E dedicação e muita, 16min de video pronto. Algumas horas só na produção deste video. Somado ao tempo de estudo sobre o assunto... Em suma, o Murta curte muito isso transformando hobby e diversão em monetização, resultando neste empreendedor.
só um adendo sobre a temperatura do ar, a diferença entre a temperatura do ar na admição, contra a temperatura da combustão, faz com que se gere mais energia na queima no ponto de vista da termodinâmica, já que a temperatura na combustão depende apenas do combustível .
Matheus Cavalcante O mais fácil para gerar potência é o Turbo compressor, mas pode variar de projetos e dimensões, e para onde quer usar. Para ter idéia a famosa Lotus Elise usa o mesmo motor do Corolla (Brad Pitt) com o supercharger em parafuso, o maior na mesa, devido a menor quantidade de peças e geração de calor fora o comportamento igual ao do carro N/A "normal aspirado".
Comecei a me interessar pelo SuperCharger graças a essa sua explicação, Murta. Hj meu golzinho 1000 cht já não passa taaaanta vergonha na estrada, hehe. Abraço!
Eu não entendo esse pessoal que fica reclamando de uma simples pronúncia, não me diga se fossem erros grotescos, um americano, europeu, asiático não vão conseguir pronunciar o português da mesma forma que nós, por que somos obrigados a dizer tudo perfeitamente?
Não sei... Uma galera vem corrigir dizendo que ée "Venkel" ao invés de "Uénkel" (nome Wankel), e que se fala "Iton" ao invés de "éáton" (Eaton). Mas só porque é o nome da peça que sabe ou quer ter o prazer de fazer uma "correção". Mas para por aí. Certamente não saem falando por aí "Fúlks-vágn" (Volkswagen), "Bí-êm-Ví" (BMW), "cí-tohr-én" (Citroen) e por aí vai. Em resumo: gente mala. Valeu por participar, chefe =) Abs!
Vc foi até ameno na sua bronca... Eu estou mais interessados no seus dados técnicos do que da forma que vc pronuncia. Parabéns pelo vídeo. Aprendendo muito!
Quem é que gosta de ter seu nome pronunciado de forma incorreta? Vivemos em um mundo globalizado e infelizmente a língua oficial deste mundo é o inglês quer você goste ou não, e o cidadão não consegue pronunciar quanto mais compreender traduzir uma palavra em inglês. O que falta no brasil é a cultura de aprender corretamente. Eu acho que se todo mundo fala errado ou pronuncia errado como é que se vai criar a cultura do aprendizado. Vamos continuar como pais tupiniquim analfabeto dentro de um contexto globalizado. Que tem que se valorizar é o aprendizado correto e não a ignorância e antes que algum que estudou menos que eu ainda reclame ( ignorância é falta de conhecimento). Vamos aprender e deixarmos de sermos ignorantes .
Eu assistia e ouvia falar no Discovery turbo os caras montando tudo isso más não entendia o Real funcionamento,; O MESTRE COM 1 DIDÁTICO IMPRESSIONANTE, em menos de 17minutos ele fez eu entender os três conseitos ,o cara com todo respeito, tem vocabulário pra conversar com doutor e o más difícil é explicar pra leigo coisas complequixas e a Pessoa entender com tanta facilidade, (MUITO OBRIGADO MESTRE )
O RUclips tava precisando de um vídeo em português falando sobre o supercharger com tanta informação Realmente não acha quase nada Agora eu sei por onde começar para escolher o meu projeto Murta parabéns Seu canal e top Primeira vez q realmente intendi o supercharger
Explicação perfeita, ficou super claro entender as diferenças dos três sistemas, sempre ouvia falar dos motores com supercharger, porém não entendia como era o seu funcionamento. Parabéns pelo excelente trabalho!
+ALTARPM tenho um fiesta 1. 0 ano 2009, será que dá pra colocar supercharg nele? será que pode danificar o Motor ou gerar algum problema? e qual é o preço para colocar supercharg e o valor da mão de obra?
Muito boa explicação. Sou fã dos SuperCharge. Adoro o zumbido quando acelera. Remete aos filmes do Mad Max e as corridas de arrancada. Não conhecia o Pro-Charge, mas já imaginei uma carcaça de "turbo" sendo impulsionada por polia e correia, ao invés dos gases do escapamento. Teria que fazer um comparativo técnico das três com gráficos e cálculos bem detalhados para saber bem a diferença entre eles e suas vantagens e desvantagens. Faz aí!!! Valeu e tudo de bom.
Aquele projeto 1.0 raiz podia sair com supercharger, pra dar uma diferenciada nos projetos, e trazer conteúdo ainda mais novo. Quem sabe, em um futuro próximo, não possa sair um veículo off-road ao estilo MadMax, um estilo meio sedã offroad? Seria uma aventura para você e o AltaRPM.
Que AULA, cara ! Eu sou daqueles que, para qualquer carro de rua, o jeito certo de sobrealimentá-los, é usando o Compressor Mecânico . Sem contar que, os Compressores Mecânicos geram muito menos manutenção do que os Turbos, e, mesmo roubando um pouco de potência do motor, o torque é imediato conforme a aceleração. O Turbo sofre muito com problemas de mancal ali por causa dos gases que passam pela turbina, o que também é um dos motivos que leva motores Turbo Diesel a dispararem. Apesar disso, acho o Turbo melhor para as linhas pesadas por não roubar potência do motor onde o motor já precisa de força para puxar peso. Também acho o Turbo a aplicação mais correta em competições, como F1, F-Indy, WEC, DTM, Stock Car e Etc. Para as competições, é melhor porque o giro dos motores está alto em 90% durante as provas. No caso da Fórmula 1, hoje, praticamente não existe mais o famoso ''Turbo Lag'', agora tem um motor elétrico que fica girando a turbina nas reduzidas. Enfim, gostei muito do vídeo.
Obrigado por sempre postar conteúdos decentes, vídeos de ótimas qualidades belo trabalho, obrigado continue sempre melhorando que você vai longe, Vader tá ficando insano!!!!
Não levei mta fé no início do vídeo, pq confio melhor conhecimento em pessoas mais vívidas...mas surpreendido positivamente. Obrigado... acrescentou muto .
Muito bom o vídeo. Uma sugestão de vídeo futuro poderia ser a junção de super-alimentadores ( blower + turbo-compressor ). Há poucos vídeos sobre, acho que seria legal. Abraço
Parabéns pela verdadeira aula sobre supercharge e turbo. Realmente não sabia nada sobre o funcionamento desses componentes, mas sua didática deixa as coisas muito mais claras.
Bom vídeo. Acho que a única correção seria que esse assobio/sibila do Supercharger na verdade tem a ver com o ar pulsante na Câmara de pressurização e tanto o roots como o parafuso tem sons muito próprios. Vantagem do Procharger (centrífugo) ser pouco barulhento, menos até que um turbo por usar pressões mais baixas.
Excelente a explicação! Entendi o porquê o meu fiesta supercharger não subia a rampa íngreme do meu condomínio. Tinha um quebra molas, então tem que entrar em baixa, e o fato do sistema roubar potência do motor fazia o carro subir com mais dificuldade do que um 1.0 que eu tinha antes.
É o modelo de parafuso, porém ao invés do cara pegar o ar normalmente, ele bota um BDS que pega o ar por cima do capô com aqueles 3 corpos de borboleta amostra!
Suas explicações são perfeitas. Tenho carro a anos mas nunca curti mto sobre mecânica. Sua didática tem me despertado esse lado de conhecer mais sobre .
Poxa, que legal. Sempre quis conhecer também o supercharger, até pela "rivalidade" de receitas, turbo x supercharger, kkkk. Acho que o supercharger se queimou um pouco aqui no BR por conta daquele fiesta que parecia mais supertriste... Talvez se a ford tivesse caprichado mais, veríamos outros projetos com essa fórmula também. Imagina um universo paralelo em que a galera usa um apzão superchager, com aqueles blowers para fora do capô e polias de 3,5 polegadas (não manjo absolutamente nada de tamsnho de polias, só coloquei 3,5 para parafrasear com os 3,5kg de pressão...).
Vagner Alves curioso foi que a VW "deu a volta por cima" depois da experiência do Gol Turbo e voltou trazendo a linha "TSI" em uma ideologia já bem distinta. Com o Supercharger, a Ford foi muito "fominha" (talvez até pelo fracasso da Autolatina) e desejou milagres a um motor pequeno, somando aí uma jornada insuficiente de testes. Sobre a nova investida da "Oval", que é o sistema "Ecoboost", estou buscando conhecê-lo a fundo.
O fiesta supercharger pecou no proprio zetec que não tinha engenharia pra isso, experimenta colocar o mesmo m24 do fiesta em um ap e você vai ver os diesel sem torque(modo de falar)
Botar blower em motor pequeno n tem função cara KAJSKAJSKSJ, aquilo ali é so pra motor grande como um v8 5.1l q precisa de muito fluxo de ar e isso faz q quando o carro tiver correndo ele absorva mais
pow cara, curto muito seus videos, gosto muito de preparação, mas nao conheço ninguem que tire minhas duvidas, seus videos sao mt foda lek, obg pelos aprendizados.
Só acrescentando uma informação neste excelente vídeo: O Turbo compressor também causa um pequena perda de potência ao usar os gases do escapamento, pois eles são comprimidos e assim a exaustão é dificultada pela turbina... como um abafador que também rouba potência.... talvez a perca seja menor que o peso da polia do supercharger mas ela existe com certeza.
É possível usar os dois sim - VW e Audi chamam de "twincharger", por sinal. Mas é bem mais complexo de desenvolver. Custo/benefício, aqui no Brasil, tende a ser sempre mais favorável ao turbocompressor. Abs!!
Talvez vc já tenha visto em vídeos americanos, Corvettes, Camaros e Mustangs versões com Supercharger original Full mexido com turbo e uns 1000 CV kkkkkkkkkkkkk
Te falar qual é o RPM máximo de um Supercharger é a mesma coisa que eu te falar qual é a rotação máxima de um motor a gasolina: impossível hehheeh. Tem carro que corta a, por exemplo, 5.000 rpm e tem carro que corta a 8.400 rpm... Depende do modelo, tipo, aplicação.... =) Abs
Como o Murta falou, é difícil falar até porque eles variam muito de tamanho. Há modelos com 1,3 litros até mais de 8 litros por giro, os modelos maiores tendem a girar menos. Os mais apressados (de rua) 20K RPM. Aplicações de competição, até uns 30K.
Amigo, que vídeo legal, parabéns pelo seu trabalho. Faz tempo que estou procurando no RUclips algum filho de Deus que saiba explicar de forma clara a relação torque e potencia. Isso é um assunto que por incrível que pareça ninguém consegue repassar para mente de outra pessoa, principalmente um cabaço que nem eu, mas essa sua explicação sobre Supercharger foi simplesmente fantástica, foi a primeira vez que eu realmente entendi sobre o assunto. Acredito que a maioria das pessoas tipo 90%, procuram um canal como o seu para poderem aprender e a maioria explica para quem já entende do assunto. Mas enfim, valeu muito a dica. Parabéns.
Murta tá de parabéns, temos vários canais no RUclips falando de carro... Mas pra falar da repimboca da parafuseta, só o Murta! Curto demais essas explicações detalhadas.
Sem palavras! Tô a madrugada inteira vendo seus vídeos, mano. Finalmente um canal que realmente passa um conhecimento de qualidade pra quem tem interesse no assunto. Senssacionaaaaaaaal, velho!!!!! Tá de parabéns meu brother, inclusive, vi seu vídeo de dicas para iniciantes e compartilhei com a minha namorada, estou na missão de torná-la uma ótima motorista. Rsrs. Ainda não vi seus vídeos mais recentes, vou dar uma olhada já, já! Mas é isso aí, parabéns pelo canal, pelo trabalho e dedicação! Mais um inscrito e admirador, abraço!
Parabéns man vídeo show de bola.. muito bem esclarecido.. Sou mecânico especialisado em fiesta e EcoSport supercharger.. particularmente eu sou apaixonado por supercharger.. e gostei muito do seu vídeo
Bacana seu vídeo Márcio. Bem explicado. Parabéns. Quero fazer um comentário do ponto de vista físico. A justificativa de que o turbo pesa menos porque usa os gases de exaustão que seriam simplesmente descarregados e pesa menos é um erro de conceito, que percebi que ser muito comum pelos vídeos que andei assistindo. Os gases de exaustão são lançados na atmosfera mas precisam vencer a resitência do catalisador e do silenciador. Sabemos que quanto mais silencioso é esse sistema mais potência é retirada do motor, porque ele tem que empurrar os gases de exaustão por um caminho mais difcil. Se colocamos nesse caminho algum outro obstáculo iremos aumentar essa dificuldade, teremos mais perda de potência. O turob é um obstáculo, é um sistema que recebe o trabalho do motor através de seus gases de exaustão e portanto retira potência do motor. Não tem almoço de graça. O caso é que isso não fica tão evidente quanto colocar um sistema direto na correia do virabrequim mas a consequência é a mesma. No final das contas é o motor quem tem que empurrar tudo. No supercharger é na saída do eixo e no turbo e na saída do gases, mas a potência transferida para ambos os sistemas é a mesma para a mesma potência de bombeamento. O que se passa no turbo é que como a carga (peso) do turbo para o motor vai ser mais perceptível em médias e altas rotações podemos acreditar que é muito menor. Já no supercharger a carga está com acoplamento direto e se faz sentir já em baixas rotações, mas reduz o lag.
Murta, essa foi a melhor vídeo aula de mecânica que eu já vi. Muito bem explicado, parabéns pelo conteúdo excelente que eu recomendo a todos os gearheads que eu conheço.
O que realmente interessa e explicação eu não sou americano mesmo então entendo e português eu quero é saber da explicação da mecânica que por sinal e muito bom valeu o vídeo e tapado mesmo de bom
O vídeo ficou muito bom!! Deu para compreender Tudo, mesmo eu não sendo um profissional do ramo. Estou no desejo de fazer um projeto de motor turbo para o meu tigra com vocês. Já que a cada vídeo vocês passam muita confiança e credibilidade. Já sou inscrito a algum tempo e até hoje estou muito satisfeito com esse canal.
Você explica muita coisa de forma facil de entender parabéns man, ganhou um fã, sou apaixonado por carro e moto, e aquela modificação não pode faltar só oq falta é o dinheiro kkkkkk
Finalmente um vídeo Perfeito sobre esses temas.... tenho um G3 turbo de fábrica e queria potência em baixa rotação nele, e nem o mecânico sabia me explicar como seria a diferença entre ambas, só falava que SuperCharger era pra Baixa rotação e que ficava bom, mas ele não sabia explicar se compensa por um SuperCharger num gol g3 1.01 16v turbo.... MURTA, SABERIA ME DIZER QUE COMPENSA POR O SuperCharger NO MEU CARRO PRA TER UMA SAÍDA MAIS FORTE? Lembrando que meu carro é apenas pra ter um carro "fortinho" pro dia a dia, nada de competição....Parabéns pelo vídeo e pelo Canal!!!
ALTARPM, parabéns pelo vídeo!!! Muito informativo, com termos de fácil entendimento e usando de conceitos bastante didáticos. Apenas uma ressalva...o turbocompressor também rouba uma certa "potência" do motor para funcionar. No momento em que a turbina é conectada ao coletor de escape, existe uma restrição do fluxo natural dos gases (caso contrário a turbina não giraria). Portanto, podemos concluir que até o momento em que o compressor "acende" ou "acorda", temos um conjunto rotativo roubando energia do fluxo de gases, que deveria ter um fluxo x, mas que por conta das aletas do compressor, tem um fluxo x-y, o que vai inevitavelmente prejudicar, ainda que pouco, o funcionamento na fase aspirada. Mas é isso aí!!! Muito obrigado por compartilhar o conhecimento com a comunidade. Sucesso e grande abraço!
Finalmente alguém teve a coragem de fazer um vídeo desse!!!!
Super/Turbo/TurboCharger/Blower
Parabéns!!! Pelo vídeo!!!
Obrigado, Luiz! Se puder compartilhar com os amigos, me ajuda muito! =)
Abs!!
E dedicação e muita, 16min de video pronto. Algumas horas só na produção deste video. Somado ao tempo de estudo sobre o assunto... Em suma, o Murta curte muito isso transformando hobby e diversão em monetização, resultando neste empreendedor.
só um adendo sobre a temperatura do ar, a diferença entre a temperatura do ar na admição, contra a temperatura da combustão, faz com que se gere mais energia na queima no ponto de vista da termodinâmica, já que a temperatura na combustão depende apenas do combustível .
Luiz Felipe qual adiciona mais potência?
Matheus Cavalcante
O mais fácil para gerar potência é o Turbo compressor, mas pode variar de projetos e dimensões, e para onde quer usar.
Para ter idéia a famosa Lotus Elise usa o mesmo motor do Corolla (Brad Pitt) com o supercharger em parafuso, o maior na mesa, devido a menor quantidade de peças e geração de calor fora o comportamento igual ao do carro N/A "normal aspirado".
Tive um Gol que fazia o mesmo som que o Supercharger por conta de um rolamento do ar condicionado roncando😂😂
ahahahahahaha!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
massa, eu nem consertaria , deixava assim mesmo kkkk
José Maria de Andrade Barreto hahaha até o momento que trancasse. Já troquei o rolamento e o carro faz tempo😂
tava so zuando, odeio barulhos no carro, troco logo o que for necessário
Mais conteúdo de Supercharger, por favor! :D
Caaaalma, vamos começar saboreando esse primeiro hahahaha!
Abs,
Tec Charger. Dá uma olahda se ainda estiver interessado. ruclips.net/channel/UCgaQpE_SS0ag_iMXfNdaLAQfeatured
Comecei a me interessar pelo SuperCharger graças a essa sua explicação, Murta. Hj meu golzinho 1000 cht já não passa taaaanta vergonha na estrada, hehe. Abraço!
To querendo colocar no meu apollo 1.8 o supercherger do fiesta 1.0 só por conta do barulho kkk
Eu não entendo esse pessoal que fica reclamando de uma simples pronúncia, não me diga se fossem erros grotescos, um americano, europeu, asiático não vão conseguir pronunciar o português da mesma forma que nós, por que somos obrigados a dizer tudo perfeitamente?
Não sei... Uma galera vem corrigir dizendo que ée "Venkel" ao invés de "Uénkel" (nome Wankel), e que se fala "Iton" ao invés de "éáton" (Eaton). Mas só porque é o nome da peça que sabe ou quer ter o prazer de fazer uma "correção". Mas para por aí. Certamente não saem falando por aí "Fúlks-vágn" (Volkswagen), "Bí-êm-Ví" (BMW), "cí-tohr-én" (Citroen) e por aí vai. Em resumo: gente mala.
Valeu por participar, chefe =)
Abs!
Com certeza Toyo dizem Toio enquanto é Toiô, Yokohama dizem Iokorrama enquanto fica Iokorramá.
Vc foi até ameno na sua bronca... Eu estou mais interessados no seus dados técnicos do que da forma que vc pronuncia. Parabéns pelo vídeo. Aprendendo muito!
Quem é que gosta de ter seu nome pronunciado de forma incorreta? Vivemos em um mundo globalizado e infelizmente a língua oficial deste mundo é o inglês quer você goste ou não, e o cidadão não consegue pronunciar quanto mais compreender traduzir uma palavra em inglês. O que falta no brasil é a cultura de aprender corretamente. Eu acho que se todo mundo fala errado ou pronuncia errado como é que se vai criar a cultura do aprendizado. Vamos continuar como pais tupiniquim analfabeto dentro de um contexto globalizado. Que tem que se valorizar é o aprendizado correto e não a ignorância e antes que algum que estudou menos que eu ainda reclame ( ignorância é falta de conhecimento). Vamos aprender e deixarmos de sermos ignorantes .
Meunote4 Ssa Sério cara?kk
Eu assistia e ouvia falar no Discovery turbo os caras montando tudo isso más não entendia o Real funcionamento,;
O MESTRE COM 1 DIDÁTICO IMPRESSIONANTE, em menos de 17minutos ele fez eu entender os três conseitos ,o cara com todo respeito,
tem vocabulário pra conversar com doutor e o más difícil é explicar pra leigo coisas complequixas e a Pessoa entender com tanta facilidade,
(MUITO OBRIGADO MESTRE )
O RUclips tava precisando de um vídeo em português falando sobre o supercharger com tanta informação
Realmente não acha quase nada
Agora eu sei por onde começar para escolher o meu projeto
Murta parabéns
Seu canal e top
Primeira vez q realmente intendi o supercharger
Nada melhor do que uma dose diária de aprendizagem com o #ALTARPM!!!! TOOOOP
Tamo juntoooo!!!
Valeu a força!
Abs,
Parabéns pela sua dedicação automotiva irmão, fora sua humildade!
O som do Supercharger é parecido com o da "Ré"
VDD
Do gear whine da marcha ré!
Explicação perfeita, ficou super claro entender as diferenças dos três sistemas, sempre ouvia falar dos motores com supercharger, porém não entendia como era o seu funcionamento. Parabéns pelo excelente trabalho!
Fico feliz em ajudar de alguma forma, Henrique! Valeu pela força =)
Abs!
+ALTARPM tenho um fiesta 1. 0 ano 2009, será que dá pra colocar supercharg nele? será que pode danificar o Motor ou gerar algum problema? e qual é o preço para colocar supercharg e o valor da mão de obra?
Muito boa explicação. Sou fã dos SuperCharge. Adoro o zumbido quando acelera. Remete aos filmes do Mad Max e as corridas de arrancada. Não conhecia o Pro-Charge, mas já imaginei uma carcaça de "turbo" sendo impulsionada por polia e correia, ao invés dos gases do escapamento. Teria que fazer um comparativo técnico das três com gráficos e cálculos bem detalhados para saber bem a diferença entre eles e suas vantagens e desvantagens. Faz aí!!! Valeu e tudo de bom.
Aquele projeto 1.0 raiz podia sair com supercharger, pra dar uma diferenciada nos projetos, e trazer conteúdo ainda mais novo. Quem sabe, em um futuro próximo, não possa sair um veículo off-road ao estilo MadMax, um estilo meio sedã offroad? Seria uma aventura para você e o AltaRPM.
Overdose de informação vale, então continue postando vídeos como esse Murta. Parabéns.
estamos na correria aqui pra manter isso eheheheh!
Valeu por participar, Guilherme!
Abs,
Que AULA, cara !
Eu sou daqueles que, para qualquer carro de rua, o jeito certo de sobrealimentá-los, é usando o Compressor Mecânico . Sem contar que, os Compressores Mecânicos geram muito menos manutenção do que os Turbos, e, mesmo roubando um pouco de potência do motor, o torque é imediato conforme a aceleração.
O Turbo sofre muito com problemas de mancal ali por causa dos gases que passam pela turbina, o que também é um dos motivos que leva motores Turbo Diesel a dispararem. Apesar disso, acho o Turbo melhor para as linhas pesadas por não roubar potência do motor onde o motor já precisa de força para puxar peso.
Também acho o Turbo a aplicação mais correta em competições, como F1, F-Indy, WEC, DTM, Stock Car e Etc. Para as competições, é melhor porque o giro dos motores está alto em 90% durante as provas. No caso da Fórmula 1, hoje, praticamente não existe mais o famoso ''Turbo Lag'', agora tem um motor elétrico que fica girando a turbina nas reduzidas.
Enfim, gostei muito do vídeo.
não tem como não lembrar do Interceptor do MadMax , rs.
vdd!!
Parabéns cara difícil no Brazil achar alguém que traga esse tipo de conteúdo bem explicado de uma maneira que todos entendam. Muito bom cara.
Obrigado por sempre postar conteúdos decentes, vídeos de ótimas qualidades belo trabalho, obrigado continue sempre melhorando que você vai longe, Vader tá ficando insano!!!!
Obrigado pela força!!!
Estamos na batalha por aqui =)
Abs!!
Eu que agradeço, sempre aprendo muito com o seu conteúdo!
\o/
Não levei mta fé no início do vídeo, pq confio melhor conhecimento em pessoas mais vívidas...mas surpreendido positivamente. Obrigado... acrescentou muto .
Melhor Professor
Valeu a força!!! =)
Divulgo o canal pra todos os amigos...e passo os vídeos pra galera em vários lugares..😀👍
O supercharger também permite um upgrade de escape mais fácil, que, em alguns casos, quase compensa a perda de potência pela tração da polia.
Muito bom o vídeo. Uma sugestão de vídeo futuro poderia ser a junção de super-alimentadores ( blower + turbo-compressor ). Há poucos vídeos sobre, acho que seria legal. Abraço
Anotada a sugestão, vlw!
Faltou o TURBO DE VARIAÇÃO GEOMÉTRICA ! Oferece torque em baixa ! Muito top ! Coloquei no meu Jipe Diesel ! Ficou monstro !
Boooa parabéns, sempre com excelentes dicas e explicações...seu fã já...rs
Valeeeeu a forçaaa! Tamo junto!! hehehe
Abs!
ALTARPM Valeu abraço!!!
Parabéns pela verdadeira aula sobre supercharge e turbo. Realmente não sabia nada sobre o funcionamento desses componentes, mas sua didática deixa as coisas muito mais claras.
Show! Fico feliz que tenha curtido!
VAleu por participar!
Não deixe de se inscrever no canal =)
Fala Dos Aspirados Como Funciona Quais Componentes Vai Em Uma Preparação Aspirada Básica O Famoso Kit Padaria Ou A Preparação Aspirada Mais Complexa..
Puts, matou 100% das minhas curiosidades, aprendi bastante com seu vídeo!!!
Faltou no final do vídeo aquel mensagem no rodapé
" Murta pistola com o pessoal que fica corrigindo a pronúncia "
Kkkkk
HAHAHAHAHAHA!
Bom vídeo. Acho que a única correção seria que esse assobio/sibila do Supercharger na verdade tem a ver com o ar pulsante na Câmara de pressurização e tanto o roots como o parafuso tem sons muito próprios. Vantagem do Procharger (centrífugo) ser pouco barulhento, menos até que um turbo por usar pressões mais baixas.
Como sempre, uma aula técnica... Valeu Murta!
Obrigado, Igor!!
Abs! =)
Excelente a explicação! Entendi o porquê o meu fiesta supercharger não subia a rampa íngreme do meu condomínio. Tinha um quebra molas, então tem que entrar em baixa, e o fato do sistema roubar potência do motor fazia o carro subir com mais dificuldade do que um 1.0 que eu tinha antes.
Show ! Muito bem explicado !
Valeu!!!
Esse video fez meu celebro explodir!🎉🎉🎉🎉
Aquele Blower do Dodge Charger do filme velozes e furiosos é qual modelo?
Parabéns pelo conteúdo de primeira.
Num faço a menor ideia, chefe... Mas se colocar no google pra procurar ele certamente mostra!
Abs e obrigado pela força!
abs,
É o modelo de parafuso, porém ao invés do cara pegar o ar normalmente, ele bota um BDS que pega o ar por cima do capô com aqueles 3 corpos de borboleta amostra!
Tá sabendo legal
@@rodrigom4972 o que é BDS ?
Que video fantástico, todos leigos do planeta devem assistir.
Valeu a força, Carlos! Tô fazendo o que posso pra divulgar hahahaha =)
Abs!!
Supercharger do seu pôster da stp é top tmb kkk
Sim!!! Belíssimo pôster! =)
Valeu por participar!!
Abs!!
Suas explicações são perfeitas. Tenho carro a anos mas nunca curti mto sobre mecânica. Sua didática tem me despertado esse lado de conhecer mais sobre .
Poxa, que legal. Sempre quis conhecer também o supercharger, até pela "rivalidade" de receitas, turbo x supercharger, kkkk. Acho que o supercharger se queimou um pouco aqui no BR por conta daquele fiesta que parecia mais supertriste... Talvez se a ford tivesse caprichado mais, veríamos outros projetos com essa fórmula também. Imagina um universo paralelo em que a galera usa um apzão superchager, com aqueles blowers para fora do capô e polias de 3,5 polegadas (não manjo absolutamente nada de tamsnho de polias, só coloquei 3,5 para parafrasear com os 3,5kg de pressão...).
Vagner Alves curioso foi que a VW "deu a volta por cima" depois da experiência do Gol Turbo e voltou trazendo a linha "TSI" em uma ideologia já bem distinta. Com o Supercharger, a Ford foi muito "fominha" (talvez até pelo fracasso da Autolatina) e desejou milagres a um motor pequeno, somando aí uma jornada insuficiente de testes.
Sobre a nova investida da "Oval", que é o sistema "Ecoboost", estou buscando conhecê-lo a fundo.
@@josefranciscojr.853 pra que Ecoboost quando vc pode ter um V8
O fiesta supercharger pecou no proprio zetec que não tinha engenharia pra isso, experimenta colocar o mesmo m24 do fiesta em um ap e você vai ver os diesel sem torque(modo de falar)
Botar blower em motor pequeno n tem função cara KAJSKAJSKSJ, aquilo ali é so pra motor grande como um v8 5.1l q precisa de muito fluxo de ar e isso faz q quando o carro tiver correndo ele absorva mais
@@splintergp funçao tem, mais nao adianta colocar um m83 em 1.0 que vai da merda e nem m24 em 2.0 que fica mais fraco que original
Melhor canal de mecânica do YT disparado!
Muito bom esses vídeos Murta.....continue.. Parabéns
Valeeeeu! =)
Abs!
Que video sensacional... qualquer um entende. Quando ele fala um termo pouco conhecido, ele vai lá e explica de forma simples e resumida. Muito bom!
Esses superchargers só lembram os V8tão roncando HAHAHA vlw murta
Tmj!!!
Nada perto do V8! V8 supremo!
pow cara, curto muito seus videos, gosto muito de preparação, mas nao conheço ninguem que tire minhas duvidas, seus videos sao mt foda lek, obg pelos aprendizados.
Boa explicação
Show de vídeo técnico
Obrigado!! Fico feliz que tenha curtido =)
Abs!
Agora tem que fazer um vídeo comparando os dois sistemas. Mostrando vantagens e desvantagens de cada sistema.
Que aula ,virei inscrito.
Seja muito bem-vindo, Agnaldo!! E obrigado pela força!
Abs =)
Só acrescentando uma informação neste excelente vídeo: O Turbo compressor também causa um pequena perda de potência ao usar os gases do escapamento, pois eles são comprimidos e assim a exaustão é dificultada pela turbina... como um abafador que também rouba potência.... talvez a perca seja menor que o peso da polia do supercharger mas ela existe com certeza.
mesmo roubando, o sistema de escape será dimensionado para certa velocidade e vazão, de maneira que altera em quase nada.
Indução Forçada . Muito bem explicado e de forma simples . Ja valeu o vídeo e nosso tempo . SHOW
Vlwww!!!
Amando suas explicações... Primeiro video que vejo uma explicação tao clara e detalhada.
É esse supercharger ai que vai pro projeto do milzão? Kkkkk imagina que louco ficaria kkkkkk
Pra motor mil usa o m24
Correta a resposta!
Cada vez que chega um vídeo desses do Murta, mais aprendo e me interesso em montar uma oficina de preparação!!!
Ótimo trabalho, mais uma vez Murta!!!
Show!! Obrigado pela força!
Abs =)
Isso e conteúdo parabéns
Valeeeu!!
finalmente um video que eu assisto e entendo como funciona
Parabens murta top os conteudossss
Valeeeeu!!
@altarpm, Faz um vídeo mostrando supercharger + blower explicando os mecanismos do blower e porque alguns ficam pra fora do capô,
Murta eu tenho duas dúvidas: no custo/benefício qual vale mais a pena? e é possível usar um Supercharger e um turbo no msm motor?
É possível usar os dois sim - VW e Audi chamam de "twincharger", por sinal. Mas é bem mais complexo de desenvolver.
Custo/benefício, aqui no Brasil, tende a ser sempre mais favorável ao turbocompressor.
Abs!!
Talvez vc já tenha visto em vídeos americanos, Corvettes, Camaros e Mustangs versões com Supercharger original Full mexido com turbo e uns 1000 CV kkkkkkkkkkkkk
É sempre bom ouvir quem sabe falar!
Qual é mais fácil a manutenção... turbo ou supercharger?
Até onde sei, turbo. =)
Abs!
melhor aula de compressor que ja tive na minha vida
Fico feliz em ajudar de alguma forma, chefe!! Valeu a força =)
Abs!
Direcionar o escapamento pra cima igual de ônibus é vantagem pra andar em área alagada?
sim
Você esqueceu de comentar sobre os valores ,assim como fez no turbo ,eu gostei bastante do vídeo ,espero por mais
Grande Murta, qual o RPM máximo dos supercharger?
Te falar qual é o RPM máximo de um Supercharger é a mesma coisa que eu te falar qual é a rotação máxima de um motor a gasolina: impossível hehheeh. Tem carro que corta a, por exemplo, 5.000 rpm e tem carro que corta a 8.400 rpm... Depende do modelo, tipo, aplicação.... =)
Abs
O mais conhecido o M24 do fiesta o limite do SC é 19000 rpm segundo manuais da EATON
Como o Murta falou, é difícil falar até porque eles variam muito de tamanho.
Há modelos com 1,3 litros até mais de 8 litros por giro, os modelos maiores tendem a girar menos.
Os mais apressados (de rua) 20K RPM.
Aplicações de competição, até uns 30K.
Murta, o melhor professor de mecânica do RUclips!
Fais como funciona o Carburador 2E e o 3E
Up
Top a explicação, Os Shelby e Challenger atuais canta bonito demais com supercharger!
Murta, o Turbo Compressor tambem não vão estar "Roubando" um pouco de potência do motor por estar praticamente "tapando" e "sufocando" o escapamento?
Sim. Mas é ínfimo, especialmente se comparado a uma polia e correia =)
Abs!
@@ALTARPM mais depois que o Supercharger "entra no embalo" ele poupa energia da polia, certo?
Vídeo muito esclarecedor, linguagem técnica mas altamente compreensível, parabéns !
Obrigado, Rodrigo!!
=)
Abs!
Eu já confundi muito pro charger com turbo. Mas acredito que não sou o único. 🤔
Acontece nas melhores famílias, faz parte hehehehe! Agora você não confunde mais =)
Abs!
Vídeo excelente, simples e direto. Fazia tempo que procurava isso.
Valeu, Victor! =)
Abs!
Murta você esqueceu de falar que no turbo depois da eficiência máxima ele perde potência mais no supercharger não #dicaparaoproximovideo
Supercharger perde um pouco de potencia em alta, por isso ele bom para retomadas, e turbo é bom em alta, ele n perde potencia!
mano, vc é um jornalista e engenheiro mecânico com doutorado em mecânica de veículos? Diabo
o supercharger funciona 100% do tempo ,já que a polia dele roda junto com o motor ??
Positivo!
Um super aula! Quero colocar um supercharger em um Dodge Charger RT 1975 . No Brasil nunca vi.
Primeirooo🤙
Saaaalve, Álvaro Araújo, o primeiro colocado!! hahahaha =)
Abs!!
Tem carros inclusive ate no rally que usam um supercharger +grade turbina e duas turbinas uma grande e uma pequena pra ter um torque agressive
Puta que pariu, que aula! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
\o/! Fico feliz que tenha curtido, Lucas!!
Valeu a força!! =)
Abs!!
Amigo, que vídeo legal, parabéns pelo seu trabalho. Faz tempo que estou procurando no RUclips algum filho de Deus que saiba explicar de forma clara a relação torque e potencia. Isso é um assunto que por incrível que pareça ninguém consegue repassar para mente de outra pessoa, principalmente um cabaço que nem eu, mas essa sua explicação sobre Supercharger foi simplesmente fantástica, foi a primeira vez que eu realmente entendi sobre o assunto. Acredito que a maioria das pessoas tipo 90%, procuram um canal como o seu para poderem aprender e a maioria explica para quem já entende do assunto. Mas enfim, valeu muito a dica. Parabéns.
Se inxxxcreve e ative o xininho, malakoi!
#SomoNozes!
Ate q enfim alguem falou do blower... faltou falar do lag de turbina que sufoca o motor
você manja demais mano hoje aprendi demais com seu canal parabéns
Até q enfim um vídeo que explicou as diferenças entre os turbos e superchargers e seus funcionamentos. Parabéns pelo vídeo.
Esse vídeo é top !!! Precisamos de mais vídeos assim no Youtubil !!!!!!!!!!
Murta tá de parabéns, temos vários canais no RUclips falando de carro... Mas pra falar da repimboca da parafuseta, só o Murta! Curto demais essas explicações detalhadas.
Aí sim parabéns!!! Muito bem explicado !! Sempre foi minha dúvida!!! Agora eu sei !!!
Sem palavras! Tô a madrugada inteira vendo seus vídeos, mano. Finalmente um canal que realmente passa um conhecimento de qualidade pra quem tem interesse no assunto. Senssacionaaaaaaaal, velho!!!!! Tá de parabéns meu brother, inclusive, vi seu vídeo de dicas para iniciantes e compartilhei com a minha namorada, estou na missão de torná-la uma ótima motorista. Rsrs. Ainda não vi seus vídeos mais recentes, vou dar uma olhada já, já! Mas é isso aí, parabéns pelo canal, pelo trabalho e dedicação! Mais um inscrito e admirador, abraço!
Parabéns! Uma explicação simples, direta e sem embromação.
Parabéns man vídeo show de bola.. muito bem esclarecido.. Sou mecânico especialisado em fiesta e EcoSport supercharger.. particularmente eu sou apaixonado por supercharger.. e gostei muito do seu vídeo
Pô, fico feliz com o parecer, Paulo!! Valeu, mesmo =)
Abração!
Boa noite, Paulo ! Tudo bom?
Onde fica sua oficina, em SP ?
Cara... Alta APM só me faz amar mais ainda a mecânica... Aulas fantásticas. Parabéns
Bacana seu vídeo Márcio.
Bem explicado. Parabéns.
Quero fazer um comentário do ponto de vista físico.
A justificativa de que o turbo pesa menos porque usa os gases de exaustão que seriam simplesmente descarregados e pesa menos é um erro de conceito, que percebi que ser muito comum pelos vídeos que andei assistindo.
Os gases de exaustão são lançados na atmosfera mas precisam vencer a resitência do catalisador e do silenciador.
Sabemos que quanto mais silencioso é esse sistema mais potência é retirada do motor, porque ele tem que empurrar os gases de exaustão por um caminho mais difcil.
Se colocamos nesse caminho algum outro obstáculo iremos aumentar essa dificuldade, teremos mais perda de potência.
O turob é um obstáculo, é um sistema que recebe o trabalho do motor através de seus gases de exaustão e portanto retira potência do motor.
Não tem almoço de graça.
O caso é que isso não fica tão evidente quanto colocar um sistema direto na correia do virabrequim mas a consequência é a mesma.
No final das contas é o motor quem tem que empurrar tudo.
No supercharger é na saída do eixo e no turbo e na saída do gases, mas a potência transferida para ambos os sistemas é a mesma para a mesma potência de bombeamento.
O que se passa no turbo é que como a carga (peso) do turbo para o motor vai ser mais perceptível em médias e altas rotações podemos acreditar que é muito menor.
Já no supercharger a carga está com acoplamento direto e se faz sentir já em baixas rotações, mas reduz o lag.
Murta, essa foi a melhor vídeo aula de mecânica que eu já vi. Muito bem explicado, parabéns pelo conteúdo excelente que eu recomendo a todos os gearheads que eu conheço.
O que realmente interessa e explicação eu não sou americano mesmo então entendo e português eu quero é saber da explicação da mecânica que por sinal e muito bom valeu o vídeo e tapado mesmo de bom
O vídeo ficou muito bom!!
Deu para compreender Tudo, mesmo eu não sendo um profissional do ramo.
Estou no desejo de fazer um projeto de motor turbo para o meu tigra com vocês.
Já que a cada vídeo vocês passam muita confiança e credibilidade.
Já sou inscrito a algum tempo e até hoje estou muito satisfeito com esse canal.
Bacana👍 tô tentando aprender um pouco sobre carros pra escrever uma história. Esses vídeos ajudam muito.
A polícia não faz apreensão por alteração da característica original do veículo?
Em Portugal era na hora de uma operação stop.
Ja vou tietar: Podia falar a respeito da pressao média efetiva e sua importancia. seria demais!
Você explica muita coisa de forma facil de entender parabéns man, ganhou um fã, sou apaixonado por carro e moto, e aquela modificação não pode faltar só oq falta é o dinheiro kkkkkk
Melhor canal pra quem gosta de mecânica de carros!
Obrigado!!
Senti um pouco de falta sobre o Blower. Queria entender melhor. Mas excelente vídeo. Parabéns!
Agora eu entende
Agora tudo faz sentido
Finalmente um vídeo Perfeito sobre esses temas.... tenho um G3 turbo de fábrica e queria potência em baixa rotação nele, e nem o mecânico sabia me explicar como seria a diferença entre ambas, só falava que SuperCharger era pra Baixa rotação e que ficava bom, mas ele não sabia explicar se compensa por um SuperCharger num gol g3 1.01 16v turbo.... MURTA, SABERIA ME DIZER QUE COMPENSA POR O SuperCharger NO MEU CARRO PRA TER UMA SAÍDA MAIS FORTE? Lembrando que meu carro é apenas pra ter um carro "fortinho" pro dia a dia, nada de competição....Parabéns pelo vídeo e pelo Canal!!!
ALTARPM, parabéns pelo vídeo!!! Muito informativo, com termos de fácil entendimento e usando de conceitos bastante didáticos. Apenas uma ressalva...o turbocompressor também rouba uma certa "potência" do motor para funcionar. No momento em que a turbina é conectada ao coletor de escape, existe uma restrição do fluxo natural dos gases (caso contrário a turbina não giraria). Portanto, podemos concluir que até o momento em que o compressor "acende" ou "acorda", temos um conjunto rotativo roubando energia do fluxo de gases, que deveria ter um fluxo x, mas que por conta das aletas do compressor, tem um fluxo x-y, o que vai inevitavelmente prejudicar, ainda que pouco, o funcionamento na fase aspirada. Mas é isso aí!!! Muito obrigado por compartilhar o conhecimento com a comunidade. Sucesso e grande abraço!