Que contribuição! Quando eu tava na graduação assisti a esse vídeo umas 6x. Na maoria porque estava procurando trechos específicos que pela falta de um índice era dificil de achar.
Quase 1 milhão de views. Pra uma aula de quase 3 horas falando sobre Marx é inacreditável um video chegar nessa marca. Só mostra a potência que é José Paulo Netto
Se um dia eu me tornar professor eu quero ter a mesma clareza, didática e conhecimento que esse cidadão tem. PQP! Que professor extraordinário. Parabéns pelo talento em ensinar, Zé Paulo.
O Prof. Olavo de Carvalho menciona que "José Paulo Netto é um raro sobrevivente de outras épocas. A intelectualidade esquerdista morreu (...) José Paulo Netto, da UFRJ, tem o mérito de haver estudado Marx à exaustão." Grato, mestres Olavo e Zé Paulo. Uns dos poucos que, ultimamente, sentaram boa parte das suas vidas numa cadeira e estudaram a realidade sem ficar presos em seus consensos de grupo. Parabéns !!
@@andrewn3146 você ta comparando o bosta do Olavo com o Paulo, é sério????? Fora o fato de Olavo de Carvalho ter imitado o jeito do Paulo, eles não possuem nada em comum.
Muito obrigado, Ivanete, por disponibilizar essa AULA(AULONA) com o JOSE PAULO NETTO sobre MARX. Maravilhosa, esclarecedora e a hora nem passa. Uma lousa, um pincel, nenhum recurso tecnológico e um professor e... que aula!. Grande abraço.
Mestre José Paulo, sem dúvidas a maior autoridade brasileira sobre Marx, mas aqui mostra , decerto , ser um dos maiores professores sobre o tema, faz tudo ficar fácil de entender! E Como coronel, adorei a história sobre a dialética 😂
Uma aula que, obrigatoriamente, terei que assistir novamente muitas vezes, pois já me fez crescer e dar um pequeno salto para o despertar pra o conhecimento. Tomando emprestado o que falou Madre Tereza de Calcutá, eu afirmo que, foi uma pequena gota no oceano, mas que sem ela o mar seria menor. Valeu assistir até o final. Obrigado!
Inclusive umas das preocupações de madre teresa de calcutá era não ter nenhum padre teólogo da libertação (marxista) trabalhando em suas casas de apoio.
José Paulo Netto estava ali falando para umas 30 pessoas em um momento quase 'intimista', quase 'despretensioso' não fosse o rigor, o profissionalismo e o respeito por aqueles que estavam ali para ouví-lo. A potência de sua aula é tão avassaladora, que não é por menos que 1 milhão e 200 mil alunos se somaram àqueles 30 sortudos que estavam ali presentes. Evidentemente, ele não fazia ideia que isso aconteceria e eu me divirto ao imaginar a perplexidade dele quando se depara com essa nova legião de alunos da qual eu faço parte com muita gratidão. Ao José Paulo e à Ivanete Boschetti, os meus sinceros agradecimentos.
Essa primeira parte do vídeo deixa bem claro a dificuldade que é ter acesso é mais que isso, o problema de conhecer alguma coisa desse extraordinário pensador que foi Marx. Estudar a obra de Marx, não é para qualquer um. Significa dizer que, ler Marx é muito mais que repetir palavras e frases. É mergulhar de cabeça. É fazer o que o professor é escritor José Paulo fez. E isso não é para os fracos. Só os fortes e competentes conseguem chegar onde José Paulo chegou. Não me canso de ver esses preciosos vídeos. Cada vez que os vejo, recupero alguma coisa perdida nos tempos de faculdade. Eu, que sou cristã e acredito em Deus, peço que cada vez mais ele nos presenteie com su fantástica oratória e seu vasto conhecimento. Alcançar o pensamento de José Paulo Netto é alcançar as estrelas. O Brasil tem sorte de ter um intelectual com a capacidade e a competência dele. Pena que os estudantes de hoje não tenham o privilégio de ter aula com ele. É emocionante. Eu não perdi nenhuma e não me arrependo. Qualquer livro, vídeo ou aula, é um conjunto precioso de ensino. Ele merece o status que tem e espero que muitos consigam ter acesso a suas obras. Mas uma coisa é certa: ter contato com suas obras requer empenho e seriedade nos estudos, mas vale. muito o esforço. Fica pra toda a vida.
já assisti cinco vezes e ainda estou longe de abstrair tão brilhantes e profundas ideias.. Queria ter tido ao menos um professor desse durante minha formação acadêmica..
Definitivamente a melhor aula que já assisti. Professor José Paulo Netto é fantástico, magnânimo. Que didática, quanto conhecimento, que oratória! Obrigada, professora Ivanete por compartilhar conosco essa joia de vídeo.
Ts éS um bálsamo na minha UTOPIA socialista, um unguento na minha indignação capitalista, um horizonte, na minha perspectiva, tardia, aos 72, de insistir em entender, CLARAMENTE, Marx! Grato meu caro PROFESSOR!
Pensando em MUNDO MODERNO, jamais deixaremos de pensar em Kark Marx; em sempre fará parte dessa historia, com todas as observações muitas vezes distorcidas da vida de Marx; mas merece nossas homenagens que a mente de Marx era brilhante, e que graças ao Engels, se tornou pública, apesar de toda a perseguição prussiana; todos os escritos de Marx nos servem de estudos que nos mostram a reflexão de que o mundo moderno não seria como é, sem a participação de Marx. Parabéns ao ilustre mestre Jose Paulo Netto, por sua brilhante dedicação a educação e a cultura.
Segue a bibliografia da disciplina Metodologia de Pesquisa, ministrada pela professora Daniela Neves no PPGPS/UnB no 1/2016, citada pelo professor José Paulo Netto no vídeo e solicitada aqui: CHASIN, José. Superação do Liberalismo. Maceió: UFAL, 1988. Anotações de aula, p. 03 - 47 LUKÁCS, György. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. Revista Temas de Ciências Humanas nº 4. São Paulo: Ciências Humanas, 1978. ROUANET, Sérgio Paulo. Mal-estar na Modernidade. 1ª reimpressão São Paulo: Companhia das Letras, 1998. Cap. 1. NETTO, José Paulo. Razão, ontologia e práxis. Revista Serviço Social & Sociedade nº 44, Ano XV, Abril, São Paulo: Cortez, 1994. BUEY, Francisco Fernandes. Um novo Materialismo. Marx (sem ismos). Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2004. MARX, Karl. O capital. Crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1983. Coleção Os economistas. Vol. 1, tomo 1 (prefácio à primeira edição e posfácio à segunda edição) __________. Miséria da filosofia. São Paulo: Centauro, 2006. (Cap. 2 e “Carta a P. V. Annenkov) LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social 1. São Paulo: Boitempo, 2012. Cap. 4. NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. SP: Expressão popular, 2011. KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1970. Caps. 2, 3, 4. IANNI, Otávio. A crise de paradigmas na Sociologia. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, nº 13. Ano 5, jun. de 1990. LUKÁCS, György. Determinações para a crítica particular do desenvolvimento da sociologia. In. NETTO, J. P. (org.) Sociologia. Col. Grandes Cientistas Sociais n.º 20. São Paulo: Ática, 1981. SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução a uma ciência pós-moderna. RJ: Graal, 1989. SANTOS, Josiane Soares. Neoconservadorismo pós-moderno e Serviço Social brasileiro. São Paulo: Cortez, 2007. Cap. 1. SOUSA, Adrianyce Angélica Silva de. “Pós-modernidade”: fim da modernidade ou mistificação da realidade? In. Revista Temporalis nº 10 (Jul/Dez). Recife: ABEPSS, 2005. COUTINHO, Carlos Nelson. Pluralismo: dimensões teóricas e políticas. In. Cadernos ABESS, n. 04. São Paulo: Cortez, 1991. LESSA, Sérgio. Lukács, ontologia e método: em busca de um(a) pesquisador(a) interessado(a). In. Revista Praia Vermelha, n. 02. Rio de Janeiro: PPGSS/UFRJ, 1999. MÈSZÀROS, István. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004. CAP. 6.
Só pra atualizar, já está quase em 1.200.000 (um milhão e duzentas mil) visualizações de uma VERDADEIRA AULA MAGNA acerca do MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO.
eu fico surpreso e até indignado com a ótima retórica do José Netto, em nenhum momento se perde nessa extensa apresentação e ainda consegue emendar algumas lembranças de 30 anos atrás para fazer referência ao assunto kkkj Quero destacar tbm a ótima resposta que ele deu a aluna sobre a andorinha, falando que o pássaro não está ali para turismo KKKKKKK
@@guilhermewelter8986 , as regras do you tube permitem que a pessoa adote pseudônimo. Eu tenho esse que também adoto no meu facebook. Você é um adorador de Marx? Se a resposta for positiva. Responda-me a próxima pergunta. Qual a Teologia da Teoria Social de Marx?
Gastei um bom tempo lendo os "comentários", se é que a grande maioria pode assim ser denominada. Me pergunto, o que está acontecendo com a humanidade moderna? Eu ainda não vi todo o vídeo, mas já aprendi uma porção de coisas que ignorava, apesar de meus quase 70 anos, pois meu trabalho foi em outra área e a ela me dediquei. Quando entrei no mundo das redes sociais, vi uma oportunidade de trocar informações, retomar contatos com pessoas há muito perdidas de vista, fazer novos contatos(amizades); ler opiniões, debater assuntos, mas em clima de cordialidade e respeito, afinal muitas vezes estamos diante de uma tela que nos mostra as palavras de alguém que jamais vimos e provavelmente nunca iremos ver pessoalmente. A simples ideia de derramar uma verborragia descabida contra alguém apenas por ter convicções diferentes da nossa, me parece ser um despropósito. Em que a tecnologia nos ajudou a melhorar os relacionamentos humanos no fim das contas? Assistir um vídeo (se é que o assistiu), tecer comentários desairosos, proferir até mesmo palavrões, repetir frases como "mantras" longamente decorados como se faz com preces previamente preparadas, é no mínimo um desperdício de tempo precioso. Ou será que as pessoas estão num ponto em que tem necessidade premente de externar sua bestialidade? Se esse for o caso, não seria momento de preparar uma arena, no estilo romano ou medieval e ali colocar toda essa gente para se agredir, seja com palavras, com socos, pontapés e pauladas, até esgotarem esse ódio represado? Parece-me que o resultado poderia ser mais eficiente, sem contar o fato de que pouparíamos aos demais leitores o desprazer de ler seus escritos grotescos e desqualificados. Há por outro lado muitos comentários que valem a pena. Seus autores poderiam evitar ter que percorrer uma longa lista de impropérios que alguns lançam contra outros que lhes são totalmente desconhecidos. Se não gosta do assunto, o mais inteligente é passar adiante e ver o que lhe é de interesse. Estou acabando de ver o vídeo e devo dizer, embora não seja um socialista nato, a aula do professor José Paulo Netto me ensinou muito. Com certeza meu espírito, antes tão pobre em termos sociais, ficou um pouco menos pobre.
Cliquei para comentar para dizer que há uma ambiguidade nesse processo. Não se reconhece, penso, que as pessoas estando sozinhas acham que não estão conectadas a outras. Pessoalmente, muitos são dóceis ou medrosos. E historicamente brasileiro não é formado para diálogo e produção coletiva. Aliás a ética de muitos de nós varia de acordo com a presença do outras pessoas: "Alguém está me vendo?" "Ninguém está vendo." Enfim, só o tempo para melhorar isso.
Muito obrigada por ter compartilhado esse comentário aqui! É acolhedor saber que existem pessoas que pensam como você, fazendo a diferença nesse ambiente inóspito chamado RUclips ♥️
São tempos por demais exaltados. Pessoas como o sr. muitas vezes precisam nos lembrar o quanto é cara à humanidade a informação que conseguimos hoje com tão pouco esforço. Tempos de certezas são os mais perigosos.
Essa é uma aula de respeito, que permanece atual e merece todos os elogios do mundo! Estou assistindo pela segunda vez, e ainda não aprendi todos os elementos que ele menciona!
Eu sou arquiteto e o fascínio por Marx me trouxe aqui. Também estou fascinado por este professor. Mesmo sendo um liberal moderado, sou fascinado por Marx e pela sua palavra. Discordar com respeito e estar aberto a mudar de opinião, é um exercício que nunca devemos abandonar. Aprendemos muito com o divergente e nos lapidamos. Obrigado por postar esta aula fantástica.
Abrir a cabeça demais pode deixar cair o cérebro, cuidado!!! Não caia no papinho dos "desconstruídx", eles negam pensamentos que são fundamentais, não é atoa que esse pessoal progressista, frequentemente tem problemas mentais
Procure também sobre Carl Menger, Ludwig Von mises, Friederich Hayek, alguns autores que refutaram as ideias de Marx. Contra-argumentos da luta de classes, teoria do valor-trabalho, mais-valia, as críticas sobre tudo o que fundamenta o comunismo.
@@LucianGustavo Nessa hipótese, ele teria que procurar sobre sociologia interpretativa e a revolução marginal, antes de partir direto pro Mises e pro Hayek (inclusive, eu diria que esses dois e os alunos deles só podem ser corretamente estudados com uma forte base no pensamento germânico do século XVII-XIX). De qualquer modo, é importante conhecer a obra do Marx, até porque os autores que você cita desenvolveram partes do sistema deles como críticas diretas ao socialismo (e, algumas vezes, particularmente no caso do Mises, contra o materialismo-histórico), de tal modo que é difícil compreender o que eles queriam expressar com seus argumentos sem esse conhecimento de Marx. Também seria interessante você não ser muito apressado ao falar na refutação de qualquer coisa. Afinal, como a aula do Zé Paulo deixa bem evidente, o "comunismo do Marx" não é simples, e tem um fundamento filosófico original (uma espécie de materialismo combinado com alguns elementos da filosofia hegeliana). O seu equívoco mais imediato é precisamente essa denominação do pensamento do Marx de "comunismo". Você assistiu a aula? Não é nem necessário ser especialista na exegese dos textos marxianos pra saber que Marx na verdade é um teórico do capitalismo, não do socialismo. O objeto dele é a ordem do capital, e sua análise se refere à essa ordem, e você não encontrará nas obras seminais de Marx quaisquer descrições específicas sobre a estrutura e a dinâmica do socialismo. Em alguns panfletos ele faz umas poucas prospecções sobre esse tipo de sociedade, mas nada substantivo e suficiente pra constituir um modelo pra estruturação de uma economia socialista. Curiosamente, o Mises também aponta essa circunstância no artigo dele sobre o cálculo econômico no socialismo (de que o Marx não forneceu uma teoria do socialismo que os adeptos da causa comunista poderiam se apoiar), o que me faz duvidar até mesmo das suas leituras de Mises. Enfim, antes de presumir ignorância da outra parte, certifique-se de estar devidamente informado sobre o que você vai falar, pra não correr o risco de tomar uma lapada intelectual.
Estou fascinado pelo professor José Paulo e fico extremamente feliz por esse material ter sido compartilhado via youtube contribuindo para a disseminação do conhecimento.
2 года назад+8
CONTEÚDO valiosíssimo, recomendo assistir pelo menos uma vez! O professor José Paulo Netto possui didática excelente, seu canal (Ivanete), está realmente de parabéns!!! Obrigado!!!
Esse homem é tremendo. Um estudioso desse porte é um patrimônio nacional. Muito grata a quem gravou e reconhece a dimensão desse trabalho pra sociedade.
Essa é a 3 vez que assisto esse vídeo. De verdade muito obrigada Ivanete por postar essa obra prima com tanta qualidade, áudio perfeito. Esse vídeo é um absurdo de incrível
@@marcosgerino7932 cansa de falar baboseira não? Começa ao falar em ideologia marxista. Isso não existe. Marx não cria ideias sobre seu pensamento, ele analisa algo que não está nele mas sim fora dele, a sociedade burguesia. Mas como tu é um ignorante, bosteja merda na internet.
Pena que defende ideias que provocaram milhões de mortes em suas experiências aplicadas como na União Soviética e na China de Mao-Tsé-tung. O pior é que a ideia está fundamentalmente errada desde o início, embasada na luta de classes (que os defensores de Marx adotam como verdade), na teoria do valor-trabalho proposta por David Ricardo e adotada por Marx (também refutada por Carl Menger), mais-valia, alienação também refutados, etc... mas que nas Universidades, especialmente nos cursos de ciencias sociais, é adotada como verdade pelo inegável valor filosófico, sociólogo e histórico de Marx, porém equivocado no aspecto econômico.
Que documentário fantástico! Aliás, nada é surpreendente quando falamos da Brasil Paralelo! Grandes cérebros esses doutores! Parabéns! Vou compartilhar muito!
Muito boa a explanação! Marx foi um autor genial. Na economia ele bebeu da fonte do Smith e dos ingleses, na Filosofia bebeu da fonte do Hegel e dos alemães e no Socialismo bebeu na fonte de Saint Simon e os franceses. Capacidade de síntese extraordinária...
Aula maravilhosa!! Inspiradora e estimulante a fazer com que eu tenha cada vez mais vontade de aprender o pensamento desses inegáveis grande pensadores do mundo.Obrigado pela postagem.
I guess im asking randomly but does anyone know of a tool to get back into an Instagram account?? I somehow lost my login password. I appreciate any assistance you can offer me
@@claudineiofdae Assisti seis vezes, na esperança de que nunca pudesse ver, neste vídeo, alguém como vc. Feijão perdido. Veio aprender? Assistirei a 7 vez. É um alento. Nem TD está perdido. Embora os idiotas sempre ganharão por se proliferarem. São muitos.
Estamos carentes de entendimento do mundo real porquê cansamos do mundo ilusório que vivemos. Realmente é muito bom aprender com quem tem uma visão panorâmica das coisas, este professor é mesmo genial.
Tenho um vizinho assim. Diz que leu Marx, e que promete o paraíso, mas que na realidade não é nada assim! Pois bem, ele deve ter visto um RUclipsr comentando um jornalista que leu um livro sobre Marx. Não sou marxista, e digo mais, este hábito de comentar autores por via indireta, de terceiros, está tão enraizado tanto nos que atacam e nos que apoiam Marx.
Quem estudou sabe a Descraça que é Marx O grande psicopata levado à sério apenas por psicopatas iguais a ele. Ele foi um CANALHA DESICUPADO. SE EU ESTIVESSE ESTUDANDO COM ESSE PRODESSOR DE MERDA, TERIA A CHANCE DE DESNARCARÁ-LO AO VIVO E A CORES.
Que aula sensacional, como é importante que um professor além de conhecimento possa ter também, senso de humor e paixão ao que estuda e ensina. Infelizmente muitos de nós estamos acostumados a receber informação goela abaixo, como ele mesmo trouxe de exemplo um caso que aconteceu com ele. Valeu professor!
Eu sou arquiteto, e a curiosidade por Marx me trouxe aqui. Estou fascinado por este professor. Mesmo sendo um liberal moderado, sou fascinado por Marx e pela sua palavra. Discordar com respeito e estar aberto a mudar de opinião, é um exercício que nunca devemos abandonar. Aprendemos muito com o divergente e nos lapidamos. Obrigado por postar esta aula fantástica.
Eu sou arquiteto e a curiosidade por Marx me trouxe aqui. Estou fascinado por este professor. Mesmo sendo um liberal moderado, sou fascinado por Marx e pela sua palavra. Discordar com respeito e estar aberto a mudar de opinião, é um exercício que nunca devemos abandonar. Aprendemos muito com o divergente e nos lapidamos. Obrigado por postar esta aula fantástica.
Amei. Entrei na USP em ciências sociais em 1974. Foi decepcionante porque os professores foram proibidos de falar ou explicar Karl Max. O capital era leitura proibida. Acabei mudando de curso. Hoje sinto-me realizada por ter o privilégio de assistir a esta aula maravilhosa. Muito obrigada a todos que tornaram isso possível, principalmente ao prof. José Paulo.
Muito magnífico como o professor explica o marxismo não baseado em marxistas mas sim como karl Marx. Muitos tche baguais brasileiros que nunca estudaram isso e falam sobre isso deveriam ver José Paulo Netto explicando o que é realmente Marx.
Cheguei a essas aula maravilhosas a partir do lançamento da nova biografia de Marx pelo Professor Jose Netto. Maravilhosa! Quanto conhecimento. Gratidão
Estava estudando raciocínio lógico e caí nesse vídeo, resolvi assisti-lo só lembrei da matemática quando o nobre Prof citou sua trajetória com as exatas. Mas já era tarde, deixei de lado o estudo e prestigiei a aula toda, ganhei mais (quase) 3h de conhecimento lapidado.
que aula! José Paulo Netto nos agracia com muita articulação entre a teoria e o seu pensar. Talvez nem todos entendam de imediato as ideias desenvolvidas aqui, mas mesmo assim, ainda se faz uma aula bastante necessária, pois desenvolve o próprio pensamento do que significa e o que significou o marxismo ao longo da história, e sua necessidade, nunca distanciada da teoria, bem como nunca relegada apenas à academia.
material top, ja li o livro dele, ótimo professor eu tinha ansiedade pra assistir o video(dividi ele é grande) mas todo momento via uma parte de trinta min, parabéns obrigado por essa celebre reflexão!! #geografia
Acho que todos devem estudar ambas as Partes. Tanto direita quanto esquerda. Tem gente inculto em todas as Partes, o professor aborda muito bem os temas. Parabéns!
@@bidico78 exatamente . Temos que averiguar estes assuntos com cautela. O complicado é você transparecer o que sabe, e a pessoa te associar com esquerdista ou de direita. Acho interessante o estudo. Existe um grande defite de atenção em certos assuntos. Hoje em dia procuro estudar só para mim. Pessoas rotulam agente,principalmente no meio acadêmico. Para você conseguir certos objetivos tem que concordar com análises dos outros. Difícil hoje em dia formar opinião. Pessoas estão virando zumbis.
4 года назад+9
Assista a segunda parte da aula para você constatar como a direita acabou tomando conta do estudo da Economia, que precisa voltar a ser contestado pela esquerda raiz. Os embates políticos são superficiais perante o modo econômico capitalista, inconteste por neoliberais, liberais, direitistas extremos, etc. Isso vai ter de mudar.
Adorei a aula introdutória sobre o método de Marx que o professor José Paulo Netto deu! Ele tem uma maneira incrível de tornar tudo mais fácil de entender, especialmente para quem está começando a mergulhar na teoria marxista. Muito obrigado por compartilhar esse conteúdo de qualidade 🙌🙌🙌
@@karlosdaniel6537 São os discípulos do ''gênio'' Olavo de Carvalho. Usam de uma retórica sem conteúdo de verdade alguma. São os fundadores da ''pátria''.
Excelente aula do professor José Paulo Netto!!! Já tenho esse curso que foi dado no Nordeste e agora estou vendo esse da UNB! Professor Paulo é um dos nossos tesouros intelectuais!!!
Obrigado pela oportunidade de assistir esse aula do Professor José Paulo. E tenho pena de quem veio aqui só pra xingar e correr. É uma aula sobre o pensamento sociólogico e sobre pesquisa no campo das ciências humanas, posicionando o pensamento de Marx dentro da gênese desse campo e das suas diferenças para Durkheim e Weber, sempre com muito rigor.
Essa aula complexa e ao mesmo tempo clara, me leva a pensar que todos os conflitos políticos e sociais partem de concepções e interpretações erradas das teorias
Desculpa, mas vc não entendeu nada do que o professor falou. Categoria em Marx é capitar o movimento do real. É levar a consciência algo que existe no mundo concreto. Os conflitos do capital, as contradições existem independente da compreensão das teorias...
as distopias de repente podem substituir a visão de terríveis conflitos que arrasam a humanidade pela visão de uma ausência total de conflitos, que transformaria o outrora chamando de ser humano em um porco, psicologicamente
Professora Boschetti, gostaria de parabeniza-la pela excepcional exposição no 9° seminário de SS e, também agradecê-la pela atenção tanto com alunos, quanto para formados como eu na sessão de autógrafos. A senhora é brilhante!!!
No início achei impossível assistir mais de 1h e 30 min em um vídeo no RUclips sem ser música, filme ou até animes que gosto muito, mesmo sendo um admirador seu... Gente, assistir mais de 2h e 30 min de vídeo, amei, fantástico CAMARADA JOSE!!!
Fui Aluno da graduação deste Grande Mestre, em 2007! INESQUECÍVEL Professor!!! Muitíssimo obrigado pelo compartilhamento da Aula, Prof.Boschetti!
5 лет назад+5
Professor, li seu livro e gostei muito da metodologia utilizada. Tudo que se sabe de Marx são opiniões muitas vezes distorcidas de suas idéias. Aproveitei pra assistir essa boa aula que muito ajuda na minha construção do movimento operário da época.
O Prof. Olavo de Carvalho menciona que "José Paulo Netto é um raro sobrevivente de outras épocas. A intelectualidade esquerdista morreu (...) José Paulo Netto, da UFRJ, tem o mérito de haver estudado Marx à exaustão." Grato, mestres Olavo e Zé Paulo. Uns dos poucos que, ultimamente, sentaram boa parte das suas vidas numa cadeira e estudaram a realidade sem ficar presos em seus consensos de grupo. Parabéns !!
Como é que pode existir um professor com tanta capacidade intelectual, com tanto conhecimento , com tanta inteligência, com tanta informação e ser perseguido por isto ?
"Nietzsche" Óbvio q vai achar excelente. Qdo a mente só captura pensadores progressistas isso se torna genial; mas não para as mentes pluralistas que estudam e analisam o antagônico, hj tarefa amplamente escassa nos centros acadêmicos.
@@tonivonmises1842 Desonesto você, não importa qual é ideologia, o que está sendo avaliado é o repertório sociocultural. Mas no geral, as pessoas tem que achar Constantino, Olavo e dms bons, sendo que eles não o são ? Você é um atrasado que ver comunismo em tudo, tenho certeza.
@@cassiomatos476 Em que mundo vc vive? Obras produzidas por desertores não valem como método científico por serem escassas? Atrasado é o seu conhecimento limitado na bolha, garoto. Certeza q estou sendo desonesto? Achas q o pensamento conservador é amplamente debatido e discutido nos centros acadêmicos? Tá faltando pouco para ser criminalizado no ocidente sob a manta de "democracia" pelas instituições corruptas, como assim? Progressismo é ideologia de subversão já trabalhada nos séculos anteriores para desestabilizar e controlar nações. Como sua mente é limitada pelo professor "dasumanas" e pela Fóia e Grobo, jamais vai conseguir enxergar o estado profundo. Até um bobo q se aproxima do conservadorismo consegue ter essa leitura. Olavo, Constantino, não são parâmetros, apenas são sujeitos q de alguma forma contribui para o entendimento geopolítico 'cultural'.
Você não é conservador, você é só a imagem do bolsonarismo. Seu discurso nem é digno de reflexão, tendo vista que é a mesma leitura, a mesma análise rasa de bolsominion analfabeto político. O sujeito que te falou ou te ensinou conservadorismo pregou uma peça de mal gosto em você.
@@cassiomatos476 Leio e estudo sobre ciências humanas e sociais há mais de 10 anos, ignóbil, não tem a mínima ideia no q fala. Infelizmente a demonização contra os conservadores faz com que boa parte dos alienados idiotas fiquem na sua visão limitada imposta pelo mainstream. Sou conservador bem antes do Bolsonarismo e do Olavismo(só fui para pra ver vídeos desse senhor em 2016). Inspirações não faltam no pensamento conservador e, óbvio, vc não deve conhecer NENHUM. Critica naquilo q não entende. Pq vive numa bolha ideológica. Poderia citar Burke, Scruton, Berdiaev, Sutton, Mário Ferreira... Quem dera se o mundo acadêmico debatesse Eric Voegelin... Não o fazem(ou minimizam) pq seguem uma linha orientada pela Unesco. Ou seja, usam e abusam do pensamento progressista, marxista e ou humanista. Ciências humanas é passível SIM de manipulação.
0:00:00 - Apresentação
0:12:37 - Fundamentos Ciências Sociais
0:17:57 - Questão editorial na obra de Marx
1:58:10 - Categorias constitutivas
2:00:30 - Ser é movimento
2:04:00 - Especificidade das categorias
2:04:50 - Modalidades do Ser
2:16:30 - Categoria Liberdade
2:21:45 - Categoria Teleologia
2:26:00 - Mediações
2:28:00 - Objeto Inesgotável
2:31:25 - Sujeito Rico
Que contribuição! Quando eu tava na graduação assisti a esse vídeo umas 6x. Na maoria porque estava procurando trechos específicos que pela falta de um índice era dificil de achar.
Herói
@@Bruno_Salomao ainda não terminei haha pretendo
p0pp0p0o,,9,9@@Bruno_Salomao
@@andremcs83seu lugar no céu encontra-se garantido, sem julgamento prévio. Falei com o Deus de spinoza, agora. Fique tranquilo
Quase 1 milhão de views. Pra uma aula de quase 3 horas falando sobre Marx é inacreditável um video chegar nessa marca. Só mostra a potência que é José Paulo Netto
Inesquecível
E marx!
E a potência que é nosso amigo Marx
Sem dúvida maior autoridade em Marx do Brasil
@@thiagoballestero7042 9
Se um dia eu me tornar professor eu quero ter a mesma clareza, didática e conhecimento que esse cidadão tem. PQP! Que professor extraordinário. Parabéns pelo talento em ensinar, Zé Paulo.
O Prof. Olavo de Carvalho menciona que "José Paulo Netto é um raro sobrevivente de outras épocas. A intelectualidade esquerdista morreu (...) José Paulo Netto, da UFRJ, tem o mérito de haver estudado Marx à exaustão."
Grato, mestres Olavo e Zé Paulo. Uns dos poucos que, ultimamente, sentaram boa parte das suas vidas numa cadeira e estudaram a realidade sem ficar presos em seus consensos de grupo. Parabéns !!
@@andrewn3146 você ta comparando o bosta do Olavo com o Paulo, é sério????? Fora o fato de Olavo de Carvalho ter imitado o jeito do Paulo, eles não possuem nada em comum.
@@andrewn3146 a mas nem a pau que tu usou olavo de carvalho como exemplo meu deus do ceu KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@@space_kat1 Olá. Obviamente, guardadas as devidas proporções.
Estamos prestes a ocupar outros planetas no universo e ainda se fala em Marxismo.
Muito obrigado, Ivanete, por disponibilizar essa AULA(AULONA) com o JOSE PAULO NETTO sobre MARX. Maravilhosa, esclarecedora e a hora nem passa. Uma lousa, um pincel, nenhum recurso tecnológico e um professor e... que aula!. Grande abraço.
José Paulo Netto é uma enciclopédia viva e nos traz um entendimento claro para a defesa das teorias marxista.Privilégio assistir!
Mestre José Paulo, sem dúvidas a maior autoridade brasileira sobre Marx, mas aqui mostra , decerto , ser um dos maiores professores sobre o tema, faz tudo ficar fácil de entender! E Como coronel, adorei a história sobre a dialética 😂
Impressionante a didática do professor José Paulo Netto! Vale cada minuto. Muito obrigada!
Tem alguém assistindo em 2024. Maravilhoso!!!
Apartir de Angola 06.05.2024
Com certeza!
Eu . É tanto absurdo e besteira que eu ouço que .... Pelo amor de Deus !
Tô aqui jo início do meu mestrado em Educação Física e assistindo e revendo esse vídeo maravilhoso.
No dia 13 07 2024. Aprendizado e reorganização neuronal para continuar ...é preciso... navegando...
Uma aula que, obrigatoriamente, terei que assistir novamente muitas vezes, pois já me fez crescer e dar um pequeno salto para o despertar pra o conhecimento. Tomando emprestado o que falou Madre Tereza de Calcutá, eu afirmo que, foi uma pequena gota no oceano, mas que sem ela o mar seria menor. Valeu assistir até o final. Obrigado!
Inclusive umas das preocupações de madre teresa de calcutá era não ter nenhum padre teólogo da libertação (marxista) trabalhando em suas casas de apoio.
@@henriquecosta8896 😉 Ah Madre!
José Paulo Netto estava ali falando para umas 30 pessoas em um momento quase 'intimista', quase 'despretensioso' não fosse o rigor, o profissionalismo e o respeito por aqueles que estavam ali para ouví-lo. A potência de sua aula é tão avassaladora, que não é por menos que 1 milhão e 200 mil alunos se somaram àqueles 30 sortudos que estavam ali presentes. Evidentemente, ele não fazia ideia que isso aconteceria e eu me divirto ao imaginar a perplexidade dele quando se depara com essa nova legião de alunos da qual eu faço parte com muita gratidão. Ao José Paulo e à Ivanete Boschetti, os meus sinceros agradecimentos.
Essa primeira parte do vídeo deixa bem claro a dificuldade que é ter acesso é mais que isso, o problema de conhecer alguma coisa desse extraordinário pensador que foi Marx.
Estudar a obra de Marx, não é para qualquer um.
Significa dizer que, ler Marx é muito mais que repetir palavras e frases. É mergulhar de cabeça.
É fazer o que o professor é escritor José Paulo fez. E isso não é para os fracos.
Só os fortes e competentes conseguem chegar onde José Paulo chegou.
Não me canso de ver esses preciosos vídeos.
Cada vez que os vejo, recupero alguma coisa perdida nos tempos de faculdade.
Eu, que sou cristã e acredito em Deus, peço que cada vez mais ele nos presenteie com su fantástica oratória e seu vasto conhecimento.
Alcançar o pensamento de José Paulo Netto é alcançar as estrelas.
O Brasil tem sorte de ter um intelectual com a capacidade e a competência dele.
Pena que os estudantes de hoje não tenham o privilégio de ter aula com ele. É emocionante. Eu não perdi nenhuma e não me arrependo.
Qualquer livro, vídeo ou aula, é um conjunto precioso de ensino.
Ele merece o status que tem e espero que muitos consigam ter acesso a suas obras.
Mas uma coisa é certa: ter contato com suas obras requer empenho e seriedade nos estudos, mas vale.
muito o esforço. Fica pra toda a vida.
Belas palavras!!!
Aula que me fez recomeçar do zero em relação aos meus pensamentos...
🥺🥺😂😂Kkk
já assisti cinco vezes e ainda estou longe de abstrair tão brilhantes e profundas ideias.. Queria ter tido ao menos um professor desse durante minha formação acadêmica..
Definitivamente a melhor aula que já assisti. Professor José Paulo Netto é fantástico, magnânimo. Que didática, quanto conhecimento, que oratória! Obrigada, professora Ivanete por compartilhar conosco essa joia de vídeo.
Não sei como eu cheguei aqui. Mas to adorando assistir essa aula! Amo muito o tema.
Para aprofundar seu estudo nesse tema... sugiro este video
ruclips.net/video/DGMay1kwETA/видео.html
Sugiro ler mises, hayek.
Sério que você tem a coragem de postar um vídeo do Brasil Paralelo como sugestão de estudo profundo? Pior, como algo digno de ser levado à sério?
@@henriquecosta8896 sugiro tratamento psiquiátrico
@@henriquecosta8896 putz cara, se você ler mises e hayek depois de Marx vai perceber o quão medíocres são esses autores.
Ts éS um bálsamo na minha UTOPIA socialista, um unguento na minha indignação capitalista, um horizonte, na minha perspectiva, tardia, aos 72, de insistir em entender, CLARAMENTE, Marx! Grato meu caro PROFESSOR!
Esta aula é uma preciosidade. Faço um apelo para que quem possa dispor de gravar ela fora do RUclips afim de preservar este conteúdo.
Pensando em MUNDO MODERNO, jamais deixaremos de pensar em Kark Marx; em sempre fará parte dessa historia, com todas as observações muitas vezes distorcidas da vida de Marx; mas merece nossas homenagens que a mente de Marx era brilhante, e que graças ao Engels, se tornou pública, apesar de toda a perseguição prussiana; todos os escritos de Marx nos servem de estudos que nos mostram a reflexão de que o mundo moderno não seria como é, sem a participação de Marx. Parabéns ao ilustre mestre Jose Paulo Netto, por sua brilhante dedicação a educação e a cultura.
Tem alguém assistindo em 2023?
Eu estou assistindo novamente.
2024
Em 2024
2024
Alguém em 2024 🙌🏻
Segue a bibliografia da disciplina Metodologia de Pesquisa, ministrada pela professora Daniela Neves no PPGPS/UnB no 1/2016, citada pelo professor José Paulo Netto no vídeo e solicitada aqui:
CHASIN, José. Superação do Liberalismo. Maceió: UFAL, 1988. Anotações de aula, p. 03 - 47
LUKÁCS, György. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. Revista Temas de Ciências Humanas nº 4. São Paulo: Ciências Humanas, 1978.
ROUANET, Sérgio Paulo. Mal-estar na Modernidade. 1ª reimpressão São Paulo: Companhia das Letras, 1998. Cap. 1.
NETTO, José Paulo. Razão, ontologia e práxis. Revista Serviço Social & Sociedade nº 44, Ano XV, Abril, São Paulo: Cortez, 1994.
BUEY, Francisco Fernandes. Um novo Materialismo. Marx (sem ismos). Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2004.
MARX, Karl. O capital. Crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1983. Coleção Os economistas. Vol. 1, tomo 1 (prefácio à primeira edição e posfácio à segunda edição)
__________. Miséria da filosofia. São Paulo: Centauro, 2006. (Cap. 2 e “Carta a P. V. Annenkov)
LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social 1. São Paulo: Boitempo, 2012. Cap. 4.
NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. SP: Expressão popular, 2011.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1970. Caps. 2, 3, 4.
IANNI, Otávio. A crise de paradigmas na Sociologia. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, nº 13. Ano 5, jun. de 1990.
LUKÁCS, György. Determinações para a crítica particular do desenvolvimento da sociologia. In. NETTO, J. P. (org.) Sociologia. Col. Grandes Cientistas Sociais n.º 20. São Paulo: Ática, 1981.
SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução a uma ciência pós-moderna. RJ: Graal, 1989.
SANTOS, Josiane Soares. Neoconservadorismo pós-moderno e Serviço Social brasileiro. São Paulo: Cortez, 2007. Cap. 1.
SOUSA, Adrianyce Angélica Silva de. “Pós-modernidade”: fim da modernidade ou mistificação da realidade? In. Revista Temporalis nº 10 (Jul/Dez). Recife: ABEPSS, 2005.
COUTINHO, Carlos Nelson. Pluralismo: dimensões teóricas e políticas. In. Cadernos ABESS, n. 04. São Paulo: Cortez, 1991.
LESSA, Sérgio. Lukács, ontologia e método: em busca de um(a) pesquisador(a) interessado(a). In. Revista Praia Vermelha, n. 02. Rio de Janeiro: PPGSS/UFRJ, 1999.
MÈSZÀROS, István. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004. CAP. 6.
Olá! Não consigo visualizar a bibliografia mencionada. Você poderia postá-la novamente? Obrigado! :)
Obrigado!
Muito obrigada ! Aula fascinante e esclarecedora.
Obrigado por compartilhar essa grande aula conosco.
1857 - Qual texto se trata da bibliografia acima mencionada?
Só pra atualizar, já está quase em 1.200.000 (um milhão e duzentas mil) visualizações de uma VERDADEIRA AULA MAGNA acerca do MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO.
gente, que aula! a inspiração que ele transmite dando aula dá uma vontade de passar horas estudando e lendo!
eu fico surpreso e até indignado com a ótima retórica do José Netto, em nenhum momento se perde nessa extensa apresentação e ainda consegue emendar algumas lembranças de 30 anos atrás para fazer referência ao assunto kkkj
Quero destacar tbm a ótima resposta que ele deu a aluna sobre a andorinha, falando que o pássaro não está ali para turismo KKKKKKK
Professor José Paulo Netto é SENSACIONAL!!! rsrs
Esquerdistas tendem a ser sofistas.
@@guilhermewelter8986 muuuuuuuuu
@@carlsagandarwin160 mais um FAKE, como sempre o são.
@@guilhermewelter8986 , as regras do you tube permitem que a pessoa adote pseudônimo. Eu tenho esse que também adoto no meu facebook. Você é um adorador de Marx? Se a resposta for positiva. Responda-me a próxima pergunta. Qual a Teologia da Teoria Social de Marx?
Muito obrigada por disponibilizar essa aula do José Paulo Netto!! Conhecimento e didática sem igual!!
Gastei um bom tempo lendo os "comentários", se é que a grande maioria pode assim ser denominada. Me pergunto, o que está acontecendo com a humanidade moderna? Eu ainda não vi todo o vídeo, mas já aprendi uma porção de coisas que ignorava, apesar de meus quase 70 anos, pois meu trabalho foi em outra área e a ela me dediquei. Quando entrei no mundo das redes sociais, vi uma oportunidade de trocar informações, retomar contatos com pessoas há muito perdidas de vista, fazer novos contatos(amizades); ler opiniões, debater assuntos, mas em clima de cordialidade e respeito, afinal muitas vezes estamos diante de uma tela que nos mostra as palavras de alguém que jamais vimos e provavelmente nunca iremos ver pessoalmente. A simples ideia de derramar uma verborragia descabida contra alguém apenas por ter convicções diferentes da nossa, me parece ser um despropósito. Em que a tecnologia nos ajudou a melhorar os relacionamentos humanos no fim das contas? Assistir um vídeo (se é que o assistiu), tecer comentários desairosos, proferir até mesmo palavrões, repetir frases como "mantras" longamente decorados como se faz com preces previamente preparadas, é no mínimo um desperdício de tempo precioso. Ou será que as pessoas estão num ponto em que tem necessidade premente de externar sua bestialidade? Se esse for o caso, não seria momento de preparar uma arena, no estilo romano ou medieval e ali colocar toda essa gente para se agredir, seja com palavras, com socos, pontapés e pauladas, até esgotarem esse ódio represado? Parece-me que o resultado poderia ser mais eficiente, sem contar o fato de que pouparíamos aos demais leitores o desprazer de ler seus escritos grotescos e desqualificados.
Há por outro lado muitos comentários que valem a pena. Seus autores poderiam evitar ter que percorrer uma longa lista de impropérios que alguns lançam contra outros que lhes são totalmente desconhecidos. Se não gosta do assunto, o mais inteligente é passar adiante e ver o que lhe é de interesse.
Estou acabando de ver o vídeo e devo dizer, embora não seja um socialista nato, a aula do professor José Paulo Netto me ensinou muito. Com certeza meu espírito, antes tão pobre em termos sociais, ficou um pouco menos pobre.
Cliquei para comentar para dizer que há uma ambiguidade nesse processo. Não se reconhece, penso, que as pessoas estando sozinhas acham que não estão conectadas a outras. Pessoalmente, muitos são dóceis ou medrosos. E historicamente brasileiro não é formado para diálogo e produção coletiva. Aliás a ética de muitos de nós varia de acordo com a presença do outras pessoas: "Alguém está me vendo?" "Ninguém está vendo." Enfim, só o tempo para melhorar isso.
Também tenho feito isso, com 52.
É o único vício que não te destrói, o conhecimento.
Uma colocação riquíssima, sensata e ponderada. Parabéns.
Muito obrigada por ter compartilhado esse comentário aqui! É acolhedor saber que existem pessoas que pensam como você, fazendo a diferença nesse ambiente inóspito chamado RUclips ♥️
São tempos por demais exaltados. Pessoas como o sr. muitas vezes precisam nos lembrar o quanto é cara à humanidade a informação que conseguimos hoje com tão pouco esforço. Tempos de certezas são os mais perigosos.
Essa é uma aula de respeito, que permanece atual e merece todos os elogios do mundo! Estou assistindo pela segunda vez, e ainda não aprendi todos os elementos que ele menciona!
Queria ter um pai com essa inteligência do professor ❤ incrível sua lucidez ❤
Ele pode ser o nosso pai intelectual
@@levimirandamorais9921Eu não li Freud, mas depois de ler esse comentário me lembrei dele agora
Eu sou arquiteto e o fascínio por Marx me trouxe aqui. Também estou fascinado por este professor. Mesmo sendo um liberal moderado, sou fascinado por Marx e pela sua palavra. Discordar com respeito e estar aberto a mudar de opinião, é um exercício que nunca devemos abandonar. Aprendemos muito com o divergente e nos lapidamos. Obrigado por postar esta aula fantástica.
Cara, parabéns pelas palavras! Tão raro pessoas racionais hoje em dia que temos que aplaudir!!!
Abrir a cabeça demais pode deixar cair o cérebro, cuidado!!! Não caia no papinho dos "desconstruídx", eles negam pensamentos que são fundamentais, não é atoa que esse pessoal progressista, frequentemente tem problemas mentais
Procure também sobre Carl Menger, Ludwig Von mises, Friederich Hayek, alguns autores que refutaram as ideias de Marx. Contra-argumentos da luta de classes, teoria do valor-trabalho, mais-valia, as críticas sobre tudo o que fundamenta o comunismo.
@@LucianGustavo Nessa hipótese, ele teria que procurar sobre sociologia interpretativa e a revolução marginal, antes de partir direto pro Mises e pro Hayek (inclusive, eu diria que esses dois e os alunos deles só podem ser corretamente estudados com uma forte base no pensamento germânico do século XVII-XIX). De qualquer modo, é importante conhecer a obra do Marx, até porque os autores que você cita desenvolveram partes do sistema deles como críticas diretas ao socialismo (e, algumas vezes, particularmente no caso do Mises, contra o materialismo-histórico), de tal modo que é difícil compreender o que eles queriam expressar com seus argumentos sem esse conhecimento de Marx.
Também seria interessante você não ser muito apressado ao falar na refutação de qualquer coisa. Afinal, como a aula do Zé Paulo deixa bem evidente, o "comunismo do Marx" não é simples, e tem um fundamento filosófico original (uma espécie de materialismo combinado com alguns elementos da filosofia hegeliana). O seu equívoco mais imediato é precisamente essa denominação do pensamento do Marx de "comunismo". Você assistiu a aula? Não é nem necessário ser especialista na exegese dos textos marxianos pra saber que Marx na verdade é um teórico do capitalismo, não do socialismo. O objeto dele é a ordem do capital, e sua análise se refere à essa ordem, e você não encontrará nas obras seminais de Marx quaisquer descrições específicas sobre a estrutura e a dinâmica do socialismo. Em alguns panfletos ele faz umas poucas prospecções sobre esse tipo de sociedade, mas nada substantivo e suficiente pra constituir um modelo pra estruturação de uma economia socialista.
Curiosamente, o Mises também aponta essa circunstância no artigo dele sobre o cálculo econômico no socialismo (de que o Marx não forneceu uma teoria do socialismo que os adeptos da causa comunista poderiam se apoiar), o que me faz duvidar até mesmo das suas leituras de Mises.
Enfim, antes de presumir ignorância da outra parte, certifique-se de estar devidamente informado sobre o que você vai falar, pra não correr o risco de tomar uma lapada intelectual.
@@hikkibivonkruwait7855 Deveria ter pegado mais leve com o pobre ignorante.
Retiro o que disse, queimei a largada no comentário. Sou obrigado a reconhecer que esse sujeito estudou o assunto a fundo e não está falando a toa.
Estou fascinado pelo professor José Paulo e fico extremamente feliz por esse material ter sido compartilhado via youtube contribuindo para a disseminação do conhecimento.
CONTEÚDO valiosíssimo, recomendo assistir pelo menos uma vez! O professor José Paulo Netto possui didática excelente, seu canal (Ivanete), está realmente de parabéns!!! Obrigado!!!
Apaixonada por José Paulo Neto😍 é de um conhecimento que fascina nossas mentes...
Doutrina sua mente......
@@capbenitesbenites3788 Sinceramente, quem doutrina é a classe dominante amigo, doutrina tanto que vc fala que os outros são doutrinados.
@@capbenitesbenites3788 Doutrina mesmo, o velho papo esquerdista de sempre...
@@salviorodrigues3750 e vcs estão aqui ouvindo sobre marx kkk
Minha admiração por esse professor é infinita. Muito grata pela postagem.
Esse homem é tremendo. Um estudioso desse porte é um patrimônio nacional. Muito grata a quem gravou e reconhece a dimensão desse trabalho pra sociedade.
Essa é a 3 vez que assisto esse vídeo. De verdade muito obrigada Ivanete por postar essa obra prima com tanta qualidade, áudio perfeito. Esse vídeo é um absurdo de incrível
Parabéns, professor. Muito simpático e ao mesmo tempo sério no que diz. Gostei muito.
Que troço mais sensacional!!!!!!!!!!!! Realmente alguém que sabe com profundidade exatamente o que diz.
Iva Boschetti, muito obrigado por disponibilizar essas aulas. Te desejo tudo de bom nesses dias tão obscuros.
"dias tão obscuros" foi/é que sentiram os que estão debaixo dessa ideologia nefasta marxista.
@@marcosgerino7932 cansa de falar baboseira não? Começa ao falar em ideologia marxista. Isso não existe. Marx não cria ideias sobre seu pensamento, ele analisa algo que não está nele mas sim fora dele, a sociedade burguesia. Mas como tu é um ignorante, bosteja merda na internet.
@@marcosgerino7932 kkkk dias obscuros foram esses 4 anos debaixo do mandato do palhaço broxa
A desenvoltura do Prof. José Paulo é tão absurda que eu assisti igual filme. Que oratória fantástica
Pena que defende ideias que provocaram milhões de mortes em suas experiências aplicadas como na União Soviética e na China de Mao-Tsé-tung. O pior é que a ideia está fundamentalmente errada desde o início, embasada na luta de classes (que os defensores de Marx adotam como verdade), na teoria do valor-trabalho proposta por David Ricardo e adotada por Marx (também refutada por Carl Menger), mais-valia, alienação também refutados, etc... mas que nas Universidades, especialmente nos cursos de ciencias sociais, é adotada como verdade pelo inegável valor filosófico, sociólogo e histórico de Marx, porém equivocado no aspecto econômico.
Uma verdadeira sinfonia de conhecimento e retórica em um único movimento. Obrigado professor!
Este professor é uma rara preciosidade, que vídeo fantástico, parabéns....um sábio.
Que documentário fantástico! Aliás, nada é surpreendente quando falamos da Brasil Paralelo! Grandes cérebros esses doutores! Parabéns! Vou compartilhar muito!
Muito boa a explanação! Marx foi um autor genial. Na economia ele bebeu da fonte do Smith e dos ingleses, na Filosofia bebeu da fonte do Hegel e dos alemães e no Socialismo bebeu na fonte de Saint Simon e os franceses. Capacidade de síntese extraordinária...
Profa Ivanete . Adoro o seu Canal. Com ótimos conteúdos . Muito obrigado.
Aula maravilhosa!! Inspiradora e estimulante a fazer com que eu tenha cada vez mais vontade de aprender o pensamento desses inegáveis grande pensadores do mundo.Obrigado pela postagem.
Não me canso de assistir. Acho q é a 6 vez, e sempre fico querendo mais. Como o país está carente de seres pensantes.
Eu também. Eu acho José Paulo Netto um dos intelectuais mais importantes da história do Brasil e um dos maiores intelectuais vivos do mundo.
I guess im asking randomly but does anyone know of a tool to get back into an Instagram account??
I somehow lost my login password. I appreciate any assistance you can offer me
vc assistiu 6 vezes porque vc não entendeu nada e tem vergonha falar!!! nem o professor ente o que fala!!
@@claudineiofdae Assisti seis vezes, na esperança de que nunca pudesse ver, neste vídeo, alguém como vc. Feijão perdido. Veio aprender? Assistirei a 7 vez. É um alento. Nem TD está perdido. Embora os idiotas sempre ganharão por se proliferarem. São muitos.
Estamos carentes de entendimento do mundo real porquê cansamos do mundo ilusório que vivemos.
Realmente é muito bom aprender com quem tem uma visão panorâmica das coisas, este professor é mesmo genial.
Falar mal de Marx todo mundo tá disposto, estudar sobre nem tanto
Tenho um vizinho assim. Diz que leu Marx, e que promete o paraíso, mas que na realidade não é nada assim! Pois bem, ele deve ter visto um RUclipsr comentando um jornalista que leu um livro sobre Marx.
Não sou marxista, e digo mais, este hábito de comentar autores por via indireta, de terceiros, está tão enraizado tanto nos que atacam e nos que apoiam Marx.
Já li e confirmei que ele é uma farsa...
Quem estudou sabe a Descraça que é Marx
O grande psicopata levado à sério apenas por psicopatas iguais a ele. Ele foi um CANALHA DESICUPADO.
SE EU ESTIVESSE ESTUDANDO COM ESSE PRODESSOR DE MERDA, TERIA A CHANCE DE DESNARCARÁ-LO AO VIVO E A CORES.
@@1976HNRK
Aposto que você não leu.
Exato mano
Ele é um professor excelente! Fiquei maravilhada com essa aula
Conheci este vídeo em 2023 e posso dizer que é muito bom ❤🎉
Se um dia eu, em minha docência, puder ser um décimo do dínamo didático que é o Zé Paulo, serei uma professora feliz.
Que aula!
Que pessoa incrível!
Olha, que aula categórica, e esse professor!!!!!
E se vc ganhar 4 dolares por mês para ser professora na Venezuela aí vc vai ser mais feliz ainda.
@@oxnegative já ganhamos aqui
@@Prof.Biocássio então venha morar aqui no paraíso socialista da Argentina conosotros
Essa aula é um tesouro. Obrigado a quem o gravou e o compartilhou!
me deparei a 1º com esse curso num congresso do pt...comprei numa banquinha 3 dvd's com capa tirada em xerox...clássico total
Nossa GENTE...que aula FANTÁSTICA!!!👏👏👏
Que aula sensacional, como é importante que um professor além de conhecimento possa ter também, senso de humor e paixão ao que estuda e ensina. Infelizmente muitos de nós estamos acostumados a receber informação goela abaixo, como ele mesmo trouxe de exemplo um caso que aconteceu com ele. Valeu professor!
Se ele fizesse mais vídeos, viraria um super RUclipsr!! ❤❤❤❤ Atenção total no vídeo inteirinho!!
Sou psicólogo, não sei como cheguei a este vídeo. Mas, me prendi a esta oratória maravilhosa deste professor. Incrível !
Calmon, o JPN é, se não o melhor, um dos melhores analistas/interpretes/comentadores/marxianos do Brasil.
E ele não utiliza termos muito difíceis de entender, a retórica dele é fácil de entender.
lixo comunista este vídeo
Eu sou arquiteto, e a curiosidade por Marx me trouxe aqui. Estou fascinado por este professor. Mesmo sendo um liberal moderado, sou fascinado por Marx e pela sua palavra. Discordar com respeito e estar aberto a mudar de opinião, é um exercício que nunca devemos abandonar. Aprendemos muito com o divergente e nos lapidamos. Obrigado por postar esta aula fantástica.
Eu sou arquiteto e a curiosidade por Marx me trouxe aqui. Estou fascinado por este professor. Mesmo sendo um liberal moderado, sou fascinado por Marx e pela sua palavra. Discordar com respeito e estar aberto a mudar de opinião, é um exercício que nunca devemos abandonar. Aprendemos muito com o divergente e nos lapidamos. Obrigado por postar esta aula fantástica.
Queria ter ao menos 1% da sabedoria desse professor, que palestra magnífica.
obrigado professor por compartilhar um pouco do seu conhecimento conosco.
Assistindo em março de 2022. "Maravilhosamente clara "aula".
Em maio de 2022
Kkkkkkkkkkkkkkk. A loucura desse povo não tem limites...
Em Junho de 2022
Ele desenha o que diz. Monstruosamente, intelectual!! Que aula!! Não importa sobre o que trata, mas o domínio e a didática como trata.
Eu assisto essa aula, e cada constatação que ele faz eu tenho vontade de dar like dnv... MDS... ;-; kKkkkkkkkkkkk
Amei. Entrei na USP em ciências sociais em 1974. Foi decepcionante porque os professores foram proibidos de falar ou explicar Karl Max. O capital era leitura proibida. Acabei mudando de curso. Hoje sinto-me realizada por ter o privilégio de assistir a esta aula maravilhosa. Muito obrigada a todos que tornaram isso possível, principalmente ao prof. José Paulo.
E HJ SÓ FALA DE MAX E NUNCA FALARAM DE ADAM SMITH
Mta heresia desse professor!!!
@@rpmarcosped Adam Smith é igualmente errado pois o mesmo também considera o preço de um produto algo imutável.
Não deveria proibir livro algum as pessoas devem conhecer tudo e escolher o melhor.
@@clone796 kkkkk. Claro que não.
Muito magnífico como o professor explica o marxismo não baseado em marxistas mas sim como karl Marx. Muitos tche baguais brasileiros que nunca estudaram isso e falam sobre isso deveriam ver José Paulo Netto explicando o que é realmente Marx.
Erro! Ele explica o pensamento marxiniano e não marxista. Marx não era marxista, marxista era Lennin, Rosa Luxemburgo, Lukács etc...
Cheguei a essas aula maravilhosas a partir do lançamento da nova biografia de Marx pelo Professor Jose Netto. Maravilhosa! Quanto conhecimento. Gratidão
É tanta coisa em 3 horas, que preciso de uns meses para digerir esse video.
Venho de tempos em tempos reassistir essa preciosíssima aula.
Vou gravar em DVDs de oito...
Potência de Marx e Engels e do estudioso e professor José Paulo Neto. Admiro muito o professor JPN.
O que é a luta de classes? Não entendi ainda.
@@miguelchagas.-. uma narrativa criada com fins escusos
@@pereiratfdKKKKK pqp, se tu não entende o conceito para de tentar ensinar ele.
@@Marxemevidencia Não existe luta de classes.
@@pereiratfd Burro.
Estava estudando raciocínio lógico e caí nesse vídeo, resolvi assisti-lo só lembrei da matemática quando o nobre Prof citou sua trajetória com as exatas. Mas já era tarde, deixei de lado o estudo e prestigiei a aula toda, ganhei mais (quase) 3h de conhecimento lapidado.
Sério?? Que legal! Você faz qual curso?
que aula!
José Paulo Netto nos agracia com muita articulação entre a teoria e o seu pensar. Talvez nem todos entendam de imediato as ideias desenvolvidas aqui, mas mesmo assim, ainda se faz uma aula bastante necessária, pois desenvolve o próprio pensamento do que significa e o que significou o marxismo ao longo da história, e sua necessidade, nunca distanciada da teoria, bem como nunca relegada apenas à academia.
material top, ja li o livro dele, ótimo professor eu tinha ansiedade pra assistir o video(dividi ele é grande) mas todo momento via uma parte de trinta min, parabéns obrigado por essa celebre reflexão!! #geografia
Não há sujeito mais didático e que ao mesmo tempo soma com conhecimento absurdo!
Obrigado por compartilhar essa aula, o Brasil precisa de mais informações verdadeiras sobre nossos pensadores sócias
Que aula!
Muito obrigado pela publicação e, obviamente, pela aula - enriquecedora! E muito.
Acho que todos devem estudar ambas as Partes. Tanto direita quanto esquerda. Tem gente inculto em todas as Partes, o professor aborda muito bem os temas. Parabéns!
E esse cara é um verdadeiro camarada, ensina esquerda como ninguém, talvez um dos unicos intelectuais sobre o assunto.
@@bidico78 exatamente . Temos que averiguar estes assuntos com cautela. O complicado é você transparecer o que sabe, e a pessoa te associar com esquerdista ou de direita. Acho interessante o estudo. Existe um grande defite de atenção em certos assuntos. Hoje em dia procuro estudar só para mim. Pessoas rotulam agente,principalmente no meio acadêmico. Para você conseguir certos objetivos tem que concordar com análises dos outros. Difícil hoje em dia formar opinião. Pessoas estão virando zumbis.
Assista a segunda parte da aula para você constatar como a direita acabou tomando conta do estudo da Economia, que precisa voltar a ser contestado pela esquerda raiz. Os embates políticos são superficiais perante o modo econômico capitalista, inconteste por neoliberais, liberais, direitistas extremos, etc. Isso vai ter de mudar.
@ irei ver sim Fernando um abraço.
@@ragon747 verdade amigo!
Adorei a aula introdutória sobre o método de Marx que o professor José Paulo Netto deu! Ele tem uma maneira incrível de tornar tudo mais fácil de entender, especialmente para quem está começando a mergulhar na teoria marxista. Muito obrigado por compartilhar esse conteúdo de qualidade 🙌🙌🙌
Acho que essa aula virou um clássico da internet!!!
Que sorte temos!!!
oi
@@claudineiofdae E você entendeu???? Os "gênios" de internet fazem criticas superficiais e nem se dão ao trabalho de pensar por 2 minutos.
"Sapiência" em pessoa tu não é?
Tu acrescentastes tanto com o seu comentário "perspicaz".
CLÁSSICO. Netto me inspira demais
@@karlosdaniel6537 São os discípulos do ''gênio'' Olavo de Carvalho. Usam de uma retórica sem conteúdo de verdade alguma. São os fundadores da ''pátria''.
Excelente professor!!! O senhor é claro, humilde e sábio nas explicações.
Excelente aula do professor José Paulo Netto!!! Já tenho esse curso que foi dado no Nordeste e agora estou vendo esse da UNB! Professor Paulo é um dos nossos tesouros intelectuais!!!
Gente, o professor José Paulo Neto nos dá energia para viver.
Ele é elegante, né? queria muito.
Viver em Cuba?
Quando disser que marxismo é religião e alguém discordar, vou mostrar esse comentário
Ele é incrível. Sugiro ler sua biografia de Karl Marx lançada recentemente pela Boitempo
@@brabonito Que que tem a ver?
Obrigado pela oportunidade de assistir esse aula do Professor José Paulo. E tenho pena de quem veio aqui só pra xingar e correr. É uma aula sobre o pensamento sociólogico e sobre pesquisa no campo das ciências humanas, posicionando o pensamento de Marx dentro da gênese desse campo e das suas diferenças para Durkheim e Weber, sempre com muito rigor.
Oportunamente cheguei aqui. Muito obrigada pela riqueza da aula.
Essa aula complexa e ao mesmo tempo clara, me leva a pensar que todos os conflitos políticos e sociais partem de concepções e interpretações erradas das teorias
Desculpa, mas vc não entendeu nada do que o professor falou. Categoria em Marx é capitar o movimento do real. É levar a consciência algo que existe no mundo concreto. Os conflitos do capital, as contradições existem independente da compreensão das teorias...
Exatamente! Embora eu tenha visto no professor um promotor desses conflitos.
ou a ausência de conflitos partem de concepções erradas
as distopias de repente podem substituir a visão de terríveis conflitos que arrasam a humanidade pela visão de uma ausência total de conflitos, que transformaria o outrora chamando de ser humano em um porco, psicologicamente
@@josealeixo3521 E a mais terrível ausência de visão é a dos conflitos interiores.
Professora Boschetti, gostaria de parabeniza-la pela excepcional exposição no 9° seminário de SS e, também agradecê-la pela atenção tanto com alunos, quanto para formados como eu na sessão de autógrafos. A senhora é brilhante!!!
Aula maravilhosa!!!! Um grande maestro da didática!!!!👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
No início achei impossível assistir mais de 1h e 30 min em um vídeo no RUclips sem ser música, filme ou até animes que gosto muito, mesmo sendo um admirador seu... Gente, assistir mais de 2h e 30 min de vídeo, amei, fantástico CAMARADA JOSE!!!
veja o vídeo 2 também
essa aula ter mais de meio milhao de visualizacões me deixa muito esperançoso. grande zé paulo netto!
Isso nao quer dizer nada. Sou liberal mas estou assistindo.
@@guilhermewelter8986 um liberal estar assistindo a esse video me deixa especialmente esperançoso :)
Um gigante. A cada 6 ou 8 meses vejo os vídeos e leio seus textos.
Já viu de novo?
Obrigada pela postagem, aula enriquecedora!
2020 pandemia e eu pela segunda vez assistindo esse vídeo maravilhoso
É exatamente o meu caso, Rafiq Coa.
Ótimo vídeo.
É importante a gente entender para abominar completamente algo que deu muito certo onde não foi implantado.
👏🏼👏🏼👏🏼
Fui Aluno da graduação deste Grande Mestre, em 2007! INESQUECÍVEL Professor!!! Muitíssimo obrigado pelo compartilhamento da Aula, Prof.Boschetti!
Professor, li seu livro e gostei muito da metodologia utilizada. Tudo que se sabe de Marx são opiniões muitas vezes distorcidas de suas idéias. Aproveitei pra assistir essa boa aula que muito ajuda na minha construção do movimento operário da época.
O resultado das distorções assassinou mais de 100 milhões de pessoas....kkk
@@jorgefurtado9037 de onde tu tirou esses números? (pergunta séria, eu realmente gostaria de ter uma fonte..)
@@larissaaguiar6067 Peça uma criança de 5 anos pra te ensinar a usar o Google ou a Biblioteca, você vai descobrir.
@@kamikaze7822 vc deve ter se sentindo muito inteligente digitando isso ne kkkkkkkk
@@larissaaguiar6067 E você deve ter a certeza que não tem a capacidade de uma criança de 5 anos.
ouvir gente inteligente é MARAVILHOSO!
O Prof. Olavo de Carvalho menciona que "José Paulo Netto é um raro sobrevivente de outras épocas. A intelectualidade esquerdista morreu (...) José Paulo Netto, da UFRJ, tem o mérito de haver estudado Marx à exaustão."
Grato, mestres Olavo e Zé Paulo. Uns dos poucos que, ultimamente, sentaram boa parte das suas vidas numa cadeira e estudaram a realidade sem ficar presos em seus consensos de grupo. Parabéns !!
Se o professor deu o seu aval, assistirei a aula dele...
"Sou um professor de parênteses". Deu pra perceber kkkkkkkk! Excelente professor!
Obrigado Ivanete, por esse video da aula do Professor José Paulo!
Como é que pode existir um professor com tanta capacidade intelectual, com tanto conhecimento , com tanta inteligência, com tanta informação e ser perseguido por isto ?
EX-CE-LEN-TE!!! Obrigada pela oportunidade de ter esse conhecimento que muito me enriqueceu. "O conhecimento carrega o poder do Poder". Por Susanna N.
"Nietzsche" Óbvio q vai achar excelente. Qdo a mente só captura pensadores progressistas isso se torna genial; mas não para as mentes pluralistas que estudam e analisam o antagônico, hj tarefa amplamente escassa nos centros acadêmicos.
@@tonivonmises1842 Desonesto você, não importa qual é ideologia, o que está sendo avaliado é o repertório sociocultural. Mas no geral, as pessoas tem que achar Constantino, Olavo e dms bons, sendo que eles não o são ? Você é um atrasado que ver comunismo em tudo, tenho certeza.
@@cassiomatos476 Em que mundo vc vive? Obras produzidas por desertores não valem como método científico por serem escassas? Atrasado é o seu conhecimento limitado na bolha, garoto. Certeza q estou sendo desonesto? Achas q o pensamento conservador é amplamente debatido e discutido nos centros acadêmicos? Tá faltando pouco para ser criminalizado no ocidente sob a manta de "democracia" pelas instituições corruptas, como assim?
Progressismo é ideologia de subversão já trabalhada nos séculos anteriores para desestabilizar e controlar nações. Como sua mente é limitada pelo professor "dasumanas" e pela Fóia e Grobo, jamais vai conseguir enxergar o estado profundo. Até um bobo q se aproxima do conservadorismo consegue ter essa leitura. Olavo, Constantino, não são parâmetros, apenas são sujeitos q de alguma forma contribui para o entendimento geopolítico 'cultural'.
Você não é conservador, você é só a imagem do bolsonarismo. Seu discurso nem é digno de reflexão, tendo vista que é a mesma leitura, a mesma análise rasa de bolsominion analfabeto político. O sujeito que te falou ou te ensinou conservadorismo pregou uma peça de mal gosto em você.
@@cassiomatos476 Leio e estudo sobre ciências humanas e sociais há mais de 10 anos, ignóbil, não tem a mínima ideia no q fala. Infelizmente a demonização contra os conservadores faz com que boa parte dos alienados idiotas fiquem na sua visão limitada imposta pelo mainstream.
Sou conservador bem antes do Bolsonarismo e do Olavismo(só fui para pra ver vídeos desse senhor em 2016). Inspirações não faltam no pensamento conservador e, óbvio, vc não deve conhecer NENHUM. Critica naquilo q não entende. Pq vive numa bolha ideológica.
Poderia citar Burke, Scruton, Berdiaev, Sutton, Mário Ferreira... Quem dera se o mundo acadêmico debatesse Eric Voegelin... Não o fazem(ou minimizam) pq seguem uma linha orientada pela Unesco. Ou seja, usam e abusam do pensamento progressista, marxista e ou humanista.
Ciências humanas é passível SIM de manipulação.
Obrigada, muito, muito obrigada por essa emocionante aula !!! Estou me matriculando nesse curso !!!
A ORATÓRIA DESTE HOMEM IMPRESSIONA...