Gente, isso é muito revoltante. SP está totalmente vendida e essa bolha já estourou. Moro na saúde (um bairro classe média baixa) e aqui também está custando de 2 a 3k o aluguel dessas "gaiolas". Estão usando dinheiro público pra encarrecer o custo de vida da cidade inteira, um crime isso.
Também acho dificil as corretoras serem punidas, mas realmente é um escândalo o que estão fazendo. Visitei um no brás esse ano que tem uma placa enorme 'minha casa minha vida' e a corretora comentou numa boa que vai ter varios airbnb e vendeu pra muitos chineses e comerciantes da região. Não tem fiscalização alguma.
@@cintiasoares9483 Nas regiões elitizadas, os projetos as vezes tem até piscina. Os acabamentos, são de médio padrão, ou um pouquinho abaixo, já foi pior, estão entregando até com preparo para ar condicionado, varanda, pet place, market, lavanderia, entre outros serviços, similares ao alto padrão, por isso atraiu a classe média.
Nas periferia estão fazendo Micro apartamentos com 900 unidades num terreno que no máximo deveria ter 200. Favelas verticais sem vagas de garagem fazendo das ruas e praças vizinhas um verdadeiro caos e sujeira. Construtoras compraram prefeito e vereadores para lucrar e destruir a cidade.
Fui construtor na ZL de São Paulo. Num terreno de 10x25 construia 3 Sobrados de 85m2 com vagas para 2 carros area de Serviço hoje estimado a 6.000 o m2 perto de metrô, comércio, escolas, Postos de Saúde etc. Há alguns anos se percebe nitidamente que o ramo imobiliário está nas mãos das Milícias
Excelente reportagem! Meu irmão mora na Vila Madalena, numa região de casas. Do quintal da casa dele, a gente conseguia ver toda a Heitor Penteado. De uns 2 anos pra casa, só se vê prédios altíssimos. Ninguém entendia. Vcs esclareceram.
Tô saindo de São Paulo por causa disso. Tô ficando deprimida por ver tanto predio, tanta sombra, tanto concreto. Moro numa casa terrea numa rua tranquila 10 minutos do metrô vila prudente e com a morte dos velhinhos da rua, os herdeiros vendem as casas para serem demolidas e construírem prédios horríveis.
Na Europa se constrói sem recuo. A ausência de recuo não é o problema. O problema é a baixa qualidade das construções e o tamanho diminuto. Em buenos Aires, uma cidade com a mesma realidade brasileira, as zonas mais interessantes de morar tbem não tem recuo. São diretos pra rua e possuem a tal da "fachada ativa".
@@walland8290Recuo frontal é extremamente importante para a insolação tanto dos aptos quanto também da própria rua. Para a ventilação tambem é importante. Uma coisa são edificações baixas sem recuou, como ocorre em muitas cidades europeias e coloniais brasileiras. Outras são torres quase grudadas na calçadas. No centro de SP funciona, mas são ruas bastante largas, o que não ocorre nos demais bairros. Outra questão também é quanto a experiência do usuário na calçada. Existem estudos (Jan Gehl) que mostram que Torres altas próximos de ruas estreitas causa a sensação de oprimir o usuário na calçada. Foi mto infeliz quem decidiu diminuir estes recuos.
@@mauriciomartins8418se tivessem comércios e restaurantes funcionando nos térreos desses novos prédios, a sensação de segurança diminuiria. Mas as portarias com grades e muros deixam as ruas ainda mais desertas para pedestres
@@gabimnsn Concordo é mto melhor ter comércio. Mas mesmo assim, pode ter comércio de até dois andares próximo a calçada e a torre com recuo frontal. Em mtas cidades é assim o plano diretor.
Eu tinha uma série de dúvidas sobre a explosão de micro apartamentos pela cidade, que vem sendo construídos. Eu sabia que havia algum incentivo fiscal, mas não tinha ideia do "ninho de mafagafo" que esse negócio tem se tornado. Excelente podcast. Muito obrigado!
Um amigo é seus 2 irmãos não venderam a casa dos pais para dividir entre os 3 porque não conseguiriam comprar um microo apartamento no mesmo bairro para cada um, estou falando de casa de 4 dormitorios e com bom acabamento, não conseguiram se manter no mesmo bairro e formar suas famílias individuais, formar novas famílias, ficaram reféns de continuar morando na casa dos pais, agora falecidos....Tb tenho uma casa da família que não conseguiria pagar o valor de 1 apartamento, sendo que ali já moraram 10 pessoas e não dá para comprar um AP studio
Brasil, não é o país das oportunidades. É de oportunistas! Eu sou engenheira civil. Sei, mesmo sem ter nenhuma participação em licitações públicas, como essas empreiteiras funcionam. Tive um namorado, engenheiro de uma empreiteira de Campinas, que estava trabalhando nas estradas da região. Ele me disse que, se fizesse o serviço como devia, seria demitido.
Nas periferia estão fazendo Micro apartamentos com 900 unidades num terreno que no máximo deveria ter 200. Favelas verticais sem vagas de garagem fazendo das ruas e praças vizinhas um verdadeiro caos e sujeira. Construtoras compraram prefeito e vereadores para lucrar e destruir a cidade.
@@jecastilho6819 talvez o MP queira tirar dele mais tarde até aquele termo "prevaricou" porque não apontou tal falha. Quando o certo era este MP ter direito a impedir tal programa já no lançamento, através de uma pesquisa séria com as partes.
Fui no aniversário da filha da minha prima, em Araraquara. Chiquérrimo! Piscinas, jardins, lojinha para compras de refrigerantes, salgadinhos, etc, enorme, lindo. Aí soube que o apartamento tem 25 m²! E a casa financiada pelo meu pai, de 104 m², só pra nós três, era pequena.
Sinceramente, não vejo problema em apartamentos pequenos. Esse tipo de moradia tem um público alvo bem específico: solteiros, ou casais sem filhos, bem educados, de classe média. É tendência em toda grande cidade cosmopolita do mundo. Em NY é assim, em Tóquio é assim faz tempo. Quem mora nesses locais são pessoas que vivem, mesmo, na cidade. Todo o lazer é fora de casa e querem estar perto de todos os serviços, entretenimento e cultura que só uma grande capital pode oferecer. São pessoas que não só têm a possibilidade de morar no centro, mas também têm grana sobrando pra gastar na cidade, pois não têm filhos. Gente assim usa a casa só pra tomar banho e dormir mesmo. Vocês sempre falam sob a perspectiva de alguém que mora longe de um grande centro desse. Aí sim, se você não mora no centro, um apartamento pequeno não faz sentido, já que você não tem o mesmo acesso a tudo que uma grande capital pode oferecer, então sua casa tem um propósito muito além de apenas tomar banho e dormir. Acho que o erro é essa ideia de que precisamos, necessariamente, levar FAMÍLIAS de baixa renda pros centros das capitais. Seria melhor investir em transporte público, criar mais metros, pra facilitar o acesso ao centro de quem mora longe do centro. Deixa essas regiões centrais, que por natureza são mais movimentadas, barulhentas e caóticas, pra solteiros ou casais sem filhos mesmo. Cada um no seu quadrado.
@@thomast.4966Só você tem direito de morar em áreas centrais? E o tráfego? Já visitou banlieus de Paris? Tem noção do que é morar num lugar sem escolas. Hospitais, comércio? Saia da bolha!!!
Sou solteiro, moro sozinho num apto de 116 m2 e acho tamanho mínimo para dignidade humana e espaço para se colocar o que precisa. Obvio que não é em SP. Fico impressionado com o tamanho dos terrenos nos EUA. Você joga o boneco do Google aonde você quiser aleatoriamente (exceto Nova Iorque é lógico) e os terrenos tem 1.000 m2 e casas de 150 m2.
Perdi a conta das vezes que fui abordada por corretor, na saída de mercado, oferecendo microapartamento HIS como investimento. Qdo respondia q a renda era incompatível a resposta era direta: põe no nome de filho q só estuda.
Investiguem, façam uma matéria também sobre a Prefeitura de SP estar lançando cobrança de IPTU de apartamentos nos últimos meses em apartamentos que não tinham nenhuma dívida, todas as certidões ok, comprado por exemplo em 2010 e que foi entregue pela construtora em 2006, habite-se ok, iptu sempre pago direitinho. Agora a Prefeitura lança a cobrança do iptu sobre o terreno que foi utilizado para construção do imóvel para os proprietários atuais. Seria uma grande incompetência da prefeitura na época não ter cobrado o iptu corretamente da construtora ou uma conivência. Aliás, na época tinha umas investigações sobre a máfia dos fiscais. A prefeitura de SP tem um site só para os proprietários atuais dos apartamentos calcularem o iptu sobre o terreno que a construtora não pagou. Deve estar cheio de imóveis nessa situação para construírem um site só para isso. Mas, tem cara de gato na tuba.
Vi para comprar esse ano tem tipo 5 unidades que são desse sistema e a construtora explica o contrário sobre renda familiar. Até porque não dá para pagar as parcelas da construção com a renda popular. E sinceramente 8 mil não é renda popular em SP.
Moro no bairro da Vila Liviero que era um bairro pacato e sem violência.Ha dois anos a prefeitura concedeu a construtoras (MRV) autorização para construir por aqui. Ao redor do bairro e no bairro foram construídos centenas de studios sem garagem (muita gente larga o carro na rua) e isso descaracterizou e destruiu o bairro. O metro mais proximo fica 30 minutos daqui. E ainda existe um outro projeto de uma area da prefeitura de construírem mais prédios para outros 6000 novos moradores. Existe algum modo de barrar isso? Todas essas obras so trouxeram impactos negativos.
Continuo maravilhada com esses podcasts com Zezinho (olha a intimidade) e seus excelentes e competentes convidados/jornalistas/colaboradores. Parabéns a todos os envolvidos!
O fato de falarem que as construtoras podem quebrar se a investigação puli-las, mostra como grande parte delas agiam sim de má fé, sabendo bem o que estavam fazendo.
Esse tipo de projeto é bem pensado em benefício próprio dos políticos que lançaram junto das " construtoras" e bancos, tragando o sonho dos trabalhadores
Ouvir o UOL Prime ajuda a entender o valor do jornalismo de qualidade, especialmente de repórteres bem pagos para trabalharem pelo interesse público. Também ajuda que a gnt pense que não está tudo perdido. Tem investigações. Vamos acompanhar esse e outros absurdos pra ver se vai haver justiça. Nesse caso, permitir que habitações de interesse social de fato sirvam a pessoas de baixa renda.
Excelente matéria, algo criado para ajudar na falta de habitação dos menos favorecidos financeiramente transformado em lucro para os mais abastado , por isso vemos a cada dia essa diferença social. Realmente quem comprou não sabia, agora as construtoras devem ser punidas sim mesmo que isso signifique sua falência.
Que tristeza ver a cidade cheia de prédios com paredes gigantes, ou lojas vazias no andar de baixo. Agora piora a situação sabendo qual era o objetivo. Ótima reportagem.
Prefeitura Nunes envolvida nisso, mas o paulistano preferiu a permanência por pura ideologia. 😢 Tem gente nos comentários culpando a prefeitura de Haddad que já terminou há anos. Não entendem que o plano de Haddad foi alterado para pior
Foi o plano diretor do prefeito hipster taxador que permitiu que isso acontecesse, foi a pedra fundamental para Sao Paulo virar canteiro de obras pra especulador, cidade sendo destruída em modo turbo. Você acha que seria diferente se ele ainda estivesse na prefeitura? Obviamente a tendência seria só piorar, independentemente do prefeito.
@@fefigz moço, vá atrás do Plano Diretor original da gestão do Haddad. Estude-o e o compare com o que está acontecendo na gestão atual. Depois , debatemos por aqui
Mentira. Deixa de ser mal caráter pq independente do Haddad um plano diretor para favorecer as máfias iria ser realizado de qualquer maneira. Esse é o projeto da direita no poder pois a direita é criminosa em todos os aspectos
Você viu o plano diretor do Haddad não foi? Então viu que ele NÃO DISSE e nem criou mecanismos de como comprovar essa renda. Eu tô tranquilo pois me encaixo abaixo da renda permitida, porém sei quem fez o projeto de qualquer jeito.
A questão não é essa. Pode muito bem ter imóvel popular em região rica, super comum inclusive. Chama democratização dos espaços públicos. A questão é a fraude mesmo.
Deixa de ser mal caráter pq independente do Haddad um plano diretor para favorecer as máfias iria ser realizado de qualquer maneira. Esse é o projeto da direita no poder pois a direita é criminosa em todos os aspectos.
1800 da Oscar Freire, Benx , Voix e outros , vi isso trabalhei lá como barista de standy e sim só classe média alta , comprando, e sim todos tem a intenção de locar quando prontos .
4:00 Eles dizem que quem compra não quer casar ou é só casal que não quer ter filhos. E não precisa garagem porque é "perto" do metrô. Mentira! Quem comprar isso vai micar com algo que nem pra alugar serve. Fora o impacto negativo no entorno.
Excelente reportagem pessoal. Sempre via essas construções e me questionava: Tem tanta gente assim conseguindo comprar esses imóveis minúsculos, a esses preços ? Quem?🤔 Vocês esclareceram tudo agora!!! 🔝🔝🔝👏👏👏
Mas pra mim a perspectiva é mais negativa ainda. Se com subsídio o m² já estava assim tão caro, como ficará sem ele? E mais: se as construtoras começarem a quebrar, ou diminuir o ritmo de construção por terem menos subsídio, a oferta de imóveis cai e de novo o m² sobe. A única coisa que vai continuar existindo é a demanda por habitação, pq isso não aumenta artificialmente. Então com a demanda sendo a mesma mas diminuindo oferta de novos imóveis ou redução do subsídio, com certeza ficará ainda mais caro morar nessas regiões.
Parabéns pela reportagem e pelo Podcast. Como curiosidade: coloquei no google, "como identificar se um imóvel é HIS (habitação de interesse social)?" - não tem resposta. Deveria haver um cadastro de todos esses imóveis, pois são licenciados pelas prefeituras como HIS.
Chamo de pombal também!!Aqui em Moema tem um absurdo maior ainda que liberaram geral na área de rota aérea (pouso do avião) no entorno do Shopping Ibirapuera!
O pior é que quem comprar isso agora daqui a 10 anos terá uma quitinete em mini-favela. Foi o que aconteceu com os conjugados na década de 1950. É só lembrar do edifício São Vito demolido em SP e do 200zentao em Copacabana no Rio.
Estes, eram moradias populares de verdade: baixo custo, com estrutura precária, falta de manutenção e problemas sociais amontoados. Os de agora, não são populares.
@@natallip eram moradias acessíveis e vendidas como investimento também. Na década de 1950 não havia o conceito de lazer no prédio. Nos croquis eram até bonitinhos. Mas depois de anos de uso foram degradando.
Ahhh sim, os studios de 500k na Faria Lima, disputados a tapa por pessoas de baixa renda, sem estudo e sem crédito, irão certamente virar favela... Certinho seu raciocínio... Aí Jesus...
Nunca checam investidor, mas qdo meu irmão estava procurando eles pedem o valor da renda mas o estranho é que em prédios em lançamento, tudo já estava vendido, só sobrando unidades mais caras e fora do programa his
as unidades mais baratas ficam nas mãos da própria construtora que vende depois de entregue a preço de ouro ou ainda usam em suas próprias empresas de administração de locação que são fundos de investimento. Ai o "investidor" leigo vai lá achando que vai ter renda e na verdade a construtora prioriza alugar as unidades que fazem parte do fundo delas e o leigo fica lá na ilusão ou ele mesmo tem que fazer suas próprias locações, ou seja, se torna concorrente direto de quem vendeu pra ele. São sujos demais
Que barbaridade!!!!! Quase tudo é feito de maneira inadequada, sem transparência, sem honestidade, visando o lucro a qualquer custo e desrespeitando quem mais paga impostos e quem mais precisa de uma política social séria. Vivemos a era da depressão médica, moral, cultural, educacional e ética. Observamos então os sintomas desta patologia…
A pesquisa focou na região da av Rebouças, mas se vierem para a região do metrô Alto do Ipiranga até o Metrô Santos Imigrantes, verão que a situação está até mais grave, e isso depois do término da pandemia. Em 2023, 4 ou 5 casas foram demolidas, às vezes até uma quadra inteira, ANTES DA APROVAÇÃO DO NOVO PLANO DIRETOR. As construções estão a pleno vapor, edifícios de alto padrão e outros com alguns andares desses micro apartamentos e o restante com 3 ou 4 dormitórios. A infraestrutura continua a mesma para o trânsito, água e esgoto, energia elétrica. Os próprios corredores falaram que investidores compram 8/10 unidades e não falam de unidades para a baixa renda. Detalhe, o assesso para as pequenas unidades é separado da entrada para as grandes unidades. Já vi tb comprador falando que tb não podem usufruir da área de lazer. A prefeitura? Não sabe e não viu...
Mentira. Deixa de ser mal caráter pq independente do Haddad um plano diretor para favorecer as máfias iria ser realizado de qualquer maneira. Esse é o projeto da direita no poder pois a direita é criminosa em todos os aspectos. Segunda vez que encontro e seu comentário, canalha, leviana. Deve ser uma votante da direita mentirosa.
@@anapaulamagalhaes1393 Ana a alteração do plano diretor abrindo para a iniciativa privada o benefício de isenção de outorga foi em 2014, era gestão Haddad legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/lei-16050-de-31-de-julho-de-2014
Mas aí realmente os menos culpados são os compradores e os bancos. Os culpados são as construtoras em venderem pra quem não deveriam, e a prefeitura por ser omissa na fiscalização.
Não tem de agendar onde já tem a infra e pessoas. Tem de urbanizar a periferia a idéia é péssima e periferia em SP é a maior área geográfica. Preguiça do poder público de fazer urbanização adequada nas áreas fora da dita área central.
@@washingtonassis2931 É impossível levar a periferia para o centro, simplesmente não cabe nem metade das pessoas. A solução seria trabalhar na descentralização da cidade.
Perto da minha casa há apartamentos a venda com menos de 30m2...um deles, é o tamanho da minha sala e do meu banheiro juntos. Imagino uma família vivendo neste cativeiro?
Eita!!! O fato é que enquanto o trabalhador continua a dormir duas horas de distância do seu trabalho, bilionárias incorporadoras faturam alto com o apoio dos políticos que tiveram suas campanhas eleitorais financiadas por essas incorporadoras. Como solucionar isso? Como?
Essas obras varam a madrugada dia e noite de segunda a segunda .. Param domingo mas na madruga já começa a bagunça de caminhão !! Não adianta reclamar para a prefeitura e agora entendo de fato o motivo !! Acabaram com as casas de pinheiros …
Meu bairro residencial de casas está sendo destruído com esses prédios monstruosos. Tem um que terá 194 unidades, e o preço de baixo não tem nada, até porque o bairro tem metrô quadrado alto. Isso está ocorrendo desde a gestão do Haddad por aqui.
Haddad foi um completo idiota em achar que alterar o plano diretor iria melhorar a cidade. Um péssimo político. Um ótimo intelectual, mas um pulha quando se trata de analisar a dinâmica política. Esse alteração no plano diretor é tudo o que o grupo criminoso que é a direita nesse país queria.
A especulação imobiliária está demais! Em SP, a cada esquina é um prédio sendo erguido, enquanto o trânsito fica mais caótico. Cheraram a me oferecer esses tipos de studios. Eles são pequenos e extremamente caros, de 350 a 620 mil, variando a metragem entre 22m a 45m. Já não basta o trânsito em SP, pq algum infeliz achou razoável concentrar todo setor empresarial na região da Berrini, Vila Olímpia, Itaim Bibi, Faria Lima, por aí vai... ao invés de espalhar os polos empresariais, a fim de focar em cada zona de SP. Sem falar que essa sacanagem imobiliária é grave, muito grave! Pode levar várias construtoras à falência. Imagina a frustação da pessoa: vai comprar o seu primeiro imóvel, que não é nada barato... juntou uma grana por um tempo. Pagou a entrada, porém ao assinar o contrato com o banco, fica sabendo dessa situação. Obviamente que cabe uma bela ação judicial. No entanto, e o desgate mental? E o transtorno por conta da situação? É de lascar!
Posso te dizer que o que menos interessa as construtoras eh a venda das únidades!!Muitos subsídios e empréstimos a juros baixos!!Os corretores sim desesperados pela comissão da venda te abordam até de forma criminosa já que desrespeitam a Lei de Proteção de Dados!!
Fui ver um AP supostamente 40 metros quadrados, o aproveitamento do espaço não foi aproveitado, um horror de projeto, calculando a olho nu 28 metros aProveitados o resto desperdiçou, sem nenhuma área de laser, sem garagem sem nada nem mesmo vista pra rua, na minha opinião um laboratório para criar problemas de depressão irreversível a milhares e milhares de famílias. Morro pagando aluguel mas não me submeto a uma humilhação dessas...
E quem vive no centro de SP, está sendo privado de adquirir a casa própria na região... Porque tudo virou Airbnb, a preços exorbitantes, fazendo com que o metro quadrado fique insustentável até para apartamentos antigos.
o plano diretor em uma cidade como são paulo é disputado a tapa. cada eleição é exatamente sobre isso e por isso que a esquerda não leva (basta ver que a chapa do nunes era, basicamente, todos os partidos existentes - menos pt, psol, pc do b e pv)
e tem mais, as unidades mais baratas ficam nas mãos da própria construtora (e ou executivos) que vende depois de entregue a preço de ouro ou ainda usam em suas próprias empresas de administração de locação que são fundos de investimento. Ai o "investidor" leigo vai lá achando que vai ter renda e na verdade a construtora prioriza alugar as unidades que fazem parte do fundo delas e o leigo fica lá na ilusão ou ele mesmo tem que fazer suas próprias locações, ou seja, se torna concorrente direto de quem vendeu pra ele. São sujos demais
Tu não entendeu esta parte. A prefeitura isenta praticamente as construtoras, para poderem construir acima da altura permitida na região, é essa parte, a que se refere, o dinheiro público. Já o apto pronto quem paga é você, a vista ou financiado pela caixa. Por estar em area nobre, exemplo, vila olimpia, pinheiros, etc, estas isenções ou outorgas para a prefeitura, pagas pela construtora, saem quase de graça em relação ao custo normal do metro quadrado, de um similar alto padrão na mesma região. Pra quem pagou a vista, as construtoras, muitas vezes dão até 5% de desconto. É um bom negócio, sim, principalmente para locação, por isso, existem outros lançamentos, e vai continuar vendendo, apesar, da destinação estar errada. A prefeitura, não vai sofrer nenhuma sançao, o que acontecera, como sempre, é que criaram novas brechas na lei e depois mudam de novo o plano diretor e em 10 anos o mercado absorve, estes problemas e tá tudo na conta da pizza.
@advaldopalomari4969 Isso mesmo, custo oportunidade é o nome na verdade.O desconto é para gerar a venda mais rápida, se a vista, mais ou menos 5% por unidade vendida, podendo ser até mais, dependendo do momento da obra, se for pré lançamento ou estoque dos já prontos.
@@faustojuniordepaschoal9491 Custo financeiro mesmo, todas as obras são financiadas, nenhuma construtora põem dinheiro. Quanto pagam pelo dinheiro, esse é o desconto trazido a valor presente.
@@faustojuniordepaschoal9491 Do ponto de vista do comprador, sim, do ponto de vista do vendedor é por conta do desconto do custo financeiro mesmo, já que nenhuma construtora de porte, poem capital próprio na obra. Tudo questão de ponto de observação.
Então, mas a prefeitura não deveria cobrar nem do apto pequeno, nem do grande, nem do baixo padrão e nem do alto padrão. Não cobrar dos Studios não é errado, é a parte certa da história. A prefeitura não deu dinheiro público algum, ela se arrecadou menos por unidade, e talvez na quantidade tenha até arrecadado mais. Se o ladrão leva seu celular mas deixou tua corrente, você não ganhou a corrente de presente,. não precisa se sentir grato. Ele não deveria ter te assaltado em primeiro lugar. Ao invés de pedir o mesmo desconto para o apto de luxo, me parece que a galera está incomodada com o desconto dos Studios... Brasil é f.... Essa bomba não tem jeito.
Além de pequenos, grande parte não possuem garagem e o valor do condomínio é absurdo. Não há como estes empreendimentos sejam adequadas a famílias de baixa renda.
Gnt, 43 mts quadros com 2/4 não é grande.... são espacos menos q minimos... sendo de 1/4 é razoavel e ainda vai depender se essa medida é de área total ou util... Essa metragem exige q se faça movel planjado p otimizar o espaço... o q é caro pra krih... não dá nem p usar moveis "soltos/independentes" q se pode adquirir em brechos, vendas de garagem ou mesmo doação.
Se fosse algo que beneficiasse a população todos, imprensa, ministérios e o PAPA sequer deixaria ocorrer. Mas, como é malandragem, até apoiam, com anúncios e tudo mais. A cidade de SP inteira virou um cortiço, não tem mais espaço e nem empresas. Uma cidade dormitório imunda, achar emprego em uma cidade sem empresas, só na mente fértil de alguns arquitetos que acham que a pessoa ir de bike para o trabalho é o suprassumo da vitória. Já vi donos de construtoras chamando quem compra quarto com nome de apartamento, de trouxa, alguns pagando meio milhão nesses cubiculos. Em todo país rico do mundo, próximo a metrô e estações tem empresas, polos empresariais, tem negócios, escritórios, no brasil socam áreas residenciais, cortiços modernizados. Usaram dinheiro público, e um banco público não viu isso? SEI. A maioria de quem comprou essas caixa de fósforos foram estudantes de uniesquinas, moradores do interior paulista.
Uma bolha que nunca estoura,. incrível. Para uma bolha não estourar é porque o esquema criminoso é forte e envolve direitamente o prefeito, secretários e vereadores.
Você que trabalha em área nobre, gasta 4hrs de transporte por dia, nunca, jamais terá o seu imóvel próximo do trabalho, pelo contrário isso só encareceu o valor da casa própria em são Paulo, ou seja, você não vai comprar nem onde você mora. Infelizmente, só beneficia o próprio morador da região, investidor bem sucedido. Gostaria de saber o que vai ser dessa bolha daqui 20 anos.
Eu vivia nessa rotina e consegui comprar meu imóvel do lado do metrô linha verde. É possível, é só que não tem outra maneira a não ser economizar grana. E não acho que a bolha estoura. Há cidades muito, mas muito mais caras que SP ao redor do mundo onde a bolha não estourou. É um local visado, valorizado e vai continuar assim.
Eu vi um comentário de uma corretora em um post na qual ela dizia que uma pissivel cliente de classe alta queria adquirir um imóvel destinado a moradia social ( minha casa,minha vida ) para renda.
Leia aqui a reportagem completa: tab.uol.com.br/noticias/redacao/2024/11/06/familias-de-classe-media-estao-comprando-imoveis-para-baixa-renda-sem-saber.htm
Gente, isso é muito revoltante. SP está totalmente vendida e essa bolha já estourou.
Moro na saúde (um bairro classe média baixa) e aqui também está custando de 2 a 3k o aluguel dessas "gaiolas".
Estão usando dinheiro público pra encarrecer o custo de vida da cidade inteira, um crime isso.
PORTO ALEGRE também é assim, depois das enchentes piorou os valores
São tantas denúncias contra construtoras que a gente nem tem esperança de que elas sejam punidas já que a cidade fio "vendida" pra elas.
Que isso, iniciativas privada não tem corrupção isso é intriga, confia nas minhas autodeclarações. 🤯🤯🤯
Mas quem tinha proposta de que fossem moradias sociais perdeu para o Nunes, a culpa é do povo
Com este atual prefeito pagou eles liberam todas as licenças possível!!
E bairros estão sendo destruídos..... Bairros Z1 colocados abaixo....
Também acho dificil as corretoras serem punidas, mas realmente é um escândalo o que estão fazendo.
Visitei um no brás esse ano que tem uma placa enorme 'minha casa minha vida' e a corretora comentou numa boa que vai ter varios airbnb e vendeu pra muitos chineses e comerciantes da região. Não tem fiscalização alguma.
Quando a cidade serve ao enriquecimento pela especulação, ela deixa de servir aos moradores.
Que está morando nos apartamentos são de Marte ?
Fora o valor que não se enquadra a população de baixa renda, são empreendimentos com baixa qualidade sem compromisso estético com a cidade
e uma familia simplesmente não pode morar num microapartamento
@@cintiasoares9483 Nas regiões elitizadas, os projetos as vezes tem até piscina. Os acabamentos, são de médio padrão, ou um pouquinho abaixo, já foi pior, estão entregando até com preparo para ar condicionado, varanda, pet place, market, lavanderia, entre outros serviços, similares ao alto padrão, por isso atraiu a classe média.
Nas periferia estão fazendo Micro apartamentos com 900 unidades num terreno que no máximo deveria ter 200. Favelas verticais sem vagas de garagem fazendo das ruas e praças vizinhas um verdadeiro caos e sujeira. Construtoras compraram prefeito e vereadores para lucrar e destruir a cidade.
@@faustojuniordepaschoal9491 mas vendem um quarto para 2 filhos de 2x2. Mal cabe uma beliche.
Fui construtor na ZL de São Paulo. Num terreno de 10x25 construia 3 Sobrados de 85m2 com vagas para 2 carros area de Serviço hoje estimado a 6.000 o m2 perto de metrô, comércio, escolas, Postos de Saúde etc. Há alguns anos se percebe nitidamente que o ramo imobiliário está nas mãos das Milícias
O que mais choca, são os valores dessas habitações populares. Simplesmente impossíveis de serem compradas.
Neste podcast eu curto antes de ouvir..curto a existência dele e a certeza de ouvir sempre histórias intrigantes. Parabéns!
Excelente reportagem!
Meu irmão mora na Vila Madalena, numa região de casas. Do quintal da casa dele, a gente conseguia ver toda a Heitor Penteado. De uns 2 anos pra casa, só se vê prédios altíssimos. Ninguém entendia. Vcs esclareceram.
Mas isso é natural, se não demorar 2 anos, demora 4. SP é isso ai
Aqui no tatuapé construíram prédios de 50 andares! De luxo, tudo da pandemia pra cá
@@pedro.moraisTá louco!!!
Tô saindo de São Paulo por causa disso. Tô ficando deprimida por ver tanto predio, tanta sombra, tanto concreto. Moro numa casa terrea numa rua tranquila 10 minutos do metrô vila prudente e com a morte dos velhinhos da rua, os herdeiros vendem as casas para serem demolidas e construírem prédios horríveis.
Estão construindo prédio sem recuo nenhum. E os políticos estão faturando alto. A propina corre solta em São Paulo. É um horror.
Deixa que o mercado se regula, não é esse o discurso. Além dos que acreditam, ainda há aqueles que defendem!
Na Europa se constrói sem recuo.
A ausência de recuo não é o problema. O problema é a baixa qualidade das construções e o tamanho diminuto.
Em buenos Aires, uma cidade com a mesma realidade brasileira, as zonas mais interessantes de morar tbem não tem recuo. São diretos pra rua e possuem a tal da "fachada ativa".
@@walland8290Recuo frontal é extremamente importante para a insolação tanto dos aptos quanto também da própria rua. Para a ventilação tambem é importante. Uma coisa são edificações baixas sem recuou, como ocorre em muitas cidades europeias e coloniais brasileiras. Outras são torres quase grudadas na calçadas. No centro de SP funciona, mas são ruas bastante largas, o que não ocorre nos demais bairros. Outra questão também é quanto a experiência do usuário na calçada. Existem estudos (Jan Gehl) que mostram que Torres altas próximos de ruas estreitas causa a sensação de oprimir o usuário na calçada. Foi mto infeliz quem decidiu diminuir estes recuos.
@@mauriciomartins8418se tivessem comércios e restaurantes funcionando nos térreos desses novos prédios, a sensação de segurança diminuiria. Mas as portarias com grades e muros deixam as ruas ainda mais desertas para pedestres
@@gabimnsn Concordo é mto melhor ter comércio. Mas mesmo assim, pode ter comércio de até dois andares próximo a calçada e a torre com recuo frontal. Em mtas cidades é assim o plano diretor.
Eu tinha uma série de dúvidas sobre a explosão de micro apartamentos pela cidade, que vem sendo construídos. Eu sabia que havia algum incentivo fiscal, mas não tinha ideia do "ninho de mafagafo" que esse negócio tem se tornado. Excelente podcast. Muito obrigado!
As casas que tinham nesses bairros eram de pessoas mais populares do que quem está comprando essas coisas .
Um amigo é seus 2 irmãos não venderam a casa dos pais para dividir entre os 3 porque não conseguiriam comprar um microo apartamento no mesmo bairro para cada um, estou falando de casa de 4 dormitorios e com bom acabamento, não conseguiram se manter no mesmo bairro e formar suas famílias individuais, formar novas famílias, ficaram reféns de continuar morando na casa dos pais, agora falecidos....Tb tenho uma casa da família que não conseguiria pagar o valor de 1 apartamento, sendo que ali já moraram 10 pessoas e não dá para comprar um AP studio
Exato. E o marketing desses horrores é o novo estilo de vida (minimalismo) fora os penduricalhos coletivos que aumentarão o condomínio....
Façam uma materia sobre balneários Camboriú SC
Brasil, não é o país das oportunidades. É de oportunistas! Eu sou engenheira civil. Sei, mesmo sem ter nenhuma participação em licitações públicas, como essas empreiteiras funcionam. Tive um namorado, engenheiro de uma empreiteira de Campinas, que estava trabalhando nas estradas da região. Ele me disse que, se fizesse o serviço como devia, seria demitido.
Impressionante como os atos criminosos dessa prefeitura ficam impunes! É um escândalo atras do outro
Com a anuência dos vereadores da base do prefeito.
Depois que o golpe foi feito, não adianta o MP questionar.
Só para “fazer de conta”… se a coisa fosse séria nesse país, nem precisaria investigar posteriormente. Palhaçada!
Nas periferia estão fazendo Micro apartamentos com 900 unidades num terreno que no máximo deveria ter 200. Favelas verticais sem vagas de garagem fazendo das ruas e praças vizinhas um verdadeiro caos e sujeira. Construtoras compraram prefeito e vereadores para lucrar e destruir a cidade.
@@jecastilho6819 talvez o MP queira tirar dele mais tarde até aquele termo "prevaricou" porque não apontou tal falha. Quando o certo era este MP ter direito a impedir tal programa já no lançamento, através de uma pesquisa séria com as partes.
Alguém tem que falar pra esse senhor parar de interromper os repórteres
Um pouco incomodo mesmo
Fui no aniversário da filha da minha prima, em Araraquara. Chiquérrimo! Piscinas, jardins, lojinha para compras de refrigerantes, salgadinhos, etc, enorme, lindo.
Aí soube que o apartamento tem 25 m²!
E a casa financiada pelo meu pai, de 104 m², só pra nós três, era pequena.
Muitos prédios agora estão assim,vc vive na área de lazer, mercadinho e tudo e sobe pra dormir,pois só cabe a cama,de solteiro,confinamento
Tudo smart
Eu me recuso terminantemente a comprar um desse. Tipo campod e concentração
Sinceramente, não vejo problema em apartamentos pequenos. Esse tipo de moradia tem um público alvo bem específico: solteiros, ou casais sem filhos, bem educados, de classe média. É tendência em toda grande cidade cosmopolita do mundo. Em NY é assim, em Tóquio é assim faz tempo. Quem mora nesses locais são pessoas que vivem, mesmo, na cidade. Todo o lazer é fora de casa e querem estar perto de todos os serviços, entretenimento e cultura que só uma grande capital pode oferecer. São pessoas que não só têm a possibilidade de morar no centro, mas também têm grana sobrando pra gastar na cidade, pois não têm filhos. Gente assim usa a casa só pra tomar banho e dormir mesmo.
Vocês sempre falam sob a perspectiva de alguém que mora longe de um grande centro desse. Aí sim, se você não mora no centro, um apartamento pequeno não faz sentido, já que você não tem o mesmo acesso a tudo que uma grande capital pode oferecer, então sua casa tem um propósito muito além de apenas tomar banho e dormir.
Acho que o erro é essa ideia de que precisamos, necessariamente, levar FAMÍLIAS de baixa renda pros centros das capitais. Seria melhor investir em transporte público, criar mais metros, pra facilitar o acesso ao centro de quem mora longe do centro. Deixa essas regiões centrais, que por natureza são mais movimentadas, barulhentas e caóticas, pra solteiros ou casais sem filhos mesmo. Cada um no seu quadrado.
@@thomast.4966Só você tem direito de morar em áreas centrais? E o tráfego? Já visitou banlieus de Paris? Tem noção do que é morar num lugar sem escolas. Hospitais, comércio? Saia da bolha!!!
Nojo dessa prefeitura de São Paulo.
Nojo do PT? Por que foi Haddad que iniciou tudo isso quando foi Prefeito! Espero vc ter ouvido todo o áudio como eu ouvi.
👍 Sim, a cidade de São Paulo está ficando cada vez mais caótica!
Nojo total e ainda foi reeleito! O paulistano já foi melhor na escolha de seus representantes públicos.
@@silviapirre6975o ódio politico cega o povo.
Eu sou solteiro, moro num aptbde 45metros quadrado e ja acho minusculo, imagina num cubiculo desses, você e louco.
Eu não sou louco. 😢
e com familia de 2 filhos!!!
Deus me livre morar sozinho em um ap maior que isso. Ap pequeno é bem mais prático e fácil de cuidar.
😂😂😂😂😂😂😂😂 É louca.@@thomast.4966
Sou solteiro, moro sozinho num apto de 116 m2 e acho tamanho mínimo para dignidade humana e espaço para se colocar o que precisa. Obvio que não é em SP.
Fico impressionado com o tamanho dos terrenos nos EUA. Você joga o boneco do Google aonde você quiser aleatoriamente (exceto Nova Iorque é lógico) e os terrenos tem 1.000 m2 e casas de 150 m2.
"Bonito" é o orgulho, das pessoas que vivem nessas gaiolas.
Perdi a conta das vezes que fui abordada por corretor, na saída de mercado, oferecendo microapartamento HIS como investimento. Qdo respondia q a renda era incompatível a resposta era direta: põe no nome de filho q só estuda.
E como ficaria esse investimento p o "filho que só estuda?"
Investiguem, façam uma matéria também sobre a Prefeitura de SP estar lançando cobrança de IPTU de apartamentos nos últimos meses em apartamentos que não tinham nenhuma dívida, todas as certidões ok, comprado por exemplo em 2010 e que foi entregue pela construtora em 2006, habite-se ok, iptu sempre pago direitinho. Agora a Prefeitura lança a cobrança do iptu sobre o terreno que foi utilizado para construção do imóvel para os proprietários atuais. Seria uma grande incompetência da prefeitura na época não ter cobrado o iptu corretamente da construtora ou uma conivência. Aliás, na época tinha umas investigações sobre a máfia dos fiscais. A prefeitura de SP tem um site só para os proprietários atuais dos apartamentos calcularem o iptu sobre o terreno que a construtora não pagou. Deve estar cheio de imóveis nessa situação para construírem um site só para isso. Mas, tem cara de gato na tuba.
Vi para comprar esse ano tem tipo 5 unidades que são desse sistema e a construtora explica o contrário sobre renda familiar. Até porque não dá para pagar as parcelas da construção com a renda popular. E sinceramente 8 mil não é renda popular em SP.
Moro no bairro da Vila Liviero que era um bairro pacato e sem violência.Ha dois anos a prefeitura concedeu a construtoras (MRV) autorização para construir por aqui. Ao redor do bairro e no bairro foram construídos centenas de studios sem garagem (muita gente larga o carro na rua) e isso descaracterizou e destruiu o bairro. O metro mais proximo fica 30 minutos daqui. E ainda existe um outro projeto de uma area da prefeitura de construírem mais prédios para outros 6000 novos moradores. Existe algum modo de barrar isso? Todas essas obras so trouxeram impactos negativos.
Continuo maravilhada com esses podcasts com Zezinho (olha a intimidade) e seus excelentes e competentes convidados/jornalistas/colaboradores. Parabéns a todos os envolvidos!
O fato de falarem que as construtoras podem quebrar se a investigação puli-las, mostra como grande parte delas agiam sim de má fé, sabendo bem o que estavam fazendo.
Ma fé eh o que domina!!Veja o que eles fazem com quem não quer vender a sua casa!!O filme Aquarios mostra bem isso!!
Ouvindo aqui da edícula da minha casa que tem 21m².
Apartamento com 25m² é muito pequeno.
Mas pq não impediram isso logo nos 1os lctos? Depois que pipocaram 2000 torres é que vem o MP? 😮
Pois é, exatamente o que eu penso. Ninguém viu subir esses milhares de empreendimentos....só o Roberto de Toledo! palhaçada isso!
é de proposito
Servidor Público 8nvestigar o Haddad (portanto, postw do Lula)?? Jamais
Culpado são os outros
Esse tipo de projeto é bem pensado em benefício próprio dos políticos que lançaram junto das " construtoras" e bancos, tragando o sonho dos trabalhadores
Difícil resolver. A Justiça Paulista está nas mãos do TARCINICO de Freitas.
Ouvir o UOL Prime ajuda a entender o valor do jornalismo de qualidade, especialmente de repórteres bem pagos para trabalharem pelo interesse público.
Também ajuda que a gnt pense que não está tudo perdido. Tem investigações. Vamos acompanhar esse e outros absurdos pra ver se vai haver justiça. Nesse caso, permitir que habitações de interesse social de fato sirvam a pessoas de baixa renda.
Excelente matéria, algo criado para ajudar na falta de habitação dos menos favorecidos financeiramente transformado em lucro para os mais abastado , por isso vemos a cada dia essa diferença social.
Realmente quem comprou não sabia, agora as construtoras devem ser punidas sim mesmo que isso signifique sua falência.
Que tristeza ver a cidade cheia de prédios com paredes gigantes, ou lojas vazias no andar de baixo. Agora piora a situação sabendo qual era o objetivo.
Ótima reportagem.
Prefeitura Nunes envolvida nisso, mas o paulistano preferiu a permanência por pura ideologia. 😢
Tem gente nos comentários culpando a prefeitura de Haddad que já terminou há anos. Não entendem que o plano de Haddad foi alterado para pior
Foi o plano diretor do prefeito hipster taxador que permitiu que isso acontecesse, foi a pedra fundamental para Sao Paulo virar canteiro de obras pra especulador, cidade sendo destruída em modo turbo. Você acha que seria diferente se ele ainda estivesse na prefeitura? Obviamente a tendência seria só piorar, independentemente do prefeito.
@@fefigz moço, vá atrás do Plano
Diretor original da gestão do Haddad. Estude-o e o compare com o que está acontecendo na gestão atual. Depois , debatemos por aqui
Mentira. Deixa de ser mal caráter pq independente do Haddad um plano diretor para favorecer as máfias iria ser realizado de qualquer maneira. Esse é o projeto da direita no poder pois a direita é criminosa em todos os aspectos
Você viu o plano diretor do Haddad não foi? Então viu que ele NÃO DISSE e nem criou mecanismos de como comprovar essa renda. Eu tô tranquilo pois me encaixo abaixo da renda permitida, porém sei quem fez o projeto de qualquer jeito.
Haddad foi inocente ou já estava legislando em favor das construtoras??Em matéria de driblar a lei as construtoras são craques!!
Moradias sociais populares na Faria Lima😂😂😂😂😂 São Paulo é isso.
Kkkkkkk democratizar a região pô
A questão não é essa. Pode muito bem ter imóvel popular em região rica, super comum inclusive. Chama democratização dos espaços públicos. A questão é a fraude mesmo.
PT é isso, foi Haddad, quando era Prefeito, que deu vida a esta "Brilhante" ideia.
Deixa de ser mal caráter pq independente do Haddad um plano diretor para favorecer as máfias iria ser realizado de qualquer maneira. Esse é o projeto da direita no poder pois a direita é criminosa em todos os aspectos.
@@waininhaHaddad conseguiu terraplanar seu único reduto eleitoral na cidade de SP, pinheiros e vila madalena.
Basta ver o que está acontecendo recentemente próximo a vila Mariana
1800 da Oscar Freire, Benx , Voix e outros , vi isso trabalhei lá como barista de standy e sim só classe média alta , comprando, e sim todos tem a intenção de locar quando prontos .
4:00 Eles dizem que quem compra não quer casar ou é só casal que não quer ter filhos. E não precisa garagem porque é "perto" do metrô. Mentira! Quem comprar isso vai micar com algo que nem pra alugar serve. Fora o impacto negativo no entorno.
Excelente reportagem pessoal. Sempre via essas construções e me questionava: Tem tanta gente assim conseguindo comprar esses imóveis minúsculos, a esses preços ? Quem?🤔
Vocês esclareceram tudo agora!!!
🔝🔝🔝👏👏👏
Mas pra mim a perspectiva é mais negativa ainda. Se com subsídio o m² já estava assim tão caro, como ficará sem ele? E mais: se as construtoras começarem a quebrar, ou diminuir o ritmo de construção por terem menos subsídio, a oferta de imóveis cai e de novo o m² sobe. A única coisa que vai continuar existindo é a demanda por habitação, pq isso não aumenta artificialmente. Então com a demanda sendo a mesma mas diminuindo oferta de novos imóveis ou redução do subsídio, com certeza ficará ainda mais caro morar nessas regiões.
Parabéns pela reportagem e pelo Podcast. Como curiosidade: coloquei no google, "como identificar se um imóvel é HIS (habitação de interesse social)?" - não tem resposta. Deveria haver um cadastro de todos esses imóveis, pois são licenciados pelas prefeituras como HIS.
Os prédios são horrorosos parecem pombais. Tem apartamento que é geminado só tem uma janela .
Daqui a alguns anos vao virar favelas verticais.
Chamo de pombal também!!Aqui em Moema tem um absurdo maior ainda que liberaram geral na área de rota aérea (pouso do avião) no entorno do Shopping Ibirapuera!
Sem falar na moda de banheiro sem janela. Meu Deus! Eu morreria num banheiro desse.
O pior é que quem comprar isso agora daqui a 10 anos terá uma quitinete em mini-favela. Foi o que aconteceu com os conjugados na década de 1950. É só lembrar do edifício São Vito demolido em SP e do 200zentao em Copacabana no Rio.
Estes, eram moradias populares de verdade: baixo custo, com estrutura precária, falta de manutenção e problemas sociais amontoados.
Os de agora, não são populares.
Engano seu, os prédios são de alto luxo
@@lilahrodriguez2137 porque tem uma raia de piscina, 3 esteiras e uma churrasqueira para 300 apartamentos? Fala sério kkkk
@@natallip eram moradias acessíveis e vendidas como investimento também. Na década de 1950 não havia o conceito de lazer no prédio. Nos croquis eram até bonitinhos. Mas depois de anos de uso foram degradando.
Ahhh sim, os studios de 500k na Faria Lima, disputados a tapa por pessoas de baixa renda, sem estudo e sem crédito, irão certamente virar favela...
Certinho seu raciocínio...
Aí Jesus...
Nunca checam investidor, mas qdo meu irmão estava procurando eles pedem o valor da renda mas o estranho é que em prédios em lançamento, tudo já estava vendido, só sobrando unidades mais caras e fora do programa his
as unidades mais baratas ficam nas mãos da própria construtora que vende depois de entregue a preço de ouro ou ainda usam em suas próprias empresas de administração de locação que são fundos de investimento. Ai o "investidor" leigo vai lá achando que vai ter renda e na verdade a construtora prioriza alugar as unidades que fazem parte do fundo delas e o leigo fica lá na ilusão ou ele mesmo tem que fazer suas próprias locações, ou seja, se torna concorrente direto de quem vendeu pra ele. São sujos demais
Deixa que o mercado se regula! Kkkkkkkkkkkk
Nas audiências públicas do Plano Diretor, na Câmara Municipal de São Paulo isso foi insistentemente denunciado pela população!
e o pulha ainda foi reeleito...
E o Haddad, que iniciou esse programa quando era Prefeito, também é um pulha.
Os edifícios se tornaram os novos flats, que sempre existiram. Regra mal-feita é uma desgraça...
Aqui em Porto Alegre estão fazendo o mesmo na orla de Rio Guaíba. Governo Melo seguindo os passos do Ricardo Salles.
Isso é um ROLÃO!🧨
Ótima reportagem! Parabéns!!!!
Esse podcast e fundamental.Sempre relevante.
Obrigada por nos deixar informados!
Que barbaridade!!!!!
Quase tudo é feito de maneira inadequada, sem transparência, sem honestidade, visando o lucro a qualquer custo e desrespeitando quem mais paga impostos e quem mais precisa de uma política social séria.
Vivemos a era da depressão médica, moral, cultural, educacional e ética. Observamos então os sintomas desta patologia…
👏🏽👏🏽👏🏽❤️
Votaram certinho... parabéns
A pesquisa focou na região da av Rebouças, mas se vierem para a região do metrô Alto do Ipiranga até o Metrô Santos Imigrantes, verão que a situação está até mais grave, e isso depois do término da pandemia. Em 2023, 4 ou 5 casas foram demolidas, às vezes até uma quadra inteira, ANTES DA APROVAÇÃO DO NOVO PLANO DIRETOR. As construções estão a pleno vapor, edifícios de alto padrão e outros com alguns andares desses micro apartamentos e o restante com 3 ou 4 dormitórios. A infraestrutura continua a mesma para o trânsito, água e esgoto, energia elétrica. Os próprios corredores falaram que investidores compram 8/10 unidades e não falam de unidades para a baixa renda. Detalhe, o assesso para as pequenas unidades é separado da entrada para as grandes unidades. Já vi tb comprador falando que tb não podem usufruir da área de lazer. A prefeitura? Não sabe e não viu...
irrita o cinismo de todos os envolvidos: construtoras e prefeitura. Mas é aquela coisa: foi pela continuação disso que o povo paulistano votou....
E quem iniciou o programa, o ex Prefeito Haddad, vc também acha cínico?
Mentira. Deixa de ser mal caráter pq independente do Haddad um plano diretor para favorecer as máfias iria ser realizado de qualquer maneira. Esse é o projeto da direita no poder pois a direita é criminosa em todos os aspectos.
Segunda vez que encontro e seu comentário, canalha, leviana. Deve ser uma votante da direita mentirosa.
@@waininhamentirosa. A reportagem cita expressamente Doria, Covas e Nunes.
@@anapaulamagalhaes1393 Ana a alteração do plano diretor abrindo para a iniciativa privada o benefício de isenção de outorga foi em 2014, era gestão Haddad
legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/lei-16050-de-31-de-julho-de-2014
OS BANCOS NUNCA SAO RESPONSABILIZADOS
Banco entra em que? Caixa não tem construtora
Mas aí realmente os menos culpados são os compradores e os bancos. Os culpados são as construtoras em venderem pra quem não deveriam, e a prefeitura por ser omissa na fiscalização.
O problema não é o número de prédios subindo próximo às estações de metrô, e sim o tamanho (m2) desses imóveis. É surreal viver nesses studios.
Sempre ótimo programa e informações de grande relevância
Não tem de agendar onde já tem a infra e pessoas. Tem de urbanizar a periferia a idéia é péssima e periferia em SP é a maior área geográfica. Preguiça do poder público de fazer urbanização adequada nas áreas fora da dita área central.
A questão é que a maioria dos empregos estão nessas áreas.
Moradia popular não é apenas uma questão de moradia é uma questão de mobilidade urbana.
@@washingtonassis2931 É impossível levar a periferia para o centro, simplesmente não cabe nem metade das pessoas. A solução seria trabalhar na descentralização da cidade.
Ótimo podcast 👏👏👏
Parabéns pela ótima reportagem!
Perto da minha casa há apartamentos a venda com menos de 30m2...um deles, é o tamanho da minha sala e do meu banheiro juntos. Imagino uma família vivendo neste cativeiro?
Belo horizonte está a mesma coisa... virou um canteiro de obra
Eita!!! O fato é que enquanto o trabalhador continua a dormir duas horas de distância do seu trabalho, bilionárias incorporadoras faturam alto com o apoio dos políticos que tiveram suas campanhas eleitorais financiadas por essas incorporadoras. Como solucionar isso? Como?
Essas obras varam a madrugada dia e noite de segunda a segunda .. Param domingo mas na madruga já começa a bagunça de caminhão !! Não adianta reclamar para a prefeitura e agora entendo de fato o motivo !! Acabaram com as casas de pinheiros …
Meu bairro residencial de casas está sendo destruído com esses prédios monstruosos. Tem um que terá 194 unidades, e o preço de baixo não tem nada, até porque o bairro tem metrô quadrado alto. Isso está ocorrendo desde a gestão do Haddad por aqui.
Haddad foi um completo idiota em achar que alterar o plano diretor iria melhorar a cidade. Um péssimo político. Um ótimo intelectual, mas um pulha quando se trata de analisar a dinâmica política.
Esse alteração no plano diretor é tudo o que o grupo criminoso que é a direita nesse país queria.
A especulação imobiliária está demais! Em SP, a cada esquina é um prédio sendo erguido, enquanto o trânsito fica mais caótico.
Cheraram a me oferecer esses tipos de studios. Eles são pequenos e extremamente caros, de 350 a 620 mil, variando a metragem entre 22m a 45m.
Já não basta o trânsito em SP, pq algum infeliz achou razoável concentrar todo setor empresarial na região da Berrini, Vila Olímpia, Itaim Bibi, Faria Lima, por aí vai... ao invés de espalhar os polos empresariais, a fim de focar em cada zona de SP.
Sem falar que essa sacanagem imobiliária é grave, muito grave! Pode levar várias construtoras à falência. Imagina a frustação da pessoa: vai comprar o seu primeiro imóvel, que não é nada barato... juntou uma grana por um tempo. Pagou a entrada, porém ao assinar o contrato com o banco, fica sabendo dessa situação. Obviamente que cabe uma bela ação judicial. No entanto, e o desgate mental? E o transtorno por conta da situação?
É de lascar!
Posso te dizer que o que menos interessa as construtoras eh a venda das únidades!!Muitos subsídios e empréstimos a juros baixos!!Os corretores sim desesperados pela comissão da venda te abordam até de forma criminosa já que desrespeitam a Lei de Proteção de Dados!!
Aqui em Ribeirão Preto a mesma coisa !!!
Vão culpar o presidente Lula se quebrar as construtoras corruptas mais os prefeitos e governadores.
Estão pelo Bom retiro e na Frei Caneca 😅 e a farra dos micro apts e só ver no Airbnb 🤩
Fui ver um AP supostamente 40 metros quadrados, o aproveitamento do espaço não foi aproveitado, um horror de projeto, calculando a olho nu 28 metros aProveitados o resto desperdiçou, sem nenhuma área de laser, sem garagem sem nada nem mesmo vista pra rua, na minha opinião um laboratório para criar problemas de depressão irreversível a milhares e milhares de famílias. Morro pagando aluguel mas não me submeto a uma humilhação dessas...
E quem vive no centro de SP, está sendo privado de adquirir a casa própria na região... Porque tudo virou Airbnb, a preços exorbitantes, fazendo com que o metro quadrado fique insustentável até para apartamentos antigos.
E a prefeitura e câmara municipal de olho 👀 no IPTU
Cada vez mais vão empurrando a população pobre para submoradias, fazendo com que muitos recuem mais ainda para o extremo da cidade.
o plano diretor em uma cidade como são paulo é disputado a tapa. cada eleição é exatamente sobre isso e por isso que a esquerda não leva (basta ver que a chapa do nunes era, basicamente, todos os partidos existentes - menos pt, psol, pc do b e pv)
Mas quem permitiu a merda toda foi logo o Haddad
Como vamos acabar com a desigualdades deste pais com tanta gentee querendo se dar bem.
Assunto muito importante a ser abordado. Apenas vimos brotar novos prédios e mal sabemos do que se trata.
Essa e uma praga nacional No estado do Rj ,ate mais no interior,ta tudo desse jeito.E os Airbnb caresimos tb,com ta xas de uso imorais.
Tem agências inteiras, escritórios grandes querendo burlar a lei, favorecer interesse escusos.
Que absurdo!! O consumidor e a sociedade saem extremamente prejudicados pela ganância de poucos.
Puxa, nenhum candidato à prefeitura tratou sobre esse escândalo imobiliário. Na rua Harmonia na Vila Madalena virou um inferno.
Muito bom.
Os corretores ligam e perguntam. É para renda ou moradia? Isso antes de informar o preço?
Que sacada? Esses imóveis fecham as sacadas no primeiro dia. Area contruida com acabamento basico vendida a preço de ouro. Tudo lucro!
até pq o metro quadrado da sacada faz uma diferença enorme né rs
Muito bom esse modelo podcast
e tem mais, as unidades mais baratas ficam nas mãos da própria construtora (e ou executivos) que vende depois de entregue a preço de ouro ou ainda usam em suas próprias empresas de administração de locação que são fundos de investimento. Ai o "investidor" leigo vai lá achando que vai ter renda e na verdade a construtora prioriza alugar as unidades que fazem parte do fundo delas e o leigo fica lá na ilusão ou ele mesmo tem que fazer suas próprias locações, ou seja, se torna concorrente direto de quem vendeu pra ele. São sujos demais
Mto bem posto de sua parte . Vc confirma minhas suspeitas 💎. Obr
O estado, como sempre, não fiscalizando. Depois a galera reclama do pessoa de direita.
O morador não paga o construtor, ele paga o financiamento do banco, que se o cara não paga fica com o bem e o coitado que se ferre.
Precisa ver na minha região Mirandópolis
E Mirandopolis é uma região que tinha tantas casinhas legais.
Tu não entendeu esta parte.
A prefeitura isenta praticamente as construtoras, para poderem construir acima da altura permitida na região, é essa parte, a que se refere, o dinheiro público.
Já o apto pronto quem paga é você, a vista ou financiado pela caixa.
Por estar em area nobre, exemplo, vila olimpia, pinheiros, etc, estas isenções ou outorgas para a prefeitura, pagas pela construtora, saem quase de graça em relação ao custo normal do metro quadrado, de um similar alto padrão na mesma região.
Pra quem pagou a vista, as construtoras, muitas vezes dão até 5% de desconto.
É um bom negócio, sim, principalmente para locação, por isso, existem outros lançamentos, e vai continuar vendendo, apesar, da destinação estar errada.
A prefeitura, não vai sofrer nenhuma sançao, o que acontecera, como sempre, é que criaram novas brechas na lei e depois mudam de novo o plano diretor e em 10 anos o mercado absorve, estes problemas e tá tudo na conta da pizza.
Se é investidor, paga à vista e mais de 4 unidades, facilmente consegue entre 20% e 30% de desconto, porque isso? Custo financeiro.
@advaldopalomari4969 Isso mesmo, custo oportunidade é o nome na verdade.O desconto é para gerar a venda mais rápida, se a vista, mais ou menos 5% por unidade vendida, podendo ser até mais, dependendo do momento da obra, se for pré lançamento ou estoque dos já prontos.
@@faustojuniordepaschoal9491 Custo financeiro mesmo, todas as obras são financiadas, nenhuma construtora põem dinheiro. Quanto pagam pelo dinheiro, esse é o desconto trazido a valor presente.
@@faustojuniordepaschoal9491 Do ponto de vista do comprador, sim, do ponto de vista do vendedor é por conta do desconto do custo financeiro mesmo, já que nenhuma construtora de porte, poem capital próprio na obra. Tudo questão de ponto de observação.
Então, mas a prefeitura não deveria cobrar nem do apto pequeno, nem do grande, nem do baixo padrão e nem do alto padrão.
Não cobrar dos Studios não é errado, é a parte certa da história.
A prefeitura não deu dinheiro público algum, ela se arrecadou menos por unidade, e talvez na quantidade tenha até arrecadado mais.
Se o ladrão leva seu celular mas deixou tua corrente, você não ganhou a corrente de presente,. não precisa se sentir grato. Ele não deveria ter te assaltado em primeiro lugar.
Ao invés de pedir o mesmo desconto para o apto de luxo, me parece que a galera está incomodada com o desconto dos Studios...
Brasil é f.... Essa bomba não tem jeito.
Eu fui ver um e o vendedor me informou que uma quantidade dos apartamentos era para quem ganha 9000, não era todos.
Além de pequenos, grande parte não possuem garagem e o valor do condomínio é absurdo. Não há como estes empreendimentos sejam adequadas a famílias de baixa renda.
Gnt, 43 mts quadros com 2/4 não é grande.... são espacos menos q minimos... sendo de 1/4 é razoavel e ainda vai depender se essa medida é de área total ou util... Essa metragem exige q se faça movel planjado p otimizar o espaço... o q é caro pra krih... não dá nem p usar moveis "soltos/independentes" q se pode adquirir em brechos, vendas de garagem ou mesmo doação.
Se fosse algo que beneficiasse a população todos, imprensa, ministérios e o PAPA sequer deixaria ocorrer. Mas, como é malandragem, até apoiam, com anúncios e tudo mais. A cidade de SP inteira virou um cortiço, não tem mais espaço e nem empresas. Uma cidade dormitório imunda, achar emprego em uma cidade sem empresas, só na mente fértil de alguns arquitetos que acham que a pessoa ir de bike para o trabalho é o suprassumo da vitória. Já vi donos de construtoras chamando quem compra quarto com nome de apartamento, de trouxa, alguns pagando meio milhão nesses cubiculos. Em todo país rico do mundo, próximo a metrô e estações tem empresas, polos empresariais, tem negócios, escritórios, no brasil socam áreas residenciais, cortiços modernizados. Usaram dinheiro público, e um banco público não viu isso? SEI. A maioria de quem comprou essas caixa de fósforos foram estudantes de uniesquinas, moradores do interior paulista.
Uma bolha que nunca estoura,. incrível.
Para uma bolha não estourar é porque o esquema criminoso é forte e envolve direitamente o prefeito, secretários e vereadores.
Como é fácil iludir as pessoas com um "novo jeito" de morar que só beneficia as construtoras
Você que trabalha em área nobre, gasta 4hrs de transporte por dia, nunca, jamais terá o seu imóvel próximo do trabalho, pelo contrário isso só encareceu o valor da casa própria em são Paulo, ou seja, você não vai comprar nem onde você mora. Infelizmente, só beneficia o próprio morador da região, investidor bem sucedido.
Gostaria de saber o que vai ser dessa bolha daqui 20 anos.
Daqui 20 anos serão cortiços ou esqueletos de concretos abandonados (ameaçados de desabar pela deterioração).
Daqui a 20 anos quem tem a lucrar, ja lucrou e triplicou o patrimônio
Com essa de que não pode vender até 10 anos, quem entrou de gaiato nessa de investir, vai quebrar...
exatamente! foram as maracutaias "pelo social" que criaram essa bolha
Eu vivia nessa rotina e consegui comprar meu imóvel do lado do metrô linha verde. É possível, é só que não tem outra maneira a não ser economizar grana.
E não acho que a bolha estoura. Há cidades muito, mas muito mais caras que SP ao redor do mundo onde a bolha não estourou. É um local visado, valorizado e vai continuar assim.
Eu vi um comentário de uma corretora em um post na qual ela dizia que uma pissivel cliente de classe alta queria adquirir um imóvel destinado a moradia social ( minha casa,minha vida ) para renda.
Que depois os " corretores/mpresários" tipo o que foi assassinado no aeroporto, vendem pra traficantes, policiais e políticos corruptos.
O paulista merece. Votam às cegas e sempre nos mesmos.
Não só em SP, mas no mundo inteiro