Que vídeo top. Me ajudou de mais na parte que vc falou sobre o cabo de aço que aciona as trocas de marcha. Tenho um Monza 92 clássic automático EFI e por conta da bucha que tem nesse cabo o meu estáva trocando de marcha só aos 4 mil rpm. Por causa dessa bucha que nem existia mais no meu. Consegui refazer ela com uma bucha de bieleta e o carro ficou perfeito. Voltou a trocar as marchas aos 2mil rpm. Obrigada amigo consegui resolver o problema através do seu vídeo, continue fazendo esses vídeos do seu carro, pra quem tem Monza e gosta de carros antigos é muito da hora compartilhar essas experiências.
Interessante o funcionamento desses câmbios, troquei um GLS glsi 92 manual que eu tinha por um automático, mesmo esquema, hidramático 3 marchas funcionando suave e ele usa a mesma injeção do 500Ef um abraço
Caio, bem legal - só achei diferente que ele use a mesma injeção do 500EF - porque até onde sei, ela só saiu em 1990 - por ser antiga e analógica, foi abandonada no projeto já em 1991 por uma mais moderna. Depois dá uma conferida - a 1990 é uma Bosch LE-Jetronic - 100% analógica.
Boa tarde amigo tenho um Monza efi um bico, como todos sabem queima muito módulo rei, o mecânico falou pra colocar um carburador, com distribuidor, ele disse que é mais confiável o que vc acha?
Davi, muito sinceramente... eu pensaria muito em não escutar conselhos deste seu mecânico. Nem pensar!!!!!! Sim, é verdade que os Monzas com 1 bico tem mais problemas com o módulo - mas é muito mais inteligente manter o carro original e ter um segundo distribuidor no porta malas (porque trocar o módulo é algo interno e meio chato quando você estiver na rua). Querer fazer "downgrade" de tecnologia é o fim dos tempos - é como comprar um Gol GTI e retirar a injeção para colocar um Weber - CRIME !!!! Não faça isso e comece a ver outras oficinas - se ocorresse comigo, eu já não confiaria no mecânico. Além disso, todo o carro está ajustado para a injeção, fazendo isso, de cara, você já perde valor até em uma possível revenda futura. Abandone a idéia - mesmo porque carburador bom hoje é RARO e os reparos ainda mais complicados. Espero ter ajudado.
Keven, tudo bem? Bom ponto esse seu - vou tentar compatilhar aqui a minha experiência com o Monza Automático. Mas lembre-se que o seu (1991) é bem mais moderno que o meu (1987/88). Quando pensar em consumo, lembre-se que o seu tem injeção (mais eficiente e econômica) e melhor distribuição de energia (o meu ainda tem distribuidor com rotor e bobina KW). Então o Monza 1991, quando bem regulado, deve ser menos "gastão" que o carburado. Quanto ao consumo de Gasolina, o que vejo é.... PREPARE O BOLSO SIM! A vida toda, o meu Automático foi mais gastão que o manual com mesmo motor 2.0. Um exemplo: enquanto o 500EF faz 7,5 km/l, no transito de SP, o Automático faz 4,7 km/l. É absurda a diferença! Na estrada, a coisa se equivale e ambos chegam nos 10,6 a 11,2 km/l. Então, ter Monza automático é pensar no bolso sim! Não tem milagre. Por fim... devo então trocar o câmbio ?!?!? DEFINITIVAMENTE NÃO! Sobraram poucos automátivos do Monza, você vai destruiir um carro quase único, isso é péssimo! É como comprar "Gol GTI e trocar a injeção por carburador" - nem pense nisso! Garanto que o Monza não será o seu carro do dia-a-dia, então curta o automático como ele veio de fábrica, divirta-se e ande no trânsito com todo o conforto que só o automático tem. Uma arrancada no farol com acelerador mais "pisado" deixa muito carro novo pra traz na troca da marcha - porque ele tem apenas 3 marchas e são bem longas. Espero ter ajudado!
@@MonzaExperience é um câmbio automático de manutenção baixíssima e uma robustez enorme, pena que muitos proprietários tiraram esse câmbio e colocaram câmbio manual
Que vídeo top.
Me ajudou de mais na parte que vc falou sobre o cabo de aço que aciona as trocas de marcha.
Tenho um Monza 92 clássic automático EFI e por conta da bucha que tem nesse cabo o meu estáva trocando de marcha só aos 4 mil rpm.
Por causa dessa bucha que nem existia mais no meu.
Consegui refazer ela com uma bucha de bieleta e o carro ficou perfeito.
Voltou a trocar as marchas aos 2mil rpm.
Obrigada amigo consegui resolver o problema através do seu vídeo, continue fazendo esses vídeos do seu carro, pra quem tem Monza e gosta de carros antigos é muito da hora compartilhar essas experiências.
Valeu Gabriel!
Esse esticador de cabo já me deixou maluco uma vez. Agora ficou mais fácil!
Boa sorte com o Automatic por aí.
Interessante o funcionamento desses câmbios, troquei um GLS glsi 92 manual que eu tinha por um automático, mesmo esquema, hidramático 3 marchas funcionando suave e ele usa a mesma injeção do 500Ef um abraço
Caio, bem legal - só achei diferente que ele use a mesma injeção do 500EF - porque até onde sei, ela só saiu em 1990 - por ser antiga e analógica, foi abandonada no projeto já em 1991 por uma mais moderna.
Depois dá uma conferida - a 1990 é uma Bosch LE-Jetronic - 100% analógica.
@@MonzaExperience Santana só ganhou injeção multiponto digital em 94, Monza classic tubarão teve. Versão mpfi também com a le jetronic.
Eu tenho um Monza Classic Se Automático 91 tubarão, já viajei de São Paulo para Pernambuco
Tenho um SL/E 88 prata 4 portas automático tbm .
Olha aí Allan, boa!
Guarda que esses automáticos estão cada vez mais raros.
@@MonzaExperience pode crer Sérgio! 👊🏼😉
Boa tarde amigo tenho um Monza efi um bico, como todos sabem queima muito módulo rei, o mecânico falou pra colocar um carburador, com distribuidor, ele disse que é mais confiável o que vc acha?
Davi,
muito sinceramente... eu pensaria muito em não escutar conselhos deste seu mecânico. Nem pensar!!!!!!
Sim, é verdade que os Monzas com 1 bico tem mais problemas com o módulo - mas é muito mais inteligente manter o carro original e ter um segundo distribuidor no porta malas (porque trocar o módulo é algo interno e meio chato quando você estiver na rua).
Querer fazer "downgrade" de tecnologia é o fim dos tempos - é como comprar um Gol GTI e retirar a injeção para colocar um Weber - CRIME !!!!
Não faça isso e comece a ver outras oficinas - se ocorresse comigo, eu já não confiaria no mecânico.
Além disso, todo o carro está ajustado para a injeção, fazendo isso, de cara, você já perde valor até em uma possível revenda futura.
Abandone a idéia - mesmo porque carburador bom hoje é RARO e os reparos ainda mais complicados.
Espero ter ajudado.
@@MonzaExperienceajudou muito meu amigo vou seguir seu conselho valeu 👍
To com meu Monza tubarão 91 automático esta bebendo muita gasolina to querendo trocar para manual e normal esse câmbio beber muito?
Keven, tudo bem?
Bom ponto esse seu - vou tentar compatilhar aqui a minha experiência com o Monza Automático. Mas lembre-se que o seu (1991) é bem mais moderno que o meu (1987/88).
Quando pensar em consumo, lembre-se que o seu tem injeção (mais eficiente e econômica) e melhor distribuição de energia (o meu ainda tem distribuidor com rotor e bobina KW).
Então o Monza 1991, quando bem regulado, deve ser menos "gastão" que o carburado.
Quanto ao consumo de Gasolina, o que vejo é.... PREPARE O BOLSO SIM!
A vida toda, o meu Automático foi mais gastão que o manual com mesmo motor 2.0. Um exemplo: enquanto o 500EF faz 7,5 km/l, no transito de SP, o Automático faz 4,7 km/l. É absurda a diferença!
Na estrada, a coisa se equivale e ambos chegam nos 10,6 a 11,2 km/l.
Então, ter Monza automático é pensar no bolso sim! Não tem milagre.
Por fim... devo então trocar o câmbio ?!?!?
DEFINITIVAMENTE NÃO!
Sobraram poucos automátivos do Monza, você vai destruiir um carro quase único, isso é péssimo! É como comprar "Gol GTI e trocar a injeção por carburador" - nem pense nisso!
Garanto que o Monza não será o seu carro do dia-a-dia, então curta o automático como ele veio de fábrica, divirta-se e ande no trânsito com todo o conforto que só o automático tem.
Uma arrancada no farol com acelerador mais "pisado" deixa muito carro novo pra traz na troca da marcha - porque ele tem apenas 3 marchas e são bem longas.
Espero ter ajudado!
@MonzaExperience meu carro e carburado
@MonzaExperience estou acompanhando seus vídeos para pegar algumas manhas, seus vídeos são muito bons continue assim 👏🏻👏🏻🙏🏻
Tava sumido.
hehehe... tem hora que é necessário um tempo...
Esse câmbio automático é robusto,se não me engano é um ZF... A Guidomatic tem em Osasco, não sei se é o mesmo proprietário
Oi Cleiton, não sei te dizer a marca/modelo - mas que é robusto, sem dúvida.
@@MonzaExperience é um câmbio automático de manutenção baixíssima e uma robustez enorme, pena que muitos proprietários tiraram esse câmbio e colocaram câmbio manual