Obrigada Lucas! Nesta sexta-feira (16/06) vamos fazer uma live ao vivo (eu e o João Rosa). Será ao meio dia. Não perca, será bem legal! Avisa para os seus colegas da área.
Muito bom conteúdo, está com alta formação de Nocardia na estação que trabalho, centrífugas quebradas em manutenção, em pouco tempo forro a superfície do tanque de aeração. Não há um sistema de remoção de óleos e graxas também, trata somente esgoto doméstico.
Fui contratado para ajudar a cuidar de uma ete e com um engenheiro ambiental e minha área e da engenharia civil...... estava apavorado tentando em uma semana aprender para entra logo de início com uma mínima bagagem....tava difícil.....encontrei seus vídeos e depois de ver alguns e ver o jeito que vc ministra suas aulas ,sinto que achei o lugar certo para pousas e desfrutar do seu conhecimento a me passar......obrigado a vc e sua equipe ....
Marcelo, não sabe como isso nos deixa felizes! Nosso objetivo é melhorar o tratamento das ETEs do Brasil e do exterior e, para isso, as pessoas precisam saber como o sistema funciona, não é mesmo?! Te convido a assistir outros vídeos, se inscrever no nosso canal e acionar o sininho para não perder os próximos vídeos. Abs.
Canal espetacular para técnicos e operadores de tratamento, nada como aprender com que e especialista no que faz, desde que comecei a acompanhar o canal tenho muito mais conhecimentos para tomada de decisões na ETE que trabalho!
Ana nesse vídeo você não deu exemplo da espuma no caso de deficiência de nutrientes, seria o caso bulking viscoso que você fala em outro vídeo? Da alta formação de EPS?
No sistema onde trabalho é uma empresa química e no momento eles estão produzindo Produto com sabão e desde aí os equalizadores quando ligamos os sopradores saem muita espuma e consequentemente indo pro reatores.
Boa tarde Ana! Surgimento de espuma branca no efluente tratado é comum ? Qual seria a causa ? Tipo após o Decantador ou até mesmo na calha parshall apresenta espuma branca, obs efluente final clarificado com pouca turbidez. Abraço e sucesso
Sim, é comum...o seu efluente tratado ainda pode conter uma alta concentração de surfactantes e formar espuma. É bem comum aplicação de anti-espumante também no efluente tratado.
Olá Lucas! Que bom que você gosta!! Então, te convido a assistir nossos outros vídeos e se inscrever no nosso canal para você não perder nenhuma informação. Toda semana postamos um vídeo novo. Abs.
As duas situações são igualmente ruins. Contudo, quando o lodo está muito jovem, a formação dos flocos também fica comprometida, então além da baixa remoção de carga o seu sistema pode apresentar problemas com o arraste de sólidos.
Bom dia! Ótimo vídeo. Temos um tratamento físico quimico da parte industrial que posteriormente vai para a aeracao, porém quando adicionamos a sanitária também na aeracao, costuma espumar, espuma marrom em grande quantidade durante um longo tempo, pode ser excesso de nutrientes?
Obrigada Ana Clara! O excesso de nutrientes não provoca formação de espuma. Pode ser gordura ou surfactantes mesmo. As vezes a espuma é orginalmente branca, mas fica marrom porque mistura com o lodo.
Ana quando o lodo está extremamente jovem tbem causa esse fenômeno de espuma branca de startup? Ou espuma nessas condições são exclusiva da condição de muito alimento para pouquíssimo sólidos?
Olá Rodrigo! Muito obrigada pela dica. Enquanto este tema não sai, te convido a assistir nossos outros vídeos, tenho certeza de que algum deles irá te ajudar. Abs.
Olá Matheus. O fósforo sozinho não tem relação com geração de espuma. A falta de nutrientes, de uma forma geral, pode produzir espuma, mas excesso de fósforo não.
Em um Biofiltro , com aeraçao bem forte , e algumas midias , começou a aparecer uma espuma , branca mas um pouco amorronzada . Não tem viscosidade ou odor algum , lembrando que nesse local tem uma aeraçao realmente forte certo. Sera que isso se dar pela desnitrificação ? Pela presença de algum nitrogenado ? ou simplesmente pelo excesso de aeração?
A espuma gerada pela desnitrificação ocorre no decantador secundário (já que o processo de desnitrificação ocorre na ausência de oxigênio) e não no tanque de aeração. Se há uma aeração exagerada, então muito provavelmente esta é a causa da sua espuma mesmo.
Vagner, neste caso você precisa reduzir a entrada de gordura na entrada do lodo ativado para valores inferiores a 100 mg/L. Porque se você não resolver esse problema a espuma vai continuar se formando. Você pode retirar a espuma mecanicamente ou até jogar cloro para matar as filamentosas da espuma, mas se não acabar com a fonte de crescimento delas (gordura) a espuma vai continuar se formando.
Olá, Camila! Então, além deste vídeo de espuma, te orientamos a assistir outros 2 que falam de turbidez: ruclips.net/video/NA0Tan8KyhM/видео.html ruclips.net/video/2JQUG94FO1E/видео.html Espero que ajude! Abs
Olá!Ana já fazem 3 semanas que limpamos os tanques de Equalização da nossa estação e desde então há muita espuma no tanque de equalização e na saida do efluente oque posso fazer?
Olá Miguel! Essas espumas que nós relatamos neste vídeo são as espumas formadas no tanque de aeração. Espuma na equalização provavelmente é em função de surfactantes, mas se esta espuma não estiver passando para o reator biológico não vejo problema. Já a espuma no decantador secundário pode não ter relação com essa espuma da equalização. Se for uma espuma marrom pode ter relação com a ocorrência de desnitrificação no decantador, conforme explicamos no vídeo. Abs., Ana Luiza
@@AcquaExpert bom dia e uma pergunta porque meu reator aeróbico mesmo com a atração baixa ele puxa pouco de espuma na sai do reaproveitamento para a osmose.
Olá Ana! Parabéns por este canal esclarecedor! Gostaria de saber, na sua opinião, se há uma concentração compravada de oleos e graxas capaz de favorecer o cerscimento de nocardia e consequente formação de espuma?
Olá Jovane! Obrigada...que bom que você gosta do canal! Não existe nenhuma literatura que cita a concentração de O&G, que gera o problema com a espuma. Mas na prática, eu vejo que em lodos ativados com problemas de espuma provocado por Nocardia sp., normalmente a concentração de O&G está acima de 100 mg/L. Abs
Olá Ana! Excelente o conteúdo do vídeos, assim como todo o conteúdo que produzem, tem servido pra mim como conteúdo de cabeceira. Sou nova no sistema de aeração prolongada e estou tendo problema com essa espuma marrom que já está cobrindo quase todo o TA. De ontem pra hoje meu OD caiu de 2,0 pra 0,5. e meu sistema de aeração está no máximo. Ocorre que ontem a aeração precisou ser paralisada para uma manutenção, cerca de 1h. Será que perdi meu sistema??? IVL 67. Será que um descarte de lodo me ajudaria. Fiz o SSTa mas não sei calcular a relação com o volume do tanque. Se puder me ajudar, tou desesperada kkk
Olá Elisangela. Espuma marrom normalmente é provocada por excesso de uma bactéria filamentosa chamada Nocardia sp. Esta filamentosa gosta de excesso de gordura ou de idade do lodo alta. Verifique a concentração de óleos & graxas na entrada do biológico. Se estiver acima de 50 mg/L pode ser este o problema. Verifique também a concentração de SST, pois o excesso de SST pode aumentar o consumo de Oxigênio e por isso talvez seu OD esteja tão baixo. Então, se este for o problema, sim, se você aumentar o descarte de lodo, vai haver uma melhora.
Bom dia! Existem várias tecnologias que removem óleos & graxas. As mais comuns são o separador água e óleo (API) e o DAF (Flotador por ar dissolvido). Tem que fazer ensaios de tratabilidade com o seu efluente para ver qual é o ideal.
Excelente vídeo! Sou operador de ete em MG e tenho tido concentração de espuma no meu efluente do sistema terciário! A turbidez está boa! O que pode estar ocorrendo? Fã número 1 do trabalho de vcs!
Obrigada Theo, é muito bom saber que nossa mensagem está ajudando de verdade! Obrigada mesmo! Com relação a sua dúvida me deixe saber como é o seu tratamento terciário, tem flotador? tem desinfecção com cloro? etc.. Ana Luiza
Boa tarde! Obrigado por responder! Meu tratamento terciário tem um encantador lamelar, filtro de disco e desinfecção por UV! Também temos um flotador que opera uma média de 10 horas por dia abastecido via lodo excedente secundário!
Em relação a espuma devido a desnitrificacao, ultimamente chego cedo às 08:00 para trabalhar o decantador está com excesso de lodo por cima, e após o startup começa o arraste, como melhorar isso? Teria que aumentar o descarte de lodo?
Não ficou muito claro para mim o que você quis dizer com start up. Sua ETE não tem fluxo contínuo? trabalha por batelada? ou a sua ETE é nova e está sendo partida agora?
É o seguinte: a estação opera das 08:00 as 17:00 hs. Então a bomba de recirculação de lodo eu ficava na dúvida se desligava no final do expediente ou não porque quando chego aqui o lodo que tinha que ficar no fundo do decantador está ficando em cima. Então eu fiz o cálculo da idade do lodo e o mesmo está em 42 dias, estou descartando lodo todo dia e a a idade não sai de 42 mas a cor do lodo está clara e Ivl baixo. O grande problema aqui é a turvação, o od aqui está na média de 6. Se baixar o od será que essa turvação diminui?
@@cristianogaldino4389 Entendi. Se o seu aerador é do tipo superficial pode ser que esse seja o problema realmente. Esse tipo de aerador pode quebrar os flocos se tiver com excesso de aeração. Mas se seu aerador for por ar difuso isso não aconteceria. De qualquer forma, 6 mg/L de OD é um desperdício né. Não precisa tanto. O fato é que para ter certeza do que está causando este problema, eu teria que olhar a amostra de lodo no microscópio. Se quiser uma proposta para esta análise me manda um email solicitando... ana.luiza@acquaexpert.com.br.
Muito obrigado pelas informações. Um pouco que sei é graças ao canal. Na empresa estou tentando pedir análise microbiológica mas a dificuldade é convence-los a fazer pois nem o medidor de od estão querendo obter. Aguardando cursos presenciais de vocês para fazer inscrição.
Vc é uma referencia no tratamento de efluentes. Obg pelos videos
Obrigada Lucas! Nesta sexta-feira (16/06) vamos fazer uma live ao vivo (eu e o João Rosa). Será ao meio dia. Não perca, será bem legal! Avisa para os seus colegas da área.
Estou com esse problema, principalmente quando desligo os Aeradores
Muito bom conteúdo, está com alta formação de Nocardia na estação que trabalho, centrífugas quebradas em manutenção, em pouco tempo forro a superfície do tanque de aeração. Não há um sistema de remoção de óleos e graxas também, trata somente esgoto doméstico.
Boa noite só novo nesta profissão, e tô gostando dos assuntos.
Fui contratado para ajudar a cuidar de uma ete e com um engenheiro ambiental e minha área e da engenharia civil...... estava apavorado tentando em uma semana aprender para entra logo de início com uma mínima bagagem....tava difícil.....encontrei seus vídeos e depois de ver alguns e ver o jeito que vc ministra suas aulas ,sinto que achei o lugar certo para pousas e desfrutar do seu conhecimento a me passar......obrigado a vc e sua equipe ....
Marcelo, não sabe como isso nos deixa felizes! Nosso objetivo é melhorar o tratamento das ETEs do Brasil e do exterior e, para isso, as pessoas precisam saber como o sistema funciona, não é mesmo?! Te convido a assistir outros vídeos, se inscrever no nosso canal e acionar o sininho para não perder os próximos vídeos. Abs.
Canal espetacular para técnicos e operadores de tratamento, nada como aprender com que e especialista no que faz, desde que comecei a acompanhar o canal tenho muito mais conhecimentos para tomada de decisões na ETE que trabalho!
Ana nesse vídeo você não deu exemplo da espuma no caso de deficiência de nutrientes, seria o caso bulking viscoso que você fala em outro vídeo? Da alta formação de EPS?
Isso mesmo
No sistema onde trabalho é uma empresa química e no momento eles estão produzindo Produto com sabão e desde aí os equalizadores quando ligamos os sopradores saem muita espuma e consequentemente indo pro reatores.
Olá Aline! É, não tem jeito...produtos com sabão dão esta reação mesmo. Abs.
Olá. Teria como gerar um antiespumante caseiro?
Mt obrigado!! Vcs sao demais!!
Nós que agradecemos! ;)
Boa tarde Ana! Surgimento de espuma branca no efluente tratado é comum ? Qual seria a causa ? Tipo após o Decantador ou até mesmo na calha parshall apresenta espuma branca, obs efluente final clarificado com pouca turbidez. Abraço e sucesso
Sim, é comum...o seu efluente tratado ainda pode conter uma alta concentração de surfactantes e formar espuma. É bem comum aplicação de anti-espumante também no efluente tratado.
muito bom ana, ajudou-me muito
Mbuta, bom saber disso! Abs.
Vídeo muito esclarecedor e didático, estou passando por este problema na ETE e pesquisando soluções para as correções necessárias.
Que bom que gostou Altair! Aproveito e te convido para assistir nossos outros vídeos, talvez possam lhe ajudar também. Abs
Muito bom, Ana. Estou tendo problemas com espuma no tanque de aeração e esta indo para o decantador. Seu vídeo me deu um norte. Obrigado!
Olá Márcio! Que bom saber disso. Espero que nossos outros vídeos também possam lhe ajudar em momentos de apuros. Abs.
Hoje, tenho nocardioformes no reator biológico! Obrigado pela informação.
Que bom que ajudou Max! Abs.
muito bom. Simples, objetivo e didático.
Olá Ricardo, tudo bem? Que bom que gostou do conteúdo e espero que os demais também possam te ajudar. Abs
Obrigado mesmo! está me ajudando muito!
Olá Marco! Que bom que os vídeos estão te ajudando. Continue nos acompanhando, pois sempre teremos assuntos novos. Abs.
seus videos sao maaravilhoso Ana.
Olá Lucas! Que bom que você gosta!! Então, te convido a assistir nossos outros vídeos e se inscrever no nosso canal para você não perder nenhuma informação. Toda semana postamos um vídeo novo. Abs.
Realizo a higienização com soda cáustica e sabão, o que ocasiona em muita espuma , como faço pra resolver sem muito custo ?
Pode adicionar anti-espumante (a base de água)
Obrigado pela explicação!
👍😉
O que mais prejudica na dbo o lodo jovem ou o.lofo velho
As duas situações são igualmente ruins. Contudo, quando o lodo está muito jovem, a formação dos flocos também fica comprometida, então além da baixa remoção de carga o seu sistema pode apresentar problemas com o arraste de sólidos.
Bom dia! Ótimo vídeo. Temos um tratamento físico quimico da parte industrial que posteriormente vai para a aeracao, porém quando adicionamos a sanitária também na aeracao, costuma espumar, espuma marrom em grande quantidade durante um longo tempo, pode ser excesso de nutrientes?
Obrigada Ana Clara! O excesso de nutrientes não provoca formação de espuma. Pode ser gordura ou surfactantes mesmo. As vezes a espuma é orginalmente branca, mas fica marrom porque mistura com o lodo.
Ana quando o lodo está extremamente jovem tbem causa esse fenômeno de espuma branca de startup? Ou espuma nessas condições são exclusiva da condição de muito alimento para pouquíssimo sólidos?
Sim, pode acontecer nessa condição também.
Olá Ana!! Seus vídeos são ótimos, parabéns! Poste um vídeo sobre acidez em um reator biológico pvf.
Olá Rodrigo! Muito obrigada pela dica. Enquanto este tema não sai, te convido a assistir nossos outros vídeos, tenho certeza de que algum deles irá te ajudar. Abs.
Rodrigo. Postamos hoje (29/06) um vídeo sobre esse assunto! Abraço.
Acqua Expert muitíssimo obrigado Ana. Vocês são nota 10.
Acidez nos reatores biológicos pode ser nitrificação, eu resolvi aumentando a vazão de entrada e corrigindo com um pouco de cal hidratado.
Boa noite!
A presença de Fósforo também pode estar correlacionada ao aparecimento de espuma?
Olá Matheus. O fósforo sozinho não tem relação com geração de espuma. A falta de nutrientes, de uma forma geral, pode produzir espuma, mas excesso de fósforo não.
Em um Biofiltro , com aeraçao bem forte , e algumas midias , começou a aparecer uma espuma , branca mas um pouco amorronzada . Não tem viscosidade ou odor algum , lembrando que nesse local tem uma aeraçao realmente forte certo. Sera que isso se dar pela desnitrificação ? Pela presença de algum nitrogenado ? ou simplesmente pelo excesso de aeração?
A espuma gerada pela desnitrificação ocorre no decantador secundário (já que o processo de desnitrificação ocorre na ausência de oxigênio) e não no tanque de aeração. Se há uma aeração exagerada, então muito provavelmente esta é a causa da sua espuma mesmo.
Olá Ana, canal excelente adoro seus conteúdos.
Teria alguma indicação para combater espuma (espuma densa) no reator, proviente de gordura,
Vagner, neste caso você precisa reduzir a entrada de gordura na entrada do lodo ativado para valores inferiores a 100 mg/L. Porque se você não resolver esse problema a espuma vai continuar se formando. Você pode retirar a espuma mecanicamente ou até jogar cloro para matar as filamentosas da espuma, mas se não acabar com a fonte de crescimento delas (gordura) a espuma vai continuar se formando.
@@AcquaExpert , obrigado 😀
Olá!
Ana, trabalho com reatores ubox e estou com problema de formação de espuma no efluente final e aumento da turbidez do mesmo.
Olá, Camila! Então, além deste vídeo de espuma, te orientamos a assistir outros 2 que falam de turbidez:
ruclips.net/video/NA0Tan8KyhM/видео.html
ruclips.net/video/2JQUG94FO1E/видео.html
Espero que ajude!
Abs
Olá!Ana já fazem 3 semanas que limpamos os tanques de Equalização da nossa estação e desde então há muita espuma no tanque de equalização e na saida do efluente oque posso fazer?
Olá Miguel! Essas espumas que nós relatamos neste vídeo são as espumas formadas no tanque de aeração.
Espuma na equalização provavelmente é em função de surfactantes, mas se esta espuma não estiver passando para o reator biológico não vejo problema. Já a espuma no decantador secundário pode não ter relação com essa espuma da equalização. Se for uma espuma marrom pode ter relação com a ocorrência de desnitrificação no decantador, conforme explicamos no vídeo.
Abs., Ana Luiza
Boa noite meu reator aeróbico está com araste de espuma porque será mesmo com a ereção baixa mas sem araste.
Desculpa Rogério, seu comentário não ficou claro para nós. É um comentário ou uma pergunta? poderia formular melhor?
@@AcquaExpert bom dia e uma pergunta porque meu reator aeróbico mesmo com a atração baixa ele puxa pouco de espuma na sai do reaproveitamento para a osmose.
Olá Ana! Parabéns por este canal esclarecedor! Gostaria de saber, na sua opinião, se há uma concentração compravada de oleos e graxas capaz de favorecer o cerscimento de nocardia e consequente formação de espuma?
Olá Jovane! Obrigada...que bom que você gosta do canal! Não existe nenhuma literatura que cita a concentração de O&G, que gera o problema com a espuma. Mas na prática, eu vejo que em lodos ativados com problemas de espuma provocado por Nocardia sp., normalmente a concentração de O&G está acima de 100 mg/L. Abs
Olá Ana! Excelente o conteúdo do vídeos, assim como todo o conteúdo que produzem, tem servido pra mim como conteúdo de cabeceira. Sou nova no sistema de aeração prolongada e estou tendo problema com essa espuma marrom que já está cobrindo quase todo o TA. De ontem pra hoje meu OD caiu de 2,0 pra 0,5. e meu sistema de aeração está no máximo. Ocorre que ontem a aeração precisou ser paralisada para uma manutenção, cerca de 1h. Será que perdi meu sistema??? IVL 67. Será que um descarte de lodo me ajudaria. Fiz o SSTa mas não sei calcular a relação com o volume do tanque. Se puder me ajudar, tou desesperada kkk
Olá Elisangela. Espuma marrom normalmente é provocada por excesso de uma bactéria filamentosa chamada Nocardia sp. Esta filamentosa gosta de excesso de gordura ou de idade do lodo alta. Verifique a concentração de óleos & graxas na entrada do biológico. Se estiver acima de 50 mg/L pode ser este o problema. Verifique também a concentração de SST, pois o excesso de SST pode aumentar o consumo de Oxigênio e por isso talvez seu OD esteja tão baixo. Então, se este for o problema, sim, se você aumentar o descarte de lodo, vai haver uma melhora.
Olá,Ana , bom dia!
Como enquadrar efluentes oleosos com a legislação federal?
Bom dia! Existem várias tecnologias que removem óleos & graxas. As mais comuns são o separador água e óleo (API) e o DAF (Flotador por ar dissolvido). Tem que fazer ensaios de tratabilidade com o seu efluente para ver qual é o ideal.
Bom dia.
A base de coagulação, resolveu?
Sugere.?
*Resolve?
Caixa separadora está tudo utilizada
*sendo utilizada
otimo video.
Obrigada Max!!
Excelente vídeo! Sou operador de ete em MG e tenho tido concentração de espuma no meu efluente do sistema terciário! A turbidez está boa! O que pode estar ocorrendo? Fã número 1 do trabalho de vcs!
Obrigada Theo, é muito bom saber que nossa mensagem está ajudando de verdade! Obrigada mesmo!
Com relação a sua dúvida me deixe saber como é o seu tratamento terciário, tem flotador? tem desinfecção com cloro? etc..
Ana Luiza
Boa tarde! Obrigado por responder! Meu tratamento terciário tem um encantador lamelar, filtro de disco e desinfecção por UV! Também temos um flotador que opera uma média de 10 horas por dia abastecido via lodo excedente secundário!
Se a espuma estiver sendo gerada no decantador pode ser em função de uma possível desnitrificação. A formação de N2 pode gerar essa espuma.
@@AcquaExpert mais uma vez obrigado!!!
Em relação a espuma devido a desnitrificacao, ultimamente chego cedo às 08:00 para trabalhar o decantador está com excesso de lodo por cima, e após o startup começa o arraste, como melhorar isso?
Teria que aumentar o descarte de lodo?
Não ficou muito claro para mim o que você quis dizer com start up. Sua ETE não tem fluxo contínuo? trabalha por batelada? ou a sua ETE é nova e está sendo partida agora?
É o seguinte: a estação opera das 08:00 as 17:00 hs. Então a bomba de recirculação de lodo eu ficava na dúvida se desligava no final do expediente ou não porque quando chego aqui o lodo que tinha que ficar no fundo do decantador está ficando em cima. Então eu fiz o cálculo da idade do lodo e o mesmo está em 42 dias, estou descartando lodo todo dia e a a idade não sai de 42 mas a cor do lodo está clara e Ivl baixo. O grande problema aqui é a turvação, o od aqui está na média de 6.
Se baixar o od será que essa turvação diminui?
@@cristianogaldino4389 Entendi. Se o seu aerador é do tipo superficial pode ser que esse seja o problema realmente. Esse tipo de aerador pode quebrar os flocos se tiver com excesso de aeração. Mas se seu aerador for por ar difuso isso não aconteceria. De qualquer forma, 6 mg/L de OD é um desperdício né. Não precisa tanto. O fato é que para ter certeza do que está causando este problema, eu teria que olhar a amostra de lodo no microscópio. Se quiser uma proposta para esta análise me manda um email solicitando... ana.luiza@acquaexpert.com.br.
Muito obrigado pelas informações.
Um pouco que sei é graças ao canal.
Na empresa estou tentando pedir análise microbiológica mas a dificuldade é convence-los a fazer pois nem o medidor de od estão querendo obter.
Aguardando cursos presenciais de vocês para fazer inscrição.