Isso! Dar e receber! Ninguém nasce nem "termina" pronto! Relação é construção ..ao se relacionar com alguém intimamente identificamos coísas em nós a transmutar...
"Eu me apaixonei" lembra do que o Nietzsche fala sobre o amor "pense naqueles que você ama: cave profundamente e verá a eles; ama as sensações agradáveis que esse amor produz em você. Você ama o desejo, não o desejado". Tudo projeção sua no outro hahaha.
Libertador é viver sem medo. Sem medo de sair da relação. Sem medo de entrar numa relação. Sem medo de que a pessoa vá te trocar por alguém. Sem medo de encarar os fatos como acontecem. Sem medo de errar. A gente precisa confiar mais no nosso discernimento das coisas, a gente fica buscando aprovação em todo canto, busca resposta em todos os lugares pelo medo de errar. Se errar errou, quem não erra? Tá todo mundo querendo fazer o certo, com medo de ferir a outra pessoa, do que a família vá falar, com medo de ficar sem emprego. Vivemos, mas vivemos uma vida ordinária porque não nos damos crédito em nosso julgamento.
Infelizmente a minha mãe errou em existir só pra mim, sempre fui a sua prioridade acima de qualquer coisa. Resultado: super proteção, sufocamento, medo de me deixar viver as minhas experiencias.
Sobre esse vídeo: “Quando houver contraste entre a tua alegria e um céu cinzento, ou entre a tua tristeza e um céu em festa, bendiz o desencontro, que é um aviso divino de que o mundo não começa nem acaba em ti”. - Dom Helder Câmara
Eu fui morar junto com meu atual romance bem no começo da paixão... Tava toda desconfiada, pensando "bah, isso vai dar muito errado", mas a gente compartilha do mesmo pensamento de vocês, e temos isso muito claro. A gente disse "te amo" muito cedo, conheceu toda a família um do outro, amigos etc muito cedo, e aí eu entendi que não existe regra se as duas pessoas estiverem firmes no amor próprio, no seu mental e emocional, se tiverem propósitos em comum e consciência da realidade. Acho que é isso. Se a gente terminar cedo, volto nesse post pra comentar hahaha abraço!
@@Nonameeex eu acho legal. Porque é interessante a gente refletir sobre como a gente é sem o outro. Que provavelmente a relação não vai durar a vida inteira, que a gente não é uma extensão do outro e precisa se imaginar sem o outro pra saber se de fato é feliz ou se é feliz por causa do outro...
Importante reflexão, de fato mesmo quando é bom dá trabalho. PORÉM é bem importante tb ressaltar que existem pessoas compatíveis e pessoas super incompatíveis (nos valores, na forma de relacionar, etc), tipo a psicóloga que adora conversar e o militar que odeia (caso que vcs citaram em outro vídeo). Realmente não dá pra ficar no delírio infantil da pessoa perfeita que vai sanar todas as dificuldades pq relações é construção, vai ter desencontros e dá trabalho, no entanto tem muita gente aí se jogando em relações nocivas com pessoas incompatíveis e/ou indisponíveis e também não é por aí. Esperar perfeição é diferente de saber qualificar uma pessoa parceira boa o suficiente e possível de fazer uma construção legal pra ambos. Só isso mesmo, mas amei o vídeo! Beijão, adoro vocês =*
Legal a ideia de "uma pessoa parceira boa o suficiente", lembra o conceito de mãe suficientemente boa do Winnicott. Talvez seja por aí nas relações amorosas também
Elena Ferrante, em Dias de Abandono, diz, se referindo ao ex marido e aos filhos: "quanto dele eu teria que amar para sempre mesmo sem me dar conta, só por amá-los?" Não me reconheço sem as características que deixaram em mim as pessoas que estiveram comigo, romanticamente ou não. No fim das contas, estamos em construção por nós e por quem nos atravessa. E construir dá trabalho, exige esforço, renúncia, paciência. Talvez por isso seja tão atrativa a ideia de encontrar a "pessoa certa". Para ela, não seria preciso explicar sentimentos, discutir expectativas, alinhar demandas. De algum modo, a pessoa certa teria mecanismos ultra desenvolvidos de acolhimento, percepção e compreensão. É contraproducente essa tentativa de "terceirizar" a responsabilidade pelos nossos afetos e nossa compreensão para essa entidade chamada "pessoa certa", que resolverá nossas questões com uma varinha mágica. Esse vídeo escancara com lucidez a falácia do pensamento, talvez ainda hegemônico (mesmo que a gente tente esconder), de que há alguém preparado para nós, fabricado perfeitamente para reconhecer nossos desejos e realizá-los. Eu mesma termino o comentário por assinar nota de culpa: Ana, 26, solteira, inconscientemente afirmando que às relações que não deram certo faltava o ingrediente primordial chamado "pessoa certa". Ah, as incongruências humanas... Obrigada por mais um vídeo tão importante!
Eu tenho uma sugestão sobre a pergunta de um milhão de dólares que diz respeito à hora de ir embora. Acho que, pelo menos um dos fatores que podem indicar que é hora de você ir embora é, sem dúvida, quando você percebe que as questões que envolvem o “trabalho” na relação estão sem engajamento mútuo. Me explico: se não há interesse de ambas as partes em conversar sobre as questões e buscar caminhos do meio. É hora de ir embora se o parceiro não está mais motivado a fazer esse trabalho mas, ainda assim, se mantém ali na relação - o que é super comum. Ele não está mais “disposto” a fazer o trabalho necessário para a relação se desenvolver, atuar nesse trabalho com protagonismo, ter a autorresponsabilidade pelos desdobramentos. É comum perceber que o parceiro não está mais ali pela relação mas mesmo assim continuar insistindo. Para uma relação existir, na sua plenitude, com todo o seu trabalho, com toda a sua frustração, com toda a sua negociação, ambos precisam estar engajados nela. Todas as relações das quais saí, foi após ter esse entendimento (e muitas vezes demorei muito para sair mesmo depois de me dar conta disso), de que eu estava forçando negociações em que o outro já não tinha mais participação ativa. Existem muitas pessoas nessa situação também que não tem coragem de sair das relações, então eu deixo pra vocês: se você não tem mais nenhuma disposição pelo trabalho que ela exige - por uma série de razões que podem ser exploradas psicanaliticamente - saia da relação. Saia. Você estará fazendo algo bom pelo seu parceiro se sair.
Eu já consigo aceitar a ideia de que não existe alma gêmea, que relacionamento envolve muito trabalho e que sempre haverá diferenças. O problema é encontrar alguém com quem simplesmente ter afinidades (que compensem o resto). Parece que a simples afinidade tá virando artigo raro... Ou quando tem a afinidade, não tem a atração física. Sonhar em conhecer alguém com quem ter afinidades e atração física (tudo junto e misturado), pode, né? :)
@@DREW200ful Você não entendeu meu comentário. Eu já superei a ideia de encontrar este cara idealizado/fantasiado. Estou me contentando com uma simples afinidade e atração física. E até isso tá difícil de encontrar. Bora melhorar essa interpretação de texto...
Gente, terminei meu relacionamento há 4 dias (porque não estávamos em sintonia, havia várias questões de incompatibilidade). Aí fico aqui pensando, "não vou ficar achando que vou morrer sozinha, vou encontrar alguém", por que, né? Não dá pra desacreditar no amor. Aí eu recebo a notificação desse vídeo... Ai, ai kkkkkk Edit: Caramba, quanto like kkkkkk
Mas se o teu relacionamento estava ruim você não tem que ficar nele não. Pese o que você pode aceitar no momento, se é sofrido demais acolha, aprenda, análise e se de uma chance sim. Minha opinião
Meu bem, acho que nesse momento você tem que se dar ao benefício da dúvida pra desencadear seus processos de luto e overcome né, seria uma alternativa. Aliás acho que esse vídeo pode te ajudar a construir coisas em si mesma sobre o processo!
Esse vídeo me lembrou de uma frase dita por um casal idoso, que estava juntos há muitos anos: “Nós podemos discordar nas coisas pequenas, porque nós concordamos nas coisas grandes”.
Estou com disposição bem menor que antigamente para me relacionar com outras pessoas romanticamente. Já tive 2 relacionamentos que acabaram pelo mesmo motivo, então eu decidi.. Enquanto eu não arrumar isso em minha vida não vou me relacionar tão cedo! Mas por outro lado eu sempre sou a pessoa que está disposta a aguentar firme no relacionamento mesmo com os empecilhos.
difícil é equilibrar pra não aceitar qualquer coisa pq não vai ter ngm perfeito. tem muita gente legal no mundo pra ficar em um relacionamento que dá mais insatisfação do que acolhimento e bem estar.
Gente, eu adoro vocês dois demais, dá aquela vontade louca de sentar num buteco pra tomar cerveja enquanto acontece essas conversas profundas porém de uma forma leve e divertida! É cada tapa de luva maravilhoso! Muito obrigada!! :)
A parte de entender que não existe a pessoa certa está super claro, mas o que me pergunto é: Como encontrar um equilíbrio nessas questões? Porque me parece ser muito fácil, depois de tantas decepções, conflitos e tristezas que vivemos ao longo da vida, chegar num momento em que você pode simplesmente desistir das boas relações ou até mesmo do amor diante dessas complexidades humanas. Outra questão é sobre saber o limite da passividade, como não ser passivo demais diante das dores, dos desejos não atendidos e simplesmente viver uma aceitação eterna dos acontecimentos ruins de tal maneira que você pode até mesmo perder a própria autonomia da vida, o respeito pelos próprios desejos e a consciência do que se é. Fiquei pensando sobre essas questões! Vocês sempre provocam boas reflexões, obrigada por isso!
É importante ter a clareza sobre o que é ter boas relações, no meu entendimento é buscar agregar valor ao relacionamento e perceber se estamos numa relação que busca o crescimento mútuo. Se a relação que estamos não nos acrescenta, nos anula, castra e somos subjugados a realizar todos os desejos da outra pessoa, fuja, corra, pule fora.
@@RespireAgora. concordo com você. As vezes é difícil você enxergar tudo isso porque existem outras questões que podem dificultar esse entendimento, mas é isso mesmo. Relação que nos anula, que exista mais frustrações, o não acolhimento e tantas outras coisas importantes, é o tipo de relação que só traz sofrimento.
Tem respeito? Tem diálogo? Tem vontade de crescer através da partilha e do encontro? Tá valendo! Não é sobre aceitar coisas ruins e ir relevando passivamente nada. Aliás, acho que passividade é uma baita roubada. Ser pacífica sim, passiva jamais. Trabalho e atividade, mas as vezes é interna, e quando a gente vira chaves dentro da gente, quem tem ressonância e tá ali pra somar vai crescendo junto, e a gente soma na vida mutuamente. Não tem crescimento, leveza, beleza... é peso morto! Sai fora!
Eu tenho trabalhado muito esta ideia pois era o contrario: eu sempre acabava estendendo relacionamentos ruins por achar que nao existia a pessoa certa e eu deveria me esforçar. Entao tenho percebido que a gente tem que ter tipo uma lista mental de: coisas super importantes para mim, as quais nao pretendo ou nao consigo dentro de os meus defeitos abrir mao, coisas intoleráveis no outro (por exemplo: desrespeito) e coisas as quais nao gosto mas consigo ceder (sao todas as outras que nao estao na ultima lista). Dessa forma vamos acolhendo tambem nossas limitacoes e vendo o que podemos flxibilizar. Pois aceitar tudo do outro para "trabalhar" a relacao, acho burrice.
@@aarriadaas ninguém tá falando em aceitar tudo no outro, né. Só não consigo lidar com listinha porque acho que as coisas vão se construindo no caminhar, e quando há respeito e vontade de crescer, tudo o mais é consequência de... Trabalho! Interno e externo... E que seja eterno enquanto acrescentar!
"A minha função na vida é mandar a verdade dos fatos" - bom demais! 😆 E a passagem do "me apaixonei" pro "eu te amo", fechou com chave de ouro. Uma existência inteira, de fato.
Gostaria mt que houvesse um quadro da Flor sozinha também, sinto falta de ouvir mais sobre a sua (e a nossa, claro) relação com relacionamentos enquanto mulher numa sociedade machista, e sinto te ouvindo que talvez você também queira isso... queira esse espaço maior pra aprofundar nisso, afinal muito de como vivenciamos o mundo e principalmente de como somos vivenciadas pelo outro é completamente diferente e mais complexo enquanto mulheres.
Eu entendo todo o conceito passado no vídeo e concordo muito. Me policio constantemente para não cair nesse mito de amor perfeito ou vida perfeita. A questão é que muitas vezes o contrário acontece, me pego caindo na ideia de que nunca estarei satisfeito e é isso aí. É muito difícil balancear um mundo que teoricamente oferece mil oportunidades de ser feliz e essa consciência de que você não será completamente feliz em nenhuma delas. Como faz pra conciliar e entrar em uma busca saudável da felicidade?
Tive uma ideia para um vídeo, vocês comentarem a trilogia de filmes before: Before sunrise, before sunset e before midnight. Simplesmente amo! Tem um toque de romantismo, claro, mas o último filme é bem "real" no sentido de mostrar ambiguidades e desencontros no relacionamento. Beijo adoroo vocês ❤
Em outras palavras: a vida é construção e cabe a você decidir se, onde e quando vai assentar seus tijolos, sempre dialogando com muita sinceridade com o/a dono/a do terreno.
Engraçado que dessa vez vocês não falaram que seria o vídeo mais importante do Canal, e para mim, foi!!! Obrigada, queridos! AMEI ❤️ (estava esperando o vídeo de hoje pra tomar café kkkkkkk vocês fazem parte da minha rotina, ligo a tv pra colocar Flor e Manu 🥰)
Então a pessoa certa é aquela pessoa em que você consegue ver nela todas as diferenças e opiniões divergentes e mesmo assim consegue amar ela e compreender ela e vice versa. Talvez a pessoa certa seja só aquela que saiba compreender a outra.
Eu acho super divertido essa baguncinha que geralmente acontece no começos dos vídeos! Emanuel, estava reassistindo entre Tapas e Beijos, e você estava lá!
O video me fez refletir varias questões, não só sobre o relacionamento, mas também que tudo nesta vida ira te exigir trabalho e dedicação. Absorver a ideia que o mundo não é um mar de rosa e que voce terá que encarar frustrações e dores, faz com que amadurece e fique mais forte, pois voce realmente passa a encarar a realidade como ela é, com isso, acredito eu, voce pode encarar melhor suas fases. Vlw Manu e Flor, Amo seus videos
Eu hoje não me iludo com mais nada. Há pouco menos de 1 ano eu parei de idealizar a “pessoa certa” e digo isso com toda minha honestidade. Precisei de muita “porrada” pra largar meu mundo de ilusões. Definitivamente, não existe a pessoa certa, o que existe são pessoas dispostas a fazerem dar certo. Relacionamento é construção - E - pra piorar, praticamente ninguém tá querendo construir. Porque sim, relacionamento dá trabalho - assim como tudo na vida que queiramos manter. Edit: eu sou a favor do casamento, mas também sou contra casar no ápice da paixão.
Essa coisa da metade da laranja é vem muito da religião. A noção de que Deus preparou uma pessoa certa pra você. Além da cultura dos Contos de Fadas que alguém vira te salvar ou que você vai salvar alguém. E também tem a ver com a monogamia que fala pra gente que só pode existir uma pessoa certa de cada vez. Mesmo quando encontramos pessoas legais é muito fácil estragar tudo pq queremos que a pessoa corresponda a expectativas muito altas. Se a pessoa não corresponde deduzimos que ela não é a pessoa “certa”. Não pensamos que a outra pessoa só é humana.
Excelente vídeo! Eu tenho encontrado muito esse discurso no universo good vibes. Cobranças de encarar relações com amorosidade, leveza e só sentimentos bons, enquanto estamos vivendo num mundo complexo e que, uma pandemia, virou o mundo de ponta cabeça em meses. Quem é que está vivendo essa leveza 100% do tempo? A positividade imposta está, aos poucos, entrando no campo da ilusão do amor romântico e exacerbando egos. E tem mais, nem o relacionamento com a gente mesmo é essa maravilha 100% feliz e leve. Porque seria com os outros? * Certeza de que alguém vai pensar - "fale por você porque meu relacionamento comigo mesmo é ótimo". Voltei no final do vídeo para responder que sim, ajudou esse vídeo. E tem ajudado muito fazer terapia durante pandemia. Entender a dinâmica da minha família e as reproduções que eu fiz na minha vida, ego inflado, reprodução de narcisismo e tudo mais, tem sido incrível para melhorar a minha relação comigo mesmo. Ainda não sei como isso vai se refletir numa relação amorosa.
Me identifiquei com seu comentário. Me parece que o universo "good vibes" está mais preocupado em evitar a lida com conflitos e se expor emocionalmente. É muito estranho isso. É como entrar no Instagram e ver só aquilo que me agrada, aquilo que não me agrada é ignorado, mas tá ali.
Sobre o apaixonamento, Fernando Pessoa escreveu o poema que começa com "Quando te vi amei-te já muito antes. Tornei a encontrar-te quando te achei.". Há textos lindos do Rubem Alves - e também um vídeo dele, com a Elisa Lucinda - falando sobre a dimensão narcísica da paixão romântica.
Estou ha 8 anos namorando, e sim, acho impossivel um relacionamento nao dar trabalho. Manter, reafirmar, cuidar, abrir mao, lidar com a pessoa em constante mudança... tudo isso é trabalhoso. E ta tudo bem 🙃
O lugar de não falar o que o outro deve fazer é porque o Emanuel estuda psicanálise, sou assim tbm porque estudo psicologia. Aproveite flor para falar mesmo o que você acha que o outro deve fazer (mesmo que não funcione haha)
Ai gente eu amei! Sabe que esses tempos eu vi uns textos que fiz para meus ex namorados e percebi exatamente isso: não era sobre eles, era sobre mim! Nunca estive apaixonada por eles de verdade e sim pelas minhas idealizações que coloquei neles. Vídeo super essencial! Eu amei. Obrigada :)
Se eu tivesse visto esse vídeo ontem teria evitado de fazer um papelão enorme. Muito nesse sentido, tbm comecei o livro “Tudo sobre o amor” da Bell Hooks e acho que tem muito a ver com o que vocês tem colocado nessa série de vídeos. Vida longa a pessoas como vocês, que nos ajudam a lidar com essa loucura que é adultecer ❤️
Finalmente alguma sensatez, concordo plenamente! Detesto quando me dizem coisas como "o que é teu, está guardado."! Não, não está, porque nada está escrito nas estrelas, o caminho faz-se caminhando. Há algumas pessoas compatíveis connosco, e há muitas mais que não o são. Alguns têm a sorte de encontrar uma dessas pessoas, muitos outros não. Ficam com uma tampa que não encaixa bem, mas forçam e forçam, porque não querem ficar sozinhos. Acabam por ficar sozinhos na mesma, mas de outra maneira. Mas o que interessa é mostrar para o mundo que "têm" alguém.
Melhor notificação do domingo! “A vida é difícil para um caceta. Às vezes você vai ter que se virar...” Isso que é mais incrível, pq só assim a gente realmente se descobre, melhorando a relação com a gente mesmo e com o outro. Amo vcs!! 😘😘😘
Belíssimo vídeo! Essa ficha “caiu” pra mim com a sabedoria oriental. Uma das máximas é aprendermos a seguir o fluxo da natureza, o fluxo da vida, o Tao. É claro que é um processo né? Em vários momentos ainda me percebo esperando que a natureza se dobre frente ao meu desejo, de maneiras cada vez mais sutis. Mas no final das contas acho lindo deixarmos a natureza ter o papel que tem e nos colocarmos em nosso lugar, que é de quem tem q se adaptar para sobreviver...
O título deveria ser: Esse vídeo é um tapa. (rs) E sobre o "ME", já pensaram no "Eu vou ME encontrar com fulano" ME encontrar. Mto bonito. Ótimo vídeo, como sempre ❤
Manuel e Flor, foi um prazer conhecer vocês, só queria deixar um comentário de um mundano aqui de alguém que aprendeu muito com os vídeos de vocês, conheci o canal faz pouco tempo e já assisti a maioria das aulas, obrigado mesmo! Toda felicidade e prosperidade pra vocês dois, um abraço!
Amei! Uma dose de realidade. Não existe relacionamento sem trabalho. Tem que abrir mão de muita coisa para funcionar. E tem que escolher todos os dias estar nesse relacionamento.
O problema é esse, achar que vai ser perfeito, conto de fadas e que aquela pessoa nunca vai te magoar. Mas acho que a questão maior de todas é vc poder se amar mais, aí as coisas começam a melhorar, se sentir seguro/segura de quem se é é mto gratificante, mas não é fácil!
Eu faço terapia com vocês e com a minha psicanalista hahaha e já recomendei o canal para amigos, família, crush, ex namorado e etc! Amo vocês demais ❤️
Esse foi o melhor vídeo do canal! E vcs nem falaram isso com antecedência rsrs! E esse final do Manu “ Me apaixonei ... Te amo”?? Só aplaudi de pé! 👏🏾 Flor maravilhosa e espirituosa como sempre!
Nossa esse vídeo foi um nocaute!👊🏻 (não tinha percebido isso) Até nossa relação com nós é difícil! Às vezes ser minha amiga e estar ao meu lado me desafia MUITO, me cansa MUITO, tem amor mas dá muito trabalho e muitas vezes não é prazeroso e dá vontade de fugir e não tem pra onde correr! Pq com o outro seria apenas amor, prazer? E eu ainda estava esperando isso? Esse vídeo me fez acordar e até isso dói, ver o qto, dentro, ainda precisamos amadurecer! E faz parte né ? Acredito que QUERER se dar o trabalho de lidar com td isso é a chave! Pra mim, pelo menos, vai ser! Q canal! ❤️
Ah....e qtas vezes não repeti essa frase:"a pessoa certa chegará".... Mas não chegará, pq não precisamos ser complemento de ninguém... já somos completos!!! O q pode ocorrer é encontrar alguém que tenha a mesma energia que vc e queira compartilhar momentos com vc!!
Esse, para mim, é o vídeo mais importante desse canal! Hahaha Um tapa na minha cara quando o Manu disse: " Estou falando para você que no fundo acredita em contos de fada, e não nesse seu discurso do instagram" 👊 " Ninguém foi feito para você" Cara, foda! A gente até tem a consciência, mas, é uma poça de vômito que não consigo limparrr!!!!!!! Os vídeos de vocês têm ajudado muito nesse processo. 😘
Mais um vídeo maravilhoso. Muito importante essa colocação da Flor em dizer que Manu e Flor não são um casal perfeito, pois por vezes os que estão solteiros e em período de "dedo podre" e colocam um casal como modelo de perfeição, se sentem incapaz até encontrarem ou acharem que encontraram a pessoa "certa". Expondo a realidade de um casal que não é perfeito, mas está disposto a fazer dar certo todos os dias, deixa tudo mais leve. Muito obrigada Vcs são demais 😍❤️
Não teríamos noção da nossa felicidade, se vivêssemos apenas a momentos felizes. A frustração não passa do resultado de toda nossa idealização em uma realidade criada por nós mesmos. Se dar conta disso, é incrível e se faz necessário. Obrigada por tudo isso. 👐🏾
Amad@s PARABÉNSSS! E deixo a dica que eu defendo da oportunidade de ofertar Filosofia e Meditação pra Nós desde da primeira infância. O Autoconhecimento é um um estudo permanente, mas facilita "entregar ferramentas como a Filosofia e Meditação" porque trás sabedoria e conhecimento na prática. Gratidão!!!!!! Bjs de Luz💙
Flor, não tome a "sua verdade" como uma verdade absoluta... Casa um sabe o que lhe faz feliz! Cada um tem seus sonhos( mesmo que pareçam bobos...) e está TUDO BEM! Afinal SOMOS LIVRES! 🙌😍
Esse vídeo é perfeitooo!!!! Sou Taróloga e as perguntas que mais ouço são:esse é o cara certo? Ou: eu vou encontrar a pessoa certa?? Obrigada pela verdade de vocês! Sou super fã!!❤️
Acredito que ter um relacionamento afetivo-sexual monogâmico padrão rsrs não tem a ver c afinidade, necessariamente... No sentido de ter "muitas coisas que batam" e aí "dar como tampa da panela". Acredito que envolva muita disponibilidade para escuta e acolhimento. Diálogo... Vontade de conhecer o outro e a si mesmo... E por fim mas não menos importante... Uma vontade de partilhar momentos juntos, os quais podem ser absolutamente qualquer um. Qualquer um que vc se sinta a vontade e com vontade de dividir... 💓🙂
A Flor deu a melhor resposta. Foi direta e Clara! Adorei! Porque casar num momento de loucura e de insanidade? O mínimo é esperar um pouco pra elaborar melhorar isso.
Parabéns aos dois 💫 pelo video e pelo canal 👏👏👏 💎 Gostei muito dela, da profundidade, da sabiduria e principalmente da firmessa em comentar. Eu sei que algumas cenas são, até de propósito, porém isto, atrapalha em momentos, a ideia transmitida. Em minha opinião, somente como leitor do video, percebo que a interação dele, no meio das frasses em que ela expõe, tira a concentração de quem está assistindo... Melhorem o espaço de cada um, ( até pq isto é comentado nas regras de ética...). Me lembrei agora, o exemplo do programa Casamento Blindado na TV... Bom, espero que recebam as minhas humildes opiniões de forma construtiva, já que a ideia principal, é que sejam cada vez melhores e possam ajudar melhor a todos nós, me incluíndo também, com certeza. Adorei o video. Com muito carinho e sucesso a vcs.... Um grande abraço aos dois.....🙏 Gratidão ♥️...
Que tema maravilhosoooo! Que discussão necessária!!! A gente tá muito imerso nessa cultura do ressentimento. Precisamos discutir coisas polêmicas sem achar que o outro está golpeando a gente pessoalmente. Caracaaa! Essa conversa me fez viajar nos pensamentos aquiiii! Queria estar aí opinando com vocês! Hahaha massaaaaaaa
Perfeito! Acho que o mais importante é ter afinidades em questão ao futuro do relacionamento e muita disposição para conversas/discussões sadias. Obrigado pelas reflexões de sempre! Um abraço!
Adoro quando a Flor canta, o Manu fica com cara de ??? depois ele embala no canto kkkk pra mim vocês são gente como a gente. Pra mim é modelo mesmo de casal porque o que eu vejo de vocês é que o bagulho é TRETA kkk conversam mesmo sobre as cosias, o que incomoda, o que gostam. É demais ver a interação. Vídeo otimo! Muuuito grata
CARALHOOOOOO VOCÊS SÃO FODAS!!! Estava precisando desse vídeo e tenho aprendido muito com vocês. Obrigado!!! 😍 😍 😍 😍 😍 Por isso tenho ranço de filmes românticos tendo crescido na década de 90, essa Matrix só ferra com tudo. Muito amor por vocês. 😍 Ah, concordo muito com a Flor, as pessoas não deviam casar na fase da paixão, ficamos cegos (na verdade, não queremos enxergar...)
o final perfeito KKKKKKKK flor fala "você não vai conhecer a pessoa certa", manu manda um "será?" e o vídeo inteiro começaria dnv, se tornando um ciclo infinito misericórdia
Sensacional o apontamento do Manu. Melhor psicanálise de todas. Mas tem homem trabalhado no contos de fadas sim. E é trampo e é terapia pra desconstruir isso...
Acho que não é a pessoa perfeita, mas a pessoa que tá mesma vibração ou frequência que vc. O primeiro de tudo, ambos precisam gostar de verdade da outra pessoa. Isso nem sempre acontece! Já sai com caras que não me despertavam nada. Era legal, era, mas não sentia nada além de amizade. Já outros o enlace era extremamente louco e intenso, porém por conta da intensidade de ambos não dava pra lidar com uma relação "calma". Acho que o ponto de equilíbrio é o tal do amor romântico perfeito. ps. Na minha cabeça, eu já conheci a pessoa certa! Mas eu não era a pessoa certa da pessoa. 🤣 E aí?
e aí que não era tua pessoa certa, cê só tá idealizando novamente hahaha esse papo de sintonia e intuição é mais um jeito de dizer que "quem me faz sofrer e tem uma relação doida comigo é quem eu amo de verdade, porque não posso verdadeiramente ter/controlar"
Fantástica a provocação. A passagem do "eu me apaixonei" para o "eu te amo" pode indicar a superação do narcisismo. Contudo, é importante indicar que o eu te amo, às vezes, ainda pode estar transvestido de um "eu me amo". Assim como a paixão, o amor também pode estar revestido de transferência do sujeito.
Nem assisti o vídeo ainda, mas pelo título já quero deixar um comentário: nem a errada tá chegando, meus amigos.
Sad but true
Kkkkkkkkk né?
Kkkkk kkkk
Kkkkk
Desse jeito kkkkkk
“se vc não está disposto a ter trabalho não vai ter relação” - é isso! 💫
Muuuuito isso!
💫
Não vão ter relação e não vai ter vida né... Pq viver da trabalho, minha gente
Isso! Dar e receber! Ninguém nasce nem "termina" pronto! Relação é construção ..ao se relacionar com alguém intimamente identificamos coísas em nós a transmutar...
👏👏👏👏👏
dói muito quando a gente se dá conta que ninguém deve nada pra gente, mas é libertador
Sei lá, entendo isso.
Mas há muita gente hipócrita.
Parar de olhar só pro nosso umbigo dói demais msm
Willian Valério A dor nos faz silenciar o ego, por vários fatores, mas só a DOR nos faz crescer acho errôneo dizer isso.
pra mim nem doeu, foi só libertador mesmo, e automaticamente também me libertei de achar que devo algo pros outros 💓
é muuuuuito libertador
pessoas certas não existem. Somos todos errados procurando alguém que aceite nossas imperfeições.
Que comentário tao lúcido. Ressoou bastante dentro de mim. Grata, Isadora
Exatamente
Isso consegue ser ainda mais romântico
Se não existem pessoas certas, não existem pessoas erradas tbm. Existem pessoas.
Muito bom
A psicanálise barata na conversa de botequim que eu tô com saudade. kkkkkkk
Nossa sim!! Saudades boteco da faculdade 😑
Entender que o outro não foi feito pra você é tão importante quanto entender que você também não foi feito para o outro. E isso é bom pra todo mundo.
"Eu me apaixonei" lembra do que o Nietzsche fala sobre o amor "pense naqueles que você ama: cave profundamente e verá a eles; ama as sensações agradáveis que esse amor produz em você. Você ama o desejo, não o desejado". Tudo projeção sua no outro hahaha.
Perfeito 👏
Libertador é viver sem medo. Sem medo de sair da relação. Sem medo de entrar numa relação. Sem medo de que a pessoa vá te trocar por alguém. Sem medo de encarar os fatos como acontecem. Sem medo de errar. A gente precisa confiar mais no nosso discernimento das coisas, a gente fica buscando aprovação em todo canto, busca resposta em todos os lugares pelo medo de errar. Se errar errou, quem não erra? Tá todo mundo querendo fazer o certo, com medo de ferir a outra pessoa, do que a família vá falar, com medo de ficar sem emprego. Vivemos, mas vivemos uma vida ordinária porque não nos damos crédito em nosso julgamento.
Infelizmente a minha mãe errou em existir só pra mim, sempre fui a sua prioridade acima de qualquer coisa. Resultado: super proteção, sufocamento, medo de me deixar viver as minhas experiencias.
Temos a mesma mãe, será? 😂
Rindo, mas de nervoso.
@@zaradge hahaha algum parentesco devemos ter.
Comigo é exatamente assim tbm.
Temos mães narcisistas, infelizmente...
Eita..somos irmas??rsrs
Carla Silva sempre me senti só, me sinto vista com o tanto de gente passando pela mesma coisa.
Li uma frase ótima: o amor não tem que ser perfeito, tem que ser possível
Sobre esse vídeo:
“Quando houver contraste entre a tua alegria e um céu cinzento, ou entre a tua tristeza e um céu em festa, bendiz o desencontro, que é um aviso divino de que o mundo não começa nem acaba em ti”.
- Dom Helder Câmara
Caralhoooo
Eu fui morar junto com meu atual romance bem no começo da paixão... Tava toda desconfiada, pensando "bah, isso vai dar muito errado", mas a gente compartilha do mesmo pensamento de vocês, e temos isso muito claro. A gente disse "te amo" muito cedo, conheceu toda a família um do outro, amigos etc muito cedo, e aí eu entendi que não existe regra se as duas pessoas estiverem firmes no amor próprio, no seu mental e emocional, se tiverem propósitos em comum e consciência da realidade. Acho que é isso. Se a gente terminar cedo, volto nesse post pra comentar hahaha abraço!
@Barbara Vieira ❤️🙏
bah...sejam felizes e muito "
É isso mesmo! As 2 pessoas têm que estar equilibradas e querer as mesmas coisas!
É bizarro o jeito como as pessoas começam á namorar já pensando quando vai terminar
@@Nonameeex eu acho legal. Porque é interessante a gente refletir sobre como a gente é sem o outro. Que provavelmente a relação não vai durar a vida inteira, que a gente não é uma extensão do outro e precisa se imaginar sem o outro pra saber se de fato é feliz ou se é feliz por causa do outro...
Com vocês eu aprendi a me perdoar por não ser a pessoa perfeita.
Isso tornou mais fácil não esperar por uma pessoa perfeita.
Vcs são ótimos. Aprendi e ri demais. As concordâncias e discordâncias de vcs eu me vi em várias situações. Sou muito do jeito da Maria Flor. 😂💕
Importante reflexão, de fato mesmo quando é bom dá trabalho. PORÉM é bem importante tb ressaltar que existem pessoas compatíveis e pessoas super incompatíveis (nos valores, na forma de relacionar, etc), tipo a psicóloga que adora conversar e o militar que odeia (caso que vcs citaram em outro vídeo). Realmente não dá pra ficar no delírio infantil da pessoa perfeita que vai sanar todas as dificuldades pq relações é construção, vai ter desencontros e dá trabalho, no entanto tem muita gente aí se jogando em relações nocivas com pessoas incompatíveis e/ou indisponíveis e também não é por aí. Esperar perfeição é diferente de saber qualificar uma pessoa parceira boa o suficiente e possível de fazer uma construção legal pra ambos. Só isso mesmo, mas amei o vídeo! Beijão, adoro vocês =*
Exatamente! Super concordo!
Legal a ideia de "uma pessoa parceira boa o suficiente", lembra o conceito de mãe suficientemente boa do Winnicott. Talvez seja por aí nas relações amorosas também
Obrigada por este comentário!
Que legal. Eu encontrei a pessoa certa haha, bem diferente de mim, por isso o amo tanto, mas com valores iguais, por isso o amo tanto..
Qual o nome desse vídeo anterior?
OBRIGADO POR ESSE VÍDEO!
"O mundo não é feito pra gente. Ele nem é mau com a gente, nem bom com a gente... Ele tá aí, ele existe"
Vou por no Tinder: “ Luana, apaixonada por mim e a fim de ter tanto trabalho ao ponto de te amar” 🤣😅
Menina, chocada que temos quase o mesmo nome😱😱😱meu sobrenome é Jacino...
Adorei!
Kkkkkk scrr! É tipo isso!
Elena Ferrante, em Dias de Abandono, diz, se referindo ao ex marido e aos filhos: "quanto dele eu teria que amar para sempre mesmo sem me dar conta, só por amá-los?"
Não me reconheço sem as características que deixaram em mim as pessoas que estiveram comigo, romanticamente ou não. No fim das contas, estamos em construção por nós e por quem nos atravessa. E construir dá trabalho, exige esforço, renúncia, paciência.
Talvez por isso seja tão atrativa a ideia de encontrar a "pessoa certa". Para ela, não seria preciso explicar sentimentos, discutir expectativas, alinhar demandas. De algum modo, a pessoa certa teria mecanismos ultra desenvolvidos de acolhimento, percepção e compreensão. É contraproducente essa tentativa de "terceirizar" a responsabilidade pelos nossos afetos e nossa compreensão para essa entidade chamada "pessoa certa", que resolverá nossas questões com uma varinha mágica.
Esse vídeo escancara com lucidez a falácia do pensamento, talvez ainda hegemônico (mesmo que a gente tente esconder), de que há alguém preparado para nós, fabricado perfeitamente para reconhecer nossos desejos e realizá-los.
Eu mesma termino o comentário por assinar nota de culpa: Ana, 26, solteira, inconscientemente afirmando que às relações que não deram certo faltava o ingrediente primordial chamado "pessoa certa".
Ah, as incongruências humanas...
Obrigada por mais um vídeo tão importante!
Arrasou, Ana.
Sinto-me super representada pelas suas palavras! Bateu até vontade de sentar numa calçada, ou embaixo de uma árvore e trocarmos mais ideias rsrsrsrs
Completou tudo que eles falaram, arrasou!
Primeiro passo:
Encontrar uma pessoa bonita
Segundo passo:
Tentar deixar ela a "pessoa certa".
Ana peço permissão, vou pegar um trecho do seu pensamento e colar na minha rede social ❤️
Eu tenho uma sugestão sobre a pergunta de um milhão de dólares que diz respeito à hora de ir embora. Acho que, pelo menos um dos fatores que podem indicar que é hora de você ir embora é, sem dúvida, quando você percebe que as questões que envolvem o “trabalho” na relação estão sem engajamento mútuo. Me explico: se não há interesse de ambas as partes em conversar sobre as questões e buscar caminhos do meio. É hora de ir embora se o parceiro não está mais motivado a fazer esse trabalho mas, ainda assim, se mantém ali na relação - o que é super comum. Ele não está mais “disposto” a fazer o trabalho necessário para a relação se desenvolver, atuar nesse trabalho com protagonismo, ter a autorresponsabilidade pelos desdobramentos. É comum perceber que o parceiro não está mais ali pela relação mas mesmo assim continuar insistindo. Para uma relação existir, na sua plenitude, com todo o seu trabalho, com toda a sua frustração, com toda a sua negociação, ambos precisam estar engajados nela. Todas as relações das quais saí, foi após ter esse entendimento (e muitas vezes demorei muito para sair mesmo depois de me dar conta disso), de que eu estava forçando negociações em que o outro já não tinha mais participação ativa. Existem muitas pessoas nessa situação também que não tem coragem de sair das relações, então eu deixo pra vocês: se você não tem mais nenhuma disposição pelo trabalho que ela exige - por uma série de razões que podem ser exploradas psicanaliticamente - saia da relação. Saia. Você estará fazendo algo bom pelo seu parceiro se sair.
Maravilhosa! É isso mesmo, tenho a mesma percepção (e experiência).
Super concordo
Eu já consigo aceitar a ideia de que não existe alma gêmea, que relacionamento envolve muito trabalho e que sempre haverá diferenças. O problema é encontrar alguém com quem simplesmente ter afinidades (que compensem o resto). Parece que a simples afinidade tá virando artigo raro... Ou quando tem a afinidade, não tem a atração física. Sonhar em conhecer alguém com quem ter afinidades e atração física (tudo junto e misturado), pode, né? :)
Pode. Só não vai acontecer nunca.
@@DREW200ful Pq?
Pode e deve rsrsrs 😂 e acrescentaria ter os mesmos valores ou a cabeça aberta para negociar acordos.
@@marinapessoa9952 pq é sua fantasia. Ele tem que ser lindo, inteligente, e corresponder com suas espectativas = impossível.
@@DREW200ful Você não entendeu meu comentário. Eu já superei a ideia de encontrar este cara idealizado/fantasiado. Estou me contentando com uma simples afinidade e atração física. E até isso tá difícil de encontrar. Bora melhorar essa interpretação de texto...
Gente, terminei meu relacionamento há 4 dias (porque não estávamos em sintonia, havia várias questões de incompatibilidade). Aí fico aqui pensando, "não vou ficar achando que vou morrer sozinha, vou encontrar alguém", por que, né? Não dá pra desacreditar no amor. Aí eu recebo a notificação desse vídeo... Ai, ai kkkkkk
Edit: Caramba, quanto like kkkkkk
Mas se o teu relacionamento estava ruim você não tem que ficar nele não. Pese o que você pode aceitar no momento, se é sofrido demais acolha, aprenda, análise e se de uma chance sim. Minha opinião
Então menina, achei irônico, ele terminou CMG ontem e eu não entendi nada... E apareceu a notificação aqui
Aproveite que tá recente e volte pra ele...
Meu bem, acho que nesse momento você tem que se dar ao benefício da dúvida pra desencadear seus processos de luto e overcome né, seria uma alternativa. Aliás acho que esse vídeo pode te ajudar a construir coisas em si mesma sobre o processo!
@@aarriada obrigada, meu bem 💕
Até o Truman, no mundo feito pra ele, sentia falta de alguma coisa.
Esse vídeo tá na concorrência de vídeo mais importante do canal.
Esse vídeo me lembrou de uma frase dita por um casal idoso, que estava juntos há muitos anos: “Nós podemos discordar nas coisas pequenas, porque nós concordamos nas coisas grandes”.
Estou com disposição bem menor que antigamente para me relacionar com outras pessoas romanticamente. Já tive 2 relacionamentos que acabaram pelo mesmo motivo, então eu decidi.. Enquanto eu não arrumar isso em minha vida não vou me relacionar tão cedo! Mas por outro lado eu sempre sou a pessoa que está disposta a aguentar firme no relacionamento mesmo com os empecilhos.
Eu todinho. O pior que ser a pessoa que fica é muito doloroso. No final acabamos ficando e as pessoas indo.
Boa sorte Nicolas!
difícil é equilibrar pra não aceitar qualquer coisa pq não vai ter ngm perfeito. tem muita gente legal no mundo pra ficar em um relacionamento que dá mais insatisfação do que acolhimento e bem estar.
Gente, eu adoro vocês dois demais, dá aquela vontade louca de sentar num buteco pra tomar cerveja enquanto acontece essas conversas profundas porém de uma forma leve e divertida! É cada tapa de luva maravilhoso! Muito obrigada!! :)
flor e manu, vocês têm seus problemas e frustrações mas a diferença é que vocês querem estar juntos coisa que a maioria não quer atualmente
Hoje não busco a perfeição. Embora , quanto mais afinidade , melhor , mas ter aquela conexão inexplicável e rara, é incrível.
6:15 foi exatamente o que falei pro meu namorado esses dias. O fato de não haver intenção em me chatear não impede que eu não em chateie. Sinto.
A parte de entender que não existe a pessoa certa está super claro, mas o que me pergunto é:
Como encontrar um equilíbrio nessas questões? Porque me parece ser muito fácil, depois de tantas decepções, conflitos e tristezas que vivemos ao longo da vida, chegar num momento em que você pode simplesmente desistir das boas relações ou até mesmo do amor diante dessas complexidades humanas. Outra questão é sobre saber o limite da passividade, como não ser passivo demais diante das dores, dos desejos não atendidos e simplesmente viver uma aceitação eterna dos acontecimentos ruins de tal maneira que você pode até mesmo perder a própria autonomia da vida, o respeito pelos próprios desejos e a consciência do que se é. Fiquei pensando sobre essas questões!
Vocês sempre provocam boas reflexões, obrigada por isso!
É importante ter a clareza sobre o que é ter boas relações, no meu entendimento é buscar agregar valor ao relacionamento e perceber se estamos numa relação que busca o crescimento mútuo. Se a relação que estamos não nos acrescenta, nos anula, castra e somos subjugados a realizar todos os desejos da outra pessoa, fuja, corra, pule fora.
@@RespireAgora. concordo com você. As vezes é difícil você enxergar tudo isso porque existem outras questões que podem dificultar esse entendimento, mas é isso mesmo. Relação que nos anula, que exista mais frustrações, o não acolhimento e tantas outras coisas importantes, é o tipo de relação que só traz sofrimento.
Tem respeito? Tem diálogo? Tem vontade de crescer através da partilha e do encontro? Tá valendo! Não é sobre aceitar coisas ruins e ir relevando passivamente nada. Aliás, acho que passividade é uma baita roubada. Ser pacífica sim, passiva jamais.
Trabalho e atividade, mas as vezes é interna, e quando a gente vira chaves dentro da gente, quem tem ressonância e tá ali pra somar vai crescendo junto, e a gente soma na vida mutuamente.
Não tem crescimento, leveza, beleza... é peso morto! Sai fora!
Tem um comentario ali em cima da nathalia duarte lindo sobre isso que acho te responde
@@aarriada acabei de ler, muito obrigada! é isso mesmo!
Quero um vídeo sobre a pergunta de 1 milhão de dólares: quando é a hora de ir embora...
Eu tenho trabalhado muito esta ideia pois era o contrario: eu sempre acabava estendendo relacionamentos ruins por achar que nao existia a pessoa certa e eu deveria me esforçar. Entao tenho percebido que a gente tem que ter tipo uma lista mental de: coisas super importantes para mim, as quais nao pretendo ou nao consigo dentro de os meus defeitos abrir mao, coisas intoleráveis no outro (por exemplo: desrespeito) e coisas as quais nao gosto mas consigo ceder (sao todas as outras que nao estao na ultima lista). Dessa forma vamos acolhendo tambem nossas limitacoes e vendo o que podemos flxibilizar. Pois aceitar tudo do outro para "trabalhar" a relacao, acho burrice.
Elaine Paraná acho que tem alguns vídeos sobre isso já :)
Já tem!
@@aarriadaas ninguém tá falando em aceitar tudo no outro, né. Só não consigo lidar com listinha porque acho que as coisas vão se construindo no caminhar, e quando há respeito e vontade de crescer, tudo o mais é consequência de... Trabalho! Interno e externo... E que seja eterno enquanto acrescentar!
Quando você não aguentar mais. Simples assim.
Concordo com a Flor. É justamente porque as pessoas se casam apaixOnadas que o índice de divórcios é ENORME!
"A minha função na vida é mandar a verdade dos fatos" - bom demais! 😆
E a passagem do "me apaixonei" pro "eu te amo", fechou com chave de ouro. Uma existência inteira, de fato.
Gostaria mt que houvesse um quadro da Flor sozinha também, sinto falta de ouvir mais sobre a sua (e a nossa, claro) relação com relacionamentos enquanto mulher numa sociedade machista, e sinto te ouvindo que talvez você também queira isso... queira esse espaço maior pra aprofundar nisso, afinal muito de como vivenciamos o mundo e principalmente de como somos vivenciadas pelo outro é completamente diferente e mais complexo enquanto mulheres.
Queremos!!!
Queremos mesmo!
também quero!!
Eu adoraria!!! #porumquadrosodaflor
Siiiiim!
Eu entendo todo o conceito passado no vídeo e concordo muito. Me policio constantemente para não cair nesse mito de amor perfeito ou vida perfeita. A questão é que muitas vezes o contrário acontece, me pego caindo na ideia de que nunca estarei satisfeito e é isso aí. É muito difícil balancear um mundo que teoricamente oferece mil oportunidades de ser feliz e essa consciência de que você não será completamente feliz em nenhuma delas. Como faz pra conciliar e entrar em uma busca saudável da felicidade?
Tive uma ideia para um vídeo, vocês comentarem a trilogia de filmes before: Before sunrise, before sunset e before midnight. Simplesmente amo! Tem um toque de romantismo, claro, mas o último filme é bem "real" no sentido de mostrar ambiguidades e desencontros no relacionamento. Beijo adoroo vocês ❤
Aaamoo esse filme!
Quero muito ver esse vídeo! Gosto muito desses filmes... E o último é fala sobre o real
Adoooooooreiiii ❤️👏🏾 tomara que algum momento eles façam
Que ideia brilhante, Vanessa! Espero que eles vejam , será muito produtivo se acontecer :)
aaaaaa ideia maravilhosa! amo demais essa trilogiaaa
Em outras palavras: a vida é construção e cabe a você decidir se, onde e quando vai assentar seus tijolos, sempre dialogando com muita sinceridade com o/a dono/a do terreno.
Boa 👏👏👏👏
Profundo!
Engraçado que dessa vez vocês não falaram que seria o vídeo mais importante do Canal, e para mim, foi!!! Obrigada, queridos! AMEI ❤️
(estava esperando o vídeo de hoje pra tomar café kkkkkkk vocês fazem parte da minha rotina, ligo a tv pra colocar Flor e Manu 🥰)
Então a pessoa certa é aquela pessoa em que você consegue ver nela todas as diferenças e opiniões divergentes e mesmo assim consegue amar ela e compreender ela e vice versa. Talvez a pessoa certa seja só aquela que saiba compreender a outra.
Eu acho super divertido essa baguncinha que geralmente acontece no começos dos vídeos!
Emanuel, estava reassistindo entre Tapas e Beijos, e você estava lá!
Quero kkkk onde eu acho isso? (Epi do entre Tapas e beijos)
Elisa Troian também quero ver!!
O video me fez refletir varias questões, não só sobre o relacionamento, mas também que tudo nesta vida ira te exigir trabalho e dedicação. Absorver a ideia que o mundo não é um mar de rosa e que voce terá que encarar frustrações e dores, faz com que amadurece e fique mais forte, pois voce realmente passa a encarar a realidade como ela é, com isso, acredito eu, voce pode encarar melhor suas fases. Vlw Manu e Flor, Amo seus videos
Eu hoje não me iludo com mais nada. Há pouco menos de 1 ano eu parei de idealizar a “pessoa certa” e digo isso com toda minha honestidade. Precisei de muita “porrada” pra largar meu mundo de ilusões. Definitivamente, não existe a pessoa certa, o que existe são pessoas dispostas a fazerem dar certo. Relacionamento é construção - E - pra piorar, praticamente ninguém tá querendo construir. Porque sim, relacionamento dá trabalho - assim como tudo na vida que queiramos manter.
Edit: eu sou a favor do casamento, mas também sou contra casar no ápice da paixão.
simm
Essa coisa da metade da laranja é vem muito da religião. A noção de que Deus preparou uma pessoa certa pra você. Além da cultura dos Contos de Fadas que alguém vira te salvar ou que você vai salvar alguém. E também tem a ver com a monogamia que fala pra gente que só pode existir uma pessoa certa de cada vez.
Mesmo quando encontramos pessoas legais é muito fácil estragar tudo pq queremos que a pessoa corresponda a expectativas muito altas. Se a pessoa não corresponde deduzimos que ela não é a pessoa “certa”. Não pensamos que a outra pessoa só é humana.
Literalmente... nenhuma religião do mundo prega isso.
Excelente vídeo! Eu tenho encontrado muito esse discurso no universo good vibes. Cobranças de encarar relações com amorosidade, leveza e só sentimentos bons, enquanto estamos vivendo num mundo complexo e que, uma pandemia, virou o mundo de ponta cabeça em meses. Quem é que está vivendo essa leveza 100% do tempo?
A positividade imposta está, aos poucos, entrando no campo da ilusão do amor romântico e exacerbando egos.
E tem mais, nem o relacionamento com a gente mesmo é essa maravilha 100% feliz e leve. Porque seria com os outros?
* Certeza de que alguém vai pensar - "fale por você porque meu relacionamento comigo mesmo é ótimo".
Voltei no final do vídeo para responder que sim, ajudou esse vídeo. E tem ajudado muito fazer terapia durante pandemia.
Entender a dinâmica da minha família e as reproduções que eu fiz na minha vida, ego inflado, reprodução de narcisismo e tudo mais, tem sido incrível para melhorar a minha relação comigo mesmo. Ainda não sei como isso vai se refletir numa relação amorosa.
Me identifiquei com seu comentário. Me parece que o universo "good vibes" está mais preocupado em evitar a lida com conflitos e se expor emocionalmente. É muito estranho isso. É como entrar no Instagram e ver só aquilo que me agrada, aquilo que não me agrada é ignorado, mas tá ali.
@@adalbertoalmeida2330 eu estou dando um tempo do Instagram. Duas semanas de "ignorância" de coisas belas e perfeitas. Tem sido bom.
Boa! Eu tbm
Concordo plenamente com você!
Sobre o apaixonamento, Fernando Pessoa escreveu o poema que começa com "Quando te vi amei-te já muito antes. Tornei a encontrar-te quando te achei.". Há textos lindos do Rubem Alves - e também um vídeo dele, com a Elisa Lucinda - falando sobre a dimensão narcísica da paixão romântica.
Estou ha 8 anos namorando, e sim, acho impossivel um relacionamento nao dar trabalho. Manter, reafirmar, cuidar, abrir mao, lidar com a pessoa em constante mudança... tudo isso é trabalhoso. E ta tudo bem 🙃
O lugar de não falar o que o outro deve fazer é porque o Emanuel estuda psicanálise, sou assim tbm porque estudo psicologia. Aproveite flor para falar mesmo o que você acha que o outro deve fazer (mesmo que não funcione haha)
e eu que estudo psicologia e tô cada vez mais falando o que penso? socorro... hahaha
é por isso que não estudo Psi
Ai gente eu amei! Sabe que esses tempos eu vi uns textos que fiz para meus ex namorados e percebi exatamente isso: não era sobre eles, era sobre mim! Nunca estive apaixonada por eles de verdade e sim pelas minhas idealizações que coloquei neles. Vídeo super essencial! Eu amei. Obrigada :)
Se eu tivesse visto esse vídeo ontem teria evitado de fazer um papelão enorme.
Muito nesse sentido, tbm comecei o livro “Tudo sobre o amor” da Bell Hooks e acho que tem muito a ver com o que vocês tem colocado nessa série de vídeos.
Vida longa a pessoas como vocês, que nos ajudam a lidar com essa loucura que é adultecer ❤️
Que vídeo necessário. O mais importante desse canal.
Finalmente alguma sensatez, concordo plenamente! Detesto quando me dizem coisas como "o que é teu, está guardado."! Não, não está, porque nada está escrito nas estrelas, o caminho faz-se caminhando. Há algumas pessoas compatíveis connosco, e há muitas mais que não o são. Alguns têm a sorte de encontrar uma dessas pessoas, muitos outros não. Ficam com uma tampa que não encaixa bem, mas forçam e forçam, porque não querem ficar sozinhos. Acabam por ficar sozinhos na mesma, mas de outra maneira. Mas o que interessa é mostrar para o mundo que "têm" alguém.
Melhor notificação do domingo! “A vida é difícil para um caceta. Às vezes você vai ter que se virar...” Isso que é mais incrível, pq só assim a gente realmente se descobre, melhorando a relação com a gente mesmo e com o outro. Amo vcs!! 😘😘😘
Belíssimo vídeo!
Essa ficha “caiu” pra mim com a sabedoria oriental. Uma das máximas é aprendermos a seguir o fluxo da natureza, o fluxo da vida, o Tao. É claro que é um processo né? Em vários momentos ainda me percebo esperando que a natureza se dobre frente ao meu desejo, de maneiras cada vez mais sutis. Mas no final das contas acho lindo deixarmos a natureza ter o papel que tem e nos colocarmos em nosso lugar, que é de quem tem q se adaptar para sobreviver...
O título deveria ser: Esse vídeo é um tapa. (rs)
E sobre o "ME", já pensaram no "Eu vou ME encontrar com fulano" ME encontrar. Mto bonito.
Ótimo vídeo, como sempre ❤
Manuel e Flor, foi um prazer conhecer vocês, só queria deixar um comentário de um mundano aqui de alguém que aprendeu muito com os vídeos de vocês, conheci o canal faz pouco tempo e já assisti a maioria das aulas, obrigado mesmo!
Toda felicidade e prosperidade pra vocês dois, um abraço!
Amei! Uma dose de realidade. Não existe relacionamento sem trabalho. Tem que abrir mão de muita coisa para funcionar. E tem que escolher todos os dias estar nesse relacionamento.
O problema é esse, achar que vai ser perfeito, conto de fadas e que aquela pessoa nunca vai te magoar. Mas acho que a questão maior de todas é vc poder se amar mais, aí as coisas começam a melhorar, se sentir seguro/segura de quem se é é mto gratificante, mas não é fácil!
Eu faço terapia com vocês e com a minha psicanalista hahaha e já recomendei o canal para amigos, família, crush, ex namorado e etc! Amo vocês demais ❤️
Esse foi o melhor vídeo do canal! E vcs nem falaram isso com antecedência rsrs! E esse final do Manu “ Me apaixonei ... Te amo”?? Só aplaudi de pé! 👏🏾 Flor maravilhosa e espirituosa como sempre!
A flor utilizando seu papel de não psicanalista maravilhosamente bem 🤣🤣 Esses dois são uma resenha.
Admiro muito vc Manuel. Quanta paciência com essa mulher ! Ela quer ser respeita na opinião dela mas ela não respeita a sua .
Eu não assisto novela, mas se a Maria Flor estiver eu viro fã número um. 😂😂😂😂
Tenho saudade dos vídeos de vocês a semana toda, chegou meu momento! Vocês são incríveis, vocês e o pessoal dos comentários!!!
Nossa esse vídeo foi um nocaute!👊🏻
(não tinha percebido isso) Até nossa relação com nós é difícil! Às vezes ser minha amiga e estar ao meu lado me desafia MUITO, me cansa MUITO, tem amor mas dá muito trabalho e muitas vezes não é prazeroso e dá vontade de fugir e não tem pra onde correr! Pq com o outro seria apenas amor, prazer? E eu ainda estava esperando isso? Esse vídeo me fez acordar e até isso dói, ver o qto, dentro, ainda precisamos amadurecer! E faz parte né ? Acredito que QUERER se dar o trabalho de lidar com td isso é a chave! Pra mim, pelo menos, vai ser! Q canal! ❤️
Melhor vídeo do Canal...........até o momento.
O que a vida quer da gente é coragem.
G. Rosa e suas frases
O melhor do vídeo é ver vocês dois brigando. Muiiito bom! Exemplo de que sempre teremos trabalho! :)
Ah....e qtas vezes não repeti essa frase:"a pessoa certa chegará"....
Mas não chegará, pq não precisamos ser complemento de ninguém... já somos completos!!! O q pode ocorrer é encontrar alguém que tenha a mesma energia que vc e queira compartilhar momentos com vc!!
nesse vídeo Maria Flor tá muito numa vibe mulher responsável pelos seus afetos e desejos. bonito de ver.
bom domingo pra vcs.
Nossa a diferença entre "eu me apaixonei" para "eu te amo". Isso foi incrível! Eu tô chegando lá, quase entendendo isso aí
"O mundo é feito de frustrações dos nossos desejos", que tapa !! Obrigado por isso
Esse, para mim, é o vídeo mais importante desse canal! Hahaha Um tapa na minha cara quando o Manu disse: " Estou falando para você que no fundo acredita em contos de fada, e não nesse seu discurso do instagram" 👊 " Ninguém foi feito para você" Cara, foda! A gente até tem a consciência, mas, é uma poça de vômito que não consigo limparrr!!!!!!! Os vídeos de vocês têm ajudado muito nesse processo. 😘
Mais um vídeo maravilhoso.
Muito importante essa colocação da Flor em dizer que Manu e Flor não são um casal perfeito, pois por vezes os que estão solteiros e em período de "dedo podre" e colocam um casal como modelo de perfeição, se sentem incapaz até encontrarem ou acharem que encontraram a pessoa "certa".
Expondo a realidade de um casal que não é perfeito, mas está disposto a fazer dar certo todos os dias, deixa tudo mais leve.
Muito obrigada
Vcs são demais 😍❤️
Eu n aguento as caras e bocas do Manu kkkkkk
Muito expressivo!
Não teríamos noção da nossa felicidade, se vivêssemos apenas a momentos felizes.
A frustração não passa do resultado de toda nossa idealização em uma realidade criada por nós mesmos.
Se dar conta disso, é incrível e se faz necessário.
Obrigada por tudo isso. 👐🏾
Realmente foi a reflexão mais linda sobre : Me apaixono e te amo
Pessoas são diferentes! Existem pessoas apaixonantes e que começam a se amar... se amam! Exemplo: meus pais! 😊
Certeiros e adoráveis na definição dessa vida duríssima que a gente vem levando aqui. Como sempre.
Esse sem dúvida é o vídeo mais engraçado desse canal😅😅😅
Amad@s PARABÉNSSS! E deixo a dica que eu defendo da oportunidade de ofertar Filosofia e Meditação pra Nós desde da primeira infância. O Autoconhecimento é um um estudo permanente, mas facilita "entregar ferramentas como a Filosofia e Meditação" porque trás sabedoria e conhecimento na prática. Gratidão!!!!!! Bjs de Luz💙
Flor, não tome a "sua verdade" como uma verdade absoluta...
Casa um sabe o que lhe faz feliz!
Cada um tem seus sonhos( mesmo que pareçam bobos...) e está TUDO BEM!
Afinal SOMOS LIVRES! 🙌😍
Esse vídeo é perfeitooo!!!!
Sou Taróloga e as perguntas que mais ouço são:esse é o cara certo? Ou: eu vou encontrar a pessoa certa?? Obrigada pela verdade de vocês! Sou super fã!!❤️
Maria às vezes tem um pensamento muito restritivo dizendo o que pode ou não fazer. Emanuel é esclarecedor, faz refletir.
Acredito que ter um relacionamento afetivo-sexual monogâmico padrão rsrs não tem a ver c afinidade, necessariamente... No sentido de ter "muitas coisas que batam" e aí "dar como tampa da panela".
Acredito que envolva muita disponibilidade para escuta e acolhimento.
Diálogo...
Vontade de conhecer o outro e a si mesmo...
E por fim mas não menos importante... Uma vontade de partilhar momentos juntos, os quais podem ser absolutamente qualquer um. Qualquer um que vc se sinta a vontade e com vontade de dividir... 💓🙂
A Flor deu a melhor resposta. Foi direta e Clara! Adorei! Porque casar num momento de loucura e de insanidade? O mínimo é esperar um pouco pra elaborar melhorar isso.
Maravilhosa reflexão , até que enfim alguém na internet, que fala a verdade, parabéns pelo canal.
Parabéns aos dois 💫
pelo video e pelo canal 👏👏👏
💎
Gostei muito dela, da profundidade, da sabiduria e principalmente da firmessa em comentar.
Eu sei que algumas cenas são, até de propósito, porém isto, atrapalha em momentos, a ideia transmitida.
Em minha opinião, somente como leitor do video, percebo que a interação dele, no meio das frasses em que ela expõe, tira a concentração de quem está assistindo...
Melhorem o espaço de cada um, ( até pq isto é comentado nas regras de ética...).
Me lembrei agora, o exemplo do programa Casamento Blindado na TV...
Bom, espero que recebam as minhas humildes opiniões de forma construtiva, já que a ideia principal, é que sejam cada vez melhores e possam ajudar melhor a todos nós, me incluíndo também, com certeza.
Adorei o video.
Com muito carinho e sucesso a vcs....
Um grande abraço aos dois.....🙏
Gratidão ♥️...
A vida é um rasgar-se e remendar-se do caralhoooooooooooo. Esse vídeo foi um soco no estômago, obrigada.
Alguém falou, salvo engano Paulo Coelho, que o casamento é como erguer um castelo e desmanchá-lo, diariamente. Na medida, tem cabimento...
Daqueles videos que te dá uma chacoalhada na mente e faz te questionar tudo que você deseja para sua vida( não somente em termos amorosos ).
Que tema maravilhosoooo! Que discussão necessária!!! A gente tá muito imerso nessa cultura do ressentimento. Precisamos discutir coisas polêmicas sem achar que o outro está golpeando a gente pessoalmente. Caracaaa! Essa conversa me fez viajar nos pensamentos aquiiii! Queria estar aí opinando com vocês! Hahaha massaaaaaaa
Serviu demais, serve sempre! Vocês são verdadeiros e honestos nas colocações e essa é, talvez, a maior qualidade do canal. Amo.
Perfeito! Acho que o mais importante é ter afinidades em questão ao futuro do relacionamento e muita disposição para conversas/discussões sadias. Obrigado pelas reflexões de sempre! Um abraço!
Adoro quando a Flor canta, o Manu fica com cara de ??? depois ele embala no canto kkkk pra mim vocês são gente como a gente. Pra mim é modelo mesmo de casal porque o que eu vejo de vocês é que o bagulho é TRETA kkk conversam mesmo sobre as cosias, o que incomoda, o que gostam. É demais ver a interação. Vídeo otimo! Muuuito grata
CARALHOOOOOO
VOCÊS SÃO FODAS!!!
Estava precisando desse vídeo e tenho aprendido muito com vocês.
Obrigado!!! 😍 😍 😍 😍 😍
Por isso tenho ranço de filmes românticos tendo crescido na década de 90, essa Matrix só ferra com tudo.
Muito amor por vocês. 😍
Ah, concordo muito com a Flor, as pessoas não deviam casar na fase da paixão, ficamos cegos (na verdade, não queremos enxergar...)
Ja viu 500 dias com ela?
@@srazevedo não.
Uma verdade! Casar muito cedo..ainda nessa fase é perigoso
@@yohannacosta3382 a probabilidade de dar errado é muito grande.
esse video poderia ser falado pelo manu como um dos mais importantes desse canal, mt bom!!!
o final perfeito KKKKKKKK
flor fala "você não vai conhecer a pessoa certa", manu manda um "será?" e o vídeo inteiro começaria dnv, se tornando um ciclo infinito
misericórdia
Sensacional o apontamento do Manu. Melhor psicanálise de todas. Mas tem homem trabalhado no contos de fadas sim. E é trampo e é terapia pra desconstruir isso...
Adorei essa percepção das palavras "eu me" e "eu te". Incrível.
Concordo!!!!
Casar apaixonado, da ruim e muito ruim....acredite. Experiência própria.
Acho que não é a pessoa perfeita, mas a pessoa que tá mesma vibração ou frequência que vc. O primeiro de tudo, ambos precisam gostar de verdade da outra pessoa. Isso nem sempre acontece! Já sai com caras que não me despertavam nada. Era legal, era, mas não sentia nada além de amizade. Já outros o enlace era extremamente louco e intenso, porém por conta da intensidade de ambos não dava pra lidar com uma relação "calma". Acho que o ponto de equilíbrio é o tal do amor romântico perfeito.
ps. Na minha cabeça, eu já conheci a pessoa certa! Mas eu não era a pessoa certa da pessoa. 🤣 E aí?
vê os vídeos do canal sobre enlace neurótico, acho q vai ajudar a entender esse negócio da pessoa certa
e aí que não era tua pessoa certa, cê só tá idealizando novamente hahaha esse papo de sintonia e intuição é mais um jeito de dizer que "quem me faz sofrer e tem uma relação doida comigo é quem eu amo de verdade, porque não posso verdadeiramente ter/controlar"
Fantástica a provocação. A passagem do "eu me apaixonei" para o "eu te amo" pode indicar a superação do narcisismo. Contudo, é importante indicar que o eu te amo, às vezes, ainda pode estar transvestido de um "eu me amo". Assim como a paixão, o amor também pode estar revestido de transferência do sujeito.