Infelizmente não podemos contar com reciprocidade. Cada um vive uma luta diferente. O importante é que você ajudou quando pôde. Pretendo postar um vídeo em breve sobre como consegui sobreviver esta fase.
Mulherada, aguentem firme!! Damos conta, são nossos, bora cuidar!! É so uma fase, vai passar!! No meu caso rede de apoio so serviu para entender que sem rede de apoio é maravilhoso...Hoje, em outro momento da vida, consigo pagar creche...mas ja cuidei dos 3 pequenos.
é verdade... passa mesmo... nós nos adaptamos a tudo. quando gravei este vídeo, tinha 1 filha... hj tenho 2 filhas, tranquilas, e continuo sem rede de apoio. Uma amiga morre de inveja, porque diz que a rede de apoio é difícil de lidar também.
Grata por gravar esse vídeo,pq às vezes a gente se sente tão incompreendida. Minha filha tem 2 anos e meio, coloquei ela na creche pra ter uma rede de apoio e poder estudar e empreender em casa, porém foram 3 pneumonias,1 por mês e 2 internações, então decidi tirar,pois ela tava mto difícil ver ela tão pequena passando por essas coisas. Tenho mãe e sogra,mas só criticam oq faço,nunca nada tá bom e uma só cobram q tenho q ganhar dinheiro pra ajudar meu marido, a outra crítica o jeito q cuido da minha filha e por aí vai,melhor ser sozinha mesmo. Tento ao máximo fazer rotina,mas minha filha parece q adivinha quando vou fazer as coisas e acorda,mesmo q seja o horário que habitualmente ela durma e estou fazendo faculdade EAD e como vc disse é o dobro de dedicação e persistência mesmo,tem dias q choro mto! Obrigada por compartilhar sua história 💜
Não é fácil. Consegui imaginar sua dificuldade, ao ler seu relato. Hoje em dia aprendi a lidar melhor com fazer tudo com minha filha do lado. Mas não é um mar de rosas não. Tem dia q parece q estou à beira de um surto. Às vezes perco a paciência pq estou sempre no limite. Contudo, tenho conseguido levar. Sempre tento ver o lado positivo. Minha filha só vai ter a idade que ela tem agora, HOJE. E é hoje q eu sou TUDO pra ela. A dependência dela de mim (completa) só vai durar até ela ter 5 anos (aproximadamente). Então, estou exercitando a paciência e pensando q em breve consigo voltar a minha vida pregressa. Te desejo boa sorte
Não é fácil, só quem passa sabe. Pior ainda no caso de quem não tem nem marido que é a minha realidade, não ter com quem dividir responsabilidades, não ter um outro adulto ali pra conversar, apoiar e afins. O estresse acumula demais na gente, me sinto uma panela de pressão.
No meu caso tenho família que mora há 5 min de mim e outra a 10 min. Minha mãe faleceu, mas se tivesse viva n sei se me ajudaria tbm. O meu segundo filho foi planejado em um casamento, o primeiro que tem 10 anos tive solo, mas o pai ajudava, os avós ajudavam demais. Hoje me sinto mais solo do que quando eu realmente era. Ouvi da minha tia que mora 5 min daqui que é muito ruim ficar vindo todo dia. Veio 2x só. Enfim... minha tia está grávida, e minha vó que se diz minha mãe leva comidas e paparica ela o dia todo. Tive que ficar em repouso na gravides e não conseguia comer pq sentia muito enjoo logo não cozinhava, passei 3 meses quase sem comer por não ter nada. Meu marido? Até pra comprar pão no café da manhã tem que brigar. 3 dia de césarea eu tava limpando casa por falta de opção. Enfim...
Oi Deborah! Adorei o seu vídeo. Estou me programando para engravidar e o que mais me tira o sono é essa questão da rede de apoio. Hoje falam tanto sobre isso que é quase como se fosse obrigatório. Minha mãe mora em outra cidade e não poderá me auxiliar e também não tenho sogra. Meu círculo de amizades é bem restrito. Minhas melhores amigas não moram na minha cidade e as que moram trabalham demais. Não romantizo a maternidade e sei que será difícil. Entendo que a responsabilidade é toda minha. Não é como dizem em alguns comentários que a gente quer que ''os outros criem os filhos da gente'', não é nada disso. Eu fico é me perguntando como vai ser eu sozinha em casa com um bebê. Nunca tive convivência com bebês. Tenho medo de não saber fazer as coisas, de não saber o que fazer literalmente. Nesse aspecto é que eu penso na tal rede de apoio, que seria uma mãe ao seu lado que já passou por isso e pode te dar uma dica. Alguém que pode olhar o bebê dois minutos pra você fazer um xixi ou beber um copo de água. Enfim, me pego pensando sobre essas coisas, fui pesquisar e achei o seu vídeo. Muito boas as suas dicas. Obrigada e tudo de bom pra você e sua família!
Ahh que fofa!! Isso mesmo minha linda, é desafiador e a rede de apoio é para isso msm, um suporte em momentos de dificuldades. Que bom que você achou as dicas valiosas. Se prepara e vá atrás de coisas q vão facilitar sua vida. Conte comigo para mais dicas!!
Eu não tive rede de apoio. Minha mãe já tinha falecido há uns anos, meu pai é bem idoso, amigos moravam bem longe. qdo meu filho fez 2 anos me separei e fui morar sozinha. Coloquei ele na creche e não tinha dinheiro para diarista. Sinceramente? Antes só do q mal acompanhada, as vezes a ajuda só atrapalha, como eu estava completamente só eu criava como eu queria, sem os olhos julgadores das pessoas, críticas desconstrutivas, pessoas te aborrecendo. Agora q estou grávida do meu segundo filho com outro marido estou desesperada, pq minha sogra tá querendo vir me ajudar, mas eu nem sei no q ela pode me ajudar. Em 10 min de conversa, ela já disse q eu tinha q dar chupeta pra meu filho, se eu já tinha comprado kit berço e começou a impor várias outras coisas q eu discordo completamente, porém qdo eu discordava e dizia o porque não queria, ele já ficava com raiva. Então quero ficar sozinha de novo, graças a Deus, eu e minha paz
Estou na mesma situação. Amo muito meu filho, estou com meu cabelo uma bucha e as unhas sem fazer desde que ganhei meu bb, sinceramente depois disso tudo que que o mundo se exploda em relação aos familiares que se dizem familiares.
Laura.. aprendi q a melhor forma é viver sem criar expectativa com a ação do outro. É desesperador ficar nesta situação. Mas tente pensar em soluções para q vc consiga sair dessa. Não é fácil, mas é possível!
Meu super me identifiquei.... estou passando por isso. Meu filho tem 3 anos, tive rede de apoio até 09 meses atrás. Mudei de cidade com meu esposo, não temos amigos ou familiares Meu esposo trabalha em media 12 hora por dia, as vezes mais... como foi a rotina que você montou? fale mais sobre... preciso voltar a estudar e preocupo com os estudos do meu filho, porque creche só ano que vem...
Linda rede de apoio tem que ser voluntária se tem q pedir virá rede de transtorno eu tive por 1 mês rede de transtorno e desenvolvi depressão pós parto e muito arrependimento por ter engravidado, antes eu tivesse ficado sem nenhuma rede de apoio provavelmente não teria desenvolvido depressão pós parto.
linda, no vídeo expliquei porquê não tive. se minha mãe morasse no msm país teria sido voluntária. sinto muito por sua depressão pós parto, faça um vídeo colocando seu contraponto. porque este vídeo é para quem se identifica em ficar sem apoio nenhum.
Te entendo, eu sou assim também , o máximo que falam é sobre eu não estar trabalhando e só, além de tudo meu filho é autista e ninguém vê o quanto eu fico sobrecarregada, pois mesmo na rotina ele não dorme bem não adianta, me sinto frustada
Minha realidade. Agora querem me obrigar a voltar a estudar, sendo q nem marido eu tenho pra ajudar em.nada, é só eu e meu filho. N sei em que momento vou estudar
@@anajarasenna oii tenta fazer EAD, eu comecei a estudar faço semi presencial. Foi a melhor escolha que eu fiz na minha vida. Não por ninguém mais por mim mesma.
Sou sem rede de apoio,minha mãe criou eu minha irmã assim,tenho esposo ,e tive meu pai,e realmente é tão natural que nem lembro que ,tem famílias sistema diferentes com mulheres que tem rede de apoio,e tudo levo criança ,já passei alguns perrengues por causa de trabalho da certo disperso, Mais Jesus nos da sabedoria e tudo passa,porém eu tenho olheira enormes Heheh nada e perfeito.
Complicado mesmo, as olheiras aparecem e o perrengue com o trabalho existe mesmo. Mas também, dpois q a gente se adapta nem lembramos q não temos rede de apoio.
Você trabalha pra fora ? Estou na minha segunda gestação, tenho um menino de 6 anos e estou grávida de 7 meses. Quando as coisas estavam ficando um pouco mais calma acabei engravidando e estou super frustrada em relação a ficar só com as crianças em casa. Minha sogra mora no Japão, minha mãe em outro Estado.
Nayara. Sim, trabalho fora. Imagino que você deve estar bastante ansiosa com esta situação. Não rola colocar rotina já para o seu filho mais velho, para que você consiga se organizar até a chegada do novo bebê? Existem vários vídeos ensinando a colocar rotinas em bebês, porque eu acho q podem te ajudar bastante.
Sou pai, moro fora do país, minha esposa trabalha o dia todo e cuido de 2 filhos sozinho. Minha filha tem 1 ano e meio e meu filho tem 4 anos. E o "ttrabalho" mais dificil que ja tive. Nao tenho uma rede de apoio. tem dias que e frustante em para meu trabalho como fotografo para dedicar 100% para eles. E dificil eu encotrar apoio por ser homem. Nao vejo muitos videos ou coisas do tipo!
Uma sugestão: Só tenham filhos quando puder pagar a alguém para ajudar com a criança, uma enfermeira nos primeiros 30 dias, uma babá, etc.Gente, as pessoas têm suas vidas e não estão disponíveis. Ter filhos é opcional.
Eu estou triste pq eu e e meu marido pretendemos ter mas não tenho com quem contar, não tenho mais minha mãe nem minha sogra viva , e as pessoas ao meu redor torcem para a gente não conseguir ter , pq não querem ter trabalho.
Laís, com planejamento e organização vai dar certo. Já engravidem sabendo das dificuldades que enfrentarão! É difícil, mas é possível!! Vcs vão ter q ser mt parceiros
Muito difícil não ter rede de apoio. Tenho um filho de 2 anos e meio e as vezes parece que vou enlouquecer. Meus pais moram a 250km daqui então raramente me ajudam. Eu e meu esposo empreendemos então temos 2 empresas para cuidar. Uma loucura.
Talita, só a rotina para te ajudar. Seu filhinho vai pra escolinha? Porque é de enlouquecer mesmo. Sugiro você assistir o vídeo que pretendo postar em breve falando sobre a importância da rotina pra nós mães (sem rede de apoio) conseguirem viver sem ficar surtando o tempo todo.
Sou mãe solo de 6 filhos pequenos e 2 autista Moro num lugar aonde e so eu e meus filhos sou sozinha e difícil Mas sei que nao sera imposivel posso falhar como mulher mas numca vou falhar como mae Mesmo sendo difícil sei que vou conseguir 😢😢😢😢😢
Eu não tenho ninguém sou apenas eu e ele minha família não mora no mesmo estado e 12 de viagem daqui não tenho sogra não tenho rede de apoio não tenho ninguém nenhuma amiga não tenho ninguém nada nada 😞😓😭
Kathlen, meus pais nem sequer conhecem minha filha pessoalmente. E minha sogra é falecida (nunca a conheci). Essa sensação é horrível! Mas lembre-se que vc vai se sair mais forte desta experiência.
Amiga como vc está hoje? , sua história é como a minha, sou sozinha nessa vida só eu e meu filho, sou mãe solo também, não consigo nem trabalhar porq com quem meu filho vai ficar, passa tanto besteira na minha cabeça, não temos vida social trisre viver assim, mas Deus tem cuidado de nós.
Não acho justo colocar o peso da sua decisão de ter filhos nas costas das pessoas que estão ao seu redor, afinal a decisão é sua(pai e mãe) filho tem que ter muito consciência, não basta ter amor, tem que ter tempo, dinheiro e paciência, e quase ninguém tem tudo isso ao mesmo tempo.....
Eu entendo como rede de apoio, família e amigos que você pode contar nas piores horas. Você ou marido está passando mal e precisa ir ao pronto socorro de madrugada, ter alguém pra ficar com seu filho. Baba e empregada não é rede de apoio.
É exatamente isso... as pessoas entenderam errado, ou não assistiram o vídeo. Sempre paguei por ajuda... mas rede de apoio é outra coisa. Eu tive que fazer a cesárea de emergência da minha 2ª filha, e queria meu marido cmg no centro cirúrgico porque estava assustada... ainda bem q meu sogro conseguiu chegar a tempo pra ficar com a minha 1ª filha.
@@deborahbronze Te entendo, sou casado com uma mulher que foi adotada, ou seja, da parte dela não existe parentes. Da minha, são afastados, tanto por onde moramos, quanto pelo preconceito de eu ter um filho autista. Então aqui vivemos isolados qualquer eventualidade temos que pagar, pois não temos com quem deixar os filhos.
Tenho uma filha de 3 anos , sem nenhuma rede de apoio e dinheiro pra pagar alguém pra ficar com ela , tô sofrendo com isso pra caramba, quero muito trabalhar mas não posso .
É muito muito muito difícil não ter rede de apoio e ainda mais um pai não muito participativo gente ter 2 horas por dia pra você tomar um banho comer em paz em fim não é fácil sinceramente eu só peço q Deus que passe logo não significa que eu não amo meu filho simplesmente eu estou odiando a parte da idade de 0 a 3 anos Deus me ajude que Melhore .
Ninguém está realmente pronto pra maternidade. Até quem acha que está, não está d verdade. Sem rede d apoio, é mais difícil. Mas se vc se organizar bem. Não é impossível não.
Eu ando olhando as experiencias e adorei o canal ja ganhou uma inscrita estudo medicina o que é mais difícil n sei qual momento certo porque todos nao sao e a faculdade depois a residencia depois o trabalho e esse depois se torna nunca
Estou tendo crise de ansiedade , dois filhos de 6 e de 4 e não consigo trabalhar. Vendo as roupinhas acabar e não tenho ninguém pra ficar com eles nem pagando por que é difícil achar alguém de confiança.
Sou mãe de 5, meu esposo está trabalhando fora agora , estou surtando , não estou me sentindo bem , nossos filhos tem o mais velho 10 anos ,( tem laudo ) é especial gêmeos que fazem 6 anos amanhã , um bebê de 1 ano e 11, e uma bebê de 5 meses é punk😢😢 por mais que eu amo , sei grata pela saúde deles pela minha família , tô ficando louca
Gnt.. rede de apoio é só uma ajuda temporaria. Quem tem q criar o filho é a mãe e o pai. Minha rede de apoio é apenas a creche em q ele fica só de manhã. Vamos ter noção das coisas né. Vó nao cria neto nao.
Concordo plenamente, Suzi. Mas nunca sequer tive esta ajuda temporária. Em meu vídeo me referia a um suporte extra, que a maioria das pessoas tem, por algumas horas. Se vc realmente só tem a creche então estamos na msm situação.
A minha sogra cria o filho da vizinha que chama de neto pq a vizinha praticamente deu o menino pra ela e ela é viúva e hoje o menino mora com ela criou o menino hoje já tem 15 anos mora na casa da minha sogra para hoje ele ajudar ele faz companhia pra ela é grudado nela 24 horas e a mae so pariu ela éa verdadeira mae.
@@Loremarsh sabe o que acho injusto? Vó não tem que cuidar de filho mas minha sogra olhar o filho da minha cunhada para trabalhar, fazer curso e tudo e eu que preciso realmente? Não pode , não que minha cunhada não precise mas dói ver ela dando tantas coisas pro filho dela e eu não conseguindo dar o básico por que não consigo trabalhar.
Poxa Angelica que situação ruim esta, hein. Sobre o pai ausente, vou usar as palavras do papai pop “quem perde é ele”. Sobre as críticas, descobri que o melhor a se fazer é falar com gentileza “vocês estão me magoando com estes comentários. gostaria que não falassem mais assim comigo.” Se continuarem, se preserve e saia do ambiente. se necessário, deixe de vê-las com frequência. se preserve ao máximo, pois seu filho precisa de vc!!!
Sei bem o que você passou... hoje sou mãe de 2 e continuo sem rede de apoio... minha mãe está nos estados unidos há 8 anos e infelizmente ela não pode me ajudar. Às vezes tudo o que queremos é um abraço, um apoio moral... sinta-se abraçada.
Rede de apoio = trabalho não pago Querem “rede de apoio”? Se planejem antes de ter filho e PAGUEM por essa ajuda, porque isso é TRABALHO. Ninguém tem obrigação de ajudar a criar os filhos dos outros. Nem avó, nem tias, nem amigas. Rede de apoio sempre cai no colo de outras mulheres, não existe rede de apoio com homem ajudando. É explorar outras mulheres. Ter filho foi o seu sonho, não é o sonho das outras pessoas.
Moça não liga pra tanto comentário sem noção. Eu sei bem o que você diz de não ter uma rede de apoio porque moro com meu marido e filho em outro país e tem dias que é muito exaustivo. Claro que vc não quer deixar a responsabilidade de cuidar de seu filho com outra pessoa. Mas se pessoas do seu convivio, sejam amigos, pais, tios etc podem, mas não querem te auxiliar no momento tão delicado que é o primeiro ano do bebê realmente não merecem nem conviver contigo nos bons momentos de festas, viagens etc e muito menos conviver com seu filho. O que falta nas pessoas é empatia.
Obrigada pelo comentário. Eu fiquei sem rede de apoio devido as circunstâncias da vida. No começo sempre é mais difícil. Contudo, depois que a pandemia melhorou um pouco, passei a ter mais ajuda. Essas 3 ou 4 horas por mês são o suficiente para nós irmos curtir um jantar, ou pegar um cinema. Pelos comentários dá para ver quem assistiu o vídeo inteiro e entendeu… e quem não assistiu e tirou suas próprias conclusões. Rede de apoio é diferente de transferir as responsabilidade. Que bom que você me entendeu!!
A maternidade em comunidades antigas era exercida comunitariamente. Eu acho tao hipocrta essa sociedade julgar q eh so n querer que nao tem filho e se quer ter filho tem q ser praticamente milionario. Meu deus! O país mais "cristao" é o mais egoista
Mas antigamente as comunidades tinha o direito de punir/corrigir as crianças. Hoje o pessoal quer rede de apoio mais a rede não pode dá um pio aí fica difícil
@isadorasilveira9113 que comentário necessário. As pessoas acham que rede de apoio é querer que outra pessoa crie meu filho. Sendo que rede de apoio, é ter alguém para ficar com seu filho por algumas horas, qdo vc precisa ir no pronto socorro qdo vc está tendo um infecção estomacal... Ou qdo vc vai fazer uma cesárea pra ter um novo bebê, e precisa de alguém para ficar com sua filha mais velha, porque você quer seu marido com você no centro cirúrgico. O que mais vejo nos comentários de críticas, são mulheres amargas que odeiam crianças, e que definitivamente NINGUÉM quer a ajuda delas. Rede de apoio é de pessoas que AMAM a família e querem auxiliar nos momentos mais difíceis...
É isso mesmo. Todo mundo sabe que maternidade é difícil, insistem e ainda querem terceirizar. Preguiça dessas lerdas... É desgastante ter filho? Não tenha, oxe. Se já teve, segure seu B.O e deixe os outros em paz.
@@aricasimplicidade5624 E? Se você quer ter filhos, o problema é todo seu. Maternidade sempre foi um inferno, e essa noção é do mesmo tempo que se aprendeu andar p frente, nenhuma novidade. A moça continua certa, quem tem que cuidar, é quem fez. Vcs se doem demais com a realidade.
Eu tenho 3 filhos. Não tenho sogra, irmãs... Minha mãe não gosta de vir me ajudar em nada. E ontem eu fiz a festa de 10 anos do meu filho sozinha. Com as crianças envolta me ajudando e atrapalhando. Estou no momento mais estressante da minha vida. 😔
Respira, Bianca. O que ouvi muito na minha gestação e puerpério é que tudo na vida passa. E passa mesmo. É estressante, revoltante sim. Mas eu tenho certeza que tudo vai se resolver. Não foca no problema que vc já tem. Foca na solução. "O que fazer para me organizar melhor?", "Como posso fazer para cuidar mais de mim?". Você consegue. Tenho uma filha de 9 meses tenho ajuda e ainda assim não me vejo com tempo para nada. Te entendo muito, fica bem :)
A minha rede de apoio para todas as mães ilusionistas que se acham nesse direito: 🖕🏻🖕🏻🖕🏻🖕🏻🖕🏻🖕🏻🖕🏻🖕🏻🖕🏻🖕🏻🖕🏻🖕🏻🖕🏻🖕🏻🖕🏻🖕🏻 o filho é teu, a escolha foi sua, então se vira, ou vocês vão me ajudar (rede de apoio) a pagar a Ferrari que eu quero?
Sim. É minha responsabilidade e como falei no vídeo venho fazendo-a há anos o tempo todo. Obrigada pelo seu ponto de vista. Mas expresse sua opinião com mais respeito na próxima vez
Sou mãe solo n tenho rede de apoio, pois sou órfã, pago aluguel n acho vaga em creche e as creche não trabalham finais de semana é muito difícil acha alguém de confiança a maioria das babás querem cuida na casa delas, moram tido longe, minha amiga que nunca cuido do filho quem cuida é a bisavó reclamando que da vida deu vontade de da um soco nela, ripo nada te empede de vc chega nos seus objetivos deu um ódio
Day, não consigo imaginar como sua vida deve ser difícil. Vc está na fila de espera de alguma creche? Vc conseguiria fazer uma renda extra (vender doces, bolos, etc) para conseguir colocar ele numa escolinha (baratinha) msm?
Oxe e desde quando a sua amiga tem culpa de vc não conseguir apoio? Eu hein. Agora pronto ninguém pode reclamar da vida pq segundo vc uma mãe sofre mais que qualquer outra pessoa. Teve filho pq quis
O duro é quando vc ajuda os outros e na hora que vc precisar não aparece ninguém
Infelizmente não podemos contar com reciprocidade. Cada um vive uma luta diferente. O importante é que você ajudou quando pôde. Pretendo postar um vídeo em breve sobre como consegui sobreviver esta fase.
Não conte com reciprocidade ela é rara e praticamente nunca acontece. Faça tudo sem esperar a contrapartida do retorno.
Verdade
Verdade
Mulherada, aguentem firme!! Damos conta, são nossos, bora cuidar!!
É so uma fase, vai passar!!
No meu caso rede de apoio so serviu para entender que sem rede de apoio é maravilhoso...Hoje, em outro momento da vida, consigo pagar creche...mas ja cuidei dos 3 pequenos.
é verdade... passa mesmo... nós nos adaptamos a tudo. quando gravei este vídeo, tinha 1 filha... hj tenho 2 filhas, tranquilas, e continuo sem rede de apoio. Uma amiga morre de inveja, porque diz que a rede de apoio é difícil de lidar também.
Grata por gravar esse vídeo,pq às vezes a gente se sente tão incompreendida.
Minha filha tem 2 anos e meio, coloquei ela na creche pra ter uma rede de apoio e poder estudar e empreender em casa, porém foram 3 pneumonias,1 por mês e 2 internações, então decidi tirar,pois ela tava mto difícil ver ela tão pequena passando por essas coisas.
Tenho mãe e sogra,mas só criticam oq faço,nunca nada tá bom e uma só cobram q tenho q ganhar dinheiro pra ajudar meu marido, a outra crítica o jeito q cuido da minha filha e por aí vai,melhor ser sozinha mesmo. Tento ao máximo fazer rotina,mas minha filha parece q adivinha quando vou fazer as coisas e acorda,mesmo q seja o horário que habitualmente ela durma e estou fazendo faculdade EAD e como vc disse é o dobro de dedicação e persistência mesmo,tem dias q choro mto!
Obrigada por compartilhar sua história 💜
Não é fácil. Consegui imaginar sua dificuldade, ao ler seu relato. Hoje em dia aprendi a lidar melhor com fazer tudo com minha filha do lado. Mas não é um mar de rosas não. Tem dia q parece q estou à beira de um surto. Às vezes perco a paciência pq estou sempre no limite. Contudo, tenho conseguido levar.
Sempre tento ver o lado positivo. Minha filha só vai ter a idade que ela tem agora, HOJE. E é hoje q eu sou TUDO pra ela. A dependência dela de mim (completa) só vai durar até ela ter 5 anos (aproximadamente). Então, estou exercitando a paciência e pensando q em breve consigo voltar a minha vida pregressa.
Te desejo boa sorte
Você colocou ela de novo na creche?
Não é fácil, só quem passa sabe. Pior ainda no caso de quem não tem nem marido que é a minha realidade, não ter com quem dividir responsabilidades, não ter um outro adulto ali pra conversar, apoiar e afins. O estresse acumula demais na gente, me sinto uma panela de pressão.
vc tem algum grupo de mães para oferecer suporte para vc? existem alguns… às vezes é bom se abrir, pois aí verá q não está sozinha.
Me identifico
Só era não ter tido filhos❗Aí você não saberia ‼️😏
Me identifico total eu sou a rede de todos mas ninguém é para mim
To assim
No meu caso tenho família que mora há 5 min de mim e outra a 10 min. Minha mãe faleceu, mas se tivesse viva n sei se me ajudaria tbm. O meu segundo filho foi planejado em um casamento, o primeiro que tem 10 anos tive solo, mas o pai ajudava, os avós ajudavam demais. Hoje me sinto mais solo do que quando eu realmente era. Ouvi da minha tia que mora 5 min daqui que é muito ruim ficar vindo todo dia. Veio 2x só. Enfim... minha tia está grávida, e minha vó que se diz minha mãe leva comidas e paparica ela o dia todo. Tive que ficar em repouso na gravides e não conseguia comer pq sentia muito enjoo logo não cozinhava, passei 3 meses quase sem comer por não ter nada. Meu marido? Até pra comprar pão no café da manhã tem que brigar. 3 dia de césarea eu tava limpando casa por falta de opção. Enfim...
Estou passando um bom tempo, por isso
Pior quando tem todos perto e não tem rede de apoio! Não sei o q é pior!!
É pq o problema é todo seu, só isso. 🤗
Dicas:
Trabalhar a aceitação e curtir o vídeo e o momento 😊
Rotina
Planejamento
Possibilidade
# Colocar o bebê pra dormir cedo!
# Acordar cedo!
Oi Deborah! Adorei o seu vídeo. Estou me programando para engravidar e o que mais me tira o sono é essa questão da rede de apoio. Hoje falam tanto sobre isso que é quase como se fosse obrigatório. Minha mãe mora em outra cidade e não poderá me auxiliar e também não tenho sogra. Meu círculo de amizades é bem restrito. Minhas melhores amigas não moram na minha cidade e as que moram trabalham demais. Não romantizo a maternidade e sei que será difícil. Entendo que a responsabilidade é toda minha. Não é como dizem em alguns comentários que a gente quer que ''os outros criem os filhos da gente'', não é nada disso. Eu fico é me perguntando como vai ser eu sozinha em casa com um bebê. Nunca tive convivência com bebês. Tenho medo de não saber fazer as coisas, de não saber o que fazer literalmente. Nesse aspecto é que eu penso na tal rede de apoio, que seria uma mãe ao seu lado que já passou por isso e pode te dar uma dica. Alguém que pode olhar o bebê dois minutos pra você fazer um xixi ou beber um copo de água. Enfim, me pego pensando sobre essas coisas, fui pesquisar e achei o seu vídeo. Muito boas as suas dicas. Obrigada e tudo de bom pra você e sua família!
Ahh que fofa!! Isso mesmo minha linda, é desafiador e a rede de apoio é para isso msm, um suporte em momentos de dificuldades. Que bom que você achou as dicas valiosas. Se prepara e vá atrás de coisas q vão facilitar sua vida. Conte comigo para mais dicas!!
Eu não tive rede de apoio. Minha mãe já tinha falecido há uns anos, meu pai é bem idoso, amigos moravam bem longe. qdo meu filho fez 2 anos me separei e fui morar sozinha. Coloquei ele na creche e não tinha dinheiro para diarista. Sinceramente? Antes só do q mal acompanhada, as vezes a ajuda só atrapalha, como eu estava completamente só eu criava como eu queria, sem os olhos julgadores das pessoas, críticas desconstrutivas, pessoas te aborrecendo. Agora q estou grávida do meu segundo filho com outro marido estou desesperada, pq minha sogra tá querendo vir me ajudar, mas eu nem sei no q ela pode me ajudar. Em 10 min de conversa, ela já disse q eu tinha q dar chupeta pra meu filho, se eu já tinha comprado kit berço e começou a impor várias outras coisas q eu discordo completamente, porém qdo eu discordava e dizia o porque não queria, ele já ficava com raiva. Então quero ficar sozinha de novo, graças a Deus, eu e minha paz
Só Deus pra me dar forças, tenho 1 filho autista e eu cuido dele sozinha,sem pai,sem ninguém.
Igual aqui também , bem difícil
Mãe junta tesouro no céu. DEUS é o único que não falha. Podemos contar com ele.
Estou na mesma situação. Amo muito meu filho, estou com meu cabelo uma bucha e as unhas sem fazer desde que ganhei meu bb, sinceramente depois disso tudo que que o mundo se exploda em relação aos familiares que se dizem familiares.
Laura.. aprendi q a melhor forma é viver sem criar expectativa com a ação do outro. É desesperador ficar nesta situação. Mas tente pensar em soluções para q vc consiga sair dessa. Não é fácil, mas é possível!
Meu super me identifiquei.... estou passando por isso. Meu filho tem 3 anos, tive rede de apoio até 09 meses atrás. Mudei de cidade com meu esposo, não temos amigos ou familiares Meu esposo trabalha em media 12 hora por dia, as vezes mais... como foi a rotina que você montou? fale mais sobre... preciso voltar a estudar e preocupo com os estudos do meu filho, porque creche só ano que vem...
Acho que vou fazer um vídeo sobre isso. Como fiz aqui em casa!
E não é pra ninguém criar seus filhos não❗E filhos quem têm que cuidar é pai e mãe❗ Não é creche não‼️
@@agatacristine2668deixa de ser escrota
Super necessário esse video!!! Minha realidade TBM!!! Gratidão!!! 🙏🙏🙏
Fico feliz que te ajudou.
Linda rede de apoio tem que ser voluntária se tem q pedir virá rede de transtorno eu tive por 1 mês rede de transtorno e desenvolvi depressão pós parto e muito arrependimento por ter engravidado, antes eu tivesse ficado sem nenhuma rede de apoio provavelmente não teria desenvolvido depressão pós parto.
linda, no vídeo expliquei porquê não tive. se minha mãe morasse no msm país teria sido voluntária. sinto muito por sua depressão pós parto, faça um vídeo colocando seu contraponto. porque este vídeo é para quem se identifica em ficar sem apoio nenhum.
@@deborahbronze que bom que ela seria sua rede de apoio fico feliz em saber, bjos
Eu não tenho rede de apoio de ninguém nem de sogra nem de mãe de ninguém. Máximo que escuto da família é falar mal de mim pq não trabalho
as pessoas tem opinião pra tudo. o importante é vc saber quem vc é. porque a opinião dos outros se torna apenas a opinião deles 💖
Te entendo, eu sou assim também , o máximo que falam é sobre eu não estar trabalhando e só, além de tudo meu filho é autista e ninguém vê o quanto eu fico sobrecarregada, pois mesmo na rotina ele não dorme bem não adianta, me sinto frustada
Minha realidade. Agora querem me obrigar a voltar a estudar, sendo q nem marido eu tenho pra ajudar em.nada, é só eu e meu filho. N sei em que momento vou estudar
@@anajarasenna oii tenta fazer EAD, eu comecei a estudar faço semi presencial. Foi a melhor escolha que eu fiz na minha vida. Não por ninguém mais por mim mesma.
Muito relevante 👏🏿👏🏿🌻
Você é uma guerreira de mais parabéns eu passo pela mesma coisas meu filho tem 8 meses e sou mãe sola
Somos guerreiras. Só quem passa por isso sabe como é difícil!! Estamos juntas!!
Guerreira nada❗É obrigação dela‼️🙄
@@agatacristine2668 pelo visto não e mãe não .
@@amandaantunes2893 Graças a *Jeová Deus* não‼️E se eu tivesse filhos, a obrigação seria minha de cuidar deles‼️😏
@@agatacristine2668vc deve ser TJ, é bem característico zero empatia e amor ao próximo!
Sou sem rede de apoio,minha mãe criou eu minha irmã assim,tenho esposo ,e tive meu pai,e realmente é tão natural que nem lembro que ,tem famílias sistema diferentes com mulheres que tem rede de apoio,e tudo levo criança ,já passei alguns perrengues por causa de trabalho da certo disperso, Mais Jesus nos da sabedoria e tudo passa,porém eu tenho olheira enormes Heheh nada e perfeito.
Complicado mesmo, as olheiras aparecem e o perrengue com o trabalho existe mesmo. Mas também, dpois q a gente se adapta nem lembramos q não temos rede de apoio.
agora mesmooo tô péssima por isso, só queria descansar passo por isso a 6 anos sozinha sem apoio , 😢😪 e 2 meninas
Vivo isso a 3 anos com meu bebê
Te entendo...sou mae de 2... gemeos de 6 anos. zero rede de apoio. Quer trocar contato? Podemos conversar sobre, desabafar.
é meninas, é realmente desafiador. Há 8 anos sem minha mãe por perto, além da saudade, zero ajudas...
@@deborahbronze vamos fazer um grupo?
Você trabalha pra fora ? Estou na minha segunda gestação, tenho um menino de 6 anos e estou grávida de 7 meses. Quando as coisas estavam ficando um pouco mais calma acabei engravidando e estou super frustrada em relação a ficar só com as crianças em casa. Minha sogra mora no Japão, minha mãe em outro Estado.
Nayara. Sim, trabalho fora. Imagino que você deve estar bastante ansiosa com esta situação. Não rola colocar rotina já para o seu filho mais velho, para que você consiga se organizar até a chegada do novo bebê?
Existem vários vídeos ensinando a colocar rotinas em bebês, porque eu acho q podem te ajudar bastante.
Sou pai, moro fora do país, minha esposa trabalha o dia todo e cuido de 2 filhos sozinho. Minha filha tem 1 ano e meio e meu filho tem 4 anos. E o "ttrabalho" mais dificil que ja tive. Nao tenho uma rede de apoio. tem dias que e frustante em para meu trabalho como fotografo para dedicar 100% para eles. E dificil eu encotrar apoio por ser homem. Nao vejo muitos videos ou coisas do tipo!
Estou bem preocupada, pois passarei por isso tudo em breve.
Entre hoje e amanhã postarei um vídeo para ajudar a montar rotina e planejamento.
Uma sugestão: Só tenham filhos quando puder pagar a alguém para ajudar com a criança, uma enfermeira nos primeiros 30 dias, uma babá, etc.Gente, as pessoas têm suas vidas e não estão disponíveis. Ter filhos é opcional.
que bom que vc conseguiu fazer tudo isso antes de ter seu filho. mas essa não é a realidade da maior parte das pessoas.
@@deborahbronze É só não ter filhos‼️🙄
Alguém pra ajudar a cuidar criança não❗Alguém pra ajudar nos afazeres domésticos‼️
Enfermeiras e babás não são rede de apoio.. acho que não entendeu o assunto.
É só fechar as pernas
Eu estou triste pq eu e e meu marido pretendemos ter mas não tenho com quem contar, não tenho mais minha mãe nem minha sogra viva , e as pessoas ao meu redor torcem para a gente não conseguir ter , pq não querem ter trabalho.
Laís, com planejamento e organização vai dar certo. Já engravidem sabendo das dificuldades que enfrentarão! É difícil, mas é possível!! Vcs vão ter q ser mt parceiros
Só tenha se seu marido for realmente parceiro. Do contrário irá sobrar só pra você
Irei passar por isso , mais acho até melhor
Dependo, por um período é bom, mas nos momentos mais difíceis que sentimos falta
@@AdrielePaiva_ e verdade
Muito difícil não ter rede de apoio. Tenho um filho de 2 anos e meio e as vezes parece que vou enlouquecer. Meus pais moram a 250km daqui então raramente me ajudam. Eu e meu esposo empreendemos então temos 2 empresas para cuidar. Uma loucura.
Talita, só a rotina para te ajudar. Seu filhinho vai pra escolinha? Porque é de enlouquecer mesmo. Sugiro você assistir o vídeo que pretendo postar em breve falando sobre a importância da rotina pra nós mães (sem rede de apoio) conseguirem viver sem ficar surtando o tempo todo.
Mas criação dos filhos é assim mesmo❗E você não sabia como era⁉️🤷
Queria ter visto esse vídeo quando atava grávida eu hoje estou com meu filho de 2 anos e 8 meses e vivendo momento ainda difícil
Sou mãe solo de 6 filhos pequenos e 2 autista
Moro num lugar aonde e so eu e meus filhos sou sozinha e difícil
Mas sei que nao sera imposivel posso falhar como mulher mas numca vou falhar como mae
Mesmo sendo difícil sei que vou conseguir 😢😢😢😢😢
Métodos anticoncepcionais eu não existo....
@amoralemdavida6776 sei que vai conseguir sim. Tiramos força...
Me identifiquei demais
O que eu digo é que toda escolha tem seu preço.
👏👏👏👏👏
😂😂😂😂 anham
Ser mãe solo é muito difícil pois temos ser o própria rede apoio
Só quem passa por isso entende.
Rede de apoio chama se Cuidadora remunerada mensalmente .
Sem choro.
❤
Verdade ,
Isso não é rede de apoio e sim empregada remunerada.
Eu já pensei em arrumar uma babá mas difícil alguém de confiança
Agora ela não pode reclamar que tá sem rede de apoio ? Aff
Imagina não ter rede te apoio.... não ter marido ....e não ter emprego fixo .....eu to ficando quase maluca 😔
Uai, e por que decidiu ter filho?
Minha querida. Sinto muito. Só quem é mãe sabe como é. Com o tempo as coisas se encaixam. E Deus é contigo, Ele não falha.
@@PedroSunrisepois é. Alguns homens babacas poderiam pensar assim, não ter filhos!
@@PedroSunrise o que você tá fazendo aqui meu filho? Cuida da sua vida!
@@Eucarlaalmeida A verdade dói, não é mesmo?! SENTA E CHORA.
único apoio que tenho e a escola... parentes nunca ajuda..e difícil
Estou vivendo isso
Eu não tenho ninguém sou apenas eu e ele minha família não mora no mesmo estado e 12 de viagem daqui não tenho sogra não tenho rede de apoio não tenho ninguém nenhuma amiga não tenho ninguém nada nada 😞😓😭
Kathlen, meus pais nem sequer conhecem minha filha pessoalmente. E minha sogra é falecida (nunca a conheci). Essa sensação é horrível! Mas lembre-se que vc vai se sair mais forte desta experiência.
Amiga como vc está hoje? , sua história é como a minha, sou sozinha nessa vida só eu e meu filho, sou mãe solo também, não consigo nem trabalhar porq com quem meu filho vai ficar, passa tanto besteira na minha cabeça, não temos vida social trisre viver assim, mas Deus tem cuidado de nós.
Não acho justo colocar o peso da sua decisão de ter filhos nas costas das pessoas que estão ao seu redor, afinal a decisão é sua(pai e mãe) filho tem que ter muito consciência, não basta ter amor, tem que ter tempo, dinheiro e paciência, e quase ninguém tem tudo isso ao mesmo tempo.....
Família é pra dar apoio, não é um peso, eu ajudei muita pessoa. Mas na hora que eu precisei viraram as costas
Fosse só a criança beleza,a questão é que trazem junto problemas que elas tiveram com o genitor pros parentes ter que aturar.
Eu estou sem rede de apoio e só sei chorar
Você conseguiu criar alguma rotina? Você está conseguindo se alimentar, beber água, etc?!?
Você quer ajuda com algo?
Só Lamento❗Deveria ter feito uma análise sobre isso antes ‼️😒
1:13
Eu entendo como rede de apoio, família e amigos que você pode contar nas piores horas. Você ou marido está passando mal e precisa ir ao pronto socorro de madrugada, ter alguém pra ficar com seu filho. Baba e empregada não é rede de apoio.
É exatamente isso... as pessoas entenderam errado, ou não assistiram o vídeo. Sempre paguei por ajuda... mas rede de apoio é outra coisa. Eu tive que fazer a cesárea de emergência da minha 2ª filha, e queria meu marido cmg no centro cirúrgico porque estava assustada... ainda bem q meu sogro conseguiu chegar a tempo pra ficar com a minha 1ª filha.
@@deborahbronze Te entendo, sou casado com uma mulher que foi adotada, ou seja, da parte dela não existe parentes. Da minha, são afastados, tanto por onde moramos, quanto pelo preconceito de eu ter um filho autista. Então aqui vivemos isolados qualquer eventualidade temos que pagar, pois não temos com quem deixar os filhos.
2:16
Gente parece que vou surtar
Tenho uma filha de 3 anos , sem nenhuma rede de apoio e dinheiro pra pagar alguém pra ficar com ela , tô sofrendo com isso pra caramba, quero muito trabalhar mas não posso .
Poxa, que situação!! Não ter apoio é realmente muito difícil. Tem creche perto da sua casa?
@@deborahbronze Quem têm que cuidar dos filhos é pai e mãe❗Não é creche não‼️🙄
Bom q eu não estou sozinha ...
Sorte sua msm…
Quando vem me pedir rede de apoio fico rindo 😂😂😂😂😂 a pessoa escolhe ter filhos é os terceiros que pagam kkkkkkk vcs são hilárias kkkkk
É muito muito muito difícil não ter rede de apoio e ainda mais um pai não muito participativo gente ter 2 horas por dia pra você tomar um banho comer em paz em fim não é fácil sinceramente eu só peço q Deus que passe logo não significa que eu não amo meu filho simplesmente eu estou odiando a parte da idade de 0 a 3 anos Deus me ajude que Melhore .
To com medo de engravidar por isso n tenho rede de apoio tenho medo de nao ser capaz
Ninguém está realmente pronto pra maternidade. Até quem acha que está, não está d verdade. Sem rede d apoio, é mais difícil. Mas se vc se organizar bem. Não é impossível não.
Eu ando olhando as experiencias e adorei o canal ja ganhou uma inscrita estudo medicina o que é mais difícil n sei qual momento certo porque todos nao sao e a faculdade depois a residencia depois o trabalho e esse depois se torna nunca
Teve filho?
Rede de apoio: eu transo, tenho filho, e tu tem obrigação de me ajudar para não parecer uma pessoa ruim😅😅😅😅😅
Vdd! Povo folgado.
Kkkkk, a definição perfeita.
Estou tendo crise de ansiedade , dois filhos de 6 e de 4 e não consigo trabalhar. Vendo as roupinhas acabar e não tenho ninguém pra ficar com eles nem pagando por que é difícil achar alguém de confiança.
não consigo imaginar como é a sua realidade. se tendo o marido presente já é difícil, imagina sem. se um dia quiser alguém pra conversar, estou aqui.
Sou mãe de 5, meu esposo está trabalhando fora agora , estou surtando , não estou me sentindo bem , nossos filhos tem o mais velho 10 anos ,( tem laudo ) é especial gêmeos que fazem 6 anos amanhã , um bebê de 1 ano e 11, e uma bebê de 5 meses é punk😢😢 por mais que eu amo , sei grata pela saúde deles pela minha família , tô ficando louca
Então pq teve😅😅😅
Poxa, mas você reproduz 5 filhos é quer que os outros te ajuda oloco né 😂😂
@@Thami-r2r e oque vc tá fazendo aqui ? Em um vidio como este meu anjo?
@@pensarevoluir kkkkkk senhor , um vídeo sobre Rotina mais leve ! Mais amor né meu anjo
@@pensarevoluir reproduz kkkkkk oxi fui a primeira na terra 😂 quando eu sei que dividimos o mundo com pessoas como vc da ate medo 😂
Gnt.. rede de apoio é só uma ajuda temporaria. Quem tem q criar o filho é a mãe e o pai. Minha rede de apoio é apenas a creche em q ele fica só de manhã. Vamos ter noção das coisas né. Vó nao cria neto nao.
Concordo plenamente, Suzi. Mas nunca sequer tive esta ajuda temporária. Em meu vídeo me referia a um suporte extra, que a maioria das pessoas tem, por algumas horas. Se vc realmente só tem a creche então estamos na msm situação.
A minha sogra cria o filho da vizinha que chama de neto pq a vizinha praticamente deu o menino pra ela e ela é viúva e hoje o menino mora com ela criou o menino hoje já tem 15 anos mora na casa da minha sogra para hoje ele ajudar ele faz companhia pra ela é grudado nela 24 horas e a mae so pariu ela éa verdadeira mae.
@@Loremarsh sabe o que acho injusto? Vó não tem que cuidar de filho mas minha sogra olhar o filho da minha cunhada para trabalhar, fazer curso e tudo e eu que preciso realmente? Não pode , não que minha cunhada não precise mas dói ver ela dando tantas coisas pro filho dela e eu não conseguindo dar o básico por que não consigo trabalhar.
Não é nem pra ir pra creche❗
Não deveria, pelo menos
E eu q nem marido tenho e pai nem liga pro filho e nem tenho rede de apoio ,tenho um minte de gente me criticando
Poxa Angelica que situação ruim esta, hein. Sobre o pai ausente, vou usar as palavras do papai pop “quem perde é ele”.
Sobre as críticas, descobri que o melhor a se fazer é falar com gentileza “vocês estão me magoando com estes comentários. gostaria que não falassem mais assim comigo.” Se continuarem, se preserve e saia do ambiente. se necessário, deixe de vê-las com frequência. se preserve ao máximo, pois seu filho precisa de vc!!!
Tmj
Nem quando voltei da maternidade tive rede de apoio sou mãe de dois e apesar do meu marido me ajudar da forma que pode quase fiquei louca
Pq ninguém tem obrigação
Sei bem o que você passou... hoje sou mãe de 2 e continuo sem rede de apoio... minha mãe está nos estados unidos há 8 anos e infelizmente ela não pode me ajudar. Às vezes tudo o que queremos é um abraço, um apoio moral... sinta-se abraçada.
Rede de apoio = trabalho não pago
Querem “rede de apoio”? Se planejem antes de ter filho e PAGUEM por essa ajuda, porque isso é TRABALHO. Ninguém tem obrigação de ajudar a criar os filhos dos outros. Nem avó, nem tias, nem amigas.
Rede de apoio sempre cai no colo de outras mulheres, não existe rede de apoio com homem ajudando. É explorar outras mulheres.
Ter filho foi o seu sonho, não é o sonho das outras pessoas.
Moça não liga pra tanto comentário sem noção. Eu sei bem o que você diz de não ter uma rede de apoio porque moro com meu marido e filho em outro país e tem dias que é muito exaustivo. Claro que vc não quer deixar a responsabilidade de cuidar de seu filho com outra pessoa. Mas se pessoas do seu convivio, sejam amigos, pais, tios etc podem, mas não querem te auxiliar no momento tão delicado que é o primeiro ano do bebê realmente não merecem nem conviver contigo nos bons momentos de festas, viagens etc e muito menos conviver com seu filho. O que falta nas pessoas é empatia.
Obrigada pelo comentário. Eu fiquei sem rede de apoio devido as circunstâncias da vida. No começo sempre é mais difícil. Contudo, depois que a pandemia melhorou um pouco, passei a ter mais ajuda. Essas 3 ou 4 horas por mês são o suficiente para nós irmos curtir um jantar, ou pegar um cinema.
Pelos comentários dá para ver quem assistiu o vídeo inteiro e entendeu… e quem não assistiu e tirou suas próprias conclusões. Rede de apoio é diferente de transferir as responsabilidade. Que bom que você me entendeu!!
Aceita que esse BO é teu: vc escolheu, vc quis ter filhos. Sabia a m que era, agora aguente, PROBLEMA seu! 😄
Estou passando por isso,ate minha mae 😢,eu engravidei e sinceramente so me chingam e me criticam😒😒
Como está?
A maternidade em comunidades antigas era exercida comunitariamente. Eu acho tao hipocrta essa sociedade julgar q eh so n querer que nao tem filho e se quer ter filho tem q ser praticamente milionario. Meu deus! O país mais "cristao" é o mais egoista
Mas antigamente as comunidades tinha o direito de punir/corrigir as crianças. Hoje o pessoal quer rede de apoio mais a rede não pode dá um pio aí fica difícil
Eh o q? Antigamente q falo são milhares de anos. N na época da vovozinha. 😂@@Thami-r2r
@isadorasilveira9113 que comentário necessário. As pessoas acham que rede de apoio é querer que outra pessoa crie meu filho. Sendo que rede de apoio, é ter alguém para ficar com seu filho por algumas horas, qdo vc precisa ir no pronto socorro qdo vc está tendo um infecção estomacal... Ou qdo vc vai fazer uma cesárea pra ter um novo bebê, e precisa de alguém para ficar com sua filha mais velha, porque você quer seu marido com você no centro cirúrgico.
O que mais vejo nos comentários de críticas, são mulheres amargas que odeiam crianças, e que definitivamente NINGUÉM quer a ajuda delas.
Rede de apoio é de pessoas que AMAM a família e querem auxiliar nos momentos mais difíceis...
Você não tem que pedir nada pra ninguém não! Eu acho isso ridículo! E quem tem que cuidar dos filhos é pai e mãe mesmo! Não é os outros não ‼️🙄
Provavelmente você não é mãe e por isso não sabe o quanto desgastante pode ser cuidar de um bebê sozinha
@@aricasimplicidade5624 Então que não tenha! Quem pariu que balance! 😏🤦
É isso mesmo. Todo mundo sabe que maternidade é difícil, insistem e ainda querem terceirizar. Preguiça dessas lerdas... É desgastante ter filho? Não tenha, oxe. Se já teve, segure seu B.O e deixe os outros em paz.
@fern922 Isso! 👏👏👏
@@aricasimplicidade5624 E? Se você quer ter filhos, o problema é todo seu. Maternidade sempre foi um inferno, e essa noção é do mesmo tempo que se aprendeu andar p frente, nenhuma novidade. A moça continua certa, quem tem que cuidar, é quem fez. Vcs se doem demais com a realidade.
Dificil demaisssss
Bom dia. Sou mae solteira e moro de aluguel, e estou precisando de 200 reais pra pagar o meu aluguel. Pode ajudar?
Nossa minha querida, isso deve estar te tirando o sono. Você tem trabalho? Se quiser podemos negociar um dia de faxina
Conte sua história em canais e peça para pedirem uma vaquinha para vc, Deus no comando.
Você não recebe auxílio Brasil, colega?
Eu tenho 3 filhos. Não tenho sogra, irmãs... Minha mãe não gosta de vir me ajudar em nada. E ontem eu fiz a festa de 10 anos do meu filho sozinha. Com as crianças envolta me ajudando e atrapalhando. Estou no momento mais estressante da minha vida. 😔
Respira, Bianca. O que ouvi muito na minha gestação e puerpério é que tudo na vida passa. E passa mesmo. É estressante, revoltante sim. Mas eu tenho certeza que tudo vai se resolver. Não foca no problema que vc já tem. Foca na solução. "O que fazer para me organizar melhor?", "Como posso fazer para cuidar mais de mim?". Você consegue. Tenho uma filha de 9 meses tenho ajuda e ainda assim não me vejo com tempo para nada. Te entendo muito, fica bem :)
A minha rede de apoio para todas as mães ilusionistas que se acham nesse direito: 🖕🏻🖕🏻🖕🏻🖕🏻🖕🏻🖕🏻🖕🏻🖕🏻🖕🏻🖕🏻🖕🏻🖕🏻🖕🏻🖕🏻🖕🏻🖕🏻 o filho é teu, a escolha foi sua, então se vira, ou vocês vão me ajudar (rede de apoio) a pagar a Ferrari que eu quero?
Melhoras para vc!! Deve ser mt difícil carregar tanta raiva dentro de si.
👏👏👏👏👏
😆 Comentasse nesse outro canal também foi❓🤭
@@deborahbronze Não é raiva não minha senhora❗Ela apenas está sendo *justa*‼️😏🤫
Querida, essa responsabilidade é sua , rede de apoio? Que porra é essa! Vamo aprender a arcar com as responsabilidades .
Sim. É minha responsabilidade e como falei no vídeo venho fazendo-a há anos o tempo todo. Obrigada pelo seu ponto de vista. Mas expresse sua opinião com mais respeito na próxima vez
Só uma pessoa mal amada e sem empatia da um comentário tão grosseiro. Que seu veneno fique e volte para você.
👏👏👏👏👏
Isso❗Coloca ela em seu devido lugar‼️🤭🙅
@@deborahbronze Que respeito que nada❗ Você é quem tem que respeitar quem fala as verdades, e quem tem a opinião contrária a sua‼️😡😠🤬🙅
Sou mãe solo n tenho rede de apoio, pois sou órfã, pago aluguel n acho vaga em creche e as creche não trabalham finais de semana é muito difícil acha alguém de confiança a maioria das babás querem cuida na casa delas, moram tido longe, minha amiga que nunca cuido do filho quem cuida é a bisavó reclamando que da vida deu vontade de da um soco nela, ripo nada te empede de vc chega nos seus objetivos deu um ódio
Day, não consigo imaginar como sua vida deve ser difícil. Vc está na fila de espera de alguma creche? Vc conseguiria fazer uma renda extra (vender doces, bolos, etc) para conseguir colocar ele numa escolinha (baratinha) msm?
Oxe e desde quando a sua amiga tem culpa de vc não conseguir apoio? Eu hein. Agora pronto ninguém pode reclamar da vida pq segundo vc uma mãe sofre mais que qualquer outra pessoa. Teve filho pq quis
Eu nao quero rede de apoio..eu quero aplicação da lei
1:13
2:16
2:16
1:13
2:16
1:13
1:13
1:13
1:13
1:13