Muito blá blá blá porém a gente já sabe que os responsáveis são os engenheiros e diretoria dos aeroportos, todos os aeroportos deveriam ter recursos de segurança, fáceis de introduzir, porém esbarram na falsa garantia de segurança desse segmento, uma pista dessas poderia muito bem ter no centro dela uma área extensa para essas ocasiões de pouso emergencial, pouso sem trem de pouso, simplesmente feito com britas e pequenos muros ou barras de borracha a cada 2 metros essa estrutura em 1500 metros de extensão da pista poderia evitar esses tipos de acidente.. não seria custioso
3 дня назад+48
Bicho, vou até fixar teu comentário. Está perdendo dinheiro nessa vida, venda a sua ideia que você ficará rico.
E vc não acha que a introdução dessa área no meio da pista não irá atrapalhar as decolagens e pousos em situações normais ? O problema foi ter perdido flaps e trem de pouso só mesmo tempo, tem que descobrir pq entrou nessa condicao.
Trabalho em aeroporto e ver essas tragédias acontecendo é muito triste, impossível não sentir um aperto no coração. Parabéns André por se expressar tão bem e sem enrolação.
4 дня назад+4
Grato, infelizmente as tragédias vão acontecer, muito menos que no passado.
Sou controlador de tráfego aéreo, também formado em investigações de incidente/acidente de tráfego aéreo. Realmente, só teremos algumas respostas quando as investigações forem concluídas. Em um acidente, vários fatores influenciam, desde decisões de cabine até condições de saúde da tripulação.
Ele veio MUITO rápido. Mesmo que tivesse tocado no começo, o avião ainda sairia da pista, talvez não com o mesmo trágico final. E lembrando que em caso de pouso de barriga, o avião fica sem spoilers, pois ele são acionados pelo toque do trem de pouso principal. E no "non normal checklist" do 737, pouso de barriga tem que ser feito com flap 15°, o que aumenta a velocidade. Eles tentaram pousar da forma mais suave possível e "flutuou"... Uma tristeza... que eles possam descansar em PAZ!
Com flaps 15 pode se aproximar em até 150kt, velocidade próxima da VREF em operações normais do 737. Outrossim, o spoiler pode ser aberto via manual pelos pilotos.
@@henriqueferreira5165 nao desceram o trem de pouso por incapacidade... impossivel esquecer algo como isso em um 737, visto que existem muitos sistemas de aviso.
@@joaomarcos8435 Digo, se eles começaram o pouso e foram avisados de trem de pouso, provavelmente não tiveram tempo mesmo de soltarem o trem de pouso usando o sistema de gravidade.
@professorgirafalesgirafale111 Sim, ponto 1, pouso sem motor; ponto 2, pouso sem o trem de pouso; ponto 3, pouso sem parte hidráulica para acionamento das partes aerodinâmicas para a frenagem; ponto 4, pouso de barriga sempre "usa" imensa parte da pista até o toque real, independentemente do tamanho da aeronave; ponto 5, o ponto mais crítico nesse tipo de pouso, o toque do equipamento na pista, a parte mais crucial para o sucesso nesse tipo de pouso de emergência; o piloto foi herói sim. A variável nesses cálculos que não colaborou foi a "barreira inexplicável" no final da pista.
@@ricardoscotta1313 se ele tivesse acionado a APU logo após o Bird Strike, não teria perdido o controle do trem de pouso. Lembra do Sully? Foi a primeira coisa que ele fez assim que atingiu os pássaros e perdeu os motores. E nem estava no começo do check-list. Foi de improviso mesmo. O cara foi visionário.
Será que alguém compra realmente camiseta dessa Insider? Além de insuportavelmente chatos, os preços são surreais. 140 reais numa camiseta básica lisa.
@@Alisson.Rosolem Boa noite Alison tudo bem? Pois é.Pior e que compram e muito. A maioria adora comprar coisas que são divulgadas por famosos. O resumo da ópera e que o foco de tudo e dinheiro. Bom ano para vocês!!!
Essa insider está em todos os canais! De diversos assuntos, surreal! Daqui a pouco vc toca a liga o carro e antes da ignição vem um uma propaganda da insider 😂😂😂
Ótimas informações que explicam tudo que se sabe até agora numa linguagem acessível pra nós que não somos especialistas da aviação, ou seja, a maioria esmagadora do público! Isso explica o seu rápido sucesso.
4 дня назад+4
Essa é a intenção, não sou especialista nenhum, apenas gosto do assunto e produzo conteúdo de forma didática.
Gente… tenham a santa paciência… os pilotos são super treinados para pouso de emergência. Como que o piloto e o copiloto vão “esquecer” de acionar os flaps e trens de pouso num pouso?! Vcs não pensam antes de escrever estes absurdos?!
@@cgbryt É vc não está lá em uma emergência de verdade, eu sou piloto a 36 anos e talvez quem está fora aviação acha tudo fácil tipo simulador . A erros e fatos que acontecem sim. Eu já esqueci de muitas coisas
Video rápido e objetivo. Deu pra entender tudo. Vendo as imagens so nao da pra entender porque o avião vinha acelerando rapidamente. Mais uma vez dou parabéns pro canal.
@@luiscamaratta5288 Sim , e pq os Flaps e os spoilers que ajudam, a diminuir não entraram em ação, isso só após investigaçãoes , iram saber os motivos!
Sei q eh especulação. Mas ta me lembrando aquele TransAsia em Taipei. Que o piloto desligou o motor errado qnd apareceu problema. Acabou ficando sem ambos…. Neste Ou o motor 1 tambem parou de funcionar na colisão c passaros. Ou algum erro neste sentido. Pois claramente a tentariva de arremeter ele perdeu toda potencia e deixou o aviao limpo para planar e voltar. Claro que aqui sentado no sofah eh facil falar. Mas eh estranho demais este acidente.
Só para padronizar a linguagem, seria 1 pista com 2 cabeceiras. O termo correto é pousar na cabeceira 19 neste exemplo 👍 A grande questão é o gerenciamento da situação. Me parece que ficaram perdidos com a situação de dois problemas distintos: a impossibilidade de baixar os trens, que acredito que foi lubrificação deficiente, e a ingestão de pássaros em um ou dois motores.
Estranho esses muros no fim da pista. Não deveria existir muros de concreto na linha de pouso e decolagem das aeronaves ✈️🛬 ... Apenas uma cerca era o suficiente
Se no final da pista de Congonha não tivesse prédios, posto de gasolina, avenida com com carros, ou seja uma cidade, mas fosse um pasto de vacas no acidente do TAM 3054 (2007) poderia ter tido sobreviventes.
Pássaros batem em um A-320 -> Piloto pousa no Hudson, vira filme, todo mundo sai em segurança... Pássaros batem em um Boeing -> Computador central dá reboot, banheiro deixa de funcionar, perde-se os hidráulicos, central multimídia dos passageiros desliga, Trem de pouso cai, morre 99% dos passageiros... Boeing eu não vôo mais. Simples assim.
De todos os erros que ainda serão levantados acredito que o obstáculo de concreto no fim da pista é o mais gritante. É normal Isso? Imagine que exista uma explicação para todos os erros cometidos, mecânicos, técnicos, comunicação etc. Não dá pra colocar concreto no fim de pista nenhuma. 😢
Só a investigação do órgão responsável será capaz de determinar as causas do acidente. Qualquer especulação é prejudicial para as famílias das vítimas e principalmente a dos pilotos, que eram os responsáveis pela condução de todas as vidas que estavam naquele avião. Que Deus conforte o coração de familiares e amigos das vítimas.😢
Ele perdeu os dois motores. Pousou com a asa mais limpa possível e com os trens recolhidos para não perder velocidade e estolar. Foi semelhante ao caso do Rio Hudson. Infelizmente, deu muito azar. Talvez pousar sem a arremetida teria sido melhor.
não faz sentido. se ele perdesse os dois motores por problemas causados pelo bird strike ele n iria arremeter . eu deixei minha opinião num comentario acima onde "ou o jeju perdeu os dois motores, ou perderam 1 e desligaram o motor errado. o primeiro não faz sentido, pois ele n teria arremetido sem nenhum motor. a segunda opção é temeraria, pois ele sabiam que estavam com problema em 1 motor, e 1 procedimento "normal" seria desligar ele, mas na pressão do momento acabaram se perdendo e desligaram o motor bom e ficaram com o com problema "ligado" o que seria acarretado por um ruim CRM."
Tenho 1 tio piloto (PC), 1 primo comandante (Qatar) e 1 cunhado piloto (executivo tb). Meu falecido pai trabalhou a vida inteira na aviação (em terra), enfim: “respiro um pouquinho” o ambiente, apesar de tecnicamente leiga. Com base no meu total achismo e impressões do que se tem até agora: acredito que possivelmente a tripulação poderia estar exausta ou algo do tipo e talvez tenha havido alguma falha no momento das tomadas de decisão. Isso se não tiver alguma questão da manutenção do equipamento envolvido nisso tb, mas… Tá me cheirando a falha humana mesmo.. E quanto à VOCÊ: muito obrigada pela prontidão em nos informar e um SUPER 2025!
Mas phoda os 2 (piloto e copiloto) estarem nessa né Que 💩 que não tinha 1 pra conseguir manter o racional bom, ficou todo mundo no sistema límbico e o córtex pré-frontal desligou total dos caras, tb tô achando isso
4 дня назад+1
Ótimo 2025 para você e família, todas as hipóteses serão investigadas.
Ele não errou o pouso. Era o que a condição da ACFT permitia para clean speed. Flat aproach e pouso em high speed não tem como fazer uma rampa de 3 graus. Vai ter tendência a pouso longo. Aqui é facil falar. Ninguem treina pouso nessa condição, portanto é imperito para tarefa. Então precisa trabalhar nas causas, o perigo aviário. Reportar é pouco, precisa deslocar a ameaça para fora do sítio aeroportuário e áreas de pousos e decolagens.
@@TrabalhoGGQP A minha opinião, Ele veio para o pouso e perdeu um motor, ao abortar perdeu o segundo, aí declarou o Mayday mas perdeu todos os controles.
Esse é o problema do ser humano, sempre querendo colocar a culpa em alguém, agora estão colocando a culpa na barreira, pq eles não culpam os pássaros então já que tudo se iniciou com o choque com pássaros
Também acho que o avião iria se despedaçar, mas o muro de concreto não deu a menor chance para os ocupantes da aeronave. Sem uma barreira como essa na trajetoria a quantidade de mortos seria bem menor.
@langlebertmartins1311 não dá pra saber se iriam sobreviver, o avião estava numa velocidade extremamente alta. Essa empresa aérea já teve um acidente por uma aeronave sair da pista, felizmente ouve apenas feridos e perda total da aeronave, e tbm essa empresa foi proibida de voar por um período por falha em protocolo de segurança. Aí já dá pra imaginar que um acidente poderia acontecer um dia .
Parabéns pela análise, desde a primeira vez que vi o vídeo comentei que ele havia tocado praticamente no meio da pista, mas tenho a impressão de que ele abriu os reversores. Isso não indicaria que eles tinham pressão hidráulica?
Observações: essa aeronave possui um sistema alternativo de baixar os flaps por motores elétricos, sem hidráulica. Além disso, os trens de pouso são baixados em emergência por gravidade, também sem depender dos sistemas hidráulicos. Ainda que com a perda dos barramentos 115V por conta da perda dos motores, os sistemas de emergência ficam ligados ao hot bus battery (barra quente da bateria). Penso que os pilotos perderam o senso das coisas no meio do caos.
4 дня назад+2
Sim, já comentei isso nos outros vídeos. Não sabemos das condições na cockpit.
Imagine este avião sem configuração da asa para pouso. Sem Slot's acionados no bordo de ataque da asa, sem Full Flap's, sem spoiler's em cima da asa para armar e sem reverso em um dos motores. Impossível a aproximação na velocidade correta.
O que ainda deve ser explicado na insvestigação é por que arremeter e pousar na 01 se ele já vinha em aproximação para a 19? Aguardemos ao menos o relatório preliminar.
Não conheço muito sobre aviação, porém a minha impressão é a de que o piloto estava preocupado em tocar a pista de forma "delicada" visto que o trem de pouso não desceu. Infelizmente talvez por afobação com a situação; inexperiência ou desconhecimento que os flaps não funcionariam, o pior aconteceu. Um acidente nunca é um erro isolado, é a junção de várias situações que não ajudam. Com a preocupação de tocar o solo suavemente ele acabou comendo a pista quase toda e os flaps não funcionarem foi o toque final para o desastre. Muito triste pelas vítimas, que Deus conforte o coração das famílias e que sejam bem recebidos no pós morte.
Parece que o piloto tentou ativar o reverso, mas como as aberturas do reverso, no motor, não conseguiram abrir e os motores acabaram aceleraram a aeronave para frente. É a minha impressão. Quanto a aterrissar "de barriga", me parece que é como se posse uma aterrissagem normal, mas alguns pilotos querem fazer o pouso o mais suave possível, por isso que demoram muito para tocar o solo. Repito: é a minha impressão.
Justamente por isso que acho que o piloto tentou usar o reverse (sem trem de pouso). No vídeo dá para ver as aberturas do reverse no motor 2, mas pode ser que ele abriu por causa do atrito com o solo. Pode ser isso, também.
4 дня назад
@@petergatzbirle3293 exatamente, abriu pq começou a se arrastar no chão, mas sem efeito algum
Ela veio sem Flap, trem recolhido. Certamente algo muito grave aconteceu na aeronave pra que os pilotos tomassem essa decisão de pousar a qualquer custo.
Nesse momento ainda tudo e especulativo, pois foi um acidente muito estranho. Normalmente os pilotos esperam o maximo de tempo pra planejar o que fazer, calcular bem cada passo a ser tomado. Espanta essa urgência em pousar logo, sem fazer mais órbitas. Essa investigacao sera longa, muitas perguntas para serem elucidadas.
Penso exatamente o mesmo que você. Não tem a menor lógica o procedimento adotado, mesmo em emergência. Afinal, o avião estava voando normalmente, pelo menos é o que pareceu.
Velocidade alta, trem de pouso recolhido, tanques cheios, flaps recolhidos, um motor possivelmente em funcionamento. Acredito que houve erro da tripulação na análise da situação.
Só tem uma coisa que ninguém explica. Porque quando há um acidente com 1 avião, não demora muito tempo e acontece outro acidente. Em 2 meses, já vi relatos de 3 acidentes.
cara olhaporcentagem em relação ao total anualmente acontecem mais de 100 milhões de voos entre linhas comercial regular e privada... as estimativas apontam para 1 acidente fatal a cada 4-5 milhoes de horas de voo na em linhas comerciais. .. agora vamos comparar com o carro: alguns dados apontam para mais de 1 bilhão de automoveis em uso anualmente com mais de 100 milhoes de mortes causadas em acidentes. .. de acordo com dados do proprio ministerio da saude, morrem em media 80-90 pessoas por dia no transito só no brasil. .. agora cade a comoção generalizada para maior segurança no transito? não tem, não que vidas no transito seja menos importante, mas é menos impactante e chocante. mas pq isso? muita gente aqui ja andou de carro ou busão e sabe como o transito é uma selva, agora o avião não é a realidade para qualquer pessoa e acaba chocando pelo desconhecimento. .. experimenta pegar alguem que mora no interior do brasil numa cidadezinha de menos de 100k-200k, e coloca essa pessoa numa favela no rio de janeiro. pro carioca, o que acontece ali diariamente é só mais um dia "normal", mas pra quem não é daquela realidade é chocante.
@allomorpwi1925 vc percebeu que não disse nada contra segurança dos aviões? Eu tbm concordo que é um meio de transporte mais seguro que um carro. Mas vou relevar sua resposta, considerando que foi uma má interpretação. Fica na paz
Provavelmente recolheu as canelas pra arremeter e esqueceram de abaixarem pro pouso no lado norte da pista. Foram muitas informações em pouco tempo pra poder administrar, talvez um sobrevoo pra poder queimar combustivel e fazerem um checklist mais tranquilo.
Sério? O cara falou; coloque aqui a sua opinião do que você acha que aconteceu e um monte de "especialistas" caiu matando. Depois disso, não terá mais acidentes desse tipo.
meus dois centavos baseados em vozes da minha cabeça de um leigo. 1 reversor aberto é muito estranho, pois os aviões tem mecanismos de trava do reversor para que não abra sem haver peso sobre o trem de pouso(contato do trem de pouso com o solo) (mecanismo de segurança para evitar abertura de reversor acidental em vou, coisa que ja aconteceu e causou acidentes). ... ou o jeju perdeu os dois motores, ou perderam 1 e desligaram o motor errado. o primeiro não faz sentido, pois ele n teria arremetido sem nenhum motor. a segunda opção é temeraria, pois ele sabiam que estavam com problema em 1 motor, e 1 procedimento "normal" seria desligar ele, mas na pressão do momento acabaram se perdendo e desligaram o motor bom e ficaram com o com problema "ligado" o que seria acarretado por um ruim CRM. ... ... e mesmo que ocorresse uma perda dos dois motores, há um sistema de standby reserva hidraulico o qual supre flaps, slats e os reversores. mesmo com os motores desligados. pela velocidade do jeju deveria haver pressão de ar suficiente passando pelos motores para pressurizar o sistema. a não ser que tenha ocorrido uma perca de fluido. .. .. do momento da declaração de emergência, arremetida, até o pouso foram 3 minutos. declarar emergência não necessariamente significa que vc deve pousar naquele segundo, mas que vc precisa de prioridade maxima e praticamente irrestrita para pouso. ... ... em resumo, o que eu acredito que vai ser descoberto, acredito que o bird strike realmente causou algum problema no motor 2, mas o que vai ser ponto chave sera o CRM da cabine atrelado a fadiga dos pilotos , pois em 3 minutos declarar emergencia e fazer os check lists(1-2 minutos exagerando muito com check list critico) e tocar o solo é um tempo muito curto, nem miojo é tão rapido. e se não fosse pela estrutura de concreto reforçada para as antenas do ILS que pararam por completo o avião a historia poderia ser outra. .. .. lembrando baseado em vozes da minha cabeça e conhecimento de porra nenhuma.
As vozes da sua cabeça devem ter conversado com as da minha pq tb pensei em alguns destes pontos que vc mencionou e… por mais triste que seja meu achismo, creio que a falha foi humana…
E digo mais: pilotos anualmente precisam “revalidar” suas habilitações, fazem simuladores, testes de saúde etc mas há algo que enxergo como um grande problema: Pilotos não podem tomar remédios controlados, por exemplo. Se um piloto está em depressão e ninguém da tripulação nota, ele pode estar voando por aí com a mente extremamente perturbada e não vai procurar um psiquiatra, pois pode ser afastado nestes casos, se o médico lhe receitar um antidepressivo, por exemplo. Ou seja: complicado, né? Não há como garantir que quem está transportando milhares de pessoas diariamente de fato está apto pra isso… certamente não “on a daily basis…
@@luiscamaratta5288 cara isso foi uma conjectura e extrapolação baseado no pouco que se sabe até agora. os unicos fatos concretos que temos provas é um bird strike/estol de compressor, pouso sem trem de pouso e sem superficies de hiper-sustentação como flaps e slats
Para mim não existe outra explicação, infelizmente perderam também o segundo motor. Isso fez com que (1) desistissem de completar o circuito para pousar na pista correta contra o vento - pista 19 (2) fossem obrigados a pousar na perna do vento - totalmente desfavorável na situação em que se encontravam (3) entrassem em procedimento de pouso mesmo estando muito alto e em alta velocidade para pouso (4) não conseguissem baixar os trens de pouso, extender flaps pois toda a hidráulica foi interrompida com o corte de ambas as turbinas. E para piorar ainda mais a situação, havia o tal muro no final da pista... muito triste.
Um ponto levantado também é que o mundo todo está se baseando somente pela imagem gravada do stall de compressor do motor 2 ... mas absolutamente nada garante que em outro momento não gravado, que o motor 1 não tenha sido atingido. Sem os dois motores operacionais a plena potência, explicaria o fato do comandante ter pousado o mais rapidamente possível. Além disso há outro vídeo da aproximação já mostrando a grande distância pelo menos o problema do motor 2.
4 дня назад+3
Cara, obrigado por aquelas dicas durante a Live, você acertou o ponto do toque
Na verdade não. Considerando apenas que um motor falhou, arremeter seria um erro crasso, o certo era continuar o pouso dali mesmo. Mas se você perde os dois motores, então arremeter é SUICÍDIO pois agora você tem alcance limitado. Nesse caso eles não pousaram o mais rápido possível, o mais rápido possível seria apenas prosseguir com o pouso pré incidente.
Se... Se no final da pista de Congonha não tivesse prédios, posto de gasolina, avenida com com carros, ou seja uma cidade, mas fosse um pasto de vacas no acidente do TAM 3054 (2007) poderia ter tido sobreviventes.
Ja passsei por momentos muito estressantes dentro de uma nave, num voo da Varig em outubro de 1979, NY ao Rio. Depois de 1h e meia de voo, ja tinhamos acabado o jantar e os serviços de limpeza em ordem, e uma das turbinas, logo na minha janela pegou fogo. O piloto desceu em aspiral para apagar o fogo e despejar o combustível no mar. Com isso entrou fumaça dentro da nave pelos dutos de ar condicionado, então cairam as máscaras. Depois de tantas sacolejadas que sofríamos, e objetos caindo do porta bagagem estavam fazendo um voo de regresso a NY. As coisas se acalmaram mas, o piloto anunciou que estavamos a 250 pés do nível do mar e as instruções eram de que coletes salva-vidas deveriam ser usados em caso de um pouso nas águas. Mas, graças a Deus, não aconteceu e pousamos no JFK dando muitas graças a Deus. O piloto passou pela tripulação, onde sentados e outros deitados no corredor na saida da nave e disse "Voces virama vovó pela greta" . KKK quem não sabe o que quer dizer isso, imagina... Mas, só serve pra quem tem vovó que ja tivesse morrido.
Quando esse avião tocou o solo já não funcionava mais nada, pane geral, nem trem de pouso, nem reverso, e só a velocidade aumentou, lembra o acidente da Tam.
Muito pouco tempo para tomar decisão. Infelizmente o piloto deveria ter tentado continuar voando para gastar combustível e tentar baixar o trem de pouso. Quando ele percebeu que tava com problemas ele decidiu em questão de segundos que deveria pousar. Acho que foram decisões erradas. A questão é se ele decidisse continuar voando ele cairia? Teria ele com mais tempo conseguido baixar o trem de pouso. Ele tinha noção da velocidade e local da pista para pousar? Acho que pode ter sido decisões errada dos pilotos.
@@AlexandreAlves73S Um morro de concreto que absorveu todo o impacto do avião. É para antena, mas feito de concreto. Aparece em fotos do acidente e está sendo comentado por canais especialistas em aviação
Sem configuração de pouso (flaps e aleirons) e Com os motores em máximo. Não parava. A pergunta sem resposta é o motivo, já que com apenas um motor danificado não inviabiliza o hidráulico da aeronave.
A pergunta que não quer calar !! Se o trem de pouso não abriu , porque o piloto não deu preferência para um pouso na água, que estava do lado do aeroporto???
no aeroporto é muito mais seguro, ele já contava em passar do limite da pista, oq ele não contava era que a barreira seria robusta o suficiente pra acabar com o avião, uma estrutura daquelas só pra suportar antenas não tem sentido
@alexkardel1 mano passar da pista nunca é pensamento de piloto, eles são treinados a pousar no limite da pista, que é a segurança dele, e a pista tem comprimento suficiente pra isto, o problema que esse vôo tem muita coisa sem explicação, o pq por exemplo ele pousar naquela velocidade sem trem de pouso e sem flaps ( os flaps influênciam muito mesmo a velocidade de pouso). Algo muito errado deu nesse vôo, e não foram os pássaros não, eles só iniciaram a série de erros de operação.
Pelo mesmo motivo que o Titanic não desviou do Iceberg,estava rápido demais mesmo afundando o pedal no chão ele estando a mais de 600km/h não iria fazer diferença nenhuma
Quando vi as imagens a primeira coisa que me veio era o curto espaço de toque ate o fim pois para atravessar a pista de ponta a ponta seria muito mais demorado o video e outra coisa este acidente vai fazer este povo da aviação rever estes equipamentos no caminho apos o final da pista pois foi crucial para virar uma tragedia . Que loucura ...
Que é estranho é. Um pouso desses por causa de pássaros. Mas ninguém tira da minha cabeça que sem aquele morro de concreto teria muito mais vivos, só de terem 2 sobreviventes já é um milagre, a massa colossal em desaceleração + detonação de toneladas de combustível, sobreviver nesse êmbolo é algo surreal.
Ele veio com o avião "limpo", sem flaps (não sabemos porque uma vez que o 737-800 tem procedimento alternativo para baixar, tanto os flaps quanto o trem de pouso, o que não foi feito) e isso requer que ele venha com uma velocidade muito alta para não estolar antes da pista. Velocidade alta , sem flaps a flutuação é certa pelo efeito de solo. A rampa de planeio deveria ser bem mais baixa que a normal para poder pegar o começo da pista. Nota-se que ele ficou segurando o planeio para não bater na pista, como se quisesse pousar macio. Errado no meu ver. Deveria vir para um toque firme e colocar o nariz da aeronave logo no solo para ter mais atrito e parar logo. Ficou deslizando com o nariz alto e se arrebentou na antena do localizador. E outra, choque com pássaros ou perda de motor na final não é motivo para arremeter, como sempre treinei e sim continuar para pouso. Dá a impressão que o piloto não conhecia bem a operação de emergência da aeronave. Uma pena!
Perfeita analise! Parabens! A analise do tom de voz do cmte ao declarar mayday mostra o quao inseguro ele estava , ha 40 anos atras um dos mais hobrado e sabio instrutor de voo me falou: Nao importa o que acontece, o importante e como vc reage!
cirúrgico, pra mim o principal fator pra ele chegar com tamanha velocidade no final da pista foi o nariz para cima, faltou área de atrito para desacelerar, os pilotos claramente não foram assertivos na emergencia e deu no que deu
Como è que constroem um muro no final de uma pista de pouso? Será que eles não imaginaram que algum dia algum avião poderia varar a pista e bater nele? Era pra ter uma área de escape igual aqueles da fórmula 1, esse muro foi o que matou os passageiros já que o piloto havia conseguido pousar o avião
Muito emblemático esse acidente, não acionou o trem de pouso, não fez o alijamento do combustível, pousou na metade da pista, estava em alta velocidade , só o tempo nos trará uma resposta
minha opinião: ele não pousou errado, ele pousou quando finalmente conseguiu colocar o avião no chão. Se um jatinho teve dificuldade para colocar o avião no chão, imagina colocar um monstro desse no chão. Ao meu ver ele fez o que deu pra ser feito, parabéns pelo piloto que pena que não conseguiu salvar a pessoas. Agora em relação ao muro completamente desnecessário esse muro, duvido se eles vão reconstruir esse muro do mesmo jeito que ele era. Se não tivesse esse paredão na frente certamente todos ou quase todos estariam vivos e contando histórias.
Como assim, moço??! Tinha outro muro poucos metros a frente… ele com uma velocidade absurda. Como que sairiam todos caminhando depois de chocar com o muro do aeroporto??! O cérebro vc deixou em casa, né?!
Precisamos saber muitos porque. Pq não Alijou combustível ? Pq não ficou mais tempo no ar? Pq não baixou o trem de aterrissagem? Pq não acionou os flaps? Não entendo muito de aviação, mas tem muitos porques. Vamos aguardar.
Eu faço curso de mecânico de aeronaves e conheço bem aeronaves o caso de problema de hidráulico não faz sentido pra não ter descido o trem de pouso pois da pra descer e travar com a gravidade e o próprio peso
Irmão, o trem de pouso precisa de sistema hidráulico para arriar, no mínimo, um principal ou outro auxiliar na falta do principal. Mas no caso da perda completa dos sistemas hidráulicos, o arriamento pode ser feito MANUALMENTE GIRANDO- SE UMA ALAVANCA. Contudo, o vídeo não fala especificamente sobre o porquê do avião pousar sem os trens arriados.
Ha grande probabilidade de um serio mau funcionamento do sistema hidraulico deste aviao da JE JU air. Sistema este que eh responsavel pelo funcionamento dos trens de pouso, freios , FLAP s(freio aerodinamico), dentre outros sistemas vitais do aviao
Minha contribuição é que parece que ele tentou usar o reverso para frear o avião mas não sei se isso funcionou, talvez o reverso não tenha acionado pela falta de input do trem de pouso (que eu lembre o reverso só abre com o trem de pouso sob carga após o acidente do Fokker 100 da TAM), e talvez o motor tenha mantido a aronave tão rápida assim pois mesmo após 1700m de pista tinha velocidade demais! Acho que se não fosse o fatídico obstáculo no fim da pista seria outra coisa mais para frente pois o avião não parecia estar desacelerando.
Muito blá blá blá porém a gente já sabe que os responsáveis são os engenheiros e diretoria dos aeroportos, todos os aeroportos deveriam ter recursos de segurança, fáceis de introduzir, porém esbarram na falsa garantia de segurança desse segmento, uma pista dessas poderia muito bem ter no centro dela uma área extensa para essas ocasiões de pouso emergencial, pouso sem trem de pouso, simplesmente feito com britas e pequenos muros ou barras de borracha a cada 2 metros essa estrutura em 1500 metros de extensão da pista poderia evitar esses tipos de acidente.. não seria custioso
Bicho, vou até fixar teu comentário. Está perdendo dinheiro nessa vida, venda a sua ideia que você ficará rico.
E vc não acha que a introdução dessa área no meio da pista não irá atrapalhar as decolagens e pousos em situações normais ?
O problema foi ter perdido flaps e trem de pouso só mesmo tempo, tem que descobrir pq entrou nessa condicao.
Quanto ao blá, blá, blá, eu não ligo, mas o resto é uma questão cabível de se perguntar!
uau temos um jenio aqui!! não posso nem imaginar cada ideia absurda q habita essa sua cabeça oca!
@@markmaick3285 O que há é uma má gerência sobre o que é seguro ou não!
É total irresponsabilidade UMA MURALHA NUMA ÁREA DE ESCAPE.
Trabalho em aeroporto e ver essas tragédias acontecendo é muito triste, impossível não sentir um aperto no coração.
Parabéns André por se expressar tão bem e sem enrolação.
Grato, infelizmente as tragédias vão acontecer, muito menos que no passado.
Sou controlador de tráfego aéreo, também formado em investigações de incidente/acidente de tráfego aéreo. Realmente, só teremos algumas respostas quando as investigações forem concluídas. Em um acidente, vários fatores influenciam, desde decisões de cabine até condições de saúde da tripulação.
Parabéns pela analise, até agora único canal que realmente está trazendo informação.
Ele veio MUITO rápido. Mesmo que tivesse tocado no começo, o avião ainda sairia da pista, talvez não com o mesmo trágico final. E lembrando que em caso de pouso de barriga, o avião fica sem spoilers, pois ele são acionados pelo toque do trem de pouso principal. E no "non normal checklist" do 737, pouso de barriga tem que ser feito com flap 15°, o que aumenta a velocidade. Eles tentaram pousar da forma mais suave possível e "flutuou"... Uma tristeza... que eles possam descansar em PAZ!
Não tem como o spoiler ser acionado de forma manual ? Nem Reverso ? Vi que as turbinas pareciam tocar o solo. Muito triste
@@DBA_Gabriel_Finelli O maior erro foi o não acionamento do trem de pouso. isso acabou com todas as chances de sobrevivencia.
Com flaps 15 pode se aproximar em até 150kt, velocidade próxima da VREF em operações normais do 737. Outrossim, o spoiler pode ser aberto via manual pelos pilotos.
@@henriqueferreira5165 nao desceram o trem de pouso por incapacidade... impossivel esquecer algo como isso em um 737, visto que existem muitos sistemas de aviso.
@@joaomarcos8435 Digo, se eles começaram o pouso e foram avisados de trem de pouso, provavelmente não tiveram tempo mesmo de soltarem o trem de pouso usando o sistema de gravidade.
Rápido e objetivo, sem enrolação
Melhor canal sobre aviação do RUclips, disparado! Sabe muito e sabe passar a informação de maneira simples e direta, sem enrolação. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
E sem propaganda da Insider😖
Eh impressionante como vc consegue explicar de um modo claro e sem complicação (digo isso pois ate minha esposa entedeu) parabéns pelo conteúdo
Que bom que ajudou, tenho tentado fazer de um jeito mais simples possível, assim todo mundo vai entender.
Deixa sua esposa ler isso kkkk
Brincadeiras à parte, o André vai direto ao ponto mesmo.
@@robson6734ex esposa...ex ..
kkkkkkkkkkkkk se ela ver vai ficar um mês sem chá kkkkk
Sua esposa é da espécie bonobo?
Parabéns pela abordagem do assunto. Seus vídeos são diretos, sucintos e objetivos. Dessa maneira, torna mais didática e fácil a compreensão.
Piloto foi um herói, conseguiu pousar e manter o avião nivelado durante o pouso sem o trem de pouso, o problema foi a barreira no final da pista.
Heroi matando todo mundo?
@professorgirafalesgirafale111 Sim, ponto 1, pouso sem motor; ponto 2, pouso sem o trem de pouso; ponto 3, pouso sem parte hidráulica para acionamento das partes aerodinâmicas para a frenagem; ponto 4, pouso de barriga sempre "usa" imensa parte da pista até o toque real, independentemente do tamanho da aeronave; ponto 5, o ponto mais crítico nesse tipo de pouso, o toque do equipamento na pista, a parte mais crucial para o sucesso nesse tipo de pouso de emergência; o piloto foi herói sim. A variável nesses cálculos que não colaborou foi a "barreira inexplicável" no final da pista.
Apesar do pouso , acho que ele deveria ter tocado na pista antes
@@holandareal herói kkkkkk.
Se liga né
Falha no sistema hidráulico não impede o acionamento manual do trem de pouso! Muito estranho isso
Acho q ele esqueceu de abaixar o trem de pouso, da segunda vez q ele tentou pousar.
Não houve tempo habil e velocidade, o mínimo é 500 kh para acionar manualmente.
Perdeu os 02 motores e todos os controles, o motivo do Mayday
@@ricardoscotta1313 se ele tivesse acionado a APU logo após o Bird Strike, não teria perdido o controle do trem de pouso. Lembra do Sully? Foi a primeira coisa que ele fez assim que atingiu os pássaros e perdeu os motores. E nem estava no começo do check-list. Foi de improviso mesmo. O cara foi visionário.
Estão tentando responsabilizar os pássaros, isso não explica a falha no TREM DE POUSO😳
@@GeorgeByronRLima Não houve tempo e nem velocidade.
Falha, ou passaros?
Para mim o PIOR NESSA HISTÓRIA É O MURO.
Parabéns pela sua cobertura desse terrível acidente aeronáutico!
Já deixando aquele like e aproveitar pra desejar um Feliz Ano Novo! Abraço!
Obrigada pelo like
thanks
Parabéns!
Pelo menos aqui não tem a INSUPORTÁVEL INSIDER😮
Será que alguém compra realmente camiseta dessa Insider? Além de insuportavelmente chatos, os preços são surreais. 140 reais numa camiseta básica lisa.
@@Alisson.Rosolem isso pq vc não viu a dificuldade dos cuidados dela, como lavar e etc
@@Alisson.Rosolem Boa noite Alison tudo bem?
Pois é.Pior e que compram e muito. A maioria adora comprar coisas que são divulgadas por famosos. O resumo da ópera e que o foco de tudo e dinheiro.
Bom ano para vocês!!!
Essa insider está em todos os canais! De diversos assuntos, surreal! Daqui a pouco vc toca a liga o carro e antes da ignição vem um uma propaganda da insider 😂😂😂
@celsogarrucho Exato!
Ótimas informações que explicam tudo que se sabe até agora numa linguagem acessível pra nós que não somos especialistas da aviação, ou seja, a maioria esmagadora do público!
Isso explica o seu rápido sucesso.
Essa é a intenção, não sou especialista nenhum, apenas gosto do assunto e produzo conteúdo de forma didática.
Algo errado, arremeteu e logo voltou e pousou sem Trem,Sem Flap, Sem Bombeiro ....estranho. Parece esquecimento de tudo moldado pela ansiedade 5:06
Acredito nessa hipótese, deve ter tido muito estresse dos pilotos e procedimentos não foram seguidos a risca... Lamentável
Gente… tenham a santa paciência… os pilotos são super treinados para pouso de emergência. Como que o piloto e o copiloto vão “esquecer” de acionar os flaps e trens de pouso num pouso?! Vcs não pensam antes de escrever estes absurdos?!
@@cgbryt É vc não está lá em uma emergência de verdade, eu sou piloto a 36 anos e talvez quem está fora aviação acha tudo fácil tipo simulador . A erros e fatos que acontecem sim. Eu já esqueci de muitas coisas
Um acidente é sempre uma sucessão de eventos, inclusive com alguns erros incluidos...
@@cgbryt, esta hipotese - apesar de pouco provável - deve ser levada em conta.
Video rápido e objetivo. Deu pra entender tudo. Vendo as imagens so nao da pra entender porque o avião vinha acelerando rapidamente. Mais uma vez dou parabéns pro canal.
Sem flaps e sem spoilers
Ele não vinha acelerando; estava em velocidade acima do esperado...
@@luiscamaratta5288 Sim , e pq os Flaps e os spoilers que ajudam, a diminuir não entraram em ação, isso só após investigaçãoes , iram saber os motivos!
Canal nota mil!!!!
Sei q eh especulação. Mas ta me lembrando aquele TransAsia em Taipei. Que o piloto desligou o motor errado qnd apareceu problema. Acabou ficando sem ambos…. Neste Ou o motor 1 tambem parou de funcionar na colisão c passaros. Ou algum erro neste sentido. Pois claramente a tentariva de arremeter ele perdeu toda potencia e deixou o aviao limpo para planar e voltar. Claro que aqui sentado no sofah eh facil falar. Mas eh estranho demais este acidente.
Parabéns pelo vídeo, objetivo, direto ao assunto. Sou piloto, ganhou um inscrito !
Obrigado 👍
Só para padronizar a linguagem, seria 1 pista com 2 cabeceiras. O termo correto é pousar na cabeceira 19 neste exemplo 👍
A grande questão é o gerenciamento da situação. Me parece que ficaram perdidos com a situação de dois problemas distintos: a impossibilidade de baixar os trens, que acredito que foi lubrificação deficiente, e a ingestão de pássaros em um ou dois motores.
Parabéns pelo vídeo, pesquisa. Muito obrigado
Estranho esses muros no fim da pista.
Não deveria existir muros de concreto na linha de pouso e decolagem das aeronaves ✈️🛬 ... Apenas uma cerca era o suficiente
Se no final da pista de Congonha não tivesse prédios, posto de gasolina, avenida com com carros, ou seja uma cidade, mas fosse um pasto de vacas no acidente do TAM 3054 (2007) poderia ter tido sobreviventes.
Pássaros batem em um A-320 -> Piloto pousa no Hudson, vira filme, todo mundo sai em segurança...
Pássaros batem em um Boeing -> Computador central dá reboot, banheiro deixa de funcionar, perde-se os hidráulicos, central multimídia dos passageiros desliga, Trem de pouso cai, morre 99% dos passageiros...
Boeing eu não vôo mais. Simples assim.
De todos os erros que ainda serão levantados acredito que o obstáculo de concreto no fim da pista é o mais gritante. É normal Isso? Imagine que exista uma explicação para todos os erros cometidos, mecânicos, técnicos, comunicação etc. Não dá pra colocar concreto no fim de pista nenhuma. 😢
Só a investigação do órgão responsável será capaz de determinar as causas do acidente. Qualquer especulação é prejudicial para as famílias das vítimas e principalmente a dos pilotos, que eram os responsáveis pela condução de todas as vidas que estavam naquele avião. Que Deus conforte o coração de familiares e amigos das vítimas.😢
Ele perdeu os dois motores. Pousou com a asa mais limpa possível e com os trens recolhidos para não perder velocidade e estolar. Foi semelhante ao caso do Rio Hudson. Infelizmente, deu muito azar. Talvez pousar sem a arremetida teria sido melhor.
não faz sentido. se ele perdesse os dois motores por problemas causados pelo bird strike ele n iria arremeter .
eu deixei minha opinião num comentario acima onde
"ou o jeju perdeu os dois motores, ou perderam 1 e desligaram o motor errado.
o primeiro não faz sentido, pois ele n teria arremetido sem nenhum motor.
a segunda opção é temeraria, pois ele sabiam que estavam com problema em 1 motor, e 1 procedimento "normal" seria desligar ele, mas na pressão do momento acabaram se perdendo e desligaram o motor bom e ficaram com o com problema "ligado" o que seria acarretado por um ruim CRM."
Mesmo que esteja rapido. Uma srea de segurança. Eficiente. Salvaria muitas pessoas ✈️✈️✈️🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Na grama talvez ele afundasse ou girasse e teria mais probabilidade de parar, mas o erro é que ele comeu quase metade da pista.
Boa tarde. Boa explicação, parabéns. As caixas pretas vão talvez esclarecer o que houve, mas é muito triste a perda de tantas vidas....
Acho que em 30 dias poderemos ter alguma coisa.
A Coréia do Sul está em LUTO por 7 dias, tragédia 😢
Pq aviões não abrem o trem de pouso e caminhões perdem os freios nas ribanceiras?
Vms melhorar isso aí né!
Valeu pelo trabalho. Ainda existem algumas coisas a mais para esclarecer e foi prudente não passar informações precipitadas.Feliz ano novo a todos. 👍🏽
Tenho 1 tio piloto (PC), 1 primo comandante (Qatar) e 1 cunhado piloto (executivo tb). Meu falecido pai trabalhou a vida inteira na aviação (em terra), enfim: “respiro um pouquinho” o ambiente, apesar de tecnicamente leiga.
Com base no meu total achismo e impressões do que se tem até agora: acredito que possivelmente a tripulação poderia estar exausta ou algo do tipo e talvez tenha havido alguma falha no momento das tomadas de decisão. Isso se não tiver alguma questão da manutenção do equipamento envolvido nisso tb, mas…
Tá me cheirando a falha humana mesmo..
E quanto à VOCÊ: muito obrigada pela prontidão em nos informar e um SUPER 2025!
Tb acho. Vai saber quantas hs os caras já estavam voando, stress máximo
Mas phoda os 2 (piloto e copiloto) estarem nessa né
Que 💩 que não tinha 1 pra conseguir manter o racional bom, ficou todo mundo no sistema límbico e o córtex pré-frontal desligou total dos caras, tb tô achando isso
Ótimo 2025 para você e família, todas as hipóteses serão investigadas.
Ele não errou o pouso. Era o que a condição da ACFT permitia para clean speed. Flat aproach e pouso em high speed não tem como fazer uma rampa de 3 graus. Vai ter tendência a pouso longo. Aqui é facil falar. Ninguem treina pouso nessa condição, portanto é imperito para tarefa. Então precisa trabalhar nas causas, o perigo aviário. Reportar é pouco, precisa deslocar a ameaça para fora do sítio aeroportuário e áreas de pousos e decolagens.
De Brasília, um abraço a todos e um excelente 2025🎉
Feliz ano novo
Ceilandia
Feliz ano novo e sempre obrigado por todas as informações
Eu que agradeço
Mas muito estranho esses passaros, danificar os flaps, trem de pouso, etc.. Estranho.
@@TrabalhoGGQP A minha opinião, Ele veio para o pouso e perdeu um motor, ao abortar perdeu o segundo, aí declarou o Mayday mas perdeu todos os controles.
Excelente analise.
Bom ano novo
Nada me improssiona mais nessa tragédia do que a tal barreira de concreto.
Sim, mas pelo visto ela será o menor dos problemas.
Com barreira ou não, ele passou a pista a 340km/h ele ia atravessar até no outro muro e se despedaçar.
Esse é o problema do ser humano, sempre querendo colocar a culpa em alguém, agora estão colocando a culpa na barreira, pq eles não culpam os pássaros então já que tudo se iniciou com o choque com pássaros
Também acho que o avião iria se despedaçar, mas o muro de concreto não deu a menor chance para os ocupantes da aeronave. Sem uma barreira como essa na trajetoria a quantidade de mortos seria bem menor.
@langlebertmartins1311 não dá pra saber se iriam sobreviver, o avião estava numa velocidade extremamente alta. Essa empresa aérea já teve um acidente por uma aeronave sair da pista, felizmente ouve apenas feridos e perda total da aeronave, e tbm essa empresa foi proibida de voar por um período por falha em protocolo de segurança. Aí já dá pra imaginar que um acidente poderia acontecer um dia .
Parabéns pela análise, desde a primeira vez que vi o vídeo comentei que ele havia tocado praticamente no meio da pista, mas tenho a impressão de que ele abriu os reversores. Isso não indicaria que eles tinham pressão hidráulica?
Observações: essa aeronave possui um sistema alternativo de baixar os flaps por motores elétricos, sem hidráulica. Além disso, os trens de pouso são baixados em emergência por gravidade, também sem depender dos sistemas hidráulicos. Ainda que com a perda dos barramentos 115V por conta da perda dos motores, os sistemas de emergência ficam ligados ao hot bus battery (barra quente da bateria). Penso que os pilotos perderam o senso das coisas no meio do caos.
Sim, já comentei isso nos outros vídeos. Não sabemos das condições na cockpit.
Feliz ano novo pra ti & família.
Feliz ano novo André 👍🏼
Pra você também
Não perco um vídeo seu!!! Muitos eventos ultimamente!!! Feliz 2025 meu amigo!!! Muita saúde, amor, realizações!!!
Obrigado, pra ti Tb
Obrigado, André. Feliz ano novo para você e sua família. Continua firme com seu conteúdo
Feliz ano novo
Imagine este avião sem configuração da asa para pouso. Sem Slot's acionados no bordo de ataque da asa, sem Full Flap's, sem spoiler's em cima da asa para armar e sem reverso em um dos motores. Impossível a aproximação na velocidade correta.
Canal muito bom acabei de me inscrever
Obrigado pela ajuda
Ótima comparação. Explicou muito com os vídeos de exemplos.
Acho que mais 1000m te pista não teria evitado a tragédia!
Teria evitado com certeza...ou bateria com velocidade muito menos
O que ainda deve ser explicado na insvestigação é por que arremeter e pousar na 01 se ele já vinha em aproximação para a 19? Aguardemos ao menos o relatório preliminar.
737 na Noruega teve tbm problemas hidráulico no mesmo dia
eu achei estranho que o caso da Noruega foi pouco noticiado.
@@haroldomiyaura912 é... muito estranho !
Mesmo problema mesmo dia.
Da Noruega só faltou um muro de concreto
@@haroldomiyaura912 ainda bem que foi pouco noticiado, imagina o alarde que iam fazer em torno daquilo que não foi algo grave?
Se vocês acompanhassem o Aviation Herald, perceberiam que problemas hidráulicos acontecem com frequência. Mas agora está no hype.
@@haroldomiyaura912 vc não queria o mesmo nível de cobertura dado ao acidente da Coréia?
Não conheço muito sobre aviação, porém a minha impressão é a de que o piloto estava preocupado em tocar a pista de forma "delicada" visto que o trem de pouso não desceu. Infelizmente talvez por afobação com a situação; inexperiência ou desconhecimento que os flaps não funcionariam, o pior aconteceu. Um acidente nunca é um erro isolado, é a junção de várias situações que não ajudam. Com a preocupação de tocar o solo suavemente ele acabou comendo a pista quase toda e os flaps não funcionarem foi o toque final para o desastre. Muito triste pelas vítimas, que Deus conforte o coração das famílias e que sejam bem recebidos no pós morte.
Parece que o piloto tentou ativar o reverso, mas como as aberturas do reverso, no motor, não conseguiram abrir e os motores acabaram aceleraram a aeronave para frente. É a minha impressão.
Quanto a aterrissar "de barriga", me parece que é como se posse uma aterrissagem normal, mas alguns pilotos querem fazer o pouso o mais suave possível, por isso que demoram muito para tocar o solo. Repito: é a minha impressão.
Reverso sem trem de pouso não tem utilidade
Justamente por isso que acho que o piloto tentou usar o reverse (sem trem de pouso). No vídeo dá para ver as aberturas do reverse no motor 2, mas pode ser que ele abriu por causa do atrito com o solo. Pode ser isso, também.
@@petergatzbirle3293 exatamente, abriu pq começou a se arrastar no chão, mas sem efeito algum
FELIZ ANO NOVO ANDRÉ... AIRTON BRAZIL DE SÃO PAULO
Seu nome é em homenagem a Ayrton Senna?
Ela veio sem Flap, trem recolhido. Certamente algo muito grave aconteceu na aeronave pra que os pilotos tomassem essa decisão de pousar a qualquer custo.
@@guilhermezanela4556 Perdeu os 02 motores, aí declarou o Mayday
O que é que um urubu iria causar no trem de pouso?????
Isso não fica claro em nenhuma reportagem até agora.😊
Nesse momento ainda tudo e especulativo, pois foi um acidente muito estranho.
Normalmente os pilotos esperam o maximo de tempo pra planejar o que fazer, calcular bem cada passo a ser tomado.
Espanta essa urgência em pousar logo, sem fazer mais órbitas.
Essa investigacao sera longa, muitas perguntas para serem elucidadas.
Penso exatamente o mesmo que você. Não tem a menor lógica o procedimento adotado, mesmo em emergência. Afinal, o avião estava voando normalmente, pelo menos é o que pareceu.
Deu certo com a minha conta. Logo que ele pousou mesmo. Faltou apenas 950m até o muro.
Legal que a sua matemática é relativa.
Velocidade alta, trem de pouso recolhido, tanques cheios, flaps recolhidos, um motor possivelmente em funcionamento. Acredito que houve erro da tripulação na análise da situação.
@@italourielA minha opinião: Perdeu os 02 motores, aí que declarou o Mayday
Envie seu relatório as autoridades: elas pouparão tempo e dinheiro investigando as verdadeiras causas...
Aproximação totalmente erradas as duas vezes a que arremeteu e a que pouso erro da tripulação
@@luiscamaratta5288 Não é relatório é suposição, aqui ninguém está querendo JULGAR NADA, SÓ VOCÊ.
Boa tarde, porque é que tinha esse muro de concreto? É colosão na certa!
Só tem uma coisa que ninguém explica. Porque quando há um acidente com 1 avião, não demora muito tempo e acontece outro acidente. Em 2 meses, já vi relatos de 3 acidentes.
cara olhaporcentagem em relação ao total anualmente acontecem mais de 100 milhões de voos entre linhas comercial regular e privada... as estimativas apontam para 1 acidente fatal a cada 4-5 milhoes de horas de voo na em linhas comerciais.
..
agora vamos comparar com o carro:
alguns dados apontam para mais de 1 bilhão de automoveis em uso anualmente com mais de 100 milhoes de mortes causadas em acidentes.
..
de acordo com dados do proprio ministerio da saude, morrem em media 80-90 pessoas por dia no transito só no brasil.
..
agora cade a comoção generalizada para maior segurança no transito?
não tem, não que vidas no transito seja menos importante, mas é menos impactante e chocante.
mas pq isso? muita gente aqui ja andou de carro ou busão e sabe como o transito é uma selva, agora o avião não é a realidade para qualquer pessoa e acaba chocando pelo desconhecimento.
..
experimenta pegar alguem que mora no interior do brasil numa cidadezinha de menos de 100k-200k, e coloca essa pessoa numa favela no rio de janeiro.
pro carioca, o que acontece ali diariamente é só mais um dia "normal", mas pra quem não é daquela realidade é chocante.
@allomorpwi1925 vc percebeu que não disse nada contra segurança dos aviões? Eu tbm concordo que é um meio de transporte mais seguro que um carro.
Mas vou relevar sua resposta, considerando que foi uma má interpretação. Fica na paz
Poderia ter no final da pista um composto com areia para freiar a aeronave.
Provavelmente recolheu as canelas pra arremeter e esqueceram de abaixarem pro pouso no lado norte da pista. Foram muitas informações em pouco tempo pra poder administrar, talvez um sobrevoo pra poder queimar combustivel e fazerem um checklist mais tranquilo.
@@luciod.mariano2829 é uma hipótese.
Sério?
O cara falou; coloque aqui a sua opinião do que você acha que aconteceu e um monte de "especialistas" caiu matando.
Depois disso, não terá mais acidentes desse tipo.
E para q um muro no final da pista
meus dois centavos baseados em vozes da minha cabeça de um leigo.
1 reversor aberto é muito estranho, pois os aviões tem mecanismos de trava do reversor para que não abra sem haver peso sobre o trem de pouso(contato do trem de pouso com o solo) (mecanismo de segurança para evitar abertura de reversor acidental em vou, coisa que ja aconteceu e causou acidentes).
...
ou o jeju perdeu os dois motores, ou perderam 1 e desligaram o motor errado.
o primeiro não faz sentido, pois ele n teria arremetido sem nenhum motor.
a segunda opção é temeraria, pois ele sabiam que estavam com problema em 1 motor, e 1 procedimento "normal" seria desligar ele, mas na pressão do momento acabaram se perdendo e desligaram o motor bom e ficaram com o com problema "ligado" o que seria acarretado por um ruim CRM.
...
...
e mesmo que ocorresse uma perda dos dois motores, há um sistema de standby reserva hidraulico o qual supre flaps, slats e os reversores. mesmo com os motores desligados.
pela velocidade do jeju deveria haver pressão de ar suficiente passando pelos motores para pressurizar o sistema. a não ser que tenha ocorrido uma perca de fluido.
..
..
do momento da declaração de emergência, arremetida, até o pouso foram 3 minutos.
declarar emergência não necessariamente significa que vc deve pousar naquele segundo, mas que vc precisa de prioridade maxima e praticamente irrestrita para pouso.
...
...
em resumo, o que eu acredito que vai ser descoberto, acredito que o bird strike realmente causou algum problema no motor 2, mas o que vai ser ponto chave sera o CRM da cabine atrelado a fadiga dos pilotos , pois em 3 minutos declarar emergencia e fazer os check lists(1-2 minutos exagerando muito com check list critico) e tocar o solo é um tempo muito curto, nem miojo é tão rapido.
e se não fosse pela estrutura de concreto reforçada para as antenas do ILS que pararam por completo o avião a historia poderia ser outra.
..
..
lembrando baseado em vozes da minha cabeça e conhecimento de porra nenhuma.
As vozes da sua cabeça devem ter conversado com as da minha pq tb pensei em alguns destes pontos que vc mencionou e… por mais triste que seja meu achismo, creio que a falha foi humana…
E digo mais: pilotos anualmente precisam “revalidar” suas habilitações, fazem simuladores, testes de saúde etc mas há algo que enxergo como um grande problema: Pilotos não podem tomar remédios controlados, por exemplo. Se um piloto está em depressão e ninguém da tripulação nota, ele pode estar voando por aí com a mente extremamente perturbada e não vai procurar um psiquiatra, pois pode ser afastado nestes casos, se o médico lhe receitar um antidepressivo, por exemplo. Ou seja: complicado, né? Não há como garantir que quem está transportando milhares de pessoas diariamente de fato está apto pra isso… certamente não “on a daily basis…
Candidate-se a uma vaga no CENIPA!
@@luiscamaratta5288 cara isso foi uma conjectura e extrapolação baseado no pouco que se sabe até agora. os unicos fatos concretos que temos provas é um bird strike/estol de compressor, pouso sem trem de pouso e sem superficies de hiper-sustentação como flaps e slats
Pra leigo, suas vozes da cabeça são coerentes com o caso, confie nelas.
Para mim não existe outra explicação, infelizmente perderam também o segundo motor. Isso fez com que (1) desistissem de completar o circuito para pousar na pista correta contra o vento - pista 19 (2) fossem obrigados a pousar na perna do vento - totalmente desfavorável na situação em que se encontravam (3) entrassem em procedimento de pouso mesmo estando muito alto e em alta velocidade para pouso (4) não conseguissem baixar os trens de pouso, extender flaps pois toda a hidráulica foi interrompida com o corte de ambas as turbinas. E para piorar ainda mais a situação, havia o tal muro no final da pista... muito triste.
Um ponto levantado também é que o mundo todo está se baseando somente pela imagem gravada do stall de compressor do motor 2 ... mas absolutamente nada garante que em outro momento não gravado, que o motor 1 não tenha sido atingido. Sem os dois motores operacionais a plena potência, explicaria o fato do comandante ter pousado o mais rapidamente possível. Além disso há outro vídeo da aproximação já mostrando a grande distância pelo menos o problema do motor 2.
Cara, obrigado por aquelas dicas durante a Live, você acertou o ponto do toque
Na verdade não. Considerando apenas que um motor falhou, arremeter seria um erro crasso, o certo era continuar o pouso dali mesmo.
Mas se você perde os dois motores, então arremeter é SUICÍDIO pois agora você tem alcance limitado.
Nesse caso eles não pousaram o mais rápido possível, o mais rápido possível seria apenas prosseguir com o pouso pré incidente.
Parabéns pelos comentários.
Muito trágico😢, minha humilde opinião o efeito solo + falta de flaps e problemas hidráulicos, explica a demora para início do toque no solo.
Viu na comparação né, aconteceu igual com o jatinho e muito diferente do 767
Só em ver ja dói o coração da gente que triste 😢😢😢
PORQUE UM MURO NA PISTA . NINGUEM NUNCA IMAGINOU QUE ISTO DARIA RUIN UM DIA .
Não, até pq o “muro” ficava na cabeceira da pista e não no final. E se o avião não batesse neste muro, tinha outro logo adiante 🙄
Se... Se no final da pista de Congonha não tivesse prédios, posto de gasolina, avenida com com carros, ou seja uma cidade, mas fosse um pasto de vacas no acidente do TAM 3054 (2007) poderia ter tido sobreviventes.
Não!
@@cgbryt por favor ne. Um muro, não faz nem cócegas.
@@cgbryt nao teria como passar numa barreira daquela... tankou mais que o world trad center
Ja passsei por momentos muito estressantes dentro de uma nave, num voo da Varig em outubro de 1979, NY ao Rio. Depois de 1h e meia de voo, ja tinhamos acabado o jantar e os serviços de limpeza em ordem, e uma das turbinas, logo na minha janela pegou fogo. O piloto desceu em aspiral para apagar o fogo e despejar o combustível no mar. Com isso entrou fumaça dentro da nave pelos dutos de ar condicionado, então cairam as máscaras. Depois de tantas sacolejadas que sofríamos, e objetos caindo do porta bagagem estavam fazendo um voo de regresso a NY. As coisas se acalmaram mas, o piloto anunciou que estavamos a 250 pés do nível do mar e as instruções eram de que coletes salva-vidas deveriam ser usados em caso de um pouso nas águas. Mas, graças a Deus, não aconteceu e pousamos no JFK dando muitas graças a Deus. O piloto passou pela tripulação, onde sentados e outros deitados no corredor na saida da nave e disse "Voces virama vovó pela greta" . KKK quem não sabe o que quer dizer isso, imagina... Mas, só serve pra quem tem vovó que ja tivesse morrido.
Quando esse avião tocou o solo já não funcionava mais nada, pane geral, nem trem de pouso, nem reverso, e só a velocidade aumentou, lembra o acidente da Tam.
Sim ele perdeu os 02 motores por isso pousou "no meio da pista"
Muito pouco tempo para tomar decisão. Infelizmente o piloto deveria ter tentado continuar voando para gastar combustível e tentar baixar o trem de pouso. Quando ele percebeu que tava com problemas ele decidiu em questão de segundos que deveria pousar. Acho que foram decisões erradas. A questão é se ele decidisse continuar voando ele cairia? Teria ele com mais tempo conseguido baixar o trem de pouso. Ele tinha noção da velocidade e local da pista para pousar? Acho que pode ter sido decisões errada dos pilotos.
Se não tivesse aquele hiper mega super muro de concreto, menos pessoas teriam morrido. Bem menos.
não é um muro, é um morro para antena.
@@AlexandreAlves73S Um morro de concreto que absorveu todo o impacto do avião. É para antena, mas feito de concreto. Aparece em fotos do acidente e está sendo comentado por canais especialistas em aviação
Sem configuração de pouso (flaps e aleirons) e Com os motores em máximo. Não parava. A pergunta sem resposta é o motivo, já que com apenas um motor danificado não inviabiliza o hidráulico da aeronave.
A pergunta que não quer calar !!
Se o trem de pouso não abriu , porque o piloto não deu preferência para um pouso na água, que estava do lado do aeroporto???
Pouso na água é muito pior
no aeroporto é muito mais seguro, ele já contava em passar do limite da pista, oq ele não contava era que a barreira seria robusta o suficiente pra acabar com o avião, uma estrutura daquelas só pra suportar antenas não tem sentido
@@alexkardel1 O pessoal da torre pensou que ele iria tocar na pista lá no começo, mas só conseguiu tocar no meio.
@alexkardel1 mano passar da pista nunca é pensamento de piloto, eles são treinados a pousar no limite da pista, que é a segurança dele, e a pista tem comprimento suficiente pra isto, o problema que esse vôo tem muita coisa sem explicação, o pq por exemplo ele pousar naquela velocidade sem trem de pouso e sem flaps ( os flaps influênciam muito mesmo a velocidade de pouso). Algo muito errado deu nesse vôo, e não foram os pássaros não, eles só iniciaram a série de erros de operação.
Acho q teria q ter uma pista especial pra esse tipo de situação,tipo a área de escape
Porquê o piloto não usou os pedais do leme para tentar sair de lado da pista?
😄 Pergunta pra ele.
Brincadeirinha.
Pelo mesmo motivo que o Titanic não desviou do Iceberg,estava rápido demais mesmo afundando o pedal no chão ele estando a mais de 600km/h não iria fazer diferença nenhuma
Pq era um avião, não um carro de drift
@@JosianoNunes84😂😂😂😂
Né? É cada uma…
Quando vi as imagens a primeira coisa que me veio era o curto espaço de toque ate o fim pois para atravessar a pista de ponta a ponta seria muito mais demorado o video e outra coisa este acidente vai fazer este povo da aviação rever estes equipamentos no caminho apos o final da pista pois foi crucial para virar uma tragedia . Que loucura ...
Que é estranho é. Um pouso desses por causa de pássaros. Mas ninguém tira da minha cabeça que sem aquele morro de concreto teria muito mais vivos, só de terem 2 sobreviventes já é um milagre, a massa colossal em desaceleração + detonação de toneladas de combustível, sobreviver nesse êmbolo é algo surreal.
Segundo seu raciocínio, caso estivesse ninguém a bordo, não haveria vítimas...
Deveria ser previsto a necessidade de mais pista com nenhum muro no final
às 09:38 o aeroporto é fechado ... e este vídeo tem 9:38
poiseh! o trem de pouso! desde o primeiro dia que vi vídeos divulgandos, não consegui ver o trem de pouso!
Ele veio com o avião "limpo", sem flaps (não sabemos porque uma vez que o 737-800 tem procedimento alternativo para baixar, tanto os flaps quanto o trem de pouso, o que não foi feito) e isso requer que ele venha com uma velocidade muito alta para não estolar antes da pista. Velocidade alta , sem flaps a flutuação é certa pelo efeito de solo. A rampa de planeio deveria ser bem mais baixa que a normal para poder pegar o começo da pista. Nota-se que ele ficou segurando o planeio para não bater na pista, como se quisesse pousar macio. Errado no meu ver. Deveria vir para um toque firme e colocar o nariz da aeronave logo no solo para ter mais atrito e parar logo. Ficou deslizando com o nariz alto e se arrebentou na antena do localizador. E outra, choque com pássaros ou perda de motor na final não é motivo para arremeter, como sempre treinei e sim continuar para pouso. Dá a impressão que o piloto não conhecia bem a operação de emergência da aeronave. Uma pena!
Melhor explicação.
Parabens.
O mais engraçado é que o reverso está aberto.
Ou seja, ele não perdeu o motor 01.
Perfeita analise! Parabens!
A analise do tom de voz do cmte ao declarar mayday mostra o quao inseguro ele estava , ha 40 anos atras um dos mais hobrado e sabio instrutor de voo me falou:
Nao importa o que acontece, o importante e como vc reage!
add aí que o 737-800 é um quiabo de liso
cirúrgico, pra mim o principal fator pra ele chegar com tamanha velocidade no final da pista foi o nariz para cima, faltou área de atrito para desacelerar, os pilotos claramente não foram assertivos na emergencia e deu no que deu
Te alguma coisa errada aí ,pois as caixas pretas ficam na CAUDA do avião,como 2 pessoas sobrevivem e as caixas que estariam bem para traz delas ,NAO ?
Parece desespero por perda dos dois motores. Mas isso ainda não explica falta de flaps e trem de pouso. Vai dar pano pra manga esse caso.
E sem falar que os gravadores foram danificados sendo que a parte traseira ficou praticamente intacta
@@joelmartins6996 Faz pensar que não foi erro de piloto, logo a culpa cairia sobre quem foi responsável pelo muro (conspiração).
boyng molhou a mão com força... mas tambm tá em jogo o futuro da empresa para sempre
Como è que constroem um muro no final de uma pista de pouso? Será que eles não imaginaram que algum dia algum avião poderia varar a pista e bater nele? Era pra ter uma área de escape igual aqueles da fórmula 1, esse muro foi o que matou os passageiros já que o piloto havia conseguido pousar o avião
Muito emblemático esse acidente, não acionou o trem de pouso, não fez o alijamento do combustível, pousou na metade da pista, estava em alta velocidade , só o tempo nos trará uma resposta
Avião moderno qdo da pau todos se fodem, na era analógica talvez o piloto teria mais condições de gerenciar a crise .
Mas nada sobre a ausência de Flap baixados e trem de pouso recolhido a alta velocidade de aproximação. Aguardemos novas informações.
minha opinião: ele não pousou errado, ele pousou quando finalmente conseguiu colocar o avião no chão. Se um jatinho teve dificuldade para colocar o avião no chão, imagina colocar um monstro desse no chão. Ao meu ver ele fez o que deu pra ser feito, parabéns pelo piloto que pena que não conseguiu salvar a pessoas. Agora em relação ao muro completamente desnecessário esse muro, duvido se eles vão reconstruir esse muro do mesmo jeito que ele era. Se não tivesse esse paredão na frente certamente todos ou quase todos estariam vivos e contando histórias.
Como assim, moço??! Tinha outro muro poucos metros a frente… ele com uma velocidade absurda. Como que sairiam todos caminhando depois de chocar com o muro do aeroporto??! O cérebro vc deixou em casa, né?!
Melhor plataforma nesses assuntos.
Precisamos saber muitos porque.
Pq não Alijou combustível ?
Pq não ficou mais tempo no ar?
Pq não baixou o trem de aterrissagem?
Pq não acionou os flaps?
Não entendo muito de aviação, mas tem muitos porques.
Vamos aguardar.
Piloto inexperiente.
Beleza, você deve ter milhões de horas no 737.
Kkkkkk
Pra quê meses de investigação??? 5 segundos de vídeo e o povo já deu o veredito...
Mas vc pode ver nos videos que os pilotos conseguem fazer a correção do nariz do avião, o que indica que eles não estavam sem o sistema hidraulico.
Eu faço curso de mecânico de aeronaves e conheço bem aeronaves o caso de problema de hidráulico não faz sentido pra não ter descido o trem de pouso pois da pra descer e travar com a gravidade e o próprio peso
Mas é quanto ao trem de pouso ? Ou não reparou que o trem de pouso não estava baixado ?😊
Temos um Sherlock Holmes que não assistiu o vídeo.
😂😂😂😂
Como um passarinho vai quebrar os três trem de pouso ? Não faz sentido
Irmão, o trem de pouso precisa de sistema hidráulico para arriar, no mínimo, um principal ou outro auxiliar na falta do principal. Mas no caso da perda completa dos sistemas hidráulicos, o arriamento pode ser feito MANUALMENTE GIRANDO- SE UMA ALAVANCA. Contudo, o vídeo não fala especificamente sobre o porquê do avião pousar sem os trens arriados.
Ha grande probabilidade de um serio mau funcionamento do sistema hidraulico deste aviao da JE JU air. Sistema este que eh responsavel pelo funcionamento dos trens de pouso, freios , FLAP s(freio aerodinamico), dentre outros sistemas vitais do aviao
Minha contribuição é que parece que ele tentou usar o reverso para frear o avião mas não sei se isso funcionou, talvez o reverso não tenha acionado pela falta de input do trem de pouso (que eu lembre o reverso só abre com o trem de pouso sob carga após o acidente do Fokker 100 da TAM), e talvez o motor tenha mantido a aronave tão rápida assim pois mesmo após 1700m de pista tinha velocidade demais! Acho que se não fosse o fatídico obstáculo no fim da pista seria outra coisa mais para frente pois o avião não parecia estar desacelerando.