Olá Daniel! Que bom que gostou. Te convido a ver nossos outros vídeos e, se gostar do canal, se inscrever e acionar o sininho para as novas postagens. Abs
Valeu Ana ,Estou operando uma ETE em Moçambique-Maputo e estava mesmo preso ao cone e esta aula foi muito útil será um avanço na resolução dos nossos problemas.
mano boa tarde meu nome e sou operador de processo de agua e esgoto , sou tercerizado, estou estudando pro concusso daqui do meu estado ,bahia para a embasa, voce tem alguma martial de estudo pra mim vender, 73 998081038 esse e meu whatzap
Olá João! Muito obrigado peo retorno positivo. Temos muitos vídeos bem interessantes... tem um que explica como a idade do lodo funciona (ruclips.net/video/Ke115u2N3Dk/видео.html), já o anaeróbio eu vou ficar te devendo, mas eu vou passar a informação adiante, quem sabe ele saia em breve. Abs
Olá, Bryan! Ficamos muito felizes que esteja gostando. Se algum dia lhe interessar em se inscrever em nosso canal, ficaríamos felizes com o seu ingresso na nossa comunidade. Abs.
mano boa tarde meu nome e sou operador de processo de agua e esgoto , sou tercerizado, estou estudando pro concusso daqui do meu estado ,bahia para a embasa, voce tem alguma martial de estudo pra mim ender, 73 998081038 esse e meu whatzap
mano boa tarde meu nome e sou operador de processo de agua e esgoto , sou tercerizado, estou estudando pro concusso daqui do meu estado ,bahia para a embasa, voce tem alguma martial de estudo pra mim ender, 73 998081038 esse e meu whatzap
Olá Alex, que bom que gostou! Nós estaremos lançando um curso on-line de Operação de Lodos Ativados no próximo mês. Caso queira saber mais detalhes, me passe eu e-mail. Abs
Ana na estação que trabalho temos 2 bombas fortíssimas atuando na recirculação em potência máxima. A autarquia está sucateada a parte de controles e automação, não tem como eu saber a vazão da recirculação exata, mas pelo manual das bombas consigo ter uma noção né? Outra dúvida, qual os problemas disso deixar a recirculação elevada? Por exemplo a noite a vazão cai muito, ao invés dos 1100 m3/h normais chega a 500 m3/h essa situação de algumas horas ( mais ou menos das 02: hrs as 08:00 da manhã) com baixa relação A/M o que causa no sistema?
Oi, primeiramente, parabenizo pelo excelente trabalho desenvolvido sobre operação de sistemas de lodo ativado. Tenho uma dúvida, para cálculo de IVL utilizo como referência a saída da estação (depois do efluente clorado, e decantado, por exemplo), ou a amostra é retirada em outro local? E quando o IVL é muito baixo? Em torno de 0,85 ou 1,19, significa o que? Poderia sanar essas dúvidas?
Olá Mariana! para fazer a análise de IVL você deve coletar amostra de lodo dentro do reator biológico. A coleta feita na saída do tratamento é a análise de sólidos de sedimentáveis, cujo limite de lançamento é 1mL/L. Você coleta 1000 mL de amostra do efluente tratado e deixa decantar por 1h. No IVL você coleta 1000 mL de lodo dentro do reator e deixa decantar por 30 min e depois segue com o cálculo ensinado neste vídeo. Abraço.
mano boa tarde meu nome e sou operador de processo de agua e esgoto , sou tercerizado, estou estudando pro concusso daqui do meu estado ,bahia para a embasa, voce tem alguma martial de estudo pra mim ender, 73 998081038 esse e meu whatzap
Obrigada pelo carinho! Não, o IVL não é aplicável para MBBR. Mas eu gosto apenas de salientar que algumas pessoas confundem MBBR com IFAS, porque no IFAS, como tem reciclo de lodo, acaba tendo uma concentração alta de sólidos no tanque de aeração e neste caso o IVL é aplicável sim. Mas no MBBR, que não possui recirculação de lodo, acaba tendo uma concentração de sólidos muito baixa e aí não precisa analisar IVL.
Olá! Excelente vídeo, ajudou muito, porém tenho duas dúvidas em relação ao IVL: há algum ponto específico no sentido de profundidade, para a coleta do lodo dentro do tanque de aeração? E de quanto em quanto tempo, ou se não for algo periódico, em que situação devo refazer o cálculo do IVL, pergunto pois ele depende das análises do SST como demonstrou. Muito obrigada pelo trabalho, é um norte para nós!
Olá Elisangela. O ponto de coleta é um pouco abaixo da superfície do tanque de aeração mesmo. O IVL, bem como a análise de SST e SSV deve ser feita diariamente.
Olá Gerson. Temos muitos vídeos aqui no canal falando sobre isso. Chamamos de arraste de lodo e tem inúmeras causas...pode ter relação com a qualidade dos flocos biológicos, mas também pode ser um problema físico ou mecânico no decantador. O ideal é realizar uma caracterização dos flocos no microscópio para saber o que está acontecendo.
Na ETE que trabalho o IVL está em 236, SSTA 4475, sedimentação em 990 ml/l. Eu vejo sempre alta formação de escuma marrom clara em excesso nos decantadores, e no tanque de aeração, que com o tempo fica como um lodo seco ( deve ser o intumescimento filamentoso), a aeração não está boa dando em torno de 1 mg/l. Eu sugeri arrumar as membranas dos tanques para melhorar a aeração, e diminuir as bactérias filamentosas, o que você acha? A chefia disse que a bióloga não achou indícios de explosão filamentosa no floco, fiquei sem entender pois para mim há diversos indícios, inclusive em vazões altas a formação de manta de lodo alta no decantador e arraste.
Olá João. Você está tendo um problema de arraste de sólidos e, de fato, isso pode ter relação com este IVL ruim. Mas nem sempre o IVL alto está relacionado com o Bulking filamentoso. Existem outras patologias que levam a um IVL alto, por exemplo: crescimento disperso e bulking viscoso (não filamentoso). Para ter certeza realmente precisa olhar no microscópio. O que é muito comum acontecer é que muitas empesas fazem esta análise em um microscópio não apropriado (sem contraste de fase) e aí não consegue ver as filamentosas. Então, o primeiro passo é ter certeza do diagnóstico do problema (Bulking filamentoso ou crescimento disperso ou bulking viscoso), pois cada problema desse ocorre por motivos diferentes e suas soluções também são diferentes. Aqui na ACQUA EXPERT nós fazemos esta análise microbiológica. Caso queira receber uma proposta envie um e-mail solicitando para a ana.luiza@acquaexpert.com.br. Um abraço!
O IVL serve também de interpretação das condições do lodo para alguma tecnologia do tratamento primário ? Fiquei pensando no caso de estações de pré-condicionamento dos litorais, onde no máximo se chega ao tratamento primário.
Olá Roberta! Então, o IVL serve apenas para avaliar o tratamento biológico por Lodos Ativados mesmo. No caso de tratamentos primários o mais usual é avaliar a concentração de sólidos em suspensão e também os sólidos sedimentáveis. Também estamos aqui no litoral e o ideal realmente era evoluir nas tecnologias e melhorar assim a qualidade das nossas águas né, que vivem impróprias para banho. Abraço!!!
Oi gostaria de saber qual a relação de sólidos suspensos voláteis com a idade do lodo , por exemplo , o lodo está velho quando tem mais sólidos suspensos voláteis ou sólidos suspensos fixos ?
Olá Evelyn! Como você mandou esta mesma dúvida por e-mail, acabamos respondendo ele primeiro. Mas lá indicamos que assista outro vídeo que aborda o assunto. Abs.
mano boa tarde meu nome e sou operador de processo de agua e esgoto , sou tercerizado, estou estudando pro concusso daqui do meu estado ,bahia para a embasa, voce tem alguma martial de estudo pra mim ender, 73 998081038 esse e meu whatzap
Olá Rander. O SSTA (Sólidos Suspensos Totais do Tanque de Aeração) é uma análise laboratorial. Você coleta uma amostra de lodo no tanque de aeração e faz a análise de SST, que pode ser feita no próprio laboratório da ETE, caso você tenha os equipamentos (balança, estufa, etc) ou pode ser feita em algum laboratório externo.
Boa noite ana, comecei a trabalhar em ete tem pouco tempo, gostaria de saber como esse valor do ssta é encontrado por exemplo 4000. Faz alguma conversão pra achar esse valor. Obrigado.
As análises de SST e SSV devem ser feitas conforme metodologia do Standard Methods número 2540 -D e 2540 - E. Para realizar este ensaio você precisa do seguinte material no laboratório: · Estufa de Secagem para operação entre 103 e 105 ° C. · Mufla para operação em torno de 500° C. · Balança analítica (4 casas após a vírgula). · Agitador magnético com barra de agitação · Béquer de vidro · Pipetas automáticas · Pratos de pesagem de alumínio · Dessecador com sílica · Filtro de fibra de vidro · Pinça para manipular o filtro · Kit kitassato para filtração • Bomba à vácuo Essas análises são imprescindíveis para se obter um bom controle de processo da ETE. Abs, Ana Luiza
Sobre a recirculação do lodo um valor ideal seria entre 400 ml a 800 ml? Normalmente na minha amostra do tanque de aeração fica sempre entre 250 e 350 ml e na recirculação entre 400 e 800 Obrigado.
Acredito que você esteja falando da concentração de SD (sólidos decantáveis). Se você assistir este vídeo do IVL até o final você vai entender que o resultado do SD 30 minutos, por sí só, não é importante, nem no tanque de aeração e muito menos do lodo de recirculação. O importante é saber o cálculo do IVL ou seja, o SD em 30 minutos divido pelo SST vezes 1000. Se der acima de 100 mL/g então seu lodo não tem boas condições de sedimentação. Fazer SD no lodo de recirculação não tem utilidade nenhuma.
Ana, para realizar o calculo de IVL é necessario fazer as coletas SD, SST e realizar o procedimento no mesmo dia ? ou posso medir o SD e no dia seguinte realizar a filtragem do SST ? outra duvida, a amostra que foi utilizada para realizar o SD posso utiliza-la apos decantar por 30min para realizar o SST ou posso refazer uma nova coleta para a filtragem ?
Sim, tem que fazer as análises no mesmo dia. Sim, pode fazer o SD 30 min e quando acabar utilizar essa mesma amostra para analisar o SST, sem problemas.
Olá Pedro! Não sabemos como você concluiu que seu decantador está pequeno, portanto lhe daremos uma resposta genérica. O arraste de sólidos, como já apresentamos num curso aberto, é fruto de um conjunto de fatores inter-relacionados: . Qualidade do lodo, medido pelo IVL . Quantidade de massa (sólidos) que segue para o decantador secundário . Área do decantador Secundário . Vazão de recirculação de lodo A interferência de cada constituinte pode ser medida pelo Fluxo Limite de Sólidos. Muitas vezes o IVL está alto, mas alterando a vazão de recirculação poderemos evitar a perda de sólidos. Se a Área do Decantador for pequena, poderemos controlar a perda de sólidos pelo IVL + Recirculação de Lodos, por exemplo. Enfim, utilizando a Teoria do Fluxo de Sólidos podemos simular várias alternativas para evitar a perda de sólidos. Agora, se você tem certeza absoluta que seu decantador é pequeno, você pode, por exemplo: . Reduzir o IVL ou . Instalar módulos de decantação em seu Decantador Secundário, que é a forma mais simples de aumentar a capacidade hidráulica desta instalação. Esperamos ter lhe ajudado. João Rosa
Olá! Tenha uma dúvida sobre o descarte do lodo pois trabalho em uma estação biológica. No plano de trabalho a idade do lodo está entre 20 e 30 dias. O descarte teria que ser uma vez por mês ou não?
Cristiano a idade do lodo é um cálculo. Para você manter a idade do lodo em 20 dias, por exemplo, TODOS OS DIAS, você precisa descartar um certa quantidade de lodo, que vai depender da concentração de bactérias (SSV) no seu tanque de aeração e na recirculação de lodo.
No meu plano de trabalho diz que a idade do lado é de 20 a 30 dias, e no mesmo diz que o lodo teria que ser descartado todo dia de 2 a 5 minutos então acho muito tempo isso ou estou equivocado?
Olá Jg Oliveira! Se estiver flotando antes de 30 min pode ser que seu sistema esteja recebendo uma alta concentração de óleos e graxas. Quando tem excesso de oxigênio isso também pode ocorrer. Abraço!
Olá Márcio! Depende do valor do pH de entrada do tratamento biológico. Se o pH já está entrando baixo é comum ele também sair baixo. Mas se o pH na entrada está próximo de 7,0, por exemplo, e sai abaixo de 6,0 é um indício de que está ocorrendo o processo de nitrificação, onde as bactérias nitrificantes transformam o N amoniacal em Nitrito e Nitrato. Nesse processo há também liberação de íons H+, o que deixa o efluente mas ácido. Abs.
@@AcquaExpert Bom dia Ana. Então, o pH de entrada está em torno de 7,0, mas o de saída está em torno de 3,5. A ETE em questão é do tipo lodo ativado por aeração prolongada. Gostaria de saber se pode ter relação com lodo muito velho ou razão de reciclo muito elevada? Com sua experiência, o que recomenda ? obrigado!
@@MarcioSilva-ec5os Não tem nenhuma relação com a idade do lodo não. O que está acontecendo realmente é o processo de Nitrificação. Como expliquei anteriormente as bactérias nitrificantes transformam o N amoniacal em Nitrito e Nitrato. Nesse processo há também liberação de íons H+, o que deixa o efluente mas ácido. Isso é bem comum. Para corrigir isso você tem que alterar o pH de entrada do reator para valores mais elevados. Pode aumentar para 8,0 ou 8,5, pois assim o pH vai reduzir no reator biológico, mas tende a ficar dentro de valores mais aceitáveis. Abs
mano boa tarde meu nome e sou operador de processo de agua e esgoto , sou tercerizado, estou estudando pro concusso daqui do meu estado ,bahia para a embasa, voce tem alguma martial de estudo pra mim ender, 73 998081038 esse e meu whatzap
Olá td bem? Gostaria de tirar uma dúvida com relação ao vídeo. Eu trabalho como Analista em uma ETE e, quando você diz a sigla, SSTA, seria o sólidos decantado do tanque de aeração em um proveta, por um período de 1 hora. E o SD, seria o sólido decantado do tanque de decantação secundário, coletado na saída. Ai utilizo a formula mostrada no vídeo, os valores usados no videos achei muito altos, creio eu que sejam fictícios. Seria essa minha dúvida. Obrigado!
Olá Carlos! SSTA significa Sólidos Suspensos Totais no Tanque de Aeração. O método analítico é feito conforme a norma Standard Methods 2540D. A análise funciona resumidamente da seguinte maneira: um volume medido e bem misturado de uma amostra de lodo do tanque de aeração é filtrado através de um filtro de fibra de vidro pré-pesado. O filtro é aquecido a uma massa constante a 104 ± 1º C e depois pesado. O aumento de massa dividido pelo volume de lodo filtrado é igual ao SSTA em mg/L. Essa análise deve ser feita diariamente e é extremamente importante para operar o lodo ativado com maior assertividade. Abs.
@@AcquaExpert ok. Bom depois que vi outro vídeo seu de uma palestra, onde vc menciona para que os operadores que possam aos patrões estufa.... Eu presumo que fosse esta análise mesmo. Aqui nós chamamos de sólidos secos, creio que é a mesma análise. Se for isso agora já sei realizar o IVL. Outra questão é tenho tentado me inscrever na lista de espera para o curso de lodo ativado e, não estou conseguindo. Sempre aparece erro, tente novamente. Mas desde já quero deixar aqui meus agradecimentos, pois tenho conseguido entender melhor a estação aqui através dos seus vídeos. E torço para que vc continue pq são bastante útil para nós dessa área, bastante complexa. Pretendo assim que conseguir uma vaga fazer o curso. E se caso houver alguma novidade aqui na minha região do vale do Paraíba, deixarei meu e-mail para nós comunicarmos. carlosrodrigo85@hotmail.com. Grato!!!!
mano boa tarde meu nome e sou operador de processo de agua e esgoto , sou tercerizado, estou estudando pro concusso daqui do meu estado ,bahia para a embasa, voce tem alguma martial de estudo pra mim ender, 73 998081038 esse e meu whatzap
Fernando o SST é uma análise de laboratório. Precisa de bomba a vácuo, filtro, estufa, balança... para realizar este ensaio. O método você encontra no standard Methods.
Não existe essa relação. O descarte de lodo tem relação com a idade do lodo. Você pode "setar" a IL que você quer manter e, a partir daí calcular a vazão de descarte diária.
Marcos, estude bastante! Assista nossos vídeos, pois poderão te auxiliar. Caso precise tirar alguma dúvida sobre eles, estaremos à disposição para te ajudar. Bom concurso para você!
@@AcquaExpert Obrigado. Eu vou fazer para operador de ETE. Como sou sem experiencia anterior, gostaria de pedir algumas dicas de material escrito se caso for possivel grato.
@@bigbear8718 Os livros do professor Marcos Von Sperling são um dos principais livros de referência da área. Ele possui vários vídeos aqui no RUclips. Basta colocar o nome dele na pesquisa que você encontra!
Excelente explicação!!!
Ótimo conteúdo pra nós operadores de ete.
Carlos, aproveite e se inscreva em nosso canal, tenho certeza que todas nossas dicas te ajudarão e muito. Abs.
Muito bom. Continue firme pois seus vídeos são muito importantes para nós. Você explica muito bem!
Olá Daniel! Que bom que gostou. Te convido a ver nossos outros vídeos e, se gostar do canal, se inscrever e acionar o sininho para as novas postagens. Abs
Valeu Ana ,Estou operando uma ETE em Moçambique-Maputo e estava mesmo preso ao cone e esta aula foi muito útil será um avanço na resolução dos nossos problemas.
Que legal Mussa!! Espero que nossos outros vídeos também possam te ajudr de alguma forma. Abs.
mano boa tarde meu nome e sou operador de processo de agua e esgoto , sou tercerizado, estou estudando pro concusso daqui do meu estado ,bahia para a embasa, voce tem alguma martial de estudo pra mim vender, 73 998081038 esse e meu whatzap
Ok , obrigado Ana
Olá Arilton! Eu que agradeço o retorno. Abs.
Muito bom vídeo. Parabéns pelo ótimo trabalho. Gostaria de ver uma aula dessas sobre idade do lodo e reator aneróbio. Obrigado.
Olá João! Muito obrigado peo retorno positivo. Temos muitos vídeos bem interessantes... tem um que explica como a idade do lodo funciona (ruclips.net/video/Ke115u2N3Dk/видео.html), já o anaeróbio eu vou ficar te devendo, mas eu vou passar a informação adiante, quem sabe ele saia em breve. Abs
Show de Bola! Explicação Simples e Objetiva!!!
Que legal que gostou Alexandre! Te convido para assistir nossos outros vídeos, tenho certeza que vão te auxiliar. Abs
Dicas muito valiosas, muito obrigado por mais essa orientação.
Olá, Bryan! Ficamos muito felizes que esteja gostando. Se algum dia lhe interessar em se inscrever em nosso canal, ficaríamos felizes com o seu ingresso na nossa comunidade. Abs.
Parabens Ana, por mais um vídeo simples e objetivo. Abção do GG.
Olá GG! Que bom que tenha gostado. Te convido, então, a assistir nossos outros vídeos e eu tenho certeza que irão te ajudar e muito. Abs.
mano boa tarde meu nome e sou operador de processo de agua e esgoto , sou tercerizado, estou estudando pro concusso daqui do meu estado ,bahia para a embasa, voce tem alguma martial de estudo pra mim ender, 73 998081038 esse e meu whatzap
Ótimo muito boa explicação
Muito obrigada pelo retorno, Rogério! Ele é muito importante para nós. Abs
Bela explanação!
:)
Obrigado. Valeu.
👍
mano boa tarde meu nome e sou operador de processo de agua e esgoto , sou tercerizado, estou estudando pro concusso daqui do meu estado ,bahia para a embasa, voce tem alguma martial de estudo pra mim ender, 73 998081038 esse e meu whatzap
Muito bom, Parabéns pelo trabalho.
Muito obrigado Rafael! Abs
Acqua Expert fala sobre recirculação de lodo, como determinar a vazão adequada de recirculação.
Olá Rafael! Vou passar seu pedido aos responsáveis e, dando certo, faremos em breve o vídeo. Abs
Ana, como fazer para corrigir o IVL numa estação de lodos ativados??
Olá, Domingos! Temos outros vídeos no canal que poderão te ajudar, um deles é este: ruclips.net/video/urGX0dZiYSw/видео.html
Abs.
Valeu Ana, muito didático suas explicações! Espero em breve poder fazer um curso presencial contigo!
Olá Alex, que bom que gostou! Nós estaremos lançando um curso on-line de Operação de Lodos Ativados no próximo mês. Caso queira saber mais detalhes, me passe eu e-mail. Abs
Acqua Expert Eu quero ☺☺☺
Olá Rafael! Caso tenha interesse em nosso curso on-line, nos deixe seu e-mail para podermos entrar em contato, assim que as vagas abrirem. Abs
Acqua Expert leafar.rafaelmoreira@gmail.com
Ana na estação que trabalho temos 2 bombas fortíssimas atuando na recirculação em potência máxima. A autarquia está sucateada a parte de controles e automação, não tem como eu saber a vazão da recirculação exata, mas pelo manual das bombas consigo ter uma noção né? Outra dúvida, qual os problemas disso deixar a recirculação elevada? Por exemplo a noite a vazão cai muito, ao invés dos 1100 m3/h normais chega a 500 m3/h essa situação de algumas horas ( mais ou menos das 02: hrs as 08:00 da manhã) com baixa relação A/M o que causa no sistema?
Excelente conteudo
Obrigado 👍
Oi, primeiramente, parabenizo pelo excelente trabalho desenvolvido sobre operação de sistemas de lodo ativado. Tenho uma dúvida, para cálculo de IVL utilizo como referência a saída da estação (depois do efluente clorado, e decantado, por exemplo), ou a amostra é retirada em outro local? E quando o IVL é muito baixo? Em torno de 0,85 ou 1,19, significa o que? Poderia sanar essas dúvidas?
Olá Mariana! para fazer a análise de IVL você deve coletar amostra de lodo dentro do reator biológico. A coleta feita na saída do tratamento é a análise de sólidos de sedimentáveis, cujo limite de lançamento é 1mL/L. Você coleta 1000 mL de amostra do efluente tratado e deixa decantar por 1h. No IVL você coleta 1000 mL de lodo dentro do reator e deixa decantar por 30 min e depois segue com o cálculo ensinado neste vídeo. Abraço.
mano boa tarde meu nome e sou operador de processo de agua e esgoto , sou tercerizado, estou estudando pro concusso daqui do meu estado ,bahia para a embasa, voce tem alguma martial de estudo pra mim ender, 73 998081038 esse e meu whatzap
Legal e interessante !!
Olá Arilton! Que bom que gostou. Se tiver alguma dica de vídeo ou dúvida, fique à vontade. Abs.
Muito bom!
Muito obrigada Marcos!! Abs
Boa tarde Ana a análise de sedimentação do tanque aeração a análise é feita na entrada, no meio ou na saída do tanque
Oi, Ana! Seus vídeos são muito bons! Vendo um atrás do outro... Mas fiquei com uma dúvida: o IVL tb é aplicável para sistemas de MBBR?
Obrigada pelo carinho! Não, o IVL não é aplicável para MBBR. Mas eu gosto apenas de salientar que algumas pessoas confundem MBBR com IFAS, porque no IFAS, como tem reciclo de lodo, acaba tendo uma concentração alta de sólidos no tanque de aeração e neste caso o IVL é aplicável sim. Mas no MBBR, que não possui recirculação de lodo, acaba tendo uma concentração de sólidos muito baixa e aí não precisa analisar IVL.
Olá! Excelente vídeo, ajudou muito, porém tenho duas dúvidas em relação ao IVL: há algum ponto específico no sentido de profundidade, para a coleta do lodo dentro do tanque de aeração? E de quanto em quanto tempo, ou se não for algo periódico, em que situação devo refazer o cálculo do IVL, pergunto pois ele depende das análises do SST como demonstrou. Muito obrigada pelo trabalho, é um norte para nós!
Olá Elisangela. O ponto de coleta é um pouco abaixo da superfície do tanque de aeração mesmo. O IVL, bem como a análise de SST e SSV deve ser feita diariamente.
Acqua Expert muito obrigada!!
Se puder, melhor coletar na metade da altura da coluna de líquido
Ronner Ferreira de Menezes
Boa noite
:)
o decantador secundário sobe muito placas de lodo, o que fazer?
Olá Gerson. Temos muitos vídeos aqui no canal falando sobre isso. Chamamos de arraste de lodo e tem inúmeras causas...pode ter relação com a qualidade dos flocos biológicos, mas também pode ser um problema físico ou mecânico no decantador. O ideal é realizar uma caracterização dos flocos no microscópio para saber o que está acontecendo.
Na ETE que trabalho o IVL está em 236, SSTA 4475, sedimentação em 990 ml/l. Eu vejo sempre alta formação de escuma marrom clara em excesso nos decantadores, e no tanque de aeração, que com o tempo fica como um lodo seco ( deve ser o intumescimento filamentoso), a aeração não está boa dando em torno de 1 mg/l. Eu sugeri arrumar as membranas dos tanques para melhorar a aeração, e diminuir as bactérias filamentosas, o que você acha? A chefia disse que a bióloga não achou indícios de explosão filamentosa no floco, fiquei sem entender pois para mim há diversos indícios, inclusive em vazões altas a formação de manta de lodo alta no decantador e arraste.
Olá João. Você está tendo um problema de arraste de sólidos e, de fato, isso pode ter relação com este IVL ruim. Mas nem sempre o IVL alto está relacionado com o Bulking filamentoso. Existem outras patologias que levam a um IVL alto, por exemplo: crescimento disperso e bulking viscoso (não filamentoso). Para ter certeza realmente precisa olhar no microscópio. O que é muito comum acontecer é que muitas empesas fazem esta análise em um microscópio não apropriado (sem contraste de fase) e aí não consegue ver as filamentosas. Então, o primeiro passo é ter certeza do diagnóstico do problema (Bulking filamentoso ou crescimento disperso ou bulking viscoso), pois cada problema desse ocorre por motivos diferentes e suas soluções também são diferentes.
Aqui na ACQUA EXPERT nós fazemos esta análise microbiológica. Caso queira receber uma proposta envie um e-mail solicitando para a ana.luiza@acquaexpert.com.br.
Um abraço!
@@AcquaExpert entendi Ana, vc tem algum vídeo no canal sobre crescimento disperso ou bulking viscoso?
@@Garcia5778 Segue o link: ruclips.net/video/Aa9ugDG8IDQ/видео.html
Abs.
Siga nossa página do instagram também. Postamos alguns conteúdos diferentes por lá ... principalmente de microbiologia @acquaexpert
O IVL serve também de interpretação das condições do lodo para alguma tecnologia do tratamento primário ? Fiquei pensando no caso de estações de pré-condicionamento dos litorais, onde no máximo se chega ao tratamento primário.
Olá Roberta! Então, o IVL serve apenas para avaliar o tratamento biológico por Lodos Ativados mesmo. No caso de tratamentos primários o mais usual é avaliar a concentração de sólidos em suspensão e também os sólidos sedimentáveis. Também estamos aqui no litoral e o ideal realmente era evoluir nas tecnologias e melhorar assim a qualidade das nossas águas né, que vivem impróprias para banho. Abraço!!!
Oi gostaria de saber qual a relação de sólidos suspensos voláteis com a idade do lodo , por exemplo , o lodo está velho quando tem mais sólidos suspensos voláteis ou sólidos suspensos fixos ?
Olá Evelyn! Como você mandou esta mesma dúvida por e-mail, acabamos respondendo ele primeiro. Mas lá indicamos que assista outro vídeo que aborda o assunto. Abs.
mano boa tarde meu nome e sou operador de processo de agua e esgoto , sou tercerizado, estou estudando pro concusso daqui do meu estado ,bahia para a embasa, voce tem alguma martial de estudo pra mim ender, 73 998081038 esse e meu whatzap
Como calculo ssta de um tanque de aeração?
Olá Rander. O SSTA (Sólidos Suspensos Totais do Tanque de Aeração) é uma análise laboratorial. Você coleta uma amostra de lodo no tanque de aeração e faz a análise de SST, que pode ser feita no próprio laboratório da ETE, caso você tenha os equipamentos (balança, estufa, etc) ou pode ser feita em algum laboratório externo.
Boa noite ana, comecei a trabalhar em ete tem pouco tempo, gostaria de saber como esse valor do ssta é encontrado por exemplo 4000. Faz alguma conversão pra achar esse valor. Obrigado.
As análises de SST e SSV devem ser feitas conforme metodologia do Standard Methods número 2540 -D e 2540 - E.
Para realizar este ensaio você precisa do seguinte material no laboratório:
· Estufa de Secagem para operação entre 103 e 105 ° C.
· Mufla para operação em torno de 500° C.
· Balança analítica (4 casas após a vírgula).
· Agitador magnético com barra de agitação
· Béquer de vidro
· Pipetas automáticas
· Pratos de pesagem de alumínio
· Dessecador com sílica
· Filtro de fibra de vidro
· Pinça para manipular o filtro
· Kit kitassato para filtração
• Bomba à vácuo
Essas análises são imprescindíveis para se obter um bom controle de processo da ETE.
Abs, Ana Luiza
Sobre a recirculação do lodo um valor ideal seria entre 400 ml a 800 ml?
Normalmente na minha amostra do tanque de aeração fica sempre entre 250 e 350 ml e na recirculação entre 400 e 800
Obrigado.
Acredito que você esteja falando da concentração de SD (sólidos decantáveis). Se você assistir este vídeo do IVL até o final você vai entender que o resultado do SD 30 minutos, por sí só, não é importante, nem no tanque de aeração e muito menos do lodo de recirculação. O importante é saber o cálculo do IVL ou seja, o SD em 30 minutos divido pelo SST vezes 1000. Se der acima de 100 mL/g então seu lodo não tem boas condições de sedimentação. Fazer SD no lodo de recirculação não tem utilidade nenhuma.
Na estação que trabalho de aeração prolongada com lodo ativado para fazer o cálculo de IVL normalmente SSTA fica entre 3000 e 4000?
Como sei o SST do meu tanque? Aqui são 3.2 mi de litros
DCarvalho, tem que fazer a análise de SST.
Att., Ana Luiza.
Esse valor de 200 ml e 800m seria amostra do ssta do tanque de aeração ou ssrl da bomba de recirculação de lodo?
tanque de aeração
Ana, para realizar o calculo de IVL é necessario fazer as coletas SD, SST e realizar o procedimento no mesmo dia ? ou posso medir o SD e no dia seguinte realizar a filtragem do SST ? outra duvida, a amostra que foi utilizada para realizar o SD posso utiliza-la apos decantar por 30min para realizar o SST ou posso refazer uma nova coleta para a filtragem ?
Sim, tem que fazer as análises no mesmo dia. Sim, pode fazer o SD 30 min e quando acabar utilizar essa mesma amostra para analisar o SST, sem problemas.
@@AcquaExpert muito obrigado
Ana a análise SSTA tem que ser feita diária ou posso usar análise mensal para fazer o calculo diário IVL?
Diariamente!
como resolver um arraste pos a vazão ta grande e o decantador é pequeno será que um polimero adcionado na entrada do decantador resolveria ?
Olá Pedro! Não sabemos como você concluiu que seu decantador está pequeno, portanto lhe daremos uma resposta genérica.
O arraste de sólidos, como já apresentamos num curso aberto, é fruto de um conjunto de fatores inter-relacionados:
. Qualidade do lodo, medido pelo IVL
. Quantidade de massa (sólidos) que segue para o decantador secundário
. Área do decantador Secundário
. Vazão de recirculação de lodo
A interferência de cada constituinte pode ser medida pelo Fluxo Limite de Sólidos.
Muitas vezes o IVL está alto, mas alterando a vazão de recirculação poderemos evitar a perda de sólidos.
Se a Área do Decantador for pequena, poderemos controlar a perda de sólidos pelo IVL + Recirculação de Lodos, por exemplo.
Enfim, utilizando a Teoria do Fluxo de Sólidos podemos simular várias alternativas para evitar a perda de sólidos.
Agora, se você tem certeza absoluta que seu decantador é pequeno, você pode, por exemplo:
. Reduzir o IVL ou
. Instalar módulos de decantação em seu Decantador Secundário, que é a forma mais simples de aumentar a capacidade hidráulica desta instalação.
Esperamos ter lhe ajudado.
João Rosa
Olá! Tenha uma dúvida sobre o descarte do lodo pois trabalho em uma estação biológica.
No plano de trabalho a idade do lodo está entre 20 e 30 dias. O descarte teria que ser uma vez por mês ou não?
Cristiano a idade do lodo é um cálculo. Para você manter a idade do lodo em 20 dias, por exemplo, TODOS OS DIAS, você precisa descartar um certa quantidade de lodo, que vai depender da concentração de bactérias (SSV) no seu tanque de aeração e na recirculação de lodo.
No meu plano de trabalho diz que a idade do lado é de 20 a 30 dias, e no mesmo diz que o lodo teria que ser descartado todo dia de 2 a 5 minutos então acho muito tempo isso ou estou equivocado?
@@cristianogaldino4389 O tempo de descarte na verdade não é o parâmetro correto, você precisa medir a vazão de descarte.
E se na minha amostra ocorrer a flotação antes dos 30 min, qual deve ser a linha de estudo do meu sistema?
Olá Jg Oliveira! Se estiver flotando antes de 30 min pode ser que seu sistema esteja recebendo uma alta concentração de óleos e graxas. Quando tem excesso de oxigênio isso também pode ocorrer. Abraço!
Olá bom dia
Um pH muito baixo na saída do decantador secundário pode ser indício de que em uma ETE?
Olá Márcio! Depende do valor do pH de entrada do tratamento biológico. Se o pH já está entrando baixo é comum ele também sair baixo. Mas se o pH na entrada está próximo de 7,0, por exemplo, e sai abaixo de 6,0 é um indício de que está ocorrendo o processo de nitrificação, onde as bactérias nitrificantes transformam o N amoniacal em Nitrito e Nitrato. Nesse processo há também liberação de íons H+, o que deixa o efluente mas ácido. Abs.
@@AcquaExpert Bom dia Ana.
Então, o pH de entrada está em torno de 7,0, mas o de saída está em torno de 3,5. A ETE em questão é do tipo lodo ativado por aeração prolongada. Gostaria de saber se pode ter relação com lodo muito velho ou razão de reciclo muito elevada? Com sua experiência, o que recomenda ?
obrigado!
@@MarcioSilva-ec5os Não tem nenhuma relação com a idade do lodo não. O que está acontecendo realmente é o processo de Nitrificação. Como expliquei anteriormente as bactérias nitrificantes transformam o N amoniacal em Nitrito e Nitrato. Nesse processo há também liberação de íons H+, o que deixa o efluente mas ácido. Isso é bem comum. Para corrigir isso você tem que alterar o pH de entrada do reator para valores mais elevados. Pode aumentar para 8,0 ou 8,5, pois assim o pH vai reduzir no reator biológico, mas tende a ficar dentro de valores mais aceitáveis. Abs
@@AcquaExpert ok Ana obrigado pela dica!
mano boa tarde meu nome e sou operador de processo de agua e esgoto , sou tercerizado, estou estudando pro concusso daqui do meu estado ,bahia para a embasa, voce tem alguma martial de estudo pra mim ender, 73 998081038 esse e meu whatzap
Gostaria de saber como chegar ao valor do ssta.👍
Olá Fabbio! O SSTA pode ser descoberto em laboratório ou pelos próprios operadores, isto quando a empresa possui o equipamento específico. Abs.
Olá td bem? Gostaria de tirar uma dúvida com relação ao vídeo. Eu trabalho como Analista em uma ETE e, quando você diz a sigla, SSTA, seria o sólidos decantado do tanque de aeração em um proveta, por um período de 1 hora. E o SD, seria o sólido decantado do tanque de decantação secundário, coletado na saída. Ai utilizo a formula mostrada no vídeo, os valores usados no videos achei muito altos, creio eu que sejam fictícios. Seria essa minha dúvida. Obrigado!
Olá Carlos! SSTA significa Sólidos Suspensos Totais no Tanque de Aeração.
O método analítico é feito conforme a norma Standard Methods 2540D.
A análise funciona resumidamente da seguinte maneira: um volume medido e bem misturado de uma amostra de lodo do tanque de aeração é filtrado através de um filtro de fibra de vidro pré-pesado. O filtro é aquecido a uma massa constante a 104 ± 1º C e depois pesado. O aumento de massa dividido pelo volume de lodo filtrado é igual ao SSTA em mg/L.
Essa análise deve ser feita diariamente e é extremamente importante para operar o lodo ativado com maior assertividade.
Abs.
@@AcquaExpert ok. Bom depois que vi outro vídeo seu de uma palestra, onde vc menciona para que os operadores que possam aos patrões estufa.... Eu presumo que fosse esta análise mesmo. Aqui nós chamamos de sólidos secos, creio que é a mesma análise. Se for isso agora já sei realizar o IVL. Outra questão é tenho tentado me inscrever na lista de espera para o curso de lodo ativado e, não estou conseguindo. Sempre aparece erro, tente novamente. Mas desde já quero deixar aqui meus agradecimentos, pois tenho conseguido entender melhor a estação aqui através dos seus vídeos. E torço para que vc continue pq são bastante útil para nós dessa área, bastante complexa. Pretendo assim que conseguir uma vaga fazer o curso. E se caso houver alguma novidade aqui na minha região do vale do Paraíba, deixarei meu e-mail para nós comunicarmos. carlosrodrigo85@hotmail.com. Grato!!!!
Boa Tarde como saber o SSTA? precisa levar em laboratório?
Olá Felipe! Tanto pode ser feita em laboratório quanto pelos próprios operadores, isto quando a empresa possui o equipamento específico. Abs.
@Bruno Copola Standard Methods 2540D
@@vhbodenmueller Isso não é o equipamento Victor, e sim o modelo padrão da análise.
mano boa tarde meu nome e sou operador de processo de agua e esgoto , sou tercerizado, estou estudando pro concusso daqui do meu estado ,bahia para a embasa, voce tem alguma martial de estudo pra mim ender, 73 998081038 esse e meu whatzap
Como descubro SST ?
Fernando o SST é uma análise de laboratório. Precisa de bomba a vácuo, filtro, estufa, balança... para realizar este ensaio. O método você encontra no standard Methods.
Como que através do IVL vejo a necessidade de descarte do lodo?
Não existe essa relação. O descarte de lodo tem relação com a idade do lodo. Você pode "setar" a IL que você quer manter e, a partir daí calcular a vazão de descarte diária.
@@AcquaExpert como determino a idade do lodo??
@@joaomarcelo2996 vc vai encontrar a resposta nesse vídeo ruclips.net/video/Ke115u2N3Dk/видео.html
Boa tarde, vou fazer uma prova de concurso para cidade de Rio das Ostras. Nunca trabalhei na área. Alguma dica....
Marcos, estude bastante! Assista nossos vídeos, pois poderão te auxiliar. Caso precise tirar alguma dúvida sobre eles, estaremos à disposição para te ajudar.
Bom concurso para você!
@@AcquaExpert Obrigado. Eu vou fazer para operador de ETE. Como sou sem experiencia anterior, gostaria de pedir algumas dicas de material escrito se caso for possivel grato.
@@bigbear8718 Os livros do professor Marcos Von Sperling são um dos principais livros de referência da área. Ele possui vários vídeos aqui no RUclips. Basta colocar o nome dele na pesquisa que você encontra!
@@bigbear8718 Verifique que tipo de sistema você irá operar e especifique ainda mais seus estudos!!
@@bigbear8718 há literatura do Marcos Von Sperling, que acredito, poderão te ajudar. Bons estudos!
Não consegui baixar o E-book😔
FlorAgro, como este vídeo é antigo, alguns links podem ter mudado. Tente este: acquaexpert.kpages.online/ebook9passos
Abs.