Para aprender ainda mais sobre MOSFET, recomendo demais este curso do grupo AllWR: go.hotmart.com/Y43352724J Aproveitem também a promoção do curso de Amplificadores Operacionais: go.hotmart.com/M50443817Y
O resistor limita a corrente que será passada para esses capacitores. No datasheet há a informação da carga total do Mosfet, lá dá pra você dimensionar o resistor para sua frequência de dimensionamento visando o tempo de carregamento deste capacitores.
Muito interessante! Neste caso, se usar um gate drive do tipo fotoacoplador (TLP250, FOD3182 por exemplos) pode até ligar sem o resistor do gate, sabendo que se o mosfet entrar em curto queimará o gate drive também, mas, obvio que por ser isolado o resto do circuito estará protegido. Bacana a demonstração. Muito obrigado! Abração.
Eu testava placas de amplificadores de áudio, onde tinha uma porção de mosfets. As vezes os mosfets torravam literalmente, quando faltava um desses resistores, agora não lembro se era o do gate ou drenos.
Estes são detalhes que por muitas vezes passam desapercebidos em alguns projetos, causando uma dor de cabeça para o projetista, uma sugestão para uma próxima aula seria fazer um circuito driver para contornar a situação, com certeza ajudaria muita gente. Um grande abraço professor.
Magnífica aula professor. Todo vídeo que detalhe o funcionamento de componentes e seus usos comuns são muito bem vindos, principalmente para nós técnicos e reparadores. Por mais que se trabalhe em reparo de diversas placas, de som a máquinas elétricas, este tipo de aula nos leva a refletir sobre outras possibilidades. Então, obrigado pelo vídeo Wagner.:.
Rambo formidável essa aula....já tinha visto... mas só agora acompanhei todos os cálculos. Me ajudou em uma troca por outros MOSSFET.... Um grande abraço. Ass. POLILO
Muito obrigado Gabriel! Já temos alguns vídeos sobre este tópico, pesquise por "WR Kits sintonizador" ou "WR Kits telecomunicações". Mas pretendemos fazer mais com certeza. Abraço.
Foi ótimo o vídeo, mostra como é importante tomar cuidado com o acionamento do Mosfet. Uma coisa interessante que percebi é como o Mosfet demora pra fechar quando usado o resistor de 10k no gate, esse tempo de transição deve fazer o Mosfet fritar de tanto calor dissipado kkkk
Boa Wagner, mas poderia ter mostrado também a influência da capacitância no tempo de abertura do mosfet. Em alguns mosfets de potência trazem no datasheet a informação de que é necessário um resistor entre gate e source para fazer o mosfet abrir mais rapidamente. Fica a dica para a próxima análise. Seu canal é top 5.
Saber essas coisas pode evitar os montadores de inversor de tensão caseiro, fritar seus MOSFET. É muito mi mi mi na net sobre isso. Fritam ate os IR2010. rss Kkkkk
Muito bom o vídeo. Gostaria de um vídeo falando sobre a capacidade de condutores de conduzir corrente em faixas de temperatura acima dos 25°C conforme encontramos nos datasheets e se possível ensinando a calcular a corrente que irá conduzir em temperaturas acima disso!!!!
Interessantíssimo.....em projetos de fontes de alimentação de processadores e chipsets de placas mãe de notebook e de PC esse resistor e de baixíssima resistência, já vi de 1ohm, 2.2 ohm e até mesmo com 0 ohm.
Valeu amigo , da uma aula pra nós sobre resistor de pulldown , se é possível um transistor bipolar também de pulldown e se faz grandes diferenças , desde já agradeço
Isso significa que um Arduino que trabalha em 3,3 volts não consegue acionar o mosfet, e que um acoplamento direto exige um circuito burst, onde a tensão deve chegar a acima do exigido, além claro das capacitância parasita ali dita. Para quem faz placas, deve saber estes detalhes, ora que não vai ficar comprando estes drives prontos (acho que nem tem para mosfet). Obrigado Professor, somando e dividindo conhecimentos!
Super video 100% estaria exelente a ese circuito colocarle una R entre D S para ver el comportamiento Muchas gracias por tu tiempo para compartir tu experiencia Un saludo desde bs as Argentina
Professor Rambo aula show!!!! esse ensinamento veio na hora certa pois estou desenvolvendo um circuito de fonte ajustável com mosfet obrigado!!! forte abraço!!!!
Ótima explicação, só vou complementar. Outro detalhe é que o resistor de gate pode e deve ser calculado conforme a corrente de gate e a carga elétrica específica do dispositivo, existem um cálculo para isso e no datasheet tem os valores. E outro ponto que temos que por Resistores é devido o transitório de acionamento funciona como um curto em tO, devido a essas capacitância parasitas, para um leigo pode ser contraditório, já que sabemos que tem alta impedância de entrada. Se ligar direto num MCU pode queimar a porta em chaveamentos de alta frequência e se for FET de potencia então pior ainda. E mais um motivo, e por questão de transientes que possam surgir e ativar ele aleatoriamente, o resistor e a capacitância formam esse filtro passa baixa. Ou seja tem que pôr o resistor. E um resistor de pulldown é obrigatório tb.
Show de bola professor Wagner Rambo! 😃 Parabéns! 👏 Mas eu fiquei com algumas dúvidas. Com relação ao uso do resistor como estratégia para isolar a carga (no caso o controlador) do NMOS enriquecimento, no caso de curto-circuito, não ficou muito claro para mim onde era a situação hipotética de curto: seria entre dreno e fonte ou entre gatilho e fonte? Outra pergunta: o Vgs(th) = 3,8 V foi obtido via experimento? Salvo engano, no datasheet do IRF640, o Vgs(th) tipico era de 3 V? Desde já, agradeço os esclarecimentos das dúvidas. 👍
Olá Wágner, um detalhe importante também a mensionar é que os capacitores parasitas quando descarregados e aplicamos a tensão inicial eles se comportam como um curto, com isso poderíamos ter um pico de corrente em cima do circuito de acionamento que poderia queima-lo, daí a necessidade de se colocar um resistor no gare do transistor para limitar a corrente. Excelente vídeo como sempre, um grande abraço!
Muito boa a aula, sou técnico em eletrônica e isso me lembra muito das aulas em laboratório, infelizmente formei em meio a pandemia. Continue com essas explicações são muito boas.
Show de bola! Queria saber sobre o resistor que coloca TB no gate para o source. Outra coisa TB que eu queria ver, era o comportamento do mosfet em amplificador classe AB. O por quê dele não ser apropriado ou se pode usar. Valeu pela aula professor Rambo! Deus abençoe.
Vale lembrar que normalmente há indutâncias associadas ao circuito de disparo do gate, indutâncias essas provenientes dos terminais dos componentes e das trilhas do circuito. Essa indutância parasita pode formar um tanque LC em conjunto com a capacitância do gate. Um resistor de baixa resistência em série com o gate ajuda a amortecer essas oscilações.
Valeu por compartilhar o conhecimento, enfrento muito problema com essa capacitancia parasita em mosfets para RF, tem muito componente falsificado no mercado que essa capacitancia é duas vezes maior que deveria ser dai o circuito nao funciona ou tem baixo desempenho.
Claro professor que esse tipo de conteúdo agradar e muito, esse tipo de aula nós dár uma ideia de como trabalhar com eletronica ,Salver professor Wagner estou aprendendo muito com suas aulas .
depende da configuração do circuito, se não tiver uma fonte que forneça uma tensão correta para o mosfet, o jeito é por mesmo um resistor. na minha opinião tá. porque eu falo isso? porque é em último caso por um resistor de gate no misfet.
Além de ajustar o resistor para a melhor performance do transístor, existe um compromisso entre o tempo de ligamento, a eficiência e a emissão de ruído eletromagnético, principalmente porque geralmente a carga utilizada para os MOSFETs é um transformador, isto é indutiva.
Perfeito. Poderia fazer um vídeo sobre análise ac e dc. Tipo, quando que as fontes viram curto ou circuito aberto, quando que o capacitor vira curto ou circuito aberto e o indutor. O que fazer com fontes de corrente alternada ou contínua.? Acho que seria interessante um vídeo ou uma série sobre. Desde já um muito obrigado pelo ensinamento de hoje, você é excepcional, um exemplo!
Valeu pelo ótimo vídeo Wagner. Além da proteção no caso de curto circuito do Mosfet, também ocorre a proteção no transitório do acionamento, foi muito interessante ver o efeito da capacitância parasita no osciloscópio.
Perfeito, ver a forma de onda das características dos componentes é muito legal , será que consigo ver no osciloscópio v-550b e um senhor de idade rsrsrsrsr
Faz um circuito para avaliar o mosfet em trabalho com carga, demostrando se ele aguenta tal corrente, para sabermos se o mosfet é original, pq não aguento mais comprar mosfet falsos e depois equipamento voltar com tudo queimado.
Eu queria saber como é calculado a potência de ligação que usa vários Mosfet em paralelo, meu Inversor quero substituir 16x Mosfet hy4008 80v 200a por Mosfet hy5608, Esse Mosfet hy5608 é 80v 360 amperes como ele suporta essa corrente 360a? Nos terminais D S pois são finos Esse meu Inversor é gerenciador pela egs002 com sinal spwm 2x sinais de onda quadrada e 2x sinais onda triangular, os Mosfet são dividido de 4x em 4x, cada grupo de 4x fica em paralelo Meu Inversor é 3000w o cálculo é feito com os 16x Mosfet ou somente por um grupo de 4x Mosfet em paralelo? pois eles fica oscilando oposto e em série E Como ficaria uma questão de pico nos Mosfet
Wagner. Ótimo vídeo. Entre em contato que te envio alguns mosfet de potência com baixa capacitância no gate. Mosfet de carbeto. Pode trabalhar com dezenas de MHz.
Olá meu Amigo. Estou com um projeto com HY5110. Mosfet 500 Wats de dissipação. Não consegui instabilidades na tensão que consigo com outros Irf3205- 4008 com os mesmos projetos. Acho que tem haver com esse tal resistor de gate e fonte que de 10k. Vou tentar diminuir essa resistência, depois te falo se deu certo
tua aula me criou uma outra dúvida: Vgs(TH) 4V ok -> sempre pensei que deveria considerar Vgs +-20V como esta no segundo parâmetro, da tabela de parâmetros, do DS. Após tua aula, fiz um teste usando IRFP360LC VDS 180Vdc e Vgs(TH) com um resistor de 220R e 5Vdc proveniente de uma porta do Arduino............ queimou arduino e porta USB!!!! como carga usei uma resistência de 40W
Boa tarde Professor! Gosto muito dos seus videos! Vc tem algum video falando sobre IGBTS? Estou reparando uma tv de plasma e estou tendo problemas de aquecimento e curto. Acredito que são resultados de IGBTs falsos. Existe alguma forma de identificar os falsos? Agradeço desde já por essa aula!
muito bom mas na prática sempre trocamos o drive do mosfet, mesmo porque quando o mosfet entra em curto leva e eleva a tensão para os drivers mesmo com resistor.
Para aprender ainda mais sobre MOSFET, recomendo demais este curso do grupo AllWR: go.hotmart.com/Y43352724J
Aproveitem também a promoção do curso de Amplificadores Operacionais: go.hotmart.com/M50443817Y
Parabéns. Excelente vídeo! 😁
Mereceu mais de um joinha!
Fantástico, detalhes de componentes em projetos descritos no osciloscópio, aprendizado espetacular
Essa demonstração foi E S P E T A C U L A R !
O resistor limita a corrente que será passada para esses capacitores. No datasheet há a informação da carga total do Mosfet, lá dá pra você dimensionar o resistor para sua frequência de dimensionamento visando o tempo de carregamento deste capacitores.
Muito boa essa série de aulas e dicas sobre os componentes. Parabéns. Valeu!
Muito interessante!
Neste caso, se usar um gate drive do tipo fotoacoplador (TLP250, FOD3182 por exemplos) pode até ligar sem o resistor do gate, sabendo que se o mosfet entrar em curto queimará o gate drive também, mas, obvio que por ser isolado o resto do circuito estará protegido.
Bacana a demonstração. Muito obrigado! Abração.
Foi prazeroso te acompanhar nesta análise. Este é um assunto relevante e interessante aos amantes da Eletrônica. Parabéns!!
Eu testava placas de amplificadores de áudio, onde tinha uma porção de mosfets. As vezes os mosfets torravam literalmente, quando faltava um desses resistores, agora não lembro se era o do gate ou drenos.
Muito bom. O cálculo do valor do resistor de gate é muito importante no desenvolvimento de gate drivers para mosfets/igbts!
Estes são detalhes que por muitas vezes passam desapercebidos em alguns projetos, causando uma dor de cabeça para o projetista, uma sugestão para uma próxima aula seria fazer um circuito driver para contornar a situação, com certeza ajudaria muita gente. Um grande abraço professor.
Valeu Adriano, sugestão anotada! Abraços
Magnífica aula professor. Todo vídeo que detalhe o funcionamento de componentes e seus usos comuns são muito bem vindos, principalmente para nós técnicos e reparadores. Por mais que se trabalhe em reparo de diversas placas, de som a máquinas elétricas, este tipo de aula nos leva a refletir sobre outras possibilidades. Então, obrigado pelo vídeo Wagner.:.
Rambo formidável essa aula....já tinha visto... mas só agora acompanhei todos os cálculos. Me ajudou em uma troca por outros MOSSFET.... Um grande abraço. Ass. POLILO
Sensacional Polilo! Sucesso!
Melhor canal de eletrônica que eu conheço. Por mais aulas assim. Quando vai fazer alguns vídeos ou curso de circuitos sintonizadores? Abraço.
Muito obrigado Gabriel! Já temos alguns vídeos sobre este tópico, pesquise por "WR Kits sintonizador" ou "WR Kits telecomunicações". Mas pretendemos fazer mais com certeza. Abraço.
Foi ótimo o vídeo, mostra como é importante tomar cuidado com o acionamento do Mosfet. Uma coisa interessante que percebi é como o Mosfet demora pra fechar quando usado o resistor de 10k no gate, esse tempo de transição deve fazer o Mosfet fritar de tanto calor dissipado kkkk
Boa Wagner, mas poderia ter mostrado também a influência da capacitância no tempo de abertura do mosfet. Em alguns mosfets de potência trazem no datasheet a informação de que é necessário um resistor entre gate e source para fazer o mosfet abrir mais rapidamente. Fica a dica para a próxima análise. Seu canal é top 5.
eu gostaria de ver essa analise; pois o aquecimento do Mosfet esta ligado no tempo de carga destas capacitancias.
Claro WR queremos sim esse assunto se faz necessário.
e melhor ainda com essa didática.
Agora entendi, pra que esses resistores de baixa impedância 👏👏👏👏, muito obrigado
Adoro conteúdo sobre mosfets, ainda mais com essa riqueza de detalhes. Valeu, Wagner.
Ótima demonstração. Parabéns.
boa noite Rambo,essa aula é muito legal,sou leigo e gosto desse tipode aula.
obrigado.
Boa noite,como Sempre uma mega aula que so este canal oferece .parebens tambem pelo seu laboratorio nota 1000
Olá Wagner! Seus vídeos e explicações são demais. Já faz algum tempo que assisto seus vídeos e estou muito contente, pois tem me ajudado muito. Valeu!
Que ótimo Alan, nos acompanhe sempre. Sucesso!
Desse eu tenho nas sucatas. Quero sim mais vídeos sobre mosfet de potência.
Comportamento muito interessante, para análises de chaveamento rápido.😯
Saber essas coisas pode evitar os montadores de inversor de tensão caseiro, fritar seus MOSFET.
É muito mi mi mi na net sobre isso.
Fritam ate os IR2010. rss
Kkkkk
Muito bom o vídeo. Gostaria de um vídeo falando sobre a capacidade de condutores de conduzir corrente em faixas de temperatura acima dos 25°C conforme encontramos nos datasheets e se possível ensinando a calcular a corrente que irá conduzir em temperaturas acima disso!!!!
Valeu, sugestão anotada Philippe!
Interessantíssimo.....em projetos de fontes de alimentação de processadores e chipsets de placas mãe de notebook e de PC esse resistor e de baixíssima resistência, já vi de 1ohm, 2.2 ohm e até mesmo com 0 ohm.
Muito bom, você é fera amigo, admiro muito seu conhecimento, parabéns pelo conteúdo!!!
Tive que assistir 10 vezes pra entender essa ótima explicação. Eletrônica é ótimo, mas tem que ter cabeça. Valeu pela aula!
Valeu amigo , da uma aula pra nós sobre resistor de pulldown , se é possível um transistor bipolar também de pulldown e se faz grandes diferenças , desde já agradeço
Isso sim que é uma verdadeira aula. Parabéns Wagner, conteúdo excelente e de grande utilidade.
Muito obrigado Adilson!
Isso significa que um Arduino que trabalha em 3,3 volts não consegue acionar o mosfet, e que um acoplamento direto exige um circuito burst, onde a tensão deve chegar a acima do exigido, além claro das capacitância parasita ali dita. Para quem faz placas, deve saber estes detalhes, ora que não vai ficar comprando estes drives prontos (acho que nem tem para mosfet).
Obrigado Professor, somando e dividindo conhecimentos!
Super video 100%
estaria exelente a ese circuito colocarle una R entre D S para ver el comportamiento
Muchas gracias por tu tiempo para compartir tu experiencia Un saludo desde bs as Argentina
Professor Rambo aula show!!!! esse ensinamento veio na hora certa pois estou desenvolvendo um circuito de fonte ajustável com mosfet obrigado!!! forte abraço!!!!
Concerteza! esses vídeos explica muito bem !
Parabéns pelos testes e informações tão importantes Eng. Wagner.
Ótima explicação, só vou complementar. Outro detalhe é que o resistor de gate pode e deve ser calculado conforme a corrente de gate e a carga elétrica específica do dispositivo, existem um cálculo para isso e no datasheet tem os valores. E outro ponto que temos que por Resistores é devido o transitório de acionamento funciona como um curto em tO, devido a essas capacitância parasitas, para um leigo pode ser contraditório, já que sabemos que tem alta impedância de entrada. Se ligar direto num MCU pode queimar a porta em chaveamentos de alta frequência e se for FET de potencia então pior ainda. E mais um motivo, e por questão de transientes que possam surgir e ativar ele aleatoriamente, o resistor e a capacitância formam esse filtro passa baixa. Ou seja tem que pôr o resistor. E um resistor de pulldown é obrigatório tb.
Vc me tirou um dúvida q tenho a anos amigo valeu pela aula
Show de bola professor Wagner Rambo! 😃 Parabéns! 👏 Mas eu fiquei com algumas dúvidas. Com relação ao uso do resistor como estratégia para isolar a carga (no caso o controlador) do NMOS enriquecimento, no caso de curto-circuito, não ficou muito claro para mim onde era a situação hipotética de curto: seria entre dreno e fonte ou entre gatilho e fonte? Outra pergunta: o Vgs(th) = 3,8 V foi obtido via experimento? Salvo engano, no datasheet do IRF640, o Vgs(th) tipico era de 3 V? Desde já, agradeço os esclarecimentos das dúvidas. 👍
Olá Wágner, um detalhe importante também a mensionar é que os capacitores parasitas quando descarregados e aplicamos a tensão inicial eles se comportam como um curto, com isso poderíamos ter um pico de corrente em cima do circuito de acionamento que poderia queima-lo, daí a necessidade de se colocar um resistor no gare do transistor para limitar a corrente.
Excelente vídeo como sempre, um grande abraço!
Valeu Eduardo, ótimas dicas! Abraços!
Aprendo muito nesse canal obrigado por compartilhar seus conhecimentos
Aula sensacional!!! Parabéns pela dedicação
Muito boa a aula, sou técnico em eletrônica e isso me lembra muito das aulas em laboratório, infelizmente formei em meio a pandemia. Continue com essas explicações são muito boas.
Muito bom e bem explicado. E como seria o comportamento com um resistor de 100ohms em paralelo com um diodo 1n4148?
Ótima explanação. Obrigado.
esse tipo de aula explicando o componente é super essencial, obrigado.
Show de bola! Queria saber sobre o resistor que coloca TB no gate para o source. Outra coisa TB que eu queria ver, era o comportamento do mosfet em amplificador classe AB. O por quê dele não ser apropriado ou se pode usar. Valeu pela aula professor Rambo! Deus abençoe.
excelente dica, só vendo mesmo o datasheet.
uma aula excelente ,muito bom conhecer os componentes.
Aula show como sempre.
Gostaria q falasse dos circuitos q usam um diodo zener ligado do transformador chopper no gate do mosfet.
Sinto cheiro de Saber eletronica qnd vejo esses comparativos com o datasheet.
Muito bom.
Muito bom!!
Simples e rapido.
Cumprimentos de Portugal
Obrigado Rui, cumprimentos!
Excelente vídeo. Testar os componentes e suas respectivas configurações é ótimo!
Valeu Ernani!
Muito bom, sempre com aulas ótimas.
Vale lembrar que normalmente há indutâncias associadas ao circuito de disparo do gate, indutâncias essas provenientes dos terminais dos componentes e das trilhas do circuito. Essa indutância parasita pode formar um tanque LC em conjunto com a capacitância do gate. Um resistor de baixa resistência em série com o gate ajuda a amortecer essas oscilações.
Excelente completo Marconi, bem lembrado, é isso mesmo.
poderia fazer um video explicando o que acpnteceria caso não tenha estes capacitores indesejaveis?
Excelente, eu estava mesmo com essa dúvida. Só faltou conectar um capacitor em paralelo com o resistor para mostrar a diferença no sinal.
Muito bom ! Tirou minha dúvida.
Muito bom conteúdo como sempre, com WRkits seu conhecimento vai mais longe.
Muito bom, obrigado por compartilhar.
Valeu por compartilhar o conhecimento, enfrento muito problema com essa capacitancia parasita em mosfets para RF, tem muito componente falsificado no mercado que essa capacitancia é duas vezes maior que deveria ser dai o circuito nao funciona ou tem baixo desempenho.
Parabéns,simples, claro e direto...ótima didática
Claro professor que esse tipo de conteúdo agradar e muito, esse tipo de aula nós dár uma ideia de como trabalhar com eletronica ,Salver professor Wagner estou aprendendo muito com suas aulas .
Show... esclareceu muitas dúvidas.
Excelente Frank!
Excelente trabalho de divulgação
depende da configuração do circuito, se não tiver uma fonte que forneça uma tensão correta para o mosfet, o jeito é por mesmo um resistor. na minha opinião tá. porque eu falo isso? porque é em último caso por um resistor de gate no misfet.
Parabéns amigo você é muito bom para passar informação!
Muito boa a explicação ainda não vi nada igual, parabéns Wagner.
Legal gostei trabalho diariamente com esse tipo de MOSFET interessante essa aula
Obrigado Nildo!
Uma das melhores aulas, parabéns.
Muito obrigado!
Além de ajustar o resistor para a melhor performance do transístor, existe um compromisso entre o tempo de ligamento, a eficiência e a emissão de ruído eletromagnético, principalmente porque geralmente a carga utilizada para os MOSFETs é um transformador, isto é indutiva.
Professor, faça uma aula sobre IRS20957S, IRS2092
Perfeito. Poderia fazer um vídeo sobre análise ac e dc. Tipo, quando que as fontes viram curto ou circuito aberto, quando que o capacitor vira curto ou circuito aberto e o indutor. O que fazer com fontes de corrente alternada ou contínua.?
Acho que seria interessante um vídeo ou uma série sobre. Desde já um muito obrigado pelo ensinamento de hoje, você é excepcional, um exemplo!
Olá Kevin, obrigado! Já temos vídeos sobre isso, pesquise por "WR Kits Análise AC" e "WR Kits Análise DC". Bons estudos!
Com certeza um dos melhores vídeos do canal!👏👏
Excelente e didático experimento! Parabéns!
Aula divertida.
Muito obrigado Luis! Acompanhe sempre!
Aula limpa e direta. Essa didática é perfeita. Parabéns
Aula massa de mais Professor, parabéns!
Aula top Rambo. Parabéns e obrigado.
Valeu pelo ótimo vídeo Wagner. Além da proteção no caso de curto circuito do Mosfet, também ocorre a proteção no transitório do acionamento, foi muito interessante ver o efeito da capacitância parasita no osciloscópio.
Muito boa todas as suas aulas
Muito bom amigo
Muito obrigado Dantes!
Perfeito, ver a forma de onda das características dos componentes é muito legal , será que consigo ver no osciloscópio v-550b e um senhor de idade rsrsrsrsr
Faz um circuito para avaliar o mosfet em trabalho com carga, demostrando se ele aguenta tal corrente, para sabermos se o mosfet é original, pq não aguento mais comprar mosfet falsos e depois equipamento voltar com tudo queimado.
Paravbéns professor! Brilhante, clara e precisa explicação!!! Continue com esse tipo de apresentação.
A escrita numa folha ajuda bastante. Pode continuar, perfeito.
Cara essas aulas de dimensionamento são boas demais!
Eu queria saber como é calculado a potência de ligação que usa vários Mosfet em paralelo, meu Inversor quero substituir 16x Mosfet hy4008 80v 200a por Mosfet hy5608, Esse Mosfet hy5608 é 80v 360 amperes como ele suporta essa corrente 360a? Nos terminais D S pois são finos
Esse meu Inversor é gerenciador pela egs002 com sinal spwm 2x sinais de onda quadrada e 2x sinais onda triangular, os Mosfet são dividido de 4x em 4x, cada grupo de 4x fica em paralelo
Meu Inversor é 3000w o cálculo é feito com os 16x Mosfet ou somente por um grupo de 4x Mosfet em paralelo? pois eles fica oscilando oposto e em série
E Como ficaria uma questão de pico nos Mosfet
Wagner. Ótimo vídeo. Entre em contato que te envio alguns mosfet de potência com baixa capacitância no gate. Mosfet de carbeto. Pode trabalhar com dezenas de MHz.
Que bacana, agradeço sim! Por gentileza me mande e-mail em wrkits@wrkits.com.br
Como sempre, ótima aula! Parabéns pelos 300k, merecia muito mais!
Muito obrigado Alex!
Gosto muito dos seus vídeos são top e é difícil achar pessoas como vc no youtube
Seus vídeos são os melhores! Explicação ótima!
Muito obrigado Douglas!
Olá Wagner boa aula
Valeu José!
Excelente aula aprendi mais um pouco
Olá meu Amigo.
Estou com um projeto com HY5110. Mosfet 500 Wats de dissipação.
Não consegui instabilidades na tensão que consigo com outros Irf3205- 4008 com os mesmos projetos.
Acho que tem haver com esse tal resistor de gate e fonte que de 10k.
Vou tentar diminuir essa resistência, depois te falo se deu certo
AEsse tipo de vídeo é super interessante.
Muito bom, nível superior. Obrigado
tua aula me criou uma outra dúvida: Vgs(TH) 4V ok -> sempre pensei que deveria considerar Vgs +-20V como esta no segundo parâmetro, da tabela de parâmetros, do DS. Após tua aula, fiz um teste usando IRFP360LC VDS 180Vdc e Vgs(TH) com um resistor de 220R e 5Vdc proveniente de uma porta do Arduino............ queimou arduino e porta USB!!!! como carga usei uma resistência de 40W
Boa tarde Professor! Gosto muito dos seus videos! Vc tem algum video falando sobre IGBTS? Estou reparando uma tv de plasma e estou tendo problemas de aquecimento e curto. Acredito que são resultados de IGBTs falsos. Existe alguma forma de identificar os falsos? Agradeço desde já por essa aula!
muito bom mas na prática sempre trocamos o drive do mosfet, mesmo porque quando o mosfet entra em curto leva e eleva a tensão para os drivers mesmo com resistor.
Show de bola excelente vídeo! Ajudou a esclarecer muitos pontos, valeu