Cara, você está de parabéns pela sua vídeo aula , montei este esquema, e deu tudo certo, pois eu montava com transistor npn e dava queda de tensão na saida, mesmo sendo alimentado por uma fonte estabilizada de 13,8 volts, quando eu colocava uma carga na fonte de 5 volts, caia pra 3,7 volts, mas com essa dica de transistor pnp dru tudo certo , agora eu alimento uma carga de 1,3A e não dar queda de tensão nos 5 volts, meus parabéns, amigo, fico muito grato pela sua gentileza de compartilhar seus conhecimentos.
Numa situação destas, poderíamos usar até mesmo um regulador 78L05(Max 100mA), que é do tamanha de um transistor comum, diminuindo ainda mais as dimensões e custos. Excelente explicação.
6:18 para isso é possível colocar um diodo como 1N400x por exemplo no ternimal gnd do 7805 com catodo para ground. A tensão de saída irá aumentar para 5,7v e irá compensar a queda vbe.
Preciso disso para estabilizar a corrente da Placa EGS002 do inversor Caseiro. Está entrando em proteção mesmo com a bateria 12,2.volts, queria drenar mais um pouco dela!!!
@@luizmariano0 Não precisa a tensão de saída não é influenciada pela tensão vbe do transistor...quem manda na tensão de saida é o regulador..ou seja 5V. nada de acrescentar diodo..os circuitos precisam tensão precisa de 5V
Excelente vídeo, muito boa a explicação. Entretanto, montei o circuito com o PNP e identifiquei um problema. Quando ligado sem carga, a tensão na saída do regulador é 5V, como deveria ser. Ligando uma carga que puxa 0,4A (12,5R), a tensão na saída do regulador AUMENTA para 7V, ligando uma carga que consome mais corrente aumenta esse valor ainda mais até 8~9V. Esse fenômeno não acontece na simulação e pode danificar uma carga que é dimensionada para funcionar com os 5V. Minha hipótese é que esse aumento é provocado pela corrente de base do TIP127 que soma com a corrente do resistor de 47R e entra no 7805, provocando seu mal funcionamento. Penso isso porque essa corrente de base é proporcional à corrente do coletor (considerando uma faixa de hFE constante), e esse fenômeno acontece quando aumento a corrente da carga. Acho que no final a melhor solução é projetar uma fonte usando um NPN (6:15) e suprindo a queda de Vbe (1,4V) usando um amplificador.
Boa noite Wagner. Que ótima explicação. Eu mesmo fiquei pensando: quantas vezes cometi erros em projetos de fontes, sendo que a solução é simples. Muito obrigado por mais uma excelente aula Wagner.
Sou o Adonias,sou eletricista de automóveis, gostaria de saber se existe algum aparelho para descobrir um curto circuito no chicote elétrico, ou se é possível desenvolver um simulador de curto circuito, isso ajuda muito a vida do eletricista , pois assim não seria necessário desmontar o chicote até encontrar o curto circuito.
Com o multímetro na função continuidade (ou até mesmo na função ôhmica) você consegue descobrir curto-circuito no chicote. Entretanto é indispensável ter em mãos a planta elétrica do veículo.
Meu Deus! Finalmente eu entendi essa falha... era umas das minhas maiores dúvidas neste tipo de circuito o porque usaríamos só o NPN e não o PNP. Muito bom, professor!
Queria muito usar sistemas assim ,bem dimensionados para Fontes de Bancada ,usar tudo que possivel para ter uma boa fonte de alimentação.Tudo bem elaborado.
Olá Wagner como professor aposentado de eletro-eletrônica do Senai Valinhos/ SP digo que foi um dos melhores videos que assisti de vc, parabéns viu. Ainda to esperando um controlador de pwm a válvula heim...kkkkkkk...Abs e sucesso sempre pra vc.
Opa meu amigo, gostaria de fazer uma observação. Não é que o integrado tenha um erro grave. Ele é muito bom para o serviço a que se destina. A questão é que ele foi feito para se usar pronto. Dessa forma o circuito que ele pode integrar seria um outro, ou seja, conectando-se a saída dele (pino 3) para a base do transistor e ao pino 2 dele (que é o GND do CI) usaríamos um diodo pra dar um aumento de tensão parecido com a perda da junção do transistor, dessa forma regulando bem e sendo tudo polarizado de maneira correta.
De cara vi logo que o erro estava no transistor npn, isso porque coincidentemente eu estava montando esse circuito ontem. Que bom de vc ter feito esse vídeo porque quando estava montando, estava me perguntando se esse transistor não poderia ser npn. Agora já sei porque não pode.
Excelente explicação!! Gostei msm! Inclusice aumentando a quantidade de transistor podemos aumentar a corrente de saída! Vi isso nas suas aulas hehe vlw Wagner
É uma ideia de fonte regulada interessante e prática para amplificadores, creio que não seja muito dificil implementar esse principio na parte negativa para uma fonte simétrica.
Sr wr adaptei todo o compressor ac compressor de bebedor .adaptei o extator o rotor coloque susenca de molas este foi a minha ideia .. adaptei as bobinas e fiz o compresssor 12 24 v d foi minha invenca foi a minha criatividade . O sr e capaz de fazer a unidade que queo p os compressores que estou adaptando. ...p0r isso por gentileza . Responda assim que poder .pois presiso da placa eletronica feita por v......te passo as informacoes .... adao novaes inventor de manoel vitorno bahia
WR Kits como sempre produzindo ótimos conteúdos, parabéns Wagner!Outra coisa que eu gostaria de acresentar é o uso de transístores NPN para potência, essa junção não é recomendada para aplicações de potência. Os MOSFETS seriam mais interessantes para essa aplicação...
WoW!!!! Me lembrei do Circuitos e Soluções do NCB, além de ser assinante da Revista Wr Kits, que gosto muito, os vídeos tem o movimento. Ótima aula de prática é a experiência sendo passada, seus papos com o Sr. Pio deveriam ser assim Né? Como dica de assunto, poderia falar sobre os tipos de sinal que o 4066 conduz, uma vez tentei acionar um teclado de PC com ele e nada, o Led na Proto acendia, mas o teclado não acionava nem uma tecla. Parabéns pelo vídeo, grande abraco.
Já vi um circuito parecido, o coletor e o Vin do regulador entravam a alimentação diretamente e a saída do regulador ia exclusivamente para a base do transistor, assim a saída estabilizada era o emissor.
Sensacional Wagner! Além de simples essa topologia que você abordou fixa o raciocínio em muitos problemas de projeto com reguladores, muitas vezes não queimam mas detonam o resultado final. Abraços e parabéns pelo vídeo!
Boa Noite Wagner. Show o Vídeo. Vou tentar. Fiz uns Upgrades em uma Lanterna de Led, é um desses era recarregar pela tomada do Carro, onde há 12v da Bateria. Então seria 12v para 5v no circuito onde ele regula pra 4.2v para a recarga da Bateria de Lítio. Porém o Ci7805 aquece demais, muito. Como preciso de no minimo 7V para o Ci regular 5V pensei que essa diferença de 12V para 7V, ou seja, 5V de queda não fosse tanta coisa. Porém esquenta muito e nem chega perto de 1A de consumo. Será que o Dissipador é Muito Pequeno ou o Ci7805 pode estar com defeito??? Mas vou comprar outro e tentar usar o Tor. PNP como no seu Projeto do video. Obrigado pela atenção meu amigo. Abracos.😉🤝
Olá Wagner. Muito legais os seus vídeos, sempre estou assistindo e aplicando na prática. Nesse teste prático fiquei com uma dúvida. Montei na prática onde a tensão de entrada é de 12 Vcc, saída de 5Vcc e corrente é de 250mA e o TIP127 esquenta a 60 graus, isso tá certo? Vou precisar de um baita dissipador para essa corrente já que ele é para 5A?
Mesmo com o PNP, com o transistor ligado não deveria dar 12v no vout? Como que o regulador ainda regula se tem um caminho de menor resistência pelo emissor e coletor?
Boa tarde Wagner, é possível aumentar a potência de um indutor elevando só a tensão? Explica pra gente, um abraço Sandro Dourados MS. Parabéns pela aula.
Boa noite! Seria massa mostrar fazendo um drive pra esses farol de LED veicular, já vi vários com os drivers queimados. Principalmente aqueles que tem fase baixa e alta
Olá Thiago, sempre tente analisar em qual modo de operação o transistor está: corte, saturação ou região ativa. Nesse tipo de circuito queremos o transistor na região ativa, no caso do PNP: a tensão de emissor deve ser maior que a de base e a de base maior que a de coletor. Agora analise o vídeo e o circuito novamente com essa mentalidade.
Boa noite, desculpa incomodar. Como foi calculado essa resistência de 47 ohms? estou com alguns problemas nessa configuração com 30V e o l7812. Gosto muito dos seus vídeos, sucesso.
Eu estou tentando fazer um esquema de led que quando ouver uma queda de tensão de 0.8v que vai a gnd ou caia pela metade acione um led, isso é possível? Sei que o led funciona em 3.3v, agora fazer funcionar assim que o 0.8v cai não ta rolando, isso seria idependente, to usando uma fonte de 6v, fazendo a regulagem para 3.3v, ai depois faço para o 0.8v, assim que eu to fazendo, se for possível fazer um vídeo sobre se isso da certo fico grato!
Caraca eu montei essa topologia de uma dica de um vídeo antigo da WR mas fiquei inseguro do uso. Eu media a saída e não dava 5 aí achava que era o regulador com problema e abandonei a topologia e usei uma fonte meanwell de 5 volts chaveada
Na questão de adição de mais transistores para aumentar a corrente precisa tbm adicionar mais resistores de 47R ou basta somente adicionar transistores em paralelo?
Adicione transistores em paralelo, porém com resistores de 0,33 Ohms em série com os emissores. Só precisa de 1 resistor de 47 Ohms para todo o arranjo.
Olá Isaac, precisamos do resistor para gerar uma tensão de vbe para o transistor, polarizando-o. Dependerá da fonte primária, em geral utiliza-se resistor da ordem de dezenas de Ohms.
Boa noite! tudo bem? Wagner sou mais um dos seus admiradores e fan da suas aulas, em particular da playlist do Z80 e gostaria de saber se é possível simular o Z80 no ISIS proteus?
Olá Rayldo! Não é possível simular ele. Porém existem alguns documentos da Labcenter que emulam CPUs. Convém destacar que é mais interessante testarmos na prática nesse caso.
Cara, você está de parabéns pela sua vídeo aula , montei este esquema, e deu tudo certo, pois eu montava com transistor npn e dava queda de tensão na saida, mesmo sendo alimentado por uma fonte estabilizada de 13,8 volts, quando eu colocava uma carga na fonte de 5 volts, caia pra 3,7 volts, mas com essa dica de transistor pnp dru tudo certo , agora eu alimento uma carga de 1,3A e não dar queda de tensão nos 5 volts, meus parabéns, amigo, fico muito grato pela sua gentileza de compartilhar seus conhecimentos.
Que ótimo Assis! Bons projetos!
Numa situação destas, poderíamos usar até mesmo um regulador 78L05(Max 100mA), que é do tamanha de um transistor comum, diminuindo ainda mais as dimensões e custos.
Excelente explicação.
Exatamente Luis, ótimo observação!
Eu tenho uma fonte que é exatamente assim! mas usa um LM 317
6:18 para isso é possível colocar um diodo como 1N400x por exemplo no ternimal gnd do 7805 com catodo para ground. A tensão de saída irá aumentar para 5,7v e irá compensar a queda vbe.
Preciso disso para estabilizar a corrente da Placa EGS002 do inversor Caseiro.
Está entrando em proteção mesmo com a bateria 12,2.volts, queria drenar mais um pouco dela!!!
@@luizmariano0 Não precisa a tensão de saída não é influenciada pela tensão vbe do transistor...quem manda na tensão de saida é o regulador..ou seja 5V. nada de acrescentar diodo..os circuitos precisam tensão precisa de 5V
verdade eu faço reguladores potentes usando essa tecnica do diodo no gnd do regulador!
Excelente vídeo, muito boa a explicação.
Entretanto, montei o circuito com o PNP e identifiquei um problema.
Quando ligado sem carga, a tensão na saída do regulador é 5V, como deveria ser. Ligando uma carga que puxa 0,4A (12,5R), a tensão na saída do regulador AUMENTA para 7V, ligando uma carga que consome mais corrente aumenta esse valor ainda mais até 8~9V. Esse fenômeno não acontece na simulação e pode danificar uma carga que é dimensionada para funcionar com os 5V.
Minha hipótese é que esse aumento é provocado pela corrente de base do TIP127 que soma com a corrente do resistor de 47R e entra no 7805, provocando seu mal funcionamento. Penso isso porque essa corrente de base é proporcional à corrente do coletor (considerando uma faixa de hFE constante), e esse fenômeno acontece quando aumento a corrente da carga.
Acho que no final a melhor solução é projetar uma fonte usando um NPN (6:15) e suprindo a queda de Vbe (1,4V) usando um amplificador.
Essa é uma dúvida que tinha a uns anos atrás porque precisava usar PNP e nao um NPN , agora entendi 😊
Boa noite Wagner. Que ótima explicação. Eu mesmo fiquei pensando: quantas vezes cometi erros em projetos de fontes, sendo que a solução é simples. Muito obrigado por mais uma excelente aula Wagner.
Parabéns e obrigado .hoje em dia .já pego uns bico rádio . ventilador me ajudou muito .já te acompanho desdo início canal .thanks
Sou o Adonias,sou eletricista de automóveis, gostaria de saber se existe algum aparelho para descobrir um curto circuito no chicote elétrico, ou se é possível desenvolver um simulador de curto circuito, isso ajuda muito a vida do eletricista , pois assim não seria necessário desmontar o chicote até encontrar o curto circuito.
Com o multímetro na função continuidade (ou até mesmo na função ôhmica) você consegue descobrir curto-circuito no chicote. Entretanto é indispensável ter em mãos a planta elétrica do veículo.
Maravilha 👍
Me ajudou a estabilizar uma fonte de 12 volts para várias câmeras.
Valeu Edson, bons projetos!
Meu Deus! Finalmente eu entendi essa falha... era umas das minhas maiores dúvidas neste tipo de circuito o porque usaríamos só o NPN e não o PNP. Muito bom, professor!
Excelente explicação. Didática e conhecimento. Parabéns professor.. Hernan Cortes, Curitiba, Paraná, Brasil
Muito bom. É por isso que indico seu canal aos meus alunos!
Queria muito usar sistemas assim ,bem dimensionados para Fontes de Bancada ,usar tudo que possivel para ter uma boa fonte de alimentação.Tudo bem elaborado.
Belíssima aula, como sempre muito bem Explicado. Abraços nosso Professor.
Valeu John, abraços!
Olá Wagner como professor aposentado de eletro-eletrônica do Senai Valinhos/ SP digo que foi um dos melhores videos que assisti de vc, parabéns viu. Ainda to esperando um controlador de pwm a válvula heim...kkkkkkk...Abs e sucesso sempre pra vc.
Valeu Paulo! Vamos trazer muito conteúdo ainda com certeza. Abs!
Assim se aprende eletrônica : quando, como, porque. Didática perfeita!
Valeu Thogo!
Melhor aula sobre 78xx que já vi. Parabéns Wagner, você enriquece a eletrônica. Melhor canal de eletrônica.
Muito obrigado Marcondes!
Parabéns professor aula de muita serventia para quem tem desejo de aprender eletronica.valeu
Bela explicação e aula. Gostei muito👍 Obrigado e abraços 😇👍
Valeu João, abraços!
Mais vídeos como este,nós aprendemos melhor com erros que com acertos.obrigado e parabéns.
Uma bela aula. Bem didático
Aula excelente. Didática excepcional. Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
Excelente! Muito obrigado!
Ótima aula....obrigado Wagner..
Boa noite Professor Wagner Muito obrigado pelas excelentes orientações
Olá Wagner boa aula
Show, excelente aula! já estou providenciando a minha reciclagem!
Opa meu amigo, gostaria de fazer uma observação. Não é que o integrado tenha um erro grave. Ele é muito bom para o serviço a que se destina. A questão é que ele foi feito para se usar pronto. Dessa forma o circuito que ele pode integrar seria um outro, ou seja, conectando-se a saída dele (pino 3) para a base do transistor e ao pino 2 dele (que é o GND do CI) usaríamos um diodo pra dar um aumento de tensão parecido com a perda da junção do transistor, dessa forma regulando bem e sendo tudo polarizado de maneira correta.
De cara vi logo que o erro estava no transistor npn, isso porque coincidentemente eu estava montando esse circuito ontem. Que bom de vc ter feito esse vídeo porque quando estava montando, estava me perguntando se esse transistor não poderia ser npn. Agora já sei porque não pode.
Excelente explicação!! Gostei msm! Inclusice aumentando a quantidade de transistor podemos aumentar a corrente de saída! Vi isso nas suas aulas hehe vlw Wagner
Exatamente Felipe. Valeu!
É uma ideia de fonte regulada interessante e prática para amplificadores, creio que não seja muito dificil implementar esse principio na parte negativa para uma fonte simétrica.
Muito bons esses vídeos com vc apontando erros comuns de iniciantes e trazendo sugestões de solução. To curtindo muito.
Obrigado!
show , Gostaria que você modifica-se a saída de uma fonte chaveada de 12v 1A ou 5 A para - 12 volts.
Sr wr adaptei todo o compressor ac compressor de bebedor .adaptei o extator o rotor coloque susenca de molas este foi a minha ideia .. adaptei as bobinas e fiz o compresssor 12 24 v d foi minha invenca foi a minha criatividade . O sr e capaz de fazer a unidade que queo p os compressores que estou adaptando. ...p0r isso por gentileza . Responda assim que poder .pois presiso da placa eletronica feita por v......te passo as informacoes .... adao novaes inventor de manoel vitorno bahia
Abordando o mesmo assunto, sempre com novos conteúdos e agregando mais conhecimentos.!
E excelente aula!!!
Muito obrigado Edson!
Legal as auulas. Vou fazer um carregador de celular com 5 Amps.
Quando eu vi o circuito na chamada já achei que tinha quer ser o TIP127. Essa nova série de vídeo está muito legal.
Excelente Luiz! Obrigado!
Parabéns professor muito interessante essa video aula, valeu.
Valeu meu bom!, você e top de más 👍
Mais uma excelente aula. Show! Wagner, quando possível, nos apresente o Conversor isolador B1212S: como ele funciona e se realmente é útil. Vlw 🤜🤛
Valeu Marcelo, sugestão anotada!
WR Kits como sempre produzindo ótimos conteúdos, parabéns Wagner!Outra coisa que eu gostaria de acresentar é o uso de transístores NPN para potência, essa junção não é recomendada para aplicações de potência. Os MOSFETS seriam mais interessantes para essa aplicação...
Exatamente Felipe, valeu!
WoW!!!! Me lembrei do Circuitos e Soluções do NCB, além de ser assinante da Revista Wr Kits, que gosto muito, os vídeos tem o movimento. Ótima aula de prática é a experiência sendo passada, seus papos com o Sr. Pio deveriam ser assim Né? Como dica de assunto, poderia falar sobre os tipos de sinal que o 4066 conduz, uma vez tentei acionar um teclado de PC com ele e nada, o Led na Proto acendia, mas o teclado não acionava nem uma tecla. Parabéns pelo vídeo, grande abraco.
Muito obrigado Sérgio! Sem dúvida, sempre tive aulas gratuitas com meu pai hehe. Sugestão anotada, abraços!
Já vi um circuito parecido, o coletor e o Vin do regulador entravam a alimentação diretamente e a saída do regulador ia exclusivamente para a base do transistor, assim a saída estabilizada era o emissor.
No caso usando um NPN certo? Ou outra opção seria usar um PNP na região de GND, deslocando-se a referência.
5:32 Mas porquê que isso acontece com o NPN e não com PNP?
O que é VBE?
Sensacional Wagner! Além de simples essa topologia que você abordou fixa o raciocínio em muitos problemas de projeto com reguladores, muitas vezes não queimam mas detonam o resultado final. Abraços e parabéns pelo vídeo!
Muito obrigado Rene, abraços!
Excelente aula
Que aula de muito conhecimento e bem didática.
Excelente!!
Aula concisa e extremamente elucidativa.
Boa Noite Wagner. Show o Vídeo. Vou tentar. Fiz uns Upgrades em uma Lanterna de Led, é um desses era recarregar pela tomada do Carro, onde há 12v da Bateria. Então seria 12v para 5v no circuito onde ele regula pra 4.2v para a recarga da Bateria de Lítio. Porém o Ci7805 aquece demais, muito. Como preciso de no minimo 7V para o Ci regular 5V pensei que essa diferença de 12V para 7V, ou seja, 5V de queda não fosse tanta coisa. Porém esquenta muito e nem chega perto de 1A de consumo. Será que o Dissipador é Muito Pequeno ou o Ci7805 pode estar com defeito??? Mas vou comprar outro e tentar usar o Tor. PNP como no seu Projeto do video. Obrigado pela atenção meu amigo. Abracos.😉🤝
E se a fonte for simetrica, caso utilizaria o 7905?
Bela dica, obrigado Vagner Rambo
Bom dia Rambo. Para essa fantástica ideia, qual seria o valor do resistor de base emissor do transistor. Obrigado
Essa aula foi show!! Muito boa mesmo.
Excelente exemplo.
Coisa boa demais! Obrigado.
Excelente Wagner!
Obrigado Luis!
Melhor professor do RUclips, parabéns mano ! Suas explicações fazem a eletrônica virar brincadeira de criança...
Muito obrigado Rafael!
Ficou muito bom.
Gostaria de mais vídeos assim!
eu ja comprei os cursos da promoção , comprei 3 cursos e ja comecei os estudos , cursos top de mais ...
Valeu Jhones, sucesso!
Olá muito bom. A dívida e será que nesta configuração teremos a prote ao de corrente e contra curto circuito?
Olá Wagner. Muito legais os seus vídeos, sempre estou assistindo e aplicando na prática. Nesse teste prático fiquei com uma dúvida.
Montei na prática onde a tensão de entrada é de 12 Vcc, saída de 5Vcc e corrente é de 250mA e o TIP127 esquenta a 60 graus, isso tá certo?
Vou precisar de um baita dissipador para essa corrente já que ele é para 5A?
Excelente dica, já dei like e um forte abraço.
Mesmo com o PNP, com o transistor ligado não deveria dar 12v no vout? Como que o regulador ainda regula se tem um caminho de menor resistência pelo emissor e coletor?
Minha dúvida tbm. se o transistor tá polarizado o q impede de conduzir os 12v diretamente na saída?
Boa aula.
Boa tarde Wagner, é possível aumentar a potência de um indutor elevando só a tensão? Explica pra gente, um abraço Sandro Dourados MS. Parabéns pela aula.
Essa foi formidável, valeu...
Boa noite!
Seria massa mostrar fazendo um drive pra esses farol de LED veicular, já vi vários com os drivers queimados.
Principalmente aqueles que tem fase baixa e alta
Sugestão anotada, valeu!
@@canalwrkits Sou fã dos seus vídeos e sempre compartilho aqui nos grupos
Top 10 🇧🇷 guri forte abraço tamo junto nessa peleia
Obrigado Jaime, forte abraço!
Você teria um vídeo explicando sobre uma fonte regulável, para bancada. Usando um transformador de até 5 amperes?
Temos diversos Silva. Pesquise no RUclips por "WR Kits Fonte Ajustável" ou "WR Kits Fonte para Bancada".
Professor esse tipo de circuito não dá pra fazer com Mosfet, né?
sempre fico bugado nessa situação, para mim a saída do regulador iria para a base do transistor
para mim também
Olá Thiago, sempre tente analisar em qual modo de operação o transistor está: corte, saturação ou região ativa. Nesse tipo de circuito queremos o transistor na região ativa, no caso do PNP: a tensão de emissor deve ser maior que a de base e a de base maior que a de coletor. Agora analise o vídeo e o circuito novamente com essa mentalidade.
Olá professor. Sendo transistores Darlington, a queda de tensão Vbe não seria de aproximadamente 1,3V?
Isso mesmo Daniel. De qualquer forma, o regulador não irá regular a tensão corretamente.
Boa noite, desculpa incomodar. Como foi calculado essa resistência de 47 ohms? estou com alguns problemas nessa configuração com 30V e o l7812. Gosto muito dos seus vídeos, sucesso.
O Tip122 tem uma queda dobrada porque é Darlington, não?
O transistor é um darlinton e o darlinton tem a soma de 0.6 somado 2 x , ou seja , 1.2 volts de Vbe
Eu estou tentando fazer um esquema de led que quando ouver uma queda de tensão de 0.8v que vai a gnd ou caia pela metade acione um led, isso é possível?
Sei que o led funciona em 3.3v, agora fazer funcionar assim que o 0.8v cai não ta rolando, isso seria idependente, to usando uma fonte de 6v, fazendo a regulagem para 3.3v, ai depois faço para o 0.8v, assim que eu to fazendo, se for possível fazer um vídeo sobre se isso da certo fico grato!
Caraca eu montei essa topologia de uma dica de um vídeo antigo da WR mas fiquei inseguro do uso. Eu media a saída e não dava 5 aí achava que era o regulador com problema e abandonei a topologia e usei uma fonte meanwell de 5 volts chaveada
Na questão de adição de mais transistores para aumentar a corrente precisa tbm adicionar mais resistores de 47R ou basta somente adicionar transistores em paralelo?
Adicione transistores em paralelo, porém com resistores de 0,33 Ohms em série com os emissores. Só precisa de 1 resistor de 47 Ohms para todo o arranjo.
Oi boa tarde, esse circuito também serve para o LM317?
Boa tarde William, serve sim.
@@canalwrkits obrigado.
Professor, poderia explicar como calcularia esse Resistor ? Vejo que ele é importante ! Ficarei grato .
Olá Isaac, precisamos do resistor para gerar uma tensão de vbe para o transistor, polarizando-o. Dependerá da fonte primária, em geral utiliza-se resistor da ordem de dezenas de Ohms.
Em verdade, Wagner, teremos um valor de Vbe maior, pois o TIP122 é um transistor Darlington. Parabéns pela aula. Grande abraço.
Muito bem observado. Teremos em torno de 1,4V que ainda são insuficientes para o regulador funcionar bem.
Eletrônica é uma ciência das melhores que existe!
Boa tarde professor, se fosse pra carregar um celular já dá ?
Essa valeu vinte laik kkk boa professor abração e tudi bao
Valeu Ramiro, abração!
Essa configuração usa a "elegância" da engenharia.
Pensei que era só jogar os 12volts na Cara do regulador. Kkkkkkk
Sou faixa branca como dis o Amigo Rodolfo.
vivendo e aprendendo, isso pode ser feito com um regulador lm317?
Pode sim Marcelo.
a topologia está errada...tem que ser transistor pnp e funciona muito bem.....ou seja a corrente passa pelo regulador até o transistor conduzir....
Sim, foi exatamente o que explicamos no vídeo.
Boa noite! tudo bem? Wagner sou mais um dos seus admiradores e fan da suas aulas, em particular da playlist do Z80 e gostaria de saber se é possível simular o Z80 no ISIS proteus?
Olá Rayldo! Não é possível simular ele. Porém existem alguns documentos da Labcenter que emulam CPUs. Convém destacar que é mais interessante testarmos na prática nesse caso.
mostra como funciona o carregador turbo power
Anotada sugestão, valeu Max.
Mas necessariamente tem que ser um transistor darlington? Ou pode ser um transistor PNP comum?
Pode ser um PNP comum sim.
Very nice you're the man
Muito bom !
Eu colocaria o 7805 onde está o r2
Wagner eu usei um npn na saída do regulador. Funciona legal, mas vejo que se regular 14.5v ele só segura a tensão com 13.8. Tem como reduzir esse Gap?
Essa é a queda de tensão base emissor. Você pode aumentar a referência do regulador em 0,7V usando um diodo por exemplo.
muito bom.
Mas se entendi perdesse a proteção de curto do 78XX
com funcionaria se colocase o regulador entre o emisor e a base , mas no transitor NPN
Não funciona, pois a queda de Vbe ficará sobre o regulador, como demonstrado no vídeo.
E regulador negativo? É o contrário?
Aí você uso um NPN
Espetacular