Ressaltando para vocês que três dos quatro SSDs que eu perdi deixaram de funcionar entre uma troca de placa mãe e outra, pois eu testava eles em diferentes placas-mae. Como teve componentes em curto, o técnico julgou ser estática (e a lógica me diz isso também). Mas não é uma situação comum, pois normalmente a pessoa tem só um SSD e não fica tirando e colocando o tempo todo como eu fazia. O último SSD queimado sim, esse foi do nada, com ele instalado na placa, tal como acontece com outras pessoas que comentaram aqui. Pode ser só azar ou coincidência, mas desde que eu parei de tirar e colocar SSDs m.2 várias vezes seguidas, não tive mais problemas. Hoje quando eu preciso migrar o SSD entre bancadas eu faço sempre com SSD Sata 2.5", nunca tive dor de cabeça. Agradeço a quem puder deixar seu feedback para eu entender o quanto isso acontece com outras pessoas
tira uma duvida, estou com problema parecido e to na duvida se é a placa mãe ou SSD visto que os 2 são novos, o SSD M.2 NVME pode fazer a placa se quer realizar o post? tipo aqui só fica uma tela com ( _ ) toda preta tem q drenar energia pra ele seguir em frente toda vez que desliga.
Comprei alguns na china,já troquei 3 em 2 anos acredita,talvez marcas melhores dure mais,eu acho tá tudo uma merda hoje me dia tudo feito pra quebrar rápido.
Galera tenho a dica simples pra nunca queimar nada com estática. Depois de desligar e retirar o cabo de força... clique repetidas vezes no botão power... verão que os coolers tentam inicias e a energia que estava residual é liberada. Daí pode mexer em tudo. Nunca mais queimei nada no trabalho. Da um up aí pra galera toda saber!
Dicas técnicas antigas, raiz: desligue, remova o cabo de força. Clique no botão liga/desliga algumas vezes. Isso eliminará energia residual de alguns capacitores. Antes de tocar nos componentes ponha a mão na parede, alvenaria, e a outra em qquer parte metálica do gabinete. Isso eliminará estática. O ideal mesmo é usar pulseira antiestatica. Por último, evite usar roupas que retem estática como é o caso de tecidos sintéticos e de lã.
@@jcsk8 power switch (on/off - liga/desliga) ! Ao fazer isso, eliminará energia residual de alguns capacitores da fonte. Se desligar na chave, os capacitores permanecem com energia residual, alimentando a placa mãe.
Olá Peperiano. Uma dica que vai servir para qualquer situação e equipamento: Ligue o PC pelo botão de POWER sem o cabo de força. A fonte possui capacitores que armazenam energia e levam algum tempo para descarregar. Eu também toco o chão com a mão para drenar ESTÁTICA. Eu nunca toco nos componentes nem nos contatos de SSD e MEMÓRIAS, pego pelas laterais. Parabéns pelo vídeo e por compartilhas suas experiências. Muito TOP.
0:00 - Introdução 1:59 - TBW Total de Bytes Gravados 6:05 - MTBF Tempo Médio entre Falhas 6:46 - Temperatura e o Thermal Throttling 12:40 - Panic Lock ou Panic Mode 14:45 - Sobre meus 4 SSDs NVMe queimados 18:24 - Adaptador PCIe para M.2
Cara ...vou te falar que uma das primeiras coisas que aprendi a uns 22 anos atrás quando comecei a fazer manutenção no meu PC, era desligar todo o equipamento e não bastava desligar a fonte, tinha que retirar o cabo e descarregar a energia estática antes de trabalhar, tocando em algo metálico antes de manusear as peças, existia ( ainda deve existir ) uma pulseira com essa finalidade, esse era um detalhe que eu sempre cuidava .
Quando fiz meu curso de ti em 2005 todo mundo falava sobre eletricidade estática e era de lei agente usar a pulseira , hj em dia já vi muitos cursos que nem falam mais disso , está ai então pra quem não botava fé .
Cara, esse vídeo foi extremamente útil. Eu nem sabia que os SSDs tinham um tempo de vida estimado e como isso funcionava. Eu comprei um NVMe de 1TB PCI Express 4.0 da Corsair e já fui ver o limite dele. Felizmente ele grava ate 1440TB. Muita coisa.
tu particiona ele? to com essa dúvida. Acredito que não é saudável particionar, pois os arquivos do windows vao ficar sempre regravando no mesmo espaço confinado da partição. Se não tiver partição, esse "desgaste" é feito em todo o ssd. Mas to procurando algo que confirme essa minha teoria. Pq queria particionar haha
16:50 eu faço assim, apos desligar o SO eu removo o cabo da fonte, depois pressiono o botao power do gabinete, a idéia é q isso força a placa mae a descarregar os capacitores, vejo q os fans ainda conseguem dar umas 2 voltas qdo faco isso, assim me sinto mais seguro, a carga residual foi drenada! Fica a dica!
@@thezueraneverendz6705 pluga o cabo de energia na fonte mas deixa ela desligada aí é só tocar na carcaça dela por uns segundos e você vai eliminar a carga estática
Aterramento real e eficiente de todo o sistema é a única solução para a redução de queima de componentes, principalmente TTL's, Mosfet, memórias, etc por descarga de eletricidade estática.👍
NVME é pra quem quer dispensar cabos pensando que vai fazer milagres no sistema em termos de velocidade, SSD sata além de ter ótima durabilidade sua performance é satisfatória e dispensando o uso do velho HD. já tenho 3 ssd na minha máquina somando 960 gb e nunca tive problemas. :)
Para quem trabalha transferindo grandes arquivos no dia a dia, um SSD nvme é uma mão na roda, agiliza todo o trabalho. Portanto, ele não é o indicado para todos e sim um pequeno grupo que realmente precisa. Para nós de modo geral um SSd sata tá ótimo
Excelente vídeo, esclareceu muitas questões, parabéns! Ano retrasado eu perdi de uma só vez 2 SSDs M.2 NVMe ADATA XPG de 1TB cada ao tentar usá-los em um adaptador ORICO PRS2. Adaptador, nunca mais!
16:30 Lucas a fonte mantem a placa mãe ligada por uns 10 sec mesmo fora da tomada pq alguns capacitores ainda tem energia. recomendo voce sempre que remover a tomada aperta no botao de power para usar toda energia nos capacitores da fonte e capacitores da placa mae.
Trabalho com informarica e suporte tecnico a mais de 20 anos, gostei bastante do seu conteudo e didatica para explicar, esta de parabens, so fazendo uma critica construtiva se ano quiser explicar as abreviacoes que vc fala, escreva na tela em texto ou coloque na descricao, muita gente nao sabe o que e RMA, ou troque a palavra por garantia para os menos entedidos, fica claro seu script para video o que torna sua didatica excelente na explicacao e vc foge do erro que 90% dos youtubers que nao fazem script faz, vc nao se repete 20 vezes no video, dessa forma so tem conteudo sem repeticao das mesmas coisas, novo inscrito.
Trabalho num lugar com computadores antigos ... 300 computadores LGA775 com 4GB ou 2GB de RAM. Só uso SSD Sata, o encapsulamento protege muito mais do que o SSD M2.
Meu SSD (Kingstone super baratinho) acabou de dar pau, após pouco mais de 9 anos de uso diário. Já providenciei o substituto, um XPG M2 com 5 anos de garantia e 640 TBW, espero que seja igualmente durável.
Comprei um SSD com tecnologia NVME da marca Eaget. O modelo em si é S900L. A velocidade de leitura (para o modelo de 512 GB) é 2400 MB/s. Já a velocidade de gravação é de 1200 MB/s. Cara, que SSD top do Caralh*. Até o presente momento, está com 6 TB de gravação e 6,2 TB de leitura. Numero de vezes que foi ligado: 1388. Ele trabalha aqui no meu setup com temperatura média de 46 graus.
Uso um Kingston 1TB SN750 a mais de um ano. Até agora tá saudável segundo o Crystaldiskinfo. Mas já tá bem rodado, vou ligar o alerta aqui e fazer os backups logo.
Pare de parafusar o SSD M2 na placa mãe. Deixa ele suspenso, preso apenas pelo contato dele com o slot, que diminui e muito a chance dele queimar, e aumenta a vida útil Sob os "dissipadores", a proteção metálica que fica ao redor deles pra fazer com que o calor do chip se espalhe por essa superfície, é também algo que "fisga" calor de fora como da placa mãe e dos ar quentes soprado pelos coolers, e na verdade contribui para queimar o mesmo. Já perdi vários pentes de memória com coolers que sopram o ar de cima pra baixo/pros lados (aqueles de mesmo estilo que os stock) nas rams que ocupam o primeiro slot mais próximo do processador e do tal cooler, mas somente quando elas tinham a capa metálica
@renatobhcity Eu tenho um de 250 gigas há 12, mas o que tem isso a ver com o vídeo? Devemos nos ater às tecnologias antigas? SSD é o futuro, e assim com ninguém mais usa disquetes logo também não usarão HDs
@@TiaguinhoMu Cara os parafusos e dissipadores não poderiam ter erro de engenharia o mesmo tem a marcação correta já q o parafuso é pequeno e nem passa da marcação sobre as fans jogando o ar quente o certo é arrumar o airflow colocando elas em ciclo, já q nem todos gabinetes são full mesh oq prejudica mais ainda deixando as fans da frente inúteis
@@jeanjulio5284 provavelmente não, mas também os modelos sata não costumam esquentar muito de qualquer forma, diferentes dos nvme que são bem esquentadinhos.
Dica para reduzir o risco da estática, antes de fazer qualquer manutenção descarregar a estática em uma superfície metálica, simples só tocar em uma estrutura metálica.
Excelente vídeo. Já faz 11anos com ssd M.2 Sata 3 macbook air/2011...já está na metade de leitura 220 MB/s de escrita e o mesmo para a leitura (dos 500 MB/s da época, ainda está ótimo, mas farei um upgrade). Acredito que está bem razoável se levarmos em conta o tempo.
Excelente vídeo mas gostaria de fazer um adendo, trabalho com informática a uns 17 anos tenho uma assistência técnica a 12 anos nunca queimei componente como retratado aqui sempre uso luvas ou pulseira antiestática a bancada também e revestida com manta antiestática, na correria do dia a dia não dá pra fazer todo esse processo em cada equipamento pois levaria muito tempo é melhor investir na estrutura do que economizar e levar todo esse tempo pra cada operação, outro detalhe além da estatística ainda tem sujeira e gordura da mão então não se deve tocar diretamente os componentes, pra um usuário comum que gostar de mexer no próprio hardware indico comprar uma luva antiestática é muito baratinho vale a pena ou na impossibilidade sempre antes de tocar no componente toca em algo metálico grande que já descarrega a estatística.
Pare de parafusar o SSD M2 na placa mãe. Deixa ele suspenso, preso apenas pelo contato dele com o slot, que diminui e muito a chance dele queimar, e aumenta a vida útil Sob os "dissipadores", a proteção metálica que fica ao redor deles pra fazer com que o calor do chip se espalhe por essa superfície, é também algo que "fisga" calor de fora como da placa mãe e dos ar quentes soprado pelos coolers, e na verdade contribui para queimar o mesmo. Já perdi vários pentes de memória com coolers que sopram o ar de cima pra baixo/pros lados (aqueles de mesmo estilo que os stock) nas rams que ocupam o primeiro slot mais próximo do processador e do tal cooler, mas somente quando elas tinham a capa metálica
Não tenho palavras para descrever este vídeo, muito bem explicado, e de forma clara, parabéns peperaio. Ressaltando apenas que esta durabilidade também podem variar de acordo com os Chips Nands do SSD, por exemplo, supomos que um SSD Crucial MX500 de 500GB que possui 180TB de TBW use Nands Micron B27 por exemplo (apenas exemplo), e com isso essas nands tem uma durabilidade de até 3000 Ciclos P/E com garantia de retenção de informações por até 6 meses em 55ºC. Caso este mesmo SSD sofra mudanças no projeto no decorrer do tempo como por exemplo, vamo supor que agora este SSDs use Nands Micron B16A que são as comuns encontradas nesse line-up, essas Nands tem metade de sua durabilidade das B27, portanto essa variação afeta também diretamente este assunto, e quase nenhum fabricante menciona isso. Mais uma vez pepe adorei o vídeo abraços
meu SSD de 120gb da KINGSTON tem 40TB de TBW de especificação. No crystal disk info, marca 16743gb no TOTAL HOST WRITES. quer dizer que não chegou nem na metade da vida util? o status de saude diz 70%..
@@IgrwOw Não necessariamente pois são diversos fatores que devem ser inclusos nessa métrica e não apenas a quantidade de informação. No caso quando você vê um relatório do S.M.A.R.T. que acusa "70%" de vida útil, não significa que já escreveu 30% do limite que o fabricante estipula, pois existem diversos fatores que podem diminuir a vida útil, como por exemplo, SSDs de baixo custo tendem a ter um W.A.F. maior (Write Amplification Factor) e um W.E.F. menor (eficiência no processo de Wear - Leveling). Isso são apenas alguns exemplos mas são muitos parâmetros que são julgados para exibir este resultado.
Pare de parafusar o SSD M2 na placa mãe. Deixa ele suspenso, preso apenas pelo contato dele com o slot, que diminui e muito a chance dele queimar, e aumenta a vida útil Sob os "dissipadores", a proteção metálica que fica ao redor deles pra fazer com que o calor do chip se espalhe por essa superfície, é também algo que "fisga" calor de fora como da placa mãe e dos ar quentes soprado pelos coolers, e na verdade contribui para queimar o mesmo. Já perdi vários pentes de memória com coolers que sopram o ar de cima pra baixo/pros lados (aqueles de mesmo estilo que os stock) nas rams que ocupam o primeiro slot mais próximo do processador e do tal cooler, mas somente quando elas tinham a capa metálica @@PeperaioHardware
Excelente compilado. Vai pra minha playlist pra eu consultar pra saber o que eu devo entender na hora de comprar um SSD. Valeu. Uma dica de video, não sei se já fez, mas acho que seria interessante: filtro de linha e estabilizador para computadores. Depois de dias lendo no clube do hardware e em outros lugares, vi que os estabilizadores forçam o computador, pois as fontes mais novas já estabilizam a corrente, e que o certo era comprar um bom filtro de linha com garantia e bons componentes (iClamp por exemplo)
Ótimo vídeo!!! Tava pensando nisso esses dias e fico contente pelas informações. Outras dicas que acho que vale ter em mente com SSD's em geral (quem usa Windows 7, 8 ou 8.1 ainda deve cuidar bem disso): - Não desfragmentar, ou deixar o Windows desfragmentar, acaba com a vida útil do SSD; - Checar a função TRIM se está ativada por padrão, normalmente o W10 ativa automaticamente; - Na hora de tirar ou colocar o SSD sempre descarregar a placa segurando o botão POWER sem ter nada conectado na tomada, e tentar se descarregar (sim você mesmo) ou segurando uma parede ou tendo uma pulseira anti estática; - Complementando eu particularmente evito usar camisetas de Nylon ou roupas que dão estática, ou mesmo ficar descalço durante o procedimento. Chinelinho de borracha é seu amigo =)
@@bigol1997 Pela forma como o SSD armazena dados até onde eu sei não deve ser feito desfragmentação, ciclos de escrita que o desfragmentador faz degradam a vida útil do SSD. Não vou passar links mas procure duas coisas: 1 desativar o chkdisk e 2 ativar a opção TRIM
EXCELENTE LUCAS !! MUITO DIDÁTICO E CLARO. MAIS UM SHOW DE VÍDEO. NÃO SE PREOCUPE MUITO COM A DURAÇÃO DOS VÍDEOS, POIS, SÃO SEMPRE ASSUNTOS MUITO RELEVANTES TRATADOS. MINHA OPINIÃO. PARABÉNS !! TMJ
Dica: após desconectar os cabos, de um clique no power do gabinete. Isso faz descarregar o restante de energia amarzenada na fonte e componentes da placa.
Excelente vídeo Pepe, uma dica bacana sobre a estática, além de usar a pulseira anti estática, antes de mecher em RAM, SSD nvme e etc, ponha as mãos inteiramente na parte de metal do gabinete, a estática sai das mãos de maneira instantânea.
O corpo humano também carrega energia estática. É necessário aterrar o corpo em alguma superfície de metal. Pode ser passado a mão no próprio chassi do gabinete ou na fonte.
Meu SSD Samsung Evo 860 de 500 Gb tem TBW de 2400 TB ou 5 anos. Gente, ja tem mais de um ano que tenho esse ssd e até agora, segundo o software da samsung, o magician eu escrevi 16 TB na unidade. Acredito que esse valor seja muito alto, se chegar nisso, em teoria tenho um ssd pra vida toda kkk
Amigo vc não trabalha com pulseira anti-estática? Outro método também é tocar em alguma coisa de metal para liberar a energia estática antes de mexer em qualquer coisa na placa-mãe 👍 E nunca em hipótese alguma encostar nos chips, sempre pegar pelas laterais, seja em módulo de RAM, SSD M.2, etc
Parabéns pelo Pepe bem informativo, tenho certeza que seguindo as dicas que a galera já deu nos comentários vai ajudar bastante, e nunca é demais lembrar pulseira de anti-estatica existe por um motivo eu trabalho a mais de 8 anos dando manutenção e não sou um ninguém mas eu sei o valor e a diferença que faz uma pulseira dessas faz na hora de executar um serviço, então de a galera seguir o procedimento correto não dá problema fica aí minha dica, espero que ajude !!!
@@meucapacetemeutemplomyhelm6760 tanto faz porque a ideia é que vc descarregue a carga estática do corpo e não somente da mão/braço que vai manusear o equipamento
Eu tenho dois ssd samsung evo 860 1tb em raid zero já faz três anos. Tudo tranquilo funcionando direitinho e ainda tenho o software magician pra gerenciar o uso deles.
@@arthuralmiro 750 evo sata, esse é bem raro achar, é o de entrada dessa serie, mas ele é bom, tem ate rapid mode, mas uso ele pra jogos agora, peguei um m2 com dissipador pro SO
antes de abrir meu gabinete, após retirar todos os cabos eu gosto de apertar o botão de power para descarregar os capacitores, tanto da fonte quanto da placa mãe, quase todas as vezes da para confirmar que descarregou quando o cooler do processador liga devagar e ja para, mas isso é para quem tem air cooler. Troquei o meu air cooler para um water cooler e agora eu seguro um pouco o botão de power ou aperto umas 3 vezes só por garantia, nunca tive problema fazendo isso.
até hoje não comprei um SSD nem um M.2 NVMe, uso um HD SATA WD Blue 1TB, passei no CrystalDiskInfo deu 2377 vezes ligado e 17620 horas ligado e não é por falta de opção nem nada, hoje eu rodo um i5 12400 + RTX 3060 + B660 Aorus e 16GB de RAM, mas até hoje o HD SATA me serve sem problemas, não tenho problema com carregamento em jogos, tudo carrega decentemente, inicialização do windows em 50 segundos me serve, e tou rodando ele a 4 anos pra mais e constou Saudável
Ótimo video, agora entendi a questão da durabilidade dos SSD, a fragilidade dos NVME e o perigo da alta temperatura deste componente. O programa de monitoramento HWiNFO também mostra o desgaste de um SSD, a quantidade de escrita, leitura e percentagem estimada.
O meu crucial está nesse panic lock, a controladora dele pegou alguma estatica, a leitura fica normal a escrita fica 10mbps eu dou sanitize mode no programa da crucial volta ao normal e depois de algum tempo ou dps de gravar alguns dados a escrita volta a ficar lenta, no meu caso foi um cooler em curto ( coisa que eu nunca vi) que fez isso, pois esse cooler deixava todos os outros coolers lentos, quando percebi o ssd ja tinha ido, consigo usar bem pra leitura mas a vida dele cai 1% por dia e está em 54% porém o smart diz que está normal e o pior de tudo é que a crucial não tem garantia no BR.
Galera descobri um método para recuperar SSD aparentemente deu certo com o meu, faz 3 dias que está funcionando, preciso testar mais porém é bem promissor @Peperaio Hardware se ver esse comentário me marca e eu te mando por e-mail detalhadamente o método, tenta fazer nos seus e faz um vídeo falando se deu certo, só não sei se funciona com NVME mas não custa tentar.
já fiz a minha lição de casa, larguei o like, me inscrevi (que por algum motivo o RUclips tirou a minha inscrição por algum motivo de outra dimensão) e to largando um comentário, é um conteúdo de muito valor, conhecimento é sempre bom, conhecimento com experiência melhor ainda, aquele videozão top demais, só uma dica, tenta trocar "estática" por eletricidade estática e "M2" por SSD M2 NVME ou SSD NVME (mais fácil porém com menos informação), no final dá a entender que você falou HD SSD, então uma pausa maior pode fazer a pessoa entender melhor o que você diz, enfim, são coisas pequenas, que a gente da informática/entusiastas entende, mas muitas vezes um usuário, ou uma pessoa que está entrando nesse mundo agora não, então a gente sempre tem que considerar que existem pessoas novas na informática e/ou no assunto, e parte delas pode estar vendo esse vídeo como o primeiro vídeo de SSD, por exemplo, então é importante ter a informação completa (igual você já faz com o restante do conteúdo), fora isso, excelente como sempre, forte abraço.
A título de reflexão, HDs duram em média 4 a 5 anos. Alguns morrem com 1 ano. Um Seagate de 2TB durou 5 anos. Meu WD de 1TB já tem 14 anos, com mais de 70 mil horas de uso.
Esse vídeo caiu como uma luva para mim! Acabei de perder um SSD Redragon Blaze, do nada ele parou de ser reconhecido pelo Windows e não aparecia nem na Bios do notebook!
Lucas, e no caso dos notebooks, muitos não tem espaço no gabinete para colocar dissipador mas, mesmo colocando, será que ajuda? Até porque não tem muito espaço para o calor efetivamente sair já que os NVMe normalmente são colocados em locais onde não tem fluxo de ar.
Bom dia, olha eu trabalhei muito e continuo, resolvendo ou instalando, trocando componentes na placa mãe. Isso não vale só para os ssd, também para própria vida, útil da sua placa mãe e alguns componentes que tem nela. Antes da troca de qualquer componente da placa mãe, desligue o Pc, se possível ponha- o em uma bancada o gabinete, se vc tem uma pulseira que tira a energia estática, coloque a mão sobre a chapa de ferro do gabinete, isso vai evita, sobre carga nos componentes ( energia estática), evitando dano na placa mãe e nós próprios componentes do Pc.
Estou usando o Chia no Samsung 960 Pro de 512 GB, até agora já desgastei 17% dele. Quando chegar a 80% de desgaste eu paro, e ainda vai demorar muito tempo para chegar no desgaste total. Já queimei um SSD NVME com esse adaptador Ching Ling barato, hoje uso um adaptador top da Asus. Meus SSDs NVME nunca chegam a 40 graus de temperatura, pois uso uma chapa de cobre puro de 3mm de espessura e mais um dissipador de aluminio sobre eles, alem disso uso um bom cooler sobre eles também.
Depende.. o ideal é vc ir monitorando a temperaturab(cristaldiskinfo). Pense nele como um processador, se quiser pode usar pasta térmica e um cooler ventilando.. mas isso tudo se a temp estiver causando trootle ..
Exatamente! Eu sempre faço isso antes de remover qualquer peça do meu computador. Desligo todos os cabos e deixo mais ou menos 10 min para poder mexer no mesmo com todo o cuidado do mundo. Eu evito ficar mexendo no pc sem motivo. Somente sob absoluta necessidade.
Infelizmente você passou por essa situação desagradável. Mas agradeço por compartilhar sua experiência, principalmente para pobres mortais que suam o osso pra comprar um desses.
Meu ssd de 2018 a 2021 está 67% saúde, isso pq só uso para o windows, achei bem merda a durabilidade, enquanto isso meu HD já está indo pra 8 anos de uso.
Para evitar esta queima dos componentes eletrônicos por energia estática ou residual, além de desconectar o cabo de energia de alimentação do PC, use uma Pulseira metálica conectada ao Fio Terra de sua instalação elétrica.
Ssd é foda pela velocidade mas me impressiona a durabilidade dos hds antigos eu tenho um velho de guerra que guardo de recordação que tem mais ou menos uns 20 anos ou mais, tecnologia ide ainda. Liguei ele estes dias com aquelas cases e o danado tá funcionando ainda e com todos os dados que deixei da última vez que nem lembrava 😂😂😂😂 Estes hds antigos se não deixar cair dura muito tempo.
Os sata atualmente estão mais confiáveis e os OS praticamente não aproveitam velocidade acima deles. Num futuro próximo vai mudar isso, mas por enquanto...
A música de fundo parece trilha de pornô dos anos 90. Fora isso, review muito bacana, muito técnico. Importante pra caramba entender o ciclo de vida de um SSD NVME.
APRENDAM UMA COISA! SSD ALOJA OS PROGRAMAS E O SISTEMA OPERACIONAL; HD ALOJA DADOS E AQRQUIVOS COM ALTO FLUXO DE LEITURA E GRAVAÇÃO RESULTADO DISSO ANOS A MAIS DE DURABILIDADE
Faz sentido. Comigo acontecia direto de queimar componentes. Já perdi memória, HD, placas de vídeo... Mas depois que parei de colocar a mão nesse tipo de equipamento, nunca mais queimei nada... ¬¬
Meu ssd nvme da Kingston morreu com 2 meses de uso. Ele aparece na BIOS e deixa a instalar o windows, mas quando o windows iniciar, da tela azul e logo ele some da BIOS, só aparece se desligar o PC da tomada.
@@felipecamargos9023 Acionei a garantia, mandei de volta e eles falaram que tá tudo certo, testei em 3 placas mães e acontece a mesma coisa. Quando tento instalar algum jogo nele, da erro na instalação e ele para de parecer.
Sobre a energia estática , o correto é utilizar uma pulseira anti estática aterrada, quando vai fazer manutenção em equipamentos eletrônicos. A energia estática faz micro fissura nos componentes que só pode ser visto com microscópico.
SSDs são rápidos...mas não valem nada em temos de durabilidade e portanto não se deve salvar arquivos importantes nele. Aprendi isso na prática. Depois de tentar 2 SSDs e perder arquivos, por terem morrido, voltei para os meus bons HDs e estou bem feliz. Resumo da minha experiência: SSDs são péssimos em termos de durabilidade, e portanto, não confiáveis.
Eu tenho SSDs que funcionam a mais de 5 anos e discordo do seu posicionamento da forma que está descrito. Todavia, toda mídia de armazenamento, não importa qual seja, está sujeita a falhar um dia, então é importante ter um backup em outra mídia.
@@losinfoify sorte sua ter SSDs funcionando a tanto tempo, porque uma pesquisa rápida no Google mostra a quantidade de SSDs falhando e morrendo ao redor do mundo, depois de muito pouco tempo de uso. Tenho HDs funcionando por mais de 20 anos. Isso sim é durabilidade.
Sobre desligar os cabos, se sua tomada tiver aterramento é melhor deixar o cabo da fonte ligado e desligar apenas a chave da fonte, assim o gabinete fica aterrado e protege seus componentes contra descargas, e você mesmo vai descarregar a estática do seu corpo ao mexer no gabinete... A energia que fica depois que o PC é desligado é a dos capacitores da fonte e embora seja "tecnicamente" energia estática, a tensão neles é muito baixa e é rapidamente consumida pelas peças do PC, enquanto uma pessoa carregando uma sacola de mercado e usando tênis, em um dia seco, pode acumular mais de 35kV de eletricidade estática.
Enche o gabinete de RGB = aumento da temperatura ambiente interna do gabinete = queima de componentes que possuem temperatura regulada sem dissipação como SSDs e reguladores de voltagem.
Rgb me dá raiva. Memória ram com dissipador grande mas 20% desse tamanho é ocupado por RGB, além do calor que ele gera em si. Não faz sentido não oferecer os mesmos produtos com e sem rgb. Daqui a pouco vamos ter que modificar o produto original para retirar os componentes RGB para que possam funcionar o melhor possível.
Lucas, uma forma de acabar com a energia residual, é retirar todos os cabos e ficar apertando o botão Power do Gabinete por 10segundos... Só depois comece a desmontar. Em sempre fiz isso.. e da certo.
Tenho dois 970 EVO Plus de 2 tera cada um exclusivamente para jogos. Meu Windows fica todo no SSD Kingston Sata A400 de 480 GB. SSD M2 NVMe não serve para ficar fazendo leitura e escrita constante todos os dias. Isso é "pedir" para queimá-los. NVMe é excelente para arquivos estáticos de leitura, como games, vídeos ou de outros tipos, mas que não exijam escrita e reescrita diária ou constante. Só "escrevo" nos meus M2 quando vou gravar algo neles. Mas é gravar e deixar lá, apenas para leitura, sem ficar apagando e gravando toda hora. Então dificilmente irão dar problema. Quanto mais rápido entenderem que M2 NVMe não são a melhor escolha pra SO, menos dor de cabeça vão ter.
@@IzunaGaiden *Bom dia, então para armazenamento de jogos da para subir tranquilo no Nvme, e sistema operacional nos SSDs 2.5 normais?* *Me fala sobre o Nvme EVo 970 da Samsung Aliexpress é bom? Entre ele e os modelos da XPG da para encarar de boa ainda o EVO 970?* Abraço.
@@Bruxodafiel Bom dia. Tenho o sistema operacional instalado no SSD Kingston A400 de 480 GB desde 2019 e até hoje está ótimo. Deve ter aumentado talvez 1 segundo para bootar porque hoje eu tenho muito mais programas na área de trabalho, mas problema mesmo não apresentou nenhum. Sobre meus NVMe Samsung, não os comprei na Ali Express, mas, sim, na Amazon BR, então não tenho como opinar, mas também estão perfeitos. Carregamento de jogos muito rápido mesmo, e apesar de serem geração 3.0 na prática não faz muita diferença comparado aos de geração 4.0. Entre XPG e Samsung, acredito que a Samsung tem melhor reputação na área de memórias sólidas, sendo inclusive a marca escolhida pela Nvidia para fazer as memórias das suas GPU geração 3000. Samsung possui produtos mais confiáveis e bem acabados, permanecendo líder no mercado de memórias SSD. Não por acaso os SSD tanto NVMe quanto de 2,5 polegadas sata III mais caros são os da Samsung, o que é talvez o único ponto negativo. Espero ter ajudado.
Ressaltando para vocês que três dos quatro SSDs que eu perdi deixaram de funcionar entre uma troca de placa mãe e outra, pois eu testava eles em diferentes placas-mae. Como teve componentes em curto, o técnico julgou ser estática (e a lógica me diz isso também). Mas não é uma situação comum, pois normalmente a pessoa tem só um SSD e não fica tirando e colocando o tempo todo como eu fazia. O último SSD queimado sim, esse foi do nada, com ele instalado na placa, tal como acontece com outras pessoas que comentaram aqui. Pode ser só azar ou coincidência, mas desde que eu parei de tirar e colocar SSDs m.2 várias vezes seguidas, não tive mais problemas. Hoje quando eu preciso migrar o SSD entre bancadas eu faço sempre com SSD Sata 2.5", nunca tive dor de cabeça. Agradeço a quem puder deixar seu feedback para eu entender o quanto isso acontece com outras pessoas
O meu sata já vai pra 8 anos de uso.
Uso somente para o sistema operacional e demais programas.
tira uma duvida, estou com problema parecido e to na duvida se é a placa mãe ou SSD visto que os 2 são novos, o SSD M.2 NVME pode fazer a placa se quer realizar o post? tipo aqui só fica uma tela com ( _ ) toda preta tem q drenar energia pra ele seguir em frente toda vez que desliga.
Comprei alguns na china,já troquei 3 em 2 anos acredita,talvez marcas melhores dure mais,eu acho tá tudo uma merda hoje me dia
tudo feito pra quebrar rápido.
Vc teria interesse em me vender esses ssds que não funcionam?
@@geovanesilva30 tenho um teamgroup q ta comigo a 3 anos e pouco e outro da adata..... o q suspeito ta dando pau e o novo q comprei inicio do ano
Galera tenho a dica simples pra nunca queimar nada com estática. Depois de desligar e retirar o cabo de força... clique repetidas vezes no botão power... verão que os coolers tentam inicias e a energia que estava residual é liberada. Daí pode mexer em tudo. Nunca mais queimei nada no trabalho.
Da um up aí pra galera toda saber!
Obrigado amigo, você é um amigo
Boa dica!
Dica que vai ajudar muito o pessoal
Eu geralmente fico descalço quando vou fazer a periodica do meu pc. Mas vou aderir tbm
Acabei de dar a mesma dica, pq não tinha visto seu comentário.
1 vez pode ser normal... 2 coincidência... 3 tem coisa errada ai.... 4 certeza que o problema não é com os NVMe!
Dicas técnicas antigas, raiz: desligue, remova o cabo de força. Clique no botão liga/desliga algumas vezes. Isso eliminará energia residual de alguns capacitores. Antes de tocar nos componentes ponha a mão na parede, alvenaria, e a outra em qquer parte metálica do gabinete. Isso eliminará estática. O ideal mesmo é usar pulseira antiestatica. Por último, evite usar roupas que retem estática como é o caso de tecidos sintéticos e de lã.
Liga e desliga a chave da fonte ou o botão de power do gabinete?
@@jcsk8 power switch (on/off - liga/desliga) ! Ao fazer isso, eliminará energia residual de alguns capacitores da fonte. Se desligar na chave, os capacitores permanecem com energia residual, alimentando a placa mãe.
@@alysonfranca9565 obrigado
Bem, eu só uso cueca e ando descalço msm
Amigo, sabe me dizer se luvas antiestaticas são eficientes?
Olá Peperiano. Uma dica que vai servir para qualquer situação e equipamento: Ligue o PC pelo botão de POWER sem o cabo de força. A fonte possui capacitores que armazenam energia e levam algum tempo para descarregar. Eu também toco o chão com a mão para drenar ESTÁTICA. Eu nunca toco nos componentes nem nos contatos de SSD e MEMÓRIAS, pego pelas laterais. Parabéns pelo vídeo e por compartilhas suas experiências. Muito TOP.
0:00 - Introdução
1:59 - TBW Total de Bytes Gravados
6:05 - MTBF Tempo Médio entre Falhas
6:46 - Temperatura e o Thermal Throttling
12:40 - Panic Lock ou Panic Mode
14:45 - Sobre meus 4 SSDs NVMe queimados
18:24 - Adaptador PCIe para M.2
Deus até abençoe
nem todo herói usa capa kkkkk
Me dá uma Ferrari.
Herói
kkkkk@@luisdavivirgino2996
Cara ...vou te falar que uma das primeiras coisas que aprendi a uns 22 anos atrás quando comecei a fazer manutenção no meu PC, era desligar todo o equipamento e não bastava desligar a fonte, tinha que retirar o cabo e descarregar a energia estática antes de trabalhar, tocando em algo metálico antes de manusear as peças, existia ( ainda deve existir ) uma pulseira com essa finalidade, esse era um detalhe que eu sempre cuidava .
Quando fiz meu curso de ti em 2005 todo mundo falava sobre eletricidade estática e era de lei agente usar a pulseira , hj em dia já vi muitos cursos que nem falam mais disso , está ai então pra quem não botava fé .
Eu faço backup em um HD comum, instalado na mesma máquina. Eu tenho HDs de mais de 20 anos que ainda funcionam normalmente.
Cara, esse vídeo foi extremamente útil. Eu nem sabia que os SSDs tinham um tempo de vida estimado e como isso funcionava. Eu comprei um NVMe de 1TB PCI Express 4.0 da Corsair e já fui ver o limite dele. Felizmente ele grava ate 1440TB. Muita coisa.
tem amigo.. igual lampada de led... por isso é maior fria comprar SSD usado no Mercado Livre por exemplo.. isso se compra novo.
tu particiona ele? to com essa dúvida. Acredito que não é saudável particionar, pois os arquivos do windows vao ficar sempre regravando no mesmo espaço confinado da partição. Se não tiver partição, esse "desgaste" é feito em todo o ssd. Mas to procurando algo que confirme essa minha teoria. Pq queria particionar haha
16:50 eu faço assim, apos desligar o SO eu removo o cabo da fonte, depois pressiono o botao power do gabinete, a idéia é q isso força a placa mae a descarregar os capacitores, vejo q os fans ainda conseguem dar umas 2 voltas qdo faco isso, assim me sinto mais seguro, a carga residual foi drenada! Fica a dica!
Interessante amigo....
E a carga estatica que é gerada no corpo do cidadão ??
@@thezueraneverendz6705 pluga o cabo de energia na fonte mas deixa ela desligada aí é só tocar na carcaça dela por uns segundos e você vai eliminar a carga estática
E em notebook?
O Peperaio fala de um jeito que além de ser simples, transmite confiança e conhecimento. Parabéns Pepe!
O pessoal esquece que até HDD "clássicos" tem uma taxa de erro, inclusive perdi quase 1 PiB em um NAS na fábrica, menos de 6 meses de funcionamento
Aterramento real e eficiente de todo o sistema é a única solução para a redução de queima de componentes, principalmente TTL's, Mosfet, memórias, etc por descarga de eletricidade estática.👍
NVME é pra quem quer dispensar cabos pensando que vai fazer milagres no sistema em termos de velocidade,
SSD sata além de ter ótima durabilidade sua performance é satisfatória e dispensando o uso do velho HD.
já tenho 3 ssd na minha máquina somando 960 gb e nunca tive problemas. :)
Para quem trabalha transferindo grandes arquivos no dia a dia, um SSD nvme é uma mão na roda, agiliza todo o trabalho. Portanto, ele não é o indicado para todos e sim um pequeno grupo que realmente precisa. Para nós de modo geral um SSd sata tá ótimo
Fiquei até aliviado no final do vídeo.
Excelente vídeo, esclareceu muitas questões, parabéns! Ano retrasado eu perdi de uma só vez 2 SSDs M.2 NVMe ADATA XPG de 1TB cada ao tentar usá-los em um adaptador ORICO PRS2. Adaptador, nunca mais!
Bom saber! Vlw
Vish acabei de comprar um docking station dessa marca pra meus HDD
Olhei esse modelo, custa 500 reais. Imagine a qualidade dos de 50 reais kk
16:30
Lucas a fonte mantem a placa mãe ligada por uns 10 sec mesmo fora da tomada pq alguns capacitores ainda tem energia.
recomendo voce sempre que remover a tomada aperta no botao de power para usar toda energia nos capacitores da fonte e capacitores da placa mae.
Umas 5 pessoas tmb comentou isso! Top vlw amigo
Trabalho com informarica e suporte tecnico a mais de 20 anos, gostei bastante do seu conteudo e didatica para explicar, esta de parabens, so fazendo uma critica construtiva se ano quiser explicar as abreviacoes que vc fala, escreva na tela em texto ou coloque na descricao, muita gente nao sabe o que e RMA, ou troque a palavra por garantia para os menos entedidos, fica claro seu script para video o que torna sua didatica excelente na explicacao e vc foge do erro que 90% dos youtubers que nao fazem script faz, vc nao se repete 20 vezes no video, dessa forma so tem conteudo sem repeticao das mesmas coisas, novo inscrito.
Trabalho num lugar com computadores antigos ... 300 computadores LGA775 com 4GB ou 2GB de RAM. Só uso SSD Sata, o encapsulamento protege muito mais do que o SSD M2.
Mano você fez um trabalho muito bom, não enrola e explica as coisas que até um leigo entende, muito bom!!
Adoro este canal para mim é o melhor canal de informatica. Abraço de portugal para aí se cuidem irmãos brasileiros.
Meu SSD (Kingstone super baratinho) acabou de dar pau, após pouco mais de 9 anos de uso diário. Já providenciei o substituto, um XPG M2 com 5 anos de garantia e 640 TBW, espero que seja igualmente durável.
@Peter Parker também comprei um de 1TB da Asgard. Espero que esse ssd da asgaes dure bastante. O seu tá com quanto tempo de uso?
Comprei um SSD com tecnologia NVME da marca Eaget. O modelo em si é S900L. A velocidade de leitura (para o modelo de 512 GB) é 2400 MB/s. Já a velocidade de gravação é de 1200 MB/s. Cara, que SSD top do Caralh*. Até o presente momento, está com 6 TB de gravação e 6,2 TB de leitura. Numero de vezes que foi ligado: 1388. Ele trabalha aqui no meu setup com temperatura média de 46 graus.
Uso um Kingston 1TB SN750 a mais de um ano. Até agora tá saudável segundo o Crystaldiskinfo. Mas já tá bem rodado, vou ligar o alerta aqui e fazer os backups logo.
Pare de parafusar o SSD M2 na placa mãe. Deixa ele suspenso, preso apenas pelo contato dele com o slot, que diminui e muito a chance dele queimar, e aumenta a vida útil
Sob os "dissipadores", a proteção metálica que fica ao redor deles pra fazer com que o calor do chip se espalhe por essa superfície, é também algo que "fisga" calor de fora como da placa mãe e dos ar quentes soprado pelos coolers, e na verdade contribui para queimar o mesmo. Já perdi vários pentes de memória com coolers que sopram o ar de cima pra baixo/pros lados (aqueles de mesmo estilo que os stock) nas rams que ocupam o primeiro slot mais próximo do processador e do tal cooler, mas somente quando elas tinham a capa metálica
@renatobhcity Eu tenho um de 250 gigas há 12, mas o que tem isso a ver com o vídeo? Devemos nos ater às tecnologias antigas? SSD é o futuro, e assim com ninguém mais usa disquetes logo também não usarão HDs
@@TiaguinhoMu Cara os parafusos e dissipadores não poderiam ter erro de engenharia o mesmo tem a marcação correta já q o parafuso é pequeno e nem passa da marcação sobre as fans jogando o ar quente o certo é arrumar o airflow colocando elas em ciclo, já q nem todos gabinetes são full mesh oq prejudica mais ainda deixando as fans da frente inúteis
@@gilvicente2010 Está certo mas eles queria dizer em questão de durabilidade HD se cuidar bem passa facil dos 15, tenho 2hds aki q já fazem 9 anos
@renatobhcity Qual marca?
Meu ssd mais antigo é um Kingston V300 480gb que tenho a 7 anos e está funcionando até o momento. O que vier daqui pra frente é lucro.
o meu v300 de 120 é dessa época também. Firme e forte.
O meu já tem 30 anos e ta top ainda, zueira kkkk
@@hectormedeiros8664 kkkkkkkk
Tem ssd sata que vem com thermal pad? eu acho que isso é um diferencial que vai dar muito mais durabilidade!
@@jeanjulio5284 provavelmente não, mas também os modelos sata não costumam esquentar muito de qualquer forma, diferentes dos nvme que são bem esquentadinhos.
Dica para reduzir o risco da estática, antes de fazer qualquer manutenção descarregar a estática em uma superfície metálica, simples só tocar em uma estrutura metálica.
Pra tirar a estatica, depois de desligar, aperta o botao de power por varios segundos e varas vezes para descarregar os capacitores
XPG tá ficando braba no nosso mercado, fora as garantias absurdamente altas, como 10 anos em memórias RAM e 5 em alguns SSD
Excelente vídeo. Já faz 11anos com ssd M.2 Sata 3 macbook air/2011...já está na metade de leitura 220 MB/s de escrita e o mesmo para a leitura (dos 500 MB/s da época, ainda está ótimo, mas farei um upgrade). Acredito que está bem razoável se levarmos em conta o tempo.
Meu primeiro SSD Sata foi comprado em 2016 e ta comigo até hoje kkkk.. ja formatei uns 8 vezes
Tinha um q formatei a msm quantidade estava com 98% de saúde ainda
Excelente vídeo mas gostaria de fazer um adendo, trabalho com informática a uns 17 anos tenho uma assistência técnica a 12 anos nunca queimei componente como retratado aqui sempre uso luvas ou pulseira antiestática a bancada também e revestida com manta antiestática, na correria do dia a dia não dá pra fazer todo esse processo em cada equipamento pois levaria muito tempo é melhor investir na estrutura do que economizar e levar todo esse tempo pra cada operação, outro detalhe além da estatística ainda tem sujeira e gordura da mão então não se deve tocar diretamente os componentes, pra um usuário comum que gostar de mexer no próprio hardware indico comprar uma luva antiestática é muito baratinho vale a pena ou na impossibilidade sempre antes de tocar no componente toca em algo metálico grande que já descarrega a estatística.
Sou da Turma que fica até o Final Pepe, excelente conteúdo abraços.
Concordo rs
Vou além... Assisto várias vezes o mesmo vídeo do Peperaio... Ótimos vídeos... Excelente trabalho
@@samurai_docgun3915 Exatamente o comprometimento do Pépe é fora de série.
Pare de parafusar o SSD M2 na placa mãe. Deixa ele suspenso, preso apenas pelo contato dele com o slot, que diminui e muito a chance dele queimar, e aumenta a vida útil
Sob os "dissipadores", a proteção metálica que fica ao redor deles pra fazer com que o calor do chip se espalhe por essa superfície, é também algo que "fisga" calor de fora como da placa mãe e dos ar quentes soprado pelos coolers, e na verdade contribui para queimar o mesmo. Já perdi vários pentes de memória com coolers que sopram o ar de cima pra baixo/pros lados (aqueles de mesmo estilo que os stock) nas rams que ocupam o primeiro slot mais próximo do processador e do tal cooler, mas somente quando elas tinham a capa metálica
Esse cara aí todo mundo copia...
Muito bom cara, simples, direto e preciso.
Não tenho palavras para descrever este vídeo, muito bem explicado, e de forma clara, parabéns peperaio.
Ressaltando apenas que esta durabilidade também podem variar de acordo com os Chips Nands do SSD, por exemplo, supomos que um SSD Crucial MX500 de 500GB que possui 180TB de TBW use Nands Micron B27 por exemplo (apenas exemplo), e com isso essas nands tem uma durabilidade de até 3000 Ciclos P/E com garantia de retenção de informações por até 6 meses em 55ºC. Caso este mesmo SSD sofra mudanças no projeto no decorrer do tempo como por exemplo, vamo supor que agora este SSDs use Nands Micron B16A que são as comuns encontradas nesse line-up, essas Nands tem metade de sua durabilidade das B27, portanto essa variação afeta também diretamente este assunto, e quase nenhum fabricante menciona isso.
Mais uma vez pepe adorei o vídeo abraços
E esse é um problema ainda maior, porque o usuário leigo não vai saber identificar isso. Obrigado pelo comentário Gabriel, grande abraço
@@PeperaioHardware abraços
meu SSD de 120gb da KINGSTON tem 40TB de TBW de especificação. No crystal disk info, marca 16743gb no TOTAL HOST WRITES. quer dizer que não chegou nem na metade da vida util? o status de saude diz 70%..
@@IgrwOw Não necessariamente pois são diversos fatores que devem ser inclusos nessa métrica e não apenas a quantidade de informação. No caso quando você vê um relatório do S.M.A.R.T. que acusa "70%" de vida útil, não significa que já escreveu 30% do limite que o fabricante estipula, pois existem diversos fatores que podem diminuir a vida útil, como por exemplo, SSDs de baixo custo tendem a ter um W.A.F. maior (Write Amplification Factor) e um W.E.F. menor (eficiência no processo de Wear - Leveling). Isso são apenas alguns exemplos mas são muitos parâmetros que são julgados para exibir este resultado.
Pare de parafusar o SSD M2 na placa mãe. Deixa ele suspenso, preso apenas pelo contato dele com o slot, que diminui e muito a chance dele queimar, e aumenta a vida útil
Sob os "dissipadores", a proteção metálica que fica ao redor deles pra fazer com que o calor do chip se espalhe por essa superfície, é também algo que "fisga" calor de fora como da placa mãe e dos ar quentes soprado pelos coolers, e na verdade contribui para queimar o mesmo. Já perdi vários pentes de memória com coolers que sopram o ar de cima pra baixo/pros lados (aqueles de mesmo estilo que os stock) nas rams que ocupam o primeiro slot mais próximo do processador e do tal cooler, mas somente quando elas tinham a capa metálica @@PeperaioHardware
Excelente compilado. Vai pra minha playlist pra eu consultar pra saber o que eu devo entender na hora de comprar um SSD. Valeu.
Uma dica de video, não sei se já fez, mas acho que seria interessante: filtro de linha e estabilizador para computadores. Depois de dias lendo no clube do hardware e em outros lugares, vi que os estabilizadores forçam o computador, pois as fontes mais novas já estabilizam a corrente, e que o certo era comprar um bom filtro de linha com garantia e bons componentes (iClamp por exemplo)
Sobre o filtro e estabilizador, é isso mesmo. Estabilizador nunca, Clamper em todas as tomadas aqui, sempre!
Ótimo vídeo!!! Tava pensando nisso esses dias e fico contente pelas informações. Outras dicas que acho que vale ter em mente com SSD's em geral (quem usa Windows 7, 8 ou 8.1 ainda deve cuidar bem disso):
- Não desfragmentar, ou deixar o Windows desfragmentar, acaba com a vida útil do SSD;
- Checar a função TRIM se está ativada por padrão, normalmente o W10 ativa automaticamente;
- Na hora de tirar ou colocar o SSD sempre descarregar a placa segurando o botão POWER sem ter nada conectado na tomada, e tentar se descarregar (sim você mesmo) ou segurando uma parede ou tendo uma pulseira anti estática;
- Complementando eu particularmente evito usar camisetas de Nylon ou roupas que dão estática, ou mesmo ficar descalço durante o procedimento. Chinelinho de borracha é seu amigo =)
Desfragmentar o ssd estraga ele? O meu desfragmenta automático
@@bigol1997 Pela forma como o SSD armazena dados até onde eu sei não deve ser feito desfragmentação, ciclos de escrita que o desfragmentador faz degradam a vida útil do SSD. Não vou passar links mas procure duas coisas: 1 desativar o chkdisk e 2 ativar a opção TRIM
EXCELENTE LUCAS !! MUITO DIDÁTICO E CLARO. MAIS UM SHOW DE VÍDEO. NÃO SE PREOCUPE MUITO COM A DURAÇÃO DOS VÍDEOS, POIS, SÃO SEMPRE ASSUNTOS MUITO RELEVANTES TRATADOS. MINHA OPINIÃO. PARABÉNS !! TMJ
Concordo
E o canal dele é top! Gosto muito dele
Vejo muita gente reclamando de problemas nos M2 tanto sata quanto nvme por isso que uso SSD 2,5 para instalação e HD para dados
Dica: após desconectar os cabos, de um clique no power do gabinete. Isso faz descarregar o restante de energia amarzenada na fonte e componentes da placa.
Excelente vídeo Pepe, uma dica bacana sobre a estática, além de usar a pulseira anti estática, antes de mecher em RAM, SSD nvme e etc, ponha as mãos inteiramente na parte de metal do gabinete, a estática sai das mãos de maneira instantânea.
O corpo humano também carrega energia estática. É necessário aterrar o corpo em alguma superfície de metal. Pode ser passado a mão no próprio chassi do gabinete ou na fonte.
Meu SSD Samsung Evo 860 de 500 Gb tem TBW de 2400 TB ou 5 anos. Gente, ja tem mais de um ano que tenho esse ssd e até agora, segundo o software da samsung, o magician eu escrevi 16 TB na unidade. Acredito que esse valor seja muito alto, se chegar nisso, em teoria tenho um ssd pra vida toda kkk
Amigo vc não trabalha com pulseira anti-estática? Outro método também é tocar em alguma coisa de metal para liberar a energia estática antes de mexer em qualquer coisa na placa-mãe 👍 E nunca em hipótese alguma encostar nos chips, sempre pegar pelas laterais, seja em módulo de RAM, SSD M.2, etc
Parabéns pelo Pepe bem informativo, tenho certeza que seguindo as dicas que a galera já deu nos comentários vai ajudar bastante, e nunca é demais lembrar pulseira de anti-estatica existe por um motivo eu trabalho a mais de 8 anos dando manutenção e não sou um ninguém mas eu sei o valor e a diferença que faz uma pulseira dessas faz na hora de executar um serviço, então de a galera seguir o procedimento correto não dá problema fica aí minha dica, espero que ajude !!!
Uma pergunta de leigo, a pulseira deve ser colocada no pulso da mão que irá manusear ou tanto faz?
@@meucapacetemeutemplomyhelm6760 tanto faz porque a ideia é que vc descarregue a carga estática do corpo e não somente da mão/braço que vai manusear o equipamento
Eu tenho dois ssd samsung evo 860 1tb em raid zero já faz três anos. Tudo tranquilo funcionando direitinho e ainda tenho o software magician pra gerenciar o uso deles.
Tenho um da samsung desde 2016. Hoje vi que ele ta 91% saudavel, acho que vai durar bastante ainda
Samsung tb ne kkk os melhores
Qual modelo?
@@arthuralmiro 750 evo sata, esse é bem raro achar, é o de entrada dessa serie, mas ele é bom, tem ate rapid mode, mas uso ele pra jogos agora, peguei um m2 com dissipador pro SO
antes de abrir meu gabinete, após retirar todos os cabos eu gosto de apertar o botão de power para descarregar os capacitores, tanto da fonte quanto da placa mãe, quase todas as vezes da para confirmar que descarregou quando o cooler do processador liga devagar e ja para, mas isso é para quem tem air cooler. Troquei o meu air cooler para um water cooler e agora eu seguro um pouco o botão de power ou aperto umas 3 vezes só por garantia, nunca tive problema fazendo isso.
Ou seja, por mais eficientes que os ssds sejam, é sempre bom ter um HD reserva para backups
Comprei um SSD adata legend 710 512 GB ele tem 130 tbw pelo que em comentários elogiaram ele bem e era oq deu pra comprar tbm ...
Esse Peperaio é um cupim de SSD... 😁 Excelente vídeo como sempre!
até hoje não comprei um SSD nem um M.2 NVMe, uso um HD SATA WD Blue 1TB, passei no CrystalDiskInfo deu 2377 vezes ligado e 17620 horas ligado
e não é por falta de opção nem nada, hoje eu rodo um i5 12400 + RTX 3060 + B660 Aorus e 16GB de RAM, mas até hoje o HD SATA me serve sem problemas, não tenho problema com carregamento em jogos, tudo carrega decentemente, inicialização do windows em 50 segundos me serve, e tou rodando ele a 4 anos pra mais e constou Saudável
Ótimo video, agora entendi a questão da durabilidade dos SSD, a fragilidade dos NVME e o perigo da alta temperatura deste componente. O programa de monitoramento HWiNFO também mostra o desgaste de um SSD, a quantidade de escrita, leitura e percentagem estimada.
Vendo esse vídeo após instalar, que alivio que limpei, instalei ventoinhas, e por último o NVME
O meu crucial está nesse panic lock, a controladora dele pegou alguma estatica, a leitura fica normal a escrita fica 10mbps eu dou sanitize mode no programa da crucial volta ao normal e depois de algum tempo ou dps de gravar alguns dados a escrita volta a ficar lenta, no meu caso foi um cooler em curto ( coisa que eu nunca vi) que fez isso, pois esse cooler deixava todos os outros coolers lentos, quando percebi o ssd ja tinha ido, consigo usar bem pra leitura mas a vida dele cai 1% por dia e está em 54% porém o smart diz que está normal e o pior de tudo é que a crucial não tem garantia no BR.
Galera descobri um método para recuperar SSD aparentemente deu certo com o meu, faz 3 dias que está funcionando, preciso testar mais porém é bem promissor @Peperaio Hardware se ver esse comentário me marca e eu te mando por e-mail detalhadamente o método, tenta fazer nos seus e faz um vídeo falando se deu certo, só não sei se funciona com NVME mas não custa tentar.
@@Rodrk1 Desejo-lhe sorte!
Como assim não tem garantia no Brasil ?
@Rod, explicaí pra nós como tu conseguiu resolve? Por favor.
já fiz a minha lição de casa, larguei o like, me inscrevi (que por algum motivo o RUclips tirou a minha inscrição por algum motivo de outra dimensão) e to largando um comentário, é um conteúdo de muito valor, conhecimento é sempre bom, conhecimento com experiência melhor ainda, aquele videozão top demais, só uma dica, tenta trocar "estática" por eletricidade estática e "M2" por SSD M2 NVME ou SSD NVME (mais fácil porém com menos informação), no final dá a entender que você falou HD SSD, então uma pausa maior pode fazer a pessoa entender melhor o que você diz, enfim, são coisas pequenas, que a gente da informática/entusiastas entende, mas muitas vezes um usuário, ou uma pessoa que está entrando nesse mundo agora não, então a gente sempre tem que considerar que existem pessoas novas na informática e/ou no assunto, e parte delas pode estar vendo esse vídeo como o primeiro vídeo de SSD, por exemplo, então é importante ter a informação completa (igual você já faz com o restante do conteúdo), fora isso, excelente como sempre, forte abraço.
A título de reflexão, HDs duram em média 4 a 5 anos. Alguns morrem com 1 ano. Um Seagate de 2TB durou 5 anos. Meu WD de 1TB já tem 14 anos, com mais de 70 mil horas de uso.
Estou com um Seagate que comprei em 2016 e até hj zero problemas tbm mano!! O segredo eu acho é mantê-los bem refrigerados
Esse vídeo caiu como uma luva para mim!
Acabei de perder um SSD Redragon Blaze, do nada ele parou de ser reconhecido pelo Windows e não aparecia nem na Bios do notebook!
Eu não sabia que dava pra saber quanto tempo de uso tinha um SSD, isso é muito bom.
Sempre existiu essa ferramenta
@@ricardonightrider1410 eu não conhecia.
O conteúdo desse canal é primor.
Lucas, e no caso dos notebooks, muitos não tem espaço no gabinete para colocar dissipador mas, mesmo colocando, será que ajuda? Até porque não tem muito espaço para o calor efetivamente sair já que os NVMe normalmente são colocados em locais onde não tem fluxo de ar.
Bom dia, olha eu trabalhei muito e continuo, resolvendo ou instalando, trocando componentes na placa mãe. Isso não vale só para os ssd, também para própria vida, útil da sua placa mãe e alguns componentes que tem nela. Antes da troca de qualquer componente da placa mãe, desligue o Pc, se possível ponha- o em uma bancada o gabinete, se vc tem uma pulseira que tira a energia estática, coloque a mão sobre a chapa de ferro do gabinete, isso vai evita, sobre carga nos componentes ( energia estática), evitando dano na placa mãe e nós próprios componentes do Pc.
***Control GRÁTIS na Epic Games.***
Obrigado amigo, você é um amigo !!
@Guilherme mal optimizado vc quis dizer, e parece ser sim
Peguei por pegar.
@Guilherme Ah sim entendi obrigado
3 meses de Discord nitro gratis também.
Sempre bom ter a tomada do PC com aterramento.
A estática está no corpo da pessoa.
Boa tarde. Estou com um Kingston 240 G série 400; só funcionou 1 ano.
meu funcionou uns 4 anos... um dia estava usando o pc e do nada a tela travou, reiniciei e já era kkkk q raiva
@@guhacdc Aqui igual, ocorreu mês passado
Estou usando o Chia no Samsung 960 Pro de 512 GB, até agora já desgastei 17% dele. Quando chegar a 80% de desgaste eu paro, e ainda vai demorar muito tempo para chegar no desgaste total. Já queimei um SSD NVME com esse adaptador Ching Ling barato, hoje uso um adaptador top da Asus. Meus SSDs NVME nunca chegam a 40 graus de temperatura, pois uso uma chapa de cobre puro de 3mm de espessura e mais um dissipador de aluminio sobre eles, alem disso uso um bom cooler sobre eles também.
Lucas, aqueles dissipadores de M.2 com cooleer que é vendido nos sites de importação, são melhores que os dissipadores passivos que vem nas mobos?
Up
Depende.. o ideal é vc ir monitorando a temperaturab(cristaldiskinfo). Pense nele como um processador, se quiser pode usar pasta térmica e um cooler ventilando.. mas isso tudo se a temp estiver causando trootle ..
Exatamente! Eu sempre faço isso antes de remover qualquer peça do meu computador. Desligo todos os cabos e deixo mais ou menos 10 min para poder mexer no mesmo com todo o cuidado do mundo. Eu evito ficar mexendo no pc sem motivo. Somente sob absoluta necessidade.
"Eu não confio naqueles xingling kkkkkkkkkkkkkkk"
o meu esta de boa.... indo pra 3 anos
Infelizmente você passou por essa situação desagradável.
Mas agradeço por compartilhar sua experiência, principalmente para pobres mortais que suam o osso pra comprar um desses.
Um dos meus ssds no Perfect Disk aparece com 100° e status "poor", mas no CristalDisk ele está saudável e a 40°. Em qual confiar???
é um Crucial? a marca
Use o software do próprio fabricante se tiver, como desempate
@@PeperaioHardware Valeu Pepe.
Eu ficaria horas assistindo esse vídeo, informações assim são valiosas
Meu ssd de 2018 a 2021 está 67% saúde, isso pq só uso para o windows, achei bem merda a durabilidade, enquanto isso meu HD já está indo pra 8 anos de uso.
Uso um intel 660p há dois anos e ainda está 96% de saúde, e isso porque é um ssd de durabilidade baixa por ser QLC
@@Augusto9588 o seu está ótimo, o meu tá essa tristeza, se eu tivesse usado pra por jogo já tinha morrido pelo jeito.
Qual marca?
WD Green
@@prengolengos Tenho um também, instalado em notebook. A série Green era tão ruim que a Western Digital retirou da linha de produção.
Para evitar esta queima dos componentes eletrônicos por energia estática ou residual, além de desconectar o cabo de energia de alimentação do PC, use uma Pulseira metálica conectada ao Fio Terra de sua instalação elétrica.
Ueh...
Pra M2 só usar luva anti-estatica, depois falam que é frescura🤷♂️🤷♂️🤷♂️
Na época eu acreditava que isso era coisa do passado (2017). Mas hj eu sempre me "descarrego" antes de mexer
@@PeperaioHardware Sal grosso funciona bem pra mim. ;)
Isso é frescura... kkkkkkk
Ssd é foda pela velocidade mas me impressiona a durabilidade dos hds antigos eu tenho um velho de guerra que guardo de recordação que tem mais ou menos uns 20 anos ou mais, tecnologia ide ainda. Liguei ele estes dias com aquelas cases e o danado tá funcionando ainda e com todos os dados que deixei da última vez que nem lembrava 😂😂😂😂
Estes hds antigos se não deixar cair dura muito tempo.
Os sata atualmente estão mais confiáveis e os OS praticamente não aproveitam velocidade acima deles. Num futuro próximo vai mudar isso, mas por enquanto...
Realmente, meu ssd sata de 2018 ainda está com 94% de sáude, bem suave.
@@pedrosmarks o meu sata já tá com 50% da vida, é um sata a400 da Kingston. Mas eu usei ele muito já instalando e desinstalando jogo.
Fora o preço.
A música de fundo parece trilha de pornô dos anos 90. Fora isso, review muito bacana, muito técnico. Importante pra caramba entender o ciclo de vida de um SSD NVME.
APRENDAM UMA COISA!
SSD ALOJA OS PROGRAMAS E O SISTEMA OPERACIONAL;
HD ALOJA DADOS E AQRQUIVOS COM ALTO FLUXO DE LEITURA E GRAVAÇÃO
RESULTADO DISSO ANOS A MAIS DE DURABILIDADE
Tenho um Crucial BX100 comprado em 2015, com 70TBW já escritos e ainda tem 97% de vida restante. Viva o MLC!
Eu com o meu SSD OCZ 240Gb com 8 anos de uso vendo esse vídeo 👀
Show demais o vídeo! Obrigado por compartilhar!
Então gastar em nvme caro não vele apenas , o prejuízo é maior ,e estamos em tempo de produtos cada vez mais descartáveis!
Vale porque é mesmo preço de m.2 sata.
Aquele vídeo que todos precisávamos. Informações muito importantes. Muito obrigado,.
perdi um Nvme Mp500 da Corsair de 480gb em 1 semana de uso em office
perdi o meu mp510 da corsair ontem tb
tava na garantia?
Faz sentido. Comigo acontecia direto de queimar componentes. Já perdi memória, HD, placas de vídeo... Mas depois que parei de colocar a mão nesse tipo de equipamento, nunca mais queimei nada... ¬¬
Meu ssd nvme da Kingston morreu com 2 meses de uso. Ele aparece na BIOS e deixa a instalar o windows, mas quando o windows iniciar, da tela azul e logo ele some da BIOS, só aparece se desligar o PC da tomada.
Qual modelo? Seria um A2000?
@@felipecamargos9023 Sim, um A2000
@@Opaulocosta7 valeu pela resposta! To querendo pegar um. Acionou a garantia?
@@felipecamargos9023 Acionei a garantia, mandei de volta e eles falaram que tá tudo certo, testei em 3 placas mães e acontece a mesma coisa. Quando tento instalar algum jogo nele, da erro na instalação e ele para de parecer.
Sobre a energia estática , o correto é utilizar uma pulseira anti estática aterrada, quando vai fazer manutenção em equipamentos eletrônicos. A energia estática faz micro fissura nos componentes que só pode ser visto com microscópico.
SSDs são rápidos...mas não valem nada em temos de durabilidade e portanto não se deve salvar arquivos importantes nele. Aprendi isso na prática. Depois de tentar 2 SSDs e perder arquivos, por terem morrido, voltei para os meus bons HDs e estou bem feliz. Resumo da minha experiência: SSDs são péssimos em termos de durabilidade, e portanto, não confiáveis.
Eu tenho SSDs que funcionam a mais de 5 anos e discordo do seu posicionamento da forma que está descrito.
Todavia, toda mídia de armazenamento, não importa qual seja, está sujeita a falhar um dia, então é importante ter um backup em outra mídia.
@@losinfoify sorte sua ter SSDs funcionando a tanto tempo, porque uma pesquisa rápida no Google mostra a quantidade de SSDs falhando e morrendo ao redor do mundo, depois de muito pouco tempo de uso. Tenho HDs funcionando por mais de 20 anos. Isso sim é durabilidade.
Essa dica da estatica foi bom vc falar pode me salvar e salvar muita gente so tenho o ssd antigo agora vou pegar um NVME
Rapaz, tenho SSD a uns 7 anos... tá de boua kkk
Qual a marca?
Por isso eu tenho preferência por SSD Sata, nunca tive problemas e como não faço muita cópias de arquivos não aproveito muito das vantagens do M.2
eu tenho um HD com 10 anos de uso nunca tive problema
Estou com meu a 7
Tenho 1 de 1tb a 7 anos também
Tenho um HD Samsung de 400gb que durou 14 anos.
Sobre desligar os cabos, se sua tomada tiver aterramento é melhor deixar o cabo da fonte ligado e desligar apenas a chave da fonte, assim o gabinete fica aterrado e protege seus componentes contra descargas, e você mesmo vai descarregar a estática do seu corpo ao mexer no gabinete...
A energia que fica depois que o PC é desligado é a dos capacitores da fonte e embora seja "tecnicamente" energia estática, a tensão neles é muito baixa e é rapidamente consumida pelas peças do PC, enquanto uma pessoa carregando uma sacola de mercado e usando tênis, em um dia seco, pode acumular mais de 35kV de eletricidade estática.
Enche o gabinete de RGB = aumento da temperatura ambiente interna do gabinete = queima de componentes que possuem temperatura regulada sem dissipação como SSDs e reguladores de voltagem.
Rgb me dá raiva. Memória ram com dissipador grande mas 20% desse tamanho é ocupado por RGB, além do calor que ele gera em si. Não faz sentido não oferecer os mesmos produtos com e sem rgb. Daqui a pouco vamos ter que modificar o produto original para retirar os componentes RGB para que possam funcionar o melhor possível.
como se o rgb fosse com lâmpada incandecente ainda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
a temperatura gerada é insignificante.
@@viniciusrocha2782 a emissão de calor de um conjunto de led pode interferir de 15 a 20% na temperatura ambiente interna de um gabinete.
Lucas, uma forma de acabar com a energia residual, é retirar todos os cabos e ficar apertando o botão Power do Gabinete por 10segundos... Só depois comece a desmontar. Em sempre fiz isso.. e da certo.
Se meu SSD NVMe de 1TB queimasse provavelmente eu cometeria suicídio...
Kkkk o meu custou 1.200,00 nao pode queimar!!
tenha sempre um plano B, nada é 100% garantido
Acabei de por um wejinto de 240 que comprei nas casas Bahia, por incrível foi mais barato que muitas lojas por aí.
perdi meu evo 970
me deu uma dor de cabeça, NVME nunca mais, sistema operacional é no ssd comum mesmo.
Tenho dois 970 EVO Plus de 2 tera cada um exclusivamente para jogos. Meu Windows fica todo no SSD Kingston Sata A400 de 480 GB.
SSD M2 NVMe não serve para ficar fazendo leitura e escrita constante todos os dias. Isso é "pedir" para queimá-los. NVMe é excelente para arquivos estáticos de leitura, como games, vídeos ou de outros tipos, mas que não exijam escrita e reescrita diária ou constante. Só "escrevo" nos meus M2 quando vou gravar algo neles. Mas é gravar e deixar lá, apenas para leitura, sem ficar apagando e gravando toda hora. Então dificilmente irão dar problema. Quanto mais rápido entenderem que M2 NVMe não são a melhor escolha pra SO, menos dor de cabeça vão ter.
@@IzunaGaiden *Bom dia, então para armazenamento de jogos da para subir tranquilo no Nvme, e sistema operacional nos SSDs 2.5 normais?*
*Me fala sobre o Nvme EVo 970 da Samsung Aliexpress é bom?
Entre ele e os modelos da XPG da para encarar de boa ainda o EVO 970?*
Abraço.
@@Bruxodafiel Bom dia. Tenho o sistema operacional instalado no SSD Kingston A400 de 480 GB desde 2019 e até hoje está ótimo. Deve ter aumentado talvez 1 segundo para bootar porque hoje eu tenho muito mais programas na área de trabalho, mas problema mesmo não apresentou nenhum.
Sobre meus NVMe Samsung, não os comprei na Ali Express, mas, sim, na Amazon BR, então não tenho como opinar, mas também estão perfeitos. Carregamento de jogos muito rápido mesmo, e apesar de serem geração 3.0 na prática não faz muita diferença comparado aos de geração 4.0.
Entre XPG e Samsung, acredito que a Samsung tem melhor reputação na área de memórias sólidas, sendo inclusive a marca escolhida pela Nvidia para fazer as memórias das suas GPU geração 3000. Samsung possui produtos mais confiáveis e bem acabados, permanecendo líder no mercado de memórias SSD. Não por acaso os SSD tanto NVMe quanto de 2,5 polegadas sata III mais caros são os da Samsung, o que é talvez o único ponto negativo. Espero ter ajudado.
no caso de sdd SATA é só usar thermal pads no Aliexpress tem alguns na faixa de 15w de 1mm no caso o bom para um espaço mais apertado seria os 0,5mm