parece que quem comentou de areia ou água ou ate brita, não estava falando de uma pista com esse material, mas sim uma área de escape no fim da pista. De fato poderia ser útil num lugar como esse com fartura de terreno como esse aeroporto. Como assim não se pode ter redes de absorção de impacto? isso poderia sim dar alguma ajuda em emergência dentro de uma área de escape no fim de uma pista, e poderia ser ativadas em situação de emergência.
@@rodandonabike7616 essa rede teria que ter uma resistência absurda. Um avião civil lotado de passageiros e combustível é centenas de vezes mais pesado que um caça que opera em porta-aviões.
@@Renan_cSem contar o impacto que as pessoas sentiriam parando dessa forma tão brusca. Creio que a depender da velocidade o corpo humano não aguentaria o chicoteio do corpo em uma parada dessas. E fora que poderia quebrar o avião ao meio.
Meu caro, em Congonhas foram instaladas caixas de brita especial, mas elas não ficam soltas como num autódromo, mas fixas debaixo de uma pequena lâmina de cimento projetada para se quebrar com o peso de uma aeronave. Eu acho um elemento adicional de segurança muito válido para auxiliar numa eventual excursão de pista.
Foi a primeira coisa que eu pensei, e não sabia que tinha em Congonhas. Sempre que eu vou viajar vou de Guarulhos, acho o aeroporto melhor, e pego menos trânsito.
Esse aparato foi pensado para ser rompido pelo peso concentrado nos trens de pouso que passariam a sofrer enorme resistência ao rolamento. No caso atual o peso estava distribuído pela frágil fuselagem e não teria rompido o cimento.
André, apenas como ajuda para o excelente trabalho que você realiza, essas antenas relativamente próximo da(s) cabeceira(s) da pista são componentes do sistema ILS (Istrument Landing Sistema) que auxiliam as aproximações por instrumento para pouso. As antenas que estão no "morrote" são do Localizer (LOC) que fornece as informações em relação ao eixo da pista ou seja o posicionamento horizontal do avião em relação ao alinhamento. Na lateral da cabeceira fica o outro componente que é o Glide Slope que fornece a rampa ideal de aproximação. Numa das imagens (aproximadamente aos 02:57) do teu vídeo considerando o sentido de pouso da aeronave que se acidentou, da para notar a esquerda uma pequena área circular que é provavelmente onde está instalado GS. Esse "morrote artificial" foi construído pois as antenas do LOC não podem ficar abaixo da elevação da pista devido a interferência do próprio terreno.
Passou tao rapido na pista que lenbrou o TAM aqui de Congonhas que varou a pista e bateu no predio da própria TAM. Ate ter as informações da caixa preta seguuremos com muitos misterios nesse acidente.
sim, mais não faz sentido ele pousar sem o trem de pouso e no final da pista! e pior sabendo do muro no final é loucura! talvez o avião não deu outra opção pra ele! porque o correto seria as aguas ou pousar virado pra não bater no muro! o correto seria não ter um muro de concreto, acho que depois disso eles removem! enfim o rio era a melhor opção.
Parece que o caso da Tam foi pior, pq era mais fácil de ser evitado. Ese caso o avião tava sem o trem de pouso, o da Tam foi pista molhada. Os aviões têm muita tecnologia. os aeroportos é que são bangunçados, até a zona de embarque é literalmente uma zona. E estamos falando de um aeroporto da Coreia do Norte, pega esses aeroportos no interior do Brasil, são uma porcaria. O avião só consegue pousar pq tem trocentos sensores e avisos, o piloto é treinado, e faz aqulo sempre. Porém qq coisa que de de errado no avião, aí o piloto tem que ser um artista, pq se depender da seguraça do aeporto todo mundo vai morrer.
Normalmente se pousa contra o vento, para ter menor velocidade relativa com o solo. Mas podia estar com algum problema e queria pousar o quanto antes. Tendo pista para tal, pode pousar com vento de cauda.
Estou no mercado desde 2023, tenho um total de 795 mil realizados com mais de 65 mil investidos em Bitcoin, ETFs e outras rendas de dividendos, sou muito grato por todo o conhecimento e informação que você me deu.
Acumulei um total de 89 mil hoje. Sou realmente grato por todo o conhecimento e informação que você me deu nas últimas semanas. Comecei com 5 mil há 2 meses.
MRS. Elza realmente estabeleceu o padrão para outros seguirem, nós a amamos aqui no Reino Unido, pois ela tem sido muito prestativa e mudou muitas vidas.
Uau, por favor, há alguma maneira de obter esses serviços? Eu trabalho em 3 empregos e estou tentando pagar meu empréstimo estudantil há um tempo!! Por favor, me ajude.
O melhor canal do BR sobre o assunto, rápido e eficiente, ao contrário dos youtubers enchedores de lingüiça... Assim como o canal Branco Aviação, outro TOP!
Vi comentários em canais gringos, em que australianos, e um neozelandês, também, falavam sobre um regra em seus países, de que estruturas próximas à pista deveriam ser, obrigatoriamente, feitas de material frágil, e nunca, jamais em concreto armado. Uma coisa que me ocorreu, é que existe em alguns aeroportos, aquele tipo de piso, colocado no final da pista, que afunda com o peso de uma aeronave que porventura venha a ultrapassar o limite de frenagem. Num país já considerado desenvolvido, como a Coreia do Sul, esse tipo medida seria algo esperado e corriqueiro, eu iria supor, antes da ocorrência dessa tragédia.
Ele estava muito rápido já no final da pista, não entendo muito, mais parece que precisa reverter as turbinas e há algo naa Ásias que não sei o nome🤔 faz com que o avião para, mas também o trem de pouso tem os freios, Com a falta das rodas freando não foi suficiente para parar o avião 😢🥹😱
😢💔💐 muito triste de ver quantos acidente s muitos tem acorrido e só Deus para nós guardar e abençoa está família que perdeu seu entra querido com o consolo vindo da parte de Deus 😢 seus sentimentos ao as famílias coreanas ,🇧🇷💔 🇰🇷
André, essas antenas no fim da pista são do Localizer do ILS, elas indicam o eixo da pista numa aproximação. Não tenho certeza, mas acho que o morrinho é para deixa-las no mesmo nivel da pista.
4 дня назад+5
Sim, você está certo. Tentei falar de forma mais simples possível, o povo não entende nada, viu os comentários sobre redes, brita, pqd.
@@Buiuvzp o muro é 1 erro deveria ter algo entre o fim da pista e a vedação final. Deveria ter uma 300 a 400 metros de brita ou areia sei lá algo que ajudasse a frenar o avião em casos como este. E no final a vedação nem deveria ser em concreto e sim em rede
Por um segundo ângulo que foi filmado, deu pra notar que ele demorou bastante pra tocar a pista, aparentemente já no terço final da mesma. Não sei se entrou em efeito solo ou o que foi, mas ele chegou na area de escape com muito mais velocidade do que deveria. Esse "morro" foi só o desfecho, mas tem muito elemento a ser considerado aí.
4 дня назад+2
Exato meu nobre, mas é uma cadeira de erros a ser investigada. Se tivesse pousado antes o destino poderia ter sido outro.
Talvez não souberam calcular a distância da altura do trem de pouso com o solo.....ou seja...se o avião tivesse tocado na pista de barriga logo no começo da pista..... talvez o erro do piloto foi não fazer esse cálculo correto....do avião com o trem de pouso e sem ele
Sabe o q me incomodou? A impressão é que o avião desliza na pista mas continua acelerando, dá pra ouvir as turbinas, será que ao invés do reverso o piloto acelerou? Outra coisa, como bem demonstrado, esse é o final da pista, tenho tbm a impressão de q o avião só tocou o solo bem nesse final, se fosse no começo, não é possível q o avião não parasse... q triste tragédia!
Estava com reverso acionado, dá pra ver no vídeo, porém com uma velocidade desproporcional, seria possível parar bem antes se tocasse no início da pista.
Fui assistir os videos do Boeing 767 da LOT, que realizou um pouso nas mesmas condições, eles parecem até ter o contato na pista com velocidades não muito diferentes, ainda sim com o acidente ocorrido na Coréia aparentando estar com mais velocidade já no contato, mas a diferença de desaceleração entre os dois é intrigante, o do acidente na Coréia parece não reduzir a velocidade minimamente que seja.
Boa tarde Andre Um sistema de caixa de brita neste aeroporto parece ajudaria bastante, e eles tem bastante espaço para isso. Uma caixa parecida com aquela dos caminhões nas serras.
@@kerlonslow-yk6sp eu ia dizer isso. A caixa de brita (ou material avançado de Engenharia) é feita para "agarrar" o trem de pouso. Não serviria pra nada nesse caso.
Idéias para contentoees de aeronaves: piscina com profundidade 1 metro, cercas metálicas para frear, plantas de árvores baixas como um tapete de frenagem.
Até comecei a escrever sobre áreas de escape, mas esse acidente foi atípico e o assunto começou a se estender bastante na minha cabeça. o avião veio sem trem de pouso extendido, em velocidade alta, aparentemente sem redução de velocidade enquanto deslizava na pista, sem spolier e outras superficies extendidas, apenas um reversor aberto, etc. Dá uma bela discussão entre avgeeks. Só depois das investigações pra saber o que houve e o que sucederá. Mas é fato, áreas de escape reduziriam bastante a gravidade dos acidentes e possibilitaria até a recuperação de aeronaves. E olha eu extendendo o texto de novo. Aviação é isso, é ciências pura e simplificá-la é ser superficial ou omisso.
Aqui em Portugal ao longo da linha aérea chegando em Lisboa tem águias treinadas para colocar urubus e outros pássaros para longe da passagem dos aviões, em Lisboa vejo que pousa aviões a cada 5 minutos e às aves de rapina tem o trabalho de fazer a proteção aérea em Lisboa
No caso o morrinho tá sendo ocupado pelas antenas do ILS. Ali - especificamente - não são parte do ALS (luzes de app). Estava muito rápido. Pista como 2800m
O pouso em porta avioes É um desastra controlado...Sempre. O muro de con reto é um grande absurdo ! Coisada Linha Sigfrid ou a Muralha do Atlantico no dia D. Abração. Grato.
Uma pergunta, divulgaram que o avião tentou pousar e não conseguiu, depois deu una volta e pousou no sentido contrário da mesma pista quando então bateu no morro. Se for verdade aquele é o início da pista e não o final dela, aquelas são luzes indicando o início dela onde o avião deveria tocar o asfalto na aterrissagem portanto não representariam perigo em condições normais. Procede? Realmente não sei se a informação é verdadeira, outra coisa, tive a impressão que os motores estavam acelerando ao máximo mesmo com o avião arrastando no solo. Acho que eles tentariam nova arremetida.
Pelo que percebi, o avião pousou muito além do ponto e o morro terminou a tragédia. Bem, o pessoal vai entender o que aconteceu e fazer as devidas modificações não somente lá, mas em vários outros aeroportos.
Será que estava tentando arremeter e não ganhou altura e decidiu fazer o toque na pista? Talvez por isso não utilizou toda a extensão para o pouso. O ponto de toque já havia passado. Interessante o seu comentário.
Pelas imagens o avião tocou a pista tarde de mais e com muita velocidade. Parece Pelas imagens que quando ele toca na pista já está para frente do meio da pista , aí não deu tempo dele reduzir tanto a velocidade. E esse morro no final da pista se não tivesse com certeza a tragédia seria bem menor. Renato aqui em CACOAL RONDÔNIA.
Concordo plenamente que não deveria existir uma montanha de terra no final da pista. A sinalização pode facilmente ser instaladas em pequenos postes, que em caso de colisão como esse, faria muito menos impacto na fuselagem. Parece que o projeto do aeroporto poderia ser melhorado.
A aviação progride ainda mais após acidentes como esse. Uma coisa é certa: tem que aumentar ainda mais as áreas de escape e tirar qualquer obstáculo da frente das pistas
concordo.... entendo que ai não é área de escape porem no projeto se considerar área de segurança se o material fosse diferente do muro, blocos etc.... teria dissipação de energia... acho que a investigação vai recomendar isso... pois a estrutura era muito exagerada... afinal na aviação qnd tudo foge ao controle, tem-se que diminuir as fatalidades, vide o projeto dos pé das poltronas após o voo da Varig q pousoou forçado na amazonia.... ninguem projeta aviaõ pra cair... mas caso caia o q diminuir as mortes??? acho q vc esta 100% certo em questionar isso sim
Em VIX tem na cabeceira 02 e na cabeceira 20, a função desses muros é evitar jet blast e evitar detritos nas avenidas que passam proximos a essa cabeceira, em VIX são de concreto também.
Aqui em Fortaleza tem uma estrutura de concreto no final do aeroporto, fica ao lado da Br 116 ( da pra ver ela) , nao sei pra que serve, mas e de concreto e e bem alto.
Puxa no Google mapa isso é aeroporto, um tanto de espaço depois que termina a pista para fazer uma área de escape, Mais não eles preferiram colocar um muro para parar o avião🤦🏻♂️ Pois vale mais perder vidas no avião com Impacto no muro do que deixar ele passar fora da área do aeroporto, e se vocês ver no google mapa tem muito espaço além disse muro e nem muitas construções até chegar na água.
ELE POUSOU DO LADO CONTRÁRIO...SE POUSASSE DO LADO CERTO NÃO HAVERIA MURO... ALGO JÁ HAVIA "PIFADO" EM VÔO, ( Além do trem de pouso)..PARA ELE COMUNICAR "'MAY DAY"' ...😢😢😢 Não deu tempo de nada mais...
@@silviomaciel2821 Não tem lado contrário, em aeroportos dá para pousar nos dois sentidos da pista, cada um sentido da pista tem uma numeração a pista 01 e a 19, o pouso foi na pista 19.
Suposição: Ele vinha para o pouso e "pegou passaros" com a perDa de um motor ele "abortou o pouso" e arremeteu, na segunda tentativa pegou "mais passaros" e perdeu o segundo motor, e TODOS OS CONTROLES praticamente "caindo no meio da pista" em alta velocidade sem freios e sem trem de pouso e se chocando contra o muro.
Corrigindo "COM A PERDA" NUNCA "COM A PERCA" . Sou professora de língua portuguesa. Gosto de ajudar. Agora, por que os aeroportos não cuidam da invasão de urubus perto das pistas? Esperam por desgraças? Perdas de vidas?
Ele fuciona como antena, se tiver morro atrás dele. Que atrapalha a interferência, nas aeronaves. Tem que levar mais um pouco na rampa da decida, pra pouso. Na programação por ILS
Acho que teria maneiras de se fazer uma área de escape mais segura eliminando armadilhas como muros ou Torres de equipamentos no final de pista. Os projetistas de aeroportos devem planejar sempre prevendo o pior caso é não ignorá-lo só pq são raros.
Gostei da menção a formula 1 quando mencinou a caixa de brita. Pois a Fórmula 1 é um excelente exemplo de esporte de risco que ao longo de anos, após dezenas de fatalidades, e dezenas de medidas e modificações, hoje é um esporte ainda de risco, mas cada vez mais raro acidentes fatais, e detalhe, nenhuma medida modificou a velocidade e o conceito básico do carro. O que eu quero dizer é que, sim acho válido pistas e aeroportos por medida de segurança nível máximo, possuírem maior espaço de escape, eventualmente somados a uma grande caixa de brita (cobertas por alguma película que impeça de irem para as pistas), talvez uma caixa com lençol d'água, como se fosse uma grande piscina, e também as enormes redes e varias camadas também fariam o avião perder força de velocidade. EVITAR A EXPLOSÃO: Além de sim, voltar ao sistema de paraquedas na traseira, (estamos em um momento em que um foguete dá ré). Um avião quando o piloto percebe que será levado ao limite, ou até mesmo IA, poderia sim despejar o tanque de combustível no primeiro contato com o chão. O Avião da chape não explodiu, pois ficou sem combustível, e isso deu uma segunda chance para 5 passageiros. O futuro chegou, nunca viajei de avião e nem pretendo, vou contra a estatística, eu sempre achei o avião muito mais perigoso e arriscado do que um carro por exemplo. Existe ainda um desinteresse em aplicar novas tecnologias para evitar essas tragédias devido aos custos que seriam trocar as frotas existentes e obras em grandes aeroportos. E quando um tiver um nível 6 estrelas de segurança, todos os outros nunca mais serão vistos com bons olhos.
Tem varios idiotas no Twitter falando, "Ah quando é da Embraer, todo mundo fica falando o tempo todo"claro o animal, em toda notícia a ideia é chamar a sua atenção.
Uma das regras da aviação é em caso de pane após decolagem, arremetida, é pousar em frente. Pode-se fazer uma pequena abertura para esquerda ou direita, mas sempre em frente, nunca voltar. Porque tentando voltar, a aeronave pega vento de cauda, ela necessita de muito mais velocidade para manter a sustentação. Ela afunda muito rápido. A intenção pelo visto foi retornar, por isso foi preciso vir para pouso em velocidade superior. Sem trem de pouso no chão, uma caixa de retenção não iria funcionar. Ele poderia ter como opção uma pequena guinada para o espaço gramado, onde o atrito seria maior e sem risco de colisão com os auxílios de balizamento da pista.
ideia genial , mas faltou sim area de escape. pra que instalar uma barreira igual a de segurar caminhao na descida da serra quando pode ter um muro de terra ao inves? quem morreu tenho certeza que gostaria que tivesse uma estrutura igual a congonhas.
André, perfeito.... não vejo motivo para colocar uma parede de concreto armado no final da pista..... baita insanidade, até pq não tem nada além de estradas vacinas ao redor.....
Está explicado. Achei absurdo o muro quando vi pela primeira vez. Mas agora sabendo que o avião pouso no final da pista ai foi demais. Piloto falhou tinha que ter arremetido e tentado outra vez. E deixava com opção pousar na água se nao tivesse conseguindo a aproximação correta na pista do aeroporto.
Boa noite! Vi num canal gringo a especulação de um piloto deste tipo de avião de que talvez o piloto tenha desligado por engano o motor errado (o bom não o que sugou algo) e então o avião ficou sem motor. Mas isto não explica a ausência de controle do avião pois tem se motor elétrico para os sistemas hidráulicos. Talvez a queda foi tão rápida que não houve tempo de baixar trem de pouso e arrumar as condições pro pouso. Abraços.
Tem coisas muito estranhas nesse acidente: 1) Sistema hidráulico estava funcional? 2) Reverso estava atuando? 3) Por que a configuração dos flaps estava limpa? 4) O piloto pusou no ponto ideal de toque, já que estava com problemas? Várias perguntas que a investigação deve responder.
Não é um muro é uma base de concreto “platô” para as antenas do localizador de aproximação por instrumento IFR. Existem diversos modelos, mas normalmente são localizados na cabeceira oposta.
Final da pista com uma rampa curva como os ingleses criaram nos seus portaviões para a decolagem. Está sendo usado em outros portaviões. Essa rampa poderia fazer parte do tal morrinho. Reduziria a velocidade.
O avião parecia estar com sérios problemas hidráulicos, visto que não pôde baixar o trem de pouso nem acionar os flaps, e talvez por isso a "dirigibilidade" estava comprometida, o que explicaria a urgência para pousar, e o fato do piloto não conseguir tocar a pista no momento ideal, e muito menos arremeter para planejar uma nova tentativa. Opinião de leigo palpiteiro, obviamente.
Tem esse muro, porque não é o costume avião pousar desse lado. O avião foi desviado para aterrisar desse lado, e pousou de barriga, trem de pouso não funcionou.
Olá Sr. André! Eu não entendo de aviação, mas gostaria de saber se em casos de emergência poderia usar aqueles cabos que ajudam os caças pousarem nos porta aviões?
Na minha opinião deveria ter uma pista! Exclusiva! para esse tipo de pouso. Uma vez que sem o trem de pouso, entre outros problemas técnicos. Com certeza no caso deste acidente .A tragédia seria muito menos pior. 😢
Assim que termina a pista poderia uma área de escape com algo que amortecesse e parasse o avião🤔 mais um muro🤦🏻♂️🤦🏻♂️ Aonde a gente vê claramente que aquele barranco que parece ter concreto dentro da terra parou o avião com a explosão... E quando o avião posa sem o trem de pouso eles não derramam um líquido na pista🤔 Não sei qual é o nome dele mas parece ser espuma para que não haja explosão🤔 Cadê isso🤔 Parece coe aeroporto não tem estrutura pra salvar vidas🤔
A humanidade adquiriu tanta tecnologia, tanta modernidade... me admiro de não terem inventado nenhum tipo de equipamento de "pesca" ou amortecimento, para aviões em apuros, na hora do pouso. Sabe aquele equipamento que existe nos porta aviões?
parece que quem comentou de areia ou água ou ate brita, não estava falando de uma pista com esse material, mas sim uma área de escape no fim da pista. De fato poderia ser útil num lugar como esse com fartura de terreno como esse aeroporto. Como assim não se pode ter redes de absorção de impacto? isso poderia sim dar alguma ajuda em emergência dentro de uma área de escape no fim de uma pista, e poderia ser ativadas em situação de emergência.
Eles não querem por rede pq isso danifica o avião, tudo é dinheiro é sempre dinheiro
@@rodandonabike7616 essa rede teria que ter uma resistência absurda. Um avião civil lotado de passageiros e combustível é centenas de vezes mais pesado que um caça que opera em porta-aviões.
@@Renan_c obviamente! Mas a ideia não é para fazer no início da pista, e sim no final quando a maior energia já estivesse diminuida.
@@Renan_cSem contar o impacto que as pessoas sentiriam parando dessa forma tão brusca. Creio que a depender da velocidade o corpo humano não aguentaria o chicoteio do corpo em uma parada dessas. E fora que poderia quebrar o avião ao meio.
Com a tecnologia de hoje paraquedas balísticos poderiam sim ser utilizados para frear em emergência. Eles freiam até ônibus espacial da NASA!!!
Meu caro, em Congonhas foram instaladas caixas de brita especial, mas elas não ficam soltas como num autódromo, mas fixas debaixo de uma pequena lâmina de cimento projetada para se quebrar com o peso de uma aeronave. Eu acho um elemento adicional de segurança muito válido para auxiliar numa eventual excursão de pista.
Foi a primeira coisa que eu pensei, e não sabia que tinha em Congonhas.
Sempre que eu vou viajar vou de Guarulhos, acho o aeroporto melhor, e pego menos trânsito.
Sim, concordo. As caixas de brita ficam no fim das pistas. O problema neste acidente é que o avião estava rápido demais. Não sei se a brita seguraria.
@@Reginaldo489
Concordo com vc.
Mto triste...que Deus conforte os familiares dessas vítimas...
Imagina o sufoco dos pilotos vendo aquele concreto se aproximando...Meu Deus...!!!
Esse aparato foi pensado para ser rompido pelo peso concentrado nos trens de pouso que passariam a sofrer enorme resistência ao rolamento.
No caso atual o peso estava distribuído pela frágil fuselagem e não teria rompido o cimento.
Minhas condolências a famílias que perderam seus entes nessa tragédia.
André, apenas como ajuda para o excelente trabalho que você realiza, essas antenas relativamente próximo da(s) cabeceira(s) da pista são componentes do sistema ILS (Istrument Landing Sistema) que auxiliam as aproximações por instrumento para pouso. As antenas que estão no "morrote" são do Localizer (LOC) que fornece as informações em relação ao eixo da pista ou seja o posicionamento horizontal do avião em relação ao alinhamento. Na lateral da cabeceira fica o outro componente que é o Glide Slope que fornece a rampa ideal de aproximação. Numa das imagens (aproximadamente aos 02:57) do teu vídeo considerando o sentido de pouso da aeronave que se acidentou, da para notar a esquerda uma pequena área circular que é provavelmente onde está instalado GS. Esse "morrote artificial" foi construído pois as antenas do LOC não podem ficar abaixo da elevação da pista devido a interferência do próprio terreno.
Exatamente, ele está confundindo.
Isso tem que ter essas antenas para pouso por instrumento ILS.
Passou tao rapido na pista que lenbrou o TAM aqui de Congonhas que varou a pista e bateu no predio da própria TAM.
Ate ter as informações da caixa preta seguuremos com muitos misterios nesse acidente.
sim, mais não faz sentido ele pousar sem o trem de pouso e no final da pista!
e pior sabendo do muro no final é loucura!
talvez o avião não deu outra opção pra ele! porque o correto seria as aguas ou pousar virado pra não bater no muro!
o correto seria não ter um muro de concreto, acho que depois disso eles removem!
enfim o rio era a melhor opção.
@@kerlonslow-yk6spjustamente por nada fazer sentido que a gente tem que esperar a investigação.
Parece que o caso da Tam foi pior, pq era mais fácil de ser evitado. Ese caso o avião tava sem o trem de pouso, o da Tam foi pista molhada. Os aviões têm muita tecnologia. os aeroportos é que são bangunçados, até a zona de embarque é literalmente uma zona. E estamos falando de um aeroporto da Coreia do Norte, pega esses aeroportos no interior do Brasil, são uma porcaria. O avião só consegue pousar pq tem trocentos sensores e avisos, o piloto é treinado, e faz aqulo sempre. Porém qq coisa que de de errado no avião, aí o piloto tem que ser um artista, pq se depender da seguraça do aeporto todo mundo vai morrer.
Rio era a pior opção naquela velocidade. @@kerlonslow-yk6sp
Parabéns pelo trabalho, ouvi dizer também que o avião pousou do lado contrário da pista também
Normalmente se pousa contra o vento, para ter menor velocidade relativa com o solo.
Mas podia estar com algum problema e queria pousar o quanto antes. Tendo pista para tal, pode pousar com vento de cauda.
Estou no mercado desde 2023, tenho um total de 795 mil realizados com mais de 65 mil investidos em Bitcoin, ETFs e outras rendas de dividendos, sou muito grato por todo o conhecimento e informação que você me deu.
Acumulei um total de 89 mil hoje. Sou realmente grato por todo o conhecimento e informação que você me deu nas últimas semanas. Comecei com 5 mil há 2 meses.
MRS. Elza realmente estabeleceu o padrão para outros seguirem, nós a amamos aqui no Reino Unido, pois ela tem sido muito prestativa e mudou muitas vidas.
Uau, por favor, há alguma maneira de obter esses serviços? Eu trabalho em 3 empregos e estou tentando pagar meu empréstimo estudantil há um tempo!! Por favor, me ajude.
Como posso entrar em contato com a MRS Elza De Oliveira?
Telegram 👍👍👍
Me tornando fã do canal pela qualidade de suas imagens, e também pela didática nas explicações. Ganhou mais um membro
Que bom que você está gostando do canal!
O melhor canal do BR sobre o assunto, rápido e eficiente, ao contrário dos youtubers enchedores de lingüiça...
Assim como o canal Branco Aviação, outro TOP!
Você explica muito bem, que tristeza esse acidente 😮😢😮😢
Vi comentários em canais gringos, em que australianos, e um neozelandês, também, falavam sobre um regra em seus países, de que estruturas próximas à pista deveriam ser, obrigatoriamente, feitas de material frágil, e nunca, jamais em concreto armado.
Uma coisa que me ocorreu, é que existe em alguns aeroportos, aquele tipo de piso, colocado no final da pista, que afunda com o peso de uma aeronave que porventura venha a ultrapassar o limite de frenagem.
Num país já considerado desenvolvido, como a Coreia do Sul, esse tipo medida seria algo esperado e corriqueiro, eu iria supor, antes da ocorrência dessa tragédia.
Exatamente. Foi feito em Congonhas SP um prolongamento com este material que afunda . - lamento pelas vitimas e familiares
Intriga é a velocidade desproporcional que o avião estava no momento do choque...
sim, será que o piloto queria arremeter?
Ele pousou sem o trem de pouso, no qual a frenagem acontece...
Desligou o motor errado na colisão dos pássaros. Desceu do jeito que dava no pau.
A velocidade e o ponto de toque excessivamente tardio. Pra mim isso é o principal a ser observado nesse acidente.
Ele estava muito rápido já no final da pista, não entendo muito, mais parece que precisa reverter as turbinas e há algo naa Ásias que não sei o nome🤔 faz com que o avião para, mas também o trem de pouso tem os freios, Com a falta das rodas freando não foi suficiente para parar o avião 😢🥹😱
Até que enfim alguém que explicou o lance do " muro " de força rápida e direta!
Gostei muito desse vídeo legal 👏
😢💔💐 muito triste de ver quantos acidente s muitos tem acorrido e só Deus para nós guardar e abençoa está família que perdeu seu entra querido com o consolo vindo da parte de Deus 😢 seus sentimentos ao as famílias coreanas ,🇧🇷💔 🇰🇷
Perfeita explicação, amigo. Valeu!
O mais importante é a notícia e não a empresa A, B ou C segui firme com os vídeos.
André, essas antenas no fim da pista são do Localizer do ILS, elas indicam o eixo da pista numa aproximação. Não tenho certeza, mas acho que o morrinho é para deixa-las no mesmo nivel da pista.
Sim, você está certo. Tentei falar de forma mais simples possível, o povo não entende nada, viu os comentários sobre redes, brita, pqd.
Entendi, é... difícil. Logo logo algum deputado propõe uma lei pra por rede no fim da pista.
Com certeza não precisava daquele tipo de material
Se ele tivesse pousado na agua e todos tivessem sobrevivido, o piloto seria destruido pela midia, afinal o aeroporto estava ali no lado.
Dependendo da velocidade, a aeronave poderia se despedaçar tbm.
@@Neto8319aquela velocidade era certo que não aguentaria
Correto tinha que ter feito isso mais esse muro aí não adiantou nada os esforços do piloto 😢
@@Buiuvzp o muro é 1 erro deveria ter algo entre o fim da pista e a vedação final. Deveria ter uma 300 a 400 metros de brita ou areia sei lá algo que ajudasse a frenar o avião em casos como este. E no final a vedação nem deveria ser em concreto e sim em rede
@leonelsilvamatos7789 então os esforços do piloto foi nada 😥
Parabéns pelo seu trabalho!!!
Você sempre fazendo análises sóbrias sobre as ocorrências. Parabéns!!! Obrigado por informar os fatos.
Obrigado por responder está pergunta. Ainda não vi o vídeo e já comentei.
Por um segundo ângulo que foi filmado, deu pra notar que ele demorou bastante pra tocar a pista, aparentemente já no terço final da mesma. Não sei se entrou em efeito solo ou o que foi, mas ele chegou na area de escape com muito mais velocidade do que deveria.
Esse "morro" foi só o desfecho, mas tem muito elemento a ser considerado aí.
Exato meu nobre, mas é uma cadeira de erros a ser investigada. Se tivesse pousado antes o destino poderia ter sido outro.
Talvez não souberam calcular a distância da altura do trem de pouso com o solo.....ou seja...se o avião tivesse tocado na pista de barriga logo no começo da pista..... talvez o erro do piloto foi não fazer esse cálculo correto....do avião com o trem de pouso e sem ele
E você viu também o novo vídeo onde aparece o motor soltando fogo e fumaça?
Eu estou realmente curioso pra entender a sequência de eventos!
Seus videos sao muito bom brother! Comcei a assisti los apos aquele acidente em Gramado!
Sabe o q me incomodou? A impressão é que o avião desliza na pista mas continua acelerando, dá pra ouvir as turbinas, será que ao invés do reverso o piloto acelerou? Outra coisa, como bem demonstrado, esse é o final da pista, tenho tbm a impressão de q o avião só tocou o solo bem nesse final, se fosse no começo, não é possível q o avião não parasse... q triste tragédia!
Pra mim o misterio é esse. Pq raios o piloto fez o primeiro toque do avião no meio da pista e não lá no começo?
Talvez pele efeito solo. Mas o que chama mais atenção é que os freios aerodinâmicos não foram acionados
@@renatoDeleonpradofilho o pior é pousar sem o trem de pouso e no final e sabendo do muro
acho que ele tentou arremeter mais o aviao nao subiu
Estava com reverso acionado, dá pra ver no vídeo, porém com uma velocidade desproporcional, seria possível parar bem antes se tocasse no início da pista.
Andre, parabéns pelo vídeo.
Muito legal suas explicações!
Detalhe, o pouso era no sentido contrário, porém há informações sobre uma arremetida e troca do sentido para nova tentativa.
Do outro lado tinha muitas casas. Por isso, pousaram ao contrario. De qualquer modo, o piloto não conseguiu tocar o chão no local correto.
Parabéns pelo trabalho.
Parabéns André, belo trabalho
Fui assistir os videos do Boeing 767 da LOT, que realizou um pouso nas mesmas condições, eles parecem até ter o contato na pista com velocidades não muito diferentes, ainda sim com o acidente ocorrido na Coréia aparentando estar com mais velocidade já no contato, mas a diferença de desaceleração entre os dois é intrigante, o do acidente na Coréia parece não reduzir a velocidade minimamente que seja.
Pra mim o reverso bo e os freios aerodinâmicos não foram acionados. Inclusive o nariz ainda está alto….
@@renatoDeleonpradofilho provavelmente ele desistiu na hora e tentou arremeter mas acabou foi é não fazendo nada
Muito bom! Informações completas.
Parabéns pelas informações
Comentários bem sensatas estou bem informado parabéns
Grande trabalho de pesquisa!
Um muro no aeroporto no final da pista, muito inteligente isso .
o de congonhas é um barranco c duas pistas lotadas de carros
O que dizer do galeão?
È tanta hipocrisia, o de sp é pior
@@dennyoliver069 se bem que no caso de Congonhas não tem oque fazer
@@dennyoliver069Mais pelo menos não é culpa dos donos do aeroporto
Boa tarde Andre
Um sistema de caixa de brita neste aeroporto parece ajudaria bastante, e eles tem bastante espaço para isso.
Uma caixa parecida com aquela dos caminhões nas serras.
brita? com o avião de barriga?
@@kerlonslow-yk6sp eu ia dizer isso. A caixa de brita (ou material avançado de Engenharia) é feita para "agarrar" o trem de pouso. Não serviria pra nada nesse caso.
Idéias para contentoees de aeronaves: piscina com profundidade 1 metro, cercas metálicas para frear, plantas de árvores baixas como um tapete de frenagem.
Parabéns pela informação
Excelente comentário
O atrito na terra não reduziria a velocidade mais rápido do que na pista? Fica a impressão que ele estava tentando arremeter novamente.
Eu pensei nisso
Os reversores estavam abertos. Não teria como arremeter nessa condição.
Até comecei a escrever sobre áreas de escape, mas esse acidente foi atípico e o assunto começou a se estender bastante na minha cabeça. o avião veio sem trem de pouso extendido, em velocidade alta, aparentemente sem redução de velocidade enquanto deslizava na pista, sem spolier e outras superficies extendidas, apenas um reversor aberto, etc. Dá uma bela discussão entre avgeeks. Só depois das investigações pra saber o que houve e o que sucederá. Mas é fato, áreas de escape reduziriam bastante a gravidade dos acidentes e possibilitaria até a recuperação de aeronaves. E olha eu extendendo o texto de novo. Aviação é isso, é ciências pura e simplificá-la é ser superficial ou omisso.
Aqui em Portugal ao longo da linha aérea chegando em Lisboa tem águias treinadas para colocar urubus e outros pássaros para longe da passagem dos aviões, em Lisboa vejo que pousa aviões a cada 5 minutos e às aves de rapina tem o trabalho de fazer a proteção aérea em Lisboa
No caso o morrinho tá sendo ocupado pelas antenas do ILS. Ali - especificamente - não são parte do ALS (luzes de app). Estava muito rápido. Pista como 2800m
Melhor comentário!! O morrinho ajudou a não ter vítimas fora do aeroporto.
Vc é melhor que o Lito
Absurdo existir esse muro, assim como os prédios em Congonhas. Todos deveriam ter áreas de escape bem grande ou ser fechados em nome da segurança!
O pouso em porta avioes É um desastra controlado...Sempre. O muro de con reto é um grande absurdo ! Coisada Linha Sigfrid ou a Muralha do Atlantico no dia D. Abração. Grato.
Bom vídeo!
Uma pergunta, divulgaram que o avião tentou pousar e não conseguiu, depois deu una volta e pousou no sentido contrário da mesma pista quando então bateu no morro.
Se for verdade aquele é o início da pista e não o final dela, aquelas são luzes indicando o início dela onde o avião deveria tocar o asfalto na aterrissagem portanto não representariam perigo em condições normais.
Procede? Realmente não sei se a informação é verdadeira, outra coisa, tive a impressão que os motores estavam acelerando ao máximo mesmo com o avião arrastando no solo.
Acho que eles tentariam nova arremetida.
Concordo contigo totalmente.
Pelo que percebi, o avião pousou muito além do ponto e o morro terminou a tragédia. Bem, o pessoal vai entender o que aconteceu e fazer as devidas modificações não somente lá, mas em vários outros aeroportos.
--Eu fiz uma triangulação no ponto em que o avião começa a soltar faísca. Ele correu apenas 950 metros até o muro, pousou quase no final da pista.
Foi minha percepção também, parece que não usou toda a pista.
Será que estava tentando arremeter e não ganhou altura e decidiu fazer o toque na pista? Talvez por isso não utilizou toda a extensão para o pouso. O ponto de toque já havia passado. Interessante o seu comentário.
Outra coisa que chama atenção, mesmo os motores estando no chão, parece que continuam tendo empuxo.
@@tonirodrigues4883já aterrou na última metade e com excesso de velocidade
Pelas imagens o avião tocou a pista tarde de mais e com muita velocidade.
Parece Pelas imagens que quando ele toca na pista já está para frente do meio da pista , aí não deu tempo dele reduzir tanto a velocidade.
E esse morro no final da pista se não tivesse com certeza a tragédia seria bem menor.
Renato aqui em CACOAL RONDÔNIA.
Tmbem acho
Chou sua explicação
Concordo plenamente que não deveria existir uma montanha de terra no final da pista. A sinalização pode facilmente ser instaladas em pequenos postes, que em caso de colisão como esse, faria muito menos impacto na fuselagem. Parece que o projeto do aeroporto poderia ser melhorado.
A aviação progride ainda mais após acidentes como esse. Uma coisa é certa: tem que aumentar ainda mais as áreas de escape e tirar qualquer obstáculo da frente das pistas
Boa Tarde!!!!!!!!! Caso fosse aqui no Brasil no GALEÃO ou S. Dumont.. as consequência menores...
No seu vídeo faltou você mostrar o que tem depois do muro, no final da pista no minuto 2:45. Fiquei na dúvida 🤔
concordo.... entendo que ai não é área de escape porem no projeto se considerar área de segurança se o material fosse diferente do muro, blocos etc.... teria dissipação de energia... acho que a investigação vai recomendar isso... pois a estrutura era muito exagerada... afinal na aviação qnd tudo foge ao controle, tem-se que diminuir as fatalidades, vide o projeto dos pé das poltronas após o voo da Varig q pousoou forçado na amazonia.... ninguem projeta aviaõ pra cair... mas caso caia o q diminuir as mortes??? acho q vc esta 100% certo em questionar isso sim
Em VIX tem na cabeceira 02 e na cabeceira 20, a função desses muros é evitar jet blast e evitar detritos nas avenidas que passam proximos a essa cabeceira, em VIX são de concreto também.
Pousasse na grama ao lado da pista. Maior atrito, menor fricção para faíscas, menor dureza do terreno. Isso já foi opção em outro incidente aéreo.
Aqui em Fortaleza tem uma estrutura de concreto no final do aeroporto, fica ao lado da Br 116 ( da pra ver ela) , nao sei pra que serve, mas e de concreto e e bem alto.
Puxa no Google mapa isso é aeroporto, um tanto de espaço depois que termina a pista para fazer uma área de escape, Mais não eles preferiram colocar um muro para parar o avião🤦🏻♂️ Pois vale mais perder vidas no avião com Impacto no muro do que deixar ele passar fora da área do aeroporto, e se vocês ver no google mapa tem muito espaço além disse muro e nem muitas construções até chegar na água.
O Brasil está lotado de especialistas mequetrefes.
ELE POUSOU DO LADO CONTRÁRIO...SE POUSASSE DO LADO CERTO NÃO HAVERIA MURO...
ALGO JÁ HAVIA "PIFADO" EM VÔO, ( Além do trem de pouso)..PARA ELE COMUNICAR "'MAY DAY"' ...😢😢😢
Não deu tempo de nada mais...
@@silviomaciel2821 Não tem lado contrário, em aeroportos dá para pousar nos dois sentidos da pista, cada um sentido da pista tem uma numeração a pista 01 e a 19, o pouso foi na pista 19.
Aquilo lê e pra os pouso das aeronaves , quando vai pousar por ILS são tipos antenas pra pousar por instrumentos.
Uma área de escape teria salvado a todos.
Nessa velocidade teria que ser muito grande o escape.
Em país pequeno... espaço...
Poderia ser uma espécie de lago artificial!
@@CaMantovani1 Tem um concreto especial que cede com o peso do avião e que consegue segurar bem a aeronave.
@@wallacemjr sim, poderiam ter mecanismos para ajudar a parar o avião.
e claro não ter um muro de concreto. poderia ser um material fragil
Suposição: Ele vinha para o pouso e "pegou passaros" com a perDa de um motor ele "abortou o pouso" e arremeteu, na segunda tentativa pegou "mais passaros" e perdeu o segundo motor, e TODOS OS CONTROLES praticamente "caindo no meio da pista" em alta velocidade sem freios e sem trem de pouso e se chocando contra o muro.
Corrigindo "COM A PERDA" NUNCA "COM A PERCA" . Sou professora de língua portuguesa. Gosto de ajudar.
Agora, por que os aeroportos não cuidam da invasão de urubus perto das pistas? Esperam por desgraças? Perdas de vidas?
@martareis1427 Obrigado!
Ele fuciona como antena, se tiver morro atrás dele. Que atrapalha a interferência, nas aeronaves. Tem que levar mais um pouco na rampa da decida, pra pouso. Na programação por ILS
Com a tecnologia de hoje existe o paraquedas que freiam até ônibus espacial da NASA!!!!
Acho que teria maneiras de se fazer uma área de escape mais segura eliminando armadilhas como muros ou Torres de equipamentos no final de pista. Os projetistas de aeroportos devem planejar sempre prevendo o pior caso é não ignorá-lo só pq são raros.
Gostei da menção a formula 1 quando mencinou a caixa de brita. Pois a Fórmula 1 é um excelente exemplo de esporte de risco que ao longo de anos, após dezenas de fatalidades, e dezenas de medidas e modificações, hoje é um esporte ainda de risco, mas cada vez mais raro acidentes fatais, e detalhe, nenhuma medida modificou a velocidade e o conceito básico do carro. O que eu quero dizer é que, sim acho válido pistas e aeroportos por medida de segurança nível máximo, possuírem maior espaço de escape, eventualmente somados a uma grande caixa de brita (cobertas por alguma película que impeça de irem para as pistas), talvez uma caixa com lençol d'água, como se fosse uma grande piscina, e também as enormes redes e varias camadas também fariam o avião perder força de velocidade. EVITAR A EXPLOSÃO: Além de sim, voltar ao sistema de paraquedas na traseira, (estamos em um momento em que um foguete dá ré). Um avião quando o piloto percebe que será levado ao limite, ou até mesmo IA, poderia sim despejar o tanque de combustível no primeiro contato com o chão. O Avião da chape não explodiu, pois ficou sem combustível, e isso deu uma segunda chance para 5 passageiros. O futuro chegou, nunca viajei de avião e nem pretendo, vou contra a estatística, eu sempre achei o avião muito mais perigoso e arriscado do que um carro por exemplo. Existe ainda um desinteresse em aplicar novas tecnologias para evitar essas tragédias devido aos custos que seriam trocar as frotas existentes e obras em grandes aeroportos. E quando um tiver um nível 6 estrelas de segurança, todos os outros nunca mais serão vistos com bons olhos.
Boa tarde 🌹
Tem varios idiotas no Twitter falando, "Ah quando é da Embraer, todo mundo fica falando o tempo todo"claro o animal, em toda notícia a ideia é chamar a sua atenção.
Aqui tem aos montes também.
5:10 eu vou sentar por que a historia virá 🥰
Deveria ter um sistema como foi realizado na descida da Anchieta com britas ,para parar o veiculo
Uma das regras da aviação é em caso de pane após decolagem, arremetida, é pousar em frente. Pode-se fazer uma pequena abertura para esquerda ou direita, mas sempre em frente, nunca voltar. Porque tentando voltar, a aeronave pega vento de cauda, ela necessita de muito mais velocidade para manter a sustentação. Ela afunda muito rápido. A intenção pelo visto foi retornar, por isso foi preciso vir para pouso em velocidade superior. Sem trem de pouso no chão, uma caixa de retenção não iria funcionar. Ele poderia ter como opção uma pequena guinada para o espaço gramado, onde o atrito seria maior e sem risco de colisão com os auxílios de balizamento da pista.
ideia genial , mas faltou sim area de escape. pra que instalar uma barreira igual a de segurar caminhao na descida da serra quando pode ter um muro de terra ao inves? quem morreu tenho certeza que gostaria que tivesse uma estrutura igual a congonhas.
Em guarulhos tem a ponte de cimento do trem da CPTM esta logo após uma das cabeceiras.
André, perfeito.... não vejo motivo para colocar uma parede de concreto armado no final da pista..... baita insanidade, até pq não tem nada além de estradas vacinas ao redor.....
Está explicado. Achei absurdo o muro quando vi pela primeira vez. Mas agora sabendo que o avião pouso no final da pista ai foi demais. Piloto falhou tinha que ter arremetido e tentado outra vez. E deixava com opção pousar na água se nao tivesse conseguindo a aproximação correta na pista do aeroporto.
Boa noite! Vi num canal gringo a especulação de um piloto deste tipo de avião de que talvez o piloto tenha desligado por engano o motor errado (o bom não o que sugou algo) e então o avião ficou sem motor. Mas isto não explica a ausência de controle do avião pois tem se motor elétrico para os sistemas hidráulicos. Talvez a queda foi tão rápida que não houve tempo de baixar trem de pouso e arrumar as condições pro pouso. Abraços.
Não sou especialista em aviação mas muro de concreto? E no final da pista?
Ótimo vídeo,mais porque será q tava tao rápido,e faltando os flaps,muito estranho ainda
Deve ter problemas hidráulicos e não conseguiu acionar.os flapes.e nem o reverso.
Tava rápido demais, nao entendo nada do assunto, mas achei uma velocidade absurda.
Vc está certo
Um.absurdo 'um país tão adiantado...😮
Tem coisas muito estranhas nesse acidente:
1) Sistema hidráulico estava funcional?
2) Reverso estava atuando?
3) Por que a configuração dos flaps estava limpa?
4) O piloto pusou no ponto ideal de toque, já que estava com problemas?
Várias perguntas que a investigação deve responder.
Não é um muro é uma base de concreto “platô” para as antenas do localizador de aproximação por instrumento IFR. Existem diversos modelos, mas normalmente são localizados na cabeceira oposta.
Final da pista com uma rampa curva como os ingleses criaram nos seus portaviões para a decolagem. Está sendo usado em outros portaviões. Essa rampa poderia fazer parte do tal morrinho. Reduziria a velocidade.
O avião parecia estar com sérios problemas hidráulicos, visto que não pôde baixar o trem de pouso nem acionar os flaps, e talvez por isso a "dirigibilidade" estava comprometida, o que explicaria a urgência para pousar, e o fato do piloto não conseguir tocar a pista no momento ideal, e muito menos arremeter para planejar uma nova tentativa. Opinião de leigo palpiteiro, obviamente.
Tem esse muro, porque não é o costume avião pousar desse lado. O avião foi desviado para aterrisar desse lado, e pousou de barriga, trem de pouso não funcionou.
A tecnologia do EMAS, como a que existe na pista de Congonhas, teria segurado o 737 antes de ele bater no muro?
Olá Sr. André! Eu não entendo de aviação, mas gostaria de saber se em casos de emergência poderia usar aqueles cabos que ajudam os caças pousarem nos porta aviões?
Simplesmente não, impossível.
Quando se fala em 737 esta se referindo a BOEING.
Na minha opinião deveria ter uma pista! Exclusiva! para esse tipo de pouso. Uma vez que sem o trem de pouso, entre outros problemas técnicos. Com certeza no caso deste acidente .A tragédia seria muito menos pior. 😢
Bem explicado
Antena do Localizer. Fornece a localização do centro da pista à aeronave.
Assim que termina a pista poderia uma área de escape com algo que amortecesse e parasse o avião🤔 mais um muro🤦🏻♂️🤦🏻♂️ Aonde a gente vê claramente que aquele barranco que parece ter concreto dentro da terra parou o avião com a explosão... E quando o avião posa sem o trem de pouso eles não derramam um líquido na pista🤔 Não sei qual é o nome dele mas parece ser espuma para que não haja explosão🤔 Cadê isso🤔 Parece coe aeroporto não tem estrutura pra salvar vidas🤔
Aqui em vitória tem um morro de terra no final da pista, mas é diagonal em relação a pista.
A humanidade adquiriu tanta tecnologia, tanta modernidade... me admiro de não terem inventado nenhum tipo de equipamento de "pesca" ou amortecimento, para aviões em apuros, na hora do pouso.
Sabe aquele equipamento que existe nos porta aviões?
Teria que existir uma área de escape em todos os aeroportos, congonhas quando foi feito estava no meio do mato, agora ficou enclausurado.