Acho impressionante, como tem gente que gosta de LEI e de viver sobre o merecimento, e ficam tentando achar formas de justificar essa forma de vida... Graças a Deus hoje vivo pela fé, estou na nova aliança e quero desfrutar de Cristo e de sua graça maravilhosa.
A fé sem obras é morta. É claro que a salvação é mediante a graça e a fé em Jesus, mas sem a prática de obras a nossa fé é apenas teórica. Em nenhum momento Paulo combate a guarda de certos mandamentos os quais certas pessoas acham que não precisamos mais guardar, tais como o consumo de carnes imundas e a guarda do sábado, e mais especificamente quanto ao sábado, onde certos cristãos tentam desconectar a guarda do sábado da fé cristã, obedecendo 9 mandamentos em vez de 10, ou então substituindo-o por guardar domingos e festas como ensina o catecismo católico romano. O que a Nova Aliança combate é o legalismo, ou seja, os acréscimos que os líderes religiosos judeus impunham, devemos deixar claro que pecado é transgressão da Lei, e essa Lei se refere aos 10 mandamentos, em síntese, se eu mato, roubo, adultero, desonro meus pais, etc eu estou pecando, e dentro dessa perspectiva não guardar o sábado também é pecado. E a maldição da Lei a qual Paulo fala é o castigo causado pela desobediência à Lei. Os movimentos judaico-messiânicos são os que melhor entendem as palavras de Paulo, tais como o Ministério Ensinando de Sião. Acaso Jesus morreu para me livrar da obediência à Lei de Deus? De modo nenhum!
@@claytonsp08 Irmão, eu estou apenas iniciando meus estudos sobre a NPP (foi assim que vim parar nesse vídeo do Yago), mas devo discordar veementemente de vocês. São justamente esses marcadores (circuncisão, alimentação e sábados e festas) que Paulo está combatendo quando fala sobre obras da carne - importante enfatizar também que, ao falar sobre carne, ele se refere ao ser judeu; isso coloca muita coisa, inclusive essa abordagem dele dos marcadores, sob o ângulo adequado. A nova aliança não combate o legalismo, pois essa não era uma característica do judaísmo do segundo templo, nem do primeiro. Lembre que Jesus criticava a hipocrisia dos fariseus, ou seja, suas obras eram vazias não porque eram obras da lei ou se tratavam de legalismo, mas porque eram praticadas com arrogância e para que os que as praticavam se sentissem melhores que os demais. Lembre o que Ele disse em Mateus 23:23 "Ai de vós, doutores da Lei e fariseus, hipócritas! Porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas tendes descuidado dos preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé. Deveis, sim, praticar estes preceitos, sem omitir aqueles!". Antes, a nova aliança permite que qualquer pessoa entre nela, não mais pelas obras da carne (marcadores judaizantes), mas pelo sangue de Cristo. O dilema fé x obras é tão falso que qualquer cristão com um pouco de juízo na cabeça sabe que a salvação não requer de você obras para alcançá-la, mas que ela gera em você essas boas obras, ora, se assim não fosse, ela não seria verdadeira! O viver em novidade de vida tem a ver com isso. Entretanto, não acho que podemos usar o argumento de Paulo para justificar a guarda do sábado e a alimentação descrita em Levíticos. Lembre que o concílio de Jerusalém não achou pertinente incomodar os gentios com nenhuma dessas coisas e o próprio Paulo, em Romanos 14, esclarece esse assunto. Como disse, estou apenas iniciando meus estudos, mas achei que poderia levantar algumas questões para sua reflexão. Ao irmão Daniel é importante lembrar que Lutero estava tão profundamente comprometido com sua teologia que queria tirar Tiago do cânon. Sob a perspectiva de Lutero e dos Reformadores, Paulo e Tiago são impossíveis de coexistir no mesmo cânon, e eles têm toda razão. A NPP consegue unificar o pensamento deles utilizando-se de algo que Lutero não considerou: a mentalidade judaica desses dois homens!
@Jean Rodrigo Nem todos os mandamentos se aplicam aos não judeus, entre os quais está a circuncisão. Quanto aos dez mandamentos, estes se aplicam a todos os cristãos, independente do lugar onde mora ou da sua etnia.
@Jean Rodrigo Então continue assim mano, o caso é que vocês usam esses versículos para justificar a vossa avareza. Eu mesmo sou dizimista e graças a Deus nada tem me faltado, pelo contrário, às vezes tem até me sobrado.
Respeito ao senhor pastor!!!!Melhor canal do assunto no youtube; Deus permitirá que eu seja um dia patrão!!! Deus permitindo gastarei meu dinheiro com o canal em nome do Senhor!!!
Achei bastante moderada sua visão sobre a Nova Perspectiva Yago, confesso que há realmente pontos difíceis de entender e aceitar, mas lendo o "Paulo Novas Perspectivas - de N. T. Wright" fui bastante abençoado, embora em alguns momentos, eu tenha ficado confuso
Acredito eu, ele como um presbiteriano, responderia, que esse texto esta falando da Responsabilidade humana, ou seja destacando essa sua afirmação, entretanto ha um nome para isso procure por antinônio bíblico, que fala das duas verdades opostas. vlw
Douglas Braga recomendo a vocês ver o vídeo do próprio canal sobre Soberania e Responsabilidade, e vc vai entender que, sim, calvinistas crêem em responsabilidade humana.
Queria bastante um de olho no texto sobre colossenses 2: 18 ao 23. Principalmente com o que Paulo quis dizer com "Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;...
faz um a respeito do arrependimento de Deus, onde Ele mesmo declara que nao e como o homem que se arrepende, mais vemos exemplo onde ele mostra arrependimento, como na criação do homem e seu desejo de "desafazer o erro" que ele próprio cometeu, so que no meio dessa tragetória muda novamente e resolve salvar somente um.
Eu já tive a mesma dúvida! A sanei quando descobri que nos escritos originais usam-se palavras diferentes para descrever coisas diferentes relativas ao arrependimento humano e ao "arrependimento" de Deus. Aqui: "Quando a Bíblia fala do arrependimento humano, usa as seguintes palavras no original: Shubh (hebraico) e metanoéo (grego). Seus significados: mudança de mente (não somente a tristeza pelo pecado), voltar atrás, retornar ao caminho correto. Por outro lado, quando a Bíblia fala acerca do arrependimento divino, usa os seguintes termos: Naham (hebraico) e Metamélomai (grego). Significados: dor, tristeza, pesar." biblia.com.br/perguntas-biblicas/textos-dificeis/deus-se-arrepende/ -------------------------------------------------------------------- "A palavra 'naham' (arrepender) tem o significado básico de 'ter compaixão' ou 'lamentar'. Por isso, o estudioso judeu Martin Buber traduziu o versículo desta forma: 'Lamentou-se ele de ter feito o homem sobre a terra, e angustiou-se em seu coração.' " www.chamada.com.br/perguntas_respostas/deus_se_arrepende.html Espero que tenha te ajudado! :)
A palavra "arrependimento" é expressa por diferentes palavras no original hebraico e grego. Sendo assim, o arrependimento divino é totalmente diferente do arrependimento humano. Por que em Números 23:19 diz: “Deus não é homem, para que minta, nem filho do homem, para que se arrependa…”, sendo que em Gênesis 6:6 se afirma: “então, se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra, e isto lhe pesou no coração”? A palavra “arrependimento” é expressa por diferentes palavras no original hebraico e grego. Sendo assim, o arrependimento divino é totalmente diferente do arrependimento humano, pois diferentes palavras hebraicas e gregas são usadas para definir esse sentimento. Quando a Bíblia fala do arrependimento humano, usa as seguintes palavras no original: Shubh (hebraico) e metanoéo (grego). Seus significados: mudança de mente (não somente a tristeza pelo pecado), voltar atrás, retornar ao caminho correto. Por outro lado, quando a Bíblia fala acerca do arrependimento divino, usa os seguintes termos: Naham (hebraico) e Metamélomai (grego). Significados: dor, tristeza, pesar. Portanto, quando Gênesis 6:6 diz que Deus “se arrependeu”, está afirmando que o Senhor “sentiu profunda dor, pesar” (lembremos que não temos como expressar em linguagem humana os sentimentos de Deus, como realmente foi essa dor divina) por ter de executar juízo (por ocasião do dilúvio) contra o homem que Ele havia criado. O arrependimento divino não traz mudança em seu Ser, mas sim no seu modo de “tratar” o ser humano.
Iago querido irmão e pastor! Sou grata ao Senhor por sua vida e ministério! Gostaria que falasse novamente (sei que já falou sobre esse tema aqui) sobre os sentimentos de Deus, uma vez que fomos criados a imagem e semelhança dEle e somos de fato super recheados de sentimentos e emoções e tendo em vista Gênesis 6:5 e seguintes onde temos muito claramente um texto narrando a tristeza de Deus. Gostaria que levasse em consideração esses dois fatores para falar sobre esse tema (semelhança e o texto). Se puder falar sobre serei ainda mais grata! Obrigada ! Deus abençoe! Abraço! A paz do Senhor Jesus!
Parabéns pelo seu trabalho! Sua visão é muito apurada, você tem a minha admiração. Continue espalhado o conhecimento vindo de Deus vocês estão de parabéns!
Eu queria muito entender metade do que foi dito... Creio que seja um assunto relevante, e até mesmo contemporâneo, se a questão central for a fé x obras.
Yago, gostaria de uma análise da história da concumbina estuprada e esquartejada no livro de Juízes. Qual o propósito de uma história tão terrível ser relatada na bíblia? Existem reflexões teológicas a esse respeito?
Felipe, tente ver o vídeo da Bible Project sobre o livro de Juízes, muito interessante o ponto do quão extremo somos levados quando "cada pessoa fazia o que lhe parecia direito" (Jz 21:25) É esse vídeo aqui ruclips.net/video/kOYy8iCfIJ4/видео.html As legendas estão na parte de baixo
Uma vez na igreja que frequento este texto foi exposto pelo pastor. E ele o expôs sobre duas coisas: As consequências do adiamento de nossos deveres e o preconceito. Podemos ver este dois erros cometidos pelo levita, o adiamento da tua volta para casa, para atender aos pedidos do pai da tua esposa e o preconceito da época com aqueles que não eram judeu. Além da falta de amor que ele tinha pela própria esposa.
O fato de que a Bíblia narra atrocidades cometidas pelo povo eleito por Deus, narrando também graves falhas dos heróis da fé comprova a veracidade da Bíblia: ela narra o que realmente aconteceu, ela não maquia a realidade, ela não deixa de fora determinados fatos por conveniência, a Bíblia é a verdade. Amém?
yago, faz um de olho no texto sobre judeus messiânicos q defendem o restauracionismo de q segundo eles ''devemos voltar às raízes judaicas da nossa fé''
A grande contribuição da nova perspectiva em Paulo é justamente sobre a diferenciação entre "Obras da Lei" e "boas obras". Até porque, se entendêssemos como sinônimos, a carta de Paulo aos Gálatas (que diz que a justificação se dá pela fé e não pelas obras da lei) entraria em conflito com a carta de Tiago, que diz que a fé sem as obras é morta. Notadamente, Paulo não falava das boas obras, que na verdade se relacionam aos frutos do Espírito que ele mesmo menciona em Gálatas. Acho que Paulo menciona "obras da Lei" como uma crítica da preponderância da própria Lei em detrimento da fé. Tanto a fé quanto as obras são importantes, afinal "pelos frutos vos reconhecereis".
Yago, acho que seria legal um vídeo sobre o que é a glória de Deus e qual a diferença entre o que a bíblia diz e o que acontece nas igrejas neopentecostais de hoje.
Uma sugestão: Acho que o vídeo ficaria mais fácil de acompanhar sem esses cortes que são feitos nos intervalos entre as frases. O áudio fica meio atropelado e fica muita informação condensada sem dar tempo de raciocinar sobre o que foi dito. Portanto, acho que ajudaria deixar os intervalos normais ou reduzir menos. A paz!
Essa é uma crítica pertinente que eu mesmo tenho feito. Já imaginaram Estevão falando assim sem "respirar"? O sinédrio não conseguiria nem entender direito do que estava sendo "acusado". A narrativa tem que ter sua pontuação (pausas, interjeições, inflexões...) para que possa expressar adequadamente a mensagem. Sei que é questão técnica para os vídeos ficarem no padrão formatado. Mas penso que isso empobrece a mensagem...
Ótimo vídeo! Estás de parabéns como também toda a equipe. Sempre um like garantido. Minha sugestão é um vídeo sobre essa polêmica de alguns com o nome de Jesus (de não poder dizê-lo em português ou ter que apenas dizê-lo em hebraico) e outro sobre o nome de Deus (como chegaram ao Jeová unindo tetragrama com vogais de Adonai e o uso do Senhor que alguns criticam como sendo um termo para Baal). Que tal?
É onde os judeus messiânicos vão muito em cima quando esses querem convencer acerca de sua perspectiva bíblica. Que obras da lei não é exatamente isso que entendemos hoje. Muito bom! Como sempre um ótimo vídeo.
O quadro que o Novo Testamento apresenta nos Evangelhos do confronto entre Jesus e as autoridades judaicas demonstra o apego legalista. Apos o exilio, o povo judeu se apegou a Torah, nao conseguindo o discernimento para entender que a Torah apontava para Cristo. A interpretaçao que Paulo fez, iluminado pelo Espirito, desenvolveu em suas cartas ajustando o foco para a graça manifesta no cumprimento das promessas feitas aos antepassados. Paulo nao deixou duvida ao enfatizar a justiça que vem da fe, citando como exemplos os ilustres patriarcas Abraao e Davi, sem obras, obras da lei, sem trabalho, apenas fe na obra que Deus realizaria e realizou em Cristo.
Queria que você gravasse um vídeo falando sobre uma possível hierarquia no céu , onde que existirá maior e menor (no Reino ) , tesouros , restauração do principal objetivo de Deus ao criar ao homem (ter domínio sobre toda a criação ) enfim ... teria como ? tem alguns videos , mas fiquei bem confuso .
Paulo é claro quando ele toma Abraão como exemplo e diz que ele foi justificado pela fé e não pela obras, detalhe naquele tempo a lei não estava em vigor. Quando Paulo diz, ''que o justo viverá pela fé''. Então se supõem que a fé em Cristo seja o suficiente para a salvação e vivência do homem. Mas o que acontece hoje nas maioria das igrejas é que elas voltam para lei, contrariando o que o apóstolo diz; ''que pelas obras da lei nenhuma carne será justificada''. Hoje nas igrejas com dor no coração é que eu digo isso, você vê o judaísmo presente.
Um exemplo, no antigo testamento os pais tinham que apresentar seu filho ao sacerdote depois de ser circuncidado, hoje os pais apresentam os filhos para os pastores. Esse pratica vem da lei. Mas esquecem que quando se vai pra lei, você tem que cumpri toda lei. Paulo diz; a lei é boa quando se faz toda. Esse era um dos ponto que o apóstolo falava para ter cuidado. Porque a lei veio para os judeus e não para os gentis, você pode perceber pontos da lei na igreja de hoje. Tiago fala que quem quer viver pela lei, e vacilou em algum ponto é culpada por todas. Em todas cartas de Paulo ele deixa claro que para ele o Homem deve viver pela fé somente.
Meus pais estão na igreja pentecostal, eu mesmo fui, mas analisado os pontos. e mais algumas coisas eu dexei de segui. Porque você assim parece está cobrando algo de Deus. Porque quando se faz algo que está na lei você tem justiça própria, isso é perigoso. Mas quando só crer, você tem justiça da fé. Somos imputado pela fé. Dependendo do seu ponto de vista sobre o ajunto, você concordar ou não.
Lendo Como Deus se tornou Rei, ele deixa claro, Whright, que ele crê na morte substitutiva de Cris e a Justificação, mas nessa obra em específico, ele diz que a leitura que fizemos dos 4 evangelhos é desbalanceada
Sei que o vídeo e seu comentário já fazem muito tempo meu amado, mas sua pergunta é muito interessante, gostaria de respondê-la. De fato, a revelação natural e a razão do homem podem no máximo saber que o universo necessita de um Criador. Nada mais que isso. Por isso, por causa da revelação natural na criação (Rm 1) e da lei eterna de Deus escrita no coração de todos os homens (todos, mesmo corrompidos pelo pecado, são incutidos com a moral divina dentro de si próprios, por isso mesmo são dignos de condenação ao descumprí-la, Rm 2:15 e Ec 3:11), todos os caminhos levam a Deus como juiz, porém somente a revelação especial trazida nas Sagradas Escrituras podem levar o homem ao conhecimento de Deus como salvador, bondoso e de sua maior manifestação: Jesus Cristo, que possui toda a plenitude do Pai e da divindade.
Por coisas assim o argumento cosmológico e outros tipos de apologética baseada em teologia natural acabam sendo incompletos de qualquer jeito, ninguém conhece a vontade e o caráter do Criador olhando apenas sua criação, necessário primeiro foi que ele próprio se comunicasse conosco e nos informasse acerca disso.
Gostaria que falasse sobre essa onda que tá na internet sobre o nome de Jesus ser 'Yahushua' e que deveríamos falar 'Yahu ou Yauh' ao nos referirmos à Deus.
Os próprios nem têm concordância entre si... Uns falam YEHOSHUA e YEHO, outros falam YAHOSHUA e YAHO, outros falam YAHUSHUA e YAHU, outros falam YAOHUSHUA e YAOHU, outros falam YAHSHUA e YAH, outros falam YAUHSHA e YAUH... É uma tremenda Torre de Babel, o que esses loucos que se dizem restauracionistas, fazem!
Yago, em Provérbios, diz que quem dá aos pobres empresta a Deus. Em Coríntios, diz que mesmo que déssemos tudo o que temos aos pobres e ainda fôssemos queimados como mártires, não seríamos salvos sem amor. O que é "amor"?
Aparentemente, o problema é que esses conceitos se fundamentam na interpretação de Lutero dos textos de Paulo. Se essa interpretação for colacada em xeque, o edifício construido sobre ele caí.
Exatamente. O argumento de Lutero (e de Paulo) é que o pecador é salvo pela fé, independentemente das obras da lei. E mais, mesmo após ser justificado, ele vive pela fe. Ou seja, Jesus transfere sua Justiça ao que crê, de forma que o crente é justo não por si mesmo, mas porque se revestiu de Cristo. Se as "obras de Lei" as quais Paulo se refere são, na verdade, só marcadores culturais, o argumento de Paulo seria que não é necessário ser judeu para se salvar, mas que ainda assim as obras de justiça seriam condição para a salvação (mais exatamente, para manter-se salvo). Resultado: A morte de Cristo nos dá uma nova chance, mas não nos salva efetivamente. Eu preciso completar o trabalho Dele com obras. No fim dos tempos eu serei julgado pela minha própria justiça. Portanto, não houve transferência (imputação) da justiça de Deus em lugar da minha própria, o que significa que Cristo não tomou sobre si o meu castigo (morte substitutiva). Porque se ele tivesse feito isso, já não haveria base legal alguma para minha condenação a partir do momento que eu me converti. Meio longo, mas espero ter ajudado ;)
Concordo Parcialmente... Sabe-se que já desde o primeiro Século haviam Gentios que Seguiam o Deus de Jacó sem com isso entrarem na aliança Mosaica ( se entra na aliança Mosaica através da Circuncisão, se obrigando a partir daí a guardar os 613 preceitos da Lei ), esses Gentios eram chamados de "Tementes a Deus"... não eram circuncisos ou prosélitos, estes Gentios Tementes a Deus, portanto não guardavam toda a Lei ... Cornélio, por exemplo foi chamado por Deus mesmo sendo um Gentio que não guardava toda a Lei... em Atos cap 15, os gentios não foram obrigados a entrarem na Aliança Mosaica, eles teriam que guardar apenas as Leis Universais ( na Tradição Judaica, essas Leis são Hoje conhecidas como Leis de Noé) mas, se pela Fé e desejo de Agradar a Deus, estes Gentios quisessem, poderiam continuar aprendendo a praticar outras Leis, pois, Moisés, é Ensinado nas Sinagogas todos os Sábados. em Gálatas, Paulo deixa claro o que é realmente importante: A Fé no Sacrifício de Jesus e na Graça prometida. a Lei, portanto, não era obrigado entre os Gentios, pois, estes não entraram no pacto Mosaico ( Através da Circuncisão ), mas, aqueles dentre os Gentios que Nasceram de novo em Espirito, guardariam a Lei, pois, a Lei está escrita em seus corações... Não na velhice da Letra mas, pela Esperança, da Promessa. pois o Justo Viverá da Fé. A Lei portanto é Boa, o Mandamento Santo, Justo e Bom. mas, aqueles que estão debaixo da Lei, estão em maldição, Pois a Lei é Espiritual e o homem é carnal e servo do pecado Portanto incapazes de guardar a Lei espiritual, aqueles pois, que morrem e renascem através do Batismo, morrem para a carne e renascem para Cristo e recebem o Espirito, e portanto se tornam capazes de Guardar a Lei, dá maneira que Deus quer! ou Seja Através da Fé. Anulamos pois a Lei pela Fé? de forma nenhuma, Antes, estabelecemos a Lei! 13Pois, diante de Deus, não são os que simplesmente ouvem a Lei considerados justos; mas sim, os que obedecem à Lei, estes serão declarados justos. (Romanos Cap 2:13 ) "Pois, assim como o corpo sem o Espirito esta morto, a Fé sem Obras È Morta" ( Tiago Cap 2:26 ) "Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito". (Romanos Cap 8:3-4) pois, quem são de Cristo, Já não estão condenação, pois, eles nos fez maldição por nós para nos Justificar por meio da Promessa que é Pela Fé. Não Há Condenação, Não Há Mais Maldição para Aquele que Nasceu de Novo em Espirito, se Não estamos debaixo da Carne, não estamos de baixo da Lei , pois não estamos debaixo da Maldição escrita na Lei, Essa è a Lei da Liberdade, pois, o Servo, esta debaixo do Pecado e de Maldição. mas, o Filho esta livre da Maldição e pode Servir a Deus pela Fé Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. (Tiago Cap 1:25)
O mais legal é que os benefícios da npp não são nenhuma novidade, mas uma demonstração de que gente boa e seria faz um excelente trabalho há muito tempo.
Yago, novamente parabéns pelo trabalho, agora, permita-me propor um assunto, na esfera física e metafísica o homem possui auto propriedade? A Bíblia respalda propriedade privada ou a idéia da mesma é relativa e sujeita ao interesse coletivo? Qual a visão bíblica de uma sociedade sem estado? As palavras de Samuel sobre Saul não poderiam embasar o libertarianismo? Comente por favor sobre a a organização social de Israel antes de ter Reis... Agradeço desde já...
Eu penso que vcs poderiam fazer um review a respeito das obras ou de alguma obra (A RESSURREIÇÃO DO FILHO DE DEUS ou SUA BIOGRAFIA A RESPEITO DE PAULO) de N. T. Wight.
OBRIGADO POR MAIS UM VÍDEO YAGO !! Minha pergunta é: 1 Corintios 14.18 Paulo declara falar em línguas mais do que todos os da igreja de Corinto. No verso 4, ele diz que quem fala em línguas "edifica-se a si mesmo". Pergunto: O que significa esse "edificar-se a si mesmo"? É um tipo de "evolução espiritual"? Como podemos entender? Se a igreja de Corinto era uma igreja com problemas em lidar e entender os dons e fala em línguas de forma desorganizada e exacerbada, e ainda assim Paulo diz que fala mais do que TODOS ELES, por que falar tanto em línguas se não gerasse um crescimento? Obs: não sou pentecostal e quem fez essa questão foi um amigo, no entanto, fiquei sem saber como responder de forma apropriada. Desde já muito obrigado !!
Yago! Tudo bem contigo cara? Espero que sim! Fala sobre do relato em gênesis da guerra de 5 reis contra 4. Qual o propósito literário desse texto? Por que ele está ali?
Gostaria que falassem da rainha Vasti , já que está circulando na internet um vídeo do Billy Graham, se não me engano, trazendo diversas informações sobre a mesma.
Paulo como um fariseu que foi, tinha consciência do que era a mente e a cosmovisão de judeu praticante, é uma mente bem diferente daquela que temos nós, cristãos, eu acompanho alguns canais de rabinos, e vejo a forma deles interpretarem textos, e fico surpreso com a tradição oral, a questão da fidelidade do texto em hebraico, a cultura judaica e a religião que estão numa simbiose, são coisas que um cristão gentio, nunca vai entender, por mais que passe uma vida inteira estudando, pq diferente destes judeu praticantes, ele nunca teve o coração neste sistema judaico. Aí me pergunto, não há nenhum judeu da gema, que nasceu e foi criado nesse sistema, passou anos e anos devorando livros, e sendo educado e assimilando tudo que envolve o judaísmo, e tendo o fé neste sistema, mas que tenha se convertido a Cristo, e que possa dar um parecer, como judeu, que viveu no judaísmo, sobre este texto de Paulo?
AÊ! TAVA ESPERANDO ESSE
poderia me passar um resumo explicativo, do final principalmente
Somos 2 rsrsrs
👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Acho impressionante, como tem gente que gosta de LEI e de viver sobre o merecimento, e ficam tentando achar formas de justificar essa forma de vida... Graças a Deus hoje vivo pela fé, estou na nova aliança e quero desfrutar de Cristo e de sua graça maravilhosa.
A fé sem obras é morta. É claro que a salvação é mediante a graça e a fé em Jesus, mas sem a prática de obras a nossa fé é apenas teórica. Em nenhum momento Paulo combate a guarda de certos mandamentos os quais certas pessoas acham que não precisamos mais guardar, tais como o consumo de carnes imundas e a guarda do sábado, e mais especificamente quanto ao sábado, onde certos cristãos tentam desconectar a guarda do sábado da fé cristã, obedecendo 9 mandamentos em vez de 10, ou então substituindo-o por guardar domingos e festas como ensina o catecismo católico romano. O que a Nova Aliança combate é o legalismo, ou seja, os acréscimos que os líderes religiosos judeus impunham, devemos deixar claro que pecado é transgressão da Lei, e essa Lei se refere aos 10 mandamentos, em síntese, se eu mato, roubo, adultero, desonro meus pais, etc eu estou pecando, e dentro dessa perspectiva não guardar o sábado também é pecado. E a maldição da Lei a qual Paulo fala é o castigo causado pela desobediência à Lei. Os movimentos judaico-messiânicos são os que melhor entendem as palavras de Paulo, tais como o Ministério Ensinando de Sião. Acaso Jesus morreu para me livrar da obediência à Lei de Deus? De modo nenhum!
@@claytonsp08 Irmão, eu estou apenas iniciando meus estudos sobre a NPP (foi assim que vim parar nesse vídeo do Yago), mas devo discordar veementemente de vocês. São justamente esses marcadores (circuncisão, alimentação e sábados e festas) que Paulo está combatendo quando fala sobre obras da carne - importante enfatizar também que, ao falar sobre carne, ele se refere ao ser judeu; isso coloca muita coisa, inclusive essa abordagem dele dos marcadores, sob o ângulo adequado.
A nova aliança não combate o legalismo, pois essa não era uma característica do judaísmo do segundo templo, nem do primeiro. Lembre que Jesus criticava a hipocrisia dos fariseus, ou seja, suas obras eram vazias não porque eram obras da lei ou se tratavam de legalismo, mas porque eram praticadas com arrogância e para que os que as praticavam se sentissem melhores que os demais. Lembre o que Ele disse em Mateus 23:23 "Ai de vós, doutores da Lei e fariseus, hipócritas! Porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas tendes descuidado dos preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé. Deveis, sim, praticar estes preceitos, sem omitir aqueles!". Antes, a nova aliança permite que qualquer pessoa entre nela, não mais pelas obras da carne (marcadores judaizantes), mas pelo sangue de Cristo.
O dilema fé x obras é tão falso que qualquer cristão com um pouco de juízo na cabeça sabe que a salvação não requer de você obras para alcançá-la, mas que ela gera em você essas boas obras, ora, se assim não fosse, ela não seria verdadeira! O viver em novidade de vida tem a ver com isso.
Entretanto, não acho que podemos usar o argumento de Paulo para justificar a guarda do sábado e a alimentação descrita em Levíticos. Lembre que o concílio de Jerusalém não achou pertinente incomodar os gentios com nenhuma dessas coisas e o próprio Paulo, em Romanos 14, esclarece esse assunto.
Como disse, estou apenas iniciando meus estudos, mas achei que poderia levantar algumas questões para sua reflexão. Ao irmão Daniel é importante lembrar que Lutero estava tão profundamente comprometido com sua teologia que queria tirar Tiago do cânon. Sob a perspectiva de Lutero e dos Reformadores, Paulo e Tiago são impossíveis de coexistir no mesmo cânon, e eles têm toda razão. A NPP consegue unificar o pensamento deles utilizando-se de algo que Lutero não considerou: a mentalidade judaica desses dois homens!
@Jean Rodrigo Nem todos os mandamentos se aplicam aos não judeus, entre os quais está a circuncisão. Quanto aos dez mandamentos, estes se aplicam a todos os cristãos, independente do lugar onde mora ou da sua etnia.
@Jean Rodrigo Ainda que não esteja, como se paga a eletricidade da igreja? Como se paga os produtos de limpeza? Deixa de ser trouxa!
@Jean Rodrigo Então continue assim mano, o caso é que vocês usam esses versículos para justificar a vossa avareza. Eu mesmo sou dizimista e graças a Deus nada tem me faltado, pelo contrário, às vezes tem até me sobrado.
Respeito ao senhor pastor!!!!Melhor canal do assunto no youtube; Deus permitirá que eu seja um dia patrão!!! Deus permitindo gastarei meu dinheiro com o canal em nome do Senhor!!!
Compartilho a opinião do Pr. Nicodemos.
Muito bom este "De Olho no Texto", como todos tem sido.
Muito bom, é preciso ter cuidado com essa nova perspectiva.
Excelente!
...muito obrigado, por mais esta postagem !
Desejo a paz do Senhor Jesus Cristo a todos !
Excelente explicação!
Achei bastante moderada sua visão sobre a Nova Perspectiva Yago, confesso que há realmente pontos difíceis de entender e aceitar, mas lendo o "Paulo Novas Perspectivas - de N. T. Wright" fui bastante abençoado, embora em alguns momentos, eu tenha ficado confuso
Queria entender "O céu é tomado a força". Vejo pregar que é Deus quem nos salva, mas esse texto significa o que?
Boa
Acredito eu, ele como um presbiteriano, responderia, que esse texto esta falando da Responsabilidade humana, ou seja destacando essa sua afirmação, entretanto ha um nome para isso procure por antinônio bíblico, que fala das duas verdades opostas. vlw
@@felipesantos3624, Calvinista não crê em responsabilidade humana, aparentemente. "Perseverança dos santos".
Douglas Braga recomendo a vocês ver o vídeo do próprio canal sobre Soberania e Responsabilidade, e vc vai entender que, sim, calvinistas crêem em responsabilidade humana.
felipe santos o Yago não é presbiteriano, ele é batista
Muito bom, Deus abençoe!
Parabéns pelo trabalho de qualidade, Yago. Que Deus te abençoe.
tive que pausar algumas vezes para respirar kkkkk... Yago, pare um pouco para beber água kkkk.. Muito rápido
Queria bastante um de olho no texto sobre colossenses 2: 18 ao 23. Principalmente com o que Paulo quis dizer com "Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;...
Fábio Lima Dantas Júnior Up
Graças damos a Deus por esse vídeo, abraços a todos.
Muito bom! 👏👏👏
faz um a respeito do arrependimento de Deus, onde Ele mesmo declara que nao e como o homem que se arrepende, mais vemos exemplo onde ele mostra arrependimento, como na criação do homem e seu desejo de "desafazer o erro" que ele próprio cometeu, so que no meio dessa tragetória muda novamente e resolve salvar somente um.
ruclips.net/video/iPdnnVskWwY/видео.html
puro antropomorfismo.
Eu já tive a mesma dúvida! A sanei quando descobri que nos escritos originais usam-se palavras diferentes para descrever coisas diferentes relativas ao arrependimento humano e ao "arrependimento" de Deus.
Aqui:
"Quando a Bíblia fala do arrependimento humano, usa as seguintes palavras no original: Shubh (hebraico) e metanoéo (grego). Seus significados: mudança de mente (não somente a tristeza pelo pecado), voltar atrás, retornar ao caminho correto. Por outro lado, quando a Bíblia fala acerca do arrependimento divino, usa os seguintes termos: Naham (hebraico) e Metamélomai (grego). Significados: dor, tristeza, pesar."
biblia.com.br/perguntas-biblicas/textos-dificeis/deus-se-arrepende/
--------------------------------------------------------------------
"A palavra 'naham' (arrepender) tem o significado básico de 'ter compaixão' ou 'lamentar'. Por isso, o estudioso judeu Martin Buber traduziu o versículo desta forma: 'Lamentou-se ele de ter feito o homem sobre a terra, e angustiou-se em seu coração.' "
www.chamada.com.br/perguntas_respostas/deus_se_arrepende.html
Espero que tenha te ajudado! :)
@@glendsepinheiro7763 excelente resposta!
A palavra "arrependimento" é expressa por diferentes palavras no original hebraico e grego. Sendo assim, o arrependimento divino é totalmente diferente do arrependimento humano.
Por que em Números 23:19 diz: “Deus não é homem, para que minta, nem filho do homem, para que se arrependa…”, sendo que em Gênesis 6:6 se afirma: “então, se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra, e isto lhe pesou no coração”?
A palavra “arrependimento” é expressa por diferentes palavras no original hebraico e grego. Sendo assim, o arrependimento divino é totalmente diferente do arrependimento humano, pois diferentes palavras hebraicas e gregas são usadas para definir esse sentimento.
Quando a Bíblia fala do arrependimento humano, usa as seguintes palavras no original: Shubh (hebraico) e metanoéo (grego). Seus significados: mudança de mente (não somente a tristeza pelo pecado), voltar atrás, retornar ao caminho correto. Por outro lado, quando a Bíblia fala acerca do arrependimento divino, usa os seguintes termos: Naham (hebraico) e Metamélomai (grego). Significados: dor, tristeza, pesar.
Portanto, quando Gênesis 6:6 diz que Deus “se arrependeu”, está afirmando que o Senhor “sentiu profunda dor, pesar” (lembremos que não temos como expressar em linguagem humana os sentimentos de Deus, como realmente foi essa dor divina) por ter de executar juízo (por ocasião do dilúvio) contra o homem que Ele havia criado. O arrependimento divino não traz mudança em seu Ser, mas sim no seu modo de “tratar” o ser humano.
Cara que forma interessante de ensinar a Palavra e abordar Teologia, me lembrou o canal Nerdologia, parabens!
Iago querido irmão e pastor!
Sou grata ao Senhor por sua vida e ministério!
Gostaria que falasse novamente (sei que já falou sobre esse tema aqui) sobre os sentimentos de Deus, uma vez que fomos criados a imagem e semelhança dEle e somos de fato super recheados de sentimentos e emoções e tendo em vista Gênesis 6:5 e seguintes onde temos muito claramente um texto narrando a tristeza de Deus.
Gostaria que levasse em consideração esses dois fatores para falar sobre esse tema (semelhança e o texto).
Se puder falar sobre serei ainda mais grata!
Obrigada ! Deus abençoe!
Abraço! A paz do Senhor Jesus!
Parabéns pelo seu trabalho! Sua visão é muito apurada, você tem a minha admiração. Continue espalhado o conhecimento vindo de Deus vocês estão de parabéns!
Muito bom o vídeo, obrigada eu estou começando a gostar de teologia assistindo este canal.
Fantástico! Muito obrigado! O enunciado do Rev. Niicodemus fechou com chave de ouro tua Explanação.
Eu queria muito entender metade do que foi dito... Creio que seja um assunto relevante, e até mesmo contemporâneo, se a questão central for a fé x obras.
Excelente vídeo! Por favor, faça um referente a Tiago 4.5 Falando sobre o Espirito Santo e ciumes
Que análise espetacular!!!!!!!
Boa analise!
Seria legal se vc fizesse uma série sobre escatologia na visão reformada. Ótimo conteúdo, Deus o abençoe!
Yago, gostaria de uma análise da história da concumbina estuprada e esquartejada no livro de Juízes. Qual o propósito de uma história tão terrível ser relatada na bíblia? Existem reflexões teológicas a esse respeito?
Muitas, inclusive paralelos a respeito de Jesus.
@@isabellefreitasferreira Interessante! Sabe dizer se tem alguém artigo sobre esse assunto perdido por aí?
Felipe, tente ver o vídeo da Bible Project sobre o livro de Juízes, muito interessante o ponto do quão extremo somos levados quando "cada pessoa fazia o que lhe parecia direito" (Jz 21:25)
É esse vídeo aqui ruclips.net/video/kOYy8iCfIJ4/видео.html
As legendas estão na parte de baixo
Uma vez na igreja que frequento este texto foi exposto pelo pastor. E ele o expôs sobre duas coisas: As consequências do adiamento de nossos deveres e o preconceito. Podemos ver este dois erros cometidos pelo levita, o adiamento da tua volta para casa, para atender aos pedidos do pai da tua esposa e o preconceito da época com aqueles que não eram judeu. Além da falta de amor que ele tinha pela própria esposa.
O fato de que a Bíblia narra atrocidades cometidas pelo povo eleito por Deus, narrando também graves falhas dos heróis da fé comprova a veracidade da Bíblia: ela narra o que realmente aconteceu, ela não maquia a realidade, ela não deixa de fora determinados fatos por conveniência, a Bíblia é a verdade. Amém?
yago, faz um de olho no texto sobre judeus messiânicos q defendem o restauracionismo de q segundo eles ''devemos voltar às raízes judaicas da nossa fé''
A grande contribuição da nova perspectiva em Paulo é justamente sobre a diferenciação entre "Obras da Lei" e "boas obras". Até porque, se entendêssemos como sinônimos, a carta de Paulo aos Gálatas (que diz que a justificação se dá pela fé e não pelas obras da lei) entraria em conflito com a carta de Tiago, que diz que a fé sem as obras é morta. Notadamente, Paulo não falava das boas obras, que na verdade se relacionam aos frutos do Espírito que ele mesmo menciona em Gálatas. Acho que Paulo menciona "obras da Lei" como uma crítica da preponderância da própria Lei em detrimento da fé. Tanto a fé quanto as obras são importantes, afinal "pelos frutos vos reconhecereis".
Excelente explanação, meu amigo! Recentemente me debrucei sobre a carta de Gálatas e esse ponto me chamou bastante atenção. Obrigado! Deus abençoe!
@@UKULELELAND afinal, o que dá lei é para obedecermos?
Unico video q eu tenho q diminuir a velocidade pra entender kkkkkkk obrigado pelo conteúdo! Excelente dms.
gostei, bem resumido mas direto no ponto
Dois Dedos de Teologia,grato por postar.
Bela explanação. Não posso comentar porque ainda não li os autores mencionados rsrsrs
Genial!
Muito bom!
Puts, Yago. Muito bom cara. Parabéns !
Gostaria de ver um vídeo com temática em Juízes 19 á 21. Gosto muito do canal e o seu conteúdo é ótimo, que Deus abençoe!!
Yago, acho que seria legal um vídeo sobre o que é a glória de Deus e qual a diferença entre o que a bíblia diz e o que acontece nas igrejas neopentecostais de hoje.
haha "Do Messias" foi engraçado
Excelente Vídeo!
Uma sugestão: Acho que o vídeo ficaria mais fácil de acompanhar sem esses cortes que são feitos nos intervalos entre as frases. O áudio fica meio atropelado e fica muita informação condensada sem dar tempo de raciocinar sobre o que foi dito. Portanto, acho que ajudaria deixar os intervalos normais ou reduzir menos. A paz!
Lucas Leonardo Verdade. Esses cortes fazem parecer que ele fala muito rápido.
Mas a ideia é ficar voltando o vídeo até entender.
ISSO!
É verdade. Mas quando assistir a segunda vez, tente reduzir a velocidade de reprodução para 0.75x. Ajuda! 👍
Essa é uma crítica pertinente que eu mesmo tenho feito. Já imaginaram Estevão falando assim sem "respirar"? O sinédrio não conseguiria nem entender direito do que estava sendo "acusado".
A narrativa tem que ter sua pontuação (pausas, interjeições, inflexões...) para que possa expressar adequadamente a mensagem.
Sei que é questão técnica para os vídeos ficarem no padrão formatado. Mas penso que isso empobrece a mensagem...
Yago fala sobre Davi ser chamado homem segundo o coração de Deus? isso tem a ver com a escolha de Deus ou que ele tinha um coração igual ao de Deus?
Faz um sobre a união mística do Crente com Cristo.
E como isso afeta nossa perspectiva na luta pela santidade
Ótimo vídeo! Estás de parabéns como também toda a equipe. Sempre um like garantido.
Minha sugestão é um vídeo sobre essa polêmica de alguns com o nome de Jesus (de não poder dizê-lo em português ou ter que apenas dizê-lo em hebraico) e outro sobre o nome de Deus (como chegaram ao Jeová unindo tetragrama com vogais de Adonai e o uso do Senhor que alguns criticam como sendo um termo para Baal). Que tal?
Sensacional
Show de bola o vídeo
É onde os judeus messiânicos vão muito em cima quando esses querem convencer acerca de sua perspectiva bíblica.
Que obras da lei não é exatamente isso que entendemos hoje.
Muito bom! Como sempre um ótimo vídeo.
Este é exatamente o ponto!
o "que entendemos hoje"
Gostaria de ver sua explicação sobre atos 15 e as condições através do concílio de Jerusalém para ser aceito na comunidade cristã.
Yago, fale sobre texto crítico e texto majoritário, Dr. Daniel Wallace, Dr. Wilbur Pickering, versões da Bíblia em português, etc.
O quadro que o Novo Testamento apresenta nos Evangelhos do confronto entre Jesus e as autoridades judaicas demonstra o apego legalista. Apos o exilio, o povo judeu se apegou a Torah, nao conseguindo o discernimento para entender que a Torah apontava para Cristo. A interpretaçao que Paulo fez, iluminado pelo Espirito, desenvolveu em suas cartas ajustando o foco para a graça manifesta no cumprimento das promessas feitas aos antepassados. Paulo nao deixou duvida ao enfatizar a justiça que vem da fe, citando como exemplos os ilustres patriarcas Abraao e Davi, sem obras, obras da lei, sem trabalho, apenas fe na obra que Deus realizaria e realizou em Cristo.
Vocês poderiam explicar o texto de Mateus 26:36... Oração de Jesus no Getsêmani. Por favor
Tio Nico bateu com os 2 pés no peito da N.P.P.😂
Queria que você gravasse um vídeo falando sobre uma possível hierarquia no céu , onde que existirá maior e menor (no Reino ) , tesouros , restauração do principal objetivo de Deus ao criar ao homem (ter domínio sobre toda a criação ) enfim ... teria como ? tem alguns videos , mas fiquei bem confuso .
Complexo em, MT bom o vídeo
Minha série favorita
Depois de rever o vídeo, e após ter lido dois livros Wright, comecei a entender entender!.. 😁😁😁
Paulo é claro quando ele toma Abraão como exemplo e diz que ele foi justificado pela fé e não pela obras, detalhe naquele tempo a lei não estava em vigor. Quando Paulo diz, ''que o justo viverá pela fé''. Então se supõem que a fé em Cristo seja o suficiente para a salvação e vivência do homem. Mas o que acontece hoje nas maioria das igrejas é que elas voltam para lei, contrariando o que o apóstolo diz; ''que pelas obras da lei nenhuma carne será justificada''. Hoje nas igrejas com dor no coração é que eu digo isso, você vê o judaísmo presente.
me da uma explicação simples disso que voce falou, pra mim entender o que seria esse judaísmo nas igrejas hoje, pfv...
Um exemplo, no antigo testamento os pais tinham que apresentar seu filho ao sacerdote depois de ser circuncidado, hoje os pais apresentam os filhos para os pastores. Esse pratica vem da lei. Mas esquecem que quando se vai pra lei, você tem que cumpri toda lei. Paulo diz; a lei é boa quando se faz toda. Esse era um dos ponto que o apóstolo falava para ter cuidado. Porque a lei veio para os judeus e não para os gentis, você pode perceber pontos da lei na igreja de hoje. Tiago fala que quem quer viver pela lei, e vacilou em algum ponto é culpada por todas. Em todas cartas de Paulo ele deixa claro que para ele o Homem deve viver pela fé somente.
@@caetanoandre entendi, então o correto seria viver pela fé e a lei, mas não de uma maneira extremamente tradicional e legalista, é isso ?
Meus pais estão na igreja pentecostal, eu mesmo fui, mas analisado os pontos. e mais algumas coisas eu dexei de segui. Porque você assim parece está cobrando algo de Deus. Porque quando se faz algo que está na lei você tem justiça própria, isso é perigoso. Mas quando só crer, você tem justiça da fé. Somos imputado pela fé. Dependendo do seu ponto de vista sobre o ajunto, você concordar ou não.
@@caetanoandre interessante o seu ponto, mas independente se está pela fé ou não, não estaríamos sujeitos as mesmas leis e mandamentos ?
Lendo Como Deus se tornou Rei, ele deixa claro, Whright, que ele crê na morte substitutiva de Cris e a Justificação, mas nessa obra em específico, ele diz que a leitura que fizemos dos 4 evangelhos é desbalanceada
Yago, poderia ter um vídeo falando da seguinte questão:
Por qual motivo a revelação geral não é capaz de salvar, mas é capaz de condenar? (Rm 1)
Sei que o vídeo e seu comentário já fazem muito tempo meu amado, mas sua pergunta é muito interessante, gostaria de respondê-la.
De fato, a revelação natural e a razão do homem podem no máximo saber que o universo necessita de um Criador. Nada mais que isso. Por isso, por causa da revelação natural na criação (Rm 1) e da lei eterna de Deus escrita no coração de todos os homens (todos, mesmo corrompidos pelo pecado, são incutidos com a moral divina dentro de si próprios, por isso mesmo são dignos de condenação ao descumprí-la, Rm 2:15 e Ec 3:11), todos os caminhos levam a Deus como juiz, porém somente a revelação especial trazida nas Sagradas Escrituras podem levar o homem ao conhecimento de Deus como salvador, bondoso e de sua maior manifestação: Jesus Cristo, que possui toda a plenitude do Pai e da divindade.
Por coisas assim o argumento cosmológico e outros tipos de apologética baseada em teologia natural acabam sendo incompletos de qualquer jeito, ninguém conhece a vontade e o caráter do Criador olhando apenas sua criação, necessário primeiro foi que ele próprio se comunicasse conosco e nos informasse acerca disso.
Como não? Rm 2.
Ficou showw
Um bom alerta pra mim sobre N T WRIGHT
Ola Yago, vejo pelos comentários aqui que seria bom um vídeo, ou uma série de vídeos entitulada de "DOIS DEDOS DE SOTERIOLOGIA"
Abraço Deus te abençoe
Yago aborda sobre a Emanuel (mashiach) ser o Cristo, a transição da espera judaico e o cumprimento em Jesus...
2:09 KKKKKKKK vc é terrível yago
Yago faz o de Lucas 12:49 e o contexto, por favor!
Gostaria que falasse sobre essa onda que tá na internet sobre o nome de Jesus ser 'Yahushua' e que deveríamos falar 'Yahu ou Yauh' ao nos referirmos à Deus.
Pode chamá-Lo de Deus de Abraão de Isaque e de Israel.
Lorran Six chame o de Pai , se for está sua crença! Caso contrário, recomendo aceitá-lo como único salvador de sua alma !
Abraço
Os próprios nem têm concordância entre si... Uns falam YEHOSHUA e YEHO, outros falam YAHOSHUA e YAHO, outros falam YAHUSHUA e YAHU, outros falam YAOHUSHUA e YAOHU, outros falam YAHSHUA e YAH, outros falam YAUHSHA e YAUH... É uma tremenda Torre de Babel, o que esses loucos que se dizem restauracionistas, fazem!
Yago, em Provérbios, diz que quem dá aos pobres empresta a Deus. Em Coríntios, diz que mesmo que déssemos tudo o que temos aos pobres e ainda fôssemos queimados como mártires, não seríamos salvos sem amor. O que é "amor"?
Yago, você fala rápido demais, homem!
Tem como diminuir a velocidade do vídeo.
Douglas Braga No celular não
@@josuealves126, no meu eu consigo. Deve ter que atualizar aí.
Cearense
Acredito que ñ foi uma crítica, mas de todo modo, como o @Douglas Braga falou, "Tem como diminuir a velocidade do vídeo.
" Inclusive no celular.
Yago, o que seria o mar de vidro descrito em apocalipse 4:6 e 15:2? Ele tem importância na interpretação do capítulo?
Acompanhe as exposições do pr. Leandro Lima em Apocalipse
No canto superior do vídeo tem os três pontinhos, lá terá a opção velocidade de reprodução, podendo diminuir a velocidade ou amenta-la 😉
Eu nem sabia que estavam questionando Paulo
Eu não entendo muito por que a morte substitutiva e a imputação da justiça aos que creem é afetada pela NPP, não consigo ligar uma coisa a outra...
Também acho, não ficou muito claro a ligação entre uma coisa e outra, seria um bom um novo vídeo explicando isso
Aparentemente, o problema é que esses conceitos se fundamentam na interpretação de Lutero dos textos de Paulo. Se essa interpretação for colacada em xeque, o edifício construido sobre ele caí.
@@bernardobraga6430 Entendo, obrigado
Exatamente. O argumento de Lutero (e de Paulo) é que o pecador é salvo pela fé, independentemente das obras da lei. E mais, mesmo após ser justificado, ele vive pela fe. Ou seja, Jesus transfere sua Justiça ao que crê, de forma que o crente é justo não por si mesmo, mas porque se revestiu de Cristo.
Se as "obras de Lei" as quais Paulo se refere são, na verdade, só marcadores culturais, o argumento de Paulo seria que não é necessário ser judeu para se salvar, mas que ainda assim as obras de justiça seriam condição para a salvação (mais exatamente, para manter-se salvo).
Resultado: A morte de Cristo nos dá uma nova chance, mas não nos salva efetivamente. Eu preciso completar o trabalho Dele com obras. No fim dos tempos eu serei julgado pela minha própria justiça. Portanto, não houve transferência (imputação) da justiça de Deus em lugar da minha própria, o que significa que Cristo não tomou sobre si o meu castigo (morte substitutiva).
Porque se ele tivesse feito isso, já não haveria base legal alguma para minha condenação a partir do momento que eu me converti.
Meio longo, mas espero ter ajudado ;)
@@Stray___ MUITO útil, seu comentário. Vou digerí-lo! Obrigado.
Muito legal! O que acham de fazer um vídeo sobre as controvérsias recentes a respeito da trindade, usando 1Coríntios 11.3 como base?
Sugestão de tema: Dicotomia x Tricotomia
Forje o fulgor do fio que fulgisse.
Curve-se ao canto que corte o coração.
Verta o velho véu, visões vindouras.
Que voz velada veste o vale vasto?
Concordo Parcialmente... Sabe-se que já desde o primeiro Século haviam Gentios que Seguiam o Deus de Jacó sem com isso entrarem na aliança Mosaica ( se entra na aliança Mosaica através da Circuncisão, se obrigando a partir daí a guardar os 613 preceitos da Lei ), esses Gentios eram chamados de "Tementes a Deus"... não eram circuncisos ou prosélitos, estes Gentios Tementes a Deus, portanto não guardavam toda a Lei ... Cornélio, por exemplo foi chamado por Deus mesmo sendo um Gentio que não guardava toda a Lei... em Atos cap 15, os gentios não foram obrigados a entrarem na Aliança Mosaica, eles teriam que guardar apenas as Leis Universais ( na Tradição Judaica, essas Leis são Hoje conhecidas como Leis de Noé) mas, se pela Fé e desejo de Agradar a Deus, estes Gentios quisessem, poderiam continuar aprendendo a praticar outras Leis, pois, Moisés, é Ensinado nas Sinagogas todos os Sábados. em Gálatas, Paulo deixa claro o que é realmente importante: A Fé no Sacrifício de Jesus e na Graça prometida. a Lei, portanto, não era obrigado entre os Gentios, pois, estes não entraram no pacto Mosaico ( Através da Circuncisão ), mas, aqueles dentre os Gentios que Nasceram de novo em Espirito, guardariam a Lei, pois, a Lei está escrita em seus corações... Não na velhice da Letra mas, pela Esperança, da Promessa. pois o Justo Viverá da Fé. A Lei portanto é Boa, o Mandamento Santo, Justo e Bom. mas, aqueles que estão debaixo da Lei, estão em maldição, Pois a Lei é Espiritual e o homem é carnal e servo do pecado Portanto incapazes de guardar a Lei espiritual, aqueles pois, que morrem e renascem através do Batismo, morrem para a carne e renascem para Cristo e recebem o Espirito, e portanto se tornam capazes de Guardar a Lei, dá maneira que Deus quer! ou Seja Através da Fé. Anulamos pois a Lei pela Fé? de forma nenhuma, Antes, estabelecemos a Lei!
13Pois, diante de Deus, não são os que simplesmente ouvem a Lei considerados justos; mas sim, os que obedecem à Lei, estes serão declarados justos. (Romanos Cap 2:13 )
"Pois, assim como o corpo sem o Espirito esta morto, a Fé sem Obras È Morta" ( Tiago Cap 2:26 )
"Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito". (Romanos Cap 8:3-4)
pois, quem são de Cristo, Já não estão condenação, pois, eles nos fez maldição por nós para nos Justificar por meio da Promessa que é Pela Fé.
Não Há Condenação, Não Há Mais Maldição para Aquele que Nasceu de Novo em Espirito, se Não estamos debaixo da Carne, não estamos de baixo da Lei , pois não estamos debaixo da Maldição escrita na Lei, Essa è a Lei da Liberdade, pois, o Servo, esta debaixo do Pecado e de Maldição. mas, o Filho esta livre da Maldição e pode Servir a Deus pela Fé
Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. (Tiago Cap 1:25)
Poderia fazer um vídeo explicando o mormonismo?
Quanto mais estudo a bíblia vejo que a mais que posso aprender.
O mais legal é que os benefícios da npp não são nenhuma novidade, mas uma demonstração de que gente boa e seria faz um excelente trabalho há muito tempo.
Esses vídeos de sexta são 'teologia' mesmo, hein. Que Deus permita você continuar com o ótimo trabalho.
Yago, novamente parabéns pelo trabalho, agora, permita-me propor um assunto, na esfera física e metafísica o homem possui auto propriedade? A Bíblia respalda propriedade privada ou a idéia da mesma é relativa e sujeita ao interesse coletivo? Qual a visão bíblica de uma sociedade sem estado? As palavras de Samuel sobre Saul não poderiam embasar o libertarianismo? Comente por favor sobre a a organização social de Israel antes de ter Reis... Agradeço desde já...
Up! Up! Up!!!!!! 😱 Tô esperando com muita expectativa ele falar do Libertarianismo!!!
O livro idolatria do Estado de Franklin Ferreira vai tirar várias dúvidas sobre esse assunto...É top o livro
A bíblia dignifica a propriedade privada, o sétimo mandamento diz: "não furtarás".
Comunismo Socialista
Tem vídeos do Yago falando sobre isso, principalmente o vídeo que fala sobre o livre mercado.
Achei muito bom e interessante, mas alguém poderia me dar um resumo explicativo, me senti um pouco burro agora.
e o que ele quis dizer no final ?
Fico com o Tio Nico 😅
Se tem uma coisa que as NPP não é é "reducionista".
Rapaz eu não entendi nada desse vídeo, incrível.
Parece os adventistas que dizem que guarda o sábado não para ser salvo mas porque ja são salvos.
Rapaz, se botar imagens de uma corrida de cavalos com esse áudio vai ficar perfeito!
Eu penso que vcs poderiam fazer um review a respeito das obras ou de alguma obra (A RESSURREIÇÃO DO FILHO DE DEUS ou SUA BIOGRAFIA A RESPEITO DE PAULO) de N. T. Wight.
Preciso ler um ou dois livros na minha prateleira para poder dizer o que penso 😉
OBRIGADO POR MAIS UM VÍDEO YAGO !!
Minha pergunta é: 1 Corintios 14.18 Paulo declara falar em línguas mais do que todos os da igreja de Corinto. No verso 4, ele diz que quem fala em línguas "edifica-se a si mesmo". Pergunto: O que significa esse "edificar-se a si mesmo"? É um tipo de "evolução espiritual"? Como podemos entender? Se a igreja de Corinto era uma igreja com problemas em lidar e entender os dons e fala em línguas de forma desorganizada e exacerbada, e ainda assim Paulo diz que fala mais do que TODOS ELES, por que falar tanto em línguas se não gerasse um crescimento?
Obs: não sou pentecostal e quem fez essa questão foi um amigo, no entanto, fiquei sem saber como responder de forma apropriada. Desde já muito obrigado !!
Tentam justificar legalismo ou até libertinagem com essa tal nova perspectiva.
cara poderia me explicar a reflexão do vídeo to confuso
Essa discussão vai demorar mil anos até chegar no Brasil. Graças à Deus!
Yago! Tudo bem contigo cara? Espero que sim!
Fala sobre do relato em gênesis da guerra de 5 reis contra 4. Qual o propósito literário desse texto? Por que ele está ali?
faz um vídeo sobre Jó 1:6
interessante!
Gostaria que falassem da rainha Vasti , já que está circulando na internet um vídeo do Billy Graham, se não me engano, trazendo diversas informações sobre a mesma.
Genial como sempre, mas esse tema é muito complexo, de difícil compreensão... Um conhecimento pré existente ajuda muito a entender esse vídeo!!!
Meu amigo fala sobre Apocalipse 7:4
Top
Paulo como um fariseu que foi, tinha consciência do que era a mente e a cosmovisão de judeu praticante, é uma mente bem diferente daquela que temos nós, cristãos, eu acompanho alguns canais de rabinos, e vejo a forma deles interpretarem textos, e fico surpreso com a tradição oral, a questão da fidelidade do texto em hebraico, a cultura judaica e a religião que estão numa simbiose, são coisas que um cristão gentio, nunca vai entender, por mais que passe uma vida inteira estudando, pq diferente destes judeu praticantes, ele nunca teve o coração neste sistema judaico. Aí me pergunto, não há nenhum judeu da gema, que nasceu e foi criado nesse sistema, passou anos e anos devorando livros, e sendo educado e assimilando tudo que envolve o judaísmo, e tendo o fé neste sistema, mas que tenha se convertido a Cristo, e que possa dar um parecer, como judeu, que viveu no judaísmo, sobre este texto de Paulo?