TER OU NÃO TER FILHOS? | FLOR E MANU

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 22 ноя 2024

Комментарии • 609

  • @Laramarquespsi
    @Laramarquespsi Год назад +455

    Sou psicóloga, atendo pela psicanálise. O que eu venho observando atendendo mulheres, sobretudo, mulheres com mais de 40 anos que não tiveram e não pretendem ter filhos, é que existe mais o desejo de ter desejo de ser mãe, do que o desejo de ser mãe em si. "Eu gostaria de sentir aquilo que minhas amigas sentem quando pretendem engravidar", "eu gostaria de querer ter filhos", "gostaria de sentir essa alegria que vejo outras mulheres sentindo, mas quando penso na maternidade e na criança em si, não sinto nada". Desejo de desejar não é o desejo em si, sei que parece um trava-língua, mas vcs irão entender. Claro que isso acontece por conta do dispositivo materno que opera em nossa sociedade através de nossa cultura. Toda aquela história de relógio biológico materno para as mulheres faz com que muitas de nós acreditemos que uma hora ou outra a vontade de ser mãe irá chegar, que não temos que pensar muito sobre isso. Mas a verdade é outra, acho que já está bem provado o quanto o relógio biológico não é biológico, mas sim cultural e imposto socialmente.
    Obs.: Flor ficou maravilhosa com essa blusa prateada, certamente está na cartela de cores dela, kkkkkkkk.

    • @gipilla
      @gipilla Год назад +18

      Concordo com você: o relógio biológico não é biológico. Existe uma pressão absurda em relação à maternidade e quando se olha o mapa astral da pessoa, dá para entender alguns contextos de vida. Para a astrologia filhos são projetos de vida, algo que se cria a partir de nós. Se estas suas pacientes têm projetos de vida, elas estão amadurecendo de outra forma. Não é preciso desejar ter lazer para se divertir, não é preciso estar amando para engravidar. Gostei da sua questão, por que elas querem desejar ter o desejo da maternidade? Não querer e não ser é uma benção. O ruim é quando descasa: quer e não é, não quis e aconteceu. E em qualquer quadro sempre é diferente da imaginação.

    • @izabela5234
      @izabela5234 Год назад +19

      Concordo totalmente! Eu tenho 2 enteadas gêmeas de 5 anos. Elas são lindas, fofas, amorosas, nos divertimos muito juntas… e por nos darmos muito bem, as pessoas não entendem quando eu digo que não tenho vontade de ter meus próprios filhos. Mas é real. É uma doação muito grande por parte da mulher.

    • @laismosca982
      @laismosca982 Год назад +15

      Exatamente o que sinto! Queria muito ter o desejo de ter. Mas não tenho 😂

    • @fernandocardosopt
      @fernandocardosopt Год назад +8

      Tem uma música clássica no tema: "nick of time" by bonnie raitt
      Sobre relógio biológico. Fui casado 13 anos e durante todo o casamento decidimos não ter filhos. Durante o divórcio, eu tinha 38 e ela, 39. Ela disse que queria ter um filho comigo, por medo de não encontrar alguém com quem ela quisesse ter um filho. Tudo isso, por volta do ano 2000. Somos amigos até hoje. Ela trabalhou em diversos empregos com crianças, creches, escolas. Ela me relatou que algumas crianças agarravam a perna dela e diziam: "mommy, mommy, ..." Ela disse que era muito confuso as crianças associarem ela como mãe. Ela nunca teve filhos biológicos.

    • @fernandocardosopt
      @fernandocardosopt Год назад

      nick of time ruclips.net/video/ztkpEJOJGDI/видео.html

  • @TheJairei
    @TheJairei Год назад +127

    "A melhor vida é uma ilusão. Não tem a melhor vida, tem a vida que vc consegue levar." Essa frase já valeu o vídeo todo pra mim!

  • @Flavia-ti2qp
    @Flavia-ti2qp Год назад +218

    é muito complexo dizer que o dinheiro não importa quando se tem uma condição de vida que é melhor do que de 90% das pessoas do seu país. muito complexo dizer que a experiência da maternidade é maravilhosa quando se tem um companheiro ao lado segurando os BOs junto. muitas questões sociais e políticas deixaram de ser discutidas aqui, e por todas as discussões que já vi do casal nesse canal, achei que esses apontamentos faltaram demais. o ponto central desse vídeo leva em conta uma questão de gênero que não dá pra ser ignorada, que bom que a Flor está vivenciando uma maternidade prazerosa, mas na minha realidade, o que eu vejo são quase todas as minhas amigas e conhecidas tendo que lutar como mães solo, em uma enorme instabilidade financeira e emocional, e muito frustradas por não estarem se sentindo realizadas na vida e não se sentirem mais livres, apesar de amarem seus filhos. a realidade esmagadora é que a maternidade perpassa, na grande maioria das vezes, muita solidão e limitações. mas muita mesmo. se uma mulher quer ser mãe, ela tem que ter em mente que as chances de ser uma mãe solo são gigantescas, porque se o homem simplesmente resolver desistir na primeira dificuldade, ele pode... e vai. ter filhos com certeza é uma experiência engrandecedora, mas não tê-los também abre possibilidades pra uma vida de muita descoberta e experiência em infinitas outras formas. toda escolha implica em perdas de experiências, mas nenhuma é menos válida. eu não tenho filhos e não pretendo ter, minha melhor amiga é mãe solo de um bebê de um ano. eu fico pensando sobre como deve ser bom ter a relação que ela tem com ele, e ela fica pensando em como tá ficando pra trás na carreira que ela ama e não pode se dedicar como eu me dedico (trabalhamos na mesma área). dilemas. as mulheres são pouco encorajadas a viver suas paixões e outras experiências para além do cuidar, mas precisamos entender que ter filhos não valida nossa existência, nós já existimos e somos completas independentemente disso. tem muitas formas de viver. que bom.

    • @deboranb17
      @deboranb17 Год назад +10

      Melhor comentário ❤

    • @LiteralmenteVlogando
      @LiteralmenteVlogando Год назад +6

      Ótimo comentário!!

    • @tamybrito
      @tamybrito Год назад +3

      Amei ❤

    • @deborahmonteiro2407
      @deborahmonteiro2407 Год назад +4

      Exatamente isso! Há muito mais a se considerar.

    • @sabrinahartmann9820
      @sabrinahartmann9820 Год назад +8

      Exatamente. É uma escolha muito individual e cada um de nós deve pesar os prós e contras (que serão únicos para cada indivíduo). Tenho amigas que ascenderam grandemente na carreira logo após o nascimento do filho, pois este fato foi justamente o propulsor da sede de evolução. Muita coisa é possível, dependendo a realidade que se vive...

  • @amandamoraes7546
    @amandamoraes7546 Год назад +345

    Acabei de fazer 30 anos, não tenho filhos, nunca quis ter e estou em processo de laqueadura, foi a decisão mais assertiva que fiz pois já é um caos ter que sustentar a mim mesma, Deus me livre ter outra boca pra alimentar. Esse negócio de vamos ter e depois a gente se vira, está muito errado, cresci com muitas dificuldades financeiras por causa dos meus pais caóticos que até hoje tem a vida financeira instável. O dinheiro é o pilar mais importante pra criar um ser humano, dar boa alimentação, educação, etc. Eu acho que a menos que você queira muito e tenha estabilidade financeira, não compensa ter filho.

    • @izabela5234
      @izabela5234 Год назад +26

      Concordo, causa muito sofrimento.

    • @talitabaraldi7607
      @talitabaraldi7607 Год назад +16

      Só verdades!

    • @amandadomingues8329
      @amandadomingues8329 Год назад +87

      O dinheiro, definitivamente, não é o pilar mais importante pra criar um ser humano. Se fosse, filhos de pais ricos seriam os mais felizes. Pilar importante é amor, é vontade, é respeito, é verdade.

    • @amandamoraes7546
      @amandamoraes7546 Год назад +83

      @@amandadomingues8329 Diga isso pra crianças vendendo balas no farol

    • @V.S202
      @V.S202 Год назад +19

      ​​@@amandamoraes7546oncordo 100% com vc. Estou com 40 anos e nunca tive vontade de ser mãe, exatamente pelos motivos q vc citou.

  • @valmoreno387
    @valmoreno387 Год назад +231

    Olá família 💞
    Tenho 3 filhos ,tive o Murilo com 22 ,a Júlia com 33 anos e o Miguel com 44 , uma bela pausa de um pro outro..,.um bom tempo para viver os conflitos , alegrias e angústias destas fases e um bom amadurecimento desta vida e a sua .....hoje tenho 57 anos divorciada,voltando pra mim....
    Meu filho mais velho 35 anos mora sozinho trabalha , não quer casar....
    Nos vemos e falamos pouco....,esse meu filho foi pra vida.....e eu pouco sei da vida dele.
    A Júlia mora na Espanha tem 2 anos,estuda e trabalha é um poço de sonhos e perspectiva de vida.....
    Rejuvenesso toda vez que conversamos......
    O Miguel é o meu oásis 😍
    percebo todos dias gotas de felicidades......
    Já o estou preparando para o grande voo....
    Viver é ser feliz de fato
    O ato de amar e sofrer
    Se a gente teve esse tempo
    Então vale a pena morrer ❤❤️

    • @andressarpi
      @andressarpi Год назад +30

      Obrigada pelo seu comentário ❤️. Eu no alto dos meus 35 anos, e ainda sem nenhuma perspectiva de ter um filho e ainda na dúvida, achei sua história muito interessante, e acho que é por aí o caminho: nenhuma expectativa e cobrança. Cada filho vem de um jeito, como uma caixinha de surpresa. Eles entregam o que eles tem, e você aproveitando as peculiaridades e respeitando cada um.

    • @fernandocardosopt
      @fernandocardosopt Год назад +10

      Não tenho filhos, tenho 60 anos, e já refleti bastante sobre a escolha que fizemos durante meus 13 anos de casamento. Eramos, dois jovens sem familia, morando fora do Brasil e nossa ideia de liberdade na época prevaleceu. Eu tambem queria ser melhor que meu pai que abandonou minha mãe comigo na barriga e duas irmãs, com 1 e 2 anos de idade. Durante o casamento, eu era o único com renda, e minha parceira, fazendo faculdade. Durante o divórcio eu tinha 38 e ela 39, ela me pediu para ter um filho comigo, eu não lidei bem com a situação e disse que ela estava louca. Meses depois, ela de fato, teve sérios problemas espirituais.

    • @alyssonandrade3128
      @alyssonandrade3128 Год назад +4

      Gente, que lindo esse relato

    • @FernandaChazan
      @FernandaChazan Год назад +2

      O seu último filho foi natural?

    • @carolinecarvalho1669
      @carolinecarvalho1669 Год назад +9

      @@fernandocardosoptdisse que ela estava louca? Problema espiritual não é loucura.. que pena que você, ao invés de apoiá-la, você a taxou de louca. Espero que ela esteja bem.

  • @renata.
    @renata. Год назад +40

    Como mãe e separada do pai da criança, eu acho que a decisão de ter filho perpassa um planejamento inclusive sobre esse cenário: ter filho é decisão da mulher. É sobre o corpo dela e sobre a forma de exercer a parentalidade num cenário atual onde os homens quando se separam, acabam separando-se também dos seus filhos e o encargo da maternidade - e de toda parentalidade - recai sobre os ombros da mulher sozinha. Esse raciocínio tem que ser feito e levado em consideração: se o pai pular fora, você terá condições de, sozinha, cuidar do seu filho? Tempo, dinheiro e capacidade emocional. São muitas camadas na criação de um filho e fazer isso de forma solo é um fardo absurdo. Mas é um cenário que sim deve ser considerado, mesmo que você seja casada e estejam vivendo uma lua de mel. Em alguns anos tudo pode mudar, principalmente quando vem um filho na equação.
    Sou mãe, fui casada por 13 anos com o pai do meu filho, que era e até hoje é extremamente participativo e apoia financeiramente em tudo.
    Mas ainda assim com a ajuda do pai dele meu dia a dia de mãe separada é desafiador e nem se compara com o dia a dia do pai dele que só o vê 1 vez por semana aos finais de semana. Eu estou todo dia ali na linha de frente educando, cuidando, conversando, dando amor e meu tempo sendo mitigado e reduzido para esses cuidados (leiam sobre a economia do cuidado, que retira o tempo da mulher e não é remunerado).
    Acho que todas essas questões devem ser pensadas. Ainda que o pai seja participativo, o maior fardo ainda recai sobre a mulher. Agora imagine o cenário que o cara separa e pula fora, que é a maior incidência (sou advogada e tenho várias amigas que atuam no Tribunal de Justiça, e a realidade para as mulheres é pesada).

  • @cristinalazzaretti
    @cristinalazzaretti Год назад +66

    Acho q "esse é o vídeo mais importante desse canal" 😂😂😂

  • @melissacrizantho9708
    @melissacrizantho9708 Год назад +122

    Eu acho que se vc se interessa pela vida , vc não precisa ter filho para aprender sobre o que realmente importa nela . A continuidade de sua existência perpassa seus genes deixados ,é mto mais sobre mudanças nos encontros ocorridos.Mulheres , não colem a identidade " ser mulher" com o ato de parir uma criança. Bjao pra vcs

    • @flaviagnb2575
      @flaviagnb2575 Год назад +5

      Até pq tem tanta gente por aí com filhos e que claramente não aprenderam tanta coisa sobre a vida…. Não há regras! É tão individual né

  • @tamybrito
    @tamybrito Год назад +49

    Tenho uma filha de 6 anos, maravilhosa. O que sinto por ela é inexplicável, um amor que nao cabe no peito. Porém, nao quero ter outro filho, a experiência da maternidade pra mim foi assustadora, descobrir que estava gravida e vc nao ter controle nenhum do que vai acontecer dali pra frente, muitas emoções ao mesmo tempo, muitos medos, questionamentos, ao mesmo tempo vc sente uma alegria enorme a cada utrassom, a cada chute na barrriga, eu me senti tambem muita amada quando estava grávida. So que tudo muda realmente quando vc sai da maternidade, um sentimento equivalente ao luto, as dificuldades da amamentação que sao terriveis, muita dor, a queda dos hormônios, muita exaustão. Lembro da choque de realidade ao entrar no carro para ir pra casa e pensar "Meu Deus eu tenho um filho, nao posso morrer, ja pensou esse carro bate? Sofro um acidente? Pq as pessoas dirigem tao rápido? "
    Vc começa a ver como o mundo é perigoso, como a vida é frágil.
    E o puerpério, nao quero viver ele nunca mais.
    E eu sou das pessoas que nao quero colocar outra pessoa nesse mundo, falando do ponto de vista de que sou pobre, entao a realidade aqui é dura, feia, violenta. Existe muito amor dentro da minha casa, mas da porta pra fora, o bicho pega.
    Pode ser que em outras condições sociais, mudaria minha ideia.
    Mas so de pensar que nao iria ter condições de colocar um filho em escola particular, dar uma boa saude, segurança, liberdade, contato com natureza. Qualidade de vida realmente. Penso pra que colocar outra pessoa no mundo pra viver nessas condições precárias? Sao muitos pontos a serem considerados para tomar a decisão de ter ou nao filhos, que vão muito alem do Amor.

  • @nathaliamendes3453
    @nathaliamendes3453 Год назад +11

    "A melhor vida é uma ilusão, a melhor vida é aquela que você consegue fazer com o que você tem."

  • @gipilla
    @gipilla Год назад +46

    Para a astrologia a função dos filhos é ensinar o que os pais não conseguem aprender sozinhos. Mas quem não tem filhos aprende de outra forma. Pensando em sociedade brasileira, o que falta muito é estrutura de apoio e respeito às decisões dos casais: nem sempre as pessoas decidem pelo o que sentem, mas pelo o que foram ensinadas que é o certo. Adorei ver vcs de volta.

  • @Junior-ms9nj
    @Junior-ms9nj Год назад +49

    sobre o assunto: esses dias, lendo clarice Lispector, me deparei com um trecho bem interessante: "Ela mesma pensava que jamais teria filhos. Nunca os temera sequer como se por um conhecimento quieto de sua natureza mais secreta soubera que seu corpo era o fim de seu corpo, que sua vida era a sua última vida. Ah ela gostava de crianças; a vida com elas era tão rica... Mas como assistir a uma vida mais fraca do que a sua? ela evitava as crianças com cuidado e diante delas um desejo a possuía rapidamente, o de fugir, o de buscar pessoas a quem nada pudesse dar. Sobretudo ela não era das que têm filhos. E se os fizesse nascer algum dia, ainda seria daquelas que não têm filhos." (O lustre)

  • @sofiabandarra6461
    @sofiabandarra6461 Год назад +71

    ❤ não quero e feliz com isso. Por vezes dizem que é opção egoísta. Eu sorrio apenas. Estar em PAZ com a nossa decisão é a melhor resposta ❤

    • @gadam2656
      @gadam2656 Год назад +12

      Eu acho muito engraçado o povo q fala q é egoísta decidir não ter filhos. Já esta tão enraizado na cabeça dessas pessoas, que a certeza de uma outra pessoa em não ter filho parece que machuca a vida de quem perguntou. Parece que pra ela não existe a opção de não ter filho, e sendo assim precisa diminuir e/ou atacar a outra. Pode até nem ser sem intenção, mas a resposta sempre é agressiva.

    • @sofiabandarra6461
      @sofiabandarra6461 Год назад +6

      @@gadam2656 eu já nem respondo. Sorrir e manter-me na minha calma quietude e paz... é resposta 🙏✌

    • @tatianalima7647
      @tatianalima7647 Год назад +8

      Eu acho egoísmo alguém que tem filho mesmo sem desejar, só para agradar os outros. Pode acabar terceirizando a educação da criança e criar um ser humano cheio de traumas. já é difícil criar e educar uma criança querendo muito. Imagino que é devastador quando no fundo a pessoa sabe que não queria passar por aquilo.

    • @sofiabandarra6461
      @sofiabandarra6461 Год назад

      @@tatianalima7647 👏👏👏👏👏 apoiado

    • @zalegria9190
      @zalegria9190 Год назад +3

      E se for egoísta mesmo? Tá tudo bem. Melhor ser fiel a si mesma e não por filho no mundo sem ter vontade.

  • @88Silvia99
    @88Silvia99 Год назад +26

    Um livro uma vez li assim: "ter filho é uma tatuagem na cara" ... tipo, vc tem que ter CERTEZA QUE QUER !

  • @leticia.26
    @leticia.26 Год назад +50

    Logo depois que a Flor teve filho eu sempre quis uma continuação daquele video hahaha mt legal ❤
    Eu não tenho vontade de ter filhos, mas gosto de ouvir outras perspectivas!

  • @erikaarissa4227
    @erikaarissa4227 Год назад +44

    Ai, gente. Nem terminei ainda de ver o vídeo. À menina que fez a pergunta: Se não quer grandes compromissos/responsabilidades financeiras, repensem muito em ter ou não filhos. É um compromisso para a vida toda. E os pais, a maioria, sempre quer o melhor para os filhos, visando um futuro melhor para eles. Eu tenho dois filhos. Só de mensalidade escolar, meu Deus... moraria na zona sul do RJ kkkkkkk Mas eu não vejo a minha vida sem meus filhos. Tenho um de 15 anos e 4 anos. Às vezes dá vontade de sumir, mas levar comigo hahahaha... Filho é maravilhoso. Mas o compromisso é pesado. Pensem bem!!!

    • @fernandocardosopt
      @fernandocardosopt Год назад

      Acredito que se houvesse uma catástrofe e voce ficasse praticamente sem nenhuma renda ou patrimônio, voce ainda assim daria um jeito.

  • @soraiadepaula6174
    @soraiadepaula6174 Год назад +20

    Pra mim ser mãe é a coisa mais incrível e ao mesmo tempo mais aterrorizadora. Nasceu em mim uma mãe e também nasceram os medos. Por exemplo, tenho medo de perde-lo pra morte (esse é o pior), pro desaparecimento, pras drogas, pra o abuso dos outros para com ele. Medo de morrer e deixá-lo, de não conseguir ser a melhor referência de mãe, de exceder, de faltar. Por que de alguma forma, essas são coisas possíveis de acontecer, todos estamos passíveis. Sei que não sou Deus, não posso controlar tudo, o que eu faço pra amenizar essa agonia é, terapia e aprendo a viver um dia de cada vez desviando desses pensamentos.
    Só pra concluir, antes de ser mãe não me considerava tão grata pela vida quanto agora, mas também não tinha esses montros que me assolam, sendo o medo de qualquer coisa ruim acontecer com ele ser o maior de todos. Dois pesos e duas medidas. Nunca aquele ditado fez tanto sentido, "ser mãe é padecer no paraíso".

  • @beatrizmartins6663
    @beatrizmartins6663 Год назад +47

    Oi Flor e Manu! Tenho 23 e tive uma gravidez não planejada que, definitivamente, veio na melhor e na pior hora possível. Estava no auge da minha liberdade, universitária, solteira trabalhava pra ter dinheiro pra curtir o próximo finde. Incerta do que queria pra minha vida. Minha filha iluminou minha vida e me transformou numa pessoa completamente diferente da Beatriz festeira e inimiga do fim.
    Assistindo o vídeo e amamentando minha bebê de 40 dias posso dizer, com plena certeza, que esse é o melhor e pior trabalho que poderia existir. Agora sou mãe em tempo integral, graças ao meu namorido que cuida de tudo pra nos dar conforto e qualidade de vida.
    Realmente são picos muito intensos, tanto positivos quanto negativos. A gestação, o parto e o início da amamentação foram difíceis, no entanto esquecemos absolutamente tudo quando nossa Maria Ísis dá um sorriso. E posso afirmar (mas não com plena certeza) que eu teria outra iluminação.
    Ps.: A verdade é que ninguém nunca está realmente preparado pra lidar com toda essa metamorfose, mas se você tem o desejo de passar por ela, já é parte do caminho andado.
    Beijos família, muitos sorrisos pra vocês ❤❤❤

    • @fernandocardosopt
      @fernandocardosopt Год назад +3

      Parabéns! Começou cedo. Eu me casei com 23, e depois de muita conversa, já tinhamos até os nomes escolhidos, decidimos não ter. 3 meses depois nasceu meu sobrinho Pablo. Era o nome que escolhemos caso fosse menino, por causa do Pablo Picasso, Pablo Milanés, e outros Pablos. Um nome que funciona em vários idiomas. O detalhe é que não contamos para ninguém os nomes. Pablo tem interesses bem mais próximos dos meus que o pai dele.

    • @magdaveloso4749
      @magdaveloso4749 Год назад

      ​@@fernandocardosopt😊

  • @nicolleprocopio5315
    @nicolleprocopio5315 Год назад +22

    Senti falta de uma resposta pra pergunta inicial “o que te fez mudar de ideia?”. Ainda continuo curiosa.

  • @gguiray
    @gguiray Год назад +32

    Amores, não precisa de podcast não, o importante é ser algo fácil pra vcs, assim fica prazeroso e leve, não queremos colocar uma demanda em vcs, amamos demais o conteúdo ❤️❤️

  • @divinhaquem
    @divinhaquem Год назад +27

    Achei essencial vocês terem falado que a questão filho veio quando a questão casal estável já não era uma questão.
    Sou fruto de um "vamos tentar novamente ser uma família" que não segurou ninguém, nem melhorou ninguém.

    • @marialia00
      @marialia00 Год назад +2

      Este seria um bom tema de video "passar a fase de botar em questão a gente " . Quais seriam estas questões e como passar por elas 💑

  • @barbaracasaba
    @barbaracasaba Год назад +33

    Esse é DEFINITIVAMENTE: o vídeo mais importante da história desse canal (Talvez do canal do Manu tb). rsrs
    Comentando enquanto assisto, pois sou uma "não ter filhos" convicta desde os 5 anos, hoje com 26.

    • @nicbraga
      @nicbraga Год назад +4

      Nossa desde os 5 ? Eu nunca tive certeza. Sempre estava mais para o não, e o " destino" tmb não colaborou. Então com 43 anos...Não devo ter mesmo.

    • @barbaracasaba
      @barbaracasaba Год назад +7

      @@nicbraga Sim, desde os 5 (Temas de terapia rs)!! Meu pai sempre diz que somos tudo que ele tem, é um ótimo pai, se orgulha muito de como nos criou, mas que não se acha errado quando olha pra trás e lembra de sempre ser convicto em não ter filhos. (Bom ressaltar que admiro muito essa sinceridade dele, e que isso nunca passou nem perto de um tema de terapia. Pelo contrário, me faz admirá-lo mais como ser humano com individualidades além de meu pai).
      Hoje com 26 me apareceu a vontade... O cheirinho dos bebês, o amar tanto alguém que você faria uma pessoa composta metade de você e metade da outra pessoa. Mas racionalmente, não tenho a mínima vontade de passar pelo processo de gravidez, nem de me privar do sono, nem de ficar sozinha e ter que criar esse filho sem uma parceria...
      A vontade vem, como vc, vem com dúvidas, mas parece que o não é mais certeiro.

    • @JulianaCardoso-op3ju
      @JulianaCardoso-op3ju Год назад

      ​@@nicbragatbm .não tenho mas não sei se quero 😂😂

    • @nicbraga
      @nicbraga Год назад

      @@barbaracasaba Entendo... Eu tenho várias questões com a minha mãe e algumas com meu pai , se separaram qnd eu tinha 4 anos e eu não fui cuidada emocionalmente. Família é meu principal tema na terapia. Tenho curiosidade sobre a experiência biológica da gravidez e também sobre o amor mãe-filho. Mas tmb gosto muito da minha vida desimpedida, de dormir até mais tarde e acho que com meu salário teria que fazer muitos sacrifícios. Não quero ter filho ou filha para ela ser só mão de obra barata...

    • @nicbraga
      @nicbraga Год назад

      @@JulianaCardoso-op3ju pois é! rsrs Tantas questões.

  • @brendonalencar9278
    @brendonalencar9278 Год назад +20

    Interessante a perspectiva de vocês. Tenho 28 atualmente e não quero ter filhos (ao menos nem tão cedo), porque vim de uma família caótica e tenho a visão (não depressiva) de que viver é superestimado, tipo, se eu pudesse escolher eu não viria pra esse mundo não, concordo com o que ela falou aí do mundo ser um lugar ruim.
    Então, meu plano é me cuidar agora pra ser um idoso forte e autônomo (com treino, dieta, bons hábitos...), não precisando ter que decidir ter filhos só pra ter quem cuide de mim (essa é uma realidade triste de muita gnt).
    Mas fico pensando por outro lado, que não tem muito o que fazer nessa encarnação senão criar laços, já tive a lente mais suja quanto a ideia de família (pelo meu background), mas hoje penso que talvez, tendo uma vida longa e saudável com alguem recíproco do lado, seja a melhor forma de viver a vida, se preencher de algo, cuidar, ensinar...
    Amo viajar, conhecer pessoas e viver novas experiências, e quero continuar focado nisso por muito tempo, brinco dizendo que até os 40/50, meu filho sou eu hahah, mas depois de viver bem pra mim, acho que uma família saudável (diferente da que eu tive) seja a melhor forma de preencher o vazio existencial dessa encarnação.
    ps: reconheço que esse é o privilégio de ser homem (relógio biológico maior)

    • @lorenalopes2085
      @lorenalopes2085 Год назад

      Gostei muito da sua reflexão. Apesar de eu ter um filho, a reflexão sobre minha existência continua aqui, acontecendo. Só que tem um porém em sua fala, na minha visão hoje, que é quando um filho nasce não precisamos pausar nossa vida boa. Essa criança quer a parte boa conosco e depois de nós (quando ela for jovem e adulta e ser o que você é hoje). Entende? é totalmente possível viver bem com um filho, viajar principalmente. Meu filho tem dois anos e já fizemos mil coisas juntas, inclusive acampar. Não sei se me fiz entender..... 😊

    • @lorenalopes2085
      @lorenalopes2085 Год назад

      *juntos

    • @tomemata394
      @tomemata394 9 месяцев назад

      Acho que vale mais a pena tu tentar enxergar o copo meio cheio do que meio vazio... Eu sou super grato a essa passagem, essa encarnação. Agradeço todos os dias por mais uma oportunidade de viver e aprender algo novo. Filhos? Não, sou vasectomizado, pois prefiro não jogar todo o ônus de um filho indesejado nas costas de uma mulher e peguei o fardo pra mim.

  • @maiscoremenoscoisa2283
    @maiscoremenoscoisa2283 Год назад +90

    Pessoal, obrigada, valeu demais pelo vídeo! Só um detalhe: vcs não responderam a uma pergunta que eu estava esperando ansiosa (pro meu azar rs): quais foram os motivos que fizeram vcs mudarem de ideia sobre ter filhos, sobretudo em se tratando da Flor que antes não queria? ❤

    • @marianacarvalhoc
      @marianacarvalhoc Год назад +15

      exato, qd a moça perguntou o q mudou foi sobre mudar a opinião e decidir ter o filho (pois é óbvio q o nascimento de uma criança muda tudo). um vídeo longo e não teve a resposta principal😅

    • @renata.
      @renata. Год назад +22

      Como mãe e separada do pai da criança, eu acho que a decisão de ter filho perpassa um planejamento inclusive sobre esse cenário: ter filho é decisão da mulher. É sobre o corpo dela e sobre a forma de exercer a parentalidade num cenário atual onde os homens quando se separam, acabam separando-se também dos seus filhos e o encargo da maternidade - e de toda parentalidade - recai sobre os ombros da mulher sozinha. Esse raciocínio tem que ser feito e levado em consideração: se o pai pular fora, você terá condições de, sozinha, cuidar do seu filho? Tempo, dinheiro e capacidade emocional. São muitas camadas na criação de um filho e fazer isso de forma solo é um fardo absurdo. Mas é um cenário que sim deve ser considerado, mesmo que você seja casada e estejam vivendo uma lua de mel. Em alguns anos tudo pode mudar, principalmente quando vem um filho na equação.
      Sou mãe, fui casada por 13 anos com o pai do meu filho, que era e até hoje é extremamente participativo e apoia financeiramente em tudo.
      Mas ainda assim com a ajuda do pai dele meu dia a dia de mãe separada é desafiador e nem se compara com o dia a dia do pai dele que só o vê 1 vez por semana aos finais de semana. Eu estou todo dia ali na linha de frente educando, cuidando, conversando, dando amor e meu tempo sendo mitigado e reduzido para esses cuidados (leiam sobre a economia do cuidado, que retira o tempo da mulher e não é remunerado).
      Acho que todas essas questões devem ser pensadas. Ainda que o pai seja participativo, o maior fardo ainda recai sobre a mulher. Agora imagine o cenário que o cara separa e pula fora, que é a maior incidência (sou advogada e tenho várias amigas que atuam no Tribunal de Justiça, e a realidade para as mulheres é pesada).

    • @Alana2342
      @Alana2342 Год назад +12

      Nossa, eu fiquei agoniada exatamente com isso. Tenho as mesmas questões e na verdade, a pergunta da moça, que é o que mudou no sentido de quais razões/motivos fizeram ela decidir ter filho, ficou sem resposta rs.

    • @marianacarvalhoc
      @marianacarvalhoc Год назад +7

      @@renata. sim, na minha concepção toda mãe é mãe solo, pq o sistema é concebido assim

    • @camilakrishna
      @camilakrishna Год назад +4

      Também estava ansiosa por essa resposta

  • @alessandraalexandredasilva
    @alessandraalexandredasilva Год назад +50

    Não sei os motivos de vcs terem resolvido não monetizar o canal, mas na minha humilde opinião isso não é justo com vcs. Bora monetizar isso aí pessoal.
    Tenho 50 anos e não tive filhos, mas hoje entendo que não queria repetir padrões familiares e casamento esteve sempre fora de questão, mas hoje tenho 4 filhos (cachorros) e acho que isso imobiliza mais que filhos.

    • @Adriana.Arndt.
      @Adriana.Arndt. Год назад +8

      Essa comparação de animais e filhos já deu. Não existe "mãe de pet".

    • @alessandraalexandredasilva
      @alessandraalexandredasilva Год назад +14

      ​@@Adriana.Arndt., onde está a comparação que eu fiz? Se te incomoda é só vc não ser uma mãe de pet (simples assim). Pare de querer regular a vida dos outros pela sua.

    • @fernandocardosopt
      @fernandocardosopt Год назад

      Seja membro (Cafézinho, Latão, Litrão) é uma forma de monetizar, talvez até mais transparente. Com 218 mil inscritos, sabendo que um percentual destes pode se tornar membro, neste momento, me parece um caminho.

    • @alessandraalexandredasilva
      @alessandraalexandredasilva Год назад +1

      @@fernandocardosopt , qual desses vc escolheu para ser membro?

    • @fernandocardosopt
      @fernandocardosopt Год назад

      @@alessandraalexandredasilva Eu fui membro da Autoescrita do Emanuel Aragão

  • @anaclaudiaf.dasilva7571
    @anaclaudiaf.dasilva7571 Год назад +26

    De verdade, amo esses bate-papos. Como está fazendo falta ter amigos para conversar assim. Pensei esses dias como a internet nos possibilita contato com os assuntos que nos interessam, e como ao mesmo tempo ficamos sem interesses comuns com as pessoas que estão fisicamente ao nosso lado porque elas também estão vendo "as suas coisas" e acabamos ficando sem trocas profundas e os laços com as pessoas que convivemos fisicamente estão se enfraquecendo. Só o corpo está presente. Acho que a convivência online não supre de maneira NENHUMA a relação fisica entre as pessoas. Como você pode conhecer uma pessoa com quem não se convive!? Tempos dificeis esses tempos modernos. Desculpe minha divagação. Mas se possível vocês podem fazer um video sobre esse assunto. Grata!

  • @tatianalima7647
    @tatianalima7647 Год назад +16

    Eu fui dessas que não sabia se queria ter filhos. Disse várias vezes que não queria ter. Mas a vontade de ter foi crescendo em mim, acho que por muitos motivos. O principal motivo, e o mais dificil de explicar, é a vontade de amar e cuidar. Algo além do amor romântico ou amor pelo meu cachorrinho. Tive filho com 30 anos e para mim foi exatamente o caos que a Flor falou. É doação o tempo todo, mesmo agora com 6 anos. A gente vai se resgatando de nós mesmas e se redescobrindo aos poucos. Sobre a questão de mudar, sim claro que mudamos. Mas eu acho que mudamos de qualquer forma, com os sem filhos! Talvez seja mais um catalizador que acelera a mudança. Eu me lembro de bem jovem não querer mudar a minha vida com filho, pq não ia poder mais sair e ir para onde eu quero. Mas me vi com 28 anos, sem filho, só querendo ficar em casa assistindo Netflix. E aí? E também acho que existem várias formas de ser mãe (e pai). Tem aquelas de trabalham normalmente logo após o filho nascer, deixa com babá ou avós, deixa na creche e tem as que escolhem (e que podem) parar de trabalhar, tem as que deixam os amigos de lado, tem as que criam mais laços de amizades com outras mães... enfim cada experiência é diferente. E tudo bem também se não quiser ter! É o que o Manu falou, ninguém passa por todas as experiências em uma vida. A gente tem a vida que pode ter.

  • @camilamilhomem
    @camilamilhomem Год назад +15

    Tenho dois filhos e não tinha a menor ideia do que seria essa transformação quando decidi tê-los.
    É fácil observar e enumerar os aspetos difíceis da maternidade. Eles de fato existem e boa parte deles se dá por conta do contexto patriarcal em que vivemos.
    Mas a parte boa é muito difícil de explicar, de fazer as pessoas que não vivem essa experiência entenderem.
    É incrível e angustiante, é profundo e difícil, é força e cansaço, é coragem e medo, é potência e descontrole, é certeza e dúvida.
    Mas eu teria meus filhos de novo e de novo, olha que viagem mais louca 😂

  • @ludmilagaudad
    @ludmilagaudad 7 месяцев назад +1

    Tenho 40 anos. Raul tem 1a4m. Poderia falar uma vida inteira sobre este tema pq ele me atravessou: perdi uma gestação, tive dificuldade de engravidar novamente, fiquei dois dias em trabalho de parto e acabei numa cesárea de emergência, tive q lutar p conseguir amamentar, adoecemos no pós parto, voltamos p hospital, eu pirei, meu marido pirou em dobro, nos separamos e agora estou sozinha c um bebê. Então, gente, a melhor frase do vídeo é que ter filhos é uma experiência de descontrole. ;) Pro bem e pro mal.

  • @reginasouzaregs6208
    @reginasouzaregs6208 Год назад +10

    Não tenho filhos, mas é muito comum o discurso de que ter filho é transformador, um ato não egoísta, dá sentido na vida, e acredito que seja mesmo. Mas é comum eu ser julgada por amigos que tiveram filhos. Parece que minha vida é mais fácil por eu não ter filho. Será mesmo? E tbém existem MUITAS outras coisas que podem ser transformadoras, atos não egoístas e darem sentido na vida. Tem tanta criança que já está nesse mundo e pode ser ajudada, educada, transformada. Tem um momento na minha vida que vou me dedicar a melhorar a vida de crianças. Mas não precisa ser minha criança. Ótimo vídeo, beijos ❤

    • @ninatkrav
      @ninatkrav Год назад

      Perfeito. É exactamente assim que me sinto. 💜

    • @Sandraprofbr
      @Sandraprofbr Год назад

      Top!

  • @malufreedom
    @malufreedom Год назад +27

    Não quero ter filhos mas tô doida pra saber da experiência de vcs ❣️

  • @alexandraguaita8306
    @alexandraguaita8306 Год назад +7

    "Então uma mulher que segurava um bebé contra o peito disse: Fala-nos dos filhos.
    E ele disse: Os vossos filhos não são os vossos filhos.
    São os filhos e as filhas da saudade que a vida tem de si mesma.
    Eles vêm através de vós, mas não a partir vós,
    E apesar de estarem convosco, eles não vos pertencem.
    Podeis dar-lhes o vosso amor, mas não os vossos pensamentos.
    Pois eles têm os seus próprios pensamentos.
    Podeis abrigar os seus corpos, mas não as suas almas,
    Pois as suas almas habitam na casa do amanhã, que não podeis visitar, nem mesmo em sonhos.
    Podeis esforçar-vos para ser como eles, mas não procureis torná-los iguais a vós.
    Pois a vida não anda para trás, nem se demora com o dia de ontem.
    Vós sois os arcos dos quais os vossos filhos são lançados, quais flechas vivas, para diante.
    O arqueiro vê o alvo no sentido do infinito, e Ele dobra-vos com a Sua força, para que a Sua flecha voe veloz e para lá do longe.
    Deixai que a mão do arqueiro vos dobre como se desenhasse um sorriso;
    Pois assim como Ele ama a flecha que voa e vai, também ama o arco que é firme e fica."
    Khalil Gibran

  • @izabellapaz3147
    @izabellapaz3147 Год назад +24

    Manu, sobre o fazer uma coisa enquanto faz outra, acho super normal dependendo do que se faça. Por exemplo, eu amo assistir os vídeos de vocês ou o do seu canal a parte, pela manhã ao tomar meu café. Quase como se fosse um ritual. O sentimento que tenho quando estou fazendo esta coisa enquanto assisto/ouço vocês, é como se vocês estivessem a minha mesa e todos estivéssemos conversando. Penso também que encontros externos quando ocorrem com os amigos, não paramos apenas literalmente para conversar. Comemos, bebemos, e conversamos fazendo isso ao mesmo tempo e enquanto tudo isso ocorre, acontece trocas. Eu também não sou fã de podcast, mas não por esse motivo de ter que ouvir enquanto faz outras coisas, mas apenas porque não me identifico com essa rede criada. :)

  • @angielopes1
    @angielopes1 Год назад +12

    Ansiosa por esse vídeo! Essa questão me deixa extremamente angustiada!

    • @tetedim
      @tetedim Год назад +1

      A mim tbm!
      😢

  • @vidasimplescomvaloreproposito
    @vidasimplescomvaloreproposito Год назад +43

    Fui mãe aos 16, 17 e 19 anos ( sim, é um pouco atípico, mas eu sofria abusos em casa, fugi com uma pessoa querendo constituir minha própria família- embora com alguém de quem me separei aos 20 anos de idade tbm abusador pq essa era a linguagem que eu conhecia), à medida que a Flor ia relatando, ia passando um filme das gestações, partos, criar os filhos - no meu caso sozinha e muito jovem e sem grana- e hoje, todos adultos alçaram seus voos e eu experimento uma nova forma de amor: de avó. Tenho 46 anos, sim, os vazios permanecem, são apenas diferentes. Olho pra trás e todos os sofrimentos e mesmo sabendo que de repente poderia ter outra vida hoje, se tivesse feito outras escolhas, continuo achando que foi a coisa mais especial da minha vida. Meus filhos são meus melhores amigos (até pra sair pra tomar chopp juntos). Eu os amo com cada partícula do meu ser e não anula em nada o amor que consegui cultivar por mim hoje, o cuidar de mim hoje, não deu sentido, mas me fez uma mulher muito mais incrível e feliz!!!!

    • @ammbr
      @ammbr Год назад +2

      Parabéns! E ao contrário das vitimizaçoes que tanto vemos colocadas por aí, vc dá uma perspectiva muito mais rica para a sua situação.

    • @grizzato
      @grizzato Год назад +3

      sinto muito por todos os abusos que passou, ninguém deveria passar por isso. de qualquer forma, que linda forma de ressignificar tudo nisso na relação entre você e seus filhos - e agora com netinho/a também ❤️.
      é muito bonito ver mães e filhos com relações saudáveis e de amizade, parabéns por toda força!

  • @claudiacrpi
    @claudiacrpi 4 месяца назад +1

    Eu nunca tive dúvidas em não querer ter filhos, nunca quis pq não querer mesmo

  • @marcelotnnrccn
    @marcelotnnrccn Год назад +34

    O bom de ser um homem gay é que normalmente ninguém me questiona sobre ter filhos. Porque eu tenho zero vontade de ser pai, o Manu refutou todos os meus argumentos, mas mesmo assim, me recuso a assumir essa responsabilidade. Mesmo sabendo que vou perder coisas maravilhosas.
    Vídeo muito bom, como sempre. Eu sabia que a Flor ia fazer piada quando o Manu falou da separação 😂😂

    • @renatacarneiroo
      @renatacarneiroo Год назад +11

      Não necessariamente é uma perda! Só uma escolha

    • @renatacarneiroo
      @renatacarneiroo Год назад +9

      Nem todo mundo vai amar essa relação com o filho

    • @tomemata394
      @tomemata394 9 месяцев назад +1

      Sou hetero, solteiro, 33 anos e vasectomizado. Tenho certeza absoluta que não quero gerar outro ser e assumir responsabilidades que ainda não sei quais serão. Ter um baby é jogar na loteria.

  • @deboraromano6754
    @deboraromano6754 Год назад +47

    Tenho 30 anos e tanto eu quanto meu parceiro optamos por não ter filhos (ele fez uma vasectomia). A ideia de ter âncoras nos pega muito, sobretudo. Bom demais viver uma época de escolhas sendo mulher.

    • @laisribeiro01
      @laisribeiro01 Год назад +2

      Minha história é como a sua

    • @bfts8626
      @bfts8626 Год назад +4

      Eu espero conhecer alguém assim
      Sai de um namoro de 6 anos e meio pq além de ter feito tudo sozinha por dois existia uma cobrança imensa de ter filho
      Da ridícula da minha ex sogra e dele que nunca me ofereceu estabilidade pra nd

    • @dotapresentes6568
      @dotapresentes6568 Год назад

      Eu tnm 39 anos e correndo disso .

    • @floreser90
      @floreser90 Год назад

      eu tb estou na mesma, mas meu relogio biologico esta apitando, nao te bate uma vontaezinha d vez em quando? eu to muito na duvida, mas meu marido eh vasectomizado e esta me dando uma vontade d ter um nenem

    • @tomemata394
      @tomemata394 9 месяцев назад +1

      graças a Deus vasectomizado também. Quem quiser embarcar numa relação de companheirismo e trocas já entrará sabendo que filhos é sem chance. Eu quero é viver!

  • @izabellamatsuno8181
    @izabellamatsuno8181 Год назад +24

    Adoro os apontamentos do Manu... é de uma inteligência afiada, de uma perspicácia. Obrigada

  • @darcilarodrigues9738
    @darcilarodrigues9738 Год назад +21

    Compartilhando no meu WhatsApp com a seguinte introdução: Amigos, e eu, com quase 60, amando este casal ...❤( Como se houvesse idade para...Mas entenderam,né? Não havia RUclips quando eu tinha 20...O fato é que nunca é tarde para refletir crescer e aprender...Gratidão.Beijos F e E)

  • @katealmeida2180
    @katealmeida2180 Год назад +5

    Sempre pensei que não quisesse ter filhos, pois sofri muito na infância com um pai abusivo e violento.
    Aos 22 anos encontrei meu parceiro, então aos 29 tive meu primeiro filho e 3 anos depois o segundo.
    Hoje ,com a meu filho mais novo com 6 anos ,minha alma arde de desejo de ter o terceiro. ❤
    Ainda estamos pensando na possibilidade ...
    A vida é surpreendente!

  • @aachanty
    @aachanty Год назад +25

    O susto que eu tomei quando abri o canal e vi minha pergunta respondida hahaha
    Foi muito rico ver a interpretação do meu texto e ouvir um pouquinho da experiência de vocês.
    Seguimos, com filhos ou sem, sempre tentando controlar as neuroses.
    Obrigada! ❤

    • @aachanty
      @aachanty Год назад +2

      (certamente vou ver o vídeo mais vezes pra tentar assimilar o máximo possível e fiquei muito curiosa pra reflexão muito polêmica do final)

    • @dotapresentes6568
      @dotapresentes6568 Год назад

      Sem filhos é felicidade .... se eu tivesse filhis eu ja tinha acabado o casamento por motivis óbvio.
      .brigas financeiras
      . Brigas por ke sobra tudo pra mulher
      .brigas poke vou ficar muito preocupada com o menino ou menina

  • @eneidarachelfelix8598
    @eneidarachelfelix8598 Год назад +9

    Observo vcs e vejo que o olhar um para o outro , mudou, estão mais apaixonados e mais respeitosos . Fico feliz em vê o amadurecimento da família

  • @sheilatrentin360
    @sheilatrentin360 Год назад +31

    Olá! Nunca comentei nenhum vídeo de nenhum canal, mas este tema me é muito sensível e gosto muito de vocês, por isso não resisti.
    Fiquei muito feliz que alguém os instigou a fazer o “depois” do primeiro vídeo, pois tinha muita curiosidade sobre o tema que foi perguntado, mas talvez vocês tenham comentado superficialmente uma das perguntas: “ o que fez vocês tomarem a decisão de ter filhos, afinal?” O Emanuel falou sobre a maior estabilidade do casal, mas certamente não foi só isso. Ainda bem que ele falou sobre série de vídeos, pois espero ansiosamente uma complementação sobre isso.
    Este é o ponto: eu acho muito tranquilo para quem sempre sonhou e para não pode nem ouvir falar em ter filhos, mas o pior cenário é estar “em cima do muro”. Fazemos mil elocubrações: será que o desejo vem imposto socialmente? Será que é legítimo mesmo? Cheguei a fazer enquete tanto com quem teve como com quem não teve, comprei o livro das mães arrependidas para ver se alguém falava “a verdade”, pois acreditava que uma vez que você teve o filho tinha de tentar achar um lado bom de qualquer forma, já que é uma decisão sem volta. A irreversibilidade da decisão já é, por si só, muito assustadora.
    O fato é que muitos julgam egoísta quem não tem filhos e eu acho que o oposto é que é o mais provável, pois até hoje só ouvi motivos egoístas para ter filho…e agora, aos 41 anos (bastante tarde), resolvemos ter o nosso também por motivos egotistas também (o desejo da experiência)….enfim. Não sei se vamos conseguir, mas o desejo / coragem só apareceu agora. O argumento de que é o maior amor do mundo nunca me convenceu, pois acho que amor não se mede e não pode ser comparado.
    Acho que vocês deveriam ter cuidado ao dizer para a pessoa que escreveu que ela deveria se preocupar mesmo a partir dos 35 anos, pois a partir desta idade, o risco de várias doenças cromossômicas na criança aumenta consideravelmente. Até para congelamento de óvulos o ideal é antes dos 35 anos. Após os 40 anos, o risco é ainda maior.
    É isso, muito obrigada por todas as outras ponderações que fizeram, mas aguardo veementemente a continuação colocando luz neste outro ponto. Beijos

    • @Lala-oc5yw
      @Lala-oc5yw Год назад +1

      Eu acho que a maioria das pessoas que tem filhos, como meu caso que tenho 2, não fica problematizando tanto. Eu não tive filhos para cuidar de mim na velhice, nem para preencher um vazio existencial, foi natural, eu quis ter e tive, se ficasse pensando muito não teria. Ter filhos é um salto no abismo, no desconhecido, dá muito trabalho, mas é prazeroso demais também. Parei no segundo, agora quero aproveitar com eles. Eu acho mesmo que pode ter pessoas que não sejam felizes sendo pais, conheço algumas mães que tiveram por pressão social e parece que perderam o brilho, acho muito triste isto, mas a pessoa também pode ressignificar a maternidade, já que não tem volta. Eu adoro ser mãe, viajo, trabalho, passeio, vivo a vida normalmente com as crias junto.

    • @sheilatrentin360
      @sheilatrentin360 Год назад +1

      @@Lala-oc5yw Muito obrigada pela resposta! Achei muito honesta, acho que é isso mesmo: um salto no abismo que deve ser mágico (com momentos bons e ruins como tudo na vida). Te desejo cada vez mais momentos felizes com teus 2 filhos, que já são sortudos de não nascerem com a cobrança de ter alguma função. Abraço.

    • @Lala-oc5yw
      @Lala-oc5yw Год назад +1

      @@sheilatrentin360 obrigada! 💕 Desejo muita felicidade e sucesso na sua escolha de ser mãe! É uma loucura, mas tudo dá certo. Se resolver mudar ideia seja muito feliz também!

  • @odilsonsantos392
    @odilsonsantos392 Год назад +14

    Nunca quis e nem qro ter. Setembro faço 39 anos e desde os meus 11 anos eu digo q não seria mãe. Um dos porquês é não deixar d herança a pobreza e os traumas q já acho muitos motivos pra não ter, mas o principal mesmo é q nunca nem tive o sonho d ser mãe, as vezes até esqueço q sou mulher e q seria capaz d fazer um ser humano, meu relógio biológico nasceu quebrado kkk...

  • @kellymoreira1375
    @kellymoreira1375 Год назад +18

    Sou mamãe gemelar, tive aos 36 anos.
    Foi uma loucura, tudo em dobro, hoje eles tem 7 anos e não me arrependo, me alegro a cada dia. Lembrando que nào queria, meu esposo que me convenceu.
    realmente a descrição que a flor fez é perfeita. É o caos, mas é fantástico. O amor que sentimos por um filho não é mensurável. Não é dar sentido a sua vida, mas transformar🙏🏻🦋😇
    Amei o vídeo.
    Sucesso🎉❤

  • @zalegria9190
    @zalegria9190 Год назад +26

    Filhos... Filhos?
    Melhor não tê-los!
    Mas se não os temos
    Como sabê-los?

    • @dotapresentes6568
      @dotapresentes6568 Год назад +1

      Eu sei ... basta andar na rua , ke vc cai ver como sera .lkkkkk

  • @jessicaduart.e
    @jessicaduart.e Год назад +7

    Sobre o parto: uma vez vi um vídeo da paolla carrosella falando sobre o parto dela, que não foi nada do que ela queria e etc, e que tinha ficado mal um tempo por isso... e só caiu a ficha e passou a angústia dessa decepção quando o terapeuta dela perguntou: Paolla, vc queria um filho ou queria só um parto?
    O parto como tudo na maternidade acho que tem que ser da melhor forma possível. E é isso, como for POSSÍVEL.

  • @josianemenezes1934
    @josianemenezes1934 Год назад +11

    Flor!!! Se eu não perdi o time aqui, tu não disse o que fez você mudar de ideia. Gostaria de saber. Obrigada!!!

  • @fabianamacedogoncalves3131
    @fabianamacedogoncalves3131 Год назад +11

    As perguntas (foram várias e complexas) e ótimas.
    Me parece que ela sabe a resposta. Ela e o companheiro não desejaram nem sonham com filho. Eu que escolhi na ter filho e nunca tive vontade escutei muitas vezes, até de desconhecidos (as), que eu "me arrependeria no futuro por não ter tido" ou que "eu deveria ter ". Outras balelas como "quem vai cuidar de você na velhice" são falas comuns. Respondo que não quis nem quero e que na velhice pagarei , se necessário for, uma cuidadora. Quero envelhecer com independência financeira e mobilidade. Filho não garante nada e pode ser uma "grande" experiência para quem tem vontade de passar por ela. Quanto a cobrança social para que a mulher seja mãe influencia na decisão de mulheres que acabam não escolhendo e simplesmente tendo filhos (no plural).
    Achei uma delícia o fato dela ter um companheiro que não faz cobranças. Ela não comentou se está sendo pressionada por familiares (pais querendo ser avós, por exemplo).
    Essas perguntas poderiam se desdobrar e virar outro video. O quanto um filho impacta relação do casal ? (Virar uma série de videos seria legal ).
    Ouço muitos videos enquanto estou fazendo as coisas em casa, cuidando dos cachorros, info pro trabalho. Sou fã de podcasts e para mim eles (imcluindo RUclips) é como ouvir rádio. Abraço

    • @renatamaia9450
      @renatamaia9450 Год назад

      Poderiam também convidar um casal que optou por não ter filho para dar uma outra perspectiva do assunto.

  • @beatrizfm
    @beatrizfm Год назад +18

    Amo TANTO esse canal! Tbem sou do grupo que decidiu não ter filhos (depois de ter a certeza de q teria), e concordo com alguém que comentou aqui, o limbo é o PIOR lugar para se estar (são tantos questionamentos!). Só queria responder ao Emanuel que sim, é possível alguém decidir não ter filho principalmente pela situação terrível do mundo, pq isso envolve tudo, segurança, financeiro... Acredito tbem que depende muito se vc é um otimista ou um pessimista com relação ao futuro. Por eu ser definitivamente pessimista, não quero ser a "mãe" dos futuros sofrimentos de alguém. "Por o amar tanto, decido por não trazê-lo ao mundo" faz muito sentido para mim quando ouço outras não-mães relatarem ser essa a razão da sua escolha. Lendo outros comentários aqui também preciso dizer que não concordo quando nos taxam de pessoas que fogem de responsabilidades, covardes, egoístas... Poxa! Todos nós fazemos escolhas desviando daquilo que pode nos causar dor, essa é apenas uma delas. Porém, quando diz respeito à maternidade, "Nossa! Que imaturidade!." Filho não torna ninguém melhor do que ninguém. Acho muito maduro optar por não ter, tanto quanto optar por ter. O MAIS IMPORTANTE É CONSEGUIR PARAR PARA PENSAR ANTES DE TUDO! 😂 Cada um com os perrengues que quer dar conta! ❤

    • @zalegria9190
      @zalegria9190 Год назад +2

      E se for "covarde" e egoísta mesmo? Tá tudo bem. Melhor ser honesta consigo mesma do que por filho no mundo sem vontade. O que os outros vão pensar é problema deles

    • @nathalyfelix2312
      @nathalyfelix2312 Год назад

      Obrigada por essa reflexão, agregou aqui! Me sinto assim.

  • @annapaulacanuto4160
    @annapaulacanuto4160 Год назад +47

    Perguntando pra minha amiga Ester, como é ter filhos?
    “Amiga, vai esperar o que de algo que entrou de gota e saiu de kilo?” 😂

  • @egcllagun9071
    @egcllagun9071 Год назад +3

    Ter ou não ter? Depende de cada um. Tenho quase 72 anos e não tive por opção e sem nenhum arrependimento. Se caso me arrependesse e não desse mais tempo de engravidar, adotaria sem nenhum problema. Se gosto de crianças? Muito, sempre me dei muito bem com elas. Só que nunca me passou pela cabeça ser mãe, nunca foi um desejo. Sempre soube o que queria desde muito nova, tanto que ninguém nunca chegou para me questionar. E depois, o que alguém tem a ver com isso? Se sou casada? Sou e bem casada. Simplesmente não quis. Quanto a se tornar uma pessoa melhor tendo filhos ou não, também depende, conheço todos os tipos de pessoas e sinceramente algumas não deveriam ter tido filhos, tiveram por questões de família, pressão. Sofreram eles e os filhos.

  • @luizavieira1668
    @luizavieira1668 Год назад +11

    A partir de hoje vou comentar em todos, não só por amar vocês, mas pela decisão de não interrupção da experiência! Eu amo vocês e sim este canal tem que gerar rios de monetização, merecem demais! Vocês são maravilhosos. Já compartilho e farei ainda mais.🤎Agora vou assistir o vídeo. Beijos

  • @carolbalt
    @carolbalt Год назад +4

    "não tem 'a melhor vida', tem a vida que você consegue levar" - acho que vou tatuar isso rsrs Obrigada pelo video!!

  • @fabil6410
    @fabil6410 Год назад +30

    As vezes tem gente que não consegue dar jeito no dinheiro Flor... vc fala de um lugar muito privilegiado... enfim. São tantas variáveis, tantas. Quanta gente com filhos vivendo uma vida financeiramente miserável, sofrendo pq não consegue proporcionar aos filhos coisas muitas vezes básicas. Do lugar que vocês falam (pessoas com grana, brancos, casamento estável, os dois terapeutizados, os dois JÁ VIAJADOS na vida, com possibilidades de levar os filhos de férias nem que seja pra uma casa bonita na natureza, etc.) é muito confortável. Receber um novo ser no mundo nas circunstâncias de vcs é muito mais tranquilo do que em outras situações. Sejamos honestos. Pesando toda as minhas condições não terei filhos, essas condições podem mudar? Claro, mas, enquanto não muda, sem ser novo no mundo saindo de mim.

    • @deborabirck3430
      @deborabirck3430 Год назад +7

      Eu iria comentar isso também. Depende do lugar de fala. Sou professora na rede pública municipal (ganho pouco) e vejo a realidade triste das crianças que vão com fome pro colégio (ou porque não tem nada em casa ou porque a mãe está trabalhando - poucas têm pai). A gravidez também é muito romantizada quando a Flor fala: "não imagino minha vida sem ele"... algumas mães podem sentir isso, mas outras se arrependem muito (e isso é tabu). Podemos ver na própria violência contra crianças, mortes e etc. Então sim, acho a questão financeira importante, assim como terapia em dia e tempo disponível.

    • @fabil6410
      @fabil6410 Год назад +6

      @@deborabirck3430 simmm. Sou professora tbm. A gente vê cada relação familiar que é de doer a alma. Muita mãe que no fundo não queria ter filhos. No fundo a maternidade é um dos grandes tabus da humanidade. Confesso que quando ela disse que tava gravida eu pensei: "mais uma que disse q nao queria ser mãe e tá sendo" kkkkk, perdemos uma representante. Enfim achei esse vídeo deles meio romantizado mesmo. Ela fala de uma realidade muito específica, só convive com atores da globo, galera com grana, viajada, da pra espairecer né, caso tenha estresse, dá pra colocar uma roupa e ir num evento tirar fotos, que mãe classe média ou baixa faz isso? A rotina familiar sem grana massacra muita gente. Tem q ser mto terapeutizado pra aguentar.

    • @renatamaia9450
      @renatamaia9450 Год назад +1

      Concordo com vocês. O discurso de que é uma experiência magnífica, ainda que difícil, faz com que outras questões muito importantes fiquem de fora dessa análise sobre ter ou não ter filho.

    • @Daniela-pp3gc
      @Daniela-pp3gc Год назад

      Pensei o mesmo.. no quanto ela até tentou, mas não conseguiu não romantizar pra caramba a maternidade.
      E tbm pensei nisso.. sobre a diferença do maternar dela.. pra de quase todas as outras mulheres.. (q n tem uma condição financeira parecida, nem dinheiro pra terapia, nem 1 esposo pra ficar com o bebê enquanto ela trabalha ou faz o q precisa ou quer fazer. Enfim..

    • @Kantunes
      @Kantunes 5 месяцев назад

      O pessoal se incomoda com quem fala que ser mãe é bom, falar do lado bom da maternidade
      Ela gostou da experiência dela e de ser mãe.
      Se a pessoa não demoniza a maternidade todo mundo fica bravo, relaxa gente...

  • @adriarolim
    @adriarolim Год назад +8

    agora mae eu me vi inteiramente nas palavras da flor, a verdade eh que quando somos xovenzitos tipo: 15 16 17 aninhos, costumamos achar que a vida eh bela sempre e que cavalos sobrevoam aos ceus cor de rosa. Dai a gente cresce e vira mae com grandes responsabilidades, alem de trabalho, casa, contas e afins. A vida eh esta calcinha atolada la mesmo... la. N existe a melhor vida DE FATO. Vivam de boa, com os pes no chao, caros queridos.

  • @Simone.Lemos.
    @Simone.Lemos. Год назад +11

    Eu tenho 34, sem filhos ainda (quero ter), e fico chocada vendo essa menina de 28 anos achando que o relógio biológico está gritando!
    Mas aí eu lembro que com 28 eu era bem mais ansiosa do que agora! Chegar nos 30 foi muito difícil, mas depois veio uma leveza tão grande.
    Daqui a 3 semanas faço 35 e estou bem tranquila com isso de relógio biológico (mas com um namorado que quer ter filhos também.. só não estamos com pressa).
    Os 20 e poucos são ansiosos demais! Q bom q já passei por essa fase!

    • @Debora.l
      @Debora.l Год назад

      Se quer ter filhos, taaalvez nao devesse estar tao tranquila assim com o tempo, relogio biologico. A partir dia 32 vai ficando um pouco mais dificil a cada ano

    • @kerenhapuque4701
      @kerenhapuque4701 7 месяцев назад +2

      Mas nós mulheres temos um relógio biológico, apesar do nosso estilo de vida ser outro, não muda o fato de que a idade "otima" para concepção é dos 18-28 anos... eu com 30 passei mais de 1 ano tentando engravidar, saudável. A fertilidade feminina cai gradativamente a partir dos 30, depois dos 35 é ladeira abaixo. Além dos riscos serem maiores de problemas genéticos pro bebê e de gestações de risco pra mãe. Eu ter filho tarde não significa que é simples nem fácil. A gente pode priorizar outras coisas na vida, mas não podemos nos enganar achando que "no dia que eu quiser engravidar, vou conseguir". Algumas sim, mas a maioria não.

  • @Isabelaa10
    @Isabelaa10 Год назад +25

    26:41 Nossa dor é perceber que apesar de termos feito tudo tudo que fizemos... ainda somos os mesmos e vivemos, ainda somos os mesmos e vivemos... ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais 🤧

    • @fernandocardosopt
      @fernandocardosopt Год назад

      Já dizia Elis Regina.

    • @Isabelaa10
      @Isabelaa10 Год назад +4

      @@fernandocardosopt a música é do grande Belchior, mas fez sucesso na voz de Elis 🤗

  • @robsonlima6195
    @robsonlima6195 Год назад +22

    Se há algo que me arrependo amargamente na minha vida, foi ter filhos.

    • @michellefransan7913
      @michellefransan7913 Год назад +12

      Não tenho filhos e, só de me imaginar tendo, já me arrependo. 😅

    • @BRUNAFERREIRA-lops
      @BRUNAFERREIRA-lops Год назад +4

      Por quais motivos?

    • @izabellamatsuno8181
      @izabellamatsuno8181 Год назад +1

      Por que ?

    • @dotapresentes6568
      @dotapresentes6568 Год назад +3

      ​@@michellefransan7913kk eu tbm kkkkk
      As vezes pasdo perto de alguns molekes falando palavrões e ouvindo funk , todos cheio de kerer .... ai penso
      FIZ A ESCOLHA CERTO , OBRIGADA DEUS kkkkkkk

  • @e.r_
    @e.r_ Год назад +10

    O problema é que não existe essa de se virar. Antes de colocar uma pessoa no mundo é preciso olhar pra própria condição financeira e psicológica.

  • @DezDedinhosDeProsa
    @DezDedinhosDeProsa Год назад +8

    Me deu vontade de ter outro bebezinho. Como bem disse a Flor, a experiência é desesperadora e incrível, absolutamente transformadora. O mais difícil pra mim é perceber que meu filho é um ser independente e cheio de personalidade que tem o direito de ser "ele mesmo", sem obrigação nenhuma de suprir as minhas expectativas. Deu pra entender?! Haha amo vcs! Espero que Vicente esteja bem, mesmo depois da queda. ❤

  • @thiagofelix2465
    @thiagofelix2465 Год назад +3

    Ter filhos é a escolha mais séria que um casal pode ter. Isso não é brincadeira.
    Ambos tem que quererem muito e ambos tem de entenderem que agora, a prioridade principal é cuidar do filho(a).

  • @Beatriz-bg8yz
    @Beatriz-bg8yz Год назад +13

    Sempre quis ter filhos e hoje estou grávida do meu primeiro bebê. Extremamente feliz ❤. Venho de uma família estruturada e amorosa. Meus pais sempre disseram que amam ser pais. Tenho 35 anos e somos muito unidos. Meu esposo é um homem maravilhoso que virou ainda mais protetor agora estando grávida. Temos um condição financeira mediana, sempre pensando em economizar para dar conta de tudo. Sei que será um caos após o nascimento em termos de rotina, sono, cansaço e tudo o mais. Não posso parar de trabalhar então o bebê irá com 6 meses para a creche. Não tenho rede nenhuma de apoio visto que apesar dos meus pais serem meus amores, são 2 idosos que hoje já são cuidados por mim, sou cuidadora há uns 5 anos deles depois que debilitaram a saúde bastante. Então agora tenho 3 amorzinhos para cuisar, meus pais e meu bebê. E sou filha única. Tenho boa saúde? Nem tanto, estive acamada por 2 semanas mês passado por coluna travada. Agora estou relativamente bem. Sabe como vou fazer isso tudo dar certo? Um dia de cada vez, com certeza não vou ser a melhor mãe do mundo, mas vou ser o que dá para ser, da melhor forma que der. Tenho dó de por na creche aos 6 meses? Óbvio. Vou por ele para ver tv às vezes? Vou ter que por. Já comprei um cercadinho para prender ele e poder acudir meus pais quando me gritarem? (Construí uma casa no fundo para isso, mesmo eu e o marido já tendo nossa casa). Então é isso, lutando para ser o melhor para todos e tentando não enlouquecer por ter esquecido de mim mesma nesse processo. Esse vai ser o meu maior desafio, tenho certeza. Mas eu sei que vai ser bom. De onde eu tirei isso? Tem quem acredite e tem quem não .... é que a voz do meu coração me diz isso o tempo todo. Vai ser bom. ❤

    • @DreyaLynx
      @DreyaLynx 4 месяца назад

      Como vc e o seu bebe esta agora, um ano depois?

    • @Beatriz-bg8yz
      @Beatriz-bg8yz 4 месяца назад

      @@DreyaLynx olá! Estamos super bem! 6 meses de vida, bebê muito alegre e divertido! Meus pais estão encantados 🥰 É bastante difícil tem dia dar conta de tudo, mas Deus nos fortalece. Estou amando ser mãe e pretendo ter outro mais pra frente.

  • @raquelbeatriz288
    @raquelbeatriz288 Год назад +3

    Eu sempre pensei em ser mãe, o que pra mim foi diferente de desejo, pois planejava que acontecesse depois de formada, casada e ter aproveitado mt a minha juventude. Aconteceu exatamente assim. Fui mãe aos 36 anos, depois de 8 anos de casamento. Meu filho tem 5 anos. E recente meu esposo perguntou se eu nao gostaria ter outro filho. Juro que fiquei tentada, mas pensando melhor disse a ele que não. Pois, o meu filho foi o melhor plano que fiz, q deu certo, que amo mais que td e que estou muito satisfeita com a minha maternidade e que agora é hora de focar na criação dele e no nosso relacionamento de casal que ficou por muitos momentos de lado depois da chegada dele. Aí ele disse que a ultima palavra era minha e que estava mt satisfeito tbm. E assim encerramos a conversa.

  • @tekantunes
    @tekantunes Год назад +8

    Oi Flor e Manu. Gostei muito do vídeo. Bem, a minha decisão é de não ter filhos, mas gosto muito de ouvir aqueles que decidiram embarcar nessa aventura. Em relação a pergunta sobre o que mudou, acho que na verdade quem perguntou estava se referindo ao que mudou em você que fez com que você quisesse ter filhos. Se o desejo pela maternidade apenas surgiu. Então não sei se isso foi respondido.

  • @paulabortolo2832
    @paulabortolo2832 Год назад +9

    Senti falta de vcs falarem mais sobre “os fatores decisivos pra isso. O que mudou?” Please 🙏🥹

  • @renatacarvalho3727
    @renatacarvalho3727 Год назад +6

    Flor segura agora uma informação adicional...existem outros momentos de grande loucura no processo da maternidade...um deles é por volta dos 12, qdo a criança começa a se transformar, depois perto dos 18, eles querem afrontar, precisam provar que são seres independentes e quando a vida se multiplica de novo e sua filha trás uma nova vida, isso é sublime ❤ tenho 46, uma filha de 27 e outra de 16 e um neto de 4. A minha vida em função de outras vidas, mas com um crescimento e transformação absurdos.

  • @izabellapaz3147
    @izabellapaz3147 Год назад +9

    @Flor, considerando seu vídeo passado e esse novo na sua versão "mamãe", se você tivesse a chance de não ter filho, você optaria por não passar pela maternidade? Você acha que a gravidez fez você mudar de ideia ou precisou entrar na fase de aceitação já que não pode ser desfeita? Se sua vida fosse um filme onde permitisse voltar no tempo, você voltaria para mudar o futuro ou deixaria ele do jeito que está?

    • @dani5628
      @dani5628 Год назад +2

      Amei essa pergunta

  • @aparecidahigino
    @aparecidahigino Год назад +5

    Ter um filho foi a melhor coisa da minha vida. Hoje ele é meu grande parceiro pra tudo e nunca duvidei da decisão.

  • @Sabrina.Rangel
    @Sabrina.Rangel Год назад +4

    Acho q a questão da bomba relógio é a questão da idade que pode trazer dificuldades para a possibilidade de engravidar! Vou fazer 34 anos e não tenho sequer um namorado kkkkk até dois anos atrás não pensava em ter filho, mas ultimamente se tornou uma vontade muito grande, mas cada vez mais distante por questões se falta do pai e outras tantas... Espero que minha vida ande e que dê tempo pra que viver essa experiência que com certeza será muito pesada, mas também muito maravilhosa se eu tiver essa oportunidade!

  • @nataliabento1
    @nataliabento1 Год назад +13

    Vocês apontaram praticamente todas as minhas angústias sobre o tema neste vídeo. Obrigada quem mandou, obrigada vocês. SOU FÃ MERMU

  • @dehzi1
    @dehzi1 Год назад +3

    Tenho 36 anos e duas filhas. De 11 anos e de 5 anos. Épocas diferentes, angústias e alegrias diferentes mas ambas com o pano de fundo da maternidade como experiência profunda de transformação e da vivência de fato de sentir que a vida é um ir e ir.

  • @kauanabecker5599
    @kauanabecker5599 Год назад +2

    Incrível o vídeo !
    O mais lindo para mim é ver como a Flor olha para o Manu, como existe conexão, admiração e amor ! O ingrediente principal para o ter ou não ter filhos é esse! Todos têm seus medos, é muito difícil sim. Mas se existe o que eu vejo entre vocês, porque não ?!
    Eu teria filhos hoje se houvesse alguém em minha vida para qual eu olhasse da maneira como a Flor olha para o Manu. Espero ainda encontrar essa pessoa e realizar o desejo de ser mãe, de ter um companheiro que deseje também esse desafio e essa maravilha que deve ser ter filhos ❤
    P.S: tenham sim mais um filho, vocês merecem altas doses de felicidade e alegrias e desafios e tudo mais que virá!

  • @miriamsantos1263
    @miriamsantos1263 Год назад +2

    Obrigada pelo vídeo! Flor na sua fala de filho dar sentido pra vida, e depois eles crescem e vão viver a vida deles... Eu fui mãe muito jovem e no susto, com 18 anos, a primeira vez, com 25, também no susto, a segunda. Hj estão com 36 e 30 anos com vidas independentes. E eu estou sem sentido na vida, pq apreendi a dar sentido com eles e/ou com eles. Como faz agora? Eu tomei sem eles.

  • @adrianafeitosa4708
    @adrianafeitosa4708 Год назад +3

    Eu fui eu tavaaaa,naquele vídeo lá de alguns anos atrás sobre o mesmo questionamento e eu certa da certeza que eu achava que tinha, hoje sou mãe e o caos da maternidade me transformou de uma forma inimaginável eu sou apaixonada pelo meu filho, apaixonada pela mãe que eu me tornei, e eu estava com saudades de vocês ❤

  • @marianafigueiredo3390
    @marianafigueiredo3390 Год назад +8

    A expectativa é uma bosta!Engravidei e criei varias expectativas sobre parto e criação e alimentação... por fim sofri um aborto aos 4 meses. Ninguém nos prepara para isso! A gente fica busacando se preprarar para situações que não têm controle, na verdade...

  • @JoyceSantos-bn9uq
    @JoyceSantos-bn9uq Год назад +12

    Tenho 29 anos e acabei de descobrir uma gravidez inesperada, ainda estou processando a informação.
    Tenho um marido que me apoia, que sempre quis formar uma família comigo, mas ainda assim bate aquele medo da responsabilidade e do compromisso que será pelo resto da vida.
    Me sinto um pouco culpada de estar abalada, mas com fé de que tudo acontece por uma razão. 🙏🏼

    • @zalegria9190
      @zalegria9190 Год назад +3

      Nasce uma mãe, nasce uma culpa. O que me ajudou é ter uma postura mais pragmática e também não ficar caindo nas pilhas dos outros, falam muita bobagem pras mães. Tenha coragem, tudo se acerta 🌹

    • @HelgaCavoli
      @HelgaCavoli Год назад

      Acho que o fato de você se preocupar com tudo isso (e ter um parceiro que também tá preocupado) já faz de você uma boa pessoa/sensata pra ter essa criança. Porque é algo importante que acontece mesmo.
      Lembra que não existe certos e errados. Você dá o seu melhor e busca ficar em paz com isso.

    • @vaniasouza237
      @vaniasouza237 Год назад

      Permita sentir e tenha pensamentos firmes que pode fazer isso bem! Felicidades!!

  • @louferreira7923
    @louferreira7923 Год назад +5

    Eu tenho uma filha 29 anos e um filho 24 anos ! muito amor , cumplicidade , comunicação é essencial ... não somos amiguinhos! ... mais temos uma cumplicidade de filhos e mãe, e falamos de quase tudo. Detalhe: eles tiveram uma educação franco-brasileira

  • @AnaLucia-lk4tb
    @AnaLucia-lk4tb Год назад +3

    Na minha opinião com esse vídeo vocês iniciaram o caminho certo nesse momento ,nada melhor do que um casal que já falou tanto de relacionamento colocar na mesa as cartas escondidas do jogo que é a paternidade (mãe e pai) quando nasce um filho (principalmente o primeiro mas não exclusivamente pq cada filho é um e cada momento da vida dos pais é único) surge um pai e uma mãe diferentes e isso tem que ser desmistificando e as pessoas que se colocam a disposição para encarar esse novo ciclo têm que saber que não é um conto de fadas como te contavam antigamente, o buraco é muito mais profundo e escuro do que você pode imaginar e se alguém acender uma lanterna pra iluminar o caminho vai ser muito melhor do que usar a vela que você trouxe de casa.😉

    • @AnaLucia-lk4tb
      @AnaLucia-lk4tb Год назад +1

      Eu tenho 55 anos , 35 de casamento e dois filhos adultos.

  • @amandapasin5665
    @amandapasin5665 Год назад +11

    Optem por ter filhos ou não.. só não confundam os filhos com Pets por favor.. as pessoas estão enlouquecendo e precisamos falar sobre isso.
    Amamos nossos pets, mas a função social é completamente diferente. 🥰

    • @NandaRodriguesMusica
      @NandaRodriguesMusica Год назад +5

      Seu comentário me instigou curiosidade, vc pode falar um pouco mais sobre: não confundam filhos com pets?
      Seria no sentido de "mãe de pet", quando a pessoa compara maternar crianças com maternar pets?
      Ou mais no sentido de tratar os filhos como animais? Pq vc acha q as pessoas estão enlouquecendo?

  • @miltonMTA
    @miltonMTA Год назад +5

    Ótimo!! Falem mais sobre esses assuntos paternos. Tenho 38 anos, divorciado há 6 meses. Construindo um triangulo afetuoso com meus dois filhos, de 5 e 7 anos, que agora têm dois triângulos de afeto. Eles estão super bem nessa nova dinâmica. Neste período inicial, não externalizaram nenhum novo comportamento que chamasse atenção das psicólogas e psicopedagogas que os acompanham nem a nós, os pais. Adoram as diferentes rotinas em ambas as casas. Ficam felizes em ir para ambas. Bem, nos separamos não em função do bem estar dos filhos, nem nos forçamos a ficar juntos em função do bem estar deles. Processo doloroso, mas a dor vai sendo processada aos poucos. O resultado tem sido pais melhores e filhos seguros o bastante, NA medida do possível, claro. Falem mais sobre casais e filhos, se puderem e quiserem claro!

    • @HelgaCavoli
      @HelgaCavoli Год назад

      Não entendi os "dois triângulos de afeto" pós-divórcio. No caso os dois genitores estão com novos relacionamentos e seria essa inclusão de terceiros em cada dinâmica? 🤔🤔🤔

  • @vanessaborn8945
    @vanessaborn8945 Год назад +3

    Tenho 33 e também tenho essa questão de ter ou não ter. Adorei as reflexões!!!❤

  • @silvanamote3904
    @silvanamote3904 Год назад +1

    A maternidade pode se transformar numa prisão perpétua . Realmente é um amor totalmente diferente de tudo ( minha experiência), muito profundo , mas é uma responsabilidade enorme .

  • @robertjorie9067
    @robertjorie9067 Год назад +7

    Aiiii que gracinha ameiii até que enfim a Flor apareceu, maravilhosos casal lindo não vejo ele sem ela os dois se completam, Manu e Flor vocês são lindos juntos maravilhosos ❤

  • @lucianatourinhoprata8733
    @lucianatourinhoprata8733 Год назад +4

    Exato, Flor, tive duas pré eclampses nas minhas duas gestacoes , hoje meus filhos tem 17 e 16 anos, mas de certa forma até hoje tenho as consequências físicas das gestacoes, tipo...pressão alta.

  • @nathaliamendes3453
    @nathaliamendes3453 Год назад

    Eu não sei explicar, mas a Flôr está com um brilho diferente após a gestação e maternidade, esta linda, em evolução.

  • @deisemantovani1285
    @deisemantovani1285 Год назад +2

    😊❤. Acredito que filhos. Vai dar assunto pra hoje. E imagino após sem o RUclips em foco a discussão FM

  • @AnabelaCruz
    @AnabelaCruz Год назад +2

    Vocês os dois são uns queridos!
    Estou tentando só assistir aos vídeos sem ler ao mesmo tempo.
    Beijos e boa semana para vocês 😘

  • @taniasaraiva4329
    @taniasaraiva4329 Год назад +4

    Adorei o tema... Muito atual... Sou mãe e gostei... experiência que podemos ter na vida... É rico!!! 😊❤

  • @momarek
    @momarek Год назад +3

    Eu tenho 26 anos e passei boa parte da vida sendo orientada pela minha mãe para nunca engravidar. Como se fosse uma expectativa dela que eu viva uma vida que ela não pôde escolher pra ela.
    Depois de uns anos, pensando sobre isso, passei a pensar em adotar. A gravidez sempre me deu pânico.
    Hoje eu tenho um namorado que sonha em ser pai. Admito que conversando com ele eu me imaginei engravidando pela primeira vez.
    Mas ainda sofro com esse dilema. Ao mesmo tempo que eu falo que não quero me preocupar com isso pelo menos pelos próximos 5 anos, eu também me preocupo de investir numa relação onde eu posso acabar não acompanhando esse sonho do meu namorado. Ele realmente quer ser pai.
    Ele usa muito esse discurso de que a gente vai se virar e vai dar certo e é óbvio que eu não acredito nisso. Não quero jamais arriscar que uma pessoa sofra o que eu sofri ou pior.
    Não sei o que pensar ainda…

    • @leticiamatos1607
      @leticiamatos1607 Год назад +1

      @peixa4945 eu estou vivendo a mesma situação que você, estou em um relacionamento de 1 ano e 7 meses e meu namorado tem esse sonho enquanto eu tenho é pavor, é uma situação difícil

  • @NatCarolMor
    @NatCarolMor Год назад +9

    Eu sempre quis ser mãe. Claro que eu romantizei por muito tempo essa questão, mas mesmo depois de pensar muito sobre, o desejo nunca diminuiu. Mas nunca me vi numa situação segura o suficiente pra decidir gerar um bebê. Nunca estive num relacionamento estável, com alguém que também quisesse um filho. Hoje eu tô com quase 37, mas quando eu tava com 34 cheguei a perguntar pra uma ginecologista como seria ter um filho aos 40. Ela falou tantas coisas ruins que poderiam acontecer... foram quase dez minutos listando tantas questões, tantos problemas e afirmando que o momento de ter filhos era aquele, que eu saí do consultório em prantos me sentindo péssima. Péssima por não ter chegado aos 34 com condições financeiras, psicológicas e num relacionamento estável e seguro suficiente pra pensar na maternidade. Me senti um fracasso.
    Desde então sigo dizendo pra mim mesma que não vou ter filhos.... Mas esse assunto mexe muito comigo e por isso resolvi comentar o vídeo.
    Vocês são ÓTIMOS! 🌹

    • @Beatriz-bg8yz
      @Beatriz-bg8yz Год назад

      Olha, minha mãe me teve aos 42 anos e não teve nenhuma intercorrência. Isso há 35 anos atrás. Tem mulheres hoje com 45 anos engravidando naturalmente e tudo correndo muito bem. Às vezes a gente fica dentro dos casos que deram certo nas estatísticas. Os médicos são muito pessimistas, só apontam o que deu errado.

  • @bianca.firmino
    @bianca.firmino Год назад +3

    Realmente é um tema que me pega de um jeito, pra vc ter uma ideia, chego a chorar por nao ser mãe, me questiono se nao posso engravidar, afinal 2 casamento e 0 métodos conceptivos ( coito interrompido conta?), isso pq nao falei do relogio que parece q ta gritando '' TA ATRASADA VC TEM QUASE 30, BORAAAAAAA'' . Sinceramente nao estou na minha melhor fase, em crise no casamento, emprego ruim, vontades de passar um tempo mochilando ou estudando pra um curso superior...Mas ainda assim, mesmo tirando todas as fantasias de uma maternidade romantizada, mesmo pensando em toda a parte '' ruim'' é o que eu mais quero.

  • @comandullialine
    @comandullialine Год назад +3

    Eu também tenho 28 e meu marido tem 31. Eu me vejo muito no vídeo da Flor sobre ter filhos, eu tenho inúmeras dúvidas, traumas e questões. Que carinho no meu coração essa continuação do assunto, eu sou bastante influenciada pela visão de mundo de vocês, como se fossem anciões e mestres

  • @rebecacorrea2742
    @rebecacorrea2742 Год назад +3

    Amo a sinceridade corajosa e a inteligência de vcs dois!! 👏🏼👏🏼👏🏼
    Desde falar sobre ser membro do canal por dinheiro - afinal é por esse motivo q a função existe -, passando pela Flor dizendo q é caos e é não consegue mais viver sem pensar na maternidade, até o Manu se abrindo sobre como ser pai separado, pai junto e a maturidade financeira.(Ah, não sou mãe) Que maravilha, que coragem, que excelência! Admiro vcs demais!🥰😘

  • @dramarianacampos_
    @dramarianacampos_ Год назад +2

    Meu maior medo em relação a maternidade é ter um filho com algum problema de saude e isso me tirar do protagonismo da minha vida. (Me impedir de trabalhar, manter o meio acadêmico etc). Nao vejo como egoismo pq eu lutei mt para cada conquista que tive e quero ter. Entao é algo que me preocupo e nao tenho controle.

  • @natybal2eiro593
    @natybal2eiro593 Год назад +1

    32:20 e ele vai por várias vezes na vida, mesmo ainda estando sob nossa responsabilidade(menor), todo movimento do filho pro mundo é uma nova angústia, medo, curiosidade e expectativas, para os pais também. Acredito que são ensaios do "ir".. escolinha, cursos, primeira festinha sem nós etc.. Até que uma hora ele vai de fato, ter suas angústia, curiosidades e expectativas totalmente individuais. Ai nos resta lidar com as nossas novamente. E Seguimos! Beijos adoro vocês, obrigada sempre!!❤

  • @mariamaiaporto1309
    @mariamaiaporto1309 Год назад +2

    Lindo este vídeo! Me vi em muitas das falas de vcs. Hoje sou avó e é uma experiência maravilhosa, de outra natureza, mais fácil certamente, mas tbm grandiosa. Felicidades!!!

  • @renata2640
    @renata2640 Год назад +1

    Como sempre, pra mim, traduziu perfeitamente tudo o que é ter um filho. Eu também não sabia se queria e quando tive fiquei maravilhada e não me vejo sem minha filha, meu presente! Mas eu não teria outro kkkk

  • @lidianezoboli3471
    @lidianezoboli3471 Год назад +7

    Flor, por favor (POR FAVOR) fale mais sobre sua experiência de ser mãe aos 37 anos. Estou com 36 e solteira. Amo o que faço, e pensando em ampliar meus conhecimentos para melhores oportunidades. Enfim, estou feliz, mas com medo desse momento. MUITO MEDO. Me diz algo

    • @lidianezoboli3471
      @lidianezoboli3471 Год назад +2

      A pergunta me desencadeou uma grande ansiedade aqui. Me identifiquei muito com descrição de que sinto uma bomba relógio dentro de mim a partir do momento que fiz 35 anos e isso tem me impedido até de sair de casa kkkkkkk

    • @carolina10108
      @carolina10108 Год назад +3

      ⁠@@lidianezoboli3471 Entendo o desespero haha estou com 33 anos, ano que vem completo 35 anos.
      E a questão de ser ou não mãe tem de ser decidida por agora né?
      Não é a toa que estou nesse vídeo hahaha
      Mas acho que a solução é “personalizar” a decisão, refletir bastante com as informações passadas por outras pessoas mas fazer o exercício de colocar todas as questões sob a perspectiva dos seus desejos.
      Eu sempre achei que seria mãe, sempre gostei de crianças e elas tb de mim. E participei do processo de criação de várias crianças da minha família.É mto legal ver as crianças se desenvolvendo. Além do que aprendemos mto com as crianças.
      Mas no meu caso o tempo biológico da maternidade não coincidiu com os outros acontecimentos importantes da minha vida.
      Eu sempre estudei muito e ainda não colhi financeiramente os frutos do estudo ( espero colher em breve 😂)
      Também sou solteira e nunca vivi um grande amor. Embora, tenha conhecido ultimamente homens legais que gostam de mim e que pensaram em ter filhos comigo.
      Na minha situação, mesmo com um cara legal e com uma boa renda, ter filhos agora seria tirar uma liberdade que eu ainda nem experimentei.
      Tipo, na hora que a vida fica boa eu vou arrumar essa baita responsabilidade de ter um filho?
      Esse pensamento me deixou mais tranquila. Antes eu estava desesperada procurando preço de congelamento de óvulos.
      Mas hj eu entendo que antes de ser mãe eu preciso viver outras experiências de vida, com mais liberdade, com mais aventura e dinheiro.
      Não acho que crianças são problemas, são geralmente fruto do meio. Mtas vezes as crianças são até melhores que os adultos.
      Além das crianças da família, convivi com mtas outras crianças.
      Esse é um momento tenso mesmo da vida da mulher. Desejo que vc encontre sua decisão com tranquilidade e clareza. Bjs

    • @lidianezoboli3471
      @lidianezoboli3471 Год назад

      @@carolina10108 nossa, me identifiquei muito com teu comentário também guria. Mesma situação de fazer 35 e o logaritmo já indicar vídeos sobre congelamento de óvulos na minha time line, o que infelizmente assisti pq sou curiosa, mas descobri que sem dinheiro fica difícil kkkkk
      Sempre achei que seria mãe, mas meu tempo biológico não bateu e de certo modo eu não me senti confortável ou mesmo amparada com os homens que encontrei.
      Também me identifico com a dobradinha trabalho e estudos/ trabalho e estudos / trabalho estudos pandemia / há tanto tempo que qdo percebi fiz 35 e poxa, quero colher frutos (em alguns anos se me empenhar um pouco mais, posso garantir uma vida boa pra mim e minha mãe/ irmã)
      Enfim, crianças são mesmo melhores que adultos
      Kkkkk
      Só tenho a agradecer pelo comentário ♥️
      Me identifiquei muito com tudo que escreveu e sempre bom saber que outras mulheres compartilham essas nossas angústias ♥️
      ‘Feliz é a inocente vestal;
      Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida.
      Brilho eterno de uma mente sem lembranças;
      Toda prece é ouvida, toda graça se alcança.’
      Alexander Pope ♥️