Sobre a parte "Não Caia em Golpes" eu acrescentaria o seguinte: Ao comprar um HD/SSD ou mesmo um Pendrive/SDCard de uma marca famosa, assim que o produto chegar, entre no site e vá nas opções de registrar o seu produto para obter a garantia. Se você não conseguir efetivar o registro do produto há uma grande possibilidade de você ter caído em um golpe e como você tentou registrar logo que o produto chegou terá tempo de fazer uma(ou ambas) das duas coisas: Entrar em contato com o suporte do fabricante para certificar-se de que o produto é original OU alternativamente devolver o produto dentro do prazo de devolução da loja que você comprou.
Um adendo ao vídeo: Hoje em dia não querer pagar Github também não serve mais como desculpa pra não usar. Já fazem alguns anos que o Github permite criar repositórios privados mesmo em contas free. Na empresa que eu trabalho usamos o Github pros repositórios e até pro CI. A empresa tem uma organização free no Github e não tivemos nenhum problema até então.
Sempre venho aqui pra saber o que não sei, daí eu faço minha própria pesquisa, reassisto alguns vídeos depois de um tempo pra testar minha evolução. É um exercício bacana pra aprender a lidar com a frustração de não entender e ter o prazer de compreender quase tudo depois de um tempo.
Antes desse vídeo eu vivia perigosamente, não tinha nenhuma proteção contra perca de dados, além de usar meu Linux no mesmo ssd que o windows pra jogos. Pro incrível que pareça, coloquei tudo desse vídeo em prática; instalei um manjaro com btrfs, instalei, timeshift, auto-snap, comprei um ssd separado para o windows e configurei o Rclone pra fazer upload da minha home pro google drive. Valeu, Akita! Vc conseguiu fazer pelo menos uma pessoa por em prática os ensinamentos desse vídeo.
Cara, imagina o Akita, gerenciando um projeto apenas com programadores iniciantes, mostrando uma rotina de como é um projeto no mundo real, mostrando os equívocos que os iniciantes costumam fazer, e modelando essa galera, pra ao fim do projeto, os devs estarem num nível muito acima do que eles começaram, mostrando assim o valor da mentoria correta e do poder do conhecimento certo aplicado, ia ser muito interessante e valioso. Fica um pequeno insight, vai que um dia acontece! Parabéns pelo video!
A pergunta que o cara tem que se fazer é mais ou menos essa: “Se minha casa pegar fogo agora com a minha máquina dentro eu consigo recriar meu ambiente, acessar meus arquivos e trabalhar?” Além de ser uma merda perder arquivos tem o fato de ter que configurar a máquina novamente que é outra missão, se o cara já se ferrou alguma vez e não implementou nenhuma medida de precaução só pode ser doido 😂 Obrigado pelo conteúdo de sempre, muito bom !!!
Comprei um Samsung 980 1TB no ali antes do remessa conforme. Na hora, parei pra pesquisar mt sobre ssds e recomendo sempre antes dar uma checada nas specs no techpowerup. Existem marcas chinesas que tentam chegar perto das famosas, mesmo tendo specs "boas", tudo n passa de promessa, inclusive das famosas. As próprias "famosas" vem substituindo o NAND TLC por QLC, reduzindo qualidade, a exemplo da Crucial. Mesmo que haja promessas fortes nas specs, uma única frase me fez refletir CONTROLE DE QUALIDADE. N tem como expor, a LONGO PRAZO, projetos, progresso, informação sensível, etc.
Obrigado Akita, no passado eu assisti este vídeo e falei.... "Ah, isso nunca vai acontecer comigo...". E aconteceu hoje. Consegui recuperar meus arquivos.
Akita você é inspiração. Eu programo desde os 12 anos de idade e por todos os seus ensinamentos consegui me destacar como programador por onde passo. Já recebi minha primeira oferta de emprego mas acabei recusando por estar focado na fundação da minha startup. Acho que todos programadores deviam entender tudo que você ensina é muito triste ver os programadores que estão surgindo hoje em dia que não buscam realmente entender o que acontece por baixo.
Acabei de voltar no video, fiz um novo setup com Linux Mint 22, com BTRFS, grub-btrfs, timeshift-autosnap-apt, funcionando perfeitamente. Muito obrigado Akita saudades de novos videos.
Só um adendo sobre o Timeshift. Ele só funciona caso seus subvolumes btrfs se chamem @ e @home (caso tenha separado). Isso é hardcoded no Timeshift, porque o Mint sempre cria os subvols com esses nomes e o Timeshift foi feito pra ele. Algumas distros, como Debian, nomeiam o subvolume diferente (@rootfs no Debian e Fedora te dá opção de botar o que quiser). Nesse caso você precisaria bootar no Live USB, montar a partição, renomear pra @ e alterar o nome no grub e /etc/fstab, ou usar uma ferramenta diferente (btrs-assistant, snapper, etc).
Akita, gostaria de te agradecer pelos seus vídeos! Ontem eu consegui uma vaga para júnior em desenvolvimento de jogos. Sem seus vídeos eu não teria a maturidade necessária para trabalhar, vlw ❤
Fui compelido emocionalmente a registrar um comentários, pois, no inicio do vídeos, quando o Akita fala sobre sermos mestres da maquina e não o contrário; me lembro que li exatamente isso em algum fórum assim que tive contato com a Internet - começo da minha adolescência. No contexto de uma situação socioeconômica que não era possível estudar em bons cursos, ter os melhores equipamentos e, alem disso, nao ter acesso facil a Internet, tudo que aprendi no começo foi por curiosidade. Nas raras oportunidades de usar um computador, principalmente aprendendo sobre linix, sempre que me deparava com uma situação difícil, que me travava e eu não tinha acesso a algum fórum para me socorrer, essa ideia de que "a maquina existe para nos servir" me ajudou a não desistir. Não entrava na minha cabeça que algum problema não tinha solução. Eu deveria vasculhar tudo, mexer e remexer com as configurações até resolver, pois, se não estava funcionando, o problema não era comigo e sim na maquina; ela existe para resolver meu problema e basta que eu consiga entender como faze-la funcionar bem para isso. Essa ideia nunca me deixou desistir no meio do caminha quando grandes problemas surgiram, no contexto de informática.
Achei incrivel a funcionalidade dos Snapshots. Eu fiz esse processo manual de instalar o BTRFS ha quase 1 ano atras e não fazia ideia dos beneficios, na época só coloquei pq ouvi dizer q era um filesystem novo, e eu não fazia ideia nem de oq era um filesystem pra alem do nome, só sabia q usava EXT4 e finalmente estavam falando q tinha algo melhor pra usar. Algumas vezes ja precisei dessa funcionalidade e não tinha, e o melhor de tudo é que com o CoW realmente não ocupa quase nada de espaço. Fantastico, valeu mestre!
EU estava tendo problemas quando fazia uma instalação limpa do ubuntu e ia configurando o pc com uns scripts de inicialização, depois de configurar todo o pc e reiniciar, o Xorg simplesmente dava pau e tudo ficava preto. Desinstala aqui, reinstala ali, mexe no .conf daqui e de la do /etc... Uma das melhores maneiras foi por o timeshift e pegar o script de inicialização e linha a linha criando snapshots e reiniciando (não sei se tinha maneira melhor). Descobri que era quando eu desabilitava o ipv6 direto no arquivo dele (não sei o porquê, nem abri issue lá no ubuntu)
Meus backups passam longe de estarem perfeitos. Mas só o simples fato de particionar corretamente os HDS e SSDS na instalação do meu Archlinux salvou meus projetos. Coisa boba, mas muitos ainda só fazem next next finish nas instalações. Obrigado Akita, por compartilhar outros meios de backup e system recovery. Com certeza agregou muito.
Mais uma vez, sensacional. Eu faço backup no meu HD externo e no Google drive No google drive configurei pra fazer export da conta inteira de tempo em tempos, pego esses arquivos e jogo no S3 e HD externo.
Acho que faz mais de 10 anos que não perco mais dados. E já fiz algumas merdas nesse tempo, mas sempre tive backup. E só aprendi isso, quando sofri na pele a dor de perder dados importantes, lá no Windows XP. Praticamente já faço tudo o que vc faz. No meu caso, também deixo o docker e VMs em outro SSD, justamente para evitar de ter problema com eles crescendo, e impactar a minha maquina. no /, tenho só o SO instalado e os pacotes, mais nada, não salvo nada no /home, e meus arquivos pessoais ficam em outro disco apenas pra isso. Tenho 5 HDs no total da minha maquina principal, e faço backup de tudo em um Nextcloud que tenho na minha rede, com 6 discos em raid. Meus projetos estão em GIT, e os diretórios onde tenho outros projetos, estão sincronizados no Nextcloud. Acho que faz 4 anos que estou com esse setup, alterando apenas hardware e updates, tenho uma paz enorme.
47:11 No Arch Linux não precisa baixar pelo AUR, o timeshift tem no Repositório normal (Extra). E para funcionar os snapshots automáticos (agendados) precisa usar cronie e ativar o serviço.
Verdades necessárias! Gente eu ri pacas no final, mas são verdadeiros os apontamentos que o Akita fala. Gente vou repensar os métodos de backup, tenho físico externo, e solução Drive da vida...
Lembro q mes passado eu inventei de rodar uns comandos no Windows sem saber oq eles faziam. Resultado: acabei apagando todas as particoes. Por sorte eu tenho um HD extra e eu consegui fazer um .img do SSD e colocar no HD. Passei um bom tempo em foruns e finalmente consegui recuperar tudo. Esse video me deu uma chicotada a cada segundo kkkk
em 20:09 da pra usar junto com o "dd" a flag "status=progress", ai tu consegue ver o progresso tranquilamente. isso é bom pra quem tem ansiedade haha xD.
Eu aprendi a fazer algum tipo de backup na faculdade já, início dos anos 2000, as máquinas desligavam do nada sozinhas, perdi trabalhos por conta disso e aprendi a gravar em dispositivo externo a cada 5 minutos pra não perder mais nada, daí foi só evoluindo até o chegar no git.
Top! 👏 Achei que esse vídeo seria daqueles temas que será aprofundado que você comentou sobre a rinha do backend. Estou aguardando ansiosamente o vídeo abordando os temas de forma aprofundada, não vejo a hora de assistir 🤩
Essa técnica de disponibilizar um remote do git foi o máximo. Quanto as outras dicas de recuperação e backup eu vou colocar aos poucos. No momento já consegui isolar em 2 hdd's que eu tenho boa parte dos meus dados de um backup desorganizado. Agora isolei estes 2 hdd's e estou trabalhando em outros 2 de mesmo tamanho em recuperar os dados de cd's e dvd's de backups antigos, organizar e remover arquivos duplicados(fiz uma ferramenta para detectar isso mas já vou ter q refazer o projeto para atualizar o software) para poder aproveitar melhor este espaço disponível e tentar passar os dados para um futuro NAS. Sobre os blurays de backup q vc mencionou eu não sei se eu adotaria essa estratégia pois já perdi muita coisa em cd's e dvd's. Quem sabe um dia eu revisite esta idéia mas ai vou precisar pesquisar sobre gravador e as mídias de melhor qualidade possível para não me arrepender de novo.
Akita, antes de tudo... MUITO OBRIGADO, nem sei mensurar o quanto vc me ajudou, MUITO OBRIGADO, tanto eu quanto a galera com certeza adoraria um conteúdo seu avaliando código de programadores.
Fiquei feliz em ver que vc mencionou que estava usando o Podman no vídeo da rinha. Lembro que indiquei ele aqui pra ti uma vez. mas claro que vc ia acabar esbarrando nele... Assim que possível traga casos de uso dele e a questao dos pods.. Vlw mestre! Oss!
Deus te abençoe imensamente pelo CAP13 especificamente ( pelo resto TB mas esse acabou de me salvar PAKAS ) Acabou de ocorrer o msm cmg e lembrei desse vídeo, vim aqui pegar os comandos e deu booooa
Atualmente trabalho como tecnico de suporte a sistemas e alguns clientes ainda tem sistema local. Minha salvacão tem sido o Google Drive que por simples que seja tem um controle de versão onde consigo pegar uma copia do banco de dados antes d'ele ter sido encriptado.
Você recomendou usar o comando `sudo chattr +C [nome do diretório]` pro BTRFS não incluir o diretório em questão nas snapshots, mas na real esse comando só desabilita o CoW dos arquivos dentro dele, o que inclusive desabilita as checksums, então o BTRFS não pode garantir que todos os arquivos dentro dessa pasta não estão corrompidos. Acho que faltou esse detalhe no vídeo. Mesmo o resultado no final do dia sendo o mesmo, eu prefiro aplicar a estratégia do OpenSUSE pra esse exato problema, que é criar um subvolume pra cada uma dessas pastas que não quero incluir numa snapshot. Por exemplo, ao invés de dar `sudo chattr +C /var/lib/libvirt` depois da instalação de um Gentoo da vida, o plano da SUSE seria criar um subvolume `@libvirt` e adicionar ele pra montar em `/var/lib/libvirt` no `fstab` do sistema. São vários subvolumes e pode parecer bagunçado, mas ainda prefiro fazer desse jeito. Aproveitando que estou aqui já, parabéns ai pelo esforço de ter gravado esse banger, e valeu por ter me iluminado no caminho dos backups e das snapshots!
ESPETACULAR!!! Parabéns pelo video!!! Assisti duas vezes e já separei um tempo para uma terceira, quando usarei papel e caneta para tomar notas. Essse vídeo é material para curso de graduação ou até pós-graduação. Fica aqui a idéia: "Universidade Fabio Akita". A propósito, também já fiz o download caso RUclips acabe amanhã.
Esse vídeo me chamou de iniciante de tantas maneiras kkkkkk eu achava que entendia Git e tal, mas não passei nem da casca kkkkkkkkkk excelente video, cara.
Um backup da tabela de partição simplesmente feito com um dd ja salvou a vida no dual boot. Depois q eu esqueci o notebook em um aeroporto nunca mais deixei nada só na maquina local, o que é realmente importante está em alguma nuvem e com alguma copia local.
Após usar NAS por algum tempo, cheguei na conclusão que pagar por um serviço excelente de cloud é MUITO melhor. Estou usando Dropbox e iCloud para tudo e no final sai ordens de grandeza mais barato se contar o investimento inicial e a energia gasta por mês.
se possível, use como backup secundário. "cloud" vc não tem controle. amanhã ele pode ser invadido por hacker e vazar todas as suas informações. amanhã sua conta pode ser confundida com de outra pessoa e ser bloqueada ou apagada (já teve fotógrafo que perdeu sua conta no google pq ele achou que as fotos de bebê do filho dele era 'pedofilia' pq tinha criança, e só apagou sem dar chance de recuperar). nunca confie num serviço de terceiros.
Que coincidencia, ontem a noite eu estava explorando o BigLinux e notei que na sua instalação, utiliza-se o formato BTRFS (que eu nunca tinha visto), sendo possivel usar o classico ext4 (mas é chamado de antigo), fiquei curioso pra saber como é esse formato, e hoje, me aparece seu video
Atualmente utilizo endeavour OS, usei mto tempo manjaro mas achei meio bloated e o fato dele segurar atualizações oficiais e não as do AUR já me quebrou algumas vezes, ainda sim é uma baita distro. Estou vendo como migrar ext4 para btrfs, nunca me preocupei com ransomware, pois tudo que realmente é importante está sincronizado com algum serviço da nuvem, mas farei os testes pra garantir ainda mais. Obrigado por trazer o conhecimento, Akita.
A muito tempo atrás eu usava o Dropbox como repositório remoto, ele já fazia backup automático kkkk, só não pode fazer muitos push consecutivos que da BO
Galera !!!! Sem querer isso, estava acontecendo comigo, rodei 8 projetos de docker e meu ssd lotou e ficou apenas com 10GiB de espaço, por sorte eu segui o conselho do e passei a usar o Biglinux que é baseada no manjaro, e já vem com o timeshit configurado e estou rorando o comando "sudo btrfs filesystem balance start / " na esperança de recuperar meu espaço!!!
tambem hoje em dia tem o lazygit que é uma TUI que facilita usar git e muito, permite fazer coisas como cherry picking, modificar commits pra tras no historico, fazer rebase, resolver conflitos de merge, dar squash de commits e muito mais so apertando algumas teclas
No meu antigo emprego era tudo em TortoiseSVN, em pleno 2023 o pessoal iniciava projetos com TortoiseSVN. Ficar gerando patch e enviar manualmente o arquivo para os outros programadores era um saco.
Fiz um teste, e funcionou, conjuguei a tecnica do volume oculto (veracrypt) com o git sem o github, e criei uma cópia privada de um repositório, que posso armazenar até na nuvem
as vezes eu me perco no meio de tantas informações, tu é o cara parabéns. Fabio Akita, tem como fazer um video explicando sobre como funciona o hackintosh? como ele se conecta com o hardware que não são apple, como funciona as EFIs etc... seria muito legal ouvir você falar sobre isso
hackintosh não tem nada demais. só usar o clover, open firmware. e hoje em dia é obsoleto pq macos novo não roda mais em intel, então meio que morreu isso.
Sobre a parte "Não Caia em Golpes" eu acrescentaria o seguinte: Ao comprar um HD/SSD ou mesmo um Pendrive/SDCard de uma marca famosa, assim que o produto chegar, entre no site e vá nas opções de registrar o seu produto para obter a garantia. Se você não conseguir efetivar o registro do produto há uma grande possibilidade de você ter caído em um golpe e como você tentou registrar logo que o produto chegou terá tempo de fazer uma(ou ambas) das duas coisas: Entrar em contato com o suporte do fabricante para certificar-se de que o produto é original OU alternativamente devolver o produto dentro do prazo de devolução da loja que você comprou.
boa dica.
Sensacional essa dica @rodrigomessias
Dale dia de ouro em
"Só Jesus salva. Os mortais fazem backup." Saudades dos saudosos BBSs.
Um adendo ao vídeo: Hoje em dia não querer pagar Github também não serve mais como desculpa pra não usar. Já fazem alguns anos que o Github permite criar repositórios privados mesmo em contas free. Na empresa que eu trabalho usamos o Github pros repositórios e até pro CI. A empresa tem uma organização free no Github e não tivemos nenhum problema até então.
menos desculpas ainda pra não usar.
Antes o github só permitia 1 repo privado enquanto o concorrente bitbucket já oferecia repos privados ilimitados de graça.
Fora bitbucket e vários outros com conta free
@@heraldo623 chinesa? Venda de dados? Hmmmmmmmmmmmmmmmmm...
Gitlab também oferece (ou ao menos oferecia) a opção de criar repo privados em contas gratuitas
Sempre venho aqui pra saber o que não sei, daí eu faço minha própria pesquisa, reassisto alguns vídeos depois de um tempo pra testar minha evolução. É um exercício bacana pra aprender a lidar com a frustração de não entender e ter o prazer de compreender quase tudo depois de um tempo.
Poisé, toda vez me custa 1 ou 2 semanas de sono
Pois é, não tem vídeo nesse canal que dê para assistir só uma vez e entender tudo se está começando na carreira
Antes desse vídeo eu vivia perigosamente, não tinha nenhuma proteção contra perca de dados, além de usar meu Linux no mesmo ssd que o windows pra jogos.
Pro incrível que pareça, coloquei tudo desse vídeo em prática; instalei um manjaro com btrfs, instalei, timeshift, auto-snap, comprei um ssd separado para o windows e configurei o Rclone pra fazer upload da minha home pro google drive. Valeu, Akita! Vc conseguiu fazer pelo menos uma pessoa por em prática os ensinamentos desse vídeo.
Cara, imagina o Akita, gerenciando um projeto apenas com programadores iniciantes, mostrando uma rotina de como é um projeto no mundo real, mostrando os equívocos que os iniciantes costumam fazer, e modelando essa galera, pra ao fim do projeto, os devs estarem num nível muito acima do que eles começaram, mostrando assim o valor da mentoria correta e do poder do conhecimento certo aplicado, ia ser muito interessante e valioso. Fica um pequeno insight, vai que um dia acontece! Parabéns pelo video!
é o que fazemos no programa de trainee da minha empresa.
A pressão arterial anda bem? Rs
Akita salvando nosso almoço
Com certeza! 😂😂😂😂
Vc consegue almoçar e assistir e ainda assim entender?
@@Viniciusssssss123 sim
A pergunta que o cara tem que se fazer é mais ou menos essa:
“Se minha casa pegar fogo agora com a minha máquina dentro eu consigo recriar meu ambiente, acessar meus arquivos e trabalhar?”
Além de ser uma merda perder arquivos tem o fato de ter que configurar a máquina novamente que é outra missão, se o cara já se ferrou alguma vez e não implementou nenhuma medida de precaução só pode ser doido 😂
Obrigado pelo conteúdo de sempre, muito bom !!!
Eu só tenho Burnout quando fico muito tempo sem vídeo novo do mestre Akita
Comprei um Samsung 980 1TB no ali antes do remessa conforme. Na hora, parei pra pesquisar mt sobre ssds e recomendo sempre antes dar uma checada nas specs no techpowerup. Existem marcas chinesas que tentam chegar perto das famosas, mesmo tendo specs "boas", tudo n passa de promessa, inclusive das famosas. As próprias "famosas" vem substituindo o NAND TLC por QLC, reduzindo qualidade, a exemplo da Crucial. Mesmo que haja promessas fortes nas specs, uma única frase me fez refletir CONTROLE DE QUALIDADE. N tem como expor, a LONGO PRAZO, projetos, progresso, informação sensível, etc.
Obrigado Akita, no passado eu assisti este vídeo e falei.... "Ah, isso nunca vai acontecer comigo...". E aconteceu hoje. Consegui recuperar meus arquivos.
Akita você é inspiração. Eu programo desde os 12 anos de idade e por todos os seus ensinamentos consegui me destacar como programador por onde passo. Já recebi minha primeira oferta de emprego mas acabei recusando por estar focado na fundação da minha startup. Acho que todos programadores deviam entender tudo que você ensina é muito triste ver os programadores que estão surgindo hoje em dia que não buscam realmente entender o que acontece por baixo.
Acabei de voltar no video, fiz um novo setup com Linux Mint 22, com BTRFS, grub-btrfs, timeshift-autosnap-apt, funcionando perfeitamente. Muito obrigado Akita saudades de novos videos.
Só um adendo sobre o Timeshift. Ele só funciona caso seus subvolumes btrfs se chamem @ e @home (caso tenha separado). Isso é hardcoded no Timeshift, porque o Mint sempre cria os subvols com esses nomes e o Timeshift foi feito pra ele. Algumas distros, como Debian, nomeiam o subvolume diferente (@rootfs no Debian e Fedora te dá opção de botar o que quiser). Nesse caso você precisaria bootar no Live USB, montar a partição, renomear pra @ e alterar o nome no grub e /etc/fstab, ou usar uma ferramenta diferente (btrs-assistant, snapper, etc).
é possível usar varíaveis na execução do auto snap ou o texto sempre será fixo?
Mais uma aula da pos graduação, valeu Akita
Eu nem sou da área de TI (sou psicólogo) mas gosto do jeito que o akita fala das coisas hahahaha assisto tudo sempre
Nem vi já dei like pq o assunto é foda
Akita, gostaria de te agradecer pelos seus vídeos! Ontem eu consegui uma vaga para júnior em desenvolvimento de jogos. Sem seus vídeos eu não teria a maturidade necessária para trabalhar, vlw ❤
deixar o like, deixar na lista, e fazer download caso o mundo acabe nas proximas horas. E que bom que não fosse sequestrado pelo pessoal do bitcoin
Fui compelido emocionalmente a registrar um comentários, pois, no inicio do vídeos, quando o Akita fala sobre sermos mestres da maquina e não o contrário; me lembro que li exatamente isso em algum fórum assim que tive contato com a Internet - começo da minha adolescência.
No contexto de uma situação socioeconômica que não era possível estudar em bons cursos, ter os melhores equipamentos e, alem disso, nao ter acesso facil a Internet, tudo que aprendi no começo foi por curiosidade. Nas raras oportunidades de usar um computador, principalmente aprendendo sobre linix, sempre que me deparava com uma situação difícil, que me travava e eu não tinha acesso a algum fórum para me socorrer, essa ideia de que "a maquina existe para nos servir" me ajudou a não desistir.
Não entrava na minha cabeça que algum problema não tinha solução. Eu deveria vasculhar tudo, mexer e remexer com as configurações até resolver, pois, se não estava funcionando, o problema não era comigo e sim na maquina; ela existe para resolver meu problema e basta que eu consiga entender como faze-la funcionar bem para isso.
Essa ideia nunca me deixou desistir no meio do caminha quando grandes problemas surgiram, no contexto de informática.
Akita morri de rir aqui, você dando sporros na moçada descuidada, um AULÃO de como se prevenir. Parabéns.
Pai Akita sempre salvando nós meros mortais. Cada video descubro uma ferramenta/serviço novo. TOP
Adoro ver o akita jogando na cara as verdades do mundo kkk
Parabéns pelo conteúdo
Achei incrivel a funcionalidade dos Snapshots. Eu fiz esse processo manual de instalar o BTRFS ha quase 1 ano atras e não fazia ideia dos beneficios, na época só coloquei pq ouvi dizer q era um filesystem novo, e eu não fazia ideia nem de oq era um filesystem pra alem do nome, só sabia q usava EXT4 e finalmente estavam falando q tinha algo melhor pra usar. Algumas vezes ja precisei dessa funcionalidade e não tinha, e o melhor de tudo é que com o CoW realmente não ocupa quase nada de espaço. Fantastico, valeu mestre!
Perfeitamente posto. Lido um com recuperação de dados há uns anos e comecei a estudar o assunto com mais frequência só quando perdi um HD 😅
Já tava com abstinência, e cada vídeo seu mostra que eu só sei a superfície do git mesmo .
EU estava tendo problemas quando fazia uma instalação limpa do ubuntu e ia configurando o pc com uns scripts de inicialização, depois de configurar todo o pc e reiniciar, o Xorg simplesmente dava pau e tudo ficava preto.
Desinstala aqui, reinstala ali, mexe no .conf daqui e de la do /etc...
Uma das melhores maneiras foi por o timeshift e pegar o script de inicialização e linha a linha criando snapshots e reiniciando (não sei se tinha maneira melhor).
Descobri que era quando eu desabilitava o ipv6 direto no arquivo dele (não sei o porquê, nem abri issue lá no ubuntu)
Valeu por não deixar a gente sem vídeos novos mesmo sem terminar a segunda parte da rinha
esse vídeo me forneceu umas 5 ferramentas que nunca tinha ouvido e que vou passar a usa-las
Meus backups passam longe de estarem perfeitos.
Mas só o simples fato de particionar corretamente os HDS e SSDS na instalação do meu Archlinux salvou meus projetos.
Coisa boba, mas muitos ainda só fazem next next finish nas instalações.
Obrigado Akita, por compartilhar outros meios de backup e system recovery. Com certeza agregou muito.
Seria legal um bate papo do Akita com o pessoal da #hosco sobre recuperação de dados aprofundando mais no assunto. Ótimo vídeo.
Mais uma vez, sensacional.
Eu faço backup no meu HD externo e no Google drive
No google drive configurei pra fazer export da conta inteira de tempo em tempos, pego esses arquivos e jogo no S3 e HD externo.
Muito obrigado por trazer esses conteúdos relevantes.
Grande Akita... mais um excelente vídeo! Só tenho a agradecer...
Segundo comentário, vindo de Angola 🇦🇴
Obrigado pelo ótimo conteúdo Akita!
Akita é muito brabo pqp, sempre um prazer aprender com seus vídeos!
Acho que faz mais de 10 anos que não perco mais dados.
E já fiz algumas merdas nesse tempo, mas sempre tive backup.
E só aprendi isso, quando sofri na pele a dor de perder dados importantes, lá no Windows XP.
Praticamente já faço tudo o que vc faz.
No meu caso, também deixo o docker e VMs em outro SSD, justamente para evitar de ter problema com eles crescendo, e impactar a minha maquina.
no /, tenho só o SO instalado e os pacotes, mais nada, não salvo nada no /home, e meus arquivos pessoais ficam em outro disco apenas pra isso.
Tenho 5 HDs no total da minha maquina principal, e faço backup de tudo em um Nextcloud que tenho na minha rede, com 6 discos em raid.
Meus projetos estão em GIT, e os diretórios onde tenho outros projetos, estão sincronizados no Nextcloud.
Acho que faz 4 anos que estou com esse setup, alterando apenas hardware e updates, tenho uma paz enorme.
cheguei da escola, ja com esse video na minha home, novamente dei um grito
47:11 No Arch Linux não precisa baixar pelo AUR, o timeshift tem no Repositório normal (Extra). E para funcionar os snapshots automáticos (agendados) precisa usar cronie e ativar o serviço.
oops sim, esqueci de mencionar, só dar systemctl enable cronie. mas comparado ao que tem que fazer no ubuntu, isso não é nada.
Verdades necessárias! Gente eu ri pacas no final, mas são verdadeiros os apontamentos que o Akita fala. Gente vou repensar os métodos de backup, tenho físico externo, e solução Drive da vida...
Lembro q mes passado eu inventei de rodar uns comandos no Windows sem saber oq eles faziam. Resultado: acabei apagando todas as particoes. Por sorte eu tenho um HD extra e eu consegui fazer um .img do SSD e colocar no HD. Passei um bom tempo em foruns e finalmente consegui recuperar tudo.
Esse video me deu uma chicotada a cada segundo kkkk
O test disk já me salvou, obrigado Fábio
em 20:09 da pra usar junto com o "dd" a flag "status=progress", ai tu consegue ver o progresso tranquilamente. isso é bom pra quem tem ansiedade haha xD.
sim, eu esqueci de colocar, depois deu preguiça. mas ajuda muito ter o progress.
O Photorec já me salvou muitas vezes.
Foi a primeira coisa que pensei quando tu falou um dos vídeos que a câmera corrompeu seus arquivos de vídeo.
Ótimo vídeo! Minhas frustrações me ensinaram que mesmo HD de marca boa também dá problema, hoje faço backup com rsync e durmo mais tranquilo.
Eu aprendi a fazer algum tipo de backup na faculdade já, início dos anos 2000, as máquinas desligavam do nada sozinhas, perdi trabalhos por conta disso e aprendi a gravar em dispositivo externo a cada 5 minutos pra não perder mais nada, daí foi só evoluindo até o chegar no git.
Top! 👏 Achei que esse vídeo seria daqueles temas que será aprofundado que você comentou sobre a rinha do backend. Estou aguardando ansiosamente o vídeo abordando os temas de forma aprofundada, não vejo a hora de assistir 🤩
11 horas e um vídeo maravilhoso
Essa técnica de disponibilizar um remote do git foi o máximo. Quanto as outras dicas de recuperação e backup eu vou colocar aos poucos.
No momento já consegui isolar em 2 hdd's que eu tenho boa parte dos meus dados de um backup desorganizado. Agora isolei estes 2 hdd's e estou trabalhando em outros 2 de mesmo tamanho em recuperar os dados de cd's e dvd's de backups antigos, organizar e remover arquivos duplicados(fiz uma ferramenta para detectar isso mas já vou ter q refazer o projeto para atualizar o software) para poder aproveitar melhor este espaço disponível e tentar passar os dados para um futuro NAS.
Sobre os blurays de backup q vc mencionou eu não sei se eu adotaria essa estratégia pois já perdi muita coisa em cd's e dvd's. Quem sabe um dia eu revisite esta idéia mas ai vou precisar pesquisar sobre gravador e as mídias de melhor qualidade possível para não me arrepender de novo.
se eu tiver 5% da experiencia desse cara quando acabar a faculdade ja vou estar feliz cara, se ta doido, fantástico!
Fala sério, estou aprendendo a usar git, esse teu vídeo abriu minha mente!!!!
Bom dia Ser amado , consegui treinar Ingles por causa de Tu bj ...
Akita, antes de tudo... MUITO OBRIGADO, nem sei mensurar o quanto vc me ajudou, MUITO OBRIGADO, tanto eu quanto a galera com certeza adoraria um conteúdo seu avaliando código de programadores.
Ansioso pela parte 2 da rinha, mas vídeo do Akita não se perde, brabo demais.
Fiquei feliz em ver que vc mencionou que estava usando o Podman no vídeo da rinha. Lembro que indiquei ele aqui pra ti uma vez. mas claro que vc ia acabar esbarrando nele... Assim que possível traga casos de uso dele e a questao dos pods.. Vlw mestre! Oss!
Mais umma vez aqui akita, se me inspira demais a ser mais aberto e escolher o que é necessário pra situação
Pois é. O que todos ensinam é que saber usar git hub ja basta. Mas ter um plano B pode salvar muito. Muito top o video como sempre haha
Deus te abençoe imensamente pelo CAP13 especificamente ( pelo resto TB mas esse acabou de me salvar PAKAS )
Acabou de ocorrer o msm cmg e lembrei desse vídeo, vim aqui pegar os comandos e deu booooa
ótimas dicas sobre o btrfs! rodando fedora aqui faz uns 4 meses com snapshots e nunca tinha rebalanceado…
mto show! parabens por mais esse excelente video!
Mais que uma aula, uma lição, ótimo vídeo!!
Atualmente trabalho como tecnico de suporte a sistemas e alguns clientes ainda tem sistema local. Minha salvacão tem sido o Google Drive que por simples que seja tem um controle de versão onde consigo pegar uma copia do banco de dados antes d'ele ter sido encriptado.
Você recomendou usar o comando `sudo chattr +C [nome do diretório]` pro BTRFS não incluir o diretório em questão nas snapshots, mas na real esse comando só desabilita o CoW dos arquivos dentro dele, o que inclusive desabilita as checksums, então o BTRFS não pode garantir que todos os arquivos dentro dessa pasta não estão corrompidos. Acho que faltou esse detalhe no vídeo. Mesmo o resultado no final do dia sendo o mesmo, eu prefiro aplicar a estratégia do OpenSUSE pra esse exato problema, que é criar um subvolume pra cada uma dessas pastas que não quero incluir numa snapshot. Por exemplo, ao invés de dar `sudo chattr +C /var/lib/libvirt` depois da instalação de um Gentoo da vida, o plano da SUSE seria criar um subvolume `@libvirt` e adicionar ele pra montar em `/var/lib/libvirt` no `fstab` do sistema. São vários subvolumes e pode parecer bagunçado, mas ainda prefiro fazer desse jeito. Aproveitando que estou aqui já, parabéns ai pelo esforço de ter gravado esse banger, e valeu por ter me iluminado no caminho dos backups e das snapshots!
Caracas! A rinha de back-end deu burnout no Akita. O primeiro vídeo já achei massa. Com certeza o segundo vai valer a pena a espera.
ESPETACULAR!!! Parabéns pelo video!!! Assisti duas vezes e já separei um tempo para uma terceira, quando usarei papel e caneta para tomar notas. Essse vídeo é material para curso de graduação ou até pós-graduação. Fica aqui a idéia: "Universidade Fabio Akita". A propósito, também já fiz o download caso RUclips acabe amanhã.
Já usei BTRFS e percebi a lentidão do CoW ao usar Docker e VM. Mas copia de 10gb local é instantâneo, impressionante, ele cria só referência.
Boa professor!!! Aula da semana!
Obrigado Akita por nos presentear com este vídeo com um rico material de tecnologia e experiência..Um grande abraço 👏👏
Esse vídeo me chamou de iniciante de tantas maneiras kkkkkk eu achava que entendia Git e tal, mas não passei nem da casca kkkkkkkkkk excelente video, cara.
TestDisk funciona bem! Recuperei arquivos específicos de um HDD que foi formatado acidentalmente.
Um backup da tabela de partição simplesmente feito com um dd ja salvou a vida no dual boot.
Depois q eu esqueci o notebook em um aeroporto nunca mais deixei nada só na maquina local, o que é realmente importante está em alguma nuvem e com alguma copia local.
Daora a camiseta do Forza!
Após usar NAS por algum tempo, cheguei na conclusão que pagar por um serviço excelente de cloud é MUITO melhor. Estou usando Dropbox e iCloud para tudo e no final sai ordens de grandeza mais barato se contar o investimento inicial e a energia gasta por mês.
se possível, use como backup secundário. "cloud" vc não tem controle. amanhã ele pode ser invadido por hacker e vazar todas as suas informações. amanhã sua conta pode ser confundida com de outra pessoa e ser bloqueada ou apagada (já teve fotógrafo que perdeu sua conta no google pq ele achou que as fotos de bebê do filho dele era 'pedofilia' pq tinha criança, e só apagou sem dar chance de recuperar). nunca confie num serviço de terceiros.
O Akita é tipo um irmão mais velho falando umas verdades hahaha tava com saudade já :D
Que coincidencia, ontem a noite eu estava explorando o BigLinux e notei que na sua instalação, utiliza-se o formato BTRFS (que eu nunca tinha visto), sendo possivel usar o classico ext4 (mas é chamado de antigo), fiquei curioso pra saber como é esse formato, e hoje, me aparece seu video
São muito top esses videos
Akita é foda
Merece respeito
Fazer Backups importantes também em blu-ray m-Disc. Pensei que fosse o único que ainda fazia isso... Como sempre, um ótimo vídeo.
Como sempre informações Top,sem enrolação,sensacional
Sou seu fã, espero um dia ter um pouco dessa competência.
Muito bom, Akita. Obrigado pela grande aula sobre o assunto.
Atualmente utilizo endeavour OS, usei mto tempo manjaro mas achei meio bloated e o fato dele segurar atualizações oficiais e não as do AUR já me quebrou algumas vezes, ainda sim é uma baita distro.
Estou vendo como migrar ext4 para btrfs, nunca me preocupei com ransomware, pois tudo que realmente é importante está sincronizado com algum serviço da nuvem, mas farei os testes pra garantir ainda mais. Obrigado por trazer o conhecimento, Akita.
Ainda não assisti, mas sei que vai estar muito foda. Vlw Akita
Força no FORZA
A muito tempo atrás eu usava o Dropbox como repositório remoto, ele já fazia backup automático kkkk, só não pode fazer muitos push consecutivos que da BO
Parabéns pela aula Akita
Galera !!!! Sem querer isso, estava acontecendo comigo, rodei 8 projetos de docker e meu ssd lotou e ficou apenas com 10GiB de espaço, por sorte eu segui o conselho do e passei a usar o Biglinux que é baseada no manjaro, e já vem com o timeshit configurado e estou rorando o comando "sudo btrfs filesystem balance start / " na esperança de recuperar meu espaço!!!
tambem hoje em dia tem o lazygit que é uma TUI que facilita usar git e muito, permite fazer coisas como cherry picking, modificar commits pra tras no historico, fazer rebase, resolver conflitos de merge, dar squash de commits e muito mais so apertando algumas teclas
O CAP 13 salvou minha vida, obrigado fabio akita do canal fabio akita
Essa verdadeira Trilogia Git é para todo dev ver && rever.
Caraca o Akita é excelente. Ele me lembra o professor no anime GTO. Demais!
Linda camiseta do Forza, tu tens bom gosto.
como sempre conteúdo excepcional !!
No meu antigo emprego era tudo em TortoiseSVN, em pleno 2023 o pessoal iniciava projetos com TortoiseSVN.
Ficar gerando patch e enviar manualmente o arquivo para os outros programadores era um saco.
git-svn. vai por mim.
rm -rf --no-preserve-root / esse comando é top mesmo para REMOVER TUDO!
Arte logo agora no almoço, obrigado.
Esse RUclips está louco de não ter me notificado a 12horas atrás sobre essa palestra do ilustríssimo Akita???
Fiz um teste, e funcionou, conjuguei a tecnica do volume oculto (veracrypt) com o git sem o github, e criei uma cópia privada de um repositório, que posso armazenar até na nuvem
Muito obrigado professor por tudo que você tem nos ensinado de maneira tão didática e prática.
as vezes eu me perco no meio de tantas informações, tu é o cara parabéns.
Fabio Akita, tem como fazer um video explicando sobre como funciona o hackintosh? como ele se conecta com o hardware que não são apple, como funciona as EFIs etc... seria muito legal ouvir você falar sobre isso
hackintosh não tem nada demais. só usar o clover, open firmware. e hoje em dia é obsoleto pq macos novo não roda mais em intel, então meio que morreu isso.