@@AcquaExpert Estou assistindo a todos! Sua forma de transmitir as informações é bem didática! Vou recomendar o canal de vcs aos meus colegas de trabalho e comentar com meus engenheiros coordenadores!
Essas dicas se aplicam em uma situação de recuperação rápida do sistema após se cessar a toxicidade ? Caso que há a morte total dos microrganismos, ficando o lodo ativado igual piche e extremamente mal cheiroso. Aconteceu na minha ETE isso, descargas de precipitador de sulfetos a vontade, triste de ver
Olá Cesar. Realmente as literaturas não citam nada sobre a influência da toxicidade nos microrganismos do lodo ativado. Mas pela nossa experiência, percebemos que as bactérias do lodo toleram bem uma condutividade de até 3.000 µS/cm. Valores acima disso já podem prejudicar a boa formação dos flocos biológicos.
2 года назад
Bom dia Ana, o ph de meus tanques de aeração tem subido, geralmente doso soda em meu tanque permeado para aumentar o ph, devo para com essa dosagem até meu ph dos tanques de aeração baixarem para 6 a 7?
Adorei teu vídeo.....tô sendo treinado pra uma ete sendo que venho da área da eng civil e estava inseguro....sei que é o início mas agora é 4hrs am e com seu vídeo agora te tá começando a entrar às informações....obrigado Favaro....
Olá Marcelo! Que bom que os vídeos estejam te ajudando, mas caso queira se aprofundar mais no assunto, nós temos no curso online chamado "Operação de Lodos Ativados". Caso queira dar uma olhada no conteúdo do curso, segue o link: bit.ly/AcquaExpert_CursoOLA Abs.
Olá Mayra. Não temos nenhuma experiência com esse tipo de tratamento, até porque se trata de um sistema muito primitivo de tratamento, que não permite manobras operacionais como ocorre no lodo ativado.
bom dia. muito boa explicação. tenho uma pergunta. meu caso, eu sou operador de ete y tenho uma lagoa com ph muito baixo. como eu faco para aumentar ele. Nao consigo o motivo pela qual esta baixo. ajuda
Olá Leonardo! Se a sua ETE trata esgoto sanitário ou um efluente industrial rico em N amoniacal o pH cai no reator biológico em função do processo de nitrificação. Neste vídeo tem a explicação certinha: ruclips.net/video/lKGjmMwSIFU/видео.html Então a solução para isso é aumentar o pH da entrada do reator ajustando com NaOH, por exemplo.
Obrigada Rodrigo, você já baixou o nosso e-book também? o título é: 9 Passos Infalíveis para Aumentar o Desempenho de sua ETE, sem Aumentar os custos. Segue o link: www.22.distics.com/w/1e1e18vHe7DfS4IR43Wceb5249f79. Grande abraço!
Ramon, ficamos felizes que esteja gostando dos vídeos, por isso, te convidamos a se inscrever no nosso canal e acionar o sininho para você não perder os vídeos novos. Abs.
Ola tudo bem....gratidão pelo seu video, é muito esclarecedor..... eu tenho uma fossa biodigestora em minha residencia com fossa septica, caixa de gordura, aerobica, anaerobica, clorador e sumidouro, porem a prefeitura me pediu para atender o meu esgoto nos parametros do fosforo e o nitrogênio, minha pergunta é, usando esses produtos a base de microorganismos naturais (enzimas) rsolve o meu problema, ou o que voce sugere? obrigada
Olá Andreia! Eu sinceramente nunca via esses produtos de fato funcionar para remoção de macronutrientes. Talvez seja melhor você entrar em contato com uma dessas empresas. Para remoção de Nitrogênio você precisa das fases de nitrificação e desnitrificação, exigndo então um processo convencional de lodos ativados.
Não Carlos. Em temperaturas mais baixas o metabolismo das bactérias costuma ficar mais lento, mas não a ponto de prejudicar a formação dos flocos biológicos. O problema é maior quando a temperatura é muito elevada (acima de 37 graus)
Olá Milton. Para remover o N você precisa ter o processo de nitrificação e, dependendo da situação, precisa também do processo da desnitrificação. Mas esse é um tema longo e complexo... segue um vídeo do nosso canal que pode te ajudar a ter um overview do assunto... ruclips.net/video/Bt-YyAef0jY/видео.html
Boa noite Ana Luiza, queria tirar uma dúvida com vc?? Trabalho com ETE, porém meu tq de aeração está com muito problema... Não decanta, e está viscoso, excesso de polimero, o que eu faço?? Estamos alimentando o sistema Biológico com efluente físico químico
Olá Marcos. É bem difícil te ajudar com essa dúvida sem olhar seu lodo no microscópio já que alimentar o biológico com o efluente que vem do tratamento primário é normal. Se você tiver interesse manda um e-mail para ana.luiza@acquaexpert.com.br e solicite uma proposta para análise microbiológica do lodo. Um abraço.
DRA Ana antes de mais nada Parabéns por todos os vídeos bem elaborados,é sem dúvida um trabalho maravilhoso e ímpar no RUclips. Acho que a Dra é a única pessoa que pode me ajudar. Gostaria de fazer uma fazenda só de bactérias Nitrificantes em especial as Nitrobacters. Isso é possível? Se é? Como pode ser feito? De antemão muito obrigado!
Olá! Isso que você quer fazer não é tarefa nada fácil não. Exige muita tecnologia e poucas empresas no mundo dominam isso. Na minha opinião a empresa que mais domina esse tipo de biotecnologia é a Novozimes. Eles vendem bactérias nitrificantes isoladas e existe também uma tecnologia chamada ANAMOX que também isolou as bactérias nitrificantes, aqui no Brasil o ANAMOX é representado pela Paques. Boa sorte em suas pesquisas. Abs.
Dra Ana muito obrigado pelas informações! Vou ficar atento aos próximos vídeos e num futuro próximo tenho em mente fazer um curso com vocês! Mais um vez muito obrigado Dra Ana!!!
@@canaldogalistamoderno4166 continue nos acompanhando sim e estaremos à disposição quando quiser fazer o nosso curso on-line Operação de Lodos Ativados. Abs
Dra Ana com certeza sim! Só tenho mais uma última pergunta: A água de esgoto tratada pode atingir um padrão que possa virar água potável? De antemão muito obrigado Dra Ana 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Sim, mas para conseguir isto é preciso investir em tecnologias avançadas. A tecnologia mais viável é a do MBR (assista nossos vídeos sobre esse assunto). Abs
Parabéns pela explicação detalhada, Tenho um reator de bactérias nitrificantes e uso direto no tanque desta forma tenho que fazer sempre que preciso, como eu poderia inativar para guardar e depois reativalas para uso? Você pode me ajudar?
Adriano, que tipo de sistema é este? As bactérias nitrificantes para sobreviverem precisam de uma fonte de C, oxigênio em torno de 3,0 mg/L, temperatura em torno de 40 graus, pH em torno de 7,5 a 8,0 e idade do lodo acima de 25 dias. Se você tirar este ambiente delas, elas vão morrer ou ficar na forma de cistos (inativas). Assim que essas condições voltam ao normal, as nitrificantes começam a se desenvolver também lentamente.
Olá José! Na verdade não é comum se adquirir as bactérias. Elas crescem naturalmente no sistema biológico desde que o ambiente esteja favorável ao crescimento delas. No caso das bactérias nitrificantes, o crescimento delas é favorecido pelas seguintes qualidades do efluente: pH entre 6,8 e 7,5. Temperatura em torno de 35 graus. OD em torno de 3,0 mg/L. A idade do lodo tem que estar acima de 20 dias. Abs., Ana Luiza
Boa tarde! Tudo bem? Como faço para corrigir o pH na aeração? Meu pH sempre está alto? Eu posso dosar algum químico para correção do Ph antes de entrar no tanque de aeração?
Olá, Carlinhos! Temos outros vídeos que falam de pH que poderão te ajudar. Seguem os links: ruclips.net/video/B9Fl-wdkbL8/видео.html ruclips.net/video/lKGjmMwSIFU/видео.html Abs., Carol
Bom dia ana!!! Muito top este vídeo. E normal o surgimento de ácaro d agua em sistemas de lodo ativado? Quais características influenciam para que ele apareça? Espécies mais comuns de encontrar?
Obrigada Luiza. Eu confesso que nunca vi ácaros na amostra de lodo, mas outro dia uma aluna nossa falou que já viu e que ela acredita que seja proveniente da lavagem de saladas do refeitório industrial. Também nunca vi registro de ácaros nas literaturas de microbiologia de lodos ativados. Espero tê-la ajudado. Abs.
Olá César! Somos muito sinceros neste canal, até no momento de dizer que compostagem não é o nosso forte, por isso, não poderemos te ajudar. Sinto muito, mas é melhor do que falar alguma besteira. Espero que consiga sua resposta em breve. Abs.
Ana, acompanhando seus vídeos, tive uma dúvida. A relação dbo:n:p que é de 100:5:1 tem que ser respeitada a fim de minimizar eps, o déficit ocasiona o eps, mas se for ao contrário , excesso de nutrientes, o que pode acontecer? Muito obrigado, ansioso para começar treinamento com vocês.
Isso mesmo Diogo. O problema do excesso de nutrientes é ambiental mesmo. Em caso de excesso, a ETE tem que estar preparada para remover esses macronutrientes.
@@AcquaExpert verdade Ana, tenho notado isso, mesmo trabalhando com MBBR, dependendo é muito para ela. Estou notando um sobrenada gelatinoso, até pensei que fosse eps, mas vi que os macro estavam alto
@@diogomattos4107 Mas pode ser EPS sim. A falta de nutrientes não é o único fator que leva a produção excessiva de EPS, o excesso de OD, a toxicidade, entre outros fatores estressantes também levam a produção excessiva de EPS. Mas para ter certeza só mesmo analisando o lodo no microscópio.
Olá Maicon! Se o seu lodo ativado for do tipo convencional, a faixa ideal de trabalho de SSV é de 1.500 mg/L a 3.500 mg/L. Já em sistemas de lodo ativado do tipo aeração prolongada, a faixa ideal de SSV é de 2.500 mg/L a 4.000 mg/L. Abs.
Aula top d mais
Muito obrigada!
Muito bom!
Que bom que gostou, Andressa! Abs.
Parabens
Obrigada, Dori! Abs.
Sou operador de Ete! Excelente vídeo! Ganhou mais um inscrito!
Muito obrigado Delson pelo seu carinho e confiança! Aproveito e te convido a assistir nossos outros vídeos. Abs
@@AcquaExpert Estou assistindo a todos! Sua forma de transmitir as informações é bem didática! Vou recomendar o canal de vcs aos meus colegas de trabalho e comentar com meus engenheiros coordenadores!
Muito obrigado, de coração!! Este carinho significa muito para nós, mesmo. Abs
Essas dicas se aplicam em uma situação de recuperação rápida do sistema após se cessar a toxicidade ? Caso que há a morte total dos microrganismos, ficando o lodo ativado igual piche e extremamente mal cheiroso. Aconteceu na minha ETE isso, descargas de precipitador de sulfetos a vontade, triste de ver
Por favor comente sobre a ação da condutividade elétrica e limites operacionais. Se ja falou em algum outro vídeo me passe o link. Abraços!
Olá Cesar. Realmente as literaturas não citam nada sobre a influência da toxicidade nos microrganismos do lodo ativado. Mas pela nossa experiência, percebemos que as bactérias do lodo toleram bem uma condutividade de até 3.000 µS/cm. Valores acima disso já podem prejudicar a boa formação dos flocos biológicos.
Bom dia Ana, o ph de meus tanques de aeração tem subido, geralmente doso soda em meu tanque permeado para aumentar o ph, devo para com essa dosagem até meu ph dos tanques de aeração baixarem para 6 a 7?
Conteúdo excelente. Grato por compartilhar de sua experiência.
Bryan, muito obrigada pelo seu retorno gentil. Inscreva-se no nosso canal e acompanhe as novidades que virão. Abs.
Adorei teu vídeo.....tô sendo treinado pra uma ete sendo que venho da área da eng civil e estava inseguro....sei que é o início mas agora é 4hrs am e com seu vídeo agora te tá começando a entrar às informações....obrigado Favaro....
Olá Marcelo! Que bom que os vídeos estejam te ajudando, mas caso queira se aprofundar mais no assunto, nós temos no curso online chamado "Operação de Lodos Ativados". Caso queira dar uma olhada no conteúdo do curso, segue o link: bit.ly/AcquaExpert_CursoOLA
Abs.
Olá Carol, como vai?
Sugiro que vocês façam vídeos sobre a análise dos principais parâmetros avaliados em sistema de Fossa-Filtro-Sumidouro, pode ser?
Olá Mayra. Não temos nenhuma experiência com esse tipo de tratamento, até porque se trata de um sistema muito primitivo de tratamento, que não permite manobras operacionais como ocorre no lodo ativado.
Quais parâmetros e condições e etc, devemos dar descarga do lodo do Reator?
Reator 10lts
David no sistema de lodos ativados o descarte de lodo deve ser feita diariamente com o objetivo de manter a idade do lodo de projeto
Ok blz ,obrigado, e que o sistema que nos trabalhamos aqui é Reator anaeróbio 10ls, e só tem ele, e não tem o sistema secundário.
Muito bom!!! Gostaria de entender melhor a adição de fonte de carbono no lodo ativado!!! bjs
Olá Andrea! Sua solicitação foi anotada. Assim que for possível, responderemos sua dúvida. Abs
bom dia. muito boa explicação. tenho uma pergunta. meu caso, eu sou operador de ete y tenho uma lagoa com ph muito baixo. como eu faco para aumentar ele. Nao consigo o motivo pela qual esta baixo. ajuda
Olá Leonardo! Se a sua ETE trata esgoto sanitário ou um efluente industrial rico em N amoniacal o pH cai no reator biológico em função do processo de nitrificação. Neste vídeo tem a explicação certinha: ruclips.net/video/lKGjmMwSIFU/видео.html
Então a solução para isso é aumentar o pH da entrada do reator ajustando com NaOH, por exemplo.
Ótima explicação!!
Obrigada Rodrigo, você já baixou o nosso e-book também? o título é: 9 Passos Infalíveis para Aumentar o Desempenho de sua ETE, sem Aumentar os custos. Segue o link: www.22.distics.com/w/1e1e18vHe7DfS4IR43Wceb5249f79. Grande abraço!
Muito obrigada!! Assista nossos outro vídeos e nos dê um feedback. Abs
Obrigado pela explicação!
Ramon, ficamos felizes que esteja gostando dos vídeos, por isso, te convidamos a se inscrever no nosso canal e acionar o sininho para você não perder os vídeos novos. Abs.
Ola tudo bem....gratidão pelo seu video, é muito esclarecedor..... eu tenho uma fossa biodigestora em minha residencia com fossa septica, caixa de gordura, aerobica, anaerobica, clorador e sumidouro, porem a prefeitura me pediu para atender o meu esgoto nos parametros do fosforo e o nitrogênio, minha pergunta é, usando esses produtos a base de microorganismos naturais (enzimas) rsolve o meu problema, ou o que voce sugere? obrigada
Olá Andreia! Eu sinceramente nunca via esses produtos de fato funcionar para remoção de macronutrientes. Talvez seja melhor você entrar em contato com uma dessas empresas. Para remoção de Nitrogênio você precisa das fases de nitrificação e desnitrificação, exigndo então um processo convencional de lodos ativados.
Temperaturas no tanque de aeração de 18.5 a 20.5 graus atrapalha a floculação?
Não Carlos. Em temperaturas mais baixas o metabolismo das bactérias costuma ficar mais lento, mas não a ponto de prejudicar a formação dos flocos biológicos. O problema é maior quando a temperatura é muito elevada (acima de 37 graus)
Como reduzir o N total?
Olá Milton. Para remover o N você precisa ter o processo de nitrificação e, dependendo da situação, precisa também do processo da desnitrificação. Mas esse é um tema longo e complexo... segue um vídeo do nosso canal que pode te ajudar a ter um overview do assunto... ruclips.net/video/Bt-YyAef0jY/видео.html
Boa noite Ana Luiza, queria tirar uma dúvida com vc?? Trabalho com ETE, porém meu tq de aeração está com muito problema... Não decanta, e está viscoso, excesso de polimero, o que eu faço?? Estamos alimentando o sistema Biológico com efluente físico químico
Olá Marcos. É bem difícil te ajudar com essa dúvida sem olhar seu lodo no microscópio já que alimentar o biológico com o efluente que vem do tratamento primário é normal. Se você tiver interesse manda um e-mail para ana.luiza@acquaexpert.com.br e solicite uma proposta para análise microbiológica do lodo. Um abraço.
DRA Ana antes de mais nada Parabéns por todos os vídeos bem elaborados,é sem dúvida um trabalho maravilhoso e ímpar no RUclips.
Acho que a Dra é a única pessoa que pode me ajudar.
Gostaria de fazer uma fazenda só de bactérias Nitrificantes em especial as Nitrobacters.
Isso é possível?
Se é?
Como pode ser feito?
De antemão muito obrigado!
Olá! Isso que você quer fazer não é tarefa nada fácil não. Exige muita tecnologia e poucas empresas no mundo dominam isso.
Na minha opinião a empresa que mais domina esse tipo de biotecnologia é a Novozimes. Eles vendem bactérias nitrificantes isoladas e existe também uma tecnologia chamada ANAMOX que também isolou as bactérias nitrificantes, aqui no Brasil o ANAMOX é representado pela Paques.
Boa sorte em suas pesquisas.
Abs.
Dra Ana muito obrigado pelas informações!
Vou ficar atento aos próximos vídeos e num futuro próximo tenho em mente fazer um curso com vocês!
Mais um vez muito obrigado Dra Ana!!!
@@canaldogalistamoderno4166 continue nos acompanhando sim e estaremos à disposição quando quiser fazer o nosso curso on-line Operação de Lodos Ativados. Abs
Dra Ana com certeza sim!
Só tenho mais uma última pergunta:
A água de esgoto tratada pode atingir um padrão que possa virar água potável?
De antemão muito obrigado Dra Ana 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Sim, mas para conseguir isto é preciso investir em tecnologias avançadas. A tecnologia mais viável é a do MBR (assista nossos vídeos sobre esse assunto). Abs
Parabéns pela explicação detalhada,
Tenho um reator de bactérias nitrificantes e uso direto no tanque desta forma tenho que fazer sempre que preciso, como eu poderia inativar para guardar e depois reativalas para uso? Você pode me ajudar?
Adriano, que tipo de sistema é este? As bactérias nitrificantes para sobreviverem precisam de uma fonte de C, oxigênio em torno de 3,0 mg/L, temperatura em torno de 40 graus, pH em torno de 7,5 a 8,0 e idade do lodo acima de 25 dias. Se você tirar este ambiente delas, elas vão morrer ou ficar na forma de cistos (inativas). Assim que essas condições voltam ao normal, as nitrificantes começam a se desenvolver também lentamente.
@@AcquaExpert muito obrigado , era isso que precisava ter certeza!
Boa tarde, como faço para adquirir bactérias nitrificantes?
Olá José! Na verdade não é comum se adquirir as bactérias. Elas crescem naturalmente no sistema biológico desde que o ambiente esteja favorável ao crescimento delas.
No caso das bactérias nitrificantes, o crescimento delas é favorecido pelas seguintes qualidades do efluente: pH entre 6,8 e 7,5. Temperatura em torno de 35 graus. OD em torno de 3,0 mg/L.
A idade do lodo tem que estar acima de 20 dias.
Abs., Ana Luiza
Boa tarde!
Tudo bem?
Como faço para corrigir o pH na aeração?
Meu pH sempre está alto? Eu posso dosar algum químico para correção do Ph antes de entrar no tanque de aeração?
Olá, Carlinhos! Temos outros vídeos que falam de pH que poderão te ajudar. Seguem os links: ruclips.net/video/B9Fl-wdkbL8/видео.html
ruclips.net/video/lKGjmMwSIFU/видео.html
Abs., Carol
Bom dia ana!!! Muito top este vídeo. E normal o surgimento de ácaro d agua em sistemas de lodo ativado? Quais características influenciam para que ele apareça? Espécies mais comuns de encontrar?
Obrigada Luiza. Eu confesso que nunca vi ácaros na amostra de lodo, mas outro dia uma aluna nossa falou que já viu e que ela acredita que seja proveniente da lavagem de saladas do refeitório industrial.
Também nunca vi registro de ácaros nas literaturas de microbiologia de lodos ativados.
Espero tê-la ajudado. Abs.
Posso ao invés de usar cao virgem usar gesso agrícola na compostagem de lodo de esgoto?
Olá César! Somos muito sinceros neste canal, até no momento de dizer que compostagem não é o nosso forte, por isso, não poderemos te ajudar. Sinto muito, mas é melhor do que falar alguma besteira. Espero que consiga sua resposta em breve. Abs.
Medição de OD
Ana, acompanhando seus vídeos, tive uma dúvida. A relação dbo:n:p que é de 100:5:1 tem que ser respeitada a fim de minimizar eps, o déficit ocasiona o eps, mas se for ao contrário , excesso de nutrientes, o que pode acontecer? Muito obrigado, ansioso para começar treinamento com vocês.
Isso mesmo Diogo. O problema do excesso de nutrientes é ambiental mesmo. Em caso de excesso, a ETE tem que estar preparada para remover esses macronutrientes.
@@AcquaExpert verdade Ana, tenho notado isso, mesmo trabalhando com MBBR, dependendo é muito para ela. Estou notando um sobrenada gelatinoso, até pensei que fosse eps, mas vi que os macro estavam alto
@@diogomattos4107 Mas pode ser EPS sim. A falta de nutrientes não é o único fator que leva a produção excessiva de EPS, o excesso de OD, a toxicidade, entre outros fatores estressantes também levam a produção excessiva de EPS. Mas para ter certeza só mesmo analisando o lodo no microscópio.
Oi Ana! Existe uma faixa ideal de sólidos para trabalhar ou isso é controlado pela faixa do IVL?
Olá Maicon! Se o seu lodo ativado for do tipo convencional, a faixa ideal de trabalho de SSV é de 1.500 mg/L a 3.500 mg/L. Já em sistemas de lodo ativado do tipo aeração prolongada, a faixa ideal de SSV é de 2.500 mg/L a 4.000 mg/L. Abs.
Medição de OD