Keita: A Herança Do Griot / Keita! L'héritage Du Griot (1996)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 4 авг 2018
  • SINOPSE: Um menino recebe a visita de um velho griot. Ele vem com uma missão: contar as histórias ancestrais.
    Gênero: Drama
    Diretor: Dani Kouyaté
    Duração: 96 minutos
    Ano de Lançamento: 1996
    País de Origem: França; Burkina Faso
    Idioma do Áudio: Francês
    IMDB: www.imdb.com/title/tt0110252/
    CRÍTICA: É uma tarde comum para o jovem Mabo Keïta, em sua casa, no Burkina Faso (África Ocidental). Enquanto seus pais estão tirando uma soneca, ele lê um livro escolar na varanda quando um estranho - um homem idoso carregando sua própria rede - aparece para uma visita inesperada.
    Acontece que o velho é um griot, um músico/artista da África ocidental cujas apresentações incluem histórias tribais e genealogias. A posição de um griot é uma homenagem e passa de pai para filho por muitas gerações.
    O griot anuncia que ele está em uma missão e chegou para ensinar ao jovem Mabo sobre sua história. Mabo é curioso e ansioso para aprender sobre seu passado, e logo seu interesse no trabalho escolar diminui.
    Como resultado, surge um desacordo entre os pais. A mãe de Mabo pensa que o trabalho de um griot não é mais importante. Ela e sua professora não querem que as lições do griot interfiram com o trabalho escolar de Mabo. Por outro lado, o pai do menino não quer negar a seu filho a tradição das lições do griot - afinal, eles têm sido uma parte importante de sua família por gerações. Há um conflito entre idéias modernas e tradicionais.
    O escritor e diretor Dani Kouyaté vem de uma longa linha de griots em sua família. Seu pai, Sotigui Kouyaté, um griot da vida real, interpreta o griot no filme. Talvez, por essa razão, Kouyaté tenha sucesso em transferir a arte da narração oral para a tela do filme. Através do griot e do jovem menino, o épico Sundjata, do início do século 13, é recontado no filme. Trata-se de um homem que transformou sua nação (o povo Mande) no grande império comercial maliano (na África Ocidental). É uma história fascinante cheia de realismo mágico.

Комментарии • 176