Importante também considerar que a melhor distribuição da temperatura com o dissipador pode contribuir para maior longevidade não só do ssd, mas também da placa-mãe. Vi testes em que sem o dissipador houve picos de mais de 100 graus perto da área de contato do controlador, e isso causará uma fadiga muito maior do conjunto. Seria interessante um teste mais longo, que comparasse o desempenho vs tempo de uso. Isso sem falar no aspecto segurança, uma vez que perder 1tb de trabalhos pode ser o fim da linha pra alguns. Sem dúvidas, vale a pena o investimento em uma unidade com dissipador.
Conclusões: 1) Dissipador foi efetivo na redução de temperatura; 2) Velocidades mais altas são conseguidas utilizando a porta PCI-E 4.0; 3) Se a temperatura for relativamente alta, a velocidade na PIC-E 4.0 pode ser inferior a velocidade na PCI-E 3.0 na escrita (acima de 50°C já pode ser que comprometa), não tendo sido observado comprometimento de velocidade para a leitura em temperaturas da ordem de 60°C.
@@ErrorSulake pretendo comprar um ssd m.2 da asgard no aliexpress. Ele tem 3500 de leitura, e 3000 de escrita, custando uns 500 reais atualmente um de 500gb.
geralmente, não sei o caso específico da sua placa mãe, mas o slot de cima nas B550 faz interface com o CPU via PCIE 4.0 e o de baixo com chipset via PCIE 3.0. Como o seu SSD é GEN 4, ele vai trabalhar com leituras acima de 3500, que é o limite do GEN 3, daí forçando mais o controlador e gerando mais calor
Tenho visto esse mesmo resultado em outros vídeos, quando o nvme m2, fica mais frio, não quer dizer que ele vai render mais rápidas taxas de transferências na verdade ele até cai um pouco de desempenho, como mostrado no teste, em resumo o ganho fica por conta de vida útil do componente, de não sofrer com o desgaste por aquecimento excessivo com o passar dos anos.
Não sei outros modelos, mas no meu uso comum, mesmo com torrent, gaming, transferencia de vídeos, gravação via obs, o meu sem dissipador não passa de 59°c medi via hwmonitor. Nunca senti perca de performance. O meu é um crucial nmve de 512gb.
Tenho um notebook Lenovo Y540, e instalei um Sandisk Ultra 3D NVMe. Usando para atividades normais ele costuma operar entre 35-40graus. Em jogos já vi bater 53 graus. Isso tendo em vista que ele está com thermal pad sobre os chips, e na carcaça do notebook, acima de onde fica o SSD, há uma placa de cobre de dissipador, que vem de fábrica. Usei o Crystal Disk e o HW Monitor, e nesse teste, retirando o thermal pad, ele chegou na temperatura máxima de funcionamento de 70 graus; com thermal pad chegou em 62 graus. As temperaturas do NVMe em notebook são bem mais altas pelo visto.
a temperatura em cima do dissipador não reflete a temperatura do ssd, apenas o que o material consegue conduzir/dissipar. O correto seria ver pelo sensor do próprio ssd (hwinfo). E melhora um pouquinho se tirar o adesivo também. O slot de cima pega um pouco de calor do pcb da placa de vídeo, além de ser mais próximo do processador e operar um pouco mais rápido que o de baixo, o que também influi um pouco na temperatura.
Boa tarde Miguel, câmera termográfica e pistola irradiométrica não mede temperatura, por definição temperatura é o grau de agitação das moléculas de um determinado objeto, como os sensores encontra-se distante do objeto os instrumentos medem os ondas eletromagnéticas emitidas pelo corpo em um determinado comprimento de onda (infravermelhas), como uma onda eletromagnética depende da qualidade da antena de transmissão pra emitir com maior qualidade, no caso de ondas termais (infravermelhas) dependem da superfície do objeto a ser medido, e isso chamado de emissividade da superfície do corpo. Então corpos de baixa emissividade (Superfícies polidas e cromadas) transmitem menos ondas termais a emissividade é em torno de 0,35. Corpos de alta emissividade por exemplo Superfícies foscas, jateadas, pintura oxidada, empoeiradas ou até mesmo entranhas e furos onde o diamentro e 7 vezes menor que a profundidade nestes casos a emissividade aproxima-se de 1. Para comparar dois corpos distintos o SSD e o Dissipador as superfícies deveriam ser idênticas ou vc deveria ajustar a emissividade quando mudar a superfície, outra solução seria normalizar as duas superfícies, por exemplo colar uma fita isolante nos dois objetos e medir em cima da fita isolante. Saudações boa matéria.
Voce tem que fechar o gabinete , operar com a maquina e deixar o termal pad uma vez em cada posição, primeiro no slot de cima, depois no slot de baixo. Ele vai indicar a temperatura do ambiente em cada situação. Se em cima for menor ou igual ao de baixo, sua teoria quanto ao PCIexpress estará comprovada.
Valeu pelo vídeo Miguel, estava com receio de instalar meu ssd com a folha térmica + o dissipador da placa mãe podendo ter algum conflito mas pelo video consegui ver que a performance melhora com ambos
Seus Vídeos são muito longos , mais de muita valia gosto muito e bem explicado aprendo muito com você Deus abençoe Você Seu trabalho e toda sua família ...
Termodinâmica básica, o slot de cima fica mais quente por causa da gpu (o ar quente sobe e o ar frio desce) ent a gpu pode aumentar a temperatura do m2 no slot de cima, assim como o m2 no slot de baixo pode aquecer a gpu.
Acredito que esquente por ficar acima da placa de vídeo é o fato de que o ar quente sobe (porque é menos denso que o ar mais frio). Com ele embaixo, ele recebe o calor da fonte e o calor dele mesmo, mas quando está acima da GPU, ele pega o ar mais quente que ela já usou.
Você poderia fazer testes com dissipadores em placas-mãe. Há um ano fiz um upgrade no meu pc e para caber tudo no orçamento, tive que pegar uma placa mãe Asus Prime B450M. Porém essa placa é considerada de "entrada" e não vem com dissipadores. Uma dica de pauta: Será que os dissipadores comprados a parte ajudam?
o meu e um notebook com hd com win 8.1 o hardware todo cagado celeron 988b 2.4ghz dual core ele termina de ligar com 12segundos sera q melhoraia mt com ssd????
@@dhastk Com esse hardware a diferença será mínima. O processador também limita muito a velocidade com que os arquivos são executados. Eu não investiria para uma máquina tão simples.
Excelente video miguel. só acho que faltou estressar a GPU, pra ver como que ela soprando ar quente no SSD faria ele se comportar, mas no mais, excelente video
Mesmo não interferindo no desempenho, na minha teoria vejo uma vida útil muito maior do equipamento, com ele trabalhando mais frio. Ou seja compensa e muito deixar ele mais frio. E tem dissipadores muito melhores.
Acho que foi bom. Se não ajuda na velocidade ajuda na durabilidade do componente. Pq já teve SSD que pifou de não ligar mais a MB, e só pode ser o controlador que deu ruim.
Miguel dica de video q nem em site gringo tem, pelo menos eu nao achei, eles só falam de thermal pad dissipador/condutor vs pasta térmica. Acho que vc sabe que existe diferentes thermal pads, uns são para dissipar o calor (condutivos, e são bem ineficientes) e outros para isolar (isolamento elétrico e térmico esses sao eficientes) alem dos "gap fillers" (preenchedores de espaço, tipo para evitar vibrações ou pequenos contatos). Os que são para isolar e gap fillers funciona bem, já os dissipadores e também isoladores (elétricos e nao de calor) nem tanto. (por isso que esse ssd usa cobre/grafeno mil vezes mais eficiente q thermal pad e um heat sink). Eu estou vendo muito "profissional" achando que os thermal pads para isolamento e gap fillers são os mesmos que para dissipação. Da uma pesquisada ai e faz um video sobre isso, mas tem q achar uma metodologia legal para aferição, não faz nas coxas para a criançada não, isso vai chamar uma galera mais profissional pro seu canal. Vai dar um puta trabalho? Vai. mas vai dar views pra sempre (como esse video), diferente destes videos de temporada. Faz um video maneiro tipo de 40min explicando direitinho vai bombar. Não sei se me fiz entender mas acho que vc sacou.
Só achei que faltou vc mostrar se teve alguma influencia na temperatura da placa de vídeo ,levando em conta que o ssd em baixo vai fazer com que as ventoinhas puxem ar mais quente .Fiquei curioso se isso aconteceu ,mas foi bom vc tirou uma dúvida que eu tinha e com certeza irei usar o slot de cima com dissipador.
No slot abaixo da placa de vídeo foi mais frio porque a placa estava sem uso então jogava ar frio em cima do SSD, mas jogando, ou ao renderizar, a temperatura sobre e passa a jogar ar quente no SSD, por isso que slot m.2 acima da placa de você e melhor e claro, com discipador de preferência!
Percebi que o slot de baixo limitou a velocidades de leitura. Talvez por isso a temperatura tenha ficado mais baixa, não pelo posicionamento, mas por não utilizar todo o potencial do Gen4.
Miguel, essa diferença em relação a temperatura no slot de baixo e o de cima se deve ao fato de o ar quente é mais leve, e, logo, ele sobe. Assim o ar quente de, por exemplo, a Placa de Vídeo, sobe e, caso o ssd esteja pra cima, o mesmo vai acabar esquentando. Já quando o ssd está mais pra baixo tem menos coisas liberando ar quente nele, além de o ar menos quente de dentro do gabinente ficar mais por lá (enquanto houver ar menos quente) Enfim, ar quente sobe e ar frio desce.
Camarada, "xeu" te dar uma ideia. Vc até já falou sobre EGPU, mas vc poderia falar de outras coisas que dá pra fazer com a entrada mini PCI-Express. Seria bacana. Eu, por exemplo uso o adaptador Caddy pra colocar um HD a mais no lugar da entrada do drive de DVD. Agora eu penso em usar a porta mini PCI-E pra outros fins já que minha placa Wi-fi tá ficando ruim.
Da uma olhada no manual da sua camera térmica, em algumas cameras térmicas essa temperatura é a media de todas as temperaturas captadas na tela. As melhores cameras tem centenas de pontos que fazem aferição ao mesmo tempo as mais baratas tem menos pontos e faz aferição de um ponto de cada vez. Eu sempre vou na temp maxima já que a camera não é algo muito exato de qualquer maneira. As cameras para aferição de testes por exemplo custa em media 10 mil dólares. Mas valeu Nvme só com dissipador.
MW você esclareceu uma dúvida crucial minha, pois eu havia comprado um nvme wd_black com heatsink para meu Dell G3. Fiquei um pouco preocupado, pois quando coloquei o NVME que possui dissipador nativo, ficou um pequeno calombo no chassi do notebook, tem que prestar bem atenção para perceber o calombo. Cheguei a cogitar remover o dissipador, mas achei melhor não tirar por questões de temperatura, e esse video matou a duvida. Não há a minima possibilidade de eu tirar o dissipador, terei que viver com o micro calombo no chassi do note. Vlw MW!!!
Cara eu ia falar exatamente o que falou no final, menor temperatura é melhor pro componente em si, o desempenho nem afetou tanto, então, melhor seguir mais frio e com segurança, sabendo que ele pode durar mais tempo
Realmente é o que aconteceu comigo a máquina estava travando ficou debaixo da placa de vídeo, nem consegui formatar dava erro na formatação com 94% nunca tinha visto isso na minha vida
Cara... comprei um dissipador simples, branquim, no mercado livre...o meu SSD M2 ficava sempre 65° pra cima! O meu é notebook.... o dissipador ficou no limite pra fechar a tampa, mas foi tranquilo. Hoje meu SSD se alcançar 45° é muito! Caiu mais de 20°
Muito legal o conteúdo como sempre, parabéns pelo trabalho e fico feliz que você está conseguindo apoio das fabricantes, que além de reconhecer o seu ótimo trabalho ainda nos ajuda a ter mais conteúdo parabéns siga assim sempre melhorando e falando nisso gostei bastante dessa versão jogos mortais do MW do final kkkk ficou hilário, parabéns pela criatividade e obrigado pelo conhecimento q vc passa pra gente. Forte abraço eeee... Vaaaaleeeeww
Você analisou performance X temperatura, mas tem que ser levado em conta que a vida útil do SSD tende a ser mais preservada se trabalhado em temperaturas mais baixas - o que na minha opinião - é mais vantajoso do que um discreto desempenho na velocidade. Ou seja, o dissipador tem a função de preservar a vida útil do disco e não - necessariamente - potencializar sua a velocidade.
Miguel, eu fiquei com dó de tirar o dissipador original de um ssd da xpg e mesmo assim coloquei o dissipador da placa mãe por cima, encaixou beleza. Minha dúvida é se dois dissipadores são melhores que um, ou se um vai dificultar a ventilação do outro. Me da uma dica quando puder, obrigado 👍
Tenho 2 NVME M.2 512 da XPG, e 1 Kingston SATA de 1tb, vou comprar mais um da kingston de 1tb pra colocar os jogos... Os NVME estou usando 1 para o sistema e armazenamento pra gravar meus videos, e o outro deixo os jogos que mais jogo no momento... O outro kingston que vou comprar vou colocar os games secundarios que nao jogo muito, mas quero ter no pc
Fazem alguns dias que comecei a ver e acompanhar teu canal e hoje decidi escrever e te parabenizar pelo empenho e pelos ótimos conteúdos trazidos até nós. Sucesso!
É fato já, que o nvme esquenta ,e ainda mais doque sata,nao é a atoa que muitos nvme vem dissipador e ate as placa mãe.Alguns nvme tem ate refrigeração liquida!
Em condiçoes severas de trabalho o discipador ajuda muito. tipo dentro de um cpd e quando falta o ar ajuda ou se não tiver o ar condicionado ajuda muito.
O Fan da placa tava rodando e jogando ar frio para o SSD no Slot de baixo, já em uma situação de estresse da placa, o ar seria quente, e consequentemente aumentaria a temperatura do ssd c/ sem dissipador, ou não? Seria legal um teste real de operação dos dois.
Miguel estou pensando em colocar um dissipador no meu kingston NVME, mas comprei faz duas semanas e se eu arrancar aquelas etiquetas que tem sobre as memórias perco a garantia pelo que entendi. No slot de cima na minha placa mãe é mais "frio", mas mesmo assim está ficando em 40 graus mesmo sem uso nenhum, pois o que carrega o sistema é um ssd sata.
Caro Miguel a metodologia usada no teste não comprova a eficiência do dispipador, porque a temperatura foi medido sobre o disipador. Se o dispositivo funciona vai apresentar temperatura igual ao do sem disipador...
Galera tem ssd 120gb no Aliexpress por menos de 100 reais,paguei 90 no meu, aproveitem porque as encomendas estão vindo por avião e rápido... Caraca eu deveria receber alguma coisa pela propaganda rsrsrs
Tirando pelos outros testes que eu já vi e os relatos de usuários, a diferença de temperatura com dissipador fica maior em altas temperaturas, tipo situações em que o NVMe bate mais de 70 graus com dissipador fica até 20 graus mais frio. Entre outras palavras é como se com dissipador o SSD estabilizasse mais ou menos em 50 graus mas os testes q eu vi era aquele modelo de dissapador q é um case com thermal pad em baixo e em cima do NVMe e o NVMe era de 3500MB/s que em teoria esquenta menos, talvez isso tbm influencie na eficiência.
uma coisa que faz esses dissipadores acabarem atrapalhando o desempenho nos testes é que ele acaba servindo como um "reservatório" de calor e isso acaba interferindo no teste, pois o dispositivo frio acaba ficando mais tempo em alta performance, mas depois leva muito mais tempo para esfriar e poder voltar para o desempenho maximo(é bizarro pensar que o dissipador faz o dispositivo demorar mais para esfriar...)
Explicação... O de cima esquenta mais pq está mais próximo do cpu e está recebendo o calor irradiado no circuito da mobo... Embaixo por estar mais longe ele recebe menos essa carga térmica do circuito... MAS realmente também tem a velocidade mais alta do pcie 4.0...
Preciso muito usar uma SSD. Preciso me aprofundar mais nesse assunto. Miguel faz um mini guia de SSD pra nós ajudar. Meu PC nescessita de mudanças kkk tenho certeza que uma vez q usar ssd nunca mais quer mudar.😁
Caso n tenha slpt m2 pega um ssd normal msm. A diferença em carregamentos é gigantesca, eu tinha um pc q com hd pra iniciar Windows 10 demorava 8min com ssd de 128 basicão da kingston passou p menos de 2min.
MIGUUEEELLL, AJUDAAAA!!!! COMPREI UM NVME DA KINDIAN ONDE AS VELOCIDADES SÃO: LEITURA 2400MB/S E GRAVAÇÃO 1700MB/S TENHO UMA PLACA MÃE ASUS PRIME H310M-A QUE SUPORTA 10gbps MAS QUANDO FAÇO O TESTE PELO CRYSTA ELE FICA SÓ EM 830 MB/S COMO RESOLVO? VOCÊ PODE DAR MAIS DICAS? PESSOAL AJUDA DANDO LIKE, TEM MUITA GENTE COM ESSE PROBLEMA! MELHOR CANAL DO RUclips!!
Mas a alta temperatura pode interferir na vida útil do componente.... Teoricamente, trabalhando em uma temperatura mais baixa, ele deve funcionar por um tempo maior.
Tô usando um Western Digital 480 gigas M2 NVME na minha TUF X570 fiz os testes e ficaram melhor que imaginei, no slot de baixo com o dissipador da própria placa mãe, aqui a temperatura não passa de 40º pois meu pc fica no quarto com ar condicionado e ventilador, ficou a Leitura 2.480 e Escrita 1.800.
Aí Miguel se tu conseguir um patrocínio da TeamGroup, Pichau, tenta testar o SSD Cardea Liquid, se ele compensa mesmo ou não, ele tem aquele liquido que o Watercooler possui
O objetivo do dissipador de calor não é aumentar o desempenho , mas sim, distribuir e dissipar melhor o calor (fazendo a temperatura cair). Até onde sei, se deseja isso para aumentar a vida útil do equipamento (esse é o teste que valeria a pena fazer... problema é que é um teste que demoraria para siar os resultados rs).
Muitíssimo obrigado pelo vídeo. Muito bom. Eu fiquei especialmente curioso em ver qual é o desempenho dos dissipadores para SSD com FANs que tem para vender no Aliexpress e ver um comparativo com esse dissipador passivo que vc testou. Vi que tem uns que seguem o padrão blower e outro com 2 FANs. Além do desempenho térmico, acho que analisar o ruído gerado pode ser legal também.
O superaquecimento em NVMe ocorre principalmente com a gravação de grandes blocos de arquivos, sem um teste desse que reproduza a condição mais crítica de uso ficamos limitados a esses resultados. Eu esperava pelo menos um teste durante a gravação de um bloco c/30GB-50GB.
Miguelzinho séria interessante você fazer um tutorial passando só o windows do HD ou SSD (normal) pro ssd m.2 deixando ele muito mais rápido e deixar o HD só pra jogos, queria muito um tutorial seu desse tipo. Se ver o comentário poderia fazer um desse ? Eu fico agradecido pelo o tempo. ABS ;--; 😗✌🏼
Cara não existe margem de erro isto é a diferença de temperatura.. pois na superficie externa a temperatura costuma ser menor pois esta esalando o calor do material. considero a diferença perfeitamente normal considerando as condiçoes de trabalho. dos materiais
Parabéns para o editor que deduzo que só tinha o áudio e fez um boneco do Miguel para finalizar o vídeo, conteúdo sensacional!
Fez o Miguel na impressora 3d
Eu já tava rindo com o final, fui ler seu comentario e agora tô me mijando de rir aqui kkkkkkkkkkkk
mano eu ri mt no final kkkkkkk a edição
@@vortis18kkkk😂
Importante também considerar que a melhor distribuição da temperatura com o dissipador pode contribuir para maior longevidade não só do ssd, mas também da placa-mãe. Vi testes em que sem o dissipador houve picos de mais de 100 graus perto da área de contato do controlador, e isso causará uma fadiga muito maior do conjunto. Seria interessante um teste mais longo, que comparasse o desempenho vs tempo de uso. Isso sem falar no aspecto segurança, uma vez que perder 1tb de trabalhos pode ser o fim da linha pra alguns. Sem dúvidas, vale a pena o investimento em uma unidade com dissipador.
No final parecia que o vídeo tinha sido invadido por um hacker hahahahhahaha
Conclusões: 1) Dissipador foi efetivo na redução de temperatura; 2) Velocidades mais altas são conseguidas utilizando a porta PCI-E 4.0; 3) Se a temperatura for relativamente alta, a velocidade na PIC-E 4.0 pode ser inferior a velocidade na PCI-E 3.0 na escrita (acima de 50°C já pode ser que comprometa), não tendo sido observado comprometimento de velocidade para a leitura em temperaturas da ordem de 60°C.
Depois que utilizei o SSD nunca mais consegui voltar para o HD normal , e o NVME é melhor ainda
To usando um Nvme 1tb de 2100mbps fazem alguns meses, não senti diferença vindo de um SSD Sata 500mbps
@@ErrorSulake diferencia maior somente em transferências de arquivos para outras pastas, ai da sim.
@@leonildooliveira4772 tb n adianta passar do nvme pra um hd, já que a vel de leitura do hd limita a gravação do nvme
@@ErrorSulake pretendo comprar um ssd m.2 da asgard no aliexpress. Ele tem 3500 de leitura, e 3000 de escrita, custando uns 500 reais atualmente um de 500gb.
Fato, pena que meu Dell não reconheceu o nvme:/
12:00 o slot de baixo ficou mais frio pq a ventoinha da placa VGA estava o resfriando. Mas qdo a VGA estiver sendo utilizada, a temperatura vai subir.
minha placa de video chega 90 graus jogando (gtx 660) é bem antiga mas ainda me atende... o meu ssd nvme chegou a 66 graus.
Se o Miguel morasse em Cuiabá: "O SSD está chegando a 300ºc e a temperatura ambiente em 47ºc"
Moro em Cuiabá e aqui é o inferno de Dante kkk
@The Random pra ganhar só no inferno, mas com não conheço lá posso dizer que aqui é pior kkkk
@@THAY1999 eu tive que comprar uma "pasta" térmica de metal liquido e colocar no meu note pq se não é lag atrás de outro, uma loucura
@Isaque Nilton Fernandes Rocha além de quente e não ter mar, aqui não chove, meu salário está indo todo na conta de energia por causa do ar ligado 🥵😭
digo o mesmo kkk, sou de Sinop-MT
geralmente, não sei o caso específico da sua placa mãe, mas o slot de cima nas B550 faz interface com o CPU via PCIE 4.0 e o de baixo com chipset via PCIE 3.0. Como o seu SSD é GEN 4, ele vai trabalhar com leituras acima de 3500, que é o limite do GEN 3, daí forçando mais o controlador e gerando mais calor
Tenho visto esse mesmo resultado em outros vídeos, quando o nvme m2, fica mais frio, não quer dizer que ele vai render mais rápidas taxas de transferências na verdade ele até cai um pouco de desempenho, como mostrado no teste, em resumo o ganho fica por conta de vida útil do componente, de não sofrer com o desgaste por aquecimento excessivo com o passar dos anos.
Não sei outros modelos, mas no meu uso comum, mesmo com torrent, gaming, transferencia de vídeos, gravação via obs, o meu sem dissipador não passa de 59°c medi via hwmonitor. Nunca senti perca de performance.
O meu é um crucial nmve de 512gb.
Tenho um notebook Lenovo Y540, e instalei um Sandisk Ultra 3D NVMe. Usando para atividades normais ele costuma operar entre 35-40graus. Em jogos já vi bater 53 graus. Isso tendo em vista que ele está com thermal pad sobre os chips, e na carcaça do notebook, acima de onde fica o SSD, há uma placa de cobre de dissipador, que vem de fábrica. Usei o Crystal Disk e o HW Monitor, e nesse teste, retirando o thermal pad, ele chegou na temperatura máxima de funcionamento de 70 graus; com thermal pad chegou em 62 graus. As temperaturas do NVMe em notebook são bem mais altas pelo visto.
O fato de em cima ser 4.0 e em baixo ser 3.0 afetou o resultado comparativo. Então isso me gerou incerteza.
MW Informática um dos melhores no RUclips fraga muito e muito bem explicado Parabéns ....
a temperatura em cima do dissipador não reflete a temperatura do ssd, apenas o que o material consegue conduzir/dissipar. O correto seria ver pelo sensor do próprio ssd (hwinfo). E melhora um pouquinho se tirar o adesivo também. O slot de cima pega um pouco de calor do pcb da placa de vídeo, além de ser mais próximo do processador e operar um pouco mais rápido que o de baixo, o que também influi um pouco na temperatura.
Boa tarde Miguel, câmera termográfica e pistola irradiométrica não mede temperatura, por definição temperatura é o grau de agitação das moléculas de um determinado objeto, como os sensores encontra-se distante do objeto os instrumentos medem os ondas eletromagnéticas emitidas pelo corpo em um determinado comprimento de onda (infravermelhas), como uma onda eletromagnética depende da qualidade da antena de transmissão pra emitir com maior qualidade, no caso de ondas termais (infravermelhas) dependem da superfície do objeto a ser medido, e isso chamado de emissividade da superfície do corpo. Então corpos de baixa emissividade (Superfícies polidas e cromadas) transmitem menos ondas termais a emissividade é em torno de 0,35. Corpos de alta emissividade por exemplo Superfícies foscas, jateadas, pintura oxidada, empoeiradas ou até mesmo entranhas e furos onde o diamentro e 7 vezes menor que a profundidade nestes casos a emissividade aproxima-se de 1. Para comparar dois corpos distintos o SSD e o Dissipador as superfícies deveriam ser idênticas ou vc deveria ajustar a emissividade quando mudar a superfície, outra solução seria normalizar as duas superfícies, por exemplo colar uma fita isolante nos dois objetos e medir em cima da fita isolante. Saudações boa matéria.
tava pesquisando isso justo hoje, grande MW (Mágico Wilbert)
Voce tem que fechar o gabinete , operar com a maquina e deixar o termal pad uma vez em cada posição, primeiro no slot de cima, depois no slot de baixo.
Ele vai indicar a temperatura do ambiente em cada situação.
Se em cima for menor ou igual ao de baixo, sua teoria quanto ao PCIexpress estará comprovada.
Valeu pelo vídeo Miguel, estava com receio de instalar meu ssd com a folha térmica + o dissipador da placa mãe podendo ter algum conflito mas pelo video consegui ver que a performance melhora com ambos
Seus Vídeos são muito longos , mais de muita valia gosto muito e bem explicado aprendo muito com você Deus abençoe Você Seu trabalho e toda sua família ...
Termodinâmica básica, o slot de cima fica mais quente por causa da gpu (o ar quente sobe e o ar frio desce) ent a gpu pode aumentar a temperatura do m2 no slot de cima, assim como o m2 no slot de baixo pode aquecer a gpu.
Acredito que esquente por ficar acima da placa de vídeo é o fato de que o ar quente sobe (porque é menos denso que o ar mais frio). Com ele embaixo, ele recebe o calor da fonte e o calor dele mesmo, mas quando está acima da GPU, ele pega o ar mais quente que ela já usou.
14:39 HAHAHAHA CHOREI DE RIR
taquepariw kkkkkk
O pescoçin kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Precisamos de um vídeo de 2 horas!
Seu trabalho é muito bom continue assim.
Você poderia fazer testes com dissipadores em placas-mãe.
Há um ano fiz um upgrade no meu pc e para caber tudo no orçamento, tive que pegar uma placa mãe Asus Prime B450M. Porém essa placa é considerada de "entrada" e não vem com dissipadores.
Uma dica de pauta: Será que os dissipadores comprados a parte ajudam?
Manda um like pro editor. Show de bola o trabalho de vocês 2.
14:52 q isso mn kk é o boneco Josias
Vim mais rápido que esse ssd.
Salve Miguel, parabéns.
Vim mais rapido q sua mãe sentando
Kkkkkkkkkkkk anão mn
Depois de usar SSD tu não consegue usar HD normal,windows inicia muito rápido.
o meu e um notebook com hd com win 8.1 o hardware todo cagado celeron 988b 2.4ghz dual core ele termina de ligar com 12segundos sera q melhoraia mt com ssd????
@@dhastk SSD é vida
@@dhastk Com esse hardware a diferença será mínima. O processador também limita muito a velocidade com que os arquivos são executados. Eu não investiria para uma máquina tão simples.
@@dhastk faltou um 0 aí amigo? kkkkk 120 segundos, é isso??
@@Hackao kkkk não falto não é só 12msm...
Aqui na minha cidade deu 43c°, com certeza teria quedas sem dissipador, o bom também era ter feito transferência de arquivos real
Excelente video miguel. só acho que faltou estressar a GPU, pra ver como que ela soprando ar quente no SSD faria ele se comportar, mas no mais, excelente video
Mesmo não interferindo no desempenho, na minha teoria vejo uma vida útil muito maior do equipamento, com ele trabalhando mais frio. Ou seja compensa e muito deixar ele mais frio. E tem dissipadores muito melhores.
Onde comprar dissipador??? E qual um bom ?
Acho que foi bom. Se não ajuda na velocidade ajuda na durabilidade do componente. Pq já teve SSD que pifou de não ligar mais a MB, e só pode ser o controlador que deu ruim.
14:40 Precisamos de um vídeo de 2 horas para ontem!!!
Miguel ventrículo no final n tankei kkkkkkkk
Miguel parabéns pelo nível de detalhes do vídeo e o editor também manda muito bem! A conclusão ficou top kkk
Vídeo top 👍🏻
Eu tinha essa terrível dúvida. Mas graças a você agora eu já sei a diferença.
Ótimo vídeo valeu 👍🏻
Miguel dica de video q nem em site gringo tem, pelo menos eu nao achei, eles só falam de thermal pad dissipador/condutor vs pasta térmica.
Acho que vc sabe que existe diferentes thermal pads, uns são para dissipar o calor (condutivos, e são bem ineficientes) e outros para isolar (isolamento elétrico e térmico esses sao eficientes) alem dos "gap fillers" (preenchedores de espaço, tipo para evitar vibrações ou pequenos contatos). Os que são para isolar e gap fillers funciona bem, já os dissipadores e também isoladores (elétricos e nao de calor) nem tanto. (por isso que esse ssd usa cobre/grafeno mil vezes mais eficiente q thermal pad e um heat sink).
Eu estou vendo muito "profissional" achando que os thermal pads para isolamento e gap fillers são os mesmos que para dissipação. Da uma pesquisada ai e faz um video sobre isso, mas tem q achar uma metodologia legal para aferição, não faz nas coxas para a criançada não, isso vai chamar uma galera mais profissional pro seu canal. Vai dar um puta trabalho? Vai. mas vai dar views pra sempre (como esse video), diferente destes videos de temporada. Faz um video maneiro tipo de 40min explicando direitinho vai bombar. Não sei se me fiz entender mas acho que vc sacou.
14:40 eu ri dms aqui KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. faz um tutorial ensinando a fazer essa dança aí MW KKKKKKK
Só achei que faltou vc mostrar se teve alguma influencia na temperatura da placa de vídeo ,levando em conta que o ssd em baixo vai fazer com que as ventoinhas puxem ar mais quente .Fiquei curioso se isso aconteceu ,mas foi bom vc tirou uma dúvida que eu tinha e com certeza irei usar o slot de cima com dissipador.
Total influência Renata, a placa absorve a temperatura.
MW -Informática- Annabelle! Muahahah 👹
Se diminuiu a temperatura já ajudou, vc vai ganhar em vida útil do hardware
hahaha Vc precisa dar um aumento para seu Editor muito bom.
Parabéns pelo conteúdo !!!
Gosto mto dos vídeos do Miguel. Tem o dom pra ensinar. Explica super bem. Sucesso Miguel. 😘
No slot abaixo da placa de vídeo foi mais frio porque a placa estava sem uso então jogava ar frio em cima do SSD, mas jogando, ou ao renderizar, a temperatura sobre e passa a jogar ar quente no SSD, por isso que slot m.2 acima da placa de você e melhor e claro, com discipador de preferência!
Percebi que o slot de baixo limitou a velocidades de leitura.
Talvez por isso a temperatura tenha ficado mais baixa, não pelo posicionamento, mas por não utilizar todo o potencial do Gen4.
Miguel, essa diferença em relação a temperatura no slot de baixo e o de cima se deve ao fato de o ar quente é mais leve, e, logo, ele sobe. Assim o ar quente de, por exemplo, a Placa de Vídeo, sobe e, caso o ssd esteja pra cima, o mesmo vai acabar esquentando. Já quando o ssd está mais pra baixo tem menos coisas liberando ar quente nele, além de o ar menos quente de dentro do gabinente ficar mais por lá (enquanto houver ar menos quente)
Enfim, ar quente sobe e ar frio desce.
Ótimo vídeo, instalei meu nvme ontem e fiquei com essas dúvidas
Só falta você consertar MacBooks Miguel! Aí sim, seria o canal de garimpo e conserto mais completo do RUclips! Tmj
Excelente conteúdo! Bacana todo o cuidado com a execução dos testes e a interpretação dia resultados! Parabens, Miguel!
E aquele vídeo falando de como dar boot pelo Nvme com adaptador em placas mais antigas? Estamos esperando Miguel.
Camarada, "xeu" te dar uma ideia.
Vc até já falou sobre EGPU, mas vc poderia falar de outras coisas que dá pra fazer com a entrada mini PCI-Express.
Seria bacana.
Eu, por exemplo uso o adaptador Caddy pra colocar um HD a mais no lugar da entrada do drive de DVD.
Agora eu penso em usar a porta mini PCI-E pra outros fins já que minha placa Wi-fi tá ficando ruim.
Você é top cara! Estava procurando justamente isso
Da uma olhada no manual da sua camera térmica, em algumas cameras térmicas essa temperatura é a media de todas as temperaturas captadas na tela. As melhores cameras tem centenas de pontos que fazem aferição ao mesmo tempo as mais baratas tem menos pontos e faz aferição de um ponto de cada vez. Eu sempre vou na temp maxima já que a camera não é algo muito exato de qualquer maneira. As cameras para aferição de testes por exemplo custa em media 10 mil dólares. Mas valeu Nvme só com dissipador.
Pegaram o Miguel pra brincar num jogo mortal, deixaram um ventriluco
MW você esclareceu uma dúvida crucial minha, pois eu havia comprado um nvme wd_black com heatsink para meu Dell G3. Fiquei um pouco preocupado, pois quando coloquei o NVME que possui dissipador nativo, ficou um pequeno calombo no chassi do notebook, tem que prestar bem atenção para perceber o calombo. Cheguei a cogitar remover o dissipador, mas achei melhor não tirar por questões de temperatura, e esse video matou a duvida. Não há a minima possibilidade de eu tirar o dissipador, terei que viver com o micro calombo no chassi do note.
Vlw MW!!!
Cara eu ia falar exatamente o que falou no final, menor temperatura é melhor pro componente em si, o desempenho nem afetou tanto, então, melhor seguir mais frio e com segurança, sabendo que ele pode durar mais tempo
Tem que testar aqui na minha cidade. O tempo aqui está a 42º. Moro perto de Cuiabá, na cidade de Rondonópolis-MT.
Esperança é que mais frio, tenha mais durabilidade!
Vídeo de extrema qualidade! Isso é utilidade pública!
Realmente é o que aconteceu comigo a máquina estava travando ficou debaixo da placa de vídeo, nem consegui formatar dava erro na formatação com 94% nunca tinha visto isso na minha vida
Miguel está dando bastante trabalho para o editor dele kkk.
Baita conteúdo!!!
Parabéns conteúdo e didática sempre bons… parabéns!!!
Cara... comprei um dissipador simples, branquim, no mercado livre...o meu SSD M2 ficava sempre 65° pra cima! O meu é notebook.... o dissipador ficou no limite pra fechar a tampa, mas foi tranquilo. Hoje meu SSD se alcançar 45° é muito! Caiu mais de 20°
o final do vídeo é o melhor. kkkkkkk Muito bom o vídeo.
Muito legal o conteúdo como sempre, parabéns pelo trabalho e fico feliz que você está conseguindo apoio das fabricantes, que além de reconhecer o seu ótimo trabalho ainda nos ajuda a ter mais conteúdo parabéns siga assim sempre melhorando e falando nisso gostei bastante dessa versão jogos mortais do MW do final kkkk ficou hilário, parabéns pela criatividade e obrigado pelo conhecimento q vc passa pra gente. Forte abraço eeee... Vaaaaleeeeww
mano, que vídeo fantástico! já decidiu minha compra, aliás. muito obrigado.
Minha net é tão ruim que sua animação no final me fez pensar q o vídeo tava travando kkkkk
14:39 kkkkkkkkkkkkkkkkk q aleatório véi.... raxei....
Você analisou performance X temperatura, mas tem que ser levado em conta que a vida útil do SSD tende a ser mais preservada se trabalhado em temperaturas mais baixas - o que na minha opinião - é mais vantajoso do que um discreto desempenho na velocidade. Ou seja, o dissipador tem a função de preservar a vida útil do disco e não - necessariamente - potencializar sua a velocidade.
Ele falou isso no vídeo
Miguel, eu fiquei com dó de tirar o dissipador original de um ssd da xpg e mesmo assim coloquei o dissipador da placa mãe por cima, encaixou beleza. Minha dúvida é se dois dissipadores são melhores que um, ou se um vai dificultar a ventilação do outro. Me da uma dica quando puder, obrigado 👍
Essa é uma boa pergunta
Tenho 2 NVME M.2 512 da XPG, e 1 Kingston SATA de 1tb, vou comprar mais um da kingston de 1tb pra colocar os jogos... Os NVME estou usando 1 para o sistema e armazenamento pra gravar meus videos, e o outro deixo os jogos que mais jogo no momento... O outro kingston que vou comprar vou colocar os games secundarios que nao jogo muito, mas quero ter no pc
Fazem alguns dias que comecei a ver e acompanhar teu canal e hoje decidi escrever e te parabenizar pelo empenho e pelos ótimos conteúdos trazidos até nós. Sucesso!
É fato já, que o nvme esquenta ,e ainda mais doque sata,nao é a atoa que muitos nvme vem dissipador e ate as placa mãe.Alguns nvme tem ate refrigeração liquida!
Em condiçoes severas de trabalho o discipador ajuda muito. tipo dentro de um cpd e quando falta o ar ajuda ou se não tiver o ar condicionado ajuda muito.
Se esse dissipador tivesse RGB com certeza iria influênciar no desempenho. Isso é um fato
No final o Miguel lembrava o Azagif do Jovem nerd, só que com baixíssimos fps.
O Fan da placa tava rodando e jogando ar frio para o SSD no Slot de baixo, já em uma situação de estresse da placa, o ar seria quente, e consequentemente aumentaria a temperatura do ssd c/ sem dissipador, ou não? Seria legal um teste real de operação dos dois.
Top esse tipo de vídeo. Dados fundamentando uma opinião. 👏🏻
Muito bom o teste. Parabéns e obrigado.
Miguel estou pensando em colocar um dissipador no meu kingston NVME, mas comprei faz duas semanas e se eu arrancar aquelas etiquetas que tem sobre as memórias perco a garantia pelo que entendi. No slot de cima na minha placa mãe é mais "frio", mas mesmo assim está ficando em 40 graus mesmo sem uso nenhum, pois o que carrega o sistema é um ssd sata.
Caro Miguel a metodologia usada no teste não comprova a eficiência do dispipador, porque a temperatura foi medido sobre o disipador. Se o dispositivo funciona vai apresentar temperatura igual ao do sem disipador...
ficou top o video !!!! muito bom
a dancinha ficou muito engraçado kkk
Galera tem ssd 120gb no Aliexpress por menos de 100 reais,paguei 90 no meu, aproveitem porque as encomendas estão vindo por avião e rápido...
Caraca eu deveria receber alguma coisa pela propaganda rsrsrs
Tirando pelos outros testes que eu já vi e os relatos de usuários, a diferença de temperatura com dissipador fica maior em altas temperaturas, tipo situações em que o NVMe bate mais de 70 graus com dissipador fica até 20 graus mais frio. Entre outras palavras é como se com dissipador o SSD estabilizasse mais ou menos em 50 graus mas os testes q eu vi era aquele modelo de dissapador q é um case com thermal pad em baixo e em cima do NVMe e o NVMe era de 3500MB/s que em teoria esquenta menos, talvez isso tbm influencie na eficiência.
uma coisa que faz esses dissipadores acabarem atrapalhando o desempenho nos testes é que ele acaba servindo como um "reservatório" de calor e isso acaba interferindo no teste, pois o dispositivo frio acaba ficando mais tempo em alta performance, mas depois leva muito mais tempo para esfriar e poder voltar para o desempenho maximo(é bizarro pensar que o dissipador faz o dispositivo demorar mais para esfriar...)
750k
"Legal né? mais KD o ps5"
Né
ruclips.net/video/CaAY-jAjm0w/видео.html
Explicação... O de cima esquenta mais pq está mais próximo do cpu e está recebendo o calor irradiado no circuito da mobo... Embaixo por estar mais longe ele recebe menos essa carga térmica do circuito... MAS realmente também tem a velocidade mais alta do pcie 4.0...
Preciso muito usar uma SSD. Preciso me aprofundar mais nesse assunto.
Miguel faz um mini guia de SSD pra nós ajudar. Meu PC nescessita de mudanças kkk tenho certeza que uma vez q usar ssd nunca mais quer mudar.😁
Acho que compensa mais tu comprar um m.2, ta quase o msm preço dos dois dos msm gigas
Caso n tenha slpt m2 pega um ssd normal msm. A diferença em carregamentos é gigantesca, eu tinha um pc q com hd pra iniciar Windows 10 demorava 8min com ssd de 128 basicão da kingston passou p menos de 2min.
MIGUUEEELLL, AJUDAAAA!!!!
COMPREI UM NVME DA KINDIAN ONDE AS VELOCIDADES SÃO: LEITURA 2400MB/S E GRAVAÇÃO 1700MB/S
TENHO UMA PLACA MÃE ASUS PRIME H310M-A QUE SUPORTA 10gbps
MAS QUANDO FAÇO O TESTE PELO CRYSTA ELE FICA SÓ EM 830 MB/S
COMO RESOLVO? VOCÊ PODE DAR MAIS DICAS?
PESSOAL AJUDA DANDO LIKE, TEM MUITA GENTE COM ESSE PROBLEMA!
MELHOR CANAL DO RUclips!!
Mas a alta temperatura pode interferir na vida útil do componente....
Teoricamente, trabalhando em uma temperatura mais baixa, ele deve funcionar por um tempo maior.
Tô usando um Western Digital 480 gigas M2 NVME na minha TUF X570 fiz os testes e ficaram melhor que imaginei, no slot de baixo com o dissipador da própria placa mãe, aqui a temperatura não passa de 40º pois meu pc fica no quarto com ar condicionado e ventilador, ficou a Leitura 2.480 e Escrita 1.800.
Rapaz, eu ri com esse final do vídeo hein kkkkkkkkk
Aí Miguel se tu conseguir um patrocínio da TeamGroup, Pichau, tenta testar o SSD Cardea Liquid, se ele compensa mesmo ou não, ele tem aquele liquido que o Watercooler possui
O objetivo do dissipador de calor não é aumentar o desempenho , mas sim, distribuir e dissipar melhor o calor (fazendo a temperatura cair). Até onde sei, se deseja isso para aumentar a vida útil do equipamento (esse é o teste que valeria a pena fazer... problema é que é um teste que demoraria para siar os resultados rs).
Muitíssimo obrigado pelo vídeo. Muito bom. Eu fiquei especialmente curioso em ver qual é o desempenho dos dissipadores para SSD com FANs que tem para vender no Aliexpress e ver um comparativo com esse dissipador passivo que vc testou. Vi que tem uns que seguem o padrão blower e outro com 2 FANs. Além do desempenho térmico, acho que analisar o ruído gerado pode ser legal também.
vídeo bacana, parabéns pelo trampo!
Massa! por coincidência fiz um vídeo sobre isso semana passada!
O superaquecimento em NVMe ocorre principalmente com a gravação de grandes blocos de arquivos, sem um teste desse que reproduza a condição mais crítica de uso ficamos limitados a esses resultados. Eu esperava pelo menos um teste durante a gravação de um bloco c/30GB-50GB.
Com certeza. Teste tem que ser feito simulando TODAS as situações de trabalho da memória.
Miguelzinho séria interessante você fazer um tutorial passando só o windows do HD ou SSD (normal) pro ssd m.2 deixando ele muito mais rápido e deixar o HD só pra jogos, queria muito um tutorial seu desse tipo. Se ver o comentário poderia fazer um desse ? Eu fico agradecido pelo o tempo. ABS ;--; 😗✌🏼
Cara não existe margem de erro isto é a diferença de temperatura.. pois na superficie externa a temperatura costuma ser menor pois esta esalando o calor do material. considero a diferença perfeitamente normal considerando as condiçoes de trabalho. dos materiais