O Estranho Comportamento do Múon.
HTML-код
- Опубликовано: 21 ноя 2024
- O múon é uma partícula bastante interessante, sendo um lépton carregado negativamente e possuindo spin fracionário, ele é uma espécie de elétron, contudo, 200 vezes mais massivo, o que o torna uma partícula até que de fácil detecção. Ele foi descoberto no ano de 1936, pelo físico da Caltech Carl Anderson. Por ser um lépton, o múon se encontra dentro do bloco dos férmions, ou seja, são partículas degeneradas e não podem ocupar mesmos estados quânticos, como consequência disso, ele interage com a força eletromagnética, com a gravidade e com a força nuclear fraca, mas não com a força nuclear forte.
Essas características do múons são características típicas dos léptons, como ocorrem para seus primos, os elétrons e os taus, contudo, em um experimento conhecido como Muon g-2, alguns dados se apresentaram de forma bastante estranha.
O Múon g-2 se caracteriza como um teste em que se acelera os múons a velocidades bastante altas no vácuo e na presença de campos magnéticos fortes. Nesse ponto devem ser consideradas duas coisas:
1) A velocidade dessas partículas não é igual a da luz, pois são partículas bastante massivas;
2) Mesmo o sistema sendo considerado evacuado, existe a presença de partículas virtuais no interior do acelerador. Essas partículas entram e saem instantaneamente do aparelho de aceleração, logo, interagem com os múons no trajeto.
Contudo, essa velocidade é rápida o suficiente para fazer com que o múon passe por campos magnéticos fortes e mantenha seu trajeto. Então, quando isso ocorre é analisado o momento de dipolo dessas partículas. Em outras palavras, em velocidade muito altas, os múons se comportam como um pequeno imã na presença de campos magnéticos.
O nome do experimento é bastante sugestivo, pois remete ao chamado fator “g”, que se relaciona com o fato dessas partículas girarem e, dessa forma, por possuírem carga, elas geram um campo magnético. Esse campo magnético é caracterizado como um dipolo. Especificamente para os léptons o valor de g é de quase 2. Sendo assim, o experimento de g-2 para os múons, quer determinar essa diferença no dipolo, que é uma anomalia, logo, essas partículas são aceleradas em campos eletromagnéticos fortes e controlados, para fazer a análise dos dipolos. Em outras palavras, os físicos forçam campos para alterar o giro dos múons.
Mas de onde surgiu a ideia de que existe algo de estranho com os múons?
Essa ideia aparece quando em um experimento num acelerador de partículas foram adicionados prótons a serem acelerados e se chocarem, liberando uma grande quantidade de novas partículas, muitas delas partículas fundamentais, como os elétrons e os múons. Porém, após o choque, algo inesperado ocorreu, a quantidade de múons produzidos foi menor que a quantidade de elétrons gerados. E isso não deveria acontecer, pois essas partículas deveriam surgir em proporções iguais e, após, alguns milionésimos de segundos, os múons decaírem a elétrons.
Ou seja, existia algo de estranho em relação aos múons.
O que essas informações indicam, tanto a discrepância na produção dos múons em relação aos elétrons e na anomalia do dipolo magnético dos múons no experimento de g-2? Indicam que provavelmente existe, ou uma partícula desconhecida que interagem com os múons, ou uma quinta força fundamental da natureza e que não conhecemos ainda.
_____________________________________________________________________
Links de Livros de Ciências
1. A Origem das Espécies (Darwin) - amzn.to/3VCDe1x
2. Pálido Ponto Azul (Sagan) - amzn.to/3FfsOzP
3. Cosmos (Sagan) - amzn.to/3FaoJww
4. O Mundo Assombrado pelos Demônios (Sagan) - amzn.to/3VDOmLz
5. Contato (Sagan) - amzn.to/3ONngzd
6. Uma Breve História do Tempo (Hawking) - amzn.to/3AT8LUL
7. O Universo numa Casca de Noz (Hawking) - amzn.to/3EHEfhX
8. Astrofísica para Apressados (Tyson) - amzn.to/3OHNTFM
9. Homo Deus. Uma breve história do amanhã (Harari) - amzn.to/3F7M55U
10. Sapiens. Uma breve história da humanidade (Harari) - amzn.to/3EOtY3g
11. Os Botões de Napoleão: As 17 Moléculas que Mudaram a História (Penny le Couteur) - amzn.to/3FjzBbz
12. O Sonho de Mendeleiev: A Verdadeira História da Química (Paul Strathern) - amzn.to/3XDiCIe
13. A Dança do Universo (Gleiser) - amzn.to/3UgfYFa
14. O Fim da Terra e do Céu (Gleiser) - amzn.to/3in0Uso
15. A Harmonia do Mundo (Gleiser) - amzn.to/3XESEEd
_____________________________________________________________________
Redes sociais do canal:
Blog: licenciandoemq...
Agenda do Canal:
Toda terça-feira: Vídeos sobre curiosidades científicas.
O ruim desse vídeo é a parte que acaba .
😉😉😉
Excelente explicação do Professor que foi melhor que numa sala de aulas cheias de interferências!! Parabéns pelo conteúdo!! Valeu???
parabéns pelas aulas são aulas avançadas na fisica , mostrando as particulas elementares.
Obrigado pelo apoio
Excelente aula! 👏👏👏👏👏👏
Você é tudo de bom! Gratidão!!!❤❤❤
Obrigado!
Que incrível, sem as suas explicações talvez eu nunca conseguiria entender tão facilmente a possibilidade desse tipo de coisa na física, muito obg
Fico muito feliz por poder ajudar 😉
Na minha opinião a matemática não vai conseguir explicar todos os fenomenos quanticos, precisamos de algo além da matematica e esse metodo ainda não descobrimos ou nunca vamos conseguir chegar la pois estamos engessados usando apenas a regua da matematica pra medirmos tudo mas nem tudo pode ser mefido ou cauculado..
Creio que algo surgirá quando desenvolverem um curso que una TODAS as ciências; Matemática, Física, Química, Biofísica, Astrofísica, Engenharias...etc...
Já começaram com isso,
Há cursos NOVOS que mostram esse caminho;
Engenharia Matemática é um exemplo...
Mas ainda vai levar muito tempo até as pessoas aceitarem isso, pois necessitará de mudanças Educacionais Profundas.
Haverá muita resistência.
Você deve meditar e mudar focar forma de pensar 🐸😎
Muito proveitoso.... Obrigado amigão
Fico muito feliz que você gostou 😉😉😉
É raro ver um canal de Química abordar assuntos interdisciplinares como o estudo de partículas. Parabéns pelo conteúdo!!
Eu gosto muito dessa área da física, ela se entrelaça bem com a química. Meu projeto aqui é quando abordar esses conteúdos das partículas, pode começar a falar mais sobre átomos, moléculas e clusters.
@ O mundo microscópico também me encanta. Fico empolgado ao saber que tudo isso é menor do que 10% do conteúdo total do universo. Sei que existem outras partículas teóricas, como no caso da composição da matéria escura, mas imagino o quão hárduo e ao mesmo tempo excitante será as novas descobertas.
@@allankayksalesmeneses2822 estamos vivendo um momento ímpar na área de partículas, por conta dos novos aceleradores de partículas. É muito empolgante isso tudo.
9:26 Qual a velocidade máxima de aceleração destas partículas?
Até 99% da velocidade da luz é possível, mas isso depende muito do acelerador de partículas.
Física e química são sensacional 👏😅
Muito bom!
muon é ionizante? o decaimento dela emiti muiiita radiação?
Sim. Ele é ionizante, pois possui massa superior a do elétron. Então ele acaba interagindo e forçando a liberação de elétrons dos materiais.
Esse canal é uma jóia perdido na RUclips. Parabéns pelo trabalho, mano.
Muito obrigado 😉⚛️⚗️🧪
...barulho do sabre de luz virou elemento...
🥸
Saudades de ouve pessoas falando sobre coisa que não queria sabe e escreve meu nome em uma folha come encomoda e joga ping pong
Consequencia dos hadrons😅
O suposto Tau chega o eixo
Peculiar, física de partículas sendo abordada por um químico. Nunca vi 😅
Eu tenho mestrado em Química Quântica. 😂😂😂
Primos dos inseto
³ está no hadrons😊😅
Fogo e energia professor sim ou não
Se fogo é energia? Sim, é uma forma de energia. É um gás altamente aquecido.
Hadrons chega a ³ parte
gostei mmmm
Assisti 6 min não ve nada assim des que estudei 3 anos na primeira série