O adjetivo para esse senhor é: lúcido. Só agora em 2022, a seis dias da eleição de Lula X Bolsonaro, assisto este vídeo e muita coisa mesmo do que foi falada aconteceu em nosso país. Escutemos os mais lúcidos, amigos e amigas. E lembrem-nos: o povo brasileiro NÃO É canalha!
Considero-me uma pessoa ligada à direita, católico e conservador. Mas confesso, José Paulo Netto é um gigante. Um exemplo para qualquer um que se pretende intelectual.
Certamente, o mais importante que considero sobre o Netto e que ele tem honestidade intelectual, ele não deixa que a própria paixão ideológica predomine sobre a razão. Já vi ele colocando outros comunistas no chinelo, simplesmente por ser honesto com a realidade.
Sou comunista e ateu, e quero apenas parabenizá-lo pela honestidade intelectual, pela maturidade e cortesia demonstradas em sua mensagem, e por não escolher, como sucede com a maioria, vociferar insultos e fomentar o ódio. Houvessem mais como você, as cores emprestadas pela Veja e pelos grandes grupos midiáticos aos comunistas e ao comunismo não gozariam de tanto crédito (por mais absurdas que sejam).
Um homem que busca o saber de forma crítica, com muito estudo, e que não deixa de se indignar, nasce um intelectual, que compartilha o saber. Obrigado por essa pérola que certamente fará do meu saber. Obrigado.
Simplesmente... Sensacional assisto hj 28/05/2017 pela segunda vez não me canso e o professor é extremamente ano luz a realidade política. Muito saúde e paz para ele.
Como sempre no tempo que acompanho José Paulo Netto se torna formidável e plausível os seus posicionamentos a cerca do sistema capitalista e os elementos da opressão de dentro da sociedade, essa palestra foi, sem dúvida, um pontapé inicial para grandes reflexões sobre o que está posto, um comunista excelente e que tenho uma grande admiração.
Toda pessoa que se diz de esquerda tem que assistir ao menos uma vez esta análise genial do atual momento! E tirar a lição essencial de que ser de esquerda não é fácil, mudar o mundo não é fácil... Mas a cada centímetro que caminhamos nesta árdua tarefa vale... e vale MUITO!
Teoria e Práxis Este senhor é inteligente, sabe e confessa que a esquerda no Brasil é minoria. Digo que sempre sera relegada ao seu mesquinho espaço, qual seja, oposição, e somente oposição! Esquerdopatas malditos!
Sou estudante Universitário de Serviço Social... último ano, para nós foi como fazer uma pós essa colocação dele.....isso nos arremete a uma construção de novas políticas e idéias para futuro próximo.....Muito rica as colocações.......
Caro Professor, com todo o respeito que Va. Sa. me merece, por sua luta de muitos anos pelo comunismo, por seus títulos, pelas sua muitas e diversas coordenadorias das diversas teses de doutorado e pós-doutorado que ajudou muitos a se tornarem doutores e pós doutores na UFRJ. Quero dizer que nos conhecemos na UFRJ, e somos amigos comuns do Mosart Noranha que o senhor ajudou a fazer o curso de doutorado e do Milton Temer, para referencia Cito também, Ivan Pinheiro, Eliomar Coelho entre outros.. Apesar de ter divergências sobre táticas que o PT poderia ter adotado em 2002/2003 entre outros pontos, que não me interessa aprofundar aqui, o que mais me agrediu e me deu uma ideia do que talvez afaste seu partido ou só o senhor da classe operária são as falsas afirmações feitas nesta palestra, de cunho corporativista :" O Lula fez a reforma da previdência que nem o Fernando Henrique conseguiu fazer" (???) . Vamos aos fatos : O FHC fez a reforma da previdência dos celetistas, que pelo que me consta é a classe trabalhadora brasileira, com a emeda constitucional nº 20 de 1998 que retirou direitos de quem tinha até 32 anos de contribuição ( pasme: 32 anos de contribuição), respaldado por decisão do STF, tendo como ministra relatora a Helen Grace. O Lula tetou fazer a reforma do regime funcionários públicos fecerais, que não foi aprov dpois demuitas indas e vinda, a reforma que foi aprovada foi que a a mesma só valerá para aquele que ingressarem no funcionalismo publico federal após 2010 ( só não saberei afirmar com certeza o ano de inicio da validade, mas é só consultar.) Isso me paassou a iidéia de que a reforma do FHC nãio mexeu com a classe operára e a do Lula sim. È essa a ideologia que está por trás??? Qual a intenção??? Essa sua aplestra esta sendo divulgada para milhões de brasileros. Se concordares com miha críta, por favor corrija sua declarações, para deixarmos só as verdades para a juventude brasleira. Abraços Socilaistas. Jacon
Ops! Errata! Ao comentar a fala do Professor, eu disse no comentário anterior que seu "pensamento flui com uma tal desenvoltura, que NÃO prende e cativa o ouvinte". Tire-se esse "não", por favor! Na verdade, o Professor José Paulo Netto nos prende e nos cativa, SIM, pela fluência, clareza e antidogmatismo do seu pensamento. Ele não confunde convicção teórica com ato de fé doutrinária ou dogmatismo. Valeu, gente!
Palavras de José Paulo Netto: "Negociação faz parte da Política, não se negocia para ceder, nem para conceder, negocia-se para lutar e luta-se para negociar." É fato que o PT negociou, cedendo e concedendo e esse foi o grande erro do governo, cedeu e concedeu de mais, abrindo até mão de alguns de seus antigos conceitos basilares, ai virou mais do mesmo.
Henrique S. Mais do mesmo não, pior, pois era o paladino da MORAL, VERDADE E HONRADEZ, mas traiu a todos, que como eu, acreditaram na propaganda político partidária do PT.
Safado comunista, cheio de papo, meter uma enxada na mão desse moleque e meter esse safado pra plantar batatas, fazer o que Stálin fazia com as pessoas na Sibéria.
"Não pode ser só o combate à corrupção ", "O Bolsonaro não é louco, não é tonto, o estado democrático é ruim pra nós". Profético. Obrigado prof. José Paulo.
O professor cometeu um erro ao afirmar que Lula não compareceu ao funeral de Brizola. Ele esteve presente no velório sim e inclusive foi muito vaiado, mas ficou lá um tempo. Não é correta a afirmação que Lula não homenageou Brizola. Basta verificar as várias reportagens e vídeos sobre o tema. No entanto a gradação de adulação de Lula quanto a Roberto Marinho foi real...Só faltou decretar feriado nacional..
Brizola sofreu o golpe de 64 , Roberto Marinho era um filhote da ditadura que participou do golpe de 64. Lula só interessou por política no fim da ditadura militar. Brizola perdeu a sigla histórica do PTB e sofreu oposição do Petismo
Zé Paulo eh um brilhante intelectual, além de um didatismo impressionante. A palestra dele me reavivou as leituras que tenho feito do Jessé Souza outro brilhante intelectual que vem sistematizando herculeamente o que o Netto expôs.06/04/2020.
Acredito que se pode extrair dessa bela análise, a ideia do preconceito, como sendo o grande alicerce do insolente desenrolar conjuntural brasileiro. Pelo menos, não o preconceito travestido de identitarismo. Bem bacana!
A reforma previdenciária de FHC TB foi inesquecível (fim das aposentadorias especiais, fator previdenciário, manutenção dos privilégios dos militares e suas filhas sempre solteiras). E é verdade, Lula foi ao velório mas não foi ao enterro do governador Leonel.
José Paulo Netto é o intelectual que mais admiro e continuarei assim. Entretanto, J.K. nunca foi cassado como presidente, foi João Goulart, vice que assumiu a cadeira de Jânio Quadros que renunciara alegando "forças ocultas".
+André Luiz Batista da Silva creio que o professor José Paulo Netto se referiu à cassação de seu mandato de senador, pelo estado de Goiás, companheiro.
Além de ter sido ASSASSINADO pelos militares e pela CIA. Veja um vídeo do finado Paulo Henrique Amorim entrevistando um advogado que fez um livro com provas de que JK foi assassinado.
Não pode passar despercebida a competência de falar com CLAREZA sobre os mais complexos temas. O pensamento flui com uma tal desenvoltura, que não prende e cativa o ouvinte. Uma clareza, contudo, que não significa falta de densidade e rigor na análise. Mas não é apenas isso. À clareza se soma o ANTIDOGMATISMO, coisa pouquíssimo presente - quase que ausente - no pensamento e na prática da esquerda. Outra coisa: não bastasse a clareza e o admirável cabedal teórico, ele tem outra competência digna de nota e de aplauso: o cara tem carinho com a nossa tão espezinhada Língua Portuguesa. E não se diga que tratar com zelo a língua é coisa de aristocrata ou de burguês. Não se trata disso: trata-se de amar nossa cultura naquilo que lhe é mais decisivo, naquilo que lhe é mais essencial, pois amar o Brasil é amar a Língua que nos confere identidade como nação. Abraço fraternal de Juiz de Fora, que, aliás, é a cidade natal do Professor (com maiúscula, sim!) José Paulo Netto.
Grande análise, embora não concorde in totem com ele. Em alguns pontos chego até a pensar igual no meu romance Noite em Paris que publico no blogue de mesmo nome. noite-em-paris.blogspot.com/?m=0
O problema é que, o PT ou qualquer um que queira fazer uma mudança no Brasil deve ir com muito cuidado. O ministro da cultura de Tancredo Neves, anunciou que tinha um plano de reforma agrária, bom, viajou ao Río de Janeiro e, na volta, seu avião sofreu um absurdo acidente no Galeão.
Porque ele não diz sobre a respeito da agenda sendo implementada pela ONU da agenda 2030 e o Codex alimentarius. Pois com isso tira o direito aos pequenos levando para os grandes latifundiários controlar a alimentação.
E em 2021 estou aqui pra confirma a palavra profética " E o governo que vem aí é pior". Não imaginávamos que o posso tinha subsolo. E buraco era mais em baixo. 😪
José Paulo Neto está esquecendo que essa é uma democracia burguesa, sendo assim, quando você participa de eleições está aceitando as regras do jogo, isto é, as regras do mercado. Tanto que a equipe econômica de qualquer governo é escolhida pelos bancos e não pelos governos eleitos. O PT fez o que qualquer governo faria nessas condições.
Aprendemos e trouxemos novos conhecimentos claros ao nosso acervo cultural no aprendizado com o professor José Paulo e ficamos agradecidos. A defesa do Estado de Direito defende e tem a função de Estado de respeitar e garantir e defender reciprocamente as classes sociais conflito, seja de direita ou de esquerda de modo a harmonizar os humores e os interesses de ambas. Todavia a análise imparcial da conjuntura demonstra que o atual Estado Democrático de Direito atual somente é de direito quando acata os interesses a existência do MST. Portanto o direito de lutar para lutar deve seguir as regras do E.D. de Direito. Crime é crime e como crime deve ser tratado para preservar a igualdade. O esbulho é esbulho e como esbulho deve ser tratado; o que não pode acontecer ser e deixar de ser crime ao bel prazer da classe social implicada seja como acusada, seja como vítima. Se assim for, então ingressamos na ditadura da esquerda ou da direita ou aquela enganosa dos ditadores salvadores da pátria. Salvo melhor juízo do ilustre interlocutor.
Em 2023 posso dizer que a análise foi muito acertada e infelizmente o PT voltou ao poder e ao que parece não aprendeu nada e o Liberal Haddad na economia diz bem isso.
Esse sujeito é preso nas estruturas de um pensamento único. Brilhante, sem dúvida, em sua monomania (ideia fixa) marxista. E por isso mesmo, intelectualmente 'paranóico': nada que contrarie Marx é admissível, nem as aplicações reais da teoria marxistas tornadas tiranias políticas na paisagem da história. Tudo que signifique questionamento à teoria marxista (todos e todas... rsrsrs) deixam-no enraivecido. É um discurso persecutório.Por isso ele fica nervoso com a perspectiva da multi, inter e transdisciplinaridades. É uma ameaça à mordaça, ou melhor ao antolhos ideológico dele. Veja o pensamento (necessariamente plural, sem "rabo preso", ou como diz o Cláudio, "sem Marx [ou quem quer que seja] sagrado!") em ação no seguinte link: ruclips.net/video/oBDEZSx6xVs/видео.html
Parece que você conseguiu mesmo decifrar o pensamento de Zé paulo, mesmo ele fazendo uma análise genial tal como essa. É realmente uma pena ele ser marxista, muito brilhantismo.
@@Prof.Biocássio Oi Wallisson. Acho que você se refere ao trecho em que ele diz"Se eu articulo Espinosa com Marx? Espinosa com luta de classes? Sim, articulo. Mas sem Marx sagrado!" Eu tive o privilégio de ser aluno dele, de conhece-lo em seus grupos de estudo. Ele se apropria do trabalho do Marx meio como Deleuze (vide "O Ant-Édipo", de Deleuze e Guattari; esse último aliás, um marxista e também psiquiatra!), isto é, sem nenhuma forma de submissão intelectual (aliás, assim como outro grande, Foucault. Se você tiver como, pega a entrevista de Foucault a Ducio Troubadori, acho que você consegue na web, em pdf: "Remarks on Marx", em que o "carequinha genial" faz o mesmo: Extrai cirurgicamente certos elementos do barbudão e refaz tudo, em termos de uma nova forma de pensar a história, a política e o poder!). Bom, falava de Mestre Ulpiano, né? Nesse mesmo vídeo num certo ponto no início, ele refere-se ao séc. XIX como um período atordoador que marca "o fracasso das revoluções!". Entenda-se: a história mostra, pra quem quiser ver, o fracasso dos se dizentes projetos revolucionários, de "direita" (ou seja, fascismo e nazismo), mas também, não há como negar, de "esquerda"! Leia-se, "comunismo" (Mao, Stalin, os cupinchas da URSS na cortina de ferro, Fidel... e mais recentemente as farsas socialistas da América latina... Quem acaba se impondo? O desejo de corrupção, a censura, o pensamento único, a perseguição, em suma (pra usar uma noção que surgiu da análise da Revolução francesa), o terror... Não há como negar. Mudam o "lado" mas a monstruosidade é a mesma. Como disse um dos poucos marxistas que eu respeito (junto ao César Benjamim), falecido recentemente, o grande Chico de Oliveira: "Marx fez a crítica [do modelo capitalista de exploiração], mas não fez a teoria [ou seja, não formulou a alternativa objetiva]. E daí pra diante, é só estratégia para dissolver, desintegrar, degradar "o que aí está", como eles gostam de dizer. Mas quando a coisa se implanta... A história tá aí pra mostrar. Como dizia o craque Didi, "Jogo é jogo, treino é treino". Ou seja, "a teoria na prática é outra coisa", porque aí entra o fator humano, com toda a sua perversidade, quando toma o poder. Por fim, há um vídeo do Zé Paulo aqui no RUclips em que ele formula uma justificativa muito bem fundamentada teoricamente, para justificar o Stalin. Sob o silêncio bovini da platéia e de seus colegas de palco. Porém, me entenda bem, a palavra é livre! Mesmo quando disser as maiores baboseiras, absurdos e tolices... Senão a gente recai em algo que os autoritários adoram (Bolsonaros ou Lulas; esquerdas ou direitas"), a saber, a instituição do "pensamento único", e (como se diz hoje em dia, essa monstruosidae!) o "cancelamento" de quem pensa diferente. Pior: perseguição, "regulação da Imprensa", das expressão livre das ideias! Cruz credo! Pensamento, ao contrário de que se faz em nossas Universidades de "Humanas", é envolver-se na pluralidade, na discordância, no debate de diferentes ideias. E como diz o Cláudio, também nesse vídeo, "a única coisa que se ensina nas nossas Universidades é obediência!" Um abraço!
@@emanueltadeuborges1628 Não, na verdade, quando me referi a, eu estava falando da aproximação enorme de spinoza e Marx, ainda que tu tenha negado em seus primeiros comentários. Qual a definição de comunismo para Marx em uma só palavra? Apesar de não existir uma teoria socialista? Entendo o seu ponto de não querer um Marx sagrado, também não o quero. Mas o modo como você enfrenta esse debate só falta declarar o seu amor por hannah arendt, totalitarismo blá blá blá. Com isso, queria te dizer que não tem um átomo de utopia em Marx; o projeto socialista é uma construção, nunca acabado, enfim. Penso que existe muita coisa sobre Marx que tu pode não conhecer ainda: Marx é incontornável.
Das ruínas de 2021, digo o seguinte: quanta precisão na análise! Prof José Paulo Netto é monumental...
Impressionado também, uma voz muito importante! E nas franjas de 2023, a história se repete mais uma vez.
O adjetivo para esse senhor é: lúcido.
Só agora em 2022, a seis dias da eleição de Lula X Bolsonaro, assisto este vídeo e muita coisa mesmo do que foi falada aconteceu em nosso país.
Escutemos os mais lúcidos, amigos e amigas. E lembrem-nos: o povo brasileiro NÃO É canalha!
Considero-me uma pessoa ligada à direita, católico e conservador. Mas confesso, José Paulo Netto é um gigante. Um exemplo para qualquer um que se pretende intelectual.
Certamente, o mais importante que considero sobre o Netto e que ele tem honestidade intelectual, ele não deixa que a própria paixão ideológica predomine sobre a razão. Já vi ele colocando outros comunistas no chinelo, simplesmente por ser honesto com a realidade.
Sou comunista e ateu, e quero apenas parabenizá-lo pela honestidade intelectual, pela maturidade e cortesia demonstradas em sua mensagem, e por não escolher, como sucede com a maioria, vociferar insultos e fomentar o ódio. Houvessem mais como você, as cores emprestadas pela Veja e pelos grandes grupos midiáticos aos comunistas e ao comunismo não gozariam de tanto crédito (por mais absurdas que sejam).
Considero-me marxiano, mas tenho vários amigos conservadores muito inteligentes. Parabéns pelo seu comentários.
+Leomar Rippel vc nao tem QI nem conteúdo para avaliar ninguém!
Claro, eu não teno mesmo, quem tem é você supra sumo, bonzão. Você é o cara mais inteligente que apareceu na net.
Um homem que busca o saber de forma crítica, com muito estudo, e que não deixa de se indignar, nasce um intelectual, que compartilha o saber. Obrigado por essa pérola que certamente fará do meu saber. Obrigado.
Simplesmente... Sensacional assisto hj 28/05/2017 pela segunda vez não me canso e o professor é extremamente ano luz a realidade política. Muito saúde e paz para ele.
Excelente a análise do professor José Paulo. Objetiva, perspicaz e honesta.
Como sempre no tempo que acompanho José Paulo Netto se torna formidável e plausível os seus posicionamentos a cerca do sistema capitalista e os elementos da opressão de dentro da sociedade, essa palestra foi, sem dúvida, um pontapé inicial para grandes reflexões sobre o que está posto, um comunista excelente e que tenho uma grande admiração.
Como não esperar alguma coisa incrível de uma conversa com professor José Paulo Netto!
"NÃO HÁ TRABALHADOR COMO O BRASILEIRO", ESSA FRASE ME DEIXOU EMOCIONADO EU PRECISAVA OUVIR ISSO...
Fiquei curioso o pq isso te deixou emocionado
25/05/20 - Parece que essa aula foi semana passada.
Honras ao Prof. Zé Paulo.
Pensei o mesmo.
E até hoje o PT não fez auto crítica
Profetizando em 2016 o que ocorreria nas eleições de 2018. Analise perfeita do professor José Paulo Netto.
grande analista BRASILEIRO! VIVA O PCB!
Fantástico como sempre o prof. Dr. José Paulo Netto. Uma análise perfeita.
Sempre um prazer escutar o prof Zé Paulo
Toda pessoa que se diz de esquerda tem que assistir ao menos uma vez esta análise genial do atual momento! E tirar a lição essencial de que ser de esquerda não é fácil, mudar o mundo não é fácil... Mas a cada centímetro que caminhamos nesta árdua tarefa vale... e vale MUITO!
Teoria e Práxis Este senhor é inteligente, sabe e confessa que a esquerda no Brasil é minoria. Digo que sempre sera relegada ao seu mesquinho espaço, qual seja, oposição, e somente oposição! Esquerdopatas malditos!
Que analise e conhecimento do professor! Tudo o que ele disse qie iria acontecer esta acontecendo a pleno vapor atualmente!
Esse professor é honesto demais
Tem muito intelectual de esquerda que são desonesto
Por mais gente de esquerda inteligente
como sempre fantástico!critico e sobretudo realista!
Sou estudante Universitário de Serviço Social... último ano, para nós foi como fazer uma pós essa colocação dele.....isso nos arremete a uma construção de novas políticas e idéias para futuro próximo.....Muito rica as colocações.......
MARCO PIRES olá querido sou estudante tb do curso de serviço social.preciso tirar umas dúvidas,pode ser??
MARCO PIRES priscilaazevedomorena@hotmail.com
Zé Paulo tinha que abrir um canal no RUclips
A palestra do professor é de fácil entendimento
E agora, em 2023?
"Caramba"! Esse homem é capaz de fazer uma análise absurdamente consciente! É um ponto fora da curva nesse país!
Interessante. Só fica em aberto na minha análise a frase " a gente negocia para lutar e luta pra negociar"...
Caro Professor, com todo o respeito que Va. Sa. me merece, por sua luta de muitos anos pelo comunismo, por seus títulos, pelas sua muitas e diversas coordenadorias das diversas teses de doutorado e pós-doutorado que ajudou muitos a se tornarem doutores e pós doutores na UFRJ. Quero dizer que nos conhecemos na UFRJ, e somos amigos comuns do Mosart Noranha que o senhor ajudou a fazer o curso de doutorado e do Milton Temer, para referencia Cito também, Ivan Pinheiro, Eliomar Coelho entre outros.. Apesar de ter divergências sobre táticas que o PT poderia ter adotado em 2002/2003 entre outros pontos, que não me interessa aprofundar aqui, o que mais me agrediu e me deu uma ideia do que talvez afaste seu partido ou só o senhor da classe operária são as falsas afirmações feitas nesta palestra, de cunho corporativista :" O Lula fez a reforma da previdência que nem o Fernando Henrique conseguiu fazer" (???) . Vamos aos fatos : O FHC fez a reforma da previdência dos celetistas, que pelo que me consta é a classe trabalhadora brasileira, com a emeda constitucional nº 20 de 1998 que retirou direitos de quem tinha até 32 anos de contribuição ( pasme: 32 anos de contribuição), respaldado por decisão do STF, tendo como ministra relatora a Helen Grace. O Lula tetou fazer a reforma do regime funcionários públicos fecerais, que não foi aprov dpois demuitas indas e vinda, a reforma que foi aprovada foi que a a mesma só valerá para aquele que ingressarem no funcionalismo publico federal após 2010 ( só não saberei afirmar com certeza o ano de inicio da validade, mas é só consultar.) Isso me paassou a iidéia de que a reforma do FHC nãio mexeu com a classe operára e a do Lula sim. È essa a ideologia que está por trás??? Qual a intenção??? Essa sua aplestra esta sendo divulgada para milhões de brasileros. Se concordares com miha críta, por favor corrija sua declarações, para deixarmos só as verdades para a juventude brasleira. Abraços Socilaistas. Jacon
Analise super necessaria!
Pessoal, por favor, alguém sabe o nome desse livro do diretor da fabrica da Volkswagen que o professor Zé Paulo citou?
Aprendi muito, professor
Ops! Errata! Ao comentar a fala do Professor, eu disse no comentário anterior que seu "pensamento flui com uma tal desenvoltura, que NÃO prende e cativa o ouvinte". Tire-se esse "não", por favor! Na verdade, o Professor José Paulo Netto nos prende e nos cativa, SIM, pela fluência, clareza e antidogmatismo do seu pensamento. Ele não confunde convicção teórica com ato de fé doutrinária ou dogmatismo. Valeu, gente!
Pessoa admirável, professor José Paulo Netto
professor e profeta ... grande José Paulo Netto
Em 2023 e acertou praticamente tudo, muito preciso. 😮
Como é o titulo do livro que trata sobre o diretor da Volkswagen? Obrigado!!
mas uma análise de alguém respeitado
Mas ... as revoluções populares não foram organizadas em estados totalitários, monarquias absolutistas, etc ...?
Será que tem o vídeo do restante da palestra? Gostaria de ouvir a exposição da professora Boschetti
+lftortele Olá, a análise foi só do professor José Paulo. Eu apenas coordenei a mesa.
+Iva Boschetti Muito obrigado professora!!
Realmente, o mundo não acabou em 17/04/16. Levou mais dois anos e meio.
professora Ivanete sabe dizer o nome desse livro do primeiro diretor da volkswaguem no Brasil???
Em 05/2022, tudo o que ele previu aconteceu.
Vejo que se passou testemunho para geração nova. Mas há quem esteja a altura para suceder essa que se vai?
Palavras de José Paulo Netto: "Negociação faz parte da Política, não se negocia para ceder, nem para conceder, negocia-se para lutar e luta-se para negociar." É fato que o PT negociou, cedendo e concedendo e esse foi o grande erro do governo, cedeu e concedeu de mais, abrindo até mão de alguns de seus antigos conceitos basilares, ai virou mais do mesmo.
Henrique S. Mais do mesmo não, pior, pois era o paladino da MORAL, VERDADE E HONRADEZ, mas traiu a todos, que como eu, acreditaram na propaganda político partidária do PT.
Safado comunista, cheio de papo, meter uma enxada na mão desse moleque e meter esse safado pra plantar batatas, fazer o que Stálin fazia com as pessoas na Sibéria.
Extraordinário.
Muito do dito aí aconteceu. Registro isso em 2022.
"Não pode ser só o combate à corrupção ", "O Bolsonaro não é louco, não é tonto, o estado democrático é ruim pra nós". Profético. Obrigado prof. José Paulo.
hora de reativar esse canal em...
Vim do futuro pra dizer que está 100% correto! Prof José Paulo Netto, o senhor é fenomenal.
O professor cometeu um erro ao afirmar que Lula não compareceu ao funeral de Brizola. Ele esteve presente no velório sim e inclusive foi muito vaiado, mas ficou lá um tempo. Não é correta a afirmação que Lula não homenageou Brizola. Basta verificar as várias reportagens e vídeos sobre o tema. No entanto a gradação de adulação de Lula quanto a Roberto Marinho foi real...Só faltou decretar feriado nacional..
Brizola sofreu o golpe de 64 , Roberto Marinho era um filhote da ditadura que participou do golpe de 64. Lula só interessou por política no fim da ditadura militar. Brizola perdeu a sigla histórica do PTB e sofreu oposição do Petismo
Hoje, 23/06/19, ouvi com gosto está análise do professor José Netto.
Zé Paulo eh um brilhante intelectual, além de um didatismo impressionante. A palestra dele me reavivou as leituras que tenho feito do Jessé Souza outro brilhante intelectual que vem sistematizando herculeamente o que o Netto expôs.06/04/2020.
Ótimo, Boschetti. Parabéns.
Sensacional!
E lá vamos nós de novo...
O POVO UNIDO PODE SERVENCIDO, MAS JAMAIS SERÁ ESQUECIDO;
O POVO UNIDO E ORGANIZADO , JAMAIS SERÁ DEIXADO DE LADO E NEM HISTORICAMENTE DESRESPEITADO.
Alguém pode me ajudar ?! Na análise de conjuntura de um município eu devo mostrar os lados negativos ? ( os problemas)
alguém sabe que livro é esse que ele fala em 1:14:53?
Acredito que se pode extrair dessa bela análise, a ideia do preconceito, como sendo o grande alicerce do insolente desenrolar conjuntural brasileiro. Pelo menos, não o preconceito travestido de identitarismo. Bem bacana!
Genial!
Viva o Professor José Paulo Netto!
Perfeito
Venha aqui comentar que em 2016 Zé Paulo Netto previu o que iria acontecer em 2019 e consequentemente nos proximos 4 anos
É o único comuna que vale a pena ouvir! Concordo, é um colosso.
Previu e acertou. “Mãe Sheila, AHAHAH RAXEI”
Acertou
A reforma previdenciária de FHC TB foi inesquecível (fim das aposentadorias especiais, fator previdenciário, manutenção dos privilégios dos militares e suas filhas sempre solteiras). E é verdade, Lula foi ao velório mas não foi ao enterro do governador Leonel.
José Paulo Netto é o intelectual que mais admiro e continuarei assim. Entretanto, J.K. nunca foi cassado como presidente, foi João Goulart, vice que assumiu a cadeira de Jânio Quadros que renunciara alegando "forças ocultas".
+André Luiz Batista da Silva creio que o professor José Paulo Netto se referiu à cassação de seu mandato de senador, pelo estado de Goiás, companheiro.
Obrigado Thiago.
Além de ter sido ASSASSINADO pelos militares e pela CIA.
Veja um vídeo do finado Paulo Henrique Amorim entrevistando um advogado que fez um livro com provas de que JK foi assassinado.
Ao ponto de 1:31:10 disse que Temer não mexeria no bolsa família. Infelizmente errou.
Análise profética. Atualíssima. E estamos pagando todas as contas
😍😍😍👏👏👏👏
muito boa
Não pode passar despercebida a competência de falar com CLAREZA sobre os mais complexos temas. O pensamento flui com uma tal desenvoltura, que não prende e cativa o ouvinte. Uma clareza, contudo, que não significa falta de densidade e rigor na análise. Mas não é apenas isso. À clareza se soma o ANTIDOGMATISMO, coisa pouquíssimo presente - quase que ausente - no pensamento e na prática da esquerda. Outra coisa: não bastasse a clareza e o admirável cabedal teórico, ele tem outra competência digna de nota e de aplauso: o cara tem carinho com a nossa tão espezinhada Língua Portuguesa. E não se diga que tratar com zelo a língua é coisa de aristocrata ou de burguês. Não se trata disso: trata-se de amar nossa cultura naquilo que lhe é mais decisivo, naquilo que lhe é mais essencial, pois amar o Brasil é amar a Língua que nos confere identidade como nação. Abraço fraternal de Juiz de Fora, que, aliás, é a cidade natal do Professor (com maiúscula, sim!) José Paulo Netto.
Quem foi cassado em 64 foi o Presidente João Goulart , jango, mais muito boa a palestra
Acho que ele estava falando do fato de que suspenderam os direitos políticos de JK por 10 anos.
Saudade quando Bolsonaro era só um deputado.
1:40= união dos partidos esquerdas.😀🤝
Zé Paulo Netto sobre Moro: "Calma, essa história ainda não foi elucidada..."
31/03/2022 E a gente está vendo o verme que o marreco sempre foi...
Grande análise, embora não concorde in totem com ele. Em alguns pontos chego até a pensar igual no meu romance Noite em Paris que publico no blogue de mesmo nome. noite-em-paris.blogspot.com/?m=0
Notável.
Um sonho: um debate entre José Paulo Netto x Ciro Gomes
Meu amigo, meu cérebro agradeceria muito!
O problema é que, o PT ou qualquer um que queira fazer uma mudança no Brasil deve ir com muito cuidado. O ministro da cultura de Tancredo Neves, anunciou que tinha um plano de reforma agrária, bom, viajou ao Río de Janeiro e, na volta, seu avião sofreu um absurdo acidente no Galeão.
Porque ele não diz sobre a respeito da agenda sendo implementada pela ONU da agenda 2030 e o Codex alimentarius. Pois com isso tira o direito aos pequenos levando para os grandes latifundiários controlar a alimentação.
E em 2021 estou aqui pra confirma a palavra profética " E o governo que vem aí é pior". Não imaginávamos que o posso tinha subsolo. E buraco era mais em baixo. 😪
😍❤
ruclips.net/video/RL_B1uhLd10/видео.html
O link acima desmente o que ele fala sobre o Lula não ir ao enterro do Brizola.
Vim do futuro pra dizer que vc estava certo com relação ao Moro. 😂
José Paulo Neto está esquecendo que essa é uma democracia burguesa, sendo assim, quando você participa de eleições está aceitando as regras do jogo, isto é, as regras do mercado. Tanto que a equipe econômica de qualquer governo é escolhida pelos bancos e não pelos governos eleitos. O PT fez o que qualquer governo faria nessas condições.
43:25 "Por que será, hein?"
2022 e sabemos que estirpe de canalha é o Moro. Que antecipação!
O problema. .É que foi feito muito pouco.. e mesmo assim a esquerda levou um golpe...😢
Apesar de tanto tempo depois, lembro que, ao contrário do que o palestrante afirmou, LULA nunca participou em uma chapa com LEONEL BRIZOLA.
1998
Mas Lula foi ao velório, ele se equivocou.
Atenção: Não estou a defender o Lula, cuja análise que fazes tenho total acordo.
Aprendemos e trouxemos novos conhecimentos claros ao nosso acervo cultural no aprendizado com o professor José Paulo e ficamos agradecidos. A defesa do Estado de Direito defende e tem a função de Estado de respeitar e garantir e defender reciprocamente as classes sociais conflito, seja de direita ou de esquerda de modo a harmonizar os humores e os interesses de ambas. Todavia a análise imparcial da conjuntura demonstra que o atual Estado Democrático de Direito atual somente é de direito quando acata os interesses a existência do MST. Portanto o direito de lutar para lutar deve seguir as regras do E.D. de Direito. Crime é crime e como crime deve ser tratado para preservar a igualdade. O esbulho é esbulho e como esbulho deve ser tratado; o que não pode acontecer ser e deixar de ser crime ao bel prazer da classe social implicada seja como acusada, seja como vítima. Se assim for, então ingressamos na ditadura da esquerda ou da direita ou aquela enganosa dos ditadores salvadores da pátria. Salvo melhor juízo do ilustre interlocutor.
01:40:45 trecho importantíssimo
Em 2023 posso dizer que a análise foi muito acertada e infelizmente o PT voltou ao poder e ao que parece não aprendeu nada e o Liberal Haddad na economia diz bem isso.
😵
Profético aos 42:50 ! Joesley vai curtir sua grana em Miami...
O discurso apropriado e aproveitado pela direita
Mal sabia ele que quem ganharia em 2018 seria Bolsonaro e que todos clamariam pela volta do PT
Infelizmente, profeta
Lula de maneira responsável kkkkkkkkkkkkkk meu Deus!!!!!
Já em 2016 o: professor sabia quem era Sérgio Moro "O paladino da moralidade"... só que não.
Esse sujeito é preso nas estruturas de um pensamento único. Brilhante, sem dúvida, em sua monomania (ideia fixa) marxista. E por isso mesmo, intelectualmente 'paranóico': nada que contrarie Marx é admissível, nem as aplicações reais da teoria marxistas tornadas tiranias políticas na paisagem da história. Tudo que signifique questionamento à teoria marxista (todos e todas... rsrsrs) deixam-no enraivecido. É um discurso persecutório.Por isso ele fica nervoso com a perspectiva da multi, inter e transdisciplinaridades. É uma ameaça à mordaça, ou melhor ao antolhos ideológico dele.
Veja o pensamento (necessariamente plural, sem "rabo preso", ou como diz o Cláudio, "sem Marx [ou quem quer que seja] sagrado!") em ação no seguinte link:
ruclips.net/video/oBDEZSx6xVs/видео.html
Parece que você conseguiu mesmo decifrar o pensamento de Zé paulo, mesmo ele fazendo uma análise genial tal como essa. É realmente uma pena ele ser marxista, muito brilhantismo.
Na boa, não precisa concordar comigo. Mas você tentou assistir a aula do Cláudio no link sugerido?
Seja feliz! Um abraço!
@@emanueltadeuborges1628 Vi toda e gostei muito, ele é maravilhoso. Mas você nem percebeu uma coisa.
@@Prof.Biocássio Oi Wallisson. Acho que você se refere ao trecho em que ele diz"Se eu articulo Espinosa com Marx? Espinosa com luta de classes? Sim, articulo. Mas sem Marx sagrado!" Eu tive o privilégio de ser aluno dele, de conhece-lo em seus grupos de estudo. Ele se apropria do trabalho do Marx meio como Deleuze (vide "O Ant-Édipo", de Deleuze e Guattari; esse último aliás, um marxista e também psiquiatra!), isto é, sem nenhuma forma de submissão intelectual (aliás, assim como outro grande, Foucault. Se você tiver como, pega a entrevista de Foucault a Ducio Troubadori, acho que você consegue na web, em pdf: "Remarks on Marx", em que o "carequinha genial" faz o mesmo: Extrai cirurgicamente certos elementos do barbudão e refaz tudo, em termos de uma nova forma de pensar a história, a política e o poder!).
Bom, falava de Mestre Ulpiano, né? Nesse mesmo vídeo num certo ponto no início, ele refere-se ao séc. XIX como um período atordoador que marca "o fracasso das revoluções!". Entenda-se: a história mostra, pra quem quiser ver, o fracasso dos se dizentes projetos revolucionários, de "direita" (ou seja, fascismo e nazismo), mas também, não há como negar, de "esquerda"! Leia-se, "comunismo" (Mao, Stalin, os cupinchas da URSS na cortina de ferro, Fidel... e mais recentemente as farsas socialistas da América latina... Quem acaba se impondo? O desejo de corrupção, a censura, o pensamento único, a perseguição, em suma (pra usar uma noção que surgiu da análise da Revolução francesa), o terror... Não há como negar. Mudam o "lado" mas a monstruosidade é a mesma.
Como disse um dos poucos marxistas que eu respeito (junto ao César Benjamim), falecido recentemente, o grande Chico de Oliveira: "Marx fez a crítica [do modelo capitalista de exploiração], mas não fez a teoria [ou seja, não formulou a alternativa objetiva]. E daí pra diante, é só estratégia para dissolver, desintegrar, degradar "o que aí está", como eles gostam de dizer. Mas quando a coisa se implanta... A história tá aí pra mostrar. Como dizia o craque Didi, "Jogo é jogo, treino é treino". Ou seja, "a teoria na prática é outra coisa", porque aí entra o fator humano, com toda a sua perversidade, quando toma o poder.
Por fim, há um vídeo do Zé Paulo aqui no RUclips em que ele formula uma justificativa muito bem fundamentada teoricamente, para justificar o Stalin. Sob o silêncio bovini da platéia e de seus colegas de palco. Porém, me entenda bem, a palavra é livre! Mesmo quando disser as maiores baboseiras, absurdos e tolices... Senão a gente recai em algo que os autoritários adoram (Bolsonaros ou Lulas; esquerdas ou direitas"), a saber, a instituição do "pensamento único", e (como se diz hoje em dia, essa monstruosidae!) o "cancelamento" de quem pensa diferente. Pior: perseguição, "regulação da Imprensa", das expressão livre das ideias! Cruz credo!
Pensamento, ao contrário de que se faz em nossas Universidades de "Humanas", é envolver-se na pluralidade, na discordância, no debate de diferentes ideias. E como diz o Cláudio, também nesse vídeo, "a única coisa que se ensina nas nossas Universidades é obediência!"
Um abraço!
@@emanueltadeuborges1628 Não, na verdade, quando me referi a, eu estava falando da aproximação enorme de spinoza e Marx, ainda que tu tenha negado em seus primeiros comentários.
Qual a definição de comunismo para Marx em uma só palavra? Apesar de não existir uma teoria socialista?
Entendo o seu ponto de não querer um Marx sagrado, também não o quero. Mas o modo como você enfrenta esse debate só falta declarar o seu amor por hannah arendt, totalitarismo blá blá blá. Com isso, queria te dizer que não tem um átomo de utopia em Marx; o projeto socialista é uma construção, nunca acabado, enfim.
Penso que existe muita coisa sobre Marx que tu pode não conhecer ainda: Marx é incontornável.