jesus somente para as boas obras
Eu comecei a ler a NPP por esse livro que você mostrou aí no vídeo, visto que o livro do Sanders é muito difícil de achar , estou achando um debate muito denso, é um papo que tem que ir devagar, a parada é robusta. Sobre sua camisa eu i´m understand but disagree!! rs!!
O catolicismo nunca vendeu indulgência (isso é uma caricatura, como vc mesmo fala), quem vendeu indulgências na época de Lutero foram os católicos (alguns) católicos.
A Bíblia separada da Igreja, a arrogância e loucura do livre-exame leva a confusão que é o protestantismo...Uma revolução sem fim,sempre reinventando a roda... vcs não percebem q não podem falar em heresia sem definir uma ortodoxia?
Excelente vídeo. O que se vê na prática são os católicos defendendo que são salvos por Fé + Obras (o que faz as obras terem uma importância maior na salvação). E eles não inventam isso, eles aprendem isso. Portanto, acho que não existam 2 tipos ou mais, acho que existe um jogo de palavras por parte do vaticano. Se formos ver os nomes mais influentes do BR falando sobre, será = Fé + Obras. estariam eles mal informados ? Pero, a declaração do Chico afirmada no vídeo de que é "só pela fé" ajuda a perder um pouquinho do "preconceito" e talvez algo pode estar mudando, mas como que pode haver unidade quando ainda existem (purgatório, assunção, tradição infalível, o próprio significado da missa, eucaristia....) se possível faz um vídeo falando como esses pontos são um impasse para haver uma reconciliação, abraços.
Irmão, o impasse está em vc não entender primeiro que o cristianismo não pode ser puramente a interpretação da Biblia, muito menos essa interpretação pessoal. A religião cristã é algo vivo que nasce de uma tradição, e essa tradição está presente na fé católica
As obras influenciam na salvação, nos dão mérito ? Sim e é impossível fugir disso se vc crê que o pecado,que é uma obra, te condena ao inferno... se vc cre,veja bem,crer é uma ação,uma obra... entenda que a capacidade de ter mérito já é uma graça, por isso não é uma questão de obras como se eu pagasse minha salvação, é que Deus bondoso quer nos recompensar pelo que Ele mesmo primeiro nos capacita...
@@zerozamp como você não pode ver contradição em suas próprias palavras ? Primeiro diz que não é fé mais obra e dps fiz que obras influenciam... Segundo, o cristianismo que eu conheço é fruto da palavra, a saber, a Bíblia Sagrada. E qualquer outro evangelho que seja diferente do que está na palavra é anátema. Você se iguala aos fariseus quando defende tradição como se fosse mais importante que o próprio Deus, se fossemos priorizar tradição, não existiria cristianismo. Terceiro, é imerecida mas conseguimos alcançar através do batismo? tendi kkk Por ultimo, eu não interpretei nada. Você quer que leiamos o catecismo da vossa igreja infalível e inerrante(que errou e a história prova) mas não faz o mínimo pra saber que os reformados não interpretam conforme querem, o evangelho é 1 só para todos. Nem perca tempo argumentando sobre questões secundárias que nem a vossa igreja inerrante é uniforme. Nem todo texto carece de uma interpretação sobrenatural. As vezes só basta ser alfabetizado. (pra ver que não existe batismo infantil, ou não ver no caso...) Esse é o maior impasse, vocês negam as escrituras como única e suficiente regra de fé e prática.
Lutero e os outros reformadores não fizeram um trabalho perfeito! A igreja ainda precisa ser restaurada como ela era no primeiro século! Só que foi necessária!!
Justificação provem da misericórdia do Eterno somente , porém, santificação é dever nosso atravéz da obediência a TORAH. "Como assim Emerson!?". Bom, vamos lá, pense em alguém que deseja ingressar na faculdade mas não tem condições financeiras para tal, porém um certo homem se disponibiliza e paga o custo total do curso 'X' na faculdade para o tal rapaz desejoso de fazê-la. A partir de agora qual o dever do beneficiado? O que ele deve fazer?. Bom, ele deve estudar até o término do curso para receber o diploma, a autorização para exercer a tal função que estudou! Se o mesmo parar e não terminar os estudos, como poderá de forma legítima exercer a profissão para a qual ingressou nos estudos? Ser justificado é uma coisa, manter o status é outra tarefa e para isso entra os Mandamentos da TORAH que são anulado pela teologia cristã. Como santificar sem o instrumento ( a TORAH) da santificação? " Nem todo aquele que diz a mim: ‘Senhor, Senhor!’ entrará no Reino dos céus, mas somente o que faz a vontade (OBEDECER ATRAVEZ DA TORAH) de meu Pai, que está nos céus. Muitos dirão a mim naquele dia: ‘Senhor, Senhor! Não temos nós profetizado em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios? E, em teu nome, não realizamos muitos milagres?’ Então lhes declararei: Nunca os conheci. Afastai-vos da minha presença, vós que praticais a INIQUIDADE (anomia, negação da Lei) (Mateus, 7.21-23)
A NPP ajudar os protex ao catolicismo-romano? Esse pessoal viaja! Kkkkkkkkk. Apesar d'eu gostar do catolicismo, não vejo nenhuma implicações na "eclesiologia" de alguém caso adote a NPP.
Verdade, se vc for ver existem pontos do catolicismo corretos: TODOS. Porque a Igreja de Cristo, fora da qual não há salvação, é infalível em doutrina de fé, pois o Cristo prometeu assistência à Sua Igreja,iniciada nos apóstolos, hoje a Igreja Católica Apostólica Romana,que msm com todos seus problemas na hierarquia e práticas de seus membros, conta tbm também com toda a sabedoria e exemplo de seus verdadeiros filhos que são os santos. Nossa doutrina está mais que provada , e nem é por teólogos, mas pela história. Passarão todas as heresias e novidades, os inimigos de fora e de dentro tentarão, mas as portas do inferno não irão prevalecer. Saiam da casa sobre a areia irmãos, subam na barca de Pedro, fundada sobre a rocha do Cristo
Sou católico e o padre, das raras vezes que tece algum comentário sobre protestante, ele diz: _"os nossos irmãos protestantes pensam assim...."_ Sempre de maneira muito respeitosa!!! Eu não vejo problema algum.
Falou muito e não disse nada. Meu Deus, ele quase não abordou de fato o conteúdo. Citou um monte de nomes, mas o conteúdo proposto de fato ele não me apresentou nada.
já dando like
Ora ora quem apareceu por aqui
Teologia é nosso esporte
@@cjaderfilho mito
Conheço essa técnica do comentário aleatório para fortalecer o canal. Uso também lá no Bibotalk.
Vitor, sou Cristão e Católico.
Parabéns pelos seus comentários bíblicos.
Tenho indicado você para os meus amigos católicos.....e estamos falando de católicos mesmo....mas que entendem que seguimos Jesus Cristo e isso nos aproxima em Jesus Cristo somos irmãos.
Suas palavras são respeitosas e sábias, hoje sou afastado do caminho de Cristo,mas gosto de ouvir a palavra pelo seu canal,pois você é sábio e tem a sabedoria e a decência de Cristo.
que Deus te abençoe em grande medida.
Victor um grande abraço de um irmão católico. Deus seja louvado pela sua vocação. Viva Cristo Rei!
A NPP não é uma doutrina mas uma perspectiva, como uma entre várias que nos auxilia na compreensão do evangelho, o que ao meu ver, sempre tem sido demonstrado belamente pelo professor Vítor com muita lucidez, clareza e perspicácia, parabéns professor Vitor pelo seu belo canal que esclarece a fé de muitos (inclusive a minha), com isso acima de tudo glorificando a Deus.👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Quando o cara é bom nao tem jeito, gloria Deus por esse canal
Muito bom o conteúdo! Glória a Deus!
Obrigado 🙌
Saudações a todos. Que a Graça Salvadora do Único Deus, conduza a todos, em vida de RENÚNCIA, e a viver em Perfeita Obediência a Sua Lei, pela Fé e amor ao Seu Filho, Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador.
Opa, o título já chamou atenção hahahahah Obrigado pelo vídeo, Victor!
Espero que goste!
Que bom que o video foi falando da teologia oficial da igreja católica e não do catolicismo popular de alguns.
Exatamente, algumas incautos por vezes chegam a acreditar que são a mesma coisa e não são.
Feliz em ver esse canal só lançando vídeo brabo!
Pra cima!
Tem uma palestra do Franklin Ferreira fazendo un panorama sobre a NPP na qual ele chega a uma conclusão mais ou menos assim (aproximando-a soteriologicamente ao catolicismo romano). Inclusive, uma coisa que eu sempre achei curiosa é que alguns autores da chamada NPP são publicadas aqui no Brasil por editoras católicas (especialmente Paulus). Ótimo vídeo, Victor!
Cara ,essa galera bibotalk são incríveis nEle
Victor, sou católico e adoro seu canal. Faz mais vídeos falando sobre catolicismo.
espero ter sido suficientemente respeitoso.
@@VictorFontanaTeologia claro que foi, você é um doce de pessoa hkskks
@@temdetudo7923 Amigo, seu tom professoral nesse comentário esconde que você não deve saber nada de catolicismo. Primeiro que eu me informo com os documentos da igreja, e se você os tivesse lido saberia que a Igreja aceita os estudos bíblicos acadêmicos modernos, que os protestantes também compartilham. Existe espaço para um diálogo teológico ecumênico, e por isso é bom você sair um pouco da sua bolha.
@@temdetudo7923 Não tô falando para o Victor dar aula de teologia católica, mas que ele tem conhecimento para transmitir e seria legal ver ele fazer uma ponte e comparar.
Sempre aquém do tempo, parabéns
Muito edificante seu canal irmão
Saiu a notificação e já fui clicando, Deus te abençoe nessa caminhada
Obrigado Carlos. =)
Espero que seja abençoador.
Assunto importante e necessário, uma vez que convivemos com muitos católicos e precisamos entender no que eles creem também, certo? Vou ficar esperando os próximos “capítulos” dessa reflexão.
Estou muito curioso sobre a npp , muito obrigado pela dica, vou comprar o livro agora.
Espero que goste!
Top demais, Vitão!!!
Aprecio muito as análises do Dr. Brant Pitre. Se não me engano, ele é amigo pessoal do Craig S. Keener. Aliás, estou há tempos namorando o livro dele "Paul, A New Covenent Jew". Ótimo vídeo, Victor! Parabéns!
Victor seria interessante um vídeo falando sobre o que é um Apostata existem muitas informações sobre o que seria realmente um apostata.
Tanto a teologia tradicional papista ( via concílio de Trento ), como a Nova Perspectiva de Paulo argumentam que a justificação se inicia somente por graça mediante a fé ( justificação inicial)...
Porém é necessário obras para a justificação no dia do juízo ( justificação final)...
1+1+1= 1
Trindade!!!
Muito legal 😎
eu comprei o catecismo da igreja católica. comecei a perceber muita controvérsia entre o que eu escutava e aprendia. como disse um diácono, num video aqui do RUclips: "existe muito catolico que nem sabe o que a igreja catolica cre". Bom, nada de muito diferente de muitos protestantes.
Obvio que há muito pontos que nos distinguem dos romanistas, mas, prezar pela verdade é o minimo.
ah! sou Batista Reformado.
Sim, a falta de conhecimento das doutrinas católicas por parte de protestantes acabam levando pessoas a migrarem de religião quando vêem que existe sim uma base formada, mesmo que não bíblica, da fé deles.
@@imperadorconstantino9973 Eu não diria que a tradição está em primeiro lugar. Todavia, são três pilares na Igreja Católica, a Sagrada Escritura, *a Sagrada Tradição* e o Sagrado Magistério.
Por que nós católicos acreditamos na Sagrada Tradição? porque nem tudo foi escrito, e muita coisa desde os primórdios do cristianismo foi passado de forma ORAL. Senão vejamos a carta Paulina aos Tessalonicenses.
2 Ts 2:15 Então, irmãos, estai firmes e *retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra,* seja por epístola nossa.
@@imperadorconstantino9973Eu não diria que a tradição está em primeiro lugar. Todavia, são três pilares na Igreja Católica, a Sagrada Escritura, *a Sagrada Tradição* e o Sagrado Magistério.
Por que nós católicos acreditamos na Sagrada Tradição? porque nem tudo foi escrito, e muita coisa desde os primórdios do cristianismo foi passado de forma ORAL. Senão vejamos a carta Paulina aos Tessalonicenses.
2 Ts 2:15 Então, irmãos, estai firmes e *retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra,* seja por epístola nossa.
@@imperadorconstantino9973
2 Ts 2:15 Então, irmãos, estai firmes e *retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra,* seja por epístola nossa.
A estrutura do documento final do Concílio de Trento possui algumas fragilidades. Se dermos uma lida na sessão VI, que trata da Santificação e em seu capítulo 8 afirma aquilo que Paulo dizia : "O Apóstolo diz que o homem é justificado pela fé e sem merecimento (Rom 3, 22. 24)."
O problema é que há o capítulo 10 diz após ser dada a salvação ao cristão, a vivência pela fé em Deus somadas boas obras fazem com que o homem se salve mais. Isso não seria a confissão de que o Concilio de Trento confirmou que a salvação se dá por fé e obras?
Há o capítulo 14, dessa mesma sessão, que diz: "Aqueles que pelo pecado perderam a graça da justificação, que haviam recebido, poderão novamente ser justificados [cân. 29] se, excitados por Deus, procurarem recuperar a graça perdida por meio do sacramento da Penitência, em virtude do merecimento de Cristo." O (cân 29) citado no texto faz parte dos Cânons da Salvação na parte final do documento do Concílio e mostra que o pecador pode redimir-se pela fé e pagando a penitência conforme os ensinos da ICAR. O que o evangélico pensa? Primeiro, que não perdemos a Salvação se firmados na Rocha que é Cristo Jesus estivermos. Segundo, perdão é concedido àquele que teve um encontro com Deus, pois o Espírito Santo o convenceu do pecado. Não se requere nada do homem. A única coisa que o homem faz, se for um crente em Deus, é arrepender-se do seu pecado.
O capítulo 15 mostra que a graça e a própria fé pode ser perdida tanto pelo pecado da infidelidade quanto por pecados mortais" .Nesse capítulo que citei, da mesma sessão, é problemático por muitos aspectos, pois diz que há perda da Salvação se você peca e dá a entender que existe diferença entre pecadinho e pecadão.
Quando descemos os olhos para os Cânons da Salvação, já no final do documento em seu Cânon IX, diz: "Se alguém disser, que o pecador se salva somente com a fé entendendo que não é requerida qualquer outra coisa que coopere para conseguir a graça da salvação, e que de nenhum modo é necessário que se prepare e previna com o impulso de sua vontade, seja excomungado."
Ora o que seria essa cooperação com Deus que o homem deveria exercer para conseguir a graça da salvação? Obviamente seriam as obras que praticamos. O homem teria que escolher pelo justo caminho com o "impulso de sua vontade"? É complicado. O Concílio de Trento fala de Salvação por fé e obras sim.
A igreja católica desde sempre diz que a salvação é pelas obras e pela fé.
@@temdetudo7923 a igreja que defende a sola fide, é a protestante burro, a igreja catolica defende tanto a fé e as obras.
@@CarlosPires13 Como q um burro vai chama alguem de burro ? Nem vou responder pq não é possivel que não tenha entendido .
Fácil explicar...
A Igreja ensina que a justificação é pela graça, que vem através do batismo.
Ser capaz de mérito, DEPOIS da graça que justifica é em si uma graça. Existem niveis de união a Deus na visão católica. Nem todo salvo recebe a mesma recompensa e isso é óbvio no evangelho de Mateus por exemplo .
Entenda isso agr, SE DEUS QUISER nos recompensar por algo que ele mesmo nos capacita a realizar Ele pode!!! Ele é Deus!!!
A ideia de ser recompensado NÃO IMPLICA em merecermos essa recompensa!!!
É simples! Deus é bom !
O concílio está obviamente condenando um conceito errado de fé. A fé condenada na carta de Tiago. As obras tem sim influência na salvação, qual o problema? Se vc for um fornicador não perde a salvação? Ora, se sim, suas obras tem influência na sua salvação... A questão é q ser capaz dessas boas obras que nos geram mérito é em si uma graça de Deus, ou seja, não é pq Deus QUER nos salvar e nos dar a eterna felicidade que mereçamos isso, a questão é que ele quer nos capacitar e quer considerar as nossas obras feitas Nele... Leia a parábola da videira, ta tudo lá = " sem mim nada podeis fazer "
Parabéns pela abordagem e ponto de vista, a teologia de forma geral precisa de mais conteúdos desse nível. Só uma observação: na prática o dia a dia como católico não é pregado nada sobre salvação pela graça.
Isso mesmo , existe enorme diferença na prática diária. A nave da igreja crê , entende e pratica diferente. O católico simples vive uma realidade diferente dessa aqui dos comentários.
Precisamos, como protestantes, exercer a honestidade intelectual para com os dogmas católicos. Jamais pregaram salvação por obras, nem tampouco venderam indulgências como algo proposto pela instituição. Ler as fontes diretas ajuda-nos nesse exercício.
👏🏻👏🏻👏🏻 um abraço de um irmão católico. Deus seja louvado! Viva Cristo Rei!
Oficialmente não... Mas na prática, sim. Claro, durante a parte final da idade média, mas dizer que atualmente é assim é desonestidade intelectual mesmo.
@@Conta_Completamente_Inativa foi o que eu disse, oficialmente, nos documentos não existiu tal ensino. Teoria e prática às vezes se divergem, acontece muito no protestantismo também.
@@yesbrunolima de fato
Ao longo de 20 séculos a Igreja Católica foi, de concílio em concílio, aperfeiçoando-se.
Amei a camisa trinitária
Muito bom! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado 😃
Vendo a NPP, eu me lembro dos comentários e tradução do Novo Testamento judaico-messiânicos de David H. Stern.
Excelente explicação Vitor!
Mas a pergunta que não quer calar: qual loja posso encontrar esta camisa ai? Hahaha
Quero também
Eu também. E já estou a ponto de mandar fazer uma igual.
Encontra na loja "Emaús" .
amei tbm
Muito bom!
Tema: Salvos pela *GRAÇA, mediante a Fé.
Saudações. Me chamo Gênes. Sou da Fé adventista do sétimo dia, porém não creio como a grande maioria dos líderes atuais, crêem e interpretam, esse assunto da expressão Graça e Fé.
Efesios 2:8
Pela *GRAÇA* sóis SALVOS, mediante a Fé, e essas coisas não vem de vós mesmos, é um dom de Deus.
Comentário: Não podemos negar o que está escrito, porém precisamos buscar compreender uma declaração, com outras declarações. Porém, a grande maioria dos que gostam de ser iludido, gostam de entender a Palavra de Deus, de acordo com o próprio coração carnal. Eles lêem essa passagem, e acreditam que, a Graça que salva, mediante a Fé, é algo milagroso ou uma simples declaração de Jesus, sobre aqueles que aceita seu chamado, e saem gritando que tem fé, que Jesus é seu Salvador, e tali coisa, e coisa tali.
A Palavra de Deus diz que somos SALVOS pela GRAÇA, e isso está certíssimo. Ninguém pode ser salvo, se não for pela Graça. A questão é: A Graça me salva do que? Como ela me salva? Ela me salvou, ou está me salvando todos os dias?
Eu sei que essas perguntas a princípio, vão deixar muitos desajeitados, mas isso pode se ajeitar, quando tudo for explicado. Não poderei explicar tudo, nos pormenores, mas farei uma prévia, e quem quiser se aprofundar mais, se assim desejar, me busca no privado.
Vamos para a Palavra de Deus.
🌧️
Porque a *GRAÇA SALVADORA* de Deus se há manifestado a todos os homens,
¹² Ensinando-nos que, *RENUNCIANDO* à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, Tito 2:11,12
👇🏻✅👆🏻
Comentário: Engraçado que os amorosos cristãos que usa Efesios 2:8, não faz conexão com Tito 2:11-12. Por que será ❓🤔
Já irei disparar uma pergunta: Se a GRAÇA SALVADORA de Deus, em Cristo Jesus, me conduzir e ENSINAR em sua Palavra, que eu estou pecando contra a Sua Lei, e o Seu Espírito me dê convicção disso, e eu tiver Fé no que a Palavra disse; e mesmo assim eu não Obedecer Sua Palavra, porventura a Graça me salva, mediante a Fé❓
Quem poderá responder essa pergunta com sinceridade de consciência❓
👆🏻✅👇🏻
"pelo qual[Jesus] nós recebemos a GRAÇA e o apostolado, PARA a OBEDIÊNCIA da FÉ, entre todas as nações, pelo seu nome," Romanos 1:5
👇🏻✅👆🏻
É a Fé, e ela só, que, em vem de dispensar-mos da Obediência, nos torna participantes da Graça de Cristo, a qual nos *HABILITA* a prestar OBEDIÊNCIA. CD 337
👇🏻✅👆🏻
A missão de Cristo na Terra não era destruir a LEI, mas, por Sua *GRAÇA*, *conduzir* novamente o homem à *OBEDIÊNCIA*[da Fé] aos Seus Preceitos. O Maior Discurso de Cristo 48.1
👇🏻✅👆🏻
Graça a Deus! Ele nos assiste em todo passo do caminho até o fim, *SE*[condição] estamos dispostos a ser *SALVOS* da maneira designada por Cristo, mediante a *OBEDIÊNCIA*[da fé] a Seus PRECEITOS. "Porque pela GRAÇA sóis SALVOS, mediante a Fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Este Dia Com Deus 70.
👇🏻✅👆🏻
Comentário: Veja claramente, que a Obediência está dentro da condição, pela qual a GRAÇA SALVADORA de Cristo, nos ensina a Obediência Voluntária e Prazerosa, pela Fé nEle, como nosso único Senhor e Salvador. Amém 🙌
👇🏻✅👆🏻
¹⁵ Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da GRAÇA? De modo nenhum.
¹⁶ Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe OBEDECER, sois servos daquele a quem OBEDECEIS, ou do pecado para a morte, ou da OBEDIÊNCIA para a justiça[Justificação pela Fé]?
¹⁷ Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, OBEDECESTES de CORAÇÃO à forma de doutrina a que fostes entregues.
Romanos 6:15-17
👇🏻✅👆🏻
⁹ E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que[pela fé] lhe *OBEDECEM*; Hebreus 5:9
👇🏻✅👆🏻
A[verdadeira] Fé em Cristo conduz a Obediência Voluntária e Prazerosa. CD 282
👇🏻✅👆🏻
Essa OBEDIÊNCIA atua na VONTADE DIVINA, INTRODUZINDO em nossa vida a Justiça e Perfeição manifestadas na VIDA de Cristo. FFD 66.4-5
A doutrina católica não é que diga que "não existe salvação por obras", isso um católico deveria saber, mas sim que as obras estão inclusas na fé, para um católico não tem como alguém ser fiel sem fazer o que manda o Evangelho. E a Graça também é diferente da Fé, Cristo pode salvar alguém que não conhecia a Fé, que não se interessou, ou mesmo que rejeitava, porque Ele Pode TUDO, por isso se diz "pela Graça", quem salva é Cristo, não nós mesmos, Cristo é Justo, Ele quem julga a fé das pessoas, e suas obras ou não, e, por sua Graça, salva as almas.
Mt importante
Bom demais 👏
Obrigado 🙌
Aconselho a leitura do livro "TORAH aos Gálatas", do Bruno Summa. Se interessar de fato, tenho PDF e disponibilizo.
Quais seriam os pontos abordados nesse livro?
@@lucasvinicios4687 como assim quais pontos? É óbvio quais pontos são abordados. 🤦🏻
@@emersonschannel3718 o tema creio que sim mas os pontos não.
Sobre a visão de justificação inicial pela fé e final pelas obras, não é parecida com a de John Piper?
Se tu tá aqui é porque o vídeo é bom!
Não conheço essa visão do John Piper, onde ele fala sobre isso?
Dupla justificação, Douglas Moo crê assim também, assim como outras figuras como John Wesley e Martin Bucer. Eu especialmente também creio assim. Acho ser a melhor e mais correta maneira de harmonizar a teologia de Tiago com a de Paulo
Também concordo essa com essa visão. Creio que não apenas concilia a visão de Tiago e Paulo como de outros trechos também.
@@rafhaeltrajano733 há um artigo dele no site dele, desiring God. Te mando no whatsapp
Também entendo que a NPP não é uma doutrina, mas uma obra que desmonta muitas doutrinas e teologias católicas e protestantes calvinistas, luteranas...
Concordo com Tom Wright.
A Palavra do Pai foi transmitida claramente na Torah, nos profetas e no evangelho. "E então dará a cada um segundo as suas obras", não significa "somente pela fé em Cristo". A isso o Filho respondeu em Mt 7:21 e 19:17.
Tambem: "se queres entrar na vida eterna, guarda os mandamentos" significa gerar obras.
Paulo disse "Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados." (Rm 2:13)
Aqui Paulo fala no futuro, sobre a justificação para salvação, já aos Galatas ele fala no passado, sobre a justificação para entrar no Caminho, que não requer obras da lei, pois do contrário o gentio seria reprovado por não cumprir, nem conhecer a Lei. Em Efesios 2:8, está escrito "vocês foram salvos pela graça", e não "vocês serão salvos pela graça". Passado e não futuro.
Paulo sempre esteve de acordo com Cristo e com Tiago.
Ganhei esse livro pelo Review do Yago, eu tinha colocado ele no final da lista kkkkkkkk vou colocar mais na frente pra acompanhar o canal!
Espero que goste!
Há muito eu perdi o preconceito para do me os irmãos católicos. Na igreja católica há joio e trigo como em qualquer outro ramo do Cristianismo. E nos tempos presentes em que os valores cristãos são tão combatidos, deveríamos agir com mais carinho e respeito em relação aos católicos!
Só sei de uma coisa. Fiz bem em iniciar filosofia antes de me aventurar na teologia. Se não entendo, sei que não entendo. E a constatação do não entendimento evita que eu cesse minha busca. Se entendo, corro grande risco. Porque posso estar entendendo mal, incorretamente. O mau entendimento leva a um mau caminho, que pode levar ao precipício da escuridão. Portanto, não entender não é problema. Na verdade é a única certeza. Entender é que é dúvida. Se entendi, é porque não entendi.
Pastor nós evangélicos podemos considerar os católicos romanos nossos irmãos?
Victor, boa noite. Você tem um vídeo sobre o dízimo? Obrigado.
Farei em breve
@@VictorFontanaTeologia beleza, obrigado.
Isso de dupla justificação , realmente eu não entendo.
" Sendo pois justificados pela fé ... "
Victor ....que coisas a teologia Paulina reformada teria que melhorar ou alterar? Ela seria a que faz mais jus ao texto bíblico
aguarde os próximos vídeos.
@@VictorFontanaTeologia vlwwww
A teologia que faz mais jus ao texto bíblico é a da Igreja da qual a Bíblia surge como expressão de sua tradição viva,aquela única "minha Igreja" que vem de Cristo,aquela sobre a qual desceu o Espírito Santo em Pentecostes, a Igreja de origem apostólica. Una Santa Católica e Apostólica, com sua sede em Roma.
Leia o catecismo, tudo que um cristão precisa ( em matéria de doutrina, claro) pra sua salvação e santificação está lá, claramente colocado, tranquilo, testado pelos séculos e experiências dos santos.
São 3560 visualizações para apenas 580 likes. Vamos sentar o dedo no joinha, pessoal.
Normalmente é assim mesmo.... Não há tantas que agradeçam.... Infelizmente...
Permanecia na aliança por obras próprias ao invés de ser pela justiça de Cristo, não é legalismo? Dizer que no último dia o que irá justificar o crente não é Cristo o representando, mas sim suas obras próprias, não é salvação por obras?! Ora, se o que vai importar no último dia, na justificação final, são minhas obras ao invés do que Cristo fez por mim, então conhecemos isto como salvação por obras.
Pois é ! Estou aqui lendo os comentários e minha impressão é de que querem normalizar a salvação por obras.
Vitor, você poderia indicar alguma literatura em português sobre o segundo templo. Grato. Deus abençoe!
Não entendi a camisa 1+1+1=1?
Pai , Filho e Espírito Santo
Pode fazer um vídeo sobre a Hipótese Documental?
Dá uma olhada aqui.
Eu não seria capaz de fazer melhor do que isso:
bibotalk.com/podcast/com-texto-029-a-hipotese-documental/
@@VictorFontanaTeologia obrigado!!!! Vc é fera 🙏
Eu sou pentecostal e ia comprar a Teo do NT do metodista James Dum , mais eu queria uma com visão arminiana , o Roy Zuk seria está proposta ?
Não teria nada na CPAD ?
@@VinyciusGM tem o essência do NT da central gospel e a Mensagem do NT da cpad , não sei bem se e sobre discussão da teólogia do NT , mais esses materiais tem a tendência de ser versáteis ou mais abrangentes . Isso e bom pra quem quer gastar pouco com mais material de estudo .
Olha na editora reflexão....
Além da reflexão, tem do marshall e do ledd.... O primeiro é metodista.
@@lucasvinicios4687 a reflexão não tem Teólogia do novo testamento, o do falecido Roy Zuk pele cpad e o mais provável.
Gostei da camisa.
Me lembrou o exemplo da água.
Se você colocar, vapor + gelo + água = água.
Nossa cabeça compreende isso(Química) más se falar de 1+1+1=1 na religião o bicho pega.
Parabéns pelo vídeo.
A analogia da água é bem ruim kkkk
@@gundan224 kkk é péssima. Más eu gosto dela.
Más diz aí ela é ruim em relação ao quê?
@@marcosaquino21 a analógica da agua mostra unidade mas não pluralidade no ser divino, note, a agua só esta mudando de estado, aplicar isso a Deus, seria o mesmo erro herético dos modalistas e unicistas dos primeiros séculos e atuais, onde Deus uma hora vem como pai, outra como filho, outra como espírito, de mesmo modo um copo da água é uno, se posto no congelador a mesma agua passa para estado solido, e se posto a elevadas temperaturas ela evapora, notou que não a pluralidade? Esse exemplo foca apenas na unidade e peca em pluralidade, o Deus trino de maneira nem uma é assim, ele é uno em essência divina, mas esse ser divino a 3 pessoas, 3 autoconsciências onde um não é o outro (embora estejam um contido no outro de maneira misteriosa) mas todos são plenamente Deus, a agua e o gelo é agua apenas em estado diferente, mas o pai é plenamente Deus, o filho é plenamente Deus e de mesmo modo o Espirito santo, não são partes, estados ou modos.
No fim como todos exemplos de analogia na criação, em algun momento falha, seja ovo,agua ou sol (esse ultimo inclusive era usado por hereges para negar a pluralidade de Deus).
@@gundan224 pois é, Comparado a Deus qualquer analogia é péssima.
Más a água talvez tenha a maior diversidade do universo.
São rios que correm ao lado e não se juntam, água doce salgada, salobra. Água com mais isso ou mais aquilo, que um químico pode tentar explicar.
Água dos meteoros é diferente da água da terra. É um elemento fantástico.
@@marcosaquino21 sinceramente, acho que todas anologias peçam em algum momento, por isso não devem ser usada para ensinar pessoas, talvez o melhorzinho seja o "escudo da trindade" esse é perfeito para explicar.
Victor, o senhor achou em algum lugar a citação que o Pitre faz de Agostinho, na parte sobre justificação inicial somente pela fé? Sei que ele usou a tradução do Gregory J. Lombardo, que ficou com o título "On Faith and Works" do "De Fide et Operibus", mas de todos as traduções do texto que achei, nenhuma se parece com o trecho citado. Por exemplo, não achei "Charitas" ou "Amore", "amour", etc. embora na citação do livro tenha "Amor". Olhei no latim, italiano, francês e espanhol. Não tenho acesso a tradução do Lombardo, pelo preço, mas imagino que tenha "Love" na edição dele. Sei que não muda muito no argumento do Pitre, mas fiquei um pouco perdido nessa citação. Desde já, parabéns pelo excelente trabalho! Deus abençoe.
Rm 6:5-8: "Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;"
É, no mínimo, interessante a nota que Bíblia de Jerusalém (que é Católica!) traz aqui ao comentar o verso 7, do capitulo 6 de Romanos. Muito interessante a consideração que ela faz do axioma jurídico, o que traz muitíssima segurança para a salvação já que estamos mortos com Cristo.
NOTAS (em espanhol, mas dá pra entender)
6:7 El cristiano, una vez abandonado el instrumento del pecado, su «cuerpo de pecado», v. Rom 6:6, no estando ya «en la carne», Rom 8:9, se encuentra definitivamente liberado del pecado, ver 1Pe 4:1. Según otros, queda libre del pecado, conforme al axioma jurídico: la muerte de un culpable anula la acción judicial. Ver Rom 7:1.
Mas eles são mostro em suas ideias teólogica
James Dunn é genial em explicar sua NPP.
Paulo não combatia a lei! Não a lei que os protestantes tem caricaturada pela lente de Lutero, o alvo era o nomismo da aliança. Infelizmente Paulo foi muito mal interpretado, aliás, o judaísmo como um todo.
Gostaria de agregar um argumento a esse vídeo dizendo que o romanismo defende a salvação pela fé e obras, interpretando combinadamente Efésios 2 versos 8 e 9 e Tiago 2 verso 14. Bento XVI, em 2008, fez uma interpretação da encíclica Deus Caritas Est (Deus é amor) em que afirma que é no amor recíproco entre os homens, que encarna-se o amor de Deus e de Cristo através do Espírito Santo. Pela fé em Cristo somos chamados a viver o amor de Cristo pelo próximo. Na visão dele, o amor e a fé são molas propulsoras das nossas ações e se nossas ações não estiverem baseadas no amor a Cristo e a fé em Deus são obras de perdição. Portanto, a fé e as obras são as asas que nos garantem a salvação pela visão romanista. (Lembrando que a hermenêutica católica não se restringe ao Sola Scriptura)
O Concílio de Trento também reitera que ninguém é salvo somente pelas obras. Parece-me que para o Catolicismo, a salvação é um bilhete dupla face: fé de um lado; obras do outro. Se vc rasgar um dos lados o bilhete perde a validade. Estou certo?
@@josueinhan8436 Isto não é especificamente de Trento. Orígenes, embora sendo um herético em muitas de suas posições, também reitera o aspecto soteriológico como sinédoque em seu comentário aos Romanos. E até onde eu posso dizer S. João Crisóstomo também possuí o mesmo entendimento, porém ele é mais libertário em termos de livre-arbítrio do que Orígenes.
@@josueinhan8436 E por sinal, você já abandonou o teu Zwinglianismo anti-sacramentalista?
@@heinrich3088 Quem disse que eu sou Zwingliano e que tenho perspectiva anti-sacramental? No mais, já abandonou também a doutrina do limbo? Abraços
@@josueinhan8436 Eu me lembro da nossa conversa no canal do Dr.Cooper não há muito tempo atrás... Aliás os teus argumentos sobre Limbo somente me afetariam se eu fosse Católico-Romano; mas como eu não sou, isso passa pelo vaacum, ou devo dizer, Limbo.
Desculpe a ignorância, mas “nossos irmãos católicos”? Por quê?
Também não entendi. Pois pseudopregam que a salvação é pela graça, entretanto sem se curvar às imagens e prestar reverência e culto é afronta!
@@pldrc tá sabendo bem!! 🤦♂️🤦♂️ Quando aparece um vídeo e teólogos honestos dentro do protestantismo brasileiro os alienados/ignorantes não suportam. 🤦♂️🤦♂️
Gostei da camisa visivelmente trinitariana. (1+1+1 = 1 - Do you understand?)
"Nossos irmãos católicos"???
assim como nós nos referimos a vós, "irmãos separados", ainda somos Filhos em Cristo.
A igreja católica no século XVI declarou ser anátema todo aquele que declarar que a salvação é pela fé somente. A igreja católica excomungou Lutero, se for se balizar pelo Concílio de Trento da ICAR, nós não somos irmãos.
@@catolicidadeluterana se é de Lutero que está falando, você está certo. Lutero falou muita besteira ao longo da sua vida. A única coisa que nós protestantes extraímos dos personagens históricos são seus bons exemplos de fé, de teologia e de misericórdia. Os pecados, as falhas morais e as besteiras faladas nós ignoramos, condenamos e pedimos misericórdia a Deus pela vida deles. Lutero não é canonizado pelo protestantismo, aliás, ninguém é! Solus Christus!
@@yrpacoVocê tá sabendo legal, a igreja condenou a Justificação SOMENTE pela fé e nisso ela tá mais do que certa
Esse é aquele tipo de vídeo que como católico é meio engraçado assistir pq é meio incrível como n se acha um protestante na Internet que fale de teologia que saiba o que é Catolicismo (O que se protesta contra), raríssimas vezes se recorre a algum documento oficial da Igreja ou teólogos católicos de fato, a Igreja nunca defendeu que a salvação é só por obras ou apenas pelo esforço humano e sim que é sempre pela *Graça de Deus* que sobre o homem o capacita para Fé e Obras (ou Fé desde que se compreenda o conceito de forma concreta) e Lutero, por conta das suas obsessões, errou nisso pq atribuiu uma doutrina a Igreja que nunca foi defendida por ela e ao criticar a venda de indulgências por Tetzel jogou fora o bebê com a água do banho. É comum também n se saber analisar o que pode ser a visão de um determinado teólogo/pensador qualquer (esse pode se afastar do que a Igreja defende) e o que é a visão da Igreja afirmada pelo Magistério. E quanto ao que vc diz sobre a declaração para doutrina da Fé se trata de um esforço mútuo para uma maior compreensão do que ambos pensam, mts incompreensões vem apenas da linguagem usada e é válido se valer de uma linguagem nova aquilo que não é compreendido pelo outro.
Eu fico espantado dos protestantes falando em heresia... heresia em relação a qual ortodoxia?Nem eles se entendem. Eles não podem ter estudado realmente as consequências da reforma (guerras,laicização da sociedade, ateísmo) e muito menos os pensamentos do próprio Lutero pra acharem que algo de bom saiu da reforma. Desculpa mas pra mim a maior parte dos protestantes é simplesmente movida pelo orgulho...começando pela pretensão do livre exame, como se a Bíblia e a Igreja fossem separáveis ... como se o cristianismo tivesse surgido de uma interpretação da Biblia
Documento Concícilio de Trento
Sessão VI - A Salvação
Cânones da Salvação -Cânon IX, diz: "Se alguém disser, que o pecador se salva somente com a fé entendendo que não é requerida qualquer outra coisa que coopere para conseguir a graça da salvação, e que de nenhum modo é necessário que se prepare e previna com o impulso de sua vontade, seja excomungado."
A igreja de Roma defende a salvação por fé e obras!
Bela camisa
Vídeo excelente! Mas, ainda tenho uma dúvida. A NPP é liberalismo teológico? Ou é teologia conservadora?
não é liberalismo. Muito pelo contrário.
@@VictorFontanaTeologia obrigado pela resposta! Maravilha!
Muitos de nós só pensa em idolatria
Sou protestante, mas vejo que as igrejas protestantes são “luteranas” (no sentido de defender a salvação somente pela graça), na vitrine mas completamente pelagianas no dia a dia. Em qualquer denominação evangélica hoje em dia o que mais se tem é cobrança para trabalhar na igreja, se engajar, etc.
É que igreja sem o servir uns aos outros é inócua. O servir é mandamento do Senhor. Crente parado é oficina do diabo.
Irmão é porque a teologia luterana ensina e todas as demais grandes denominações confirmam que nós somos salvos mediante a fé em Jesus somente. Mas, essa Fé se for verdadeiramente salvífica poderá ser constata pelos frutos. Veja Paulo disse que Abraão creu em Deus isso foi imputado para ele como justiça antes dele fazer qualquer coisa. Mas como nós sabemos que essa Fé realmente era salvífica Tiago explica dizendo que a Fé dos verdadeiramente Salvos geram boas obras produzirá obras de agradecimento e obdiencia. Resumindo Lutero nós somos Salvos Mediante a Fé em Jesus Cristo para boas obras. No Romanismo tem uma abordagem diferente nos coloca como cooperadores para Justificação/ Salvação diante através de Fé+ Obras e aí que está o grande problema. Nós somos Salvos pela Fé em Jesus somente para as boas obras
Eu comecei a ler a NPP por esse livro que você mostrou aí no vídeo, visto que o livro do Sanders é muito difícil de achar , estou achando um debate muito denso, é um papo que tem que ir devagar, a parada é robusta. Sobre sua camisa eu i´m understand but disagree!! rs!!
O catolicismo nunca vendeu indulgência (isso é uma caricatura, como vc mesmo fala), quem vendeu indulgências na época de Lutero foram os católicos (alguns) católicos.
🙄
Judaísmo do Segundo Templo, ou como num dos 2 podcasts que ouvi (um no canal Bibotalk, outro no do Paulo Won), "Judaísmos" do Segundo Templo.
A Bíblia separada da Igreja, a arrogância e loucura do livre-exame leva a confusão que é o protestantismo...Uma revolução sem fim,sempre reinventando a roda... vcs não percebem q não podem falar em heresia sem definir uma ortodoxia?
Excelente vídeo.
O que se vê na prática são os católicos defendendo que são salvos por Fé + Obras (o que faz as obras terem uma importância maior na salvação). E eles não inventam isso, eles aprendem isso. Portanto, acho que não existam 2 tipos ou mais, acho que existe um jogo de palavras por parte do vaticano. Se formos ver os nomes mais influentes do BR falando sobre, será = Fé + Obras. estariam eles mal informados ?
Pero, a declaração do Chico afirmada no vídeo de que é "só pela fé" ajuda a perder um pouquinho do "preconceito" e talvez algo pode estar mudando, mas como que pode haver unidade quando ainda existem (purgatório, assunção, tradição infalível, o próprio significado da missa, eucaristia....) se possível faz um vídeo falando como esses pontos são um impasse para haver uma reconciliação, abraços.
Irmão, o impasse está em vc não entender primeiro que o cristianismo não pode ser puramente a interpretação da Biblia, muito menos essa interpretação pessoal. A religião cristã é algo vivo que nasce de uma tradição, e essa tradição está presente na fé católica
Leia o catecismo. Não cremos que somos justificados por fé e obras como se fossemos pelagianos. A salvação é graça imerecida e vêm através do batismo.
Toda graça é imerecida , escrevi assim paa enfatizar
As obras influenciam na salvação, nos dão mérito ? Sim e é impossível fugir disso se vc crê que o pecado,que é uma obra, te condena ao inferno... se vc cre,veja bem,crer é uma ação,uma obra... entenda que a capacidade de ter mérito já é uma graça, por isso não é uma questão de obras como se eu pagasse minha salvação, é que Deus bondoso quer nos recompensar pelo que Ele mesmo primeiro nos capacita...
@@zerozamp como você não pode ver contradição em suas próprias palavras ?
Primeiro diz que não é fé mais obra e dps fiz que obras influenciam...
Segundo, o cristianismo que eu conheço é fruto da palavra, a saber, a Bíblia Sagrada. E qualquer outro evangelho que seja diferente do que está na palavra é anátema.
Você se iguala aos fariseus quando defende tradição como se fosse mais importante que o próprio Deus, se fossemos priorizar tradição, não existiria cristianismo.
Terceiro, é imerecida mas conseguimos alcançar através do batismo? tendi kkk
Por ultimo, eu não interpretei nada. Você quer que leiamos o catecismo da vossa igreja infalível e inerrante(que errou e a história prova) mas não faz o mínimo pra saber que os reformados não interpretam conforme querem, o evangelho é 1 só para todos. Nem perca tempo argumentando sobre questões secundárias que nem a vossa igreja inerrante é uniforme.
Nem todo texto carece de uma interpretação sobrenatural. As vezes só basta ser alfabetizado. (pra ver que não existe batismo infantil, ou não ver no caso...)
Esse é o maior impasse, vocês negam as escrituras como única e suficiente regra de fé e prática.
IRMÃOS 1+1+1+1+1+1+1+1 = 1 em Cristo Jesus nosso senhor e salvador .
Amém !!! Irmãos .
Continuem estudando a Bíblia porque Jesus Cristo nos ama .
Acho que a camisa é sobre a trindade.
Lutero e os outros reformadores não fizeram um trabalho perfeito! A igreja ainda precisa ser restaurada como ela era no primeiro século! Só que foi necessária!!
Mais um gol de placa...like like
Justificação provem da misericórdia do Eterno somente , porém, santificação é dever nosso atravéz da obediência a TORAH. "Como assim Emerson!?". Bom, vamos lá, pense em alguém que deseja ingressar na faculdade mas não tem condições financeiras para tal, porém um certo homem se disponibiliza e paga o custo total do curso 'X' na faculdade para o tal rapaz desejoso de fazê-la. A partir de agora qual o dever do beneficiado? O que ele deve fazer?. Bom, ele deve estudar até o término do curso para receber o diploma, a autorização para exercer a tal função que estudou! Se o mesmo parar e não terminar os estudos, como poderá de forma legítima exercer a profissão para a qual ingressou nos estudos? Ser justificado é uma coisa, manter o status é outra tarefa e para isso entra os Mandamentos da TORAH que são anulado pela teologia cristã. Como santificar sem o instrumento ( a TORAH) da santificação?
" Nem todo aquele que diz a mim: ‘Senhor, Senhor!’ entrará no Reino dos céus, mas somente o que faz a vontade (OBEDECER ATRAVEZ DA TORAH) de meu Pai, que está nos céus.
Muitos dirão a mim naquele dia: ‘Senhor, Senhor! Não temos nós profetizado em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios? E, em teu nome, não realizamos muitos milagres?’
Então lhes declararei: Nunca os conheci. Afastai-vos da minha presença, vós que praticais a INIQUIDADE (anomia, negação da Lei)
(Mateus, 7.21-23)
A NPP ajudar os protex ao catolicismo-romano? Esse pessoal viaja! Kkkkkkkkk. Apesar d'eu gostar do catolicismo, não vejo nenhuma implicações na "eclesiologia" de alguém caso adote a NPP.
Certeza like na certa
Verdade, se vc for ver existem pontos do catolicismo corretos: TODOS. Porque a Igreja de Cristo, fora da qual não há salvação, é infalível em doutrina de fé, pois o Cristo prometeu assistência à Sua Igreja,iniciada nos apóstolos, hoje a Igreja Católica Apostólica Romana,que msm com todos seus problemas na hierarquia e práticas de seus membros, conta tbm também com toda a sabedoria e exemplo de seus verdadeiros filhos que são os santos. Nossa doutrina está mais que provada , e nem é por teólogos, mas pela história. Passarão todas as heresias e novidades, os inimigos de fora e de dentro tentarão, mas as portas do inferno não irão prevalecer. Saiam da casa sobre a areia irmãos, subam na barca de Pedro, fundada sobre a rocha do Cristo
Da igreja católica
É sério que ele falou "nossos irmãos católicos"?1:32
Eu sempre falo.
Não sei qual é o problema
Sou católico e o padre, das raras vezes que tece algum comentário sobre protestante, ele diz: _"os nossos irmãos protestantes pensam assim...."_
Sempre de maneira muito respeitosa!!! Eu não vejo problema algum.
like
1:30 "Com todo respeito aos NOSSOS IRMÃOS católicos" já é uma prévia do conteúdo do vídeo!
🤦♂️🤦♂️
Quando aparece um vídeo e teólogos honestos dentro do protestantismo brasileiro os alienados/ignorantes não suportam. 🤦♂️🤦♂️
Não, é heresia Anglicana rs...
Quando aparece um vídeo e teólogos honestos dentro do protestantismo brasileiro os alienados/ignorantes não suportam. 🤦♂️🤦♂️
Falou muito e não disse nada. Meu Deus, ele quase não abordou de fato o conteúdo.
Citou um monte de nomes, mas o conteúdo proposto de fato ele não me apresentou nada.