Isso meus amigos é que se chama de AULA. Os que assistiram se sintam privilegiados, não é qualquer um que sabe passar o conhecimento que tem. Thanks a lot Sir.
Então, Eloy, já te acompanho há mais de 5 anos e como sempre você vai direito ao ponto de modo cirúrgico. Sendo assim, vou recomendá-lo a alguns amigos aqui do Porto/Portugal. Parabéns e obrigado!!
Top mesmo meu amigo! Já deixando o like. Eu montei um circuito snubber a uns 2 anos atrás e coloquei ele dentro de uma tomada tipo ( triangular ) e conectei junto a tomada do geladeira aqui de casa usando um beijamin, pois percebi que quando desligava o ventilador de teto a geladeira ligava do nada, e isso fazia a conta de luz subir, pois em um mês imagina quantas vezes isso acontecia. Funcionou bem e resolveu o problema!
Eu também procurei anos atrás sobre assunto e nunca achei, obrigado mais uma vez pela aula ,o vídeo do sr abriu minha mente em relação aos problemas constantes nos circuitos que analiso ,obrigado pelo aprendizado!
Parabéns pela aula! Sou iniciante na eletrônica e estava estudando o datasheet do CI 2A165 e consta o snubber no diagrama e eu não sabia o que era. Me ajudou muito, obrigado!
Muito bom, teoria e prática, gostei principalmente dos cálculos na prática. Eu iria perguntar a diferença para o diodo de roda livre, já respondeu. Perfeito! Muito obrigado, desejo mui6 sucesso, vc merece.
Poxa, uma grande explicação. Parabéns. Agora entendi a importância do Filtro Zobel na saída dos amplificadores e também a importâcia do resistor utilizado ser de baixa indutância neste circuito. Obrigado.
Show! Eu já tive essa dúvida de como calcular o Snubber. Eloy, coloca a opção de Pix também para o pessoal colaborar com o canal. O brasileiro está bem acostumado com essa forma de pagamento. E se não quiser passar algum dado particular, qualquer coisa, cria um email só para isso e grava como chave do Pix. Um abraço!
Olá Orlando, obrigado! Valeu pela dica, mas por questões de transparência eu não recebo colaborações diretamente, por isso são todas visíveis a qualquer um, tanto no Apoia-se, quanto no Patreon, quanto agora na opção "Valeu demais", oferecida pelo próprio RUclips! Onde os valores são abertos, embora tenham um custo também. Mas agradeço a sugestão, quem sabe se já não habilitam em breve o Pix nessas opções também!
Professor Eloy parabéns,estava esperando por essa matéria e como calcular. Show de aula ficou bem explicado pra mim. Muito obrigado professor, e acolhe a ideia de nosso amigo ai, coloque o QR CODE de PIX para podemos apoiar melhor esses conteúdo seus...
Rapaz! Que aula! Até para mim, que tenho noção bem básica de eletrônica, ficou bastante clara a explicação. Mais um inscrito no canal! Muito agradecido por compartilhar esse excelente conteúdo.
Belíssima abordagem Prof. Realmente, muita informação valiosa e cheia de critérios lógicos, preciosas informações sobre o assunto. A forma que o senhor apresentou o circuito, nos deixou muito satisfeito com a didática oferecida. Tirou muitas duvidas sobre esse circuito Snubber. Obrigado Professor, Deus te fortaleça e te guarde. Abraços fraternos.
Muito Bom !!! Parabéns pelo capricho ao elaborar o vídeo. Quando puder Elabore um vídeo sobre o "Zero Crossing" muito utilizado já em circuitos PWM em eletrodomésticos Inverter.
Cara estou muito grato pela sua aula tenho mais de uma dezenas de snabber aqui na gaveta só com esse vídeo e testes na bancada vi o risco de queimar meus equipamentos visto que vários eletrodomésticos não tem snabber para amenizar os surto de partida
Excelente explicação. tem como explicar o filtro para um gerador de energia a gasolina com escovas que gera ruídos na linha? tenho osciloscópio mas sou iniciante, e não sei por onde começar. entendo o básico de eletrônica.
Hola buen video ,y si le pongo un diodo en contra paralelo con la bobina del relé esto también ayudaría a eliminar la corriente residual de la bobina del relé ? .saludos
Ótimo vídeo. Só conhecia esse circuito como eliminação de ruídos. Eu costumo usar diodo comum e notei com frequência alta ele esquenta muito. Deve ser esse motivo.
As vezes um circuito tão importante é menosprezado,eu já tive problemas de Mosfet entrando em curto porque o capacitor do snuber estava aberto! Muito boa e elucidativa aula!
ótimo vídeo, esses dias mesmo eu estava tendo um problema por falta de um filtro desse, tava usando um arduino para acionar um mosfet que acionava uma motor, toda vez que acioanava a carga o arduino resetava, depois de um tempo quebrando cabeça vi era por falta um um filtro,
Excelente vídeo! Porém fiquei com uma dúvida: Existe um módulo pronto de filtro Snubber (Modelo: YL-RC1) disponível nas lojas de eletrônica e a descrição é de que ele protege o *contato do relé*. Nesse caso, eu posso ligar um snubber em cima do contato do relé (conforme essas lojas indicam) e outro em cima do transistor que controla esse relé (como indicado neste vídeo)? Ou eu estaria sendo redundante?
Obrigado Rodrigo! Nas duas posições ele vai atuar, a proteção do contato do relé é usada quando o relé chaveia altas potências, para evitar o arco voltaico e o desgaste dos contatos, é diferente da proteção no transistor, que é para o efeito contra eletromotriz da bobina do relé. Se preferir pode usar os dois.
Já iria fazer a mesma pergunta! Ainda bem que eu leio o comentário antes. Obrigado ao José por fazer a pergunta e ao prof Eloy pela resposta simples e direta.
Parabéns Professor pela aula ! Posso seguir o mesmo raciocínio para calcular o circuito snubber para 380vca em um conversor trifásico com dois SRC ligado anti-paralelo por fase acionando um transformador com fechamento em triangulo ? Muito Obrigado !!!
Muito boa a aula entendida a teoria o fundamento é o cálculo a pergunta é: Para que se usa um diodo em antiparalelo com o indutor quando protegemos o chaveamento de um relay feito por um transistor? O snubber não é voltar ao capacitor em paralelo com o platinado dos antigos sistemas de ignição dos carros?
Obrigado Carlos! O diodo é usado pelo mesmo motivo, para proteger o elemento chaveador dos surtos de tensão, porém cada solução tem uma aplicação mais indicada (se de alta frequência, ou alta tensão, etc). Há um vídeo no canal somente sobre os diodos flyback.
dorei tua explicaçao mais claro que sua explicaçao nunca tinha sabido nao estudei muiro eletronica mas faço de curiosidade somente e nao conhecia desse modo ainda mais o valor do snubber muito obrigado sabia do valor dom varistor que serve de protçao ne?
Muito boa aula . Tenho um problema assim mesmo, uso rele de estado solido RM1, A carga resistiva ac tensão 440v e 80 amp. Uma pergunta muda o cálculo obrigado.
Obrigado! Muitos desses relés já usam snubbers internos, dê uma confirmada. Este cálculo é mais usado em alimentação DC. Para sistemas AC os snubbers genéricos de mercado costumam operar bem até 1000W.
Parabéns Eloy pela clareza de suas explicações. Tenho comigo um esquema elétrico para acionamento de contator AC por meio de reed switch, em que o fabricante recomenda a instalação do snubber em paralelo com a bobina do contator AC visando aumentar a vida útil do reed switch. O que acha dessa recomendação? O snubber não deveria estar em paralelo com o reed switch?
Obrigado Nelson! Em paralelo com a bobina do contator também funcionaria, em ambos tipos de ligação o snubber absorverá a energia dos transientes, transformando-a em calor. A escolha depende um pouco do tipo de carga e de chave.
Electrolab boa tarde ! estou impressionado com os vídeos e todos ensinamentos do canal! Por favor quero saber se você tem uma loja onde vende seus aparelhos ou kits ! Se tem não consegui achar de jeito nenhum ! Agradeço sua resposta , e parabéns por tudo !! é de inestimavel valor !
@@Electrolab-Eletronica Obrigado ! então fica aqui esta sugestão para voce ! Trabalhei com eletrônica muitos anos , estudei no Instituto Monitor em SP comecei a trabalhar em 1972 , muita coisa ainda de válvulas ... naquele tempo tudo era muito difícil ! ainda mais aqui no Goiás .... para obter um esquema então ? hoje com a internet é uma maravilha ! Mais uma vez parabéns por seu trabalho ! ( quem fala é alguém que conhece um pouco de eletronica ) Deus te abençoe !
@@Electrolab-Eletronica sim eu compreendi, porem tem muita gente que liga em paralelo com a tensão e Exite canal conceituado ligando em paralelo, também faço alguns vídeos e Tenho um certo conhecimento na eletrônica e talvez poste este fato no meu canal
Pode não ser um filtro snubber! O snubber vai em paralelo com o elemento chaveador, esse é o princípio dele. Outros filtros podem ser ligados de forma diferente.
Excelente explicação! A única coisa que eu não entendi direito é como dimensionar as capacidades máximas de cada componente. Por exemplo, como dimensionar a potência do resistor (vi no vídeo que você usa um resistor de 1W ou mais... porque não um de 1/8W, por exemplo?) Que tipo de capacitor e qual o limite do mesmo ? Tem que ser eletrolítico ? Pode ser cerâmico ? Quantos Volts ele deve suportar ?
Obrigado! Para o capacitor, que deve ser de poliester ou MKP, a tensão pode ser 400V, se trabalhar com AC, para redes de 127V e 600V para redes de 220V e de 100V para DC em tensões de chaveamento mais baixas. O resistor indicado para a maioria dos casos é por segurança de 3W. A potência de pico pode até ser calculada com os dados que mostrei no vídeo, o que daria um resistor de alta potência, porém como a descarga é muito rápida, um valor bem menor pode ser usado, neste caso estimando com alguma folga na faixa de 3W, o que atenderia bem para essa função.
Olá Motta! Em um sistema off-grid com troca de redes, a utilização de um snubber pode ser benéfica em algumas situações. Se as cargas forem predominantemente indutivas, um snubber pode proteger os componentes de comutação e reduzir o desgaste. Se a velocidade de comutação for alta também pode ajudar a amortecer os picos de tensão e se o sistema for sensível a ruídos eletromagnéticos também.
@@Electrolab-Eletronica Entendi. Pretendo fazer uma troca de redes com o desligamento da rede atual, conta-se 10s e entra a outra rede. Medida para evitar queima de inversor por cruzamento de redes. Achas válido essa forma ?
Sim, essa abordagem é válida e eficaz ao garantir que a primeira rede seja totalmente desligada e aguardando 10 segundos antes de ativar a segunda rede, você minimiza o risco de curto-circuito ou picos de tensão que podem ocorrer se as duas redes se encontrarem. Esse intervalo de tempo permite que qualquer energia residual na rede desligada se dissipe, evitando que ela interfira na operação da outra rede ao ser ativada. Considere também snubbers (dependendo do tipo de carga), relés de comutação adequados, fusíveis que também são importantes.
@@Electrolab-Eletronica pretendo montar com contatores 32 amperes intertravados eletronicamente e mecanicamente. A carga mais “pesada” é a geladeira. O snubber eu coloco em ambas redes ou somente na do inversor ?
Para proteger o sistema é recomendável usar snubbers tanto na rede do inversor quanto na rede elétrica principal, especialmente considerando que a carga mais pesada é a geladeira, que pode gerar picos de corrente ao ligar o compressor.
Tenho uma dúvida! Antes, porém, tenho que agradecer pelos seus vídeos, Eloy! Me ajudam muitíssimo! De minha parte, Eloy, só agradecimentos! Agora, a pergunta: Como fica o arranjo dos componentes do Snubber, caso o Transistor seja um PNP ou um P-CHANNEL? De antemão, agradeço! Sucesso sempre!
Melhor explicação que assisti, parabens? Para calcular a potencia do resistor, usaria quais valores de parametros (Tensão e corrente), e a tensão de isolamento do capacitor, usaria um valor acima de 40V , no caso deste exemplo? obrigado
Obrigado! A tensão de isolamento do capacitor, como regra prática e de segurança, pode ser 50% acima do maior valor de tensão calculado, portanto para 40V (calculados), um capacitor de 63V seria o suficiente. A potência do resistor na faixa de 2 a 3W atenderia bem a maior parte dos casos, já que ele só atua por uma fração de tempo durante a descarga da carga indutiva. Se ele dissipasse o tempo todo o valor seria bem maior.
O efeito é similar, mas como comentei, em aplicações de altas frequências e alta potências, o snubber é mais indicado, por conta de sua rápida resposta.
Excelente explicação! Obrigado! Queria só colocar uma questão: No snubber que aparece no princípio do vídeo (0:02) (placa com quatro elementos) eu consigo identificar três elementos: 1 conector de dois terminais, 1 resistência, 1 capacitor e 1 "roda" azul que eu não sei o que é. Pode nos dizer que componente é esse? Muito obrigado pela atenção.
E para contatores AC? Usei o método explicado das energias, mas os valores obtidos foram impraticáveis, e as simulações não bateram. Contator tem 80.4 ohms de bobina com 6,9 Henryes. Abraço!!
Para AC em geral os valores padrão podem atender bem. Muito usados em contatores os valores de 100nF x 630V com resistor de 220 ohms x 3W até 220nF x 630V e o resistor de 120ohms. Abs.
A minha chave solar ,permuta ente a energia solar e rede ,seja manual ou automática,tbm pode ser feita com contatores sendo intermediados por bobinas e contactos contactos
Isso meus amigos é que se chama de AULA. Os que assistiram se sintam privilegiados, não é qualquer um que sabe passar o conhecimento que tem. Thanks a lot Sir.
Muito obrigado Nobbinn!
Mais um vídeo excelente. Um dos poucos canais do RUclips que apresenta um conteúdo de modo científico. Desejo vida longa ao canal.
Muito obrigado Ronivon! Para você também muito sucesso!
Excelente aula, principalmente a explicação sobre o uso do snubber vs. diodo fly wheel.
Obrigado Renato!
Então, Eloy, já te acompanho há mais de 5 anos e como sempre você vai direito ao ponto de modo cirúrgico. Sendo assim, vou recomendá-lo a alguns amigos aqui do Porto/Portugal. Parabéns e obrigado!!
Obrigado Lourival, por acompanhar há tanto tempo o canal e pela divulgação!
Continue ajudando aos menos privilegiados em eletrônica como é o meu caso.
Parabéns pelo uso do seu tempo ser tão útil ao próximo.
Obrigado! Seja sempre bem-vindo!
Top mesmo meu amigo!
Já deixando o like.
Eu montei um circuito snubber a uns 2 anos atrás e coloquei ele dentro de uma tomada tipo ( triangular ) e conectei junto a tomada do geladeira aqui de casa usando um beijamin, pois percebi que quando desligava o ventilador de teto a geladeira ligava do nada, e isso fazia a conta de luz subir, pois em um mês imagina quantas vezes isso acontecia.
Funcionou bem e resolveu o problema!
Maravilha Michel!! Boa solução, valeu!
Realmente já procurei literatura e falta....muito boa esta explicação, na verdade todos os conteúdos do seu canal são muito bons
Obrigado Éderson!
Eu também procurei anos atrás sobre assunto e nunca achei, obrigado mais uma vez pela aula ,o vídeo do sr abriu minha mente em relação aos problemas constantes nos circuitos que analiso ,obrigado pelo aprendizado!
Valeu João!
Joinha 885 ! Maravilha tio Eloy. Mais um excelente vídeo. Parabéns! Forte abraço e bom final de semana.
Obrigado Edson!! Abcs!
Esse vídeo foi uma boa aula de física e eletrônica que eu não tive , parabéns pelo vídeo e pelo conteúdo tbm
Obrigado Michel!
Seus vídeos são extraordinários. Você tem uma didática excelente! Obrigado pela informação.
Obrigado Gilberto!
Parabéns pela aula! Sou iniciante na eletrônica e estava estudando o datasheet do CI 2A165 e consta o snubber no diagrama e eu não sabia o que era. Me ajudou muito, obrigado!
Obrigado Ioguiver!
Aplausos ao Mestre. Segurança plena no que afirma.
Sinta-se abençoado.
Obrigado Remo!
É sempre bom a gente saber como funciona e como calcular um circuito, porque o entendimento fica mais fácil e a manutenção mais óbvia.
Valeu Mario!
Que aula massa. Mais uma. Aula definitiva sobre esse importante circuito de proteção. Obrigado.
Obrigado Evandro!
Sensacional, eu tenho uma noção bem básica de elerônica, mas sua didática me fez assimilar todo esse circuito rapidamente.
Que bom que apreciou Will! Seja sempre bem vindo ao canal!
Muito bem explicado, melhor não poderia. Parabéns!
Obrigado Renato!
Muito bem, Parabéns pelo demonstração da Lei de Lens.
Obrigado Carlos!
Muito bom, teoria e prática, gostei principalmente dos cálculos na prática. Eu iria perguntar a diferença para o diodo de roda livre, já respondeu. Perfeito! Muito obrigado, desejo mui6 sucesso, vc merece.
Obrigado Victor!
Excelente aula nota 10 !!
Obrigado Sergio!
Muito interessante, mais um conhecimento que agrego, parabéns pela explicação.
Obrigado Norton!
Excelente vídeo. Nem sempre quem tem conhecimento tem a didática para transmitir aos outros. Não é o seu caso, parabéns.
Obrigado Lauro!
Saudações!
Parabéns pela aula!
Com certeza adquirirei o seu livro.
Abraço.
Obrigado Jaylor! Mas eu não tenho nenhum livro lançado.
Obrigado,sua didática é ótima,pena não ser aula presencial . Miguel
Valeu Miguel!
Poxa, uma grande explicação. Parabéns. Agora entendi a importância do Filtro Zobel na saída dos amplificadores e também a importâcia do resistor utilizado ser de baixa indutância neste circuito. Obrigado.
Valeu Evandro!
Show! Eu já tive essa dúvida de como calcular o Snubber.
Eloy, coloca a opção de Pix também para o pessoal colaborar com o canal. O brasileiro está bem acostumado com essa forma de pagamento. E se não quiser passar algum dado particular, qualquer coisa, cria um email só para isso e grava como chave do Pix.
Um abraço!
Olá Orlando, obrigado! Valeu pela dica, mas por questões de transparência eu não recebo colaborações diretamente, por isso são todas visíveis a qualquer um, tanto no Apoia-se, quanto no Patreon, quanto agora na opção "Valeu demais", oferecida pelo próprio RUclips! Onde os valores são abertos, embora tenham um custo também. Mas agradeço a sugestão, quem sabe se já não habilitam em breve o Pix nessas opções também!
Parabéns. Pela primeira vez que eu vejo alguém comentar sobre este circuito. E ficou mais claro ainda com os cálculos.
Obrigado Luiz!
Parabéns professor! O conteúdo do seu canal é excelente. Você tem um dom incrível de ensinar. Dar gosto assistir seus vídeos.
Grande abraço.
Obrigado Marcones! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Sobagora compreendi de verdade o calculo certinho. Parabens
Valeu Silva!
Muito obrigado, professor!
Linguagem simples e fácil!
Obrigado Everaldo!
Professor Eloy parabéns,estava esperando por essa matéria e como calcular.
Show de aula ficou bem explicado pra mim.
Muito obrigado professor, e acolhe a ideia de nosso amigo ai, coloque o QR CODE de PIX para podemos apoiar melhor esses conteúdo seus...
Obrigado Hyamachia!
Obrigado professor por esse conteúdo sou apaixonado na suas aulas.
Obrigado! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Aula incrível, obrigado por compartilhar esse conhecimento, gosto muito desse tipo de aula.
Abraços Professor
Obrigado Arnaldo! Abcs!
Rapaz! Que aula! Até para mim, que tenho noção bem básica de eletrônica, ficou bastante clara a explicação. Mais um inscrito no canal! Muito agradecido por compartilhar esse excelente conteúdo.
Obrigado Leonel! Seja bem-vindo ao canal!
Parabéns!!! Tem domínio do que está ensinando.
Obrigado Fernando!
Uauuuuuuuuuuuu que show de explicação heim Mestre...muito show...parabéns.
Obrigado!!
Assisto muito ao seu canal , tenho aprendido bastante com as suas explicações, elas são muito objetivas , parabéns e sucesso na sua caminhada!
Obrigado Mario! Seja sempre bem-vindo!
O melhor canal de eletrônica do RUclips! Sempre responde as perguntas nos comentários! Muito obrigado
Obrigado Sergio!
Como sempre clareando minhas dúvidas, obrigado mestre por compartilhar seu conhecimento!
Valeu Julio!
Muito bom seus vídeos, além de serem objetivos. Parabéns.
Obrigado!!
Obrigado pela ótima aula professor, conteúdo muito apropriado. Um abraço.
Obrigado José! Abcs!
Maravilha, super esclarecimento, orientação objetiva. Grato!
Obrigado Jorge!
Muito bom, útil mesmo para circuitos PWM
Obrigado!
Claro que gostei da explicaçao ,tenho formação eletrotécnica ,essa dicas são profundas ,que ajudam a entender como funciona ,muito bom mesmo
Obrigado João!
Belíssima abordagem Prof. Realmente, muita informação valiosa e cheia de critérios lógicos, preciosas informações sobre o assunto. A forma que o senhor apresentou o circuito, nos deixou muito satisfeito com a didática oferecida. Tirou muitas duvidas sobre esse circuito Snubber. Obrigado Professor, Deus te fortaleça e te guarde. Abraços fraternos.
Muito obrigado pelas palavras Júlio!
@@Electrolab-Eletronica Top das galaxias...
Muito Bom !!! Parabéns pelo capricho ao elaborar o vídeo. Quando puder Elabore um vídeo sobre o "Zero Crossing" muito utilizado já em circuitos PWM em eletrodomésticos Inverter.
Obrigado Marcos! Sugestão anotada!
Que vídeos uma top
Parabéns pelo vídeo...
Vi isso superficial a 20 anos mas não tão bem explicado como sua didática em demonstrar o passo a passo.
Obrigado Keller!
Perfeito, um bem explicado e demonstrado. Obrigado
Obrigado Jose!
Estou a anos procurando um calculo claro sobre snubber...parabens amigo.Agradeço de coração por dividir esse conhecimento com todos.....
Obrigado Felix!
Cara estou muito grato pela sua aula tenho mais de uma dezenas de snabber aqui na gaveta só com esse vídeo e testes na bancada vi o risco de queimar meus equipamentos visto que vários eletrodomésticos não tem snabber para amenizar os surto de partida
Maravilha Rogerio!
Adoro suas aulas!!! Ai do sininho se não me notificar!!!! Parabéns
Rsrsrsrrs, obrigado Abner!
Excelente explicação. tem como explicar o filtro para um gerador de energia a gasolina com escovas que gera ruídos na linha? tenho osciloscópio mas sou iniciante, e não sei por onde começar. entendo o básico de eletrônica.
Obrigado Anotada a sugestão! Para começar, pesquise sobre filtros para EMI.
😢
Belas explicações...aguardo o vídeo para triacs...
Obrigado Evilasio!
vale muito assistir cada detalhe dessa aula
Valeu!!
Hola buen video ,y si le pongo un diodo en contra paralelo con la bobina del relé esto también ayudaría a eliminar la corriente residual de la bobina del relé ? .saludos
Hola Juan Gracias! Sí, funciona tambien. Es el llamado diodo flyback o freewheel.
Ótimo vídeo. Só conhecia esse circuito como eliminação de ruídos.
Eu costumo usar diodo comum e notei com frequência alta ele esquenta muito. Deve ser esse motivo.
Obrigado!
PROFESSOR,QUE VIDEO AULA EXCELENTE,ÓTIMA DIDÁTICA.
Obrigado Paulo!
As vezes um circuito tão importante é menosprezado,eu já tive problemas de Mosfet entrando em curto porque o capacitor do snuber estava aberto!
Muito boa e elucidativa aula!
Obrigado Walmir!
Opa... Aula muito interessante. Sempre usei como referência um documento da ST que fala sobre o Snubber, mas essa aula foi incrível!
Obrigado Leonardo!
Muito boa as explicações e demonstração dos cálculos e testes.
Valeu ! ! !
Obrigado!
ótimo vídeo, esses dias mesmo eu estava tendo um problema por falta de um filtro desse, tava usando um arduino para acionar um mosfet que acionava uma motor, toda vez que acioanava a carga o arduino resetava, depois de um tempo quebrando cabeça vi era por falta um um filtro,
Obrigado! Sim, seria uma boa aplicação para o snubber.
Sempre agradável a aula. Teoria com prática. Como diz no interior. "Matando a cobra e mostrando o pau". [ ]´s 🍻
Valeu Carlos!
Olá Electrolab! Pode fazer video mostrando a diferença entre o diodo e o snubber? Bom canal, obrigado
Sugestão anotada!
Excelente vídeo! Porém fiquei com uma dúvida: Existe um módulo pronto de filtro Snubber (Modelo: YL-RC1) disponível nas lojas de eletrônica e a descrição é de que ele protege o *contato do relé*. Nesse caso, eu posso ligar um snubber em cima do contato do relé (conforme essas lojas indicam) e outro em cima do transistor que controla esse relé (como indicado neste vídeo)? Ou eu estaria sendo redundante?
Obrigado Rodrigo! Nas duas posições ele vai atuar, a proteção do contato do relé é usada quando o relé chaveia altas potências, para evitar o arco voltaico e o desgaste dos contatos, é diferente da proteção no transistor, que é para o efeito contra eletromotriz da bobina do relé. Se preferir pode usar os dois.
Olá Prof.boa aula, qual é a tensão de isolamento do capacitor
Obrigado Jose Carlos! Sempre acima da calculada como tensão máxima suportada pela chave. Neste exemplo 100V
Já iria fazer a mesma pergunta! Ainda bem que eu leio o comentário antes.
Obrigado ao José por fazer a pergunta e ao prof Eloy pela resposta simples e direta.
Valeu Jaislan!
Parabéns Professor pela aula ! Posso seguir o mesmo raciocínio para calcular o circuito snubber para 380vca em um conversor trifásico com dois SRC ligado anti-paralelo por fase acionando um transformador com fechamento em triangulo ?
Muito Obrigado !!!
Obrigado! Esse método é somente para CC.
Muito bons aulas simples e pratica agora sei a utilidade dele e como calcular
Obrigado Roger!
Obrigado pela explicação, tá aí algo que nunca consegui entender sozinho. ;D
Agora ficou fácil.
Obrigado!
Muito obrigado, meu amigo, pelas suas informações, tão importante...!
Obrigado Júlio César!
Obrigado Professor. ! Valeu .... Um abraço
Obrigado Santo! Abcs!
Por favor faz o vídeo sobre o snuber para SCR e Triac
Sugestão anotada Aragão!
Muito boa a aula entendida a teoria o fundamento é o cálculo a pergunta é:
Para que se usa um diodo em antiparalelo com o indutor quando protegemos o chaveamento de um relay feito por um transistor?
O snubber não é voltar ao capacitor em paralelo com o platinado dos antigos sistemas de ignição dos carros?
Obrigado Carlos! O diodo é usado pelo mesmo motivo, para proteger o elemento chaveador dos surtos de tensão, porém cada solução tem uma aplicação mais indicada (se de alta frequência, ou alta tensão, etc). Há um vídeo no canal somente sobre os diodos flyback.
@@Electrolab-Eletronica valeu vou dar uma olhada 👍
Valeu!
Muito Obrigado amigo!
Boa tarde. A Electrolab é aqui de Recife (cidade).
Boa tarde, não é de Recife.
Caraca valeu!, Tava buscando uma boa aula sobre esse tipo de filtro.
muito bom, Ja aprendi várias coisas com seus vídeos!.
Obrigado!
dorei tua explicaçao mais claro que sua explicaçao nunca tinha sabido nao estudei muiro eletronica mas faço de curiosidade somente e nao conhecia desse modo ainda mais o valor do snubber muito obrigado sabia do valor dom varistor que serve de protçao ne?
Obrigado João! Isso mesmo, há um vídeo no canal sobre varistores.
Muito boa aula . Tenho um problema assim mesmo, uso rele de estado solido RM1, A carga resistiva ac tensão 440v e 80 amp. Uma pergunta muda o cálculo obrigado.
Obrigado! Muitos desses relés já usam snubbers internos, dê uma confirmada. Este cálculo é mais usado em alimentação DC. Para sistemas AC os snubbers genéricos de mercado costumam operar bem até 1000W.
Parabéns Eloy pela clareza de suas explicações. Tenho comigo um esquema elétrico para acionamento de contator AC por meio de reed switch, em que o fabricante recomenda a instalação do snubber em paralelo com a bobina do contator AC visando aumentar a vida útil do reed switch. O que acha dessa recomendação? O snubber não deveria estar em paralelo com o reed switch?
Obrigado Nelson! Em paralelo com a bobina do contator também funcionaria, em ambos tipos de ligação o snubber absorverá a energia dos transientes, transformando-a em calor. A escolha depende um pouco do tipo de carga e de chave.
Só resta parabenizá-lo por mais esse excelente vídeo, que vem somar e agregar conhecimentos.
Obrigado Alex!
Electrolab boa tarde ! estou impressionado com os vídeos e todos ensinamentos do canal! Por favor quero saber se você tem uma loja onde vende seus aparelhos ou kits ! Se tem não consegui achar de jeito nenhum ! Agradeço sua resposta , e parabéns por tudo !! é de inestimavel valor !
Obrigado José! Não comercializo equipamentos ou kits, o canal é apenas com fins educacionais.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado ! então fica aqui esta sugestão para voce ! Trabalhei com eletrônica muitos anos , estudei no Instituto Monitor em SP comecei a trabalhar em 1972 , muita coisa ainda de válvulas ... naquele tempo tudo era muito difícil ! ainda mais aqui no Goiás .... para obter um esquema então ? hoje com a internet é uma maravilha ! Mais uma vez parabéns por seu trabalho ! ( quem fala é alguém que conhece um pouco de eletronica ) Deus te abençoe !
Obrigado José! Seja sempre bem vindo ao canal!
Muito bom, prático, ter esta referência
Obrigado Marcelo!
Queria usar no contato de transferência da energia solar, para inibir arco elétrico, só que muita gente ligar em paralelo com a tensão e não em série
O snubber é ligado sempre em paralelo com o dispositivo que executa o chaveamento, conforme está este no vídeo.
@@Electrolab-Eletronica sim eu compreendi, porem tem muita gente que liga em paralelo com a tensão e Exite canal conceituado ligando em paralelo, também faço alguns vídeos e Tenho um certo conhecimento na eletrônica e talvez poste este fato no meu canal
Pode não ser um filtro snubber! O snubber vai em paralelo com o elemento chaveador, esse é o princípio dele. Outros filtros podem ser ligados de forma diferente.
Boa Valdemar! Muito show!!!!
Obrigado Pedro! Mas o Valdemar é de outro canal, aqui é o Eloy do Electrolab!
Excelente explicação!
A única coisa que eu não entendi direito é como dimensionar as capacidades máximas de cada componente.
Por exemplo, como dimensionar a potência do resistor (vi no vídeo que você usa um resistor de 1W ou mais... porque não um de 1/8W, por exemplo?)
Que tipo de capacitor e qual o limite do mesmo ? Tem que ser eletrolítico ? Pode ser cerâmico ? Quantos Volts ele deve suportar ?
Obrigado! Para o capacitor, que deve ser de poliester ou MKP, a tensão pode ser 400V, se trabalhar com AC, para redes de 127V e 600V para redes de 220V e de 100V para DC em tensões de chaveamento mais baixas. O resistor indicado para a maioria dos casos é por segurança de 3W. A potência de pico pode até ser calculada com os dados que mostrei no vídeo, o que daria um resistor de alta potência, porém como a descarga é muito rápida, um valor bem menor pode ser usado, neste caso estimando com alguma folga na faixa de 3W, o que atenderia bem para essa função.
É posible usar aquele "RC filter" Nas bobinas dos contactores (A1,A2)de corrente alternada 220 VAC ?
Obgdo .
LIMA-PERU
Si, es posible! Saludos!
Verdadeira aula.
Devo usar o Snubber em uma automação do sistema off grid de troca de redes onde coloco um timer de 10s entre a troca das redes ?
Olá Motta! Em um sistema off-grid com troca de redes, a utilização de um snubber pode ser benéfica em algumas situações. Se as cargas forem predominantemente indutivas, um snubber pode proteger os componentes de comutação e reduzir o desgaste. Se a velocidade de comutação for alta também pode ajudar a amortecer os picos de tensão e se o sistema for sensível a ruídos eletromagnéticos também.
@@Electrolab-Eletronica Entendi.
Pretendo fazer uma troca de redes com o desligamento da rede atual, conta-se 10s e entra a outra rede.
Medida para evitar queima de inversor por cruzamento de redes.
Achas válido essa forma ?
Sim, essa abordagem é válida e eficaz ao garantir que a primeira rede seja totalmente desligada e aguardando 10 segundos antes de ativar a segunda rede, você minimiza o risco de curto-circuito ou picos de tensão que podem ocorrer se as duas redes se encontrarem. Esse intervalo de tempo permite que qualquer energia residual na rede desligada se dissipe, evitando que ela interfira na operação da outra rede ao ser ativada. Considere também snubbers (dependendo do tipo de carga), relés de comutação adequados, fusíveis que também são importantes.
@@Electrolab-Eletronica pretendo montar com contatores 32 amperes intertravados eletronicamente e mecanicamente. A carga mais “pesada” é a geladeira.
O snubber eu coloco em ambas redes ou somente na do inversor ?
Para proteger o sistema é recomendável usar snubbers tanto na rede do inversor quanto na rede elétrica principal, especialmente considerando que a carga mais pesada é a geladeira, que pode gerar picos de corrente ao ligar o compressor.
Excelente trabalho. O melhor vídeo que vi
Obrigado Glaucio!
Tenho uma dúvida!
Antes, porém, tenho que agradecer pelos seus vídeos, Eloy! Me ajudam muitíssimo!
De minha parte, Eloy, só agradecimentos!
Agora, a pergunta:
Como fica o arranjo dos componentes do Snubber, caso o Transistor seja um PNP ou um P-CHANNEL?
De antemão, agradeço!
Sucesso sempre!
Obrigado! Não alteram, pois são todos componentes despolarizados, por isso atendem normalmente PNP e canal P.
Melhor explicação que assisti, parabens? Para calcular a potencia do resistor, usaria quais valores de parametros (Tensão e corrente), e a tensão de isolamento do capacitor, usaria um valor acima de 40V , no caso deste exemplo? obrigado
Obrigado! A tensão de isolamento do capacitor, como regra prática e de segurança, pode ser 50% acima do maior valor de tensão calculado, portanto para 40V (calculados), um capacitor de 63V seria o suficiente. A potência do resistor na faixa de 2 a 3W atenderia bem a maior parte dos casos, já que ele só atua por uma fração de tempo durante a descarga da carga indutiva. Se ele dissipasse o tempo todo o valor seria bem maior.
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado, excelente
Obrigado professor pela ideia e pela explicação. Já agora uma dúvida: Não è a mesma coisa que ter um 4007 em paralelo com a bobina do relé?
O efeito é similar, mas como comentei, em aplicações de altas frequências e alta potências, o snubber é mais indicado, por conta de sua rápida resposta.
Grato por compartilhar seu conhecimento
Obrigado!!
Exelente trabalho amigo!gosto do seu trabalho porque ensina calcular os projetos !
Obrigado Celso!
Ótimo vídeo... Saberia dizer qual o melhor subber para lâmpadas de led e controladores dimmer!?
Obrigado Alan! Esses modelos genéricos que vendem prontos, atuam bem em carga pequenas como lâmpadas e dimmers.
Essa Foto que mostrou no Final do Snubber Cinza funciona para um Exaustor de 25W atrapalhando o Led de um Banheiro ?
Qual foto?
23:28
Sim, pode funcionar bem.
Excelente explicação! Obrigado! Queria só colocar uma questão: No snubber que aparece no princípio do vídeo (0:02) (placa com quatro elementos) eu consigo identificar três elementos: 1 conector de dois terminais, 1 resistência, 1 capacitor e 1 "roda" azul que eu não sei o que é. Pode nos dizer que componente é esse? Muito obrigado pela atenção.
Obrigado! Aquele é um varistor, muito usado junto aos snubbers. Há um vídeo sobre varistores no canal.
Muito bom. Você foi extremamente claro.
Obrigado Lalo!
E para contatores AC? Usei o método explicado das energias, mas os valores obtidos foram impraticáveis, e as simulações não bateram. Contator tem 80.4 ohms de bobina com 6,9 Henryes. Abraço!!
Para AC em geral os valores padrão podem atender bem. Muito usados em contatores os valores de 100nF x 630V com resistor de 220 ohms x 3W até 220nF x 630V e o resistor de 120ohms. Abs.
A minha chave solar ,permuta ente a energia solar e rede ,seja manual ou automática,tbm pode ser feita com contatores sendo intermediados por bobinas e contactos contactos
Perfeito!
Grato Eloy. Ótima didática. Parabéns!
Obrigado Mendes!
Bem didático. Parabéns!
Obrigado Fugita!